sexta-feira, 6 de julho de 2012

ED 1839







Durante a visita do governador Tarso Genro em Esteio, além da assinatura do projeto de R$ 10 milhões, destinados à pavimentação nas principais ruas do município, outro assunto comentado foi as melhorias que devem ocorrer no Parque de Exposições Assis Brasil para a Expointer. Talvez para essa edição do evento, os trabalhos não fiquem prontos, mas para 2013, algumas novidades irão beneficiar os visitantes e os expositores. 


A comunidade que reside nas proximidades da Rua Rio Grande com a Avenida Dom Pedro, no Centro, está aguardando a instalação de uma sinaleira entre as vias. Um dos motivos para a colocação do semáforo é devido ao fluxo intenso de veículos, principalmente nos horários de pico, mas por enquanto só foi colocado o suporte para a sinaleira, o que tem deixado as pessoas com a expectativa de que o problema vai se resolver. 


Na próxima semana está prevista uma reunião com integrantes da Comissão de Urbanização e Habitação do Legislativo, representantes do Executivo e a comunidade. 
O foco principal do encontro é que ocorra a divulgação dos nomes das famílias que serão remanejadas da beira do arroio para as casas que estão sendo construídas na Rua Rio Grande, ao lado da Morada 1. 












A Liga Feminina de Combate ao Câncer de Esteio promove no sábado, 07 de julho, mais uma edição do tradicional Brechó Solidário da entidade. O evento será realizado das 10h às 15 horas, na antiga sede da AACRA, que fica na Rua Max Kolert, nº 20, no bairro Olímpica. O público poderá comprar roupas, calçados e acessórios de qualidade por um preço acessível. 


Foi realizado no dia 04 de julho, no Centro Comunitário do bairro Novo Esteio, a apresentação do projeto de acolhimento que está sendo implantado na rede pública de saúde do município. A ação teve por objetivo oferecer um atendimento de qualidade aos usuários nas Unidades de Saúde da cidade. 


Os vereadores aprovaram por unanimidade o projeto de lei que autoriza o Executivo a contratar por tempo determinado, um neuropediatra e um pediatra, locado para a Secretaria da Saúde para atender a demanda solicitada pelo órgão. 
















A falta de manutenção em bocas de lobo do Município, principalmente em alguns pontos da cidade tem chamado a atenção da população em relação ao péssimo estado de conservação. Um desses locais fica na Rua José Guimarães, bairro São Sebastião, em que foi colocada uma porta no lugar de uma tampa de concreto. Essa região é uma das mais atingidas na cidade por alagamentos. Os órgãos competentes devem tomar providências o mais rápido possível para evitar problemas no futuro.  



Posse
O Rotary Clube de Esteio irá realizar no dia 11 de julho, a posse da nova diretoria da entidade. A solenidade acontece no Clube Aliança, a partir das 20h30. Miriam Wolf Galdino irá passar o cargo de presidente do clube de serviço para Ivone Rochemback. Autoridades, representantes de outros clubes da região estão sendo aguardados para o ato solene. 


Festa
Integrantes da equipe diretiva do Centro Municipal de Educação Infantil Pedacinho do Céu estão organizando a tradicional festa julina da instituição. O evento acontece no dia 07 de julho, a partir das 14 horas, no pátio do CTG Chama Nativa. Brincadeiras e comidas típicas serão um dos atrativos da festividade. O CTG fica na Rua Coelho Neto, 117, Jardim Planalto. 


Capoeira
Será realizado no dia 07 de julho, a cerimônia de batizado e troca de graduação de capoeira, do programa Mais Educação da Escola Vila Olímpica. A atividade acontece às 14 horas, na Casa de Cultura. Além dos alunos da Vila Olímpica participam estudantes do Dulce Moraes e Trindade. Informações pelo telefone 8134-7423. 


Baile
A patronagem do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Independência Gaúcha está organizando o tradicional Baile da Linguiça. A festa ocorre no sábado, 07 de julho, no salão de festas da entidade. O baile será animado pelo conjunto Marcas do Campo. O CTG fica localizado na Rua Avelino Antônio Zonta, 649, Novo Esteio. 



UNIBRASPE apresenta
 futuras instalações em Esteio

A empresa que já iniciou as obras de terraplanagem no loteamento industrial de Esteio apresentou no dia 04, o projeto de instalação de sua unidade de distribuição de petróleo com um moderno e seguro sistema de bombeamento para o recebimento diário de óleo diesel e gasolina direto da refinaria e também opera com o recebimento rodoviário de Biocombustíveis como Etanol Anidro, Etanol Hidratado e Biodiesel. A UNIBRASPE tem capacidade de movimentar até 200.000m3 de combustível por mês, fruto de constantes atualizações e ampliações em sua estrutura.


Servidores do judiciário mantém greve



Ontem aconteceu a segunda audiência entre o Sindicato dos Servidores da Justiça (Sindjus/RS) em greve desde o dia 27, e o Tribunal de Justiça do Estado. Para os grevistas é preciso avançar não só no índice de reajuste oferecido na última reunião dia 28, de (6,1%) parcelado em três vezes, mas também em outros pontos estabelecidos na assembleia geral como data-base, jornada de sete horas, auxílio-alimentação, plano de carreira e reposição das perdas. Conforme a proposta seriam repassados 2,2% em julho; 2,79% em outubro e 1% em novembro. A oficial escrevente Luciana Vilhena da Silva trabalha na 1ª vara cível do Fórum de Sapucaia do Sul e explica que os servidores não têm data-base, nem dissídio, “Estamos perdendo funcionários para outras justiças. A demanda de processos hoje no Fórum de Sapucaia é de dois mil para cada servidor”. 
O Sindicato também questionou as pressões sobre os servidores, que estariam ocorrendo em alguns setores e reafirmou o direito dos trabalhadores de participarem da greve. Desde o início da greve os manifestantes formam piquetes em frente aos fóruns para dar visibilidade à greve e buscar o apoio da sociedade ao movimento.
Em Sapucaia do Sul, as audiências já agendadas de réus presos ocorrem normalmente e os serviços de processos que precisam sair em carga, distribuição, protocolo, vara de família e as varas cíveis também não foram interrompidos.
De acordo com a servidora do Fórum de Esteio, Fátima Demizia, “O Tribunal de Justiça alega que foi dado um reajuste de 5%, em março, mas isso foi referente à última parcela concedida em 2011, de um montante de 11,98%, dividido em três vezes, ou seja, neste ano não tivemos aumento”, afirma. Ela salientou que a proposta inicial foi de 2,25%, e que este valor é inferior ao aumento da alíquota de 11% para 13% da previdência social.


População espírita tem os melhores indicadores de educação

Os resultados do censo 2010 indicam uma considerável diferença dos espíritas para os demais grupos religiosos no que se refere ao nível de instrução. Este grupo religioso possui a maior proporção de pessoas com nível superior completo (31,5%) e as menores percentagens de indivíduos sem instrução (1,8%) e com ensino fundamental incompleto (15,0%). Já os católicos (6,8%), os sem religião (6,7%) e evangélicos pentecostais (6,2%) são os grupos com as maiores proporções de pessoas de 15 anos ou mais sem instrução. Em relação ao ensino fundamental incompleto são também esses três grupos de religião que apresentam as maiores proporções (39,8%, 39,2% e 42,3%, respectivamente).
Os católicos e os sem religião foram os grupos que tiveram os maiores percentuais de pessoas de 15 anos ou mais não alfabetizadas (10,6% e 9,4%, respectivamente). Entre a população católica é proporcionalmente elevada a participação dos idosos, entre os quais a proporção de analfabetos é maior. Por outro lado, apenas 1,4% dos espíritas não são alfabetizados.




Lions Clube Exposição tem nova diretoria



O Lions Clube Exposição realizou no dia 27 de junho, assembleia festiva da posse da nova diretoria para o biênio 2012/2013. A solenidade aconteceu no Clube Aliança e teve a participação de representantes de clubes da cidade e de Sapucaia do Sul. 
Segundo o presidente Nelson Tatsch, essa gestão foi marcada pelo trabalho da diretoria e com o apoio dos colaboradores conseguimos obter um resultado expressivo, que reverteu em benefícios para as pessoas em que ajudamos. “Nesse período, as campanhas em que atuamos foi importante, pois conseguimos ampliar nossos serviços, com a implantação do banco de cadeira de rodas e a entrega de duas incubadoras neonatal para a Fundação de Saúde Pública São Camilo”, disse Tatsch. Ele informou que o grupo fez doações de óculos, auxiliou pessoas para o encaminhamento de consultas oftalmológica, assim como a distribuição de alimentos e material de limpeza para o Lar de Idosos São José. 
O presidente empossado José Antônio Leorato destacou que assume a função pela quarta vez em quase trinta anos de trabalho no clube e que cada oportunidade é um desafio, em desenvolver as tarefas propostas pelo grupo. “A integração dos leoninos contribui para o fortalecimento do clube, que realiza constantemente ações em prol das pessoas mais necessitadas da cidade”, ressaltou. 


Contas de campanha eleitoral x contas 
de gestor público

A decisão tomada pelo TSE que permite, nas eleições 2012, a participação de candidatos que tiveram contas de campanhas eleitorais anteriores reprovadas não impede a aplicação da Lei da Ficha Limpa. As contas de campanha são diferentes das contas relativas ao exercício de funções públicas, ou seja, as contas dos gestores públicos (prefeitos, governadores, secretários estaduais ou municipais etc).
As contas de campanha são regidas pela Lei das Eleições (Lei 9.504/97), que, em seu texto, condiciona a obtenção do registro de candidatura à mera apresentação da prestação de contas dos recursos arrecadados por meio de doações e utilizados na eleição. Essas contas são analisadas e julgadas pela Justiça Eleitoral e a decisão do TSE apenas manteve a aplicação literal da norma elaborada pelo Congresso Nacional.
Já as contas dos secretários estaduais e municipais, prefeitos e governadores, por exemplo, que movimentam os recursos públicos, são analisadas pelos tribunais de contas e pelo Poder Legislativo. Nesses casos, a reprovação das contas acarreta a aplicação da Lei da Ficha Limpa e torna o gestor público inelegível, impedindo que seja candidato na eleição.


Governador assina repasse de R$ 10 milhões para Esteio


O governador Tarso Genro esteve em visita a Esteio na noite de 27 de junho. O motivo do encontro que contou com a presença de autoridades locais, empresários e a comunidade teve por objetivo a assinatura do repasse de mais de R$ 9,5 milhões, através do PAC Mobilidade. Os recursos serão destinados para a pavimentação das avenidas Padre Claret, Senador Salgado Filho, Dom Pedro I e Presidente Vargas. A solenidade foi realizada no ginásio poliesportivo do Centro de Educação Oswaldo Aranha. Durante o ato, alunos da oficina de circo, do programa Mais Educação, do Maria Lygia Haack mostraram seu trabalho para os visitantes. 
Segundo Tarso, a visita no município tem como propósito fazer uma prestação de contas dos investimentos que estão sendo feitos pelo Estado, e também destinar recursos, oriundos do Governo Federal para a melhoria da qualidade de vida da população. “A atual administração tem conhecimento que tem muito o que fazer, por isso, a reivindicação da comunidade é importante para que possamos conhecer a realidade das regiões”, disse Genro. O prefeito Gilmar Rinaldi salientou que a parceria com o governo estadual e federal tem sido positivo para Esteio, que tem resultado em investimentos importantes para a cidade. “Esse dinheiro tem ajudado aos poucos de mudar a realidade da cidade, com ações em infraestrutura e pavimentação”, comentou. 


Varejo de Esteio registra alta nas vendas

De acordo com os resultados da Pesquisa Anual de Comércio - PAC, referentes ao ano de 2010, o setor comercial brasileiro gerou R$ 1,9 trilhão de receita operacional líquida e ocupou 9,4 milhões de pessoas, totalizando o pagamento de R$ 112,4 bilhões em salários, retiradas e outras remunerações. De acordo com a secretária da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Esteio, Rosi Atolini, o Município também acompanha a tendência de outras regiões do país em relação ao aumento do consumo no comércio varejista, principalmente aqueles vinculados a entidade. “O que tem motivado o crescimento nas vendas é o número de pessoas que estão trabalhando de carteira assinada. Muitas delas optaram por sair da informalidade e passam a ter resultados importantes em um curto espaço de tempo”, disse. Ela salientou que esse público está ganhando um salário fixo e também está conseguindo pagar dívidas que estavam pendentes, o que impedia a compra no crediário e no cartão de crédito. O comércio varejista manteve a posição histórica de maior setor do comércio, com maior número de empresas (1.204.841) e de pessoas ocupadas (6.887.617), além dos maiores valores em massa salarial paga (R$ 70,1 bilhões) e receita operacional líquida (R$ 789,3 bilhões). Neste item, ressalva-se que o atacado se equipara ao varejo, gerando R$ 788,4 bilhões. As empresas com 20 ou mais pessoas ocupadas geraram 73,4% do total da receita operacional líquida do comércio, (R$ 1,4 trilhão), correspondentes a 50 mil empresas, que representaram 3,3% da PAC. Em 2010, estas empresas ocuparam 3,9 milhões de pessoas, 42,2% do total e pagaram R$ 64,1 bilhões em salários retiradas e outras remunerações, representando 57,0% do total do comércio. 




Colégio Coração de Maria abre 
matrículas para os cursos técnicos com 50% de desconto



O Colégio Coração de Maria, sempre preocupado coma formação integral de seus alunos, reabre as matrículas para os cursos técnicos profissionalizantes, com ênfase em Administração e Informática. Há 16 anos a instituição oferece cursos desse nível, os quais colocam no mercado a cada ano centenas de profissionais capacitados, com perfil diferenciado: além do saber fazer (essencial para o trabalho), há a formação integral (essencial para a vida), como a ética, os valores morais, religiosos e humanos.  Em Administração, os alunos focalizam questões ligadas à gestão estratégica, humana, vendas e marketing, adquirindo conhecimentos para trabalharem em empresas públicas e privadas, além de se tornarem empreendedores, montando seu próprio negócio. Em Informática, os alunos aprendem a operar sistemas como Windows e Linux, explorando todo o potencial deles, configurando banco de dados para micro, médias e grandes empresas. Criam sites, montam e desmontam computadores, colocam máquinas em rede e propõem alternativas para racionalizar recursos e diminuir custos. 
Enfim, todas as habilidades necessárias para ser um ótimo profissional. Isso é tão evidente, que a maior parte dos alunos conclui os cursos já com promessa de efetivação nas empresas em que estagiaram. Por isso, não perca tempo, aproveite para conhecer mais sobre as vantagens de fazer um curso técnico no Colégio Coração de Maria. Ligue para 3473 6255 ou acesse www.colegiocoracaodemaria.com.br, para obter mais informações. 


Falta de incentivos prejudica 
CTG’s de Esteio

Algumas entidades têm pendências financeiras que impedem o trabalho em prol da cultura gaúcha

O tradicionalismo nos últimos anos tem passado por mudanças que melhoraram os CTG’s em alguns aspectos, mas em outros, agravou a situação, tendo alguns fechado as portas por não conseguir se manter. Em Esteio, o fato não foi diferente. Apesar de ter entidades com uma boa infraestrutura para a realização de eventos, existem dificuldades em manter as contas em dia. O aumento de recursos no orçamento para os Centros poderia iniciar um novo rumo para restabelecer a estrutura dos CTG’s. 

54 anos de trabalho pela cultura

Representantes do segmento tradicionalista de Esteio irão comemorar a passagem do aniversário de 54 anos de existência do CTG Poncho Crioulo Localizado na Rua Júlio de Castilhos, no bairro Tamandaré, a entidade tradicionalista é uma das mais importantes do Município que difundiu a cultura dos pampas entre os esteienses. Segundo o atual patrão da entidade, Paulo Campos, os 54 anos de existência do CTG em Esteio representa o trabalho que é desenvolvido no culto às tradições gaúchas. “Com a passar dos anos, houve uma mudança em relação ao tradicionalismo, o que ocasionou a diminuição de público. Atualmente há patrões que utilizam recursos próprios para manter a entidade”, disse . 
Ele comentou ainda que assim como o Poncho Crioulo, outros CTG’s têm passado por dificuldades financeiras e um dos problemas que atinge a entidade é a inadimplência vinculada ao Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), que os impedem de participar de atividades em outros centros ligados ao MTG. “Para manter um CTG com a infraestrutura do Poncho, é preciso dispor de uma boa saúde financeira, nossos gastos giram em torno de R$ 5 a R$ 7 mil ao mês, apenas para a realização de eventos”, afirma. Campos ressaltou ainda que a Entidade é a única que possui sede própria, enquanto que os demais têm comodato de área  renovado há cada 20 anos.  O patrão enfatizou que o orçamento direcionado ao tradicionalismo acontece principalmente para os preparativos da Semana Farroupilha e em algumas vezes, em rodeios artísticos e culturais. 


Seis décadas de tradicionalismo na cidade

O CTG Quero-Quero é o mais antigo do Município e tem passado por mudanças importantes ao longo das décadas. Conforme o patrão Leandro Silva, o Centro de Tradição está sem sede, pois o local que por muitos anos foi palco de atividades culturais e artísticas está em processo de venda, mas a entidade já tem uma área e aguarda a decisão judicial para iniciar a obra. “Nosso foco é festejar os 60 anos do CTG na nova sede, enaltecendo a tradição gaúcha”, disse Silva. Ele salientou que os ensaios da invernada adulta estão sendo realizados no Independência Gaúcha, no Novo Esteio. “Através de nosso trabalho e projetos iremos representar o Município no Enart em novembro na cidade de Santa Cruz do Sul. Parte dos recursos foram conquistados através do Funproarte”, destacou o patrão. Leandro comentou que o CTG possui cerca de mil sócios, mas aproximadamente 300 estão atuando junto à entidade. “Os Centros de Tradição não ficam restritos apenas a festas, pois existem outras atividades culturais e esportivas. Por isso é um local onde a família pode aprender a tradição e se divertir”. 

HISTÓRIA

O CTG Poncho Crioulo foi fundado no dia 28 de junho de 1958. A ideia de criar um novo Centro de Tradições Gaúchas surgiu por intermédio de Jaime Pimentel que fomentava ter um outro local de cultivo da cultura gaúcha no Município recém emancipado. Antes da criação do Poncho em Esteio já existia o Quero-Quero, inaugurado em 04 de outubro de 1953. A proposta de Jaime surtiu efeito e foi ganhando a adesão de pessoas, como Alfredo Alves de Souza, Enoir Fávero, Reni Afonso Dihel, Miguel Luz, René Gomes Palma, Romualdo Delfino Klein, Euclides Fogaça, Nelson Mello, Tranqulanês Fogaça e Adriano Gomes Netto. Aos poucos, a ideia também teve a ajuda de colaboradores como Osmundo Reupert, Remy Réupert, Luiz Frainer, José Roque do Nascimento, Adelino Baldasso e Mario Boll. 
Os primeiros encontros aconteceram em um galpão localizado nos fundos da residência de Osmundo Reupert, próximo ao prédio que existe na Avenida Presidente Vargas, ao lado de uma empresa de transporte coletivo. O lema da entidade é “Revivendo no presente o passado do Rio Grande pela grandeza da pátria”. 
Com a formação do CTG, o grupo queria construir uma sede própria, quando em fevereiro de 1959, após o resultado de uma assembleia geral, foi criado o sócio proprietário, em que cada pessoa era dono de um espaço na área. Após alguns anos, por decisão dos sócios, foi revertido para a entidade. Durante muitas décadas o Poncho foi um dos mais importantes centros de tradição, representando Esteio em diversos eventos e obtendo conquistas significativas para a cidade.  


União dos sócios

Fundado em 1988, o CTG Independência Gaúcha, localizado no bairro Novo Esteio pode ser considerado uma Entidade com boa infraestrutura para sediar eventos e ainda gerar recursos para se manter. 
De acordo com o responsável Reinaldo Tressaldi, ter uma patronagem unida é uma maneira conseguir manter uma entidade que possui invernadas mirim, juvenil e xiru. “Além disso o CTG promove constantemente festas e jantares para assim custear despesas de aluguel do salão e uma área de lazer, pois caso contrário não teríamos condições de trabalhar”. 
Reinaldo falou que somente o custo de manutenção do espaço gira em torno de R$ 1,5 a R$ 1,7 mil ao mês. “Hoje muitos CTG’s estão passando por problemas financeiros, o que poderia ajudar seria mais recursos destinados à cultura para o tradicionalismo não ficando restrito apenas à Semana Farroupilha”. Ressaltou Tressaldi. 


Falta de apoio para às entidades

Localizado no bairro Jardim Planalto, o Chama Nativa apesar de possuir um local para a realização de festas como rodeios artísticos e culturais na região, também enfrenta problemas financeiros, o que impede muitas vezes a realização de eventos. 
O patrão da entidade João Felipetto, explica que as festas realizadas no CTG são um suporte para manter as despesas da casa em ordem, pois atualmente possuímos cerca de 200 sócios ativos. “Muitos CTG’s estão com dificuldades, pois não há incentivo nem por parte dos órgãos públicos nem dos empresários que poderiam ajudar mais. Deveria ser mais valorizado o lado artístico e cultural”. 


Leitores em foco
Padre André Carbonera

Sem dúvida! Cada leitor demonstra uma reação ao artigo, ou à coluna.
Isto é muito bom! Os escritores necessitam de críticas ou de encômios.
A respeito da coluna “Namoro ou Namorido” o Dr. Ronaldo Goulart, de Lages, enviou um belo e real comentário. Foi um grande aluno, em Esteio.
Vejamos, ipsis verbis....
“É isso aí, Pe. Boanerges André Carbonera!!!! Não estamos entendendo mais nada.
No que virou o mundo?
Sou médico. Faço dezenas de exames de ultrassom, todos os dias, e todos os dias me deparo com mocinhas, adolescentes, muitas ainda crianças, grávidas, que não têm idéia de quem seja o pai do bebê e nem tem com quem compartilhar o pepino.
A irresponsabilidade e a promiscuidade devido principalmente, à falta de educação, estão assustadoras.
O estado tirou o poder dos pais de educarem os filhos e, principalmente, as filhas, para fazer muito menos ainda.
E nós todos, toda a sociedade, vamos pagar muito caro por isso.
Abraço.
Somos vozes que clamamos no deserto...”
Dra. Káren Dalla Costa num linguajar sucinto, grafou:”Parabéns, Parabéns!”
Um pastor e um ministro evangélico de São Vicente, S. Paulo, remeteram um protesto de dez folhas. Razão: Afirmei que eles odeiam Maria, a mãe de Jesus.
Alguém duvida?...
Pelo menos leram minha coluna. Valeu!
Um velho mestre, na UNISINOS, afirmava:
-”Quando os leitores não reagem, é mau sinal...”
Bem! E nós? Só mandamos bala, ou também incentivamos?...
Final de papo.






Anna
(Terapeuta esotérica)

Situações que causam um mau FengShui....

No FengShui, é preciso observar quais energias existem no andar debaixo de sua residência ou local de trabalho. Existe um porão? Outro andar, sendo um sobrado? Outro apartamento?
Vamos imaginar que seja um local de trabalho com dois andares... Como a parte inferior se encontra? Iluminada; arejada; com paredes mofadas; com entulhos; com objetos antigos, guardando histórias, (energias negativas) de seus antigos donos; escadas em caracol (Nunca bem vindas!); vidros quebrados; portas emperradas??? Enfim: um local desabitado!
***Hm! Isto tudo não é nada bom para os ocupantes do andar de cima, pois todas as energias sobem!
Então, o que temos a fazer como solução?
Antes, analisa como andam os negócios: relacionamento entre funcionários/patrão; parcerias; setor financeiro; sucesso; organização. Tudo bem ou nem tanto?
Com este tipo de “porão” não acredito que as coisas estejam em perfeita harmonia!
Vamos buscar as “curas” para eliminar a negatividade, então!
Porém, numa empresa, manter a presença de um “porão”? Nem pensar! A não ser que tuas metas sejam obter preocupação, pobreza e falência!
Ou então, dá um jeito de eliminar estes obstáculos (objetos, entulhos, sujeiras,etc.) imediatamente,transformando este andar num local útil, de modo que seja habitado, atraindo um ch’i positivo para todos que nesta empresa atuam. Desta forma, o sucesso e a riqueza serão companheiros inseparáveis a todos que se encontram presentes!
Lembra sempre que os funcionários devem trabalhar em condições de reconhecimento por seus trabalhos diários, salário digno e respeito. Assim, haverá harmonia e uma produtividade constante, onde todos irão exercer suas funções com empenho e entusiasmo. 
Quem sairá “ganhando”? Todos na empresa!

Namasttê
* “O Deus que habita em mim saúda o Deus que habita em ti!”


Legislativo debate sobre alteração na implantação da nota fiscal eletrônica

A implantação da nota fiscal eletrônica em Esteio foi tema de reunião do Legislativo no dia 3 de julho. A iniciativa foi da Comissão de Justiça e Redação, composta pela vereadora Michele Pereira, além dos vereadores José Sirlon Ribeiro e Harri Zanoni. O projeto de autoria do Executivo pretende alterar e acrescentar dispositivos à Lei Municipal nº3636/03, que instituiu o Imposto Sobre Serviços de qualquer Natureza (ISSQN). 
Segundo a titular da Comissão, Michele Pereira, a proposta é saber junto ao Executivo, o prazo para que o comércio possa se adequar  à proposta. 




Situação do transporte em Esteio gera reclamação de usuários

Há veículos sem equipamentos de segurança 
e falta de limpeza no ar-condicionado

O transporte coletivo em Esteio tem sido alvo constante de reclamações por parte dos usuários, devido a problemas com o trajeto ou as condições dos veículos que conduzem o público. 
Conforme Itamar, que utiliza a linha 1 – Jardim Planalto, tem observado diversas falhas existentes nas dependências da autolotação. Um desses foi a falta de equipamento de segurança. “Existe apenas uma placa com a informação, em caso de acidente, a problema pode ser grave”, destacou Itamar. Ele informou que entrou em contato com um fiscal da empresa responsável pela linha e com a prefeitura, mas nenhuma medida foi tomada. Outra reivindicação de Itamar é referente a manutenção nos filtros de ar, que existem nos ônibus que possuem ar condicionado, em especial de cor laranja. “Muitas vezes é visível a falta de limpeza o que pode ocasionar diversas doenças respiratórias, até a causadora da gripe A”, desabafou o usuário. 
Em relação a falta de equipamentos nos ônibus, de acordo com o secretário de Ações de Segurança Pública e Trânsito, Arno Leonhardt, o trabalho de fiscalização das autolotações é constante, com a expedição de notificações, multas e até retirando o veículo de circulação. Por causa da denúncia, um fiscal irá conferir o problema e em caso de irregularidade, a empresa terá cinco dias para normalizar a autolotação. Já pelos filtros de ar, o secretário afirma que os responsáveis são cobrado quanto a limpeza e após a conclusão deve ser enviado um relatório para o órgão competente. Denúncias sobre as lotações pode ser feita pelos números 0800-541-0400 ou para a SMASPT pelo telfone 3459-9144. 



Preservação do meio ambiente é 
tema de seminário em Esteio

No dia 30 de junho foi realizado o 3º Seminário Regional de Meio Ambiente, Qualidade de Vida e Sustentabilidade no Plenário da Câmara de Vereadores de Esteio. A atividade contou com a presença dos clubes de serviço da região, educadores e representantes da área ambiental do Município. A solenidade de abertura teve a participação do grupo Som na Lata, do Centro de Formação Teresa Verzeri. O encontro foi marcado pelas palestras do diretor superintendente da Metroplan. Oscar Escher, com o tema ‘Cidades Sustentáveis’ e o presidente da Associação Gaúcha de Proteção Ambiental, Francisco Milanez. Também participaram Alexandre de Freitas, representando a Fundação Gaia José Lutzemberg. Representando o departamento de meio ambiente do Distrito LD-2 do Lions Internacional, Manoel Erci dos Santos, “os integrantes do Lions estão fazendo a sua parte. Uma das metas atingidas pelos  clubes de serviço foi o plantio de 7 milhões de mudas nativas em um ano, enquanto que a idéia era 5 milhões. O resultado desse trabalho tem sido satisfatório e terá um resultado positivo para diversas localidades”, comentou Santos. O encerramento foi marcado com uma homenagem à Fundação Gaia – José Lutzemberg, que lembrou os dez anos de morte do ambientalista, um dos pioneiros em defender o meio ambiente. 


50º Congresso da ADJORI debate mídia e criatividade na imprensa

O 50º Congresso da ADJORI reuniu nos dias 30 de junho e 1º de julho mais de 71 jornais associados e mais de cem participantes no Hotel Embaixador em Porto Alegre. O evento que consolidou o biênio da próxima diretoria da Associação, teve uma programação de palestras com convidados especiais, relacionadas às eleições 2012, criatividade no meio jornalístico, investimentos em mídia e humor com o jornalista e humorista Renato Pereira.
Um dos palestrantes foi o assessor chefe da corregedoria do TRE, Josemar Riego, que esclareceu algumas regras sobre as eleições 2012 com ênfase na imprensa escrita.  
Segundo Riego, o TRE e as entidades que representam a mídia no Estado mantém uma importante parceria para tratar dúvidas e restrições destes veículos de forma preliminar para que o conteúdo e a qualidade jornalística não seja prejudicada.
Josemar lembrou ainda que a justiça eleitoral é rigorosa, por isso a importância do cumprimento da legislação, pois uma multa aplicada a jornal grande tem impacto menor do que se aplicada a um  com estrutura menor. Outra questão pontuada foi a propaganda na internet e imprensa escrita até a véspera das eleições, autorizada através de nova legislação desde as últimas eleições municipais. “A partir do dia 06 de julho começa a propaganda na imprensa escrita e 21 de agosto no rádio e TV”, explica.
A diretora de publicidade da Secretaria de Comunicação do Estado, Christel Fank, falou sobre as políticas de comunicação do Estado, dos investimentos feitos em marketing e justificou os cortes: “Não existe verba para fazer mídia em todos os jornais o tempo todo, a SECOM dá as diretrizes, mas cada secretaria tem autonomia sobre sua verba”.  Os critérios avaliados antes de fazer uma inserção também foram explicados aos congressistas, que se mostraram insatisfeitos com a forma de destinação de mídia aos jornais do interior. Christel anunciou uma abertura maior neste sentido a partir de 2012, sobretudo com os jornais quinzenais e semanais “percebemos que estreitar a relação com os veículos do interior é importante, vamos ajustando esse diálogo aos poucos”, disse. A palestrante respondeu questionamentos dos empresários sobre a política de investimentos e o valor gasto em cada jornal.
O terceiro palestrante foi o publicitário Günther Staub, que realizou uma dinâmica de grupo com os participantes sob o tema: “O que você faz para encantar o seu leitor e aumentar o faturamento do seu jornal?” Cada mesa apresentou uma lista de sugestões, entre elas: cadernos especiais, valorizar o que acontece na comunidade, qualidade de impressão, cobrar valor justo pela assinatura, qualidade nos textos e diagramação.
O ciclo de palestras foi encerrado pelo humorista e jornalista Renato Pereira, que descontraiu os participantes sob a temática do bom humor nas relações com os leitores e anunciantes. “É preciso fazer um jornal com criatividade, que desperte a curiosidade do leitor e virar a próxima página”, argumenta.
Nova Diretoria
Na ocasião, foi empossada a nova diretoria da ADJORI que estará à frente da entidade no biênio 2012/2014 e tem a seguinte composição: Presidente – Miguel Luz; 1º Vice-presidente – Aroldo Leote Rocha; 2º Vice-presidente – Cleber Giovani Silveira; 1º Secretário – Amarildo Machado Filho; 2º Secretário – Rogério Luiz Pereira; 1º Tesoureiro – Antônio Carlos da Silva Blaskoski; 2º Tesoureiro – Elisabeth de Fátima Guimarães.


Rainha da Expointer 2012 com
 inscrições abertas

As inscrições para a escolha da Rainha da Expointer 2012 estão abertas até o dia 16 de julho. A seleção vai escolher as mais belas meninas de Esteio para representar o Município durante a maior feira agropecuária da América Latina. 
Para realizar a inscrição, as candidatas, entre 15 e 21 anos, precisam se dirigir à Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya (Rua Padre Felipe, 900) com comprovante de residência, carteira de identidade e, se for menor de idade, autorização assinada pelos responsáveis.
 O desfile será realizado no dia 27 de julho, a partir das 19h, na Casa de Cultura. Antes, no dia 18, as meninas fazem a prova sobre os conhecimentos da história de Esteio, da Expointer e realizam o primeiro ensaio. 
A Rainha da Expointer e as duas princesas vão representar Esteio na festa, que será realizada entre 25 de agosto e 2 de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil. 


Presidente da Câmara de Vereadores participa de atividades pela saúde


O presidente da Câmara de Vereadores, Felipe Costella (PMDB), participou no dia 23 de junho, das ações pela saúde promovida por uma empresa de Assessoria em Medicina do Trabalho, na Rua Garibaldi. Serviços como vacinação contra a gripe A e medição de pressão arterial foram oferecidos à comunidade. Na oportunidade, foi disponibilizado pela Saúde do Município 330 doses de vacinas. Quem não apresentou a carteira de vacinação também foi atendido e recebeu o comprovante da aplicação. 
Conforme os técnicos da Saúde da empresa, diversas pessoas foram atendidas, mesmo as que estavam gripadas tomaram a vacina. “As vacinas foram distribuídas para pessoas com idade a partir dos dois anos”, salientaram os profissionais. O espaço de saúde também foi dividido com os artesãos, que aproveitaram para expor seus trabalhos e a equipe da secretaria de Meio Ambiente, que ofereceu animais de estimação para adoção.


Sapucaia do Sul terá Centro 
de Referência da Mulher

Nesta quinta (05) iniciam as obras de reforma da antiga sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social que abrigará o novo espaço destinado às mulheres: o Centro de Referência da Mulher, local de suporte para as mulheres sapucaienses em situação de vulnerabilidade social. Orçado em R$ 420 mil, com contrapartida de R$ 33 mil do Município, o Centro servirá como acolhimento às mulheres vítimas de violência na cidade, que serão atendidas por  um assistente social, psicólogo, advogado, enfermeiro, entre outros profissionais. Serão implantados grupos de apoio e desenvolvidas oficinas de trabalhos manuais, como elétrica e marcenaria. O intuito é devolver a autoestima e cidadania 
MULHERES EM CONSTRUÇÃO 
O Centro de Referência da Mulher atuará em duas linhas de projetos, o Mulheres Construindo Autonomia e o Mulheres Construtoras da Vida, que consiste na formação de grupos de estudos de reflexão coletiva sobre violência doméstica, direitos das mulheres e economia solidária.







Filhote de tamanduá-mirim 
encontrado em Ijuí é levado ao Zoo

O Centro de Triagem de Animais Silvestres - CETAS -  do Parque Zoológico de Sapucaia do Sul recebeu na quinta (28), um filhote de tamanduá-mirim encontrado na cidade de Chiapeta, em Ijuí. O animal foi encontrado junto ao corpo da mãe vítima de atropelamento e recebeu os primeiros cuidados por veterinários e biólogos da UNIJUÍ, que o encaminharam ao projeto Tamanduá do RS. O filhote tem dois meses, pesa 1.390 gramas e já está se alimentando de cupim. Segundo o veterinário Cláudio Giacomini, que gerencia o setor, os animais que chegam em sua maioria são provenientes de apreensões por tráfico ou abandono. Hoje 140 animais estão sob cuidados no hospital e CETAS, entre eles aves, pássaros, tartarugas e mamíferos.   
A equipe é formada por três veterinários, quatro tratadores, uma secretária e uma laboratorista. Conforme relatório de atendimentos anual, em 2011 foram atendidos mais de dois mil animais. “No verão é muito comum a miiase (bicheira), com maior incidência nos animais que vivem em grupo em virtude da disputa pela fêmea. Eles brigam, se machucam as moscas pousam na ferida. Nosso desafio é fazer com que os animais não adoeçam. Já no inverno  muitos ficam com pneumonia e obstrução das vias aéreas”, relatou o veterinário. 


UNIBRASPE apresenta projeto das 
futuras instalações em Esteio

A UNIBRASPE - distribuidora de petróleo com sede no Paraná - apresentou no dia 04 de julho na Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Esteio (ACISE) o projeto de instalação de sua unidade de distribuição no loteamento industrial de Esteio. A obra deverá ocupar uma área de 45 mil m² e a base, que deve entrar em operação até o final do ano que vem, terá capacidade total estática de armazenagem de até 40 mil m³, capacidade de movimentação de 300 mil m³ por mês e capacidade de carregamento de 1,2 mil m³ por hora. A projeção estimada de movimentação é de 600 mil m³ de combustíveis no primeiro ano de operação, chegando a 1,38 milhão m³ em cinco anos. A operação deve gerar divisas próximas a R$ 2,8 bilhões e aproximadamente R$ 1,4 bilhão em tributos totais, gerando cerca de 300 empregos diretos e indiretos. A base será interligada diretamente à Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), através de oleoduto.


Esteio será beneficiado com a 
bilhetagem eletrônica

No dia 4 de julho foi apresentado o projeto de bilhetagem eletrônica da linha 1 do Metrô e as linhas de ônibus que circulam em Esteio. A solenidade contou com a presença de representantes da Trensurb e do Executivo, no Salão Nobre da prefeitura. Com o cartão SIM, os usuários do transporte coletivo, inicialmente nas modalidades Passagem Antecipada, Vale-Transporte e Isenções, poderão fazer a integração entre ônibus e metrô. O sistema tarifário também poderá ser utilizado através do cartão TRI, da Capital. Um dos principais benefícios do processo é a integração, por exemplo, o usuário poderá utilizar, além do metrô e do coletivo no Município, mais dois ônibus dentro das linhas municipais na chegada à Capital, sem custo adicional no segundo coletivo em Porto Alegre. O uso da bilhetagem eletrônica oferece mais segurança a usuários e transportadores ocasionando a diminuição do comércio clandestino. Através da parceria, estima-se que o projeto de integração, que prevê a implantação de 47 validadores e catracas nos coletivos, deve estar pronto para operar em meados de agosto.




DirtyNet prende pedófilo em Esteio

Polícia encaminhou o envolvido no esquema de pedofilia ao presídio central em Porto Alegre

Um dos municípios atingidos pela operação DirtyNet da Polícia Federal foi Esteio. Em entrevista ao JD, os federais não revelaram o nome do envolvido no esquema no Município, apenas que foi encaminhado ao Presídio Central em Porto Alegre. A próxima fase da Operação é a identificação das vítimas e dos crimes. O material passará pela perícia para comprovar o indício de produção de imagens, ou seja, de abuso e estupro de vulnerável.  A mobilização dos policiais aconteceu no dia 28 de junho, quando foram cumpridos 50 mandados de busca que resultaram na apreensão de farto material, entre HDs, computadores, mídias, pendrives, entre outros acessórios para armazenamento de arquivos digitais, câmeras fotográficas e filmadoras. Em apenas um dos mandados de busca cumpridos em Porto Alegre apreendeu-se uma coleção de 5.700 fotos e diversos vídeos. A operação realizada com apoio do Ministério Público Federal e da Interpol, teve por objetivo desarticular uma quadrilha que compartilhava material de pornografia infantil na internet. As prisões ocorreram nos estados do Rio Grande do Sul (5), Paraná (3), São Paulo (9), Rio de Janeiro (5), Espírito Santo (1), Ceará (1), Minas Gerais (5), Bahia (1) e Maranhão (2).  A Operação DirtyNet é um desdobramento de uma Operação anterior intitulada ‘Caverna do Dragão’. Neste contexto, a partir da investigação de um único individuo descobriu-se uma rede de aproximadamente 160 usuários de conteúdos pornográficos envolvendo crianças e adolescentes, 97 usuários no exterior e 63 no Brasil. Trata-se de uma rede privada, criptografada, onde só é possível entrar com convite e aprovação dos outros membros. Cada usuário possuía a sua coleção privada e compartilhava na rede.


Escolas no alvo dos assaltantes

As escolas da rede estadual de Esteio e Sapucaia do Sul estão sendo alvo de arrombamentos e furtos de objetos. No dia 21 de junho a Escola Estadual Bernardo Viera de Mello, localizada na área central da cidade foi invadida e teve equipamentos levados pelos bandidos. Segundo o relato da diretora na DP do Município, ao chegar pela manhã na escola observou que a grade de uma das janelas de acesso à biblioteca havia sido danificada. Ao entrar no local notou que duas CPU´s de computador, dois estabilizadores e um monitor LCD foram levados. Além disso, os indivíduos que cometeram esse delito destruíram uma das janelas. Ela disse que não há suspeitos da autoria do arrombamento. Segundo a vice-diretora da instituição, Cristiane Freire, foi registrado um boletim de ocorrência da DP e encaminhado uma cópia para a 27ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), onde tiveram conhecimento do fato. O prejuízo do furto foi de aproximadamente R$ 3 mil. “Ficamos surpresas com esse ato, pois não muitos anos não acontecem algo similar na escola. Uma das medidas foi instalação de novas grades”. 


Operação caça fantasma desarticula quadrilha de estelionatários em Esteio

A Polícia Civil realizou, na manhã de segunda-feira, a operação caça fantasma, que desarticulou uma quadrilha de estelionatários que fraudou o sistema financeiro em mais de um milhão de reais. A quadrilha falsificava documentos públicos e particulares e abriam contas em bancos para obtenção de créditos que variavam em torno de 200 mil reais por operação. A prática principal era criar documentos de registro nos sistemas BIN-RENAVAM e no DETRAN, criando semirreboques, que serviam de garantias aos bancos para obtenção de créditos. Os CRLV - Certificados de Registro e Licenciamento de Veículos - utilizados como garantia bancária nos empréstimos realizados por essas empresas eram originais, porém os dados dos semireboques incluídos é que seriam falsos. Com isso, a quadrilha adquiria bens de alto valor, tais como veículos, eletrodomésticos e equipamentos de informática e realizam diversas viagens. Duas pessoas foram presas e estão à disposição da justiça. Na operação, coordenada pelos delegados Ajaribe Rocha Pinto e Carlos Miguel Locks Xavier, da 15ª DP de Porto Alegre, participaram 82 policiais em 24 viaturas e foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão e sete de prisão temporária nas cidades de Esteio, Porto Alegre, Viamão e Alvorada.


BM monitora em tempo real 
as ruas da cidade

A partir de agora a Brigada Militar de Esteio terá acesso em tempo real às imagens geradas pelas câmeras de segurança do Município, através do espelhamento de videomonitoramento na sede do Batalhão, inaugurado na manhã de segunda-feira (02). O comandante da BM, Tenente Coronel Andreis Dal’Lago, salientou que o acesso às imagens será uma importante ferramenta para coibir a violência e a marginalidade nas ruas da cidade. “A comunidade e a segurança pública só tem a ganhar. O espelhamento é um passo para potencializar as ações da Brigada”, disse.  
As imagens serão transmitidas da central localizada na sede da Secretaria Municipal de Ações de Segurança Pública e Trânsito (SMASPT) até a Brigada, utilizando a infovia do Município, rede de fibra óptica que cobre Esteio. 
Neste ano mais 16 câmeras de vigilância foram instaladas na cidade, somando-se às outras 32 em operação desde novembro de 2010.  As imagens já auxiliaram na prisão de foragidos, identificação de criminosos, recuperação de veículos roubados e outros casos.



Sete pecados eleitorais

SALÁRIOS - Segundo a lei eleitoral desde de 8 de abril os municípios estão proibidos de aumentar os salários dos servidores. A Lei de Responsabilidade Fiscal  diz que, a partir de 5 de julho, os prefeitos só podem aumentar gastos com pessoal se houver um aumento de receita equivalente. Nos últimos seis meses de mandato, o percentual de gastos com pessoal (a relação entre a despesa total e receita líquida) deve ser o mesmo registrado no dia 30 de junho de 2008.
INAUGURAÇÕES - Nas inaugurações feitas pela administração pública, feitas entre 5 de julho e a data das eleições, é proibida a contratação de shows artísticos pagos com recursos públicos. A lei eleitoral também proíbe os candidatos a prefeito e vice-prefeito de participarem de inauguração de obra pública três meses antes do pleito.
DESPESAS - Desde 1º de maio os prefeitos não podem criar novas despesas que não serão pagas até o dia 31 de dezembro. Se houver parcelas pendentes para o próximo ano, o valor correspondente deve ser deixado em caixa.
PROPAGANDA - Durante o período eleitoral (de 5 de julho a 5 de outubro - primeiro turno, ou até 26 de outubro - onde houver segundo turno) é proibida a realização de propaganda institucional para divulgar programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos. A propaganda só é permitida em casos de serviços que tenham concorrência de mercado ou se houver urgente necessidade pública. Neste caso, a veiculação precisa do aval da Justiça Eleitoral. Além disso, desde o início do ano até a data das eleições, as despesas com publicidade dos órgãos municipais não podem exceder a média dos gastos dos três últimos anos ou de 2007, prevalecendo o menor valor. A publicidade deve ter caráter informativo ou educativo, sem nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal das autoridades ou servidores públicos. 
PESSOAL - Durante o período eleitoral, o servidor ou empregado público, no horário de expediente, não pode trabalhar em favor de algum candidato, partido ou coligação. Além disso, a partir de 5 de julho, o prefeito não pode contratar ou nomear servidores. Também ficam proibidas as demissões sem justa causa, suspensão de vantagens e transferência ou exoneração de servidores, exceto quando eles pedirem.
AÇÕES SOCIAIS - No ano eleitoral, fica proibida a distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios pela administração pública, exceto nos casos de calamidade pública, de estado de emergência ou de programas sociais autorizados em lei e já em execução orçamentária no exercício anterior.
RECURSOS - A partir de 5 de julho, os municípios não podem receber novas transferências voluntárias de recursos da União e do Estado. Ficam autorizados somente os repasses para dar continuidade a obras ou serviços já iniciados.








Nenhum comentário:

Postar um comentário