quinta-feira, 26 de março de 2015

EDIÇÃO 1974

Assim como Esteio, Sapucaia do Sul também tem contêineres espalhados em diversas ruas e avenidas da cidade. Mas um dos problemas é relacionado à falta de manutenção nos equipamentos. Um deles encontra-se instalado em uma rua que dá acesso ao Ginásio Municipal Kurashiki, que foi deixado e nunca mais foi feito manutenção ou retirada constante dos entulhos. A iniciativa é válida, mas os responsáveis devem ter cuidado em fazer a manutenção para que não se torne um local para ser depositado qualquer tipo de lixo, podendo ocasionar a proliferação de animais e mau cheiro.


Aberta as inscrições para oficina de dança 
Melbourne Shuffle é uma linguagem de dança de rua, originada em Melbourne, na Austrália. O estilo de dança contemporâneo inspirado nas festas Rave, agora pode ser aprendido gratuitamente em Sapucaia do Sul, através do projeto Sapucaia Expressa.  As inscrições já estão abertas, para as aulas que iniciarão no próximo mês. Os interessados podem se inscrever diretamente no auditório da escola Vanessa Ceconet, de segunda a sexta, das 8h às 18h. O curso ocorrerá no auditório, no turno da manhã. O auditório da escola fica localizado na Avenida João Pereira de Vargas, 2843.


Escola de Esteio adere ao projeto 
‘Hora do Planeta’ 
A ideia do projeto é que as famílias desliguem as luzes em suas residências pelo período de uma hora
Logomarca da campanha utilizado neste ano
No próximo dia 28 de março, será realizado em diversas cidades do mundo, mais uma edição do projeto ‘Hora do Planeta’. Em Esteio, a Escola de Ensino Fundamental Santos Dumont, situada na Rua Pelotas, no Centro da cidade, juntamente com a direção, professores, funcionários e a comunidade escolar pretendem aderir a campanha que trata-se do movimento, onde as famílias devem desligar a luz, durante uma hora, entre as 20h30 e 21h30. Neste ano, a instituição irá promover algumas ações internas e não ao público externo como era realizado nos anos anteriores, onde as crianças e os adolescentes chegaram a realizar passeata pela avenida principal, bem como a distribuição de materiais explicativos. Segundo uma das idealizadoras do projeto há quase oito anos, a professora Patrícia Fillmann, um dos principais objetivos da medida é conscientizar os estudantes, pais e demais integrantes da sociedade que desligando a luz, por uma hora é possível viabilizar alternativas para resolver o problema relacionado às mudanças climáticas. “É um assunto que sem sendo pauta não apenas em sala de aula, mas também nas redes sociais, em função da falta de água em algumas cidades da região Sudeste e Nordeste do país”, disse Patrícia. Transformação - Ela comenta que há estudantes ainda arredios que essas novidades, mas aos poucos estamos revertendo a situação. “A conversa não deve ficar restrita apenas em sala de aula, mas também em casa, com a família. Aos poucos essa situação vai se transformando”. Patrícia ressalta que é a oportunidade das pessoas se aproximarem mais e debater o assunto, viabilizando alternativas para reverter o quadro. “Apesar da mobilização em torno da campanha não ficamos restrito ao tempo, mas mostrando que pequenas ações podem melhor a vida dos cidadãos como o reaproveitamento de materiais, através da reciclagem. Algo que merece destaque são as ações que evidenciam a sustentabilidade das pessoas nos dias atuais”.
ORGANIZÇÃO - O WWF-Brasil é uma organização não-governamental brasileira dedicada à conservação da natureza com os objetivos de harmonizar a atividade humana com a conservação da biodiversidade e promover o uso racional dos recursos naturais em benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações. O WWF-Brasil, criado em 1996 e sediado em Brasília, desenvolve projetos em todo o país e integra a Rede WWF, a maior rede independente de conservação da natureza, com atuação em mais de 100 países e o apoio de cerca de 5 milhões de pessoas, incluindo associados e voluntários.


Calçada é destruída após limpeza em
boca de lobo no Tamandaré 
Um problema relacionado ao entupimento de uma boca de lobo, situada na Rua São Domingos, próximo ao número 88, que era para ser algo de solução rápida tem se tornado dor de cabeça para o morador Eufrásio Gomes. Ele relata que a broca instalada perto de seu imóvel estava entupida, mas ao invés de desentupi-la, funcionários da secretaria de Obras destruíram sua calçada e não foram fazer o conserto. Além disso, nem colocaram uma fita sinalizando a cratera. “É uma falta de respeito ao cidadão, pois não desentupiram o bueiro e ainda destruíram a calçada, fazendo com que as pessoas tenham que andar pela rua”, desabafou Gomes. Ele comentou que por causa do fato, uma idosa caiu no buraco, que resultou em ferimentos em sua perna e tive que prestar auxílio. “Não aguento mais isso. Fazem promessa e não cumprem. Cadê o respeito com o cidadão”. Eufrásio Gomes ressaltou que em função deste problema esteve no setor de Ouvidoria para fazer a reclamação. Um dos motivos para tanto cuidado é evitar que crianças ou animais fiquem machucados ao cair no buraco. “Fui comunicado que nos primeiros dias do mês de março, uma equipe da pasta responsável iria fazer a obra, mas ainda não foram. Caso não tomem nenhuma providência irei ingressar com uma ação judicial contra o Executivo”.


Moradores fazem protesto no Centro 
Durante o ato solene, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, em Esteio, realizado no dia 17 de março, no espaço coberto da Rua Garibaldi, uma cena chamou a atenção de diversas pessoas que se encontravam no local. O principal motivo foi o protesto realizado por dois moradores da cidade que estavam com uma faixa, onde estava escrito o pedido de impeachment da presidente da República, Dilma Rousseff. Um dos manifestantes estava caracterizado com uma pintura facial e nariz de palhaço. Um dos objetivos dessa mobilização foi estar presente em eventos e ações expressivas da cidade para que a comunidade fique atenta, no que tange, a acontecimentos que vem atingindo o município como o descaso em relação à péssima pavimentação da maioria das ruas de Esteio, bem como o problema que aflige centenas de famílias que o caos que se forma em determinados bairros esteienses, devido a enxurrada. Os constantes alagamentos, que por muitos anos ficava restrito apenas há alguns bairros, já está atingindo localidades mais elevadas e a área central, onde se concentra as grandes redes de loja e alguns comércios importantes na cidade.


Evangélicos da cidade promovem a 1ª edição 
de ‘Jesusinconcert’ 
Entre os dias 27 e 28 de março, a comunidade de Esteio irá receber o projeto ‘Jesusinconcert’. O primeiro dia do evento vai ocorrer na igreja Manancial de Vitória, localizada na Rua Santana, 924, a partir das 20 horas. Já no dia 28, as atividades irão acontecer no espaço coberto da Rua Garibaldi, no Centro, com início às 19h30. De acordo com os organizadores, o projeto é uma iniciativa da juventude cristã do Município, através da união de diversas igrejas evangélicas. Um dos objetivos é reunir um público expressivo, com duas noites, onde entre os atrativos serão música, dança, teatro, entre outros. Além dos diversos artistas locais, o ‘Jesusinconcert’ terá a presença do pastor John Faraj, de Brasília. A ação se tornou possível através de recursos do Funproarte.


Semana Santa inicia dia 29 de março 
Um dos momentos mais aguardados é a celebração 
do Lava Pés e Morte de Jesus 
A Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Sapucaia do Sul já tem uma programação especial para a Semana Santa. A abertura das atividades inicia no dia 29 de março, com a realização do Domingo de Ramos, a partir das 7h30, com a bênção dos Ramos e missa, na capela Santa Rita, no bairro Freitas e as 8h30, no colégio das irmãs. Às 9h e às 19 horas, a solenidade religiosa ocorre na igreja matriz localizada em frente a Praça General Freitas. No dia 01 de abril, às 18 horas, acontece uma missa, com bênção e louvores. Já na Quinta-feira Santa, dia 02, a Missa da Eucaristia e do Sacerdócio, começa a partir das 19 horas, com a abertura do templo. Às 20 horas, ocorre a missa da ceia do Senhor, com a celebração de lava pés e bênção dos pães. Das 22h às 23 horas, acontece a Adoração ao Santíssimo na Igreja. A Sexta-feira Santa, onde se celebra a Morte de Jesus Cristo, no dia 03 de abril, além de ser um dia de Jejum e abstinência, das8h às 11horas, acontece a Adoração ao Santíssimo por grupos e às 15 horas, a celebração da morte de Jesus Cristo – veneração da Santa Cruz e a bênção das marcelas. Às 20 horas, será realizada a procissão do Senhor Morto. As celebrações são coordenadas pelo padre Adilson Kuntzler.
DOMINGO DE PÁSCOA - No dia 04 de abril, Sábado Santo, a igreja estará fechada e abrirá às 17 horas. Às 18 horas, acontece a vigília pascal, bênção do fogo e de velas, além da bênção da água e a renovação das promessas do batismo. Já às 19 horas, tem início a missa festiva da ressurreição de Jesus na Matriz. A capela Santa Rita terá uma cerimônia religiosa, às 20h30, no bairro Freitas. O Domingo de Ramos, dia 05 de abril, ocorrerá missa na igreja Matriz da cidade, às 9h e às 19 horas.


CDL Sapucaia de Sul tem novos dirigentes
Mauro pretende fortalecer ainda mais a entidade e incrementar ações
A posse festiva da nova diretoria da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) Sapucaia do Sul ocorreu na quinta-feira, 19 de março, com a participação de associados, autoridades e demais convidados. Em seu discurso de posse o novo presidente da entidade, Mauro Sauthier, que assume o cargo anteriormente ocupado por José Behenck Selau, afirmou que pretende trabalhar na linha de seu antecessor, consolidando ações que obtiveram êxito e buscando incrementar campanhas que fortaleçam a entidade e os associados.
NOVA DIRETORIA DA CDL - Presidente: Mauro Sauthier; Vice-Presidente: Édson Pereira; Vice-Presidente Administrativo Financeiro: José Behenck Selau; Vice-Presidente Secretário: Fábio da Silva; Vice-Presidente serviços e Produtos: Reinaldo Maldaner; Vice-Presidente Comercial e Expansão: Luis Laurentino da Silva; Vice-Presidente Eventos: Maristela Cavalli Bender; Vice-Presidente Assuntos de Comunicação e Marketing: Diego Perin; Vice-Presidente Assuntos Sociais, Culturais e Comunitários: Valocir Tramontim; Vice-Presidente Assuntos Públicos, Políticos e Meio Ambiente: Marcos Bender; Vice-Presidente Assuntos de Desenvolvimento, Capacitação e Treinamento: Alvanir Rosa
CONSELHO CONSULTIVO OU SUPERIOR -  José Behenck Selau; Marcos  Bender; Rogério  Rodrigues
CONSELHO FISCAL - Günther Kopsell; Ubirajara Barreto; Delmar Torres


LORI EMANOELA DA SILVA 
Ciganos e a religião 

Nós ciganos não temos um único credo, uma única filosofia religiosa. No entanto temos em nossa etnia, uma característica que sobrevive há milênios. A capacidade sobrenatural, perceptiva, de ler as situações através dos olhos, leitura de mãos, na taça, borra de café, jogo de moedas, de dados ou cartas... O elemento mágico esta presente em nossas vidas. Os gadjos costumam confundir-nos com entidades espirituais, o que causa certo desconforto quando somos apresentados a alguém e retribuem o cumprimento com a seguinte frase: - “Tudo bem”? Eu também tenho uma cigana (o) Nós entendemos que há muitas pessoas não ciganas que se identificam conosco, porém, o que nos incomoda é tentarem se apropriarem de nossas festas, nossas divindades, nossa cultura e usando isso em nosso nome; o que acarreta uma distorção de nossas tradições. Nunca nenhum cigano tentou ser um japonês e realizar a cerimônia do chá dizendo-se japonês, nem mesmo se “meter” em rituais afros religiosos que trazem em sua essência a sabedoria e a tradição milenar deste segmento. Sendo o nosso lema a liberdade, isso se refere também a religião, seguimos a que nos toca o coração, porque alma contrariada é alma infeliz. E Deus meus amigos, fala de várias formas; assim cada coisa em seu lugar e com seu valor, afinal uma das primeiras lições que recebemos em nossa cultura é respeitar o sagrado de cada um, pois ali, conhecimentos ancestrais fazem morada e permanecem pela eternidade.


Corredores participam de prova 
Participantes tiveram um resultado expressivo 
nas competições realizadas pelo Estado
Eli Favero ficou em terceiro lugar na competição realizada na Serra
Elisabete Pascoal foi destaque na corrida
Atletas da Associação de Corredores de Rua de Esteio (Acores) participaram durante o último fim de semana em duas competições esportivas pelo Estado. As atividades foram realizadas em Porto Alegre e em duas cidades da Serra. A associação foi representada pela família Faleiro Barcelos, no dia 22 de março, na 21ª edição da corrida em homenagem aos 243 anos de aniversário de Porto Alegre. Aos nove anos, a menina Karina Vitória Faleiro Barcelos obteve a terceira posição na categoria 8 a 10 anos. A corredora filiada a Acores, Elisabete Pascoal, venceu a prova nos 10 km, completando a prova em 45 minutos e 38 segundos e Bernadete da Silva Faleiro da Rosa, finalizando a competição em 52 minutos e 43 segundos.
Vencedores - No município de Lindolfo Collor, na categoria infantil, Mateus Eduardo da Silva, obteve a primeira colocação, na faixa etária entre 10 a 12 anos. Entre os homens, o corredor Leonardo de Oliveira Zanatta chegou em sexto lugar, na categoria de 25 a 29 anos. Zanatta atingiu a chegada no tempo de 38 minutos. Já Elvis Barrios de Sá ficou em nono lugar, correndo aproximadamente de 45 minutos, entre 30 a 34 anos. José Luiz da Silva obteve o 11º lugar, na categoria 40 a 44 anos, obtendo na linha de chegada 44 minutos e 53 segundos. Entre as mulheres, categoria 40 a 44 anos, Fátima Beatriz da Silva ficou com a medalha de prata, chegando em 57 minutos e sete segundos, no final da prova. No município de Gramado, Noeli Favero ficou em 5º lugar, na categoria geral, representando a Acores. Já Eli da Silva Favero, obteve o 3º lugar no Master 50. A corrida ocorreu em torno do Lago Negro, um dos pontos turísticos da cidade serrana. As participantes percorreram um percurso de 15 km.


Centro de Educação Edwiges Fogaça
comemora aniversário 
Alunos, professores e funcionários festejaram em grande estilo a passagem dos 59 anos do Centro Municipal de Educação Básica Edwiges Fogaça. A comemoração foi realizada no dia 23 de março e marcada com o tradicional ‘parabéns a você’, que reuniu todos, no pátio da instituição. Entre as atrações da festa foi realizada uma selfie artística, onde os estudantes tiveram fotos de diversos espaços da escola, bem como uma foto coletiva, dando ênfase a data. O grupo também criou nas redes sociais uma página intitulada #selfiefogaca, onde todos pode curtir e dar opiniões e sugestões. O Edwiges Fogaça fica situado no bairro Tamandaré e possui atualmente cerca de 470 alunos, do ensino Fundamental.


Área no São Sebastião ainda tem canos que seriam usados na rede de esgoto cloacal
Canos estão expostos no terreno situado no São Sebastião
Em relação ao terreno localizado na Travessa Santa Catarina, publicado no JD do dia 19 de março, o responsável pela área vem cobrando do Poder Público competente a retirada dos canos que foram colocados no local. O material, que seria utilizado para as obras de instalação da rede de esgoto cloacal na região, não foi tirado em sua totalidade. O fato é que os trabalhos já foram concluídos há algum tempo e grande parte do material se encontra no local. Os responsáveis pela obra, que trata de uma empresa contratada pela empresa pública que trata do abastecimento de água na cidade não solicitou a retirada das tubulações, ocasionando ainda mais problemas. Além disso, o órgão fiscalizador do Município não cobrou da empresa responsável a retirada dos equipamentos. Isso tem prejudicado as ações no local.


Ações da saúde receberão mais de 
R$ 2 milhões em recursos 
Grande parte do dinheiro será revertido para as obras da UPA 24 horas, na Olímpica e a USB do bairro Ezequiel 
Foi aprovado pelos vereadores o Projeto de Lei que autoriza o Executivo a abertura de crédito especial junto às finanças do Município no valor de R$ 2.051.739,92. Segundo informações do documento, o montante visa acrescentar recursos na peça orçamentária da secretaria de Saúde do município, não prevista originalmente para o exercício de 2015. O dinheiro tem por finalidade cobrir as despesas referentes a manutenção de contratos de gestão da Fundação de Saúde Pública São Camilo. Entre os serviços onde serão destinados o montante estão para o Centro de Recuperação de Dependentes Químicos, relacionado a serviços de terceiros, através de pessoa jurídica; bem como a aquisição de material permanente. O recurso para a compra de equipamentos é para as ações como Gestão SUS, Saúde da Família, PMAQ, estruturação da rede de serviços de atenção básica e até de veículos. Além disso, o montante será revertido para obras e compra de novos equipamentos para a Unidade Básica de Saúde do bairro Ezequiel e para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, que está sendo construída entre as ruas Percival Lisboa e Novo Hamburgo. Consta no Projeto de Lei também que parte do dinheiro será destinado para trabalhos relacionados à prevenção ao controle da dengue.


Jornal Destaque conquista mais uma 
vez o concurso Publirama
Miguel Luz sendo agraciado por mais uma vez o prêmio Publirama
Em mais um ano, o Jornal Destaque consagrou-se vencedor da edição 2014 do concurso Publirama Prêmio de Qualidade (PPQ). O responsável pelo trabalho na cidade e região Sul, Jair Misael esteve entregando o certificado ao diretor do periódico, Miguel Luz. Além de se consagrar na categoria jornal da cidade, Miguel também foi agraciado com o prêmio de empresário do ano. Segundo Jair, a pesquisa na cidade é realizada há 18 anos e tem por objetivo principal tomar conhecimento quais são as principais marcas e produtos que tem uma adesão expressiva entre os esteienses e aos sapucaienses. Mais informações pelo endereço eletrônico ipu.spaceblog.com.br. O Publirama Pesquisas e Publicidade fica tem sua sede localizada no município de Umuarama, no estado do Paraná.

Alunos da Escola Caetano voltam ao passado 
Além da visita do Museu Histórico Destaque, o grupo teve a oportunidade de conher o funciomento do periódico
Grupo ficou observando atentamente as peças do acervo
Um grupo de alunos do 5º ano da Escola Estadual Caetano Gonçalves da Silva estiveram visitando o acervo do Museu Histórico Destaque. O passeio aconteceu na tarde do dia 20 de março, com a participação da vice-diretora do turno da tarde, Claudia de Almeida Teixeira e da professora Mayara da Silveira dos Santos. Além disso, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer também o funcionamento de um jornal, desde sua concepção até a finalização. Segundo Claudia, os alunos estão desenvolvendo um projeto que trata da confeccionar um jornal e nada mais propício em conhecer mais sobre o trabalho que é feito no periódico da cidade. “A proposta é incentivar que desde cedo, as crianças tenham acesso a leitura, não somente de livros, mas de jornais e revistas; bem como saber como eles são feitos”, disse a educadora. Ela comentou que além de visitar a redação e a gráfica onde é impresso o JD, o grupo pode conhecer as peças e fotos expostas no Museu Histórico Destaque. “É um local mágico, onde podemos voltar no tempo e verificar as mudanças que ocorreram na cidade ao longo dos 60 anos. Recomendo que os esteienses venham conhecer mais sobre a própria história”, ressaltou Claudia. Para Mayara, a visita superou a expectativa, tanto em relação a estrutura do periódico quanto ao espaço cultural. “Foi um passeio gratificante, que pudemos conhecer um pouco mais da história e também da realização de um jornal. Com certeza, o resultado do trabalho será mais que especial”.
Peças - Aluna do 5º ano Yasmim Modry, 10 anos comentou que a visita ao Museu e a redação do jornal foi bacana, pois aprendeu mais sobre a história da cidade. “O que mais gostei foram às câmeras fotográficas, pois me atrai as artes, onde no futuro pretendo cursar a faculdade de Música”. Visitando pela primeira vez um museu, Rafael Galle Frank, 10 anos, enfatizou que teve vários momentos na visita que lhe chamou a atenção. “Além dos objetos antigos, também fiquei curioso em relação de como é feito a impressão de um jornal”. Interessados em conhecer o Museu Histórico Destaque pode entrar em contato pelo telefone 3473-1712.









Caixa eletrônico é arrombado pela segunda vez
Os peritos estiveram no local, recolhendo materiais
para auxiliar na investigação
Em menos de dez dias após a tentativa de arrombamento em um caixa eletrônico de uma agência bancária localizada na Rua Padre Felipe, no Centro de Esteio, novamente, o estabelecimento voltou a ser alvo de criminosos. Um dos equipamentos foi destruído por suspeitos, no dia 22 de março, por volta das 8 horas. Segundo o delegado Leonel Baldasso, dois homens entraram no local, munidos com um maçarico. O equipamento foi acionado, mas danificou somente o caixa eletrônico. “A ação foi monitorada pelas câmeras de videomonitoramento da agência, onde foi possível acompanhar toda a ação”, disse Baldasso. Ele salientou que provavelmente os suspeitos que fizeram essa ação, foram os mesmos que já haviam feito algo parecido no dia 11, no mesmo local. “A utilização de maçarico é uma nova modalidade, que tem causado prejuízo aos estabelecimentos que viram alvo dos criminosos”. Baldasso informou que o prejuízo para o banco é de aproximadamente R$ 20 mil, e nenhuma quantia foi levada do caixa eletrônico. Um dos casos de assalto a caixa eletrônico na cidade que teve uma repercussão expressiva foi em 2013, quando uma quadrilha assaltou um caixa instalado no saguão do prédio da Câmara de Vereadores. Além de danificar a máquina e levar o dinheiro, duas pessoas foram feitas de reféns por algumas horas.


‘Operação Tarrafa’ resulta na prisão 
de suspeitos em Sapucaia 
A maioria dos detidos já havia cometido diversos 
crimes na Região Metropolitana
Entre os equipamentos encontrados com a quadrilha haviam veículos de luxo
O município de Sapucaia do Sul integrou a lista dos municípios que foram alvo da ‘Operação Tarrafa’, que tinha por objetivo dar cumprimento a mandatos de prisões e efetuar a captura de foragidos. A ação foi uma iniciativa da Delegacia de Capturas do Departamento Estadual de Investigação Criminal (DEIC), coordenados pelo delegado Arthur Teixeira Raldi e com a participação do delegado Eduardo de Oliveira. Conforme o delegado Eduardo, as prisões são fruto de um intenso trabalho investigativo de localização, monitoramento e prisão de indivíduos, que estavam na condição de foragidos do sistema prisional, bem como com sentenças penais condenatórias. “Entre os presos, mais de 80% são decorrentes por suspeitos que estavam envolvidos com homicídios, roubo a estabelecimento comercial, estupro e até tráfico de drogas”, informou o delegado. Ele frisou que o restante, que corresponde a 20%, está relacionado com outras práticas de crimes como atentado violento ao pudor, porte ilegal de arma, estelionato e receptação. De acordo com o titular do DEIC, Arthur Raldi, as ações proporcionou que diversos suspeitos de alta periculosidade fossem retirado das ruas, pois estavam sendo procurados pela Justiça, exercendo atividades que causavam pavor na sociedade. Todos os detidos foram levados diretamente para o sistema prisional. A ‘Operação Tarrafa’ contabilizou a prisão de 179 pessoas, nas cidades de Viamão, Alvorada, Gravataí, São Leopoldo, Campo Bom, Novo Hamburgo e Guaíba.


Suspeito é capturado por policiais militares
Apesar de ter furtado uma bicicleta, o homem possuía diversos antecedentes
Policiais militares do 34º Batalhão de Polícia Militar do município prenderam na tarde do dia 20 de março, um suspeito de ter cometido um delito, em uma residência na Rua Dona Isabel, no bairro Liberdade. Ele foi detido por ter efetuado o furto de uma bicicleta. O jovem possui diversos registros na polícia como furto em residência e em veículo, posse de entorpecentes, arrombamento em estabelecimento comercial, lesão corporal, receptação e desacato. Após a prisão, ele foi encaminhado a Delegacia de Polícia do município para fins de registro.


Jovem é detido após 
assalto no Centro
Uma guarnição do 34º BPM de Esteio prendeu um jovem no dia 21 de março, por volta das 12 horas, na Rua Santos Dumont. Segundo informações do Batalhão, o indivíduo foi detido após invadir juntamente com outro suspeito um estabelecimento comercial situado na Rua 24 de Agosto. Ambos invadiram o local, sendo um deles armado e levaram um aparelho de telefone celular de um cliente. Com sua prisão, os policiais militares verificaram no sistema prisional que o suspeito tem antecedentes por posse de entorpecentes, furto qualificado e roubo a transporte coletivo. O outro suspeito que estava junto no momento do delito conseguiu fugir. O equipamento roubado foi recuperado pelos PMs. Dada a voz de prisão ao indivíduo, o jovem foi encaminhado a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), onde foi lavrado o auto de prisão.


Foragido da justiça é preso 
Um suspeito com antecedentes criminais foi preso na noite do dia 20 de março, na Rua dos Lírios, bairro Navegantes. De acordo com informações, a detenção se deu após o homem ser abordado na via pública e ao verificar se havia antecedentes criminais foi visto no sistema foi constatado que havia um mandato de prisão. Entre os delitos já cometidos pelo suspeito estão o envolvimento por tráfico de drogas, homicídio e furto de abigeato. O suspeito foi levado para a Delegacia de Polícia para fins de registro.

sexta-feira, 20 de março de 2015

EDIÇÃO 1973

Dia Internacional da Mulher em Esteio
O Dia Internacional da Mulher em Esteio foi marcado pelo ato solene, alusivo a data. O evento, promovido pela Câmara de Vereadores do município foi realizado na noite do dia 17 de março, no espaço coberto da Rua Garibaldi e contou com a presença de representantes de diversos segmentos da sociedade, ultrapassando a participação de mais de 150 pessoas. Mulheres que realizam algum tipo de trabalho junto a comunidade esteiense foi agraciada com um certificado, como forma de valorização pelas ações feitas. Uma das homenageadas foi uma das diretoras do Jornal Destaque, Carmen Costa. Segundo a presidente do Legislativo, Jane Battistello, as mulheres conquistaram espaços importantes nas últimas décadas, mas ainda precisa haver mais ações contra a discriminação as mulheres. “Ainda há registros em pleno século 21 de mulheres sendo violentadas e vítimas de preconceito”, disse Battistello. Ela comentou que aos poucos as mulheres estão se encorajando e quebrando paradigmas, na busca de uma sociedade mais igualitária.
Valorização - A proponente do ato solene, a vereadora Michele Pereira enfatizou que é um dia especial e contemplar o trabalho das mulheres, tendo que o tema escolhido para a sessão solene deste ano é ‘Mulheres emancipadoras que fizeram história’. “Por ser uma data que marca os 60 anos de Esteio, essa solenidade marca a valorização de mulheres que ajudaram a propagar a paz e amor na cidade”. Em nome das homenageadas, Mirna Ruschel Rahde frisou que reside há 37 anos na cidade e desde que chegou sempre teve uma boa recepção, por parte da comunidade, e em especial pelas mulheres. “As mulheres são importantes e poderosas neste processo de mobilizar a mulher em prol de uma causa”. O mestre de cerimônia foi Claudio Storck e tendo apresentações artísticas através da esquete teatral do Grupo Bah!, da Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya, bem como a apresentação musical da cantora Gisele Bloete.

Passados quase dois meses da publicação no Jornal Destaque, de um pequeno buraco que havia sido sinalizado na Rua Maracanã, no bairro Novo Esteio há poucos dias se tornou uma grande cratera na via. O motivo foi que o órgão competente havia sido notificado para fazer o conserto e está fazendo aos poucos. Um dos principais motivos para a realização da nova obra foi a troca de canos na rua, visando o melhor escoamento da água para as bocas de lobo. A proposta é evitar tragédias, principalmente em dias de chuva, onde na região diversas casas são invadidas, diante da força das águas.


InBetta capacita jovens em situação 
de vulnerabilidade social
A InBetta, formada por seis empresas brasileiras, investe em projetos sociais com foco na educação e na transformação social. Agora, de forma pioneira em Esteio, a empresa anuncia parceria com a Fundação ‘Projeto Pescar’, promovendo o Curso de Iniciação Profissional em Processos Industriais, destinado a jovens de 16 a 19 anos. No dia 16 de março, aconteceu a aula inaugural da 1.ª Turma da Unidade Projeto Pescar InBetta. O evento contou com a presença de representantes do Executivo Municipal, funcionários do grupo e convidados. O curso possui 10 meses de duração, será realizado dentro das dependências InBetta e ministrado pelos profissionais voluntários da empresa. Os alunos são estudantes do ensino médio da rede pública, provenientes da comunidade local e de famílias de baixa renda, que não estejam inseridos no mercado de trabalho e que tenham voluntariamente realizado sua inscrição.

Terreno abandonado causa transtorno 
Manutenção na área é a principal reivindicação da comunidade local
O mato elevado tem servido inclusive para esconderijo de moradores de rua
Morador da Travessa Santa Catarina, situado no bairro São Sebastião há pelo menos três décadas, o aposentado Carlos Gerhard Curt, 85 anos, reivindica que o responsável por um terreno baldio localizado na via seja mantido limpo. Ele relata que a área está com mato alto, que resulta no aparecimento de animais de pequeno porte, como ratos, baratas e até cobras, bem como os insetos, nestes dias de calor. “Já estive reclamando para os órgãos competentes da cidade e até hoje nenhuma providência foi tomada para mudar esta situação. No local é constante observar um grande acúmulo de lixo, jogado não apenas por pessoas da comunidade, mas os carroceiros”, falou Curt. Ele ressalta que há um cano de grande proporção jogado na calçada que deveria ser utilizado para ser colocado na via para melhor escoamento da água, está parado no local, impedindo a passagem de pedestres.
Trânsito - Outra reclamação do idoso é em relação à curva existente entre a Travessa Santa Catarina e a Rua Érico Veríssimo. O motivo é que por ser um local com ruas estreitas, quando passa um caminhão ou um veículo maior, a maioria faz o retorno, mas acaba subindo nas calçadas e danificando as bocas de lobo. “Além do grave problema que as famílias sofrem em dias de chuva intensa, muito se deve pelas péssimas condições em que se encontram os bueiros nesta área”, disse Carlos. Ele comentou que esteve há mais de 50 dias no setor de Ouvidoria da prefeitura, para que sejam tomadas medidas para evitar essa situação, mas por enquanto nada foi feito. “O desejo dos moradores é que seja estudada a viabilidade para a instalação de placas sinalizadoras, indicando a não passagem de veículos grandes, pois quebram as tampas dos bueiros”.


Entupimento de boca de lobo no 
Novo Esteio revolta comunidade
Moradores ao redor aguardam pelo conserto
Uma boca de lobo próximo a um estabelecimento comercial situado entre as ruas Padre Anchieta e Rui Barbosa, no bairro Novo Esteio tem ocasionado transtornos como mau cheiro e a proliferação de animais de pequeno porte, como ratos, baratas e mosquitos. Segundo o morador Ario Piletti, que reside nas imediações, faz alguns meses que a situação encontra-se da mesma forma. “Chovendo ou não a água esta empossada em frente a boca de lobo impedindo a entrada da água. O que me preocupa é o cheiro é forte e invade o comércio, além das moradias”, relatou Piletti. Ele comenta que já entrou em contato com o setor competente, mas não obteve retorno.


Recursos para o São Camilo serão mantidos
Representantes do município relataram a situação da Casa de Saúde
Integrantes do Legislativo e Executivo do Município estiveram reunidos no dia 10 de março, em Porto Alegre, com o secretário estadual de Saúde, João Gobbardo dos Reis. Na oportunidade, o titular da pasta garantiu a liberação integral de verba da contratualização 100% SUS para o Hospital São Camilo. O depósito da verba seria feito ainda na terça-feira, segundo Gobbardo dos Reis. Ele disse, também, que o dinheiro relativo a contrato com Hospital São Camilo vai passar a ser depositado no dia 10 de cada mês. Com relação aos medicamentos especiais, o secretário falou que os laboratórios ficaram sem receber por vários meses em 2014 e que há um decreto impedindo que essa dívida seja paga agora. “Por isso, o Estado está tendo dificuldades com alguns laboratórios. No entanto, o estoque de fórmulas lácteas, necessária para a alimentação de pacientes por meio de sonda, já foi restabelecido”, ressalta. Já equipamentos de emergência e das UTI adulta e neonatal, que são alugados de empresa particular, João Gobbardo afirmou que não vai continuar a pagar o valor atual e, caso a proprietária do material não queira reduzir os preços, segundo ele, uma outra alternativa vai ter que ser encontrada. Porém, foi taxativo dizer que não haverá interrupção no atendimento. “Nós não vamos ser irresponsáveis de suspender os trabalhos”, disse João.


LORI EMANOELA DA SILVA 
Contei aos meus filhos 

Ainda falando sobre coisas peculiares ciganas, lembro com carinho das histórias contadas na infância, que sempre fazia a gente pensar nos desfechos inesperados, na destreza e no espírito de felicidade nos finais grandiosos. Reflito ainda hoje sobre as condições que vivíamos, e a poesia que eram as histórias. Histórias estas que contei aos meus filhos, que contarão aos seus netos... No eterno ciclo que é nato às culturas tradicionais onde a oralidade tece nossa vida, nossos costumes, mostrando na pratica a capacidade que temos, enquanto humanos de sermos infinitamente eternos, naquilo que realmente nos dedicamos sem ferir os outros, longe da arrogância e prepotência que ainda reside em alguns corações humanos. Os contos ciganos falam de música, crenças, medos, heroísmos, e amor. A moral da história nem sempre é igual a dos gadjo, mas quase sempre o final é feliz. E penso que assim o seja, por saber no fundo de minha alma que vivemos neste mundo com um único propósito ser feliz, exatamente onde estamos, e com quem amamos e felicidade, meus amigos, é um mar de espuma fazendo barulho nas pedras, é beijo e abraço de uma longa saudade, é viver em uma história pela eternidade...


Projeto ‘Confeccionando Sonhos’ é contemplado com recursos da Petrobras 
Assinatura do convênio ocorreu na sede da empresa, em Canoas
Representante da Abrasinos, durante a assinatura do convênio
Os integrantes dos projetos que foram beneficiados com o recurso
O projeto ‘Confeccionando Sonhos’, da Abrasinos foi uma das entidades contempladas com a seleção pública da ação Comunidades do Programa Petrobras Socioambiental. A assinatura do contrato para patrocínio ocorreu na tarde do dia 17 de março, no auditório da Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), em Canoas. Para o gerente de Relacionamento Comunitário da Petrobras, José Barbosa, os projetos têm por finalidade inserir pessoas e entidades, além de proporcionar para que as organizações possam desenvolver seus trabalhos, fomentando a geração de renda e de emprego. “O formato de seleção pública é oferecer alternativas para que todos os interessados possam participar, através de um processo de transparência e democratização”, disse Barbosa. Ele comentou que a ideia desse processo foi envolver a sociedade e deixar explícito os critérios pré-estabelecidos. “Nesta seleção é de âmbito regional e nacional, que abrange cidades ao entorno das refinarias e com projetos específicos para cada região”. Segundo a responsável pela Abrasinos, Marilene Kostelnaki, essa iniciativa nos proporciona que possamos desenvolver, pelo segundo ano consecutivo, um trabalho em uma região da cidade, onde podemos formar mulheres de baixa renda que residem no ‘Território de Paz’. “O próximo passo será o fortalecimento da cooperativa, que diante das atividades tem por finalidade gerar trabalho e renda para as famílias”, comentou Marilene. Além de Marilene, também participaram do ato Ana Maria Scaton, Isa Oliveira Rodrigues, Ione Gutierres, além de representantes do Executivo Municipal.
Programa - O investimento será de R$ 2,3 milhões, no período de dois anos, para oito iniciativas dos municípios de Canoas, Esteio, Rio Grande, Tramandaí e Ijuí. Cada instituição receberá até R$ 300 mil para atuar como foco nas linhas de atuação como produção inclusiva e sustentável, biodiversidade, direitos da criança e do adolescente, educação e esporte. A seleção pública Comunidades abrangeu os estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os trabalhos passaram por uma triagem administrativa, avaliação técnica e até a escolha final dos contemplados. Ao todo, serão destinados cerca de R$ 16 milhões para 56 iniciativas nos quatro estados.
CONFECCIONANDO SONHOS 
Município: Esteio Resumo: O projeto visa auxiliar na implantação de uma cooperativa de costureiras por meio da realização de cursos, oficinas e desenvolvimento de um plano de negócio. Linha de atuação: Produção Inclusiva e sustentável Instituição: Associação para Projetos Pesquisa e Ação Ambiental e Social


Advogado esteiense apresenta proposta
para entidade de classe
Sílvio Fogaça entregando o documento ao presidente da entidade
O presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Esteio, Cristiano Coêlho Bornéo, recebeu o advogado Silvio Luiz Fogaça na sede da entidade. Na oportunidade, Silvio entregou a proposta intitulada de ‘mutirão do IPTU’. Um dos objetivos do encontro foi tratar sobre uma futura iniciativa, adotada por parte da Subseção, que atua em prol da sociedade, bem como o apoio do Judiciário e do Executivo local que tem por finalidade discutir o que acerca os débitos de IPTU e de forma de composição amistosa de termo. A ideia objetiva diminuir as já correntes, assim como as eventuais e possíveis, demandas de execução fiscal. O documento também contempla a proposta de implementar um mutirão de conciliação para facilitar o pagamento e parcelamento do contribuinte. Segundo o presidente Cristiano Coêlho Bornéo, caso se concretize a iniciativa, a comunidade era a principal beneficiada, além do Poder Público. “A medida será debatida em reunião aberta com a diretoria da entidade e com os advogados que fazem parte da OAB. Também farão parte representantes da sociedade que atuam na área do Direito”, disse Bornéo. Ele frisa que o trabalho cooperativo entre as partes da comunidade precisa beneficiar a todos e não somente uma parcela da comunidade, por isso, uma mobilização de classe.


Tenente-coronel Roberto Damasceno em
visita ao JD com Miguel Luz
Novo comandante do 34º BPM de Esteio é empossado 
Solenidade aconteceu em frente ao prédio do Batalhão no Centro 

Foi realizada na tarde do dia 17 de março, a solenidade de troca de comando do 34º Batalhão de Polícia Militar de Esteio. O evento foi realizado em frente ao prédio da instituição localizada na Rua São Jerônimo, no Centro, e contou com a presença de representantes de diversos segmentos da comunidade local, bem como autoridades civis, militares e empresários. O tenente-coronel do Comando do Policiamento Metropolitano (CPM) Sedenir Cardoso de Oliveira falou que a Brigada Militar tem obtido sucesso em suas ações, diante da união da sociedade que vem buscando ao longo dos anos mais segurança, além de proporcionar que os policiais militares estejam presentes em diversos espaços na extensão territorial do município. “Temos noção que há inúmeras dificuldades, mas com o reconhecimento e valorização da tropa podemos reverter o quadro”. Segundo o tenente- coronel Egon Marques Kvietinsk, apesar de um trabalho de poucos meses, mas o aprendizado foi muito importante. “Devo agradecer a acolhida da comunidade e pela colaboração de todos. Esse processo se tornou possível devido a união e a força dos integrantes do batalhão”, ressaltou o tenente-coronel. Ele destacou que o próximo responsável pelo 34º BPM deve continuidade as ações, bem como a parceria com o efetivo que acatou as ideias o que auxiliou o bom andamento dos trabalhos. Após o encerramento da solenidade, houve o descerramento da placa com a foto dos ex- comandantes do 34º BPM.
Visita – O novo comandante do 34º BPM, o tenente-coronel Roberto Damasceno Rodrigues esteve realizando uma visita de cortesia na sede do Jornal Destaque, na manhã do dia 18 de março. Ele foi recepcionado pelo diretor do periódico, Miguel Luz e concedeu uma entrevista no programa ‘Opinião’, na Rádio Jornal Destaque. O tenente-coronel Damasceno está na cidade desde o dia 02 de março e ao longo desse período tem sido bem recepcionado pelos locais que tem frequentado. “O apoio da população e de alguns órgãos públicos é extraordinário”, disse. Ele frisou que pretende dar uma nova visão no que tange ao policiamento ostensivo na cidade, colocando em prática algumas ações, que em breve a comunidade poderá notar. “Umas das medidas é dar condições apropriadas para o dos PMs, bem como motivá-los em sua jornada de trabalho, dando as ferramentas necessárias para fazer um atendimento digno a comunidade”, comentou. Damasceno enfatizou que algumas mudanças serão colocadas em prática nos próximos dias, como intensificar os policiais militares que atuam de moto, assim como as ações do Pelotão de Operações Especiais (POE) e o Policiamento Comunitário. “Além de otimizar o trabalho da corporação a parceria com a Guarda Municipal também será importante neste processo Em 29 anos de atividade, o tenente-coronel Roberto Damasceno já trabalhou por seis meses, nas cidades de Lavras do Sul e Santa Maria e há 18 anos, atua no comando de policiamento na zona sul de Porto Alegre.
IMPORTÂNCIA DO CONSEPRO 
O tenente-coronel do 34º BPM, Roberto Damasceno falou que a reativação do Consepro na cidade é importante, pois os repasses de recursos, como para a Brigada Militar irá contribuir na captação de dinheiro para a entidade. “Estamos no aguardo para o recebimento de R$ 80 mil do Executivo esteiense, que será utilizado para obras nos banheiros e vestiários, assim como uma sala de reuniões com uma capacidade de até 30 pessoas e uma cozinha”, explicou.
Novo comandante passou em revista a tropa

Jardim Figueira participa de 
amistoso com Aimoré
Apesar da derrota, alguns atletas chamaram atenção de olheiros
A escolinha de futebol do Jardim Figueira recebeu no dia 16 de março, os atletas das categorias de base do Aimoré, em seu campo localizado no bairro, que leva o nome do time. Na oportunidade, os times se confrontaram em dois jogos e tiveram duas derrotas. O placar ficou 4x0, na categoria sub 15 e 2x0, no sub 17. Conforme o presidente da entidade, Cristiano Pedroso, a ideia em promover a atividade era proporcionar aos jogadores de mostrarem seus talentos. Nesta competição, pelo menos sete jovens foram selecionados para as categorias de base do Aimoré. “Acredito que através do esporte podemos a ter uma sociedade melhor, pois as crianças e os adolescentes que estão envolvidos na pratica esportiva não serão vistos com más companhias e nem usando entorpecentes”, frisou Cristiano. Criado em 2010, o Jardim Figueira há cinco meses esta lançando jovens para as categorias de base do futebol gaúcho. Um dos principais focos é o trabalho social que atende cerca de 40 meninos do bairro Primavera e imediações. A entidade esta em busca de novos parceiros para dar continuidade a seus trabalhos e aumentar o número de beneficiados.


PE. ANDRÉ BOANERGES CARBONERA - Missionário Claretiano 
Páscoa Transformante 

De Fato, o tempo não para... Vivenciamos mais uma Quaresma. A Quaresma nos levou à Páscoa. A Páscoa nos transforma. Ou, deveria... Recordemos um exemplo. O Pai aprontou. Foi infiel O Filho se revoltou. Encheu-se de ódio pelo Pai. Por dez longos anos, não se cumprimentaram. Detestavam- se. Odiavam- se mortalmente. Porém, a graça de Deus Venceu. - Padre, Jesus me deu forças e eu perdoei meu Pai de coração. Tirei aquilo que Me matava, aos poucos. Sinto- me mais leve e muito mais feliz. Não tenho palavras para descrever o que se passa no meu íntimo... A Páscoa funcionou e transformou duas famílias. Beleza Pura! Será que seremos todos pela Páscoa? Talvez seja nossa derradeira Páscoa... Vivamos bem a nossa Páscoa! Convertamo-nos! Mudemos! Renovadora Páscoa! Bênçãos. Ponto Final.


Três Portos têm uma estação climatológica 
Um bairro com histórias e personagens curiosos 

Morador do bairro Três Portos desde 1990, Julio Sal destaca que uma das principais características do local é a tranquilidade, muito se deve por estar próximo a grandes empresas, que ajudaram ao desenvolvimento do bairro e do Município. “Além disso, com a implementação da Trensurb, o Três Portos passou ainda mais por uma mudança no traçado desta região”, disse Sal. Ele frisou que antes da obra de construção dos trilhos, havia uma sinaleira, que por alguns anos se tornou como uma ‘segunda entrada’ da cidade. “Outra característica do Três Portos era o tradicional comércio dos ‘armazéns’ que por décadas eram fornecedores de mantimentos para as famílias do bairro. Hoje apenas um está em funcionamento, assim como um restaurante. A vinda dos grandes empreendimentos foram um dos estopins para o fechamento destes negócios”.
Abandono - Júlio ressalta que o Três Portos nestes últimos anos foi abandonada pelo Poder público, principalmente no que tange a falta de transporte coletivo, pois a única linha que havia sido implementada para atender a comunidade foi retirada há alguns anos. “Um dos motivos alegados, por parte dos responsáveis foi a pouca frequência de usuários. A partir de então nunca mais houve uma iniciativa em destinar uma autolotação para o bairro”, enfatizou Sal. Ele falou que nos últimos anos, um problema que tem mudado hábitos de várias famílias no bairro é a questão dos alagamentos, que teve seu momento mais trágico na história recente foi em outubro de 2013, quando praticamente o a localidade ficou submersa. “O dia 23 ficará marcado na vida das pessoas que presenciaram a enxurrada que além de levar bens materiais, levou a dignidade, bem como a condição de morar dignamente”.
Lutas por melhorias no bairro ainda continuam 
Pela dimensão do bairro, a questão de saúde pública é uma luta constante entre os moradores e o Executivo, pois não há uma Unidade de Saúde Básica (USB), fazendo com que as pessoas tenham que se deslocar para outros pontos da cidade em busca de atendimento médico. “A preocupação é que existe uma grande quantidade de aposentados e de crianças, que é a faixa etária, onde há uma procura expressiva”, disse Júlio.
Sujeira - Mas o Três Portos não fica restrito apenas nos problemas, mas ao longo dos anos houve uma evolução, no que tange a coletiva seletiva, que teve uma melhora expressiva, bem como a questão da educação no bairro. Um dos fatores foi desde a construção da Escola Municipal João XXIII que é um dos espaços mais valorizados no bairro. “Uma instituição com mais de cinco décadas de existência, pode-se notar que os educadores e funcionários trabalham com carinho e cuidam de nossas crianças, como se fossem seus próprios filhos”. Júlio Sal disse que na data dos 60 anos de emancipação política, a cidade dos sonhos ficou no passado e hoje está abandonado, tanto pelo Poder público, quanto a mobilização da comunidade. “A impressão que existe é que estamos regredindo”.
Estação meteorológica na cidade 
Um hobby de tirar fotografias de ângulos diferentes, sobre as mudanças climáticas, se tornou algo levado a sério. O resultado disso a instalação de uma estação meteorológica, situada no bairro Três Portos. Júlio Sal relatou que paralelamente com as fotos, comprou um pluviômetro para fazer a medição da chuva que caia na cidade. Além disso, devido às mudanças no clima chegava a emitir alerta sobre possíveis tempestades que poderiam causar danos. “Foi um trabalho dado passo a passo, onde hoje posso relatar sobre a temperatura e velocidade do vento na cidade e em cidades da Região Metropolitana. Não sou meteorologista, simplesmente faço comentários e estudo sobre as alterações no clima”. Redes sociais - Com o advento das redes sociais, Júlio Sal iniciou em 2014 um trabalho nas redes sociais ao começar a participar de um grupo, onde além de falar sobre os problemas da cidade teve a iniciativa de dar informações sobre previsão do tempo. “Diante da procura por dados climáticos resolvi criar uma página e alertar as pessoas. Além disso faço alerta sobre a situação em que se encontra o nível de água no Rio dos Sinos, por exemplo”.
HISTÓRIA 
Júlio Sal nasceu em Terra de Areia (na época era distrito de Osório) e em função da profissão do pai, era construtor residiu com a família em várias cidades em Santa Cataria e até no Paraná. Um dia, seu pai veio fazer um trabalho na região e se apaixonou por essas terras e sempre comentava que iria um dia fixar residência em Esteio. Em 1980, seu pai construiu uma casa na rua Salgado Filho, que ainda era de paralelepípedo. Quando adolescente, Júlio destacou que tem lembranças da região como a fábrica de papel Três Portos, campo de futebol, empresa de ração para cachorro e o antigo prédio do INPS (hoje, INSS). Na década de 80, uma das primeiras experiências de emprego foi na Samrig, que por alguns anos foi uma das indústrias mais prósperas que contribui para o desenvolvimento, bem como seu pioneirismo. Talvez uma das primeiras iniciativas no país foi a instalação da fábrica de proteína de soja, que na atualidade é um dos motes da alimentação saudável no planeta.


Camboatá inicia seus trabalhos com novidades
Trabalho da capoeira tem função na educação de crianças e adolescentes
O Grupo Camboatá de capoeira de Esteio está voltando às atividades, após o período de férias nos meses de janeiro e fevereiro. Segundo um dos integrantes do grupo, o capoeirista Cesar Lima, conhecido como ‘Charada’, uma das novidades para este ano ocorrerá um trabalho será a parceria com o Programa Integrado de Inclusão Social (PIIS). “Entre os locais onde estão previstas a realização de atividades serão nas comunidades dos bairros Primavera e Três Marias. Nestas localidades, a capoeira tem papel importante para os menores, ligado ao social, ressaltando o bom comportamento, o lazer e o cuidado com o local onde vivem”, disse ‘Charada’. Ele falou que na adolescência, em função das alterações no corpo e também na família, o trabalho até se intensifica, pois é a oportunidade dos jovens a ingressarem no mundo do esporte ao invés de ir ao mundo das drogas. ‘Charada’ comentou que 2014 foi um ano, onde algumas escolas deram suporte para a realização da capoeira. Uma delas foi no Colégio Coração de Maria, quando em 18 de outubro, aconteceu a formatura de praticantes. O evento ocorreu no ginásio poliesportivo da instituição e reuniu cerca de 100 estudantes, além de integrantes do grupo, instrutores, professores, graduados, mestres e um mestrando.


Esteio será palco da Corrida de Prevenção 
ao Diabetes

Está previsto para ser realizado no dia 27 de março, a 1ª reunião de trabalho, promovido pelo Conselho Municipal de Saúde com o objetivo de tratar sobre a organização da Corrida de Prevenção ao Diabetes em Esteio. Serão aguardados representantes do Executivo, Legislativo, bem como integrantes do Instituto da Criança com Diabetes (ICD), com início das atividades a partir das 8 horas. Na oportunidade serão apresentadas as ações desenvolvidas no evento, bem como o trabalho que é realizado pela entidade com sede em Porto Alegre. Também ficará estabelecida a provável data, horário e local para a realização da prova, assim como outros detalhes da atividade. Durante o ato, os participantes poderão dar sua contribuição apresentando sugestões para que a atividade ocorra sem maiores transtornos. A reunião ocorrerá no auditório da Casa dos Conselhos.


Túmulos do Cemitério Dois de Novembro 
são violados
Sepulturas foram abertas somente onde estavam crianças 

A violação de três sepulturas no Cemitério Municipal Dois de Novembro, em Esteio vem sendo alvo de investigação. O motivo é que os túmulos que foram abertos estavam sepultadas crianças, que já estavam em estado de decomposição. Duas delas eram natimortos (não chegaram a nascer). Outro túmulo aberto era de uma criança de nove anos, que havia sido enterrada em janeiro desse ano. Os funcionários que trabalham no local que informaram os responsáveis pela pasta que gerencia o local. Segundo o titular da Delegacia de Polícia esteiense, Leonel Baldasso, no último final de semana, dois crânios de criança foram encontrados por um morador em uma área localizada as margens da BR 448 - Rodovia do Parque, quando estava caminhando. “Um dos prováveis motivos seja para a utilização em rituais de magia negra, pois ao redor da cabeça foi encontrado uma galinha morta e outros elementos destes rituais”, destacou Baldasso. Ele ressaltou que diante dos fatos, solicitou para a Justiça que seja feito DNA nos restos mortais dos crânios para detectar se o material retirado é combatível com os crânios encontrados no bairro.
Providências - Baldasso comentou que o familiar de uma das crianças já prestou depoimento na Polícia Civil. Em breve relato, o homem disse que ficou chocado com a crueldade que foi feito com o corpo e aguarda que as devidas providências sejam tomadas e os envolvidos sejam punidos pelo ato de vandalismo. De acordo com o secretário de Obras, José Luiz da Silva, onde a pasta é responsável pelo Cemitério Municipal, apesar de ser um fato isolado, a secretaria irá tomar as medidas necessárias para que os envolvidos sejam punidos, por isso a pasta esta dando um suporte importante para resolver este problema. Após verificar o fato, o local foi isolado. Além da cabeça, outras partes também foram retiradas dos caixões. Silva ressaltou que a câmera de videomonitoramento instalada nas dependências do cemitério não teve problemas e não foi possível fazer a captura das imagens.


Polícia Civil faz reconstituição 
de tentativa de homicídio no Centro
A reconstituição tem papel importante no processo
Foi realizada na manhã do dia 11 de março, a reconstituição da tentativa de homicídio contra uma mulher, na época com 33 anos, pelo seu companheiro. A ação teve início por volta das 12 horas e contou com a presença de policiais civis e o setor de perícia, bem como o suporte da Brigada Militar, fiscais de trânsito e Guarda Municipal. Parte da Avenida Presidente Vargas, bem como a Dom Pedro e a Rua José Guimarães, no bairro São Sebastião ficaram fechadas até a conclusão dos trabalhos. Conforme o titular da DP esteiense, Leonel Baldasso, apesar de já possuirmos informações mais que suficientes em relação ao fato, a ideia é observar na pratica todas as versões apresentadas pelas principais testemunhas. “Esse trabalho é importante, pois temos condições suficientes para que possamos saber mais sobre a verdade e tomar as medidas cabíveis”, ressaltou Baldasso. Ele informou que devido ao ocorrido, a mulher desloca-se de cadeira de rodas e ainda sofre as sequelas físicas e psíquicas, em relação a atitude brusca do companheiro, na ocasião. Baldasso reitera após o acidente, a vítima ficou com graves sequelas. Para se deslocar, a mulher está dependente de uma cadeira de rodas, entre outros problemas. O acidente aconteceu no dia 16 de fevereiro de 2013, quando ela havia caído da saída do apartamento onde residia, localizado na Avenida Presidente Vargas. Na época, houve testemunhas que informaram os policiais militares e a Polícia Civil, que havia mais pessoas no local, como também alguns vizinhos chegaram a relatar que a vítima ficava presa dentro do imóvel, quando o então companheiro saia.


Arrombamento em caixa eletrônico 
deixa a Polícia esteiense em alerta
O equipamento ficou praticamente todo danificado
O caixa eletrônico de uma agência bancária situada na Rua Padre Felipe, no Centro foi alvo de criminosos na madrugada do dia 11 de março. Conforme o delegado Leonel Baldasso, dois suspeitos tentaram implodir o equipamento, mas sem sucesso. “As câmeras de vídeomonitoramento será importante na identificação dos envolvidos no caso”, disse Baldasso. Ele informa que apesar dos constantes assaltos em caixas eletrônicas por várias cidades pelo interior do Estado, somente neste ano, Esteio registra a primeira ocorrência.


Dupla é detida por policiais militares 
no bairro Primavera 
Policiais militares do 34º Batalhão de Polícia Militar de Esteio efetuaram a prisão de dois homens, no bairro Primavera. O fato aconteceu no dia 13 de março, na Rua Jorge de Souza Moraes. De acordo com informações do 34º BPM, os suspeitos foram abordados em um veículo, que encontrava-se em situação de roubo. Em função disso, foi dada voz de prisão aos indivíduos, sendo que em seguida foram levados para a Delegacia de Pronto Atendimento de Canoas (DPPA), para fins de registro.


Suspeito tinha antecedentes como assaltos,
receptação, entre outros
Homem é detido no 
bairro Olímpica
Na noite do dia 12 de março, por volta das 21 horas, as guarnições do Pelotão de Operações Especiais (POE) do 34º BPM efetuaram a prisão de um suspeito de 34 anos. O fato se deu quando os policiais foram acionados para atender uma ocorrência e ao chegarem ao local indicado encontraram o indivíduo em atitude suspeita. Ao verificar o histórico do homem foi encontrado diversos antecedentes como de roubo a estabelecimento, receptação e roubo de veículos, porte ilegal de arma de fogo e falsa identidade. Quando foi detectado que o indivíduo estava fora de regime prisional, os PMs deram voz de prisão e apresentaram na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), em Canoas.

segunda-feira, 16 de março de 2015

EDIÇÃO 1972

Assim como em Esteio, Sapucaia do Sul também vem registrando problemas em seu asfalto, com a formação de buracos, que está dando prejuízos para os motoristas. Para evitar acidentes de trânsito na região central, um morador revoltado com o descaso em relação ao conserto da broca, na Rua Nossa Senhora das Graças, colocou galhos e restos de grama cortada. O motivo é para chamar a atenção dos condutores sobre os perigos que se encontram nesta área, devido a cratera. A sinalização improvisada é evitar tragédias possam ser registradas nestes locais, envolvendo motoristas e até pedestres.

Legislativo promove ato solene 
alusivo aos 60 anos de Esteio
Os 60 anos de Esteio serão comemorados pela Câmara de Vereadores através sessão solene que será realizada no dia 17 de março. A cerimônia terá início às 19h30, no espaço coberto localizado na Rua Garibaldi, no Centro. A iniciativa é da presidente do Legislativo, Jane Battistello e do parlamentar Leonardo Pascoal. Um dos principais objetivos da cerimônia é destacar personalidades e fatos que marcaram as seis décadas da cidade. A ideia, conforme os proponentes é resgatar a história, através de acontecimentos mais significativos, além de prestar homenagem aos cidadãos que foram importantes para a consolidação da municipalidade. Um dos destaques serão mulheres que fizeram parte desta história. O município completou 60 anos no dia 28 de fevereiro.


Problemas da Escola Padre Reus 
é alvo de reunião 
O secretário estadual da Educação, Vieira da Cunha esteve recentemente em Esteio, com o propósito de conhecer a estrutura da Escola de Educação Especial Padre Reus. O objetivo principal do titular da pasta foi acelerar a resolução de problemas que dificultam o cotidiano da comunidade escolar. A diretora Luciméia König apontou as principais dificuldades, entre elas, a aprovação do Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI), a instalação de um elevador que garanta acessibilidade ao segundo pavimento do prédio, além de pequenos reparos na estrutura. “É grande a nossa felicidade pelo acolhimento da nossa demanda com essa sensibilidade”, disse Luciméia. Ela comentou que o empenho e dedicação dos profissionais são fundamentais para o bom andamento dos trabalhos, pois a instituição atende alunos não apenas de Esteio, mas também de cidades da Região Metropolitana e Vale do Sinos. Vieira classificou a visita como um gesto simbólico de compromisso da nova gestão com a educação especial. “A instituição vai receber nos próximos anos o apoio necessário para desenvolver seu trabalho. Vamos estar ao lado da população na luta contra a discriminação e é um compromisso nosso que as diferenças sejam respeitadas”, afirmou o secretário. O encontro com o Conselho Escolar também suscitou discussões do ponto de vista pedagógico, que receberam atenção especial da coordenadora adjunta da 27ª Região, Mari Mantelli, que é educadora especial. A responsável pela 27ª CRE é Stela Steyer.

Comunidade indígena visita o JD 
Representantes da etnia caingangue, o grupo pretende
divulgar o poder das ervas
Alzira, o pequeno Henrique e Ido estão divulgando o poder das ervas
O representante da Aldeira Bananeiras de Miraguai da etnia Caingangue, Ido Galvão, acompanhado da esposa, Alzira Sales, 36 anos e o filho Henrique, de um ano e seis meses estiveram na manhã do dia 06 de março, realizando uma visita ao Jornal Destaque. Um dos motivos do encontro foi divulgar sobre a feira que os indígenas irão realizar entre os dias 11 a 14 de março, na Praça Irmão Egydio Justo, das 9h às 17 horas. Segundo Ido, na feira serão comercializadas cerca de 90 ervas cultivadas na aldeia, tendo a autorização da Funai, do município de Passo Fundo. Além disso, durante três meses do ano, o indígena fixa residência em São Leopoldo, no bairro Feitoria, onde está situada uma pequena comunidade, formada por aproximadamente 45 famílias, que também plantam ervas medicinais. Cada erva tem sua utilidade para a cura de algum tipo de enfermidade. “A ideia é mostrar as pessoas a importância das ervas para a cura de inúmeras doenças que acometem o ser humano”, disse Galvão. Ele comentou que em função da ação em levar a cultura indígena junto a sociedade já esteve em diversas cidades do Rio Grande do Sul, como Novo Hamburgo, São Leopoldo, Santa Maria e Santa Cruz do Sul, além de municípios do estado vizinho de Santa Catarina, como em Chapecó. Também esteve em Londrina, Bauru, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Pará. Ido relata que pelo menos há quatro décadas trabalha com o cultivo de ervas. “O índio tem um contato expressivo com a natureza, por isso é um defensor das matas, pois neste lugar onde pode-se encontrar os remédios para a cura de inúmeras doenças do corpo e da mente”, frisou Galvão.
Procurados - Ido Galvão destacou que entre as ervas mais procuradas e que são adquiridas pelos visitantes das feiras são os estimulantes sexuais, conhecido como ‘viagra natural’, assim como remédios para combater a diabetes, dores nos ossos, chamado de ‘21’ e a ‘batata de negro’. Ele enfatizou que nos últimos anos o homem branco ingressou nas aldeias, levando um pouco da cultura e dos costumes. “Um dos problemas seculares que envolvem a comunidade indígena é relacionada com bebidas alcoólicas, pois são produzidas nas próprias aldeias, que resulta em um grande número de pessoas com alcoolismo. A religiosidade, como a presença dos evangélicos ajudou a diminuir drasticamente este quadro”, relatou Ido.


Nossas leis... 
Tribunal KRIS
LORI EMANOELA DA SILVA

O tribunal Kris, ou KrisRomai como alguns costumam chamar é na verdade uma das manifestações culturais da etnia cigana, e com regras próprias e varia de grupo para grupo, comum a todos os ciganos do mundo. Trata-se de uma assembleia baseada no consentimento do grupo que aplica as sentenças, decisões, e determinações que seja melhor para todos. Ao contrário que o imaginário popular possa pensar temos sim regras, responsabilidades severas em relação à família, o lugar que vivemos e as pessoas que nos cercam. Por sempre estarmos em constantes movimentos, entre os diferentes tipos de pessoas, quando perdemos a confiança em alguém fica difícil crer que esta pessoa mereça nossa amizade. As tradições orais fazem dos atuais ciganos descendentes e guardiões das coisas mais lindas de nossas vidas, entre elas, o respeito aos idosos e as crianças. Jamais você encontrará um idoso cigano em um asilo, ou uma criança cigana abandonada pelas ruas. O melhor lugar para uma criança cigana é com sua mãe! A sociedade cigana tem em sua essência a consciência de que todos somos nômades nesta terra. Precisamos sim, de toda uma estrutura ancestral, para poder valorizar, respeitar cada ser humano, e mais, precisamos uns dos outros mesmo nos momentos em que parece estarmos em julgamento, por que é reconhecendo nossos erros que aprendemos a consertá-los.


Encontro reúne motociclistas no 
Parque Galvany Guedes 
Representantes de diversas cidades participaram 
da atividade no Jardim Planalto
Durante dois dias, o encontro reuniu motociclistas de todo o Estado
Entre os dias 28 de fevereiro e 01 de março, o Parque Municipal Galvany Guedes foi palco do 5º Encontro de Motociclistas, organizado pelo grupo Asas de Chumbo. Dezenas de pessoas estiveram prestigiando o evento que contou ainda com atrações musicais como de 16 bandas locais, além do show ‘Meu Amigo Elvis’, com Jairo Mello e do músico Charles Busker. No primeiro dia da festividade foi marcado com um almoço de confraternização e no dia seguinte com um café da manhã para os motociclistas que ficaram acampados. Segundo o presidente do grupo, Diego Nunes, um dos objetivos da atividade é reunir motociclistas que tem como hobby andar de moto aos finais de semana, como forma de relaxar. “Outra finalidade da ação é fazer novos, rever pessoas especiais, bem como falar sobre motocicletas”, disse Nunes. Ele informou que participaram motociclistas de cidades como Canoas, Porto Alegre, Novo Hamburgo, Cachoeirinha, Eldorado do Sul, Guaíba, Santa Maria, Xangri-lá, Santa Cruz do Sul e Torres. Do estado de Santa Catarina vieram adeptos dos municípios de São José, Florianópolis e Palhoça. “O encontro era para ser realizado no Parque Assis Brasil, mas em função de estar interditado, devido a destruição causada pelo tornado e também por haver um contrato de cedência do local, o Executivo cedeu esta área para promover esta festa para a comunidade”, explicou o presidente.
História - O grupo Asas de Chumbo surgiu em fevereiro de 2010, onde trata-se de um grupo de amigos que motociclistas e é formado por nove pilotos, oito garupas e três aspirantes. Interessados em fazer parte do grupo, basta entrar no site Asas de Chumbo e clicar no espaço ‘como participar’ e ler as regras básicas e aceita-los. Assim se torna um aspirante, onde irá começar e andar junto com o grupo. Após um período de integração e consequentemente a aceitação dos membros, o novo membro receberá o brasão do grupo.

Trabalho de prevenção e cuidado com 
o patrimônio público 
Ações da pasta de Segurança e Mobilidade Urbana 
tem sido referência na região
Uma das últimas novidades é o novo uniforme dos fiscais de trânsito
Os guardas municipais fazem a vigilância em prédios públicos e
trabalho de prevenção nas escolas
Luiz, Arno, Fabiana, Assis Brasil e Luiz Carlos
Desenvolver ações preventivas de violência nas escolas e também no trânsito tem sido uma das inúmeras atribuições que a secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana está tendo nos últimos anos, visando o bem estar a comunidade. Segundo o titular da pasta, Arno Leonhardt, desde que está sob o comando da secretaria uma das principais iniciativas foi manter um diálogo entre aos órgãos importantes na cidade, como Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar, Vigilância Sanitária e o setor de saúde. “Através dos profissionais que compõem o grupo, onde cada um tem suas atribuições é possível fazer um trabalho importante abrangendo diversos setores”, disse Arno. Ele comentou que esses benefícios se tornaram realidade após a implementação do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), que a partir da vinda de recursos próprios foi possível inclusive de aumentar o número de câmeras de videomonitoramento, passando de quatro, em 2009, para 49, em 2015. Isso se deu através dos projetos que surgiram através do Pronasci, via secretaria nacional de Segurança Pública. “O que talvez esteja prejudicando a questão de segurança no país é a não execução de projetos ligados a área. Pode-se observar que nos últimos anos estão se dedicando apenas para a Força Nacional, localizada nas regiões de fronteiras e nas medidas de combate ao crack. Apesar de serem importantes, mas não está resolvendo o problema e a violência em diversos pontos do país tem se agravado”, enfatizou o titular da pasta. Arno frisou que a pasta possui uma infraestrutura adequada, em especial a questão veicular, bem como a entrega recentemente de novos uniformes diferenciando a Guarda Municipal e os fiscais de trânsito.
Vigilância - O secretário de Segurança Arno explicou que uma das funções da Guarda Municipal é fazer a ronda nas escolas, além de aplicar ações que tem como foco a prevenção a violência em âmbito escolar, assim como monitorar 24 horas as câmeras de videomonitoramento que estão instaladas em diversos pontos da cidade. “Outro trabalho que surgiu recentemente através das parcerias foi a PIPA, que atua na fiscalização, no que tange a retirada de sobras de materiais de construção, como também em relação aos maus tratos a animais”.
Defesa - Devido aos constantes problemas que a cidade teve em relação a enchentes nos últimos anos, a Defesa Civil no município, teve que ir a busca de recursos. Sob o comando de Luiz Carlos Terra, o órgão ligado a pasta vem aos poucos adquirindo novos equipamentos para atender a demanda, quando for acionada, assim como um trabalho de prevenção nas comunidades onde é registrada a enxurrada.
Consumidor - Um trabalho que foi desenvolvido ao longo de décadas, se tornou realidade em setembro de 2014, com a inauguração do Procon na cidade. Integrado a secretaria, segundo Arno Leonhardt, o órgão tem sido motivo de elogios, por parte dos usuários que vão em busca do serviço, em função da qualidade no atendimento a comunidade. “Um dos motivos disso é que a pessoa vai ao Procon em busca da solução do problema e consegue resolve-lo de maneira ágil e em curto espaço de tempo”.


ELEGIA ÀS LOIRAS 
HEITOR HARTMANN - Professor - Jornalista - Escritor 

Loiras, lindas, esbeltas, delicadas, graciosas. Assim são elas. Você acha que não? Repare só. Lábios finos, alvíssima pele como flocos de neve. Pequenas partes sedutoras cor de rosa. Fisionomia gentil, cupidez de deleite, volúpia, clamando por delícias. Rúbidas faces, túrgidos seios. Diria o poeta: “Quais inquietas borboletas bandoleiras”, esvoaçam de flor em flor, para encanto dos homens. Temos loiras de olhos azuis, loiras de olhos cor de mel, loiras de infinitas tonalidades, para gáudio dos apreciadores, fisgados pelo charme delas. Vocês querem saber, leitores? Burro é quem nunca foi pensador, quando alinhavou um besteirol sobre as loiras. Provavelmente, é um desmiolado de ideias e vítima de um abismo de sentimentos. Pensador, quem é? Quem pensa, quem raciocina. Com certeza, não é quem vocifera achincalhes. Há sujeito que não passa de bom cantor, e olha lá. Pensador? Que nada! Um tipo desses não merece as maravilhas de que as loiras são capazes. Que siga o caminho dele, sem o prazer do aconchego alucinante dessas criaturas adoráveis. As loiras lastimam o vazio existencial do doidivanas. O que importa, leitor, é que nós – genuflexos perante as loiras – sabemos a graça infinita com que elas arrumam seus belos corpos, em meneios sedutores. Contemplamos, embevecidos, a elegância com que ajeitam seu exterior, objetivando surpreender a admiração masculina. Como sabem enfeitiçar os homens, essas beldades! E tudo, nelas, contribui para isso: a brancura física na alvura da alma, o rosa escondido debaixo das vestes, somente revelado aos felizardos de momentos íntimos. Tão-somente eles vão entender o que se diz aqui. Os outros ficarão a imaginar um paraíso, cheios de ardentes vontades. Ah! As loiras... Inspiram poetas, escritores e românticos de toda espécie. Fazem-nos sonhar com semblantes líricos e intimidades ensandecedoras. Elas tonteiam transeuntes inadvertidos, em assomos de embaraços e tremelicantes enleios, a ponto de provocar deliciosos curtos-circuitos sentimentais. As loiras acutilam fundo almas distraídas, corações disponíveis. Elas merecem o fascínio dos incautos. Cá pra nós: burras não são as loiras, burras são as letras de certas músicas, o que vem comprovar que “Todo ignorante tem a sua filosofia.” Embora seja verdade, também, que todo filósofo tem a sua ignorância. Descartes já pontificava, em Latim: “Cogito, ergo sum.” Traduzido: “Penso, logo, existo.” Não se usam acentos no idioma latino. Com sérios cacoetes mentais, inadvertidamente alguns inverteram a frase: “Existo, logo, penso.” Raciocinemos. Se o homem pensa, obviamente, ele existe. Mas,nem sempre o homem que existe, pensa. Por exemplo: os letristas antiloiras. Claríssimo, não é? Esperamos que o anjo Gabriel ilumine o bestunto de alguns tocaios, transformando-os em cantores mais palatáveis. Adoráveis loiras! Vocês são divinas! Encantadoras! Merecem os mais derretidos elogios dos homens que sabem apreciar o belo e passam ao largo dos desiludidos da vida. Inteligentes? Sim senhor: inteligentes! Lembremos algumas: Xuxa, Ana Hickmann, Angélica. São incontáveis. Termino assim: VIVAM AS NOSSAS LOIRAS!


Pastor visita o JD e divulga o projeto 
‘Uma Bíblia em cada casa’ 
Um dos objetivos da ação é levar o Livro Sagrado aos lares esteienses
Pastor Carlos entregando uma Bíblia ao diretor do JD, Miguel Luz, juntamente com Jair Misael
Uma das lideranças da Igreja Assembléia de Deus, o pastor Carlos Azeredo e o integrante da igreja Jair Misael estiveram realizando uma visita de cortesia a sede do Jornal Destaque. O encontro ocorreu na manhã do dia 05 de março, onde o religioso foi recepcionado pelo diretor do periódico, Miguel Luz. Um dos objetivos da visita foi entregar uma Bíblia Sagrada a Miguel como símbolo do novo projeto da instituição intitulada ‘Uma Bíblia em cada casa’. Segundo o pastor Carlos, a proposta deste projeto é distribuir mais de 25 mil do Livro Sagrado para os cristãos a todas as residências da cidade. “A ideia surgiu em 2011, quando vim fixar residência na cidade para trabalhar e também por ser este ano escolhido pela instituição, o período de evangelização da comunidade”, explicou o pastor. Ele comentou que se trata de um projeto pioneiro no Rio Grande do Sul, mas a igreja chegou a desenvolver este trabalho em outros municípios do país. “Pretendemos agregar a ação de levar a Bíblia para as moradias do município, no ano em que Esteio festeja 60 anos de emancipação política. Isso é algo mais que especial para todos os esteienses”.
Estrutura - Pastor Carlos informou que atualmente, a Assembléia de Deus possui 26 templos espalhados nos mais diversos bairros de Esteio. “Aos domingos à noite são realizados pelo menos sete cultos simultâneos, que agrega aproximadamente 1,5 mil pessoas”, ressaltou Azeredo. Conforme o pastor Carlos Azeredo, a Instituição Educacional e Beneficente Assembléia de Deus tem vários segmentos, onde há voluntários que distribuem cestas básicas, roupas, entre outros. Além disso, há o projeto dentro da instituição, onde as mulheres recuperam roupas ou transformam as mesmas em acolchoados para ser distribuído, em especial para famílias em situação de vulnerabilidade social do município. “Além disso, diariamente fazemos ações com moradores de rua, bem como já conseguimos oferecer condições para que dependentes químicos voltassem para seus lares livres deste mal que tem devastado centenas de famílias pelo mundo”, enfatizou.
CURSO SUPERIOR - Pastor Carlos Azeredo disse que uma das novidades neste ano, no que tange as melhorias da educação no Município é a implementação do curso de Gestão pública, através da vinda do Pólo da Universidade do Norte do Paraná (Unopa). O local escolhido para sediar a instituição será nas dependências da Escola Gustavo Nordlund, situada na Rua Taquara, no bairro Olímpica. Além da graduação, também ocorrerá uma pós-graduação em Educação à distância (EAD). “Para que se torne realidade, estamos aguardando apenas a aprovação e publicação no Diário Oficial e assim estaremos dando um grande passo, oferecendo uma infraestrutura especial aos novos alunos”.


QUARESMA EM MARCHA
PE. ANDRÉ BOANERGES CARBONERA
Missionário Claretiano 

Como todos já o sabem, a Quaresma é um tempo especial para a as pessoas rezarem. Em vista disto, trarei algumas orações do livrinho da CNBB: “Fraternidade nos Círculos Bíblicos”, páginas 6, 10, 14 e 15. Oração 1. Somos gratos, Senhor, porque cuidas de nós como bom pastor. Sabemos que isso também é um jeito de nos apresentares um modelo: cuidas de nós e esperas que cuidemos bem uns dos outros. Queremos corresponder a esse teu apelo. Ajudai-nos a ter sensibilidade para as necessidades de nossos irmãos e irmãs. Liberta-nos do egoísmo que pode nos trazer a tentação de usar os outros de modo injusto ou esquecer deles. Ajuda-nos a formar, todos juntos, uma rede de proteção em que um ajuda o outro e todos cuidam de todos. Amém! Oração 2. Contigo, Senhor, queremos contemplar o mundo em que vivemos. Olharmos os que não podem se defender, estudar, progredir e percebemos quanta injustiça se acumula sobre esses nossos irmãos e irmãs. Inspira-nos, Senhor e Pai de todos, para que possamos perceber as melhores formas de contribuir para a superação do que ofende os direitos desses teus filhos e filhas. Olhamos para os que se acham donos do mundo, acima das leis, e desejamos mais igualdade, mais solidariedade. Olhamos para nós mesmos e vemos o quanto ainda precisamos nos converter para sermos eficientes operários do teu Reino. Ajuda-nos, Senhor, a trabalhar sempre mais pela justiça e pela paz, na igualdade que nos vem de sermos todos filhos teus, diferentes nos talentos, mas iguais no amor que nos ofereces. Assim seja! Oração 3. Senhor, estragamos muito o mundo bom que CRIASTE para nós. Temos medo das consequências dos muitos erros da humanidade vem cometendo. Mas não queremos ficar PARALISADOS, queremos curar feridas, transformar o que deve ser mudado. Também não queremos ver parte da violência, vivendo com ressentimentos e rancores. Teu filho veio para reconstruir, salvar o que estava perdido. Sua ressurreição é para nós um luminoso sinal de que a vitória final será do bem, da Vida, do teu Reino de amor e paz. Na força dessa esperança, queremos caminhar e agir. Dá-nos a graça para regenerar o que estragou, reconstruindo afetos, segurança e fraternidade. Amém! Um exemplo. O menino índio estava muito confuso com tanta guerra, violência, maldade que via no mundo. Perguntou então a seu avô, um velho índio a quem todos pediam conselhos: - “Se os seres humanos são obra tão boa da natureza, tão inteligentes, tão criativos, por que vivemos no meio de tanta violência, por que não vivemos em paz”? O velho índio respondeu: - “Isso acontece porque dentro de cada um de nós existem dois lobos: um lobo que quer a paz e um lobo mau que quer destruição. E eles vivem brigando”. Muito espantado, o indiozinho perguntou: - E qual dos dois ganha essa briga”? A resposta veio, cheia de sabedoria: - “Ganha aquele que nós alimentamos com mais frequência”. Só para concluir: - E nós, pensantes, damos mais comida para o lobo bom, ou para o lobo mau?... QUARESMA: tempo de mais oração, de meditação, de maior conversão. Não esqueçamos: “FRATERNIDADE: IGREJA E SOCIEDADE!” Mais: “EU VIM PARA SERVIR” (Mc 10,45) Vivamos a FRATERNIDADE! Assim esperamos. Fim de papo.


Campeonato de Pingue-Pongue 
é aberto em Sapucaia 
Primeira etapa da competição contou com atletas 
de várias cidades do Estado
Atividade reuniu competidores da região no ginásio
O Ginásio Municipal Kurashiki, em Sapucaia do Sul foi palco na tarde do dia 07 de março, a 1ª fase da abertura do estadual de pingue-pongue. Segundo o presidente da Associação Sapucaiense de Pingue-Pongue e Jogos de Mesa, Michel Pedroso, o Município é um seleiro de esportistas que são praticantes, que já revelou profissionais que estão em evidência no Estado e no país. “O Pingue-Pongue chega agregar mais pessoas que o tênis de mesa, com a adesão de pessoas de várias idades”, disse Pedroso. Ele informou que entre os competidores estão participantes inclusive um atleta com mais de 80 anos, oriundo da cidade de Vera Cruz e o atleta mais novo, Ruan Buzi Vignoch, de apenas 12 anos. Michel destacou que nesta edição da competição cerca de 200 competidores estão do campeonato que será dividida em dez fases, que a soma dos pontos no final da atividade culmina no grande ganhador. “Sapucaia ocupa o terceiro lugar de atletas em destaque nos campeonatos, enquanto Esteio, com o jogador João Carlos Brites ocupa o segundo lugar no pódio e Marcelo Benites, de Gravataí é ouro, diante da Federação”. Pedroso ressaltou que o campeonato possui duas divisões, onde a primeira possui doze times, com a inclusão de atletas sapucaienses e a segunda com três equipes.
Trabalho - De acordo com o presidente da Federação Gaúcha de Pingue-Pongue, Altair da Rosa, que está pelo terceiro mandato a frente da entidade com sede em Sapiranga, a abertura da competição está dentro da expectativa, inclusive com a participação de representantes de diversos municípios do Estado. “O que nos orgulha é que o pingue-pongue agrega todas as idades e trazer benefícios a saúde e incentiva a prática esportiva”, falou Altair. Interessados em participar das equipes de pingue-pongue pode entrar em contato pelo telefone 8471-6283 ou na sede da Associação dos Moradores da COHAB Blocos, situada na Rótula da COHAB. Os encontros ocorrem de terça a sexta-feira, após as 16 horas. Interessados em colaborar patrocinando as próximas etapas do campeonato, quem aderir pode abater no Imposto de Renda, através da lei de incentivo ao esporte.


Jantar-baile no Centro de 
Tradições Chama Nativa 
O CTG Chama Nativa promove no dia 21 de março, um jantar-baile de confraternização, alusivo ao aniversário da entidade. A festa tem início a partir das 20h30, na sede do CTG localizada no bairro Jardim Planalto. Os convites já estão sendo vendidos pelo valor de R$ 25,00. O baile será animado pelo conjunto Moda Antiga. Informações pelo telefone 8178-7039 ou 3459-3142 (à noite). O Chama Nativa fica na Rua Coelho Neto, 117.








Corpo de Bombeiros de Esteio 
ganha novo veículo 
Equipamento foi adquirido através da 
Consulta Popular entre 2013/2014
Sargento Álvaro do Nascimento com o novo veículo da corporação
A unidade do Corpo de Bombeiros de Esteio foi contemplada com uma viatura nova. A solenidade de entrega aconteceu no dia 06 de março, em frente ao largo Municipal Dom João Becker, situado no município de São Leopoldo. O evento contou com a presença do governador José Ivo Sartori, além do secretário da Segurança Pública, Wantuir Jacini, além de lideranças regionais, como prefeitos, deputados e vereadores. A conquista dos novos veículos se tornou possível através da ação desenvolvida pela Consulta popular, realizada no período 2013/2014. O responsável pela corporação esteiense, o sargento Álvaro do Nascimento fez um agradecimento especial a comunidade por ter votado para a aquisição deste automóvel. “Foi uma conquista da comunidade, pois quanto mais equipamentos garantir, melhor para o Município”, comentou o sargento Nascimento. Ao todo foram entregues 17 viaturas entre Brigada Militar e Corpo de Bombeiros para dez cidades do Estado. Entre as localidades agraciadas com os veículos foram Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha, Ivoti, Parobé, Portão, Presidente Lucena, São Leopoldo e Taquara. Como resultado do Processo de Participação Popular e Cidadã, serão entregues 160 viaturas em todo o Estado - 144 para o policiamento ostensivo e 16 ao Corpo de Bombeiros.


Rapaz é encontrado morto em 
carro no Votorantim
A vítima e o veículo eram oriundos de Cachoeirinha
Um jovem de 22 anos foi encontrado morto dentro de um automóvel que foi deixado em uma rua do bairro Votorantim. O fato aconteceu no dia 03 de março, quando por volta das 11 horas, os policiais foram até o local do crime e acharam a vítima com um tiro na cabeça. De acordo com o delegado da DP esteiense, Leonel Baldasso, o rapaz era morador do município vizinho de Cachoeirinha e talvez um dos prováveis motivos tenha sido desavenças entre traficantes e usuários de entorpecentes. “A vítima foi alvejada somente com um tiro na cabeça. Após cometer o delito, de acordo com testemunhas, os suspeitos fugiram de carro”, relatou Baldasso. Ele informou que uma testemunha falou aos policiais que os indivíduos abandonaram o local do crime em um veículo Mercedes Classe A, mas não soube informar qual foi a direção que se dirigiu.


Homem é preso por PM’s na Pedreira
Com o suspeito foi encontrado dinheiro, drogas, equipamentos e materiais que estavam com o indivíduo
Uma guarnição do 34º BPM realizou a prisão de um suspeito no dia 06 de março, por volta das 18 horas, em um trecho da BR 116, nas proximidades da Vila Pedreira. Segundo informações da BM, durante um patrulhamento, os policiais avistaram dois suspeitos em atitude suspeita. Ao perceber a aproximação dos brigadianos, um dos indivíduos tentou fugir atravessando a via expressa e se refugiando em um matagal onde não foi localizado. Já o outro homem entrou em uma residência, sendo abordado logo em seguida, onde foi identificado. Com ele, os PM’s encontraram um pote de plástico contendo nove pedras de crack, pesando aproximadamente duas gramas e um tijolo de maconha. Os policias militares, durante a revista ainda acharam com o indivíduo uma quantia de R$ 179,80, entre cédulas e moedas. Diante dos fatos foi dada voz de prisão ao suspeito, o qual foi autuado em flagrante pelo delito de entorpecente e tráfico.


Trio é detido ao invadir concessionária 
de automóveis 
Dois adolescentes e um rapaz foram detidos por uma guarnição do 34º BPM, na noite do dia 07 de março, na Avenida Presidente Vargas, no Centro. Conforme informações dos policiais que atenderam a ocorrência, durante uma ronda, os PM’s foram comunicados, por volta das 23 horas, que três suspeitos estariam tentando furtar um carro de uma revendedora. Durante as averiguações, um menor foi encontrado do lado de fora do estabelecimento comercial, observando o movimento, enquanto outros dois estavam no interior da loja, escondidos embaixo de um veículo. Com a dupla foram encontrados uma chave de carro, que seria furtado, bem como outras ferramentas da loja.


Policiais prendem suspeito no bairro 
Um homem foi preso por uma guarnição do 34º Batalhão de Polícia Militar (BPM) do município, na manhã do dia 07 de março, na Avenida Luiz Pasteur, no bairro Santo Inácio. Os policiais militares que participaram da ação relataram que abordaram o indivíduo que apresentava visíveis sinais de ter utilizado substância entorpecente. Ele disse aos PM’s que havia sido vítima de um assalto nas proximidades onde foi encontrado. Ao ter seus documentos consultados junto ao sistema operacional de segurança do Estado, os policiais detectaram que havia um mandato de prisão. Em função do ocorrido foi dada voz de prisão ao suspeito.


Troca de comando no 34º BPM acontece
na próxima terça-feira 
Será realizada no dia 17 de março, a solenidade de posse de troca de comando do 34º Batalhão de Polícia Militar de Esteio. A cerimônia ocorrerá na sede do 34º BPM, situado na Rua São Jerônimo, 247, com início às 16h30. Na oportunidade, o tenente-coronel Egon Marques Kvietinsk passará o comando para o também tenente-coronel Roberto Damasceno Rodrigues. Mais informações sobre o ato pode ser obtido pelo telefone 3473-1414 ou pelo e-mail 34bpm-comsoc@bm.rs.gov.br.