sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

EDIÇÃO 1913

FLAGRANTE DA SEMANA
A colocação de lixo nas ruas não fica restrita apenas em bairros mais distantes da área central do Município. No Centro é visível observar pontos em que os pedestres, muitas vezes, não podem passar devido ao acúmulo de entulhos nas calçadas. Um desses espaços fica na Rua Maurício Cardoso, no Centro. Além disso, o local fica em uma área exposta em frente aos trilhos do Trensurb, causando um péssimo impacto para a cidade. Próximo ao espaço, há um terreno baldio que está se tornando moradia para pessoas que vivem nas ruas do Município e até para dependentes químicos.


Situação de prédio público no 
Centro é degradante 
A edificação encontra-se ao lado de uma praça e serviu como sede 
de vários setores da saúde
Parte do telhado foi retirado e serve como entrada de moradores de rua
A sujeira e a falta de manutenção contribuiu para a situação piorar
Vidros quebrados, pichações e até parte do telhado sem cobertura. Esse estado de abandono é referente ao prédio, onde por muitos anos funcionou a Secretaria Municipal da Saúde e outros órgãos públicos, assim como instituições de ensino. Quem passa pelo local fica impressionado, devido a situação que está, pois o espaço público está localizado ao lado da Praça Egydio Justo, na Avenida Presidente Vargas, na área central da cidade. Nas proximidades, além de estabelecimentos comerciais, também fica instalado quase ao lado, a sede social do Clube do Comércio, sendo um dos mais antigos da cidade. Segundo o relato de comerciante que possui um estabelecimento próximo, o local tem servido de abrigo para moradores de rua, que muitas vezes, são oriundos de outras cidades. Além disso, o prédio tem sido utilizado como morada de usuários de drogas, principalmente o crack. “Algumas dessas pessoas chegam a se arriscar entre os trilhos do trem para poder entrar no prédio”, falou um comerciante. Ele disse que muitas vezes, não pode chamar a atenção do público, pois há represálias, com direito a ameaças. “Temo não apenas pela minha segurança, mas também dos funcionários e colaboradores”.
VIGILÂNCIA - Outro morador destaca que o que também tem contribuído para a depredação é a não conservação da praça. “É praticamente impossível frequentar um espaço público sujo, com pessoas dormindo nos bancos e mato alto”, enfatiza. Ele frisa que alguns dependentes químicos são residentes da Vila Pedreira e sendo inclusive menores de idade. “Nem as câmeras de videomonitoramento inibem a ação dos infratores”. Durante alguns anos, foi um dos prédios mais importantes e mais antigos que ainda não foram derrubados no Centro.

 Representantes do Conselho 
de Saúde visitam o JD
Astor, Carlos Brito e Miguel Luz, durante visita da comitiva no JD
O presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Carlos Brito, acompanhado do secretário, Astor Ginon estiveram na manhã de 04 de dezembro, realizando uma visita de cortesia na sede do Jornal Destaque. A dupla foi recepcionada pelo diretor do periódico, Miguel Luz. Um dos principais objetivos foi fazer um convite para a última reunião do CMS, que será realizada no dia 19 de dezembro, a partir das 17 horas, na Casa dos Conselhos. Na oportunidade serão feitas homenagens a pessoas que foram parceiras da entidade. Carlos falou que desde que assumiu a função, em agosto deste ano, o trabalho tem sido intenso, inclusive com reuniões com o chefe do Executivo Municipal e com o secretário da Saúde. “Em um curto período em que encontra-se trabalhando na cidade, aos poucos estão surgindo alguns avanços. Entre eles, a reforma do prédio da Unidade de Saúde Cruzeiro, que ficou fechada por quatro anos. Além disso, o projeto para a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) teve que ser refeito e a obra já foi licitada e provavelmente a partir de 2014 tem início as obras”, explicou Brito. Em relação a Fundação de Saúde Pública São Camilo, a situação vai se agravando a cada gestão e muito se deve a isso, a falta de gestores, principalmente na questão administrativa. “Alguns pontos já tiveram resultados significativos como a reforma da UTI, tendo inclusive a implantação de uma sala de isolamento, a compra de equipamentos de última geração, entre outros”, ressalta o presidente do Conselho. Uma das medidas, de acordo com Carlos Brito que já foi feita e está tendo um respaldo expressivo foi a assinatura do termo de cooperação com a Fundação Hospitalar Getúlio Vargas, de Sapucaia do Sul. “Outra ação que vem sendo pedida pelo CMS é a reativação do Conselho Diretor do São Camilo, que tem por foco principal uma maior participação da comunidade, assim como a reforma no site da Casa de Saúde que está desativado. Isso pode até ser considerado descumprimento da lei”.

Ato solene presta homenagem 
à juventude de Esteio 
Representantes de diversos setores da comunidade foram agraciados com a distinção
Os homenageados receberam um certificado do Legislativo esteiense
Foi realizado na noite de 03 de dezembro, um ato solene em homenagem à Juventude. O evento foi realizado na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer e contou com a presença de aproximadamente 100 pessoas. Além dos integrantes da Mesa Diretora do Legislativo, também fez parte o major do 34º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Luiz Eduardo Lopes Ribeiro e a secretária de Educação e Esporte, Carla Mantay. Segundo o autor proponente do ato, Leonardo Pascoal, os jovens nas últimas décadas tem mudado o perfil e durante essa trajetória houveram mudanças expressivas. “Talvez em 2013, pode ser considerado um marco nessa caminhada, devido a realização da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro e o período das manifestações, onde os jovens puderam expor suas opiniões, além de contribuir para o crescimento da nação”, disse Pascoal. Ele frisa que a juventude tem encarado novos desafios e uma das conquistas foi a aprovação e sanção da Presidência da República do Estatuto da Juventude. Para a titular da Educação, os jovens tem sido referência na cidade, pois estão atuando na construção de um mundo melhor para viver. “Apesar de alguns locais somente agora ter um olhar especial para a juventude, Esteio há quase uma década já propõe ações e atividades focadas para esse público, que culminou na construção da Praça da Juventude, assim como espaços para lazer e cultura”, destaca Carla. O jovem Eduardo Thadeu Rodrigues falou em nome dos homenageados onde pode agradecer pela distinção entregue pelo Legislativo esteiense aos jovens que estão se destacando na cidade, sendo alguns levando o nome da cidade para outras cidades do país e no exterior. “Deve-se oportunizar e incentivar a juventude, pois mesmo com alguns obstáculos conseguimos fazer a diferença”. Os homenageados ganharam um certificado e as mestres de cerimônia foram Andressa Martins e Natália Ostejen.
HOMENAGEADOS - Fabiani Nicoletti, Bruno de Luca Fontoura Andrade, Amanda de Oliveira de Souza, Cesar Augusto Gallert Felipin, Eduardo Thadeu Rodrigues, Cristian Diego Moraes Quinteiro, Dionathan Goularte de Moura, Rafael Diogo dos Santos, Caroline Pinheiro Maciel, Paulo Sérgio Lozano Vasconselos, Camila Ribeiro Zeferino, Rodrigo Alexandre Barco Alves e Rosana Ruas Machado Gomes. 

Dia Nacional do Samba é 
lembrado em programa de rádio
Glênio falou sobre o grupo e do bloco carnavalesco
Para lembrar o dia Nacional do Samba, que foi comemorado no dia 02 de dezembro, o presidente do Bloco e do Grupo Tom do Samba, Glênio Caetano, foi o convidado do programa ‘Entrevista Destaque’. O músico, na oportunidade falou um pouco sobre que seu gosto pelo samba de raiz tem origem desde a infância, quando residia em Porto Alegre e depois, quando veio fixar residência em Esteio, há quase 22 anos. Além disso, incentivou outras pessoas a cultuar a boa música. Interessados em contatar o grupo pode entrar em contato pelo telefone 9726-8225.

Chefe do Executivo presta esclarecimentos sobre enchentes na Câmara de Vereadores 
O fato ocorreu após um pedido de convocação feito por um 
representante do Legislativo de Esteio
Cerca de 100 pessoas acompanharam os esclarecimentos do Executivo sobre as enchentes na cidade
Em função dos três alagamentos que Esteio foi atingido em um período de aproximadamente 90 dias, o chefe do Executivo Municipal, Gilmar Rinaldi, foi convocado pela Câmara de Vereadores para prestar esclarecimentos sobre as medidas que estão sendo tomadas para reduzir o problema. O encontro aconteceu na tarde de 29 de novembro, na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, que contou com uma plateia de aproximadamente 100 pessoas. Uma das primeiras citações foi do presidente Jaime da Rosa, que questionou o prefeito sobre um documento referente a doação de área, por parte de uma empresa que fica ao lado da Vila Osório para o alargamento do arroio que passa pelo local. “Isso foi um dos principais fatores que resultaram em um alagamento histórico na região que destruiu parte da vida dessas famílias e também de empresários que investiam neste lugar”, disse Jaime. Moradora do bairro Novo Esteio, Sandra Marisa, utilizou alguns minutos para se pronunciar, onde falou que os problemas dos alagamentos no bairro, muito se deve pelo entupimento das bocas de lobo, devido a quantidade de entulhos e também de areia, por causa das obras de esgotamento cloacal da Corsan. “Muito dos problemas que estão na cidade é pela falta de fiscalização por parte do poder público, nas ações feitas no Município. Já fomos atingidos pela terceira enchente e se não for tomada uma providência urgente, o fato pode se repetir”, falou Sandra.
GALERIAS - Já o líder comunitário da Vila Navegantes, Elito Scapini, que reside há quase 20 anos, comentou que a localidade é uma das mais castigadas com as enchentes e que um dos problemas talvez seja a colocação da rede de tubulação instalada de maneira errada. “Além de alguns problemas pontuais e específicos. Isso foi praticamente dinheiro colocado fora”, desabafou. Scapini enfatizou que as galerias que eram para ser instaladas dentro do processo da construção da Avenida Beira Arroio tem servido para abrigar moradores de rua e dependentes químicos. Representando o Executivo canoense, Joceanne Gasparetto, que atua junto a pasta de Desenvolvimento e Habitação disse que desde o ocorrido em agosto, técnicos e especialistas do Município canoense tem se disponibilizado para colaborar em projetos que visem terminar com o problema em território esteiense, pois há um arroio que divide as cidades. “O trabalho que a solução dos alagamentos deve ser feito em parceria com os municípios localizados ao redor do território, devido a pouca quantidade de área ainda existente. “A construção de Casa de Bombas e diques de contenção são importantes para terminar com as enchentes em boa parte de Esteio”.
ESCLARECIMENTOS DO EXECUTIVO MUNICIPAL - Após ouvir os questionamentos da comunidade, o prefeito Gilmar Rinaldi falou que no bairro São José tem previsão para 2014 a construção de uma bacia de contenção, por estar localizado em uma área próxima a arroio. “Após o término da obra da Avenida Beira Arroio, com a construção da nova ponte, a rede de drenagem deve ser melhorada, pois atualmente a água é jogada para dentro do arroio”, informa o prefeito. Ele enfatiza que as galerias existentes entre as ruas Dona Isabel e Erico Verissímo devem ser trocadas, para o melhor escoamento da água, assim como uma galeria na Rua Bento Gonçalves. Em resposta sobre a situação na Vila Osório, o chefe do Executivo Municipal informou que além da área, a empresa doasse os materiais e os funcionários da secretaria competente executavam a obra. “Um dos nossos principais compromissos é de que em seis em seis meses, a limpeza no arroio é feita. Tanto que o retorno da água foi através de canais e das bocas de lobo”. Ele destaca ainda que nos pontos do Município, que a água retorna pela rede de esgoto pluvial, a ideia mais concreta é a construção de uma Casa de Bombas.


Aprovado o repasse de R$ 55 mil para a Liga de Combate ao Câncer 
O Legislativo esteiense aprovou por unanimidade o Projeto de Lei (PL), que autoriza o Executivo a conceder repasse financeiro a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Esteio. A quantia determinado foi de R$ 55 mil, pelo período de 12 meses, entre dezembro de 2013 a dezembro de 2014. O dinheiro será revertido para manter o trabalho assistencial da Liga para portadores de doenças cancerígenas. As parcelas serão usadas para a compra de medicamentos específicos, cestas básicas e fardos de leite, bem como disponibilização de exames médicos e passagens de transporte coletivo. Segundo informações do PL, a primeira parcela dos valores serão repassados no prazo máximo de dez dias úteis até a promulgação. Já a cada 30 dias após o recebimento da verba, a entidade deve prestar contas ao Executivo, pois o recurso está amparado junto ao orçamento da secretaria da Saúde.

Atleta é convocado para a Seleção de Boxe
Técnico de Abílio Mendes e o jovem Gabriel do Amaral
O jovem Gabriel do Amaral, de 17 anos foi convocado pela Federação Rio Grandense de Pugilismo, como atleta da categoria juvenil 81 quilos, que irá fazer parte da Seleção Gaúcha de Boxe. O anúncio do novo integrante aconteceu no dia 29 de novembro. Além disso, Gabriel participou no último final de semana, no município de Osório do campeonato de boxe-Sul brasileiro, que foi organizado pela Confederação Brasileira de Boxe, que possuem representantes na Seleção Brasileira. Um dos principais incentivadores para esse conquista foi o educador social do Programa Integrado de Inclusão Social (PIIS) e técnico de boxe, Abílio Mendes. Ele destaca que o ingresso desse atleta esteiense demonstra a qualidade que vem sendo preparado na cidade aos novos competidores. “Já lançamos outros nomes que aos poucos estão trilhando seu caminho no esporte. Possuímos grandes talentos que precisam ser mostrados e valorizados”, ressalta Mendes.

Rede elétrica compromete trabalho 
na Escola Padre Reus 
Os alunos estão tendo aula em um espaço improvisado em uma igreja no Centro de Esteio
Os bombeiros estiveram no local e averiguaram os problemas existentes
Placas indicativas mostram a situação em que está a rede no prédio da instituição
Desde o dia 04 de novembro, a Escola Padre Reus de Esteio foi interditada pelo Corpo de Bombeiros do município. Um dos motivos alegados foram as péssimas condições em que se encontra a estrutura do prédio, no que tange principalmente na questão da rede elétrica. Devido a situação, os alunos estão tendo aulas nas dependências da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, que fica na Avenida Presidente Vargas, no Centro da cidade. Segundo a diretora da instituição, Luciméia Gall König, desde que o órgão competente ligado ao Governo do Estado foi informado sobre o fato nada foi feito para as obras terem iniciado. “No dia 03 de dezembro, representantes da 27ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) enviou um profissional para averiguar o fato, onde para nossa surpresa, no projeto apenas foi notificado a reforma do telhado e banheiros. A parte elétrica, que talvez é mais grave nem foi citada”, informou a diretora. Ele ressalta que teme pela segurança dos funcionários e educandos. “Já tivemos registros que se não fossemos rápidos poderia ocasionar uma tragédia”.
COMISSÃO - Luciméia falou ainda que no dia 02 foi instaurada uma Frente Parlamentar em apoio e Defesa da Obra da Escola Padre Reus. Os representantes do Legislativo de Esteio é formado pelos vereadores Rafael Figliero, Michele Pereira, Leonardo Dahmer e Leonardo Pascoal. Já o parlamento de Sapucaia do Sul, o único que aderiu a causa foi Avelino Barbeiro, assim como em Canoas, o vereador Ivo Fioroti. A Escola Estadual Padre Reus completou no dia 04 de outubro 51 anos de existência na cidade. Atualmente possui um quadro de cinco funcionários e presta atendimento para 104 alunos. A instituição é a única escola estadual da região Metropolitana, com a vinda de estudantes de diversos municípios.

Mulheres Progressistas conhecem o acervo do Museu Histórico Destaque
As integrantes do movimento puderam relembrar momentos importantes da cidade
A diretora Carmen Costa recebeu do grupo um presente, em homenagem
aos 47 anos do Jornal Destaque
Integrantes do grupo ‘Mulheres Progressistas’, do PP de Esteio estiveram na tarde de 28 de novembro, realizando uma visita no Museu Histórico Destaque. A comitiva era formada por Sirlei Salgado, Carmen Pavão, Suzana Duarte, Andrea Lidiane Moraes e a filha Ariella. Elas tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história do município, desde os primeiros habitantes, passando pelo processo de emancipação até chegar aos dias atuais. As representantes do movimento percorreram as quatro salas temáticas que tem como temas centrais, a religiosidade, os equipamentos eletrônicos que estiveram presentes neste processo, assim como fotos e objetos antigos. Segundo a presidente do grupo, Andrea Lidiane Moraes, as visitantes ficaram surpresas com o acervo preservado pelo museu existente na cidade. “É um local que ajuda a manter viva a história de Esteio e de sua comunidade, por isso que precisamos conhecer e contribuir para seu cuidado”, disse Andrea. Para Carmen Pavão, além desse espaço cultural, outro trabalho que é mantido por Miguel Luz é o Jornal Destaque, que completou no dia 08 de novembro 47 anos de circulação em Esteio e Sapucaia do Sul. “Além de cuidar da nossa história, temos conhecimento sobre os fatos da cidade e região, pelas páginas do JD”, falou Carmen. No final do encontro, as ‘Mulheres Progressistas’ entregaram um presente a diretora da Editora Jornalística MC, Carmen Costa pela comemoração dos 47 anos do periódico.

Cultura do rap é apresentada em
seminário internacional 
Participaram do encontro, no Plenário da Câmara, músicos nacionais e até do exterior
O Seminário oportunizou a troca de experiências entre a comunidade e músicos
Dentro da programação da 3ª Semana Municipal do Hip Hop de Esteio, no dia 28 de novembro, foi realizado o Seminário Internacional de Vivências do Hip Hop. O encontro aconteceu na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, no Plenário da Câmara de Vereadores. Participaram do encontro músicos, produtores e pessoas que são adeptos a esse estilo. Na oportunidade, ocorreram homenagens a artistas que contribuíram para a arte, como Deejay Only Jay e MC Marck B. A mesa principal do seminário tinha entre os convidados o rapper RAPadura, do Ceará; YBNT, da Colômbia; Malon e IL Flow, do Uruguai. Um dos homenageados da noite, Marcos Alexandre, conhecido no cenário musical como Marck B. Morador de Gravataí, ele participa desde a primeira edição do evento e tem ficado impressionado com seu crescimento, em um curto espaço de realização. “Talvez a 1ª edição fosse divulgar a cultura, mas hoje, pode-se dizer que o fortalecimento da cultura que tem agregado cada vez mais famílias e proporcionado a vinda de músicos de outros locais”, explicou Marck B. Ele disse que em quase duas décadas de dedicação ao hip hop, se tornou um percussor, pois foi um dos primeiros gaúchos ligado a esse segmento a mudar-se para São Paulo, para aprender mais sobre a cultura. “Foi um momento que me abriu portas para o rap dos pampas e que a mistura dos ritmos nacionais só fortalece ainda mais a musicalidade”. Marck B está prestes a lançar seu segundo CD e tem como participações especiais, Nitro Di, que mescla rap com a musicalidade dos gaúchos.
RITMOS - Vindo de Fortaleza (CE), o RAPadura, participa pelo segundo ano da Semana do Hip Hop de Esteio e aos poucos está observando o avanço que ocorreu, se comparado com as edições anteriores. “A atividade tem tudo para ser em um futuro próximo uma referência para a música, onde se pode debater sobre diversos assuntos e mobilizar a comunidade”. RAPadura trabalha com esse ritmo há pelo menos 15 anos e foi um dos pioneiros em seu estado em misturar instrumentos típicos do Nordeste e mantendo o próprio sotaque. “No início tínhamos uma influência americana muito intensa e que na atualidade podemos notar que há diferentes estilos e sotaques”. Uma das últimas atividades foram nos dias 29 e 30, sendo que um no espaço coberto da Rua Garibaldi, diversas apresentações de músicas do Estado e do país e o outro na Praça Coração de Maria.
URUGUAIOS CONHECEM A SEMANA DO HIP HOP ESTEIENSE - O casal Malon e IL Flow viajaram do Uruguai até Esteio para conhecer um pouco mais sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido na cidade. Ela disse que em seu país, apesar da falta de apoio do governo, é realizado anualmente, um mês, entre novembro e dezembro, em homenagem a cultura do hip hop. “Talvez o que nos aproxima seja a disponibilidade de um espaço físico e oficineiros para ensinar interessados na arte do grafite e da música”, falou a rapper. Ela frisa que entre os nomes conhecidos no Uruguai são Marcelo D2, Racionais MC, RAPadura e Rafuagi.

Situação de animais de rua é tema 
de Forum em Esteio
Um dos palestrantes comentou sobre ações que podem ser feitas para resolver o problema
Representantes de ONG’s ligadas a proteção de animais de Esteio estiveram participando da 2ª edição do Fórum Municipal do Bem-Estar Animal, que aconteceu na tarde de 30 de novembro, no Salão Nobre da prefeitura. Prestigiaram o evento cerca de 30 pessoas, onde foram tratados sobre os mais diversos assuntos ligados a políticas públicas, a atual situação dos animais de rua e as medidas que são tomadas para combater o problema. As integrantes da ONG Gepar, Dina Vicente e Selma Rodrigues da Silva estiveram no programa ‘Entrevista Destaque’, no dia 29, para divulgar a ação. Dina comentou que na oportunidade é dar continuidade ao que foi iniciado na primeira edição e que obteve um resultado expressivo. “Não devemos mais jogar a responsabilidade em outras pessoas e assumir o fato que a população de animais de rua tem aumentado, muito pelo abandono e maus tratos. “Um dos problemas na cidade foi a mudança de pessoas para os apartamentos através do programa Minha Casa Minha Vida, que saíram de casas e não tinham como levar os animais, sendo assim a opção foi jogá-los em vias públicas. Isso foi feito sem consultar as ONG’s, pois poderia ter uma solução”, explicou Dina. Selma Rodrigues frisa que a falta de políticas públicas ainda é pouco, mas já houve avanços nos últimos anos. “As ONG’s e as pessoas que trabalharam na proteção animal tem como visão o bem-estar de cães e gatos, por isso a mobilização é importante”. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Valmir Rodrigues, a parceria entre a pasta e também aos voluntários são importantes neste processo. “Cada informação ou assunto relevante contribui para o desenvolvimento das ações”. Entre os palestrantes estavam o representante da pasta de Bem-Estar Animal de Canoas, Cristiano Moraes e médica veterinária Lisiane Feck Avila.

Alice Grecchi eleita presidente da ACISE
Eleição da nova Presidente da ACISE
Alice Grecchi, natural de Guaporé (RS), foi eleita presidente da ACISE – Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Esteio. Vice-Presidente Administrativa nas duas últimas gestões da entidade, Alice é a primeira mulher que chega à presidência da associação que tem 58 anos de existência. Alice reside em Esteio onde mantém seus escritórios de Advocacia especializada em Direito Tributário, Auditoria e Contabilidade. Alice é administradora de empresas, advogada tributarista e mestre em Direito Tributário, tendo ocupado o cargo de presidente do IARGS – Instituto dos Advogados do RS por dois mandatos consecutivos, ocupando hoje o cargo de Diretora Financeira. Por oito anos coordenou turmas consecutivas de pós-graduação em Direito e Gestão Tributária na UNISINOS, onde permanece como professora do pós e, temporariamente licenciada no graduação. Atuou e vem atuando em outras instituições de ensino, como AFISVEC, FEEVALE, SÃO JUDAS TADEU, UCS, IMED - Passo Fundo. Mais recentemente foi nomeada pelo Ministério da Fazenda como Conselheira, representando os contribuintes, junto ao CARF – Conselho Administrativo de Recursos Fiscais - Brasília, no qual são julgados litígios entre os Contribuintes e a Receita Federal do Brasil, em matéria tributária.
GESTÃO - Em sua gestão pretende, em parceria com os Três Poderes e o Ministério Público, em especial com a coirmã CDL, a ONG Parceiros Voluntários, a OAB-Subseção Esteio e todas as demais instituições representativas da sociedade, equacionar ações que tornem a cidade atrativa para a permanência das atuais empresas em seus diversos ramos de atividade e, de atração e alavancagem de negócios no município de Esteio, que tragam um maior desenvolvimento, dentro de elevados padrões de responsabilidade ambiental, integração e bem social.


COLUNA 
Mais Advento 
Pe. Boanerges André Carbonera Missionário Claretiano 

Então, começamos mais um ADVENTO. Precisamos aproveitar bem. Talvez, seja nosso derradeiro Advento... Advento é tempo de mais oração, de mais vivência cristã, de mais reflexão, de mudança de vida. Como vai nosso Advento?... Estamos participando das novenas?... Rezamos mais e melhor?... Praticamos o bem?... Fazemos obras de caridade? Ajudamos os irmãos carentes e pobres?... Advento: tempo muito precioso!  Advento: mudança de vida.Advento; tempo de mais fé. Para todos, proveitoso ADVENTO! Fim de papo.

Ex-prefeito esteiense fala sobre 
as ações de seu mandato
Getúlio foi entrevistado no programa ‘Opinião’
O ex-prefeito de Esteio, Getúlio Fontoura esteve concedendo uma entrevista no programa vespertino ‘Opinião’, no dia 25 de novembro. Entre os assuntos abordados foi em relação a sua gestão como chefe do Executivo entre 1993 a 1996. Na oportunidade ele divulgou que está voltando para fixar residência na cidade, após um período de afastamento por motivo profissional. Além disso, Getúlio falou que em breve estará distribuindo nas residências dos esteienses um material de divulgação, sobre as principais obras de seu mandato a frente da Prefeitura de Esteio. Getúlio comentou sobre a atual situação em que se encontra a cidade e chegou a apontar medidas que durante seu mandato foram feitas e nas gestões seguintes não tiveram continuidade. “É lamentável ver uma cidade rica economicamente, mas com aparência de abandono, cheia de buracos. Os espaços públicos não têm condições para a população frequentar. Uma medida deve ser feita para reverter o quadro”.

Polícia Civil investiga caso de agressão
de casal no Tamandaré 
As versões apresentadas gerou algumas divergências
As legistas fazendo a análise do carro envolvido na perseguição
O caso do casal que ficou ferido em uma perseguição policial na noite de 24 de novembro, aos poucos começa a ser solucionado, alguns pontos que não ficaram esclarecidos. Conforme o delegado Leonel Baldasso, o policial militar envolvido no caso prestou depoimento na Polícia Civil, onde alegou ter sido alvo de um assalto e durante a perseguição, a dupla ficou amedrontada e fugiram do carro em movimento. “Ele disse ainda que chegou a ser abordado por um homem que estava com uma arma calibre 40 e para conter o casal deu um tiro que o atingiu na perna”, informa Baldasso. Ele frisa que a arma não havia sido localizada. “Diante da situação, uma guarnição que foi chamada para atender o fato e o casal fugiu para dentro da casa, onde foram perseguidos”. Já o homem que foi baleado disse na PC que ocorreu uma discussão no trânsito e quando foi informado que era policial a dupla tentou saiu em fuga até a casa que fica no bairro Tamandaré. Ao parar o veículo na calçada, a vítima relata que foram espancados. “A mulher encontra-se em estado grave no Hospital Getúlio Vargas, em Sapucaia do Sul”. Baldasso ressalta que no dia 28 de novembro, os médicos legistas fizeram uma perícia. Uma das primeiras informações é que a mulher teve fratura no nariz, na mandíbula e traumatismo craniano. “Mas iremos aguardar o resultado definitivo que deve sair na primeira quinzena de dezembro”. O delegado enfatiza que ainda precisa ainda ouvir o depoimento dos socorristas do SAMU e outros envolvidos.

DP de Esteio adere a campanha 
mundial contra a violência
Parte do prédio se revestiu de rosa para lembrar as vítimas da violência
Durante uma semana, o Posto Policial Especializado no Atendimento à Mulher de Esteio e o plantão da Delegacia de Polícia foram decorados na cor rosa. O motivo principal é alusivo aos “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”. Todas as mulheres que compareceram na delegacia no período foram recebidas por servidoras que prestaram orientações sobre violência doméstica e familiar. Também foram distribuídos brindes, cartilhas sobre a Lei Maria da Penha e material sobre a rede municipal de atendimento à vítima mulher. Segundo a delegada Marina Goltz, que atua como titular do posto, a campanha é um movimento mundial que tem como objetivo denunciar e promover o debate sobre as várias formas de violência de que as mulheres são vítimas. A DP de Esteio foi uma pioneira no Estado em ter seu efetivo, por um período composto por mulher em seu quadro funcional e também de disponibilizar um local para denúncia contra violência doméstica.

Pessoas são filmadas em banheiro durante festa 
As vítimas eram pessoas que frequentavam a casa onde foi colocado o equipamento 

A colocação de uma câmera escondida dentro de um banheiro de um imóvel em Esteio gerou indignação, por parte das pessoas que frequentavam a festa, que acontecia na área central da cidade. Ao tomar conhecimento do fato, muitas pessoas resolveram se manifestar indo até a Delegacia de Polícia e registrar um boletim de ocorrência, pois se sentiram lesadas. Segundo a delegada Marina Goltz, no dia 02 de dezembro, algumas pessoas estiveram na DP registrando o ocorrido, pois se sentiram constrangidas, diante do fato. Ela disse que uma pessoa que frequenta a casa, ao saber da realização da festa colocou a microcamera, no banheiro, na direção do vaso sanitário. “A ideia é conhecer o possível interesse do indivíduo, pois o primeiro registro ocorreu por volta das 1h30. Queremos saber se havia crianças no local, se for verdadeiro, o dono poderá ser indiciado por pedofilia”, disse Marina. No dia seguinte após algumas ocorrências, o setor competente da Polícia Civil foi até a casa do suspeito, com um mandato de busca e apreensão, onde recolheu uma CPU de computador e outros objetos. Com isso, uma pessoa foi até a DP admitindo que era o autor do delito. Ele alegou em seu depoimento que suspeitava que estava sendo traído pela esposa e resolveu colocar o equipamento, sem ninguém perceber, pois ela estaria na festa. “Tinha por objetivo de verificar qualquer indício de que ela estaria tendo um relacionamento com outra pessoa”, ressalta a delegada. Foi instaurado um inquérito policial sobre perturbação da tranquilidade. “Isso é um fato muito grave, pois viola os direitos das pessoas, podendo ocasionar o pagamento de danos morais as vítimas”, frisa Marina Goltz.

 Homem é morto com dez tiros no Tamandaré
Um dos envolvidos no crime foi levado para o Presídio Central
Um jovem de 22 anos foi morto com pelo menos dez tiros a queima roupa, em via pública, no dia 20 de novembro. O fato aconteceu por volta das 21h30, na Rua Luiz Pasteur, no bairro Tamandaré. Segundo uma das testemunhas, a vítima estava na companhia de uma adolescente de 15 anos, quando se aproximaram do casal um suspeito com outro indivíduo, em uma motocicleta de cor laranja e fez os disparos. Os tiros que atingiram o homem foi de uma pistola calibre 38, o que ocasionou sua morte na hora. Ao presenciar a cena, a namorada da vítima fugiu, mas mesmo assim fora disparados tiros contra ela, que se escondeu em um matagal, sem ser ferida. De acordo com o delegado Leonel Baldasso, uma das prováveis causas talvez seja por vingança, pois um adolescente de 19 anos, que havia sido preso alguns dias depois da tragédia, falou que teria atirado contra o jovem, durante uma briga na residência de um deles, em Sapucaia do Sul. Apesar da cena, um deles foi atingido com um tiro no rosto. “A investigação averiguou que algumas ameaças partiram nas páginas de ambos os envolvidos em redes sociais, onde inclusive a casa do suspeito foi encontrada a motocicleta utilizado no dia do crime”, informa Baldasso. Ele ressalta que diante das provas solicitou a prisão temporária do suspeito. “Fomos a casa do homem, onde encontramos escondido quase 200 pedras de crack, no imóvel, que fica em Sapucaia. Resta apenas prender outro envolvido no homicídio”. Leonel explica que o caso tem ligação com o tráfico de drogas e a vítima foi morta por vingança.

Suspeitos são capturados por agentes da PC 
Agentes da 1ª Delegacia de Polícia de Sapucaia do Sul (DP) prenderam no dia 27 de novembro um homem de 20 anos. A ação foi possível, pois os policiais estavam cumprindo mandato de prisão, expedido pela Justiça. Segundo o delegado Daniel Ordahi, o indivíduo estaria envolvido em um roubo a estabelecimento comercial, ocorrido em 26 de julho deste ano. “Outros dois indivíduos que participaram do roubo já haviam sido presos no mês de setembro”, relatou o delegado.  No mesmo dia, os policiais também efetuaram a prisão de outro indivíduo, de 30 anos. Ele tinha um mandado de prisão preventiva, pois o suspeito é um dos prováveis envolvidos em um homicídio ocorrido em fevereiro deste ano, na Vila Pedreira. Após os procedimentos legais, os presos serão encaminhados ao sistema prisional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário