segunda-feira, 2 de junho de 2014

EDIÇÃO 1936

FLAGRANTE DA SEMANA

Novamente as lentes do Jornal Destaque captaram mais um sinal de descaso nas vias da cidade. Já não é uma novidade encontrarmos buracos das mais variadas dimensões, seja nos bairros, seja na região central do município. No flagrante, buracos próximos da passarela, que fica nas imediações de uma empresa de transporte público, na Avenida Presidente Vargas. As crateras são um grande risco para os motoristas que passam pela região, principalmente no período da noite, onde mal se consegue visualizar os buracos.


Paralisação de servidores municipais
Manifesto tinha por objetivo pedir melhores condições 
salariais e de trabalho ao funcionalismo 
Um dos momentos mais expressivos foi um abraço entre os servidores no Centro
Os manifestantes percorreram ruas da cidade chamando a atenção da comunidade
No dia 23 de maio, dezenas de servidores públicos do município fizeram uma paralisação. Com uma série de reivindicações, cerca de 300 funcionários se reuniram, por algumas horas, em frente do Passo Municipal Clodovino Soares.Os munícipes ficaram durante todo o dia, munidos de cartazes, apitos e vuvuzelas, chamando a atenção de quem passava pelo local. Participaram do ato de paralisação, funcionários de várias secretarias, em especial da Educação, Saúde, Obras e Segurança. Por volta das 11 horas, os manifestantes saíram em caminhada pela Avenida Presidente Vargas e por volta das 12 horas, aconteceu um abraço simbólico à cidade entre os participantes, no trecho de entroncamento da Presidente Vargas, Dom Pedro I e Rua 24 de Agosto. De acordo com a secretária da diretoria do Sindicato dos Servidores do Município de Esteio (SISME), Jane Américo, disse que foram inúmeras tentativas de diálogo com os setores competentes do Executivo. “Estamos fazendo essa paralisação para que sejamos ouvidos. Desde fevereiro, buscamos o diálogo com a Prefeitura sobre o dissídio. No dia 07 de abril, foi feita uma assembleia, montando a proposta, que indicava um aumento salarial de 15%. Também foi incluído no documento o reajuste no cartão-cesta, aumento do valor do vale-alimentação. Outra reivindicação é de que o vale-refeição e vale-transporte seja transformado em pecúnio, desde que a segurança jurídica seja mantida”. Ela informou que a proposta levada pela presidência do sindicato e entregue ao Secretário de Administração Uéverson Costa Alves, mas que por fim, acabou sendo recusada. “Foi nos oferecido um valor de 6,69% já reajustado com o índice de inflação. E também, que não haveria nada no vale alimentação, por conta da falta de verba, que foi utilizada para atender a demanda, devido aos constantes alagamentos que Esteio sofreu em 2013”, lamenta a servidora. Jane falou que no dia 14 de maio, foi feita uma nova assembleia, para a apresentação de uma nova proposta do Executivo para os servidores. Por unanimidade, os funcionários públicos acabaram não aceitando a contra proposta.
RECLAMAÇÃO - De acordo com a supervisora do Centro de Educação Básica Oswaldo Aranha, Lílian Rocha, a paralisação dos servidores é um ato legítimo. “Realmente a greve do funcionalismo municipal está acontecendo sim, para uma melhoria geral. Estamos extremamente insatisfeitos com todo esse plano atuante no município”, ressalta a servidora. Os professores também estão insatisfeitos com o desenrolar de toda esta situação. A professora Márcia Santos, questiona o tratamento dado ao funcionalismo da cidade. “O slogan da atual administração, como ‘cidade mais humana’ não condiz com a real situação. Que cidade é esta, que destratam tanto seus funcionários?”, desabafa. Segundo o vereador Jaime da Rosa, que integra a bancada de oposição na Câmara de Vereadores, o principal motivo da votação contrária ao Projeto de Lei, foi devido a maneira no qual foi apresentado. “Somos favoráveis a qualquer projeto que beneficie o trabalhador e atenda suas necessidades. Jamais queremos votar contra essa iniciativa”, disse. Ele destacou que foi realizada uma reunião com a Comissão de Orçamento do Legislativo, onde ao invés de ser apresentado uma emenda, o que foi entregue pelo Executivo foi uma mensagem retificativa. “Tanto que a proposta divulgada havia sido rejeitada pela categoria e isso foi uma postura coerente do grupo. Os servidores precisam ser valorizados”.
Greve alterou a rotina da cidade
Conforme a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Esteio, no Município, das 23 escolas, 10 tiveram o funcionamento normal. Outras cinco instituições tiveram paralisação total e mais oito tiveram paralisação de forma parcial. Os educadores terão que fazer a recuperação das horas paradas e também, fazer a adequação destes horários. A secretaria de Saúde, teve paralisação inclusive, na vacinação contra a Influenza. As UBS’s Claret e Centro foram as mais comprometidas. Entretanto, nenhum dos serviços de atendimento aos pacientes, além da vacinação, foi totalmente suspenso. Os outros órgãos houve paralisação parcial, mas que não interrompeu totalmente os serviços.


Profissionais da beleza visitam 
o ‘Museu Destaque’
As visitantes conheceram um pouco sobre a história do Município
O ‘Museu Histórico Destaque’ recebeu na tarde de 21 de maio, a visita de Maria Elma Tavares, Rosangela Soares Vaz e Simone Luz. O trio teve a oportunidade de conhecer um pouco sobre a história de Esteio, através de fotos e peças. As visitantes percorreram as salas que contam um pouco dos primeiros habitantes. Um dos primeiros locais que as visitantes estiveram foi no espaço dedicado ao catolicismo, com peças sobre as igrejas existentes e do Seminário Claretiano. Também visitaram as salas que mostravam as fotos de como era a cidade e como se encontra na atualidade. Além disso, o trio conheceu peças ligadas a comunicação e que, inclusive, fizeram parte da história do Município, e de objetos que marcaram diversas gerações. As visitantes ficaram encantadas com o acervo disponibilizado para que a comunidade possa conhecer um pouco mais sobre a história da cidade onde residem e trabalham. O espaço cultural fica na Rua Theodomiro Porto da Fonseca, 134, São Sebastião. Mais informações pelo telefone 3473-1712.


‘MudaMundo/Bettanin’ estimula o debate entre professores de Esteio e Sapucaia
Educadores refletiram sobre seu papel na formação dos futuros cidadãos
O teatro foi uma das atividades previstas no cronograma do projeto
A Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya foi palco no dia 26 de maio de uma das oficinas, do projeto ‘MudaMundo/Bettanin’. O projeto reuniu educadores da rede pública de ensino de Esteio e Sapucaia do Sul, reforçando a importância do professor na disseminação de valores. A próxima etapa do MudaMundo será a apresentação teatral com as histórias do menino João, destinadas a alunos, sendo que uma das apresentações ocorre no dia 29. A oficina de sensibilização realizada hoje buscou, por meio da reflexão, o envolvimento dos educadores na sociedade atual brasileira, abordando temas referentes à infância e à função do professor. Vídeos referentes aos temas foram apresentados, além de exemplos de atividades desenvolvidas que tiveram êxito.  Margarete da Silva, 44 anos, professora da Educação Infantil do Centro de Educação Básica Flores da Cunha, sempre que têm oportunidade busca auxílio e sugestões para enriquecer o seu trabalho. Ela cita a importância do papel do educador no desenvolvimento do cidadão. “Antigamente, a presença da família era constante na vida das crianças, mas hoje vivemos num mundo muito acelerado, onde a mãe precisa trabalhar para ajudar no sustento da casa e fica para a escola a tarefa de disseminar valores,” destaca Margarete.  O ‘MudaMundo’ acontece desde 2006 e já atingiu diretamente 53.155 crianças, 9.244 professores, mais de 4 mil escolas públicas e 97 cidades. O projeto é realizado pela empresa gaúcha Signi em parceria com a Bettanin. Sua viabilização é garantida pela Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, e tem o apoio da secretaria de Educação e Esporte. Interessados em participar podem se inscrever pelo telefone 3019-3913 ou pelo endereço eletrônico mudamundo@mudamundo.com.br.


Liga de Combate ao Câncer promove 
festa beneficente
As voluntárias que ajudaram no trabalho da festa  
Cerca de 300 pessoas prestigiaram o tradicional chá, promovido pelas voluntárias da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Esteio. O evento foi realizado na tarde de 24 de maio, no salão de festas da Igreja Nossa Senhora das Graças, no Centro. Durante a festa, ocorreu desfile de moda, apresentações artísticas e sorteio de brindes. Segundo a presidente da entidade, Nahiene Closs, a festa já vem sendo tradicional na cidade, durante o mês de maio e a cada ano, a presença de público tem superado a expectativa das organizadoras. “A colaboração de todas é importante para que possamos fazer um evento solidário reunindo a comunidade. Por isso, devo agradecer a cada um que esteve nos prestigiando”, disse Nahiene. O dinheiro arrecadado com a venda dos convites, assim como a doação de algumas caixas de leite será revertido para manter o trabalho, que vem sendo feito para os pacientes de câncer da cidade, que vivem em situação de vulnerabilidade social. “Toda a ajuda, além de ser um ato de amor ao próximo pode auxiliar a salvar vidas”. Já estão agendadas as próximas festividades da Liga. No dia 19 de julho, acontece a segunda edição do ‘Boteco da Liga’, assim como o Jantar dançante da entidade, no dia 25 de outubro. Ambas as festas ocorrem no Restaurante Internacional no Parque de Exposições
Assis Brasil.


Pais do Colégio Coração de Maria 
pintam avenida para alertar motoristas
No trabalho em equipe, pais e professores se reuniram para pintar a avenida
Na manhã do domingo, dia 18, integrantes da Associação de Pais e Mestres do Colégio, reunidos com tintas, rolos e pincéis e muita disposição, realizaram pinturas nas ruas, com frases de conscientização dos cuidados com a velocidade, perigo no trânsito, nas imediações em frente à instituição, com a finalidade de alertar os motoristas de que ali há estudantes circulando. Mesmo com a sinalização oficial bem clara, alguns ainda não respeitam a faixa de segurança, o que deixa pais e alunos preocupados. Esta é mais uma ação da Associação de Pais e Mestres, que está sempre atuante e cooperativa em prol de melhorias para a comunidade escolar.


‘Domingo no Parque’ é tema 
de concurso fotográfico
A partir do dia 31 de maio, inicia o processo de escolha das fotografias do concurso ‘Domingo no Parque’. Para participar, os interessados devem ter feito alguma foto, durante visitação aos domingos, desde o dia 09 de março. Mas quem pretende participar ainda há tempo, pois o término da atividade acontece somente em 31 de julho. De acordo com os organizadores, serão escolhidas 40 fotografias por um júri formado por profissionais da área e de outros segmentos do governo e de comunicação. O resultado final será divulgado no dia 09 de agosto. Os vencedores ganharão certificados de menção honrosa e participarão de uma exposição.

Rotary Club Esteio promove feijoada 
Integrantes do Rotary Club Esteio já estão preparando a tradicional feijoada beneficente do clube de serviço. O evento ocorre no domingo, 08 de junho, a partir das 12 horas, no Clube Aliança. Os convites já estão sendo vendidos ao valor de R$ 30,00. Conforme a presidente do Rotary Esteio, Jaqueline Benites Madeira, o dinheiro arrecadado com é destinado para dar continuidade ao trabalho que é desenvolvido pelo clube de serviço no Município. O Rotary Esteio faz parte do Distrito 4670. O Clube Aliança fica localizado na Avenida Presidente Vargas, na área central
da cidade.

Parlamentar entrega informativo 
sobre prestação de contas 
Foram mostradas as ações desenvolvidas pelo vereador em quase dois anos
 Amigos, familiares e membros do partido participaram da ação
O vereador Marcelo Pereira (PDT) realizou na noite de 23 de maio uma ação com o propósito de apresentar aos amigos e colaboradores, o que fez durante os quase dois anos no Legislativo esteiense. O evento ocorreu em um espaço no Centro Esportivo Petrobras (CEPE), em Canoas e contou com a participação de diversas lideranças da sigla, não apenas da cidade, mas de São Leopoldo e Nova Santa Rita. Marcelo relatou que neste mesmo local, em 2007, numa conversa entre amigos, surgiu a proposta de entrar para a política de Esteio. “Muito também se deu por incentivo da família que foi importante neste momento. No primeiro pleito obtive mais de 600 votos, onde estive de suplente”, disse Pereira. Ele comentou que na época, foi convidado a fazer parte da Administração, sendo secretário de Habitação, até 2012. “Foi um trabalho significativo na cidade, pois foi desenvolvido junto com uma equipe, que marcou uma nova etapa para o Município”. Diante dos fatos, Marcelo, em 2012 migra para o PDT, onde foi acolhido e na eleição conseguiu se eleger a vereador com 1.746 votos, sendo o parlamentar mais votado do partido na cidade. “Após quase dois anos de mandato, pude fazer um material que trata sobre os projetos e ações. Acredito na função de vereador em poder contribuir com o crescimento dos cidadãos”. A presidente da sigla, Elisabete Soares falou que é um orgulho um parlamentar atuante e engajado em várias causas. “O vereador está fazendo uma oposição responsável, não comprometida pelo partido, mas em prol da comunidade”, frisa Elisabete. Também estiveram presentes na confraternização lideranças do partido, assim como empresários e representantes de diversos segmentos da sociedade.


Descaso do Poder Público com a cidade é retratada por moradores 
A não conclusão das obras de prevenção contra os alagamentos 
foi um dos assuntos abordados
Algumas bocas de lobo no bairro São Sebastião encontram-se destruídas
Moradora do Condomínio Horizontal Village, situado no bairro São Sebastião, Josefa Oliveira, utilizou a Tribuna Popular, no dia 20 de maio. O que a motivou a falar foi em relação as poucas ações do Poder Público no que tange ao combate as enchentes na cidade. Josefa disse que não é a primeira vez que fala na Câmara para os vereadores e a comunidade o mesmo assunto: alagamentos e abandono da cidade. Algumas promessas que foram comentadas pelo Executivo, como a construção de uma bacia de contenção e a ampliação de galerias na Rua Bento Gonçalves ainda não saiu do papel. Além disso, outras vias como Bom Jesus, Viamão, entre outras também são atingidas pela enxurrada. “Uma das metas da atual Administração, que foi também incluso no Plano de Governo sobre as benfeitorias após o término da Avenida Beira Arroio ainda não foi concluída”, enfatizou a moradora. Ela informou que as obras de melhorias na rede teriam início em janeiro deste ano e o encerramento dos trabalhos em abril, mas por enquanto nada foi feito. “O bairro São Sebastião, assim como outros pontos da cidade estão abandonados. A pavimentação encontra-se em péssimo estado e praticamente os responsáveis não tomam nenhuma iniciativa”, desabafa Josefa. Outra questão abordada pela moradora, que também contribui com a questão dos alagamentos são as condições precárias que estão as bocas de lobo. Em alguns pontos, o mato e a destruição dos bueiros impedem o melhor escoamento da água. De acordo com Josefa, em alguns casos, a Câmara de Vereadores deveria usar dentro do que é permitido por lei, seu poder e tomar as devidas medidas cabíveis. “Nos últimos anos, a maioria dos parlamentares pedem que a Prefeitura faça a troca de lâmpadas ou obras em bocas de lobo. Podem até fazer isso, mas muitas vezes, não é somente essa função, e sim, defender o povo que lhe elegeu”.
ENCHENTE - Segundo Josefa Oliveira, que reside no Município desde 1963, a cidade está abandonada, e não ficando restrita apenas a questão das enchentes, mas também, ao cuidado com as calçadas e bocas de lobo, que podem ser causadoras de acidentes aos pedestres. “Estamos pagando um absurdo em impostos, em especial da taxa de lixo e algumas ruas estão cheias de entulhos. Somente em 2013 foram atingidas por três enchentes que devastaram inúmeras residências”. Josefa ressalta que em alguns pontos da cidade, aconteceu a limpeza nas bocas de lobo, como forma paliativa.
Morador do Três Marias expõe problemas 
Já a Tribuna Democrática foi usada pelo morador do bairro Três Marias, César Augusto do Canto Córdova. Ele relatou que na localidade, o descaso é impressionante em relação aos buracos nas ruas e alagamentos. “Estamos aguardando um posicionamento do Poder Público, pois já se passaram mais de 500 dias do governo atual e nenhuma grande obra foi concluída”. César destaca que apesar de ser um bairro mais distante, deveria ter uma atenção significativa. “O povo clama por solução. Já não estamos mais aguentando a falta de respeito dos governantes em relação a comunidade, que paga seus impostos e não tem o retorno esperado”.


Nomes dos ganhadores da redação sobre o ‘Museu Destaque’ é divulgado 
Os quatro textos selecionados relataram a impressão sobre o espaço cultural
Os alunos e o professor no ‘Museu Histórico Destaque’
Em função da visita ao ‘Museu Histórico Destaque’, o professor de História, Daniel Toscani, da Escola Estadual José Loureiro da Silva, resolveu fazer algo diferenciado para chamar a atenção dos estudantes. Cerca de 10 jovens que fazem parte da disciplina de Seminário Integrado vieram até o espaço cultural para conhecer e entre os afazeres, desenvolver uma redação sobre o que observaram no ‘Museu’, assim como as impressões que tiveram do local. Entre o grupo, o educador escolheu quatro textos, como forma de divulgar as ações que o grupo está desenvolvendo em sala de aula, com o objetivo de valorizar o pouco patrimônio existente na cidade. De acordo com o educador, um dos propósitos da atividade foi exercitar a escrita e também dar oportunidade para que os estudantes possam expressar o que viram, para depois reproduzir aos demais colegas.

Nome: Brendon Braga Turma: 304 
Museu 
O ‘Museu Destaque’ tem um homem, homem não, um professor da História de Esteio. Este homem explica com tranquilidade cada material dos anos 30/40 de Esteio. Este museu nos traz uma mensagem diferente do que os adolescentes têm de hoje em dia. O museu diz como Esteio era tão importante quanto é hoje. Cada prédio, cada foto, chaleira, arma, espada, câmeras, terras e por fim a religião. Meus pensamentos que Esteio era uma das cidades mais ruas que tinha, mudou de uma hora para a outra com seu Miguel me contando o seu passado junto o passado de Esteio. Contou-me o lado bom e ruim de Esteio, me deixando encantado e privilegiado em morar nessa cidade cheia de história, que nós adolescentes precisamos escutar e saber.


Nome: Adriana E. Souza Turma: 218 
Memórias preservadas no Museu Destaque 
As memórias de Esteio são preservadas com zelo no ‘Museu Destaque’, para quem vivenciou e para nós, jovens que não conhecíamos e ficamos encantados com o que vimos. É interessante saber que o passado está fazendo parte do nosso presente. É muito bom nós conhecermos Esteio como era há anos atrás, que não tinha tantas facilidades que temos hoje. O Jornal Destaque guarda muito bem a nossa história, e mostra coisas que nós jovens não conhecemos.

Nome: Andrei Santos Turma: 304 
Bento Gonçalves era realmente herói 
Muitos gaúchos tradicionalistas de muitos CTG’s exaltam Bento Gonçalves como um herói da pátria rio-grandense, um grande revolucionário que se engajou para construir um país separado do Império do Brasil. Ele até se engajou para construir uma república na província de São Pedro de Rio Grande e também ofereceu liberdade aos escravos e também uniu vários proprietários rurais na Revolução Farroupilha. Mas só que depois da Revolução Farroupilha triunfar e o Rio Grande do Sul, independente, nenhum escravo foi liberto e todos os escravos que foram voluntários na revolução foram assassinados. Bento Gonçalves já estava dando as caras, a política dele favorecia os grandes proprietários de terra e a promessa de dar fim a escravidão era só conversa fiada para terem mais apoios. Com sua derrota na Revolução, Bento Gonçalves se isolou em sua grande propriedade, onde ele morreu.


Nome: Rafael dos Santos Godoy Turma: 305 
Visita ao Museu Destaque 
A visita ao museu não traz apenas uma amostragem de coisas velhas, traz a história da cidade de Esteio, a minha história, a história de todos que vivem ou viveram aqui. A ‘ajuda’ do seu Miguel, que foi muito mais do que uma ajuda, foi uma aula de história, contando fatos que ocorreram em Esteio, que foram fundamentais para termos a cidade de Esteio hoje. Para quem se encanta com histórias como eu, fico emocionado, impressionado e interessado em ficar sabendo de muito mais sobre a história do povo que nos deu origem como comunidade, como município. Quem diz que museu é lugar de pó e coisas velhas, acumulando mais pó, não sabe o tesouro educativo que temos em nossa cidade que nos mostra não apenas só o passado, as origens de nossa cidade, mais um pouco de participação também de Estado para o surgimento do Município. E fazendo uma passagem rápida, a alegria de ver uma exposição especial de Mário Quintana, um dos, se não foi o mais importante poeta gaúcho, com esboços escritos por ele mesmo. Finalizando, foi uma visita ao conhecimento, simplesmente incrível.


Farmácia Popular permanece de portas fechadas 
Há quase dois anos, o estabelecimento não atende os usuários
Por questões de impasse, a Farmácia Popular continua de portas fechadas
A Farmácia Popular, projeto atuante desde 2004, realizado através da parceria entre Governo Federal e indústrias de medicamentos, fornece aos cidadãos, medicações a preço de custo nas farmácias conveniadas. Em Esteio, a proposta para instalação deste serviço chegou em 2008, mas foi inaugurada somente em julho de 2010, em um espaço localizado na Avenida Presidente Vargas, na área central da cidade. Na época, foram designados aproximadamente nove servidores públicos, para fazerem o atendimento ao público e outras ações. Entretanto, a Farmácia Popular, que visava a redução de até 90% do valor de mercado, em uma série de medicamentos, não está em funcionamento. A filial da rede fechou em meados de dezembro de 2012. A princípio, a sede da Farmácia Popular esteiense mudaria de acomodação, indo para o novo prédio, situado na Avenida Padre Claret. De lá para cá, as portas continuam fechadas para os pacientes que buscam preços mais acessíveis, em outros estabelecimentos conveniados ao Governo Federal. Além de um novo espaço, também foi destinado para o órgão novos computadores, pois além da atualização, o sistema da Farmácia Popular e cadastros de pacientes é informatizado.
EXPLICAÇÕES - Segundo o funcionário da Farmácia Popular, Antônio Arlan, não existe explicações plausíveis para a não reabertura do estabelecimento. “Toda a nova estrutura está concluída. As paredes estão pintadas e inclusive chegaram os novos equipamentos. Só não se sabe o motivo para continuar fechada”, lamenta o funcionário público. Ele ressalta que a movimentação diária de pacientes na busca por medicamentos mais em conta, era bem expressiva. “A média de pessoas atendidas diariamente, era em torno de 70, às vezes até mais”, disse. Outra questão é o recebimento de medicamentos pela sede, uma vez que fica a cargo do Governo Federal o envio das medicações para o atendimento das demandas que procuram o posto. “A quem interessa que uma Farmácia que atende a população, e que é de iniciativa do Governo Federal, fique de portas fechadas?”, questiona. Segundo a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Esteio, por intermédio da secretaria de Saúde informa que a instalação de aparelhos de ar condicionado, exigência da FioCruz para a liberação do envio de medicamentos, está quase concluída. A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é de que até junho a Farmácia Popular entre em funcionamento novamente.


Sapucaia do Sul ganha novo Cartório Eleitoral 
e Central do Eleitor
O novo local tem por objetivo facilitar a vida do eleitor sapucaiense
Aconteceu no dia 21 de maio, a inauguração do novo Cartório Eleitoral de Sapucaia do Sul. No mesmo endereço, também, foi inaugurada a Central do Eleitor do município. A cerimônia contou com a presença de autoridades locais, regionais e servidores da Justiça Eleitoral. Durante a abertura, a presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul, desembargadora Elaine Harzheim Macedo, destacou a importância da Justiça Eleitoral brasileira e sua colaboração para a consolidação da democracia do País. O novo espaço eleitoral fica situado na Rua Manoel
Serafim, 1227.


COLUNA 
Pe. André Carbonera Missionário Claretiano 
MAIO 
O ano corre velozmente. O simpático maio voa... Na opinião do Filólogo Deonísio da Silva, maio é uma homenagem à deusa Maia, esposa do deus Vulcano. Trata-se dum mês muito querido. Maio! Mês de Maria. Os devotos da Santa Virgem, neste mês, esbaldam-se e demonstram seu carinho profundo e renovador. Maio! Mais novenas marianas. Mais pequenos sacrifícios em louvor da Mãe de Jesus e nossa Mãe espiritual. Maio! Em muitos locais, mês das flores. Maio! Mês das noivas, embora, hoje, ocorram mais ajuntamentos do que casamentos... Maio! Maio, mês de Maria, mês de Nossa Senhora de Fátima. Maio! Sinais da chegada do frio, em muitos locais. Maio! Mês querido e muito agradável. Maio! Prenúncio do inverno e do frio. Maio! Mais terços e devoções marianas. Maio! Mês tocante e transformante. Maio! Mãe do céu, abençoai as mães da terra! Maio! Renovadora esperança e mais alegria. Maio! Amamos, de fato, nossas mães? Maio! Mês marcante. Vivenciamos, realmente, este mês? Reflitamos. Mudemos. Ponto final.


Parceiros Voluntários de Sapucaia do Sul completa 13 anos 
Além da prestação de contas, a entidade foi reconhecida como modelo
 entre as demais unidades
Voluntários e representantes da comunidade que ajudam no trabalho
Foi realizada no dia 13 de maio, um café da manhã, promovida pelos integrantes da unidade da Parceiros Voluntários de Sapucaia do Sul. Na oportunidade, houve a apresentação do relatório de atividades da entidade. Ao completar 13 anos, a unidade em território sapucaiense faz jus ao ser reconhecida  como instituição modelo entre as 32 existente no RS. O evento foi aberto pelo presidente da Acis, Idmar Morais, que reconheceu como uma das melhores ações da entidade ter acolhido a Parceiros Voluntários em sua sede. Fabiana Gass, coordenadora da Parceiros Voluntários de Sapucaia do Sul, demonstrou através de vídeo o trabalho realizado e a importância dos empresários estarem associando o nome de suas empresas a um nome forte como o da Parceiros Voluntários e também por investirem em causas sociais que realmente dão retorno. Segundo Fabiana Gass, a unidade sapucaiense tem, desde o seu início até hoje, mais de 1.500 voluntários cadastrados, 20 coordenadores de Tribos, 20 escolas participantes de Tribos, 13 OSCs atendidas. Para atender a toda esta demanda conta, com 32 empresas/instituições mantenedoras e sete empresas apoiadoras.
APRESENTAÇÃO - Os convidados do café da manhã, composto praticamente por mantenedores e apoiadores receberam uma pequena lembrança como agradecimento pela participação, alguns por  investirem com cifras, outros com o seu tempo e energia. Emocionante a apresentação da APAE através de seu grupo de danças, que inclusive, fez a abertura do ENART,  e os testemunhais de jovens voluntários, realmente engajados nas causas sociais. Estiveram presentes na atividade realizada na sede da CDL,  o prefeito de Sapucaia do Sul, Vilmar Ballin; o presidente da Acis, Idmar Moraes; o coordenador da Rede Parceiros Voluntários, Guilherme Borba; o diretor de Responsabilidade Social da Acis, José Groth  e o vice-presidente de Responsabilidade Social da Acis, Elder Nunes que ao encerrar o evento, lembrou que “perdedores contam histórias, vencedores escrevem”.


‘Sonho de Mulher’ na Rainha das Noivas
Solange Couto, a homenageada de 2014, com Elza Selau
No centro Liete de Queiróz, gerente comercial, Elza Selau, gestora da loja, Karen Marques,
gerente administrativa, com as colaboradoras da Rainha das Noivas
Há mais de 15 anos a Rainha das Noivas de Esteio realiza no mês de maio o evento “Sonho de Mulher”, uma maneira de homenagear as mães e as noivas. A homenagem, que aconteceu no sábado, dia 24, durante todo o dia, se deu  através de chá com bolo, sorteios, formas de pagamento diferenciadas e elegendo uma cliente da loja que se destaca por sua atuação na sociedade. Este ano, a eleita foi Solange Couto, que além de participar da festa, recebeu uma placa da gestora da loja, Elza Selau. O evento, que já é tradicional, é aguardado pelas clientes com bastante expectativa, diz Karen Marquês, gerente administrativa, “tanto que antes da loja abrir já tem fila de clientes aguardando”. Até o início da tarde, cerca de 400 clientes já haviam circulado pela Rainha das Noivas conferindo as promoções e apreciando o casal de noivos que desfilou pela loja como uma homenagem ao mês das noivas.


Irmã Jacinta Mion
Faleceu Irmã Jacinta Mion, filha do Sagrado Coração de Jesus 
É com imensa tristeza que informamos o falecimento da Ir. Jacinta Mion, ocorrido na tarde de domingo, 25 de maio. A Ir. Jacinta participou da comunidade das Filhas do Sagrado Coração de Jesus, no Colégio Coração de Maria, durante os anos 90 e retornou no inicio de 2014. As Irmãs Filhas do Sagrado Coração de Jesus e toda a comunidade escolar lamentam esta triste perda. As atividades escolares foram suspensas na segunda-feira, dia 26. O velório ocorreu na manhã deste dia na capela da Casa das Irmãs do Sagrado Coração de Jesus, onde estiveram presentes irmãs, familiares, colaboradores do Colégio Coração de Maria e do Centro de Formação Teresa Verzeri. O enterro foi realizado em sua cidade-natal, Sarandi, na tarde
de segunda.


6º Congresso Internacional de 
Missões inicia dia 01 
O evento reunirá mais de 30 mil evangélicos no Ginásio Kurashiki 
e Igreja Assembleia de Deus Ministério União
Em 2013, o Congresso de Missões reuniu centenas de pessoas do país e do exterior
O Ginásio Municipal Kurashiki, em Sapucaia do Sul, se transformará em um templo de culto e louvor a Deus. De 01 a 08 de junho, o Município sediará o 6º Congresso Internacional de Missões, evento promovido pela Associação Missionária Evangelística Luz das Nações. Neste ano, o tema escolhido é Lançando as Redes! Mt: 4.19 – Eu vos farei pescadores de homens. De 01 a 04, os cultos ocorrem na sede da Assembleia de Deus Ministério União, situada na Avenida Mauá, 2300, no Centro. O horário é a partir das 18 horas no dia 01. Já nos outros dias, a atividade acontece às 19 horas. Entre os dias 05 e 08 de junho, os cultos serão ministrados no Ginásio Municipal Kurashiki, sendo que nos dias 05 e 06, os atos religiosos iniciam às 19 horas. No dia 07, o culto é partir das 13h, e no dia 8, às 8 horas, com a Manhã Missioneira. O encerramento está marcado para ocorrer às 23 horas. Segundo os organizadores, a expectativa e superar as centenas de pessoas que participaram do evento em 2013. Caravanas de diversas cidades do Rio Grande do Sul e de vários estados brasileiros já confirmaram presença, assim como grupos da África, Estados Unidos da América, Canadá, Colômbia, Uruguai, Argentina. Entre os pastores que pregarão no Congresso estão o deputado federal Marco Feliciano, Paulo Marcelo e Yossef Akiva. Grandes nomes da música evangélica também marcarão presença, como Suellen Lima, Lydia Moisés, Mara Lima, Elaine de Jesus, Jonas Villar e a  dupla Marcelo Dias e Fabiana. O ginásio Kurashiki fica localizado na Avenida Lúcio Bitencourt, 1130. A entrada é franca.


Atletas esteienses são convocados 
para a Seleção Gaúcha de Boxe
Gabriel Amaral ao lado do treinador e educador social, Abílio Mendes
Atletas que fazem parte do Programa Integrado de Inclusão Social (PIIS) foram convocados para integrar a Seleção Gaúcha de Boxe e disputarão o Campeonato Brasileiro de Boxe, no Mato Grosso do Sul, de 01 a 08 de junho. Gabriel Moro, 17 anos, disputará a categoria mais de 91 kg e Gabriel do Amaral, também de 17 anos, a categoria 69 kg. Se os jovens forem campeões, serão convocados para a Seleção Brasileira de Boxe e receberão o “Bolsa Atleta”, que financia os lutadores durante um ano. O PIIS oferece atividades culturais e esportivas. Entre as oficinas oferecidas, todas gratuitas, estão teatro, violino, contrabaixo, dança, jiu-jítsu, boxe e capoeira. Para participar, é necessário ter entre seis a 18 anos, ser morador de Esteio e estar matriculado em escolas públicas. A ação tem como objetivo elevar a qualidade de vida e promover o desenvolvimento social, cultural e econômico das comunidades carentes onde é realizado.

POLÍCIA 
Novo comandante do 34º BPM é empossado 
O ato de transmissão de posse ocorreu em frente ao prédio do Batalhão
Major Ribeiro passando o comando para o tenente-coronel Egon Marques
Autoridades e representantes da comunidade participaram do ato
Foi realizada na tarde de 22 de maio, a solenidade de posse de troca de comando do 34º Batalhão de Polícia Militar (BPM). A cerimônia ocorreu em frente ao prédio da corporação, localizado na Rua São Jerônimo, no Centro da cidade. Participaram do ato, representantes do Executivo, Legislativo, além de membros de classes empresariais e lideranças comunitárias. Entre as atrações, a abertura do evento foi marcada com a exibição da banda da Brigada Militar do Vale do Sinos. O major Luiz Eduardo Ribeiro Lopes passou o cargo para o tenente coronel Egon Marques Kzietinski. Durante o evento, o Major Ribeiro recebeu homenagens e um quadro com sua foto na galeria dos comandantes do BPM. Major Ribeiro falou em seu discurso que durante o período em que esteve à frente do batalhão, planos e metas foram cumpridas, como a presença de efetivo nos bairros e a demarcação de território, com o propósito de detectar os pontos onde a violência é mais grave. “Essa iniciativa fez com que nos aproximássemos da comunidade, conhecendo mais a realidade e enfrentando a violência, proporcionando que os cidadãos possam estar nas ruas com mais segurança”, disse Ribeiro. Ele frisou que com a implementação de ações como Maria da Penha e o Proerd, houveram avanços na segurança pública na cidade. “Outra medida importante foi os investimentos do Poder Público e dos colaboradores que nos ajudaram como a implantação de GPS nas viaturas, assim como uma rede de informática mais moderna e eficaz”. O tenente-coronel Egon Marques Kvietinski disse estar em um momento importante em sua trajetória profissional. “Peço o acolhimento desta comunidade e quero fazer parte dela. Suceder o major Ribeiro é uma grande responsabilidade, mas com sua presença junto ao batalhão, iremos dar continuidade do trabalho e fazendo cada vez melhor”, comentou o tenente-coronel Egon.


Mulher é encontrada morta em Sapucaia do Sul 
O corpo de uma mulher foi encontrado em um poço, situado em uma casa localizada na Avenida Justino Camboim, na zona rural de Sapucaia do Sul, no dia 24 de maio. De acordo com informações da BM, familiares da vítima comunicaram a sala de operações do 33º BPM, que um familiar havia desaparecido, desde o dia 20 de maio. Diante dos fatos, os PM’s efetuaram buscas em diversos pontos da cidade e também no local onde residia. Durante as buscas, os policiais militares entraram no pátio de uma chácara e aos poucos foram sentindo um cheiro muito forte, que vinha do poço. Ao ser removida uma pedra que cobria o espaço foi observado que havia um corpo boiando. A Perícia esteve no local, assim como agentes do setor de investigação da 2ª Delegacia de Polícia do município. Mas o delegado da 1ª DP, que é de abrangência da área disse que não sabe informar se o corpo é da mulher que esta sendo procurado pela polícia. Foi constatado que havia uma corda ao redor do pescoço da vítima.


Homem é preso com armas e remédios 
Após o recebimento de diversas denúncias anônimas, policiais civis da 2ª Delegacia de Polícia de Sapucaia do Sul, juntamente com a Vigilância Sanitária e Guarda Municipal, prenderam em flagrante, um homem de 32 anos, no dia 19 de maio. Com o suspeito, os policiais encontraram dois revólveres calibre 38, uma pistola calibre 765 e uma espingarda calibre 22, todos municiados. Também foram apreendidos medicamentos sem autorização para a venda e cigarros contrabandeados. Segundo o delegado Eduardo Moraes, o responsável pelo estabelecimento, foi levado ao sistema prisional após realizar os procedimentos necessários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário