quinta-feira, 26 de julho de 2012

EDIÇÃO 1842




Apesar da reforma realizada na Praça do Expedicionário, no Centro de Esteio, os banheiros públicos instalados na área resultou em usuários revoltados. O motivo é a falta de manutenção no local, o entupimento dos canos, impedindo das pessoas utilizarem o sanitário. Além disso, a sujeira e o mau cheiro também dificultam que seja usado.   


Em relação a sujeira deixada nas calçadas em Esteio e Sapucaia do Sul, os órgãos competentes realizam a limpeza, sempre que solicitada, mas as pessoas devem ter mais responsabilidade e não jogar lixo. Esses entulhos, além de proporcionar um aspecto de abandono, também pode ser foco de insetos, como mosquitos e ratos. 


Muitos locais, principalmente fechados são considerados porta de entrada para doenças, entre elas, a gripe A. Um dos causadores é o transporte coletivo, onde diariamente milhares de pessoas transitam, talvez alguns sendo portadores da doença. A limpeza em ônibus e até no metrô devem ser fundamental para coibir o avanço da gripe A na região. 




Foi aprovado pelo Legislativo esteiense o projeto de lei que autoriza a abertura de crédito suplementar no Orçamento da Administração. O valor destinado será no montante de R$ 7,6 mil para a secretaria de Obras Viárias e Serviços Urbanos (SMOV). O recurso será utilizado para despesas de manutenção de veículos e maquinário, necessárias para o trabalho e no atendimento à comunidade feito pela pasta. 


Já estão em tratativas com empresas e órgãos públicos a realização de um evento ligado ao MMA, em Esteio. A competição deve acontecer em novembro, mas a data e o local ainda não foram definidos. Os organizadores pretendem trazer para o Município, atletas da região metropolitana e do interior, além dos competidores da cidade, que tem revelado talentos no esporte. Será uma das mais importantes competições dessa modalidade do Estado. 


O Legislativo de Esteio aprovou o projeto de lei que acrescenta no orçamento do Executivo uma quantia de R$102.261,18. O valor que é oriundo de recursos do governo federal será destinado na aquisição de mobiliário e equipamentos padronizados direcionados para as escolas de educação infantil, dentro do  Proinfância. O dinheiro será repassado por intermédio do Ministério da Educação. 























Quem precisa saber escrever ?
Assim como quem escreveu estes anúncios, inúmeras pessoas acreditam que escrever certo não está na lista das coisas que se deva aprender a fazer direito na vida. Antes de aprender a escrever bem, esforçam-se em aprender a falar inglês fluente.
Escrever bem? Não parece tão necessário, já que acabamos sendo igualmente compreendidos. Claro que não há ninguém imune a erros, todo mundo se engana e  tem dúvidas. De minha parte, sempre tenho uma consulta a fazer, nunca estou 100% segura, e mesmo tomando todas as precauções, erro. O que não pode acontecer é a gente não se importar com a aparência das nossas palavras. Escrever certo deveria ser considerado um hábito tão fundamental quanto tomar banho ou escovar os dentes. Um texto limpo também faz parte da higiene. Bilhetes, e-mails, cartões de agradecimento, tudo isso diz quem a gente é. Se você não sai de casa com um botão faltando na camisa, por que acharia natural escrever uma frase com as letras ou acentos fora do lugar? 







Reunião
Está previsto para acontecer no dia 30 de julho, uma audiência pública sobre os recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) em Esteio. O encontro inicia às 14 horas, na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer. Entre os assuntos a serem apresentados será um relatório de Gestão Municipal, referente ao primeiro semestre de 2012 e uma prestação de contas da secretaria da Saúde.


Almoço
A Comunidade Mãe de Deus promove no dia 19 de agosto, um almoço em que as pessoas devem levar para casa. No cardápio galeto, arroz e salada. 
A festa é promovida pelo Grupo Força Jovem da entidade religiosa. O dinheiro arrecadado com a ação será revertido para o trabalho desenvolvido pelo grupo. Informações pelo telefone 3473-5668. 


Rainha da Expointer 2012
A nova corte da Expointer 2012 será conhecida na sexta-feira, 27 de julho. O desfile acontece a partir das 19h30 no auditório da Casa de Cultura, quando as candidatas mostrarão todo o seu charme e beleza à comissão julgadora. A Expointer será realizada de 25 de agosto a 02 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil.



Morre diretora da escola Érico Veríssimo






No dia 18 de julho, um acidente de trânsito vitimou a professora e diretora da Escola Municipal Érico Veríssimo, Loiva Vargas de Quadros (54), na rua Alegrete, esquina com a Padre Felipe. O acidente ocorreu por volta das 21 horas e segundo informações do Delegado Leonel Baldasso, a polícia trabalha com a hipótese de mal súbito, já que não houve marcas de frenagem na pista. A perícia deve ser concluída em 60 dias. O veículo que dirigia se chocou contra um barranco e Loiva já estava sem vida quando a ambulância chegou ao local.  
A professora - Habilitada no curso de Magistério, graduada em Pedagogia Orientação Educacional, pós-graduada em Supervisão Escolar e com formação adicional em Deficiência Mental. Foi admitida como professora de séries iniciais na rede municipal de Esteio em  1981 e trabalhou nas escolas Vitorina Fabre, Luíza Silvestre de Fraga, Maria Lygia Andrade Haack e Érico Veríssimo.
Ao longo desses anos desempenhou as funções de professora alfabetizadora, secretária de escola, supervisora escolar e atuou na equipe diretiva da escola Érico Veríssimo desde o ano 2000, quando era vice-diretora, em 2005 foi eleita diretora na mesma escola, tendo sido reeleita em 2009 pela comunidade escolar onde permanecia até hoje.
“Uma pessoa alegre, cheia de vida e que deixou sua marca por onde passou. Profissional responsável, objetiva e prática, acompanhava o processo de aprendizagem, buscando soluções para os problemas, valorizava o trabalho docente apoiando aos mesmos de forma justa e imparcial. Farás muita falta neste grupo, a saudade fica, porém, sabemos que não estás longe, apenas do outro lado do caminho cumprindo seu ciclo”. 
Centro Municipal de Educação Básica Érico Veríssimo.
“A Rede Municipal de Educação de Esteio perde uma grande profissional. A Diretora Loiva ficará em nossa lembrança como uma pessoa de personalidade forte, com convicções e a capacidade de dizer o que pensava na defesa de sua comunidade escolar. Valorizava a educação pública e nas escolas onde desempenhou suas funções deixará saudades”. Secretaria de Educação.



Jovem aguarda por cirurgia 
após quebrar o joelho





O desespero de um pai na busca de resolver o problema de saúde de seu filho tem causado comoção por parte dos moradores do bairro Três Marias. O descaso com a saúde do cidadão fez com que o aposentado Silvio Luiz Lopes Duarte, 57 anos, colocasse uma faixa de protesto em frente à sua residência, para chamar a atenção das pessoas que passam pela Avenida Luiz Pasteur e às margens da RS-118. 
O aposentado relatou que no dia 13 de junho, seu filho de 28 anos, se envolveu em um acidente de trânsito em Cachoerinha, onde foi encaminhado ao hospital da cidade. Após três dias de internação, período em que fez os procedimentos necessários, foi mandado para casa. A equipe médica pediu para que procurasse um atendimento especializado no hospital onde reside ou na região. “Minha indignação é que entrei em contato com o São Camilo e Getúlio Vargas e fui informado que não há médico traumatologista nos dois hospitais”, desabafa. Em virtude da falta de profissionais, pai e filho foram ao HPS de Canoas. “Foi o único local em que meu filho foi tratado dignamente e recebeu os cuidados necessários. Após 15 dias internado foi diagnosticada a necessidade de cirurgia, realizada em outro hospital de Canoas e que o rapaz deveria aguardar em uma fila de espera”, explicou o Silvio. Segundo ele o jovem não tem condições de esperar, pois a situação se agrava a cada dia. “Outro problema é que sem fazer a cirurgia, não pode encaminhar a documentação para receber o DPVAT”. 
Esteio 
Segundo o Secretário de Saúde de Esteio, José Antônio Silveira, o hospital São Camilo não oferece tratamento traumatológico na emergência e sim o suporte de vida, ou seja, são atendidas somente as pessoas que correm risco de vida. Casos como deste jovem, devem ser encaminhados ao Hospital Marquezan, em Canoas, preparado para atender a esta demanda. “O HPS de Canoas foi construído com verbas do SUS, portanto todos podem e devem ter acesso aos seus serviços, ele é a referência nestes casos”, explica.  Sobre as cirurgias, o Secretário esclarece que o São Camilo realiza apenas aquelas de baixa complexidade, as demais são realizadas no hospital da Ulbra, mediante agendamento e que possivelmente haverá um tempo de espera.
Silvio Everton de Oliveira Duarte disse que há dois meses conseguiu um emprego em uma estética automotiva e que após o acidente sua vida se transformou. “Meu pai tem me ajudado no pagamento de algumas contas. Tenho esperança de que o problema se resolva o mais rápido possível, pois não quero ficar com sequelas do acidente”, desabafa.
Sapucaia do Sul 
A Fundação Hospital Municipal Getúlio Vargas informou através da assessoria de imprensa que dispõe de médicos traumatologistas diariamente. Em relação às cirurgias de urgência, são realizadas somente as que não possuem tamanha complexidade, pois nos casos em que não dispõe de equipamentos para cirurgias, os pacientes aguardam, internados, a transferência para um hospital de referência. A Casa de Saúde informou ainda que não foi registrado qualquer atendimento referente ao jovem. 




Morador reivindica recolhimento de entulho 30 dias após pagar taxa




A sujeira nas calçadas de Esteio e Sapucaia do Sul tem deixado a população revoltada pelo descaso dos órgãos responsáveis em relação a limpeza da cidade. Esse problema não atinge somente as vias principais, mas também ruas de pouca circulação de veículos e pedestres. Um desses pontos fica na Rua Fortaleza, no bairro Liberdade, onde um morador reclama que há mais de 40 dias solicitou a retirada do lixo em frente de seu imóvel e não teve o pedido atendido. 
Conforme o servidor público Sérgio Roberto Barros de Moraes, 48 anos, após fazer uma limpeza em sua pátio, com a retirada de alguns galhos e entulhos, no dia 05 de junho de 2012, foi até a prefeitura pagar a taxa de R$ 18,00, quando foi informado para deixar a sujeira fora do pátio. Passados alguns dias, entrou em contato com o setor de Ouvidoria, onde foi comunicado que até o final do mês, o lixo seria retirado. “Mesmo com esse posicionamento e tentando evitar transtorno com os vizinhos, entrei em contato com a secretaria de Obras, que para minha surpresa disse que não havia previsão para o recolhimento, mesmo com o pagamento”, destacou Moraes. 
Sérgio ressaltou que foi feito o recolhimento de lixo na Rua Rio Grande e ao tomar conhecimento da iniciativa chegou a questionar o responsável pelo departamento em relação a retirada dos entulhos, onde a prioridade seria as ruas com maior fluxo de veículos. “É um absurdo, pois pagamos nossos impostos em dia e não temos retorno. O problema acontece em outros pontos da rua e da cidade”, desabafou o servidor público federal. 
De acordo com informações da assessoria de imprensa da prefeitura de Esteio, no dia 24 de julho, uma equipe da secretaria de Obras seria enviada até o local para fazer a limpeza do local. As regiões em que estão previstas as remoções de entulhos serão publicadas no site www.esteio.rs.gov.br.



Família é despejada do 
Parque Assis Brasil




No dia 18 de julho, uma família foi despejada de um dos imóveis localizados nas dependências do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Segundo Rojane Ferreira Amarante, esposa de um funcionário da secretaria de Agricultura, o processo de retirada das famílias vem causando pavor há muitos anos, mas desde 2010, tem intensificado, inclusive com a expulsão via mandado judicial. “Os moradores são funcionários do Estado e muitos não tem para onde ir. Queremos um local digno para viver”, disse Rojane. Ela salientou que as pessoas foram comunicadas que através de um acordo entre o Governo do Estado e o Município, que as famílias seriam remanejadas após o término de um residencial que está incluso no programa ‘Minha Casa, Minha Vida’. “Por enquanto estou morando de favor, pois da maneira que ocorreu a situação é como se fôssemos invasores de área alheia”. 
De acordo com a assessoria de imprensa da SEAPA, o despejo aconteceu devido ao cumprimento de uma ordem judicial, em que está em tramitação mais três processos para a retirada de famílias que vivem em uma área do governo. O órgão informou que em 2010, haviam 53 famílias em situação irregular e recentemente foi detectado 38. Devido ao problema, o governo estadual pediu que a secretaria de Assistência Social de Esteio realize um cadastramento das pessoas, analisando se atendem ao perfil do programa habitacional. 
A secretária de Habitação de Esteio, Andressa Favero, informou que a SMHAB fez o cadastramento social de 29 famílias de baixa renda (até três salários mínimos) que estão residindo no Parque. A partir deste cadastramento, a Prefeitura vai inscrever as famílias em futuros programas habitacionais desenvolvidos no Município para famílias de baixa renda. Para o residencial que está sendo construído na Barreira, as famílias do Assis Brasil não poderão ser destinadas, uma vez que aquele empreendimento faz parte do PAC 2 e prevê o uso por famílias que hoje estão em áreas de risco. Além disso, a Prefeitura está em contato com o Governo do Estado para buscar, em conjunto, uma solução para os moradores, buscando outras alternativas.



Cães são encontrados mortos no 
Parque Galvany Guedes




Pelo menos quatro cachorros apareceram mortos entre os dias 22 e 23 de julho, nas dependências do Parque Municipal Galvany Guedes, nas proximidades da secretaria de Segurança Pública e Trânsito. As primeiras medidas foram feitas por servidores que trabalham no parque. Segundo um morador que não quis se identificar, no dia anterior encontrou a presença de três cães mortos no parque, sendo que um deles chegou a vomitar um pedaço de carne, contendo a droga que vitimou os animais. A suspeita é que os cachorros foram envenenados. O fato foi registrado na Delegacia de Polícia do município, pois maus tratos contra animais é crime. 
Representantes de entidades que atuam em defesa dos animais estão revoltados com o ato criminoso que fizeram com os cães, que mesmo vivendo na rua tinham uma boa alimentação, inclusive os bichos haviam sido castrados, por ONG’s que realizam esse trabalho na cidade.  


Dia dos Avós é comemorado 
no dia 26 de julho




O dia 26 de julho é lembrado o dia dos avós. Considerada uma segunda mãe e aquela que cuida dos netos, nos últimos anos, as vovós estão em plena atividade participando de ações na sociedade, inclusive praticando esporte, mantendo uma boa forma. Apesar de lembrar das avós, os vovôs também seu espaço merecido e se acompanhando o que está acontecendo no mundo atual. Para falar da data, o JD retrata o exemplo de duas avós, sendo uma com netos já adultos e outra vovó está curtindo a presença do primeiro neto. Aos 86 anos, Neli Barros é avó de cinco netos, que atuam em mais diversas profissões como médicos, advogados, educadores, entre outros. “Apesar da distância, pois residem em outros estados, toda a semana falo com eles por telefone, onde posso matar minha saudade”, disse Neli. Ela salientou que teve a oportunidade de acompanhar todas as fases dos netos. “É um momento especial, pois a data demonstra que adquirimos ao longo dos anos experiência e sabedoria e que podemos ajudar na criação”. Para a metalúrgica Evani Machado da Silva, 58 anos, é uma sensação espetacular de curtir o primeiro neto, que está com um ano. “A alegria desse pequeno nos motiva em nosso cotidiano em lutar pela vida. Uma das emoções mais significativas foi ter pego no colo, ainda na maternidade, como se fossem meus próprios filhos”, comentou Evani. Ela ressalta que pelo menos uma vez por semana recebe a visita do neto. 


Gente
Padre BOANERGES André Carbonera

Com frequência, recebo mensagens. Isto é muito bom!  Novamente, em ação, a Rôsi, de São Vicente, SP. Tema básico: “GENTE!” Vamos ao texto, ipsis verbis...  “Meu tipo preferido de gente é aquele que espirra engraçado, que ri com a mão na barriga, que canta e dança qualquer música.  Aquele tipo de gente que tropeça e finge que tá correndo, que sai de pijama na rua, que acorda rindo.   Gente que não planeja tudo. 
  Gente que pede licença, que diz “obrigado”, que pede desculpas, que chora assistindo filme.   Aquele tipo de gente que é muito sincera, mas sabe quando e como falar, aquele que conversa olhando nos olhos.   Aquela gente que diz que te ama, que mexe no cabelo dos outros, que lê as coisas no elevador, que conta piada, que joga conversa fora, que te organiza uma festa surpresa, um almoço ou um jantar surpresa…   Aquele tipo de gente que te faz sorrir, que te faz sentir importante, que se importa.   Aquele tipo de gente que não tem vergonha de ser feliz.   Gente que gosta de gente!”
 Bem! E nós, que tipo de gente somos?...
Gente fina ou gente grossa?...
Há muito marginal passando por “gente fina...”
Oxalá, sejamos gente exemplar!
Fim de papo.




Anna
(Terapeuta esotérica)

As vibrações da placa do teu veículo
“A placa de um carro determina as chances de acidente de trânsito, a vida útil do automóvel e até mesmo se o dono terá muitas despesas com mecânico. É aconselhável analisar a placa do carro antes da compra. Deve-se evitar, portanto, a aquisição de um carro com placa de valor negativo para evitar maiores problemas ou prejuízos futuros”.
Os números (vibrações) que devem ser evitadas na placa de um carro são:
13 – Pode causar arranhões na pintura, amassado nas rodas, acidentes banais, e inexplicáveis, além de aborrecimentos sem maiores consequências.
16 – É necessário ter muito cuidado, pois atrai acidentes graves.
18 – Atrai o risco de roubo do carro.
22 – É desaconselhável, principalmente para adolescentes, pois estimula fazer “loucuras” ao volante, causando acidentes. Porém, existem as placas com valores de 1 a 9, tendo cada uma, suas energias próprias. 
***Gostaste do assunto? Qual é o número (vibração) da placa de teu veículo? Entra no meu e-mail, envia teus dados (nome completo, data de nascimento, endereço, placa do veículo) que envio o resultado do cálculo, segundo a Kabalah!


Professor do Colégio Coração de Maria ministra oficina de robótica para educadores da região 



No último dia 6, o professor de informática, artes e lego (com ênfase em robótica) do Colégio Coração de Maria, Gilmar Ferreira, ministrou a Oficina de Robótica Educacional Lego para professores indicados pelas 2ª e 27ª Coordenadorias Regionais de Educação (Canoas e São Leopoldo). Durante o evento, que ocorreu na sede da ULBRA, em Canoas, os educadores tiveram a oportunidade de explorar, montar e programar pequenos robôs, refletindo sobre a importância desta ferramenta para motivação e construção do conhecimento. Essa oficina integrou o II Workshop de Culturas Digitais e Práticas Pedagógicas, promovido pela Secretaria Estadual de Educação e organizado pelos NTEs (Núcleos de Tecnologias Educacionais). Segundo a coordenadora do NTE/27ª CRE, Eliane Soares, participaram deste evento cerca de 200 educadores envolvidos na formação e na organização. No período da manhã, professores tiveram a oportunidade de refletir sobre a “Cultura Digital na Escola Pública”, em painel proferido pelos professores Daniel de Queiroz Lopes e Eliane Schlemmer, do Programa de Pós-Graduação em Educação - Unisinos. A cerimônia de abertura do evento contou com a presença da diretora do Departamento de Logística e Suprimentos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Ana Figueroa, diretor da FULBRA – Fundação Universidade Luterana do Brasil, Paulo Seifert, titular da 27ª Coordenadoria Regional de Educação de Canoas, Lúcia Barcelos. No período da tarde, professores participaram de oficinas de softwares educativos com objetivo de explorar os recursos das tecnologias digitais refletindo sobre suas possibilidades de uso na escola como recurso para promoção da aprendizagem. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas em: http://workshopntes.blogspot.com.br/ e http://www.educacao.rs.gov.br/pse/html/noticias.


Emergência superlotada no São Camilo





A superlotação do Hospital São Camilo em Esteio está causando revolta na população, que tem aguardado mais de 4 horas por um atendimento no setor de emergência. O JD visitou o local na segunda (23) às 19 horas e constatou a espera de algumas pessoas desde às 13 horas em virtude de problemas respiratórios e dores. O idoso Antônio Poletto, de 87 anos reclamava de dores nos quadris e esperava por atendimento desde o início da tarde. “Cheguei aqui com fortes dores, tenho diabetes e agora já é noite e ainda estou aqui esperando, isso é um desrespeito com o povo que paga seus impostos em dia”, reclama. Outro caso é o do jovem Gustavo Souza, de 35 anos que estava em busca do tratamento profilático, que precisa ser acompanhado por um infectologista. “Fui procurar atendimento no posto Claret, mandaram para a vigilância que me mandou pra cá”, disse Souza. 
A idosa Anisia Barth de 72 anos estava com tosse forte e não conseguia se alimentar direito devido ao vômito, causado pela tosse. “Tenho um convênio, mas atrasei as mensalidades e não consegui atendimento, por isso estou aqui esperando desde as 13  horas, mas ninguém diz nada, somos esquecidos aqui”, desabafa. 
Para Ana Mariza Silva Oliveira (52), o problema iniciou pela manhã, quando amanheceu com o maxilar rígido, dificultando a fala. “Não consigo abrir a boca, e estou com muitas dores nesta região”.  
O Secretário da Saúde, José Antônio Silveira explica que a demora nestes casos, é normal, visto que somente as situações com risco de vida são verificadas primeiro. “O setor de triagem é o responsável por este filtro. A emergência dá o suporte de vida, quem não se enquadra neste perfil deve aguardar o atendimento ou procurar os postos de saúde do seu bairro,” disse Silveira.  
A emergência dispõe hoje, segundo o secretário, de 1 pediatra, dois clínicos e dois cirurgiões, e a UTI conta com 1 pediatra e um clínico geral.





Colégio La Salle faz entrega de 
donativos à irmã Ana Garaffa

Foram levados roupas de inverno e alimentos 
para o trabalho assistencial da freira



Em virtude das comemorações dos 60 anos do Colégio La Salle de Esteio, uma das tarefas da gincana, promovida pela instituição foi a arrecadação de leite e agasalho. Os mantimentos recolhidos, durante as atividades foram entregues na tarde do dia 20 de julho, para ajudar o trabalho de irmã Ana Garaffa. Participaram do ato, o representante da Pastoral da instituição Junior Schnorrenberger e Fábio Mesquita, assessor dos grupos de jovens da escola. 
De acordo com  Junior foram entregues aproximadamente 30 sacos plásticos com roupas e acessórios em sua maioria de inverno, que serão distribuídas pela freira. Em gêneros alimentícios foram doados cerca de 80 litros de leite. “É uma satisfação para a escola poder colaborar com pessoas que trabalham visando o bem estar das pessoas menos favorecidas”, disse Junior. Ele informou que também receberam doações, o Asilo Betel e o Fraterno Auxílio Cidadão (FAC), da Paróquia Imaculado Coração de Maria. 
TRABALHO
Irmã Ana comentou que todo o donativo recebido, precisa ser analisado o seu estado de conservação, tanto para doação, quanto para venda no brechó da solidariedade. “Todos precisam ter um alimento e uma vestimenta digna para viver. Mas tudo que chega nas mãos dos voluntários tem um destino apropriado”, destacou irmã Ana Garaffa. Ela ressaltou que por dia são distribuídos cerca de 15  almoços por dia para  aqueles mais necessitados. “O trabalho em auxiliar o próximo não deve ficar restrito a uma pessoa, mas é uma mobilização que deve atingir cada vez mais pessoas”.Interessados em fazer doações podem entregar na Casa de Humanização Teresa Verzeri, que fica na Rua Ieda Nunes, Parque Amador, ao lado da Associação de Moradores. 






Filho mata mãe e se suicida em Esteio





Policiais militares e civis encontraram na noite de quarta-feira, 18 de julho, os corpos da aposentada Inez de Souza Gonçalves, (67) e o do seu filho adotivo, Nicolas Patrique de Souza Gonçalves. O jovem matou a mãe asfixiada com um cobertor e em seguida cometeu suicídio com uma faca. 
Segundo o Delegado Leonel Baldasso, o rapaz tentou se matar com outras facas, mas eram pequenas e os cabos quebraram, fez nova tentativa com uma faca de 20 centímetros e acertou o coração, ao todo foram encontradas quatro facas próximo ao corpo.
Os dois moravam juntos em uma casa alugada na rua Pelotas, o rapaz trabalhava como garçom em uma lanchonete próxima à sua casa e a mulher tratava um câncer na garganta. 
Conforme relato dos moradores, a relação entre mãe e filho era relativamente boa. Na noite do crime, os vizinhos ouviram uma discussão, logo depois chegaram os parentes que desconfiaram do silêncio na casa que estava apenas com a televisão ligada, foi quando arrombaram a porta e encontraram os corpos. A polícia aguarda o resultado do laudo pericial. 


Foragido é preso após investigação



No dia 18 de julho, agentes da seção de inteligência da BM de Sapucaia do Sul, prenderam um foragido da justiça, com antecedentes de porte ilegal de arma de fogo, posse de entorpecentes e roubo a pedestre. O homem foi localizado na rua Edgar Gerhke, bairro Piratini, e já estava sendo monitorado pela polícia, que o encaminhou ao postão para exames de lesão e à 1ª DP para registro.



Corpo de Bombeiros de Esteio revela estatísticas de salvamentos em 2012



Durante o almoço da ACISE, no dia 19 de julho, o Comandante do Corpo de Bombeiros de Esteio, Tenente Nelson Dalamaria apresentou as estatísticas de salvamentos de 2012 e 2011 aos empresários da cidade. 
Conforme levantamento, o primeiro semestre deste ano teve 182 ocorrências, destas 86 foram em lixos, matos e terrenos baldios, o equivalente a 70% dos casos. Em locais habitáveis, foram registrados 19 atendimentos (15%), no setor da indústria, comércio e serviços houve 05 (4%) e em veículos 05 (4%).
Em 2011 foram registradas 170 ocorrências, os incêndios em terrenos baldios e lixos também lideraram as estatísticas, cerca de 54%, ocasionados pela estiagem e o clima, seguido dos ocorridos em residências, que segundo Dalamaria acontecem em virtude de vazamentos de gás, por  falta de manutenção da mangueira e  válvula do botijão. “As pessoas precisam entender que a vida e o patrimônio que conseguiram construir por anos, pode ser destruído em minutos, por falta de atenção e cuidados simples”, esclarece o Comandante. 
O CB está numa busca frequente por efetivo e estrutura, “todos os meses corremos o risco de fechar 9 turnos de 12 horas e só o mantemos através de horas extras”, explicou Dalamaria.


Prisão por receptação em Nova Sapucaia



No dia 20 de julho durante o patrulhamento de rotina, a BM de Sapucaia recebeu a informação  de que na avenida João Perira de Vargas, havia um veículo em situação de furto, veículo GM/corsa Wind – prata de placas DAD5594. Os policiais se deslocaram até o local e encontraram um indivíduo com antecedentes por roubo a estabelecimento comercial, lesão corporal, perturbação da tranqüilidade e ameaça. O indivíduo recebeu voz de prisão e foi encaminhado ao DPPA em Canoas para lavratura do flagrante.


Polícia apreende crack no Pedro Simon



No dia 23 de julho a polícia fez averiguações próximas ao bairro Pedro Simon, local onde se pratica com frequência o tráfico de entorpecentes. Na rua Eldorado dois homens  em atitude suspeita foram abordados, constatou-se que não tinham antecedentes. Porém, foram encontradas 08 pedras de crack e R$37,00 (trinta e sete reais), quando indagados sobre a procedência da droga, afirmaram que chegaram a mais ou menos duas semanas na cidade, vindos de Porto Alegre, e que lá já exerciam o tráfico, mas como acharam que em Sapucaia a fiscalização era mais branda, resolveram mudar de cidade e continuar a venda. Receberam voz de prisão e foram encaminhados ao SPA e  DPPA/Canoas.



Candidatos a prefeito de Sapucaia somam um patrimônio de R$ 12 milhões

Os candidatos à prefeitura de Sapucaia do Sul totalizam uma quantia de R$ 12.117.166,08 milhões em bens. O primeiro da lista é Vilmar Lourenço (PTB) que atingiu a cifra de R$ 10.268.988,69, seguido pelo atual vice-prefeito e candidato Ibanor Catto (PDT), no valor de R$ 628.848,08. O terceiro colocado é o candidato a reeleição, Vilmar Ballin (PT), que totalizou um montante de R$ 581.329,31, onde em relação com o pleito de 2008, teve um crescimento de aproximadamente 200%, pois há quatro anos declarou que possuía R$ 179.453,00. Já Marcelo Machado (PSDB) e Paulo Borges (DEM) ficam nas últimas posições. O ex-prefeito tem uma quantia em bens declarados no valor de R$ 470.000,00, mas durante o período em que tentava se reeleger no pleito anterior somou R$ 521 mil. O candidato pelo Partido Democratas informou somente dois imóveis em seu nome, que atinge R$ 170.000,00. 

Lista de bens dos candidatos à prefeitura de Sapucaia

IBANOR CATTO

Um terreno com casa de alvenaria em construção – valor: 
R$ 200.000,00
Escritório para atividade contábil, com exercício da atividade autônoma – valor: R$140.000,00
Uma linha telefônica de celular – valor: R$ 500,00
Uma linha telefônica comercial – valor: R$ 1.200,00
Uma linha telefônica residencial – valor: R$ 1.200,00
Uma linha telefônica de linha – valor: R$ 500,00
Depósito em conta corrente – valor: R$ 6.452,00
Fundo de capitalização – valor: 
R$ 370,00
Uma caminhonete Eco Sport 2005/2006, quitada – valor: R$ 53.880,00
Uma caderneta de poupança – valor: R$ 833,95
Depósito em conta corrente – valor: R$ 532,00
Uma caderneta de poupança – valor: R$ 28,00
Uma caderneta de poupança – valor: R$ 2.758,00
Uma caderneta de poupança – valor: R$ 1.812,00
Aplicação de VGBL, referente a venda de um apartamento – valor: R$ 42.520,00
Um automóvel Civic, modelo 2009 – valor: R$ 74.520,13
Ações provenientes de linha telefônica – valor: R$ 6.000,00
Ações provenientes de uma linha telefônica – valor: R$ 1.200,00
Uma sala comercial – valor: 
R$ 80.000,00
Uma caderneta de poupança – valor: R$ 12.542,00
Total: 626.848,08


MARCELO MACHADO


Reserva financeira – valor: 
R$ 315.000,00
Participação no condomínio – parceria Borges Pinheiro Machado – valor: 
R$ 135.000,00
Casa mista – herança, equivalente a 25% do imóvel – valor: 
R$ 20.000,00
Total: R$ 470.000,00

PAULO BORGES



Casa situada na Rua Rui Ramos, bairro Silva – valor: R$ 60.000,00
Casa situada na Rua Major de Souza Lima, São José – valor: 
R$ 110.000,00
Total: R$ 170.000,00



VILMAR BALLIN



Um terreno com casa na Rua Dona Josefina, bairro Capão da Cruz – valor: 
R$ 170.000,00
Um terreno com casa na praia de Santa Teresinha (balneário de Imbé) – valor: R$ 100.000,00
Uma conta poupança – valor: 
R$ 66.420,58
Fundo de Investimento Financeiro –valor: R$ 7.944,53
Conta Corrente com depósito bancário – valor: R$ 3.042,43
Uma caderneta de poupança – valor: R$ 70.369,98
Conta corrente com depósito bancário – valor: R$ 32.159,50
Um terreno localizado na Rua Dona Josefina, no bairro Capão da Cruz, adquirido de herdeiros conforme escritura de cessão e transferência de direitos hereditários – valor: 
R$ 50.000,00
Aplicação de renda fixa (cdb, rdb e outros) – valor: R$ 8.000,00
Um veículo Ronda City, modelo 2011, adquirido de forma financiada –valor: R$ 49.189,77
Aplicações e investimentos –valor: R$ 24.202,52
Total: R$ 581.329,31



VILMAR LOURENÇO



Um apartamento localizado na Rua José Felipe, no bairro Primor, adquirido em 27/01/1988 – valor: R$ 40.122,84
Uma residência unifamiliar, em alvenaria, com respectivo terreno situado na Rua Santo Antonio, Centro de Esteio – valor: R$ 130.000,00
Uma casa de construção mista com respectivo terreno situado na Avenida Rubem Berta, Centro de Sapucaia do Sul – valor: R$ 80.000,00
Quotas de participação na empresa denominada Lourenço & Souza Advogados Associados, com 50% do capital social – valor: R$ 45.000,00
50% do prédio comercial de alvenaria com casa de máquinas e garagem com respectivo terreno – valor: R$ 350.000,00
Uma caderneta de poupança em conjunto com Imilia de Souza –valor: R$ 311.061,95
Aplicações em CDB e outros em conjunto com Imilia de Souza – valor: R$ 466.648,19
Conta corrente de depósito bancário –valor: R$ 1.917,35
Fundo de investimento em quotas em conjunto Imilia de Souza – valor: 
R$ 372.531,98
Fundo de ações, provenientes de linha telefônica em conjunto Imilia de Souza – valor: R$ 2.600.000,00
Uma caderneta de poupança vinculado com outros créditos – valor: R$ 16.260,90
Fundo de ações provenientes de linha telefônica, em conjunto com Imilia de Souza – valor: 
R$ 190.000,00
Uma casa de construção mista com garagem localizada na Avenida Rubem Berta, Centro de Sapucaia do Sul – valor: R$55.000,00
Uma casa de alvenaria com terreno urbano formado por lotes 4, 12 e 13, na Rua Maceió, Centro de Sapucaia – valor: R$ 50.000,00
Construção de um prédio junto ao terreno na Rua Mariano do Canto em Sapucaia – valor: 
R$ 244.845,58
Saldo na poupança e créditos vinculados – valor: R$ 79.492,33 
Saldo em poupança e créditos vinculados – valor: R$ 125,51
Aplicação de renda fixa (cdb, rdb e outros) – valor: R$ 338.500,00
Saldo de crédito imobiliário e outros bens – valor: R$ 61.000,00
Saldo de crédito imobiliário e outros bens – valor: R$ 470.000,00
Saldo imobiliário e outros bens – valor: R$ 1.470.000,00
Saldo de aplicações e investimentos – valor: R$ 873.946,81
Aplicações e outros investimentos – valor: R$ 21.535,25
Previdência vida gerador de benefício livre – valor: 
R$ 800.000,00
Previdência vida gerador de benefício livre – valor: 
R$ 1.000,00
Fração de terras em campos, várzeas e benfeitorias em Guaíba – valor: R$ 1.200.00,00
Total: R$ 10.268.988,69



Patrimônio dos candidatos 
a prefeito de Esteio soma 
quase R$ 500 mil

Os bens dos candidatos à prefeitura de Esteio já estão disponível para a consulta da população no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Por ordem alfabética, Gilmar Rinaldi, está a frente da coligação Frente por Esteio (PT / PMDB / PRTB / PTB / PC do B / PV / PSC / PHS / PR / PSD / PSDC) tem bens declarados no valor R$ 221.268,37. Entre os imóveis informados estão um apartamento em Sapucaia do Sul, valendo R$ 75 mil e uma residência, avaliada em R$ 90 mil. Rinaldi tem uma conta bancária que contem uma quantia de R$ 22.268, 37 e um automóvel que custa R$ 34 mil. Em relação a  eleição de 2008, Gilmar tinha um valor de bens declarados, no montante de R$ 80 mil. Se comparado com o pleito anterior, no decorrer de quatro anos foi apontado um aumento de bens em 176%. 
Já o candidato Vanderlan Carvalho de Vasconselos, que está a frente do grupo Esteio Merece Mais (PSB/ PDT/ PRB / PP / PSL / PPS / DEM / PSB / PSDB / PPL), possui bens que totaliza R$ 248.229,17. Em relação a imóveis, Vanderlan possui um terreno e uma casa na Rua Padre Felipe, além de um quinto de um prédio comercial e residencial no Centro, assim como um quinto de terreno na Rua 24 de Agosto. Também foi declarado um terço de um terreno na Vila Osório. Em agências bancárias, Vanderlan tem duas contas poupança e uma conta de renda fixa, além de uma conta de depósito bancário em conta corrente no país. Já Vasconselos, no pleito de 2008, declarou que possuía R$ 255.992,93, em bens declarados no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Manteve a média, se comparada com a outra eleição. 


Bens declarados dos candidatos a prefeito de Esteio

Vanderlan Carvalho de Vasconselos


Um terreno na Rua Padre Felipe – valor: R$ 27.201,28
Uma casa de alvenaria na Rua Padre Felipe – valor: 
R$ 57.615,54
Um quinto de um prédio comercial e residencial na Rua 24 de Agosto – valor: R$ 50.128,16
Uma motocicleta Marda tipo VT 600 Shadon ano 2001 – valor: R$ 14.080,00
Um terço de um terreno na Vila Osório – valor: R$ 6.666,67
Um veículo Fox – valor: R$ 30.500,00
Uma poupança de depósito em conta corrente – valor: R$ 19.664,11
Um quinto de um terreno localizado na rua 24 de Agosto – valor: R$ 5.000,00
Um quinto terreno na Rua 24 de Agosto – valor: R$ 4.000,00
Uma caderneta de poupança – valor: R$ 99,25
Uma caderneta de poupança – valor: R$ 274,16
Aplicação de renda fixa – valor: R$ 33.000,00
Total: 248.229,17


Gilmar Antônio Rinaldi


Um apartamento na Rua Aurélio Porto, Esteio – valor: R$ 75.000,00
Um terreno com casa na Rua Serafim Pereira – valor: R$ 90.000,00
Uma conta corrente, com outros créditos e poupança vinculados – valor: R$ 22.268,37
Um automóvel Uno 2011- valor: R$ 34.000,00
Total: R$ 221.268,37.


Valor total de ambos os candidatos: R$ 469.497,54


TVE promove debate entre 
candidatos à prefeitura



A Fundação Piratini (TVE) irá promover no dia 15 de agosto um debate entre os candidatos à prefeitura de Esteio, Gilmar Rinaldi (PT) e VanderlanVasconselos (PSB). A produção do programa compareceu à sede do Jornal Destaque para gravação de um vídeo com o diretor Miguel Luz sobre os pontos que apresentam maior deficiência hoje no Município. O VT irá ao ar no dia do debate para abrir o embate entre os candidatos ao cargo de prefeito no Executivo esteiense.