quinta-feira, 20 de setembro de 2012

EDIÇÃO 1850


Posse no Rotary 
Durante a assembleia semanal do Rotary Club de Esteio, a presidente Ivone Rockembach empossou no dia 13 de setembro, o casal Elias Marcelo Webber da Rosa e Luci Miriam Fagundes como sócios honorários do clube esteiense. O motivo para a iniciativa é que o casal está indo residir em outra cidade e por isso não podem fazer parte do grupo. Marcelo e Miriam são um dos colaboradores do Rotary.

Tradicionalismo
A Semana Farroupilha é um período que mobiliza todos os gaúchos dos mais diversos segmentos da sociedade. Em Esteio, além do acampamento Farroupilha, no Parque de Exposições Assis Brasil, órgãos públicos também aderiram à iniciativa. No saguão da Câmara Municipal foi montada uma exposição com vestimentas, objetos e até réplicas de alimentos que representam a tradição dos pampas.


Zona de Exclusão
A Justiça Eleitoral de Esteio determinou em reunião com as coligações, os locais em que não poderá haver circulação de carro de som com propaganda eleitoral. A chamada zona de exclusão inicia no antigo pórtico da cidade e compreende as ruas Engenheiro Henner de Souza, Dom Pedro, Pelotas e 24 de Agosto. Outro ponto é na Avenida Presidente Vargas entre a Praça do Expedicionário e esquina com a Padre Claret. 
A propaganda de som mesmo fora da zona de exclusão continua limitada pelo artigo  9º da Resolução do TSE 23370. 

Capoeira
No dia 15 de setembro foi realizada uma atividade de capoeira, ministrada pelo professor Polegar. A ação fez parte do projeto Capoeira na Vila Nova, através do grupo Arte&Manha e ocorreu no Centro Comunitário local, com a participação de adeptos a luta e moradores do lugar. 

Primavera
Foi realizado no dia 16 de setembro, o tradicional chá da Primavera, organizado por integrantes da comunidade Santo Inácio de Loyola. Durante a tarde, o público pôde participar de diversas atrações e conhecer os vencedores do concurso rei da bola e a rainha da boneca. A animação ficou por conta da dupla Alex e Paulinho. 





O caos que tomou conta da região metropolitana devido a intensidade das chuvas na noite de 18 de setembro, causou danos em diversos locais da cidade. Além dos pontos de alagamentos nos mais variados bairros de Esteio, a densidade da água resultou no desabamento de uma marquise, em frente a um estabelecimento comercial localizado na esquina entre as ruas 24 de Agosto e Bento Gonçalves, no Centro. Para evitar transtornos, o local foi isolado.


Culto
Em homenagem ao dia Panamericano da Água, os responsáveis pelo Centro Comunitário da Beira Arroio estão organizando um ato ecumênico. O evento acontece na quinta-feira, 28 de setembro, às 14 horas, nas dependências da entidade, com a participação de representantes de diversas religiões da cidade.

Cidadania
O Centro de Formação Teresa Verzeri está organizando a 11ª festa Expressando-se com Cidadania. O evento acontece no sábado, 27 de outubro, nas dependências da instituição. 
Na oportunidade, os alunos irão mostrar os trabalhos que foram desenvolvidos ao longo do ano. A abertura das atividades é a partir das 13 horas. O CFTV fica na Rua São Luiz, 240, bairro Parque Amador. 

Trânsito
Está previsto para ocorrer no dia 28 de setembro, uma atividade ligada à Educação no Trânsito. Além da apresentação de um vídeo institucional, na sede do Centro Comunitário, na Rua Rio Grande, as crianças da região irão fazer abordagens nos condutores que estiverem passando pela região, dando dicas de comportamento no trânsito.

Pais & filhos: controle e liberdade na relação são abordados em palestra 
Encontro ocorreu na biblioteca da Escola Dulce Moraes


A juíza pretora aposentada da Comarca de Esteio, Uiara Maria Castilho dos Reis, palestrou para um grupo de pais, no Centro de Educação Dulce Moraes. O encontro aconteceu na manhã de 15 de setembro, na biblioteca da instituição. O público ficou atento a fatos e situações relatadas por Uiara, em relação ao processo educacional, além do relacionamento entre pais e filhos. 
Segundo a juíza, atualmente o professor está sendo cobrado para passar conhecimento e também colaborando na educação dos estudantes, que é dever dos pais. Isso tem acarretado problemas nos educadores, devido a sobrecarga de responsabilidade. “Com as mudanças que ocorreram na sociedade nos últimos anos, a interação da família, junto a criança e ao adolescente é importante para seu desenvolvimento”, disse Uiara. Ela salientou que a partir da implantação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), os veículos de comunicação evidenciaram apenas os direitos e não tratou igualmente os deveres que cada um tem. “Se cada família fizer a sua parte, podemos construir uma sociedade com menos violência e mais educação”. 
Uiara falou que desde o funcionamento do ECA e as mudanças no Código Civil, em 2000, houve um salto, em relação ao tratamento dado aos menores de 18 anos. “Até o século passado, as crianças e adolescentes eram tratados como seres incapazes, inclusos na mesma categoria dos índios e loucos. Já nos primeiros anos de século 21, a situação melhorou, mas há muito o que fazer”, explicou a juíza Uiara. 
TELEVISÃO
Entre as medidas comentadas por Uiara, as primeiras autoridades em que as crianças têm contato são os pais e quando ingressam na escola, os professores dão continuação a este processo. “Por isso é que os pais e os educadores são pessoas, muitas vezes, criticadas pelos menores, devido às noções de responsabilidade e conhecimento”. 
A televisão e a internet, em alguns casos prejudicam na formação da criança e adolescente, devido à qualidade dos programas apresentados e a exposição existente na rede. 
“Os pais devem ficar atentos, não deixando os menores assistirem qualquer programa ou acessar qualquer site, pois ainda não há senso crítico de analisar o que é certo ou errado”, finalizou a palestrante. 

Alimentos são doados para o Centro de Formação Teresa Verzeri


O Centro de Formação Teresa Verzeri foi contemplado com uma doação de aproximadamente 500 quilos de alimentos, doados por integrantes do Lions Clube Esteio Centro, em parceria com os organizadores da Copa dos Campões. A solenidade de entrega aconteceu na tarde de 14 de setembro, no pátio da instituição. 
Conforme a diretora Simone Pacheco, os donativos, como alimentos direcionados para a escola são importantes, pois a instituição oferece pelo menos três refeições ao dia para aproximadamente 150 crianças e adolescentes atendidas pelo Centro de Formação. “Além disso, também entregamos cestas básicas para famílias carentes do Município”, disse Simone. O presidente do clube de serviço, Jaime Mattos comentou que a quantidade de donativos superou as expectativas do grupo. “Outras entidades deverão ser contempladas, devido a quantidade de alimentos arrecadadas, durante a campanha”. 
O responsável pela Copa dos Campeões no Município, Claiton Almeida disse que, por não ter sido cobrado ingresso, o público teve que levar roupas ou alimentos. Na primeira etapa da competição, na semifinal da copa, o público levou agasalho, que seria revertido para entidades carentes da cidade. Durante o período foram arrecadados aproximadamente cinco mil peças de roupas. “Já na final, cada pessoa tinha que levar um quilo de alimento, totalizando nove toneladas”, informou Almeida.  



Parque Assis Brasil terá 
centro de educação tecnológico 
em parceria com 
a UFRGS 


A UFRGS será parceira no programa de revitalização do Parque Assis Brasil, em Esteio na construção de um Centro de Educação Tecnológico e Científico de Ensino Superior. 
A informação foi confirmada no dia 11 de setembro, pelo reitor da universidade, Carlos Alexandre Netto, em reunião com o secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi. Foram apresentadas as etapas que compõem o projeto, que pretende tornar o centro em um local de referência mundial do agronegócio. A meta é enviá-lo até janeiro de 2013 ao Ministério da Educação.

Gerúndio
Pe. André Boanerges Carbonera, missionário claretiano

   Comecemos.   O escritor José Fernando Juan lançou um belo comentário sobre o gerúndio.    Sirvo-me da ideia e escreverei uma coluna.    O que significa o termo Gerúndio? Na opinião do dicionário Hovaiss, “Gerúndio é uma das formas nominais do verbo, usadas pra exprimir uma circunstância.”
   Reflitamos...    Nascemos para a vida, nascendo...
   Crescemos, crescendo...   Aprendemos a falar, falando...   Aprendemos a mamar, mamando...
   Aprendemos a caminhar, caminhando...   Choramos, chorando...   Rimos, rindo...   Suspiramos, suspirando...   Respiramos, respirando...   Trabalhamos, trabalhando...   Pescamos, pescando...   Folgamos, folgando...   Aconselhamos, aconselhando...   Sofremos, sofrendo...   Estudamos, estudando...   Escrevemos, escrevendo...   Rezamos, rezando...   Fofocamos, fofocando...   Caluniamos, caluniando...   Esperamos, esperando...   Desanimamos, desanimando...   Confiamos, confiando...   Louvamos o Senhor, louvando...   Agradecemos, agradecendo...
   Xingamos, xingando...   “Sicofantamos”, “sicofantando...”   Vivemos, vivendo...   Amamos, amando...   Adoecemos, adoecendo...   Praticamos o bem, praticando...   Cremos em deus, crendo...
   Usamos o gerúndio, usando...   Morremos, morrendo...   Termino a coluna, terminando...

Anna
(Terapeuta esotérica)

Deixaste a guarda do
 filho para o ex-marido...


Durante a faculdade, tive uma colega que decidiu se divorciar. Ela era muito querida e responsável em tudo! Mas confesso que ao me dizer: “Anna, tô me divorciando e resolvi deixar a guarda de meu filho (acho que tinha uns dois anos de idade) com meu ex-marido!” Fiquei espantada! Afinal, que mãe era esta? E ela, não sentindo culpa, explicou-me que queria viver (estudar, trabalhar, namorar,etc.) porém, fazendo o papel contrário. Manteria os dias determinados para curtir seu filho, mas a moradia fixa seria com o pai, visto que estava em condições financeiras estáveis! (Mas este não era o motivo! Nada a ver!). Entre meus pacientes, presenciei o mesmo caso novamente! A mãe totalmente infeliz em seu casamento (o qual nem deveria ter acontecido), com filhos pequenos, trabalhando nos três turnos para dar sustento a todos! E o marido? Trabalhando também, mas sempre bancando a vítima em casa, colocando a culpa de suas derrotas na esposa!
Resultado? Ela fez suas malas e saiu de casa! Também queria viver! E também deixou os filhos com o marido, já que foi ele quem a impediu de levá-los, caso saísse! Tu achas que esta decisão foi fácil para ela? Não! Seus sentimentos estão muito confusos ainda, enquanto recebe ameaças do ex, chora e se culpa! Mas ela procura ver os filhos sempre que pode ou quando ele permite! Tu estás julgando estas mães? Por que o pai não pode tranquilamente ficar com os filhos e a mãe ter seus dias para curti-los? Apenas os papéis se invertem, num processo de divórcio! Não deve haver punição! Caso haja, estás sendo totalmente egoísta, ou uma pessoa incompreensível, pois, não é caso de abandono e sim, de escolhas e acordos! Ou ainda deves, como mulher, pensar que “no teu caso”, jamais abririas a guarda de teu filho! Bem, aí é o que TU farias! Mas não perde teu tempo julgando atitudes alheias! Um filho nunca será feliz, enquanto existir um casamento falso. Neste caso, com certeza ele irá preferir ver o pai e a mãe separados, mas felizes em suas vidas!

Alunos do Colégio Coração de Maria participam de Feira Interna de ideias


Na quinta-feira, 06 de setembro de 2012, ocorreu a Feira Interna de Iniciação Científica do Colégio Coração de Maria. Todos os alunos de 6ª série do Ensino Fundamental a 3º ano do Ensino Médio apresentaram seus projetos para bancas compostas por graduandos e graduados da Unisinos e também por convidadas da ASLB (Associação de Literatura e Beneficência), entidade mantenedora do Colégio. Durante a apresentação, os alunos foram avaliados nos itens: domínio do assunto, clareza e desenvoltura, compreensão do tema, disposição na apresentação, itens como: introdução, desenvolvimento, conclusão, além de critérios como: originalidade, inovação, aplicabilidade e contribuição à ciência. Além disso, deveriam apresentar o Relatório Final e o Caderno de Campo. A Feira Interna foi um sucesso, muito elogiada pelos avaliadores e também pelos alunos. A partir desta feira interna, já estão classificados 46 trabalhos para a 16ª Feiccom (Feira de Ideias do Colégio Coração de Maria), que ocorre nos próximos dias 26, 27 e 28, junto com a 21ª Feira Municipal de Ciências (Femuci) e do 4º Encontro de Educadores em Pesquisa Científica (Edupec). Os trabalhos classificados podem ser conhecidos no site www.feiccom.com.br.

Conselho de Saúde devolve
 plano operativo da Farmácia 
Popular à Fundação


Na última reunião do Conselho Municipal de Saúde, realizada no dia 13 de setembro, os conselheiros decidiram devolver o plano operativo referente à Farmácia Popular, à Fundação de Saúde Pública São Camilo. O plano foi apresentado pela Secretaria da Saúde, para que o Conselho aprovasse e autorizasse o repasse de 100 mil reais à Fundação, que passaria a administrar a Farmácia Popular, atualmente sob responsabilidade do Município. O documento foi devolvido por estar incompleto, segundo o presidente Luis Antônio Oliveira, pois deveria conter a prestação de contas da Farmácia referente aos dois primeiros trimestres de 2012 e as metas de setembro a dezembro deste ano, além da assinatura da diretora da Fundação. “Foi nos apresentado um plano em branco, sem qualquer embasamento legal para autorização do repasse, é como assinar um cheque ao portador”, argumenta o presidente. 
Para os conselheiros faltou clareza no plano, que deverá ser aprovado somente após os ajustes discutidos na reunião. Outro questionamento foi o porquê da sua apresentação somente em setembro, e não no início do exercício, já que o recurso é para ser gasto nos 12 meses do ano. Sobre isso o Secretário da Saúde, José Antônio Silveira informou que não há problema, pois o saldo será reprogramado para ser gasto em 2013. 
A data para retorno e apreciação do Conselho será no dia18 de outubro, às 17 horas, no auditório da Casa dos Conselhos. 
O Conselho de Saúde aguarda ainda, o Plano Municipal de Saúde 2010/2013 que ainda não foi apresentado. O prazo limite  para votação e aprovação é início de outubro.

Caos em Esteio após temporal

Diversas ruas e casas ficaram alagadas



A chuva que atingiu a região na noite de 18 de setembro resultou  em transtorno para famílias que residem nas proximidades dos arroios Esteio e Sapucaia. Os pontos mais atingidos foram as ruas Theodomiro Porto da Fonseca e imediações, no bairro São Sebastião e a Rua Bento Gonçalves. Já no bairro São José, principalmente na parte mais baixa, os moradores tiveram que sair de suas casas, devido ao volume de água. Durante a madrugada, algumas ruas do Novo Esteio também ficaram alagadas, mas no início da manhã não havia mais pontos de alagamentos. Por volta das 10 horas, o sargento Jair realizou uma entrevista coletiva, na Prefeitura, onde informou que pelo menos 15 bombeiros estão trabalhando para socorrer pessoas que estão presas em casa. Ele relatou que os primeiros chamados para resgate de vítimas iniciaram por volta das 23 horas. Houve muitos idosos que não saíram de suas residências com medo, tanto que alguns bombeiros estão retornando às casas atingidas para retirar remédio de hipertensão e coração para estas pessoas. A quantidade de água foi tão elevada que o caminhão do Corpo de Bombeiros não conseguiu trafegar na Rua Theodomiro Porto da Fonseca. A retirada das pessoas está sendo feita por botes. Não necessitamos dos bombeiros   sapucaiense, pois o grupamento já estava ajudando a comunidade local. Os moradores que residem na Vila Ezequiel e imediações estão instaladas no salão da igreja São Sebastião. Os bombeiros avisam que se as ruas estiverem alagadas, as pessoas devem desligar os disjuntores para evitar um curto circuito.


Alagamento no pavilhão de shows


Com o temporal que atingiu Esteio na noite de 18 de setembro, nem a estrutura da Semana Farroupilha, montada no Parque Assis Brasil resistiu. Por volta das 22 horas, quando o músico Joca Martins subia ao palco para o show, as bocas de lobo do pavilhão da Agricultura Familiar não resistiram à quantidade de água e transbordaram alagando parte do espaço dos CTG’s, artesãos e do comércio, causando transtorno aos vendedores. 

Há 32 anos o ginásio municipal era entregue à comunidade


Com o objetivo de oferecer aos esteienses um espaço para prática de atividades físicas e realização de eventos importantes, no dia 21 de setembro de 1980, era inaugurado o Ginásio Municipal. Construído na rua 24 de Agosto, durante a administração do então prefeito Clodovino Soares, a festa de inauguração foi uma das mais bonitas já realizadas no Município. De acordo com informações retiradas do livro Ao Longo dos Trilhos, de Miguel Luz, devido ao início da primavera, os gestores da época acharam apropriado o período para a inauguração. Desde as primeiras horas do dia, alunos de diversas instituições de ensino se concentraram na esquina entre as ruas Novo Hamburgo e 24 de Agosto e desfilaram até o prédio do ginásio, onde estavam autoridades e convidados que acompanharam a solenidade de lançamento  do novo espaço. Entre as atrações, a Banda Marcial da Escola Tricentenário La Salle executou o hino Nacional. O prefeito, vice, Lizandro Araújo Filho e Manoel Suppi, presidente do Legislativo hastearam as bandeiras do Brasil, Rio Grande do Sul e de Esteio, respectivamente. Também falaram sobre a inauguração da obra, o então presidente do Clube Aliança, Arno Gross e o titular da Liga Esteiense de Futebol, Volter Prester. Já o padre Laurindo Esmanhoto fez a bênção do ginásio. O prefeito e a delegada de ensino da 27ª DE fizeram o corte da fita inaugural. Em 14 de setembro de 1990, através da lei nº 1686, o ginásio passou a denominar-se Ginásio de Esportes Edgar Piccioni, que foi ex-vereador da cidade. Após sediar eventos esportivos importantes por longos anos e ter desgaste em função das constantes ações que eram realizadas, em 2011, após um período fechado para reforma, o local foi entregue para a comunidade, com uma estrutura moderna, tornando-se um local confortável para os atletas e o público.


Bens dos vereadores esteienses 
totalizam mais de R$ 950 mil


Entre as ferramentas existentes no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em que o eleitor pode obter mais informações sobre os candidatos ao Executivo e Legislativo, estão os bens dos atuais nove concorrentes à reeleição para Câmara Municipal. O valor mais elevado é do vereador Harri Zanoni (PSB), estimado em R$ 264.172,66, seguido por Tânia Marli Rodrigues (PTB), no montante de R$ 221 mil. Já vereadora pelo PPS, Therezinha Merg Heller, possui um patrimônio de R$ 163.495 e Michele Pereira (PT) tem uma quantia de R$ 154.196,33. 
Jaime da Rosa declarou que seus bens estão avaliados em R$ 108.5 mil e Leonardo Dahmer (PT), R$ 48 mil. O representante do PTB, Luiz Duarte, declarou apenas uma motocicleta, que vale R$ 5,6 mil. Os vereadores Felipe Costella (PMDB) e Jane Battistello (PDT) não possuem bens em seus respectivos nomes. Mais informações pelo através do endereço eletrônico www.tse.jus.br/eleicoes2012.

Jane Battistello
Nenhum bem declarado

Tânia Marli Rodrigues
Casa no bairro Tamandaré 
Valor: R$ 180.000,00
Carro Fiesta
Valor: R$ 32.000,00
Aplicação de renda fixa no Banrisul
Valor: R$ 9.000,00
Total: R$ 221 mil

Therezinha Merg Heller
50% de uma casa de alvenaria no Novo Esteio
Valor: R$ 60.000,00
Veículo Idea 2009, financiado em 46 vezes
Valor: R$ 43.495,00
Terreno financiado em Canoas 
Valor: R$ 60.000,00
Total: R$ 163.495,00


Michele Pereira
Um automóvel Fox 2009
Valor: R$ 30.900,00
Casa de alvenaria em Cidreira
Valor: R$ 23.030,00
Um apartamento
Valor: R$ 100.000,00
Caderneta de poupança
Valor: R$ 13,50
Caderneta de poupança 
Valor: R$ 252,83
Total: 154.196,33

Jaime da Rosa
Um automóvel Spacefox 2007
Valor: R$ 38.500,00
Um terreno com casa no bairro Osório
Valor: R$ 70.000,00
Total: 108.500,00

Leonardo Dahmer
Um automóvel Gol 2010
Valor: R$ 25.000,00
1/3 de um veículo Gol 1995
Valor: R$ 2.000,00
1/3 de imóvel de 39,5 metros quadrados
Valor: R$ 15.000,00
1/3 de imóvel no balneário Mariluz
Valor: R$ 6.000,00
Total: R$ 48 mil



Harri Zanoni (Ari da Center)
Uma casa de alvenaria em Sapucaia do Sul
Valor: R$ 10.571,26
Moeda corrente no domicílio 
Valor: R$ 170.000,00
Cota capital na Zambarba & Zanoni
Valor: R$ 9.000,00
Cota de capital da empresa Zambarda e Zanoni
Valor: R$ 2.000,00
Um automóvel Fiesta 2007 
Valor: R$ 42.690,00
Cotas consórcio da CEF não contemplado
Valor: R$ 29.911,40
Total: 264.172,66

Felipe Costella
Nenhum bem declarado

Luiz Duarte
Uma motocicleta – Valor: R$ 5.600,00
Total: R$ 5.600,00



Assim como as flores, a alegria 
da sua casa também pode ser 
renovada com a chegada da primavera

A estação das flores é o momento ideal para fazer alterações na decoração a refletir as alterações para fora. Primavera é a estação do despertar. As plantas desabrocham, recuperam suas árvores coloridas, os pássaros cantam mais uma vez, o aumento das temperaturas, os dias são claros e longos. Aqui estão algumas dicas para dar mais cor à sua casa: n Os tecidos e cores: É hora de introduzir os tecidos mais finos, com tons mais claros e estampas florais. Substitua cortinas pesadas e cadeiras com capas brilhantes. Retire os cobertores grossos e substitua por colchas ou mantas em alegres tons estampados. Toalhas de mesa e guardanapos de papel por cores claras como branco, creme, amarelo, flor …
n Mude a disposição do mobiliário. Embora durante o inverno as cadeiras estejam próximas a uma fonte de calor. Na primavera, é preferível que apontem para uma janela, para que se possa desfrutar das cores da natureza.
n Retire tapetes, ou substitua-os por leves de algodão ou sisal, cores mais leves.
n Coloque as plantas ao redor da casa. Esta é a melhor estação para coletar as flores silvestres e fazer uma casa de campo.  É um bom momento para comprar vasos de ervas e colocá-los na cozinha, pode ser muito útil na hora de cozinhar, além do aroma incomparável.
n Revise os acessórios de casa. Faça uma limpeza completa nas prateleiras, e substitua as velas e arranjos de flores por velas leves, coloridas e flores frescas. 
n Limpe as janelas e portas com um pano e detergente e retoque a pintura da madeira. Faça o mesmo com as grades da varanda ou jardim. Decore a entrada com grandes vasos de flores ou ramos de eucalipto. Com a chegada da primavera, a decoração com flores pode ser uma boa opção para receber a nova estação do ano. Especialistas afirmam que os temas ligados à natureza estão em alta na decoração dos ambientes.



Novas tendências na construção civil

Este nosso admirável e contemporâneo mundo novo trouxe consigo imensas novidades, mas também necessidades. Face ao rápido crescimento populacional e aglomeração das populações em zonas  urbanizadas, a construção civil foi obrigada a repensar a sua forma de operar. A estas questões, de ordem social, aliam-se também as de natureza econômica e ambiental. Assim, as novas tendências apontam, no plano social, para a construção de espaços agradáveis e acolhedores, combinando o espaço habitacional com espaços verdes, infraestruturas específicas e bons acessos. 
A população residente estará em sintonia com o bem-estar e, consecutivamente, sentirá o desejo de zelar pela conservação de todos os espaços envolventes. É um passo importante na direção da erradicação dos bairros sociais,  como guetos, permeados de edifícios de gosto duvidoso. 
MERCADO


Por outro lado, a economia de um país também depende bastante do estado de conservação do mercado imobiliário. Por isso é fundamental que a construção civil inove, no sentido de atrair cada vez mais clientes. Neste âmbito, a construção ecológica tem vindo a revelar-se uma excelente aposta, em especial para os clientes mais jovens que tem uma preocupação  ambiental significativa e que prefere morar nas conhecidas ‘casas verdes’. Poupam-se imensos recursos na promoção do local, já que os clientes surgem mais facilmente e, desta forma, o conceito de “verde” assume maior esplendor. A preservação do meio ambiente tem vindo a assumir um destaque nas preocupações dos construtores. É normal encontrar uma casa construída com tijolo de solo-cimento pintada com tinta à base de água, equipada com plástico reciclado. As janelas têm, atual e tendencialmente, vidros duplos e possuem um bom isolamento. Há também quem revista as paredes, antes do reboco, com poliuretano, um material que garante um isolamento térmico e acústico ótimo. As tendências são, enfim, variadas, mas todas apontam num mesmo sentido: o da preservação do nosso planeta. 



A arte de transformar através 
da arquitetura de interiores

Atualmente não se imagina criar um espaço comercial, seja loja, restaurante, escritório, sem o apoio de um profissional para fazer o projeto de arquitetura de interiores, também nos apartamentos e casas, sejam estes grandes ou pequenos, luxuosos ou não, ele é indispensável e de grande valia. Inicia-se com a definição por parte do usuário, das necessidades e anseios para a ocupação do espaço. A partir daí, o arquiteto desenvolve propostas que incluem o “layout” com o posicionamento de móveis; equipamentos e definição das circulações. A adequação dos pontos de energia, lógica e comunicação é importante ser feita com antecedência, bem como a especificação de acabamentos (piso, parede, forro, metais, maçanetas, interruptores). A definição das luminárias técnicas e decorativas deve ser acompanhada pelo projeto luminotécnico. No desenvolvimento de detalhes do mobiliário e especificação de peças prontas é fundamental a assessoria do arquiteto, evitando problemas de adequação de medidas e funcionalidade. A escolha de tecidos, cores, cortinas e persianas, tapetes (que podem ser confeccionados conforme projeto exclusivo) vegetação, peças decorativas e obras de arte, completam a decoração. Nos projetos comerciais a compatibilização com a comunicação visual representa um item importante. Cada projeto tem sua particularidade e propicia um melhor aproveitamento do espaço trazendo conforto, funcionalidade e beleza em todos os momentos, sem desperdícios materiais, financeiros e de tempo, com um bom resultado.
Design de interiores
O design de interiores é uma técnica cenográfica e visual para a composição e decoração de ambientes internos (cômodos de casas, escritórios, palácios etc.).
Consiste na arte e técnica de planejar e organizar espaços, escolhendo e/ou combinando os diversos elementos de um ambiente, estabelecendo relações estéticas e funcionais, em relação ao que se pretende produzir. O profissional harmoniza, em um determinado espaço, móveis, objetos e acessórios, como cortinas e tapetes, procurando conciliar conforto, praticidade e beleza. Planeja cores, materiais, acabamentos e iluminação, utilizando tudo de acordo com o ambiente e adequando o projeto às necessidades, ao gosto e à disponibilidade financeira, do cliente. Administra o projeto de decoração, estabelece cronogramas, fixa prazos, define orçamentos e coordena o trabalho de marceneiros, pintores e eletricistas. Pode projetar salas comerciais, residências ou espaços em locais públicos. Esse profissional costuma trabalhar como autônomo, mas pode atuar também como funcionário de empresas especializadas em decoração e design de interiores ou, ainda, como consultor em lojas de móveis.
Formação 
Os cursos de design de interiores tem duração média de 18 a 24 meses. Bacharel é o título concedido após quatro anos de curso em IES.
Tecnólogo é o título dado ao profissional que fez um Curso Superior de Graduação Tecnológica em IES (Instituição de Ensino Superior). Esse profissional por sua vez pode seguir nos estudos fazendo cursos de Pós - graduação Latu senso (especialização); MBA (especialização) e Strictu Senso (mestrado).
Técnico é o título dado ao profissional que terminou o Ensino Médio Técnico. Esse título é usado exclusivamente a esse profissional que, ao contrário do tecnólogo que é Diplomado, é Certificado. Para esse profissional receber o título de tecnólogo terá de fazer um curso superior de graduação tecnológica em alguma IES. 
O salário médio de um profissional desta área é de R$ 2.200,00, depois de formado.

Construção sustentável: A garantia 
do verde no presente e futuro

O conceito de Construção Sustentável baseia-se no desenvolvimento de modelos que permitem à construção civil enfrentar e propor soluções aos principais problemas ambientais de nossa época, sem renunciar à moderna tecnologia e a criação de edificações que atendam às necessidades de seus usuários. A primeira definição de desenvolvimento sustentável foi cunhada pelo Brundtland Report, em 1987, afirmando que desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente, sem comprometer o atendimento às necessidades das gerações futuras. Nas décadas seguintes, grandes conferências mundiais foram realizadas, como a Rio 92, no Rio de Janeiro, em 1992, e a Rio+10, em Johannesburgo, em 2002. Nessas reuniões, protocolos internacionais foram firmados a fim de rever as metas e elaborar mecanismos para o desenvolvimento sustentável. O desafio global de melhorar o nível de consumo da população mais pobre e diminuir a pegada ecológica e o impacto ambiental dos assentamentos humanos no planeta, foi o grande tema em debate. No final da década de 1980 e início da década de 1990, as questões de sustentabilidade chegaram à agenda da arquitetura e do urbanismo de forma incisiva, trazendo novos paradigmas. 
Cenário  
As cidades e seu metabolismo são as grandes responsáveis pelo consumo de materiais, água e energia, sendo assim razoável pensar que, em um futuro próximo, continuarão a produzir grande impactos negativos sobre o meio natural. Muitos destes impactos negativos são gerados pelo setor da construção civil, que responde por 40% do consumo mundial de energia e por 16% da água utilizada no mundo. 
OS PRINCIPAIS BENFÍCIOS SÃO:
Redução dos custos de investimento e de operação;
Imagem, diferenciação e valorização do produto;
Redução dos riscos; 
Mais produtividade e saúde do usuário; 
Novas oportunidades de negócios;
Satisfação de fazer a coisa certa.




Missa Crioula emociona público na Semana Farroupilha de Sapucaia do Sul



Dentro das atividades da Semana Farroupilha de Sapucaia do Sul foi realizada na noite de sexta-feira, 14 de setembro, uma Missa Crioula. Celebrada pelo padre Idinei Zen e com a participação do grupo Os Estancieiros, a missa crioula tem como principal característica o uso da terminologia gauchesca que emociona o público tradicionalista. Através dos lenços: vermelho, que representa o Maragato;  branco, o Chimango; e o preto, que simboliza o luto; todos entrelaçados na cruz, a Missa Crioula relembrou um marcante episódio da história do Rio Grande do Sul: a guerra entre Maragatos e Chimangos. Durante o canto do ofertório, além da água, vinho e o pão, símbolos do gaúcho, foram levados ao altar o chimarrão e o churrasco. A dona de casa Loilde Martins, 63 anos, participa da missa todos os anos. “Eu acho linda a missa crioula, é uma celebração especial e com os cânticos que expressam os valores gauchescos  que nos emocionam”, disse. Durante a missa, houve espaço para a comemoração da vida e homenagens para as pessoas falecidas.  O coordenador da busca da Chama Crioula  e patrão do CTG Memórias do Passado, Beno Alves da Silveira, o Tio Beno, e sua esposa Ilca, que estavam comemorando 50 anos de casamento, foram abençoados pelo padre Idinei Zen.
Shows
O grupo Cordas e Cordeonas subiram ao palco após a missa para animar o público. Logo após foi a vez de Raul Quiroga. O casal Teresinha Krein, 55, e Adaídes Gonçalves Dias, 51, foram até o Parque Farroupilha assistirem aos shows. “Estou achando tudo ótimo. Sem falar no novo espaço para a Semana Farroupilha que ficou muito melhor”, disse a dona de casa. A Semana Farroupilha é uma promoção da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com a Associação do Movimento Tradicionalistas de Sapucaia do Sul.


Parabenização
Cada ruga tua representa uma história e são tantas...Quantas experiências...Quantas histórias para contar... Quantos conselhos para dar... Esquece a sua vida, para viver a nossa, sempre cheias de atenção. Você é uma advogada na nossa vida, mediadora nas nossas decisões, a palavra de esperança, o ombro que apesar de cansado... apoia.  
Você é tudo de bom e de belo avó querida. Felicidades neste dia 21 de setembro, tão especial para todos nós, netos, bisnetos, filhos e amigos.


Casamento
Giovana Chacon e Leandro Canabarro casaram no dia 15 de setembro. A cerimônia religiosa ocorreu na Capela do La Salle em Canoas e os convidados foram recepcionados no Espaço Armazém, em Sapucaia do Sul. Pais da noiva: Giovane e Ana Chacon - do noivo Alcindo e Marta Canabarro.


Festa
O 9º Jantar-baile do Centro de Educação Vivendo a Infância aconteceu na noite de 13 de setembro, no salão de festas da Apae. Prestigiaram o evento aproximadamente 300 pessoas. Durante a festa, as funcionárias da instituição receberam uma rosa e um cartão de agradecimento pelo trabalho desenvolvido em prol das crianças. A animação do baile ficou a cargo de um DJ.

Homenagem
No próximo dia 23 de setembro, Madelu Taffarel comemora a passagem do seu aniversário. A data será lembrada por amigos e familiares. 

Feliz Aniversário
Elisandra Muniz completou mais um ano de vida no dia 14 de setembro. 
Que a vida lhe traga muitas alegrias e sucessos na sua caminhada. Parabéns. São os votos dos seus amigos e familiares.


Parabéns
Eduardo Souza comemorou no dia 18 de setembro, a passagem do seu aniversário. 
O dia foi marcado com felicitações de amigos e familiares.

Aniversário
O dia 05 de setembro foi de festa para Clotilde Costa que celebrou seu aniversário. 

Felicidades
O xodó da vovó Uiara Castilho dos Reis, Luiza Reis festejou no dia 20 de setembro, seu aniversário. Pais, os titios e os demais familiares desejam saúde e muita alegria. 


Comemoração
O casal Pedro Machado Loureiro e Ciria Teresinha da Silva Loureiro comemorou a passagem de aniversário de 80 e 72 anos, respectivamente. Para marcar a data, foi realizado no dia 16 de setembro, um almoço de confraternização, em um restaurante no Parque Assis Brasil, com a presença de mais de 150 convidados.

Mudança de rede elétrica do Centro 
é tema de audiência pública

Ficou estabelecido que não ocorrerá alteração no trajeto 


Representantes de diversos segmentos da comunidade participaram no dia 05 de setembro, da audiência pública sobre a reinstalação da linha de transmissão da rede de alta tensão entre Esteio e Cachoeirinha. A reunião foi realizada no Salão Nobre da prefeitura e contou com a presença de integrantes de associações de moradores, Ministério Público e representantes da empresa de energia elétrica. Durante o encontro, membros da empresa de energia elétrica apresentaram o histórico do processo e o detalhamento técnico do projeto de expansão da rede. Segundo o presidente da associação de moradores do bairro Tamandaré, Nelso Wolfath, o processo de mudança nas redes de alta tensão iniciou em 2006 e devido a uma mobilização da comunidade, algumas mudanças tiveram que ser adaptadas, pois um dos planos da empresa era o remanejamento de famílias. “O trabalho da associação e a união das pessoas evitou que fosse tomada a iniciativa”, disse Wolfarth. Ele salientou que por determinação da justiça, o novo traçado da rede seria pela Soledade, mas a locomoção das pessoas ficaria inviável e poderia causar alteração no Plano Diretor do Município. De acordo com o responsável pela concessionária de energia, Sérgio Machado, as torres de alta tensão não serão removidas, mas serão feitas manutenções, atendendo as normas estabelecidas pelos órgãos competentes. “Num primeiro momento serão feitos alguns ajustes que não acarretarão em transtorno para as famílias que residem na área”, disse Machado. 
RESULTADO
Moradora há 20 anos na Soledade, a auxiliar administrativa Maria Madalena Calabrezi comentou que ficou satisfeita com o resultado da audiência pública. “Não sou contra isso, mas a redução nos passeios públicos e o fluxo de veículos poderia causar transtorno. A solução encontrada para mudar o trajeto  irá beneficiar a todos os envolvidos”. A dona de casa Eloi Lopes Ribeiro, 59 anos, informou que é contrária às medidas a serem tomadas sobre a passagem das redes de alta tensão pela rua. “Além do transtorno, muitas árvores deveriam ser retiradas, assim como a redução nas calçadas”. 
No encerramento ficou aprovado que haverá um ajuste na rede entre a BR 116 e o Trensurb.





Homicídio no Jardim Planalto


No dia 12 de setembro por volta das 16 horas, vizinhos encontraram o corpo de uma    jovem de 22 anos, com perfurações de faca na cabeça, rosto e pescoço, enrolada num saco plástico preto, no final da estrada Boqueirão, no bairro Jardim Planalto, em Esteio. O pescoço da vítima também estava amarrado com uma toalha. Segundo o delegado Leonel Baldasso, o crime foi passional e aponta para dois suspeitos, o namorado da vítima, que foi visto no local do crime momentos depois e o amante, também visto com um carrinho e um plástico preto saindo de sua casa momentos antes. “Tudo indica que a moça foi morta antes e deixada no lixo, onde foi encontrada mais tarde”, explica. As marcas de tinta no plástico são as mesmas encontradas na roupa do suspeito, que era pintor. Na quarta (19), a perícia esteve na DP para levar ao laboratório o plástico, o carrinho e a roupa do indivíduo para comparação de resultados.  A polícia interrogou na tarde de sexta-feira (14), o namorado da vítima, que disse ter ido até o local do crime apenas para verificar se era sua namorada. A mãe da jovem também já foi ouvida. As investigações continuam até a conclusão do caso.

Homem é preso e adolescente 
apreendido por tráfico de drogas 

Agentes da 3ª DIN/Denarc coordenados pelo delegado Marcus Viafore, em cumprimento ao mandado de prisão, prenderam, no dia 13 de setembro, um homem e apreenderam um adolescente por tráfico de drogas e posse de munição, no Bairro Alberto Pasqualini, em Sapucaia do Sul. No local, a polícia apreendeu cerca de 250 gramas de maconha que renderia 500 cigarros da droga e diversas munições de revólver 38, caderno de contabilidade do tráfico e balança de precisão. Segundo o delegado, um outro adolescente de 15 anos, que estava em uma das casas, foi levado ao Denarc para prestar esclarecimentos. O maior foi autuado por tráfico de drogas, posse irregular de munição e corrupção de menores.

BM de Sapucaia do Sul ataca 
exploração ilegal de jogos de azar e apreende 26 máquinas caça-níqueis

A primeira ação contra jogos de azar aconteceu no dia 12 de setembro, em torno das 18 horas. Os policiais se dirigiram a um estabelecimento comercial, na Avenida Sapucaia, onde, segundo denúncias, estaria ocorrendo a exploração ilegal de jogos de azar. Durante a averiguação foram localizadas 20 (vinte) máquinas caça-níqueis em pleno funcionamento.  
Foi feita a lavratura de Termo Circunstanciado por exploração ilegal de jogos de azar, e apreendidas as ceduleiras e placas-mãe das máquinas, além da quantia de R$ 22,00.
A segunda ação foi realizada no mesmo dia, na mesma avenida, no estabelecimento de nome fantasia Bar das Gurias, onde os policiais localizaram 06 (seis) máquinas caça-níqueis em funcionamento. As ceduleiras e placas-mãe foram recolhidas. O responsável pelo estabelecimento já possuía antecedentes por exploração ilegalidade jogos de azar.

Polícia prende dois por tráfico


Na manhã de quinta-feira (13), policiais militares de Esteio prenderam em flagrante dois indivíduos por tráfico de entorpecentes, por volta das 9 horas, na Travessa Calçadão Norte, no bairro Jardim Planalto. Foram apreendidas 52 pedras de crack, sete (07) buchas de cocaína, e 74 reais em dinheiro.  Os dois foram encaminhados ao presídio central de Charqueadas.

34º BPM de Esteio divulga 
relatório da Expointer

A Brigada Militar divulgou o relatório da ação policial no combate aos pequenos delitos na Expointer. Foram registradas 14 perdas de documentos, uma ocorrência de dano, uma de injúria, um furto punga, nove furto simples, um furto de veículo. 
Ocorreram 45 prisões por exercício ilegal da profissão , sete prisões por posse de entorpecentes, um veículo recuperado, dois prisões por desobediência e quatro por desacato, uma prisão por jogos de azar, quatro prisões por crime contra a economia popular. Foram fiscalizados ainda 1.440 veículos, 173 autuados e recolhidos, 104 notificações de trânsito e 3.302 pessoas abordadas. A partir do relatório elaborado pelo comando, este ano foi proibida a venda de bebidas alcoólicas separada da alimentação, em consequência da nova regra, não houve ocorrências envolvendo bebidas e menores.



Esteio registra aumento 
de acidentes no trânsito

Um dos motivos para o crescimento é a quantidade de veículos que circulam na área central da cidade

O trânsito caótico nos últimos anos não tem ficado restrito somente aos grandes centros urbanos. Em função do aumento populacional, cidades da Região Metropolitana estão tendo problemas relacionados a constantes acidentes e congestionamentos. Por isso, alguns municípios estão dando uma atenção especial, por parte dos órgãos competentes para amenizar o problema.  Em Esteio, o trabalho de educação no trânsito, junto às escolas e a implantação da Operação Balada Segura, tem obtido um resultado positivo. Em relação a acidentes, o titular da pasta de Segurança Pública e Trânsito, Ricardo Uequed disse que houve um aumento de acidentes entre 2011 e 2012, mas com danos materiais, conhecido como abalroamento. Já as colisões em que houve o registro de vítimas não manteve-se a média do ano anterior. “Um dos motivos que ocasionou o crescimento foi o aumento de veículos circulando, através das facilidades dadas pelo governo com a baixa dos juros”, comentou Uequed. Ele salientou que a diminuição de acidentes no ano passado foi devido à recuperação da sinalização, principalmente em frente a estabelecimentos de ensino e a implementação de novas sinaleiras. “O que fez elevar o número também foi à nova pavimentação nas principais ruas de Esteio, oferecendo condições para o motorista trafegar sem causar danos ao veículo”. 
ACIDENTES
Ricardo falou que 80% dos acidentes em Esteio são cometidos por homens, inclusos na faixa etária entre 18 e 29 anos. “Apesar disso tem aumentado o número de pessoas entre 30 a 59 anos se envolvendo em acidentes”, enfatizou o secretário. Já os dias com maior registro de colisões são quarta e sextas-feiras, entre às 12 h e 18 horas. A via onde ocorre o maior número de batidas é na Avenida Presidente Vargas, devido ao fluxo intenso de automóveis. O cruzamento em que é registrado um número expressivo de acidentes é entre as ruas Bento Gonçalves com a Padre Felipe. 
OPERAÇÃO
De acordo com a coordenadora de educação para o trânsito, Adriana da Silva Duarte, as ações de prevenção a acidentes é um projeto que se intensificou a partir de 2008, quando foi implantado um setor focado em divulgar nas escolas, o respeito entre motoristas e pedestres. “É um processo que necessita da ajuda dos pais e dos professores, pois as crianças de hoje serão os futuros condutores, onde terão mais responsabilidade em dirigir”, disse Adriana. Ela informou que o departamento realiza ações em que se apresenta aos interessados o respeito na sinalização de trânsito e como ter um comportamento adequado. A partir da implementação da Operação Balada Segura neste ano, os resultados começam aparecer, a partir da consciência dos condutores em não dirigir alcoolizado. “As novas gerações estão aderindo a iniciativa e estão valorizando o trabalho dos profissionais que atuam nas blitzes. Em pouco tempo de execução, foi possível observar a redução  no número de mortes de jovens embriagados no trânsito”, ressaltou Ricardo Uequed. 
SEMANA DO TRÂNSITO
25 de setembro
Blitz educativa – projeto “sinal verde para a vida”, em frente à Escola Oswaldo Aranha
Hora: 15 horas
26 de setembro
Atividades educativas com os agentes mirins da Escola Clodovino Soares (Protagonismo Juvenil) Hora: 10 horas, na instituição
Escola infantil/ trânsito seguro, em frente a Escola For Kids (trânsito dos alunos com motocas e bicicletas), com o fechamento de rua pela manhã 15 horas: Atividades dentro da programação do projeto Educação para o Trânsito, com blitz educativa
28 de setembro
Palestra interativa com adultos e crianças da Vila Nova
Hora: 15 horas, no Salão Nobre da prefeitura


Advogado é morto na frente de casa



O advogado Olívio Fialho Ribas, de 51 anos, foi morto com seis tiros à queima roupa em frente a sua casa, na rua Luiz Pasteur, bairro Três Marias, em Esteio. O crime ocorreu por volta das 21 horas de sexta-feira (14), e segundo testemunhas por dois homens que estavam em uma moto. A abordagem foi feita no momento em que o advogado chegava em casa. Foi socorrido por vizinhos, mas já chegou ao Hospital São Camilo sem vida. Conforme informações do delgado Leonel Baldasso, Ribas já tinha passagem pela polícia por estelionato e apropriação indébita e passava por dificuldades financeiras, pois também era sócio numa empresa de segurança. A polícia já solicitou a quebra do sigilo telefônico do advogado para investigar as ligações e mensagens recebidas antes do crime. A esposa foi ouvida na quarta-feira (19), e outras pessoas ligadas à vítima deverão prestar depoimento nas próximas semanas. A polícia ainda não tem pistas de suspeitos.


Câmeras ajudam no 
policiamento do Município


Desde a instalação das câmeras de videomonitoramento, foi possível solucionar problemas de trânsito e identificar suspeitos, além de oferecer uma maior segurança para o cidadão. 
Conforme o secretário de Segurança Pública e Trânsito, Ricardo Uequed, atualmente o Município possui 32 equipamentos, instalados em diversos pontos da cidade. “Além de ajudar no policiamento, as câmeras auxiliam no monitoramento do trânsito, podendo identificar problemas e contribuindo para o deslocamento dos profissionais”. Ele informou que Esteio foi contemplado, através de recursos federais para a instalação de mais 15 câmeras de videomonitoramento. Além da central localizada no prédio da secretaria de Segurança, foi implementado neste ano, junto ao comando do 34º Batalhão de Polícia Militar (BPM) um espelhamento, onde os PM’s têm acesso às imagens captadas pelas câmeras. “Isso também facilita o policiamento ostensivo”. Essa estrutura faz parte do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), que agrega diversos órgãos que têm por objetivo coibir a violência. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário