sexta-feira, 12 de junho de 2015

EDIÇÃO 1984

Reunião marca início dos trabalhos 
do ConCidade 
A ação tem por finalidade buscar alternativas para melhorias da cidade
Encontro foi realizado no restaurante do Clube Aliança
Representantes de diversos segmentos da sociedade participaram da primeira reunião que tratou sobre a implantação do Conselho Municipal da Cidade de Esteio (ConCidade). O encontro aconteceu no restaurante do Clube Aliança e contou com a presença de aproximadamente 60 pessoas. O chefe do Executivo Municipal, Gilmar Rinaldi fez uma breve apresentação sobre a iniciativa que visa proporcionar o bem estar da comunidade, bem como oferecer um serviço público de qualidade. “Além disso, devemos ter mais espaços de cultura e lazer em todos os bairros da cidade. Outro fator importante que essa medida deve ser tomada com a participação popular, na colaboração em desenvolver os projetos”, disse Rinaldi. A secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Joceane Gasparetto explicou as principais obras que estão sendo feitas na cidade. Entre as ações que já estão quase em fase de conclusão está o término da recuperação da Praça do Expedicionário, que foi reformada, em contrapartida de um empreendimento imobiliário e comercial, bem como a Praça do Coração de Maria. “Outra ação importante para os munícipes é o trabalho de plano de drenagem urbana, que tem por foco acabar com os alagamentos na cidade”, disse Joceane. Ela explicou que para dar continuidade a esse trabalho, o Executivo tem feito nos últimos anos um esforço para a aquisição de maquinários para a limpeza na cidade, em especial nas áreas que sofrem com as enchentes. “A Operação Tapa Buracos irá se intensificar, assim como outras obras importantes como as academias ao ar livre e da saúde; a pavimentação da Vila Navegantes e o Wi Fi gratuito em espaços públicos, como nas praças públicas”.
Revitalização - Joceane ressaltou que está sendo implantado equipamentos para a Rede SUS, com a integração das unidades de saúde e a desburocratização de processos que ingressaram na Prefeitura, em função da redução do tempo para resolver os problemas. Joceane informou o trabalho que vem sendo desenvolvido em relação à revitalização da Avenida Presidente Vargas e imediações. A ideia é dar proporcionar um melhor convívio das pessoas e dos empresários. “A proposta é criar áreas com acessibilidade, bicicletário e vegetação específica, proporcionando sombra e também embelezamento da região”. A titular da pasta falou também que a partir dessas obras deve-se incentivar a utilização da faixa de segurança. Expuseram suas opiniões integrantes do Executivo, Acise, ONGs ligadas à proteção animal, entre outros. O próximo encontro deverá ocorrer no início do mês de agosto.
ConCidade e seus objetivos 
De acordo com a minuta da Lei, o ConCidade tem por objetivo assessorar o prefeito na formulação de políticas públicas e diretrizes específicas, voltadas para o desenvolvimento econômico e social. O projeto irá facilitar a articulação das relações entre o Poder Público e seus representantes da sociedade civil organizada. O ConCidade será presidido pelo prefeito e terá um grupo formado por 60 pessoas, dos mais diferentes segmentos da comunidade, de reconhecida liderança. Os voluntários irão constituir comissões de trabalho de caráter temporário, destinadas ao estudo e a elaboração de propostas.


Moradores entregam abaixo-assinado
pedindo redutor de velocidade
No local, já foi registrado inúmeros acidentes, inclusive com morte
O morador Fernando Luz entregou no dia 02 de junho, um abaixo - assinado contendo aproximadamente 70 assinaturas de moradores residente na Avenida Senador Salgado Filho, no Centro. O principal motivo, segundo Fernando, foi o grande número de acidentes e, um deles, com vítima fatal, no cruzamento entre a Salgado Filho e a Travessa Getúlio Vargas. “Por ser uma curva, o trecho torna-se perigoso, já que os carros passam em alta velocidade, não respeitando os radares móveis”, comentou Luz. Ele disse que nos últimos dez meses foram registrados diversos acidentes. “O trecho não é, normalmente, utilizado por ambulâncias, o que impediria a instalação do redutor de velocidade”. O documento, conforme o presidente da Comissão, Harri Zanoni, após a apresentação em Plenário deverá seguir para o Executivo e deverá ser analisada para secretaria competente.


Obras da UPA 24 horas de Esteio são retomadas 
A unidade fica localizada em uma área no bairro Olímpica
Após a conclusão, a UPA terá capacidade de atender cerca de 150 pessoas por dia
Paralisadas desde março para ajustes no projeto do muro interno de contenção, as obras da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas de Esteio recomeçaram no dia 08 de junho. A Sommer Engenharia, empresa contratada para construir a UPA, começou a refazer o muro. Paralelamente, os operários vão trabalhar, também, nas fundações do prédio principal, já iniciadas. A empresa responsável pelo projeto original da UPA foi notificada a apresentar uma nova solução para o muro e, como a solicitação não foi atendida, a Prefeitura recorreu a um novo processo licitatório e contratou outro especialista para analisar as falhas e refazê-lo. O novo projeto, que prevê uma fundação reforçada, foi entregue no dia 28 de maio. O Executivo também está instruindo processo judicial contra a empresa anteriormente contratada, visando o ressarcimento dos prejuízos acarretados pelo projeto falho. A construção da UPA 24 Horas está sendo acompanhada de perto pelo Plano de Obras, uma força-tarefa lançada em março que se concentra em identificar gargalos e acelerar a execução dos principais projetos da Administração.
Capacidade - Com investimento superior a R$ 2,6 milhões, a Unidade terá capacidade de atender 150 pacientes adultos e pediátricos. A equipe será composta por um pediatra, um clínico geral, dois enfermeiros e oito técnicos de enfermagem por turno. A unidade contará com serviço de Raio X, exames laboratoriais, eletrocardiograma, oito leitos de observação (três pediátricos e cinco adultos), dois leitos para atendimento de emergência com monitor cardíaco, respirador, oximetria e bombas de infusão, salas de curativos, medicação e inalação.


Reforma na futura sede da Vigilância
Fachada do prédio que fica na avenida central
Foi aprovado pelo Legislativo esteiense, o Projeto de Lei (PL) que autoriza a abertura do crédito especial na Administração Direta do município, no valor de R$ 250.000,00. Segundo o documento, o montante, que não estava previsto no orçamento da secretaria de Saúde, terá a finalidade da realização de reforma da futura sede da Vigilância em Saúde. O prédio onde será instalada as futuras instalações do setor fica na Avenida Presidente Vargas, no Centro. O local por muitos anos pertenceu a Corsan e a unidade do Sine/Casa do Trabalhador e foi cedido para o Executivo Municipal para um período de 20 anos, podendo ser prorrogado por igual período.


Trens acoplados voltam a circular 
Os usuários de transporte coletivo, em especial da Trensurb podem comemorar. Desde o último dia 08 de junho, a empresa retomou a operação de trens acoplados uma vez que, com o retorno dos novos trens à circulação, há veículos suficientes para isso. No momento, cinco dos 15 trens série 200 estão disponíveis - os demais serão integrados gradativamente à frota ativa. Com a circulação das composições de oito carros - cada uma delas formada por dois trens série 100 acoplados - nos horários de pico, 26 trens são utilizados simultaneamente. Duas composições de oito carros circulam nos horários de pico: entre aproximadamente 7h e 9h, no trecho mais movimentado do sistema, entre as estações Sapucaia e Mercado; e também entre aproximadamente 18h e 19h15, de Mercado a Novo Hamburgo. A medida é uma alternativa para ampliar a oferta de lugares.

LORI EMANOELA DA SILVA 
Acordei feliz 

As condições de vida de um povo retratam sua maneira de interagir com o ambiente, e a forma como o meio propicia suas vidas. Dito isso, caros amigos, reflito intensamente sobre como a cultura é importante como estrutura, um diagrama do mundo, onde diferentes traços tradicionais são relativamente ignorados por comportamentos estereotipados produzindo uma teoria onde o comportamento seja um parão comum a todos... (ciganos roubam, crianças, trapaceiam, rogam maldições) Assim, o esforço que fazemos para a mudança deste arquétipo reforçado em vários ambientes, a passos lentos tem dado resultados. Uma sequencia de tentativas nos proporcionou algumas transformações nos últimos dez anos. O povo cigano é capaz de suportar, através de suas experiências, a tolerância e a crítica sem desistir de seu objetivo maior, que realmente é igual a qualquer humano na terra, acordar e ser feliz! E feliz acordei com a PL 102\15, em que institui o Dia da Cultura Cigana no município de Esteio, depois de protocolar este documento em fevereiro de 2014, finalmente, encaminhado para votação na Casa do Povo (Câmara de Vereadores de Esteio), a cultura cigana realiza atividades artísticos culturais em diferentes espaços da cidade, sou a única cigana Kalin do Brasil que participa do Projeto ‘Mais Educação’ com oficina de Dança Cigana, trabalhando valores humanos, cidadania, direitos humanos, através de trabalho desenvolvido no Centro Municipal de Educação Básica Vila Olímpica, atendendo diferentes faixas etárias, este trabalho ADCHC (Aplicabilidade da Dança Cigana nos Hemisférios cerebrais) criado e desenvolvido por mim, baseado em estudos e pesquisas onde o “espaço de vida” do eu, concepções da motivação humana a pessoa toma consciência em seus pensamentos, sentimentos e ações e sua ação no ambiente.  Acordei feliz, por ter a certeza de que significativamente somos donos de nossos destinos, e o que fazemos dele... Abraço fraterno, toda benção!


‘Noite do Humor gaúcho’ toma conta da cidade 
Projeto tem por objetivo levar a comédia para os espaços públicos
Maragato lidera o grupo que se apresenta nos dias 11, 12, 13 e 14 de junho
O humorista esteiense Maragato foi o anfitrião em realizar uma visita ao Jornal Destaque, na manhã do dia 03 de junho, com outros três profissionais do humor gaúcho. Entre eles estava os artistas Zurba Fagundes, de Porto Alegre; Albino Wallsmaia, de 15 de Novembro e Valdones Mariká, de Sapucaia do Sul. Conforme Maragato, um dos objetivos da visita foi divulgar o espetáculo ‘Esteio Querência do Humor Gaúcho’, que será apresentado no auditório da Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya, às 20h30. “É a primeira vez em que o quarteto trabalha junto e nossa proposta é incentivar que as pessoas frequentem mais teatros, prestigiando os artistas locais e regionais”, disse Maragato. Ele ressaltou que nessa proposta também é proporcionar que a região possa ter espaços, como auditórios para que os atores tenham a possibilidade de mostrar seus talentos, oferecendo condições para que a região seja um celeiro para apresentação de humoristas. “A vinda dos humoristas para se apresentarem na Casa de Cultura se tornou possível através da ajuda do Fumproarte, com verbas da secretaria de Arte e Cultura”.
Encontro - Maragato comentou que já havia feito algumas apresentações em Esteio e Porto Alegre com o Zurba Fagundes. Já os outros dois, Albino e Valdones tiveram a oportunidade de conhecer quando esteve no 17º Festival da Mentira, que aconteceu no mês de abril, no município de Nova Brescia. O evento é um dos mais importantes do país, no segmento e agrega humoristas e contadores de histórias de várias partes do Estado. De acordo com Maragato, 50% dos ingressos do espetáculo serão distribuídos para entidades e associações comunitárias, como forma de contrapartida, como estabelece um dos artigos do Fundo. Já o restante será comercializado no valor de R$ 25,00. Mais informações pelo telefone 8415-0722.


Carlos Brito* 
Controle social pra que? 

“Queremos nos livrar dos controles, nos mantermos independentes, determinarmos, nós mesmos, o conteúdo e a forma da nossa produção! Nós somos imorais. Quem se assimila pode, ao contrário, pelo menos de vez em quando, ser extravagante, até mesmo na política”. (Carta de Horkheimer a Adorno, 1941). A identidade do controle social deve ser sólida, sempre trazendo consigo o interesse público imediato. O controle social através dos Conselhos não se trata de mera cortesia por parte do Estado, mas sim de parte fundamental e indissociável do Estado de Direito, pois sem esse contrabalanço não se pode falar em materialização da Democracia. Foi criado pela necessidade da população ter voz e participação nas decisões políticas, bem como, para dar legitimidade e representatividade política à cidadania. Do ponto de vista teórico e político, o controle social pode ser abordado sob diferentes primas. Nas sociedades modernas e contemporâneas este debate está presente sob duas perspectivas polares: uma, relacionada ao controle que o Estado exerce sobre os cidadãos; a outra, diz respeito ao controle que os cidadãos exercem sobre o Estado. Este debate integra o próprio processo de fundamentação do Estado moderno. Mas, afinal, o que é Controle Social? São as ações desenvolvidas pela sociedade civil organizada que tem por objetivo: fiscalizar, monitorar e avaliar as condições em que a política pública está sendo desenvolvida (fiscalizar e avaliar a qualidade das ações; a aplicação de recursos públicos e o resultado das ações na vida dos assistidos). Também é a influência que a sociedade civil exerce na formação da agenda governamental na definição das prioridades. E quais os objetivos do Controle Social? É a possibilidade do envolvimento da sociedade nos assuntos do governo, com vistas a evitar o isolamento autoritário dos governos que se incomodam em prestar contas a sociedade das suas ações. É também objetivo do controle social tornar o governo mais público e a sociedade civil mais participativa e cooperativa, visando o zelo na utilização dos recursos públicos, considerando que são recursos da sociedade pagos direta ou indiretamente através das várias modalidades de impostos e que, portanto, devem retornar à sociedade em forma de serviços que atendam o interesse público, destarte, democratizar a gestão das políticas públicas. O controle social do poder político do Estado é direito individual e coletivo dos cidadãos. A participação popular e o controle social são direitos fundamentais da pessoa humana, são direitos constitucionais porque estão positivados na Constituição. O controle social é uma prerrogativa da sociedade civil e deve ser exercida com responsabilidade por todos, pois funciona como mecanismo de legitimidade social.
*Presidente do Conselho Municipal de Saúde Chefe de Gabinete da OAB


Conferência da Saúde acontece no dia 19 

“Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro” será o tema da Conferência de Saúde de Esteio. A abertura será no dia 19 de junho, às 17h30, no auditório da Acise, que fica na Rua Gravataí, 49. No dia 20, as atividades acontecerão na Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya, das 8h às 18h. Foram definidos cinco eixos temáticos para debate: diagnóstico da situação de saúde e os determinantes econômicos, sociais e ambientais do adoecimento; direito à saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade; participação social; valorização do trabalho e da educação em saúde; e informação, educação e política de comunicação do SUS. Em preparação para o evento, a Secretaria de Saúde promoveu encontros nas regiões de atendimento das UBS Pedreira, Caic/Primavera, Votorantim, Ezequiel, Tamandaré, Jardim Planalto e Novo Esteio. Em cada um foi elaborado um relatório sobre a estrutura da UBS e os serviços prestados, com sugestões, análises e reclamações, o qual será apresentado na conferência.


Direitos Humanos e drogadição são 
temas de fóruns na cidade 
Está previsto para ser realizado no dia 25 de junho, o Forum Municipal dos Direitos Humanos. A atividade acontece das 13h30 às 18 horas, no auditório da Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya, que fica situada na Rua Padre Felipe, 900, Centro. Segundo o responsável pela coordenadoria dos Direitos Humanos do município, Jauri Machado, a iniciativa tem por objetivo dialogar com representantes da comunidade esteiense medidas e políticas públicas em defesa do cidadão e de entidades que defendem as minorias. Já no dia 26, ocorre das 8h30 às 16h30, um encontro sobre os malefícios e as medidas que estão sendo feitas para a erradicação da drogadição na cidade. A atividade está prevista para ser realizada no auditório da Casa dos Conselhos, localizado na Rua Engenheiro Henner de Souza Nunes, 150, Centro. A organização é do Conselho Municipal de Políticas Públicas contra a Drogradição.


Poeta tradicionalista transforma palavras
em amor pela cidade 
Com mais de três décadas de trabalho, o artista já 
esteve em diversos festivais
Uma das apresentações recentes de Leandro ocorreu durante a solenidade de abertura
da entrega da Comenda Luiz Alécio Frainer
Envolvido com o movimento tradicionalista desde a infância, Leandro de Araújo, 40 anos, morador do bairro Santo Inácio, não poderia deixar de expressar seu amor a cidade que lhe acolheu há quase duas décadas. No ano em que Esteio completou 60 anos de emancipação política, o declamador Leandro escreveu um poema que foi apresentado na abertura do1º Esteio da Poesia Gaúcha, que aconteceu em fevereiro. Ele relata que a ideia para escrever surgiu logo após tomar conhecimento da realização do evento. “Quis demonstrar para o público, de maneira simples e emocionante valorizar as pessoas que residem na cidade e que me acolheram”, disse Araújo. Ele frisou que ao escrever o poema, um dos primeiros focos foi dar ênfase ao surgimento da cidade, através dos primeiros moradores e fazendo um apanhado sobre as seis décadas de história. “A história de Esteio é muito bonita é uma pena que não seja tão difundida nas escolas e junto às lideranças. Tive que me controlar para não extrapolar a emoção”. Leandro comentou que iniciativas como o festival da poesia gaúcha na cidade são importantes, pois é a oportunidade de mostrar um pouco mais de nossa história, costumes e origens de maneira acessível a toda a comunidade. “Qualquer manifestação artística é válida, em especial aquelas que se comunicam diretamente com o público”.
Trajetória - Participante de concursos de declamação desde os dez anos de idade, por influência do pai, Wilson Araújo, que é um dos mais declamadores mais conhecidos e premiados do Estado, foi o mote para Leandro de Araújo ingressar neste segmento. O declamador já esteve presente em diversos concursos de rodeios internacionais no Estado, entre eles, em Alegrete, Osório, Tramandaí e de Esteio, Rodeio dos Campeões. Em todos esses foi premiado obtendo a primeira colocação, nos concursos de declamação. Leandro informou ainda que participou como interprete nos festivais de poemas inéditos como da Sesmaria da Poesia Gaúcha, realizada em Osório; Bivaque da Poesia Gaúcha, de Campo Bom; Seival da Poesia, de São Lourenço; Tropeada, de Caxias do Sul e Tertúlia Maçônica da Poesia, de Porto Alegre. O tradicionalista falou ainda que além de seu pai, na interpretação da poesia gaúcha te vê como inspiradores outros poetas como Antônio Augusto Ferreira, Aureliano de Figueiredo Pinto e Aparício Silva Rillo. Na atualidade, Leandro admira o trabalho de Carlos Omar Villela Gomes, Gujo Teixeira, entre outros.

Semana Farroupilha e a dança
Leandro de Araújo mostrou seu trabalho no 1º Esteio da Poesia Gaúcha
Em função das inúmeras tarefas com o trabalho e a família, Leandro não tem quase participado de eventos, que segundo ele, fica difícil de decorar e ensaiar o poema com a dedicação necessária. “Hoje arrisco alguns versos, sem a menor pretensão de ser considerado um ‘poeta’. Na atualidade o envolvimento maior vem sendo com grupos de dança, que mantém há oito anos com a esposa um projeto chamado Aquecimento Cênico, que trabalha especificadamente a técnica de interpretação para grupos de danças tradicionais gaúchas”, explicou Araújo. Como tradicionalista e com uma carreira consolidada, Leandro de Araújo ressaltou que não é grande entusiasta em relação aos festejos da Semana Farroupilha. “Considero que o amor e o respeito às tradições devem ocorrer durante todo o ano, através de pequenas ações em prol da cultura”. Ele enfatiza que o CTG é importante como elemento de preservação de valores, mas faz alguns anos que este espaço deixou de ter um papel importante na promoção do estudo e da pesquisa, com o apoio dos departamentos culturais existentes nas instituições.


PE. ANDRÉ BOANERGES CARBONERA - Missionário Claretiano
Namorado ou Namorido? 

Junho. Frio. Santos Famosos. Junho: Mês dos namorados. Uma questão: Namorado ou namorido? Será que ainda existem namorados?...    A pergunta se baseia no cotidiano, na experiência de terceiros. Basta o garoto pegar a mão da menina e pronto, já se julga dono da moça, com direito a beijos, a abraços e à cama...    Daí? Namorado ou namorido. Namoro moderno? No dia consagrado aos namorados, cabe uma boa revisão por parte dos interessados. Namoro: Tempo de reflexão. Namoro: Tempo de conhecimento mútuo. Namoro: Tempo de escolha. Namoro: Tempo de tomada de posição. Dia dos Namorados!    Oramos mesmo pelos namorados? Quando possível, orientamos os namorados? Trocamos ideias com os namorados? Incentivamos os namorados? Ou, apenas, cobramos e criticamos?...    Santo Antônio, o casamenteiro, iluminai; inspirai; orientai e abençoai os namorados! Hoje e sempre! Amém! Aleluia!    Parabéns, namorados! Juízo!    Proveitoso namoro!    Viva o dia dos namorados!    Fim de papo.


Entidades e parlamento estadual se unem contra a privatização de parques 
Um dos espaços que está na lista é o parque 
Zoológico de Sapucaia do Sul
A criação de uma frente parlamentar e social para a defesa dos parques públicos estaduais foi o encaminhamento da audiência realizada no dia 03 de junho, na Assembleia Legislativa. Proposta pelos deputados estaduais Altemir Tortelli e Manuela D’Ávila, a atividade que debateu os riscos da privatização do Zoológico de Sapucaia do Sul reuniu centenas de ambientalistas, biólogos, funcionários dos parques, parlamentares, representantes de sindicatos, associações, ONGs e movimentos sociais. Participou o presidente da Fundação Zoobotânica, Juliano Falkredin, que alegou que a intenção do governo é conceder as “partes comerciais” do parque, mantendo o quadro funcional. Segundo ele, os estudos de viabilidade administrativa, jurídica e econômica estão sob responsabilidade da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento. De acordo com a presidente da Associação dos Funcionários da Fundação Zoobotânica, Ilda Alice de Oliveira, é equivocada a informação de que o Parque é deficitário, o que serviria de justificativa para sua privatização. Ela afirmou que a receita da bilheteria do parque, que é cerca de R$ 3,1 milhões por ano.
Privatização - Os funcionários do Zoológico de Sapucaia afirmaram que a privatização do parque implicaria de imediato, no aumento significativo do valor do ingresso, dificultando o seu acesso por parte da população de menor poder aquisitivo e escolas públicas. Anualmente, cerca de 500 mil pessoas visitam o parque todo o ano, a baixos custos.  Ao final do encontro, ficou definido que os participantes do encontro, que farão parte da frente parlamentar e social em defesa dos parques públicos estaduais encaminhem ao Executivo estadual diversos pedidos de informação, como sobre a justificativa para o atraso dos salários dos servidores das fundações, não indicação de CC’s para diversas áreas e não recontratação de empresa de segurança para o parque.


Emater restabelece convênio com o Executivo
Representantes do Executivo e a Emater retomam a parceria
Uma boa notícia para os produtores rurais de Sapucaia do Sul. O Executivo Municipal e a Emater/RS restabeleceram convênio. O gerente regional da Emater, Ademir João Santin, e o prefeito Vilmar Ballin estiveram participando recentemente de uma reunião para tratar da vinda de um servidor da instituição, formado em engenharia agrônoma. Também participou da reunião o secretário de Indústria, Comércio, Agricultura e Abastecimento, Marcos Bender. Segundo Santin, a Emater está atendendo a uma reivindicação do prefeito. “Nosso objetivo é promover o desenvolvimento rural sustentável em Sapucaia”, disse. Ainda neste mês as atividades da Emater serão retomadas no Município. Ballin comemorou a retomada do convênio. “É muito importante para os nossos produtores terem o apoio e assessoria de um técnico da Emater”, falou.


Recomeçam as obras no Seminário Claretiano 
O prédio é um dos poucos locais históricos da cidade ainda existente
Um dos prédios será recuperado e abrigará a
 secretaria municipal de Segurança
Jauri Machado, Joceane Gasparetto e Miguel Luz
Para a felicidade dos saudosistas do Seminário Claretiano, obras de melhorias estão sendo realizadas no prédio. Os que tinham perdido as esperanças, vale a pena fazer uma visita ao prédio e rever o canteiro de obras que se transformou o Seminário. Homens trabalhando em cada canto, portas, janelas, rebocos e sanitários, tudo nos leva há uma visita ao passado. A secretária Joceane Gasparetto acompanha tudo de perto. Um plano de obras será realizado, conforme a entrada de verbas. Primeiro a parte nova, depois a jardinagem e iluminação até chegar às ruínas propriamente ditas. Num período de sessenta ou noventa dias, a secretaria de Mobilidade Urbana e Segurança passará a ocupar um espaço para dar mais segurança ao prédio. Participaram da comitiva que foram verificar o início dos trabalhos, além da titular da pasta de Desenvolvimento Urbano e Habitação, bem como o responsável pela Coordenadoria de Direitos Humanos, Jauri Machado e o diretor do Jornal Destaque, Miguel Luz.


Feijoada do 
Rotary Esteio 
Integrantes do Rotary Club Esteio estão preparando a tradicional feijoada beneficente do clube de serviço. O evento acontece no dia 14 de junho, a partir das 11h30, no restaurante do Clube Aliança, que fica localizada na Avenida Presidente Vargas, esquina com a Rua Garibaldi, no Centro. A feijoada pode ser apreciada no local ou aqueles que preferem levar para seus lares também há essa opção, levando as próprias vasilhas. Segundo o presidente do Rotary Esteio, Lauro Furlan, um dos principais objetivos da ação, através das vendas dos convites é angariar recursos para manter o trabalho social que é desenvolvido em entidades. “A Feijoada bem como o quiosque funcionando durante a Expointer são algumas das atividades que arrecadamos dinheiro.









Polícia Civil investiga incêndio em residência 
Estão sendo analisadas duas possibilidades para o ocorrido
A residência ficou totalmente destruída pelo fogo
A Polícia Civil de Esteio instaurou inquérito policial para investigar o incêndio ocorrido no dia 07 de junho, na Rua Jorge de Souza Moraes, no bairro Primavera, ocasionando a queima total da propriedade. Segundo o delegado Leonel Baldasso, existe suspeita de que o incêndio tenha sido provocado de forma criminosa. No local residia um suspeito que matou a facadas um homem no dia 24 de maio, e que esta sendo procurado pela Polícia, pois foi decretado a prisão do indivíduo, a pedido do titular da DP esteiense.  De acordo com Leonel Baldasso, existe hipótese de que tenha ocorrido vingança por familiares do morto. Outra linha de investigação seria por causa de uma mulher, que havia residido na propriedade e que teria agido por vingança, em razão a desavenças por pagamento de aluguel. “As pessoas suspeitas serão chamadas para prestarem esclarecimento da delegacia”, ressaltou Baldasso. Apesar da destruição total do imóvel, os integrantes do Corpo de Bombeiros da cidade foram acionados e controlaram as chamas, evitando que atingisse outras residências próximas.


Casas de jogos de azar são fechadas em Esteio
A ação contou com agentes ligados a segurança pública
A Polícia Civil, com apoio de policiais do 34º Batalhão de Polícia Militar (BPM) realizou uma ação que resultou no fechamento de casas de jogos de azar na cidade. O fato aconteceu no dia 05 de junho, quando os agentes ingressaram no espaço localizado na Rua Padre Felipe, no bairro Centro. Mais de cinquenta computadores e máquinas caça-níveis foram apreendidas pela Polícia. Também participaram da operação, representantes da unidade do Corpo de Bombeiros do município. Conforme o titular da DP esteiense Leonel Baldasso, os donos dos imóveis serão indiciados pelo crime de falsidade ideológica, cuja pena vai de um a três anos de reclusão. “Os proprietários sabem ou deviam saber para quem alugam as salas e o que funciona no local. A fraude na locação caracteriza falsidade ideológica” salientou o delegado. Ele informou que num período de sete dias, outros dois pontos que exploravam jogos de azar foram desativados, sendo um na Avenida Presidente Vargas e outro na Rua 24 de Agosto, ambos também na área central do município.


Indivíduos são presos após assalto no bairro
Quarteto foi detido em uma residência na Pedreira
Quatro suspeitos envolvidos no assalto a um estabelecimento comercial localizado na Rua Bento Gonçalves, no bairro São Sebastião foram presos no dia 29 de maio. A ação foi possível através da parceria entre Polícia Civil e Brigada Militar, por intermédio do Pelotão de Operações Especiais (POE) e acontece em uma residência que fica na Vila Pedreira. Segundo o titular da DP Leonel Baldasso, os indivíduos formados por dois casais haviam se hospedado em um motel e passado algumas horas nas dependências. Após o término da permanência, o quarteto tentou assaltar a guarita que fica situada no portão de acesso ao estabelecimento, mas não conseguiram, pois não havia ninguém no local. A ação dos suspeitos foi registrada pelas diversas câmeras de videomonitoramento instaladas em vários pontos do local. Enquanto as mulheres foram conduzidas ao sistema prisional, no presídio Madre Peletier; os homens levados ao Presídio Central.


Homem é preso com drogas na máquina de lavar
Os PMs encontraram drogas que seriam vendidas na cidade
Uma guarnição do Pelotão de Operações Especiais (POE), vinculado ao 34º Batalhão de Polícia Militar de Esteio realizaram a prisão de um homem. O fato aconteceu no dia 08 de junho, por volta das 2 horas, na Vila Pedreira. Segundo os PMs que atenderam o caso, o suspeito possui diversos antecedentes na polícia por furto, arrombamento, roubo a pedestre, entre outros delitos. Durante a revista pessoal foi encontrado uma quantia de R$ 245,00 em dinheiro trocado, sendo que próximo a ele havia uma máquina velha de lavar roupa e no seu interior, os policiais militares acharam ainda 46 pedras de crack embaladas e prontas para ser comercializada. Diante dos fatos foi dado voz de prisão ao indivíduo por tráfico de entorpecentes e prestou mais esclarecimentos na DPPA, em Canoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário