quinta-feira, 3 de julho de 2014

EDIÇÃO 1941

FLAGRANTE DA SEMANA
Muitas vezes, as frases expostas nas traseiras dos caminhões acabam sendo algo que para alguns transmite uma mensagem de alegria, irreverência e até de positivismo. Este flagrante feito pelas nossas lentes mostra, de forma inusitada situações do cotidiano de um grupo de pessoas. Nesta imagem representa de uma maneira simplória, como vivem pessoas em situação de vulnerabilidade social.


Parte do cercamento do 
Seminário Claretiano está no chão 
O espaço fica mais propício para o ingresso de usuários 
de drogas e moradores de rua
Parte do cercamento quase atinge a calçada, dificultando a passagem de pedestres
Uma das medidas que foram tomadas com o objetivo de defender um dos mais importantes espaços históricos da cidade que ainda não foi destruído, o Seminário Claretiano, não vem sendo cumprida. Parte da proteção que foi instalado ao redor dos prédios estão no chão. Isso ocasiona a invasão de pessoas, principalmente moradores de rua e usuários de drogas. A situação do cercamento encontra-se mais precária, próximo ao prédio que não foi destruído pelas chamas em 13 de agosto de 2005. Nos últimos anos, algumas salas do espaço passaram por um restauro, que teve um custo de R$ 690 mil. Esse trabalho aconteceu devido ao repasse de recursos por intermédio de parcerias e do empresariado. Nos pontos onde ocorreu a obra, praticamente nenhuma das paredes pintadas ficou de fora das pichações, além de outras deteriorações, com a passagem dos anos. Já no prédio frontal, que foi cometido pelas chamas, os tapumes praticamente foram retirados e está em condições para o ingresso de pessoas. Em 2014, diante do trabalho que vem sendo feito pela secretaria de Segurança e Mobilidade, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei, de quase R$ 250 mil, que seria para obras de melhorias e instalação da pasta. Um dos motivos alegados é o espaço, que atende a necessidade da secretaria e a mobilidade, por ter condições de abranger muitos bairros da cidade. Além disso, com a instalação da pasta em um dos prédios, irá proporcionar mais segurança ao local e também as famílias que residem nas imediações, pois o risco de vândalos tende a diminuir, devido a presença do órgão de segurança.


Moradores do Novo Esteio se reúnem com Executivo sobre temas ligados a localidade
Área destinada para instalação da usina de reciclagem foi um dos principais
assuntos abordados no encontro
Um grupo de moradores do bairro Novo Esteio estiveram reunidos no dia 25 de junho, com o chefe do Executivo, Gilmar Rinaldi, além de representantes da secretaria de Meio Ambiente. Segundo o líder comunitário, Ênio Florêncio da Silva, o encontro aconteceu no gabinete do prefeito, onde um dos temas debatidos foi sobre a usina de resíduos sólidos que deverá ser instalado em uma área localizada na Rua Monteiro Lobato, quase as margens da BR 448 – Rodovia do Parque. “Um dos motivos alegados pelo Executivo é que a Fepam está fazendo um estudo sobre o impacto ambiental e em breve dará o parecer sobre a obra”, disse Silva. O líder comunitário frisou durante o encontro que houve uma cobrança, por parte de alguns membros do grupo, em relação a existência ou não de um Ecoponto, situado no bairro. “O que foi nos informado é que somente um local é apropriado para o descarte que é na Rua Taquara, no bairro Olímpica, ao lado da secretaria de Obras e não mais em área do Novo Esteio”, informou Ênio. Outra questão, que Ênio destacou foi em relação a demanda solicitada há alguns meses ao Executivo e que também foi pedido pelo Legislativo. Em breve serão instaladas placas de sinalização na Rua Monteiro Lobato, assim como redutores de velocidade. Isso se deve, pois uma das principais vias do bairro foi pavimentada, após anos de abandono e alvo de reclamação, por parte dos moradores e de motoristas. “Também deverá ser analisada a pintura de meio-fio e a instalação das câmeras
de videomonitoramento”.


Campanha de doação de sangue 
acontece no dia 17 
A unidade móvel do Hemocentro de Porto Alegre estará no dia 17 de julho, em Esteio, dentro da programação da campanha de incentivo a doação de sangue. A atividade será realizada no espaço coberto da Rua Garibaldi, na área central do município. O horário de coleta de material será das 9h às 16 horas. De acordo com os organizadores da ação é viabilizar que a comunidade esteiense colabore fazendo este gesto de amor, que pode ser pouco, mas tem como foco principal salvar vidas. O material também dará suporte ao estoque tanto da entidade na Capital, como também as bolsas direcionadas ao Hospital São Camilo.


Aberta as inscrições para Semana Farroupilha
Um dos trabalhos realizados durante a Semana Farroupilha do município
Terão início no dia 08 de julho as inscrições de piquetes para a Semana Farroupilha de Esteio. A solicitação deverá ser feita por escrito e entregue junto com as informações e documentos solicitados no edital que está disponível no site www.esteio.rs.gov.br ou junto a Casa de Cultura. O prazo limite é até o dia 31 de julho e o horário para atendimento é das 14h às 18 horas.  É necessário apresentar uma proposta de trabalho (oficinas, palestras, mostra de fotos, objetos, entre outros) que valorizem a cultura gaúcha. A distribuição de espaços ficará a critério da Secretaria de Arte e Cultura.  A edição deste ano da Semana Farroupilha esteiense está prevista para acontecer entre 13 e 21 de setembro. Mais uma vez, o Parque de Exposições Assis Brasil vai receber os piquetes e atrações culturais. Em 2013, 88 piquetes e cinco CTG’s montaram galpões no local, com a circulação mais de 100 mil pessoas durantes os dias do evento.


Escola Unipacs completa 15 anos de trabalho 
A instituição tem sido uma das principais referências na educação profissionalizante na região
Antônio Nazário foi o idealizador da escola que completa 15 anos de atuação
A passagem dos 15 anos da Escola Profissional Unipacs foi marcada por homenagens e uma festa de confraternização, realizada na noite de 25 de junho. O evento aconteceu no auditório da instituição e contou com a presença de autoridades, convidados e colaboradores. Na oportunidade, emocionada a coordenadora do curso técnico de Meio Ambiente, Rita de Cascia Enes fez a leitura do texto ‘A Escola’, escrita pelo educador Paulo Freire. Também foram homenageados pela data da escola, os colaboradores Lorita da Rosa, atuando há 14 anos na instituição e Laudice Girardi, com sete anos. O professor Jairo Brasil foi agraciado com uma singela homenagem pelos dez anos de trabalho. Segundo o diretor da instituição, Antônio Nazário, no decorrer de minha trajetória profissional uma das principais características foi o aprendizado com as pessoas, com o qual convivi. “As parcerias junto a instituição assim como o auxílio dos colaboradores motivaram para que a escola chegasse aos 15 anos, forte e olhando para o futuro”, disse Nazário.
CRESCIMENTO - O prefeito Gilmar Rinaldi falou que apesar de ser um momento de festa, a escola sediada no Município sempre acreditou no desenvolvimento e tem dado sua contribuição. “A educação tem um fator determinante na transformação da sociedade e a Unipacs tem feito isso, contribuindo com a qualificação dos alunos, ajudando a formar profissionais, com o propósito de atender a demanda do mercado”. A Escola Unipacs surgiu em 1999, através do trabalho e determinação do enfermeiro Antônio Nazário. Atualmente, a entidade possui duas unidades, sendo uma em Esteio e a outra em Taquara e ao longo deste período ajudou a formar mais de três mil alunos em diversos cursos técnicos ou profissionalizantes. Em 2013, a Unipacs ingressou em um novo momento, quando foi realizada uma reestruturação e novas ferramentas para o aprendizado dos alunos. Além disso, com a ampliação do espaço chegamos a mais de dois mil metros quadrados de área, mas atendendo as necessidades, no que tange a preservação do meio ambiente e a acessibilidade. A Escola Profissionalizante Unipacs estão localizada na Avenida Dom Pedro, em frente a Praça do Expedicionário, no Centro.


Novas regras para os taxistas 
da região é tema de reunião
O encontro aconteceu na sede do sindicato, em Sapucaia do Sul
O Sindicato dos Taxistas de Sapucaia do Sul foi palco no dia 28 de junho, da reunião sobre a nova lei que regulamenta os taxistas e dá novas ações, em relação ao serviço prestado na cidade. O encontro contou com a participação de representantes do Executivo, e do Legislativo, representado por Luciano Rodrigues, assim como da Assembleia Legislativa. O Serviço Público de Transporte Individual por Táxi tem por objetivo atender a demanda e proporcionar um transporte mais ágil e seguro. A atividade foi conduzida pelo presidente da entidade, Tiago Bordinhão e contou com a presença do tesoureiro, Rafael Mingotti e o secretário geral, Gleister Roberto Silva.

Nova diretoria do Lions Club 
Exposição é empossada 
Pela primeira vez, uma mulher irá comandar o clube de serviço 
para o ano leonístico 2014/2015
Gilmar passou a função para a nova presidente do clube de serviço, Maria da Graça 
Integrantes do Lions Club Esteio Exposição organizaram a assembleia geral festiva da posse da nova diretoria para o ano leonístico 2014/2015. O evento foi realizado na noite de 26 de junho, no Clube Aliança e contou com a presença de aproximadamente 50 pessoas. Prestigiaram a cerimônia representantes do Executivo, Corpo de Bombeiros e do Rotary Club. Também estiveram presentes membros de Lions da cidade como Industrial e Centro, assim como membros de clubes de serviço de Sapucaia como Figueira, Guyanuba e Centro, além do Lions 25 de Julho, de São Leopoldo. Assumindo pela primeira vez o clube de serviço, Maria da Graça de Souza, no posto que foi comandado por Gilmar dos Reis Uliana, comentou que apesar de sermos um grupo pequeno, mas ao longo de nossa trajetória conseguimos fazer ajudar aqueles que mais precisam na cidade. “Além da participação em diversas atividades no Município, foi oportuno a compra de uma UTI Neonatal fixa e móvel que foi doada para o Hospital São Camilo. Com este equipamento, mais vidas podem ser salvas”. Maria da Graça relatou que ingressou no Lions Club Exposição a convite de um casal que já faziam parte do grupo e que eram amigos há muitos anos. “Foi importante, pois mudei o conceito que havia sobre os clubes de serviço e observei que são pessoas comprometidas com a comunidade carente, fazendo ações para o bem estar”, ressaltou Maria da Graça. A nova presidente enfatizou que um dos momentos mais emocionantes foi ter participado da festa de Natal, na Vila Barreira, para cerca de 300 pessoas. “Foi uma sensação recompensadora, em poder ver o brilho no olhar das crianças por terem um brinquedo nesta data. Isso me motivou ainda mais a participar do Lions”.
ADAPTAÇÃO - Ranolfo Vieira falou em nome das delegações presentes no evento. Ele frisou que a diretoria de um clube formado somente por mulher demonstra o avanço que houve no leonísmo ao longo dos anos. “O Lions festeja cem anos, em 2017e pode-se observar uma evolução, tanto com a participação das mulheres, assim como aderindo as novas tecnologias. Talvez algo que se manteve nestes quase um século foi o código de ética entre os associados”. O chefe do Executivo municipal Gilmar Rinaldi agradeceu o trabalho realizado pelo clube, num período de devastação em que a cidade sofreu com as enchentes.


Depois do jogo 
Pe. André Carbonera - Missionário Claretiano 

Alguém avisou: - Falta a sua coluna... Lembrei-me da Copa do Mundial de Futebol. Tudo se resume em dois tempos: antes dos jogos e depois dos jogos. Muitas escolas, para não falar na maioria dos colégios, decretaram feriado no dia dos jogos da seleção brasileira. Amor pátrio ou subterfúgio escolar?... Consultório médico: - Olhe, minha senhora, só tenho uma vaga para depois do jogo do Brasil...  Está bom, assim?... - Que vou fazer?! Preciso do exame médico... Repartição pública. Em letras garrafais, leu-se: “Atenderemos somente até meia hora antes do jogo da nossa seleção. Não insista! Amamos o Brasil...” Em hospitais... - Desculpe! Temos apenas um médico de plantão. Depois da copa, as coisas melhorarão... Certamente, muitos morreram por falta de atendimento médico. Aliás, isto ocorre durante todo o ano, lamentável mente. Sogra e genro: - Viu, sogrinha, depois do jogo darei uma olhadela na parte elétrica da sua casa. Disse: Depois do jogo... A sogra: - Que vou fazer? Dependo dos outros... Jogo! “ Maledeto” futebol!... Nas garagens... - Após o jogo, soltaremos mais ônibus. Durante o jogo, a cidade “morre...” - Oi, preciso de dez quilos de pães! Há muita procura... - Segura as pontas... Depois do jogo, darei um pulinho até ali... Calminha!... No cemitério. - Vamos antecipar o enterro? Não posso perder o jogo do Brasil. Além do mais, meu tio não irá ressuscitar agora... Está bem mortinho!... - Ainda não tomei banho... Mas perder um jogão por causa dum banhozinho?... Vou deixar para amanhã... Afinal, é um baita jogo!... Uma perguntinha: - Será que a morte também irá esperar o término dos jogos?... Tenho muitas dúvidas... O melhor é estar com as contas em dia, antes e depois dos jogos... Deu prá sacar?... Fui...

Tempo de espera em agências 
lotéricas é regulamentado 
O não cumprimento da lei pode ocasionar multa e até o fechamento
Uma das propostas é dar mais agilidade aos serviços prestados pelas agências
O projeto de regulamenta o tempo de espera de atendimento nas agências lotéricas do Município foi aprovado, durante sessão ordinária no Legislativo esteiense, realizada na noite de 24 de junho. De acordo com o documento, o tempo máximo de espera dos usuários em dias normais é de 25 minutos e 35, na véspera ou pós- feriados prolongados, assim como datas relativas a pagamentos de funcionários públicos municipais, estaduais ou federais. Outro artigo importante é que as agências deverão obrigatoriamente disponibilizar senhas de atendimento ao cliente, como também a instalação de um relógio para o controle de usuários do local. Segundo o autor do projeto, o vereador Marcelo Pereira, o que motivou a tomar essa iniciativa foi em relação ao ser informado sobre as condições do serviço que vem sendo prestado ao cidadão, que resulta em filas, com tempo de espera chegando a mais de uma hora. “As agências lotéricas, assim como outros serviços prestados precisam se modernizar e atender as necessidades da população. Houve uma demanda de serviço, em que esses estabelecimentos não estavam preparados”, comenta Marcelo. Ele destacou que para desenvolver este projeto de lei, foi amparado em ações já determinadas focadas para as agências bancárias. Os estabelecimentos têm um prazo de 120 dias para cumprir a lei, a contar a data que for publicada. O descumprimento sujeitará a algumas punições como a multa a partir de 100 UFMs, podendo inclusive levar a suspensão do alvará de funcionamento após a quinta reclamação. Já as denúncias deverão ser encaminhadas à secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social.

Colégio Coração de Maria celebra o 
Dia do Coração de Jesus
Missão: Irmãs Filhas do Sagrado Coração de Jesus renovaram seus votos
Demonstração de fé: foi realizada uma miniprocissão com a imagem do Coração de Jesus
Ocorreu no dia 27 de junho, um momento especial para celebrar o Dia do Sagrado Coração de Jesus, data máxima das Filhas do Sagrado Coração de Jesus. No início, os alunos do turno da manhã se reuniram no pátio do Colégio e seguiram, acompanhados pelos padres e por professores, para a Paróquia, contornando a avenida Padre Claret e a Rua Coração de Maria, chegando à Paróquia. Alguns voluntários carregaram o andor com a imagem do Coração de Jesus. Após, houve a realização da Missa Especial, na Paróquia, celebrada pelos padres Darley José Kummer e Talis Pagot, contando com a participação direta dos alunos, professores e funcionários, tanto do turno da manhã como da tarde. O momento culminante foi quando as nove irmãs presentes no Colégio foram chamadas ao altar para renovar seus votos de religiosas consagradas e comprometidas com a missão do Sagrado Coração de Jesus, cujas representantes levam ao mundo os ensinamentos e valores verzerianos. No final, todos homenagearam as irmãs, houve lanche coletivo organizado pelas lideranças das turmas, tudo isso num clima de respeito, tranquilidade e confraternização. Os pequenos da tarde também fizeram lanche coletivo, devidamente orientados e auxiliados pelas professoras, monitoras, mães e familiares que assistiram à missa.

Viaduto em Sapucaia é liberado 
A obra ficou pronta antes da data prevista e irá ajudar 
a desafogar o trânsito na BR 116
A elevada tem por objetivo contribuir com fluxo de trânsito na via
que liga POA a Região Metropolitana
Com seis meses de antecedência, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) liberou no dia 29 de junho, a parte superior do viaduto de Sapucaia do Sul, no quilômetro 253 da BR-116. A liberação aconteceu por volta das 8 horas no sentido Capital-Interior. Às 10 horas foi aberto o sentido oposto. A solenidade contou com a participação de representantes do Executivo, através do prefeito Vilmar Ballin e do presidente da Câmara, Luiz Rogério Link. O DNIT foi representado pelo superintendente regional, Pedro Luzardo. São três faixas de rolamento para cada sentido, em uma estrutura que levou 15 meses para ser construída. A obra tem orçamento total atualizado, incluído a parte inferior, de R$ 42,1 milhões e iniciou em abril de 2013. Com a liberação do viaduto, os usuários da BR-116 contarão com cinco pistas para cada sentido, dando fim a mais um ponto de estrangulamento do trânsito nesta rodovia. A travessia a pé na rodovia deverá ser feita por baixo do viaduto. Para garantir a segurança dos pedestres, a sinaleira na altura do Km 253 junto à Avenida Lúcio Bittencourt será reativada. Enquanto isso, a sinaleira provisória instalada a poucos metros da Rua Pirelli Sul será desativada. A partir de segunda-feira, 30, operários iniciam os serviços sob a elevada. Serão executados arremates na lateral do viaduto, drenagem pluvial, calçadas e obras de mobilidade urbana (retornos e travessias). Ao término a empreiteira ainda fará a recuperação asfáltica das ruas laterais e sinalização complementar. A expectativa da construtora é de que esta etapa seja concluída no início de outubro, dois meses antes do prazo contratual da obra.  Bloqueios parciais na pista poderão ocorrer ao longo dos serviços, mas por enquanto não há interrupções previstas.


Curiosidade da obra 
Número de operários: no auge da obra 120 trabalhadores Tempo de execução: 15 meses Vigas: 324 Extensão: 700 metros Largura: 24 metros


Música ao alcance da comunidade
A ideia é proporcionar que as pessoas tenham acesso a música erudita gratuitamente
Proporcionar que a comunidade tenha acesso a música erudita em espaços da cidade. Esse é um dos objetivos da realização do projeto ‘Musicâmara’ – temporada 2014. Esteio foi uma das cidades do Vale do Sinos a sediar uma noite de concerto musical. A atividade foi realizada na noite de 26 de junho, na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer. A principal atração da noite foi o quarteto “Quatricelli”, formado pelas voloncelistas Milene Aliverti, Bianca Prado, Carla Pacheco e Monica Lima. Segundo a coordenadora artística Lúcia Passos, o projeto ao longo dos anos tem contribuído a formar um novo público que se interesse por música clássica. “Nestes três anos em que vivemos para o Município, além de termos conseguido ampliar o número de cidades que aderiram ao projeto, tivemos a oportunidade de mostrar que o erudito pode ser aliado ao popular e haver uma sonoridade espetacular”, disse Lúcia. Ela informou que a partir de 2015, a ideia formar uma parceria entre a secretaria de Educação da região, para que os educadores possam trazer os alunos a conhecer mais sobre esta ação. Na oportunidade o quarteto apresentou músicas de Samuel Maynez, passando por Astor Piazzolla e até o brasileiríssimo Pixinguinha. Em Sapucaia do Sul, uma das apresentações do projeto aconteceu em maio, durante um recital, no auditório
do IFSul.


Jornal Destaque é um dos agraciados com troféu alusivo ao Dia do Orgulho Gay 
A festa teve apresentações artísticas 
e homenagens a pessoas e entidades do Município
Os agraciados com um troféu que de alguma forma contribuíram para as ações do movimento na cidade
Como forma de lembrar o dia Mundial do Orgulho Gay na cidade, a ONG Amigos da Diversidade, juntamente com a Coordenadoria dos Direitos Humanos realizaram na noite do dia 30 de junho, uma festa para enfatizar a data. O evento foi realizado na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer e contou com a participação de representantes da comunidade, assim como apresentações artísticas e homenagens a pessoas e entidades que dão sua contribuição ao movimento LGBT. Entre os homenageados, o Jornal Destaque recebeu um troféu no segmento veículo de comunicação da cidade que divulga as ações das entidades. A abertura da atividade foi marcada pela exibição do documentário ‘Muito Prazer: travestis e transexuais de Juiz de Fora’, seguido do show de Carol Rogê, que também é uma das apresentadoras da Parada Livre. Segundo o responsável pela Coordenadoria, Jauri Machado, um dos objetivos da ação, além de registrar a passagem da data é valorizar aqueles, que em seu segmento, auxiliam para que o movimento seja reconhecido. “Apesar de nossa opção sexual, somos cidadãos honestos que pagamos os impostos e buscamos o respeito”, disse Machado. O presidente do Legislativo esteiense, Leonardo Dahmer comentou que a iniciativa em promover essa festa é importante, pois ao longo dos anos, o público LGBT tem alcançado expressivas conquistas. “Mesmo com os avanços, ainda existe preconceito, por isso o debate e o direito a informação é significativo”. Dahmer falou que Esteio neste ano completa sete anos com a realização da Parada Livre, onde a primeira edição ocorreu durante a Expointer. Já a vereadora Michele Pereira frisou que a data deve ser lembrada com festa, mas também com reflexão, principalmente no que tange a violência com este público. “A união faz a força e todas as pessoas, independente da orientação sexual ajudaram na construção da sociedade”.
EDUCAÇÃO - Para a parlamentar Sofia Cavedon, de Porto Alegre, a caminhada que vem sendo feita no Município pode ser desenvolvida em outras cidades. “As políticas públicas, juntamente com as ações que são feitas junto ao processo educacional ajudam na formação da democracia e identidade de um povo”. Além disso, houve apresentação de Silvinha Brazil, assim como a exibição dos documentários ‘Gays e Lésbicas’ e ‘Mãe de Filhos Gays’. O encerramento foi com o show de Douglas Rogê. Além do JD, representado no ato pelo repórter Anderson Loureiro, também foram agraciados com um troféu o diretor da Câmara de Vereadores, Ricardo Silva, assim como os legisladores Leonardo Dahmer e Michele Pereira; a cantora Silvinha Brazil, o presidente da ONG Amigos da Diversidade, Antônio Oleques e um colaborador. O titular da coordenadoria dos Direitos Humanos de Sapucaia do Sul, Douglas Butzke e a cabeleireira Fernanda Pacheco.


Cancelamento de festival repercute 
entre tradicionalistas
A Guyanuba era realizada há mais de 20 anos e tinha
revelado grandes talentos da música
Diante do pacote de medidas executadas pela Prefeitura de Sapucaia do Sul, como o corte de Cargos Comissionados (CC’s), e, em 10% dos salários dos mesmos, incluindo o prefeito e vice, teve repercussão junto a comunidade. De acordo com o Executivo, essa iniciativa poderá resultar em uma redução chegando a atingir R$ 11.717.301,48, num prazo de um ano. Outra medida que foi anunciada no pacote de contenção de despesas foi a extinção da secretaria de Cultura, que a partir de 2015 será uma diretoria integrada a pasta de Educação. Também houve o cancelamento de eventos significativos para a cidade e a região, como a Guyanuba da Canção Nativa, Festival Gospel e até o Carnaval. A não realização da Guyanuba da Canção Nativa pegou alguns tradicionalistas da região surpresos. “Quando tive conhecimento do fato fiquei triste, pois já estava já estava me preparando para inscrever algumas canções, inclusive de artistas locais para o evento”, informou o músico esteiense Gerson Mattos. Ele destacou que é um festival representativo não somente para a região, mas em âmbito estadual, devido a presença de músicos e compositores, que mostram seus trabalhos e ainda são reconhecidos pelo público. “Uma festa existente há quase 25 anos não pode deixar de ser realizada, pois quem perde é o meio tradicionalista. Quantos talentos foram revelados no festival e hoje estão se apresentando pelos palcos do Estado e do país”, enfatizou o músico tradicionalista.


Assinado convênio para concessão de área no Parque Exposições Assis Brasil
Uma das medidas é a obra do dique para evitar alagamentos
como ocorreu em 2013, durante a Expointer
Com o objetivo de concretizar a parceria público-privada está entre as ações de reestruturação e modernização do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil para mantê-lo em funcionamento o ano todo. Foi realizada no dia 26 de junho, a assinatura do convênio da secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio com o Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas do RS (Simers). A solenidade foi realizada no gabinete do subsecretário, que fica no prédio da administração do Parque, contou com a participação de representantes da pasta, entre eles, o subsecretário do Parque, Adeli Sell e da entidade. A partir desta iniciativa, foi permitida a concessão de uma área de 150 mil metros quadrados para ser usufruída por um período de 25 anos. O espaço está situado junto ao núcleo de mecanização e tecnologia. O contrato pode ser renovado por igual período.  O local equivale a cerca de 124,5 mil metros quadrados de área utilizável e 26 mil m² de ruas de uso comum. As estruturas construídas vão ser utilizadas durante todo ano e não somente na Expointer. Com o aporte de cerca de R$ 280 milhões das parcerias e investimos públicos, as obras estão previstas para ficar prontas no máximo em oito anos.


Alunos do Flôres da Cunha visitam o JD 
Crianças estão desenvolvendo um trabalho 
sobre o Seminário Claretiano
Miguel Luz recepcionou a professora e os estudantes
Os estudantes Bernardo da Silva Gregori, Renan Borba de Oliveira e Rafaela Correa, todos com oito anos, juntamente com a professora do 3º ano do Ensino Fundamental, Silvia Farias estiveram realizando uma visita de cortesia ao Jornal Destaque. O encontro aconteceu no dia 01 de julho, onde foram recepcionados pelo diretor do periódico, Miguel Luz. Segundo a educadora, um dos motivos foi entrevistar o responsável pelo Museu Histórico Destaque para coletar dados históricos sobre o Seminário Claretiano. “As informações fazem parte do projeto de pesquisa cientifica que será apresentada na Feira de Ciências, que acontece no Município, em agosto. A revitalização deste espaço cultural é algo de extrema importância para a cidade”. Silvia relatou que com as devidas autorizações esteve no local e teve as suas impressões. “Fiquei triste ao deparar com aquela realidade, pois é um patrimônio histórico de Esteio e atualmente encontra-se abandonado e não é feito algo para reverter a situação”.


POLÍCIA 

 Carro abandonado no centro 
preocupa comunidade
O carro faz mais de 90 dias que foi abandonado na rua
Há mais de três meses um veículo Pálio, de cor branca foi abandonado na Rua São Jerônimo, no Centro de Esteio tem tirado o sossego de moradores que residem nas proximidades. Segundo Carlos Roberto Oliveira, o carro foi estacionado em área permitida e o responsável nunca mais esteve para retirar. “Até chegamos a cogitar que se tratasse de algum vizinho, mas passado os dias, pode-se notar que não”, informou Oliveira. Ele disse que chegou entrar em contato com a Brigada Militar para saber se havia registro de roubo ou furto, mas nada foi encontrado. “O carro está se deteriorando a cada dia e por enquanto somente os pneus que estão vazios”, ressalta Roberto Oliveira falou ainda que o veículo havia sido deixado quase no meio da rua, o que impedia a passagem de outros carros. Juntamente com vizinhos resolveram estacionar próximo ao meio-fio, deixando a rua apta para a trafegabilidade.


Suspeitos são detidos em Esteio 
com armas e drogas 
O fato aconteceu durante uma operação 
policiais no bairro Primavera
Os policiais militares encontraram o material, durante uma operação
No dia 29 de junho, por volta das 23 horas, uma guarnição do 34º Batalhão de Polícia Militar de Esteio (BPM) realizou uma operação no bairro Primavera, em Esteio. A ação também contou com policiais militares do 18º BPM de Viamão que efetuaram a prisão de pelo menos quatro indivíduos com idades entre 21 e 35 anos. Um deles, de 27 anos, constava no sistema prisional do Estado como foragido da Justiça. De acordo com informações da BM, a prisão ocorreu durante uma ronda na Rua Calçadão Sul, onde um dos suspeitos foi abordado. Com ele, os PM’s encontraram uma carabina calibre 38, uma espingarda calibre 12, além de uma garrucha, calibre 28. Também foi encontrado 61 munições de calibre 9mm; 24, de calibre12 e três coletes balísticos. Além disso, os policiais militares acharam sob o poder os suspeitos um cinto para guardar cartuchos de munição, dois aparelhos celulares e três coldres de revólver. Durante a vistoria, a Polícia encontrou quatro pedras de crack embaladas em papel alumínio e uma quantia de R$ 40,00, em espécie. Após receberem voz de prisão, os indivíduos foram conduzidos ao hospital para exame de lesões e em seguida para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), situado na cidade em Canoas onde o responsável pelo plantão atuou na lavratura do flagrante. Após essas medidas, os suspeitos foram levados para o sistema prisional.


Bombeiros comemoram sua data ao lembrar conquistas no trabalho 
Em 02 de julho é lembrado como dia nacional do bombeiro. Um profissional que está sempre preparado para nos ajudar, nos momentos de perigo. Atuando há quase duas décadas no Corpo de Bombeiros e atualmente o responsável pela corporação esteiense, o sargento Álvaro do Nascimento destaca sobre sua experiência e o sentimento em pode auxiliar o próximo. “É uma data importante, mas ao mesmo tempo é um mero detalhe, pois ser bombeiro é atuar nos 365 dias do ano”, falou o sargento Nascimento. Ele frisa que por 17 anos trabalhou durante os meses de verão na ‘Operação Golfinho’. “Para muitos, a beira mar era para descansar, enquanto os salva-vidas ficaram atentos a todos os banhistas e cuidando para que não ocorressem afogamentos ou desaparecimentos de crianças. Neste dia 02 também é registrado um momento histórico para a corporação que foi a separação dos Bombeiros, que era vinculado a Brigada Militar. O sargento Nascimento enfatiza que essa medida já vem sendo acalentada pelos profissionais desde a década de 70. “Tende a ser positiva essa iniciativa, mas haverá um tempo para adaptação para ambas as corporações”. Ele sintetiza que a tendência para o futuro é que os bombeiros sejam ainda mais preparados, inclusive almejando manter a integração existente com outros órgãos
de segurança.


Homens são encurralados em estacionamento
Um fato inusitado ocorreu nesta semana em Esteio. Suspeitos de cometerem assaltos em veículos ingressaram no pátio da Igreja Nossa Senhora das Graças, com um automóvel Pálio, com o propósito de furtar peças de veículos que estava estacionado no pátio do ginásio. Ao tentarem arrombar um carro, o portão acabou fechando e os ladrões tiveram que fugir, abandonando o veículo. Policiais da DP estiveram no local e apreenderam o veículo. O delegado Leonel Baldasso disse que os indivíduos já teriam furtado mais de três veículos no local. Além de perderam o carro usado para o crime. “Com a identificação dos envolvidos, já estamos investigando e nos próximos dias, com certeza os suspeitos serão presos por furto qualificado”, disse o delegado Baldasso.


Foragido é preso 
O 34º BPM efetuou a prisão de um homem, no dia 02 de julho. O fato ocorreu por volta das 13 horas, em um trecho na Avenida Presidente Vargas, no Centro. Segundo informações da Brigada Militar, a prisão aconteceu, pois o suspeito havia roubado a carteira de uma pessoa, utilizando uma faca. A BM, logo após receber a informação do delito e diante das características do suposto autor, iniciou as buscas e localizou o indivíduo próximo a sede da Prefeitura de Esteio, portando a carteira da vítima. Foi dada voz de prisão ao homem que estava foragido do sistema prisional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário