quinta-feira, 29 de outubro de 2015

EDIÇÃO 2003

Em caso de necessidade não chame 
a Guarda Municipal 
Um acidente envolvendo dois carros na Avenida Presidente Vargas, no dia 24 de outubro, por volta das 12 horas, chamou a atenção de pedestres e de outros condutores que passavam pelo local. O motivo principal foi a maneira em que as vítimas foram tratadas pelos fiscais de trânsito, vinculados a secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana. Além disso, os envolvidos tiveram que aguardar aproximadamente 30 minutos até a chegada dos fiscais para serem interlocutores para resolver o fato. Mas ao invés de tomarem as providências, o que chamou logo a atenção de ambas as partes envolvidas no caso, foi a soberba, por parte dos servidores públicos, o que deixou muitas pessoas que estavam próximo ao acidente perplexas. Após a colisão, não perguntaram se ambas as partes envolvidas haviam sofridos ferimentos se precisavam de um atendimento da SAMU, pois aparentemente ninguém estava com marcas de sangue ou outro tipo de machucado exposto. No carro haviam idosos e crianças. Após isso, mandaram que se deslocassem para outro lugar, para não causar congestionamento na avenida. Para fazer o registro do acidente, os fiscais coletaram os dados somente do carro causador do acidente e logo em seguida, os servidores foram para o interior da viatura, com os vidros fechados, motor ligado e o geroflex acionado, onde permaneceram por aproximadamente 30 minutos para preencher o formulário. Depois de todo esse período, os funcionários entregaram os documentos e solicitaram para os responsáveis pelos carros assinassem. O não preparo dos fiscais de trânsito para tratar a sociedade e o desrespeito com o contribuinte foi algo jamais visto. A falta de humildade e profissionalismo, por parte de alguns integrantes da Guarda Municipal de Esteio, bem como o jogo de vaidades tem preço alto, mas quem paga, somos nós, moradores da cidade. Em caso de necessidade, por favor evite-os chamar. Você pode se encomodar muito mais.


Sofá é jogado em avenida do Novo Esteio
Além do sofá, também estão se acumulando entulhos ao redor
Mesmo com a passagem quase diária do caminhão do lixo em praticamente todos os bairros da cidade, além da coleta seletiva, que está abrangendo um grande número de moradias, ainda é visível as pessoas jogarem entulhos em espaços vazios na cidade. Pedestres e motoristas que trafegam pela Avenida Celina Chaves Kroeff, no bairro Novo Esteio ficam impressionados com um sofá e alguns galhos de árvores que caíram com o temporal que atingiu a região, nos primeiros dias de outubro. Além do descuido, por parte da população, o Poder Público que cuida da limpeza e manutenção das ruas não foram ainda para aquela região retirar o lixo. No canteiro central da via expressa há um estacionamento que é utilizado principalmente quando há eventos de grandes proporções no Parque Assis Brasil, como Expointer. No decorrer do ano, o local serve apenas para moradores colocarem embaixo das árvores e de funcionários da Unidade de Saúde Básica, que vem trabalhar de automóvel.


Calçada do Parque de Exposições 
Assis Brasil é sinalizada por árvore
Há mais de dez dias, a calçada se encontra na situação precária 
Com o objetivo de evitar maiores transtornos, principalmente com pedestres e também de bicicleta devem ficar atentos. O motivo principal é que em mais um trecho da calçada, devido as fortes chuvas que atingiram a região na primeira quinzena de outubro, formou-se uma cratera, ao lado do Parque de Exposições Assis Brasil. O tamanho foi tanto, que alguém sensibilizado para que não ocorressem maiores tragédias sinalizou o local com um galho de árvore. Essa não é a primeira vez, que um arbusto é usado para tais fins, em diversos pontos da cidade, até o conserto do local, é uma forma mais prática e rápida. Quem passa pelo local espera que o problema seja resolvido em breve e não aumente de tamanho.


Projeto sobre construção de bacias de contenção é entregue ao Governo Federal
Gilmar entregou o documento a presidente da República, durante visita em Canoas
O chefe do Executivo Municipal de Esteio, Gilmar Rinaldi entregou no dia 24 de outubro, a presidente Dilma Rousseff o detalhamento do projeto de construção de bacias de contenção para combater as cheias na cidade e no município vizinho de Canoas. O encontro se deu durante a visita de Dilma para dialogar com os prefeitos de cidades atingidas pelas enchentes. O projeto, elaborado em parceria pela Prefeitura de Canoas e Metroplan, prevê sete bacias às margens dos arroios Sapucaia e Guajuviras, na área do município de Canoas. Atuando como grandes lagos artificiais, os reservatórios terão capacidade para estocar mais de 1,3 milhão de m³ de água em eventos extremos. As obras compõem o conjunto de medidas apontadas pelo estudo de 2006 do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS (IPH) para combater o problema histórico na região. As bacias são complementares ao dique da Avenida Brasil, em fase final na margem esteiense do Arroio Sapucaia. Além do drama humano representado pelas enchentes, o prefeito lembrou à presidenta do viés econômico relacionado às cheias, já que o alagamento frequente da área de distribuidoras de combustível da região interrompe o fluxo de abastecimento. Com a licença ambiental concedida e áreas já desapropriadas para a construção das bacias, Esteio e Canoas aguardam a liberação dos recursos por parte do Governo Federal. O conjunto de obras é orçado em cerca de R$ 142 milhões. “Problemas complexo exigem soluções complexas. Somente com obras de grande porte poderemos superar as enchentes e nenhum município pode, sozinho, arcar com custos tão elevados”, explica Gilmar Rinaldi.


Alagamentos na cidade é alvo de manifestação 
OS MANIFESTANTES estavam munidos de 
faixa e panfletos explicativos
Alguns moradores atingidos pelas enxurradas participam do movimento
Para marcar os dois anos da enxurrada que devastou Esteio, em outubro de 2013, bem como os últimos acontecimentos relacionados a chuva no Estado, que também causou destruição na cidade, um grupo de moradores, em especial das áreas atingidas realizaram um protesto. Munidos de cartazes e panfletos explicativos, os manifestantes entregaram o material na esquina entre a Rua Padre Felipe e a Avenida Presidente Vargas, no Centro. Um dos principais objetivos da mobilização foi chamar a atenção da comunidade que os alagamentos estão fazendo com que muitos munícipes se mudem para outras cidades e até abandonem seus lares, com medo de novas enxurradas. Participaram do ato, representantes dos bairros São Sebastião, Três Portos, Novo Esteio e Centro. Entre as reivindicações na faixa estavam a construção de bacias de contenção Para a maioria dos manifestantes, as obras que foram feitas para evitar alagamentos estão sendo insuficientes, pois não estão tendo o resultado esperado. Uma delas é a Avenida Brasil (ou também conhecida como Avenida Beira Arroio), que teve um custo de mais de R$ 20 milhões e estão insuficientes, tanto que na enxurrada de julho, o dique não resistiu e acabou rompendo causando a maior alagamento já registrado em 60 anos de Esteio. Um dos manifestantes comentou que mesmo antes de ser inaugurada, a via expressa precisará de reparos. A limpeza nas bocas-de-lobo, através do caminhão de hidrojateamento que foi realizado nas principais ruas da cidade.
PROVIDÊNCIA - Representante do bairro São Sebastião, que participou da manifestação relatou que após a tragédia de julho de 2015 que destruiu casas e estabelecimentos comerciais da cidade, algumas medidas paliativas foram tomadas, como a retirada de mais de 20 casas situadas às margens do Arroio Esteio, no final da Rua Theodomiro Porto da Fonseca. De acordo com a moradora, através de informações repassadas pelos órgãos competentes do município, é que máquinas farão a limpeza e o dessassoriamento do arroio naquela região. Com isso, a ideia é que não ocorra mais estravazamento do arroio e volte alagar as ruas. “Mas precisam ser feitas mais ações o mais rápido possível em toda a cidade, pois caso contrário, estamos vulneráveis a novas tragédias como que ocorreu em julho de 2015, no ano em que Esteio festeja 60 anos”.


PE. ANDRÉ BOANERGES CARBONERA 
Missionário Claretiano 
PADRE CLARET 
Vivemos a primavera, com sabor de verão... Mais ainda, vivenciamos os exemplos de inúmeros santos “outubrinos.” Alguns modelos: Santa Teresinha do Menino Jesus; Santos Anjos; São Francisco de Assis; Nossa Senhora Aparecida; Santa Teresa de Jesus, a Teresona; São Lucas, Padroeiro dos Médicos; Santo Antônio Maria Claret; Santa Teresa Verzeri; São Simão e São Judas. Todos são importantíssimos, indubitavelmente. Como claretiano, gostaria de me ater mais ao Padre Claret. De estatura pequena, um metro e cinquenta, mas de uma envergadura moral extraordinária! Muito inteligente. Ele projetava máquinas para as fábricas de tecido. Em sua autobiografia, ele diz que na mente, durante as missas, ele tinha mais máquinas do que santos nos altares... Sempre quis ser Padre para “salvar todas as almas do mundo”. Sentindo-se pequeno, fundou a Congregação dos Filhos do Coração de Maria, ou Padres Claretianos. Padre Claret escreveu muito. Pregou enormemente. Desenhou. Divulgou e comunicou JESUS E SEUS PROJETOS. Em 35 anos de sacerdócio, pregou muito mais de 25 mil vezes. Seus sermões se gravados, produziriam uma discoteca de 111 mil cedês. É mole?... Criou uma “Livraria Religiosa.” Em 18 anos, publicou e distribuiu gratuitamente, 9.569.800 trabalhos seus. Baita COMUNICADOR DE CRISTO! Padre Claret não tinha pelo na língua, por isso, apanhou muito e foi perseguido demais. Sofreu 14 atentados graves. Por milagre de Deus, não morreu... Mesmo depois de morto, tentaram violar seu caixão. Foi Arcebispo de Cuba. Já naquele tempo, lutou pela justiça social, em Cuba. Ele afirmava: “Se não houver mudanças sociais e profundas, alguém dominará e massacrará o povo, por muitos anos!” Com a palavra, o senhor Fidel Castro... Padre Claret foi um devotíssimo da Eucaristia e do Coração de Maria. Bem! Ninguém fica SANTO, sem Eucaristia e sem Maria!... Os claretianos foram para Esteio em fins de 1939, com o Padre Felipão. Podem ser colocados entre os “fundadores” de Esteio. Por esta e por outras razões, Padre Claret é muito lembrado, em Esteio. Os claretianos precisam retornar, em definitivo, para Esteio. Os políticos, se o quiserem, terão uma parte muito importante... Mais uma das qualidades do Padre Claret: proteção contra assaltos e a violência. Padre Orlando Andrade claretiano, criou o adágio: “Mais uma vez, ladrão sem vez!” E exemplifica... Uma famosa drogaria no interior de São Paulo foi assaltada por diversas vezes. Então, os proprietários decidiram fixar santinhos do Padre Claret em pontos estratégicos. Após a operação “pega-ladrão”, os ladrões sumiram. Os donos afirmam, com muita gratidão: “Mais uma vez, ladrão sem vez!” Padre Claret, defendei-nos dos marginais! Padre Claret, rogai por nós! Assim seja!


Clube de Mães Arco-Íris visita o Museu Destaque
Reviver momentos importantes da história da cidade, através de fotos e peças que retratam os mais de 60 anos, bem como promover a música e a poesia local. Esses foram um dos fatores importantes que marcaram a vida de aproximadamente dez integrantes do Clube de Mães Arco-Íris de Esteio ao Museu Histórico Destaque. O passeio ocorreu no dia 22 de outubro e foi supervisionado pelo responsável do espaço cultural, Miguel Luz. Na oportunidade, ele conduziu os visitantes pelas salas que contam um pouco sobre Esteio e também o anexo que possui peças e imagens que retratam um pouco do povo e das cidades que foram palco da 2ª Guerra Mundial, que em 2015 foi lembrada pelos 70 anos de término. Miguel Luz comentou que a visita é muito importante, pois marca os preparativos que rumam aos 50 anos de existência do Jornal Destaque, no próximo ano. “É um momento de extrema felicidade para a equipe receber pessoas que de alguma forma contribuíram para o crescimento da cidade e do periódico”, comentou Luz. Ele destacou que ao longo dessas mais de cinco décadas de atuação, o JD acompanhou a evolução do processo da elaboração de um jornal e está constantemente se aperfeiçoando.
MÚSICA - Durante o passeio, Miguel Luz explicou um pouco sobre a história de cada sala. Na parte inferior, Luz explicou aos visitantes sobre o trabalho para desenvolver a exposição temática sobre uso e costumes de povos que residem no Vietnã e imediações. Após o passeio, as integrantes do clube de mães fizeram uma homenagem ao Jornal Destaque com a participação do coral Canções do Arco-Íris. Na apresentação, as voluntárias abriram a festa com a canção ‘A Majestade o Sabiá’, seguida por ‘Romaria’ e o samba-enredo ‘O Amanhã’. As duas últimas músicas cantadas pelo grupo foram ‘Hino de Esteio’ e ‘Amigos para Sempre’. O grupo é composto pelas integrantes Juraci, Irma Alves, Suvenir, Juliana, Nely, Vitória, Celita, Irma Peres, Marlene e a regente Zary. Segundo a presidente do grupo de mães, Zary Leonardo, a visita ocorre num momento mais que especial, pois em outubro marca a passagem de aniversário da entidade que em 2015 completa 44 anos de atuação. “Tanto para o jornal quanto para o clube, chegar nessas datas é algo para ser comemorado em grande estilo”, enfatizou Zary.

Semana de Doação de Medula Óssea
Algumas atividades do evento aconteceu no espaço coberto da Rua Garibaldi 
A Semana de Mobilização Municipal para Doação de Medula Óssea de Esteio foi aberta na noite do dia 23 de outubro, com apresentações artísticas locais. O evento ocorreu no espaço coberto da Rua Garibaldi, na área central da cidade. Representantes de diversos segmentos da comunidade estiveram prestigiando a atividade. Entre as atrações que subiram no palco estavam os músicos Douglas Freitas, o Conservatório Municipal de Esteio, Banda Dom Natural, José Mauro, companhia de teatro e de dança da Casa de Cultura, bem como a dupla Carlos e Raul Próspero. Também foi apresentado um vídeo com depoimentos de pessoas que passaram pela situação da busca de um doador de medula óssea e como superaram o problema. Segundo os organizadores, o resultado da segunda edição foi satisfatória, tanto que está servindo de exemplo para que outros municípios do Estado também se mobilizem em prol da causa. Uma das conquistas nesse ano, foi uma complementação da Lei Municipal n 5.921/2014 – Lei Nickollas Gomes, em que autoriza os servidores municipais a se ausentarem por um dia para fazer a doação e se cadastrar, sem descontar o salário. A cidade de Gramado, na Serra gaúcha também está analisando os documentos para tentar viabilizar a implementação do projeto no município. Para marcar a atividade, no dia 30 de outubro, a partir das 14 horas, o auditório da Escola Estadual José Loureiro da Silva será sede de uma palestra, com integrantes da ONG Amigos do Nick e profissionais da área.


Dia do Professor é comemorado com ato solene 
EDUCADORES foram laureados com uma 
distinção da Câmara de Vereadores
A proponente do ato falou sobre a importância do educador na sociedade
Os professores que receberam a distinção do Legislativo
A Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer ficou lotada para a homenagem ao Dia do Professor. A solenidade foi realizada na noite do dia 27 de outubro e contou com a participação de representantes de diversos segmentos da sociedade. A abertura do evento foi marcada pela apresentação dos alunos do programa Mais Educação, do Centro Municipal de Educação Básica Oswaldo Aranha. A mestre de cerimônia, Mônica Marins fez uma breve leitura sobre o currículo dos homenageados. Segundo a proponente do ato, a vereadora Beatriz Lopes, o ato solene tem por objetivo de evidenciar que a função do educador não fica restrita apenas no ensinar, mas também lutar por melhores condições de trabalho e respeito pelas diferenças. “A escolha da profissão foi importante, pois temos a missão de ajudar no desenvolvimento da sociedade”, disse Beatriz. Ela salientou que em 2015, uma das novidades na rede municipal foi o preenchimento de vagas por professores qualificados. “Para marcar o mês de outubro, durante alguns dias ocorreram diversas atividades, com o propósito de ampliar dos horizontes e voltar a ter orgulho da profissão escolhida”. Representando o Executivo no ato, a secretária de Educação e Esporte, Carla Escosteguy falou que ao longo dos anos ocorreram muitos avanços e também desafios, em prol de uma qualidade do ensino, em especial na rede municipal. “Todos que trabalham para o conhecimento estão sempre na busca de novos métodos para o aluno se deter ao aprendizado”.
PREMIAÇÃO - A vereadora Beatriz Lopes, durante a solenidade promoveu o lançamento do Concurso do Prêmio Paulo Freire. A ação é uma iniciativa do Legislativo, instituído pelo Decreto Legislativo nº 382, de 11 de agosto de 2004, de autoria da ex-vereadora Daianny Costa. O projeto visa conceder um prêmio especial às entidades governamentais, não-governamentais e cidadãos que se destacarem pela atuação em benefício em educação e cultura popular. Beatriz ressaltou que entre as finalidades do prêmio é divulgar os projetos para que sirvam de referência para outras iniciativas, oportunizar a troca de experiências que instrumentalizem o conhecimento. Também houve uma apresentação de estudantes do Oswaldo Aranha que fazem parte do Mais Educação, tendo como coordenadora Mariângela Moreira da Silva, cuja a oficineira de dança é a professora Sônia de Moraes. O encerramento foi marcado pela exibição da aluna do Centro Municipal Maria Lygia Haack, Raissa Seghetto dos Santos, com a música composta pela irmã Taiane Seghetto dos Santos (também aluna da instituição), feita especialmente aos professores.
Lista dos homenageados 
Irmã Sandra Zucatto, Magda Beatriz da Silva Ribeiro, Jano Henrique de Souza Campos, Cristiane de Jesus Lopes Rodrigues, Lígia Costa da Silva dos Santos, Sirlei Schull, Adriana de Lima Nunes, Aline de Castro Goulart, Andréa Scherer Guedes, Euclides Jorge de Castro, Alexandra Machado Schaun de Mattos, Vera Nanci Melo de Carvalho Ribeiro, Maria de Fátima Alves da Silveira, Deisi Vieira Fernandes Bissoloti, Ana Paula da Silva Silveira Figliero, Eronita Pillat, Carine Araújo Nunes de Freitas, Juliana Ferreira Pedroso, Qele Cristina Freitag Massena, Zenaida de Macedo Carvalho, Janice Izabel de Oliveira, Luciane Salamon, Lair Viegas Schonhofen, Catiane Medeiros Emerich, Fabiana Rebelatto, Catrini Padilha Pereira, Estela Denise Schütz Brito, Michele da Silva Rosa Bampi, Nara Solange Silva Nunes, Rosângela Minossi Bonatto Roos, Carla Gonçalves Mendes, Juliane Castro Costa Sotero, Carmem Lúcia Gauer Ribeiro, Sônia Mara Carvalho, Cristina Sarmento Carneiro, Michele Moura Silveira, Jarbas Santos da Silva e Fabiane de Oliveira Borges.



LORI EMANOELA DA SILVA 
Formigas...
Caros amigos, vocês já pararam para observar as formigas? Comunidade de seres que habitam a terra executando aquilo que é de sua natureza, sem interferir de forma alguma no trabalho de suas companheiras; cada uma delas em suas atividades independente de “hierarquia” contemplando o trabalho em equipe. Existe sim, a necessidade de realizarmos nossas diferentes funções neste mundo apesar de lugar condição ou coisa, o que verdadeiramente importa são nossas atitudes diante do todo; e fazendo nossa parte, com o melhor que temos. Onde estamos neste momento? Em que condições realizamos nosso melhor? Porque lamentamos a inércia de nossos companheiros de jornada, se nem ao menos reconhecemos nossas fraquezas? Pedimos reflexão, para ter discernimento suficiente e reconhecer que todos neste mundo têm seu valor, sua capacidade, e sua importância na engrenagem da existência.   Observem meus amigos as formigas, seres que parecem tão pequenos, mas que nos trazem grandes lições... Abraço fraterno, toda bênção. ciganabrazil@yahoo.com.br

Calendário de cadastramento para
liberação do FGTS é divulgado
A doação de lonas foi importante para suprir as necessidades dos desabrigados
Uma boa notícia às famílias de Sapucaia do Sul que tiveram seus imóveis danificados pelas chuvas na primeira quinzena de outubro.  O Governo Federal reconheceu o decreto de Situação de Emergência em todos os bairros da cidade, possibilitando aos trabalhadores que tiveram danos materiais em suas casas, o saque do FGTS em até 90 dias. De 03 a 27 de novembro, equipes da Prefeitura estarão em diferentes bairros realizando o cadastramento destas famílias. Segundo informações da Defesa Civil, 36 mil residências foram atingidas. Com o objetivo de facilitar e agilizar os saques, o Executivo Municipal organizou um calendário de cadastramento nos bairros e agendamento para atendimento na Caixa Econômica Federal. Os interessados devem respeitar o calendário definido e apresentar, no cadastramento, os documentos exigidos pelo banco federal. Os valores máximos do FGTS pagos a cada trabalhador correspondem ao saldo disponível em conta, limitado a R$ 6.220,00. Trabalhadores que pediram demissão ou foram demitidos, e tem saldo na conta, também poderão solicitar o FGTS. Só não podem realizar o saque, os sapucaienses que tenham sacado o fundo nos últimos 12 meses, por motivos diversos.
Documentos necessários para a retirada do FGTS 
O trabalhador deve levar o documento de identidade, comprovante de endereço (emitido nos últimos 120 dias anteriores ao decreto de Situação de Emergência – conta de luz, água, comprovantes bancários, telefone), Carteira de Trabalho e nº do PIS. Além da documentação, o solicitante deve comprovar os danos materiais sofridos por meio de fotos ou notas fiscais de compra de telhas, móveis, eletrodoméstico, colchões, entre outros.
CALENDÁRIO DE CADASTRAMENTO 
03 a 07 de novembro BAIRROS: Formigueiro, Colonial, Cordão, São Jorge, Imperatriz, Fortuna e Carioca Horário: das 8h às 12h e das 13h30 às 18h Local: Ginásio Otaviano da Silveira
03 a 07 de novembro BAIRROS: Feliz, Cohab Casas, Cohab Blocos, Freitas, Piratini, Loteamento São Carlos, São José e Loteamento Anchieta Horário: das 8h às 12h e das 13h30 às 18h Local: Galpão Crioulo do Kurashiki
Data: 03 a 07 de novembro BAIRROS: Colina e Cooperativa Vida Nova Horário: das 8h às 12h e das 13h30 às 18h Local: Ginásio da Escola Walmir Martins


Moradora da Rua Novo Hamburgo clama por providências pelas cheias
A água tomou conta  da rua e de algumas moradias 
Residente da Rua Novo Hamburgo, quase próxima a 24 de Agosto, no bairro Parque Amador, há quase quatro décadas, Estela de Souza relata que nos últimos dois anos, sua moradia é uma das atingidas por enxurradas. “Nunca havia entrado água dentro de casa, mas com o transbordamento do arroio que passa perto de casa, força da água acaba invadindo os imóveis mais baixos. Cada nuvem mais escura no céu já começa a preocupar as pessoas, pois estamos vulneráveis a novos alagamentos”, falou Estela. Ela disse que para tentar impedir que a água invada com velocidade, chegou a colocar nas últimas enxurradas, proteção nas portas com madeiras, mas mesmo assim, a água entrou e deixou um rastro de destruição. “Tive que deixar a geladeira no alto para evitar acidentes, pois na primeira cheia tive um grande prejuízo, pois ela queimou. Em relação aos móveis, principalmente guarda-roupa já se encontram em péssimo estado, até sem gavetas. Não dá mais para viver nessa situação”, comentou Estela.


Falta de médicos é tema de reunião 
TAMBÉM FOI ABORDADO assuntos como recursos
públicos e contratação de profissionais 
Representantes do Legislativo, por intermédio da Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social participaram de uma reunião no dia 27 de outubro. No encontro, estiveram presentes os diretores técnicos da Fundação de Saúde Pública São Camilo, Sandra Mokva, o diretor administrativo, Norberto Bierhals de Oliveira, além da secretária de Saúde, Ana Paula Goularte. Eles foram convidados a prestar esclarecimentos em função de denúncias sobre a falta de médicos e a situação dos postos de saúde do município. Os vereadores questionaram os diretores sobre o contrato de repasse de R$ 300 mil para a efetivação de cirurgias mensais, além das verbas para agentes comunitários de saúde e a falta de pediatras.  De acordo com a diretora técnica do São Camilo, Sandra Mokva, na área clínica “nunca faltaram médicos”, pois há três profissionais que atuam à noite e outros três pela manhã. “Não me passaram nenhuma situação de faltas”, afirmou. Ela disse que a partir do próximo mês, haverá uma redução do número de médicos na área clínica no período da noite em função de alto custo na emergência e por existirem irregularidades nos contratos. “Outro problema enfrentado pela Casa de Saúde esteiense foi à relação com as complicações da UTI do Hospital Getúlio Vargas, em Sapucaia. Enquanto não for normalizada a situação em sua totalidade, iremos pedir suporte para hospitais da região”, explicou. Sobre a falta de pediatras, a diretora conta que foi determinada uma redução na remuneração dos profissionais com o intuito de diminuir os custos do hospital. Com isso, diversas demissões ocorreram. A diretora se comprometeu a procurar formas de contratar novos profissionais.


GUILHERME OLIVEIRA MAIA* 
 NATAÇÃO INFANTIL Aprender Brincando 
Muitos estudos apontam a natação como sendo a atividade motora mais indicada para o desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo-social da criança. Conforme o modelo proposto por GALLAHUE e Ozmun (1998), a natação é uma atividade que compreende ações motoras de exploração no ambiente aquático através de movimentos fundamentais de locomoção e equilíbrio numa perspectiva de desenvolvimento. A natação infantil é um ótimo elemento para se iniciar a criança na aprendizagem organizada, auxiliando também no desenvolvimento psicomotor e no processo de maturação. Quando falamos de natação infantil não podemos deixar de citar um componente fundamental no processo de aprendizagem, o aspecto lúdico, a brincadeira. Atividades lúdicas, brincadeiras, estimulam a criatividade, a espontaneidade, o prazer entre outros, alem de aumentar o vinculo entre aluno e professor em um ambiente em que segurança e confiança são fundamentais. Com base em minha experiência profissional posso afirmar a natação infantil é uma excelente escolha para a prática de atividade física das crianças, e deve incentivada desde cedo. As vantagens e benefícios são inúmeros, mas é notável a melhoria a capacidade cardiorrespiratória, o tônus, a coordenação, o equilíbrio, a agilidade, a força, a velocidade, desenvolve habilidades psicomotoras como a lateralidade, as percepções tátil, auditiva e visual, as noções espacial, temporal e de ritmo, sociabilidade e autoconfiança. Alem de tudo isso, natação também melhora a resistência do organismo e ajuda na prevenção e recuperação de doenças como asma, bronquite e problemas ortopédicos. Não existe uma idade mínima para o início a natação, pois a maioria das aulas tem como objetivo não a técnica do nado, mas sim adaptação ao meio líquido, segurança e habilidades básicas como os saltos, sobrevivência e sustentação. Vale ressaltar ainda que um ou dois meses de aula durante o ano não são suficientes para que a criança desenvolva memória para o aprendizado, é preciso que haja continuidade. 
*Professor/ Especialista - Cref. 5855 FitFlexAquacenter - Avenida Presidente Vargas, 2962

Voluntários participam de mais uma
edição do ‘Sábado Solidário’
Os voluntários que fizeram a entrega aos donativos
A comunidade de Esteio, sempre sensível, mais uma vez disse “sim” a atividade  promovida pelo Lions Esteio Centro. Presidido por Wilson e Terezinha Besutti, que no último sábado, 24 de outubro, o grupo esteve durante o dia em frente ao Macromix recebendo doações da comunidade. Todo o alimento recolhido, que somou aproximadamente R$ 1 mil, foi encaminhado no mesmo dia ao Centro de Formação Teresa Verzeri, beneficiando 150 crianças em situação de vulnerabilidade social. Alguns donativos também foram destinado a Liga Feminina de Combate ao Câncer, que tem na presidência Nahiene Closs de Andrade. Na oportunidade, ela recebeu 45 litros de leite, que foi destinado para atendimento a três pacientes em tratamento.


Prática esportiva ajuda na qualidade de vida
As atividades oferecidas estão ocorrendo em diversos bairros da cidade
Mais saúde e qualidade de vida, sem mexer no bolso das pessoas. É isso que a comunidade tem a seu dispor com o projeto ‘Ginástica Comunitária Vida Saudável’, promovido pela Secretaria de Esporte e Lazer. Atualmente, sete núcleos oferecem as atividades que integram sapucaienses de todas as idades, nos bairros Lomba da Palmeira, Ipiranga, Walderes, Fortuna, Nova Sapucaia, Cohab Blocos e Capão da Cruz.  Há inscrições abertas, ainda, para o núcleo do Ginásio Edu Viegas, localizado no bairro Cohab Blocos. As aulas ocorrem nas terças e quintas, das 8h às 9h. As inscrições podem ser feitas diretamente no local, no horário das aulas.  O núcleo mais recente foi formado no bairro Lomba da Palmeira, e acontece todas as segundas e quartas, das 15h30 às 16h30, no Ginásio da Escola Municipal Alfredo Juliano.Além de ginástica gratuita, o sapucaiense tem a opção de realizar treinos de musculação, também sem pagar nada por isso, na academia da Praça da Juventude, nos turnos da manhã e tarde. As inscrições seguem abertas e mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3450.4066.


Laney Langaro
Morre o colunista social Laney Langaro 
ELE VINHA LUTANDO há algumas semanas com problemas cardíacos 
Amigos, familiares e colegas de profissão foram e prestar as últimas homenagens no Cemitério São Vicente, em Canoas, ao colunista social Laney Langaro. Ele faleceu na madrugada do dia 25 de outubro. Ele encontrava-se internado na Santa Casa de Misericórdia desde o dia 14, por problemas cardíacos. Apesar de ser formado em Psicologia, Laney trabalhou como cabeleireiro, mas ficou famoso na sociedade da região, em especial em Canoas e Esteio e até em outros estados como organizador de concursos de beleza de misses e misters, bem como consultor desses eventos. Com essa trajetória teve a oportunidade de conhecer pessoas e lugares mais que especiais. Um dos muitos talentos revelados por Laney neste ano foi Renan Cunha, que através do concurso organizado por ele, conquistou o título de Mister RS e Brasil, tendo a oportunidade de participar do evento, em âmbito mundial. Renan falou que no período que esteve em contato com o colunista, as principais características que chamou a atenção foi por ser um homem sério, correto, elegante e organizado. “Durante o processo de preparação do concurso pude aprender muito com ele, tanto que cheguei a depositar uma confiança dada somente entre pai e filho”, disse Cunha. Ele comentou que no momento em que recebi a faixa para representar o país no concurso, Laney foi importante nesse momento, pois me incentivou a ter o orgulho do título.
HONRA - “É uma perda irreparável para a sociedade, amigos e a família. Após um ano de muitas conquistas, perdemos um guerreiro. Pude ter várias lições como de honrar pelos seus princípios, lutar pelos sonhos, acreditar no potencial de cada um sem nunca desistir. Tenho somente que agradecer por tudo que fez”, finalizou Renan Cunha. Laney Langaro era natural do município de Passo Fundo, localizado na região Norte do Estado, iniciou sua carreira jornalística no jornal Diário da Manhã, em sua cidade natal, como colunista social. Por mais de uma década, Laney tinha uma coluna social no jornal Diário de Canoas. Além disso foi presidente da Associação dos Colunistas Sociais do Rio Grande do Sul, na gestão 2014/2016. Laney e Bebeto Azevedo, seu companheiro por décadas foram homenageados no início de outubro, com uma honraria da Câmara de Vereadores de Canoas com o troféu Canoeiro. Além disso, Laney foi tema enredo da escola de samba Rosa Dourada.


Feirão de Empregos é realizado na cidade
A ação foi realizada no Plenário da Câmara de Vereadores
Com o propósito de recolocar profissionais no mercado ou para quem está a procura, a oportunidade com a divulgação de vagas. Esse foi um dos objetivos da Feira de Empregos, que aconteceu em Esteio recentemente. O local escolhido foi o Plenário da Câmara de Vereadores da cidade. De acordo com a responsável pela unidade do Sine no município, Eva da Rosa, a ação foi promovida pela FGTAS, por intermédio do Sine e ocorreu em âmbito estadual. Em Esteio foi a primeira vez que ocorreu a atividade. “Apesar do mau tempo, o resultado foi dentro da expectativa, por parte dos organizadores, além do atendimento, conseguimos também recolocar profissionais para o mercado de trabalho”, disse Eva. Ela informou que no dia foram realizados 164 atendimentos e 38 pessoas foram encaminhadas para entrevistas. “Apesar do país estar enfrentando uma crise econômica com um índice de desemprego elevado, há algumas vagas sobrando para algumas funções mais específicas. O principal problema é a falta de qualificação”. Além disso, a Agempe também se fez presente, com mais de 80 ofertas de vagas abertas. Morador do bairro Centro, Rogério Lopes, 39 anos está recebendo o há três meses o seguro desemprego, após ter sido demitido da empresa onde atuava como motorista. “Já entreguei mais de cem currículos nas agências e espero em breve estar trabalhando”, disse Lopes. Ele salientou que nessa jornada tem observado que a concorrência tem sido muito grande, devido a quantidade de pessoas que foram demitidas no primeiro semestre.


* SUZANA JABONSKI 
APOSENTADORIA ESPECIAL 
E O AFASTAMENTO DO FATOR PREVIDENCIÁRIO 
Diariamente vivenciamos o descontentamento do aposentado em relação ao valor recebido a título de aposentadoria, seja pelo fato do índice de correção não acompanhar o salário mínimo o que acaba por reduzir o valor benefício ano após ano, seja pelo fato de não ser sido corretamente concedido pelo INSS como nos casos em que não são reconhecidos os períodos laborados em condições insalubres o que afasta a aposentadoria especial, visto que incide o fator previdenciário o que implica numa redução significativa na renda mensal.  Constantemente verificamos na nossa Região que funcionários de grandes empresas, como no caso da PETROBRAS e suas terceirizadas ou da COMPANHIA ESTADUAL DE GERAÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA – CEEE-GT, que trabalham expostos a agentes insalubres como benzeno, eletricidade e outros agentes insalubres acabam não tenho reconhecido todos os períodos laborados como tempo especial e por isso incide o fator previdenciário, motivo pelo qual o valor do benefício fica extremamente baixo, o que obrigado o trabalhador a buscar judicialmente o reconhecimento de todos os períodos laborados em condições insalubres como tempo especial e consequentemente afastar o fator previdenciário, como forma de garantir uma aposentadoria mais justa.  Os nossos Tribunais vem reconhecendo que comprovado o labor sob condições especiais por mais de 25 anos e implementada a carência mínima, é devida a aposentadoria especial, a contar da data do requerimento administrativo, e consequentemente o afastamento do fator previdenciário.  Assim, na prática, o trabalhador que contribuiu ao longo dos anos para a previdência e esteve exposto aos mais diversos agentes insalubres que colocam em risco sua saúde, após terem negado ou não reconhecido seu pedido de aposentadoria especial, acabam somente tendo seus direitos devidamente reconhecidos depois de ingressarem com processo judicial para que seja reconhecido seu direito a aposentadoria especial, ao afastamento do fator previdenciário e majoração da sua renda mensal, bem como ao pagamento dos valores que teriam direito retroativamente.  Portanto, judicialmente é possível buscar a averbação ou reconhecimento dos períodos trabalhados em ambientes insalubres e consequentemente aumentar significativamente o valor mensal, bem como receber todos os valores retroativos devidamente corrigidos.
*Advogada OAB/RS 50.687



Homem é preso por assalto
ALÉM DE TER cometido o delito, o suspeito possuía processos 
Policiais militares do 34º BPM de Esteio efetuaram a prisão de um homem de 35 anos, no dia 25 de outubro, por volta das 17 horas, na área central do município. Segundo informações do BPM, o suspeito estava em atitude suspeita, quando os PMs tentaram fazer uma abordagem. Ele tentou fugir e acabou colidindo o veículo. Mesmo assim deixou o carro e saiu correndo, quando após alguns metros do acidente foi capturado. Durante a revista, os policiais que atenderam a ocorrência encontraram um revólver calibre 38. Em consulta ao sistema prisional foi verificado que o indivíduo possuía pendências judiciais. Ao recolherem o automóvel do suspeito, os PMs constataram que a placa pertencia a outro veículo de mesma marca, cor e modelo, sendo que através do chassi foi possível identificar que o veículo havia sido roubado há alguns dias. Diante dos fatos, o homem acabou sendo preso em flagrante pelo delito e encaminhado a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), em Canoas.


Mulher é presa por 
assaltos na Pedreira
Uma mulher de 30 anos foi presa por policiais militares do 34º Batalhão de Polícia Militar (BPM) do município, no dia 25 de outubro, por volta das 7h40, na Vila Pedreira. De acordo com o 34º BPM, a mulher, de 30 anos e um homem que não foram localizados e são suspeitos de estarem envolvidos principalmente na prática de roubo de pedestre na região. Uma das vítimas reconheceu a mulher como a praticante do delito. Ela foi presa em flagrante e encaminhada para a DPPA, em Canoas. Já o outro indivíduo envolvido nos roubos não foi encontrado.


Adolescente de 13 anos é detido por tráfico no Primavera
Um menor de 13 anos foi detido por policiais militares do 34º Batalhão de Polícia Militar (BPM), na manhã do dia 25 de outubro, no bairro Primavera. Conforme o relato dos policiais militares que atenderam a ocorrência, o garoto foi encontrado em uma das ruas do bairro, próximo a uma residência. Com ele, os PMs encontraram pelo menos nove pedras de crack, prontas para consumo, uma porção de maconha e uma nota de R$ 2,00. O adolescente infrator foi levado para a Delegacia de Polícia do município, onde foi acionado os responsáveis e os órgãos competentes, no que tange as medidas cabíveis sobre o delito.


Fuga resulta em prisão entre 
Sapucaia e São Leopoldo
A placa do automóvel foi adulterado para dificultar sua identificação
Uma guarnição do 33º Batalhão de Polícia Militar de Sapucaia do Sul (BPM) prenderam um homem, suspeito de ter assaltado um motorista, na divisa entre Sapucaia e São Leopoldo. O fato foi registrado no dia 25 de outubro, por volta das 2h30. Os policiais militares que prestaram os primeiros atendimentos relataram no boletim de ocorrência que o homem dirigia um veículo Astra, pela Avenida Mauá. Por estar em atitude suspeita, os PMs pediram para ele parar, pois através da placa do automóvel, os policiais detectaram que constava no sistema da segurança estadual como roubo. O homem tentou fugir da barreira policial, mas foi capturado alguns metros. Ao ser levado em uma das delegacias da cidade, o proprietário do carro reconheceu ele como sendo autor do delito.


BM recupera motocicleta roubada no Tamandaré
A motocicleta estava sob o comando da dupla
Dois suspeitos, com idades entre 19 e 21 anos foram presos por policiais militares do 34º BPM, por recepção de veículos. O fato aconteceu no dia 21 de outubro, por volta das 16 horas, no bairro Tamandaré. De acordo com informações do Batalhão, a dupla foi abordada, em atitude suspeita em uma das ruas da localidade. Um dos envolvidos conduzia uma motocicleta Honda NX – Falcon. Durante a revista dos PMs, foi detectado através do sistema de segurança do Estado que o veículo encontrava-se em situação de roubo. Os indivíduos foram encaminhados a DPPA, em Canoas e a moto para o depósito.

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

EDIÇÃO 2002

O público saiu do Parque Amador e ao
longo das ruas, as pessoas iam seguindo a procissão
Caminhada até Santuário de Padre Réus reúne dezenas de fiéis 
Dezenas de fiéis da cidade e região participaram no dia 18 de outubro, da 34ª Caminhada de Fé, Penitência e Esperança. Liderada pela irmã Ana Garaffa, a ação iniciou por volta das 7h30, na Rua São Luiz, em frente a capela Sagrado Coração de Jesus, situado no bairro Parque Amador. Em seguida, o público seguiu pelas avenidas Padre Claret e Presidente Vargas. Em frente à paróquia Nossa Senhora das Graças, houve um momento de fé e oração. Os peregrinos foram até o município de Sapucaia do Sul, onde em frente a igreja matriz, Nossa Senhora da Conceição também ocorreu uma solenidade preparada pelo padre Darley José Kummer, do Imaculado Coração de Maria. O público seguiu pelo túnel até ingressar na Avenida Ruben Berta. Em São Leopoldo, o publico percorreu a Avenida Theodomiro Porto da Fonseca até o santuário de Padre Réus. Irmã Ana Garaffa era só alegria, por poder contar com um público expressivo e alegre, mesmo diante de alguns problemas enfrentados pela cidade durante o ano. Ao chegarem ao santuário capilé, os romeiros assistiram uma missa solene, que teve a duração de aproximadamente uma hora.

Ruas de Esteio se transformam em 
rios em poucos minutos
Durante o temporal que atingiu o Estado e a Região Metropolitana causou estragos e pontos de alagamentos, no dia 14 de outubro. Há alguns anos sem sofrer grandes transtornos, após uma manutenção e limpeza nas bocas de lobo e troca de alguns canos, a Avenida Presidente Vargas e adjacentes ficaram alagadas por algumas horas. A forte chuva em poucos minutos fez com que não houvesse um fácil escoamento das águas. Diversos estabelecimentos comerciais chegaram a ficar alagados. Os espaços, principalmente as lojas comerciais que ficam abaixo do nível da rua tiveram o ingresso das águas. Para evitar maiores transtornos e danos, funcionários e proprietários agilizaram erguendo o que estava no chão, com o propósito de salvar peças. Nas redes sociais, pedestres e motoristas postavam fotos sobre o ocorrido.


Mais Bela Negra de Esteio ocorre em novembro 
Estão abertas até o dia 30 de outubro, as inscrições para o concurso ‘Mais Bela Negra de Esteio’ 2015. O evento vem sendo organizado pela secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, em parceria com o gabinete do prefeito e a pasta de Arte e Cultura, bem como integrantes do Conselho Municipal Étnico Racial. Um dos principais critérios de escolha das ganhadoras serão desenvoltura e beleza. As categorias são infantil, juvenil, adulto e sênior, que corresponde entre cinco anos, em diante. A final do concurso será no dia 07 de novembro, na Praça da Juventude, que fica situada na Avenida Porto Alegre, 505. Serão eleitas, a rainha, 1ª princesa, 2ª princesa e simpatia (nas categorias infantil, juvenil e adulto). As ganhadoras tem a missão de participar das atividades relacionadas a Semana da Consciência Negra do município.


Lançada a campanha de Natal em Esteio 
A AÇÃO TEM COMO principal incentivador a CDL do município
Celso destacou a importância da ação para a economia local
Integrantes do setor empresarial e autoridades do município prestigiaram na noite do dia 20 de outubro, a solenidade de lançamento da campanha de Natal da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) intitulada ‘Esteio Show de Natal’. A festa ocorreu na sede da entidade, situada na Avenida Padre Claret, no Centro e tem como slogan ‘O presente dos seus sonhos está aqui’. Durante o evento aconteceu a exibição de um vídeo institucional sobre o funcionamento e a duração da atividade, que foi feito pelo empresário Toninho Bellorini. Segundo o presidente da entidade, Celso Dalmas, um dos principais objetivos da campanha é oferecer condições para que os esteienses optem por fazer suas compras de fim de ano nos comércios da cidade. “A iniciativa tem por finalidade fomentar e valorizar os estabelecimentos existentes, não apenas no Centro, em nos bairros também”, comentou Dalmas. Ele comentou que a campanha tem como foco o aumento nas vendas do comércio local. “Apesar da crise financeira e econômica em que o país e o Estado se encontram, para conseguir sobreviver no mercado, as empresas estão fazendo estratégias para atrair o consumidor e readequando as finanças. Talvez com isso, aos poucos possamos vencer os obstáculos”.
ADESÃO - Representando o Executivo Municipal, o secretário de Economia e Desenvolvimento Sustentável, José Luiz Daudt destacou que a campanha de Natal contribui não apenas para a entidade, mas para os estabelecimentos locais, com a adesão cada vez mais dos consumidores. “Ao longo dos anos pode-se observar o crescimento do trabalho elaborado pela CDL, no que tange as campanhas e com isso, as pessoas estão buscando consumir mais na cidade”, enfatizou Daudt. O presidente da Associação Gaúcha do Varejo (AGV) Vilson Nöer ressaltou que as parcerias existentes no município entre o Poder público e a iniciativa privada é importante, pois ambos tem condições de fazer cada vez mais pelo local ou região em que atuam. “Apesar da crise, cada empresário deve potencializar sua empresa, com o objetivo de superar este momento difícil, o qual a sociedade brasileira está vivendo”.
Informações sobre a campanha
A campanha de Natal da CDL inicia dia 01 de novembro e se encerra no dia 31 de dezembro de 2015. As urnas estarão nas lojas que aderirem a ação. Valor mínimo para ter direito a concorrer é de R$ 50,00. 1º prêmio: automóvel zero km (classic LS); 2º prêmio: Moto Honda zero km CG 125 Fan KS; 3º prêmio: televisor 42 polegadas; 4º prêmio: refrigerador 334L; 5º prêmio: Condicionador de Ar Split 9.000 BTUs; 6º prêmio: fogão a gás 4 bocas; 7º prêmio: forno de microondas 30 L

Áreas de Esteio serão regularizadas 
Com o processo de regularização fundiária sendo aplicada na Vila Esperança, moradores de outros pontos que se encontram em situação irregular também estão na expectativa de conseguir o documento de posse aos proprietários. De acordo com a secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, por intermédio da titular, Joceane Gasparetto, a situação encontra-se em processo de disponibilização aproximadamente 1.550 lotes a serem regularizados, que irá beneficiar aproximadamente cinco mil pessoas. Tanto que para dar andamento aos processos, a Administração Municipal, captou, via PAC 2, um montante de R$ 40 milhões. Moradores da Vila Pedreira também aguardam há anos pela regularização fundiária.
ANDAMENTO DOS PROCESSOS DE REGULARIZAÇÃO 
Vila Bom Jesus - Falta apenas que a cooperativa que detém a área regularize-se para que as escrituras sejam entregues aos moradores. Vila Guterrez - Já está em processo avançado. Está indo para o registro no Cartório de Registro de Imóveis. Navegantes - Projeto sendo finalizado para ser enviado à Câmara de Vereadores para autorizar a doação dos lotes aos moradores. Vila Nova - Estão sendo feitos ajustes técnicos para que sejam feitas as matrículas no Cartório de Registro de Imóveis. Boqueirão - Estão sendo feitas reuniões para aprovação do mapa com a comunidade. Três Marias - Processo está em fase de estudos técnicos com medição de lotes. Praça Acre - Documentos já foram enviados para o Cartório de Registro de Imóveis.

Luís Cláudio Gomes
Professor de História Licenciatura Plena - Especialista 
SER humano 
A velocidade das informações nos traz a sensação de que estamos sendo vencidos pelo tempo. Até aqui nenhuma novidade. Uma constatação. O tempo real do mundo virtual requer atenção. Dependendo de nossa lenta ou rápida percepção de análise corremos o risco de não percebermos o valor da informação presente naquele determinado instante de leitura diante do poderoso equipamento ao qual estamos utilizando. O número de informes a cada hora, minuto ou segundo do mundo virtual de vinte e quatro horas ininterruptas não nos faz perder o sono. Porém, sem percebermos, adormecemos. Sono profundo. O equipamento nas mãos. Desconectamo-nos da tela virtual. Abro os olhos. Mundo real. Ainda conseguimos conviver com a natureza. Quem sabe a natureza conosco. Tenho o privilégio e, deve ser o de muitas pessoas, em acordar ao canto da ave sabiá (derivado do Tupi haabilá). Na literatura é frequentemente citada como o pássaro que canta o amor e a primavera, as origens, a terra natal, a infância, as coisas boas da vida. Foi imortalizado por Antonio Gonçalves Dias na abertura do poema Canção do Exílio. Minha terra tem palmeiras, Onde canta o sabiá; As aves que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá. Em especial, na primavera, o sabiá, possui sua cantoria forte, longa e constante. Ao amanhecer. No decorrer do dia. Ao entardecer. Não se esquecendo do anoitecer. Já ouvi pessoas expressarem o seu descontentamento com o canto do pássaro. Ouvir o canto da ave no século XXI (2001 – 2100) refletiria questionando se este canto estará presente no século XXII (2101 – 2200)? Alegria ou tristeza para as próximas gerações? Talvez em um futuro próximo ou distante a melodia da ave esteja presente somente no mundo virtual. É o avanço da tecnologia, sem dimensão ou limites. Estar conectado ao equipamento eletrônico está e estará sendo mais significativo do que conviver com a natureza. Enquanto meio ambiente perguntaria, o que é SER humano?


45º Encontro de Alcoólicos Anônimos 
é realizado em Esteio 
REPRESENTANTES de diversos segmentos 
participaram da atividade 
O pavilhão da Agricultura Familiar, localizado no Parque de Exposições Assis Brasil foi palco nos dias 17 e 18 de outubro, do 45º Encontro Estadual de Alcoólicos Anônimos (AA). O evento contou com um público estimado de aproximadamente 300 pessoas, mesmo após o intenso temporal que atingiu o Estado alguns dias antes. O lema principal dessa edição foi ‘80 anos, um único propósito’. O tema escolhido para o encontro foi ‘Os serviços em A.A sob a luz dos doze conceitos’. Uma das principais atividades do encontro foi a palestra do pároco titular da Igreja Nossa Senhora da Conceição, de Sapucaia do Sul, padre Adilson Kunzler, que tratou do tema “A recuperação na espiritualidade”. Também ocorreu a palestra do médico Olney Fontes, que presta serviço voluntário para a entidade. Por estar há anos atuando junto ao AA, o profissional se tornou um custódio não alcoólico (cuida e preserva as tradições da entidade) e representou a JUNABB. Onei falou sobre os malefícios da doença, as causas e consequências, bem como relatos de superação. O encontro também contou com a participação de assistente social do município de Gravataí, Elisabete, que abordou o assunto referente sobre o enfrentamento do alcoólico na sociedade atual. Prestigiaram o evento, representantes do AA, dos estados de Santa Catarina e Paraná.
META - De acordo com os organizadores, a meta foi atingida que era relacionada a união cada vez mais dos membros do grupo, que estão buscando uma cura para ficar longe do vício da bebida. No evento também prestigiaram familiares dos integrantes do AA, que fazem parte do Al-anon. Além disso, o encontro tinha como finalidade comemorar os 80 anos de surgimento do Alcoólicos Anônimos no mundo e os 45 anos de existência no Rio Grande do Sul. Interessados em conhecer mais o trabalho desenvolvido no Alcoólicos Anônimos (AA) na cidade pode ir nas reuniões que acontecem no Grupo Boa Vontade, as quintas e domingo, às 20 horas, na Igreja Imaculado Coração de Maria. Já o Grupo Liberdade, as reuniões ocorrem as terças-feiras, às 20 horas, na Paróquia Nossa Senhora das Graças. Os familiares dos frequentadores de Alcoólicos Anônimos, conhecido como Al-anon se reúnem aos domingos, também às 20 horas, no Coração de Maria.


LORI EMANOELA DA SILVA 
Liberte-se do passado 
Hoje pela manhã seguindo pelas ruas da cidade, observei as árvores ao longo do caminho; e comecei a refletir sobre o que prende a gente ao passado? Entre tantas experiências vividas temos em nossa memória “coisas” que literalmente deveriam ser podadas, pois, sua presença nada acrescenta em nossas vidas. Ainda que tenhamos grandes oportunidades, devemos nos reconectar com nossa verdadeira essência e recomeçar quantas vezes for preciso; para poder em totalidade viver em liberdade. Quando tomamos consciência de nossa mestria, toda e qualquer ingratidão, desprezo, e desrespeito torna-se adubo divino para nossa jornada enquanto seres universais passando temporada na terra. Para que intensificar lembranças desagradáveis em sua vida, que não levam a nada, somente a insatisfação e dor? Pode sua árvore, respire o ar tranquilo, renove suas forças, perdoe, e não limite sua vida a pensamentos menos tranquilos. Liberte-se do passado! Abraço fraterno, toda bênção! ciganabrazil@yahoo.com.br


Lançado o programa ‘Tenda da Lori’ 
na rádio Jornal Destaque
Uma das propostas do programa é interagir com o ouvinte
Um novo produto entrou no ar na programação da Rádio Jornal Destaque. Trata-se do programa ‘Tenda da Lori’, apresentado pela cigana esteiense Lori Emanoela da Silva. O programa iniciou às 10h30, logo após o programa ‘Opinião’, sob o comando de Carlos Próspero. Durante 60 minutos, ouvintes e internautas fizeram perguntas sobre os mais variados assuntos a cigana, no qual a consulta era pelas cartas. No primeiro programa participaram pessoas pelas redes sociais e endereço eletrônico das cidades como Esteio, Gravataí e até de Florianópolis (SC). O ouvinte e internauta tem total liberdade para perguntar com consultas através do baralho cigano. O programa ‘Tenda da Lori’ será apresentado terça e sexta-feira, das 10h30 às 12h. Para ouvir basta acessar o site www.radiojornaldestaque.com.


Chuva volta causar transtornos 
para moradores de Esteio 
APESAR DE TAMBÉM termos sido atingidos pela chuva de granizo e por ventos fortes, o problema se agravou com o transbordamento do Arroio Sapucaia em alguns trechos
Moradores da Rua Bento Gonçalves voltaram a sofrer com alagamentos
Após as fortes chuvas que atingiram a Região Metropolitana nos dias 13 e 14 de outubro, os respaldos estão surgindo após o mau tempo. Em Esteio, por volta das 14 horas, a água já estava invadindo as ruas e algumas moradias no bairro São José, Vila Nova e Navegantes. Os locais mais atingidos foram próximos ao arroio Sapucaia que por alguns minutos transbordou e acabou elevando a quantidade de água, pois em algumas vias já estavam alagadas. O motivo era que as bocas de lobo não estavam dando vazão. No São José, as ruas Tri Campeão e parte da Santana e arredores estão alagadas desde as primeiras horas da manhã. A velocidade das águas era tamanha que chegava formar ondas em alguns trechos das vias. A Defesa Civil do município, bem como o Corpo de Bombeiros e voluntários estavam resgatando as pessoas que estavam presas em suas casas, por causa do acúmulo de água nas residências. Em torno das 18 horas, moradores do bairro São Sebastião, em especial num trecho da Rua Bento Gonçalves e nas Capitão Tomaz Osório, Viamão e Bom Jesus voltaram a sofrer com enchentes, por não dar vazão ao Sapucaia. O arroio Esteio está com uma altura elevada, mas estava escoando.
ESCOAMENTO - Apesar de todo o alerta em torno das cheias dos arroios em Esteio, por causa do escoamento das águas em direção ao Rio dos Sinos, que está muito elevado, um alívio por algumas horas para os moradores que residem nas ruas Theodomiro Porto da Fonseca, José Guimarães e Uruguai tiveram problemas em relação ao não escoamento da água nos bueiros. Tanto que a rua e os pátios ficaram alagados. Algumas casas, a água entrou pelos ralos ou por estarem no nível da rua.

Auxílio para as famílias desabrigadas na cidade
Ruas do São José se transformaram em rio, em pouco espaço de tempo
Quem não consegui trabalhar por causa das consequências do temporal na região pode ir à Casa dos Conselhos, localizada na Rua Engenheiro Henner de Souza Nunes, 150, Centro, sub-solo do prédio administrativo. O horário de funcionamento é das 8h às 18 horas. Os Centros Municipais de Educação Básica Eva Karnal não teve aula no dia 16, por ter servido mais uma vez para ser ponto de abrigagem e no Alberto Pasqualini ficou alagado por estar próximo a dois arroios, no São José.

Água volta a causar pânico entre moradores
Trechos do Parque de Exposições ficaram cheios de água
Além disso, alguns moradores do bairro Novo Esteio ficaram em alerta preocupados com a água que se acumulava entre os portões 9 e 10, do Parque de Exposições Assis Brasil e que chegou a transbordar e invadir parte da Avenida Celina Chaves Kroeff. Somente no portão 13, que fica as margens do Arroio Esteio foi que teve mais as consequências, pois chegou a ficar alagado por algumas horas e transbordou jogando água alguns setores do parque que são mais baixos.

É hora de recomeçar após os alagamentos
Famílias chegaram a colocar madeira em frente as portas evitando o ingresso da água
Se comparado com outras cidades da Região Metropolitana, com a chuva de granizo e dos fortes ventos que chegou a destelhar algumas moradias, Esteio teve mais prejuízos em função do transbordamento do Arroio Sapucaia. Até o dia 16 de outubro, cerca de 400 pessoas que estavam desabrigadas, por causa do temporal já estavam retornando para seus lares. Dos seis abrigados que foram montados para atender as possíveis famílias, somente três estavam abertos distribuindo principalmente kits de limpeza, nas áreas mais afetadas.


Empresas do Loteamento 
Industrial ficaram alagadas
Uma das mais prejudicadas foi a Unidasul, pois fica mais próxima ao arroio
O grupo In Betta também sofreu com as consequências do temporal 
Funcionários das empresas Unidasul e In Betta, ambas situadas no Loteamento Industrial e próximas ao Arroio Sapucaia também sofreram as consequências dos alagamentos na cidade. Desde o dia 14 de outubro, por volta das 15 horas, uma barreira de contenção que havia sido construída, em função das enxurradas rompeu e a água invadiu o pátio e em seguida o andar térreo dos prédios. Alguns materiais foram salvos, pois tiveram que ser erguidos e a rede elétrica suspensa provisoriamente. Alguns carros que estavam no estacionamento das empresas ficaram submersas pelas águas. Já na In Betta, a enxurrada invadiu o pátio e os pavilhões da empresa, impedindo o ingresso dos funcionários para o trabalho. Diante disso, a água é tanta que invadiu a Avenida Cesar Antônio Bettanin, que dá acesso a BR 448 - Rodovia do Parque. A trafegabilidade ocorria somente de caminhões, pois carros e motos praticamente não podiam passar, pois corriam o risco de ficarem trancados.


O Hospital Getúlio Vargas foi um dos locais
mais prejudicados com o temporal
Granizo e vento forte 
Aos poucos Sapucaia do Sul volta ao normal após uma das maiores tragédias climáticas já registradas na cidade. A devastação foi tamanha que atingiu inúmeros espaços públicos e privados. O estrago de grande proporção foi principalmente relacionado a chuva de granizo que destruiu centenas de casas e até de automóveis, muito pelo fato do tamanho que se encontrava as pedras de gelo, comparadas inclusive com um ovo ou bola de pingue-pongue. Um dos pontos que obrigou talvez uma mobilização maior foi no Hospital Getúlio Vargas, que parte do teto de gesso caiu em alguns setores. Com isso, alguns pacientes foram transferidos para outras Casas de Saúde na região, inclusive no Hospital São Camilo. Algumas ações que estavam previstas para ocorrer, entre eles, o Feirão de Emprego teve que ser cancelado. Devido aos caos que se formou, o Executivo Municipal decretou estado de emergência. No dia 18 de outubro, o ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto esteve no Estado visitando as cidades atingidas. Em Sapucaia do Sul, o ministro anunciou ao prefeito Vilmar Ballin que o governo federal não medirá esforços para auxiliar as famílias. Entre as medidas a serem adotadas estão a liberação para o saque do FGTS, até o valor de R$ 6.220,00.


Famílias da Vila Pedreira fazem
manifestação na BR 116
Os moradores reivindicavam somente o retorno da energia elétrica
A falta de luz resultou em uma manifestação na noite de sexta-feira, 16 de outubro, na BR 116, em frente a Vila Pedreira. Um dos principais motivos foi a demora na religação da energia elétrica na localidade e também no bairro Novo Esteio. O corte da luz aconteceu no dia 14, em torno das 22h30, em função do intenso temporal que atingiu a região pela segunda vez. A mobilização iniciou por volta das 18 horas e teve uma duração de aproximadamente de quase duas horas. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) auxiliou os condutores, enquanto durava o protesto. Com a interrupção da via expressiva, dezenas de motoristas tiveram que enfrentar a situação ou optar por rotas alternativas, com o objetivo de fugir da confusão. A situação voltou a se normalizar na sexta-feira, por volta das 21h30. Segundo o PRF, cerca de cem pessoas no protesto bloquearam as pistas no sentido capital-interior. Chegou a ser registrado cerca de oito quilômetros de engarrafamento atingido a via no território canoense.


Chuva no Estado chama a atenção da NASA 
Um satélite da NASA estima maior chuva do mundo nas últimas 24 horas sobre o Rio Grande do Sul. A estimativa de precipitação feita pelo satélite Tropical Rainfall Measuring Mission (TRMM) da Agência Espacial Americana mostrou os dados com relação à chuva volumosa que caiu no Rio Grande do Sul nas últimas 72 horas. Pelos cálculos do satélite, a precipitação superou os 200 milímetros, principalmente em municípios do Centro e Centro-Sul do Estado. Os dados que perfazem todas as regiões do planeta Terra indicaram que os maiores acumulados no período - por estimativa - ficaram concentrados no estado gaúcho. Estações meteorológicas automáticas operadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registraram entre as 20 horas, do dia 13 de outubro e às 20 horas, do dia 15, a precipitação acumulada foi 231 milímetros em Santa Maria e 104,6 mm, em Porto Alegre.
Quantidade de chuva registrada 
215 mm em Alegrete e em Santiago, 210 mm. Já em São Gabriel, 187,8 mm e em Rio Pardo,150 mm. Quaraí, 139,4 mm; Vacaria, 136,8 mm; Teutônia, 116 mm; 109,4 mm em Campo Bom.


GISELE LEITE 
REVESTIMENTOS 
EM COZINHA 
Pura inspiração!! Revestimentos em cozinha são muito variados e podem mudar completamente o conceito do ambiente. Eles têm a função de decorar, proteger, harmonizar... Pode-se usar vidros, espelhos, pastilhas, ladrilhos hidráulicos, porcelanatos, simplesmente pintura, MDF, fibras de bambu, placas cimentícias, enfim, são variadas opções que podem distinguir um ambiente clássico de um ambiente rústico ou contemporâneo de um retrô. É importante revestir a área do fogão e da pia com materiais impermeáveis, que facilitem a limpeza, como porcelanatos, pastilhas ou granito. De preferência que a cozinha não tenha todas as paredes com o mesmo tipo de revestimento. Pode-se variar, sendo uma parte pintura, ou placas em MDF, adesivos, ou até mesmo papel de parede. É necessário tomar cuidado para não misturar muitos materiais; se for usado estampa na parede, o piso deve ser liso, pois o ambiente precisa ficar harmônico. Revestimentos em cozinhas deve ser um detalhe especial para deixá-la ainda mais bonita. Uma técnica muito usada é o backsplash. É a famosa faixa de revestimento entre balcão e aéreos. Com o backsplash a cozinha fica leve, prática e moderna. Pode-se usar madeira de demolição, rolhas de vinho, pastilhas, vidro, espelhos, etc.. A pintura à base epóxi é outra opção, barata e prática, pois é antiaderente e possibilita a limpeza. Na foto, backsplash espelhado, proporcionando amplitude e leveza ao ambiente.
Fonte: Gisele Leite Ambientes/ Esteio
Enfim, considera-se que a cozinha não é mais um simples ambientes para fazer refeições, mas sim
um lugar de confraternização. Portanto, busca-se na decoração revestimentos aconchegantes,
design inovador e muita praticidade.
Limpeza e manutenção nos arroios e 
em bocas de lobo 
UM DOS PRINCIPAIS OBJETIVOS da ação é evitar novas tragédias
As máquinas estão trabalhando intensamente para resolver o problema
O tempo bom tem contribuído para que os sapucaienses tenham condições de organizar suas residências e consertar os telhados danificados pela chuva de granizo que atingiu a cidade no dia 14 de outubro. Em função disso, o Poder Público e voluntários estão trabalhando para amenizar os possíveis problemas que poderão surgir com o mau tempo que está previsto para atingir a região nos próximos dias. As secretarias de Obras, Serviços e Mobilidade Urbana e Meio Ambiente, estão com equipes em diversos bairros da cidade realizando limpeza e recolhimento de lixo e entulhos, grande parte destroços de telhas e móveis estragados. Está ocorrendo, ainda, corte de árvores e galhos, além de nivelamento e patrolamento das vias e laterais, principalmente, na zona rural da cidade. Já a secretaria de Desenvolvimento Social também segue atendendo as famílias atingidas que estão nos abrigos municipais, com alimentação e distribuição de agasalhos. Além disso, há equipes da pasta nos bairros mais atingidos cadastrando as famílias que permanecem em suas residências, mas necessitam de algum auxílio.
AJUDA - A Defesa Civil continua auxiliando as pessoas atingidas pelas chuvas com repasse de lonas. A solicitação deve ser feita mediante cadastro na sede da Defesa Civil, localizada na sede da Guarda Municipal, Rua Tiradentes, 624. Segundo informações da entidade, 36 mil residências foram atingidas na cidade até o momento, e 590 sapucaienses estão desalojados. Deste total, 244 estão nos abrigos organizados pela Prefeitura, no Ginásio Municipal Kurashiki, na Escola Municipal Otaviano da Silveira, no bairro Fortuna, e na Associação dos Moradores do bairro Carioca. Cerca de quatro mil kits de lonas já foram distribuídos e a Defesa Civil já realizou 4.965 atendimentos.


Palestra marca ações do Outubro Rosa na cidade
O encontro teve por finalidade esclarecer as mulheres sobre a doença
Prevenção e tratamento do câncer de mama foi o tema da palestra ministrada no dia 20 de outubro, na CLISAM, em Sapucaia do Sul. Promovida pela secretaria de Saúde, com apoio da Universidade Feevale, a iniciativa integra a programação do Outubro Rosa. O assunto foi abordado pelo ginecologista e especialista em mastologia, Daniel Pedrini, para um grupo de mulheres atendidas no estabelecimento. O profissional falou sobre os exames que detectam o câncer de mama, e a importância da detecção precoce da doença. “Antigamente, as mulheres descobriam o câncer de mama por meio do autoexame. Agora detectamos a doença cada vez mais cedo, por meio de exames de imagem. Quanta mais precoce for o diagnóstico, maiores são as chances de cura”, falou Pedrini. Além da CLISAM, vários postos de saúde da cidade estão com ações do Outubro Rosa.


Campanha sobre benefícios do Refaz arrecada mais de R$ 2 milhões em Esteio e Sapucaia 
UM DOS FOCOS DA AÇÃO é orientar os clientes que possuem débitos com a Fazenda estadual
Um dos objetivos é valorizar o profissional contábil
Mais de R$ 2,1 milhões em débitos de ICMS arrecadados. Esse foi o resultado do primeiro mês da campanha encabeçada pelas Delegacias Regionais do CRCRS em Esteio e Sapucaia do Sul em parceria com a Associação dos Contabilistas de Esteio e Sapucaia do Sul, iniciada em setembro. A ação visa informar os profissionais contábeis sobre a necessidade de orientar os clientes que possuem débitos com a Fazenda estadual sobre os benefícios de aderirem ao Refaz, programa de parcelamento de dívidas de ICMS, instituído pelo governo do Estado, que estabelece condições diferenciadas para aqueles que quitarem à vista ou parcelarem suas pendências. Os valores arrecadados no primeiro mês da campanha foram apresentados pelo delegado regional de Esteio, Cleiton Charutti, pelo vice-presidente de Relações Institucionais do CRCRS, Pedro Gabril Kenne da Silva, e pelo contador, Longuinho Muzykant, na primeira quinzena de outubro, ao secretário adjunto da Fazenda, Luiz Antônio Bins, e ao subsecretário adjunto da Receita Estadual, Paulo Amando Cestari.
ARRECADAÇÃO - Na oportunidade, Bins destacou o apoio essencial da classe contábil gaúcha para o aumento da arrecadação do Estado e, também, na orientação dos contribuintes sobre as vantagens da regularização das empresas. “Esse programa de refinanciamento possui duas funções. A primeira é elevar a arrecadação do Estado. A outra é oportunizar a regularização da situação das empresas junto à Fazenda”, lembrou. Para o delegado do CRCRS em Esteio, Cleiton Charutti, a iniciativa é uma forma de valorizar a profissão contábil. “Nossa intenção é lembrar os colegas que nós, contadores e técnicos em contabilidade, somos os profissionais capacitados para orientar nossos clientes nas questões fiscais e apresentar alternativas benéficas aos contribuintes, como é o caso do Refaz”, frisou Charutti. A ideia agora é tentar ampliar a campanha para outras delegacias, a fim de multiplicar os profissionais envolvidos e, assim, incrementar a participação dos contribuintes no Refaz.


PRISCILA FLORISBAL BORGES* 
VOCÊ SABE O 
QUE É PILATES? 
Pilates é um método que trabalha o corpo do centro para as extremidades, com foco principal no Powerhouse, casa de força o abdômen. Este foi desenvolvido primeiramente nos Estados Unidos em 1923, em pessoas acamadas impossibilitadas de levantarem para se exercitar, por isso a base dos exercícios de Pilates são realizados deitados. Baseia-se em seis princípios: respiração, concentração, controle, precisão, centramento e fluidez, todos realizados durante os exercícios. Esse método tem como finalidade, melhorar a flexibilidade, equilíbrio e força sem hipertrofia muscular. Joseph Pilates, criador do método, acreditava que o estilo de vida moderno, má postura corporal e respiração ineficiente ocasionavam problemas de saúde. Pilates é a completa coordenação de corpo, mente e espírito. Desenvolvendo corpo uniformemente, corrige a postura, desenvolve a vitalidade física, revigora a mente e eleva o espírito. O método Pilates é indicado para reabilitação física, condicionamento físico geral e bem-estar. Ele promove a harmonia, flexibilidade e equilíbrio muscular e, uma vez que a aula é supervisionada por um professor que orienta um aluno ou pequenos grupos, é direcionado às necessidades individuais de cada um. Desta forma, o Pilates pode ser praticado por qualquer pessoa, entre 12 e 100 anos e em todos os níveis de condicionamento físico. As aulas de Pilates com aparelhos ocorrem durante o dia todo, de segunda a sexta, iniciando ás 7h da manhã até ás 22h, com horário marcado. As aulas de solo (Mat Pilates) ocorrem nas terças e quintas ás 19:30 de maneira aberta, ou seja, sem agendamento prévio. Venha conhecer a nossa academia, e agende uma aula experimental grátis conosco, na FitFlex.
 *Professora Especialista - Cref. 15312

Projeto Brilha uma Estrela acontece no dia 30 
Está previsto para ser realizada no dia 30 de outubro, a primeira edição do projeto ‘Brilha uma Estrela’. A festa terá início a partir das 19 horas, no auditório da Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya e vem sendo organizado pelos integrantes do Instituto Cultural e Educacional Estrela do Sul e entre os trabalhos apresentados acontece a exibição do grupo de capoeira - Maculele, samba de roda, bem como peças de teatro local, dança e poesia. A música terá como uma das estrelas da noite a cantora esteiense Gisele Bloete. O ingresso para o evento cultural é a doação de um brinquedo que deve estar em boas condições de uso. O material será distribuído para crianças que vivem em situação de risco e vulnerabilidade social no município. Para os organizadores, a realização do projeto se tornou possível devido a captação de recursos, oriundos do Funproarte, que tem por propósito atingir todos os segmentos culturais da cidade, como literatura, música, entre outros. O endereço eletrônico da ONG é ongestreladosul.blogspot.com.br ou pelo telefone 8231-2941.

 Continua remoção de casas do final 
na Rua Theodomiro Porto da Fonseca
Mais uma ação do Projeto Esteio Superando as Enchentes continuou na manhã desta terça-feira (20): a retiradas das casas na Rua Theodomiro Porto da Fonseca construídas muito próximas às margens do Arroio Esteio. Além disso, equipes da Secretaria Municipal de Obras Viárias e Serviços Urbanos (SMOVSU) estão fazendo a limpeza das margens do curso d´água. Durante a operação das máquinas, o prefeito Gilmar Rinaldi vistoriou o trabalho e conversou com moradores. Gilmar falou sobre os projetos que visam amenizar as cheias que atingem a cidade, como a construção da Avenida Brasil, conhecida como Beira-Arroio, que servirá, também, como um dique. Também acompanharam os trabalhos os secretários municipais de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Joceane Gasparetto, e de Obras Viárias e Serviços Urbanos, José Luiz da Silva (Zé da Brigada). A demolição das casas começou após a realocação das 24 famílias que moravam no local para novas casas,  construídas no Bairro Três Marias. A mudança foi necessária pois as residências ficavam em uma área de risco. A cada chuva mais intensa, o arroio causava enchentes naquela região. Além disso, as casas estavam ficavam muito próximas ao curso d´água. Em média, o Arroio Esteio tem cerca de 10 metros de largura, mas com a obstrução das moradias naquele trecho chega a medir menos de 3 metros de largura, o que dificulta a passagem da água e aumenta as chances de cheias. Com a retirada das casas e a limpeza do local, o objetivo é alargar novamente o arroio, aumentando a vazão e diminuindo as chances de enchentes.

Denarc fecha tele-entrega de drogas em Sapucaia do Sul
A MERCADORIA VENDIDA em diversos bairros e possuía um alto grau de pureza
Material estava na residência de um dos suspeitos de tráfico
Policiais da 2ª Delegacia de Investigações do Narcotráfico (DIN/Denarc), após receber denúncias sobre uma tele-entrega de drogas, realizou na tarde do dia 16 de outubro, a prisão em flagrante de uma mulher e apreensão de um adolescente por tráfico de drogas e associação para o tráfico, em Sapucaia do Sul. Segundo o delegado Thiago Lacerda, a droga estava acondicionada em uma bolsa que continha pinos de cocaína com o logotipo do ‘diabo’. “Cada pino era vendido por R$ 20,00, sendo uma cocaína com alto grau de pureza, onde o logotipo tinha o objetivo de destacar aos consumidores a qualidade do entorpecente vendido”, disse o delegado Lacerda. Após as formalidades legais, o procedimento foi encaminhado ao Poder Judiciário onde os autuados em flagrante estarão a disposição da Justiça.


Além dos equipamentos,
os policiais acharam um montante
em dinheiro
Operação resulta na recuperação de telefones celulares na cidade 
O município de Esteio foi uma das cidades da Região Metropolitana, onde foi deflagrada uma ação policial com o intuito de combater os crimes de roubo e furto de aparelhos de telefone celular. A atividade acontece no dia 16 de outubro e contou com o apoio da 1ª DP da cidade de Gravataí. Além de Esteio, a operação também aconteceu em Porto Alegre. Em um dos locais que foram descobertos pelos policiais militares foi apreendido uma quantia de aproximadamente 220 aparelhos oriundos de roubos e furtos, bem como a recuperação de um montante de R$ 233 mil, em dinheiro. Durante as buscas, duas pessoas foram presas em flagrante por receptação. Além do Polícia Civil, a operação contou com o Grupamento de Operações Especiais (GOE). Após os procedimentos legais, os presos foram encaminhados ao sistema prisional.


 Homem é preso por tráfico
A maconha apreendida já estava pronta para o consumo
Policiais da 2ª Delegacia de Investigações do Narcotráfico (DIN/Denarc) prenderam, no dia 13 de outubro, um homem por tráfico de drogas. A prisão ocorreu durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão na residência do suspeito, situada no bairro Santo Inácio. No local foi encontrado maconha embalada para a venda, cocaína e duas balanças de precisão. O material foi levado para o órgão competente. Após os procedimentos legais, o preso foi encaminhado ao sistema penitenciário.

Adolescentes são levados a DP 
por envolvimento no São José
Jovens foram capturados presos por venderem drogas
Dois adolescentes foram detidos por estarem envolvidos com o tráfico de drogas, no bairro São José. A apreensão dos envolvidos ocorreu no dia 17 de outubro, por volta das 18 horas. De acordo com o relato dos PMs que atenderam a ocorrência, os indivíduos estavam comercializando drogas na região. Com eles, foi encontrado aproximadamente 12 porções de maconha e R$ 50,00 em dinheiro. Os dois menores foram encaminhados a DP esteiense.

Trio é detido no bairro Liberdade
Foram encontradas com os suspeitos armas e munições
Uma guarnição do 34º BPM de Esteio realizou a prisão de três suspeitos com idade entre 32,31 e 27 anos, no bairro Liberdade. O fato foi registrado no dia 15 de outubro, por volta das 15h30. Segundo informações do Batalhão, os PMs que estavam em patrulhamento pela região sobre um assalto a um estabelecimento comercial na localidade. Os policiais, ao serem informados sobre o ocorrido percorreram algumas ruas do bairro e avistaram três homens em um veículo, portando-se de forma suspeita. Os indivíduos tinham antecedentes por terem cometidos outros delitos na cidade. Durante a abordagem, com um dos suspeitos foi encontrado um revólver calibre 32, além de 11 munições intactas e objetos oriundos do assalto. O trio foi conduzido a Delegacia de Polícia do município.


A réplica era utilizada para
cometer assaltos
Dupla é capturada com arma 
Policiais militares do 34º BPM efetuaram a prisão de dois menores de idade, com idade entre 14 e 16 anos, portando um simulacro (réplica de uma pistola de cor preta). A detenção aconteceu no dia 14 de outubro, por volta das 22h30, em uma das vias do bairro Santo Inácio. Ambos foram capturados e encaminhados para prestar esclarecimentos da Delegacia de Polícia. Diante disso, também foi acionado os órgãos competentes que cuidam do bem-estar de crianças e adolescentes infratores.