terça-feira, 23 de dezembro de 2014

EDIÇÃO 1965

Diante da necessidade de haver uma alternativa para trafegar pela cidade, os moradores Antônio Arlan e Mário Figueiredo estão liderando uma campanha com pessoas de diversos segmentos da cidade para que seja implementada na cidade um circuito de ciclovia. Um dos motivos é que a trafegabilidade no município está cada vez pior, em função da quantidade de carros nas ruas e também um pouco pela ineficiência, em determinadas linhas do transporte coletivo. Outras cidades estão aderindo à medida até como opção alternativa. Não podemos esquecer que Esteio possui uma ciclovia localizada na Rua Maurício Cardoso, ao lado dos trilhos da Trensurb.


Ministério Público RS assina termo de cooperação entre Corsan e Executivo 
Foco é proporcionar a ligação de esgoto para 
duas mil famílias do bairro Novo Esteio
A solenidade ocorreu no pátio do Centro Municipal Luiz Fraga
Com o objetivo de estabelecer medidas que possibilitem ações de fiscalização interligadas sobre a coleta, transporte, tratamento e disposição final dos esgotos sanitários domésticos, o Ministério Público firmou no dia 16 de dezembro, o Termo de Cooperação Operacional com o Executivo. O Município foi escolhido para sediar projeto-piloto que pretende ser referência para todo o Estado. Participam também como parceiros deste projeto a Corsan e a Agergs. O objetivo do Termo é incentivar e acompanhar a ligação de duas mil edificações permanentes urbanas localizadas no bairro Esteio Novo à rede pública coletora existente, sob responsabilidade da Corsan. “Após comprovados os resultados, a mesma ação, que faz parte do 2º Eixo do Programa RESsanear, do MP gaúcho, deverá ser replicado em todo o Estado”, adianta a Coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Ordem Urbanística e Questões Fundiárias, Débora Menegat, que assinou o documento pelo Ministério Público. Conforme a Promotora de Justiça, o termo prevê a promoção, pelos parceiros, de um trabalho socioambiental de informação e conscientização, orientando os moradores sobre a importância de efetuar a ligação ao sistema. “O grande pressuposto da iniciativa é criar um sentimento de valorização das ações envolvendo saneamento, por meio da educação ambiental e da criação de políticas de controle e fiscalização nos municípios”, explica ela. Para o Promotor do MP esteiense André de Azevedo Coelho, que também participou da solenidade, o ato representa uma evolução não só na questão ambiental como também social, de saúde e educação. O magistrado aproveitou para convocar a comunidade a fazer parte deste processo, que deve vir a ser um exemplo para todo o RS. “O Estado, no caso a Prefeitura e a Corsan, já fez a sua parte. Agora é a vez de cada residência providenciar sua ligação às redes coletoras”, disse Coelho.
Tarifa - A tarifa social é um benefício concedido pela Corsan aos imóveis que preenchem todos os seguintes requisitos: a família deve estar cadastrada em programas sociais dos governos municipal, estadual ou federal (como o Bolsa Família), a área construída deve ser inferior a 60 m² e deve haver até seis pontos de tomada de água. As famílias beneficiadas pela tarifa social pagam 60% a menos nos primeiros 10 m³ de consumo. O Conselheiro-Presidente da Agergs, Carlos Martins, exaltou a união de forças em busca do objetivo de solucionar este grave problema, que hoje prejudica o Rio Grande do Sul. “O valioso programa RESsanear tem potencial para se tornar referência nacional para diminuir o déficit no tratamento de esgoto”, avaliou Martins.


Museu Histórico Destaque recebe novas doações
Broca dentaria é data da década de 30 e
Placas homenageavam um dos padres mais importantes da cidade 
Esta semana o Museu Jornal Destaque foi privilegiada com novas doações de peças raras que a partir de agora estarão a disposição dos visitantes. O cirurgião dentista Celso Piva Saraim, que a mais de trinta anos tem o seu consultório no Centro Comercial de Esteio, sala 211, fez a doação de uma broca dentaria usada na década de 1930. Ela era usada com um pedal que fazendo girar a roda acionava as ponteiras das brocas, usada para as obturações. Com muita surpresa recebemos a visita do técnico em refrigeração Romeu Porn, ele tem oficina de consertos na Avenida Dom Pedro esquina Fernando Ferrari, em Esteio. Ele nos trouxe uma série de placas de homenagens prestadas ao Padre Andre Carbonera. Uma delas do dia 17 de janeiro de 1965, em Nova Prata, em que sua família presta uma homenagem pela sua formação como padre. “Sacerdote Presença de Cristo entre os homens Ao Boanerges Andre nossa homenagem carinhosa no dia feliz de tua ordenação sacerdotal. Pais e Irmãos. Nova Prata 17 de janeiro de1965”. Outra da Legião de Maria de Rio Claro-06 de agosto de 1982. Do Rotary Club de Esteio, em 27 de abril de 1988. “O homem não se improvisa se constrói. “Esta placa foi ofertada pelos alunos da turma do Magistério da Escola Coração de Maria, em 13 de setembro de 1969. Romeu nos declarou não saber a origem das placas, “mexendo nas lembranças de muitos anos, para minha felicidade, encontrei estas placas, que hoje trago para o museu, que tenho certeza estarão no lugar certo.


LORI EMANOELA DA SILVA
Seja como os pássaros 

A vida de cada ser humano retrata inconscientemente diferentes fases de compreensão de si mesmo e dos outros. Não posso exigir de alguém aquilo que sequer tenho para eu mesmo, penso que este seja um dos pontos que leva a decepções, frustrações e coisas do tipo. Mas deixando de lado o pessimismo, venho lembrar meus caros amigos da importância que cada um de nós tem na grande engrenagem que e’ a vida. Porque pensando profundamente pelos conhecimentos adquiridos ao longo de nossa existência, os rumos que tomamos, nossa trajetória terrena nos conduzem a comportamentos às vezes inesperados e surpreendentes. Pare e reflita na reação que determinadas pessoas tem quando nos posicionamos, causando desconforto, resmungos e intolerância. Com o passar do tempo verificamos que tudo que ocorre a nossa revelia não nos concede paz, tão pouco serenidade, mas para querer que os fatos desencadeiam a incapacidade de refletir e reconhecer que as verdadeiras mudanças são necessárias quando não queremos arredar o pé da posição confortável que estamos Toda a oportunidade de transformação e chance de renascer a cada instante nos e’ concedida através da experimentação, convivência, e emoções que desencadeiam comportamento de satisfação ou não. Depois de dar voltas com as palavras, recordo com carinho de papai que dizia que as coisas são fáceis, a gente que complica, esquecendo que podemos, sim, mudar, mas mudar somente a nós mesmos. Veja onde você esta’ agora, como foi parar neste lugar, os caminhos que trilhou, ou deixou de trilhar e reconhecer, sim, reconhecer a importância de cada ato de sua vida para estar onde esta’ exatamente agora, neste momento. Conviver não quer dizer conhecer viver, muitas vezes anos e anos com alguém e não percebemos sua verdadeira essência, causando-nos certa frustração, por pensar que todo mundo e’ igual à gente. E isso nos torna vulnerável, porque nem sempre o que aparenta existe. Os pássaros de diferentes espécies traçam seus voos, independente de suas distrações, revelam em seu voo harmonia e a sintonia de poder estar acima de tudo que poderia ser um obstáculo para voar...


Professores e funcionários da rede pública de Sapucaia são homenageados 
Um dos objetivos da ação foi agraciar aqueles que lutaram 
por décadas pela educação
Homenageados que foram agraciados com um certificado 
O Plenário da Câmara de Vereadores de Sapucaia do Sul foi palco na noite do dia 15 de dezembro, de uma homenagem aos professores e funcionários da rede pública de ensino do município que se aposentaram em 2014. Cerca de 60 pessoas, entre familiares dos agraciados, colegas de trabalho e amigos prestigiaram o evento. Na abertura da solenidade, o mestre de cerimônias José Leandro deu início às atividades com a apresentação do vídeo ‘Educador’, que tratou sobre o trabalho dos profissionais ao longo da trajetória nas instituições. Uma das atrações foi a apresentação musical dos alunos da Escola Municipal Afonso Guerreiro Lima, através dos alunos Gabriel, Emily e Bruna. Na oportunidade, houve uma homenagem aos professores de Educação Física Cézar Gaspary, Daniel de Oliveira e Valquíria Carneiro, que foram voluntários nos jogos da Copa do Mundo. O proponente da homenagem aos educadores, o vereador Edson Portilho disse que a entrega desta distinção é especial, pois é uma maneira de valorizar educadores e servidores que por muitos anos se dedicaram em prol da educação e da formação de cidadãos mais conscientes. “Apesar das mudanças que ocorreram nos últimos anos, em relação ao processo educacional, temos condições de mostrar que temos forças e unidos podemos mudar a realidade de uma Nação”. Ele comentou que essa atividade é um momento que precisa ser celebrado com a comunidade, pois a maioria dos profissionais tinha um contato direto com as famílias dos estudantes.
Caminho - Mesmo atuando há mais de quatro décadas dedicadas ao magistério, o educador Adilpio Zandonai que atualmente está a frente da pasta de Direitos Humanos de Sapucaia do Sul enfatizou que a educação tem a visão de fazer a mudança no país. “Mesmo não sendo reconhecido, o professor tem uma contribuição expressiva na formação de crianças e adolescentes que irá formar profissionais capacitados e pessoas de bem”. Em nome de uma das homenageadas, Cézar Gaspary falou sobre a relação de carinho, respeito e dedicação dos agraciados com um certificado diante do trabalho que é desenvolvido junto às instituições de ensino. “Essas pessoas deverão ser sempre lembrado e mesmo aposentados não podem parar de atuar e devem continuar dando sua contribuição para as futuras gerações”. O encerramento foi marcado pela apresentação de artistas da Academia de Música Sílvio Costa.
LISTA DOS HOMENAGEADOS 
Arlete Hernandes Fraga, Enides Cerrutti Ferranti, Valéria Diniz Krolov, Clélia Bernadete da Conceição (funcionária), Rogéria Borges, Odete Batista de Carvalho, Marilene Flores, Delta Maria (funcionária), Ivana Aparecida, Anna Beatriz Moreira, Maria de Lourdes Belissimo, Sonia Beatriz Kist, Sandra Terezinha Rosa, Sandra Nakamura, Cristina Maria de Almeida, Rosangela Neves, Evalda Silveira de Oliveira e Zilda Beatriz da Costa.


Homem viaja pelo país combatendo a corrupção
Algumas placas montadas durante suas visitas pelos estados
Percorrer o país, com o propósito de combater a corrupção que atinge diversos municípios e estados é o principal propósito do jornalista desempregado Miral Pereira dos Santos. Em visita a sede do Jornal Destaque, na tarde do dia 12 de dezembro, Miral relatou que sua peregrinação surgiu em 1992, em função da indignação da sociedade diante dos atos cometidos pelo então presidente da República Fernando Collor de Mello, que meses após iniciar a caminhada a capital federal, quando Collor renunciou ao cargo. “O que talvez lhe chocasse no naquele período foi a não aprovação do ex-chefe da Nação não sancionou a lei que dava um reajuste salarial de 147% aos aposentados, sendo que este documento havia sido aprovado pelo Congresso Nacional”, explicou Pereira. Nesses 22 anos de caminhada, Miral já percorreu aproximadamente 500 municípios em pelo menos dez estados brasileiros, em levantar a bandeira contra a corrupção e que ao longo dos anos outras causas foram se agregando a defesa de uma causa. “Além da corrupção que já existe há décadas no país, mas tem se tornado cada vez maior nos últimos anos, a sociedade brasileira possui o que podemos denominar a ‘Trindade do Mau’, que constitui a corrupção, preconceito e a violência. Isso precisa ser abolido nas comunidades para podermos viver em harmonia”, disse Santos. De acordo com Miral, um dos principais conceitos que formou ao longo da jornada é que para formar pessoas conscientes será quando teremos uma Nação de cidadãos indignados dos problemas existentes e não ficar omissos, diante dos fatos. “O povo precisa ir à luta e mostrar que é o sujeito da história, pois a corrupção é um dos estorvos que causa o desenvolvimento do Brasil”. Interessados em conhecer mais o trabalho de Miral pode entrar em contato pelo endereço eletrônico revoludicionario@yahoo.com.br.
EXPOSIÇÃO CONTANDO ESTA TRAJETÓRIA 
Nascido em Carazinho Miral Pereira dos Santos tem 73 anos, residiu em Sapucaia do Sul por alguns anos e atualmente está radicado em Florianópolis. Com nove filhos, oito netos e uma bisneta, a vinda a Esteio é porque uma das suas filhas reside na cidade e esta passando alguns dias em sua residência, onde pretende ficar até pelo menos na primeira quinzena de janeiro, quando começará uma nova atividade. Durante sua caminhada pelo país no combate a corrupção, violência e preconceito, Miral Pereira dos Santos pretende dar início a organização de uma exposição com fotos, publicações em jornais e revistas, bem como cartazes, que tratam de pensamentos e frases contra as causas defendidas pelo peregrino. “Nestes anos, apesar de tudo, a família sempre foi favorável a essa medida, pois defendo uma causa para que as futuras gerações tenham condições de viver dignidade sem esses males que por séculos devastaram nossa Nação”.


Grupo ‘Gotas de Amor’ realiza festa natalina
Distribuição dos brinquedos aconteceu em vários bairros
Grupo de voluntários que realizaram o Natal das crianças
No dia 14 de novembro, cerca de doze pessoas que integram o grupo de voluntários ‘Gotas de Amor’ realizaram uma festa de Natal para crianças carentes de diversos bairros da cidade. Ao total foram entregues cerca de 850 brinquedos novos e 100 brinquedos usados, na Boqueirão, Beco 3, São José, Navegantes e Primavera. De acordo com uma das integrantes do grupo Carine Ross Machado, os voluntários tem uma página em uma rede social que a finalidade do grupo é ajudar o próximo e as pessoas que necessitam de auxílio. “Em função do inúmeros pedidos de material escolar, o que nos surpreendeu, a próxima iniciativa será a campanha ‘Doe um caderno, estudar é importante’”.


Escola Novo Horizonte conquista campeonato
Um dos atletas do time que recebeu um troféu pela atuação
A Escola de futebol Novo Horizonte de Esteio se consagraram campeões do campeonato metropolitano, edição 2014. Os atletas obtiveram a vitória sem perder uma partida, na categoria Sub 17. Além disso, os jogadores conquistaram importantes resultados como a melhor defesa e ataque da competição, com apenas três gols sofridos. Durante a competição, foi anunciado que três jogadores desta competição devem se apresentar no dia 25 de janeiro de 2015, no time do Flamengo, no Rio de Janeiro, depois de uma avaliação realizada por um ‘olheiro’ do time carioca que esteve na cidade, em busca de novos talentos. Além disso, no dia 18 de dezembro, a equipe campeã fez um amistoso contra a equipe campeã gaúcha Sub 19. Esse grupo irá participar da Copa São Paulo de Futebol. Os atletas do Novo Horizonte já estão se preparando para as competições que estão por vir a partir de janeiro de 2015. O clube tem como responsável Rudimar Cardoso e fica localizada na Avenida Padre Claret.

Pe. Andre Carbonera - Missionário Claretiano 
Natal em gestos 

O Advento chega ao final. Sem dúvida, provocou fatos muito humanos e tocantes. Algum exemplo... O filho não queria perdoar o Pai. Simplesmente odiava o genitor. A graça do Menino Jesus tocou aquele coração de filho. - Pai, o senhor não merece... Porém, o Menino Jesus me empurrou... Eu o perdoo, meu Pai! E do fundo do meu coração... Os dois se abraçaram. Choraram muito... O rapaz: - Eu estava me matando... Agora, renasci. Quanta alegria em meu íntimo! Isto é Natal! Ou, Natal em gestos concretos... Numa casa prendada... - Não se esqueçam: Antes de nós cearmos, precisamos visitar aquelas duas famílias pobres... Os netos: - Xiiiiii, nona!... Só pensa nos outros... Certamente, mais pessoas terão um Natal diferente e humano e cristão. Isto é Natal! Ou, Natal em gestos concretos... As novenas estão tocando muitos corações. Em especial, vizinhos fizeram as pazes e se perdoaram. Isto é Natal! Ou, Natal em gestos concretos... Em nossas vidas, nada de novo ocorrerá? Tudo ficará na mesma?... Tomara que haja mudanças! Não esqueçamos: “Natal, só é Natal, com o Menino Jesus!” Abençoado e legal Natal para todos! Menino Jesus, nascei em nossos corações! Assim seja!


Alunos da Escola Guianuba levam
brinquedos lúdicos a crianças
Os brinquedos foram entregues na Escola João de Barro
Estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Guianuba fechou o ano letivo em grande estilo com a realização das atividades propostas do projeto ‘Faça uma Criança Feliz’. A ação foi idealizada pela professora Roselaine Motta Jantsch, em parceria com os alunos do Ensino Médio. Além da responsável pela iniciativa, a diretora Rosa e a orientadora Mariléa também acompanharam passo a passo do projeto até o resultado final. Segundo Roselaine, os estudantes criaram jogos e presentearam os colegas da professora Ana Bernardi, da Escola Municipal João de Barro, localizada também em Sapucaia. “Os alunos ficaram felizes com os presentes e ainda trocaram experiências, onde os adolescentes do ensino médio ensinaram as crianças a jogarem como cinco Marias, biboquê, jogo da velha, dominó, quebra-cabeça, vareta, entre outros”, explicou Roselaine.


PREVISÕES PARA 2015 

Mãe Dalva: Ogum e Iansã vão atuar em 2015
Mãe Dalva de Xapanã
Para Mãe Dalva de Xapanã, o ano de 2015 tende a ser igual ou pior como foi 2014, em vários aspectos. O próximo ano será regido por Ogum e Iansã, mas também terá a influência de Iemanjá, como forma de aliviar as barbáries que estão por vir. Outro ponto ressaltado por Dalva é que 2015 será de muita guerra e sangue, mas isso em muitos locais já vem ocorrendo. “Apesar de Iemanjá ter o dom de acalmar, mas poderemos ter graves consequências com temporais e raios, inclusive ocasionando algumas mortes”, disse Dalva. Mãe Dalva ressaltou que além desses orixás como Obá, que é considerado o rei do Moinho, que faz a vida girar e Xangô, dono da justiça vão influenciar em alguns aspectos no próximo ano. “Talvez uma das características para 2015 seja muitos desentendimentos, desgostos e até tremores, não no Estado, mas poderá ser refletido suas ações, devido sua proximidade”. Ela enfatizou que em função de alguns fatores será um ano propício para acidentes, nos mais diversos fatores, que resultará em feridos e mortos. Em relação à política, mãe Dalva falou que em 2015 estão previstos desentendimentos ainda maior nos governantes de todas as esferas. Já para quem pretende abrir um negócio, apesar de tudo será um ano de prosperidade, pois Ogum é o orixá dos bons negócios. O movimento de dinheiro será maior, mas somente após um período critico.
 JOSÉ IVO SARTORI 
Mesmo com um Estado endividado e com sérios problemas, o primeiro ano de mandato será bom, pois uma das suas principais características é por ser guerreiro, o que irá prevalecer em 2015. Mas muito cuidado, pois 2016 terá problemas de difícil solução e que terá um pulso firme para enfrentar as dificuldades.
 DILMA ROUSSEFF 
O segundo mandato da atual chefe da Nação, nos primeiros anos será de dificuldades em todos os aspectos. Somente muita garra e luta poderá ajudá-la a sair desta situação. No decorrer de 2015, muitos setores, a tendência será piorar ainda mais. Talvez uma das vantagens de Dilma é que luta pelo que quer.

DICAS PARA O ANO NOVO 
Na mesa da ceia da virada do dia 31 de dezembro para 01 de janeiro, não pode faltar cerveja e churrasco, pois deve ser oferecida para Ogum. A adequado é espalhar o líquido para atrair boas energias. Além de utilizar flores brancas e vermelhas, também pode-se colocar na mesa folhagens verde, pois traz a prosperidade e esperança. Outro detalhe é a utilização de uma peça de roupa verde, de preferência nova, pois trará saúde. Mesmo tendo cerveja, também pode-se optar em colocar bastante doces, que significa fartura e champanhe vermelha ou branca, como forma de saudar Iansã.


Lori: simplicidade e melhor conduta no ano
Lori Emanoela da Silva
Mediante das cargas ciganas, Lori Emanoela disse que diante as grandes transformações a qual atravessamos em nossa jornada terrena, observamos uma grande concentração energética dispensada, e direcionada a grandes avanços na medicina, nas tecnologias ligadas a saúde humana. Grandes oportunidades sendo concretizadas com respaldo e domínio público, concebendo certo desconforto a coisas ocultas, tanto no âmbito político, como referente a grandes investimentos, uma reviravolta nas questões sociais, concebendo admirável retorno. Muitas coisas que estavam arrastando-se estarão sendo resolvidas. Grande agilidade nas posturas de comando. Devemos nos apegar as coisas mais simples e verdadeiras, muitas pessoas deixarão vir à tona suas mais profundas verdades. Ano de muita agressividade na conduta humana, certa impaciência permeada pela inquietação de alguns que deverão mudar de atitude, conforme as consequências das posturas e cobranças antes feitas por eles mesmos. Política - Quanto aos destinos políticos da cidade muitas mudanças referentes a posições e aliados dentro das coligações já existentes. Prestar atenção para não perder a grande mudança necessária para o bem de todos. Um grande momento esta para acontecer em nosso Estado e que trará grande reconhecimento internacional, contrariando todas as expectativas negativas existentes. Em nome da hierarquia a qual ancoro nesta dimensão que sempre que possível emane energias benéficas a toda a camada atmosférica da terra, e água do planeta, bem como, direcionar vibrações de luz aos dirigentes governamentais do oriente, para que a forca divina apazigúe os corações evitando uma guerra desnecessária. Canalizei estas palavras e tantas outras para redigir neste papel, para que aquele que as recebe tenha consciência que cada um de nós e responsável por sua vida traçando seu destino conforme a grande tapeçaria da vida.
MESA PARA A ENTRADA DO ANO 
Na virada do ano tenha em sua ceia, noz-moscada, canela em pó, mel para que a vida seja doce, plena, e forte como a árvore que abriga pássaros, brinda com a sombra, e deixa-se levar sem cobranças e resmungos. Para finalizar recomendo cores como verde esmeralda, branco e muita claridade nos ambientes fechados, haverá uma grande dispersão de energia às 23h55, onde devemos focar e direcionar nossa alma e coração a todos os guardiões terrestres para que a paz chegue onde tenha que chegar.


Mãe Marli 
Mãe Marli: ano de mudanças e reformulações 
Ano 2015 será regido por Ogum, orixá da guerra/dono do emprego e o Iansã, dona dos ventos e das tempestades, e na retaguarda junto com eles vem Iemanjá, orixá das águas salgadas e o Exu povo mágico da noite. Está previsto ser um ano de mudanças e reformulações em vários aspectos da vida e será um ano de realizações sólidas! Mas em todos os negócios, muito cuidado em decisões, pois se tomar uma decisão errada será sem retorno e terá problema para consertar. Por isso sem estrapolações, Ogum virá com sua espada para cortar os males, mas para isso esteja bem com ele, pois com seus filhos será pelo amor ou pela dor. Mãe Marli reitera que Ogum vem com sua companheira trazendo muitas turbulências, mas ao mesmo tempo, solucionando uniões mal resolvidas, com eles vem a rainha das águas que trará ternura e bastante fecundidade. Também será um ano aonde virão muitas crianças e o guardião Exu traz a história de sete mulheres para cada homem, por isso será um ano de traições quem tem que cuide do seu par. Outro fato que terá forte influência em 2015 será um ano de brigas e cuide para evitar brigar desnecessária. Em caso de brigas, o que será utilizado com muita frequência e será usada muita arma branca, principalmente facas e a maioria dos registros serão à noite. “O próximo ano será de noites turbulentas, então vá à busca de seus objetivos, pois os guerreiros gostam de guerreiros por isso lute pelos seus ideais”, destacou a Mãe Marli.
Características - Os Filhos (as) de Ogum tem uma das principais características é ter um humor mutável, podendo ter momentos de raiva, bem como são arrogantes, mas ao mesmo tempo é sincero e por isso, devido sua sinceridade são sempre bem intencionados com as pessoas ao seu redor. Tem facilidade de conquistar amizades e estão sempre buscando o que fazer geralmente não são preguiçosos e na maioria das vezes se dão bem em tudo (mas cuidado não se esqueçam que tem que estar bem com seu pai). Já as filhas (os) de Iansã são diretas nas suas palavras sem medir a quem vão ferir a maioria das vezes, falam sem pensar e quase sempre se arrependem, mas mesmo tentando se policiar quando viram já falaram. São temperamentais como um raio, ferem na hora, mas logo passa. As filhas amam intensamente e é considerada a dona do anoitecer e suas filhas são competidoras, pois adoram uma guerra.
Simpatias e dicas 
Para arrumar serviço em 2015 
Ingredientes: - Compre 7 cravos sendo; quatro vermelhos três brancos - Uma vela sete dias de três cores. Na mesma deve ter as cores verde, vermelha e branca - Uma cerveja pequena branca Preparo: Leve a uma terreira e peça para o pai ou mãe santo acender para o Ogum e pedir para você arrumar um serviço. (isto deve ser gratuito).
Para ter dinheiro e saúde 
Ingredientes: - Pegue sete uvas pretas, 14 grãos de lentilha, arroz e pipoca crua Modo de preparo: Coloque em um saquinho e enterre num vaso ou no chão do lado esquerdo quando se entra em casa. Acenda uma vela branca em cima dizendo esta vela é somente para me proteger.
Para o amor 
Ingredientes: Em um prato branco coloque quatro quindins, quatro rosas amarelas, sem o galho, duas alianças e um pacote de mel. Modo de preparo: Escreva o nome da pessoa amada oito vezes em um papel branco e o seu em cima as mesmas oito vezes. Amarre as alianças com fitas amarelas passando por dentro delas a fita em volta unindo as duas. Coloque no prato os quatro quindins no meio deles as alianças e em cada quindim ao lado de cada quindim uma rosa em baixo de tudo os nomes espalhe mel em cima. Acenda uma vela de sete dias e quando terminar a vela coloque dentro de uma vasilha de preferência de lata, abafe e coloque embaixo da geladeira de para sempre.
DICAS PARA A CEIA DE ENTRADA PARA 2015 
Na mesa da ceia colocar em uma bandeja ou prato grande branco sete mangas pequenas, quatro maças deliciosas, um cacho de uva roxa grande e uma fatia de melancia partida em quatro partes e dois castiçais com uma vela vermelha num e uma vela verde no outro. As flores que devem ser colocadas na mesa são um vaso com quatro cravos vermelhos e três brancos. Além disso, devem parte da mesa, quatro rosas vermelhas, três rosas brancas e qualquer flor roxa e alguns verdes. Coloque um prato com pipoca na mesa depois despeje num verde quando terminar a ceia. Para manter a saúde durante o ano coma, antes de começar a comer qualquer coisa no primeiro dia de 2015 (exemplo a janta da ceia), sete uvas roxas grandes. Cores do ano: vermelho, verde, preto e branco - Pedra: Rubi


Julio Cezar Ferro
Julio Cezar Ferro: 2015 com dificuldades 
Para Julio Cezar Ferro, conhecido como Julio Di Agònjú Sí, zelador de orixá e responsável pela Escola de Yorubá esclarece que através dos búzios e elementos da natureza comentou que será um ano muito difícil, isto é, haverá cortes profundos de comportamento pessoal e familiar. Ele tem como entre as bases a citação do analista de investimentos Luiz Felipe Miranda onde fala que o ‘Brasil vai acabar!’, bem como do jornalista Mário Rosa que publicou a obra ‘Na Hora do Escândalo’. Em relação aos novos governantes que irão assumir seus cargos a partir do dia 01 de janeiro, em ambas as esferas terão um ano grandes dificuldades, assim como no meio familiar do povo brasileiro. Julio Cezar destacou que através da colocação dos búzios que o ano de 2015 será regido pela divindade Ògun, onde sua cor predileta é o azul profundo (escuro) com detalhes em vermelho, mas também não dispensa a cor verde (escuro). Junto a ele também existem outras divindades que irão lhe auxiliar em conduzir o ano como, por exemplo: Obà; Ìya; Òsónyìn; e Ìd¹; Òtìn.
O que é orixá (Òrìþà)? 
São divindades representadas pelas energias da natureza, forças que alimentam a vida na Terra, agindo de forma intermediária entre o Criador e as pessoas de quem recebem uma forma de culto, com oferendas e da proteção à natureza. Possuem diversos nomes de acordo com a sua natureza, ou seja, compõem-se numa totalidade de vários tipos de nomes regidos pelos elementos da natureza e mais alguns nomes de seres humanos, que outrora foram líderes ou heróis de seu povo (grupo étnico dos estados Yorùbá - Nigéria/África). A etimologia da palavra orixá (Òrìþà): a palavra “òrì” se originou do vocábulo “orí = cabeça”. “Òrì” possui o significado da energia espiritual invisível, que está no auge da cabeça da pessoa. “Þà” tem à posse de ser: o escolhido e eleito o elemento ou fragmento espiritual da natureza e/ou espírito de uma pessoa líder ou herói de tê-los como o seu protetor.


Escritores autografam livros no 
Calçadão de Sapucaia do Sul 
Os literários divulgaram suas obras para a comunidade
Os autores puderam divulgar seus trabalhos
Na ação houve sessão de autógrafos
A primeira edição do projeto ‘Ofereça cultura neste Natal. Livro também é presente’ foi realizado no dia 13 de dezembro, no calçadão de Sapucaia do Sul. Na oportunidade, reuniu-se escritores da cidade e da Região Metropolitana, onde oportunizou a fortalecer laços e divulgar a produção literária a comunidade. Em sua primeira experiência participaram da atividade os escritores Paulo Bocca, Olinto Vargas, Eni Allgayer, Maria Padilha, Iránelci Padilha e Oscar Henrique Cardoso. Segundo um dos idealizadores do encontro, o escritor sapucaiense Leonardo Pacheco, o momento foi de autógrafos e de conversa entre os autores e também entre o público que passou pelo local. “Foi um evento inusitado que chamou a atenção da comunidade, pois muitos não tinham assimilavam da presença de intelectuais junto ao povo”, disse Pacheco. Ele comentou que a ideia ocorreu dentro da normalidade e o sucesso foi imediato. “Diante disso, já estamos pretendendo repetir a dose em 2015, agregando outros literários, em que possamos fomentar nas pessoas o prazer da leitura”. Leonardo Pacheco ressaltou que entre as atividades desenvolvidas no Calçadão foi debater, de forma informal, meios para reativar e aquecer a atividade literária em Sapucaia do Sul, cidade onde reside a maioria dos autores que foram ao evento. O escritor Oscar Henrique Cardoso sugeriu a organização de uma coletânea com os autores da cidade, bem como ações para reativar a Associação Sapucaiense dos Escritores. A entidade já promoveu a realização de coletâneas, mas no momento encontra com suas atividades paralisadas.
Leitura - O poeta Leonardo Pacheco destacou que o objetivo desta ação foi totalmente independente, com o propósito de reunir e integrar os escritores. O autor Oscar Henrique Cardoso já se dispôs a fomentar, junto com Leonardo Pacheco e outros autores, formas diferenciadas de mostrar a literatura para a sociedade. “Devemos nos unir e organizar, não ficar dependendo do Poder Público, mas temos que ser vanguarda em nossa aldeia, em nossa região”.


Coro ‘Donna Voce’ canta na Igreja Bom Pastor
Grupo vocal encantou o público que prestigiou o evento
O coro feminino Donna Voce apresentou o recital “Donna Voce: da Renascença ao Contemporâneo”, na manhã do dia 07 de dezembro, na Igreja Luterana Bom Pastor, localizada na Rua dos Ferroviários, 456, Centro. A exibição para o público esteiense marcou o encerramento da série de recitais 2014 do grupo. Esse trabalho de exibição do grupo em diversas cidades do Estado tornou-se possível, através de projeto de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, a Lei Rouanet, além do patrocínio de empresas. A regência é do maestro Eduardo Luiz Beise Ulrich, o acompanhamento ao piano de Luciana Malacarne e a direção do maestro Delmar Dickel. O grupo propõe o estudo e a performance de repertório histórico, visitando conhecidas peças do Renascimento, Barroco, Classicismo e Romantismo e, ao mesmo tempo, descobrindo e lançando preciosidades da música dos séculos XX e XXI. Por sua versatilidade, também se dedica ao repertório da Música Popular Brasileira, apresentando arranjos inéditos, especialmente criados para ‘Donna Voce’ por jovens compositores gaúchos. ‘Donna Voce’ é formada por 12 integrantes que cantam a quatro vozes. São acadêmicas de Música, como também bacharéis em Teatro; e profissionais de outras áreas, com qualificada vivência em coros e grupos vocais.









700 kg de drogas são apreendidas em Esteio 
Além da droga, também foi preso um dos líderes do tráfico no Estado
Além da apreensão da droga, também foi recolhido três veículos
Cerca de 700 quilos de maconha foram apreendidos por policiais da 3ª Delegacia de Investigações do Narcotráfico do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (3ªDIN/DENARC). O fato aconteceu na madrugada do dia 16 de dezembro, em uma oficina mecânica de fachada em Esteio. Durante o ato, foram detidos quatro pessoas que estariam envolvidos na ação. Segundo o delegado Rafael Soares Pereira, um dos suspeitos presos pelos policiais foi identificado por ser o maior patrão do tráfico no Estado tendo, inclusive, conexões com um cartel no Paraguai. “Além do responsável pelo tráfico de drogas na cidade e Região Metropolitana, o indivíduo era responsável pela guarda e pesagem da droga, bem como tinha duas pessoas auxiliares que eram responsáveis pela sua distribuição”, disse Pereira. Ele comentou que essa ação foi possível durante três meses de investigação, onde foi constatado que o suspeito fazia várias viagens para Foz do Iguaçu, realizando contatos para o fornecimento de drogas para o Rio Grande do Sul. Delegado Rafael soares explicou que a droga apreendida era divida em três tipos: uma mais barata, outra de valor intermediário, e uma de maior valor, utilizada pela classe de maior poder aquisitivo. Além da droga, foram apreendidas balanças de precisão, caderno com anotações sobre a comercialização das drogas e três veículos.
Prejuízo - De acordo com o delegado Rafael Soares salientou que, com a apreensão, o prejuízo dos criminosos deve ter sido superior a um milhão de reais. Após os procedimentos de polícia judiciária, os presos serão encaminhados ao Presídio Central. O diretor do DENARC, delegado Marcelo Moreira, e o diretor da DINARC, delegado Cléber Lima, ressaltaram que nos últimos dez dias o Departamento apreendeu cerca de uma tonelada de drogas, o que demonstra a efetividade do trabalho da Polícia Civil no combate ao tráfico de drogas.


Foragido da justiça é capturado
Além de Sapucaia do Sul, a operação atingiu outras cidades
Policiais civis da Delegacia de Capturas do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DECAP/DEIC) efetuaram pelo menos seis prisões em diversos municípios do Estado, entre eles, em Sapucaia do Sul. O fato aconteceu no dia 11 de dezembro. Em território sapucaiense, um homem foi detido, por encontrar-se foragido pela Justiça. Segundo o delegado Arthur Raldi, ao total foram presos seis indivíduos que foram conduzidos ao DEIC para os procedimentos legais e em seguida encaminhados para o Presídio Central, em Porto Alegre. A maioria os presos estavam em situação de foragido do sistema prisional, como também ligados a outros delitos. Além de Porto Alegre e Sapucaia do Sul, a operação também teve a abrangência em Canoas.


Intoxicação de estudantes em escolas 
vira caso de polícia
Documentos apreendidos, durante uma vistoria no estabelecimento comercial
Cerca de doze crianças sofreram as consequências de uma possível intoxicação intestinal que estudam em sete escolas da rede estadual situadas nos municípios de Canoas, Esteio e Sapucaia do Sul. Segundo o delegado Leonel Baldasso, o fato vem sendo investigado há pelo menos dois meses pela polícia, a partir de registros sobre o fato. “A empresa que fornece merenda tinha alvará falso e ainda expediu um documento falso da vigilância sanitária”, disse Baldasso. O titular da DP informou ainda que após as denúncias estiveram realizando uma operação no local indicado, que resultou a apreensão de aproximadamente 80 quilos de carne sem procedência. “Entre os processos em que os responsáveis do estabelecimento poderão responder por fraude de licitação e falsidade ideológica”, ressaltou Leonel. Ele enfatizou que o dono da empresa prestou depoimento no dia 16, sobre o ocorrido. Integrantes da Vigilância Sanitária da cidade também foram acionados onde relataram que os documentos apresentados eram de procedência falsa.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

EDIÇÃO 1964

Atos de vandalismo não ficam restritos somente a muros ou prédios públicos. Os vândalos também fizeram algo que prejudica o cotidiano das pessoas que utilizam o transporte coletivo da cidade. Um ponto de ônibus localizado na Rua Fernando Ferrari, no Centro foi praticamente destruído em sua totalidade, inclusive com a retirada do toldo que protege os usuários do sol e da chuva. Além disso, parte da parada quase foi retirada do chão, correndo o risco de cair sobre a grade de proteção de uma residência situada em frente ao local.


Tarifa urbana em Esteio passará 
para R$ 2,80, a partir do dia 22 
O valor foi aprovado pela Administração Municipal após analises com os integrantes do Consórcio e o Conselho de Transporte
A partir do dia 22, o valor das passagens de ônibus passará a custar R$ 2,80
A partir do dia 22 de dezembro, a tarifa das linhas urbanas no transporte coletivo por ônibus e autolotações em Esteio (tarifa urbana) passará para R$ 2,80. O aumento de R$ 0,15 (5,66%) foi autorizado pela Administração Municipal após a análise das planilhas com os custos das empresas que fazem parte do Consórcio Transporte Esteio Urbano (TEU). O atual operador do sistema de transporte coletivo de passageiros do município havia solicitado um reajuste de 7,55% (R$ 0,20). Com o percentual, a passagem custaria R$ 2,85. O TEU baseou o pedido a partir do aumento dos custos de operação. O Consórcio argumentou que os salários dos trabalhadores da área foram reajustados em 8,5%, os combustíveis aumentaram em 3,49% e os demais insumos como peças, pneus e acessórios tiveram um acréscimo de 4,88%. O índice solicitado pelo TEU foi aprovado pelo Conselho Municipal de Trânsito e Transporte, em resolução datada de 07 de novembro, mas a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SMSMU), após analisar as planilhas de custo, sugeriu ao prefeito reajuste de 5,66%, acatado pelo chefe do Executivo esteiense. O TEU começou a atuar em Esteio no final de 2012, depois de um processo de licitação. Foram adquiridos 30 veículos pelas empresas definidas em licitação que atuam no consórcio de transporte coletivo esteiense. Todas as linhas começaram a atuar com lotações zero quilômetro, com capacidade para um número maior de passageiros, com ar-condicionado e adaptados para pessoas com deficiência. Outro item importante dos novos ônibus foi a bilhetagem eletrônica, implantada em 2013.


Entidades são contemplados 
com recursos públicos 
O Parlamento de Esteio aprovou por unanimidade o Projeto de Lei que autoriza o Executivo a abertura de crédito suplementar no Orçamento da Administração direta do Município. O valor destinado para cobrir algumas finanças é do montante de R$ 52 mil. De acordo com informações do Projeto de Lei, o dinheiro tem por objetivo adequar as finanças das secretarias da Saúde, Cidadania e Desenvolvimento Social, além da pasta de Educação e Esporte. O valor irá atender as demandas de algumas entidades do município como Apae, Liga Feminina de Combate ao Câncer, Liga Esteiense de Futebol de Campo, Comdica, Associação Esportiva Ajax, Fundação de Saúde Pública São Camilo e Associação de Voluntários Solidariedade do Sagrado Coração de Jesus. Cerca de R$ 10 mil, deste recurso foi retirado do orçamento da Câmara de Vereadores para poder atender a demanda das entidades.


Estação de Tratamento é inaugurada
A ETE fica localizada no bairro Novo Esteio, próximo a BR 448 - Rodovia do Parque
A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) inaugura no dia 11 de dezembro, a partir das 10h30 com a presença do governador do Estado, Tarso Genro, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Esteio. A obra integra um investimento total de R$ 236 milhões na ampliação do sistema de esgotamento sanitário do município e em Sapucaia do Sul. Foram aplicados R$ 34,7 milhões na construção da ETE, cuja capacidade de tratamento é de 330 litros por segundo. Os investimentos da Corsan, que incluem também a instalação de redes coletoras e de estações elevatórias, aumentarão a cobertura de esgoto para 90,5% em Esteio e 70% em Sapucaia do Sul. Os recursos são provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. Além de garantir mais saúde e qualidade de vida à população, as obras contribuem decisivamente para a revitalização das águas da bacia do Sinos.


Missa em homenagem a Nossa Senhora da Conceição reúne mais de dois mil fiéis 
Uma demonstração de fé pode ser observada durante 
a realização da novena e da festa
Em virtude da chuva, a missa festiva aconteceu na igreja 
 Voluntários, entre eles, integrantes do grupo de escoteiros Peregrino
ajudaram na realização do ato
A chuva que atingiu a região não impediu que aproximadamente 2,5 mil fiéis participassem da missa festiva que marcou o encerramento dos festejos alusivos a Nossa Senhora da Conceição, em Sapucaia do Sul. Diante do fator climático, a solenidade, ao invés de acontecer no terreno situado nos fundos da igreja foi realizada nas dependências do templo religioso. O interior do prédio ficou lotado que resultou uma concentração expressiva de famílias na parte externa do prédio. O ato foi celebrado pelo pároco Adilson José Kuntzler, que há mais de três décadas conduz os trabalhos na paróquia. Além da presença das autoridades locais, também prestigiaram representantes de diversos segmentos da comunidade, bem como religiosos da cidade e da região. Integrantes das comunidades terapêuticas do município e lideranças católicas auxiliaram na realização da missa. Também contribuíram para a realização da festa, cerca de 20 integrantes do grupo de escoteiros Peregrino. O padre Adilson falou em seu pronunciamento que essa festa religiosa é um momento especial, não somente por ser a padroeira de Sapucaia do Sul, como também é um momento onde podemos refletir sobre nossos atos e atitudes, em função da proximidade do Natal e do fim do ano. “Muitos fiéis participaram da novena e da missa festiva, agradecendo por algo conquistado, mas houveram pessoas que também fizeram pedidos”. Ele destacou que durante os nove dias de novena, religiosos de diversos locais conduziram as missas, incluindo a vinda de membros da Arquidiocese de Porto Alegre.
Restauração - De acordo com o pároco Adilson Kuntzler, a imagem de Nossa Senhora da Conceição que fica exposta na igreja encontra-se há mais de 70 anos, pois teve origem em São Leopoldo, município onde Sapucaia do Sul era distrito e na década de 60 emancipou-se politicamente. “Quando cheguei em 1979, a imagem em gesso estava em um estado de abandono e em pouco tempo fiz sua recuperação com limpeza e pintura. Aos poucos, a imagem começou a fazer parte do cotidiano dos fiéis e desde então integra as missas, em especial as solenidades que ocorrem às quartas-feiras, com uma bênção especial”, explicou padre Adilson. Após a missa, o andor com a imagem da santa ficou por alguns minutos em frente ao templo religioso. Em função do tempo chuvoso, neste ano, não pode ser realizada a procissão luminosa pelas principais ruas da área central do município.


Leopoldenses visitam o Museu Destaque 
Dupla que faz parte de um grupo de trabalho que atua em desenvolver projetos em prol da comunidade
Os visitantes ficaram surpresos com as peças do acervo
O presidente do Conselho de Desenvolvimento da Comunidade do município de São Leopoldo (CDC), Osni Farias de Vargas e o diretor de eventos da entidade, Fernando Ribeiro estiveram realizando uma visita ao Museu Histórico Destaque. O passeio aconteceu na manhã do dia 08 de dezembro, após a participação durante o programa ‘Opinião’, da Rádio Jornal Destaque. Os visitantes ficaram impressionados com a infraestrutura disponível no local que preserva a história da cidade. “É um local que precisa ser mais valorizado pela população, pois guarda peças que contam das últimas seis décadas de emancipação de Esteio”, disse Osni de Vargas. Apesar de ter tido a primeira oportunidade de visitar o espaço cultural esteiense, Fernando informou que são Leopoldo possui regularizado três museus, sendo todos mantidos pelo Executivo Municipal. “Pode-se observar que para ter um espaço cultural, os administradores devem ter um cuidado para preservar as peças que possuem um significado especial para os munícipes”. O Conselho de Desenvolvimento da Comunidade de São Leopoldo foi criado em 1965, após uma grande enchente que devastou a cidade. Como forma de se reconstruir no que foi perdido na enxurrada, um dos objetivos do grupo, após a solução do problema foi contribuir para o crescimento e desenvolvimento da cidade. “Nos dias atuais, um dos principais focos do órgão é fomentar as ações das associações de moradores leopoldenses, que através da entidade pode-se haver um diálogo mais próximo entre a sociedade e o Poder Público”.
Associação - Osni falou que atualmente estão cadastrados 69 associações, mas que estão em pleno funcionalidade chega a aproximadamente 30. “A atual administração do município tem dado um suporte importante para trabalharmos junto aos munícipes, pois em gestões anteriores praticamente não houve apoio”. Interessados em conhecer o Museu Histórico Destaque basta entrar em contato pelo telefone 34731712, para agendar uma visita ou pelo endereço eletrônico jdestaque@terra.com.br. O espaço cultural fica localizado na Rua Theodomiro Porto da Fonseca, 134, bairro São Sebastião, em Esteio.


LORI EMANOELA DA SILVA 
O céu é meu teto; a terra é minha pátria e a liberdade é minha religião (Lema Cigano) 

Os conhecimentos tradicionais culturais atravessam centenas de gerações e a mulher é uma das figuras centrais nessa transmissão de conhecimento através da oralidade mantemos os mais básicos ensinamentos, fundamentados na sabedoria ancestral, conduzindo desta forma a preservação de toda uma cultura, aspectos são abordados e mantidos com naturalidade. A experimentação pratica da palavra é o maior legado de uma cultura e este papel a mulher cigana desenvolve a partir das responsabilidades que são assumidas no decorrer de sua vida. Quanto à escolarização dos conhecimentos tradicionais compreendo que a cultura possa ser preservada de varias formas, no entanto, alerto para que alguns princípios fundamentais sejam resguardados. A comunidade cigana atravessa séculos preservando sua riqueza, quase que hermeticamente. Creio que podemos sim, como informação e desmistificação de alguns aspectos negativos referentes à cultura cigana, pautar conteúdos que não sejam banalizados, destorcidos e apropriados indevidamente, desrespeitando os princípios fundamentais de toda uma etnia. Entre outras especificidades da cultura cigana, outros ensinamentos seculares devem ser contemplados no sentido de resguardar informações. A riqueza de aspectos como medicina cigana, as ervas medicinais e unguentos, as histórias e lendas, a música, brincadeiras de roda, gastronomia, artesanato, a simbologia através da natureza, a dança e seus significados, vestimentas tradicionais, entre outros aspectos da nossa cultura. O segredo e o Sagrado devem ser respeitando enquanto cultura milenar, como povo tradicional a fidelidade aos nossos valores está diretamente ligada à maneira e costumes de nossas famílias, padrões estes que diferenciam os grupos e clãs permitindo assim a multiplicidade de formas do patrimônio cultural cigano. Chamo atenção ainda para o verdadeiro assalto cultural, que nos últimos anos os povos ciganos vêm sofrendo, proibição de praticas culturais nas praças e avenidas em alguns estados deste país, atuação agressiva e etnocêntrica desrespeitando a constituição e direitos humanos fundamentais, e ainda, aproveitadores apropriando-se de um legado secular, visando lucros e inverdades sobre a cultura. Devemos sempre ocupar nossos espaços, dando visibilidade à cultura tradicional, pois, a tal globalização, invade cotidianamente nossas vidas, sem pedir licença, fazendo com que muitos aspectos sejam perdidos. Como não poderia deixar de ser, a cultura cigana, uma cultura ágrafa, guarda na oralidade muito de seu acervo Portanto respeite a cultura cigana, como sujeito histórico, patrimônio intelectual sempre descontextualizado dos quadros históricos em que se situa, estimulando a permanente desconfiança e rejeição, somos ciganos brasileiros, habitantes temporários de um lugar chamado Terra...


Escolas da região são contempladas 
com instrumentos musicais
A proposta é fomentar a formação de orquestras e revelar talentos
As escolas estaduais José Loureiro da Silva, de Esteio e Guyanuba, de Sapucaia do Sul foram algumas das instituições que integram a 27ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) agraciadas com kits, contendo 70 instrumentos para a formação de orquestras estudantis. O investimento total da secretaria estadual de Educação (Seduc) é de R$ 1 milhão, sendo R$ 20 mil por escola para a formação de orquestras. O objetivo é que os instrumentos sejam usados como equipamentos didático-pedagógicos, integrando o acervo das instituições de ensino. A cerimônia contou com a apresentação de música e dança épica e de um grupo de alunos de percussão. O titular da pasta, José Clóvis de Azevedo, em sua fala, destacou a importância da música na escola no processo de aprendizagem e no tratamento da diversidade. “A música é uma forma de reconhecimento da diversidade. Ela é a principal forma de comunicação e também formativa, educativa e uma possibilidade profissional”, disse Azevedo.   Na ocasião, o secretário e a titular da 27ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Lúcia Barcelos, que participaram do ato, fizeram a entrega simbólica de instrumentos para formação de banda.


Eleita nova Mesa Diretora 
do Legislativo esteiense 
Jane Battistello, do Solidariedade, foi escolhida por cinco votos
Mesa Diretora para o exercício 2015
A última sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Esteio foi realizada na noite do dia 09 de dezembro. Além dos projetos de lei, também aconteceu a eleição para a escolha da Mesa Diretora para o exercício 2015. Os candidatos ao cargo da presidência foram os vereadores Jane Battistello (SDD) e Marcelo (PDT). A representante do Partido Solidariedade obteve cinco votos, enquanto o parlamentar trabalhista ficou em segundo lugar com quatro. A vereadora Michele Pereira se absteve de votar na presidente. A vice- presidente da Casa Parlamentar será Beatriz Lopes (PT) e Rafael Figliero (PTB), como primeiro secretário. O segundo secretário ficou com Leonardo Dahmer (PT). A posse, conforme a presidente eleita será no dia 30 de dezembro, ainda sem horário definido, na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, na Câmara Municipal. Jane, que ocupa atualmente a vice-presidência, foi reeleita  para o segundo mandato consecutivo em 2012, com  1.220 votos. Natural de Bento Gonçalves, Jane Battistello, 57 anos, deixou sua terra natal em busca de novas oportunidades. Encontrou acolhimento em Esteio, município que reside há 40 anos. Jane atuou na Câmara esteiense durante 16 anos como assessora parlamentar. Sua experiência estimulou o desejo de ser vereadora. Atualmente, Jane encontra-se em seu segundo mandato.
Comissões Permanentes e os líderes de bancadas 
Constituição, Justiça e Redação: Michele Pereira, Rafael Figliero e Marcelo Pereira Finanças e Orçamento: Leonardo Dahmer, Leonardo Pascoal e Felipe Costella Educação, Cultura e Desporto: Beatriz Lopes, Rafael Figliero e Leonardo Dahmer Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social: Michele Pereira, Jaime da Rosa e Beatriz Lopes Segurança Pública, Defesa do Consumidor e Direitos Humanos: Felipe Costella, Harri Zanini e Jaime da Rosa Urbanização, Transporte e Habitação: Marcelo Pereira, Harri Zanoni e Leonardo Dahmer PT: Leonardo Dahmer PTB: Rafael Figliero PMDB: Felipe Costella PSB: Ari da Center PP: Leonardo Pascoal PDT: Marcelo Pereira

Ex-aluna do CAE visita o Museu Histórico 
A visitante é uma das moradoras que mais tempo reside no Município
Miguel, Elvira e Carmen, durante o passeio pelo espaço cultural
A diretora do Colégio Adventista de Esteio, Carmen César e uma das primeiras alunas da instituição e residente na cidade desde a década 30, Elvira Margarita Hertlein foram visitar o Museu Histórico Destaque, na manhã do dia 10 de dezembro. O passeio pelas quatro salas do acervo foi monitorada pelo responsável do local, Miguel Luz. Na oportunidade, ambas puderam obter mais informações sobre o local, bem como recordar momentos importantes da infância, juventude e adulta na cidade. “É um espaço cultural onde os visitantes têm a oportunidade de voltar ao tempo e recordar momentos que fizeram a história de Esteio”, falou Elvira Margarita. Filha de pai oriundo da Alemanha e mãe argentina, Elvira nasceu na província de Entre Rios, na Argentina e em 1934 e com pouco mais de um ano veio junto com a família, novembro de 1935, fixarmos moradia em solo esteiense. “Desde então não saímos e pude acompanhar o crescimento da cidade durante a passagem das décadas”, frisou Elvira. Ela relembrou que assim como alguns irmãos, também foi uma das primeiras alunas do Colégio Adventista, quando o local tinha dupla funcionalidade, como instituição de ensino e templo religioso.
Momentos - Elvira salientou que uma das poucas coisas que deixou saudade, desde que reside em Esteio, talvez um dos períodos que marcou sua vida foi quando criança podia-se brincar livre pelos campos e ruas, sem a preocupação de trânsito ou da insegurança. “Nos dias atuais, Esteio pode-se considerar um município onde houve um progresso, que proporcionou a modernização dos espaços”. Mais informações sobre agendamento de visitas pode ser feito pelo telefone 3473-1712 ou pelo e-mail jdestaque@terra.com.br. O Museu Histórico fica localizado na Rua Theodomiro Porto da Fonseca, 134, bairro São Sebastião.

Alunos do Luiza Fraga visitam o espaço cultural
Estudantes ficaram surpresos com o acervo existente no local
Um grupo de 14 alunos, sendo 12 que integram o Jardim 2A e dois acompanhantes do Centro de Educação Básica Luiza Silvestre de Fraga, situado no bairro Novo Esteio esteve realizando uma visita no Museu Histórico Destaque. O passeio aconteceu na tarde do dia 09 de dezembro e foi monitorada pela professora Marina Kraemer. Segundo a educadora, que pela primeira vez que visita o acervo que retrata a história de Esteio, através de fotos e peças significativas para muitos esteienses. “Além disso é a oportunidade de introduzir desde os primeiros anos na escola, a ideia de cuidar de objetos antigos e da história da localidade onde residem”, disse Marina. Também fizeram parte da comitiva que visitaram o Museu Histórico Destaque estava Daniela Lima da Silva e Maria Elenir Oliveira Silva.


Alunos do Colégio Coração de Maria
encerram ano letivo com festa
Houveram momentos de integração entre a comunidade escolar
Os alunos dos ensinos fundamental e médio do Colégio Coração de Maria concluíram o ano letivo no último dia 05 de dezembro, no turno da manhã. Além dos tradicionais amigo-secretos, também ocorreram diversas homenagens às turmas, nas quais se lembraram momentos marcantes do ano de 2014. A pedido dos alunos, também houve brincadeiras de integração no pátio, tudo devidamente supervisionado por professores e coordenadores. Os alunos puderam aproveitar bastante esse dia especial.


7ª Parada Livre teve custo de quase R$ 30 mil 
O responsável pela Coordenadoria dos Direitos Humanos do Executivo Municipal, Jauri Machado utilizou a Tribuna Popular, na noite do dia 09 de dezembro. O assunto apresentado aos vereadores e a comunidade foi a prestação de contas referentes a realização da 7ª Parada Livre. Em seu pronunciamento, Jauri destacou que a Parada desde ano ocorreu dentro da normalidade e ao longo dos anos tem se tornado um dos eventos mais expressivos na cidade. “Mesmo sendo criticados por uma parcela da comunidade, não vamos desistir, pois isso faz parte de um processo democrático’, enfatizou Machado. Ele comentou que assim como a Parada, outras temáticas na cidade são alvo de discriminação, entre eles o Carnaval. “Essas festas devem ser feitas de qualquer maneira para mostrar a cultura e a diversidade existente”. Jauri Machado explicou que através do convênio entre o Município e a ONG Amigos da Diversidade, foi destinado R$ 15 mil, além de R$ 5.200, via Funproarte, utilizado para o pagamento do cachê dos artistas participantes e R$ 7 mil, oriundo da verba da secretaria de Segurança Pública, por intermédio da Coordenadoria dos Direitos Humanos, que ajudou a pagar as despesas da atriz e modelo Elke Maravilha, que totalizou uma quantia de R$ 27.200,00.


Emoção marca a abertura do Natal Luz 
Apesar da chuva, uma multidão acompanhou 
o lançamento da festa no Centro
Túnel do Papai Noel é uma das atrações para os visitantes
Uma queima de fogos de artifício que teve a duração de aproximadamente cinco minutos, proporcionando um espetáculo de luz e cor no céu de Sapucaia do Sul marcou a abertura oficial do Natal Luz do município. A atividade aconteceu no palco montado na Praça General Freitas, no Centro, em frente a Igreja Nossa Senhora da Conceição, na noite do dia 08 de dezembro. A chuva não prejudicou o brilho da festa. Um dos pontos mais emocionantes da noite foi a entrega da chave da cidade transferida das mãos do prefeito Vilmar Ballin ao grande representante da data, o Papai Noel. No ato, o bom velhinho fez uma saudação especial ao público e anunciando que a festa estava aberta oficialmente. Em seguida, foi dada a largada para o acendimento das lâmpadas da árvore natalina, bem como da decoração instalada na Praça General Freitas, no Centro. Segundo o chefe do Executivo municipal, com a realização de mais uma edição da festa natalina na cidade, Sapucaia do Sul já é considerada referência na Região Metropolitana e no Vale do Sinos, no tange a celebrações desta época do ano. “A cada ano buscamos melhorar ainda mais a festa com atrações que envolvam toda a família”.
Atrações - Até o dia 25 de dezembro, das 17h às 22 horas, na Praça central foi montado um espaço para que o Papai Noel esteja mais próximo das pessoas recebendo as crianças e os adultos. Nos dias 13 e 14 de dezembro, ocorre no Parque Municipal de Eventos Jayme Caetano Braum o Natal Luz Tchê, com uma temática tradicionalista. O espaço cultural fica aberto das 9h até a meia-noite. Na oportunidade também marca a realização da Cavalgada da Luz. No dia 30, a Praça General Freitas será o palco da festa que marcará o sorteio e a possível entrega de prêmios aos vencedores que participaram da campanha de Natal. O encerramento está previsto para ocorrer no dia 06 de janeiro de 2015, com a apresentação de um Terno de Reis.


Capacitação forma novas profissionais
 As novas profissionais estão aptas a ingressar no mercado de trabalho
A unidade da Cruz Vermelha de Sapucaia do Sul realizou no dia 01 de dezembro, a cerimônia de formatura de alunas de cursos oferecidos pela instituição. O evento aconteceu no Plenário da Câmara de Vereadores do município e contou com a presença de familiares das formandas, bem como integrantes de alguns segmentos da comunidade. Foram agraciadas com a entrega do certificado de conclusão de curso as participantes que se formaram em tricô e crochê; pintura em tecido; biscuit; corte de cabelo; corte e costura; manicure e pedicure. Ao todo, mais de 50 alunas receberam o documento que comprovam a atuação no projeto. A Cruz Vermelha sapucaiense realiza, em média, duas formaturas por ano, uma em cada semestre. E além das atividades, a entidade também atende diariamente a população que precisa de doações de roupas, alimentos, utensílios para locomoções provisórias ou permanentes. A instituição fica localizada na Avenida Assis Brasil, 37, Centro. O telefone de contato é o 3474-1648. A atual presidente diretora municipal é Zelaine da Silva.


Receita Estadual e Polícia Civil do Estado deflagram mega operação contra fraude 
Além da apreensão de alimentos, também houve 
o fechamento de lojas por venda irregular 
A Receita Estadual e a Polícia Civil deflagraram uma operação conjunta no dia 05 de dezembro, a fim de combater fraude fiscal estruturada no ramo de carnes, que movimentou cerca de R$ 250 milhões nos últimos dez anos. Intitulada ‘Operação Dariba’, que significa “imposto” em língua árabe, foram cumpridos 55 mandados de busca e apreensão em diversas cidades da Região Metropolitana, entre elas, Esteio e Sapucaia do Sul, onde estão localizadas as empresas e as residências das pessoas que participam do esquema. Também foram cumpridos 15 mandados de prisão temporária e decretada a indisponibilidade de bens dos principais operadores da fraude. A ação ocorreu sob a coordenação da Divisão de Fiscalização e Cobrança da Receita Estadual e da Delegacia Fazendária da PC. O trabalho conjunto envolveu a participação de 368 policiais, entre delegados de Polícia e agentes policiais, e 36 auditores fiscais. As investigações começaram há cerca de nove meses, quando a Receita Estadual verificou que algumas empresas estavam tentando realizar o pagamento de tributos utilizando cheques furtados.
Impostos - O Fisco também identificou algumas empresas que cometiam outras irregularidades tributárias. Para driblar o imposto de substituição tributária (ICMS-ST), o grupo se utilizava de um frigorífico (indústria) para comprar carne de fora do Estado sem o pagamento do ICMS-ST. Na venda da carne dentro do Estado, o imposto ICMS-ST novamente não era pago, pois o mesmo grupo utilizava empresa do Simples Nacional (atacadista), que emitia nota fiscal como se o tributo já tivesse sido recolhido anteriormente pelo frigorífico. Durante as investigações, foram identificados, ainda, outros fatos praticados pela organização criminosa, os quais atentam, principalmente, contra a saúde pública da população, tais como o reprocessamento de carne mal armazenada pelas empresas de transporte e pelos estabelecimentos de varejo, bem como da não comercializada dentro do prazo de validade.


Pe. Andre Carbonera - Missionário Claretiano 
ADVENTO À BRASILEIRA 

Sim. ADVENTO é chegada, vinda. ADVENTO: importante tempo de preparação para a VINDA do MENINO JESUS. No Brasil, outrossim, vemos umas coisinhas curiosas, interessantes e chocantes, até... Exemplifiquemos... O comércio, as ruas, as casas e as praças receberam adornos natalinos. Indubitavelmente, algo muito pulcro. Belíssima beleza! Contudo, os responsáveis se olvidaram do personagem mais importante, deixando-o no ostracismo: O MENINO JESUS. Gesto ignominioso! Sabemos: NATAL, SEM MENINO JESUS NÃO É NATAL! Falando em Natal, o brasileiro pensa nas férias, na praia, no Carnaval. As dívidas são penduradas. As contas serão acertadas mais tarde... E daí?... Então, os festejos natalinos se transformam em hodiernos calotismos, lamentavelmente... Como comemoramos o ADVENTO, hem?... Participamos das novenas de Natal e dos movimentos natalinos?... E as músicas atinentes ao NATAL?... Raríssimas! As rádios dão a impressão de sentir vergonha do tema relativo ao Deus Menino... Entretanto, já podemos ouvir músicas carnavalescas... Por acaso, as emissoras tocam melodias natalinas, no Carnaval? Se afirmarmos que nosso Advento é à moda brasileira, muitos irão rir ou negar... Jesus insiste: “– Quem quiser entender, entenda!...” Advento é a justiça, honestidade, coerência. Casos, como o do Tiririca, revelam que neste querido país há infindas injustiças, desonestidades e a incoerências. Advento: Procuramos ser justos, realmente? Outra questãozinha. Por que os homens participam tão pouco das novenas de Natal?... Oportuníssima pergunta! Renovador ADVENTO para todos! Para concluir: NATAL, SEM JESUS, NÃO É NATAL! Fui.


Edy Carlos tem mostrado seu talento
por diversas cidades do Estado e do país
Músico ganha fama nacional 
O artista de Sapucaia do Sul está conquistando espaços na televisão 
e na música 

O sonho de menino pobre em Jaguarão chegar ao estrelato, enaltecendo seu talento. Assim pode-se resumir a trajetória do cantor residente em Sapucaia do Sul Edy Carlos, 35 anos, tem se dedicado nos últimos 16 anos para a música e trilhando uma carreira de sucesso. Atualmente, Edy Carlos é o cover oficial do cantor do grupo Só Para Contrariar (SPC), Alexandre Pires no Estado. Além disso, Edy faz imitações de outros artistas nacionais e internacionais. Com o registro de Moisés Rodrigues, mas o sucesso chegou quando optou pelo nome artístico de Edy Carlos. Ele relatou que a comparação com o cantor mineiro surgiu em 1998, quando o grupo encontrava-se no auge da carreira, devido a uma música que estava nas paradas musicais e durante sua participação em um grupo de pagode, os integrantes comparavam seu tom de voz com a do músico, bem como a fisionomia e estrutura corporal. “Foi um período muito bom, mas logo em seguida resolvi largar tudo e mudei para Santa Catarina. Por insistência dos amigos resolvi voltar a se apresentar e aos poucos a vontade de retornar aos palcos foi maior e a partir de então não parei mais”, explicou o cantor. Ele enfatizou que após o período no estado catarinense, seu retorno para território gaúcho marcou uma nova etapa, onde recomeçou a cantar e tocar e aos poucos o sucesso foi se aproximando. “É um trabalho diário que precisa de estudo e dedicação, pois o respeito com o público esta acima de tudo”. Apresentações - Atualmente, Edy Carlos possui um estúdio e uma produtora de eventos em Sapucaia do Sul, onde trabalha com sua esposa Sônia, que além de cuidar da carreira do marido, também atua na contratação de shows regionais e nacionais. Em função de ser o cover do Alexandre Pires, Edy já fez diversas apresentações em programas de televisão no eixo Rio/São Paulo. “Estou aguardando retorno, pois provavelmente estarei na véspera de Natal como um dos convidados do programa ‘Mais Você’, na TV Globo, sob o comando de Ana Maria Braga”.
Além de ser o cover oficial do cantor Alexandre Pires, Edy Carlos tem participado
de eventos importantes atraindo um público expressivo nos shows

Proerd forma quase mil alunos 
As solenidades de entrega dos certificados ocorreram 
em Esteio e Sapucaia
Soldado Machado fazendo uma ‘selfie’ com os formandos
O final do ano letivo marca também a solenidade de formatura do segundo semestre dos participantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) na região. Em Esteio, a cerimônia de entrega dos certificados aos estudantes aconteceu no dia 26 de novembro, na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer. Na oportunidade, cerca de 240 crianças que estudam nas escolas Oswaldo Aranha, Edwiges Fogaça, Vitorina Fabre, Eva Karnal Johann, Santo Inácio e Jardim Planalto participaram do ato. Cerca de 80 pessoas prestigiaram o evento que ainda teve a participação de autoridades e representantes de diversos segmentos da comunidade que colaboraram com o programa ao longo do ano. Durante a formatura, o responsável da Brigada Militar que aplica o programa na cidade, o soldado Machado recebeu uma homenagem. Além disso, foi apresentado um vídeo com fotos dos alunos, mensagens textuais e ao fundo tocava “Até o fim” de Humberto Gessinger, letra que diz para nunca desistirmos de nossos objetivos. Machado frisou que a parceria que teve início no ano 2000, com a adesão das instituições de ensino ao Programa e a cada ano tem obtido um resultado significativo. “O trabalho é desenvolvido por um grupo e com colaboradores e patrocinadores que incentivam a participação das crianças com o propósito evitar que ingressem no mundo das drogas”.
Profissão - O 1º sargento Álvaro do Nascimento, comandante do Corpo de Bombeiros de Esteio parabenizou os formandos e disse a eles que gostaria que metade das crianças fossem bombeiros e a outra metade policial militar. Em sua fala, o Tenente Coronel Egon Marques Kvietinski, do 34º BPM disse que projetos como o Proerd e ‘Aluno Cidadão ‘aproximam às crianças e a comunidade da Brigada e ressaltou a participação das famílias, bem como a dedicação dos “mestres”, adjetivo utilizado ao referir-se aos professores, para que o Programa tenha sucesso e êxito. Neste ano, o Proerd em Esteio realizou 14 formaturas, tendo formado 1.450 alunos dos 5º anos e de séries inicias das escolas estaduais, municipais e particulares, tendo alcançado a marca histórica de 96% das turmas.

Mais de 700 formandos em Sapucaia do Sul
Formatura em Sapucaia do Sul ocorreu no Vanessa Cecconet
O 33º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Sapucaia do Sul foi o organizador da formatura dos estudantes que participaram do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd) Sapucaia do Sul. O evento aconteceu no dia 03 de dezembro, no auditório da Escola Vanessa Ceconet. Aproximadamente 750 crianças participaram da solenidade, onde foram agraciados com o certificado de formação. As aulas do Proerd foram ministradas pelos sargentos Ferrari e Flávio e pelos soldados Tatiane, Scheila e Bittencourt. O alvo do programa são crianças matriculadas no 5º ano do ensino fundamental. O programa é fundamentado na ação conjunta entre a organização policial militar local, escola e comunidade, o que nos permite afirmar que ele não é apenas um programa exclusivo da polícia ou das escolas, mas sim da sociedade civil em geral. Durante o evento, as melhores redações sobre o tema “estudo pelos alunos” receberam bolsas de estudo oferecidas pela escola de informática do município. O comandante do 33º BPM, tenente coronel Carlos Alberto Prado de Andrade aproveitou a oportunidade e parabenizou a todos os formandos, bem como os policiais instrutores.


Instalado novas câmeras de videomonitoramento
Câmera será instalado em diversos pontos da cidade
Novas câmeras de videomonitoramento estão entrando em operação na cidade. No total, serão 15 equipamentos, dos quais 10 já estão em funcionamento, enquanto outras cinco devem começar a fornecer imagens até o dia 19. Com isso, Esteio amplia o videomonitoramento, que já possuía 32 câmeras nas ruas e 16 em prédios públicos. Além da central do sistema, as imagens são transmitidas, também, para a BM. As gravações já auxiliaram na prisão de foragidos, identificação de criminosos, recuperação de veículos roubados, entre outros casos.
NOVAS CÂMERAS 
Av. Presidente Vargas, 4100 Av. Presidente Vargas, 900 Rua Rio Grande, 2345 Rua Érico Veríssimo, 05 Avenida Dom Pedro, 520 Rua 24 de Agosto, 3080 Rua Santana, 900 Av. Lindolfo Collor, 450 Rua Guarani, 300 Av. Celina Kroeff, 420 Av. Luís Pasteur, 1680 Rua Salgado Filho, 1615 Rua Quaraí, 409 Rua Maurício Cardoso, 870 Rua Liberato Salzano, 300