terça-feira, 4 de agosto de 2015

EDIÇÃO 1990

Daniel Mello e Miguel Luz,
com um exemplar do Destaque
Diretor da Casa de Cultura visita o JD 
O diretor da secretaria de Arte e Cultura de Esteio, Daniel Mello esteve recentemente fazendo uma visita à sede do Jornal Destaque. Daniel foi recepcionado pelo diretor do periódico, Miguel Luz. Na oportunidade, Miguel doou algumas fotos e um exemplar do JD que conta em detalhes a festa de inauguração do novo espaço cultural na cidade, para o Museu Municipal que está instalado na Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya. Durante a visita, Mello teve a oportunidade de conhecer fatos e histórias que marcaram essas quase duas décadas do local que faz parte do cotidiano dos esteienses, no que tange a vida cultural. 






Chuva acima da média na 
Região Metropolitana
Diversos bairros tiveram a rotina modificada pela enxurrada
Por estarmos no período onde está prevalecendo o fenômeno meteorológico El Niño, que é caracterizado por um inverno e primavera com chuvas acima da média para o mês. A tendência dos especialistas é que a situação possa até piorar nos próximos meses, em algumas regiões. Entre 13 e 21 de julho, o total de chuvas em Esteio chegou a 360 mm. O número é três vezes maior que a média prevista para o mês, de 120 mm de precipitação. Com a enxurrada, diferentes áreas da cidade foram inundadas, em duas oportunidades, levando o Município a decretar situação de emergência. Além dos bairros como São Sebastião, São José e Jardim das Figueiras, outro que a enxurrada devastou foi no Novo Esteio e partes do Parque de Exposições Assis Brasil.


Participantes do Confeccionando Sonhos expressam suas ideias
As integrantes do projeto estão fazendo curso de aperfeiçoamento
As participantes tem a oportunidade de desenhar as próprias roupas
Ângela Rangel, Lisilene da Silva Friedrich, Neusa Teresinha Marques Trindade, Ketlen Suelen da Rocha dos Santos agora estão aprendendo a expressar suas ideias no papel. As quatro integrantes do Confeccionando Sonhos – Fase II começaram a frequentar nesta semana o curso Desenho de Moda, montado exclusivamente para elas pela coordenadora de Moda do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-RS Canoas), Stifani Herpich. Elas vão aprender técnicas para desenhar figura humana, roupas e para colorir, com a professora Wendy Frances. Com esse curso de 60 horas/aula já são seis oferecidos pelo Confeccionando Sonhos desde o seu início em 2013, além das oficinas do Projeto de Vida e Inteligência Emocional. Na Fase II, é o terceiro somado a novos encontros de autoconhecimento. O projeto coordenado pela Associação para Projeto, Pesquisa e Ação Ambiental (Abrasinos), com patrocínio do Programa Petrobras Socioambiental, conta com o apoio da Prefeitura de Esteio, Senac-RS Canoas e Serviço de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (Sescoop-RS). Um trabalho tecido a cada dia, quer nas conversas das oficinas Projeto de Vida, quer nos cursos oferecidos pelo Senac-RS Canoas, que descortinam novas oportunidades para mulheres do Território da Paz de Esteio que tiveram a possibilidade de escolher fazer parte do projeto. A presidente da Abrasinos, Marilene Kostelnaki, reforça a importância das participantes do projeto sentirem-se pertencentes ao grupo e somarem esforços para que ele cresça nesse momento em que a cooperativa, que tem como presidente Isa Cristina de Oliveira Rodrigues, está sendo consolidada. O projeto ainda conta com a participação especial de Ana Maria Scarton, coordenadora pedagógica do Confeccionando Sonhos, e Ione Gutierres, consultora de Meio Ambiente da Abrasinos e co-autora do projeto.


Móveis são jogados na rua
Na Travessa Santa Catarina, os moradores perderam tudo em casa
Um verdadeiro cenário de guerra pode ser observado nas ruas atingidas pela enxurrada nos dias 13 e 14 de julho, em Esteio. Uma cena que ficará marcada na história do município, bem como dos cidadãos que enfrentaram o grande volume de água invadindo os imóveis e devastando tudo que via pela frente. Para muitos moradores pode ter sido a primeira, para outros, até já perdeu a conta que quantas enchentes enfrentou desde que reside na cidade. Apesar disso, o trauma que ficou é algo que deve demorar em sair do pensamento de muitos esteienses. Essa enxurrada causou traumas desde os pequenos, que em pouco tempo de vida já pode ver como é viver em uma região que com qualquer chuva mais forte fica alagada, como os idosos, que ao invés de estarem em casa aproveitando o tão merecido descanso tiveram que abandonarem seus lares, na madrugada para evitar que o pior aconteça. Na Travessa Santa Catarina, localizada no bairro São Sebastião, quem passasse pelo local, um dia após a água baixar ficava chocado e sem ação com a grande quantidade de objetos que a enxurrada destruiu, parecia algo similar a uma guerra ou um furacão que arrasou a cidade. Talvez a boneca que ficou boiando seja de alguma menina que teve que sair depressa de casa, devido a altura da água nas residências e acabou perdendo o meio do caminho.


Legislativo encaminha pedido de isenção do IPTU para atingidos pela enchente
A enxurrada foi a maior que já atingiu Esteio em 50 anos
A Câmara de Vereadores de Esteio vai encaminhar à Prefeitura de Esteio um oficio sugerindo a  isenção do pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) dos imóveis atingidos pela enchente no dia 14 de julho. A ideia dos parlamentares, aprovada em Plenário, em sessão descentralizada na Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya, é que o Executivo envie na forma de projeto de lei a sugestão, aplicando a isenção do imposto do ano que vem. A medida, conforme os vereadores, está amparada no Código Tributário Nacional, que garante remissão total ou parcial do crédito tributário, atendendo a situação econômica e a condição peculiar à determinada região do município. Segundo o CTN, a isenção vale apenas para imóveis nos bairros atingidos pela enxurrada, identificados no decreto 5.373/2015, que determinou situação de emergência em diversas ruas nos bairros Três Marias, Primavera, Planalto, Olímpica, Esperança, São José, Moradas 1 e 2, Condomínio Vitória Régia, São Sebastião, Santo Inácio, Parque Amador, Novo Esteio e Centro. O documento com a solicitação já foi encaminhado ao Executivo e aguarda retorno.


Artesãos participam de curso
Grupo obteve um conhecimento expressivo sobre o tema
O consultor do Sebrae, Carlos Roberto Schnorr promoveu na tarde do dia 27 de julho, o curso de Formação de Preços. Os 17 artesãos inscritos na atividade estiveram presentes na Sala do Empreendedor, situado no prédio administrativo. Na oportunidade, os artesãos puderam debater e aprender mais sobre o tema. O curso faz parte do projeto Venha Crescer com Esteio e Rio Grande Empreendedor, parceria da Prefeitura com o Sebrae. “Para os artesãos, a parte mais difícil é estabelecer o preço dos produtos, porque mexe com a emoção”, explicou. Durante o ano de 2015, serão realizadas 17 diferentes atividades, todas elas gratuitas. Para participar do programa, basta entrar em contato com a Secretaria Municipal de Economia e Desenvolvimento Social (SMEDS) pelos telefones 3433-8124 (das 12h30 às 18h) e 9975-7214, ou pelo e-mail salete.mac@terra.com.br.  São necessários os dados da empresa (nome, CNPJ, endereço, telefone) assim como os dados pessoais do participante (nome completo, CPF, endereço).


Construção de bacia de contenção do Arroio Sapucaia é solicitada por gestores públicos
Representantes das prefeituras de Esteio e Canoas, bem como técnicos da Metroplan e da Defesa Civil do Estado estiveram reunidos no dia 21 de julho, com o vice-governador e também coordenador do Gabinete de Emergências, José Paulo Cairoli, na Capital. O principal objetivo do encontro foi solicitar que o Estado faça uma intervenção junto ao Ministério das Cidades para a construção de bacia de contenção do Arroio Sapucaia. O vice-governador recebeu os pedidos e afirmou que vai incluir a bacia de contenção na pauta de reunião que terá com o titular da pasta, Gilberto Cassab,nos próximos dias. “Pretendemos priorizar as medidas de prevenção às enchentes. As obras de contenção do Arroio Feijó e da bacia de contenção do Arroio Sapucaia serão levadas até o setor competente, e pediremos que haja uma atenção especial”, disse Cairoli. De acordo com o chefe do Executivo esteiense, Gilmar Rinaldi, a obra de controle de alagamentos da subbacia do Arroio Sapucaia seria a melhor solução contra as enchentes, em especial para Esteio e partes de Sapucaia do Sul. “Esta seria uma medida preventiva que resolveria um problema que a cada enxurrada afeta grande parte dos munícipes da Região Metropolitana”, disse o prefeito. A obra, segundo estimativa está orçada em R$ 145,1 milhões, e o projeto já foi protocolado pela Metroplan no Ministério das Cidades para análise e formalização de Regime Diferenciado de Contratação integrado.


Miguel Luz realiza palestra na 
Igreja Coração de Maria
Miguel Luz falou um pouco sobre a história
Dentro das comemorações dos 75 anos da Paróquia Imaculado Coração de Maria, foi realizada na noite do dia 25 de julho, uma missa festiva, alusivo ao ano jubilar da paróquia. A celebração religiosa foi conduzida pela padre Darley José Kummer. As dependências do templo religioso esteve praticamente lotado, pois também aconteceu uma palestra sobre a história da igreja e da cidade ministrada pelo responsável pelo Museu Histórico Destaque, Miguel Luz. Miguel falou um pouco sobre a história de Esteio, que em 2015 festejou 60 anos de emancipação política, assim como alguns fatos que marcaram as mais de sete décadas da Paróquia Imaculado Coração de Maria. Um dos momentos mais tristes foi a demolição do prédio, que nesse ano completa duas décadas. Mas também houveram fatos marcantes como a reconstrução da igreja e a sua reinauguração, em 2006. Durante a palestra de Miguel Luz, moradores mais antigos lembraram de fatos que ficou na história da cidade e dos párocos que foram titulares na igreja. Um dos mais lembrados e queridos pelos esteienses é o claretiano André Carbonera. As fotos da celebração e da palestra foram registradas pela lente do fotógrafo esteiense responsável pela Foto Ramos, Genasio Ramos.

Atletas do Jui Jitsu irão participar de
evento em São Leopoldo
Alguns dos atletas que irão competir na cidade capilé
Um grupo de cinco atletas de Jui Jitsu irão representar Esteio, na Copa Prime de Jiu Jitsu - IV etapa. O campeonato estadual que está previsto para acontecer no dia 16 de agosto, em São Leopoldo. Entre os participantes estão Cesar Lima, conhecido como Charada, faixa roxa, Juliano Firpo, faixa roxa; Sara Santos da Silva, faixa branca e Matheus Luce, faixa amarela, na categoria infantil. Charada disse que já havia competido em edições anteriores do evento é essa é mais uma experiência importante em sua trajetória com o esporte. “Mesmo estando envolvido com a capoeira, a prática esportiva contribui na preparação”, comentou. Charada falou ainda que no dia 12 de julho integrou uma equipe Scorpion Jui Jitsu, que tinha aproximadamente 20 atletas, que integram ao grupo DB - Tubarão, do Mestre Denilson.


Bailarinas de Esteio participam de festival
em Santa Catarina 
Quatro jovens foram em busca de conhecimento
Responsável Sabine Costella e as professoras Paula Matte e Milena Maculan
Um grupo de profissionais da dança de Esteio e alunas da Cia da Dança Sabine Costella foram participar no dia 27 de julho, de uma audição para o ingresso de novos alunos. A atividade faz parte do Festival de Dança que ocorre no município de Joinvile, no estado de Santa Catarina. A ação é uma promoção da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. A professora da Cia da Dança, Sabine Costella, disse que o convite em participar do festival ocorreu em um momento especial, pois estamos retomando um projeto que visa proporcionar que bailarinas da companhia possam conhecer mais sobre o segundo melhor festival de dança do mundo. “Por estar no mercado há cerca de 25 anos preparando bailarinos e poder levar alunas em uma audição é mais um incentivo para se dedicar ainda mais na sua formação. Além disso, o encontro é uma oportunidade de novas experiências que o mundo da dança oferece”, disse Sabine.
Trajetória - Há duas décadas dedicada à dança, uma das professoras que foram ao festival, Milena Maculan comentou que iniciou sua trajetória na Cia da Dança de Sabine Costella, quando criança e nunca mais abandonou a paixão por dançar. Formada em Educação Física e pós-graduada em Dança, ela relata da sensação em estar envolvida com essa arte. “Não consigo me imaginar sem a presença da dança em minha vida. O que me satisfaz mais é poder dar aula em projetos sociais, pois através do movimento é possível mudar a realidade de crianças e adolescentes”. Outra jovem que começou no projeto foi a professora Paula Matte, que iniciou sua trajetória pelas mãos de Sabine Costella, onde veio a se formar no ensino superior em Dança, em 2013 e em balé pela Cia da Dança. “Mesmo afastada dois anos, por motivos particulares, o retorno foi com força total e estar presente neste festival é importante, pois terei um olhar como profissional e irá ajudar no crescimento de bailarina”, ressaltou Paula.

Júlia Franco - 14 anos Há uma década envolvida com a dança, Júlia iniciou na dança pela Cia da Dança Sabine Costella, onde atua como também junto ao Grupo Unir Raças, no departamento de dança. Ela relatou que um dos motivos para ingressar na dança foi a questão de gostar de ver alguém dançando. “Minha mãe resolver me matricular na Cia e nunca mais abandonou. A dança mudou a minha vida”, disse a estudante do 9º ano do Colégio La Salle. Júlia falou que é a primeira vez que irá participar de uma audição no festival catarinense. “Será um momento de aprendizado para todas as participantes da Cia da Dança. Minha família tem orgulho e hoje meu foco é nos estudos e dançar cada vez mais e melhor. Hoje sou a única menina negra da companhia que esteve no encontro”, enfatizou.
Isabela Vargas Hüyer - 13 anos “Amo dançar”. Assim definiu Isabela que ingressou com quase três anos de idade na Cia de Dança Sabine Costella. Aluna do 8º ano do ensino fundamental de uma escola de Porto Alegre, vem frequentemente para Esteio, pois seus avós residem na cidade e sua mãe também trabalha no município. “É um privilégio poder estar nesse seleto grupo. Quando fiquei supressa ao receber a notícia, bem como também tive o apoio total da família”, afirmou Isabela. Ela informou que já havia participado dos festivais de dança em Bento Gonçalves, Porto Alegre e São Leopoldo.
Andressa Zimmermann - 16 anos Há 13 anos dançando na Cia da Dança, quando ainda era realizado em uma escola em Sapucaia do Sul. Em seguida, a companhia veio para Esteio e estabeleceu-se no Clube Aliança, passando pela Casa de Cultura até chegar ao próprio espaço, na Avenida Padre Claret. Ao tomar conhecimento que iria participar da audição no festival de dança em Santa Catarina, Andressa Zimmermann não acreditou. “É o resultado de um trabalho coletivo e individual, pois a dança contribui em fazer amigos e manter-se saudável”, disse a bailarina.
Gabriela Colle Menegat - 11 anos A mais jovem das participantes dessa audição é Gabriela Menegat. A garota disse que dança desde oito anos e apesar de pouco tempo tem se dedicado a arte da dança. Ao receber a notícia, Gabriela assim como a mãe Vânia e demais familiares ficaram emocionados. “É uma mistura de ansiedade e nervosismo. A família me dá incentivo e retribuo dando um orgulho mais que especial”, disse. Ela comentou que através da dança, lhe proporcionou a ter mais disciplina e determinação nas tarefas exigidas. “É uma atividade que pretendo seguir e não abandonar”.

LORI EMANOELA DA SILVA 
Amuletos ciganos 
Usamos muitos e de diferentes maneiras, quando estamos muito envolvidos com gadjos no dia a dia mantemos junto a nossos corpos, amuletos, que nada mais que objetos imantados e consagrados com fins específicos. Dependendo do que pretendemos alcançar, usamos elementos, ervas e símbolos aliados a rezas especificas para imantar e consagrar objetos que usaremos como amuletos. Usados desde nosso nascimento, passado de geração a geração concede a nossa cultura, a oportunidade de reconectar com o divino sagrado em nossas vidas. Benzeduras e rezas também fazem parte de nosso cotidiano, quando realizamos estas práticas estamos nos reconectando coma sabedoria ancestral para nos beneficiarmos e aqueles que por nós procuram quando precisam de um amuleto. As encantarias ciganas, existem há milênios, e nos é transmitida desde crianças, nossa capacidade sensorial é treinada, e aperfeiçoada para que possamos perceber a tempo, práticas malignas e suspeitas. Amuletos, objetos que nós ciganos gostamos de confeccionar, e de usar, são marcas culturais de nossa etnia. Abraço fraterno, toda bênção!


Tenente coronel
José Nilo Corrêa Alves
34º BPM tem novo comandante 
Um dos focos do trabalho é integrar a corporação com a sociedade
O novo comandante do 34º Batalhão de Polícia Militar de Esteio (BPM), o tenente coronel José Nilo Corrêa Alves esteve visitando o Jornal Destaque, na manhã do dia 28 de julho. Na oportunidade, ele foi recepcionado pelo diretor do periódico, Miguel Luz. O tenente coronel informou que assumiu a função na corporação esteiense no dia 08 de julho, vindo de Porto Alegre, onde estava atuando no comando geral. “Uma das minhas características de trabalho é manter-se integrado com os demais órgãos de segurança, bem como toda a sociedade”, disse o comandante. Ele destacou que a existência do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) é importante no processo de oferecer mais segurança aos cidadãos. “Em muitos casos, não é somente a presença de um PM para combater a marginalidade, mas também uma iluminação adequada e limpeza em terrenos baldios, assim como, uma sinalização adequada tem função importante”. Apesar de ter iniciado o trabalho em um momento delicado na cidade, devido a forte enxurrada que devastou vários bairros da cidade, o tenente coronel José Nilo, comentou que no primeiro contato com a comunidade foi bem recepcionado tanto pela corporação, bem como pelas autoridades, empresários e lideranças. “Diante da situação, os integrantes do POE conseguiram um barco para monitorar as localidades mais prejudicadas pelo alagamento evitando que ocorressem saques nas residências, com os poucos móveis e eletrodomésticos que as famílias conseguiram salvar”.
EXPOINTER - Segundo o comandante do 34º BPM, José Nilo Corrêa Alves, em pouco tempo mais de 45 dias de trabalho na cidade, a Brigada Militar estará envolvida em um dos maiores eventos do agronegócio da América Latina que é a Expointer. Durante a entrevista, o tenente coronel ressaltou que nos próximos dias participará de uma reunião com os responsáveis pelo Parque Assis Brasil, governo estadual e entidades organizadoras da festa para tratar sobre o assunto. “Por ser uma atividade de grande proporção, com certeza haverá uma atenção especial, mesmo com a difícil situação que se encontra as finanças do Estado”, falou o tenente coronel. Conforme o tenente coronel, outra proposta divulgada é a presença de policiais militares nas ruas, inibindo a presença dos criminosos. Além disso, a ideia é estar constantemente em contato com a comunidade, aproximando as pessoas com a Brigada Militar. Filho de brigadiano, José Nilo Corrêa Alves completou em fevereiro 30 anos de Brigada Militar. Por residir em São Leopoldo, chegou comandar o Batalhão de 2011 até 2014, quando foi transferido para o município de Rio Grande, onde ficou por um ano. Em 2015 retornou para Porto Alegre e agora em Esteio.
Possível reabertura do posto no Jardim Planalto 
Em função do fechamento e retirada dos materiais no posto policial situado no bairro Jardim Planalto, o tenente coronel do 34º BPM, José Nilo Corrêa Alves enfatizou que talvez será estudada a viabilidade de reabertura do local. “Houve um investimento alto para a recuperação do prédio e não podemos deixá-lo abandonado. Uma das possibilidades é formalizar uma parceria entre a Brigada Militar e a Secretaria de Segurança, por intermédio da Guarda Municipal para o uso comum. A unidade é uma referência para a comunidade”.


Casa de Cultura abre as portas para a fotografia
O arco é um dos principais símbolos da cidade
Os apreciadores da fotografia têm motivos de sobra para visitar a Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya no mês de agosto. A Secretaria de Arte e Cultura promoverá entre 18 e 28 de agosto, a Semana da Fotografia. As atividades da semana contam com oficina, concurso e exposições fotográficas. A 1ª Oficina de Fotografia Básica, parceria com o Curso Superior de Tecnologia em Fotografia da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), será realizada nos dias 18 e 19. O curso é importante para quem quer começar a se aventurar no mundo das fotos. As vagas são limitadas apenas a 20 participantes. Para inscrever-se, o interessado deve entrar em contato até o dia 14 de agosto pelo telefone 3458-6615, pelo e-mail cultura@esteio.rs.gov.br. A Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya fica localizada na Rua Padre Felipe, 900. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17 horas. Os alunos devem portar uma câmera fotográfica ou um celular com câmera e um cabo USB para transferência de imagens.


Invernada juvenil do Independência
Gaúcha tem pré estreia
O grupo esta se preparando para o evento tradicionalista
Está previsto para ser realizado no dia 05 de agosto, a partir das 20h30, nas dependências do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Independência Gaúcha, do bairro Novo Esteio, a pré estreia da invernada juvenil da entidade tradicionalista. De acordo com os responsáveis, um dos objetivos do evento é a apresentação da proposta do Juvenart 2015 para o grupo. Os integrantes estão preparando um delicioso jantar de confraternização. O cardápio será galeto, massas, arroz e saladas e o valor é R$ 20,00. Mais informações pelo telefone 9219-6499.


EMPRETEC encerra com ‘vida nova’ 
para muitos participantes 
 O seminário oportuniza os empresários e terem uma 
nova visão dos negócios
Participantes da edição 2015 do curso
Confira a opinião de alguns dos participantes: 
“O Empretec me deu uma semana intensa, desafiadora, que me forneceu muito conhecimento e autoconhecimento. Consegui desenvolver características empreendedoras e aprimorar outras, além de conhecermos ótimas pessoas”. (Emerson Rosa - Empresa Asseffer Assessoria Empresarial) “Muito mais que capacitar e implementar o empreendedorismo, você descobre que é capaz de planejar, fazer e propor um infindável conjunto de ações, inovações e contatos que, por vezes, nem imaginava. Descubra, trabalhe  e inove ao fazer esse curso!”. (Jéssica Arozi - Advogada) “Valeu muito a pena me deslocar para outro município de trem e algumas vezes de carona, numa semana de muita chuva, deixando minha clínica sob os cuidados da minha equipe. Os conhecimentos adquiridos são importantes não somente na minha empresa, mas tenho praticado também na minha vida pessoal”. (Odila França - empresa Beauty System Ltda). “O Empretec realmente é um divisor na vida de quem participa. Sinto-me mais preparada para realizações que antes não me considerava capaz. Lamento que não tenha conseguido fazer o Empretec há mais tempo, pois eu não teria perdido tanto tempo na minha vida. Recomendo! “. (Delci Romano - Secretária Executiva da ACISE)


Bento Gonçalves traz ajuda 
humanitária para Esteio
Integrantes dos Lions do município em prol dos desabrigados
No domingo, 26 de julho, chegaram a Esteio 25 toneladas de produtos, entre alimentos, móveis, material de limpeza, água, leite, cobertores e roupas, vindos do município de Bento Gonçalves através de campanha realizada pela prefeitura de Bento em parceria com o Lions Clube, Léo Clube, Câmara de Indústria e Comércio e empresas locais. O prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin e Leonardo Giordani, presidente da CIC, acompanharam os caminhões com os produtos até Esteio. Os produtos foram depositados, por questão de espaço físico, na escola For Keeds, onde passarão por triagem para encaminhamento às famílias necessitadas. Gabriela Klein, gestora da For Kids e diretora de Responsabilidade Social da ACISE e Alessandra Favero, vice-presidente de Responsabilidade Social da entidade, estão desde o início das enchentes envolvendo-se diretamente com as doações juntamente com outros membros da diretoria. Os três Clubes de Lions de Esteio - Centro, Exposição e Industrial - e muitos outros voluntários auxiliaram descarregando os produtos dos caminhões e selecionando-os para doações.


1º Café - Encontro Empresarial
Os empresários que participaram da atividade
A ACIS de Sapucaia do Sul realizou o seu 1º Café - Encontro Empresarial com a participação de 24 empresas dos segmentos  Indústria, Comércio e Serviços. Segundo avaliação do consultor do Sebrae, Vlademir Souza, que conduziu o encontro,  há possibilidade de haver negociação entre as empresas que se apresentaram,  desde que seja dada continuidade, se relacionando para colher os frutos do que foi plantado. Para o consultor as empresas devem aproveitar este momento desafiador  do mercado  para visitar empresas e abrir mercado, não devendo se restringir apenas a participação em eventos. Além da explanação feita por cada uma das empresas participantes, troca de cartões e material de divulgação, ficou evidenciado entre o grupo a necessidade de planejar, de ter um olhar voltado para o mercado, para a inovação. Ademir Sauthier, presidente da ACIS, dará continuidade a este formato de encontro dada a boa repercussão entre os participantes e a avaliação do staff do Sebrae que acompanhou o evento. Participaram do encontro: Optica Rê Visão, Escritório Contábil Fernandes & Veronese, Ana Lucas Decorações, Escritório Susan Rocha, Palavra Bordada, Hot Girl Moda Íntima Feminina, Imobiliária Saft, Dalla Costa Comércio de Mármores e Granitos, Ferreira Indústria Gráfica, Verticon, Joplast - Soluções Ambientais, Idélli - Ambientes Planejados, Tom Maior Escola de Música, Faculdades Equipe, Sultônica Produtos Eletrônicos, Humanize, Hotel Furlan, Alu-Cek Ind. E Com., A.Borges - Móveis sob Medida, Posto Le Mans, Latina Auto-Peças, Sicredi e Banrisul.


Luta e esporte que movimenta o corpo e a mente
Capoeira também contribui na formação de novos cidadãos
No dia 03 de agosto é lembrado também como o dia do capoeirista. Uma luta que se tornou um esporte e tipicamente criada em solo brasileiro. Na atualidade, a capoeira tem sido utilizada em vários segmentos da sociedade, desde a inclusão de crianças e adolescentes, como também contribui para os adeptos a boa forma obter um resultado em tempo expressivo. Um dos representantes da capoeira no Município, César Lima, também conhecido como ‘Charada’, do grupo Camboatá explicou que o esporte surgiu na época dos escravos onde era usada como elemento de defesa do corpo, mas também para preservar viva as identidades do povo africano em solo brasileiro. “E hoje ela é uma arte contemporânea praticada por crianças, jovens e adultos”, disse Lima. Ele salientou que há alguns anos trabalha com a capoeira em escolas de Esteio e Sapucaia do Sul, entre elas, Ezequiel Nunes Filho, Paulo Freire e Coração de Maria. Também atua no Santos Dumont, Julio Ströher, bem como instituições de educação infantil. ‘Charada’ enfatizou que uma das ações mais importantes que faz como capoeirista é ensinar a luta para estudantes que fazem parte do Programa Integrado de Inclusão Social (PIIS), mantido pelo município. A ação tem por finalidade oferecer atividades para crianças e adolescentes no turno inverso. “Nos bairros Três Marias e Primavera, principalmente, o trabalho é desenvolvido com o propósito de dar a oportunidade para aqueles que vivem em situação de vulnerabilidade social. Um dos focos é também resgatar a autoestima e buscando passar a capoeira como uma forma de lazer e na transformação social.


Corpo de Bombeiros recebe apoio 
do CONSEPRO
Jornalista Claudio Storck, Celso Dalmás, Comandante Álvaro do
Nascimento e Longuinho Muzykant
Depois da aquisição do veículo Strada para a delegacia de Esteio, o CONSEPRO - Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública repassou ao Corpo de Bombeiros de Esteio R$ 120 mil  para a restauração de um dos caminhões de apoio, que passou por ampla reforma, desde o chassis, tanque de água e espuma, bomba para pressurizar ar a água, entre outros. O Corpo de Bombeiros também recebeu um toldo, com capacidade para abrigar provisoriamente seis veículos da corporação, enquanto aguarda por parte da prefeitura municipal a regularização do prédio  e a aprovação da ampliação da sede, que prevê entre outras melhorias sala para cursos com acessibilidade. Segundo Longuinho Muzykant, presidente do CONSEPRO de Esteio, através de ações como estas o CONSEPRO vem cumprindo com seus objetivos, que são também o de promover junto com o poder público e entidades a melhoria dos serviços prestados à comunidade.


Educadora visita o Museu Destaque 
Peças e fotos chamaram a atenção da visitante
Mara pode conhecer um pouco mais sobre a história do município
A professora das disciplinas de História e Geografia, Mara Lima esteve visitando as instalações do Museu Histórico Destaque na manhã do dia 23 de julho. A educadora trabalha no Centro Municipal de Educação Básica Vitorina Fabre, onde atua com alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Ela relatou que é a primeira vez que conhece o espaço cultural existente na cidade. Na oportunidade, além das peças e fotos, também pode observar a exposição de fotos e objetos temáticos sobre os 70 anos da 2ª Guerra Mundial. “Um local como esse é de extrema importância para o município pois contribui para a preservação da história dos munícipes, ao longo das décadas”, disse a educadora. Mara falou que através da função como professora, conhecer espaços culturais e históricos, além do incremento na vida acadêmica, oportuniza passar o conhecimento aos alunos. “O mais me chamou a atenção foi o cuidado com que as peças são preservadas, principalmente as fotos. É impressionante a mudança que aconteceu na cidade nos últimos anos”, ressaltou. Mara enfatizou que deveria haver uma conscientização, tanto por parte da sociedade quanto dos governantes, no que tange o cuidado com a história do local onde vivemos. “Não podemos deixar que as futuras gerações fiquem sem saber sobre os antepassados. Um povo sem história praticamente inexiste”. O Museu Histórico Destaque fica na Rua Theodomiro Porto da Fonseca, 134, bairro São Sebastião. Mais informações pelo telefone 3473-1712 ou pelo endereço eletrônico jdestaque@terra.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário