sexta-feira, 22 de novembro de 2013

EDIÇÃO 1911

FLAGRANTE DA SEMANA
A colocação de uma faixa na manhã de 13 de novembro, na passarela de acesso ao bairro Novo Esteio chamou a atenção de pedestres e também de motoristas que trafegam pelo local. O material intitulado “Saudade do Chelinho” provavelmente a pessoa que fez isso foi como uma demonstração de carinho. Apesar disso, muitas pessoas que passavam para ir ao trabalho e a escola nem chegaram prestar atenção nesse fato curioso.

CHARGES MALONE

Cidadão chama a atenção da comunidade
sobre ações contra alagamento 
Um grupo está sendo formado para buscar soluções

Leandro Abel falou no programa “Opinião”
Moradores da Rua Bento Gonçalves e imediações sofrem constantemente com alagamentos
Morador do bairro São Sebastião, Leandro Abel foi o entrevistado no programa ‘Opinião’, na tarde de 19 de novembro. Ele esteve falando sobre o descaso que ocorre na cidade, em relação a falta de ações contra os alagamentos em Esteio. “Em menos de três meses, diversos bairros do Município foram devastados por enxurrada. O problema só vem se agravando com o passar dos anos. Agora chega! Estamos na busca de uma solução imediata”, desabafa Abel. Ele destaca que já foi feito um estudo com órgãos competentes sobre o assunto, mas o que está faltando, por parte das autoridades é a captação de recursos financeiros para dar início aos trabalhos. “Uma das ações que deve ser tomada é em relação a construção de bacias de contenção, que não existe, assim como a drenagem nos arroios está ultrapassada e o assoriamento, que praticamente inexiste. Isso é que tem ajudado a dificultar o escoamento da água”,
informou Leandro.
AVENIDA - Abel ressaltou que obras ligadas a esgoto, muitos gestores públicos não fazem, pois fica enterrado e a comunidade praticamente nem lembra. Já a construção da Beira Arroio, Leandro Abel afirmou que a via poderá criar um outro problema na cidade. “Quando o volume de água aumenta, a altura da ponte é baixa, e na maioria das vezes, não consegue dar vazão a água, o que colabora com as ruas cheias de água”. Ele comenta que já estão sendo definido um grupo de lideranças que irá atuar junto com o Poder Público para definir a solução para o problema. No dia 19, um grupo de manifestantes realizou um ato em frente ao prédio do Ministério Público da cidade, que fica na Avenida Dom Pedro, no Centro, em seguida, os manifestantes foram acompanhar a sessão ordinária na Câmara de Vereadores.

Buraco em calçada deixa moradora
revoltada no São José
Maria Isabel teme pela segurança das pessoas que residem nas proximidades e também,
em relação a estrutura da casa
Um buraco na calçada tem causado transtornos para moradora Maria Isabel Bastos. Residente no bairro São José, a cratera que se formou foi na esquina entre as ruas Quaraí e Taquara. Ela relata que o problema vem se arrastando desde junho deste ano e nenhuma providência é tomada pelos órgãos competentes. “Num primeiro momento fui informada pela secretaria de Obras do município que o buraco ocasionou-se devido às obras do esgoto cloacal que estavam sendo feitas na região. Diante disso, esteve na empresa pública e para surpresa, fui comunicada que a solução é de responsabilidade da Prefeitura”. Maria Isabel ressaltou que voltou a manter contato com a secretaria de Obras e que para viabilizar o conserto colocaram um cavalete e nunca mais retornaram. “O que me chamou a atenção é que no dia 12 de novembro, por causa dos alagamentos na cidade, uma equipe da pasta responsável recolheu o sinalizador. Para evitar problemas tive que colocar alguns pedaços de pau e uma fita de proteção, pois tive pessoas, inclusive crianças que já caíram no buraco e por pouco não fui processada”, informa. A moradora reclama que a cratera fica ao lado de uma boca de lobo e teme que algo de mais agravante aconteça. “Como precaução já fiz um boletim de ocorrência na Polícia Civil e pretendo em breve ingressar com uma ação no Ministério Público da cidade. Alguma atitude deve ser tomada, pois minha calçada está cedendo”.

Liga de Futebol de campo recebe
distinção do Legislativo 
Foram entregues honrarias para a diretoria e para os presidentes dos clubes

Esportistas e diretoria da LEFC que receberam a honraria do Legislativo esteiense
A Liga Esteiense de Futebol de Campo foi homenageada durante um ato solene, organizado pelo Legislativo. O evento foi realizado na noite de 19 de novembro, na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, onde também ocorreu a entrega de uma distinção aos finalistas do Campeonato Municipal de Futebol de campo 2013. Segundo o proponente do ato, o vereador Marcelo Pereira, um dos objetivos da atividade foi valorizar o trabalho da entidade, assim como dos presidentes e atletas que ao longo dos anos tem atuado pela preservação e a qualidade do futebol de campo no Município. “Apesar dos obstáculos existentes, o grupo faz uma mobilização importante junto as comunidades de Esteio, ressaltando que o esporte tem o poder de inclusão, oferecendo condições para que as futuras gerações não se envolvam com a marginalidade”, disse Marcelo. Ele enfatizou que uma das providências que deve ser tomada é a reforma dos campos de futebol que se encontram-se em péssimo estado. “Essa medida tem como propósito dar um novo momento para o esporte”.
PARCERIAS - A presidente da Liga, Elisete Medeiros Bandeira fez um agradecimento especial a todos que apóiam em seu segmento o futebol de campo na cidade, onde foi possível dar vez e voz, os times de várzea. “Parabenizo o Legislativo pela iniciativa, assim como a Brigada Militar, que pode observar que mesmo sendo feito em comunidades carentes, ao longo das décadas foram campeonatos realizados de maneira organizada, sem incidentes. Isso ocorreu devido a soma de esforços”, destaca Elisete. Representando a diretoria de Esportes, Nando Mello destacou que a pasta tem desenvolvido um trabalho árduo e que nos últimos anos tem buscado qualificar o futebol de campo. “Para os clubes se manterem e avançar, a participação da sociedade é fundamental neste processo. Muitas pessoas, às vezes, se distanciam do convívio familiar para lutar em prol dos times e dos jogadores”.
TIMES E COLABORADORES - Ubirajara Pereira (E.C. Nova Geração); Adão Santana (S.E.R.B Estrela); Francisco Prado (S.E.R Az de Ouro); Fabiano Veiga (E.C. Vitória); Reni Edson Ferreira (S.ER.B Santa Tereza); Gilmar Teles Bueno (E.C. Jardim Figueira); Vilmar Martins da Silva (proprietário do Campo do Olaria); José Rogério Ubatuba Ferreira (presidente da Associação Sapucaiense de Árbitros) e o major Luiz Eduardo Ribeiro Lopes (Comandante do 34º BPM).
DIRETORIA DA LIGA DE FUTEBOL DE CAMPO - Elisete Medeiros Bandeira (presidente); Enio Luis Ferreira Chaves (vice-presidente); Maicon Roberto da Silva (primeiro secretário); Israel Peter Senhem Santos (segundo secretário); Nahiene Closs de Andrade Silva (primeira secretária de finanças) e José Francisco Alves Pereira (segundo secretário de finanças).

Mostra de boxe emociona público 
na Casa de Cultura
Atletas do programa fizeram apresentação especial na mostra
No dia 14 de novembro foi realizado a apresentação da Mostra de Boxe, com os participantes do Programa Integrado de Inclusão Social (PIIS). O evento aconteceu no auditório da Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya. Estiveram presentes representantes da área de educação do Município e autoridades locais, assim como pais de educandos e admiradores do esporte. A abertura da atividade foi marcado com a apresentação de Jiu Jitsu,e em seguida do boxe. Já a coordenadora do programa, Cléa Escosteguy falou sobre as oficinas e o crescimento do projeto na cidade, que teve início em 2009. O técnico do PIIS, Abílio Mendes fez uma integração com os estudantes, com a realização de movimentos e golpes do esporte. Na oportunidade foi exibido um vídeo com as lutas e os treinamentos dos atletas, além de uma simulação com árbitros e juízes de mesa. De acordo com Abílio, a mostra foi um sucesso, que proporcionou aos presentes empolgação e muita emoção. “Posso afirmar que foi uma das melhores apresentações desde o início do Programa Integrado. O que nos deixa motivado ainda mais para trabalhar e descobrir novos talentos”, frisa Mendes. Ele destacou que a participação de meninas tem aumentado significativamente, o que contribui ainda mais para o sucesso dos educadores sociais. “Fazendo um balanço, os competidores tem obtido resultados importantes em competição, trazendo medalhas”. Interessados em conhecer mais o boxe, as aulas ocorrem na Casa de Cultura, na segunda e quinta-feira, das 13h30 às 15 horas. No Centro de Convivência – Território de Paz, terças e quintas, das 17h30 às 19 horas. Na Praça da Juventude, a oficina acontece terça e quarta, das 14h às 17 horas e às sextas-feiras, das 12 horas às 16 horas.

Alunos do Colégio Coração de Maria
participam do Intercâmbio 
Acadêmico Cultural Brasil x Argentina
Alunos do intercâmbio praticaram o espanhol e conheceram outra realidade cultural 
Os alunos do 2º ano de Ensino Médio Alice Thiesen, Emanuel Posoco, José Guilherme Marinho, Leonardo Grespan e Stephanie Rosckof, acompanhados da Ir. IracyPizzuti, estiveram, durante uma semana, em Governador Virasoro, província de Corrientes, na Argentina. Eles participaram de mais uma edição do intercâmbio cultural Brasil-Argentina, realizado entre o Colégio e a Escola Santa María, desde 2005. Dezenas de alunos das duas instituições já cruzaram a fronteira para conhecer a realidade do país vizinho. Este ano os estudantes brasileiros saíram de Porto Alegre dia 8, à noite, rumo à cidade argentina. Ficaram hospedados em casas de famílias cujos alunos normalmente vêm para cá. Lá, conheceram um pouco da cultura local, hábitos, costumes, culinária e a realidade escolar de jovens como eles, que, na visão dos brasileiros, têm um “ensino mais puxado” do que aqui no Brasil, pois os estudantes, além de terem mais disciplinas e estudarem mais anos, retornam à tarde para ter aulas de direito, economia e atualidades. Os alunos de Esteio aproveitaram para treinar o espanhol e também visitaram cidades vizinhas, como Posadas, cidade um pouco maior, e foram a Puerto Iguazu, na tríplice fronteira Brasil-Argentina-Paraguai, onde puderam apreciar, bem de perto, a beleza das cataratas do Iguaçu, num passeio de bote, “inesquecível”, na opinião deles. Virasoro é uma cidade de 42 mil habitantes, onde as pessoas levam uma vida tranquila. Há uma indústria de chá e erva-mate chamada Las Marías, que exporta seus produtos para vários países. Os alunos conheceram as instalações da fábrica e frequentaram aulas na Escola Santa María, onde assistiram a apresentações cívicas dos alunos, que lhe mostraram um pouco de sua cultura. Na opinião do aluno José Guilherme “foi uma experiência muito boa, pois conhecemos a realidade de jovens de outro país, e aprendemos a dar valor ao que temos aqui.” Os estudantes e a Irmã voltaram dia 14. A religiosa avalia como positiva a experiência, ela que acompanha estudantes nesse intercâmbio há algum tempo.

Escola Bernardo promove Feira das Profissões 
A atividade foi direcionada para os estudantes do 3º ano do Ensino Médio
Além de palestras, os alunos tiveram um contato com profissionais onde puderam tirar dúvidas
Estudantes da Escola Estadual Bernardo Vieira de Mello, de Esteio, tiveram a oportunidade de tirar dúvidas profissionais, durante a realização da 5ª edição da Feira de Profissões. O evento aconteceu na manhã de 19 de novembro, nas dependências da instituição. A solenidade de abertura foi marcada com uma exibição de um vídeo, no auditório da escola, assim como a realização de uma feira de doação de filhotes que ficou instalada em frente ao prédio do colégio. Segundo a diretora da escola, Ana Paula Amaral, a proposta da feira é estreitar o contato entre os estudantes e instituições de ensino superior e técnico da cidade e dos municípios de Canoas e São Leopoldo. Houve também a apresentação das atividades oferecidas, através das escolas e universidades sobre o Pronatec.”O trabalho é direcionado para os alunos do 3º ano do Ensino Médio que tem alguma dúvida em relação de qual profissão pretende seguir após concluir o curso”, explicou a diretora. Ela informou que em edições anteriores, a feira chegou agregar outros serviços importantes e tinha uma maior participação da comunidade. “Optamos por fazer algo mais próximo ao aluno, com a ideia em apresentar alternativas, no que tange ao futuro profissional”.
INTEGRAÇÃO - A responsável pelo setor de relações com o Mercado, a UniLassale, de Canoas, Gabriela dos Santos Silva, comentou que os alunos da escola Bernardo tem buscado tirar dúvidas sobre em relação ao curso superior ou tecnólogo que pretende fazer. “Além disso, podemos mostrar um pouco mais sobre o trabalho que é desenvolvido pela instituição, junto a comunidade e os educandos”, ressaltou Gabriela. Por gostar mais da área de designer gráfico e de produtos, a estudante Bianca Rodrigues, tem ido ao encontro de profissionais da área para conhecer um pouco mais sobre o trabalho. “Tenho frequentado a feira há três anos e a cada edição, há uma surpresa, devido a qualidade dos palestrantes e também a mostra de serviços oferecidos pelas instituições”.

COLUNA 
Advento á brasileira 
Pe. André Carbonera, Missionário Claretiano 

Sim. ADVENTO é chegada, vinda. ADVENTO: Importante tempo de preparação para a VINDA do MENINO JESUS. No Brasil, outrossim, vemos umas coisinhas curiosas, interessantes e chocantes, até... Exemplifiquemos... O comércio, as ruas, as casas e as praças receberam adornos natalinos. Indubitavelmente, algo muito pulcro. Belíssima beleza! Contudo, os responsáveis se olvidaram do personagem mais importante, deixando-o no ostracismo: O MENINO JESUS. Gesto ignominioso! Sabemos: NATAL, SEM MENINO JESUS NÃO É NATAL! Falando em Natal, o brasileiro pensa nas férias, na praia, no Carnaval. As dívidas são penduradas. As contas serão acertadas mais tarde... E daí?... Então, os festejos natalinos se transformam em hodiernos calotismos, lamentavelmente... Como comemoramos o ADVENTO, hem?... Participamos das novenas de Natal e dos movimentos natalinos?... E as músicas atinentes ao NATAL?... Raríssimas! As rádios dão a impressão de sentir vergonha do tema relativo ao Deus Menino... Entretanto, já podemos ouvir músicas carnavalescas... Por acaso, as emissoras tocam melodias natalinas, no Carnaval? Se afirmarmos que nosso Advento é à moda brasileira, muitos irão rir ou negar... Jesus insiste: “– Quem quiser entender, entenda!...” Advento é a justiça, honestidade, coerência. Casos, como o do Tiririca, revelam que neste querido país há infindas injustiças, desonestidades e a incoerências. Advento: Procuramos ser justos, realmente? Outra questãozinha. Por que os homens participam tão pouco das novenas de Natal?... Oportuníssima pergunta! Renovador ADVENTO para todos! Para concluir: NATAL, SEM JESUS, NÃO É NATAL! Fui. 

Representante do Lions Industrial 
fala no “Entrevista Destaque”
Jorge Duarte informou os ouvintes e internautas sobre as ações do clube
O segundo vice-presidente do Lions Club Esteio Industrial, Jorge Duarte, foi o convidado do programa ‘Entrevista Destaque’, no dia 12 de novembro. Entre os assuntos abordados, Jorge falou sobre o aniversário de 33 anos de atuação do clube de serviço no Município. Também comentou sobre um pouco da história do Lions Club Internacional até sua chegada em Esteio, onde atualmente existem três clubes. “Uma das principais causas em que trabalhamos de maneira voluntária é com a prevenção da hipertensão, diabetes e visão”, comenta Duarte. Ele frisa que além disso, o clube promove atividades como Feira de Saúde, em bairros mais distantes ou em situação de risco, assim como a entrega de donativos, em momentos difíceis na cidade, como nas últimas enchentes. “Outras atrações que contribuem para que consigamos angariar recursos são a Cuca do Papai, o baile do Chopp, que nesse ano não foi realizado, devido ao fechamento dos salões na cidade e o Chá da Primavera, que mesmo sendo feito pela primeira vez, o resultado foi satisfatório”. De acordo com Jorge Duarte, outro fator expressivo no clube de serviço foi a presença de mulheres, inclusive assumindo o posto de presidente. “A participação das mulheres tem sido importante para o bom trabalho que o Lions tem executado na comunidade”. Durante a entrevista, Jorge Duarte parabenizou Miguel Luz e a equipe pelo aniversário de 47 anos do Jornal Destaque. É um veículo fundamental na cidade, pois acompanha praticamente todos os acontecimentos da cidade e ainda auxilia ainda e mostrar o trabalho do Lions Club”.

 Personalidades negras são homenageadas 
Nesta edição, receberam a distinção do Legislativo esteiense integrantes da comunidade escolar
Apresentações artísticas desenvolvidas por alunos foi destaque na cerimônia
Maria Odete Diogo, durante o programa ‘Entrevista Destaque’
Dentro das comemorações em homenagem a Semana da Consciência Negra de Esteio, a Câmara Municipal promoveu um ato solene, alusivo a data. O evento ocorreu no dia 19 de novembro, na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, onde contou com a presença de autoridades e representantes de vários segmentos da comunidade. A Mesa principal foi composta também pela presidente da Grupo Unir Raças, Maria Odete Diogo dos Santos, a secretária de Educação e Esporte, Carla Mantay e o comandante do 34º BPM, major Luiz Eduardo Lopes Ribeiro. A solenidade foi aberta por uma apresentação artística feita pelo Grupo de Dança da Escola Trindade e da Escola Flores da Cunha. Na oportunidade houve também uma homenagem especial a professora Audelina, falecida em 2008, onde foi exibido um vídeo relatando sua trajetória profissional. Após a entrega dos certificados, a assessora pedagógica Graziela Oliveira se pronunciou sobre a criação do troféu e a escolha da personalidade negra 2013.
ENTREVISTA - Além disso, para lembrar a data, a presidente do Grupo Unir Raças, Maria Odete Diogo esteve no programa “Entrevista Destaque’, no dia 19, para falar um pouco sobre a importância do negro na sociedade. Ela destacou neste ano, um dos objetivos da Semana da Consciência Negra é lembrar os dez anos da promulgação da Lei 10.639/03, que torna obrigatório das escolas a incluir no currículo escolar a disciplina da história da África e dos povos indígenas. “É um período não somente de festa, mas de reflexão e questionamentos”, diz a presidente. Maria Odete frisou durante o programa sobre as políticas públicas para os negros, assim como as cotas na universidade e em concursos públicos. “Ao longo dos anos tivemos avanços, mas ainda anda muito lentamente. Talvez precisamos de mais anos para mudar a realidade”. HOMENAGEADOS - Júlia Oliveira (CMEB Vitorina Fabre); Vanderlei Luiz da Silva Barcelos (CMEB Oswaldo Aranha); Diego Nascimento da Silva (CMEB Luiza Fraga); Cildene Loecir Feliciano (EMEI Vivendo a Infância); Ieda Costa (CMEB Maria Lygia Haack ); Débora Barbosa Lins (CMEB Vila Olímpica); Vinícus Machado domingos (EMEI Colorindo Aprender); Rosecler Neves Pucio (CEMB Santo Inácio); Lavignia Damaceno Lopes (EMEI Pedacinho do Céu); Ilza de Araujo Francisco (CMEB Flores da Cunha); Berenice Carbone da Silva (EMEI Raio de Sol); Henrique Gomes de Vargas (CMEB João XXIII); Alessandra Gomes de Oliveira (CMEB Dulce Moraes); Viviane Braga Rodrigues (CMEB Edwiges Fogaça); Celi Regina Dias da Hora (EMEI Irmã Sibila Burin); Rita de Cássia Queiróz Ferreira (CMEB Paulo Freire); Diéssica Fonseca Messa (CMEB Maria Marques); João Paulo dos Santos Moura (CMEB Alberto Pasqualini); Sônia Beatriz Soares de Morais (CMEB Trindade); Rosangela Caetano (CMEB Eva Karnal Johann) e Antônio da Silva (CMEB
Camilo Alves).

 Diácono Fabiano dos Santos é ordenado padre
O templo religioso estava lotado para a cerimônia da primeira ordenação da paróquia em 30 anos de existência
A Igreja Santo Inácio de Loyolla foi palco de um momento especial para a comunidade religiosa do bairro. Um dos principais motivos foi a ordenação sacerdotal do diácono Fabiano Glaerser dos Santos, de 34 anos. A solenidade ocorreu na noite de 08 de novembro, na sede do templo e contou com a participação de padres do Município e de cidades da Região Metropolitana. A celebração religiosa foi ministrada pelo pároco Valdemiro Schäffer e pelo novo arcebispo metropolitano, Dom Jaime Spengler. Familiares, amigos e representantes de outras comunidades católicas da cidade estiveram prestigiando o ato. Devido à quantidade de pessoas que acompanhavam o evento, foi disponibilidade, um telão, em frente ao salão de festas da paróquia. Dom Jaime Spengler disse que a ordenação de um novo sacerdote representa um momento de fé e celebração na população religiosa. “Além disso, o ingresso de um novo padre tem uma representatividade especial, pois trata-se de uma renovação na Igreja Católica. Mesmo todos sendo cercados por fraquezas, o religioso deve cumprir sua função com honra e dignidade”, destaca o arcebispo. A primeira missa do padre Fabiano Glaerser dos Santos ocorreu no dia 10, seguido com um almoço de confraternização. Os festejos foram realizados no salão paroquial
da igreja.

Usina de resíduos sólidos no Novo Esteio
é alvo de reclamação 
Projeto do Executivo ficará em tramitação na Câmara até que todas 
as alternativas sejam analisadas
A área onde será a sede da usina fica próxima a Estação de Tratamento de Água (ETA)
Os moradores do Novo Esteio estão insatisfeitos com o projeto  de iniciativa do Executivo que pretende a instalação de uma usina de reaproveitamento de resíduos sólidos (restos de obras e podas de árvores). O local escolhido foi em uma área na Rua Monteiro Lobato, junto aos trilhos do trem e as margens da BR 448 – Rodovia do Parque. O encontro foi realizado no dia 13 de novembro, na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer e teve como autores os integrantes da Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social. Os secretários de Obras e Meio Ambiente, José Luiz da Silva e Valmir Rodrigues, respectivamente, explicaram por mais de três horas a matéria a uma comissão de moradores do bairro e vereadores, a implantação de um plano municipal de gerenciamento de resíduos da construção civil e resíduos volumosos.  Na oportunidade, o secretário apresentou um vídeo explicativo sobre o processo de britagem que já foi implantado em uma área urbana em Belo Horizonte. O presidente Jaime da Rosa disse que a grande preocupação é com o impacto ambiental e com ruído. O presidente da Câmara também destacou que existe uma área atrás do Parque Assis Brasil, na Celina Kroeff que poderia ser utilizada para tal fim. Ele também falou do monopólio das caçambas. “Cada caçamba de entulho custa, em média de R$ 100,00 a R$ 120,00”.
MUDANÇAS - Para os moradores, que estiveram prestigiaram a audiência pública, o Executivo deve estudar um outro local para a instalação da usina. Conforme a moradora Sandra Nunes, o projeto não está completo. É preciso o parecer de um órgão técnico, pois já sofremos com implantação da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), com as obras da Rodovia do Parque e, agora, com a nova usina de reciclagem de resíduos”, fala Sandra. Ela questionou a distância das residências, o tráfego intenso de caminhões na principal avenida do bairro, além da poluição sonora. “Tudo isso vai influenciar no Novo Esteio, ocasionando uma danificação maior da camada de asfalto”, reclamou. Os integrantes da Comissão estão se organizando para fazer uma visita à usinas da região para conhecer mais o trabalho.
USINA DE RESÍDUOS SÓLIDOS FICA NO BAIRRO - José da Silva disse que não há outro lugar. “Pretendemos buscar uma solução para a comunidade que, hoje, não tem onde descartar estes materiais”, disse. Ele também afirmou que Esteio não possui área regulamentada pela Fepam para descarte, apenas no lixão de Gravataí. “Vamos disciplinar a coleta, o transporte e o reaproveitamento destes resíduos, visando evitar danos ao meio ambiente”, relatou. Para Silva, a usina vai trazer melhorias para a cidade, além de cumprir a legislação ambiental que prevê o gerencimento de resíduos sólidos em âmbito municipal até 2014. “A contrpartida do município serão a capacidade técnica e de trabalho, gerando limpeza da cidade”, disse. Além disso, a  instalação de quatro ecopontos.

Empresário esteiense ganha nome de rua
O empresário Dante Bettanin, juntamente com outros familiares acompanharam
a votação no Plenário da Câmara
Foi aprovado pelo Legislativo esteiense o Projeto de Lei, de autoria do Executivo Municipal que dá nome a avenida que liga a Avenida Independência e o Loteamento Industrial, passando a se chamar “Avenida Cezar Antônio Bettanin”. O vereador Marcelo Pereira leu um breve histórico sobre a vida e a obra do empresário. Seu irmão, Dante, juntamente com os filhos, alguns familiares e representantes de entidades de classe estiveram presentes no momento da votação. De acordo com a justificativa do PL, é prestar uma homenagem a cidadão que nasceu em 11 de junho de 1928 e faleceu no dia 07 de setembro de 2013. Devido ao seu espírito empreendedor foi sócio- fundador e acionista do Conselho Administrativo do Grupo Bettanin. Cezar se instalou-se a partir de 1953, em Esteio, na época era distrito de São Leopoldo.

Líder comunitário parabeniza 
o trabalho do JD 
Ênio Florêncio falou no programa radiofônico sobre o periódico e os alagamentos
Ênio falou sobre a importância do periódico, assim como, a situação em que se encontra a cidade
O líder comunitário Ênio Florêncio da Silva esteve na sede do Jornal Destaque, na manhã do dia 18 de novembro. Um dos principais objetivos da vinda foi parabenizar a direção e os funcionários da empresa pela passagem dos 47 anos do JD. Ênio frisou o esforço de Miguel Luz e equipe em atuar na área de comunicação na cidade, com o foco de informar as comunidades de Esteio e Sapucaia do Sul. “É um jornal que acompanha o cotidiano do Município, de forma independente, preocupado de deixar o leitor atento aos problemas e também as atividades que são realizadas na região”, diz Silva. Durante sua explanação, o líder comunitário falou no programa ‘Entrevista Destaque’. Na oportunidade, Ênio ressaltou também os problemas que muitos cidadãos estão enfrentando, devido aos constantes alagamentos e algumas ações em prol dos esteienses. “A união dos poderes e da comunidade são importantes para que seja resolvida essa questão o mais rápido possível”, desabafa Ênio.
DESCASO - Ele enfatizou que agora, a enchente não fica restrita apenas uma só localidade, mas diversos pontos, entre eles, chegou a atingir o bairro Novo Esteio. “Nos quase 60 anos que moro em Esteio, nunca havia presenciado algo parecido, com o ocorrido no dia 23 de outubro. Fico preocupado sobre o descaso dos órgãos competentes que estão tendo sobre as cheias”. Silva afirma que se não foi feito ações urgentes, devido a situação que encontram-se os lençóis freáticos, Esteio poderá ter outra enchente, conforme o volume das águas. “Esse fator tem contribuído inclusive para a saída de empreendimentos da cidade, pois em um período de 90 dias, três enchentes devastaram a cidade, ocasionando prejuízos financeiros irreparáveis”. Ele disse que a comunidade deve se manifestar de forma organizada e cobrando junto às autoridades , as obras para a solução do problema.

Aniversário de clube de serviço é
marcado por homenagens e palestra 
Um dos objetivos da ação também foi falar um pouco sobre o voluntariado e a cidadania
Os ex-presidentes, durante o momento da confraternização de aniversário
Os 33 anos do Lions Clube Esteio Industrial foi marcado com uma assembleia festiva realizada na noite de 19 de novembro, no salão da Apae. Um das primeiras atividades da solenidade foi uma homenagem aos ex-presidentes do clube de serviço, pois no mês de outubro é lembrado, pelo Lions Internacional, período de reverenciar aqueles que foram responsáveis pelos voluntários na cidade. Cada um foi agraciado com um certificado. Em seguida, a presidente Neida Cortinaz fez uma entrega de agradecimentos especiais, para profissionais e empresas de diversos segmentos da comunidade esteiense. No meio ambiente, a ganhadora foi a integrante do Conselho Municipal do Meio Ambiente, Nanci Walter, e na categoria saúde, foi o médico Wilson Spolavori. Já na educação, a agraciada foi a educadora Elaine Silveira Ferreira e o tenente do Corpo de Bombeiros, Nelson Dalamaria, que não pode comparecer por motivos profissionais. No segmento comunicação, o reconhecimento foi para o Jornal Destaque, através do diretor Miguel Luz, pela passagem dos 47 anos e ao repórter Anderson Loureiro. O casal Altair e Neida Mossi receberam um certificado por serem colaboradores do projeto ‘Sábado Solidário’.
VOLUNTARIADO - No evento foi realizada uma palestra com o consultor organizacional Adriano Arthur Dienstmann, que abordou sobre o trabalho do Lions Clube nas cidades. Ele falou que o Lions Industrial tem se destacado junto ao Distrito, devido as atividades que tem realizado e participado, com o propósito de angariar recursos para manter as ações que faz no Município. “Independente se faz parte ou não, todos devemos pensar que temos condições de fazer um mundo melhor para as futuras gerações, principalmente em relação a preservação do meio ambiente e também de se doar ao próximo, fazendo atividades voluntárias”, explicou o consultor. A jovem Adriel dos Santos, que representou o clube, em uma competição de desenho com o tema a Paz tirou o primeiro lugar. Além disso, conseguiu a segunda posição, junto ao Distrito LD-2. Já o concurso de redação teve como vencedora Victoria Palma, em que o título era ‘Nosso mundo e o nosso futuro’.
INFORMAÇÕES SOBRE O CLUBE DE SERVIÇO - Lions está presente em mais de 190 países 46 mil clubes no mundo 1,366,6 milhão de associados No Brasil, conforme dados obtidos até o dia 31 de outubro, existem 43.115 integrantes. O Distrito possui 52 clubes ativos.

Atletas participam de rústica
DIVULGAÇÃO - Alguns dos competidores que subiram ao pódio para receber medalhas
Corredores de rua de diversas cidades do Estado participaram no dia 15 de novembro, da corrida alusiva a Proclamação da República. A 12ª Rústica Dez Milhas. Na oportunidade foi feita uma homenagem a Antonio Carlos Gomes e a Lucas Gelatti Chalegre. Participaram cerca de 170 corredores, que resultou na arrecadação de mil peças de roupas, brinquedos, calçados e 14 quilos de ração para animais. Os donativos serão entregues para famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social, que sofreram com as enchentes. A corrida foi realizada nas modalidades adulto, masculino e feminino a partir dos 15 anos de idade, em duas provas a Dez Milhas 16km , e a rústica 8 Km, que tiveram a largada do portão em frente ao Parque Galvany Guedes, onde percorreram ruas dos bairros , Jardim Planalto , Santo Inácio , Centro e Parque Amador. Já a cerimônia de entrega de premiação aconteceu na Praça da Juventude. Também foi realizada a Rústica Semana da Consciência Negra, 8km. As atividades tiveram a supervisão do presidente da Acores, Paulo Henrique dos Santos.
Alguns dos vencedores da competição - Geral Masculino 8 km Gilmar da Silva Alisson Garcia Sisti Geral Feminino 8km ADRIANA ZAGO MARILEI LEMOS Geral Masculino 16 Km GUILHERME R JUNIOR Rodrigo da Silva Gonzaga Geral feminino 16 KM Jaqueline Lopes Costa ELISABETE OLIVEIRA PASCOAL

Malefícios das drogas é tema de palestra 
O encontro foi realizado para estudantes da Escola 
Afonso Guerreiro Lima, em Sapucaia do Sul
Um dos palestrantes comentou sobre os tipos de drogas existentes 
A Polícia Civil, através da Divisão de Prevenção e Educação, do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Dipe/ Denarc) realizou no dia 07 de novembro um trabalho preventivo, por intermédio de uma palestra, direcionada para a comunidade de Sapucaia do Sul. O local escolhido foi a Escola Municipal Afonso Guerreiro Lima, que fica localizada no bairro Boa Vista. O encontro foi conduzido pela comissária Suzana Maria da Silva e contou com a participação de 130 alunos do Ensino Médio. Entre os assuntos abordados, a policial falou sobre os principais tipos de drogas lícitas e ilícitas e os males que ocasionam no corpo das pessoas. Também foi abordado a necessidade as pessoas em resistir à curiosidade de prová-las, pois a maioria desses artefatos provocam dependência física e psicológica. Já o escrivão Júlio Júnior Soares apresentou algumas ações, promovidas pelo Denarc, que ocasionou em apreensões na cidade, assim como orientar os adolescentes para a seleção das amizades, face às implicações legais do uso e envolvimento com o narcotráfico. Segundo a delegada Sônia Dall’Igna, diretora da Dipe a escola está localizada onde os jovens estão muito vulneráveis à drogadição e conhecem bem a realidade de alguns vizinhos dependentes. O conhecimento sobre os malefícios das drogas e as informações que os palestrantes deram aos diversos questionamentos feitos pelos alunos é a melhor forma de prevenção. Um dos momentos mais significativos da palestra, quando o grupo divulgou para os adolescentes o número de telefone 0800-518518, a fim de fazer denúncia, de forma gratuita e anônima, sendo que qualquer pessoa pode fazer.

 Polícia prende homem por extorsão
Suspeito será conduzido ao sistema prisional
Agentes da Delegacia de Polícia (DP) de Esteio prenderam no dia 14 de novembro um homem suspeito de extorquir vítimas de furto em veículo. A prisão ocorreu nas margens da BR-116, logo após o homem fazer contatos telefônicos com uma pessoa lesada exigindo dinheiro para entregar documentos e pertences furtados, além de ameaçar a vítima caso não fosse dado dinheiro. Os agentes em viaturas discretas cercaram o local combinado para a entrega do dinheiro e prenderam em flagrante o suspeito, que foi conduzido à DP e autuado pelo crime de extorsão. Um policial da delegacia esteve disfarçado, onde simulou que era uma das vítimas e o homem acabou sendo preso pelos policiais. Segundo o delegado Leonel Baldasso, o preso possui antecedentes por tráfico de drogas e outros crimes. A ação policial faz parte das investigações destinadas a coibir furtos em veículos que ocorrem no Centro da cidade e a cobrança de dinheiro para a entrega de pertences das vítimas. O indiciado foi encaminhado ao sistema prisional. Conforme Leonel, o homem teve a prisão preventiva decretada por solicitação da PC e deve aguardar o julgamento na cadeia. A ação policial ocorreu graças as informações prestadas pela vítima na delegacia, através de um boletim de ocorrência. “O homem preso é mais um criminoso que fica fora de
circulação”, disse.

Delegacia de Polícia registra aumento 
de medidas protetivas
Delegada do posto da Mulher, Marina Goltz
As medidas protetivas de vítimas que procuram o Posto de Atendimento à  Vítima Mulher de Esteio estão aumentando. Este dado foi constatado pela Delegada de Polícia Marina Goltz, que atua no posto situado no interior da DP do município. As medidas são documentos encaminhados ao Fórum para análise do Juiz e podem ensejar várias consequências, dentre elas, o afastamento do lar conjugal do agressor ou a proibição de que ele se aproxime ou mantenha contato com as vítimas de violência doméstica. “Somente no feriado da Proclamação da República, pelo menos dez medidas protetivas foram lavradas pelo posto e foram remetidas ao Judiciário esteiense”, comentou Marina. Ela ressaltou que desde que assumiu a função já representou diversas ações preventiva a vários agressores da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário