sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

EDIÇÃO 2009

Revitalização da Praça Coração de Maria 
é entregue à comunidade
À tarde ensolarada do dia 12 de dezembro foi marcada pela solenidade de entrega de revitalização da Praça Coração de Maria. Participaram do ato, representantes do Executivo, Legislativo, empresários locais e a comunidade em geral. Nos últimos meses, o local passou por reformulação do paisagismo, com reaproveitamento de moreias, plantio de mudas e grama. Os banheiros foram reformados e foi feita a correção da drenagem do local. A quadra de esportes está com nova pintura e nova tela de proteção. A pista de skate também ganhou nova pintura, com grafitagem dos muros e uma nova escada de acesso a parte mais alta da rampa. Outra ação realizada foi a manutenção do piso e do calçamento da praça, além da colocação de novas lixeiras. As novidades seguem com a disponibilização de acesso à Internet gratuito via wifi, pelo projeto ‘Conexão Cidadã’, da Secretaria de Administração. A Coração de Maria também recebeu uma Academia ao Ar Livre, com os equipamentos adquiridos pela secretaria de Saúde. O local também foi palco entre os dias 12 e 13, de um campeonato de skate amador e também da divulgação de cervejarias artesanais da cidade e região.


Estudantes realizam tertúlia no Premem
As tradições gaúchas foram cultivadas no evento
Com o objetivo de proporcionar um momento de confraternização entre alunos, professores e funcionários, a Escola Estadual Augusto Meyer, Premem, foi palco de uma tertúlia. A ação teve início por volta das 10 horas, com a preparação dos ingredientes do churrasco e envolveu os estudantes do Ensino Médio da instituição. De acordo com os organizadores, a escola promove anualmente a tertúlia, no mês de setembro, alusivo a Semana Farroupilha, mas em função da greve dos professores estaduais, a atividade foi adiada para marcar o encerramento das atividades do ano. Prestigiaram aproximadamente 400 estudantes que se reuniram em uma área com muito verde nos arredores da escola. O encerramento ocorreu por volta das 14 horas.


Idosos participam de evento natalino
Além do almoço de confraternização, os idosos também ganharam um presente
Integrantes do Lions Club Esteio Industrial promoveram no dia 09 de dezembro, uma festa para os moradores do Lar de Idosos Santa Bárbara. Além do tradicional galeto, com saladas diversas, refrigerante e sobremesa para os internos. Os idosos também foram agraciados com um singelo presente, em celebração a data. Segundo o presidente do clube de serviço, Getúlio Amandio, um dos principais objetivos foi proporcionar um Natal especial para os idosos que vivem no espaço. “Foi um momento de descontração, onde pudemos ouvir uma boa música e deliciar um almoço mais que especial. Tivemos a oportunidade de levar alegria”, disse Amandio.


Eleita a Mesa Diretora da Câmara 
de Esteio para 2016 
MARCELO PEREIRA irá conduzir os trabalhos a partir de janeiro o Legislativo esteiense, em prol da comunidade
Beatriz, Rafael, Marcelo e Harri irão compor a Mesa Diretora da Câmara
O vereador Marcelo Pereira vai conduzir o Legislativo esteiese em 2016. Eleito por unanimidade, na noite do dia 15 de dezembro, durante a última sessão ordinária do ano. Marcelo vai ter na Mesa Diretora o vice-presidente Harri Zanoni, Rafael Figliero e Beatriz Lopes, como 1º e 2º secretários, respectivamente, também eleitos por unanimidade. Marcelo Pereira, que é atualmente o vice-presidente da Câmara, explica que entre suas metas para o próximo ano é aproximar ainda mais o Legislativo da população, assim como zelar para que os debates envolvendo os projetos em prol da comunidade de origem do Executivo ou Legislativo não sejam prejudicados por motivos meramente eleitorais. “Vamos trabalhar em conjunto, centrados sempre na construção de propostas que possam representar ganhos para a sociedade”, disse Pereira. Ele ressaltou que também pretende aperfeiçoar a presença do Legislativo, institucionalmente, em diversas frentes. Durante a sessão, ainda, foram eleitos os líderes de bancada; formadas as comissões permanentes, além de eleita a Comissão Representativa para o período de recesso, que se inicia dia 16 e encerra em 30 de janeiro de 2016.  A posse da nova Mesa Diretora ocorre no dia 30,  na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer.
Perfil - Advogado, 46 anos,  casado, pai de três filhos,  Marcelo Kohlrausch, por 12 anos foi vice-presidente jurídico da Acise,  atualmente reconduzido ao cargo, foi vice-presidente de assuntos políticos da mesma instituição. Conquistou o troféu Mérito Empresarial, presidiu o Conselho de Segurança Pública, e também atua como articulista do Jornal Destaque. Em 2006, publicou o Manual sobre Legislação Eleitoral. Entre 2009 a 2012, foi Secretário de Habitação de Esteio, coordenando o maior projeto habitacional da história da cidade realizando o sonho da casa própria de mais de mil famílias. Na Câmara de Vereadores, além do trabalho propositivo que norteia seu mandato, é presidente da Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação.  Marcelo foi eleito em 2012 com 1.748 votos.
Comissões Permanentes para 2016: 
Justiça e Redação: Michele Pereira (presidente); Rafael Figliero; Leonardo Dahmer Urbanização, Transporte e Habitação: Leonardo Dahmer (presidente); Harri Zanoni e Jane Battistello Saúde, Meio ambiente e Assistência Social: Jaime da Rosa (presidente); Beatriz Lopes e Michele Pereira Segurança Pública, Defesa do Consumidor e Direitos Humanos: Harri Zanoni; Felipe Costella, Jaime da Rosa Finanças e Orçamento: Leonardo Pascoal (presidente); Felipe Costella e Jane Battistello Educação, Cultura e Desporto: Beatriz Lopes (presidente); Rafael Figliero e Leonardo Pascoal

Definido os trabalhos para o 
2º Esteio da Poesia Gaúcha
Os organizadores e avaliadores definindo os melhores trabalhos
A Comissão Avaliadora do 2º Esteio da Poesia Gaúcha definiu no dia 12 de dezembro, os dez trabalhos classificados para o festival de poemas inéditos promovido pelas secretarias de Arte e Cultura e de Comunicação Social. A reunião de triagem, coordenada pela titular da SMAC, Ângela Ruas, foi realizada na residência de Wilson Araújo, um dos avaliadores, em Terra de Areia. Os dez selecionados serão apresentados ao público na noite de 27 de fevereiro de 2016, no auditório da Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya, em evento que tem entrada gratuita. Além dos poemas, a noite voltada à cultura gaúcha terá show com a cantora radicada em Esteio Nélida Rossi e com o Grupo Mas Bah!. O próximo passo do festival é a definição, por parte dos poetas, de quem serão os declamadores (intérpretes) a amadrinhadores (músicos que acompanham o declamador) a defender as poesias. Além de serem apresentados ao vivo, todos os trabalhos finalistas serão gravados em CD e impressos em livreto que serão distribuídos a quem for prestigiar o festival. A segunda edição do Esteio da Poesia Gaúcha recebeu 425 poemas de 124 poetas que representaram 61 cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Os números superam os da primeira edição, quando foram inscritos 343 poemas de 100 poetas representando 50 cidades dos três estados do Sul.

PE. ANDRÉ BOANERGES CARBONERA - Missionário Claretiano NATAL OU LAZER? 
Término da aula de catequese. A catequista deixou uma pergunta: Para mim, o que significa o Natal?... Houve muitas respostas. Grafarei algumas... No Natal, irei conhecer o Nordeste. Visitarei o Norte do Brasil... Permanecerei uma semana, na praia. Passarei o Natal no Sul do País... Comprarei presentes para meus afilhados. Durante o ciclo natalino, arrumarei os dentes... Eu?... Farei exames médicos... Telefonarei párea diversos amigos. Trocarei de carro... Pintarei minha casa... Comprarei roupas novas... Preciso arrumar os dentes... Irei ao meu médico... Encontrar-me-ei com amigos... Natal superficial... Pouquíssimos falaram em visitar doentes e pobres. Alguns afirmaram que participarão das Novenas s de Natal e que irão às Missas. E nós, como somos? O Natal, de fato, aproxima-nos do Menino Jesus e da Mãe Dele?... Não esqueçamos: “Natal, sem Jesus, não é Natal!” Transformante e abençoado Natal! Menino Jesus, reinai  em nossas famílias! Muito Boas - Festas!


Procissão alusiva a Nossa Senhora da Conceição reúne milhares de pessoas 
A DATA foi marcada por diversas manifestações 
religiosas e culturais na área
Padre Adilson Kuntzler foi o pároco responsável pelo evento
Mais de cinco mil velas foram entregues a população durante a festa
A tradicional festa em homenagem a Nossa Senhora da Conceição em Sapucaia do Sul encerrou na noite de 08 de dezembro, com a realização de missa campal, no terreno situado nos fundos do templo religioso, na área central da cidade. A celebração foi conduzida pelo padre Adilson Kuntzler. De acordo com os organizadores, foram distribuídas aproximadamente cinco mil velas, mas prestigiaram a festa quase oito mil pessoas. A missa campal iniciou por volta das 19 horas e em seguida houve a procissão luminosa pelas principais ruas do Centro. No trajeto, havia crianças vestidas de anjos, bem como homens e mulheres andando de pés descalços como forma de agradecimento por algo alcançado, por interseção de Nossa Senhora. Entre os assuntos abordados pelo padre Adilson no decorrer da cerimônia foi que não é somente no período de Natal, mas durante o ano devemos propagar a importância do perdão em nossas vidas e ter mais amor as pessoas. Após a solenidade de coroação da imagem da santa, foi dada a largada para os festejos do Natal Luz do município. Uma das primeiras atrações da festa foi o acendimento das luzes na Praça e imediações marcando a data. Também ocorreu a realização de diversas apresentações artísticas e culturais.


O diretor da Casa de Cultura, Daniel Mello
e o violonista Dario Rosa 
Música e dança é apresentada a comunidade 
A Cia de Dança Lori Emanoela realizou na tarde do dia 09 de dezembro, uma apresentação artística, dentro da programação do projeto Natal da Família, organizado pela secretaria de Arte e Cultura do município. Uma das principais atrações, além dos alunos infanto juvenil da companhia foi a exibição de Dario Rosa. Segundo Lori Emanoela, apesar do mau tempo, o público prestigiou o evento no espaço coberto da Rua Garibaldi, no Centro, a convite da pasta. “Foi um momento especial, pois tive a oportunidade de mostrar para a comunidade um pouco da cultura cigana e os símbolos que não podem faltar na mesa, durante o Natal e o Ano Novo”, comentou Lori. Ela informou que a mesa de famílias ciganas não pode faltar frutas e pão, que serve de alimento para as pessoas da casa, como também deve ser repartido a vizinhos ou quem está próximo.
Lori juntamente com os alunos de dança cigana
Avenida Brasil será inaugurada 
APESAR DO ATRASO em sua conclusão, a via expressa tem por finalidade acabar com os alagamentos em grande parte da cidade 
Uma grande festa está marcada para o dia 20 de dezembro, a partir das 16h. Trata-se da entrega da maior obra da história de Esteio. Para marcar a abertura da Avenida Brasil, popularmente chamada de Beira-Arroio, os ciclistas estão convidados para um passeio que vai percorrer todo o trecho da futura via. Quem quiser participar precisa chegar ao local de partida do Passeio Ciclístico, junto à ponte próxima a Avenida Presidente Vargas, às 16h30, para retirar o número de inscrição e a partir das 17 horas, será dada a largada. Os participantes seguirão pela Avenida Brasil, passarão pela Rua Rio Grande, Rua Alvício Nienow, Rua Dona Isabel e retornaram pela Avenida Brasil até o pórtico de chegada, junto à rótula com a Rio Grande, onde será a festa. No palco principal, será feito um sorteio de uma bicicleta. Além do passeio ciclístico, a festa de abertura terá uma rústica pelo mesmo trajeto, com largada às 16 horas, também da ponte. Além da corrida e do passeio, estão programados shows com artistas locais e com o Grupo Zueira. Brinquedos para as crianças e uma série de outras atividades também serão opções para quem for acompanhar a inauguração.
PROJETO - A construção da Avenida Brasil faz parte do projeto de Renaturalização do Arroio Sapucaia. Estão sendo investidos R$ 19,5 milhões na abertura da nova avenida e com a recuperação da área do Arroio Sapucaia, drenagem, saneamento e construção das casas do Loteamento Pôr-do-Sol, para onde foram transferidas 142 famílias que moravam a menos de 10 metros das margens do arroio. Além de servir como importante via de Esteio, ajudando a diminuir o trânsito no Centro da cidade, a avenida vai funcionar como dique, diminuindo possibilidade de enchentes. Do investimento total, R$ 18,5 milhões são recursos do Governo Federal, via Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 1), e R$ 1 milhão da Prefeitura. A recuperação das margens do Arroio Sapucaia gerará um novo espaço para lazer e práticas esportivas, com ciclofaixa e espaço para caminhadas. A obra é uma das prioridades da Administração Municipal.


Afroes realiza festa de Natal para crianças
Representantes da entidade com os apoiadores que ajudaram na festa
O domingo ensolarado e de calor marcou a 13ª edição da Festa Natal da Criança Feliz promovido pela Associação Afro Umbandistas de Esteio (Afroes) em parceria com o templo de Umbanda Mãe Marli e Pai Claudemir. Dezenas de crianças de Esteio e também de bairros localizados em Sapucaia do Sul também estiveram presentes. Uma das solenidades da festa foi a chegada a imagem da Mãe Oxum trazida pelo povo de terreiro, que em 2016 será levado para outro templo religioso da cidade. Também ocorreu uma roda de capoeira com o Mestre Chuça, de Canoas e a Mãe Paula, que encenou a dança dos Orixás, bem como Mãe Guiomar, filha de santo de Mãe Marli e Pai Constantino que alegrou a tarde com muita música. Mãe Marli explicou que a ideia surgiu há 13 anos, através de um sonho, em que a proposta era fazer uma festa para as crianças que vivem em situação de vulnerabilidade social na região. “Em outro sonho, mãe Oxum me orientou a não chamar mais de natal da criança carente, pois não são eles que são carentes e sim, em muitos casos seu pais ou responsáveis. As crianças mesmo com dificuldades, típicas dessa fase da vida estão sendo um largo sorriso no rosto”, comentou Mãe Marli. Ela frisou ainda que nesse ano a festa tem fatos que ficarão marcados na memória de cidadãos da região, como a enxurrada que devastou parte de Esteio, em julho, bem como a chuva de granizo, em outubro, que causou danos para os moradores de Sapucaia do Sul. “O evento ocorre muito pela ajuda dos colaboradores de vários setores da comunidade que há anos são parceiros, para que possamos atingir um número maior de crianças”.


Registrado o 1º caso de icrocefalia em Esteio 
A MULHER contraiu a doença durante a gestação, 
quando viajava para o Nordeste 
O secretário estadual de Saúde, João Gabbardo anunciou que diante dos primeiros resultados, uma moradora de Esteio que viajou ao Recife no verão passado pode ter contraído Zika vírus. Na época, ela teve febre e procurou atendimento médico, sendo diagnosticada com uma virose e bebê nasceu há quatro meses, com as mesmas características da microcefalia, pois na oportunidade ela estava grávida. Desde então, as possíveis causas para a má-formação eram investigadas, como rubéola e toxoplasmose.  Conforme informações da secretaria Municipal de Saúde de Esteio, o caso é oriundo de fora do Estado e provavelmente foi transmitida pela picada do mosquito Aedes Aegypti e associada à microcefalia congênita. A criança nasceu com a patologia que afeta o tamanho da cabeça e do cérebro, influenciando o desenvolvimento mental. A criança está recebendo atendimento especializado. Durante toda a gestação e complicações subsequentes, a mãe foi atendida pelo seu plano privado e não procurou a Rede Municipal de Saúde. Apesar da suspeita de que a transmissão tenha ocorrido no Nordeste há quase um ano, e o baixo risco de novas contaminações na cidade, a Prefeitura está se preparando para reforçar o número de agentes que atuarão no combate aos focos do mosquito. Um processo seletivo de caráter emergencial foi aberto para contratar novos funcionários e reforçar a equipe de campo. Há muitos anos Esteio não registra um caso de qualquer doença transmitida pelo inseto, que também é vetor da dengue e da febre chikungunya. Se a suspeita se confirmar, a Secretaria Municipal de Saúde informará a comunidade. Se caso tiver algum sintoma parecido com uma dessas doenças procure a unidade de saúde mais próximas de sua casa ou a emergência do Hospital São Camilo. Para tirar dúvidas ou denunciar possíveis focos da dengue, ligue para a Ouvidoria da Vigilância Epidemiológica, através do telefone 3473-6377.
SINTOMAS 
- Inicialmente, os sintomas podem ser confundidos com uma simples gripe, provocando: - Febre, entre 37,8°C e 38,5°C - Dor nas articulações, principalmente das mãos e pés - Dor nos músculos do corpo - Dor de cabeça, que se localiza principalmente atrás dos olhos - Dor nas articulações - Conjuntivite - Hipersensibilidade nos olhos, e maior sensibilidade à luz do dia - Manchas vermelhas na pele, que inicia na face e que se podem espalhar pelo corpo e, que podem ser confundidas com sarampo; - Cansaço físico e mental. - Dor na barriga - Além destes sintomas, também pode-se observar, com menos frequência, problemas digestivos, como dor no abdômen, náuseas, vômitos, diarreia ou prisão de ventre, aftas e coceira pelo corpo.


Jogo das Estrelas reúne ídolos 
do esporte na cidade
O público pode assistir duas partidas com jogadores e apreciadores do futebol
Na tarde do dia 12 de dezembro, a comunidade de Esteio e arredores comparecer no campo do Colégio La Salle para acompanhar o Jogo das Estrelas. A competição era entre os times Amigos do Alemão x Tri-Ruas, envolvendo jogadores nas categorias master e adulto. Na partida entre os veteranos a participação de vários craques do futebol como Jair Gonçalves Prates, conhecido como ‘Príncipe Jaiá’, Rafael Dias, Carlos Oliveira, Ailton entre outros. Durante a partida, o público pode observar que mesmo com o passar dos anos, os jogadores mostraram que ainda tem mobilidade em campo, com passes precisos e determinação. Já na segunda partida, na categoria adulto, os destaques ficaram com os jovens jogadores como Abu, que atualmente joga nas categorias de base do Internacional e Lucas Rex jogador do Grêmio. Além desses dois craques estiveram em campo, Rafinha, Lucas Gaúcho, Pitol entre outros. Com a bola rolando, ambas as equipes mostraram empenho em realizar um grande espetáculo realizando um grande jogo onde o resultado final foi a vitória da solidariedade. Também prestigiou a festa, o garoto Getúlio, que esteve presente na abertura da Copa do Mundo em Porto Alegre, dando o ponta pé inicial em uma das partidas. Segundo Márcio Schimtz, também conhecido como “Alemão”, disse que o evento, além do propósito de arrecadar alimentos, teve como objetivo principal reunir amigos e proporcionar um belo espetáculo esportivo espetáculo para os moradores de Esteio e de Sapucaia do Sul.

Projeto dá atenção especial a saúde 
vocal dos professores
O encontro foi realizado no auditório da secretaria de Educação
Um grupo de professores da rede municipal de ensino de Sapucaia do Sul participou no dia15 de dezembro, da palestra “Voz dos professores: da prevenção ao tratamento”. A atividade integra o projeto ‘Fonoaudiologia Escolar’, e, é resultado da parceria entre a secretaria de Educação, através do Centro de Atendimento Municipal e a Fundação Hospitalar Getúlio Vargas. O tema foi abordada pelas fonoaudiólogas da Casa de Saúde Milena Rizzin e Tatiane Machado Lima. Como a voz é produzida e técnicas para aquecer e alongar a voz, como exercícios antes e depois de falar, foram alguns dos temas apresentados na manhã de hoje pelas profissionais. Segundo Tatiane, é muito comum o professor apresentar alguma patologia, que pode ser prejudicial para fala, como nódulos, cistos e fendas. “Geralmente quando o professor usa demasiadamente a voz, mesmo em momentos como o intervalo, e não faz técnicas que podem beneficiar, apresenta alguma patologia”, comentou. Ela citou ainda que problemas de saúde também podem afetar a fala, como o refluxo. “Pode lesionar as cordas vocais, devido à acidez do suco gástrico que faz com que a pessoa fique pigarreando muito”, disse. Entre os problemas que os alunos enfrentam quanto à fala, está o uso de bico e mamadeiras. Tatiane frisou que professores das escolas de educação infantil já tiveram palestra sobre o tema, mas que no próximo ano, com as visitas semanais, a orientação será mais intensa, pois poderão contribuir mais ainda com a prática. A fonoaudióloga falou que o ideal seria que aos dois anos de idade, quando as crianças já se comunicam, não fizessem mais o uso do bico e nem de mamadeira.


Pugilista esteiense tem sido 
destaque em campeonatos 
A HISTÓRIA DE Gabriel Moro, morador da Vila Nova é marcada por lutas e conquistas de medalhas e troféus
Gabriel Moro e Abílio Mendes
A prática do boxe como forma de dar um outro rumo na vida. Assim foi um dos objetivos do jovem Gabriel José Moro, de 18 anos. Ele relatou que por influência de um amigo, em 2012 foi indicado a procurar o boxe para conseguir perder alguns quilos, pois já estava muito acima do peso normal. Morador da Vila Nova, assim como outros tantos adolescentes, o esporte ajudou a dar outro rumo em sua vida. “Somente no primeiro ano em que começou a praticar o esporte já consegui emagrecer cerca de 45 quilos, o que contribui para uma mudança radical em sua vida’, disse Moro. Ele comentou que o boxe auxilia não somente na parte física, mas também intelectual, dando-lhe mais disciplina, nas atividades cotidianas, como o respeito a família e da maneira em tratar as pessoas. “Hoje vivo para o boxe e não pretendo largar tão cedo. Tudo que conquistei até agora foi por causa do esporte e no futuro pretendo ajudar a revelar novos talentos”. Devido às conquistas que obteve através do boxe, Gabriel Moro é um dos esportistas gaúchos contemplados com a Bolsa Atleta. “Com esse dinheiro, posso me dedicar ainda mais ao esporte e também auxiliar no orçamento doméstico”, enfatizou Gabriel. Ele ressaltou que uma das metas para 2016 é ingressar na Seleção Brasileira de Box, por já ter conquistado o título na categoria acima de 91 quilos, no campeonato em 2015 e a segunda colocação no pódio, em 2014.
INCENTIVADOR - O treinador e educador social Abílio Mendes inicou seu trabalho em 2002, quando se filiou a confederação gaúcha de pugilismo e já se passado mais de uma década o resultado com a descoberta de novos talentos tem sido algo impressionante. “Um dos primeiros atletas que treinei foi Paulo Eduardo Teixeira, que em 2005 conquistou o título de campeão gaúcho de Box, representando a cidade na categoria 60 kg – leve. Tinha uma possibilidade enorme de seguir no esporte e ser um dos grandes destaques”. Abílio conta que sua vida mudou em 2010, quando iniciou uma nova etapa em sua carreira que foi ingressar no Programa Integrado de Inclusão Social (PIIS). “É um trabalho gratificante, pois as crianças e os adolescentes que fazem parte do programa têm muita garra de vencer as dificuldades. Além disso, eles precisam de carinho, atenção e incentivo”. Abílio comentou que a história de Gabriel Moro tinha tudo para ter outro caminho. Ingressou no boxe, na expectativa de emagrecer e melhorar a autoestima. Ao conquistar esse objetivo, na véspera da primeira competição em um dos golpes durante o treino levou um soco no rosto que resultou no rompimento de um dos tímpanos. Devido a isso teve que permanecer três meses sem lutar. “Após a recuperação, uma das primeiras lutas já consegui um título importante. Mas quando ia se preparar para um outro grande evento do esporte cai de skate e quebra a clavícula, que ocasionou uma licença de mais quatro meses”.
Novas conquistas e a busca de novos colaboradores 
De acordo com o educador social Abílio Mendes, após esse período foi oportuno, pois deu um novo animo ao atleta que na segunda convocação conquistou em Mato Grosso do Sul o título de vice-campeão. Após ter passado pela Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya, agora as aulas de boxe ou interessados em conhecer mais o projeto com o propósito de ajudar com recursos financeiros pode ir até o Ginásio Sílvio Batista, localizado na Vila Osório. “Mesmo com recursos oriundos da Prefeitura, toda a ajuda do empresariado e de apoiadores tem sido importante para dar continuidade a um projeto que revela talentos no esporte e homens de bem na sociedade”.


COACH LISIANE POZZA* 
CREF 12525-G/RS 
NATAÇÃO PARA BEBÊS 
A natação para bebês é uma ambientação do bebê ao meio liquido, onde o exercício estimula todas as partes do corpo, devido a água proporcionar movimentos tridimensionais, onde não há barreiras para se mexer e deixando o corpo do bebê mais leve, pois não tem ação da gravidade. Na faixa etária de 6 meses a 36 meses nadar significa, simplesmente, movimentar braços e pernas com ou sem apoio dos pais, além de pequenos mergulhos. Quanto mais cedo o bebê começa a natação, mais relaxado ele ficará na água e ainda terá alguns reflexos do útero facilitando os mergulhos (criamos estímulos). Nas aulas é fundamental a presença de um adulto responsável pelo bebê (preferência pai ou mãe), pois ajuda a terem confiança e a estreitar laços de carinho, e um professor especializado (para orientar as atividades com segurança). Com aulas regulares o bebê tem seu desenvolvimento psicomotor estimulado. Os mergulhos são feitos apenas após o bebê estar adaptado ao meio liquido, o bebê pode tossir, chorar, mas os pais e professor vão demonstrar com gestos e palavras de carinho de que ele foi bem e assim se sentir cada vez mais à vontade. Cada exercício proposto é trabalhado de forma lúdica e cada conquista é comemorada com “festa” e recompensa (um abraço, um beijo). Não há contra indicação fisiológica para o início das atividades na água. Atualmente, os bebês começam a frequentar as aulas de natação já a partir do segundo mês de idade. Mas é necessária a autorização do médico pediatra e principalmente que seja a vontade dos pais iniciar o quanto antes as atividades aquáticas. Temos que observar sempre quando começar, sendo o ideal para o bebê iniciar no verão, pois assim a imunidade aumenta e o deixa preparado para passar o inverno sem ter que interromper as aulas.
Alguns benefícios da natação para os bebês: 
- melhora a coordenação; - aumenta a resistência cárdio-respiratória; - desenvolve noção de espaço e tempo; - estimula o apetite; - melhora a qualidade do sono; - ajuda a prevenir várias doenças respiratórias; - melhora a agilidade para engatinhar, sentar, andar e correr; - faz o coração bater mais rápido e a sua respiração aumenta, fortalecendo-o; - a aula é divertida e proporciona momentos de felicidade dentro da água. Até os 3 anos, as aulas tem duração de 30 minutos, sendo o bebê acompanhado da mãe ou do pai. A temperatura da água fica em torno de 32 graus, ideal para esta faixa etária. Na FitFlex temos opção para bebês de 6 a 24 meses pela manhã (10h45) e a noite (20h30); e de 24 a 36 meses a tarde (17h45). Venha experimentar esta delicia de aula e ter momentos inesquecíveis com seu bebê!

Marina Goltz assume a Delegacia de Esteio 
A POSSE DA NOVA titular contou 
com a participação de representantes
da comunidade 
Representantes de diversos segmentos da comunidade participaram na tarde do dia 14 de dezembro, da posse da nova titular da Delegacia de Polícia de Esteio, Marina Ver Goltz que foi realizado no auditório da Acise. Em seu breve discurso, Marina falou que apesar de pouco tempo de ter trabalhado na Delegacia local, no posto de atendimento a mulher, conseguiu ter uma afinidade com os munícipes. “É uma cidade excelente para executar as funções como delegada e um dos principais focos que pretendo fazer é combater a criminalidade, em especial a assaltos, furtos, violência doméstica e tráfico de drogas”, disse Marina. Ela salientou ainda que outra medida que pretende ser tomada são as operações policiais que contribuem ainda mais para dar segurança a comunidade. Segundo o delegado regional, Fernando Soares, a posse da nova delegada está ocorrendo num momento importante para a Polícia Civil, pois alguns profissionais estão ocupando cargos, através de seus méritos. “As mudanças também são expressivas no poder público, pois dá uma oxigenação e oferece condições para que os servidores incentivem ainda mais a trabalhar”, destacou Soares.
AÇÕES - Fernando Soares ressaltou que o bom trabalho desenvolvido pela corporação são desenvolvidos por policiais civis comprometidos com a integralidade das pessoas. “Somente em 2015, a Polícia Civil realizou aproximadamente 100 operações, que resultou em cerca de 700 presos, além de drogas, armas e munições”, informou o delegado Soares. O chefe do Executivo Municipal, Gilmar Rinaldi enfatizou que a nova delegada trouxe consigo experiências obtidas no trabalho em Sapucaia do Sul e Canoas irá colocar em prática junto com os demais funcionários da DP esteiense. “A parceria com o Poder Público, Judiciário e o empresariado local tende a reduzir a criminalidade”. Marina Goltz já este atuando na Delegacia esteiense onde esteve a frente por um período no posto de atendimento à mulher.


Caminhão furtado é recuperado
O caminhão havia sido furtado na cidade vizinha de Canoas
Policiais militares do 34º BPM efetuaram a prisão de dois indivíduos, com 28 e 36 anos. O fato aconteceu no dia 09 de dezembro, por volta das 12h40, no bairro Três Portos. De acordo com informações, os brigadianos receberam o alerta de que um caminhão estaria sido furtado na cidade de Canoas e que o proprietário estaria seguindo o veículo até o bairro. Diante das características, os PMs encontram um caminhão e próximo haviam dois homens em atitude suspeita. Ao perceberam a presença da Brigada, ambos tentaram sair correndo, mas foram alcançados após alguns metros. Após serem detidos, a dupla foi levada para o Hospital São Camilo para exame de lesão e em seguida para a Delegacia de Polícia, onde foi lavrado a prisão em flagrante pelo delito de furto qualificado. O caminhão foi recolhido ao depósito do Detran da cidade.


Homem é detido no bairro Liberdade
O indivíduo possuía um mandato de prisão
Um homem de 29 anos foi preso na tarde do dia 10 de dezembro, em uma rua do bairro Liberdade. Segundo informações, por volta das 15h30, o indivíduo trafegava pela via, quando foi abordado por uma guarnição, pois estava em atitude suspeita e ao verificar o nome junto ao sistema prisional foi detectado que encontrava-se em seu nome um mandato de prisão. A guarnição levou o suspeito a DP do município, onde prestou esclarecimento.


Suspeito é capturado no Primavera
Um dos PMs que ajudaram na prisão e na recuperação da bicicleta
Uma guarnição do 34º BPM de Esteio efetuou a prisão de um homem de 26 anos, no bairro Primavera. O fato aconteceu no dia 14 de dezembro, por volta das 16 horas. Conforme informações, durante um patrulhamento pelas ruas da localidade, os PMs foram comunicados que um indivíduo havia roubado uma bicicleta a motor no bairro. Após percorrer algumas ruas, os brigadianos encontraram o suspeito com o objeto roubado. Os policiais prenderam e levaram o homem para prestar esclarecimentos na Delegacia de Polícia da cidade.


JOSÉ NILO CORRÊA ALVES 
Ten Cel QOEM* 
Dia-a-dia na cidade 
No último dia 04 de Dezembro, na Câmara de Vereadores, tivemos a formatura de mais uma turma de alunos de nosso município submetidos aos ensinamentos do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência). Durante todo o semestre, aproximadamente 500 alunos das quintas séries do ensino fundamental de escolas municipais, estaduais e particulares tiveram um encontro semanal com um policial militar devidamente habilitado para a função, um policial chamado “proerdiano” que, por possuir um perfil adequado, recebeu treinamento específico para frequentar o interior das salas de aula onde, com o acompanhamento dos professores regulares, deu conselhos, alertas e explicações sobre os malefícios do envolvimento com drogas e situações violentas, além de procurar despertar e incentivar a auto-estima entre os jovens. Na realidade, este programa social, o principal da Corporação Brigada Militar, começou a ser executado em nosso Estado em 1998 (em Esteio iniciou-se em 2000, completando em 2015 quinze anos de atividades) e traz um modelo importado dos Estados Unidos. É antes de mais nada uma ação de prevenção primária que visa preparar a juventude para encarar as tentações quando estas se apresentarem, dizendo não à pressão dos grupos e até aos amigos mal intencionados. O PROERD é uma pequena contribuição da Brigada Militar para que as novas gerações tenham melhores condições de desenvolverem-se de forma sadia, dando origem a cidadãos honestos e produtivos. No entanto, a família e a escola são atores importantíssimos neste processo e, acompanhando seus filhos e alunos, sempre atentos a sinais de desvios, estarão contribuindo para que uma sociedade melhor se apresente no futuro. A Polícia fará a sua parte, seja ela preventiva ou repressiva, mas cabe a todos nós a consciência de que os exemplos arrastam e a presença constante na vida destes adolescentes é imprescindível e faz toda a diferença. Até a próxima.
Comandante do 34º BPM

Nenhum comentário:

Postar um comentário