quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

EDIÇÃO 2096

Búzios revelam que 2019 será 
um ano de justiça e cobranças
Mãe Dalva de Xapanã relata sobre as principais
características do próximo ano que inicia em 01 de janeiro
Mãe Dalva de Xapanã atua na cidade há mais de seis décadas
Através da interpretação dos búzios, mãe Dalva de Xapanã que é uma yalorixá há mais de seis décadas em Esteio relata sobre o que nos reserva para 2019. Os orixás que irão predominar no próximo ano, mãe Dalva fala que serão Xangô, Iansã e Obá. Na religião Católica são representados por São Jerônimo, Santa Rita de Cássia ou Santa Bárbara e Santa Catarina. Em relação às cores, Dalva de Xapanã comentou que são branco com vermelho ou de forma contrária, além da cor rosa. “No momento da virada do ano, não esqueça de colocar uma peça ou acessório amarela, que representa a prosperidade e dinheiro”. Mãe Dalva destaca que a mesa de Ano Novo, deve fazer parte da decoração flores branca, vermelha e rosa, além de uma champanhe. Coloque uma bandeja, em forma de coração, assim como doce de abóbora e quindim, pão de mel, que tem como finalidade também abrir os caminhos e doce de batata doce, dedicado para Iansã.
MOVIMENTOS - Segundo mãe Dalva, uma das principais características do próximo ano será de justiça e cobranças. Por ser um ano que também terá a influência de Iansã, muitos ventos fortes poderão causar destruição em grande escala. Poderão ocorrer tremores de terra e raio, em dias de chuva. As pessoas devem ficar atentos em manusear com fogo, pois poderá ocorrer sinistros. “Filhos de Iemanjá serão cobrados pelo pai e pode ser um ano um tanto pesado”. À meia noite do dia 31 de dezembro, mãe Dalva sugere que todos peçam para Xangô, paz, felicidade, união e defendendo daqueles que querem nosso mau. Já para Iansã, devemos pedir dinheiro, prosperidade e saúde.

PAÍS 
Mãe Dalva de Xapanã ressalta que 2019, com novos governantes será um ano de luta, para tentar colocar o país nos eixos. Mas devido sua astucia e seu jeito possessivo, a partir de julho, pode haver manifestações para retira-lo do poder, em função das medidas que estará tomando em seu governo. A saúde do presidente Jair Bolsonaro ficará fragilizada , onde deve tomar precauções. “O próximo presidente será alvo de atentado para mata-lo, mas sua forma de conduzir a nação será a maneira de amenizar a situação”, disse a yalorixa. No que tange a economia, mãe Dalva ressalta que irá dar os primeiros passos para melhora, mas numa forma muito devagar. “Esta caótica a situação e não será fácil para os próximos gestores públicos administrarem o país. Todos devem ter pulso firme para conseguir um resultado positivo”.
ESTADO/ RS 
A partir de 1º de janeiro de 2019, o Estado estará sob o controle de outros gestores. Conforme mãe Dalva de Xapanã, o RS está com muitas dividas e alguns profissionais são os mais prejudicados com as finanças do Estado. Talvez, o primeiro ano do governador eleito, Eduardo Leite será marcado por greves e dificuldades em administrar. Durante o ano, vai surgir uma divida grande do Estado, que não constava no orçamento que vai estremecer a gestão estadual.
ESTEIO
Para mãe Dalva, 2019, em Esteio terá diversas melhorias, mas também muitas cobranças, por parte da população, em relação à administração municipal.
SAPUCAIA DO SUL
Já o município vizinho de Sapucaia do Sul vai ter algumas dificuldades, o qual vai precisar de auxílio. Poderá ocasionar greves, devido a maneira que o município vem sendo conduzido. No setor financeiro da cidade, poderá haver uma queda expressiva no consumo. “O povo sapucaiense está com força para mudar esta realidade e fazer uma transformação na cidade”.
EMPREGOS
De acordo com mãe Dalva, apesar de alguns problemas econômicos que o país e o mundo irão enfrentar em 2019, há grande possibilidade de abertura de novas vagas, nos mais variados setores, dando oportunidade para todos que tem interesse em trabalhar.
DICAS PARA CEIA DE NATAL E ANO NOVO
Mãe Dalva de Xapanã comenta que para a ceia de Natal, uma sugestão é colocar na mesa um prato branco ou transparente com pipoca. O alimento oriundo do milho traz fartura e dinheiro. Também não pode ficar de fora doces brancos e flores.
BANHO PARA ATRAIR ENERGIAS POSITIVAS
Outra dica é tomar um banho com champanhe, juntamente com rosas vermelhas, mel e perfume. Após o banho normal, despejar do pescoço para baixo e esperar secar no corpo por alguns minutos.
LIMPEZA DE CASA
Antes do ingresso da Lua Minguante, uma sugestão para fazer uma limpeza na casa, precisa de mel, água e perfume. Deve-se fazer de dentro para fora. Também é sugerido fazer uma defumação espiritual. O melhor dia é na quarta-feira.


2019 será marcado pelo 
que plantamos nos últimos anos
Próximo ano, mudanças expressivas na vida das pessoas,
na busca do bem viver e colher
Ruínas do Seminário Claretiano, em Esteio
Conforme orientação dos mentores espirituais e tarô, Lori Emanoela fala que nas questões relacionadas ao bem viver observa-se que tudo na vida, é uma questão de escolha portanto em 2019 estaremos colhendo exatamente o que nós de verdade ancoramos durante 2018. Toda vez que estamos dispostos a transformação de nossa experiência e essência primordial estamos expostos a grande e maravilhosa felicidade de fazer melhor que antes. Dito isso, vamos então, aos aspectos principais que foi permitido  compartilhar com vocês: uma grande leva de mudanças relacionada à toda e qualquer situação de constrangimento de humilhação e de injustiça vindo à tona, muitas coisas que nós sequer tínhamos imaginado que poderia existir...
REVELAÇÕES - Haverá grandes revelações mostrando  surpresas com relação a pessoas  que poderiam de alguma maneira estar fazendo coisas erradas, injustas e ilegais. Um ano de grandes desafios em todos os setores humanos, principalmente nos relacionamentos interpessoais. As pessoas sem paciência, que intensificam pensamentos de vinganças e exatamente por isso, uma grande limpeza no globo terrestre. Vulcões inativos em atividades novamente, grande alteração  nas águas oceânicas, inundações em lugares nunca atingidos anteriormente.
POLÍTICA 
Na política, grande virada econômica para o Brasil, desenvolvimento positivo nas relações internacionais  e uma certa histeria gerada por revelações bombástica de algumas figuras públicas antes seres ‘inatingíveis e imortais’. Descobertas arqueológicas reconstruindo parte da história da Humanidade, bem como, enigmas antes nunca decifrados sendo codificados. De maneira geral, o ser humano está tendo a oportunidade de reconstruir seus valores baseados no amor incondicional.
ESTADO / RS 
Com relação ao Rio Grande do Sul, politicamente grandes dificuldades no início do governo, porém, grandes progressos no segundo semestre. Uma construção de grande porte vai resultar em colocar o Estado em evidência.
ESTEIO 
Em relação a Esteio, Lori Emanoela destaca que grandes possibilidades de visibilidade internacional devido a dois programas em andamento. Outro destaque para o município é para obras de cunho humanitário e referência em metodologias criadas a partir de dificuldades da comunidade ou parte dela. Ainda um grande repasse de verbas para construir um das maiores conquistas e bem estar dos esteienses. Esta nova etapa terá início somente no segundo semestre de 2019.
DESCOBERTAS
Lori destaca que a descoberta de uma nova enzima que auxiliará nos processos de cura de enfermidades em que processos anteriormente testados não tiveram resultados relevantes. Enfim, 2019 será um ano de divisor de águas, onde literalmente a expressão popular ‘separando o joio do trigo’, existe esta necessidade para equilibrar os polos terrrestres eletromagneticamente falando, e vibracionalmente a raça humana como um todo.
FOGO 
Incêndios de grandes proporções poderão ocorrer em cidades de expressividade para o mundo. Cuidado redobrado para localidades situadas na costa leste da América Latina, norte da Espanha e sul da França. Haverá uma grande trégua em dois lugares em conflito no planeta, em que jamais  pensaríamos nesta possibilidade.
LIMPEZA
Com certeza reflexo da limpeza planetária que ocorrerá em 2019. Muitas injustiças sendo reparadas em todos os níveis, em especial relacionadas a tortura e violência física. Por tanto, cuidado com seu comportamento. No próximo ano não vai perdoar qualquer deslize, pois, conforme orientação dos mentores espirituais das diferentes dimensões, tudo, será pesado e o retorno imediato de todas as atitudes sendo positivas ou negativas. Prepare para receber tudo que tenha feito nos últimos sete anos. Não surpreenda-se com grande incidências de processos alérgicos, principalmente na pele. Vale dizer que recebendo toda carga vibratória de seus atos funestos nos últimos sete anos.
MANTRA PARA 2019 
“Eu sou um milagre!  Mereço todas as coisas boas do universo!”.


LORI EMANOELA DA SILVA 
SIMPLESMENTE TENTE... 
Onde foi que erramos, quando percebemos, que nossa vontade não foi feita? Ou que rumos nossas vidas tomaram que é  difícil perceber o quanto temos que reconhecer no outro o que temos que trabalhar. Perante o universo, por vezes, indignados com escolhas alheias fazemos de nossas vidas prisões  intransitáveis e restritas aos pensamentos de cunho negativo inebriado a alma com velhos conceitos alheios, perturbando a existência e a capacidade de conduzir com liberdade sua vida... Onde foi em que momento nos perdemos de nós  mesmos? A que ponto chegamos à insensatez despercebida de nossa alma, que nos faz literalmente paralisar diante tanto caos na volta? Idos tempos que a felicidade, sentimento perfeito conduzia nossas conquistas sem afetar o humor do outro... Pensar, agir, reconhecer cada milímetro de nossa existência na Terra é  fundamental, quanto respirar, em, que pé estamos neste momento? Indo para onde? E de que forma? Sejamos coerentes diante todas as coisas para simplesmente não haver arrependimentos irreversíveis.... Ainda há  tempo para transformar aquela velha mágoa em felicidade radiante e positiva, pelo fato de que somos exatamente o que emitimos...
Paz & bem Terapia Holística Consultora/facilitadora  
Consonância Interpessoal  Taróloga 55 (51) 993080260


Temporal causa destelhamento 
e quedas de árvores

Houve também transtorno no fornecimento 
de luz e água, em diferentes bairros

Queda de árvores causou transtorno para pedestres
O temporal que passou por Esteio e Sapucaia do Sul, na tarde de 14 de dezembro, não foi tão severo, como ocorreu em outras regiões do Estado, mas causou transtorno para pedestres e motoristas. Em ambas as cidades ocorreram quedas de árvores em diversos pontos dos municípios, assim como a falta no fornecimento de energia elétrica em alguns bairros. A demanda era fora do normal que o tempo previsto para o conserto chegou em algumas localidades aproximadamente 20 horas. Foi registrado o destelhamento de algumas casas, em praticamente todos os bairros de Esteio. A Defesa Civil foi acionada e prestou o auxílio necessário concedendo lonas plásticas e algumas telhas para evitar maiores destruições. Na Rua Soledade, próximo ao Centro, uma árvore de grande porte caiu, vindo destruir praticamente a estrutura de um imóvel ninguém ficou ferido, apesar do susto. Houve também, principalmente nas partes mais altas, a falta de água, em consequência o desligamento da luz. Estabelecimentos comerciais, como supermercados tiveram que apelar para a utilização de geradores, com o propósito de evitar o desperdício de alimentos que ficam em refrigeradores ou câmeras frias.
TRABALHO - Após o temporal, a Prefeitura de Esteio, por intermédio do setor competente informou que foram registradas seis quedas de árvores e três casas destelhadas e que já haviam recebido atendimento da Defesa Civil. A concessionária de energia elétrica priorizou o fornecimento de luz no Hospital São Camilo e nas unidades da Corsan. No dia 17 de dezembro, por volta das 18 horas, um temporal passou pela região. Apesar de menor proporção, resultou na falta de luz, no bairro Novo Esteio. Também faltou água em alguns pontos da cidade. A energia elétrica voltou ao normal na localidade, por volta das 23h30min. Os últimos dias de dezembro ficaram marcados na história de Esteio pela passagem de um tornado, em 2014. Com a passagem dos ventos que ultrapassou a velocidade do 150km/h causou quedas de árvores, destelhamento de casas.


Terço dos Homens completa 11 anos 
Encontro ocorre todas as segundas - feiras, 
na Igreja Imaculado Coração de Maria
No dia 16 de dezembro, integrantes do Terço dos Homens participaram de uma festa de confraternização que ocorreu no salão de festas da paróquia Imaculado Coração de Maria. Segundo o coordenador do grupo, Odacio de Oliveira Eccel, o encontro surgiu em 2007 e tem como finalidade aproximar os homens das celebrações realizadas na Igreja Católica. “É a oportunidade de mostrar a força que a oração tem no cotidiano das famílias, com o propósito de mantê-las unidas e em paz”, disse Oliveira. Ele comentou que o Terço dos Homens foi implementado na paróquia Coração de Maria, no dia 23 de agosto de 2007, quando o pároco responsável era Leo Hastenteufel. “A ideia surgiu no período em que se era comemorado os festejos em homenagem a padroeira da cidade e esta até hoje em atividade”.
IDEIA - Odacio falou que a concepção do Terço partiu de algo que já vem sendo realizado há alguns anos em Fortaleza, através do primeiro responsável pelo grupo, Jaci Suppi. “Até então foi uma iniciativa pioneira no Estado, dentro das igrejas católicas, que aos poucos foi sendo difundida em paróquias localizadas em Novo Hamburgo e arredores, Sapucaia do Sul, Gravataí e Três Cachoeiras”. Oliveira comentou ainda que o Terço dos Homens foi a pastoral dentro da Igreja Católica que teve um aumento significativo nos últimos anos. “Apesar da maioria dos integrantes terem idade acima dos 50 anos, aos poucos, os mais jovens, na faixa dos 30 e 40 também estão vindo a frequentar o grupo”. De acordo com Odacio, além de atuar na igreja, o Terço dos Homens há quatro anos vem realizando um trabalho junto a Fazenda Bom Jesus. No local, são feitas celebrações, há grupo de orações, bem como auxiliar os internos que precisam de ajuda
PARTICIPAÇÃO - Interessados em participar devem comparecer na primeira segunda de cada mês. É aberto para todos os homens da comunidade. Já na primeira quarta-feira de cada mês e no quinto domingo, quando consta no calendário, o Terço é responsável pela liturgia. Devido à proximidade do Natal e Ano Novo, o Terço dos Homens vão atuar na missa que será realizada nos dias 24 e 31 de dezembro, a partir das 18 horas. A celebração religiosa está prevista para ocorrer às 19 horas.


Esteiense realiza encontro de meditação
Lori Emanoela juntamente com as adeptas a meditação
No último domingo, 16 de dezembro foi realizado primeiro Encontro ‘Meditando pela Paz’. O evento foi canalizado e organizado pela esteiense Lori Emanoela no Recanto Oriental, situado nas dependências do Parque Farroupilha, na capital gaúcha. Participaram da atividade representantes de cidades como Eldorado do Sul, Viamão, Gravataí e Porto Alegre. De acordo com Lori Emanoela, um dos principais objetivos da atividade foi criar uma sinergia, pois o movimento ‘Meditação Permanente pela Paz’, criados para meditar em prol da cura planetária fazendo reverberar a energia harmoniosa para as pessoas e o ambiente. Lori informou que o projeto acontecerá a cada trinta dias no terceiro domingo do mês e terá um tema específico, conforme orientação espiritual e necessidade do grupo. A atividade é aberta para qualquer pessoa interessada. Mais informações pelo telefone (51) 993080260.


‘Contos em Verso’ é lançado na Biblioteca
Sessão de autógrafos de Huxley Borges ocorreu na Biblioteca
Contos e causos da vida no campo e na cidade fazem parte do livro “Contos em Versos”, de Huxley Borges. A festa de lançamento da obra aconteceu no dia 14 de dezembro, na Biblioteca Rui Barbosa. Família, amigos e escritores prestigiaram o evento. Escritor nascido em Torres, mas reside em Esteio há pelo menos três décadas, para Borges, escrever é uma forma de externar os pensamentos. “Eu sentia uma necessidade de escrever versos e poemas e também um sonho de lançar um livro deste tipo. O Funproarte foi fundamental no apoio da execução do lançamento. Hoje, estou feliz por dar um grande passo com esta obra literária”, disse o escritor. O autor ainda faz questão de salientar que todo o valor arrecadado nas vendas do livro na sessão de autógrafo será destinado para o Lar de Idosos Betel. Borges também é autor do livro “A Busca da Chama”, que retrata as tradições e a história do povo gaúcho. A obra literária foi financiada pelo Funproarte. O autor também fará a doação de 35 exemplares da obra para as escolas da rede municipal de e para a Biblioteca. Ele participará de um bate-papo com alunos de instituições da cidade.


Atletas da região participam 
da etapa Cross Country 
 Mais de 70 competidores estiveram na atividade que
ocorreu nas dependências do Parque Galvany Guedes
Competidores percorreram trechos que fica no parque municipal
A 8ª etapa do circuito Cross Country – Cidade de Esteio foi realizada na tarde de 16 de dezembro. A atividade foi realizada nas dependências do Parque Municipal Galvany Guedes, no bairro Jardim Planalto e organizada pela Associação dos Corredores de Rua de Esteio (Acores). Participaram 73 atletas, na categoria adulto e onze, no infantil. A equipe de trabalho era formada por dez pessoas. O percurso era de 2,8 km, o equivalente a quatro voltas na pista de 700 metros de chão batido irregular e 4,2 km, resultou em seis voltas. A competição fez parte dos eventos propostos no ‘Domingo no Parque’, que tem por finalidade reunir as famílias nas duas principais áreas de lazer da cidade, Galvany Guedes e Parque Assis Brasil, no Novo Esteio. Segundo o representante da Acores, Paulo Henrique dos Santos, no decorrer de 2018 foram realizadas pelo menos oito competições, sendo uma em cada mês. No total, o circuito contou com a presença de aproximadamente 150 corredores, além de 50 crianças. Os dez primeiros colocados em cada etapa pontuaram para suas equipes. Os corredores da categoria adulto que pontuaram na competição vão receber um troféu, durante uma solenidade a ser realizada no dia 22 de dezembro, às 18 horas, ao lado do quiosque do Grupo de Escoteiros Capitão Bressane.
RESULTADOS – O melhor rendimento de equipes oriundas de outros municípios foi a  Jara Runners, de Sapiranga. O grupo somou 307 pontos, onde vinte atletas obtiveram as primeiras colocações na geral das provas nas últimas etapas. A segunda posição ficou com Ulbra de Canoas com 291 pontos, em que treze atletas representaram com exemplar dedicação nas etapas do circuito. A terceira posição e um dos melhores rendimentos foi ‘Por Empresas Pascoal Bombas’, de Porto Alegre, onde as irmãs, Elisabete Pascoal e Eloi Oliveira obtiveram ótimas classificações no circuito somando 92 pontos.
ARRECADAÇÃO – Durante a realização do evento esportivo foram arrecadados donativos e recursos para alimentação de animais em situação de abandono na cidade. Ao total foram angariados 160 kg de ração, além de medicamentos. Também foram doados agasalhos e alimentos que serão doados para famílias que vivem em situação de vulnerabilidade do município. O Cross Country é uma realização da Acores, Assessoria Zanata, Cidadão Legal – Geovani Rodrigues, em parceria com a Praça da Juventude.

Ordem de apresentação do Esteio da Poesia Gaúcha é divulgado
Organizadores do evento realizaram o sorteio no Seminário Claretiano
O sorteio da ordem de apresentações do 5º Esteio da Poesia Gaúcha e do 1º Esteio do Amanhã foi realizado dia 17 de dezembro, no Seminário Claretiano. Assim como na edição passada, o sorteio, coordenado pelos organizadores do evento, Djalma Corrêa Pacheco e Paulo Roberto Vargas, foi transmitido ao vivo através do perfil do festival no Facebook. A apresentação dos 20 declamadores do 1º Esteio do Amanhã e 5º Esteio da Poesia Gaúcha será a partir das 19 horas, do dia 23 de fevereiro, em um evento que está sendo planejado para o Seminário Claretiano (se chover, será na Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya). Além de ver a interpretação de alguns dos maiores nomes da poesia regional gaúcha, o público vai assistir a shows com a Orquestra Municipal de Esteio, na abertura, e com o Quarteto Coração de Potro, grupo de Lages/SC, no encerramento. A entrada é gratuita e quem for ao evento ganha um CD e um livreto com as poesias finalistas do festival. A condução do Esteio da Poesia ficará a cargo da cantora e apresentadora de rádio Shana Müller. O 5º Esteio da Poesia Gaúcha, organizado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e Diretoria de Comunicação da Prefeitura. Cada poesia inédita selecionada receberá uma premiação de R$ 2 mil. Os declamadores mirins e juvenis receberão um prêmio de R$ 500 cada.


Feevale Digital cria polo em Esteio 
Além de poder estudar a qualquer hora e lugar, 
alunos têm acesso a toda a estrutura
A Universidade Feevale lançou no dia18 de dezembro, uma nova modalidade de educação a distância, a partir de metodologias próprias. Neste primeiro momento, são dois bacharelados, quatro licenciaturas, oito tecnólogos e cinco especializações reunidos na Feevale Digital, e a oferta seguirá em expansão. Para apoiar os alunos e abrigar as atividades presenciais, foram criados polos em 10 municípios, com investimento inicial de cerca de R$ 3,7 milhões. Estão previstos mais R$ 1,5 milhão para o ano que vem. “O que vai estar presente nas cidades é nosso nome, nossa qualidade”, anunciou o reitor da Feevale, Cleber Prodanov, no evento que reuniu representantes das comunidades envolvidas no projeto. Os diplomas obtidos nos cursos a distância têm valor idêntico aos da modalidade presencial, e os custos das mensalidades são menores em relação à oferta tradicional, preservando a mesma qualidade. Também é possível aproveitar as notas do Enem e, a partir de abril, serão aceitos pedidos de transferência e troca de curso. Nas especializações, o ingresso ocorre mediante análise de currículo e, caso necessário, por entrevista.
EXTERIOR - “A nossa parceria com universidades da Finlândia, baseada em padrões de excelência educacional, impactará positivamente os cursos da Feevale Digital”, afirmou Prodanov. “Trata-se de uma plataforma do século XXI para alunos do século XXI.” Conforme Prodanov, a Feevale sempre se caracterizou por estar próxima dos alunos, e a instalação dos polos amplia essa perspectiva.  As atividades dos cursos disponíveis no formato digital ocorrem no ambiente virtual de aprendizagem Blackboard, uma plataforma de acesso às disciplinas e aos materiais elaborados pelos professores. “A Feevale Digital é uma oportunidade para o aluno que não consegue se deslocar até o campus ter acesso a uma formação de qualidade”, ressaltou a pró-reitora de Ensino, Angelita Renck Gerhardt.
PROJETO - O processo de construção de conhecimento ocorre por meio de diversos recursos e ferramentas, tais como textos, jogos, vídeos, apresentações, atividades, fóruns de discussões e webconferências, entre outros. Além de poder estudar a qualquer hora e lugar, os estudantes contam com acesso a toda a estrutura da Feevale, como laboratórios, bibliotecas e eventos. “O grande desafio da Feevale Digital é estar próxima dos acadêmicos”, disse o diretor de Novos Negócios, Alexandre Zeni, ao apresentar o conceito de presencialidade, que norteia a implantação do projeto. Ao ingressar na Feevale Digital, o aluno conta com flexibilidade e autonomia para realizar as atividades conforme sua disponibilidade de tempo. “A Feevale não molda os alunos, mas os ajuda a serem o que são”, destacou o coordenador de Marketing, Gabriel Daudt. Há ainda possibilidade de ocorrerem atividades síncronas, como webconferências, além de palestras e workshops nos polos. Trata-se de uma oportunidade para facilitar o acesso àqueles que buscam uma educação de qualidade. Mais informações e inscrições podem ser obtidas no site da Feevale Digital.


Campanha de doação de medula 
óssea em Esteio 
Unidade do Hemocentro ficou durante algumas horas 
no espaço coberto da Rua Garibaldi
Unidade móvel esteve fazendo a coleta de material na área central da cidade
Cerca de cem cadastros e doações de sangue foram feitos no dia 14 de dezembro. A ação aconteceu no espaço coberto da Rua Garibaldi, no Centro e fez parte da Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea. Participaram do ato, representantes do Poder Público e empresários, bem como o ex-deputado federal Beto Albuquerque, autor da Lei n° 11.930, de abril de 2009. O Hemocentro de Porto Alegre, através de uma parceria entre Prefeitura e Câmara de Vereadores, contou com a presença da unidade móvel. Na oportunidade, Beto falou  sobre a importância da doação voluntária de medula óssea para o combate à leucemia. O ex – parlamentar perdeu o filho Pietro Albuquerque, vítima de leucemia. “Nenhum pai deveria enterrar um filho. Não é esta a ordem cronológica. Mas conforta-me que possamos construir um trabalho em conjunto para evitar que outras pessoas passem pelo que vivi”, afirmou. O ex-deputado mostrou dados do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME), que indicam a média de cadastros em algumas regiões do país, onde a campanha precisa avançar, em relação ao Sul e ao Sudoeste. “Há um grande crescimento de doações de 2007 até 2018.  Precisamos seguir em frente para salvar mais vidas”.
SOLIDÁRIOS - Beto informou que a leucemia é uma doença grave, que leva à morte e depende da solidariedade das pessoas se cadastrarem no banco de dados para a possibilidade de transplante de medula óssea. A Semana Nacional de Mobilização que deve terminar no dia 21 de dezembro, objetiva esclarecer e conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de medula e como isso pode salvar vidas. Para ser um doador, é necessário ter entre 18 e 55 anos e levar os documentos de RG e CPF. Não há peso mínimo para fazer a doação, e ter diabetes ou pressão alta não impede o ato. Durante o procedimento são colhidos 10 ml de sangue para o teste de compatibilidade (HLA).


Vacinação é um dos principais formas de prevenção
Caderneta de vacinação deve estar em dia em períodos de férias
Com a chegada do período de férias e viagens, quem for viajar precisa ficar atento. Deve manter a caderneta de vacinação atualizada, pois é fundamental para ter uma viagem saudável e tranquila. Pelo menos dez dias antes da viagem, deve atualizar a vacinação de acordo com as orientações do Calendário Nacional de Vacinação. Uma atenção especial deve ser dada para o sarampo, hepatites A e B, e a febre amarela. Uma das doenças de maior risco de transmissão no verão, e pode ser prevenida com vacina, é a febre amarela. Desde 2017, com o registro da doença em áreas com grande contingente populacional, a vacina é recomendada não só para quem vai a áreas consideradas endêmicas, como a região amazônica. Hoje mais de quatro mil municípios são considerados áreas com recomendação de vacinação. A vacinação foi ampliada para todos os municípios dos estados do Sul, Sudeste, além do estado da Bahia. Outra vacina que deve estar atualizada para quem for viajar é a contra o sarampo. Isso porque, o Brasil enfrenta atualmente dois surtos da doença: no Amazonas, com 9.724 casos confirmados e, em Roraima, com 349 casos. Também há registros de casos em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Bahia, Pernambuco, Pará, Distrito Federal e Sergipe.


DR. GABRIEL SEGER TEIXEIRA
*Especialista em implantes dentários 
e em prótese dentária 
PORQUE MAIS PESSOAS ESTÃO FAZENDO IMPLANTES DENTÁRIOS 
Há alguns anos tinha-se o entendimento que os implantes deveriam ter o maior comprimento e diâmetro possível. Dessa forma, poucas pessoas tinham condições anatômicas ósseas ideais para a realização dos procedimentos. E as que não tinham precisavam se submeter a grandes cirurgias de enxerto ósseo prévias para a colocação dos implantes, aumentando o custo e o tempo do tratamento. A ciência vem avançando muito nos últimos anos e hoje trabalhamos com implantes de comprimento muito reduzido (4mm por exemplo), que permite tratarmos o paciente sem a necessidade de enxertos prévios. E, na maioria das vezes, quando necessário, utilizamos biomateriais (materiais sintéticos que substituem o osso) ao  invés do osso do paciente. Com isso, os procedimentos ficaram menos complexos, menos agressivos e com menor tempo de recuperação, permitindo que mais pessoas possam ser tratadas com implantes. Há alguns anos tinha-se o entendimento que os implantes deveriam ter o maior comprimento e diâmetro possível. Dessa forma, poucas pessoas tinham condições anatômicas ósseas ideais para a realização dos procedimentos. E as que não tinham precisavam se submeter a grandes cirurgias de enxerto ósseo prévias para a colocação dos implantes, aumentando o custo e o tempo do tratamento. A ciência vem avançando muito nos últimos anos e hoje trabalhamos com implantes de comprimento muito reduzido (4mm por exemplo), que permite tratarmos o paciente sem a necessidade de enxertos prévios. E, na maioria das vezes, quando necessário, utilizamos biomateriais (materiais sintéticos que substituem o osso) ao  invés do osso do paciente. Com isso, os procedimentos ficaram menos complexos, menos agressivos e com menor tempo de recuperação, permitindo que mais pessoas possam ser tratadas com implantes.


Operação resulta na prisão de suspeitos envolvidos com o tráfico de drogas 
Organização tinha indivíduos que atuavam em diversas cidades da região, com a venda de entorpecentes
Suspeitos preso fazia parte da quadrilha
Agentes da 1ª Delegacia de Investigações do Narcotráfico (1ªDIN/Denarc), deflagraram na manhã de 18 de dezembro, a Operação ‘Capote’. Um dos principais objetivos da ação é combater uma organização ligada ao tráfico de drogas, com sede no Vale do Sinos, mas que atua no Rio Grande do Sul, Paraná e fronteira com o Uruguai. Foram cumpridos 30 mandados de busca e apreensão em doze cidades do Estado. Três pessoas foram presas, drogas, uma arma de fogo e aproximadamente 10 mil reais em dinheiro foram apreendidos. De acordo com o delegado Guilherme Calderipe, foram seis meses de investigação, que apurou a atuação do grupo. “O bando chegava a movimentar mais de 1 milhão de reais por mês com o tráfico de drogas. Eles mantinham contato constante com os traficantes da região”, explicou o delegado.
VEÍCULOS - Segundo o diretor de Investigações do Narcotráfico, delegado Mario Souza, as atividades dos suspeitos se resumiriam na troca de drogas por carros. “Os indivíduos que faziam parte da quadrilha mandavam veículos irregulares, entre furtados, roubados, clonados, em busca e apreensão, para o Paraguai, e deste país viriam às drogas e armas”, explicou Souza. Ele destacou que após o recebimento das drogas, o material era distribuído em diversas cidades do Estado. “O grupo também é investigado por transportar consideráveis cargas de drogas para a fronteira com o Uruguai, com a possibilidade de encaminhar para o país vizinho”.
TRABALHO QUE DUROU CERCA DE TRÊS MESES 
 Ao longo das investigações, que teve início em meados de outubro, foram apreendidos 150 quilos de maconha em um esconderijo do grupo. Na operação, cerca de 150 policiais civis cumpriram trinta mandados de busca e apreensão. Entre as cidades estavam Esteio e Sapucaia do Sul. A ação resultou na prisão de dois homens em flagrante por tráfico de drogas e um em por posse irregular de arma de fogo. Aproximadamente três quilos de maconha foram apreendidos, um revólver calibre 38, celulares e balança de precisão.


Objetos furtados no litoral Sul 
são recuperados em Esteio
Material foi encontrado nas dependências de um apartamento na cidade
Integrantes da Delegacia de Polícia de Esteio apreenderam no dia 13 de dezembro, diversos objetos adquiridos por meio fraudulento. A ação deu-se em cumprimento a mandado de busca e apreensão. Conforme o titular da DP esteiense André Sperotto, dois indivíduos são suspeitos de furtar dados do cartão de crédito de uma pessoa residente no município de Rio Grande, Litoral Sul do Estado. Após investigação, policiais da cidade litorânea descobriram um possível apartamento situado em Esteio, onde estariam guardados objetos adquiridos com o cartão da vítima. Não foi encontrado ninguém no local e os materiais foram recolhidos. A fraude vem sendo investigada pela Polícia Civil.


Suspeitos são detidos por roubo
Grupo também estava envolvido em crimes
Com o objetivo de coibir o roubo e furto de veículos na Região Metropolitana e Vale do Sinos, no dia 17 de dezembro, agentes da Polícia Civil realizaram a Operação ‘Vale Tudo’. Entre as cidades abrangidas pela ação estavam Esteio e Sapucaia do Sul. Ao todo foram cumpridas 45 ordens judiciais, no qual resultou na prisão de 17 pessoas. Segundo o delegado Juliano Ferreira, a investigação teve início em abril deste ano, quando ocorreu a prisão de um indivíduo por roubo de veículo, ocorrido na zona leste da capital, e a recuperação do carro aconteceu durante uma ação, em Sapucaia do Sul. “No curso da investigação 24 indivíduos que pertencem à organização foram identificados. Também foi verificado que além do assalto, eles também praticavam furtos de estepes de veículos, roubos a pedestres ou outros crimes patrimoniais, que lhes trouxessem lucro fácil”, ressaltou Ferreira. O delegado ainda enfatizou que o grupo possuía uma ramificação que encaminhava veículos roubados em Porto Alegre para o Paraguai. “O suspeito encomendava os automóveis via aplicativo de celular comunicando parte da quadrilha que em troca dos carros, seria enviado para a região drogas para ser comercializada”.


Operação Golfinho 
Já está em atividade a 49ª edição da Operação Golfinho. Um dos principais objetivos da ação é garantir a segurança da população que reside e também dos turistas que se deslocam para municípios do Litoral Norte e Sul do Estado, ou em balneários da água doce, no período do veraneio. Até o dia 07 de março de 2019, haverá um reforço do policiamento ostensivo, com aporte de recursos humanos e materiais, para atender aos cidadãos. 1.513 policiais militares serão empregados a pé, em viaturas, motocicletas, cavalos, bicicletas, aeronaves e embarcações, em ações preventivas e repressivas, além das atividades de guarda-vidas. Foram disponibilizadas, ainda, 280 viaturas para atender às demandas da ação. Em todo o Litoral, a banda de música da Brigada Militar irá realizar apresentações, tocatas e participações em eventos, aproximando a polícia e as pessoas por meio da música.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

EDIÇÃO 2095

Orçamento para 2019 será de R$ 315 milhões
Projeto foi aprovado por unanimidade em Plenário
A Câmara de Esteio aprovou no dia 04 de dezembro, por unanimidade, a proposta orçamentária do município para 2019 (LOA), com previsão de pouco mais de R$ 315,3  milhões, incluído o PREV-ESTEIO.  Submetida à Lei de Responsabilidade Fiscal,  a LOA define todas as receitas e fixa todas as despesas referentes ao seu respectivo exercício fiscal. Conforme o presidente da Comissão de Finanças e Orçamento do Legislativo, Felipe Costella, a questão orçamentária passou pelos tramites de audiência pública e avaliação da Comissão. “Nenhuma despesa pública pode ser executada fora do Orçamento. As matérias orçamentárias dizem respeito a todos, pois geram impactos diretos na vida dos moradores”, disse. Entre as secretarias com maior aporte financeiro estão a Saúde, com R$ 100.200.745,00; Educação, com R$ 69.561.527,00; Administração, com R$ 32.091.138,00; Obras e Serviços Urbanos, R$ 25.765.948,00 e Desenvolvimento Urbano e Habitação, R$ 21.172.256,00.  Para a verba de contingência estão previstos de R$ 18.743.360,00.   O projeto, na íntegra, pode ser conferido no site do Legislativo que é www.esteio.rs.leg.br.


Venezuelanos em Esteio foi tema de pesquisa 
Vinda de refugiados foi objeto de pesquisa para um grupo 
de alunos do curso de Administração
Apresentação do trabalho ocorreu no Salão Nobre da Prefeitura
O processo de interiorização dos venezuelanos em Esteio foi objeto de pesquisa para um grupo de estudantes do 2º semestre do curso de Administração da Unisinos. Recentemente, eles apresentaram, em um evento no Salão Nobre da Prefeitura, o resultado de seus trabalhos ao prefeito Leonardo Pascoal, as representantes da universidade e as integrantes da Associação Antônio Vieira (Asav). O encontro contou com a participação de representantes do Poder Público e da iniciativa privada. Do levantamento feito com empresas que fizeram a admissão de venezuelanos e com outras que não contrataram refugiados, os alunos desenvolveram a proposta de um site de banco de currículos, o Entri (o nome é formado pelas iniciais das palavras entrevista, refugiados e imigrantes). Nele, interessados em oferecer uma vaga para os refugiados encontrariam um currículo resumido e poderiam entrar contato com o gestor do site para pedir mais informações. Outras investigações questionaram os venezuelanos sobre a percepção deles na chegada ao Município, assim como as opiniões de moradores de Esteio sobre a vinda dos refugiados. Também foi promovida uma roda de conversa com mães e crianças do abrigo, para entender a situação deles, da qual resultou uma ação de Natal, com a entrega de brinquedos e doces doados por alunos do curso de Engenharia da Produção da Unisinos. Os estudantes coletaram informações, ainda, sobre a perspectiva dos funcionários municipais em relação a conflitos e problemas nos abrigos onde estão os refugiados.
INTERIOR - ”É muito importante receber esse retorno de vocês, vai nos auxiliar na compreensão do processo de acolhimento aos refugiados, algo que foi completamente novo para nós. O diferencial de Esteio tem sido essa proximidade, essa integração entre a população e os venezuelanos”.  Ele explicou, ainda, que o processo de interiorização está chegando ao seu estágio mais desafiador. “A primeira questão, logo na chegada deles, era estabilizar a vida dessas pessoas, para que elas pudessem se sentir seguras e projetar o futuro. A segunda fase consistiu em dar as condições para que eles pudessem concorrer a colocações no mercado de trabalho. Não foi dado nenhum privilégio, não fizemos reserva de vagas. O mercado de trabalho tem seu dinamismo próprio e são as empresas que decidem quem vão contratar ou não. Agora, chega a etapa com mais desafios, que é o processo de emancipação dessas pessoas, quando elas se sintam com autonomia para deixar os abrigos”, disse.   Na Prefeitura, o trabalho com a Unisinos foi promovido pela secretaria de Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo em parceria com a secretaria de Administração. No âmbito da universidade, o projeto foi construído de modo transdisciplinar, com a articulação de professores de Projeto Social, Liderança e Marketing e Pesquisa.


Equipe Sub 15 vence a 
‘Copa Cidade de Cachoeirinha’
Time vencedor na Copa cidade de Cachoeirinha
A equipe sub 15 da seleção de campo do ‘Projeto Escolinhas Comunitárias’ de Sapucaia do Sul fez bonito na Copa Cidade de Cachoeirinha, sagrando-se campeã. Na partida final, que ocorreu no dia 9 de dezembro, no campo da Amopam, o time sapucaiense empatou no 0x0 com o Bom Sucesso, de Guaíba, vencendo nos pênaltis. A categoria sub 13 também participou da competição, mas não se classificou. A Copa Cidade de Cachoeirinha aconteceu nos dias 08 e 09, nos campos do Havaí e da Amopam. Além de Sapucaia do Sul, a Copa envolveu os municípios de Alvorada, Canoas, Esteio, Gravataí, Guaíba, Viamão e a anfitriã Cachoeirinha.


Alunos participam de formatura do Proerd 
Mais de 950 estudantes se formaram durante o ano no programa que contou com o apoio de diversas entidades, entre elas a CDL
Celso Antônio Dalmás, presidente da CDL, entrega uma
bicicleta a um dos participantes do PROERD
Renato Schmidt fez a entrega de uma das bicicletas, durante a formatura
A CDL de Esteio, através de seu braço social mais uma vez participou da premiação do PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, promovido pela BM. O evento foi realizado no dia 10 de dezembro, na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, na Câmara Municipal. Um dos principais objetivos da ação é de afastar os jovens das drogas, contando ainda com a participação da família e das escolas.
FORMATURA - Os 662 formandos são provenientes dos centros municipais de Educação Básica Vila Olímpica, João XXIII, Clodovino Soares, Eva Karnal Johann, Maria Ligya Haack Andrade, Érico Veríssimo, Dulce de Moraes e Santo Inácio. As escolas estaduais Tomé de Souza, Ezequiel Nunes Filho e Caetano Gonçalves da Silva também marcaram presença. Ao todo foram 987 formandos no ano de 2018. Segundo o presidente do CDL, Celso Antônio Dalmás, e Renato Schmidt, presidente eleito, que assume a entidade em 01 de janeiro, esta participação da CDL na premiação participando da entrega de duas bicicletas, “representa mais que um presente aos alunos com melhor desempenho, representa o total apoio à iniciativa da Brigada Militar”.


Médico ganha honraria do Lions Industrial
Mário Couto recebeu a honraria por integrantes do clube de serviço
O vereador Mário Couto foi agraciado em novembro, do Lions Clube Esteio Industrial, o certificado de reconhecimento pela trajetória política e o Prêmio Lions Saúde pelos relevantes serviços voluntários prestados a comunidade, em conformidade com os ideais leonísticos do Lions Internacional. A honraria, entregue nas dependências da entidade, é concedida àqueles cidadãos cuja trajetória de vida seja um exemplo, especialmente pelos trabalhos de impacto social desenvolvidos. Mário Couto, que tem mais de cinco décadas de relevantes serviços prestados aos esteienses, falou sentir-se lisonjeado pelo reconhecimento. Depois de longos anos a frente de projetos envolvendo a saúde, a exemplo da recuperação do Hospital São Camilo, Mário Couto, como vereador, vem se dedicado na melhoria da qualidade de vida e bem-estar dos moradores, através da apresentação de projeto que visam dinamizar, modernizar e melhorar os serviços prestados no município, especialmente àqueles voltados às áreas da saúde, educação e segurança pública. A presidente do clube de serviço é Neida Cortinaz. O grupo se reúne no quiosque do clube, nas dependências do Parque Assis Brasil, às terças-feiras, a partir das 20h30.


Jovem escritor lança livro 
História retrata situações do gosto dos pré adolescentes, em especial uma trama que mescla suspense e surpresas
Sessão de autógrafos ocorreu na Biblioteca Municipal
Aos doze anos, o jovem escritor Eduardo Fogaça lançou seu livro ‘O que há de errado com esta cidade’. A cerimônia de apresentação da obra literária aconteceu no dia 07 de dezembro, nas dependências da Biblioteca Rui Barbosa. Acompanhado por familiares, em especial os pais Silvio Fogaça e Carolina Wolak, o autor participou de uma sessão de autógrafos e comentou sobre a motivação para escrever. “Sempre gostei muito de ler. Quando decidi escrever o livro, minha mãe foi minha maior incentivadora. Fiz uma história com as coisas que gosto, tem suspense e surpresas”, comentou o jovem autor, que redigiu o texto em um mês. Conforme a síntese do livro, a obra conta a história de Anne, que está em uma situação desesperadora. Coisas estranhas acontecem ao seu redor, mas, após uma grande reviravolta, parece que ela conseguirá mudar o curso dos fatos. No entanto, há sempre alguém para tentar impedi-la. No dia 14 de dezembro, às 15 horas, o local sediará mais um lançamento de livro. Desta vez, será a obra “Contos em Versus”, de Huxley Borges.


Crianças dançam no palco da Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya
Meninas puderam mostrar seus talentos e emocionar a plateia
Mais de cinquenta crianças subiram no palco da Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya para a apresentação de Natal. O evento foi realizado no dia 08 de dezembro e contou com a participação de mais de 200 pessoas. A organizadora foi a bailarina Milena Maculan, com alunas dos projetos sociais do município. Também houve a participação especial de bailarinas convidadas que abrilhantaram com show solo. Integrantes dos grupos de idosos do CRAS, que sob a luz de velas prestaram uma homenagem a professora Milena. O dia 08 de dezembro, há um simbolismo especial para Milena, pois nesta data, sua mãe, a escritora Maria Conceição Padilha lançava em 2017, o livro, ‘Trovoadas do Tempo Antigo’, também na Casa de Cultura.


LORI EMANOELA DA SILVA 
QUE EU POSSA SURPREENDER... 
Quanto tempo leva para realmente chegar à conclusão de que tudo na vida tem retorno, e toda vez que estamos dispostos a ter coragem de viver intensamente nossa vida, nada importa, e impede de realizar tudo que seja preciso. A onde estamos neste exato momento? Em meio ao caos alimentado e limitado por nossa mente? Indecisos diante diferentes pontos de vistas, ou simplesmente vivendo sua verdadeira essência? Seja o condutor de sua vida sem ser a vítima eterna, motivada por alguma vingança ou mágoa, cedo ou tarde terá que prestar contas, querendo ou não.  Existe uma grande verdade sobre a forma que tratamos nossos semelhantes, e a natureza de cada um revela, ou seja, só porque sou vegetariano o leão vai poupar minha vida... Não espere absolutamente nada de coisa alguma, realize seu melhor, parem de viver na ilusão de que se eu tirar algo valioso de alguém vou conseguir ser, viver melhor que o alvo escolhido. Ai ai, (risos) parem de co-criar consequências desastrantes, desgastantes para sua vida, aproveite o tempo que tem na Terra para pelo menos ter valido a pena estar aqui, mas, com um simples detalhe que sua lembrança seja motivo de orgulho para os que ficaram... Dito isso caros amigos, finalizo com seguinte pensamento: “Que eu seja melhor, não melhor que ele ou que ela; mas melhor que eu mesmo. Que eu possa surpreender, não por fazer melhor que os outros. Mas por fazer acima daquilo que eu acreditava ser meu limite”. (Crischarles D. Arruda).
Paz & bem Terapia Holística  Consultora/facilitadora  
Consonância Interpessoal Taróloga 55 (51) 993080260


Legislativo elege nova Mesa Diretora para 2019
Durante a última sessão ordinária do ano, na Câmara Municipal, o presidente eleito falou sobre suas principais iniciativas no Parlamento

A Câmara de Esteio vai ser conduzida em 2019 pelo vereador e professor Euclides Castro. Eleito por unanimidade, na noite de 11 de dezembro, Castro vai ter na Mesa Diretora o vice-presidente, o vereador Mário Couto e os vereadores Sandro Severo e Rute Pereira como 1º e 2º secretários, respectivamente, também eleitos por oito votos a favor, uma abstenção e um voto contra. Euclides Castro, que é atualmente o vice-presidente da Câmara, explica que entre suas metas destaca-se o desejo de que o Legislativo trabalhe de forma pró-ativa e consonante com o Executivo para que o bem da comunidade prevaleça. Também objetiva ampliar os canais de escuta e diálogo com a comunidade  e implementar de forma efetiva  Projeto de Proteção Contra Incêndio  (PPCI), tendo em vista o enorme número que pessoas que se utilizam  dos serviços da Câmara, em especial o Plenário. “A ideia, como Poder fiscalizador, é dar o exemplo com suas ações em todas as atividades do serviço público. Me honra muito este compromisso”, disse.
LÍDERES - Durante a sessão, ainda, foram eleitos os líderes de bancada; formadas as comissões permanentes, além de eleita a Comissão Representativa para o período de recesso, que se inicia dia 15 e encerra em 30 de janeiro.  A posse da nova Mesa Diretora ocorre no dia 28,  na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, com horário ainda a ser definido.
Comissões Permanentes para 2019 
Justiça e Redação: Fernanda Fernades, Felipe Costella e Sandro Severo
Transporte, Urbanização e Habitação: Luiz Duarte, Harri Zanoni e Leonardo Dahmer
Saúde, Meio ambiente e Assistência Social: Rute Pereira, Luiz Duarte e Mário Couto
Segurança Pública, Defesa do Consumidor e Direitos Humanos: Márcio Alemão, Mário Couto e Harri Zanoni
Finanças e Orçamento: Felipe Costella, Leonardo Dahmer e Fernanda Fernandes
Educação, Cultura e Desporto: Sandro Severo, Rute Pereira e Márcio Alemão


Centenas de fiéis prestigiam a homenagem a Nossa Senhora da Conceição
Padre Adilson celebrou a missa campal no dia 08
Uma das festas religiosas mais conhecidas da Região Metropolitana, a festa em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, em Sapucaia do Sul reuniu centenas de fiéis no dia 08 de dezembro. O clima agradável proporcionou a vinda de aproximadamente sete mil pessoas, de acordo com informações dos organizadores. Após o período de orações, que corresponde há nove dias, a festa alusiva a padroeira da cidade teve início por volta das 19 horas, com uma missa campal, no terreno situado nos fundos do templo religioso. Neste ano, o pároco Adilson Kuntzler contou com a colaboração do padre Gustavo, que atua na Igreja São Pedro, localizada no bairro Nova Sapucaia. Também prestigiaram o evento, internos da Fazenda Padre Reus, de Triunfo, que auxiliaram durante a celebração e com relatos de superação. Após a missa solene, iniciou a procissão luminosa, onde foram entregues pelo menos seis mil velas ao público. Durante o trajeto, que percorreu a Rua Nossa Senhora das Graças, Avenida Sapucaia, Nossa Senhora da Conceição em direção a Igreja, muitas pessoas demonstravam sua fé, seja de pés descalços ou conduzindo crianças vestidas como anjo. Ato que representa uma graça alcançada ou um pedido. Após a procissão, os fiéis fizeram uma vigília em frente a Igreja situado na área central da cidade entoando alguns cânticos religiosos. A celebração terminou por volta das 22h30min.


Feevale implanta polo em Esteio 
Estabelecimento de ensino ficará instalada 
no prédio do CDL, na área central
Presidente da CDL, Celso Antônio Dalmás e o reitor da
Feevale, Cleber Prodanov, assinam termo de parceria
Integrantes da diretoria da CDL presentes à assinatura do termo de parceria
A Universidade Feevale, através do reitor Cleber Prodanov,  recepcionou na manhã de 11 de dezembro, representantes da CDL de Esteio, momento em que foi assinado termo de parceria entre as duas entidades. A Feevale passará a ocupar o prédio da CDL (ao lado da Prefeitura de Esteio) no próximo ano, após obras de adaptação no local. Segundo Osvaldo Schmitt Jr, CEO da Feevale e professor Alexandre Zini, a Universidade lançará, na próxima semana, a Feevale Digital, uma nova modalidade de educação à distância, a partir de metodologias próprias. Para apoiar os alunos e abrigar as atividades presenciais, estão sendo criados polos em dez municípios, entre eles, Esteio, com investimento inicial de cerca de R$ 3,7 milhões. Ainda estão previstos mais R$ 1,5 milhão para o ano que vem.
NOVO CICLO - Conforme o reitor da Feevale, Cleber Prodanov, a instituição sempre se caracterizou por estar próxima dos estudantes, e a instalação dos polos amplia essa perspectiva. Segundo os integrantes da CDL – presidente Celso Antônio Dalmás, presidente eleito, Renato Schmidt, vice-presidente Financeiro, João Pietrobiasi, consultor jurídico Dr. Eran Vidal de Negreiros e diretora de Comunicação & Marketing, Malu Storck, o investimento da Feevale em Esteio dá início a um novo ciclo de desenvolvimento para o município e “ter uma Universidade em Esteio é um antigo sonho da comunidade”, disse Celso Antônio Dalmás, que com esta vinda da Feevale para Esteio encerra com chave de ouro sua gestão.


Parques Galvany Guedes e Assis Brasil estão aberto aos domingos para comunidade
Parque Assis Brasil é um dos mais importantes da região
Pensando no bem-estar dos cidadãos e na chegada da estação mais quente do ano, o verão, teve início no dia 09 de dezembro, o ‘Domingo nos Parques’. Na primeira edição, moradores do Jardim Planalto e região poderão usufruir de atividades de academia no Parque Galvany Guedes. Outro local que também abriu os portões foi o Parque de Exposições Assis Brasil para o acesso da comunidade, e contou com aulas de ritmos. Ambos os locais foram contemplados com uma praça de alimentação e equipes de segurança e limpeza. Além disso, nos dias 16 e 23 de dezembro terão as feiras de Inclusão Produtiva, coordenadas pela Secretaria de Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo. Nelas, artesãos esteienses vendem suas produções gastronômicas (tortas, biscoitos e bolachas, entre outros) e artesanais (crochê, tricô, pano de prato, bonecos em biscuit e madeira, entre outros).


DR. GABRIEL SEGER TEIXEIRA 
*Especialista em implantes dentários 
e em prótese dentária 
SAIBA COMO OS IMPLANTES DENTÁRIOS PODEM MELHORAR SUA VIDA! 
A correria do dia a dia faz com que muitas pessoas descuidem de vários aspectos de sua vida. A saúde é uma das primeiras a ser negligenciada, ainda mais quando se fala em saúde bucal. Com o passar do tempo, a má higienização pode ocasionar doenças gengivais e até mesmo a perda dos dentes. Por vergonha, muitas pessoas passam a sorrir menos e deixam de conquistar melhores trabalhos e relacionamentos por estarem com a auto-estima abalada. A falha na dentição ainda pode ser a causa de outros problemas, como a mastigação errada, por exemplo. O implante é a solução para ambos os casos. O tratamento de próteses e os implantes são os procedimentos mais utilizados para resgatar o aspecto estético e funcional dos dentes. Para o procedimento ser bem sucedido é preciso atender não somente as necessidades funcionais, mas também estéticas do paciente. Já existem no mercado diversas formas de pagamento do implante, como parcelamento, financiamentos e até consórcios.  A realização de implantes é um procedimento seguro e eficaz. Estudos mostram que implantes de boa procedência apresentam taxas de sucesso acima de 95% no maxilar superior e 97% no inferior. Uma das maiores causas dos pacientes ficarem por um longo tempo sem algum dente é o medo de realizar procedimentos odontológicos. Mas para estes atendimentos existem o acompanhamento psicológico para auxiliar os pacientes a desvendar crenças, dar mais segurança e tranqüilidade no tratamento. O implante dentário promove um sorriso mais estético, como melhora a qualidade de vida de quem o tem, uma vez que também devolve a eficiência mastigatória, trazendo mais segurança para aqueles momentos com os amigos.


Caminhada tem dado novo 
sentido a vida de pessoas 
Este exercício traz inúmeros benefícios como a prevenção de lesões, da diabetes, da pressão alta, além de controlar o colesterol
Alongamento e caminhada faz parte das atividades físicas
Sair da rotina, cuidar do corpo e, também da mente. Com este objetivo um grupo de usuárias da Unidade Básica de Saúde Cohab tem se encontrado todas as terças e sextas-feiras, pela manhã, para participar do Grupo de Caminhada Vida Saudável. Nestes dois dias, elas se encontram na unidade de saúde para colocar a conversa em dia e praticar a atividade física, orientada pelas agentes comunitárias de saúde Adriana Pereira Cardoso e Márcia Tauchem. Antes da caminhada de cerca de 60 minutos pelas ruas do bairro, o grupo faz um bom alongamento sob o comando da Educadora Física, Isinha Marques, que aponta os principais benefícios da atividade. “É importante preparar bem o corpo antes das caminhadas. As caminhadas trazem inúmeros benefícios como a prevenção de lesões, da diabetes, da pressão alta, além de controlar o colesterol e ajudar na manutenção dos ossos”, explicou.
BENEFÍCIOS - A educadora chamou a atenção também para os benefícios, que vão além da saúde física. “Observamos que o grupo de caminhada proporciona outras vantagens como a organização de pensamentos e a socialização. É um momento em que elas terão para olhar para dentro de si e estimular o autoconhecimento”, falou Isinha. Além da UBS Cohab, outras unidades de saúde possuem grupos de caminhada orientada. São elas: Cohab Blocos, Freitas, Jardim América, Pasqualini, Vargas, Capão da Cruz, Terra Nova e São José.


Policiais concluem treinamento
Grupo foi contemplado com um certificado pelo trabalho
Cinco policiais militares do 33º BPM de Sapucaia do Sul, formado pelos soldados Borges, Guimarães, Clodomar Bustamante e Borba concluíram com êxito 17 dias exaustivos de treinamento com ênfase em distúrbios civis. No momento em que receberam o certificado de conclusão do curso de Operações de Choque, no dia 07 de dezembro, esteve presente no evento, o comandante do 33º, o tenente coronel Vladimir. Ele parabenizou o grupo. “O espírito de corpo, amor à profissão e o entusiasmo com que é exercida. Temos um grupo de bravos guerreiros que mesmo longe de suas famílias dedicam-se ao serviço policial e ao aprimoramento técnico”.


Vias da cidade monitoradas 
por guardas municipais 
Proposta visa dar mais segurança e tranquilidade 
aos comerciantes e consumidores
 Agentes percorrem principalmente a Presidente Vargas e Fernando Ferrari
Começou no dia 07 de dezembro, a operação ‘Natal Mais Seguro’ na zona central de Esteio. Para proporcionar mais segurança e tranquilidade aos comerciantes e consumidores, até o fim do mês, a secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana promove, pelo segundo ano consecutivo, uma ação de segurança. Das 8h às 20 horas, guardas municipais intensificaram a presença na Avenida Presidente Vargas e Rua Fernando Ferrari, realizando rondas a pé e motorizadas. Paralelamente, fiscais de trânsito estão atuando na operação ‘Travessia Segura’, auxiliando pedestres nas faixas de segurança. 
HORÁRIO - Após esse horário, o serviço segue com a viatura da Guarda, com patrulhas pela área central de Esteio. O comandante da Guarda Municipal, Carlos Rafael da Rocha Leivas Miró, serão 35 guardas trabalhando na ampliação desses serviços. “A partir do dia 14 de dezembro, a Guarda será reforçada com a entrada de novos 16 agentes. No total, 51 guardas municipais estarão na ativa”, disse. Carlos informou, ainda, que a operação seguirá até dia 28, podendo se estender a 31 de dezembro.