quinta-feira, 28 de abril de 2016

EDIÇÃO 2018

Museu Histórico Destaque irá sediar reunião sobre museus da região 
Será realizado no dia 12 de maio, a reunião ordinária da 1ª Região Museológica/SEM RS. O evento tem início a partir das 14 horas, na sede do Museu Histórico Destaque. Na oportunidade serão tratadas atividades relacionadas a Semana Internacional dos Museus, bem como o lançamento do III Salão Científico Artístico Cultural. O espaço cultural fica localizado na Rua Theodomiro Porto da Fonseca, 134, São Sebastião. Mais informações pelo telefone 3473-1712 ou pelo endereço eletrônico jdestaque@terra.com.br.

UMA COMITIVA ESTEVE também visitando as melhorias no arroio Sapucaia, em relação aos alagamentos no bairro Liberdade, bem como os investimentos no Loteamento Pôr-do-sol
Recuperação dos prédios do Seminário Claretiano em ritmo acelerado
A comitiva pode verificar alguns ajustes da obra no complexo
O diretor do Jornal Destaque, Miguel Luz esteve conhecendo o andamento das obras de revitalização do complexo do Seminário Claretiano. O passeio aconteceu na tarde do dia 20 de abril, acompanhado da secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Joceane Gasparetto e o titular da pasta de Comunicação Social, Luiz Damasceno. A comitiva era formada ainda pelo coordenador dos Direitos Humanos do município, Jauri Machado e responsável pela Guarda Municipal, Assis Brasil Marin. Na oportunidade, Joceane explicou a Miguel luz sobre as ações que já foram feitas em um dos prédios, como a instalação da infraestrutura da secretaria municipal de Segurança e Mobilidade, bem como da capela e outras benfeitorias. “Algo que já vinha sendo tratado há algum tempo era o cercamento da área que já está em fase de conclusão e em seguida o paisagismo. A ideia é que o local se torne um espaço de convivência de toda a comunidade e também um ponto turístico na cidade”, disse Joceane. Ela comentou que para a recuperação do Seminário Claretiano, os recursos oriundos da União foram importantes para preservar uma das principais referências históricas do município. “Esteio se tornou nos últimos dois anos um grande canteiro de obras, que trará num futuro próximo benefícios para a comunidade”. Miguel ficou impressionado com o trabalho que vem sendo realizado no Seminário Claretiano, no que tange a recuperação e restauração do espaço. “Após o término do restauro será um local de visitação e contemplação da sociedade”.
Novos investimentos no Loteamento Pôr-do-sol
Espaço de cultura e lazer estão sendo feitos na região próximo a Avenida Brasil
Nas proximidades da Avenida Brasil, em frente ao Loteamento Pôr-do- Sol, a comitiva esteve conhecendo as obras que está saindo no final da Rua Rio Grande, como a construção de um ginásio, centro de referência de assistência social e até um estúdio público de música. Num outro espaço da área será uma cineteatro, com aproximadamente 200 lugares, sala de informática e biblioteca. “Esses recursos são oriundos do Governo Federal, que está oportunizando mudar a realidade dessa região da cidade que jamais havia sido observada por gestões anteriores”. Joceane frisou ainda que está sendo construída uma quadra de vôlei de praia, nos fundos do prédio do Centro Comunitário.
‘Esteio superando as enchentes’ muda cotidiano no Liberdade
As máquinas estão trabalhando para limpar e dessassoriar o arroio Sapucaia
Além da visita no Seminário Claretiano, Joceane levou a comitiva para conhecer as obras que estão sendo feitas para resolver os alagamentos. A medida faz parte do programa ‘Esteio Superando as Enchentes’. Joceane explicou que o problema das enchentes em Esteio envolve cidades ao redor como Canoas, através do arroio Guajuviras. “Para evitar que a força da água invada a Vila Nova, devido a velocidade que deságua no arroio Sapucaia, um trecho da Avenida Brasil foi construído mais elevado como forma de diminuir o impacto na localidade”. Ela disse ainda que o arroio Sapucaia está sendo alargado e dessassoriado para a colocação de taludes, pelo menos no trecho entre a rótula da Avenida Brasil até a Presidente Vargas.


O PRESIDENTE DA ENTIDADE falou sobre os estudos que vem sendo feito 
para reduzir com essa situação 
Alagamento na cidade é questionado 
pela Subseção da OAB
Nos últimos alagamentos, o bairro Novo Esteio foi um dos mais atingidos
O presidente da Subseção da Ordem dos Advogados de Esteio (OAB), Higidio Dassi utilizou a Tribuna Democrática na Câmara de Vereadores, na noite do dia 12 de abril. O assunto abordado foi a mancha de inundação na parte baixa da Bacia do Rio dos Sinos. Segundo Higidio, o que motivou a fazer uso do espaço no Legislativo foi em relação há algumas atitudes que vem sendo tomadas para a aprovação do Projeto de Lei para a instalação do Loteamento Industrial. “É uma ação que precisa ser discutida com as pessoas que residem no bairro mais próximo ao empreendimento e também em outras localidades no município. O Loteamento irá movimentar a infraestrutura da cidade e região”, comentou Dassi. Ele ressaltou que um dos pontos do projeto que precisa ter uma analise mais apurada é relacionada ao tamanho dos lotes, que tinham algumas ressalvas. “A OAB não é contra o desenvolvimento da cidade, mas que ocorra de maneira ordenada, pois o local que pretendem instalar as empresas faz parte de uma região alagadiça próximo ao Rio dos Sinos”.
CONSELHOS - Higidio falou ainda que os conselhos municipais, em especial neste caso, do Desenvolvimento Urbano é fundamental, pois os conselheiros estão aptos a analisar os documentos e projetos e somente após sua aprovação pode ser dado andamento do Projeto de Lei. “Por ser uma entidade de extrema importância, por isso que o Legislativo deve estar atento e fazer sua parte evitando problemas no futuro”. O presidente da Subseção esteiense frisou aos vereadores e a comunidade precisam ter conhecimento de um relatório que desenvolvido por promotores do Ministério Público de São Leopoldo, em parceria com o Comitesinos sobre a questão da bacia do Rio dos Sinos. “Devemos respeitar as opiniões e também e os fundamentos técnicos”.

Sociedade Estrela ganha mais espaço
As novas instalações do espaço foi inaugurado recentemente no Santo Inácio
Os vereadores aprovaram o Projeto de Lei (PL) que autoriza o Executivo Municipal a desafetar e conceder o uso de área de terras em prol da Sociedade Esportiva, Recreativa, Cultural Beneficente Estrela. Um dos principais objetivos da medida é para a realização do projeto ‘Sociedade Estrela vencendo barreiras e construindo sonhos’, que tem por finalidade oferecer atividades gratuitas como oficinas de futebol, para aproximadamente 300 crianças e adolescentes. A maioria dos integrantes do projeto residem em regiões da cidade que encontram-se em situação de vulnerabilidade social. O campo do Estrela também é utilizado nas disputas dos jogos do campeonato municipal de futebol de campo, promovido pela Liga Esteiense de Futebol de Campo (LEFC). O local é usado por equipes de futebol de outras cidades da Região Metropolitana. O prazo de concessão é de 20 anos podendo ser renovado por igual período, se for interesse do Município. Fica sob a responsabilidade da Sociedade Estrela garantir a conservação do salão de eventos, vestiários e banheiros, que será utilizado pela diretoria e diferentes públicos. Em março deste ano, através de uma emenda parlamentar do deputado federal Giovane Cherini, foi inaugurado o novo espaço para os atletas e direção da entidade, localizada nas proximidades da Avenida João Frainer, no bairro Santo Inácio.


O REAJUSTE é de aproximadamente 10%, mas divididos em duas parcelas, 
sendo uma para maio e a outra para setembro 
Revisão salarial dos servidores municipais 
é aprovada pelo Legislativo
Foram contemplados os servidores do Executivo, Legislativo e conselheiros tutelares
Por unanimidade, os vereadores de Esteio aprovaram no início do mês de abril, em sessão extraordinária sem remuneração, o projeto de iniciativa do Executivo, concedendo revisão geral para todos os servidores municipais da administração direta.  O reajuste, que vai valer a partir de 01 de maio, será de 6%. Em setembro, outros 4,88% serão acrescidos dos salários da classe. Conforme o texto, os conselheiros tutelares  receberão os mesmos percentuais dos servidores. A bolsa auxílio dos estagiários também sofrerá um acréscimo de 6% a partir da mesma data e, em setembro, mais 4,88%. Durante a discussão do projeto, acompanhada por alguns servidores, os vereadores Jaime da Rosa, Beatriz Lopes, Jaime da Rosa, Rafael Figliero, Felipe Costella e Harri Zanoni defenderam a necessidade de participação mais efetiva do Sindicato dos Servidores Municipais de Esteio (Sisme), na proposta do reajuste. Segundo os vereadores,  melhores salários devem ser negociados entre o sindicato e o Executivo antes de chegar ao Legislativo para votação. Na oportunidade, foram aprovados os projetos de revisão nos subsídios do prefeito, vice e secretários, com índices e datas iguais as dos  servidores.  Já para os vereadores, que podem receber até 40% do teto do deputado estadual, a revisão geral anual será de 8,84%, que compreende a média acumulada dos últimos dez meses (de maio de 2015 a fevereiro de 2016), conforme os índices inflacionários do IGP-M, INPC e IPC-A.  O mesmo cálculo - 8,84%  - receberão os todos os servidores da Câmara, inclusive a bolsa auxílio dos estagiários, a partir deste mês. Os reajustes foram concedidos nesta data  em função das restrições do período eleitoral.


Madelu Taffarel teve vivências
importantes em sua vida
MADELU TAFFAREL integra uma geração que lutou pela democracia e quebrou paradigmas 
Uma mulher que rompeu barreiras e desafiou os costumes da época
Em mais de 70 anos de vida, Madelu Taffarel tem muitas histórias para contar, desde sua trajetória, como também da família que teve uma representatividade expressiva no Município. Nascida em São Leopoldo, no Hospital Centenário, Madelu veio para então Vila de Esteio, que pertencia a cidade capilé aos três meses se tornando uma esteiense de coração. A infância, viveu com a família na Rua Gravataí, numa época que havia somente três casas. “Só havia campo e maricás ao redor. Podia-se brincar e ser feliz com tranquilidade”, disse Madelu. Sua vida escolar teve início na Escola São José, em São Leopoldo, mantida pelas irmãs franciscanas. Lá estudou a 1ª a 4ª série. Depois foi transferida para o Grupo Escolar Visconde de São Leopoldo, onde concluiu a 5ª série. “Já o antigo ginásio e o curso de Magistério foram realizados na Escola Maria Auxiliadora, em Canoas”. Inquieta e sempre em busca de respostas para alguns fatos resolveu prestar vestibular para Filosofia, na Unisinos. “Está em mim o fato de questionar e por consequência fazer as pessoas pensarem, com o propósito de verificar a vida com outro olhar”.
CASAMENTO - Quando alcançou a metade do curso, em 15 de fevereiro de 1962, casa-se com Marvile Taffarel. Por ele estar estudando na UFRGS, Madelu resolve pedir transferência e ficar mais perto de seu amor. Mas em junho de 1964, dois momentos distintos mudam o rumo da sua vida. “Nesse período, em função da ditadura militar, as escolas de Filosofia no país foram fechadas e não pode concluir o curso, bem como também por estar envolvida com a gestação e o nascimento de sua primeira filha”.

Política se aprende em casa e faz parte da educação
Madelu e o marido Marville junto com a família
O gosto por questões políticas foi algo que desde jovem era assunto debatido dentro de casa. Madelu comentou que o motivo principal era que seu pai Galvany Dornelles Guedes estava envolvido nesse meio. “Me recordo que tínhamos que acompanhar as sessões ordinárias na Câmara de Vereadores de São Leopoldo, pois Esteio era distrito do município capilé. Os políticos, na época não recebiam salário e faziam o trabalho por amor”, disse Madelu. Ela comentou que seu pai foi o segundo prefeito da recém emancipada Vila de Esteio entre 1959-1963. “Um dos seus sonhos se tornou realidade que foi a construção do Hospital São Camilo, pois as pessoas que precisam de atendimento médico na cidade tinham que se deslocar para São Leopoldo, no Centenário. Inclusive meu pai chegou em várias oportunidades levar pacientes em seu carro”, explicou Madelu. Durante sua trajetória no Executivo, Madelu falou que as conversas em família, além da questão de um hospital em Esteio, outro meta de Galvany era dar um destaque na questão educacional para as crianças que residem na localidade. “Em sua gestão como administrador público chegou a construir e inaugurar pelo menos cinco estabelecimentos de ensino que encontram-se em atividade até os dias atuais. Um legado deixado para a comunidade e as futuras gerações”.
Solidariedade e a missão de ajudar ao próximo 
Paralelamente a vida pessoal e profissional, Madelu Taffarel tem outra atividade significativa. Trata-se em ajudar aqueles mais necessitados. Uma das primeiras atividades nesse segmento foi ingressar como integrante do Conselho Municipal de Assistência Social do município. “Em função disso foi convidada para atuar na pasta desse mesmo setor, nas gestões dos prefeitos Enéas Buscari e Juan Pio Germano”. Ela ressaltou que devido ao trabalho em ajudar os mais necessitados foi convidada pelo então presidente da APAE, Adival Soares para ingressar na entidade e trabalhar no setor administrativo. “Foi uma paixão a primeira vista e trabalho até hoje, onde ocupo o cargo de vice-presidente. Ter contato com essas crianças é algo especial, pelo carinho e honestidade que transmitem”.
Educação em outros tempos 
Por um determinado período Madelu Taffarel trabalhou também em alguns estabelecimentos de ensino na cidade. Nesta época, quem estava no comando do país eram os militares, o que ocasionou a ditadura. A governança permaneceu por quase de duas décadas. Ela contou que nesse período, em função de sua personalidade ousada e por ser questionadora, chegou a ser perseguida por agentes da polícia secreta, ao caminhar pelo Centro. “Apesar disso, nunca me intimidei. Pelo contrário, sempre lutava pelos ideiais”. Madelu frisou ainda que neste período era proibido professores conversarem nos corredores da instituição, devido ao regime militar que imperava no país.


Mãe Dalva de Xapanã
EM MAIS DE DUAS DÉCADAS, o ato religioso oportunizou as pessoas fazerem pedidos e agradecimentos ao santo guerreiro 
Procissão em homenagem a São Jorge reúne 
fiéis em Esteio 
A 22ª edição da procissão de São Jorge, em Esteio foi realizada na tarde do dia 23 de abril. O evento foi organizado pelo Centro de Matriz Africana Mãe Dalva de Xapanã. A saída da procissão aconteceu por volta das 17 horas, defronte ao prédio da prefeitura, situada na Rua Engenheiro Henner de Souza Nunes. Enquanto uma imagem do santo guerreiro foi no alto do caminhão do Corpo de Bombeiros, num outro momento da procissão, homens vestidos com as cores levaram o São Jorge no andor. Fiéis dos centros de religião afro de Esteio, Sapucaia do Sul e Canoas participaram do ato, bem como religiosos da igreja católica da região. Também prestigiaram a carreata cavalarianos do município. Segundo mãe Dalva de Xapanã, apesar das mudanças bruscas do clima, a caminhada religiosa ocorreu dentro da normalidade e num clima de respeito e harmonia. “É um momento especial para todos, em especial dedico uma bênção especial para a cidade e aos moradores”. Há três anos participando da procissão, o representante do Conselho Estadual dos Povos de Terreiro, pai Jones falou que está satisfeito com a presença de um público expressivo na procissão e na festa na casa de religião. Para o presidente municipal do Povo de Terreiro e de Matriz Africana, Jauri Machado são mais de duas décadas de festejos em homenagem a São Jorge e a cada ano tem uma adesão expressiva de público. “Isso demonstra que as pessoas estão buscando resgatar em família a religiosidade, com o propósito de tornar as pessoas mais amorosas”, destacou Machado.
FESTEJOS - Para marcar o período de homenagens a São Jorge ou Ogum, na religião de matriz africana, o Centro de Mãe Dalva de Xapanã promoveu diversas atividades, alusivas a data. No dia 20 de abril, foi realizado no templo uma palestra sobre alimentação, focada para os seguidores da religião. No dia 21, aconteceu uma feijoada de confraternização, com o objetivo de integrar a comunidade.

Casamento em templo religioso deixa público emocionado
Mãe Dalva de Xapanã conduziu a cerimônia de casamento de Rodrigo e Denise no templo religioso
Uma cerimônia de casamento na umbanda foi um dos destaques da festa em homenagem ao pai Ogum, na casa de Mãe Dalva de Xapanã. O casal Rodrigo e Denise Notari, juntamente com seus familiares participaram do ato religioso. Denise relatou que enquanto Rodrigo está há sete anos na religião, ela está há cinco, a iniciativa de casar no dia de são Jorge foi um presente da dona do espaço. “Posso considerar um dos dias mais bonitos e felizes de minha vida e agora do casal na religião. Está sendo um sonho que se tornou realidade”. A solenidade de casamento já havia ocorrido em outros momentos no templo religioso de matriz africana.


LORI EMANOELA DA SILVA 
Caminhando... 
As atitudes humanas estão sempre revelando as diferentes intenções de nossas propostas de vida; cabe a cada um rever e reconhecer de fato o que seja conveniente para sua existência, desde que, esta postura tenha condições de desenvolver-se de tal maneira que não possa prejudicar o seu semelhante.  Ora, veja da seguinte forma, estamos todos no mesmo padrão por estarmos na mesma dimensão, certo? Mas isso não quer dizer que estejamos na mesma sintonia vibracional, portanto, sejamos capazes de discernir nossas escolhas e nossas posturas e intenções. Aquilo que incomoda profundamente, não foi resolvido internamente, e causa transtorno e indignação fazendo com que seus pensamentos dominem de tal forma que cristalizam no corpo físico causando enfermidades. Ante as diferentes maneiras de resolver as coisas em suas vidas repare na única pessoa capaz de mudar sua existência...Você mesmo! Sejamos claros como a água do rio, límpidos na alma para que tudo em nossa volta seja pleno. Pare de julgar e criticar observe-se atentamente, quando estamos em uma estrada caminhando, encontramos muitas pegadas, e também deixamos as nossas, e no final do caminho encontramos todos que foram na mesma direção. Abraço fraterno toda bênção!


EM SEU PRIMEIRO TRABALHO, Guilherme Sanchez aborda temas como histórias 
de amor com inspiração a jogos de RPG 
Escritor esteiense lança sua 
primeira obra literária
Guilherme Sanchez autografando seu primeiro livro
Um novo talento nas letras está surgindo na região. Trata-se de Guilherme Sanchez Cardoso que lançou recentemente seu primeiro livro “A Herança”. Ele relatou que a obra tem um elo com uma saga que a principio contará com uma coletânea de dez livros, intitulado “O Cavaleiro”. “É um livro de ficção que passa num período medieval, onde trata-se de cavaleiros, guerras, criaturas fantásticas, entre outros. Outro ponto forte do livro é a questão de lealdade, bravura, coragem, amor e irmandade”, explicou o criador do livro. Guilherme frisou que por estar vivendo numa época onde a literatura perdeu o sentindo, a proposta do livro é encantar e passar uma mensagem de conhecimento e incentivar as pessoas sonharem. “O cavaleiro é uma forma lúdica de trazer isso de volta e enaltecer que nada é impossível”. O escritor explicou que a ideia em escrever a trilogia surgiu há nove anos, quando tinha 16 anos e estava passeando na casa de familiares que residem na cidade de Santana do Livramento. “Meus pais e avós tinham saído e com um papel e caneta comecei a história, inspirado em alguns jogos de RPG, pois gosto muito dessa temática”, enfatizou Sanchez. Ele ressaltou que no período em que a família esteve fora, teve a oportunidade de escrever o primeiro capítulo chamado ‘Um novo nome, um novo herói’.
INCETIVADORES - Em relação a falta de incentivo a literatura no país, Guilherme Sanchez comentou que há muitas pessoas não levam fé em seu trabalho, quando diz que está escrevendo um livro. “Uma das pessoas que me deu apoio foi a família, em especial minha mãe, que sempre me fazia sonhar, principalmente quando fosse fazer o lançamento. A noiva e os amigos também uma participação importante, que gostavam da história, de acordo com a leitura”. Durante o lançamento do livro, Guilherme falou aos convidados que nada é impossível, pois passei quase uma década trabalhando no livro. Ouvi histórias, tais como, brasileiros não podem escrever fantasias e que a obra ficaria somente no papel e não seria publicado. “Muitas portas bateram em minha cara, outros desdenharam meu trabalho e agora estou provando que nada é impossível”.
Os primeiros contatos com as letras 
De acordo com o escritor Guilherme Sanchez, o gosto pela escrita começou ainda na infância, nas primeiras séries do ensino fundamental. Na época já possuía uma habilidade em expor suas ideias através da escrita. “Já na adolescência cheguei a criar blogs, mas em seguida parei, pois observei que meu negócio é criar grandes histórias. Um dos primeiros incentivos foi desenvolver histórias para jogar RPG para os amigos, que deu origem a um dos capítulos do livro”, falou Sanchez. Para Guilherme, entre os autores que inspiram para escrever estão Oliver Cornwell, através de seus romances históricos e sua narrativa detalhista para batalhas e fatos históricos. Além disso, outra influência expressiva foi revistas de RPG como Dragão Brasil e Dragon Slayer, bem como a Marcelo Cassaro.
Criatividade e a falta de apoio aos novos talentos
Na sessão de autógrafos, Guilherme Sanchez foi recebendo elogios pelo trabalho
O jovem escritor enfatizou que não existe muito incentivo para se dedicar as letras. Mas mesmo assim há um grupo de autores, independente da idade que estão produzindo histórias de boa qualidade. “Para atingirmos um patamar é difícil, pois há uma burocracia, tanto financeira, quanto na questão de publicar a obra”. Ele ressaltou que houveram pessoas ligadas a cultura que orientaram para fazer projetos, com o propósito de captar recursos financeiros para a impressão da obra. “Toda a correria ficou somente na promessa, não sou radical, mas trabalho sozinho e não desistirei em prol da literatura”. No que tange a forma de escrever, Guilherme Sanchez relatou que tem um ritual no momento da escrita. “Uma curiosidade é se fechar no quarto, preparar um bom cachimbo e estar na companhia de uma bebida, seja café, chá ou vinho. A música também é fundamental no momento da criação, principalmente uma trilha sonora instrumental. É tapar os ouvidos e deixar a imaginação fluir”.


APESAR DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS, estão ocorrendo ações para coibir 
o avanço do mosquito na cidade 
Combate ao Aedes aegypti mobiliza entidades 
e Exército em Sapucaia
O Exército tem atuado no combate ao mosquito da dengue
Agentes de endemias e soldados estão nas ruas para combater o Aedes aegypti em Sapucaia do Sul. Representantes da secretaria da Saúde e do 18º Batalhão de Infantaria Motorizada uniram forças para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zica vírus e febre chikungunya. Um dos pontos que foi vistoriado foi realizado um bloqueio de transmissão no Centro da cidade, por conta de um caso suspeito de doença no bairro. Todos os imóveis num raio de 150 metros, ao redor do caso suspeito, foram visitados. Nas visitas, agentes e soldados orientaram a população, vistoriaram os pátios e jardins, coletam larvas e eliminam os criadouros de mosquito. Os principais locais onde são encontradas larvas são vasos, potes, lonas, pneus e bromélias. Conforme o titular da pasta de Saúde, José Roberto Pacheco, mais de 400 focos de Aedes aegypti foram encontrados, principalmente no interior de residências. “Até o momento, temos 26 casos notificados suspeitos de dengue, sendo três já confirmados, de moradores dos bairros Valderez, Fortuna e São José. Mais do que nunca precisamos da colaboração da população para combater a proliferação do mosquito, evitando água parada e permitindo a entrada de agentes de endemias em seus pátios”, falou Pacheco.
SUSPEITAS - Segundo o biólogo da Vigilância Ambiental do município, Lucas Milanesi, para cada pessoa suspeita das doenças (dengue, febre chikungunya e zica vírus), a Vigilância em Saúde realiza ações para bloqueio de transmissão, a fim de evitar a multiplicação da doença para população. “Ao longo deste ano, já realizamos 21 bloqueios de transmissão e 38 aplicações de inseticida”, explicou Milanesi. A residência do metalúrgico João Ovídio Teixeira, 54 anos, foi uma das visitadas durante a ação. “Sempre viro potes e seguidamente olho meu pátio para ver se tem água acumulada”, contou Teixeira. Além do Centro, os bairros Capão da Cruz e Lomba da Palmeira passaram pelo bloqueio de transmissão e aplicação de inseticida.


NA RESIDÊNCIA localizada na Rua Rio Grande, no Centro, os policiais encontraram drogas, dinheiro 
Trio é preso por envolvimento com receptação de carros e falsificação de documentos
Na garagem da residência, os PMs encontraram carros de luxo
Dois homens, com idade entre 30 e 43 anos, e uma mulher de 34 anos foram presos por policiais militares, em uma operação que ocorreu nos bairros Centro e Vila Osório. A detenção do trio aconteceu na manhã do dia 12 de abril, em torno das 10h30. O trio é suspeito de estar envolvido pelos delitos de receptação de veículos, adulteração de sinal de identificação, uso de documentos falsos, falsificação de documentos públicos, entre outros. Conforme relato dos policiais que trabalharam na operação, a prisão do trio se deu após uma abordagem a um veículo que se encontrava trafegando pelas ruas do bairro Três Portos/Osório. Durante a revista, foi constatado que o automóvel estava com sinais de identificação alterados e documentos clonados. O motorista relatou aos PM’s que havia comprado em Esteio o carro e conduziu os agentes até a residência situada na Rua Rio Grande, no Centro. Na casa do suposto vendedor do automóvel foi encontrado outros dois veículos, sendo também constatado que os demais haviam sido clonados. Ao fazer entrar na casa, os policiais militares apreenderam vários objetos para a confecção e falsificação de documentos, uma porção de cocaína. Além disso, foi encontrado uma quantia de R$ 4.288,20, em dinheiro e aproximadamente R$ 13.400,00, em cheques. Os suspeitos foram conduzidos a Delegacia de Polícia da cidade, onde foram tomadas as medidas necessárias.



Homem é preso após assaltar pedestre 
no Tamandaré
Um homem de 25 anos foi detido por policiais militares no bairro Tamandaré, na tarde do dia 07 de abril. Conforme a BM, a prisão ocorreu após uma perseguição que iniciou em Canoas até uma casa na localidade. Durante a revista, os PM’s verificaram que o suspeito encontrava-se em prisão domiciliar e estava também por ter sido acusado de assaltar um pedestre na cidade canoense. Após ser feito os tramites, o rapaz foi levado para o DPPA, em Canoas.




Dupla é presa por receptação
A motocicleta havia sido furtada no dia 06
Dois jovens, com idades entre 18 e 19 anos foram presos, por policiais militares do 34º BPM de Esteio, por recepção de veículos. A ação aconteceu no dia 14 de abril, por volta das 8h40, no bairro Osório. De acordo com informações, a prisão se deu após uma abordagem a um condutor de uma motocicleta e o caroneiro, que estavam em atitude suspeita. Durante a verificação foi constatado que o veículo havia sido furtado no dia 06 de abril, no município de Gravataí, conforme registro policial. Os presos foram encaminhados a DP de Esteio, onde prestaram depoimento e em seguida tomadas as medidas cabíveis.


Bairro Vargas registra duas 
ocorrências em uma tarde 
No dia 10 de abril, em menos de três horas, dois delitos foram registrados em Sapucaia do Sul, no bairro Vargas. A prisão ação ocorreu por volta das 12h45, quando os PMs prenderam um homem de 24 anos, na Rua Santa Luzia. Ele havia furtado um botijão de gás de uma residência. O morador, ao verificar o incidente, resolveu acionar uma guarnição e mediante das características do suspeito, após uma ronda pelo bairro encontravam o homem com o objeto recém furtado. Na mesma rua, mas por volta das 15 horas, um rapaz de 26 anos foi capturado por integrantes do Policiamento Motorizado do 33º Batalhão de Polícia Militar (BPM), por tentativa de roubo a estabelecimento comercial. Durante a prisão, o homem portava uma garrucha calibre 36. Em ambos os casos, os indivíduos foram levados ao Serviço de Pronto Atendimento (SPA) e em seguida a 2ª DP, onde foram autuados pelos delitos.


Arma e munição são encontradas com suspeito 
Um jovem de 20 anos foi preso por porte ilegal de arma, na manhã do dia 10 de abril, na Vila Pedreira. A detenção ocorreu por policiais militares do 34º BPM do município. A prisão se deu durante uma abordagem a um indivíduo suspeito. Durante uma revista, foi localizado em um dos bolsos da calça uma pistola calibre 9mm municiada com treze munições. O indivíduo foi preso e encaminhado a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Canoas (DPPA).

 Jovem é detido por tráfico no Parque Amador
A droga estava escondida em um pacote de arroz
Policiais militares do 34º BPM, juntamente com o efetivo do 3º Batalhão de Operações Especiais (BOE) ligada a ‘Operação Avante’ realizaram a prisão de um jovem de 19 anos, por tráfico de entorpecentes. O fato aconteceu no dia 15 de abril, por volta das 20h30, em uma das ruas do bairro Parque Amador. Segundo informações, durante a abordagem em uma residência foi realizada uma operação onde foram encontradas e apreendidas dois tijolos de maconha escondidos em um pacote de arroz, além de uma quantia em dinheiro, no valor de R$ 408,25, que estava em posse do indivíduo. O suspeito foi encaminhado a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Canoas (DPPA), em Canoas.

quinta-feira, 14 de abril de 2016

EDIÇÃO 2017

Força-tarefa fecha desmanche em Sapucaia
A proposta é coibir a receptação de peças roubadas na região
Após realizar seis operações com periodicidade semanal, a força-tarefa de fiscalização dos desmanches intensifica suas ações. No dia 07 de abril, foi realizada operação em Sapucaia do Sul. Nesta operação, um grande estabelecimento localizado na Avenida Américo Vespúcio foi fechado. O Detran/RS apreendeu toneladas de sucata automotiva, que foram encaminhadas à reciclagem. Um dos principais objetivos da ação é combater a receptação de peças roubadas, que alimentam o furto/roubo de veículos e crimes mais graves, como o latrocínio. A fiscalização dos desmanches baseia-se na Lei Federal dos Desmanches, que entrou em vigor em 20 de agosto de 2015. Desde essa data, somente podem atuar na desmontagem de veículos e comércio de peças usadas empresas que tenham registro no Detran/RS.  O Rio Grande do Sul possui 212 empresas regularizadas.


Inscrições abertas para Rústica do Trabalhador
Corredores da cidade e região já podem se inscrever
No Dia do Trabalhador, 01 de maio, está previsto para ocorrer em Sapucaia do Sul, a sexta edição da Rústica do Trabalhador. Os amantes da corrida já podem fazer a inscrição no site http://sprintfinal.com.br. Na categoria adulto, acima de 16 anos, o percurso será de 5 km e infantil é de 1 Km. No dia da prova, das 7h30 às 8h30, serão entregues os números para os corredores no Ginásio Municipal Kurashiki, que fica localizado na Avenida Lúcio Bitencourt, 1130. A largada da prova será às 9 horas para a categoria adulto e às 10 horas, para a infantil. Haverá premiação com troféus e medalhas para diversas categorias e todos os corredores que concluírem o percurso no tempo estipulado pela organização ganham medalha de participação. O evento sairá com qualquer condição climática e também conta com o apoio da Brigada Militar, Exército e Guarda Municipal.


JOSÉ NILO CORRÊA ALVES
Ten Cel QOEM* 
Dia-a-dia na cidade 
Estacionamento rotativo 
Estamos às vésperas da implementação e efetivo funcionamento do estacionamento rotativo em nossa cidade. O chamado “estacionamento pago” nas vias públicas municipais já existe na maioria das cidades da região metropolitana e mesmo no interior do Estado. Em Esteio, como não podia deixar de ser, o processo iniciou-se através de um decreto municipal que autorizou a licitação e posterior contratação de uma empresa terceirizada que administrará e operacionalizará o serviço. Tive a oportunidade de conhecer o proprietário da empresa vencedora do certame licitatório, a Zona Azul Brasil S.A., Sr. Claudinei Barduque, que, com muita clareza e conhecimento de causa, explicitou aos participantes de uma reunião almoço na ACISE como funcionará, na prática, o projeto. Na realidade, trata-se de uma antiga reivindicação dos lojistas e comerciantes do centro da cidade que sofriam e sofrem com a pouca oferta de vagas públicas de estacionamentos. Com o início do serviço serão ofertadas cerca de 1.330 vagas, sendo que destas 5% serão reservadas a idosos e 2% a deficientes físicos. É uma boa ideia? É claro que é e fará com que mais pessoas, até de fora do município, venham realizar suas compras em nossa cidade com mais tranquilidade no que diz respeito ao estacionamento no centro. No que diz respeito à segurança, alinho algumas considerações. A presença dos funcionários fiscalizadores do serviço naturalmente contribuirá para inibir ações ilícitas. Serão mais pessoas envolvidas com o processo que prontamente acionarão a Brigada Militar ou a Guarda municipal em caso de necessidade. No entanto, por experiência, entendemos que a ação dos flanelinhas não será extinta de pronto e algum desentendimento com usuários do sistema poderá ocorrer. Mas, sobre este aspecto, discorreremos em outra oportunidade. Até a próxima.


DURANTE O LANÇAMENTO da ação, um representante do Ministério do Esporte fez uma palestra sobre a importância das Olimpíadas 
Jedes terá uma temática olímpica
Educadores e colaboradores participaram do encontro no Plenário da Câmara 
Em função da realização dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro e Esteio ter sido uma das cidades contempladas com a passagem da tocha olímpica, uma das principais acontecimentos esportivos do município terá uma edição especial. Os tradicionais Jogos Estudantis de Esteio (Jedes) terão como temática as Olimpíadas, contando com novos esportes como tag Rugby, uma adaptação do rugby tradicional. O lançamento dos Jogos estudantis ocorreu no dia 11 de abril, na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, na Câmara de Vereadores. Em seu pronunciamento, o chefe do Executivo Municipal, Gilmar Rinaldi ressaltou a importância da passagem da tocha que vai passar no dia 08 de julho no município. “A vinda da tocha dá um novo fortalecimento ao esporte, como fatos fundamental para educação e saúde dos jovens”, disse Rinaldi. O coordenador-geral dos Grupos Temáticos das Olimpíadas do Ministério do Esporte, Maurício Nunes, realizou uma palestra sobre as Olimpíadas 2016, levantando alguns dados comparativos entre a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos. De acordo com Maurício, nos Jogos de Londres em 2012, a Tocha Olímpica passou por 30 cidades. No Brasil, neste ano, passará por mais de 300 municípios, 28 só no Rio Grande do Sul. Durante atividade, os professores da rede municipal de educação, que participaram da capacitação de Tag Rugby e receberam um kit para trabalhar o esporte em seus colégios.
JEDES TEM INÍCIO EM JULHO 
Esta edição do Jedes inicia no dia 01 de julho e terá disputas de 10 modalidades diferentes como vôlei, basquete, handball, tag rugby, badminton, judô, futsal, xadrez e atletismo. As inscrições são realizadas por colégio, que deve enviar o formulário de inscrição até o dia 28 de abril.


DURANTE O ENCONTRO, os profissionais transmitiram a comunidade escolar 
noções sobre cidadania, ética e responsabilidade social 
Projeto da OAB Esteio chega ao Eva Karnal
Os estudantes prestaram a atenção ao relato do palestrante
A diretora da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Esteio, em parceria com a Comissão Especial do Jovem Advogado (CEJA) estiveram realizando no dia 05 de abril, uma visita ao Centro Municipal de Educação Básica Eva Karnal. Na oportunidade, a comitiva apresentou o projeto ‘OAB Vai a Escola’ para um público estimado em aproximadamente 100 estudantes. No encontro, os alunos e professores tiveram noções sobre cidadania, ética, responsabilidade social, educação, dentre outros interesses da comunidade escolar. O grupo teve a oportunidade de interagir com os representantes da entidade abordando sobre a Constituição Federal, aplicação das leis e formas de funcionamento do Poder Público. No final do encontro, foram doados alguns exemplares da Constituição Federal para o acervo da biblioteca da instituição. Participaram do encontro, o presidente da Subseção, Higidio Dassi, o primeiro presidente da entidade e professor aposentado Flávio Warken eo chefe de gabinete da OAB, Carlos Brito. O responsável pela CEJA, Ricardo Pedro Correa, bem como os membros da Comissão, Ionara Zanuz e William Prass. As escolas ou outras entidades da cidade que estejam interessadas em receber o projeto da Ordem podem entrar em contato pelo telefone 3033-1978 ou pelo endereço eletrônico gerencia@oabesteio.org.br.




ENTRE OS QUE TIVERAM a ficha abonada estava o ex-vereador José Sirlon Ribeiro 
e o presidente do Legislativo, Marcelo Pereira
PSB de Esteio filia novos integrantes
Beto Albuquerque salientou que devemos fazer algo para defender nossos ideais
Mais de 400 pessoas participaram do ato de filiação de novos integrantes do Partido Socialista Brasileiro (PSB) de Esteio. O evento ocorreu na noite do dia 01 de abril, na sede do Sindicato de Construção Civil, situado no bairro Tamandaré. Participaram da solenidade representantes da sigla na cidade e também em âmbito estadual e nacional. Estiveram presentes integrantes de outros partidos, entre eles, o Partido Progressista (PP). Conforme o presidente do PSB, Sandro Severo, o partido estava vivendo um momento especial, pois estamos é mais uma etapa na sigla que passa por renovações, em prol da comunidade local. “A cidade, que nos últimos anos tem passado por graves problemas precisa de mudanças para continuar a crescer, não somente na questão populacional, mas com desenvolvimento sustentável e qualidade de vida”.
DEMOCRACIA - De acordo com o presidente estadual do PSB, Beto Albuquerque, cada conquista do partido foi feito pela forma mais democrática, através do voto. Desde a última eleição, a sigla teve uma notoriedade, em função de termos um candidato a presidente da República, Eduardo Campos, que mesmo morrendo durante a campanha, deixou um legado para a sociedade. “Se acreditarmos mais no Brasil, podemos fazer algo para que possamos lutar por nossos ideiais e aos poucos transformar a realidade”, comentou Albuquerque. Ele salientou que há 30 anos está no PSB e os filiados podiam se acomodar dentro de uma Kombi e ainda sobrava espaço. “Hoje iremos concorrer com pré-candidatos a prefeito em pelo menos 16 capitais, além de outras prefeituras”.
ATUAR AINDA MAIS EM PROL DOS ESTEIENSES
José Sirlon ressaltou que a mudança visa trabalhar em prol da comunidade
Um dos novos filiados ao PSB é o ex-vereador José Sirlon Ribeiro. Ele relatou que sua trajetória iniciou no PMDB em 2000, por onde foi vereador em três legislaturas seguidas. “Após ter ficado um período de fora da política, meu ingresso no partido é ter um objetivo que visa atuar em defesa do povo esteiense. Estamos formando um grupo importante que irá fazer a diferença no próximo pleito”. Um dos representantes do PSB em Esteio, o ex-vereador e ex-prefeito, Vanderlan Vasconcelos comentou que nesse dia marca não apenas a filiação de novos integrantes, mas de pessoas que estão engajadas na construção de uma nova cidade e dar continuidade a um trabalho que parou há alguns anos. “É uma batalha árdua em que a situação do país faz as pessoas refletirem sobre as mudanças que necessitam ser feitas o mais rápido possível”.


PE. ANDRÉ BOANERGES CARBONERA 
Missionário Claretiano 
CONTRADIÇÕES 
Claro! O assunto é palpitante. A duplicidade de postura nos surpreende, com frequência. A gente sabe que elas ocorrerão. Outros sim agiram como se elas estivessem bem longe... Por isso, em muitas ocasiões, somos pegos com as calças nas mãos... Afirmamos Crer em Deus. Agimos, no entanto, como se fossemos ATEUS... Dizemos amar as pessoas. Porém, pensamos mais nelas e as caluniamos. Infindas crianças da catequese não recebem apoio dos pais e dos familiares. - Professora! Não poderia liberar meu filho? Está com muita dor de cabeça... - Meu Filho! Rápido! Vamos passar o final de semana, na praia... Em dois tempos, o garotão estava curado... Belíssimo mau exemplo! A honestidade nem sempre puxa. A desonestidade atrai, poderosamente. Vivenciamos a palavra do Senhor? Imitamos os Apóstolos e os Missionários? Ou temos Vergonha de ser Honestos?... Em Vista disto, poucos Rezam nos restaurantes, antes das refeições... E Nós, Como Somos? Pensemos. Melhoremos. Fim de Papo.


UM DOS APONTAMENTOS FEITOS pelo desembargador foi a carência de servidores, mas o andamento dos processos estão 
dentro da normalidade estabelecida pelo 
poder competente 
Justiça do Trabalho 
de Sapucaia realiza auditoria
O Foro Trabalhista de Sapucaia do Sul foi o local escolhido para a realização do correição ordinária que aconteceu no dia 04 de abril, nas dependências da instituição. A ação foi conduzida pelo desembargador Marçal Henri dos Santos Figueiredo. Segundo Marçal Figueiredo, a atividade ocorre numa forma de auditoria, onde são analisados processos aleatórios para obter conhecimento qual a situação em que se encontra. “Essa fiscalização teve início ainda em março e com a correição, a ideia é conferir para ver se durante esses 30 dias não ocorreu nenhuma alteração no documento”, disse Figueiredo. Ele salientou que durante o procedimento, as gavetas e processos mais antigos datados de 2005 e 2007, por exemplo, não tiveram andamento ou problema resolvido. “Um dos principais entraves com ações trabalhistas é que muitos estabelecimentos, onde tramitam ações judiciais, são referentes a empresas com mais de trinta anos de existência, no caso da Ulbra ou que já fecharam as portas, como a Vacchi.
TRAMITAÇÃO - O desembargador Marçal falou que apesar da documentação e a tramitação dos processos ocorrerem dentro da normalidade, um dos problemas, que não é exclusivo do município em todo o país é a carência de servidores. Nas duas varas existentes em Sapucaia do Sul, os titulares chegam a lidar com aproximadamente mil processos. “A tendência para os próximos anos é que viabilidade a contratação de mais servidores, pois a tendência, é que haja redução de custos nas empresas e consequentemente um número maior de funcionários são demitidos”. Ele enfatizou durante a entrevista que entre 2011 a 2015 houve um acréscimo de 50% nas funções dos funcionários sobre o caso. As juízas que atual no Foro Trabalhista da cidade são Bernarda Toldo (1ª Vara) e Neuza Líbera Lodi (2ª Vara), e ainda tem a função de diretora da Casa Judiciária.

Empossado novos secretários municipais
O grupo que irá atuar na Administração Municipal
As secretarias municipais de Educação; Saúde; Desenvolvimento Social; Serviços e Mobilidade Urbana; Meio Ambiente; Trabalho, Cidadania e Economia Solidária, Esporte e Lazer e Habitação de Sapucaia do Sul, já estão com novos titulares. Os novos secretários foram empossados oficialmente no dia 01 de abril, com a participação de representantes do Executivo. A troca de comando nas secretarias municipais ocorreu em virtude da saída dos secretários para a disputa eleitoral de 2016, atendendo ao prazo exigido pela justiça eleitoral. Luis Fernando Carvalho assumiu como secretário de Trabalho, Cidadania e Economia Solidária no lugar de Ruben Léo Lima; Bernadete Konzen ingressou na pasta de Habitação no lugar de Tita Nunes e Carla Pujol foi para secretaria de Desenvolvimento Social, no lugar de Raquel Moraes. José Roberto Pacheco fica a frente da secretaria da Saúde, que fora ocupado por José Wink; bem como Sinval da Rocha assumiu a vaga como titular de Serviços e Mobilidade Urbana no lugar de Adão do Calçado. Já Alex Sandro Vargas de Lima foi destinado ao Meio Ambiente no lugar de Carlos Eduardo Maninho.  Selvino Armando Sheibel assumiu interinamente a Secretaria de Educação no lugar de Luciano Rodrigues. Também tomou posso hoje a nova secretária de Esporte e Lazer, Tais de Morais, no lugar do vice-prefeito Arlenio da Silva que ocupava o cargo interinamente.


ALÉM DE REVER OS AMIGOS, também foi a oportunidade de prestar uma 
homenagem ao coreógrafo que estava de aniversário 
Ex-integrantes da Companhia 
Sílvio Mezzanotti se reencontram
Parte do grupo que fez parte da companhia nos anos 80 e 90 em Esteio
Para marcar a passagem do aniversário de Sílvio Mezzanotti, no dia 10 de abril, ex-integrantes da companhia de dança fundada pelo coreógrafo promoveu um encontro. O evento aconteceu no dia 09, no Clube Aliança, com uma confraternização entre os participantes e apoiadores de um dos mais importantes grupos da região. Durante a festa, foi apresentado um vídeo com uma mostra de fotos e vídeos contando parte da história da companhia. Segundo uma das organizadoras do evento, Carolina Quadros, a ideia surgiu em setembro de 2015, com o objetivo de rever não somente os integrantes do grupo, mas também mães que nos acompanhavam durante as apresentações e ainda contribuíram na preparação dos figurinos. “Todos que fizeram parte dessa história tem boas lembranças do tempo dos shows, bem como histórias engraçadas e pitorescas”, disse Carolina. Ela salientou que a presença de Sílvio Mezzanotti e o apoio da avó Marina foram importantes na vida de todos os integrantes da companhia. “Alguns que passavam pela companhia se tornaram artistas e estão trabalhando na área, principalmente no eixo Rio/São Paulo”.

Sílvio Mezzanotti
TALENTO E A CRIATIVIDADE EM UMA 
COMPANHIA DE DANÇA 
O idealizador da Companhia Sílvio Mezzanotti Show surgiu no final da década de 80 e esteve em plena atividade por aproximadamente 15 anos. Nesse período, Sílvio Mezzanotti, 54 anos, comentou que o grupo se apresentou em diversos locais como na Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya, Clube Aliança e a participação na solenidade de abertura da Expointer, no Parque Assis Brasil. “Além disso, a companhia se apresentou em diversos estados como Rio de Janeiro, São Paulo e em países da América do Sul como Argentina, Uruguai, Paraguai, entre outros”, ressaltou Mezzanotti. Sílvio contou que seu início de carreira começou aos oito anos, quando participava de shows musicais em Porto Alegre. Na juventude, em função de seu talento proporcionou a residir em outras cidades como Santos e São Vicente, em São Paulo. Nesse período fez apresentações com patinação, onde teve um grande aprendizado. Nascido e criado em Esteio, retornou para a cidade em meados dos anos 80, onde trabalhou no segmento da modelagem e em produções culturais e artísticas na cidade e região. Ao longo da trajetória da companhia, cerca de 200 bailarinos passaram pelo grupo ao longo de sua história. “O legado da companhia na vida daqueles adolescentes que hoje são adultos é a importância da base familiar e a disciplina no trabalho, entre outras benfeitorias”. Depois de Esteio, agora o grupo está fixando raízes no município litorâneo de Tramandaí. Os bailarinos estão ensaiando em ritmo acelerado para pisar no palco, em junho, na festa de abertura da Festa do Peixe. “Está sendo um momento de grande expectativa e de emoção, não apenas para os novos integrantes, mas para o próximo coreógrafo que marca sua reestreia nos palcos, mostrando a força da sua arte”. Uma das representantes da nova geração do grupo esteve presente no encontro. Moradora de Igrejinha Caroline Barboza, 19 anos estará presente no novo espetáculo.


LORI EMANOELA DA SILVA 
Amor ou ego... 
As estruturas humanas equivalem a níveis de sistemas, somos sistemas humanos em processo de experiência na terra, no entanto, percebemos que nada temos de credito quando tornamo-nos inúteis no sentido de que absolutamente nada temos de real que possa equivaler ao valor de nossa existência. A grande sacada desta vida, são as oportunidades que temos diariamente de sermos melhor, mas, um melhor comparado a nós mesmos, pois, somos parâmetro somente daquilo que podemos argumentar com propriedade.  A caridade, postura máxima da raça humana somente tem valor quando realizada sem a parceria do ego, elemento este que sai melhor que a encomenda como se diz...  Caros amigos, estamos diante principalmente de nós mesmos, que em dado momento temos a pretensão de ser o salvador da pátria em algumas situações, e muitas vezes sequer fomos solicitados para tal encargo; tenhamos coragem de reconhecer nossos limites, nossas capacidades e principalmente nossa responsabilidade sobre nossas ações.O amor, motivo suposto de toda atitude realizada por nós na terra, ás vezes, desculpa para não fazer o que realmente precisamos em nossa própria vida...


A IDEIA tem por objetivo prestar uma homenagem ao adolescente que em função da doença incentivou a doação de medula óssea no município 
USB Centro ganha nova denominação
Integrantes da associação e colaboradores acompanharam a votação na Câmara
A Unidade Básica de Saúde, localizada na Rua Fernando Ferrari, 948, no Centro, passa, agora, a ser chamada de UBS Nickollas Gomes. A iniciativa é do vereador Rafael Figliero e foi aprovada por unanimidade no dia 12 de abril, pela Câmara de Vereadores. A ideia é homenagear o jovem esteiense que faleceu em 2012, vítima de Leucemia aguda. “Por inúmeros motivos Nickollas foi marcante na vida de todos, através de seu exemplo de luta pela vida e pela conscientização da doença através das redes sociais”, argumentou Figliero. O prédio, cedido pelo Governo do Estado, passa atualmente por reformas.  No local, será instalada uma placa de identificação com o nome da UBS, e um histórico do jovem. Antes da votação, o rapper Timão apresentou uma música em homenagem ao rapaz e a associação. O nome de Nick também virou lei em 2014, por iniciativa do Legislativo, através dos vereadores Leonardo Pascoal e Harri Zanoni, quando foi criada a Semana de Mobilização Municipal para Doação de Medula Óssea, entre os dias 23 e 30 de outubro de cada ano. A intenção é mobilizar a sociedade visando aumentar o número de doadores.
INCENTIVO - A mãe de Nick, como era conhecido, Lilian Rocha Gomes, criou a Associação Amigos do Nick, que visa informar e incentivar a doação de medula óssea e a captação de doadores. Ela utilizou a Tribuna Democrática onde falou sobre a importância dessa distinção. “Queremos seguir o legado do Nick, na certeza que a nossa missão só será real quando for compartilhada”, afirmou Lilian. Ela informou ainda que no país atualmente cerca de 10 mil pessoas estão fazendo ou foram diagnosticadas com leucemia. A votação foi acompanhada por familiares e amigos do Nick.


UMA DAS INTREGRANTES, Isadora Charutti vem despontando como 
uma das revelações no esporte 
Copa RS tem Sinodal e Avates na final
A equipe foi um dos destaques da competição
A Copa RS de Voleibol, organizado pela Federação Gaúcha Vôlei (FGV) realizou no dia 03 de abril, mais uma etapa da competição, na categoria feminino infantil (13 a 15 anos). Participando da atividade 11 equipes de norte a sul do Estado, onde se destacaram as equipes SGNH, Grêmio Náutico União, Sinodal e Avates/Martin Luther, dentre outros. A equipe do Sinodal chegou a grande final contra a equipe do Avates/Prefeitura de Estrela-Martin Luther perdendo apenas um jogo e sagrando-se vice-campeã. A equipe do Avates é a atual base da seleção gaúcha de voleibol, contando com nada menos que seis atletas do seu elenco as quais integram a seleção gaúcha. TALENTO - É importante salientar a idade das atletas do Sinodal, grupo  formado por nascidas em 2002 e algumas inclusive 2003, enquanto que no Avates todas são nascidas em 2001. Chama atenção em quadra a presença no time titular do Sinodal, a jovem nº “3” Charu como é conhecida Isadora Charutti, que  com apenas 12 anos (nascida em 10/2003), é a mais jovem jogadora em quadra, uma das titulares da equipe do técnico Marcio Machado, tendo durante a competição um dos melhores scount´s da equipe. O Sinodal jogou com: Ingrid, Charu, Flesch, Emily Klaus, Dora, Valentina, Trentini, Isabela, Martina, Gabi Sebalth.


Corredores esteienses subiram ao
pódio em Porto Alegre
Atletas da Acores conquistam posições expressivas em atividade 
Corredores integrantes da Associação de Corredores de Rua de Esteio (Acores) participaram no dia 03 de abril, da 13ª Corrida do aniversário de Porto Alegre. Na categoria geral- servidor público, Jeferson Costa da Silva ficou com a medalha de ouro fazendo um percurso de 3 km em 11 minutos e 34 segundos. No feminino, Elisabete Oliveira Pascoal obteve a quarta colocação, na categoria geral fazendo a corrida em 10 km. Cristiano Rodrigues Severo, que participou da categoria 30 a 39 anos, masculina ficou em 16ª colocação, fazendo um trajeto de 3 km. Os 5km masculino Oscar dos Santos de Oliveira Filho e José Luis da Silva e ficaram respectivamente entre 26º e 28º, na colocação geral, na categoria 50-59 anos e 40-49. Entre as mulheres também Fátima Beatriz da Silva obteve a 18ª posição, correndo 5km, na categoria 40-49 anos. O garoto João Pedro obteve o primeiro lugar no pódio na categoria nove a dez anos.


Sapucaiense vence campeonato de jiu jitsu em Santa Catarina 
O atleta de Jiu Jitsu, João Freitas, de Sapucaia do Sul sagrou-se campeão na categoria Master, durante a realização do campeonato Sul Brasileiro, que ocorreu em Florianópolis (SC), no dia 02 de abril. O evento reuniu competidores dos três estados do Sul, mais atletas de São Paulo. Junto com a equipe liderada pelo Mestre Alex Tchaca, o grupo conseguiu obter um número expressivo de medalhas para a região. Além do título em sua categoria, João ainda trouxe a medalha de 3º lugar na categoria absoluto, onde lutaram atletas de vários pesos. João Freitas salientou que a ajuda dos apoiadores são importantes para dar continuidade ao trabalho e poder representar o Estado, em competições de grandes visibilidades, em âmbito nacional e até internacional. Nos próximos dias, João estava participando de uma das etapas da Copa Prime, campeonato brasileiro e do Curitiba Open.

 Time esteiense participa do 
campeonato gaúcho junior
A garotada teve uma participação expressiva em ambos as competições
O clube esteiense Novo Horizonte participou da 3ª rodada do campeonato gaúcho Junior, jogando contra o Cruzeiro. A equipe sub 20 de Esteio enfrentou o adversário no campo do Olaria em Esteio. O resultado final foi 4x0 para o time cruzeirense. Segundo Rudimar Cardoso, mesmo com a derrota, o time teve uma boa atuação. Já no dia 24 de março a estreia da equipe sub 20 foi contra o Internacional. A partida com o mando de campo do verdão foi no CT do Inter, em Alvorada, que equivalia a segunda rodada do campeonato. O resultado final foi 1x6 para o time colorado. Apesar de não ter conquistado os três pontos, a equipe segue com treinamento intenso para a próxima rodada.





MORADORES DA REDONDEZA COMEÇARAM A SENTIR um mau cheiro exalado do local e acionaram a Brigada Militar do município 
Corpo de homem é encontrado morto em terreno no São Sebastião
O mato elevado prejudicou a localização da vítima
O corpo de um homem em estado de decomposição foi encontrado, na tarde do dia 04 de abril, em um terreno localizado entre a Travessa Uruguai e a Rua Bento Gonçalves, no bairro São Sebastião. A vítima vestia uma calça jeans e um tênis, nas cores cinza e verde. Segundo o delegado André Sperotto, o resultado da perícia será divulgado dentro de 15 dias e uma das possibilidades de identificação ocorrerá pela arcada dentária. Próximo ao corpo foi encontrado uma mochila com alguns pertences. “Em um dos bolsos da roupa foi achado um cachimbo de fumar crack”, explicou Sperotto. Residente ao lado do terreno, o aposentado Emir Silveira de Souza, 78 anos disse que nos últimos dias o mau cheiro exalado no local era insuportável. “Já pedimos para os responsáveis limpar a área e nada foi feito. No local era para ser construída uma rua e por enquanto não saiu do papel a ideia”, desabafou Souza. Ele salientou que a identificação foi possível, pois um morador se aproximou da vítima que acionou a Brigada Militar.

Polícia Civil apreende cabos 
telefônicos em Esteio 
Policiais do DEIC prenderam no dia 28 de março, um indivíduo por receptação qualificada. A ação ocorreu em um estabelecimento que atua no segmento do comércio de sucatas e metais localizado às margens da RS 118. Os agentes apreenderam 149 quilos de fios telefônicos já queimados, provenientes de furto de uma concessionária de telefonia. O valor calculado pelo prejuízo gira em torno de R$ 17 mil. Durante a atividade, um homem foi preso em flagrante, por estar envolvido no furto. A busca do material contou com o apoio técnico de um profissional na área, com o propósito de analisar o material que foi encontrado no depósito.


Indivíduo é capturado por assalto no Centro 
Agentes da Delegacia de Polícia de Esteio realizaram no dia 31 de março, a prisão de um homem, de 33 anos de idade. O indivíduo é suspeito de praticar diversos roubos a estabelecimentos comerciais na área central da cidade. Segundo o titular da DP esteiense André Sperotto, após o trabalho de investigação realizado pelos profissionais, o indivíduo foi identificado e sua prisão temporária foi solicitada ao Poder Judiciário. A ação é uma continuação da Operação Guerrilha quer teve sua primeira ação no dia 16. “No mesmo dia em que o suspeito havia sido detido, as pessoas que tinham sido roubadas reconheceram o homem”, explicou Sperotto. Após serem feitos os procedimentos na delegacia, o indivíduo foi encaminhado ao sistema prisional.


Mulher é atingida por tiro 
Uma mulher de 22 anos foi morta dentro de sua residência localizada no bairro Três Marias. O homicídio aconteceu no dia 04 de abril, por volta da 1h30. O imóvel localizado na Rua Laurindo Marquezan junto com a vítima havia um homem. De acordo com o titular da DP esteiense, André Sperotto, ambos foram feridos, mas somente ela que não resistiu aos ferimentos e morreu. Ele foi baleado com um tiro na perna e a mulher havia sido atingida por dois tiros.


Suspeito é detido com armas 
e drogas
Representantes da 2ª Delegacia de Investigação do Narcotráfico (DIN) e do Denarc, diante de cumprimento de mandato de busca e apreensão prenderam um homem de 32 anos, por posse de arma de fogo. O indivíduo tinha antecedentes criminais por tráfico de drogas, homicídio e associação criminosa. Durante a ação, foram apreendidos uma pistola calibre 380, de procedência do Paraguai, dois revólveres calibre 38 e munições diversas. Além disso, os policiais encontraram um tijolo de pasta base de cocaína, com aproximadamente 300 gramas e dois rádios HT, que serviam para o monitoramento da frequência de rádio das forças de seguranças estaduais. Segundo o diretor do Denarc, Mário Souza, parte dos objetos apreendidos estavam em um compartimento que integrava uma parede falsa na residência, sendo localizado durante as buscas.

Homem é preso por envolvimento em sequestro
Veículos estavam sob o comando de um dos envolvidos
Um homem de 37 anos foi preso em Sapucaia do Sul por estar envolvido em um assalto, mediante de sequestro. O fato foi registrado no dia 30 de março, por policiais da Delegacia de Roubos. Segundo o delegado Joel Wagner, a investigação teve início em dezembro de 2015, quando um funcionário de uma agência bancária localizada em Canoas foi sequestrado e extorquido. Na residência do suspeito foram apreendidos uniformes de vigilantes, aparelhos celulares e três veículos, sendo uma Parati, um Clio e um Sandero. Todos foram comprados com o dinheiro da extorsão. Após os trâmites legais, o homem foi levado para o sistema prisional.