Reunião marca início dos trabalhos
do ConCidade
do ConCidade
A ação tem por finalidade buscar alternativas para melhorias da cidade
Encontro foi realizado no restaurante do Clube Aliança |
Revitalização - Joceane ressaltou que está sendo implantado equipamentos para a Rede SUS, com a integração das unidades de saúde e a desburocratização de processos que ingressaram na Prefeitura, em função da redução do tempo para resolver os problemas. Joceane informou o trabalho que vem sendo desenvolvido em relação à revitalização da Avenida Presidente Vargas e imediações. A ideia é dar proporcionar um melhor convívio das pessoas e dos empresários. “A proposta é criar áreas com acessibilidade, bicicletário e vegetação específica, proporcionando sombra e também embelezamento da região”. A titular da pasta falou também que a partir dessas obras deve-se incentivar a utilização da faixa de segurança. Expuseram suas opiniões integrantes do Executivo, Acise, ONGs ligadas à proteção animal, entre outros. O próximo encontro deverá ocorrer no início do mês de agosto.
ConCidade e seus objetivos
De acordo com a minuta da Lei, o ConCidade tem por objetivo assessorar o prefeito na formulação de políticas públicas e diretrizes específicas, voltadas para o desenvolvimento econômico e social. O projeto irá facilitar a articulação das relações entre o Poder Público e seus representantes da sociedade civil organizada. O ConCidade será presidido pelo prefeito e terá um grupo formado por 60 pessoas, dos mais diferentes segmentos da comunidade, de reconhecida liderança. Os voluntários irão constituir comissões de trabalho de caráter temporário, destinadas ao estudo e a elaboração de propostas.
Moradores entregam abaixo-assinado
pedindo redutor de velocidade
No local, já foi registrado inúmeros acidentes, inclusive com morte |
Obras da UPA 24 horas de Esteio são retomadas
A unidade fica localizada em uma área no bairro Olímpica
Após a conclusão, a UPA terá capacidade de atender cerca de 150 pessoas por dia |
Capacidade - Com investimento superior a R$ 2,6 milhões, a Unidade terá capacidade de atender 150 pacientes adultos e pediátricos. A equipe será composta por um pediatra, um clínico geral, dois enfermeiros e oito técnicos de enfermagem por turno. A unidade contará com serviço de Raio X, exames laboratoriais, eletrocardiograma, oito leitos de observação (três pediátricos e cinco adultos), dois leitos para atendimento de emergência com monitor cardíaco, respirador, oximetria e bombas de infusão, salas de curativos, medicação e inalação.
Reforma na futura sede da Vigilância
Fachada do prédio que fica na avenida central |
Trens acoplados voltam a circular
Os usuários de transporte coletivo, em especial da Trensurb podem comemorar. Desde o último dia 08 de junho, a empresa retomou a operação de trens acoplados uma vez que, com o retorno dos novos trens à circulação, há veículos suficientes para isso. No momento, cinco dos 15 trens série 200 estão disponíveis - os demais serão integrados gradativamente à frota ativa. Com a circulação das composições de oito carros - cada uma delas formada por dois trens série 100 acoplados - nos horários de pico, 26 trens são utilizados simultaneamente. Duas composições de oito carros circulam nos horários de pico: entre aproximadamente 7h e 9h, no trecho mais movimentado do sistema, entre as estações Sapucaia e Mercado; e também entre aproximadamente 18h e 19h15, de Mercado a Novo Hamburgo. A medida é uma alternativa para ampliar a oferta de lugares.
LORI EMANOELA DA SILVA
Acordei feliz
As condições de vida de um povo retratam sua maneira de interagir com o ambiente, e a forma como o meio propicia suas vidas. Dito isso, caros amigos, reflito intensamente sobre como a cultura é importante como estrutura, um diagrama do mundo, onde diferentes traços tradicionais são relativamente ignorados por comportamentos estereotipados produzindo uma teoria onde o comportamento seja um parão comum a todos... (ciganos roubam, crianças, trapaceiam, rogam maldições) Assim, o esforço que fazemos para a mudança deste arquétipo reforçado em vários ambientes, a passos lentos tem dado resultados. Uma sequencia de tentativas nos proporcionou algumas transformações nos últimos dez anos. O povo cigano é capaz de suportar, através de suas experiências, a tolerância e a crítica sem desistir de seu objetivo maior, que realmente é igual a qualquer humano na terra, acordar e ser feliz! E feliz acordei com a PL 102\15, em que institui o Dia da Cultura Cigana no município de Esteio, depois de protocolar este documento em fevereiro de 2014, finalmente, encaminhado para votação na Casa do Povo (Câmara de Vereadores de Esteio), a cultura cigana realiza atividades artísticos culturais em diferentes espaços da cidade, sou a única cigana Kalin do Brasil que participa do Projeto ‘Mais Educação’ com oficina de Dança Cigana, trabalhando valores humanos, cidadania, direitos humanos, através de trabalho desenvolvido no Centro Municipal de Educação Básica Vila Olímpica, atendendo diferentes faixas etárias, este trabalho ADCHC (Aplicabilidade da Dança Cigana nos Hemisférios cerebrais) criado e desenvolvido por mim, baseado em estudos e pesquisas onde o “espaço de vida” do eu, concepções da motivação humana a pessoa toma consciência em seus pensamentos, sentimentos e ações e sua ação no ambiente. Acordei feliz, por ter a certeza de que significativamente somos donos de nossos destinos, e o que fazemos dele... Abraço fraterno, toda benção!
‘Noite do Humor gaúcho’ toma conta da cidade
Projeto tem por objetivo levar a comédia para os espaços públicos
Maragato lidera o grupo que se apresenta nos dias 11, 12, 13 e 14 de junho |
Encontro - Maragato comentou que já havia feito algumas apresentações em Esteio e Porto Alegre com o Zurba Fagundes. Já os outros dois, Albino e Valdones tiveram a oportunidade de conhecer quando esteve no 17º Festival da Mentira, que aconteceu no mês de abril, no município de Nova Brescia. O evento é um dos mais importantes do país, no segmento e agrega humoristas e contadores de histórias de várias partes do Estado. De acordo com Maragato, 50% dos ingressos do espetáculo serão distribuídos para entidades e associações comunitárias, como forma de contrapartida, como estabelece um dos artigos do Fundo. Já o restante será comercializado no valor de R$ 25,00. Mais informações pelo telefone 8415-0722.
Carlos Brito*
Controle social pra que?
“Queremos nos livrar dos controles, nos mantermos independentes, determinarmos, nós mesmos, o conteúdo e a forma da nossa produção! Nós somos imorais. Quem se assimila pode, ao contrário, pelo menos de vez em quando, ser extravagante, até mesmo na política”. (Carta de Horkheimer a Adorno, 1941). A identidade do controle social deve ser sólida, sempre trazendo consigo o interesse público imediato. O controle social através dos Conselhos não se trata de mera cortesia por parte do Estado, mas sim de parte fundamental e indissociável do Estado de Direito, pois sem esse contrabalanço não se pode falar em materialização da Democracia. Foi criado pela necessidade da população ter voz e participação nas decisões políticas, bem como, para dar legitimidade e representatividade política à cidadania. Do ponto de vista teórico e político, o controle social pode ser abordado sob diferentes primas. Nas sociedades modernas e contemporâneas este debate está presente sob duas perspectivas polares: uma, relacionada ao controle que o Estado exerce sobre os cidadãos; a outra, diz respeito ao controle que os cidadãos exercem sobre o Estado. Este debate integra o próprio processo de fundamentação do Estado moderno. Mas, afinal, o que é Controle Social? São as ações desenvolvidas pela sociedade civil organizada que tem por objetivo: fiscalizar, monitorar e avaliar as condições em que a política pública está sendo desenvolvida (fiscalizar e avaliar a qualidade das ações; a aplicação de recursos públicos e o resultado das ações na vida dos assistidos). Também é a influência que a sociedade civil exerce na formação da agenda governamental na definição das prioridades. E quais os objetivos do Controle Social? É a possibilidade do envolvimento da sociedade nos assuntos do governo, com vistas a evitar o isolamento autoritário dos governos que se incomodam em prestar contas a sociedade das suas ações. É também objetivo do controle social tornar o governo mais público e a sociedade civil mais participativa e cooperativa, visando o zelo na utilização dos recursos públicos, considerando que são recursos da sociedade pagos direta ou indiretamente através das várias modalidades de impostos e que, portanto, devem retornar à sociedade em forma de serviços que atendam o interesse público, destarte, democratizar a gestão das políticas públicas. O controle social do poder político do Estado é direito individual e coletivo dos cidadãos. A participação popular e o controle social são direitos fundamentais da pessoa humana, são direitos constitucionais porque estão positivados na Constituição. O controle social é uma prerrogativa da sociedade civil e deve ser exercida com responsabilidade por todos, pois funciona como mecanismo de legitimidade social.
*Presidente do Conselho Municipal de Saúde Chefe de Gabinete da OAB
Conferência da Saúde acontece no dia 19
“Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro” será o tema da Conferência de Saúde de Esteio. A abertura será no dia 19 de junho, às 17h30, no auditório da Acise, que fica na Rua Gravataí, 49. No dia 20, as atividades acontecerão na Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya, das 8h às 18h. Foram definidos cinco eixos temáticos para debate: diagnóstico da situação de saúde e os determinantes econômicos, sociais e ambientais do adoecimento; direito à saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade; participação social; valorização do trabalho e da educação em saúde; e informação, educação e política de comunicação do SUS. Em preparação para o evento, a Secretaria de Saúde promoveu encontros nas regiões de atendimento das UBS Pedreira, Caic/Primavera, Votorantim, Ezequiel, Tamandaré, Jardim Planalto e Novo Esteio. Em cada um foi elaborado um relatório sobre a estrutura da UBS e os serviços prestados, com sugestões, análises e reclamações, o qual será apresentado na conferência.
Direitos Humanos e drogadição são
temas de fóruns na cidade
Está previsto para ser realizado no dia 25 de junho, o Forum Municipal dos Direitos Humanos. A atividade acontece das 13h30 às 18 horas, no auditório da Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya, que fica situada na Rua Padre Felipe, 900, Centro. Segundo o responsável pela coordenadoria dos Direitos Humanos do município, Jauri Machado, a iniciativa tem por objetivo dialogar com representantes da comunidade esteiense medidas e políticas públicas em defesa do cidadão e de entidades que defendem as minorias. Já no dia 26, ocorre das 8h30 às 16h30, um encontro sobre os malefícios e as medidas que estão sendo feitas para a erradicação da drogadição na cidade. A atividade está prevista para ser realizada no auditório da Casa dos Conselhos, localizado na Rua Engenheiro Henner de Souza Nunes, 150, Centro. A organização é do Conselho Municipal de Políticas Públicas contra a Drogradição.
Poeta tradicionalista transforma palavras
em amor pela cidade
em amor pela cidade
Com mais de três décadas de trabalho, o artista já
esteve em diversos festivais
Uma das apresentações recentes de Leandro ocorreu durante a solenidade de abertura da entrega da Comenda Luiz Alécio Frainer |
Trajetória - Participante de concursos de declamação desde os dez anos de idade, por influência do pai, Wilson Araújo, que é um dos mais declamadores mais conhecidos e premiados do Estado, foi o mote para Leandro de Araújo ingressar neste segmento. O declamador já esteve presente em diversos concursos de rodeios internacionais no Estado, entre eles, em Alegrete, Osório, Tramandaí e de Esteio, Rodeio dos Campeões. Em todos esses foi premiado obtendo a primeira colocação, nos concursos de declamação. Leandro informou ainda que participou como interprete nos festivais de poemas inéditos como da Sesmaria da Poesia Gaúcha, realizada em Osório; Bivaque da Poesia Gaúcha, de Campo Bom; Seival da Poesia, de São Lourenço; Tropeada, de Caxias do Sul e Tertúlia Maçônica da Poesia, de Porto Alegre. O tradicionalista falou ainda que além de seu pai, na interpretação da poesia gaúcha te vê como inspiradores outros poetas como Antônio Augusto Ferreira, Aureliano de Figueiredo Pinto e Aparício Silva Rillo. Na atualidade, Leandro admira o trabalho de Carlos Omar Villela Gomes, Gujo Teixeira, entre outros.
Semana Farroupilha e a dança
Leandro de Araújo mostrou seu trabalho no 1º Esteio da Poesia Gaúcha |
PE. ANDRÉ BOANERGES CARBONERA - Missionário Claretiano
Namorado ou Namorido?
Junho. Frio. Santos Famosos. Junho: Mês dos namorados. Uma questão: Namorado ou namorido? Será que ainda existem namorados?... A pergunta se baseia no cotidiano, na experiência de terceiros. Basta o garoto pegar a mão da menina e pronto, já se julga dono da moça, com direito a beijos, a abraços e à cama... Daí? Namorado ou namorido. Namoro moderno? No dia consagrado aos namorados, cabe uma boa revisão por parte dos interessados. Namoro: Tempo de reflexão. Namoro: Tempo de conhecimento mútuo. Namoro: Tempo de escolha. Namoro: Tempo de tomada de posição. Dia dos Namorados! Oramos mesmo pelos namorados? Quando possível, orientamos os namorados? Trocamos ideias com os namorados? Incentivamos os namorados? Ou, apenas, cobramos e criticamos?... Santo Antônio, o casamenteiro, iluminai; inspirai; orientai e abençoai os namorados! Hoje e sempre! Amém! Aleluia! Parabéns, namorados! Juízo! Proveitoso namoro! Viva o dia dos namorados! Fim de papo.
Entidades e parlamento estadual se unem contra a privatização de parques
Um dos espaços que está na lista é o parque
Zoológico de Sapucaia do Sul
A criação de uma frente parlamentar e social para a defesa dos parques públicos estaduais foi o encaminhamento da audiência realizada no dia 03 de junho, na Assembleia Legislativa. Proposta pelos deputados estaduais Altemir Tortelli e Manuela D’Ávila, a atividade que debateu os riscos da privatização do Zoológico de Sapucaia do Sul reuniu centenas de ambientalistas, biólogos, funcionários dos parques, parlamentares, representantes de sindicatos, associações, ONGs e movimentos sociais. Participou o presidente da Fundação Zoobotânica, Juliano Falkredin, que alegou que a intenção do governo é conceder as “partes comerciais” do parque, mantendo o quadro funcional. Segundo ele, os estudos de viabilidade administrativa, jurídica e econômica estão sob responsabilidade da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento. De acordo com a presidente da Associação dos Funcionários da Fundação Zoobotânica, Ilda Alice de Oliveira, é equivocada a informação de que o Parque é deficitário, o que serviria de justificativa para sua privatização. Ela afirmou que a receita da bilheteria do parque, que é cerca de R$ 3,1 milhões por ano.Privatização - Os funcionários do Zoológico de Sapucaia afirmaram que a privatização do parque implicaria de imediato, no aumento significativo do valor do ingresso, dificultando o seu acesso por parte da população de menor poder aquisitivo e escolas públicas. Anualmente, cerca de 500 mil pessoas visitam o parque todo o ano, a baixos custos. Ao final do encontro, ficou definido que os participantes do encontro, que farão parte da frente parlamentar e social em defesa dos parques públicos estaduais encaminhem ao Executivo estadual diversos pedidos de informação, como sobre a justificativa para o atraso dos salários dos servidores das fundações, não indicação de CC’s para diversas áreas e não recontratação de empresa de segurança para o parque.
Emater restabelece convênio com o Executivo
Representantes do Executivo e a Emater retomam a parceria |
Recomeçam as obras no Seminário Claretiano
O prédio é um dos poucos locais históricos da cidade ainda existente
Um dos prédios será recuperado e abrigará a secretaria municipal de Segurança |
Jauri Machado, Joceane Gasparetto e Miguel Luz |
Feijoada do
Rotary Esteio
Integrantes do Rotary Club Esteio estão preparando a tradicional feijoada beneficente do clube de serviço. O evento acontece no dia 14 de junho, a partir das 11h30, no restaurante do Clube Aliança, que fica localizada na Avenida Presidente Vargas, esquina com a Rua Garibaldi, no Centro. A feijoada pode ser apreciada no local ou aqueles que preferem levar para seus lares também há essa opção, levando as próprias vasilhas. Segundo o presidente do Rotary Esteio, Lauro Furlan, um dos principais objetivos da ação, através das vendas dos convites é angariar recursos para manter o trabalho social que é desenvolvido em entidades. “A Feijoada bem como o quiosque funcionando durante a Expointer são algumas das atividades que arrecadamos dinheiro.
Polícia Civil investiga incêndio em residência
Estão sendo analisadas duas possibilidades para o ocorrido
A residência ficou totalmente destruída pelo fogo |
Casas de jogos de azar são fechadas em Esteio
A ação contou com agentes ligados a segurança pública |
Indivíduos são presos após assalto no bairro
Quarteto foi detido em uma residência na Pedreira |
Homem é preso com drogas na máquina de lavar
Os PMs encontraram drogas que seriam vendidas na cidade |
Nenhum comentário:
Postar um comentário