segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

EDIÇÃO 1918

FLAGRANTE DA SEMANA
Pedestres e motoristas devem ter atenção redobrada ao passar pela Rua Érico Veríssimo, no bairro São José. Um dos principais motivos é que um poste da rede de alta tensão encontra-se em péssimo estado de conservação, podendo ocasionar um acidente a qualquer momento, se não for consertado em tempo hábil. Além disso, o poste fica localizado nas proximidades de residências, estabelecimentos comerciais e até de uma escola de Educação Básica. Moradores aguardam que a troca ocorra antes do início do período letivo, evitando assim uma tragédia ainda maior. Esse é apenas um de vários existentes na cidade que não foram substituídos pela empresa responsável, que realiza o fornecimento de energia elétrica na região.

Campanha incentiva o não abandono 
de cães durante as férias
A atenção aos animais de estimação está tendo uma atenção especial, por parte do órgão competente em Sapucaia do Sul, principalmente nesta época de veraneio, quando muitas pessoas saem de férias deixando seus animais de estimação abandonados. Pensando nisso a Secretaria de Meio Ambiente, lançou a campanha ‘Vai viajar? Leve junto seu melhor amigo! A Vida dele é sua responsabilidade’. De acordo o secretário-adjunto da pasta, Ivan Matté, a campanha tem como objetivo conscientizar a comunidade da importância de cuidar dos seus animais e de não abandoná-los durante o período de férias, o que, segundo ele, é bastante comum. “Queremos sensibilizar a comunidade de que o animal não é um objeto que pode ser jogado fora. Muitas pessoas ligam querendo trocar seu cachorro velho por um filhote, ou jogam fora seu cão, porque querem viajar nas férias”, diz. Matté chama a atenção, ainda, para as penalidades previstas em lei para quem abandonar seus animais de estimação. “Abandono é crime previsto na Lei Federal 9.605/1998, sob pena de três meses a um ano de detenção e multa.” Cerca de 300 cartazes sobre a campanha estão sendo distribuídos em pontos estratégicos da cidade. Além disso, folders sobre a campanha também estão sendo distribuídos.

 Corte do Carnaval será escolhida em fevereiro
Estão abertas as inscrições para as interessadas em participar do concurso que irá escolher a corte do Carnaval 2014 do município. Serão escolhidas a rainha e duas princesas, que vão participar de todos os eventos relacionados à Festa de Momo na cidade. Para concorrer, é necessário ter entre 15 e 25 anos, tempo disponível para participar das atividades e comprovar ser moradora de Esteio. As inscrições se encerram no dia 4 de fevereiro, devem ser realizadas na Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya. O horário é de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17 horas, e nas sextas-feiras, das 8h às 14 horas.  A escolha da Corte do Carnaval 2014, onde serão avaliados samba no pé, desenvoltura, beleza e vestimenta, será no dia 7 de fevereiro no Clube América, a partir das 20 horas.

Obras na Avenida Padre Claret 
altera trânsito na região 
A mudança na via expressa visa melhorar as redes de esgoto e água, 
além da pavimentação no trecho
As obras no trecho da Avenida Padre Claret entre as ruas La Salle e Novo Hamburgo tiveram início no dia 13 de janeiro. Com investimento de R$ 786 mil, obtidos em convênio entre a Prefeitura e a Metroplan, as ações envolverão melhorias nas redes de esgoto e água, além de nova pavimentação. Para tanto, serão realizados bloqueios de trânsito na área dos trabalhos.  Já a partir desta data, a Avenida estará fechada entre as ruas Novo Hamburgo e Alegrete. Apenas o acesso local será liberado. Veículos e o transporte coletivo terão desvios. No sentido Centro/Bairro, o caminho será feito pelas ruas Alegrete, Iara e Rua Novo Hamburgo. Na direção Bairro/Centro, a rota usará as ruas Novo Hamburgo, Ana Neri e Alegrete. Em um segundo momento, em data a ser definida, o trecho entre a Alegrete e a La Salle também terá alterações no fluxo.  A obra na Padre Claret terá, inicialmente, a troca de canos da rede de esgotamento sanitário, substituindo os de fibrocimento pelos de PVC. A rede de água potável também será trocada. Na sequência, será feita a demolição da atual pista para a colocação de outra, assim como seu reforço e compactação da base. Após, o trecho receberá novo asfalto. A previsão é que todas as ações sejam realizadas em 90 dias. Outras ruas da cidade já passaram por melhorias, principalmente em relação a pavimentação como a Rua 24 de Agosto e partes das avenidas Padre Claret, no trecho entre a Presidente Vargas e a Rua Fernando Ferrari, assim como um trecho da Dom Pedro I.

Piscinas tornam-se opção de lazer 
para a garotada neste verão  
As crianças têm uma oportunidade de também ampliar os horizontes, 
durante as férias escolares
Com as altas temperaturas que estão sendo registradas, as pessoas estão em busca de refresco. Talvez uma das alternativas, em especial para as crianças sejam as piscinas. Para atender a demanda de crianças que permanecem na cidade, nos meses de verão, diversos entidades públicas e privadas estão engajadas na 6ª edição do projeto ‘Colônia de Férias’. Um dos motivos dessa iniciativa é oportunizar momentos de lazer e de educação a crianças que vivem em situação de risco na cidade, durante as férias escolares. Nesta edição, crianças de sete a 12 anos dos bairros Bela Vista, Carioca, Colina Verde e Pedro Simon serão beneficiadas, além de crianças e jovens do Lar Abrigo Meu Refúgio e Associação Casa de Passagem de Sapucaia do Sul (Acapass). Ao todo o projeto contemplará cerca de 200 participantes. Além de muito banho de piscina e brincadeiras, o ‘Colônia de Férias’ compreende, ainda, educação física, hora do conto e saúde bucal, com teatro sobre o assunto e aplicação de flúor.
APRENDIZADO - O secretário do Trabalho, Cidadania e Economia Solidária, Rubem Leo Lima, enfatiza que além do caráter recreativo, o projeto visa oportunizar um espaço de educação e aprendizado para os participantes. “Além da inclusão social de crianças e jovens, a atividade trabalha, ainda, com oficinas e atividades pedagógicas, voltadas para o aprendizado e desenvolvimento dos pequenos em uma época que eles poderiam ficar na ociosidade”, comenta Lima. O ‘Colônia de Férias’  acontece de 21 a 24 de janeiro e de 28 a 31 de janeiro de 2014, sempre das 9 às 14 horas, na sede do Clube do Comércio Campestre Clube, localizado na Rua Tordesilhas, 184, no bairro Ipiranga. A atividade é uma promoção da Secretaria do Trabalho, Cidadania e Economia Solidária, em parceria com as secretarias de Educação, de Esporte e Lazer, Saúde, Segurança e Trânsito, Comdica, Bombeiros e Brigada Militar.

Presidente do Lions Exposição fala 
sobre o trabalho do grupo
O presidente do Lions Club Esteio Exposição, Gilmar dos Reis Uliana foi convidado do programa ‘Entrevista Destaque’. Na oportunidade, Gilmar falou sobre as ações que o clube de serviço desenvolve no Município em mais de 35 anos de existência. “Além da contribuição dos associados, um dos eventos mais importantes que é realizado na cidade, a Expointer, também é fonte importante de arrecadação de verbas que nos auxilia para ajudar as pessoas que nos procuram ou que temos conhecimento”, disse Uliana. Ele ressaltou que em quase duas décadas envolvidas com o leonismo, além da doação de alimentos, outro foco que a entidade tem trabalhado é em ações de prevenção a diabetes e problemas de visão, muitas vezes, ocasionada pela doença. “Somos todos voluntários e na busca de soluções para essas causas. Temos conhecimento que é um trabalho difícil, mas a união e as parcerias são importantes neste processo”. Gilmar frisa que nos dias atuais muitas pessoas deixaram de participar das atividades dos clubes de serviço, muito em função do trabalho e da rotina cansativa do dia a dia. Interessados em conhecer mais sobre o trabalho o clube de serviço pode participar nos encontros realizados no Clube Aliança, nas primeiras e terceiras quintas-feiras do mês.

Surgem novas oportunidades de 
cursos em Sapucaia do Sul 
Estão sendo disponibilizados cerca de 60 vagas, em diversos segmentos
O início de um novo ano representa também o início de novas perspectivas profissionais. Pensando em oferecer novas oportunidades aos sapucaienses, a parceria entre as secretarias do Trabalho, Cidadania e Economia Solidária e Desenvolvimento Social dentro do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), abre mais de 50 vagas para cursos profissionalizantes gratuitos.Ao todo são 58 vagas, sendo 20 para o curso de Manicuro e Pedicuro; 19 para o curso de Cabeleireiro e 19 para o curso de Padeiro. O curso de Cabeleireiro, com carga horária de 420 h/aula inicia em 4 de fevereiro. Já o de Padeiro, com 300 h/aula inicia no dia 10 de fevereiro. O curso de Manicuro e Pedicuro têm carga horária de 188 h/aula e está previsto para iniciar em 24 de março. Todos os cursos serão ministrados pelo SENAC de Sapucaia. As inscrições podem ser feitas em um dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e na sede da secretaria do Trabalho, que fica na Avenida Assis Brasil, 47, Centro. Para se inscrever, é necessária a apresentação do CPF, RG, comprovante de residência, carteira de trabalho e do NIS (Número de Identificação Social). Os cursos do Pronatec são voltados para as pessoas com idade entre 16 e 59 anos, e renda familiar de até 3,5 salários mínimos, cadastrados no CadÚnico. Além do curso, os alunos ganharão vale-transporte e vale-alimentação.
ONDE SE INSCREVER: CRAS Central: Rua Santa Catarina, 648 – bairro Santa Catarina CRAS Sul: Rua Silveira Martins, 739 – bairro Capão da Cruz CRAS Sudeste: Rua Quintino Bocaiúva, 174 – bairro Boa Vista CRAS Nordeste: Rua São Caetano, 161 – bairro Vargas CRAS volante no Loteamento Colina Verde, que fica dentro da escola Walmir Martins. Horário de atendimento nos CRAs: de segunda a quinta, das 8 às 17 horas e nas sextas, das 8 às 14 horas. Horário de atendimento da secretaria: de segunda a quinta, das 8 às 18h15 e nas sextas, das 8h
às 14 horas.

Comunidade se mobiliza no combate a dengue 
Uma ação da secretaria da Saúde sapucaiense tem como foco impedir a proliferação do inseto
Definir ações de combate ao mosquito transmissor da dengue é um dos principais objetivos do Levantamento Rápido de Índice para Aedes Aegypti (LIRAa). A atividade aconteceu no dia 13 de janeiro, em Sapucaia do Sul. Uma equipe formada por cerca de 30 profissionais estará realizando vistorias em diferentes pontos da cidade. As ações se estenderão ao longo de toda a semana, em todos os bairros sapucaienses. O LIRAa conta com a participação de biólogos, agentes de endemias, apoio de agentes da 1ª Coordenadoria Regional de Saúde e toda a estrutura e logística da secretaria de Saúde do Município, incluindo o veículo recentemente adquirido para o trabalho de controle e monitoramento da dengue. Os agentes de endemias estarão identificados com coletes da Vigilância em Saúde e crachás. Conforme o titular da pasta, José Wink, a população deve estar engajada neste serviço de utilidade pública. “Necessitamos da compreensão da comunidade, facilitando o ingresso dos agentes para vistoria dos seus imóveis, na busca por larvas do mosquito. Só assim poderemos posteriormente identificar sua espécie junto ao Laboratório de Entomologia”, disse Wink. Ele destaca que a compreensão neste período do ano é importante, pois com a presença do mosquito da dengue na cidade não se brinca. “Estamos seguindo uma diretriz estadual e trabalhando pela saúde integral da nossa população”,
salientou Wink.
PLANEJAMENTO - Este levantamento rápido permite o planejamento de ações de controle ao vetor da dengue. Os resultados do LIRAa possibilitam um direcionamento dos esforços para áreas consideradas críticas. O planejamento do levantamento conta com a divisão do Município em quatro estratos, compostos por diferentes bairros,  com características socioambientais semelhantes  a fim de se obter uma homogeneidade de cada estrato e facilitar as ações de controle vetorial.   Após definidos os estratos, as informações foram inseridas em programa de computador, que realizou um sorteio dos quarteirões a serem amostrados. Estes terão alguns imóveis visitados pelas equipes. O LIRAa é realizado três vezes ao ano na cidade. A próxima ação ocorre no mês de março e posteriormente em novembro.

Obras no prédio do Conselho 
Tutelar entram na reta final
Aos poucos a sede do Conselho Tutelar do município está ganhando uma nova aparência. O imóvel que fica localizado na Rua Pedro Lerbach, na área central da cidade está passando por uma reforma. A iniciativa foi possível através de recursos oriundos do orçamento da Câmara de Vereadores e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) de Esteio. O investimento de R$ 40 mil possibilitou a troca do telhado, duplicação do banheiro, colocação de toldo na entrada do prédio e construção de uma rampa de acessibilidade. O trabalho está na reta final, faltando somente acabamentos nas aberturas, instalação de luminárias e interruptores e pintura externa.

COLUNA 
Fé versus imagens 
Pe. André Carbonera, Missionário Claretiano 

Caminhava... Lá, pelas tantas, deparei-me com um amigo evangélico. A gente não se via, há muito tempo... - Então, foi bem de Natal? - Sim, claro! - E o Ano-Novo? - Ah, como sempre!... Parco silêncio... Perguntei: - Por que os evangélicos não montam o presépio? A resposta foi muito espontânea: - Tenho pavor de imagens. Não creio em imagens. A minha fé vai bem mais além de inúteis estátuas, sacou seu Padre? Fui à casa do amigo para tomar um cafezinho. Percebi infindas fotos: avós; filhos; netos; sobrinhos; pescarias; praia... - Escute, meu caro. Você detesta imagens, certo? - Claro! Com certeza absoluta. - Pois é! Percebo inúmeras fotografias. Foto não é imagem?... - Sim... Não... Precisa entender o sentido... Não adoramos estes papéis... Apenas, uma lembrancinha... Aproveitei o gancho... - Os católicos também não adoram as imagens. Adoramos somente Deus; exclusivamente Deus... As imagens nos lembram os bons exemplos dos Santos, dos parentes e dos amigos. Sacou, amigo fanático?... - Não precisava engrossar, seu Padre!... Retornei: - Quando será que os evangélicos, sobretudo os “crentes”, pararão de atacar os santos, as imagens, o Papa, os Padres e os católicos?... O amigo... - Está bom o papo. Mas, preciso ir. Até de repente! - Tchau! Uma perguntinha: - Somos dominados por algum tipo de fanatismo?... Tomara que não! Fim de papo.

Área no Novo Esteio é entregue 
ao Governo do Estado 
A iniciativa visa a modernização do Parque Assis Brasil 

A Câmara de Vereadores realizou no dia 10 de janeiro, uma sessão extraordinária sem remuneração, depois do recesso parlamentar que se iniciou em 16 de dezembro. A ideia, segundo o presidente do Legislativo, Leonardo Dahmer,  foi de atender a convocação do Executivo para projetos urgentes, bem como para limpar a pauta de votações. Entre os projetos analisados, foi aprovada a proposta de doação ao governo do Estado de uma área no Novo Esteio, junto a zona industrial,  para a modernização e ampliação do Parque de Exposições Assis Brasil. De acordo com o Projeto de Lei (PL), a intenção do Estado é investir na readequação do parque, criando um espaço multifuncional, voltado às atividades do agronegócio, agricultura familiar e ao cavalo crioulo, bem como a construção de diques de contenção. Consta no documento, uma quantia para ser investida, através do BNDS, no montante de R$ 72 milhões. A este projeto, a Câmara aprovou a emenda do vereador Leonardo Pascoal, estabelecendo prazo de cinco anos para execução do projeto, com início ainda neste ano, garantindo segurança ao Município e permitir, inclusive, que a área seja revertida novamente ao patrimônio municipal, em caso de abandono ou não cumprimento do empreendimento previsto. O vereador Jaime da Rosa explicou que é preciso que o Executivo mande mais um projeto à Câmara incluindo as ruas da área, que possuem matrícula própria. “O governo do Estado corre o risco de não conseguir o financiamento por falta das mencionadas ruas no projeto aprovado”.

 Músicos esteienses são indicados 
em premiação nacional
O grupo de rap Rafuagi de Esteio fechou 2013 com chave de ouro. Os músicos foram indicados no Prêmio Rap Longa Vida na categoria melhor música pelo single lançado dia 13 de setembro “Já Precisei”. Em 2012, o Rafuagi , composto por Rafael, Ricky e Dj Croko levou o prêmio de Melhor Disco pelo trabalho lançado intitulado “Esse é meu lugar”. Esta é a segunda edição do prêmio, que agracia e promove todo ano os melhores do rap gaúcho. A todos os admiradores e fãs do trabalho do Rafuagi que quiserem votar e contribuir para o sucesso do grupo, podem conferir a música via o canal oficial do grupo no youtube.com/rafuagirap e logo após votar na categoria Melhor Música no site www.raplongavida.com.br categoria prêmio. O resultado final dos vencedores será dia 7 de fevereiro. De acordo com Rafael, um dos fatos que deve marcar 2013 será o lançamento do 2º CD do grupo.

POLÍCIA 

Policiais militares prendem trio 
com drogas na Navegantes 
PM’s acharam inclusive entorpecentes na cueca de um dos suspeitos
Na tarde de 12 de janeiro, por volta das 14h30, uma guarnição da Brigada Militar de Esteio foi acionada, devido a uma denúncia anônima. O motivo principal era que em frente a uma moradia, localizada na Rua Rio Grande, na Vila Navegantes estavam alguns jovens em atitude suspeita. Ao chegarem ao local indicado, os policiais militares averiguaram que se tratava de tráfico de entorpecentes. Foram abordados três jovens, incluindo um menor de 16 anos. Durante uma revista pessoal nos indivíduos foi encontrado com o adolescente uma pequena porção de maconha e com um dos suspeitos que estava junto no grupo, os PM’s localizaram um tijolo de maconha pesando aproximadamente 109,8 gramas e uma quantia de R$ 75,00, em dinheiro. Uma vistoria mais minuciosa foi feita no terceiro suspeito, os policiais encontraram 16 petecas de cocaína e 20 pedras de crack. Diante dos fatos foi dada voz de prisão aos suspeitos e de apreensão ao menor. Em seguida foram conduzidos ao Hospital São Camilo e depois para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), onde foi lavrado o flagrante e tomadas as medidas cabíveis aos jovens que irão responder entre outros crimes por porte de entorpecentes. Já o menor foi encaminhado para o órgão competente.

Foragido da justiça é capturado em Sapucaia
Agentes da Polícia Civil, vinculados a 2ª Delegacia de Sapucaia do Sul capturaram no dia 07 de janeiro, um homem de 25 anos. A ação ocorreu diante do cumprimento do mandado de prisão preventiva, pois o indivíduo encontrava-se foragido em uma residência localizada no município de Alvorada, na Região Metropolitana. Segundo o delegado Eduardo Morais, o suspeito é apontado como autor de duas tentativas de homicídio. Após prestar alguns esclarecimentos, o homem foi encaminhado ao Presídio Central, em Porto Alegre.

 Mãe e filho são presos pela Polícia Civil
Os primeiros dias de 2014 foram marcados com prisões feitas por agentes da Polícia Civil de Esteio. Um dos casos aconteceu no dia 02 de janeiro, com a detenção de duas pessoas, no bairro Olímpica. O fato ocorreu mediante ao cumprimento de mandato judicial, onde foi efetuado a prisão de um homem de 26 anos. Conforme a delegada Marina Goltz, o preso é suspeito de ter cometido pelo menos três assaltos a estabelecimentos comerciais no Município. O indivíduo foi submetido a reconhecimento pessoal pelas vítimas. Na mesma data também aconteceu a prisão em flagrante de uma mulher de 45 anos, mãe do suspeito. A apreensão da suspeita ocorreu em sua residência, em um bairro de Sapucaia do Sul. No local, os policiais encontraram ainda um revólver calibre 38 que se encontrava no sistema da polícia como se havia sido furtado. A mulher foi indiciada por posse ilegal de arma de fogo e receptação. Os presos foram encaminhados ao sistema prisional.

Traficante é detido em Esteio 
Um homem de 24 anos foi preso, suspeito de estar envolvido com o tráfico de drogas na cidade. A detenção aconteceu no dia 07 de janeiro, em uma residência localizada na Vila Pedreira. O fato contou com a presença de agentes da Delegacia de Polícia da cidade. No local, os policiais apreenderam cerca de 30 pedras grandes de crack, além de uma quantia em dinheiro em Esteio, em cumprimento de mandado de apreensão. Segundo a delegada Marina Goltz, o local onde foi cumprido o mandado de apreensão é um conhecido ponto de tráfico da região e estava sendo monitorado pelos policiais civis, por algum período sem levantar suspeita. Depois de realizados os procedimentos de polícia judiciária, o preso foi levado ao sistema prisional. A prisão aconteceu com a participação de uma guarnição do 34º Batalhão de Polícia Militar (BPM).

Nenhum comentário:

Postar um comentário