sexta-feira, 28 de setembro de 2012

EDIÇÃO 1851





Iluminação

Pedestres que utilizam a calçada em frente ao Parque Assis Brasil, na Avenida Independência devem ficar atentos. O motivo é que devido a pouca iluminação no local, devido a não manutenção com a troca de lâmpadas, ocasionou um ambiente com pouca luminosidade, sendo propício para ocorrências de delitos. Além do poste, há mais de dez dias, as luminárias, instaladas nas proximidades da passarela também não estão funcionando. 

Limpeza
Espaços significativos na cidade que tinha por parte dos moradores cuidado especial, agora têm se tornado alvo de vandalismo e até depósito de lixo. Um destes pontos é a figueira, localizada na Avenida Theodomiro Porto da Fonseca, no bairro São Sebastião. Por mais de 15 dias, foi deixado um balcão de pia em frente a árvore. A retirada do objeto ocorreu somente com limpeza das ruas, após a enxurrada que atingiu a região.  








Mudança de dia
Em função dos alagamentos que atingiu a cidade, o culto ecumênico, alusivo a Semana Interamericana da Água, que estava previsto para ocorrer no dia 28 de setembro, no Centro Comunitário Beira Arroio, foi transferido. Um novo dia ainda será divulgado. Os parceiros são: SMMA, Corsan, Centro Comunitário/Sócio Ambiental, SMEE. 

Tradição
Pelo quarto ano consecutivo, a Escola de Educação Infantil Romana Gonçalves Alves, de Sapucaia do Sul organiza um piquete. Entre as atrações da festa prestigiaram o grupo de dança Querência da Primavera, de Esteio. Também participaram do piquete da instituição cantores da Academia de Música Silvio Costa, tendo a cantora Duda Furacão entre os destaques do evento. Os pequenos tiveram a oportunidade de integrar uma roda de chimarrão, além de comer pratos típicos da região Sul.

Esporte
Atletas de handebol da Escola Estadual Augusto Meyer representaram o Município, durante os Jogos Estadual do Rio Grande do Sul (Jergs). O time esteiense venceu de 4 a 2, as competidoras de Porto Alegre. O grupo vencedor irá participar da etapa regional da competição, que tem com o objetivo de integrar estudantes na prática esportiva e também revelar talentos. 









A queda de uma marquise em frente a um estabelecimento comercial localizado entre as ruas 24 de Agosto e Bento Gonçalves, no Centro de Esteio não foi decorrente as chuvas que atingiram o RS, de 15 a 18 de setembro, como foi publicado na edição 1850, do Jornal Destaque. Segundo informações, o motivo não foi o volume das chuvas e sim uma colisão de um veículo, durante à noite no local.   






Jantar
Dentro das comemorações de cinquenta anos do Lions Esteio Centro, integrantes do clube de serviço estão organizando um jantar-baile, alusivo a data. O evento ocorre no dia 29 de setembro, no Clube Aliança, com início a partir das 20h30. Os convites já estão sendo vendidos pelos voluntários e parceiros. Informações pelos telefones 3473-5835 ou 9622-1587. 


Curso
A Sub seção da OAB de Esteio promove de 02 a 04 de outubro, o curso Ações locatícias. A atividade será ministrada pelos palestrantes Rogério Licastro Torres de Mello, Cláudio Cintra Zarif e Luís Eduardo Fernandes com início a partir das 9 horas. O local é o auditório da entidade. A duração total do curso é de 6 horas e o valor é R$ 60,00. A sub seção fica na Avenida Presidente Vargas, Centro. 


Artesanato
No dia 05 de outubro, as integrantes dos grupos de artesanatos das quatro paróquias de Esteio irão divulgar seus trabalhos. Os quiosques com os produtos serão montados na Praça do Expedicionário, que fica localizado na área central do município. O horário de funcionamento da atividade está prevista para ocorrer das 9h às 17h30. 




Comunidade da Vila Ezequiel
 realiza protesto contra descaso

Um grupo de moradores fechou parte da Bento Gonçalves, impedindo o fluxo de veículos


O estrago causado pela chuva na cidade resultou também em moradores revoltados com o descaso em relação às melhorias para reverter a situação. Devido a estas proporções, um grupo de moradoras da Rua Bento Gonçalves, do bairro São Sebastião utilizaram a Tribuna Popular, durante a sessão na Câmara de Esteio, no dia 25 de setembro. 
Segundo Josefa de Oliveira, um dos motivos da revolta é que foi solicitado para os órgãos competentes, na noite de 18 de setembro, um barco para a remoção de algumas famílias, em função da elevada quantidade de água na via, mas ninguém compareceu. “Nossa salvação foi um barco emprestado de Sapucaia do Sul, como forma de amenizar o transtorno”, desabafou Josefa. Ela salientou que foi uma situação similar aconteceu na cidade em 2005 e poucas medidas foram tomadas. “Pagamos nossos impostos e gostaríamos no mínimo de respeito e atenção. Muitas pessoas perderam o pouco que tinham e será difícil reconstruir novamente”. 
Josefa falou que uma das reivindicações por parte dos moradores é a limpeza nas bocas de lobo e até um possível estudo de viabilidade para recolocação de nova tubulação. “Esperamos que sejam feitas as obras necessárias para que não ocorram mais estes imprevistos. Claro que foi uma chuva acima da média, mas se fossem feitas as ações de contenção, talvez a proporção seria menor”. “Os vizinhos foram os verdadeiros heróis, em salvar vidas e atenuar o problema”, resumiu em seu pronunciamento a educadora Fabiana Garrido. Ela relatou que desde que mora na localidade há mais de 30 anos praticamente não houve uma fiscalização ou planejamento para evitar tragédias causadas pelo mau tempo. 
MOBILIZAÇÃO
Indignados por terem perdido móveis e eletroeletrônicos na enchente, por volta das 17 horas, de 21 de setembro, moradores fecharam parte da Rua Bento Gonçalves, com os objetos que ficaram danificados, impedindo a passagem de veículos e chamando a atenção das autoridades sobre o problema. Após isso, em torno das 20h30, cerca de 100 pessoas depositaram lixo e sobras de móveis na rampa do prédio administrativo. A Brigada Militar e a Guarda Municipal foram acionadas e fizeram a segurança no local. 
Conforme o caldeireiro Rodrigo Cogo, a revolta das pessoas é que não houve botes disponíveis para suprir as necessidades dos flagelados. “O que nos deixou chateados foi que um ônibus foi disponibilizado para retirar pessoas da Morada 2, mas que devido a altura da água, acabou gerando inclusive a queda de muros e grades”, informou Cogo. Ele disse ainda que no dia 24 de setembro, houve uma reunião com o Executivo, em que ficou estabelecido que uma equipe de limpeza faria a manutenção nas bocas de lobo, na Bento e na Vila Ezequiel. 



Artesãs participam de curso de capacitação


Integrantes da Associação de Voluntárias Maria José participaram no dia 17 de setembro, do encontro com a representante do Sebrae, onde foi apresentada as mulheres como será sua preparação do grupo que irão expor os trabalhos durante a Copa do Mundo em 2014, em Porto Alegre. Um dos motivos da reunião é que a Associação foi a única do Município a ser selecionada a mostrar o artesanato gaúcho, durante o evento esportivo. 
A responsável pelo grupo Maria Di Pietro disse que esta conquista demonstra que as mercadorias confeccionadas tem um padrão de qualidade e que será melhor explorado, após a participação do grupo em cursos de qualificação. “Nosso potencial não está ficando restrito apenas em Esteio. Agora, o mundo pode conferir nossas habilidades, devido ao intenso fluxo de pessoas na cidade sede da festa”, disse Maria. 
Além da associação esteiense, os voluntários do grupo de artesãos Terra do Zoo, de Sapucaia do Sul também foram contemplados neste projeto. 



Inicia o processo de limpeza 
no Arroio Sapucaia


Teve início no dia 26 de setembro, a limpeza no Arroio Sapucaia, com a retirada de entulhos que foram levados pela chuva que atingiu a cidade na última semana. A medida atende ao decreto de emergência do Município com ações para recuperar os locais atingidos pelas chuvas. A máquina escavadeira hidráulica realiza a limpeza do arroio por dentro, enquanto a equipe da Secretaria de Obras e Viação recolhe os lixos retirados e limpa a rede de esgoto. 
Com o retorno das vítimas das cheias para casa, o Executivo e Defesa Civil estão realizando a doação de roupas, cobertores, colchões, produtos de higiene pessoal e limpeza e mantimentos. Diversos moradores e entidades do Município contribuíram para este gesto de amor ao próximo. Entretanto, ainda são necessárias mais doações. Quem puder ajudar com estes produtos pode procurar a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social na Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150 ou através do telefone: 3433-8143 ou 9913-1292. Uma conta bancária também foi disponibilizada para doações. 
CONFIRA OS DADOS PARA FAZER A DOAÇÃO:
Banco: 041 (Banrisul)
Agência: 0213
Conta: 0400124802


Aberta oficialmente a 21ª Feira 
Municipal de Ciências e Ideias 





A 21ª Feira Municipal de Ciências e Ideias (Femuci), realizada pela Secretaria Municipal de Educação e Esportes (SMEE) em conjunto com a Escola Coração de Maria, foi aberta na tarde de 26 de setembro, no Ginásio do Colégio Coração de Maria. Em paralelo, também é realizada a 16ª Feira de Ideias do Colégio Coração de Maria (Feiccom) e 4º Encontro de Educadores em Investigação Científica (Edupec). A diretora de Educação, Ticiane Souza, agradeceu a colaboração de alunos e professores e elogiou os trabalhos. “Gostaria de parabenizar os alunos e professores pelos belos trabalhos que estão sendo apresentados, todos estão com uma ótima qualidade”, declarou. O objetivo da Femuci é estimular o interesse pela investigação desde a Educação Infantil até o Ensino Médio e ofertar aos alunos a oportunidade de integração com estudantes de outras instituições.
A exposição dos alunos do Centro Municipal de Educação Básica (CMEB) Camilo Alves está entre os 40 trabalhos apresentados pelas escolas municipais na feira. “Decidimos fazer sobre reciclagem para mostrar ao publico como podemos reciclar de maneira bem fácil e prática”, contou a aluna Amanda Oliveira, 4ª ano B.
A professora da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Colorindo o Aprender Sheila Magali contou como foi a participação dos alunos na apresentação para a feira “As crianças ajudaram bastante na reprodução da história ‘Um mundinho para todos’. Cada um ficou responsável pela montagem de seu personagem”, comentou Sheila.
No dia 27 de setembro, das 8h30min às 21h, é dia de conhecer os projetos de escolas municipais, estaduais e particulares. No último dia, sexta-feira (28), a visitação ocorre até às 17h, e, a partir das 19h, será realizada a premiação e cerimônia de encerramento da Femuci. A SMEE também estará fornecendo ônibus para levar as escolas para visitar as exposições e lanches para os alunos.
PROGRAMAÇÃO
27 de setembro – Quinta-Feira
8h30min às 11h30min – Visitação Pública e Avaliação dos Projetos 
11h30min às 13h30min – Almoço 
13h30min às 21h – Visitação Pública e Avaliação dos Projetos
28 de setembro – Sexta-Feira
08h30min às 11h30min – Visitação Pública e Avaliação dos Projetos 
11h30min às 13h30min – Almoço 
13h30min às 17h – Visitação Pública 
17h às 19h – Desmontagens dos estandes 
19h30min às 21h30min – Cerimônia de Encerramento e Premiação


Novena de Aparecida inicia no dia 03

A partir do dia 03 de outubro, inicia a novena, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, do bairro Novo Esteio, em homenagem a padroeira do país.O tema deste ano é ‘A Igreja e o Vaticano II Sob a proteção de Nossa Senhora Aparecida. Na oportunidade está prevista a apresentação da nova estrutura do prédio, com a rampa de acesso e uma porta de emergência. A celebração religiosa será ministrada pelo Dom Agenor. Também participarão da novena religiosos e grupos da cidade e da região. A festa acontece na sexta-feira, 12 de outubro, com missa solene, bênção dos carros e a tarde, almoço de confraternização e brincadeiras. Os convites para o evento já estão a venda na secretaria da igreja. O templo do Novo Esteio é um dos poucos que tem uma réplica da imagem de Nossa Senhora, oriunda de Aparecida, em São Paulo. A igreja fica na Agostinho Camilo de Borba, esquina com Bartolemeu de Gusmão.  
PROGRAMAÇÃO
1ª Noite – 4ª feira Dia 03 de outubro 20h - Sub Tema: Introdução ao Concílio Vaticano II e Missão da Igreja (Ad Gentes) Pregador: Dom Agenor Liturgia: Pastora Litúrgica Animação: Pastoral Litúrgica Bênção: Famílias e casais de namorados
2ª Noite – 5ª feira Dia 04 de outubro 20 h - Sub Tema: A Liberdade Religiosa (Dignitatis Humanae) Pregador: Pe. Alexsandro M. Nunes  Liturgia: Missionárias de Capelinhas e Missões Animação:Ministério da música da Paróquia Santo Inácio  Bênção: Da saúde
3ª Noite – 6ª feira  Dia 05 de outubro  20 h - Sub Tema: O Protagonismo dos Leigos (Apostolicam Actuositatem) Pregador: Pe. José Brand Liturgia: Apostolado da Oração  Animação: Coral da Paróquia Imaculado Coração de Maria Bênção: Bíblias / Água e sal.


Estudantes sapucaienses participam da Semana Nacional do Trânsito




Uma semana com muita informação por um trânsito mais seguro. É assim que a Prefeitura de Sapucaia do Sul, através da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito e Guarda Municipal, está participando da Semana Nacional do Trânsito na cidade. As atividades contam com a parceria do SAMU, Corpo de Bombeiros, Grupo de Busca e Salvamento (GBS), Brigada Militar, SESI, Grupo de Resgate e Trauma (GRT) e CFC Sapucaia. Na tarde de , 25 de setembro, os estudantes sapucaienses tiveram palestras, hora do conto, jogos educativos, simulação de resgate e muita informação para ter na cidade um trânsito de paz. Cães do Grupo de Busca e Salvamento (GBS) alegraram as crianças. A comandante da Guarda Municipal, Cinara Woiczekoski, disse que os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho realizado pelas entidades. “Eles puderam ver como é o trabalho do Samu, como são feitas as mobilizações em caso de acidentes. Conheceram o motorhome da Brigada Militar, entre tantas outras atividades. Tudo isto ajuda para promovermos futuros motoristas mais conscientes no trânsito”, falou.
Um jogo, uma grande pista de trânsito com as sinalizações, ensinou e divertiu a garotada. O Sesi participou da atividade com hora do conto e o CFC Sapucaia mostrou como se formavam os condutores de motocicletas. A estudante do 3º ano da Escola Municipal Alfredo Juliano, Nátaly da Silva Fernandes, 9, gostou de participar das atividades. “Achei importante para aprendermos para o futuro. Também vou repassar as informações sobre o trânsito para minha família”, comentou.








Novas urnas para as eleições de Esteio

Faltando cerca de dez dias para as eleições municipais, os cartórios eleitorais estão trabalhando a todo o vapor para que no pleito do dia 07 de outubro, praticamente não ocorram imprevistos. Nesta eleição, para escolha de prefeito e vereador, os eleitores de Esteio terão uma novidade. As urnas que serão utilizadas são novas e com algumas modificações e melhorias. Segundo a chefe do cartório do Município, Evânia Núbia Almeida, os equipamentos já estão adaptados para o cadastramento biométrico, através das digitais da pessoa e também a foto. “Outra novidade é que os dados obtidos nas urnas não serão mais registrados em disquete e sim em um pen drive. Uma das propostas do novo serviço é facilitar ainda mais o trabalho da Justiça Eleitoral”, disse Evânia. Ela salientou que serão disponibilizadas 238 urnas novas, além de algumas que ficaram de reserva, caso precise, em função de algum imprevisto de última hora. Evânia falou que ainda irão trabalhar nas eleições, cerca de dez profissionais, entre servidores públicos, estagiários e técnicos de urna. “O grupo está revisando as urnas e o material para que não seja registrado nenhum problema com gravidade no dia”, comentou a chefe do Cartório Eleitoral. O telefone do Cartório de Esteio é 3473-6088 e de Sapucaia do Sul é 3451-9140.


Sapucaia realiza seminário 
de combate às drogas


Nesta terça, 25, o auditório do Instituto Federal Sul Riograndense em Sapucaia do Sul foi palco para a integração de diferentes áreas para debater sobre a prevenção do uso de drogas. O Seminário Integrado de Prevenção ao Uso de Drogas: Educação, Saúde, Desenvolvimento Social, Segurança e Trânsito, reuniu mais de 200 profissionais das áreas e pessoas da comunidade interessadas no tema.
Pela manhã, o chefe da Delegacia de Entorpecentes da Polícia Federal, delegado Mario Luiz Vieira, e a psiquiatra Maria Fernanda Penkala, falaram para o público sobre a prevenção do uso de drogas, abordando os quatro eixos: saúde, educação, assistência social e segurança.
A tarde de trabalhos iniciou com uma apresentação artística com os alunos da APAE de Sapucaia do Sul. Em seguida, os participantes foram divididos em grupos, onde realizaram atividades de integração e de estudo de casos.
Para a coordenadora do Projeto de Prevenção as Drogas, Claudia Rebés, o objetivo do seminário é de orientar e levar os profissionais a trabalharem de maneira integrada nas diferentes áreas. “O trabalho busca uma reflexão entre os técnicos de maneira que trabalhem como multiplicadores dos conhecimentos no combate ao uso de drogas.” O evento foi promovido pela Prefeitura de Sapucaia do Sul através das secretarias Geral de Governo, de Educação e do Grupo de Enfretamento as Questões de Drogadição de Sapucaia do Sul.


Patriotas versus Patriotadas
Pe. André Boanerges Carbonera, missionário claretiano

Há muitos assuntos.
Ater-me-ei  à Pátria.
Dificilmente, alguém detesta o país de nascença.
Discorda.
Xinga.
Critica.
Outrossim, afirma:
- Morro por minha Pátria!
De fato, deparamo-nos com legítimos patriotas.
Eles se revelam honestos; batalhadores; fiéis à nação e a família; humildes; empreendedores; otimistas; plenos de fé. Para não ser injusto citaria o “Anjo” da Bahia, ou a admirada Irmã Dulce.
Sem dúvida, foi uma extraordinária Patriota!
Patriota e Santa moderna!
Vemos muitas Patriotadas...
Na veja de 29 de agosto, 2012, página 46, lemos:
“Futebol – em um País onde milhares ganham um mísero salário mínimo, acho uma vergonha a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) se dar ao luxo de oferecer o prêmio de 400,000 reais a cada um dos jogadores da seleção brasileira – caso eles ganhassem a medalha de ouro na Olimpíada de Londres. Assina: Aguinaldo Brito de Oliveira, Jacobina, BA.
  Bom! Nem quero entrar no mérito dos altíssimos salários de alguns defecadores cognominados de jogadores, ou atletas profissionais...
Só em pensar, meu colesterol sofre alteração...
São as legítimas patriotadas!
E o tal de horário político obrigatório?...
Os melhores espaços, em rádio e na tevê, ficam à disposição dos candidatos e dos políticos.
Sim! É democracia. Certo! Contudo, nos horários nobres, somos “obrigados” a conviver com assuntos intragáveis... Cadê o bom senso da Justiça Eleitoral?...
Cada patriotada!... A chamada liberdade religiosa, para muitos líderes  religiosos, vai além da liberdade e chega aos limites do engodo e da mentira e da vergonhosa exploração. Tudo fica por isso mesmo.
Resposta:
- Vivemos num país democrático!
Democrático, ou  “bagunçático?...”
Patriotadas crentes ou religiosas!
Tomara que sejamos patriotas, hoje e sempre!
Fim de papo.





Anna
(Terapeuta esotérica)

O que as pessoas mais desejam?
Este ano há uma procura incessante pela busca de viver! O tempo para o comodismo está ficando para trás.  Estás fazendo um curso, porém viste que não te traz realização? Muda! Trabalhas em algo e sentes que tens potencial para um muito melhor? Troca!
Tens vontade de ter um filho? Está esperando o quê? Ou, não queres ser mãe? Assume! Queres aprender a dirigir, mas, tens medo? Faz autoescola, treina e vai firme! Estás te sentindo fora de forma... Acima do peso? Faz uma dieta leve, vai à academia, caminha, coloca uma roupa bem justinha e “te acha”! O namoro tá ruim? Cai fora! Levaste o fora? Parte para outra! Olha para os lados! Tem muita gente querendo o teu amor!
Queres um casamento diferente, tipo, cada um na sua casa? Vai fundo! Tens uma opção sexual que diverge dos costumes da sociedade! Vai nessa com discrição! Não há motivos para expor a tua felicidade a quem não merece!  As pessoas desejamconcretizar suas metas imediatamente, sem indecisões, sem o “deixa para amanhã”!
Namasttê


Junta de Conciliação era 
inaugurada em Esteio há 26 anos

Os processos eram resolvidos
 no município de São Leopoldo


Diversas autoridades da região participaram da solenidade de instalação da Junta de Conciliação e Julgamento do Município, com jurisdição em Sapucaia do Sul. A partir da sua implantação, num primeiro momento a Junta ficou instalada provisoriamente em um espaço cedido pela Prefeitura, na Avenida Presidente Vargas. Após três anos de sua instalação, o órgão se muda para a rua Castro Alves. Conforme relato do livro Ao Longo dos Trilhos, de Miguel Luz, em outubro de 1985, políticos de âmbitos nacionais e regionais encaminharam um ofício ao então presidente da República José Sarney, propondo a criação de 106 juntas de conciliação, em diversos municípios da nação. Na época, dos 4.811 processos que eram ajuizados das duas juntas em São Leopoldo, 1.750 eram provenientes de Esteio e Sapucaia do Sul. Devido a demanda de processos e das mobilizações, no dia 30 de abril de 1986, através da lei nº 7471 foi sancionado o documento que autorizava a implantação deste setor na cidade. 
INSTALAÇÕES
Durante um período, a Junta de Conciliação funcionou em um prédio que ao longo dos anos foi se deteriorando, o que gerou polêmica na comunidade, pois o local poderia causar danos aos contribuintes e aos servidores. Para tentar amenizar a situação, a União adquiriu uma área na Avenida Salgado Filho, onde foi construída o novo local do órgão. A data da inauguração foi no dia 23 de março de 1990. Na solenidade prestigiaram Alcina Tubino Surreaux, juíza presidente do Tribunal Regional do Trabalho e o diretor do Fórum, Milton Loff. O Executivo foi representado pelo vice-prefeito, Adelar Doberstein e o Legislativo por Pedro Guilherme dos Santos, além do delegado Ireno Schulz e o comandante do 4º BPM Lucio Sérgio Mascarenhas. Com o aumento da população e consequentemente dos serviços foi necessário ampliar o prédio existente. Após um período de reforma, no dia 8 de janeiro de 1997 foi reinaugurado o novo local. Além de representantes do Executivo, Legislativo e Judiciário, também estiveram na solenidade a banda do 19º Batalhão de Infantaria Motorizada de São Leopoldo.



Semana Farroupilha da região 
encerram com boas expectativas

Mais de 140 mil pessoas visitaram os 
espaços montados em Esteio e Sapucaia do Sul


Os festejos farroupilha de Esteio encerrou suas atividades no dia 20 de setembro, com a extinção da chama crioula. Segundo os organizadores do evento, mais de 70 mil pessoas passaram pelo Parque Assis Brasil, desde o dia 13, quando foi aberto o evento, que contou com a presença de 85 piquetes e seis CTG’s. O último dia foi marcado com um desfile de cavalarianos que saiu do parque Galvany Guedes até o local que ocorria a atividade. Na chegada, grupo foi recepcionado pelo secretário de Arte e Cultura, Luiz Fernando do Amaral, que recebeu a chama das mãos do patrão do piquete Galpão do Boqueirão e organizador da cavalgada Valdir Nunes.  À tarde foi feita a entrega dos troféus aos vencedores do concurso de melhor acampamento. Além disso, o piquete Kbase arrecadou 1,7 quilos de alimentos que será doado para entidades assistenciais e famílias carentes do município. Já em Sapucaia do Sul, a festa encerrou no dia 23, em um novo espaço, localizado na Rua Monteiro Lobato, nas proximidades da secretaria de Obras da cidade. Durante o evento, artistas da região e do Estado prestigiaram o acampamento.   
RESULTADOS
Melhores acampamentos
1° lugar - Família Campeira
2º lugar - Família Silveira
3º lugar - Rancho Montenegro
4º lugar – Piquete Gaudérios do Pampa
5º lugar – Piquete Alma Campeira
Destaques
Garra e motivação: Piquete Ruy Basto
Mostra folclórica: Piquete Tio Paulo
Dedicação e organização: Piquete Alma Maragata / Melhor piquete com as escolas: Piquete Amigos da Tradição
Cultural: Piquete Chimarreando
Pesquisa: Piquete Pataço
Solidariedade: Piquete Kbase
Originalidade: Piquete Família Doebber
Hospitalidade: Piquete Charrua
Organização: Piquete Tchê Bajara 
CTG’s
1º lugar - Galpão do Boqueirão



Escola do Primavera lança 
grupo tradicionalista

Alunos  já se apresentaram em Esteio e Sapucaia do Sul


Durante a Semana Farroupilha do município, o Programa Mais Educação do Centro de Educação Maria Lygia Andrade Haack divulgou o grupo de danças e tradições gaúchas ‘Querência da Primavera’. Formado por nove pares de estudantes que participam do projeto, uma das primeiras atividades ocorreu durante a solenidade de abertura do evento, no dia 13 de setembro, no Parque Assis Brasil. No decorrer da semana, os integrantes ainda mostraram seus talentos para alunos da Escola de Educação Infantil Vivendo a Infância e na Romana Gonçalves Alves, em Sapucaia do Sul. Segundo a instrutora de dança Aline Roszko, a ideia do grupo surgiu através da parceria entre a instituição e o projeto Descentralização da Cultura, coordenado por Ângela Ruas.  “Este trabalho superou as expectativas das pessoas envolvidas no projeto. Um dos motivos é a organização e a disciplina das crianças e dos adolescentes, que desde cedo estão aprendendo a conhecer a cultura gaúcha”, disse Aline.  
O professor do projetoTiago Klein, destacou que a importância da parceria entre a educação e a cultura. “Com a formação do grupo de dança, um dos principais objetivos de mostrar o potencial que há em cada integrante”. 
INCENTIVO
Aluna do sexto ano da escola, Nikolle Lemos, 12 anos ressaltou que aos poucos tem se interessado em conhecer mais sobre as tradições do Rio Grande do Sul. 
“A união está sendo um dos diferenciais para que o grupo possa seguir por muitos anos”. 
Para Joabe Souza Borges, 15 anos, está sendo ótimo participar do grupo. “Estou gostando de conhecer mais sobre nossa cultura, principalmente na dança e na culinária”.
O nome do grupo é em homenagem ao Parque Primavera, local onde fica a escola. Os ensaios começaram no final do primeiro semestre, e em poucos meses os alunos já estão com um repertório apto para diversas apresentações.


Melhorias na rede elétrica 


A concessionária de energia elétrica que é responsável pelo abastecimento em Esteio está investindo cerca de R$ 4 milhões na linha de subtransmissão LT 69 kV Esteio x Cachoeirinha com o objetivo de aumentar a capacidade de transmissão em 56%, elevando de 48,0 MVA para 75,0 MVA. Esta obra tem fundamental importância para o município, pois, além de aumentar a qualidade da energia elétrica, também trará mais confiabilidade ao sistema no período do verão, quando a demanda aumenta significativamente. Tais melhorias irão beneficiar 25 mil clientes. A linha será transferida do traçado original, no trecho localizado no bairro Osório, entre a BR 116 e a travessia do Trensurb, utilizando o passeio público e o canteiro central. A linha de subtransmissão existente neste local será retirada após a conclusão e energização da nova linha, evitando interrupções no fornecimento de energia na cidade. No restante da linha de subtransmissão, será utilizado o mesmo traçado, mantendo os cabos e as estruturas existentes, sendo intercalado postes nos vãos entre as estruturas, elevando a altura dos cabos nestes trechos.
No trecho da BR-116 e Avenida Leônidas de Souza, em Sapucaia do Sul, a linha será totalmente reconstruída e nos demais trechos serão instalados postes intermediários nos vãos entre as torres, elevando a altura dos cabos em relação ao solo. Além disso, serão instalados 39 postes entre os trechos. 
A previsão é de que até dezembro deste ano às obras estejam concluídas.



Cartório Eleitoral realiza 
treinamento de mesários

Atividade ocorreu na Sala de 
Sessões Luiz Alécio Frainer


Apesar do mau tempo, o primeiro encontro para o treinamento de presidentes de seção e primeiro mesário que irão atuar no pleito em outubro reuniu cerca de 140 pessoas, no dia 17 de setembro. Neste ano, a reunião ocorreu na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, na Câmara Municipal.  De acordo com o servidor do Cartório Eleitoral, Gilmar Oliveira Dias, houve um aumento na procura de pessoas interessadas em trabalhar na eleição deste ano, o que tem contribuído para uma qualificação do serviço. Devido à demanda também aconteceu um segundo encontro no dia 19. “Atingimos uma meta importante, onde todos as pessoas que se habilitaram foi de maneira voluntária, sem a necessidade de convocação. Isso representa o fortalecimento da democracia”, disse Oliveira. O juiz eleitoral, Marcos La Porta da Silva destacou que para a realização do pleito no dia 07 de outubro, a Justiça Eleitoral vem se organizando há pelo menos um ano, evitando imprevistos. “Esses é um dos motivos que nos torna um país, onde o processo eleitoral é utilizado como modelo a ser seguido”, enfatizou o juiz eleitoral. A responsável pelo Cartório é Evania Núbia Almeida. Na eleição deste ano irão trabalhar pelo menos 824 pessoas nas seções eleitorais da cidade. Além disso, Evânia ressaltou que o órgão tem aberto aos sábados, domingos e até feriados para atender a demanda da comunidade, em especial na busca de mais detalhes sobre o funcionamento do pleito e dos documentos necessários para votar. 
Informações ou dúvidas através do telefone 3473-6088 ou na sede do cartório, localizado na Avenida Dom Pedro I, em frente ao prédio do Fórum. 




Jovane Guissone recebendo 
a placa do Legislativo


O esgrimista esteiense recebeu na noite de 25 de setembro, uma placa do Legislativo referente a conquista da medalha de ouro, na Paraolímpiada, em Londres. 
Segundo Jovane, este prêmio representa um período, em que tive um treinamento intenso. “Todos que me ajudaram tem uma contribuição neste momento importante em minha vida”, relatou o atleta. Ele salientou que apesar das dificuldades existentes para um cadeirante, principalmente trafegar nas calçadas e no transporte coletivo, há uma esperança. “Espero que a situação mude o mais rápido possível, mas toda a sociedade precisa se unir”. 
Jovane enfatizou que em 2011, foi repassado um recurso para a compra de um equipamento, onde colaborou com a vitória numa das competições em que esteve representado o Estado. 


Legislativo aprova recurso 
para Parada Livre

Foi aprovado pela Câmara de Vereadores, na noite de 25 de setembro, por unanimidade o projeto de lei que autoriza o Executivo a firmar convênio com a Organização Não Governamental (ONG) Amigos da Diversidade, para a realização da V Parada Livre do município. O montante que será repassado para entidade é no valor de R$ 10 mil. Neste ano, a festa acontece no dia 28 de outubro, a partir das 13 horas. Um dos objetivos da festa é promover a cidadania na defesa dos direitos de lésbicas, gays, bisexuais e transexuais, na busca da construção de uma sociedade sem preconceito. Segundo o projeto, o dinheiro será depositado em parcela única, mas somente será liberado após o dia 07 de outubro, por estar em um período eleitoral. O tema deste ano do evento é ‘Vista sua Identidade’. Na edição de 2011 da Parada Livre, a festa reuniu dezenas de pessoas no espaço coberto da Rua Garibaldi, no Centro. 



Esteienses vencem competição 
de MMA no interior

Equipe de Esteio tem se tornando referência no Estado 



Cinco esteienses participaram no 15 de setembro, do Frederico Fight Combat (FFC), que reuniu cerca de três mil pessoas no município Frederico Westphalen. Ao todo o evento contou com 11 lutas, sendo quatro delas da modalidade MUAY THAI e as demais de MMA. Esteio esteve representado pela Academia Hawks e contou com cinco atletas no card principal, sendo que, quatro deles venceram seus respectivos combates. O primeiro atleta a pisar no octógono foi Guilherme “Boxer” que participou da primeira fase do GP de MMA dos penas lutando contra César Dias (Carazinho). Apesar de estar vencendo a luta, Guilherme foi surpreendido por uma imobilização (técnica de jiu-jitsu) aplicada pelo seu oponente na metade do primeiro round, sendo este o único revés na noite.
 Na sequência subiu no octógono o lutador Ricardo, conhecido como “Pé de Porco” contra o lutador Pedrinho (Carazinho). Ricardo foi melhor nos três rounds e venceu a luta por decisão unânime dos juízes laterais.
 Depois foi a vez do meio pesado Luis “Cabo” que enfrentou o instrutor da equipe de Soledade Wagner “Pingo”. Cabo manteve à superioridade durante todas as ações e finalizou Wagner com um armlok (técnica de jiu-jitsu) ainda no primeiro round.
VENCEDOR
Em uma das lutas principais da noite foi do esteiense André Machado enfrentou o lutador Wellington “Alemão”. A luta foi amplamente dominada por André que causou diversos ferimentos em Wellington. Já o último esteiense a subir no ringue foi Paulo César, com o apelido de ‘bandido’. Com apenas 16 anos, o jovem já tem dez lutas em sua carreira. Bandido lutou contra André Sobrinho. Mas nada adiantou, pois Bandido foi mais ágil e acabou vencendo dois dos três rounds, sagrando-se o campeão da noite, levando o cinturão do evento.”Fico muito feliz por trazer o cinturão aqui para minha cidade. Estou treinando cada dia mais forte para poder trazer novas conquistas”, comentou o atleta.
Com isso a equipe Hawks cada vez mais se consolida como a principal equipe de Muay Thai do Estado e uma das melhores de MMA. Dentro dos últimos 12 meses foram 19 combates disputados, sendo 18 vitórias para a equipe da cidade. 


Simulação de acidente marca o início da Semana de Educação para o Trânsito




Uma cena de acidente de trânsito envolvendo dois carros e uma moto chocou as pessoas que passaram no centro de Sapucaia do Sul, na manhã de hoje, 24 de setembro. Um carro capotado, outro com uma pessoa presa às ferragens, um motociclista caído na via, sangue, viaturas, macas e sirenes impressionaram, mas tudo não passava de uma simulação de um acidente de trânsito.  A atividade fez parte da Semana Municipal de Educação para o Trânsito, promovida pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito e Guarda Municipal, e que segue até o dia 27. O cenário do acidente contou com a atuação do Corpo de Bombeiros de Sapucaia, Grupo de Resgate Tático (GRT), Brigada Militar, Grupo de Busca e Salvamento (GBS) e Samu.  Conforme a comandante da Guarda Municipal Municipal, Cinara Batista Woiczekoski, a ação teve como objetivo promover a conscientização das pessoas sobre suas responsabilidades no trânsito. “A simulação foi justamente para chocar o adulto, pois assim conseguimos chamar a sua atenção. As atividades para as crianças, que começam amanhã, têm outra linguagem, com jogos e palestras educativas voltadas para a educação no trânsito e direcionadas aos estudantes de todas as escolas da cidade”, comentouA simulação sensibilizou a doméstica Vera Lúcia Plaut, 51 anos. “Parece muito real. É chocante a imagem, mas acredito que isto vale para conscientizar as pessoas”, disse. Com a filha Larissa Santos, 11, a auxiliar de produção Cleusa Ferreira, 53, falou que levou um susto ao ver a cena. “Fiquei apavorada porque pensei que fosse de verdade. Mas eu acho que isto ajuda a prevenir acidentes porque as pessoas olham e vão ficar mais atentas no trânsito”, acredita. A coordenadora do SAMU em Sapucaia, Luzia Simone Torres, contou que todo o acidente de trânsito, o trabalho entre Samu, Bombeiros, Guarda e Brigada Militar é interligado, como foi feito na simulação.  ”Trabalhamos sempre em conjunto nos atendimentos”, disse Luzia.  Ela comentou que em Sapucaia os pontos críticos de acidentes ocorrem na RS-118 e BR-116. A partir de amanhã, 25,  até quinta-feira,  27, oficinas educativas e palestras estarão disponíveis para os estudantes nos turnos manhã e tarde no CFC Sapucaia (Rua Tropeiros, s/nº).




Mais de 70 mil pessoas prestigiaram 
pela Semana Farroupilha

Festa que encerrou no domingo teve recorde de público

Durante 10 dias, mais de 70 mil pessoas, segundo a Guarda Municipal, passaram pela Semana Farroupilha de Sapucaia do Sul. Os shows, apresentações artísticas e a boa comida típica atraíram tradicionalistas e amantes da cultura gaúcha no novo acampamento construído pela Prefeitura, localizado na rua Monteiro Lobato, ao lado da Secretaria de Obras.
A semana que deveria acabar no dia 20, com a extinção da Chama Crioula, foi prorrogada até ontem, 23, para que mais pessoas pudessem aproveitar o espaço. “Esta nova infraestrutura trouxe mais segurança e comodidade para todos, elevando a qualidade do nosso evento. Antes o acampamento farroupilha acontecia nas dependências do Ginásio Kurashiki e em um terreno ao lado, divididos por uma rua. Agora todos estão juntos, em uma área espaçosa, com a melhor infraestrutura da região. Além disso, com a prorrogação da comemoração,  pessoas de cidades vizinhas vieram nos visitar. Tudo isso contribuiu para este recorde de público”, concluiu o secretário de Cultura e Turismo, Adriano Mazzuchello.  
O presidente da Associação do Movimento Tradicionalista de Sapucaia do Sul, Saulo Monte de Aguiar, salienta que Semana Farroupilha deste ano  foi a melhor e maior que Sapucaia já viu. “Há  20 anos lutamos por uma área com infraestrutura adequada para a realização do acampamento. Com este espaço que a Prefeitura construiu, além dos tradicionalistas, toda a população está contente. Hoje temos segurança, pois a área é fechada e com câmeras de vigilância espalhadas, fazendo com que os pais fiquem tranquilos em deixar seus filhos brincar e participar das atividades de culto à nossa tradição. Dou nota 10”, disse. Cerca de 90 entidades, entre CTGs, piquetes e representantes da sociedade civil estiveram acampados no local. promovida pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura e Turismo, com realização da Associação do Movimento Tradicionalista de Sapucaia do Sul.



La Salle no Acampamento Farroupilha
Representantes da equipe diretiva do Colégio La Salle de Esteio promoveu na noite de 19 de setembro, um jantar de confraternização para convidados, no piquete na instituição, durante a Semana Farroupilha do Município. Além do tradicional churrasco, que teve como assador o funcionário Jocelito, os visitantes tiveram a oportunidade de degustar um carreteiro e pratos típicos do Estado. De acordo com a vice diretora Adriana Babot de Matos, durante os festejos Farroupilha, o piquete é o espaço onde amigos, familiares e parceiros são recepcionados com o propósito de preservar a cultura gaúcha.  





Festa
A Escola Vivendo a Infância promoveu o 9º jantar-baile, que foi realizado no salão de festas da Apae. Cerca de 300 pessoas prestigiaram o evento. A festa foi animada por um DJ. 



Aniversário
Jacques Graff festejou no dia 22 de setembro a passagem do seu aniversário. O dia foi marcado por felicitações da família, amigos e colegas. 


Feliz Aniversário
O dia 29 de setembro será de comemoração para Miguelina Salazar. A data será lembrada por amigos e familiares que lhe desejam saúde, paz e harmonia em sua trajetória. 


Comemoração
A jovem Isabelle de Zorzi festejou no dia 22 de setembro, mais uma primavera. Além dos familiares, a data foi comemorada por pessoas que admiram Isabelle. Esta homenagem é dos pais e dos irmãos que desejam sucesso.



Como a primavera influencia
 na nossa saúde?

A primavera chegou e, segundo os chineses, essa é a estação dos ventos.
Mas não só aqueles relacionados à natureza, como também aos ventos responsáveis pela circulação da energia vital que corre pelo corpo. Por isso, essa estação é marcada tanto pela expansão e força, quanto por certos desequilíbrios. Sendo assim, o momento acaba se tornando mais propício às crises de labirintite e variações de pressão arterial. Enxaquecas costumam completar a lista, já que os ventos internos se relacionam à parte superior do corpo. Mesmo com o brilho do Sol, que já começa a dar as caras com mais frequência na primavera, ela traz um friozinho escondido. Para combatê-lo, vale então investir em um escalda-pés no final do dia. Ainda de acordo com a medicina tradicional chinesa, essa estação está associada ao fígado, que dentro do sistema chinês está relacionado à raiva. Logo, para extravasar essa emoção de forma pacífica, procure meditar e fazer sessões periódicas de relaxamento.


Semana do Idoso é lembrada com atividades em Sapucaia


A Praça General Freitas, no centro de Sapucaia do Sul foi o palco de diversas atividades alusivas ao Dia Internacional do Idoso. A festa ocorreu na tarde de 26 de setembro, com uma animada aula de ginástica. Mais de cem idosos, participantes dos núcleos do Projeto Conviver, desenvolvido pelos Centros de Referencia de Assistência Social (CRAS) do município estiveram reunidos. Também foi realizada diversas apresentações artísticas como dança, coro, entre outros. Para as integrantes do Conviver, Evonita Costa, 62 anos, e Maria da Conceição, 67 anos, ambas ficaram felizes em participar desta atividade. “Achei ótima essa ideia. A integração com as pessoas de outros núcleos e com as pessoas que passavam pela praça foi excelente”, disse Evonita. Para Maria da Conceição, sua vida tomou outro rumo depois que entrou para o Grupo Conviver. “Minha vida melhorou muito depois que comecei a participar. Passava muito tempo em casa, agora tenho atividades físicas e fiz amigos. Esse alongamento é bom para aquecer o corpo nesse frio”.
INTERESSADOS
Mas não foram apenas os idosos dos grupos que participaram das atividades. Quem circulava pela praça e via a movimentação, parava e logo se animava com a música que ecoava no local. Foi o caso do José Mendes, 26 anos, morador do bairro Ipiranga. “Estava passando e vi toda a atividade. Achei muito bacana, mas nunca tinha visto uma atividade deles”.




Mulher é morta a facadas no Votorantin

Outro caso de violência doméstica na cidade resultou na morte de uma mulher no bairro Votorantim. O crime ocorreu no dia 19 de setembro, por volta das 19h50, na residência do casal. De acordo com o delegado Leonel Baldasso, o indivíduo confessou aos policiais militares e ao investigador da DP, Alexandre Azevedo que havia desferido diversos golpes de faca na esposa. Após ser detido, foi encaminhado para a Delegacia de Pronto Atendimento (DPPA), em Canoas. A arma utilizada no crime foi apreendida. 


Curso de policiamento comunitário é realizado na cidade

A atividade tem a duração de uma semana coma presença de servidores da segurança


Com o objetivo de ampliar e compartilhar conhecimentos sobre o projeto de polícia comunitária que vem sendo implantado no Estado, a Secretaria da Segurança Pública iniciou a preparação de servidores para atuarem como multiplicadores. Em Esteio, o curso teve início no dia 24 de setembro, com a solenidade de abertura realizada no auditório da Acise. Participaram do ato representantes de diversos segmentos da comunidade local. A capacitação é direcionada a órgãos ligada à segurança, como Brigada Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal. Durante o curso serão abordados temas como relações interpessoais, mobilização social e estruturação dos conselhos comunitários. Também está previsto para serem debatidos, assuntos como direitos humanos, gestão pela qualidade na segurança pública e mediação de conflitos. Conforme o diretor do Departamento de Ensino e Treinamento (DET), coronel Júlio César Marobin, a polícia comunitária “é uma polícia de proximidade, que vai ao encontro da comunidade no sentido de identificar os problemas de segurança e construir políticas de melhorias naquele espaço”, disse Marobin. O primeiro é o curso aplicado foi de Promotor de Polícia Comunitária no município de Esteio. Os alunos serão em maioria, além de Esteio, tem integrantes da segurança de municípios Sapucaia do Sul e Campo Bom. O grupo receberá ensinamentos teóricos e práticos. Esses municípios integrarão o projeto de policiamento comunitário a ser implantado em parceria com o Estado. 
IMPLANTAÇÃO
Estão previstos dois núcleos de policiamento comunitário no município. Eles ficarão nos Territórios de Paz do Parque Primavera e no que será instalado no São José.  Além de ser uma ação de aproximação com os moradores dos bairros abrangidos, é também a inclusão do policial nessas comunidades. O PM vai receber uma bolsa para alugar um imóvel no seu local de atuação. Assim, poderá acompanhar melhor o que acontece no entorno e também perceber e compreender os problemas das pessoas daquela região. O projeto é promovido pelo Departamento de Ensino e Treinamento (DET), em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).



BM de Sapucaia do Sul 
prende jovem com drogas



Policiais do Pelotão de Operações Especiais da Brigada Militar de Sapucaia do Sul prendeu um suspeito que comercializava drogas em uma residência, localizada na Avenida República. O fato ocorreu no dia 20 de setembro, por volta das 22 horas. De acordo com informações da Brigada Militar do município, uma guarnição fazia patrulhamento pela via, quando foi comunicada sobre a possível venda de entorpecentes em uma casa na via. Ao avistarem um indivíduo, comprando a droga tentou fugir do local, mas foi capturado. Durante o registro, os PMs detectaram que o suspeito, de 24 anos tinha antecedentes criminais. No interior do imóvel, os policiais encontraram um revólver calibre 38, com numeração raspada, munido com cinco cartuchos intactos, mais de 60 pedras de crack embaladas para venda, quatro aparelhos celulares e uma quantia de R$ 67,00, em dinheiro. 
O indivíduo foi preso em flagrante pelo delito de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Os policiais conduziram a DP, em Canos, para o registro do auto de prisão.




Homens são presos após assalto a empresário em Sapucaia do Sul

Houve perseguição por algumas ruas da cidade



Perseguição e tiroteio. Este foi o resultado de uma ação feita por agentes da Brigada Militar de Sapucaia do Sul. Além de recuperar R$ 11 mil roubados de um empresário da cidade, os policiais ainda prenderam dois suspeitos do delito. O fato aconteceu na tarde de 19 de setembro. Conforme informações da BM sapucaiense, dois indivíduos se aproximaram de um homem que tinha a quantia de R$ 11 mil, recebida devido a um negócio e cometeram o assalto. A vítima rapidamente avisou a Brigada Militar, através do telefone 190 e os PMs que estavam na rua iniciaram buscas por diversos pontos da cidade. A dupla foi avistada pela guarnição na Travessa Fernando Ferrari esquina com a Dona Francisca, enquanto embarcava em um veículo de cor prata. Ao avistarem a Polícia Militar, os indivíduos passaram a efetuar disparos contra os policiais do POE. Durante o tiroteio, dois homens ficaram baleados e foram levados pela SAMU ao Hospital Getúlio Vargas. Com os suspeitos, os PMs encontraram uma pistola 380, com numeração raspada. Já o carro utilizado pelos indivíduos estava com placas clonadas. 
Um dos suspeitos, com 30 anos possuía registros policiais, dentre eles, seis por porte ilegal de arma de fogo, homicídio, roubo a comércio, duas por roubo de veículo, e duas por receptação. O outro detido, com 33 anos de idade, possui seis ocorrências por roubo de veículos, e um por porte ilegal de arma de fogo. Os indivíduos forma presos em flagrante delito por roubo e identificados, e tiveram os autos de prisão em flagrante delito lavrados na Delegacia de Polícia Civil de Pronto Atendimento de Canoas.



Mulher é violentada pelo 
marido após discussão


Uma mulher de 26 anos ficou gravemente ferida após brigar com o marido, durante uma festa familiar. O fato ocorreu na noite de 22 de setembro. 
Segundo o delegado de polícia, Leonel Baldasso, o homem, de 33 anos, foi pego pela esposa, conversando com uma suposta amante, no evento, que ocorreu em Sapucaia do Sul. Ainda na festa, o casal teve alguns desentendimentos. Mas ao chegarem em casa, houve outra briga, no qual, o suspeito tentou estuprar a mulher introduzindo um objeto em seu corpo (provavelmente uma garrafa), que após alguns instantes quebrou, causando ferimentos internos em diversos órgãos, como genitais e intestino. “Para tentar fugir da responsabilidade, o indivíduo socorreu a esposa e encaminhou para o Hospital Getúlio Vargas”, disse Baldasso. Ele salientou que a cena do crime sofreu alterações, como forma de despistar a polícia. “Já foi encaminhado o pedido de prisão preventiva do suspeito”, informou o delegado que investiga o caso. O casal residia no bairro Novo Esteio e tinha uma filha. 



Escola Estadual Padre Réus 
festeja 50 anos

A escola foi criada pelo governo municipal, através do decreto nº 3, de 28 de setembro de 1960, com a denominação Oswaldo Aranha. O início foi em salas de aula cedidas pelo Grupo Escolar Vitorina Fabre e depois no prédio da Escola Bernardo Viera de Mello. A instituição também ficou sediada numa área na Rua 24 de Agosto, em frente a praça do Expedicionário, onde ficou conhecida como ‘Recanto da Esperança’. Após dois anos de existência, o governo do Estado, através o decreto nº 14.218 cria a ‘Escola Especial de Surdos’. 
De acordo com o livro Ao Longo dos Trilhos, em 1965, a instituição muda novamente de endereço para um prédio construído pela prefeitura na Avenida Presidente Vargas. A mudança foi possível somente em 1967. Já em 03 de junho de 1977, por intermédio de um decreto estadual, o estabelecimento passa a ser denominado ‘Escola Estadual de 1º Grau Incompleto Padre Réus’. Após oito anos pertencer ao governo estadual, no decreto publicado no Diário Oficial de 17 de maio de 1985, autorizou o funcionamento da 7ª e 8ª série, aumentando o número de estudantes da cidade e região.