quinta-feira, 28 de abril de 2016

EDIÇÃO 2018

Museu Histórico Destaque irá sediar reunião sobre museus da região 
Será realizado no dia 12 de maio, a reunião ordinária da 1ª Região Museológica/SEM RS. O evento tem início a partir das 14 horas, na sede do Museu Histórico Destaque. Na oportunidade serão tratadas atividades relacionadas a Semana Internacional dos Museus, bem como o lançamento do III Salão Científico Artístico Cultural. O espaço cultural fica localizado na Rua Theodomiro Porto da Fonseca, 134, São Sebastião. Mais informações pelo telefone 3473-1712 ou pelo endereço eletrônico jdestaque@terra.com.br.

UMA COMITIVA ESTEVE também visitando as melhorias no arroio Sapucaia, em relação aos alagamentos no bairro Liberdade, bem como os investimentos no Loteamento Pôr-do-sol
Recuperação dos prédios do Seminário Claretiano em ritmo acelerado
A comitiva pode verificar alguns ajustes da obra no complexo
O diretor do Jornal Destaque, Miguel Luz esteve conhecendo o andamento das obras de revitalização do complexo do Seminário Claretiano. O passeio aconteceu na tarde do dia 20 de abril, acompanhado da secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Joceane Gasparetto e o titular da pasta de Comunicação Social, Luiz Damasceno. A comitiva era formada ainda pelo coordenador dos Direitos Humanos do município, Jauri Machado e responsável pela Guarda Municipal, Assis Brasil Marin. Na oportunidade, Joceane explicou a Miguel luz sobre as ações que já foram feitas em um dos prédios, como a instalação da infraestrutura da secretaria municipal de Segurança e Mobilidade, bem como da capela e outras benfeitorias. “Algo que já vinha sendo tratado há algum tempo era o cercamento da área que já está em fase de conclusão e em seguida o paisagismo. A ideia é que o local se torne um espaço de convivência de toda a comunidade e também um ponto turístico na cidade”, disse Joceane. Ela comentou que para a recuperação do Seminário Claretiano, os recursos oriundos da União foram importantes para preservar uma das principais referências históricas do município. “Esteio se tornou nos últimos dois anos um grande canteiro de obras, que trará num futuro próximo benefícios para a comunidade”. Miguel ficou impressionado com o trabalho que vem sendo realizado no Seminário Claretiano, no que tange a recuperação e restauração do espaço. “Após o término do restauro será um local de visitação e contemplação da sociedade”.
Novos investimentos no Loteamento Pôr-do-sol
Espaço de cultura e lazer estão sendo feitos na região próximo a Avenida Brasil
Nas proximidades da Avenida Brasil, em frente ao Loteamento Pôr-do- Sol, a comitiva esteve conhecendo as obras que está saindo no final da Rua Rio Grande, como a construção de um ginásio, centro de referência de assistência social e até um estúdio público de música. Num outro espaço da área será uma cineteatro, com aproximadamente 200 lugares, sala de informática e biblioteca. “Esses recursos são oriundos do Governo Federal, que está oportunizando mudar a realidade dessa região da cidade que jamais havia sido observada por gestões anteriores”. Joceane frisou ainda que está sendo construída uma quadra de vôlei de praia, nos fundos do prédio do Centro Comunitário.
‘Esteio superando as enchentes’ muda cotidiano no Liberdade
As máquinas estão trabalhando para limpar e dessassoriar o arroio Sapucaia
Além da visita no Seminário Claretiano, Joceane levou a comitiva para conhecer as obras que estão sendo feitas para resolver os alagamentos. A medida faz parte do programa ‘Esteio Superando as Enchentes’. Joceane explicou que o problema das enchentes em Esteio envolve cidades ao redor como Canoas, através do arroio Guajuviras. “Para evitar que a força da água invada a Vila Nova, devido a velocidade que deságua no arroio Sapucaia, um trecho da Avenida Brasil foi construído mais elevado como forma de diminuir o impacto na localidade”. Ela disse ainda que o arroio Sapucaia está sendo alargado e dessassoriado para a colocação de taludes, pelo menos no trecho entre a rótula da Avenida Brasil até a Presidente Vargas.


O PRESIDENTE DA ENTIDADE falou sobre os estudos que vem sendo feito 
para reduzir com essa situação 
Alagamento na cidade é questionado 
pela Subseção da OAB
Nos últimos alagamentos, o bairro Novo Esteio foi um dos mais atingidos
O presidente da Subseção da Ordem dos Advogados de Esteio (OAB), Higidio Dassi utilizou a Tribuna Democrática na Câmara de Vereadores, na noite do dia 12 de abril. O assunto abordado foi a mancha de inundação na parte baixa da Bacia do Rio dos Sinos. Segundo Higidio, o que motivou a fazer uso do espaço no Legislativo foi em relação há algumas atitudes que vem sendo tomadas para a aprovação do Projeto de Lei para a instalação do Loteamento Industrial. “É uma ação que precisa ser discutida com as pessoas que residem no bairro mais próximo ao empreendimento e também em outras localidades no município. O Loteamento irá movimentar a infraestrutura da cidade e região”, comentou Dassi. Ele ressaltou que um dos pontos do projeto que precisa ter uma analise mais apurada é relacionada ao tamanho dos lotes, que tinham algumas ressalvas. “A OAB não é contra o desenvolvimento da cidade, mas que ocorra de maneira ordenada, pois o local que pretendem instalar as empresas faz parte de uma região alagadiça próximo ao Rio dos Sinos”.
CONSELHOS - Higidio falou ainda que os conselhos municipais, em especial neste caso, do Desenvolvimento Urbano é fundamental, pois os conselheiros estão aptos a analisar os documentos e projetos e somente após sua aprovação pode ser dado andamento do Projeto de Lei. “Por ser uma entidade de extrema importância, por isso que o Legislativo deve estar atento e fazer sua parte evitando problemas no futuro”. O presidente da Subseção esteiense frisou aos vereadores e a comunidade precisam ter conhecimento de um relatório que desenvolvido por promotores do Ministério Público de São Leopoldo, em parceria com o Comitesinos sobre a questão da bacia do Rio dos Sinos. “Devemos respeitar as opiniões e também e os fundamentos técnicos”.

Sociedade Estrela ganha mais espaço
As novas instalações do espaço foi inaugurado recentemente no Santo Inácio
Os vereadores aprovaram o Projeto de Lei (PL) que autoriza o Executivo Municipal a desafetar e conceder o uso de área de terras em prol da Sociedade Esportiva, Recreativa, Cultural Beneficente Estrela. Um dos principais objetivos da medida é para a realização do projeto ‘Sociedade Estrela vencendo barreiras e construindo sonhos’, que tem por finalidade oferecer atividades gratuitas como oficinas de futebol, para aproximadamente 300 crianças e adolescentes. A maioria dos integrantes do projeto residem em regiões da cidade que encontram-se em situação de vulnerabilidade social. O campo do Estrela também é utilizado nas disputas dos jogos do campeonato municipal de futebol de campo, promovido pela Liga Esteiense de Futebol de Campo (LEFC). O local é usado por equipes de futebol de outras cidades da Região Metropolitana. O prazo de concessão é de 20 anos podendo ser renovado por igual período, se for interesse do Município. Fica sob a responsabilidade da Sociedade Estrela garantir a conservação do salão de eventos, vestiários e banheiros, que será utilizado pela diretoria e diferentes públicos. Em março deste ano, através de uma emenda parlamentar do deputado federal Giovane Cherini, foi inaugurado o novo espaço para os atletas e direção da entidade, localizada nas proximidades da Avenida João Frainer, no bairro Santo Inácio.


O REAJUSTE é de aproximadamente 10%, mas divididos em duas parcelas, 
sendo uma para maio e a outra para setembro 
Revisão salarial dos servidores municipais 
é aprovada pelo Legislativo
Foram contemplados os servidores do Executivo, Legislativo e conselheiros tutelares
Por unanimidade, os vereadores de Esteio aprovaram no início do mês de abril, em sessão extraordinária sem remuneração, o projeto de iniciativa do Executivo, concedendo revisão geral para todos os servidores municipais da administração direta.  O reajuste, que vai valer a partir de 01 de maio, será de 6%. Em setembro, outros 4,88% serão acrescidos dos salários da classe. Conforme o texto, os conselheiros tutelares  receberão os mesmos percentuais dos servidores. A bolsa auxílio dos estagiários também sofrerá um acréscimo de 6% a partir da mesma data e, em setembro, mais 4,88%. Durante a discussão do projeto, acompanhada por alguns servidores, os vereadores Jaime da Rosa, Beatriz Lopes, Jaime da Rosa, Rafael Figliero, Felipe Costella e Harri Zanoni defenderam a necessidade de participação mais efetiva do Sindicato dos Servidores Municipais de Esteio (Sisme), na proposta do reajuste. Segundo os vereadores,  melhores salários devem ser negociados entre o sindicato e o Executivo antes de chegar ao Legislativo para votação. Na oportunidade, foram aprovados os projetos de revisão nos subsídios do prefeito, vice e secretários, com índices e datas iguais as dos  servidores.  Já para os vereadores, que podem receber até 40% do teto do deputado estadual, a revisão geral anual será de 8,84%, que compreende a média acumulada dos últimos dez meses (de maio de 2015 a fevereiro de 2016), conforme os índices inflacionários do IGP-M, INPC e IPC-A.  O mesmo cálculo - 8,84%  - receberão os todos os servidores da Câmara, inclusive a bolsa auxílio dos estagiários, a partir deste mês. Os reajustes foram concedidos nesta data  em função das restrições do período eleitoral.


Madelu Taffarel teve vivências
importantes em sua vida
MADELU TAFFAREL integra uma geração que lutou pela democracia e quebrou paradigmas 
Uma mulher que rompeu barreiras e desafiou os costumes da época
Em mais de 70 anos de vida, Madelu Taffarel tem muitas histórias para contar, desde sua trajetória, como também da família que teve uma representatividade expressiva no Município. Nascida em São Leopoldo, no Hospital Centenário, Madelu veio para então Vila de Esteio, que pertencia a cidade capilé aos três meses se tornando uma esteiense de coração. A infância, viveu com a família na Rua Gravataí, numa época que havia somente três casas. “Só havia campo e maricás ao redor. Podia-se brincar e ser feliz com tranquilidade”, disse Madelu. Sua vida escolar teve início na Escola São José, em São Leopoldo, mantida pelas irmãs franciscanas. Lá estudou a 1ª a 4ª série. Depois foi transferida para o Grupo Escolar Visconde de São Leopoldo, onde concluiu a 5ª série. “Já o antigo ginásio e o curso de Magistério foram realizados na Escola Maria Auxiliadora, em Canoas”. Inquieta e sempre em busca de respostas para alguns fatos resolveu prestar vestibular para Filosofia, na Unisinos. “Está em mim o fato de questionar e por consequência fazer as pessoas pensarem, com o propósito de verificar a vida com outro olhar”.
CASAMENTO - Quando alcançou a metade do curso, em 15 de fevereiro de 1962, casa-se com Marvile Taffarel. Por ele estar estudando na UFRGS, Madelu resolve pedir transferência e ficar mais perto de seu amor. Mas em junho de 1964, dois momentos distintos mudam o rumo da sua vida. “Nesse período, em função da ditadura militar, as escolas de Filosofia no país foram fechadas e não pode concluir o curso, bem como também por estar envolvida com a gestação e o nascimento de sua primeira filha”.

Política se aprende em casa e faz parte da educação
Madelu e o marido Marville junto com a família
O gosto por questões políticas foi algo que desde jovem era assunto debatido dentro de casa. Madelu comentou que o motivo principal era que seu pai Galvany Dornelles Guedes estava envolvido nesse meio. “Me recordo que tínhamos que acompanhar as sessões ordinárias na Câmara de Vereadores de São Leopoldo, pois Esteio era distrito do município capilé. Os políticos, na época não recebiam salário e faziam o trabalho por amor”, disse Madelu. Ela comentou que seu pai foi o segundo prefeito da recém emancipada Vila de Esteio entre 1959-1963. “Um dos seus sonhos se tornou realidade que foi a construção do Hospital São Camilo, pois as pessoas que precisam de atendimento médico na cidade tinham que se deslocar para São Leopoldo, no Centenário. Inclusive meu pai chegou em várias oportunidades levar pacientes em seu carro”, explicou Madelu. Durante sua trajetória no Executivo, Madelu falou que as conversas em família, além da questão de um hospital em Esteio, outro meta de Galvany era dar um destaque na questão educacional para as crianças que residem na localidade. “Em sua gestão como administrador público chegou a construir e inaugurar pelo menos cinco estabelecimentos de ensino que encontram-se em atividade até os dias atuais. Um legado deixado para a comunidade e as futuras gerações”.
Solidariedade e a missão de ajudar ao próximo 
Paralelamente a vida pessoal e profissional, Madelu Taffarel tem outra atividade significativa. Trata-se em ajudar aqueles mais necessitados. Uma das primeiras atividades nesse segmento foi ingressar como integrante do Conselho Municipal de Assistência Social do município. “Em função disso foi convidada para atuar na pasta desse mesmo setor, nas gestões dos prefeitos Enéas Buscari e Juan Pio Germano”. Ela ressaltou que devido ao trabalho em ajudar os mais necessitados foi convidada pelo então presidente da APAE, Adival Soares para ingressar na entidade e trabalhar no setor administrativo. “Foi uma paixão a primeira vista e trabalho até hoje, onde ocupo o cargo de vice-presidente. Ter contato com essas crianças é algo especial, pelo carinho e honestidade que transmitem”.
Educação em outros tempos 
Por um determinado período Madelu Taffarel trabalhou também em alguns estabelecimentos de ensino na cidade. Nesta época, quem estava no comando do país eram os militares, o que ocasionou a ditadura. A governança permaneceu por quase de duas décadas. Ela contou que nesse período, em função de sua personalidade ousada e por ser questionadora, chegou a ser perseguida por agentes da polícia secreta, ao caminhar pelo Centro. “Apesar disso, nunca me intimidei. Pelo contrário, sempre lutava pelos ideiais”. Madelu frisou ainda que neste período era proibido professores conversarem nos corredores da instituição, devido ao regime militar que imperava no país.


Mãe Dalva de Xapanã
EM MAIS DE DUAS DÉCADAS, o ato religioso oportunizou as pessoas fazerem pedidos e agradecimentos ao santo guerreiro 
Procissão em homenagem a São Jorge reúne 
fiéis em Esteio 
A 22ª edição da procissão de São Jorge, em Esteio foi realizada na tarde do dia 23 de abril. O evento foi organizado pelo Centro de Matriz Africana Mãe Dalva de Xapanã. A saída da procissão aconteceu por volta das 17 horas, defronte ao prédio da prefeitura, situada na Rua Engenheiro Henner de Souza Nunes. Enquanto uma imagem do santo guerreiro foi no alto do caminhão do Corpo de Bombeiros, num outro momento da procissão, homens vestidos com as cores levaram o São Jorge no andor. Fiéis dos centros de religião afro de Esteio, Sapucaia do Sul e Canoas participaram do ato, bem como religiosos da igreja católica da região. Também prestigiaram a carreata cavalarianos do município. Segundo mãe Dalva de Xapanã, apesar das mudanças bruscas do clima, a caminhada religiosa ocorreu dentro da normalidade e num clima de respeito e harmonia. “É um momento especial para todos, em especial dedico uma bênção especial para a cidade e aos moradores”. Há três anos participando da procissão, o representante do Conselho Estadual dos Povos de Terreiro, pai Jones falou que está satisfeito com a presença de um público expressivo na procissão e na festa na casa de religião. Para o presidente municipal do Povo de Terreiro e de Matriz Africana, Jauri Machado são mais de duas décadas de festejos em homenagem a São Jorge e a cada ano tem uma adesão expressiva de público. “Isso demonstra que as pessoas estão buscando resgatar em família a religiosidade, com o propósito de tornar as pessoas mais amorosas”, destacou Machado.
FESTEJOS - Para marcar o período de homenagens a São Jorge ou Ogum, na religião de matriz africana, o Centro de Mãe Dalva de Xapanã promoveu diversas atividades, alusivas a data. No dia 20 de abril, foi realizado no templo uma palestra sobre alimentação, focada para os seguidores da religião. No dia 21, aconteceu uma feijoada de confraternização, com o objetivo de integrar a comunidade.

Casamento em templo religioso deixa público emocionado
Mãe Dalva de Xapanã conduziu a cerimônia de casamento de Rodrigo e Denise no templo religioso
Uma cerimônia de casamento na umbanda foi um dos destaques da festa em homenagem ao pai Ogum, na casa de Mãe Dalva de Xapanã. O casal Rodrigo e Denise Notari, juntamente com seus familiares participaram do ato religioso. Denise relatou que enquanto Rodrigo está há sete anos na religião, ela está há cinco, a iniciativa de casar no dia de são Jorge foi um presente da dona do espaço. “Posso considerar um dos dias mais bonitos e felizes de minha vida e agora do casal na religião. Está sendo um sonho que se tornou realidade”. A solenidade de casamento já havia ocorrido em outros momentos no templo religioso de matriz africana.


LORI EMANOELA DA SILVA 
Caminhando... 
As atitudes humanas estão sempre revelando as diferentes intenções de nossas propostas de vida; cabe a cada um rever e reconhecer de fato o que seja conveniente para sua existência, desde que, esta postura tenha condições de desenvolver-se de tal maneira que não possa prejudicar o seu semelhante.  Ora, veja da seguinte forma, estamos todos no mesmo padrão por estarmos na mesma dimensão, certo? Mas isso não quer dizer que estejamos na mesma sintonia vibracional, portanto, sejamos capazes de discernir nossas escolhas e nossas posturas e intenções. Aquilo que incomoda profundamente, não foi resolvido internamente, e causa transtorno e indignação fazendo com que seus pensamentos dominem de tal forma que cristalizam no corpo físico causando enfermidades. Ante as diferentes maneiras de resolver as coisas em suas vidas repare na única pessoa capaz de mudar sua existência...Você mesmo! Sejamos claros como a água do rio, límpidos na alma para que tudo em nossa volta seja pleno. Pare de julgar e criticar observe-se atentamente, quando estamos em uma estrada caminhando, encontramos muitas pegadas, e também deixamos as nossas, e no final do caminho encontramos todos que foram na mesma direção. Abraço fraterno toda bênção!


EM SEU PRIMEIRO TRABALHO, Guilherme Sanchez aborda temas como histórias 
de amor com inspiração a jogos de RPG 
Escritor esteiense lança sua 
primeira obra literária
Guilherme Sanchez autografando seu primeiro livro
Um novo talento nas letras está surgindo na região. Trata-se de Guilherme Sanchez Cardoso que lançou recentemente seu primeiro livro “A Herança”. Ele relatou que a obra tem um elo com uma saga que a principio contará com uma coletânea de dez livros, intitulado “O Cavaleiro”. “É um livro de ficção que passa num período medieval, onde trata-se de cavaleiros, guerras, criaturas fantásticas, entre outros. Outro ponto forte do livro é a questão de lealdade, bravura, coragem, amor e irmandade”, explicou o criador do livro. Guilherme frisou que por estar vivendo numa época onde a literatura perdeu o sentindo, a proposta do livro é encantar e passar uma mensagem de conhecimento e incentivar as pessoas sonharem. “O cavaleiro é uma forma lúdica de trazer isso de volta e enaltecer que nada é impossível”. O escritor explicou que a ideia em escrever a trilogia surgiu há nove anos, quando tinha 16 anos e estava passeando na casa de familiares que residem na cidade de Santana do Livramento. “Meus pais e avós tinham saído e com um papel e caneta comecei a história, inspirado em alguns jogos de RPG, pois gosto muito dessa temática”, enfatizou Sanchez. Ele ressaltou que no período em que a família esteve fora, teve a oportunidade de escrever o primeiro capítulo chamado ‘Um novo nome, um novo herói’.
INCETIVADORES - Em relação a falta de incentivo a literatura no país, Guilherme Sanchez comentou que há muitas pessoas não levam fé em seu trabalho, quando diz que está escrevendo um livro. “Uma das pessoas que me deu apoio foi a família, em especial minha mãe, que sempre me fazia sonhar, principalmente quando fosse fazer o lançamento. A noiva e os amigos também uma participação importante, que gostavam da história, de acordo com a leitura”. Durante o lançamento do livro, Guilherme falou aos convidados que nada é impossível, pois passei quase uma década trabalhando no livro. Ouvi histórias, tais como, brasileiros não podem escrever fantasias e que a obra ficaria somente no papel e não seria publicado. “Muitas portas bateram em minha cara, outros desdenharam meu trabalho e agora estou provando que nada é impossível”.
Os primeiros contatos com as letras 
De acordo com o escritor Guilherme Sanchez, o gosto pela escrita começou ainda na infância, nas primeiras séries do ensino fundamental. Na época já possuía uma habilidade em expor suas ideias através da escrita. “Já na adolescência cheguei a criar blogs, mas em seguida parei, pois observei que meu negócio é criar grandes histórias. Um dos primeiros incentivos foi desenvolver histórias para jogar RPG para os amigos, que deu origem a um dos capítulos do livro”, falou Sanchez. Para Guilherme, entre os autores que inspiram para escrever estão Oliver Cornwell, através de seus romances históricos e sua narrativa detalhista para batalhas e fatos históricos. Além disso, outra influência expressiva foi revistas de RPG como Dragão Brasil e Dragon Slayer, bem como a Marcelo Cassaro.
Criatividade e a falta de apoio aos novos talentos
Na sessão de autógrafos, Guilherme Sanchez foi recebendo elogios pelo trabalho
O jovem escritor enfatizou que não existe muito incentivo para se dedicar as letras. Mas mesmo assim há um grupo de autores, independente da idade que estão produzindo histórias de boa qualidade. “Para atingirmos um patamar é difícil, pois há uma burocracia, tanto financeira, quanto na questão de publicar a obra”. Ele ressaltou que houveram pessoas ligadas a cultura que orientaram para fazer projetos, com o propósito de captar recursos financeiros para a impressão da obra. “Toda a correria ficou somente na promessa, não sou radical, mas trabalho sozinho e não desistirei em prol da literatura”. No que tange a forma de escrever, Guilherme Sanchez relatou que tem um ritual no momento da escrita. “Uma curiosidade é se fechar no quarto, preparar um bom cachimbo e estar na companhia de uma bebida, seja café, chá ou vinho. A música também é fundamental no momento da criação, principalmente uma trilha sonora instrumental. É tapar os ouvidos e deixar a imaginação fluir”.


APESAR DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS, estão ocorrendo ações para coibir 
o avanço do mosquito na cidade 
Combate ao Aedes aegypti mobiliza entidades 
e Exército em Sapucaia
O Exército tem atuado no combate ao mosquito da dengue
Agentes de endemias e soldados estão nas ruas para combater o Aedes aegypti em Sapucaia do Sul. Representantes da secretaria da Saúde e do 18º Batalhão de Infantaria Motorizada uniram forças para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zica vírus e febre chikungunya. Um dos pontos que foi vistoriado foi realizado um bloqueio de transmissão no Centro da cidade, por conta de um caso suspeito de doença no bairro. Todos os imóveis num raio de 150 metros, ao redor do caso suspeito, foram visitados. Nas visitas, agentes e soldados orientaram a população, vistoriaram os pátios e jardins, coletam larvas e eliminam os criadouros de mosquito. Os principais locais onde são encontradas larvas são vasos, potes, lonas, pneus e bromélias. Conforme o titular da pasta de Saúde, José Roberto Pacheco, mais de 400 focos de Aedes aegypti foram encontrados, principalmente no interior de residências. “Até o momento, temos 26 casos notificados suspeitos de dengue, sendo três já confirmados, de moradores dos bairros Valderez, Fortuna e São José. Mais do que nunca precisamos da colaboração da população para combater a proliferação do mosquito, evitando água parada e permitindo a entrada de agentes de endemias em seus pátios”, falou Pacheco.
SUSPEITAS - Segundo o biólogo da Vigilância Ambiental do município, Lucas Milanesi, para cada pessoa suspeita das doenças (dengue, febre chikungunya e zica vírus), a Vigilância em Saúde realiza ações para bloqueio de transmissão, a fim de evitar a multiplicação da doença para população. “Ao longo deste ano, já realizamos 21 bloqueios de transmissão e 38 aplicações de inseticida”, explicou Milanesi. A residência do metalúrgico João Ovídio Teixeira, 54 anos, foi uma das visitadas durante a ação. “Sempre viro potes e seguidamente olho meu pátio para ver se tem água acumulada”, contou Teixeira. Além do Centro, os bairros Capão da Cruz e Lomba da Palmeira passaram pelo bloqueio de transmissão e aplicação de inseticida.


NA RESIDÊNCIA localizada na Rua Rio Grande, no Centro, os policiais encontraram drogas, dinheiro 
Trio é preso por envolvimento com receptação de carros e falsificação de documentos
Na garagem da residência, os PMs encontraram carros de luxo
Dois homens, com idade entre 30 e 43 anos, e uma mulher de 34 anos foram presos por policiais militares, em uma operação que ocorreu nos bairros Centro e Vila Osório. A detenção do trio aconteceu na manhã do dia 12 de abril, em torno das 10h30. O trio é suspeito de estar envolvido pelos delitos de receptação de veículos, adulteração de sinal de identificação, uso de documentos falsos, falsificação de documentos públicos, entre outros. Conforme relato dos policiais que trabalharam na operação, a prisão do trio se deu após uma abordagem a um veículo que se encontrava trafegando pelas ruas do bairro Três Portos/Osório. Durante a revista, foi constatado que o automóvel estava com sinais de identificação alterados e documentos clonados. O motorista relatou aos PM’s que havia comprado em Esteio o carro e conduziu os agentes até a residência situada na Rua Rio Grande, no Centro. Na casa do suposto vendedor do automóvel foi encontrado outros dois veículos, sendo também constatado que os demais haviam sido clonados. Ao fazer entrar na casa, os policiais militares apreenderam vários objetos para a confecção e falsificação de documentos, uma porção de cocaína. Além disso, foi encontrado uma quantia de R$ 4.288,20, em dinheiro e aproximadamente R$ 13.400,00, em cheques. Os suspeitos foram conduzidos a Delegacia de Polícia da cidade, onde foram tomadas as medidas necessárias.



Homem é preso após assaltar pedestre 
no Tamandaré
Um homem de 25 anos foi detido por policiais militares no bairro Tamandaré, na tarde do dia 07 de abril. Conforme a BM, a prisão ocorreu após uma perseguição que iniciou em Canoas até uma casa na localidade. Durante a revista, os PM’s verificaram que o suspeito encontrava-se em prisão domiciliar e estava também por ter sido acusado de assaltar um pedestre na cidade canoense. Após ser feito os tramites, o rapaz foi levado para o DPPA, em Canoas.




Dupla é presa por receptação
A motocicleta havia sido furtada no dia 06
Dois jovens, com idades entre 18 e 19 anos foram presos, por policiais militares do 34º BPM de Esteio, por recepção de veículos. A ação aconteceu no dia 14 de abril, por volta das 8h40, no bairro Osório. De acordo com informações, a prisão se deu após uma abordagem a um condutor de uma motocicleta e o caroneiro, que estavam em atitude suspeita. Durante a verificação foi constatado que o veículo havia sido furtado no dia 06 de abril, no município de Gravataí, conforme registro policial. Os presos foram encaminhados a DP de Esteio, onde prestaram depoimento e em seguida tomadas as medidas cabíveis.


Bairro Vargas registra duas 
ocorrências em uma tarde 
No dia 10 de abril, em menos de três horas, dois delitos foram registrados em Sapucaia do Sul, no bairro Vargas. A prisão ação ocorreu por volta das 12h45, quando os PMs prenderam um homem de 24 anos, na Rua Santa Luzia. Ele havia furtado um botijão de gás de uma residência. O morador, ao verificar o incidente, resolveu acionar uma guarnição e mediante das características do suspeito, após uma ronda pelo bairro encontravam o homem com o objeto recém furtado. Na mesma rua, mas por volta das 15 horas, um rapaz de 26 anos foi capturado por integrantes do Policiamento Motorizado do 33º Batalhão de Polícia Militar (BPM), por tentativa de roubo a estabelecimento comercial. Durante a prisão, o homem portava uma garrucha calibre 36. Em ambos os casos, os indivíduos foram levados ao Serviço de Pronto Atendimento (SPA) e em seguida a 2ª DP, onde foram autuados pelos delitos.


Arma e munição são encontradas com suspeito 
Um jovem de 20 anos foi preso por porte ilegal de arma, na manhã do dia 10 de abril, na Vila Pedreira. A detenção ocorreu por policiais militares do 34º BPM do município. A prisão se deu durante uma abordagem a um indivíduo suspeito. Durante uma revista, foi localizado em um dos bolsos da calça uma pistola calibre 9mm municiada com treze munições. O indivíduo foi preso e encaminhado a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Canoas (DPPA).

 Jovem é detido por tráfico no Parque Amador
A droga estava escondida em um pacote de arroz
Policiais militares do 34º BPM, juntamente com o efetivo do 3º Batalhão de Operações Especiais (BOE) ligada a ‘Operação Avante’ realizaram a prisão de um jovem de 19 anos, por tráfico de entorpecentes. O fato aconteceu no dia 15 de abril, por volta das 20h30, em uma das ruas do bairro Parque Amador. Segundo informações, durante a abordagem em uma residência foi realizada uma operação onde foram encontradas e apreendidas dois tijolos de maconha escondidos em um pacote de arroz, além de uma quantia em dinheiro, no valor de R$ 408,25, que estava em posse do indivíduo. O suspeito foi encaminhado a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Canoas (DPPA), em Canoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário