quinta-feira, 8 de novembro de 2012

EDIÇÃO 1857






Imposto
Com a aproximação do final do ano, também chega para o contribuinte pagar impostos importantes que são revertidos para melhorias, em âmbitos estaduais e municipais. Está previsto para os primeiros dias de dezembro, o lançamento dos carnes do IPTU em Esteio. Neste ano, uma das novidades são os descontos para aqueles que pagarem em dia, além de divulgar as obras que estão sendo feitas na cidade. 

Animais
A ONG GATA de Esteio, que atua na defesa e proteção dos animais de rua tem nova presidente. Aclamada por unanimidade, a eleita foi Ana Maria Sanches, durante o pleito que ocorreu no dia 20 de outubro. Segundo a nova representantes da entidade, o foco será na proteção dos bichos, como também lutar para ampliação do Canil Municipal. 

Saúde
O Dia Mundial de combate ao Diabetes em Esteio será lembrado com diversas atividades, não somente no dia 14 de novembro, mas por quase uma semana. Entre as atrações da ação está prevista uma caminhada no dia 10, a partir das 9 horas, que irá percorrer algumas ruas do Centro. Também acontece mobilização referente a exames preventivos, entre outros eventos. Várias entidades e clubes de serviço estão apoiando a iniciativa. 








Visita
Foi anunciado pelo prefeito Gilmar Rinaldi, ainda em novembro, a visita do governador Tarso Genro. Gilmar comentou que um dos objetivos da vinda do chefe do Executivo estadual é anunciar novos investimentos para o Município, em especial sobre a pavimentação de avenidas. Também pretende tratar sobre as obras do Centro de Eventos, no Parque Assis Brasil. 

Doação
Teve início no dia 01 de novembro, a campanha de Natal da Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Manancial de Vitória. Os interessados em doar brinquedos em boas condições de uso podem deixar em uma caixa que foi instalada na agência do Banrisul, em Esteio, sob a responsabilidade de Sabrina e Marcos. Os donativos serão entregues para crianças carentes do Município, durante a festa da igreja que está prevista para ocorrer no dia 20 de dezembro. 

Segurança
Empresários, policiais civis e militares, além de órgãos ligados a segurança do Município estarão reunidos no dia 08 de novembro. O encontro terá início a partir das 18h30, no auditório da Acise. Um dos objetivos da atividade é debater alternativas para reduzir os índices de violência na cidade, principalmente nas áreas comerciais. 








Motoristas que utilizam a Rua Avelino Antônio Zonta, no bairro Novo Esteio como acesso para trabalho ou para sua residências devem ter cuidado especial ao trafegar pela via. Um dos principais motivos é que a algumas semanas parte da rua, quase esquina com a Rua Clarice Lispector está interditada, para que sejam feitos reparos na rede de esgotamento cloacal que está sendo implantada no Município. Alguns moradores reclamam pelo transtorno causado pela obra, como barulho das máquinas e a sujeira. 





Inauguração
Representantes da Associação de Moradores da Vila Ezequiel promovem no dia 11 de novembro, a inauguração da quadra esportiva, localizada ao lado da capela São Sebastião. O início dos festejos será a partir das 14 horas, onde além da diversão estão previstas diversas atividades para a comunidade. 


Natal
Já foi lançada a campanha de arrecadação de ração, para o Natal Animal. A entrega dos donativos acontece no sábado, 15 de dezembro, no espaço coberto da Rua Garibaldi, no Centro. O horário da atividade é das 8h às 19 horas. Interessados em saber mais sobre a ação pode entrar em contato pelo telefone 9958-3739. 


Apresentação
Será realizado no dia 08 de novembro, a 3ª Mostra da Oficina de Dança do Programa Integrado de Inclusão Social. O evento tem início a partir das 19 horas, no auditório da Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya. Informações pelo telefone 3473-0414.



Conselho de Saúde promove reunião para debater o novo projeto do hospital

São Camilo prestará somente atendimento 
para usuários do SUS


Foi realizada no dia 05 de novembro, uma reunião que contou com a participação dos membros do Conselho Municipal de Saúde, Executivo e a comunidade. Um dos objetivos do encontro, que ocorreu no Salão Nobre da prefeitura foi apresentar o projeto que pode transformar a Fundação de Saúde Pública São Camilo, com atendimento em sua totalidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS), dentro do projeto 100% SUS. Com esta medida, ao invés do governo do Estado repassar R$ 5 milhões, serão destinados para a Casa de Saúde, R$ 16 milhões. 
De acordo com o presidente do Conselho de Saúde do município, Luis Antônio Oliveira, a entidade está fiscalizando para que o dinheiro público seja aplicado de maneira correta. “Talvez devido a má administração pública na época não avaliou que a construção de um prédio novo para o hospital teria custos para os futuros gestores”, disse Oliveira. Ele salientou que a mudança poderá ajudar a qualificar o atendimento dos pacientes, pois a ala do SUS possuem problemas ligados a infraestrutura. 
O chefe do Executivo, Gilmar Rinaldi falou que um dos motivos para esta mudança tem por foco principal proporcionar uma melhor qualidade da saúde no Município. “Por intermédio das políticas públicas em âmbito federal e estadual, a adesão de Esteio no projeto proporcionará mais recursos”, comentou Rinaldi. Ele enfatizou que mais verbas para a cidade, será possível implantar a UPA 24 horas, além de equipar os postos que estão em fase de construção no Tamandaré e na Vila Cruzeiro. 
MODELO
Além de ser também Fundação de Saúde Pública, o Hospital Getúlio Vargas, de Sapucaia do Sul também se tornou pioneiro no Estado, por ser um dos primeiros a prestar atendimento somente para os usuários do SUS. A homologação do sistema ocorreu em junho deste ano, em uma cerimônia que contou com a presença de autoridades e representantes de diversos segmentos da comunidade. Na ocasião, o diretor do hospital, Juarez Verba, essa medida foi tomada em 2009, com o intuito de recuperar a Casa de Saúde, proporcionando com que os sapucaienses tivessem um local adequado para ser atendido. Devido aos resultados positivos ao tomar a iniciativa, a Fundação de Sapucaia gerencia o hospital da cidade litorânea de Tramandaí. 



Mais um prédio histórico 
é demolido em Esteio


Um dos últimos prédios históricos que retratava parte da história da cidade, antes de sua emancipação, em 1955 está sendo demolido. Localizado na Avenida Presidente Vargas esquina com a Rua Padre Felipe, na principal entrada para o Município, o prédio se tornou referência na comunidade, pois por muitos anos foi sede de uma das mais importantes ferragens de Esteio. O imóvel foi construído em 1933 e pertenceu a Otávio Silveira Borges, que durante décadas se tornou um dos locais mais bonitos da avenida. Ao lado do prédio, havia uma casa que também já foi destruída e serviu de moradia para família de Otávio. Após ser residência, a casa foi sede de um Centro de Formação de Condutores (CFC). Nos últimos anos, o espaço abrigou uma casa de tintas e também como comitê eleitoral. 
O prédio está sendo demolido para dar lugar a mais um empreendimento que virá a se instalar no Município. 




Falta de pagamento de horas extras revolta servidores públicos


Devido ao corte das horas extras que deveriam ser pagas aos servidores que atuam no Cemitério Municipal Dois de Novembro, um grupo de funcionários paralisaram as atividades por algumas horas. O que motivou a mobilização foi por causa do não pagamento do montante, que havia sido prometido anteriormente. A funcionária do cemitério há pelo menos sete anos, Elisete dos Santos relatou que ao receber o contracheque observou que as horas-extras não haviam sido depositadas. “Alguns servidores contavam com este dinheiro para o pagamento de dívidas, o que resultou numa situação complicada”, disse. Ela salientou que durante o período eleitoral foi prometido por um dos candidatos a prefeito que neste benefício não sofreria alterações e que seriam pagas normalmente. “Além disso, houve alguns descontos para os servidores, onde alguns receberam valores muito abaixo do salário, em função dos descontos”, desabafou a servidora. Elisete comentou que por causa da gravidade da situação, o grupo esteve se reunindo com os secretários de Obras e da Administração, onde apresentaram o problema. Segundo informações do Executivo, através da assessoria de imprensa, a redução das horas extras a partir do dia 10 de outubro foi uma medida adotada pela Prefeitura Municipal em atendimento a Lei de Responsabilidade Fiscal. De acordo com a Secretaria Municipal da Fazenda e Administração, o pagamento das horas extras realizadas até 10 de outubro será feito ainda nesta semana, por folha complementar.


Alunos do Colégio Coração de Maria participam de Intercâmbio 
Cultural Brasil-Argentina


No final do mês passado, alunos do Colégio Coração de Maria estiveram em Governador Virasoro, província de Corrientes, Argentina, participando da etapa final do tradicional intercâmbio cultural Brasil-Argentina, realizado na instituição desde 2005. Alunos de Ensino Médio (abaixo seguem os nomes) puderam sentir de perto o idioma do país vizinho, espanhol, durante o tempo em que estiveram lá. Participaram de várias atividades, inclusive na Escola Santa María, de onde vieram seus “hermanos”, que estiveram no Colégio no final de setembro na 16ª Feira de Ideias do Colégio, bem como visitaram pontos turísticos da região.
Os alunos puderam conhecer um pouco mais da região, bem como aproveitaram momentos de descontração e alegria com seus irmãos de intercâmbio. Visitaram a Prefeitura Municipal da cidade, estiveram na maior fábrica de chá da região, conheceram as Cataratas do Iguaçu, pelo lado argentino, na cidade de Puerto Iguazu e passaram por Posadas, a maior cidade da região, onde frequentaram shoppings e fizeram compras e lanches. Os alunos foram acompanhados pela Ir. IracyPizutti e pela mãe de aluna, Lúcia Monteiro. Foram dia 21 de outubro e retornaram dia 28, chegando aqui pela manhã. Na opinião dos estudantes, foi uma experiência inesquecível, que servirá de grande aprendizagem para todos. 
LISTA DE ALUNOS PARTICIPANTES
Marla Rocha e Felipe Grings (turma 2211)
José Guilherme Marinho e Vinícius Mesquita (2212)
Amanda Giacomelli e Ísis Oliveira (turma 2221)



Câmara destina R$ 127 mil 
para entidades assistenciais

Parte da economia deste ano da Câmara de Vereadores, cerca de R$ 127 mil, será destinada às entidades assistenciais do município. A iniciativa é da Mesa Diretora e teve apoio de todos os vereadores, durante a sessão ordinária realizada no dia 06 de novembro, na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, quando foi aprovado o documento. 
Um dos objetivos do documento é auxiliar no pagamento com as obrigações patronais, férias e 13º salário dos funcionários. O presidente do Legislativo, Felipe Costella explicou que a Câmara vem economizando em todos os setores há diversas gestões. Um dos exemplos citados pelo vereador foi a troca da central telefônica, no início do ano, que gerou uma economia de 60% nas ligações. “Com esta medida conseguimos baixar a conta telefônica de R$ 8 mil para R$ 3 mil”, comentou o presidente. Ele ressaltou que a realização de licitação para portaria e segurança do prédio 24 horas, tem por meta baixar o custo com o serviço. “Temos responsabilidade com o dinheiro público. Não possuímos telefones pagos pela Câmara, 13º salário, verba de representação ou de gabinete”.
ENTIDADES BENEFICIADAS
Escola de Educação Infantil Novo Lar Sestilia Anna Toniolo:  R$ 15 mil 
(Auxílio no pagamento do 13º salário, férias e encargos sociais)
Conselho tutelar: R$ 23 mil
(Aquisição de um veículo para a entidade)
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE): R$ 35 mil
(Auxílio no custeo da folha de pagamento, férias 13º salário dos funcionários)
Liga Feminina de Combate ao Câncer : R$ 25 mil
(Assistência aos doentes carentes, aquisição de passagens, exames médicos e alimentação)
Centro de Formação Tereza Verzeri: 15 mil
(Auxilio no custelo dasobrigações patronais)
Escola Municipal Vitorina Fabre: R$ 9,4 mil
(Auxilio nos gastos de passeio  de final de anos de 27 alunos do projeto sócioeducativo “Turma do Programa Ação Integrar Adolescente)
Brigada Militar: R$ 4,6 mil
(Para aquisição de duas bicicletas, capacetes, uniformes e calçados, visando o início do programa de rondas diárias no comércio da cidade)




Jornal Destaque completa 
45 anos de trabalho

Há mais de quatro décadas, o JD tem o 
compromisso de divulgar as ações que 
estão sendo desenvolvidas na região





A história do semanário teve início no dia 08 de novembro de 1967, quando foi lançada a revista “O Reco”, em que os moradores e comerciantes de Esteio tinham a oportunidade de acompanhar os fatos e eventos importantes da cidade. Após dois anos de circulação, a revista passou a chamar “Destaque” e com este nome a aceitação foi cada vez maior e tendo adesão da comunidade não apenas de Esteio, mas também de Sapucaia do Sul.  No início da década de 70, o “Destaque” deixa de ser revista para se tornar um semário e em tamanho jornal. Ao longo desses 45 anos, nas páginas do JD, a comunidade pode se identificar e tomar conhecimento dos temas que mexeram com o cotidiano da cidade. Em suas páginas foram retratadas assuntos ligados a reivindicação da população e a vida social.   
Com o passar dos anos, o Jornal Destaque acompanhou o progresso, a partir da instalação de empresas e empreendimentos que até hoje servem de base para fomentar a economia de ambas as cidades. Em suas páginas foram relatados desde a pavimentação de ruas e avenidas, a inauguração de prédios públicos e de serviços essenciais para a comunidade. Foram noticiadas a vinda de autoridades nacionais e regionais. 
NOVIDADES
Apesar de alguns obstáculos, a trajetória de sucesso do “Destaque” tem se consolidado a cada edição. Além da edição impressa, os esteienses e sapucaienses, podem conferir os acontecimentos da região, através do blog e também conferir as novidades pelas redes sociais. Os internautas podem ainda enviar sugestões de assuntos que podem ser tratados no periódico. Para marcar a data, está em atividade desde 01 de outubro, a RádioJornal Destaque, via web. O ouvinte pode ouvir música de qualidade, além de estar informado com os assuntos importantes da região, através do site www.radiojornaldestaque.com.


Artistas tradicionalistas
 irão participar do Enart

A invernada adulta do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Quero-Quero de Esteio será o único representante do Município a participar da edição 2012 do Enart. O evento conta com a participação de grupos e artistas ligados ao tradicionalismo, não só do Estado, mas de outros pontos do país e até do exterior. A festa ocorre nos dias 16, 17 e 18 de novembro, no município de Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo. Mas para participar do evento, a invernada está com dificuldades, em relação a apoio financeiro para ir a competição. O grupo está buscando recursos junto a comunidade para custear as despesas da invernada. Esta é a segunda oportunidade em que o Quero-Quero não consegue ir a um evento significativo por falta de dinheiro. Em agosto, a invernada havia sido selecionada para representar o Estado num festival de dança, na Argentina, após os organizadores terem assistido um vídeo do grupo que estava num site especializado.  O patrão da entidade, Paulo Vargas de Lima destaca que estar presente em um evento de abrangência internacional é importante, como forma de divulgar o Município e os trabalhos que estão sendo desenvolvidos em prol da cultura gaúcha. Interessados em colaborar com a presença do grupo pode entrar em contato pelo telefone 8030-8224.


Camilo Alves promove Semana Literária

Entre as atrações ocorreu contação de 
histórias e apresentações artísticas


O Centro de Educação Básica Camilo Alves está sendo sede da Semana Literária que se encerra no dia 09 de novembro. Um dos objetivos da atividade é promover e incentivar a leitura. As atividades iniciaram no dia 05 e contou com atrações como contação de histórias, apresentações artísticas, entre outras ações. Estão previstas as participações de João Pedro Roriz, Jane Michels e Jane Tutikian, patrona da Feira do Livro de Porto Alegre em 2011. 
De acordo com a supervisora da escola, Margô Martins, a semana serviu para incentivar os alunos a ler mais, tanto em sala de aula, quanto em casa. “A programação do evento é bem diversificada. Realizamos até uma feira de troca, que serve para os estudantes trocarem livros que já leram, por outros”, disse Margo. A aluna do sexto ano Gabriely Machado, de 11 anos comentou sobre a importância da semana literária para a instituição. “Eu amo livros, em casa eu tenho vários. Gosto de ler por que mesmo que a gente tenha muitos, nunca temos todos e sempre são histórias diferentes’’. Entre as atividades mais importantes da semana literária ocorreu no dia 07, em que os alunos lançaram um livro, que foi escrito pelos próprios estudantes com a orientação dos professores com temas variados, como ética e alimentação saudável. A programação ainda conta com o pedágio literário, que será realizado no dia 9. Os alunos irão distribuir poesias aos motoristas na sinaleira na esquina das Ruas Salgado Filho e Novo Hamburgo.
PROGRAMAÇÃO
8 de novembro 
8h30 - Apresentação do Mais Educação 
8h30 - Autor presente com João Pedro Roriz e depoimento dos alunos sobre leituras feitas durante a mini maratona literária
9h - Autora presente com Jane Michels para o Pré e 1º ano A
10h - Autora presente com Jane Tutikian
13h - Apresentação de dança do Mais Educação
13h30 - Autor presente com João Pedro Roriz
14h - Contação de história para os Pré II e 1º B
15h30 - Contação de histórias para os 2º e 3º anos e autora presente com Jane Michels

9 de novembro 
8h30 - Apresentação de Taekwondo do Mais Educação e momento da leitura 
9h - Pedágio literário na sinaleira na esquina das ruas Salgado Filho e Novo Hamburgo com distribuição de poesias aos motoristas
9h - Contação de histórias 
10h - Café Literário com arte-educador Aloizio Pedersen
13h - Apresentação Taekwondo do Mais Educação
13h30 - Momento da leitura





Criança Esperança completou 24 anos


No dia 30 de outubro foi lembrada a passagem dos 24 anos de inauguração da Escola de Educação Infantil Criança Esperança, localizada no bairro Novo Esteio. Fundada em 1988, a instituição surgiu devido a união por parte dos representantes do Centro Comunitário Bairro do Parque que  deram inicio a construção de um prédio, que serviria para que as crianças com idade até seis anos pudessem ficar, enquanto os pais estavam no trabalho.  
A proposta de criar um ambiente adequado às necessidades das crianças, onde era possível transformar o aprendizado num mundo de divertidas vivências e descobertas. Quando foi implantada, a escola se chamava Creche Tia Neiva e a partir do ano 2000 sofreu algumas mudanças e passou a ser intitulada Escola de Educação Infantil Criança Esperança. Nesta nova etapa, a equipe diretiva começou a buscar junto aos órgãos competentes melhorias para a instituição com o propósito de ajudar no desenvolvimento dos pequeninos. 
Segundo o responsável pela escola, Manoel Pedro Rodrigues, um dos princípios da escola é valorizar o trabalho das crianças, focada na construção do conhecimento, baseada em praticas pedagógicas. “Acreditamos que é nessa etapa, a criança adquire hábitos e desenvolve as capacidades que o acompanharão por toda a vida”, disse Rodrigues. Ele destacou que por intermédio de projetos educacionais, a escola tem obtido um resultado significativo, em relação a qualidade do ensino no Município. 


Investimentos na saúde de 
Esteio é divulgada na Câmara

Representantes da secretaria da Saúde divulgaram durante uma audiência pública, o relatório de Gestão Municipal de Utilização dos Recursos da Saúde, relativo ao 2º trimestre de 2012. O encontro ocorreu no dia 29 de outubro, na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer. A iniciativa da reunião partiu da Comissão de Saúde do Legislativo, que contou com a participação da direção da Fundação de Saúde Pública São Camilo. 
O secretário de Saúde, José Antônio Almeida Silveira, disse que estão sendo investidos 31,52% de recursos próprios na área da saúde, principalmente em consultas especializadas. “O valor aplicado é significativo, principalmente em relação a consultas com especialistas, onde são registradas entre 600 a 650 registros por mês”, comentou Silveira. Ele salientou que no segundo trimestre não houve a aquisição de novos procedimentos, mas a partir de outubro teve início a compra para a realização de exames ergométricos.   
José Silveira falou que em junho os primeiros pacientes que aguardavam cirurgias de alta complexidade foram chamados, junto a Central de Consultas do Estado. “Mesmo tendo um profissional que faça o atendimento básico, não temos há infraestrutura para realizar cirurgias graves”, enfatizou Silveira.  Devido as mudanças que estão ocorrendo no sistema de saúde do Município, o titular da pasta destacou que nas unidades de saúde houve um aumento significativo, em relação ao atendimento de pacientes, atingindo cerca de duas mil pessoas ao mês. “O resultado tem sido positivo, pois os servidores estão sendo capacitados, com o propósito de amenizar o problema”.




Leitores em foco
Pe. André Boanerges Carbonera, missionário claretiano


 Recebi mais duas profundas mensagens.
Cedo minha coluna para elas.

"Padre André!

Concordo em gênero, número e grau com a professora Kelli, uma vez que ela também é um grande exemplo de profissional, mãe, missionária, uma grande mulher. Que bom que temos o privilégio de tê-la em nossa comunidade, assim como agradeço a Deus por você, pe. André estar conosco.
Complemento com a fala de Eloi Zanetti, sobre textos que lemos por aí:
"Oh Língua Portuguesa!
Oh Última flor do Lácio!
Oh discípulos do professor Pasquale.
Perdoai -os porque não sabem o que escrevem." 
 Grande verdade consiste no descaso de nossos governantes com o povo.
Uma pena que por mais que falemos e orientemos nas escolas para que sejam analisadas as fichas de cada candidato, programas e benfeitorias que o mesmo realizou em prol do povo. Bem como seu currículo de administrador particular e público, as pessoas esquecem de tudo isso mediante um pouco de dinheiro para pagar contas imediatas, sem perceber que a falta de dinheiro é provocada pelos mesmos governantes que permitem impostos absurdos e mal aplicados para o bem do povo. 
Muitas vezes desanimo, mas rezo sempre para que Deus continue aumentando nossa fé e nos dando forças para lutar e não desistir.
Afinal num país rico e próspero como o Brasil, é inadmissível que a probreza impere, o sofrimento, a fome e a doença ainda tomem conta do nosso povo e de nós também.
grande abraço
Wlasta"

É!...
Os políticos precisam falar menos e agir mais.
Há muito papo furado...
Urge mudar e melhorar.
Tomara!
Fim.

Anna
(Terapeuta esotérica)

40=Final da vida!

 A sociedade continua ainda, em pleno século XXl, rotulando as atitudes humanas!
Vão desde o tipo de cabelo, roupas, momento para ser mãe até à idade certa para amar!
Ainda pequena, quanto mais comprido for o cabelo, mais linda ficará para a menina. Após os 40 anos, favor "passar radicalmente a tesoura nas madeixas!"
Já quanto às roupas para crianças e jovens, somente do tipo alegres ou bem transadas. Após os 40, roupas sóbrias e discretas.
Ser mãe após os 40?Nem pensar! Ridículo! É idade para ser avó!
E qual seria o exato momento para namorar? Óbvio! Enquanto jovem ( 15...20 anos). E, paramos nos 30! Aí já estás a caminho da cadeira de balanço, do tricô, de cuidar dos gatos e galinhas! Nossa! A partir dos 40 anos de idade é que muitas pessoas têm uma vida estabilizada, metas concretizadas, sem falar numa beleza que aflora, talvez por saber o valor da vida... Sim! Existe vida após os 40! Aprende a ousar naquilo que desejar!
Deixa que "Osama Bin Laden" cuida para que a explosão caia no lugar certo! Kkk! 


Mudanças no trabalho e superação é tema de palestra para empresários


Para marcar o aniversário de 57 anos da Acise e 44 da CDL de Esteio, foi realizado no dia 30 de outubro, uma palestra motivacional, ministrada por Daniel Muller. Participaram da atividade, que ocorreu no Clube Aliança, cerca de 200 pessoas. O tema explorado por Daniel era ‘Mudando de atitudes, superando desafios’. 
Daniel comentou que o profissional atualmente deve estar sempre em busca de qualificação, com o propósito de atender as expectativas não somente da empresa em que atua, mas também do mercado de trabalho. “A comunicação tem sido uma ferramenta importante neste processo”. Ele salientou que a falta de motivação, planejamento, habilidade e conhecimento, contribuem não apenas para a derrota de uma pessoa, mas também para o fracasso de uma empresa, independente do ramo. “A auto-confiança e a perseverança podem mudar esta realidade, e a longo prazo, transforma-lo em sucesso e bons resultados”. O palestrante enfatizou que o comportamento das pessoas tem influência significativa, podendo ser adaptado para um processo seletivo ou no fechamento de uma venda. “Para ter algumas conquistas, o bom humor e uma atenção dada ao cliente já favorece a melhorar o ambiente de trabalho e os negócios”.


Clube Aliança festeja 70 anos

Sociedade recreativa foi palco de eventos 
significativos que marcaram época




A partir do crescimento da então Vila Esteio, através das novidades no setor industrial e comercial, os moradores não tinham opções de lazer, como uma sociedade recreativa, que também pudesse abrigar um espaço para prática esportiva. Com este propósito, um grupo de pessoas de diversos setores da sociedade resolveram fundar uma entidade, que foi intitulada Clube Aliança. Segundo informações obtidas no livro Ao Longo dos Trilhos, de Miguel Luz, a participação de pessoas da sociedade esteiense se reuniu no Cine Imperial e por  uma decisão resolveram fundar no dia 26 de outubro de 1942, o Clube Aliança. O nome foi escolhido por unanimidade, simbolizando um par de aliança, mostrando a união dos primeiros membros. Pela pressa em concretizar a sociedade também foi a posse da primeira diretoria. O primeiro presidente foi Capitão Victor Bressani, o secretário – Hélio Arnold Sperb, tesoureiro – Oscar Edmundo Berg, bibliotecário – Alceu de Carvalho Baccin, conselho fiscal – Manoel Palmeira Filho, Jorge de Souza Moraes, dr. Darcy Faria de Lima, tenente Olavo Falcão e Pery Fagundes. 
Como não havia sede própria, as festas e bailes ocorriam no Cine Imperial.  Conforme relatos obtidos no livro, nas noites de baile não havia projeção de filmes, os bancos eram retirados, dando lugar a um amplo lugar de festas. No domingo pela manhã, as cadeiras eram recolocadas, com a ajuda de alguns guris em troca do ingresso nas matinês. 
ESTRUTURA
Também é comentado no livro histórico que caravanas de outras cidades vinham prestigiar os bailes do clube. Em 1943 foi possível adquirir uma área de terra na Avenida São Leopoldo (hoje, Presidente Vargas), esquina com a Rua Garibaldi. A planta apresentada aos associados seria ocuparia um espaço de dois mil metros quadrados. O prédio teria dois pavimentos com sala para prática de esportes, como bolão, ping-pong, bilhar e xadrez, no primeiro piso. Fazia parte também salas de aluguel para comércio ou escritório. No segundo andar, o salão de festas, copa, banheiro, palco e sala de reuniões. 
Com a inauguração do espaço social, o Clube Aliança foi palco de apresentações artísticas importantes como Roberto Carlos, Elis Regina, Mutantes, Renato e Seus Blue Caps entre outros. Humoristas, como Paulinho Mixaria, e Guri de Uruguaiana também estiveram mostrando seus talentos para os esteienses. O local marcou época com a realização dos tradicionais bailes de debutantes, que por muitos anos foi um dos eventos que monopolizou a atenção da sociedade. Os tradicionais bailes de carnaval deixaram marcas significativas até para aqueles que frequentaram as festas. 


Duplicação da RS 118 muda a rotina de moradores e comerciantes na região

Mesmo com os benefícios, há pessoas 
que temem pela segurança no local


Em breve o empresário Kaue Brandão vai ter que mudar a sede da empresa de equipamentos de extintores.  Depois de comprar um terreno nas margens da RS 118 em Esteio, para construção de um prédio maior para a empresa, foi comunicado que boa parte do terreno será desapropriado. Um dos motivos alegados ao empresário é que a área está sob o domínio do Departamento Estadual de Estrada e Rodagem (DAER), devido a obra de duplicação da rodovia.  Kaue falou que havia saído do bairro Santo Inácio para as margens da via expressa, com o propósito para ampliar os negócios, possibilitando um melhor deslocamento dos clientes. “Cheguei a ter oito funcionários e atualmente conto somente com três. Para piorar a situação acabei não construindo o prédio”, disse Brandão. Ele salientou que a duplicação vai trazer benefícios principalmente do ponto de vista comercial. “Após seu término, a obra irá transformar a região num pólo de negócios e de novos empreendimentos”, relatou o empresário.
PRUDÊNCIA
Para a proprietária de ferragem, no bairro Boa Vista, em Sapucaia do Sul, Terezinha Melquior comentou que há pelo menos 10 anos, desde que construiu um prédio para seu estabelecimento teve cuidado e fez um recuo significativo, já pensando nas melhorias que via viesse sofrer ao longo dos anos. “Posso me considerar uma empresária de sorte, pois não terei problema em mexer no prédio, em função das obras”, destacou Terezinha. Ela frisou que depois de ter presenciado diversos acidentes, em especial pela imprudência dos motoristas, a comerciante acredita que a duplicação da RS 118 vai trazer benefícios. “Acho que a obra irá melhorar a trafegabilidade dos veículos na via, que  interliga diversas cidades da Região Metropolitana. Mas sugiro que seja construído uma rótula ou um trevo na entrada do bairro, porque o movimento é muito grande”.  


Remoção preocupa famílias


Residente há 25 anos em uma casa localizada as margens da RS 118, Solange Borges da Rocha, 56 anos, integra ao grupo de famílias que deverá deixar o local para dar lugar as obras de duplicação. 
Conforme Solange, representantes da secretaria de Habitação do município fizeram um cadastramento das pessoas que vivem no local, para averiguar como pode ser feito a recolocação dos moradores em outro ponto da cidade. “Ao invés de ser removida para um imóvel de tamanho menor, poderia nos indenizar e teríamos liberdade de morar, onde quiséssemos”, comentou. Além de moradora, Solange possui um estabelecimento comercial há 17 anos. Neste período, a comerciante disse que presenciou diversas tragédias, principalmente pela imprudência dos motoristas. “Na madrugada, é possível observar a presença de jovens fazendo rachas de moto. Mesmo com os benefícios, mas tenho medo que se torne uma Free-Way, o que pode resultar em mais acidentes e pessoas mortas”. Segundo informações da Secretaria de Habitação do Estado, cerca de mil famílias devem ser removidas do local, de acordo com o avançando da obra. O cadastramento já está sendo feito pela pasta de Habitação do Município. Inicialmente, as famílias receberão aluguel social pelo período de um ano, podendo ser prorrogado por mais um ano. Após esse tempo, os moradores serão contemplados uma casa através do programa Minha Casa, Minha Vida em local ainda não definido pela secretaria.
HISTÓRICO
A RS 118 liga o município de Sapucaia do Sul a Viamão, sendo a principal via de acesso a BR 116. Pelos 80 quilômetros da rodovia circulam em média, 15 mil veículos por dia. Segundo o projeto serão duplicados 22 quilômetros, desde o entrocamento com a BR 116, no município sapucaiense até BR 290, em Gravataí. Dos quilômetros cinco a 11, cerca de 32 % do serviço de terraplenagem, drenagem e pavimentação já estão concluídos.O investimento total da duplicação chega a R$ 156 milhões. A obra, que começou em 2006, deve estar concluída ate 2014. Para revitalizar a pista antiga, já foi pedido ao órgão responsável pelas estradas estaduais um novo plano de engenharia para restauração. A intenção é quebrar o concreto atual e implantar novas camadas de concreto no local.


Comunidade do Nascer do Sol 
reivindicam por melhorias


Buracos, pedras soltas e falta de infra-estrutura. Esta realidade faz parte da rotina dos moradores do Loteamento Nascer do Sol, em Sapucaia do Sul. A comunidade reivindica que sejam feitos investimentos em prol das famílias que residem na região. 
O mecânico aposentado Josué Vidal disse que aguarda há alguns anos a pavimentação na principal rua do bairro. “Em função deste problema, tive que arrumar em frente da casa, pois o cano da água estava exposto e poderia se quebrar a qualquer momento”, relatou Vidal. Ele destacou que caso não tivesse feito a obra, talvez não teria condições de entrar entrar no pátio com o carro. Já a dona de casa Cleonice Trindade reclama que em dias de chuva é quase que impossível sair de casa devido o barro que se forma na Rua Tales Alves. “A água desce da casa do vizinho e acaba tornando o local perigoso, principalmente pelos buracos existentes na rua”. As principais reivindicações dos moradores como o asfalto, também é solicitado pela comunidade a construção de uma escola e uma unidade de saúde. 
A presidente da cooperativa, Vanessa Brum falou que além de melhorias no Loteamento, ainda há problemas ligados a inadimplência. “Cerca de 20 % dos associados não estão pagando as parcelas”, disse Vanessa. Ela relatou que houve uma decisão da justiça sobre reintegração de posse e depois desta medida passou a receber ameaças de mortes. 
Para Alcides de Almeida, que é advogado da cooperativa há cinco anos, no que se refere aos casos de inadimplentes, a entidade busca entrar em contato com o associado, antes de partir para uma medida judicial.  “Não há objetivo nenhum em tirar as pessoas de dentro das casas, mas sim em proporcionar que cada associado tenha sua casa própria”, ressaltou Almeida. Mesmo com tantas melhorias a serem feitas, o bairro conta um conselho de segurança, implantado pelo 33º Batalhão de Polícia Militar, o que tem contribuído para que o loteamento possua um dos menores índices de criminalidade do Município. A cooperativa conta com 360 sócios que participam de reuniões visando à melhoria do bairro. 



Jantar-baile
Cerca de 200 pessoas prestigiaram o 18º jantar-baile, promovido pela Sub-seção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A festa ocorreu no restaurante Casa do Gaúcho no Parque de Exposições Assis Brasil. Representantes de diversos segmentos da sociedade participaram do evento. O baile foi animado pelo conjunto Adam. 





Jubileu de Ouro
Os 50 anos de Instituto de Educação Rubén Darío, de Sapucaia do Sul foi comemorado com um jantar-baile. O evento foi realizado no Clube Sete de Setembro e teve a presença de mais 300 pessoas. Durante os festejos aconteceu uma homenagem especial aos ex-diretores e o atual responsável pela instituição. A animação do baile ficou por conta de Jane Mor e Cia. 





Feliz Aniversário
O chefe do Executivo esteiense, Gilmar Rinaldi comemorou no dia 05 de novembro, seu aniversário. Durante a data, o prefeito recebeu diversas felicitações. 
No final de outubro foi a vez da primeira dama, Cléa Escosteguy que soprou as velinhas.


Município está cotado 
para sediar Centro de Eventos

O prefeito de Esteio, Gilmar Rinaldi, esteve no dia 23 de outubro, reunido com a secretária estadual de Turismo, Abigail Pereira, para conversar sobre a instalação de um Centro de Eventos de nível internacional no Município. Durante o encontro, Gilmar reforçou o interesse do Poder Público no Centro de Eventos, bem como relatou as vantagens do Município, como fácil acesso pela BR-116 e futura BR 448 - Rodovia do Parque, além da agregação do Parque Assis Brasil e um grande estacionamento para 10 mil veículos, entre outros.
O centro de eventos será construído pelo Governo do Estado em parceria com a iniciativa privada. Um grupo de trabalho foi formado no governo estadual para analisar o local para construção do empreendimento, projetado pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer. As cidades de Esteio, Eldorado do Sul, Guaíba, Canoas, São Leopoldo e Porto Alegre buscam receber o centro.
CARACTERÍSTICAS DO CENTRO DE EVENTOS
- Capacidade total de pessoas sentadas: 10 mil - distribuídas em vários auditórios
- Auditório principal: 4 mil pessoas; 2,5 mil cadeiras fixas. Divisível em pelo menos três salas para 500 pessoas com palco móvel; amplo espaço de circulação para acomodar outras 1,5 mil cadeiras avulsas
- Auditórios secundários: três salas para 1 mil pessoas cada
- Salas de Apoio: 30 salas com capacidade para 50 a 500 pessoas e capacidade total de 3 mil pessoas, espaço para banquetes ou pequenas exposições: 3 mil refeições simultâneas e possibilidade de receber evento social
- Pavilhão de Exposições: 26 mil metros quadrados e pé direito de 10 metros; divisão em dois pavilhões e dois halls para feiras simultâneas e cabines de credenciamento
- Praça de alimentação: 2 mil pessoas; Cafeterias, buffets, lanchonetes, Espaço Gourmet da culinária dos povos formadores do Rio Grande do Sul, serviços diversos
- Estacionamento: 5 mil vagas
- Área construída: 60 a 100 mil metros quadrados




Aluno do Coração de Maria participa de reportagem da campanha do Grupo RBS


O estudante Matheus Dal Molin, turma 1261, integrando a campanha”A Educação Precisa de Respostas”, esteve nos estúdios da RBS TV dia 12 de outubro, Dia da Criança, quando são recebidas crianças de diversas regiões do Estado para animar o programa especial para elas. Matheus, devido ao seu ótimo desempenho escolar, foi indicado pelo Colégio numa iniciativa do SINEPE-RS, que busca escolher os alunos destaque para incentivar a campanha do Grupo RBS. 


Quadrilha é presa por policiais 
em Sapucaia do Sul

Pelo menos dois integrantes detidos
 são menores de idade

Após a ocorrência de diversos assaltos, num curto espaço de tempo, policiais militares do Pelotão de Operações Especiais partiram para uma diligência em vários bairros da cidade, na noite de 02 de novembro. Segundo informações da corporação, a iniciativa foi possível, pois as vítimas relataram em seus depoimentos que pelo menos quatro suspeitos trafegavam pelas ruas em um veículo Ka, de cor cinza, sendo um deles, portava um revólver.  
Após percorrer algumas ruas da cidade, os PM’s localizaram o automóvel no bairro Cohab, em que havia somente um tripulante, que tem 18 anos e não havia antecedentes criminais no Estado, pois é natural do Amazonas. 
MENORES
Os policiais deram continuidade a diligência pelo Município, onde encontraram na Rua Rodolfo Rickmam, um indivíduo em atitude suspeita. Na abordagem, os militares identificaram um adolescente de 15 anos, mas que não tinha passagem pela polícia. Ao dar prosseguimento ao trabalho, na Avenida Borges de Medeiros, no Colonial, a guarnição do POE encontraram outro suspeito, que ao avistar os policiais tentou fugir, mas foi capturado alguns metros. Para surpresa era outro jovem de 15 anos. Ao ser vistoriado foi localizado um aparelho celular, que pertence a uma das vítimas do assalto. Conforme um dos indivíduos, a arma e outros objetos teriam ficado com um outro membro da quadrilha.  Os suspeitos foram reconhecidos por algumas vítimas, que compareceram a Delegacia, como os autores dos roubos. Ao adulto foi dado voz de prisão por roubo e os adolescentes foram apreendidos em flagrante delito, também por roubo. Todos conduzidos ao DPPA Canoas para a lavratura dos auto de prisão em apreensão em flagrante delito. O veículo foi apreendido.


Pedestres são assaltados na cidade

Em menos de 24 horas, dois pedestres foram assaltados, no dia 01 de novembro. O primeiro delito ocorreu próximo a um posto de gasolina, por volta da 00h30. 
A vítima relatou aos policiais que passava no local, quando foi agredida na cabeça, com um golpe por trás, o que resultou num desmaio. Ele disse ainda que após a recuperar a consciência, observou que o suspeito já havia fugido. Algumas horas depois, dois indivíduos armados se aproximaram de um homem e anunciaram o assalto. Em ambos os casos, foram roubados carteira, dinheiro e objetos pessoais. 


Duas pessoas feridas em acidentes 

Um veículo e uma motocicleta colidiram quando trafegavam na Rua Rio Grande, no Bairro Liberdade, no dia 3 de novembro, por volta das 11h55. O condutor da motocicleta e o carona ficaram feridos e foram encaminhados ao Hospital São Camilo, após receber os primeiros socorros no local do acidente. Já por volta das 16 horas, um veículo que transitava na Avenida Presidente Vargas, no Centro foi fechado por outro que vinha no mesmo sentido. A vítima tentou desviar, porém teve seu veículo danificado. Em depoimento o condutor contou que o motorista do outro veículo desceu e depois foi embora sem prestar ajuda. 


Veículos são furtados

Um veículo de placa JDU 7263 foi furtado na Rua Pelotas, no Centro, no dia 01 de novembro, por volta das 9 horas.  De acordo com o depoimento do proprietário do carro, que havia saído para trabalhar e quando retornou, horas depois percebeu que o automóvel havia desaparecido do local. No dia 03 de novembro mais um veículo foi furtado por volta das 5 horas. O dono do automóvel Gol verde, de placas JNU 8742 estava estacionado em frente a uma residência na Avenida Luiz Pasteur. 
Ao voltar para sair com o carro, observou que não estava no lugar indicado. O proprietário disse em depoimento a DP que não tem suspeitos do roubo. 


Loja em Esteio é alvo de assalto 

Uma loja localizada na Avenida Presidente Vargas, no Centro que  comercializa de aparelhos celulares e similares foi assaltada na manhã do dia 01 de novembro. Segundo o delegado Leonel Baldasso, o delito aconteceu por volta das 9 horas, quando três jovens, sendo que dois estavam armados de revólver invadiram o local e anunciaram o roubo. Foram roubados 90 aparelhos celulares e dinheiro do caixa da loja. Baldasso falou que já possuem suspeitos de ter cometido o assalto no estabelecimento comercial e pretendem deter nos próximos dias os indivíduos. Denúncias ou informações sobre foragidos da justiça pode entrar em contato pelo telefone 3473-1355 ou pelos números 197 e 190.


Suspeitos roubam carro

No dia 01 de novembro, dois suspeitos roubaram um carro em frente a um estabelecimento comercial, no Centro. De acordo com a proprietária do veículo, por volta das 20 horas, havia estacionado o automóvel em frente a um salão de beleza, localizado na Rua Rio Grande, quando um outro carro parou ao seu lado e dois homens anunciaram o assalto.
 Além do carro, também foram levados objetos pessoais da vítima. 


PC investiga morte de jovem

A Polícia Civil do município está investigando as possíveis causas da morte de uma jovem, que ocorreu no dia 03 de novembro. De acordo com a DP, uma jovem deu entrada no Hospital São Camilo, por volta da meia noite, com a suspeita de ter ingerido remédios controlados, que estava sendo utilizado pelo seu pai. 
Segundo informações, devido a quantidade de medicamentos, a vítima não resistiu e morreu por volta das 5 horas. 


33º BPM recebe sugestões 
para melhorar o trânsito

Até dia 09 de novembro, o 33º BPM estará recebendo sugestões, com o objetivo de melhorar a segurança no trânsito na cidade. Desta forma, será disponibilizado um terminal na sede do Batalhão para que o cidadão sapucaiense possa contribuir com ideias. Quem não tiver tempo e tem acesso a internet pode acessar o site www.gabinetedigital.rs.gov.br para votar nas ações para promover a segurança no trânsito. A Consulta Pública sobre Segurança no Trânsito é uma iniciativa realizada através do Governador Pergunta. O 33º BPM fica localizado na Avenida João Pereira de Vargas, 654, Centro.













Nenhum comentário:

Postar um comentário