segunda-feira, 31 de agosto de 2015
quinta-feira, 20 de agosto de 2015
EDIÇÃO 1993
Apresentações artísticas e culturais dão a largada para o aniversário de Sapucaia do Sul
Música e dança foram algumas das atrações que marcaram a semana do município |
Atletas esteienses conquistam
medalhas em campeonato
Os competidores com as medalhas conquistadas no evento |
Trabalhadores formam fila em busca de uma oportunidade na Expointer
Em um só dia, dezenas de pessoas foram na Agempe
e no Parque Assis Brasil
A seleção feita pela agência municipal mobilizou dezenas de pessoas |
Muitos trabalhadores chegaram a fechar parte da avenida situada ao lado do parque |
Contatos - Aos 21 anos e recém saído do serviço militar, Claiton Carvalho falou que pretende trabalhar na feira como atendente de lanchonete, função que já ocupou e tem registro na carteira profissional. “Fiquei surpreso com a quantidade de pessoas na fila, pelo menos é uma oportunidade de fazer contatos e quem sabe no futuro conquistar um trabalho na cidade”, enfatizou Carvalho. Muitos profissionais que não foram selecionados pela Agempe estão diariamente se reunindo em torno do portão 6, no Parque Assis Brasil para obter uma colocação durante o evento. No dia 17 de agosto, desde as primeiras horas da manhã, centenas de pessoas se aglomeraram no local na busca de uma vaga. Diante da situação, uma guarnição da Brigada Militar do município foi acionada para fazer a segurança na rua, pois algumas pessoas chegaram a impedir a passagem de veículos na Avenida Celina Chaves Kroeff, que fica ao lado do parque.
Nove anos de promessas sem solução
Desde 2006, o atual prefeito conhece o resultado final do estudo encomendado por sua antecessora para solucionar e amenizar as enchentes. Nesta semana, iniciaram a remoção de famílias que ocupavam áreas degradadas a beira do arroio, que acabavam por contribuir com o estado de calamidade da Rua Theodomiro Porto da Fonseca e arredores.
O que chama muito atenção, além da demora destas remoções, é o fato que os equipamentos da prefeitura que removeram a primeira casa ‘tombaram’ para dentro do arroio parte do muro da antiga residência. É inquestionável que a quantidade de buracos na cidade de Esteio beira o caos. Mas a administração pública optou por direcionar recursos próprios do município, na ordem de R$ 5,5 milhões para repavimentar exclusivamente a Avenida Presidente Vargas em toda a extensão. Como é de conhecimento público, a cidade enfrenta graves problemas em muitos setores ligados diretamente a administração municipal. Parece-nos que esses recursos poderiam ser melhor utilizados para atender um maior número de munícipes. O proprietário de um mercado localizado em frente a obra se diz insatisfeito com o trabalho da prefeitura, que segundo ele “deveriam ajudar a resolver o problema da enchente”.
Atingidos pela enxurrada podem
solicitar o FGTS
Inicia no dia 24 de agosto, o pedido, por parte dos trabalhadores vítimas da enxurrada nos dias 13 e 14 de julho requerer o saque de parte do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Há um limite de R$ 6.220,00 por conta e o titular da conta deverá fazer o preenchimento pessoalmente. Os primeiros beneficiários serão os bairros Três Marias, Parque Primavera, Jardim Planalto, Santo Inácio e Olímpica. O local escolhido para a ação é o auditório da Casa dos Conselhos que fica na Rua Engenheiro Henner de Souza Nunes, 150, Centro. O horário de atendimento é das 8h às 14 horas. Informações através do telefone 3433-8133.LORI EMANOELA DA SILVA
O que realmente vale a pena?
Embora estejamos cercados de aparatos eletrônicos, nada substitui uma boa conversa olho no olho; onde de fato reconhecemos no outro a capacidade infinita que cada um de nós possui em agir de maneira carinhosa com o próximo. Diante a tanta frieza que alguns humanos possuem, devemos refletir sobre suas ações descontroladas que levam a atitudes extremas e desesperadoras, ora, caros amigos é inacreditável que ainda a raça humana esteja presa em arquétipos primitivos, que na verdade constroem muros e grandes torres de castelo protegidos do tempo que poderia ser vivido de maneira tranquila e harmônica. A grande questão dos humanos está relacionada a sua verdadeira missão nesta dimensão, muitas vezes perdem parte de sua existência nesta busca, e esquecem que a verdadeira missão é viver, sim viver cada segundo plenamente, um bolo saindo do forno, os primeiros passos de seu filho, as brincadeiras da infância, o primeiro emprego, os amigos da adolescência, até o desencontro que acabou num reencontro, são coisas assim, que nos faz reconhecer o valor da vida , a importância que cada um tem em nossa existência, e que sendo agradável ou não nos mostra em forma de aprendizado o que realmente vale a pena. Abraço fraterno toda bênção.
Reestruturação do Parque Assis é
apresentada aos organizadores
Entre as melhorias foi a regularização do PPCI e de alguns pavilhões
Empresários e representantes do agronegócio participaram da atividade no parque |
Planos - Ernani Polo ressaltou que uma das primeiras providências a serem feitas no Parque Assis Brasil foi regularizar o Plano de Prevenção contra Incêndio (PPCI). Uma das melhorias foi o reparo na rede elétrica, onde ocorreu a mudança e a substituição de 220 caixas de luz que se encontrava próximo ao chão houve a substituição, sendo remanejado para o alto, com o propósito de coibir acidentes, durante eventos no local. “O trabalho foi acompanhado por profissionais ligados a secretaria de Obras do Estado, mediante a contratação de uma empresa. Isso possibilita que ocorra a desinterdição da área, antes do início do evento, atendendo as exigências do Corpo de Bombeiros”. A 38ª Expointer ocorre de 29 de agosto a 06 de setembro.
Reunião trata sobre a festa do
Dia Nacional da Construção Social
O encontro foi realizado na sede do Sindicato dos Trabalhadores |
Vinicius Seibt |
No bairro São Sebastião, morador inconformado com a destruição que a enchente do dia 14 de julho, causou a sua propriedade e demais vizinhos pendurou faixa cobrando do prefeito sua promessa de construir as piscinas de contenção e retenção das enxurradas. Solução apresentada pelo estudo contratado pela administração municipal em 2006. O famoso, mas pouco conhecido e vulgarmente chamado de “IPH”. Neste estudo, o qual o JD possuiu cópia apresenta várias sugestões para evitar os graves problemas decorrentes das enchentes. Um deles apresenta a necessidade de construção de diques de contenção com cota no mínimo de 7,5m para barrar água em possíveis incidentes que ocorressem até o ano de 2008, enquanto para evitar 10 anos de alagamentos, seria necessária cota mínima de 9m. Já o cálculo apresentado em 2006, para os famosos piscinões (tecnicamente chamados de “bacias de contenção”) na região do Arroio Esteio, que prejudica o Bairro deste morador, necessita de uma área de 2,5ha (25mil m2) considerando profundidade de apenas 2m, portanto pode-se dizer que com profundidade maior o espaço da área seria muito menor. Espaços que hoje existem as beiras do arroio Esteio. Aparentemente a falta de vontade política faz com que os moradores da região sejam os “fornecedores” dos tais piscinões que ao invadirem suas propriedades, fazem cumprir a promessa do prefeito.
Enxurrada devasta residência durante a
viagem da família no norte do país
Francisco Severo mostrou a altura que água atingiu sua residência |
LIMPEZA - O militar aposentado comentou que uma das cenas mais curiosas que ouviu por parte dos vizinhos foi seu freezer e refrigerador boiando no pátio. “Alguns outros objetos ficaram submersos na água e quando escoou iniciou uma nova etapa que era a limpeza. Os sofás que ficaram submersos foram limpos, mas não ficam como era antes. O mau cheiro saiu, mas ainda encontra-se úmido em algumas partes”. Severo Filho enfatizou que além de prejuízos na cozinha, a lavanderia foi outro espaço que foi atingido pela enxurrada com a perda de uma máquina de lavar e outros objetos. Já na sala de estar, a estante foi destruída, mas por enquanto não será colocada no lixo. “Estou tendo gastos financeiros com a compra de alguns eletrodomésticos e móveis que não estava previsto em meu orçamento e quem irá me ressarcir?”, questionou Francisco.
Falta de planejamento e crescimento desordenado
Apesar de ter morado em outros locais, devido a profissão, Francisco Severo Filho disse que nasceu e cresceu em Esteio e nesses 60 anos tem observado que houve uma ocupação desordenada nas áreas de várzea do Rio dos Sinos, em vários pontos da cidade. “O território esteiense fica em torno, de arroios de grande expressividade como Sapucaia que passa por toda a extensão do Município e o Esteio, que corta diversos bairros. Ambos deságuam no rio”, explicou o morador. Ele ressaltou que nos últimos anos, a falta de estudos ambientais e ações contra alagamentos têm prejudicado ainda mais a situação. “A construção de condomínios residenciais estão sendo feitos em áreas verdes que serviam como ‘piscinas’ naturais e evitavam que os alagamentos se agravassem. Agora isso não existe mais e a água não tem lugar para ir e acaba se deslocando para locais mais baixos”, falou o militar aposentado. Ele destacou que essa enxurrada sirva de lição para o Poder público faça algo para melhorar a vida da população atingida pela enchente há décadas. “A aplicação do dinheiro público na instalação de casas de bombas e os conhecidos ‘piscinões’ ajudariam em não devastar mais a cidade”, finalizou Francisco.
Moradores tentam voltar a rotina após tragédia
A maioria dos atingidos pela enxurrada teve perdas expressivas
A enxurrada chegou a atingir cerca de dois metros na rua |
Josefa mostra as ações que tem feito contra alagamentos na cidade |
Moradora do Residencial Village, na Rua Bento Gonçalves, Josefa Oliveira relatou que mais uma vez, sua residência, assim como centenas de moradias do bairro São Sebastião foram devastadas pelas enxurradas nos dias 13 e 14 de julho. Ela contou que o caos iniciou por volta das 4 horas da manhã, quando começou erguer os móveis e eletrodomésticos de locais mais baixos, mas por volta das 6h30, praticamente sua casa estava submersa na lama. “Fui resgatada por familiares com um barco, pois caso contrário poderia ter morrido afogada. A água chegou ao patamar de 1,25 metros, no interior do imóvel”, enfatizou Josefa. A dona de casa frisou que diante da força da água, alguns móveis pesados e eletro, como freezer e geladeira caíram e ficaram boiando por algumas horas. “Até quando iremos sofrer com essa situação, pois o descaso do Poder Público é impressionante, onde há anos ocorre enchente e não é feito nada para resolver o problema”, desabafou a moradora.
Perdas - Josefa informa que teve diversas perdas de bens materiais como máquina de lavar, quarto e até os veículos da família se danificaram. “Nunca tinha presenciado uma enxurrada de tamanha dimensão, tanto que encontrei objetos de outras residências no pátio”. Ela disse que em 2013, em função do bairro ser atingido por três enxurradas resolveu juntamente com outros moradores da localidade fazer um abaixo assinado, pedindo para os órgãos competentes, entre eles, o Ministério Público para que cobre dos responsáveis ações para evitar novas tragédias. “Após os fatos ocorridos em anos anteriores, praticamente nada foi feito e estamos à mercê de novas catástrofes, se a quantidade de chuva for acima da normalidade. Estamos no aguardo da instalação das galerias, bacias de contenção, mas por enquanto nada”.
Prejuízo no comércio e abandono de casas
Móveis caíram devido a quantidade de água na casa |
Mudança que visa amenizar o problema
Trecho da rua, onde serão retiradas as famílias para melhorias no arroio |
Primeira enxurrada em trinta anos
Maria de Lourdes mostra a altura que atingiu em seu pátio, perante a lixeira na calçada |
Sapucaia do Sul comemora 54 anos com grandes histórias e mudanças
A data é lembrada pelos munícipes e por aqueles
que ajudaram no seu desenvolvimento
Momentos de lazer das famílias nos sítios existentes na cidade |
Crescimento - Sapucaia do Sul está ingressando num novo momento econômico e urbanístico que trata-se da implementação do Distrito Industrial, bem como a instalação de grandes empreendimentos imobiliários e empresariais. Sapucaia é lembrado pelo Carnaval de Rua, considerado um dos mais organizados e bonitos da região do vale. Também pode-se citar como eventos significativos, a Guyanuba da Canção Nativa, Semana Farroupilha e para fechar o ano em grande estilo, o Natal Luz e o Terno de Reis. A cidade também é reconhecida pelas belezas naturais, como os morros do Chapéu e de Sapucaia. Na religiosidade, no dia 08 de dezembro, milhares de fiéis participam da festa em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, padroeira do município. Uma das principais lideranças, no que tange a religião católica é o padre Adilson Kunzler.
Potencial de lazer
Por volta de 1930, surgiu a moda, junto às famílias mais abastadas, de ter uma casa no campo. O distrito de Sapucaia distava apenas 25 km de Porto Alegre, sendo ligada à Capital pelo trem, que fazia duas viagens diárias e tornou-se o local ideal para os sítios de lazer.
Os grandes proprietários passaram a dividir suas terras em pequenos sítios, que eram comercializados principalmente na Capital. Nos fins de semana, as famílias se deslocavam de Porto Alegre para usufruir dos “bons ares” de Sapucaia. Havia abundância de frutas e verduras, leite fresco e os famosos beijus, que eram vendidos de porta em porta. Exemplos desses sítios são a “Quinta Johann”, ‘Quinta Leopoldina”, a “Quinta das Rosas”…
CDL doa televisão para Fundação São Camilo
Representantes da entidade empresarial e da Casa de Saúde |
Associação oferece castrações
para cães e gatos
Devido a grande quantidade de cachorros e gatos que morreram ou foram salvos por voluntários durante a enxurrada que devastou Esteio no mês de julho, sensibilizou entidades de outras cidades do Estado. Com esse objetivo, a Associação Duas Mãos - Quatro Patas, de Porto Alegre disponibilizou 60 castrações para os bichos que fazem parte das famílias que foram atingidas por alagamentos. Os principais beneficiados devem residir nos bairros Três Marias, Hípica, Navegantes e São José. A secretaria municipal de Meio Ambiente, em contrapartida realiza o transporte dos animais de Esteio até o local indicado, na Capital. Um dos focos também da mobilização é evitar que cachorros e gatos tenham filhotes indesejados e sejam abandonados nas ruas da cidade.
Instalado elevador na Estação Esteio
O equipamento visa dar mais acessibilidade aos usuários |
Audiência pública debate a extinção
da Fundação Zoobotânica
Entre as entidades envolvidas no processo está o Parque Zoológico
O auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa será palco no dia 20 de agosto, de uma audiência pública propondo um amplo debate entre a sociedade civil e poder público sobre o Projeto de Lei 300/2015, do Executivo estadual, que propõe a supressão da Fundação Zoobotânica (FZB). Um dos espaços que faz parte da organização é o Parque Zoológico, em Sapucaia do Sul. Entre os temas a serem debatidos estão os impactos e as consequências da possível extinção da FZB e os argumentos e intenções do Piratini para propor o projeto deverão ser o foco da atividade. Estão sendo convidados movimentos sociais, organizações ambientalistas, trabalhadores e especialistas no tema. Foram oficialmente convocados representantes da pasta do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Fepam, Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Universidades, OAB/RS e Famurs, entre outros.Explicação - No dia 13 de agosto, o deputado estadual Altemir Tortelli conseguiu a aprovação de requerimento para a realização da audiência pública, formulado em conjunto com a deputada Manuela D’Ávila, na Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo. Ambos coordenam a Frente Parlamentar e Social em Defesa dos Parques Públicos Estaduais e do Zoológico, no Parlamento gaúcho. “Queremos que o Governo do Estado explique, diante da população, como que a gestão ambiental será conduzida sem a Fundação. Não podemos aceitar que o Piratini simplesmente acabe com uma instituição que é fundamental para a pesquisa científica e a preservação da biodiversidade no Rio Grande do Sul”, argumentou Tortelli.
Câmara de Esteio tem novo presidente
para mandato-tampão
A nova mesa diretora que ficará até o término do mandato em dezembro desse ano |
PE. ANDRÉ BOANERGES CARBONERA
Missionário Claretiano
AGOSTO
O tempo voa... Agosto passa, rapidamente. Muitos detestam o mês de agosto. Vejamos algumas afirmações... - Agosto me assusta... - Tenho pavor do mês de agosto... - Em agosto, não casarei... - Não realizo negócios, em agosto... - Em agosto, meu aniversário desaparece... - Não troco de carro, em agosto... - Não uso o meu carro, em agosto... - Leio menos, em agosto... - Às sextas, em agosto, não saio de casa... - Evito telefonemas, em agosto... - Em agosto, não entro em piscina... - Deus me livre de morrer em agosto!... - Não vou ao médico, em agosto... - Em agosto, evito os supermercados... - Não passo por baixo de escadas, em agosto... - Diminuo os telefonemas, em agosto... -Em agosto, não visito amigos... Agosto! Temos preconceitos a respeito de agosto?... Vivamos, galhardamente, o mês de agosto! Em agosto, fiquemos “a gosto!...” Final de papo.
Menor é recolhido com uma garrucha e munição
Com o menor foi encontrado uma garrucha |
Trio é preso por furto na rua Gravataí no Centro
O carro foi recuperado pelos PMs |
Homens são apreendidos pela Brigada Militar
Foi recuperado um equipamento |
Suspeitos são capturados
após perseguição policial
Três homens estariam envolvidos em um assalto
Além do roubo, os policiais encontraram arma e munição |
segunda-feira, 17 de agosto de 2015
EDIÇÃO 1992
Atividades marcam homenagens a padroeira
Dando continuidade a programação da novena em homenagem ao Imaculado Coração de Maria, que neste ano celebra 75 anos de presença em Esteio, no dia 18 de agosto, acontece mais uma atividade na novena que é a padroeira de Esteio. O tema escolhido é “Somos da Paz” e o ato religioso será ministrado pelo padre Charles Teixeira, com início a partir das 19h30. Já no dia 19, o pároco Tales Pagot irá conduzir a celebração intitulada “Criados para a Alegria”. A proposta é baseado em um dos versículos a Bíblia, através do Cap I - O amor é a nossa missão. O ato também é as 19h30.
No dia 20 de agosto, o padre Tiago Tedesco ficará responsável pela novena, onde será abordado o assunto “Cristãos o tempo todo”. Entre os dias 16 e 21 de agosto, a paróquia será o palco mais uma vez da exposição dos quadros de Nossa Senhora na Igreja. O horário de visitação será das 14h às 21 horas. Uma das atrações também será o passeio ciclístico que acontece no dia 15, a partir das 14h30, em frente ao templo religioso que fica na Rua Coração de Maria, 120, Centro.
Troca de postes causa transtorno a moradores
O poste estava em péssimas condições na avenida |
Enchente deixa clientes sem comunicação
Passado um mês da enchente de 14 de julho, os clientes da operadora Claro permanecem com dificuldade de conexão à internet, nas tecnologias 3G e 4G. Técnicos que realizam os reparos na central da Av. Presidente Vargas, ela ficou submersa afetando todo o sistema, inclusive o serviço de voz, gerando muitas reclamações dos clientes, este já normalizado. Ainda segundo os técnicos que pediram para não serem identificados os equipamentos 3G e 4G
Segundo regras da ANATEL, agência reguladora do sistema de comunicações no país, a falha ou falta de sinal o cliente tem direito a isenção de pagamento por interrupção dos serviços.
EMPRESAS
Muitas empresas ainda não retornaram as atividades normais e amargam prejuízos após a enchente do dia 14 de julho
Logo que a água baixou, a empresária Katiuscia Cardoso optou por fechar sua loja no interior da Academia Fitflex no centro de Esteio. Ainda em choque, não conteve as lágrimas, declarou que não conseguiria passar por tamanho sofrimento novamente. A empresária removeu as mercadorias imprestáveis e entregou a loja que ocupava desde 2005, dois empregados foram demitidos.
Já a empresa familiar, do segmento de metalurgia, localizada no bairro São Sebastião não retomou completamente com suas atividades, segundo o patriarca André Lambiase, com a voz embargada, se emocionou ao relatar sua angustia ao presenciar a invasão da água em sua empresa e sentir-se impotente para evitar o pior.
Segundo Lambiase, a empresa realizou grandes investimento no município de Esteio, como a importação de um moderno equipamento destinado a fabricação de Light Steel Frame, sistema moderno de construção sustentável. Lamentou que o equipamento ainda não foi inaugurado e ficou coberto de lodo, a empresa amarga grandes prejuízos. “. Estima que levará cerca de 2 meses para retornar 90% de sua capacidade produtiva, não sabendo precisar quando a produção voltara a normalidade, “os equipamentos funcionam um pouco e acabam pifando”, por sua vez Diego Lambiase acredita que novas enchentes devem ocorrer, que quando começa a chover toda a família fica apreensiva e não consegue dormir.
As imagens mais devastadoras no segmento empresarial foram de uma academia localizada na principal avenida da cidade. Que ficou completamente ilhada, deixando marcas de destruição por todos os lados. Após a água baixar, mediu-se as marcas deixadas nas paredes que variaram entre 1,60 m e 2,40 cm. O lodo tomou conta das piscinas da academia, os móveis deslocaram-se por dentro do prédio e a força da correnteza “abriu” portas e quebrou janelas fazendo que diversos objetos desaparecessem em meio a destruição. Segundo Cibele Ogando, gerente da Academia Fitflex, muitos não foram localizados até hoje.
As atividades da academia ainda não retornaram totalmente a normalidade, diversos equipamentos muitos precisaram ser substituídos por estarem inutilizados. Outros ainda aguardam peças para voltar ao funcionamento.
Segundo a coordenadora da Academia, Marcela Lopes, disse que as paredes não podem ser pintadas até que estejam bem secas, afinal ficaram por três dias submersas.
Por sua vez o proprietário Vinicius Seibt, se diz perseverante pois essa é a décima enchente que atinge seu estabelecimento e ainda se mantem firme em sua convicção do papel social que exerce no município de Esteio. “Atendemos muitas pessoas com problemas de saúde, também apoiamos os órgãos de segurança e resgate em manter seus efetivos com boas condições físicas para o melhor atender a comunidade”. O empresário tomou medidas para proteger seu estabelecimento, mas não foram eficientes para mantê-lo seguro. Considera que o trabalho de desobstruir a rede pluvial da cidade, por ordem judicial, funcionou tão bem que a água “desceu” rapidamente para as áreas mais baixas. Mas não estavam preparadas para escoar todo este volume de água. “Se preocuparam em limpar a tubulação, mas teriam que ter preparado espaço para reter a água, os famosos piscinões”.
Os prejuízos ainda não foram computados, mas segundo Seibt “até agora já perdemos mais de 200 clientes e a inquilina da loja não aguentou e foi embora. “... “Os clientes ficam com medo de contratar nossos servidos e de renovar, tentamos tranquiliza-los pois estamos no mesmo endereço desde 1992”. Acredita que somente no próximo ano deve voltar a atender seus clientes com a qualidade de atendimento adquirido em seus 23 anos de experiência na cidade de Esteio. Nestas horas, as palavras de apoio fazem muita diferença finaliza Seibt.
Unidade Móvel oferece serviços gratuitos para moradores de Esteio
Na Rede da Solidariedade, os atingidos pela enchente puderam fazer RG, CPF e Carteira de Trabalho
O movimento para confecção de documentos foi intenso durante o dia |
Vereador Jaime da Rosa, secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado, Miki Breier; presidente do PSB de Esteio, Sandro Severo e prefeito Gilmar Rinaldi |
Procura - Para a chefe de gabinete do secretário, Sueli Peres, a procura para fazer os documentos essenciais está dentro do previsto, pois a quantidade máxima de pessoa que pode ser atendida para o RG mais de 100 pessoas. “É uma prestação de serviço importante ao cidadão que passou por alguns dias de grande dificuldade, em função da grande quantidade de água que destruiu a cidade”, ressaltou Sueli. De acordo com o assessor do diretor técnico da pasta de Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado, Luciano Geiger, após a tragédia, a unidade do Sine do município já vinha prestando esse serviço, mas diante da demanda houve a necessidade de fazer um mutirão. “Além da gratuidade, alguns documentos o cidadão já pode sair com ele”, enfatizou Luciano. Geiger informou que durante o dia foram realizadas cerca de 20 carteiras de trabalho, 100 RGs e 80 CPF.
Supermercados são alvo de fiscalização
A ideia era coibir o aumento abusivo de preços nos estabelecimentos |
Trechos final a Avenida Brasil
começa a tomar forma
Com as devidas adequações, a avenida irá impedir alagamentos no São Sebastião e arredores |
Artistas de Esteio participam de festival
de música instrumental
Gabriel Romano e o grupo Camboatá |
Pedido para saque do FGTS inicia dia 24
A ação é direcionada para as vítimas da enxurrada de julho na cidade
Os beneficiários devem residir nas ruas atingidas pela água |
Relação de documentos a serem apresentados
- Carteira de Identidade e CPF
- Carteira de Trabalho com nº do PIS
- Cartão do Cidadão (para quem possuir)
- Comprovante de residência em nome do trabalhador (conta de luz, água, telefone, gás, extratos bancários, carnês de pagamentos) emitido, obrigatoriamente, entre 20 de abril e 20 de julho deste ano. O endereço deverá constar na declaração de áreas afetadas pelas chuvas
Datas de atendimento por região
De 24 a 28 de agosto - Bairros: Três Marias, Parque Primavera, Jardim Planalto, Santo Inácio e Olímpica
De 31 de agosto a 04 de setembro - Bairro: São José
De 8 a 11 de setembro - Bairros: Parque Amador, Centro, Liberdade (Vila Nova e Navegantes)
De 14 a 18 de setembro - Bairros: São Sebastião e Novo Esteio
De 21 de setembro a 02 de outubro - Atendimentos gerais
Saneamento Básico é apresentado em seminário
Um dos assuntos foi a questão dos alagamentos na região |
Integrantes do Concidade debatem plano
de drenagem no município
Mudanças no Centro e a posse dos conselheiros pautou o encontro
O encontro aconteceu no Clube Aliança |
Planos - O representante da empresa STE (Serviços Técnicos de Engenharia), Ricardo DalFarra falou sobre a possibilidade de elaborar um plano diretor de manejo das águas pluviais de Esteio. Ele abriu o encontro tratando sobre a área de abrangência do Rio dos Sinos na região. “Um dos motivos que ocasiona alagamentos na cidade é o Arroio Sapucaia que tem sua nascente no Morro e passa por várias cidades, captando água de outros rios até chegar no Sinos”, disse Ricardo. O palestrante comentou que a evolução urbana ao longo dos anos ao redor da bacia dos Sinos. “De 2003 a 2013, houve uma mudança significativa na região com o crescimento urbano e não planejado. Isso vem sendo um dos causadores dos problemas”, frisou. DalFarra enfatizou que o poder público deve rever algumas leis referentes a construção de novos empreendimentos. O encerramento foi marcado pela posse dos conselheiros, formado por representantes de diversos segmentos da comunidade esteiense.
Competidores de Jui Jitsu participam
de competição no Vale do Sinos
Atletas que já participaram de campeonato da academia |
Vagas para trabalho temporário na Expointer
A Agência Municipal de Empregos de Esteio (Agempe) está com vagas temporárias abertas para trabalhar na Expointer, entre os dias 19 de agosto e 07 de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil. O primeiro dia de entrevistas com os interessados em uma das 75 vagas para serviços gerais e trabalho em restaurantes aconteceu no dia 12 de agosto. A procura foi grande e todas as 99 fichas disponibilizadas foram utilizadas. No dia 14, será realizada uma nova rodada de entrevistas, quando mais 99 senhas serão distribuídas. Para participar da seleção, o candidato pode ir, pessoalmente, na Agempe, junto à Prefeitura de Esteio, que fica na Rua Engenheiro Henner de Souza Nunes, 150. As entrevistas serão realizadas a partir das 14 horas, mas as fichas serão distribuídas na fila a partir das 12h30. Para concorrer às oportunidades, os candidatos devem levar currículo e ter experiência.
Salário e número de vagas
Auxiliar de cozinha
Vagas: 21 - Horário: Das 7h às 22h
Salário: R$ 700 (pelo período)
Cozinheira
Vagas: 5 - Horário: 7h às 22h
Salário: R$ 1,5 mil (pelo período)
Garçom
Vagas: 20 - Horário: 7h às 16h
Salário: R$ 130 (por dia)
Serviços Gerais
Vagas: 12 - Horário: 7h às 22h
Salário: R$ 700 (pelo período)
Assador (grelhas)
Vagas: 5 - Horário: 8h às 16h
Salário: R$ 800 (pelo período)
Atendente de cafeteria
Vagas: 12 - Horário: 8h às 22h
Salário: R$ 800 (pelo período)
Concessão do Zoológico mobiliza a comunidade
A iniciativa partiu do Governo do Estado como forma de cortar gastos
O parque Zoológico de Sapucaia é um dos atingidos pela iniciativa |
Negociação - O grupo ainda pretende organizar duas audiências públicas sobre as consequências da extinção da Fundação Zoobotânica para o Estado, na Assembleia Legislativa, e sobre os riscos da privatização do Parque Zoológico, em Sapucaia do Sul. Uma visita da Frente ao Zoológico de Sapucaia está agendada para o dia 23 de agosto, às 10 horas. No dia 07 de julho, o Governo do Estado protocolou na Assembleia Legislativa um conjunto de medidas de austeridade para o Rio Grande do Sul. Entre eles, está o projeto que propõe a extinção da Fundação Zoobotânica, em regime de urgência. A intenção do Piratini de conceder à iniciativa privada o Parque Zoológico, através de edital que deverá ser lançado até o final de agosto.
Jane Battistello renuncia o cargo de presidente
Jane Battistello |
Associação dos Piquetes promove cavalgada
A Associação dos Piquetes de Esteio (Aspe) promoveu no dia 08 de agosto, a 1ª Cavalgada do Dia dos Pais. A saída dos cavalarianos aconteceu por volta das 9 horas, a unidade do Corpo de Bombeiros do município, que percorreu diversas ruas e avenidas. Além de tradicionalistas da cidade, também prestigiaram cavaleiros de Sapucaia do Sul, Canos e São Leopoldo, que totalizou cerca de 55 cavaleiros. O término da atividade foi no CTG Chama Nativa, no bairro Jardim Planalto. À tarde, houve uma competição de tiro de laço, que consagrou Gilmar Motta como vencedor e na atividade da vaca parada, Vinicius Motta tirou o primeiro lugar. No touro mecânico, quem ganhou foi Jorge Fanfa.
A entidade será uma das principais colaboradoras na organização da Semana Farroupilha do município, a ser realizada no mês de setembro, nos pavilhões do Parque de Exposições Assis Brasil. Os participantes da associação, inclusive, estão angariando recursos financeiros para a contratação de atrações musicais para a festa. A presidente é Michele Azevedo Cardoso e a vice-presidente é Luciara Vargas Sales.
A cavalgada percorreu diversos bairros da cidade |
Vencedores que participaram das competições |
Torneio de Futsal será realizado no
Parque Galvany Guedes
Richard Pacheco com as medalhas |
Serviços sociais são levados a
comunidade do Parque Joel
A segunda edição do projeto mobilizou moradores do bairro
Diversos serviços foram oferecidos a comunidade |
Agricultura mobiliza comunidade sapucaiense
A feira oportuniza o produtor local mostrar seu trabalho |
Confeccionando Sonhos promove brechó
As participantes do projeto confeccionando suas próprias roupas |
Entregue relatório sobre os números da Expoleite
Minutos antes do início da cerimônia de lançamento da Expointer 2015, o governador José Ivo Sartori recebeu o presidente da Associação dos Criadores de Gado Holandês do RS (Gadolando), Marcos Tang, que entregou o relatório final da Expoleite/Fenasul 2015. A edição realizada em maio deste ano totalizou R$ 1,7 milhão em comercialização de animais. Como o estacionamento é gratuito e os portões são abertos ao público, estima-se que 20 mil pessoas visitaram o parque durante os cinco dias de festa. De acordo com Tang, a novidade para Expoleite/Fenasul 2016 será a participação da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), que realizará classificatória para o Freio de Ouro.
Na oportunidade, Tang também anunciou que a próxima edição do evento ocorrerá entre os dias 18 e 22 de maio de 2016, no Parque de Exposições Assis Brasil.
BM prende três homens no Vargas
Os indivíduos haviam cometido diversos assaltos na localidade |
Menores são detidos por policiais
Os objetos apreendidos pelos policiais militares |
O fogo foi controlado pelos funcionários em tempo hábil |
A Polícia Civil de Esteio está investigando o incêndio criminoso em um espaço próximo ao portão 6, situado nas dependências do Parque de Exposições Assis Brasil. O fato foi registrado na manhã do dia 09 de agosto, por volta das 11 horas. Segundo o delegado Leonel Baldasso, uma das primeiras iniciativas feitas no local foi uma perícia para investigar se os participantes do atentado deixaram vestígios do delito. “Devido à agilidade de funcionários e de pessoas que já estão trabalhando no parque, preparando o local para Expointer, o fogo não se alastrou, pois caso contrário, poderia ocasionar transtornos”, destacou Baldasso. Ele enfatizou que no espaço aconteceu o incêndio foram encontradas latas e alguns materiais de fácil combustão, que provavelmente foi usada para causar fogo no espaço. “Será realizada a coleta de impressão digital das latas, pois uma das suspeitas é que o sinistro pode ter sido sabotagem”.
Assinar:
Postagens (Atom)