sexta-feira, 29 de agosto de 2014

EDIÇÃO 1949

Mesmo com o trabalho que vem sendo feito de operação ‘Tapa buraco’ na cidade, ainda há locais que ainda não foram contempladas com este recurso. Um desses fica localizado na esquina entre as ruas Bento Gonçalves e São Jerônimo, no Centro. Para evitar que carros tenham problemas mecânicos, ao cair no buraco, assim como em pedestres. Foi instalado um cavalete e um pneu velho com o objetivo de sinalizar a área com o propósito de chamar a atenção das pessoas. O que pode-se observar é que um dos motivos do fato é que houve uma cedência do asfalto, devido a obras no local.


Sargento Álvaro do Nascimento
Lançado o selo em homenagem aos 25 anos do Corpo de Bombeiros 
O material será utilizado para as postagens de correspondências 

A empresa Correios e Telégrafos lançou recentemente um selo comemorativo aos 25 anos de existência da unidade do Corpo de Bombeiros do município. A data é lembrada em julho, mês onde também é comemorado o dia do bombeiro. A imagem retrata a fachada do prédio localizado no bairro Tamandaré, assim como os carros, ambulância, caminhão e barco que adquiridos recentemente para melhor ajudar a comunidade em casos de emergência, como acidentes, sinistros, alagamentos, entre outras situações. O material será usado nas agências dos Correios da cidade e em diversas regiões do Estado, para a postagem de cartas. O responsável pelo CB é o sargento Álvaro do Nascimento. Um dos episódios onde a corporação teve uma grande importância, inclusive chamou a atenção pela falta de equipamentos, na época foi em relação as enxurradas que atingiram a cidade em agosto, outubro e novembro de 2013. A corporação está instalada em uma área de 5.800 metros, na Rua José Martins. A pedra fundamental do prédio aconteceu no dia 25 de maio de 1988. Um dos principais colaboradores para que a obra fosse mais rápida se deu graças aos recursos, através do Consepro, que tinha como presidente Jalmir Zagonel. Sua inauguração aconteceu no dia 01 de julho de 1989, onde contou com a participação de autoridades civis e militares da cidade e região.
Selo alusivo as bodas de prata da instituição militar

Moradora fica indignada pelo descaso 
em obra na calçada
O local sem o calçamento prejudica a passagem dos pedestres
Por enquanto nenhuma providência foi tomada, pelos órgãos competentes em relação a péssima situação em que se encontra uma calçada localizada na Rua Theodomiro Porto da Fonseca, no bairro São Sebastião. De acordo com a proprietária do imóvel Sueli Gaieski, devido a um problema no local, acionou os serviços da secretaria de Obras e Viação para o reparo. Mas diante do trabalho, parte da rede que passa pelo local deve ter quebrada e foi acionada a Corsan para resolver o problema. “Por enquanto ninguém apareceu e que inclusive temo pela segurança das pedestres que passam pelo passeio público, pois as pedras estão escoradas no muro”. Ela frisa que não tem conhecimento, mas alguém já chegou a colocar até cimento para amenizar a situação.


Alunas e professora do Edwiges Fogaça
visitam o ‘Museu Destaque’
As alunas e a professora ficaram admiradas com o acervo do espaço cultural
A educadora Ivonete Espindula de Melo, juntamente com as estudantes Jade Doro dos Santos Queiroz, 13 anos e Giovanna Horne Zorzo, de 12 anos, ambas do 7º ano do ensino Fundamental do Centro de Educação Básica Edwiges Fogaça estiveram realizando uma visita ao Museu Destaque. O passeio histórico aconteceu na tarde do dia 19 de agosto, onde puderam ter a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a cidade, através do espaço que agrega peças, fotografias que retratam mais de 60 anos de Esteio. Moradora há uma década no Município, a professora de Geografia Ivonete ficou impressionada com o acervo, onde se pode conhecer mais sobre a cidade. “Já trabalhei com os estudantes o município, no que tange a questão da disciplina como limites geográficos com outras localidades, assim como as áreas de banhado existentes na região. “Parabenizo o homem que teve esta iniciativa de preservar a nossa história, pois tenho um carinho especial pela cidade que me acolheu e olhar peculiaridades da vida dos esteienses em décadas passadas”. Uma das estudantes, Jade destacou que a visita foi o momento em que viajamos no tempo e pudemos ter contatos com relíquias que em grande parte tínhamos conhecimento por fotos, cinema e televisão. “As máquinas de costura, como também outros objetos que hoje são práticos de manusear, mas para gerações passadas era um sacrifício foi um dos destaques da visita”, disse Jade. Interessados em conhecer o Museu Histórico Destaque pode fazer uma visita pelo telefone 3473-1712.


Legislativo promove ato solene durante Semana da Pessoa com Deficiência 
A distinção foi entregue para representantes de 
diversos segmentos da comunidade
Os homenageados  da solenidade que ocorreu no Plenário da Câmara
Dentro das comemorações da Semana da Pessoa com Deficiência, a Câmara de Vereadores de Esteio promoveu na noite de 26 de agosto de um ato solene, alusivo a data. O evento foi realizado na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer e contou com a participação de aproximadamente 150 pessoas. Um dos objetivos da atividade foi entregar um certificado para aqueles, que em seu segmento profissional, mesmo com algumas limitações desenvolveram ações em prol da comunidade esteiense. Uma das atrações foi a apresentação do grupo de dança ‘Tribo da Paz’. Segundo o vereador proponente, Felipe Costella, a Casa Legislativa há décadas tem sido referência estar na constante busca para que as pessoas com deficiência tenham seu espaço e sejam valorizadas pelo seu trabalho. “Nossa luta é que muitas ações não fiquem apenas no papel e sejam aplicadas na prática, como acesso permanente ao mercado de trabalho, assim como acessibilidade nas ruas do município”, disse o parlamentar. Ele frisou que um dos principais problemas que precisa ser combatido é o preconceito que existe em diversos.
APOIO - A presidente do Compede, Vera Terezinha e Silva comentou que seu envolvimento no universo de pessoas com deficiência foi por ter um familiar ser portador da Síndrome de Down e já se vão quase três décadas, mostrando essas pessoas tem muito o que contribuir para a sociedade e não tem que ficarem escondidas em casa, como ocorria em décadas passadas. “Por isso e por outros fatores foi que na fase adulta retomei meus estudos e formei na universidade, para obter mais embasamento e lutar por este público que merece nosso respeito e admiração. Não somos vítimas e sim vencedores”. Para o coordenador de Direitos Humanos, Jauri Machado, esta semana não apenas para lembrar as pessoas com deficiência e sim todos aqueles que estão buscando sua inclusão na sociedade. “No momento em que todos que tiver visibilidade na sociedade, com certeza, podemos viver em um espaço mais acolhedor e melhor”. Na oportunidade, um dos agraciados, Claudio Dusik não pode comparecer por motivos profissionais e sua irmã Aline recebeu a distinção em seu nome.
Lista dos homenageados 
Ademir Antônio da Silva, Claudio Luciano Dusik, Elaine Fontoura, Juliana Brun, Maria de Lourdes Guedes Taffarel, Roberta Vieira de Souza, Sabrina Machado Minhos, Santa Elisabete Querin da Silva e Sérgio da Silva Daitx.


Seminário Claretiano 
Pe. André Carbonera - Missionário Claretiano 

A pedido da professora Sílvia Farias, Escola Flores da Cunha, Esteio, RS, recordarei alguns pontos relativos ao ex-Seminário Claretiano. Padre Felipe Atucha escolheu a área destinada ao seminário, em 1938, após longa pesquisa. A construção do seminário foi iniciada em 1940. A inauguração do seminário ocorreu no dia 19 de março de 1943, com a presença de seminaristas; padres; irmãos religiosos; pais; amigos. Tudo aconteceu de maneira simples e familiar. Padre André faz parte da sétima turma que ingressou no Claretiano. Até o fechamento do seminário, passaram por ele 3000 candidatos ao sacerdócio. Trinta ficaram padres. O seminário encerrou as atividades em 1995. No ano 2000, tudo foi doado para a prefeitura, gratuitamente. Espera-se que a prefeitura aproveite o patrimônio histórico. Por sinal, já virá com atraso enorme... Se houvesse guarda permanente, não teriam queimado o prédio mais velho... Tomara que o projeto da professora Sílvia ajude no reaproveitamento dos prédios do Claretiano. As coisas não podem continuar como estão... Mudanças, já, com urgência! Bom trabalho, professora Sílvia e seus pupilos! Saudades!... Abração!... Até de repente!


34º BPM comemora aniversário 
e faz homenagens 
Representantes de diversos segmentos participaram da solenidade
Os homenageados pela BM pela passagem do aniversário
No dia 20 de agosto, na sede da ACISE, o 34º Batalhão da BM de Esteio comemorou seu aniversário e fez uma retrospectiva da presença da instituição no município. A história teve início em 1955 como destacamento, passando posteriormente a pelotão, sendo que em 17 de julho de 1974, mediante a doação de um terreno e material de construção doados pela comunidade e mão de obra  dos próprios policiais militares foi inaugurada a sede própria localizada na Rua São Jerônimo 247, onde permanece até os dias atuais. Em  2001, o órgão Policial Militar foi  elevado a condição de Destacamento Especial, sendo que um ano após, em 2002 alterou o nome de Destacamento Especial de Esteio para 34º Batalhão de Polícia Militar. O atual comandante  do 34º Batalhão de Polícia Militar de Esteio, Ten.Cel. Egon Marques Kvietinski, no cargo há três meses, diz ser a qualificação do efetivo uma de suas metas, bem como duplicar a área do batalhão, importante para quem garante a segurança.
AÇÕES - O Programa ‘Aluno Cidadão’, que dará formação a professores de Esteio que repassarão os ensinamentos a mais de dois mil alunos também foi referido pelo Comandante Egon, que vê nesta parceria com o Poder Público também uma importante relação com a comunidade. Também usaram da palavra o vice-prefeito Costelinha, a presidente da ACISE, Alice Grecchi, o presidente do CONSEPRO, Longuinho Muzykant, a vereadora Jane Battistello, o secretário adjunto da Secretaria de Segurança Pública do RS, Juarez Pinheiro e o Comandante do COM,  Cel. Paulo Stocker dos Santos, dizendo que o povo de Esteio é diferenciado dos demais da Região Metropolitana. Como parte da comemoração de aniversário da BM, foram homenageadas personalidades que de uma forma ou outra prestigiam e apóiam iniciativas da BM do município: Paulo Moacyr Stocker dos Santos, Comandante do CPM; Gilmar Rinaldi, prefeito de Esteio; Fladimir Costella, vice-prefeito de Esteio; Arno Leonhardt, secretário de Segurança Pública; Leonardo Dahmer, presidente da Câmara de Vereadores; Alice Grecchi, presidente da ACISE; Longuinho Muzykant, presidente do CONSEPRO, Luiz Eduardo Ribeiro Lopes, Major QOEM; Katia Marisa Krombauer, soldado da BM.


Bailarina participa de festival
Mariana Cardoso irá representar a cidade em diversos
eventos de dança no Estado e no país 
A jovem Mariana Cardoso obteve a segunda colocação no festival DANÇANDO 2014, que foi realizado no dia 21 de agosto, no município de Novo Hamburgo. Ela esteve representando Esteio, com sua oficina de criação, que leva seu nome e que também é a sua marca desde 2009. A primeira bailarina da cidade, Mariana apresentou uma coreografia de seu balet livre ‘antes do último suspiro’. Esses passos também serão exibidos para os espectadores que irão prestigiar o ‘Sul em Dança’. Além disso, Mariana vai participar em setembro, com a mesma coreografia, para o ‘Brasil em Dança’, que ocorrerá em Garobapa. De acordo com a artista, a demonstração de dança nestes festivais, além de dar uma visibilidade, também oportuniza que, por exemplo, em 2015, possa participar de um evento de dança que é realizado em São Paulo, representando Esteio. Outro evento de dança que terá a participação da bailarina é fazer parte do elenco do musical ‘Em busca da fábrica encantada’. A bailarina Mariana dança pela Cul Toarte, de Novo Hamburgo, com direção técnica de Lica Schamann. Além da dança, a escola agrega junto ao trabalho das bailarinas canto e violino.


Alunos do Colégio Coração de Maria são premiados na Olimpíada Brasileira de
Robótica - Etapa regional/RS
Alunos conquistaram prêmios em olimpíadas
Alunos do Colégio participaram, no último final de semana, da etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que ocorreu na Unisinos. Foram acompanhados pelos professores Gilmar Alves Ferreira (coordenador), Rinaldo de Jesus e Giane Barboza. A OBR estabelece anualmente uma tarefa, e os alunos deveriam construir robôs que atendessem esta tarefa. Os robôs podem ser integralmente construídos pelos alunos ou podem ser construídos utilizando kits robóticos (a critério dos participantes). A tarefa consistia em construir um robô de resgate em uma arena, simulando uma situação de desastre em que o robô precisava seguir uma linha para resgatar uma vítima, passando por diversos obstáculos. Os alunos da equipe de robótica Androids (Colégio Coração de Maria), conquistaram a seguinte premiação por equipe nível 2: Elegância (equipe que produziu o robô mais bonito e bem acabado). Equipe formada pelos estudantes: Ana Clara Monteiro, João Gabriel Biazus, Leonardo Reis. Participaram também da modalidade nível 1: João Roberto Fidellis, Bruno Schuler e Gabriel Pires e Gian de Fraga Moreira.


Investimentos na 37ª Expointer 
Uma das novidades é a utilização da BR 448, para chegar ao parque
 A via alternativa pretende desafogar o trânsito na BR 116, nos dias da festa
Visitantes que prestigiarem a 37ª Expointer, que começa no dia 30 de agosto, ao entrarem por um dos portões do Parque para a visitação terão a oportunidade de observar diversas novidades. Do lado de fora, os motoristas vão poder usar a BR 448- Rodovia do Parque, para chegar ao evento. A liberação deste acesso secundário construído na Avenida Cezar Antônio Bettanin pode ser utilizado desde o dia 28 de agosto.  “Estamos comprometido com a melhoria do fluxo de veículos na rodovia o que permitirá o acesso a um dos estacionamentos do Parque Assis Brasil, o que desafogará a BR 116", frisou Adeli Sell, subsecretário do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil. Até 2013, a BR era o principal meio que a Capital, a região metropolitana e o restante do Estado tinham para chegar à maior feira agropecuária da América Latina.  A abertura dos portões do Parque Assis Brasil para a visitação do público será a partir das 9 horas, onde está marcada apresentações artísticas, entre elas do CTG Independência Gaúcha, localizado no bairro Novo Esteio. Os valores para o acesso são de R$ 12 para o ingresso normal e R$ 5 para crianças e idosos. O estacionamento será de R$ 30 com isenção de ingresso para o motorista. O evento segue até 07 de setembro.


Lions Esteio Centro apresenta novo espaço
Edegar Mantovani e Adeli Sell falaram sobre o trabalho dos clubes de serviço 
Um almoço de confraternização marcou a apresentação do novo espaço do Lions Club Esteio Centro. O evento foi realizado no dia 23 de agosto e contou com a presença de integrantes do clube de serviço, colaboradores e do sub-secretário do Parque, Adeli Sell. Esse entre outras novidades poderão ser conferidas durante a 37ª Expointer. O presidente do clube Edegar Mantovani destacou que este momento é histórico e especial, pois é um sonho que vem sendo planejado há muitos anos, pelas ex-diretorias e que agora se transformou em realidade. “Todos do grupo têm sua parcela de participação, pois acompanharam de perto todas as etapas para que pudéssemos neste ano, proporcionar um conforto melhor aos trabalhadores e aos visitantes”, disse Mantovani. Ele ressaltou ainda que a obra não ficará restrita apenas para o evento, mas também para outras atividades do clube. Conforme Adeli Sell, a inauguração deste novo espaço demonstra que essa será uma Expointer diferenciada, com eventos diversificados. “Entre as novidades previstas para os nove dias do evento será a apresentação de músicas gospel, assim como uma variada diversidade cultural, que representa a história do Rio Grande do Sul”.


Sapucaienses festejam 53 anos 
de emancipação política 
A data foi reverenciada pela população que está ajudando 
a construir o futuro digno para o Município
Praça General Freitas é um dos pontos de referência na cidade
O dia 20 de agosto foi marcado pela passagem dos 53 anos de emancipação política de Sapucaia do Sul. O município, assim como Esteio era uma das vilas que pertencia a São Leopoldo. Ao longo dos anos, a pequena cidade foi se desenvolvendo e atualmente é uma das mais prósperas do Estado. Apesar de ser uma cidade com aproximadamente 130 mil habitantes, em alguns recantos, Sapucaia ainda preserva um pouco da essência de cidade interiorana e ao mesmo tempo, um lugar com vários segmentos. Além do Parque Zoológico, um dos principais espaços para animais e preservação do país, situado às margens da BR 116, outra marca registrada da cidade são os morros do Chapéu e de Sapucaia, como uma das referências do meio ambiente. Além disso, no Morro do Chapéu há 50 anos, ocorreu um acidente aéreo que vitimou dezenas de pessoas e por estudiosos é considerada uma das primeiras tragédias com avião no país. Nos últimos anos, Sapucaia do Sul tem se destacado com a realização de diversos eventos, como Carnaval, Guyanuba da Canção Nativa, além dos festivais Gospel e de Pandorgas. Outro ponto que atrai não apenas moradores da cidade, mas da região, é o Natal Luz na Praça, com apresentações musicais, feira de economia solidária e até a chegada do Papai Noel. Tudo acontece na Praça General Freitas, no Centro. No que se refere à religiosidade, um dos principais destaques é a Igreja Nossa Senhora da Conceição, que tem com líder, o pároco Adilson José Kuntzler. Suas missas registram a presença de público expressivo, com a participação de várias partes do Estado.


Apresentações artísticas marcaram 
o aniversário de Sapucaia do Sul 
Além disso, foram oferecidos diversos serviços 
gratuitos para a comunidade
Aulas de trânsito também fez parte das comemorações dos 53 anos 
A Praça General Freitas ficou lotada na tarde do dia 20 de agosto, para reverenciar os 53 anos de emancipação do aniversário de Sapucaia do Sul. A abertura do evento foi marcada com a presença de integrantes da Parceiros Voluntários entoaram a canção do parabéns ao Município. Na sequência, a Associação Oficina Comunitária de Arte e Trabalho (AOCART), coordenada por Silvia Maria Vieira, a tia Silvinha, prestaram sua homenagem, apresentando paródias musicais sobre o crescimento e as belezas da cidade. Mas o público dançou com o grupo Kilombo Urbano, oriundo da cidade fez bonito com muito samba/ rock e clássicos. As apresentações do Grupo de Ginástica Comunitária Vida Ativa e a ginástica do Grupo de Convivência Conviver, da secretaria, animaram as pessoas com muita descontração e mostrando que a felicidade encontra-se em qualquer idade. MÚSICA - Durante a tarde, houve a distribuição de bolo para a comunidade. A população pode ter acesso a serviços gratuitos, como maquiagem, massagem, corte de cabelo e manicure. Foram ao todo 320 atendimentos, por intermédio à parceria com a coordenadoria dos Clubes de Mães da cidade. Onze clubes de mães estiveram envolvidos na atividade. Por volta das 16 horas a banda Eco do Minuano e Bonitinho subiu ao palco e colocou os sapucaienses para dançar. As comemorações de aniversário de Sapucaia encerraram com o sertanejo universitário de Rodrigo Ferrari.“É a primeira vez que participo das atrações de aniversário da cidade e estou surpresa. Estou adorando tudo. Tem muita animação, música, e a praça é um local agregador”, disse a moradora do bairro Cohab, Silvia de Lima.


Sapucaia do Sul faz homenagem à Brigada Militar
A honraria foi entregue pelo Legislativo sapucaiense
Dia 19 de agosto a Câmara Municipal de Sapucaia do Sul homenageou o 33º Batalhão da Brigada Militar, pelos seus 12 anos, uma proposição do vereador-presidente Dr. Luis Rogério Link, que destacou a dedicação dos militares dizendo que  ”a Câmara de Sapucaia parabeniza a Brigada Militar por seu empenho em garantir a segurança pública de nosso município. Sabemos que é um trabalho duro e árduo”. O comandante do 33° Batalhão da Brigada Militar, tenente-coronel Carlos Alberto Prado de Andrade salientou que trabalhar na área de segurança pública é um desafio diário. “Este momento de homenagem nos renova e dá forças para seguirmos com nossa missão de promover a segurança pública”. Durante o evento foram homenageados os seguintes policiais militares: Capitã Deise Luciane Kologeski Nadalon; 1º Sargento Eloir de Jesus da Silva; 1º Sargento Vânio Oliveira Espindola; 1º Sargento Valdecir Silva da Silva; 1º Sargento Lucio Adriano Schuch Dias; 1º Sargento Paulo Roberto Minuzi Hider; 3º Sargento Gelson Farias da Rosa; 3º Sargento José Matos Schwanck; 3º Sargento Nadir da Silveira Quadro; Soldado Zilmar Luis de Almeida; Soldado Anderson Clipes Cordeiro; Soldado Anderson Alberto Guerin Viegas. Na Defesa Civil (Brigada Militar) foram homenageados: 3º Sargento Marcos Aurélio Charutti; Soldado Thiago Gomes de Medeiros; Soldado Nilmar Cabeleira Moura; Soldado Rafael Dorneles Rodriguez. Defesa Civil (Guarda Municipal) foram homenageados: Adilson Rogério Machado Grisa; Carla Regina Dornelles; Elenilton Soares dos Santos; Vilson Silva Teixeira. Cidadãos homenageados: Adão Carlos Lopes; lberi Nunes; Antonio Jorge Felício; Bento Alcebíades Teixeira; João Adão Marques; João Sidnei dos Anjos Mombaque; José Antônio da Rosa; Loredi Becker Gomes; Senilton Lucas; Noemi Sagmeister e Valdemiro Angoneze.


Esquema especial de trens para a feira 
A fim de atender a demanda adicional gerada pela Expointer, a Trensurb irá ampliar o número de viagens e a oferta de trens. Nos dois finais de semana, entre os dias 30 de agosto e 07 de setembro, serão realizadas 449 viagens a cada final de semana, ou seja, 97 a mais. Nos dias de semana, a grade horária normal de serviços será mantida. O principal diferencial em relação aos horários disponibilizados será a redução dos intervalos durante o período do evento, aos sábados e domingos será reduzido para sete minutos entre 15h40 e 19h59, gerando um acréscimo de 20 viagens aos sábados e 34 viagens aos domingos. Assim como em 2013, a Trensurb conta com um estande institucional no Pavilhão Internacional da Expointer. Lá, os visitantes podem conhecer mais sobre a empresa e seus principais projetos e ações. Além de material informativo, como o Guia do Usuário e o Guia de Etiqueta Urbana, podem ser conferidos vídeos sobre o Aeromovel – que liga a Estação Aeroporto ao Terminal I do Aeroporto Salgado Filho - e a expansão norte – que está levando o metrô até Novo Hamburgo.









Menina de 12 anos é solta de 
cárcere no Novo Esteio 
Uma das suspeitas é que a adolescente era aliciada para a prostituição
 A casa foi invadida pelos policiais, através do mandato de busca e apreensão
Uma mulher suspeita de manter uma menina de 12 anos presa em sua residência foi presa em flagrante. O fato aconteceu no dia 22 de agosto, por volta das 18 horas, no imóvel localizado na Avenida Rio Branco, no bairro Novo Esteio. De acordo com o titular da DP, Leonel Baldasso, ao tomar conhecimento do ocorrido, solicitou ao juiz que através de um mandato de busca e apreensão fosse verificar a veracidade da situação. “A garota estava desaparecida desde o dia 16, onde residia com a família em um casebre de extrema vulnerabilidade, sem água encanada, luz elétrica ou esgoto. A moradia da jovem fica situada as margens da BR 448 - Rodovia do Parque e o rio dos Sinos”, disse Baldasso. Ele informou que os policiais arrombaram o portão e a suspeita encontrava-se na casa com a menina. Ao notar a presença dos policiais, ela mandou a adolescente se esconder na cozinha. Baldasso ressaltou que a mulher foi encaminhada para o presídio feminino Madre Pelletier, em Porto Alegre. Além disso, ela foi indiciada por cárcere privado e por porte de material pornográfico com menores. “Algo que também será investigado é a suspeita que a mulher aliciava as meninas para fins de prostituição, principalmente em Porto Alegre”.


DP tem novos números 
A Delegacia de Polícia de Esteio, além de estar em novo endereço também está com novos números de telefone. Para entrar em contato basta ligar para 3458-9650 ou 3458-9657. Já o plantão, o número é 3458-9673.

Recuperação de carro 
Por volta das 14 horas, os policiais militares recuperaram um automóvel Uno Mille, que estava abandonado em via pública, próximo a Vila Pedreira. O fato aconteceu no dia 28 de agosto. Constava no sistema da Polícia, que o veículo havia sido roubado.


Traficante é detido por policiais militares
em Sapucaia do Sul
Os PM’s apreenderam a droga e o dinheiro com o suspeito
Um suspeito foi preso por uma guarnição do 33º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Sapucaia do Sul. O fato aconteceu no dia 16 de agosto, por volta das 22 horas, quando o indivíduo caminhava pela Rua Eldorado, no bairro Capão da Cruz. Segundo os policiais militares, o homem foi visto em atitude suspeita no local e durante a revista feita pelos PM’s foi encontrado em um dos bolsos da calça uma quantia de 57 pedras de crack, o equivalente a 13,89 gramas, além de um montante de R$ 100,00, em notas de pequeno valor e R$ 18,85, em moedas. Além disso, os policiais ainda encontraram um aparelho de telefone celular. Ao ser questionado sobre a origem da droga, o suspeito disse em seu depoimento que havia comprado o entorpecente em Porto Alegre para revender na localidade, para os usuários. Os PM’s identificaram através do sistema da polícia que o homem possui antecedentes como estupro, roubo e arrombamento em residência. Após ser dada a voz de prisão, o homem foi encaminhado para o SPA e em seguida para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), em Canoas.


POE prende homem vendendo drogas no Sete 
Uma guarnição do Pelotão de Operações Especiais (POE) de Sapucaia do Sul prendeu em flagrante um homem, que estava comercializando entorpecentes. A prisão aconteceu na noite do dia 18 de agosto, em um trecho da Avenida Américo Vespúcio, no Sete. De acordo com informações do POE, durante um patrulhamento de rotina pelo bairro, os policiais avistaram um indivíduo que efetuava a venda de entorpecentes. Com a chegada do Pelotão, houve uma dispersão de pessoas, mas um homem foi capturado. Com ele foi encontrado 22 pedras de crack.

Indivíduo é capturado por cometer delitos 
Diante dos constantes assaltos a pedestres, policiais do 34º BPM de Esteio efetuaram a prisão de um homem, por ser um dos suspeitos que esteja cometendo esses atos no Centro. A apreensão do indivíduo ocorreu por volta das 15 horas, após ele ser abordado por estar se comportando de maneira estranha, enquanto percorria a Rua 24 de Agosto. Durante a revista, foi encontrado um a aparelho celular, que não soube informar qual era a procedência. No momento em que o homem estava sendo preso, tocou o telefone e um dos PM’s atendeu o telefone e a vítima relatou que havia sido assaltada.


Operação policial resulta em 
prisão de adolescente 
Em uma ação policial no bairro Primavera resultou na prisão de um adolescente. O delito acontece no dia 24 de agosto, por volta da meia noite, em frente a uma residência na Rua Calçadão Sul. De acordo com os policiais militares, o jovem é conhecido no bairro, por comercializar entorpecentes. Com ele, os PM’s encontraram 18 pedras de crack prontas para a venda e uma quantia de R$ 137,00.

Carro roubado é encontrado no Tamandaré 
Policiais militares do 34º BPM prenderam na tarde de 20 de agosto, um homem suspeito de receptação de veículos no bairro Tamandaré. A prisão se deu após os PM’s abordarem o condutor de um automóvel que passava na Rua Castro Alves. Durante a revista, os policiais detectaram que o carro encontrava-se em situação de roubo. O veículo foi levado para o depósito do Detran.


Menor é detido 
Na noite do dia 19 de agosto, um adolescente foi detido por uma guarnição do 34º BPM de Esteio. O fato aconteceu por volta das 19 horas, em uma residência localizada no bairro Primavera. A Polícia já havia expedido um mandato de prisão para o menor.

Revólver de brinquedo 
Uma ronda de policiais militares do 34º BPM resultou na prisão de um jovem, em torno das 5 horas, em uma Rua da Vila Navegantes. Os PM’s encontraram com ele, um objeto na cintura que simulava estar portando uma arma de fogo.


Patrulha Maria da Penha será implantada
em Sapucaia do Sul 
Um dos objetivos desta ação é reduzir os índices 
de violência doméstica
Representantes de diversos segmentos da comunidade prestigiaram
o ato no Vanessa Ceconet
Dentro da semana em comemoração aos 53 anos de Sapucaia do Sul, o Governo do Estado apresentou, no dia 22 de agosto, a Rede de Atendimento para o Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar no município. O evento foi realizado no auditório Vanessa Ceconet e contou com a presença de diversas autoridades estaduais e regionais. O secretário estadual da Segurança Pública, Airton Michels falou que o Município, perante dados da pasta, é a 15ª cidade do Estado, no ranking de violência contra a mulher. “Com a implantação da Patrulha Maria da Penha terá entre os objetivos evitar mortes anunciadas, pois bem sabemos que o agressor, na maioria dos casos, é uma pessoa muito próxima a vítima. Além disso, pode –se dar uma maior proteção, no que tange a violência doméstica, após o registro da ocorrência”, disse Michels. Ele informou que a Patrulha Maria da Penha, deverá ser instalada no Município até o final do mês de setembro. De acordo com a titular da coordenadoria de políticas públicas para mulheres de Sapucaia, Maria Chitolina são realizadas cerca de 80 medidas protetivas expedidas por mês, o que corresponde aproximadamente quatro por dia. “A rede reúne todas as secretarias que trabalham com a questão social e também será mantido um dialogo mais direto com o Judiciário, Ministério Público, Polícia Civil e Brigada Militar. Isso é muito importante para a defesa da mulher e sua segurança”. Já a delegada Marina Goltz, que está assumindo a 1ª DP, onde fica localizado o Posto Policial de Atendimento à Mulher, disse que pretende qualificar o atendimento para as mulheres vítimas de maus tratos. “O fortalecimento da rede é muito importante, pois somente um trabalho integrado vai permitir o combate efetivo da violência contra à mulher”.
Patrulha Maria da Penha 
A Patrulha é feita em viaturas identificadas e com policiais qualificados para o atendimento à mulher em situação de violência doméstica. Em cada viatura trabalham dois ou três PM’s na fiscalização do cumprimento das medidas protetivas de urgência expedidas pelo Judiciário. Os policiais conversam com a mulher e perguntam se o agressor está respeitando a medida. Muitas vezes, ocorre o flagrante, já que o agressor tem de manter afastamento de 200 metros da vitima e familiares. No caso de desrespeito, pode haver prisão.


Foragido é preso por policiais militares 
Um homem que se encontrava em situação de foragido do sistema prisional do Estado foi capturado no dia 19 de agosto, enquanto caminhava pela Avenida Lindolfo Collor, no bairro Primavera. Por volta das 18 horas, durante um patrulhamento, os PM’s avistaram um homem em atitude suspeita. Ao ser abordado, os policiais verificaram que o indivíduo estava como foragido do sistema prisional.


Adolescente é preso por tráfico de drogas
O material recolhido pelos policiais
Uma guarnição do 34º BPM de Esteio deteve um adolescente por tráfico de drogas na Vila Pedreira. O fato aconteceu no dia 20 de agosto, por volta das 13 horas. De acordo com informações obtidas no Batalhão, o menor estava percorrendo uma das ruas da localidade, em atitude suspeita, quando foi abordado pelos policiais. Durante a revista pessoal feita pelos PM’s foi encontrado 15 pedras de crack e uma quantia de R$ 20,00. O adolescente foi apreendido e seus responsáveis foram até a DP para prestar esclarecimentos sobre o comportamento do jovem.


Homem é detido com arma e munições
A arma e as munições foram apreendidas pelos PM’s
Um suspeito foi preso por uma guarnição do 34º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Esteio por porte ilegal de arma. O delito foi registrado no dia 22 de agosto, em uma residência situada na Travessa São Jorge, no bairro Primavera. Segundo a BM, durante um patrulhamento no bairro, o suspeito foi abordado por estar em atitude suspeita. Na revista dos policiais militares foi encontrado cinco munições calibre 38 e seis munições calibre 22.

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

EDIÇÃO 1948

Falar em preservar os prédios históricos de Esteio pelo que se observa tem ficado somente no papel, pois na prática isso não acontece. Recentemente, uma das poucas casas que serviu de moradia para famílias esteienses na Avenida Presidente Vargas, no trecho entre as ruas Padre Felipe e 24 de Agosto foi demolida. Os tapumes esconderam a demolição de um local que tinha um elo importante com o surgimento da cidade.Tem-se feito muita especulação imobiliária, mas a contrapartida de cuidar da história para as futuras gerações não está sendo respeitada.


LDO é tema de audiência pública 
Para 2015, está destinado um montante 
que ultrapassa os R$ 230 milhões
A audiência aconteceu na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer
A proposta que orienta o orçamento para o ano de 2015, a Lei de Diretrizes Orçamentárias  (LDO), foi tema de audiência pública realizada na tarde de 19 de agosto, pela  Comissão de Finanças e Orçamento. A matéria tem previsão de R$ 232 milhões. Na oportunidade, os representantes da APAE, Brigada Militar, CDL e demais segmentos da sociedade, buscaram informações sobre os respectivos recursos destinados aos seus âmbitos. Segundo o presidente da Comissão, Jaime da Rosa, R$ 6,3 milhões seriam distribuídas entre as secretarias municipais. A representante da Apae, Maria de Lourdes Taffarel, questionou com relação a possível verba destinada à instituição.  Sobre o assunto, Rosa explicou que a Apae está inserida em um contexto educacional que, automaticamente à contemplava. “A Apae está dentro do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente, que designa cerca de R$ 1 milhão para entidades ligadas a este segmento”, disse Jaime. Já a CDL questionou se o órgão receberia algum recurso e o vereador Leonardo Pascoal confirmou a existência da parcela. “Tanto a CDL quanto a Acise serão contempladas com R$ 13, 5 mil cada”. O parlamentar também sugeriu que entidades que dependem de um mesmo recurso entrem em consenso. Já a presidente da Liga de Combate ao Câncer, Nahiene Closs,  solicitou aos parlamentares para que analisassem a possibilidade de o recurso destinado à instituição ser ampliado de R$ 50 mil para R$ 70 mil.
DESTINOS - As áreas que mais receberão recursos são a Educação com cerca de R$ 63 milhões; a Saúde R$ 40,9 milhões; Obras R$ 31,3 milhões e Administração R$ 26,8 milhões. Também estão sendo direcionados R$ 200 mil para associações de dependentes químicos e R$ 180mil ao Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro), que abrange também a Brigada Militar. Fizeram parte da audiência pública os vereadores Jaime da Rosa, Leonardo Pascoal, Felipe Costella, Beatriz Lopes, Harri Zanoni, Michele Pereira, Jane Battistello e Rafael Figliero. A LDO compreende as Metas e Prioridades da administração para o próximo exercício e orienta a elaboração do orçamento anual. A peça orçamentária pode ser conferida no site da Câmara, no link Legislação/Projetos de Lei.


Escolas do bairro realizam 
Feiras de Ideias
O grupo que esteve a frente do evento, no Paulo Freire
Alguns dos trabalhos apresentados pelos alunos do Centro Educacional
O Centro de Educação Básica Paulo Freire, no bairro Votorantim realizou no dia 16 de agosto, uma feira de Ideias, início por volta das 9 horas. Conforme a supervisora escolar Janaina Naysinger, um dos principais objetivos da feira foi estimular o aprendizado dos estudantes através de ideias e inovações, de acordo com a criação e incentivo do educador. “Independente de classificação, todos participaram desde a Educação Infantil, passando pelo grupo do Ensino Fundamental. O mais interessante é que todos se engajaram na proposta”, comentou Janaina. Ela frisou que mesmo com o tempo nublado, a feira contou com a participação de representantes da comunidade local. Já o Centro de Educação Maria Marques promoveu no mesmo dia, a 1ª Feira Cientifica e a 1ª Feirinha TecJunior. A intenção do evento foi formar alunos pesquisadores e estarem preparados para o grande evento que é a Feira Municipal. Os professores responsáveis na organização e execução da Feira Bruno Glória e Flavia Rodrigues. Houve uma apresentação de violino feito pelos alunos da escola, que atuam no programa social, mantido pela prefeitura. A diretora é Fabiana Duarte e a vice é Camila Guedes.


Diretor técnico do HSC faz
esclarecimentos sobre obras 
A proposta é oferecer aos usuários um espaço mais
acolhedor para as gestantes e família
Marcelo Saldanha destaca os investimentos e
as novidades na maternidade
O diretor técnico da Fundação de Saúde Pública São Camilo foi o orador na Tribuna Popular, no dia 12 de agosto, durante a sessão na Câmara de Vereadores. Um dos principais objetivos da ação foi esclarecer aos parlamentares e a comunidade algumas medidas que vem sendo realizadas na Casa de Saúde. “Estamos trabalhando de maneira transparente e executando obras junto a maternidade do local”, disse Saldanha. Ele comentou que em função disso, o espaço ficará fechado, sem atendimento e os partos serão feitos no Hospital Getúlio Vargas, em Sapucaia do Sul. “Uma obra desse porte foi feita há 15 anos e precisa de adequações. Além disso, por ser um prédio que já tem mais de 50 anos, alguns reparos precisam ser realizados”. Marcelo enfatiza que por ser um momento especial na vida de uma família, a maternidade deve ser vista com outro olhar, oferecendo mais comodidade e estrutura para a gestante e o bebê. “A proposta é de se tornar um ambiente mais acolhedor, pois o nascimento é algo muito importante, não somente entre um casal, mas para a sociedade”. Saldanha ressaltou que a partir das readequações que foram realizadas no São Camilo, podemos contar atualmente com profissionais qualificados, assim como conseguimos suprir algumas demandas, que vinham sendo alvo de questionamentos, por parte dos órgãos competentes e da comunidade, como a contratação de pediatras, em especial nos períodos de plantão. “Um dos impactos que as pessoas irão sentir após a conclusão dos trabalhos será a entrada da maternidade que não ocorrerá junto aos demais pacientes, dando assim mais privacidade e conforto”, enfatiza.


Plano de Saneamento Básico é tema 
de audiência pública
A audiência contou com integrantes da comunidade
Foi realizada no Plenário da Câmara de Vereadores de Sapucaia do Sul, a audiência pública para a construção do Plano de Saneamento Básico no município. O encontro aconteceu no dia 13 de agosto e contou com a presença de representantes de diversos segmentos da comunidade. Entre os assuntos abordados foi a questão do abastecimento de água e esgotamento sanitário; limpeza urbana e retirada de resíduos sólidos. Além disso, também foi questionado temas ligados a drenagem e manejo de águas pluviais. O Plano Municipal de Saneamento estabelece as condições para as prestações dos serviços de saneamento básico, definindo objetivos e metas para a universalização, assim como programas, projetos e ações necessários para alcançá-la. O Plano identifica as relações entre os sistemas de água, esgoto, resíduos sólidos, drenagem e a cidade, tanto em seus aspectos físicos, ambientais e de ocupação do solo quanto em seus aspectos técnicos. A população pode seguir contribuindo com a construção final do Plano até o dia 24 de agosto. O texto integral do Plano de Saneamento Básico de Sapucaia do Sul pode ser acessado pela comunidade diretamente no site www.sapucaiadosul.rs.gov.br. No local, os interessados encontram também um formulário específico para dúvidas, críticas e apontamentos.


Encontro debate ações contra enchentes
O Arroio Sapucaia se encontra com o Guajuviras, o que muitas vezes,
ocasiona alagamentos na cidade
Um passo importante nas ações de combate às enchentes em Esteio foi dado no dia 14 de agosto, durante um encontro que contou com a presença de representantes das prefeituras de Esteio e Canoas, além da Metroplan. A atividade aconteceu na Refinaria Alberto Pasqualini (Refap) onde foi apresentado ao gerente de projetos em resíduos sólidos do Ministério das Cidades, Sergio Luiz da Silva Cotrim, os anteprojetos de engenharia para controle de inundações dos arroios Sapucaia e Guajuviras. Em uma primeira etapa, seriam construídas uma bacia de contenção de 39 hectares (o equivalente a 39 campos de futebol) em uma área no Município de Canoas, acima da Refap, e mais seis bacias ao longo do Arroio Guajuviras. A área total para reservação chegaria a quase 62 hectares, com uma capacidade de armazenar um volume de água de 1,3 milhão de metros cúbicos. Para tanto, o investimento necessário previsto é de aproximadamente R$ 133 milhões, recursos que poderão vir do PAC.
UNIÃO - O Ministério da Cidade, agora, vai avaliar a documentação entregue. Os anteprojetos foram desenvolvidos com base em estudos realizados pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e reuniões realizadas entre as prefeituras de Esteio e Canoas, Metroplan e Refap. No futuro, em uma segunda etapa, serão feitas outras ações, como novas bacias de contenção. O Executivo esteiense está com uma ampla ação para evitar cheias no Município. O programa ‘Esteio Superando as Enchentes’ está realizando ações diárias que visam evitar futuros alagamentos. Ao todo, são 13 equipes atuando com limpeza da rede de drenagem, retirada de lixo dos arroios, corte de grama, raspagem e reconstrução de bocas-de-lobo e recolhimento de entulho.


Alunos do Colégio Coração de Maria aprendem inglês de forma diferenciada
Alunos utilizam recursos tecnológicos na aprendizagem
Em consonância com os inúmeros avanços tecnológicos, o Colégio Coração de Maria está realizando uma importante inovação utilizando mais uma ferramenta tecnológica em sua metodologia de ensino, o laboratório de idiomas, onde os alunos aprendem uma língua estrangeira, facilitando o aprendizado e assim aperfeiçoando a fala e compreensão do novo idioma. Os alunos frequentam o laboratório semanalmente, desde a Ed. Infantil ao Ensino Fundamental II, com as respectivas “teachers” Celiane, Marina e Rosângela. O inglês é, atualmente, a língua mais falada no mundo por não falantes nativos. É também a mais utilizada em publicações de livros na Internet e em atividades comerciais entre estrangeiros de diferentes nacionalidades. Segundo o British Council, uma em cada quatro pessoas no mundo fala inglês com certa competência.


Carmen atua na Rede Adventista há 28 anos
Colégio Adventista tem nova diretora 
A nova titular no cargo pretende contribuir ainda mais com o desenvolvimento da instituição junto a comunidade 

Desde o dia 31 de julho, o Colégio Adventista de Esteio está sob nova direção, que está a cargo da educadora Carmen Cesar. Ela relata que uma das principais metas que pretende desenvolver junto ao colégio é manter o trabalho relacionado com princípios éticos e cristãos. “Além disso estamos contribuindo para formar cidadãos que pensam e assumem seus atos, assim como tomar decisões importantes”, disse Carmen. Ela frisou que são três décadas dedicadas ao processo educacional, sendo 28, atuando na Rede Adventista. Carmen destacou que uma das primeiras iniciativas que teve foi conhecer um pouco mais sobre a realidade do local, com o propósito de se tornar uma cidadã esteiense, se tornando participativa junto a comunidade. “Desde o primeiro momento em que estive na cidade, observei que seria um bom lugar para trabalhar e realizar uma ação expressiva na instituição”. Em relação a educação, a diretora enfatiza que a qualidade no ensino no país é um desafio que deverá ser alcançado, quando um sistema estiver interligado. “É uma luta que deve começar em casa, com a família e terá continuação ao longo da trajetória de cada um”. Carmen possui um currículo extensivo que vai a partir de Gestão Escolar, passando pelos cursos de Pedagogia e Letras, além de Terapia Familiar, o que contribui em sua rotina de trabalho. “Também voltarei em breve para concluir o curso de Direito. Tudo em prol da educação e do conhecimento para as futuras gerações”. O Colégio Adventista de Esteio possui cerca de 600 alunos desde a pré-escola até o Ensino Médio.


Seminário discute situação de 
fundações de saúde no país
No encontro foi debatido sobre o futuro da saúde no país
O município de Sapucaia do Sul foi sede do 1º Seminário Nacional das Fundações Estatais de Saúde. O evento foi realizado no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e contou com a presença de aproximadamente 100 pessoas. Segundo o diretor da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas, Juarez Verba, a presença de representantes de diversos estados e de cidades do Rio Grande do Sul foi significativo. “A presença maciça de gestores e trabalhadores da saúde indica a importância que as fundações públicas de direito privado estão assumindo na qualidade dos serviços de saúde”, comentou o diretor do Hospital Getúlio Vargas. Para o presidente da Associação Nacional das Fundações de Saúde Pública (ANFES), Carlos Trindade, o modelo de gestão proposto pelas fundações é uma novidade e que ainda precisa ser debatido amplamente com a comunidade. A palestra de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS), através de vídeo conferência, que discorreu sobre Perspectivas da Política de Saúde Pública no Brasil. Na sequência, ocorreu o painel sobre Controle Externo das Fundações Públicas de Direito Privado, tendo Lenir Santos, do Institudo de Direito Sanitário (IDISA), por palestrante. À tarde, contou com a programação com mesa redonda sobre Carreira Profissional nas Fundações Públicas de Direito Privado e Mesa Redonda sobre Contrato de Gestão, Contrato de Programas e Estrutura Jurídica de Fundações Interfederadas.


Presidente da OAB Esteio pede apoio 
ao Tribunal de Ética da entidade
Fábio Scherer e Cristiano Bornéo
O presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Esteio, Cristiano Bornéo, esteve reunido recentemente com representantes do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/RS. Na oportunidade, o titular da entidade esteiense esteve reunido com o presidente do órgão, Fábio Scherer de Moura. Um dos objetivos da reunião foi para pedir apoio da instituição, em relação as providências adotadas pela Subseção, em função da captação de clientes e panfletagem em frente a agência do INSS do município. Bornéo pediu agilidade na apreciação do pedido para que haja uma suspensão preventiva dos advogados, pois foi assinado um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) há quase dois anos e mesmo assim, alguns profissionais continuam fazendo esta abordagem na rua e nas imediações da entidade. Após denúncias, em 2013, a Subseção de Esteio abriu procedimento administrativo para apurar as violações ao Código de Ética da OAB e encaminhou ao TED para instauração de processo disciplinar contra os escritórios que, apesar de notificados, continuam agindo da mesma forma. No encontro também os presidentes trataram sobre o exercício ilegal da profissão por parte dos advogados suspensos pelo TED e formas de combater tal prática.


Raça Crioula é destaque durante 
Freio de Ouro na Expointer
A final do Freio de Ouro pretende reunir um público expressivo, durante a feira
Mais uma vez o cavalo Crioulo terá uma posição de destaque na Expointer. Um dos principais eventos será durante a realização de mais uma edição do Freio de Ouro. Além disso, estão previstas para acontecer atividades como eventos e leilões de animais da raça, ao longo dos dias da feira. Mesmo antes da abertura dos portões ao público, a programação já traz aos criadores e aficcionados para acompanhar a grande final do Freio de Ouro e remates da raça, que iniciam no dia 26 de agosto, com o exame de admissão dos animais. Este ano, o evento envolve o total de 518 crioulos, distribuídos entre várias modalidades disputadas durante a exposição. Segundo o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos, Mauro Ferreira, a expectativa é que o público presente continue acompanhando a evolução constante da raça durante a Expointer. “Esperamos continuar observando este crescimento, tanto em quantidade quanto em qualidade. Teremos um Freio de Ouro competitivo, e acreditamos em um bom evento na realização das provas e na comercialização”, destaca Ferreira. Durante a Expointer, além das grandes finais do Freio de Ouro, também ocorrerão às finais dos ciclos de Paleteada, Campereada, Movimiento La Rienda e Freios Jovem e do Proprietário. A 37ª Expointer será realizada de 30 de agosto a 07 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil.
Confira a programação 
26 de agosto 14h às 18h - Exame de admissão
27 de agosto 9h às 12h - Exame de admissão 12h - Término da entrada dos animais do Freio de Ouro 14h às 18h - Exame de admissão 21h - Cabanha do Barulho e Convidados (Trajano Silva Remates) - Pista J 22h - Término da entrada dos animais da Morfologia


Esteio é palco 
de mutirão 
de empregos 

A Prepara Cursos de Esteio realizou no dia 14 de agosto, na unidade da instituição o ‘Mutirão do Emprego’. Profissionais da área de recursos humanos de empresas da cidade e região estiveram selecionando candidatos às vagas disponíveis. Mais de 50 vagas estão em aberto atualmente.  A iniciativa é de caráter social, através do programa Mais Empregos, promovido pela instituição. Com o intuito de encaminhar jovens ao mercado de trabalho, principalmente ao primeiro emprego, a ação ofereceu vagas destinadas a adolescentes, jovens e adultos. Durante o Mutirão do Emprego, cada candidato pode escolher até três vagas, de acordo com seu perfil, e entregar o currículo preenchido ao consultor do Programa que fará a triagem curricular e a primeira entrevista do processo seletivo. Se o jovem tiver o perfil da vaga a qual se candidatou, ele é encaminhado para uma segunda entrevista, desta vez, com o RH da empresa que está em busca de mão de obra. É possível que a contratação seja efetivada no mesmo dia. Por isso, é importante que menores de 18 anos estejam acompanhados de um responsável.  Os candidatos também podem indicar amigos e familiares, mesmo que estejam fora da idade escolar, para participar do Mutirão do Emprego. Para isso, basta preencher um formulário de indicação, para que consultores do Programa Mais Empregos entrem diretamente em contato com os indicados. “Com o programa, tivemos a oportunidade de oferecer principalmente aos esteienses o fácil acesso ao Programa que tem ajudando cada vez mais jovens a entrar no mercado de trabalho e contribuindo para que as empresas tenham acesso a esses novos profissionais”, afirma Camilo Carvalho, diretor de marketing da empresa e idealizador do Programa.


Novena em homenagem ao 
Coração de Maria encerra dia 24 
A festa também marca a largada para os 75 anos do templo religioso
O templo religioso se preparou para este momento festivo
Foi dada a largada no dia 15 de agosto, mais uma novena em homenagem aos 74 anos da Paróquia Imaculado Coração de Maria, que é a padroeira do município. Durante nove dias, religiosos da cidade e da região estiveram presentes celebrando missas, reforçando a importância da religiosidade nas famílias. De acordo com o pároco responsável, Darley José Kummer, desde o primeiro dia, as celebrações tem tido uma presença expressiva de fiéis e cada vez que se aproxima da data, a tendência é o crescimento do público que tem ultrapassado as 600 pessoas por dia. “Aos poucos vamos atingir a meta que é também já dar a largada para os festejos de 75 anos da igreja em 2015. Além disso, a proposta é angariar recursos para a pintura da fachada externa e outras melhorias”, informou o padre Darley. Padre responsável pela Igreja São Pedro, de Sapucaia do Sul, Silmar Possa destacou que é uma alegria em poder celebrar uma missa, durante um período de comemoração para os esteienses. “Isso representa o crescimento espiritual, com o objetivo de aprofundar ainda mais os conceitos religiosos. Também é uma maneira de reanimar a comunidade católica”. No dia 23, está prevista uma procissão motorizada, a partir das 16 horas, que irá percorrer as avenidas Padre Claret, Presidente Vargas e Dom Pedro e a Rua Padre Felipe. Já no dia 24 de agosto, será a festa, com uma missa especial, a partir das 10 horas.
PROGRAMAÇÃO DA NOVENA 
21 de agosto - Tema: O Bem comum e a paz social Padre convidado: José Antônio Heinzmann e seminaristas Animação: RCC Liturgia: Ministros e PACTO Terço: Casais em 2ª união e A.A Bênção: carteiras de trabalho 22 de agosto - Tema: Espiritualidade do Imaculado Coração de Maria Padre convidado: Darley José Kummer e as irmãs ICM Animação: Coral Liturgia: Diaconia (FAC), Pastoral da Criança) e da Pastoral da Saúde Terço: Legião de Maria, Apostolado, 3ª Idade e Capelinhas Bênção: Idosos 23 de agosto - Tema: Cristãos o tempo todo Padre: Agenor Girardi Animação: ONDA Liturgia: comunidade mãe Rainha e comunidade Coração de Maria Terço: ministros Bênção: Chaves de carros e casas


Obrigado, meu povo! 
Pe. André Carbonera - Missionário Claretiano 

As ideias pululam em minha mente. Por onde principiar? Abordemos a gratidão. Agosto! Mês vocacional. No dia do Padre, recebi muitas homenagens, especialmente, na Matriz de Clevelândia. A equipe pesquisou. Procurou. Buscou. Perguntou. Um autêntico histórico de minha vida. Muito original e deveras autêntico. Surgiram fotos de 1953 e de 1966, quando ingressei na Unisinos e fui “bixo”, na Faculdade de Letras. Apareceram batizados; casamentos; primeiras comunhões; bênçãos; missas... E tudo, na minha frente. Eu assistindo, rindo e chorando. Vibrei. Emocionei-me... Sempre divulguei: Precisamos nos valorizar, em vida. Após a morte, restam preces e orações... Em geral, as pessoas são reconhecidas depois de mortas... Daí, longos discursos... E o cidadão, surdo e gélido... Enfim, por tudo, digo-me gratíssimo! Obrigadão, querido povão! A recompensa virá do Senhor Altíssimo. Assim espero. Ah, somos agradecidos?... Oxalá! Amém! Aleluia!


Casa Primavera é homenageada pela ACIS
As famílias Kopsell – Günther, Maria Luiza, Gustavo e Eduardo.
Krieck - Ademar, Tilinha, além de Lony e Edmundo Kleber participaram do evento
A Casa Primavera foi o destaque do mais recente almoço empresarial promovido pela ACIS. Günther Kopsell, diretor comercial da empresa, fez um relato dos 63 anos de existência da Casa Primavera, hoje com 4 lojas, 120 funcionários e uma carteira de 40 mil clientes. Günther relatou que pegou pesado no trabalho desde criança, mesmo antes  da empresa vender  secos & molhados e hoje ser uma grande loja de departamentos. Ele falou com simplicidade, emoção e às vezes com humor, sobre algumas passagens pitorescas, como o fato de seu pai, Friedbert Kopsell ser chamado de Seu Primavera ou Seu Fritz porque as pessoas não sabiam pronunciar seu nome. Günther, que  acompanhou o crescimento da empresa desde o início diz que sempre acreditou e teve muita fé no trabalho que realizava e hoje tem certeza que o sucesso da Casa Primavera se deve basicamente a boa localização das lojas, a qualidade dos produtos, ao atendimento diferenciado, a honestidade e a muito trabalho. Quando perguntado sobre a sucessão na empresa, Günther  diz que os filhos estão tendo oportunidade e estão acompanhando e assumindo junto as responsabilidades. Ademar Krieck, diretor administrativo-financeiro da Casa Primavera, que já ocupou a presidência da ACIS e da CDL - assim como Günther  que foi o terceiro presidente da CDL, – falou da vida associativa e da participação em entidades como a APAE, Lions e Casa de Passagem. A família entende que esta é uma retribuição que é dada à comunidade que tanto prestigia a Casa Primavera. O evento promovido pela ACIS teve a presença do prefeito Vilmar Ballin que falou sobre as festividades relativas aos 53 anos de Sapucaia do Sul e que também relembrou que sua família adquiria produtos na loja, quando esta era ainda o Armazém de Friedbert Kopsell. A reunião almoço do dia 19 de agosto de 2014 certamente ficará na memória dos que dela participaram como um exemplo de muito trabalho, perseverança e o sucesso como justa recompensa.


Apresentações culturais e serviços
marcam o aniversário de Sapucaia
O aniversário de 53 anos de emancipação política de Sapucaia do Sul foi marcado durante os dias 18 a 20 com diversas atrações culturais e a oferta de serviços públicos para a comunidade. No dia 20, dia do feriado municipal, uma ação com a presença de diversos segmentos da sociedade movimentou a Praça General Freitas. Por volta das 15 horas, foi cantado o tradicional ‘Parabéns a Você’, onde foi distribuída mais de duas mil fatias de bolo para a comunidade. Além disso, houve a apresentação da banda Eco do Minuano e Bonitinho. À noite, a festa ficou por conta do músico Rodrigo Ferrari. Também mostraram seus trabalhos aos sapucaienses, durante os festejos da cidade, as bandas Chimarrutis e Lucas e Jardel. No dia 19 de agosto, foi realizado o plantio de 53 mudas de árvores nativas, alusivas a data. Os estudantes da Escola Municipal Marechal Bitencourt e da Escola Estadual Érico Veríssimo, tiveram uma tarde em meio à natureza e aprendendo um pouco mais sobre educação ambiental.


Acessibilidade em prédios públicos 
foi tema de reunião 
Entre as novidades estão as melhorias na Estação da Trensurb
A reunião foi realizada no Legislativo esteiense
A acessibilidade nas estações de trem e nos prédios públicos do município foi pauta de reunião proposta pela Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação, No dia 19 de agosto, na Câmara de Vereadores. Com a presença de representantes da secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, da Trensurb, do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de uma empresa que desenvolve um projeto com parceria com a FADERS. Entre os assuntos questionados pelos vereadores foi a situação  do termo de ajuste e conduta assinado entre Ministério Público e Município contemplado acessibilidade, bem como sobre as ações concretas de inclusão das pessoas com deficiência no acesso aos prédios públicos.  Segundo o presidente da Comissão, Marcelo Kohlrausch,  dados do Censo de 2010 apontam que cerca de 20 mil habitantes da cidade possuem algum tipo de deficiência. Conforme o representante da secretaria de Desenvolvimento Urbano, Carlito Beuren, foi criado um grupo de trabalho para que cada pasta fizesse as suas modificações e avançasse na sua área. Em relação à educação, ele afirmou que, algumas escolas já possuem elevadores e que, praticamente todas, têm banheiros adaptados. “Mas, o mais importante foi a criação do projeto ‘Esteio Acessível’, que visa a instalação de rampas para acesso a edificações, colocação de piso tátil (para deficientes visuais), eliminação de desníveis em calçadas, entre outras ações para tornar o Município mais acessível. O programa será dividido em duas etapas e tem até oito anos para ser concluído”, disse.
TRANSPORTE - Na oportunidade, a vereadora Michele Pereira, questionou os representantes da Trensurb sobre as passarelas sem acessibilidade, limpeza e manutenção. Segundo o representante da Trensurb, Rafael Lopes, a implantação de um elevador na estação Esteio já está programada para iniciar em 14 de setembro de 2014. “Decidimos esperar passar a Expointer para não causar transtornos”, explicou. A funcionária da empresa, Marcele Ribeiro, informou que a empresa está aguardando uma verba de R$ 19 milhões,  junto ao PAC e Governo Federal para implantar mais uma escada rolante e outra passarela. Ela reforçou que a empresa está trabalhando na adequação e revitalização de todas as estações da Trensurb, além da manutenção das passarelas. “As demandas das estações são urgentes, pois elas são muito utilizadas todos os dias”, comentou. Também participaram do encontro os vereadores Rafael Figliero e Harri Zanoni.


Alunos do Eva Karnal visitam 
o ‘Museu Destaque’ 
A proposta é resgatar a história e as origens do Município
Os alunos puderam conhecer um pouco mais sobre a história do Município
Um grupo de alunos do 8º ano do Centro Municipal de Educação Básica Eva karnal Johann estiveram visitando as novas instalações do Museu Histórico Destaque. A visitação aconteceu na manhã de 12 de agosto. Segundo a educadora Regina Berneira de Brito, um dos principais objetivos do passeio é que neste segundo semestre letivo, os estudantes irão desenvolver textos sobre memórias. “A entrevista com o diretor do espaço Miguel Luz é de extrema importância para o trabalho do grupo, pois é uma pessoa que possui uma bagagem cultural expressiva e ainda preserva a história do Município”, explicou Regina. Ele destacou que ainda será feitas outras visitas ao local e culminará com uma entrevista com o responsável pelo Museu Histórico Destaque. Além da professora Regina Brito, também fazia parte da comitiva o responsável pela biblioteca, Eugênio Martinez Filho. Interessados em conhecer o espaço pode entrar em contato pelo telefone 3473-1712 ou pelo e-mail jdestaque@terra.com.br. O Museu fica localizado na Rua Theodomiro Porto da Fonseca, 134.


Inscrições para estudantes na 
Expointer encerra dia 25 
As escolas estaduais interessadas em visitar a Expointer têm até o dia 25 de agosto para encaminhar a solicitação. Os organizadores do evento oferecem às escolas a possibilidade de visitação gratuita à exposição nos dias 01 e 02 de setembro. O pedido engloba alunos do Ensino Fundamental (a partir do 5º ano), ensino Médio e Técnico, acompanhado dos educadores. O horário estabelecido para os estudantes é das 8h às 15 horas. O ingresso será pelo acesso no Portão 6, mas pode haver alteração Os contatos devem ser feitos pelo e-mail estudantes-expointer@agricultura.rs.gov.br ou pelo telefone 3458-8511, falar com Bibiana ou Tamara. A 37ª Expointer inicia no dia 30 de agosto até 07 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil.








Polícia realiza sobrevôo na busca 
de pistas sobre estrondo 
Diante dos fatos, foram solicitadas informações com
empresas que trabalham com material inflamável
O helicóptero da Polícia Civil sobrevoou diversos locais da região
O titular da DP esteiense, Leonel Baldasso realizou no dia 14 de agosto um sobrevoo com o helicóptero da Polícia Civil pela região. A missão policial teve como propósito de buscar pistas em relação ao forte estouro que foi sentido na região, ocorrido na  madrugada de 07 de agosto. Durante este processo nenhuma evidência foi encontrada.  Conforme a Polícia Civil, neste dia, um forte estrondo seguido de tremor acabou atingindo janelas de casas, como foi relatado por diversos moradores da região de Esteio, Sapucaia do Sul e Canoas. A Defesa Civil do Município começou imediatamente a apurar os fatos, e a Polícia Civil abriu inquérito policial para investigar o caso.  Baldasso disse que foram requisitadas informações para todas as empresas da região que trabalham com materiais inflamáveis, sendo oficialmente informado  de que não ocorreu nenhuma explosão ou acidente. “Além disso, foram pedidas informações para as Forças Armadas para saber se ocorreu alguma manobra militar que na ocasião pudesse causar o forte barulho. Porém, até o momento, não foi encontrada nenhuma explicação técnica para o caso e nenhum indício de crime foi detectado”, salientou o delegado Leonel.
REUNIÃO - Em função da repercursão, não somente no Estado, mas em outras regiões do país, a Câmara de Vereadores do município está preparando uma reunião, que terá a presença de representantes da Defesa Civil, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil, no dia 26 de agosto, para obter mais esclarecimentos sobre o estrondo. O fato chegou inclusive a rachar vidros e janelas de casas.  De acordo com informações da Polícia, no dia 21 de agosto, será oficiado para órgão oficial competente mais detalhes se os radares detectaram o voo de alguma aeronave no horário do fato e também será averiguado junto a cientistas da Universidade Federal  se poderia ter ocorrido algum evento da natureza.


Homem é detido por furto 
Um suspeito foi detido na Rua Maurício Cardoso, na tarde do dia 18 de agosto, após ter cometido um delito na área central da cidade. A prisão se deu após a vítima comunicar a Brigada Militar que um suspeito trajando calça e moletom de cor preta havia furtado sete calças femininas e seis blusas de um estabelecimento comercial. Após alguns minutos de buscas pela região, os PM’s encontraram um indivíduo que foi reconhecido pelas vítimas como sendo a pessoa que havia levado os materiais. Os policiais militares encontraram com ele as roupas furtadas.




Fiscalização de órgãos de segurança 
será intensificada na Expointer 
O Sub-secretário do Parque de Exposições Assis Brasil, Adeli Sell esteve reunido recentemente com representantes da área do trabalho como Ministério Público e Superintendência Regional, assim como integrantes do Conselho Tutelar de Esteio e outros órgãos públicos para tratar de assuntos referente a fiscalização durante a realização da 37ª Expointer. Entre os temas apresentados foi em comum acordo com os participantes da reunião, no que tange em atuar, baseado na Legislação que deverá ser rigorosa. Dentre os assuntos abordados foi que será proibido o trabalho de crianças e menores, assim como a venda de bebidas alcoólicas e cigarros. Outra medida que combatida será a exploração sexual. Em relação aos trabalhadores, a Sub-secretaria do Parque Assis Brasil informa que os profissionais estarão trabalhando devidamente contratados, mesmo sendo contratados de maneira temporária. A Receita Estadual e o Corpo de Bombeiros estarão durante os nove dias do evento atuando de forma rigorosa, cumprindo o que é determinado por lei. Também fazem parte deste grupo que irão executar suas funções, Receita Federal, Decom e o setor de segurança pública que pretendem fazer ações para o combate de mercadorias falsificadas, pirateadas ou contrabandos. No que se refere a alimentação, a vigilância Sanitária estará presente para garantir a sanidade dos alimentos e evitar quaisquer transtornos aos usuários, trabalhadores e visitantes.


Traficante é preso 
na Vila Pedreira
Uma guarnição do 34º Batalhão de Polícia Militar prendeu no dia 17 de agosto, um homem suspeito de comercializar drogas na Vila Pedreira. O fato aconteceu por volta das 4 horas, quando alguns PM’s observaram um indivíduo em atitude suspeita vendendo entorpecentes. Ao avistar os policiais militares, o suspeito fugiu em direção a uma residência situada nas imediações. Ao ser capturado e durante uma revista foi encontrado uma quantia de 29 pedras de crack prontas para a venda, assim como R$ 42,00. No interior da casa, os PM’s acharam uma pedra de crack grande envolto junto ao papel alumínio e uma faca para picar. Além disso, os policiais localizaram um aparelho de televisão 43 polegadas, um monitor de computador de 14 polegadas, um vídeo game Play Station II, uma câmera fotográfica digital, um rádio comunicador, um óculos de sol, um tablet. De acordo com informações, os equipamentos encontrados eram usados como moeda de troca.


BM prende suspeito foragido 
A Brigada Militar de Esteio, por intermédio do 34º BPM efetuou a prisão de um suspeito na noite de 17 de agosto. O fato aconteceu por volta das 20 horas, na Rua Oseas Vieira da Cunha, na Vila Cruzeiro. Segundo informações do BM, o indivíduo estava caminhando pela rua, quando foi abordado por uma guarnição. Os PM’s detectaram que o homem se encontrava na situação de foragido do sistema prisional.