quinta-feira, 14 de julho de 2016

EDIÇÃO 2028

Furto de plantas na Av. Presidente Vargas 
Apesar do investimento para revitalizar a Avenida Presidente Vargas, muito em função da passagem da Tocha Olímpica e para a instalação dos parquímetros, já é possível observar os primeiros atos de vandalismo. Algumas mudas que foram plantadas, principalmente no trecho entre a Rua Padre Felipe e 24 de Agosto, já foram arrancadas. Quem passa pelo local pode notar que a partir da retirada das mudas ficou um buraco. O que chama a atenção é que próximo a estes locais existem câmeras de videomonitoramento que tem condições de identificar os indivíduos que furtaram as plantas.


Camboim indicando ao secretário de
Obras do município a importância da limpeza
na galeria existente na avenida principal do bairro
Marcas de uma enchente no bairro Novo Esteio 
A SITUAÇÃO DE UMA família do bairro representa o caos que muitos cidadãos da localidade passaram por algumas vezes com a força da água 
Passados um ano da enxurrada que devastou Esteio, moradores do bairro Novo Esteio tem na memória momentos de pavor e de sofrimento o período em que suas residências foram tomadas pela fúria das águas. Um destas foi a família Camboim. Morador há quase quatro décadas na Avenida Celina Kroeff, um das lideranças no bairro, Adão Camboim sofre até hoje com as consequências deixada por esta tragédia. “A força da água foi tamanha que chegou ultrapassar os 80 centímetros dentro de casa, fazendo com que tivéssemos que sair de casa e perder móveis, roupas e até alimentos”, desabafou Camboim. Ele comentou que assim como outros milhares de famílias da cidade tiveram que ter força para se reerguer após esta catástrofe. Camboim frisou que apesar das obras que estão sendo feitas na cidade, assim como a limpeza nas bocas de lobo, ainda não é suficiente para que possamos ficar tranquilo a cada chuva.
DESTRUIÇÃO - Camboim falou que além da enxurrada em 2015, também foi um dos atingidos pela enchente em outubro de 2013, que também lhe causou danos em seu imóvel. “Um dos principais problemas que faz encher a avenida ao lado do Parque Assis Brasil é a rede de esgoto pluvial da Rua Papa Paulo VI não consegue absorver a totalidade da água fazendo com que entre na Maracanã e desembocando na Celina Kroeff”, informou Camboim. Ele frisou que em 22 de março de 2014, registrou o momento em que o chefe do Executivo Municipal, Gilmar Rinaldi, juntamente com o secretário de Obras, José Luiz da Silva, estiveram visitando a região, dando início a limpeza na galeria. “Existem três canos, mas atualmente funciona somente um. Os outros dois continuam entupidos, precisando de manutenção”.
DIQUE NO PARQUE
O Parque Assis Brasil também é atingido com as últimas enxurradas
Em relação a enchente que devastou o bairro Novo Esteio, em julho de 2015 foi devido a falta de manutenção e limpeza, principalmente no arroio Esteio, que fica ao lado do Parque Assis Brasil. Na época, foi assinado um termo de concessão da área atingida pela água para uma empresa ligado ao setor da construção que irá explorar o espaço por um determinado período. Entre as benfeitorias estabelecidas pelo Governo do Estado está a construção de um dique, evitando novos transtornos. Mas por enquanto, nenhuma providência foi tomada para resolver o problema. O problema de alagamentos no Parque já tinha ocorrido em agosto de 2013, após alguns dias de chuva intensa, durante a realização da Expointer, máquinas e expositores tiveram transtornos, devido a invasão da água, que por pouco não ocasionou o cancelamento do evento.


Integrantes do PT/PTB visitam o Jornal Destaque
Joceane Gasparetto e Sandra Silveira
A pré candidata ao Executivo Municipal esteiense, Joceane Gasparetto (PT) esteve realizando uma visita a sede do Jornal Destaque. O encontro ocorreu na manhã do dia 12 de julho, onde ela e uma comitiva foram recepcionados pelo diretor do periódico Miguel Luz. Além da pré- candidata a prefeita, também presente a pré candidata a vice-prefeita, Sandra Beatriz Silveira (PTB), assim como o coordenador da pré- campanha, Rogério Alves. Joceane informou que além do PT e do PTB, se coligarem na proporcional também fazem parte da coligação o Partido Rede Sustentabilidade, PSD, PC do B e PV. A pré-candidata Joceane trabalhou alguns anos em Canoas e por mais de um ano assumiu a secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação. Já a pré-candidata a vice-prefeita, Sandra Silveira foi chefe do Executivo Municipal por um mandato eleito e outro, assumiu a função, devido a renúncia do ex-prefeito Vanderlan Vasconcelos.


LORI EMANOELA DA SILVA 
Tapeçaria universal 
do real viver...
 A vida é algo precioso, mas as pessoas insistem em deixá-la de lado. Cansei dos egos inflados, ameaças, das fofocas, dos ataques, do desrespeito humano que existe entre os seres, da hipocrisia, demagogia e de corações recheados de ardilosas atitudes. O mundo palco temporário para esta experiência não espera nada dos seus coadjuvantes, a não ser a certeza que por algum motivo possam fazer parte da grande tapeçaria universal do real servir. E entre ambições e desmedidos desejos o ser humano esquece-se da sua real e verdadeira essência, passando por cima de valores, de pessoas e coisas. Limitados pelos mais profundos desejos de vingança, poder, e revanches, perdem na poeira do tempo grandes oportunidades de ser feliz..
Abraço fraterno, toda bênção!


Presença de moradores de rua 
na Praça Coração de Maria gera polêmica
Apesar dos investimentos feito na área, a situação dos moradores de rua inibem a visita das pessoas
A utilização da Praça Coração de Maria, localizada na Rua Padre Felipe, no Centro que vem sendo ocupada por moradores em situação de rua à noite foi tema de reunião. O encontro ocorreu no dia 12 de julho, com a participação de integrantes da Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social. Com a presença do secretário de Cidadania e Desenvolvimento Social, Adival Oliveira, os vereadores questionaram as ações que Centro de Referência Especializado à População em Situação de Rua (Centro POP) vêm realizando para minimizar o cenário instalado na praça, recentemente revitalizada com a instalação da academia de saúde. Alguns brinquedos, por exemplo, estão sendo cobertos por lonas para servir de abrigo em dias mais frios. Além disso, a praça, umas das mais tradicionais da cidade, fica impossibilitada de ser usada pelos moradores.  Uma moradora que reside nas imediações relatou que a utilização do local não está sendo possível em função do mau cheiro e fezes. De acordo com o presidente da comissão, Jaime da Rosa, especialmente à noite e nos dias de frio, é preciso intensificar o trabalho de retirada das ruas visando evitar casos de morte por hipotermia. Para o vereador Rafael Figliero, uma das saídas para o problema seria a internação compulsória, em função do uso de drogas e do álcool.  Entretanto, de acordo com o secretário, esta é uma medida que somente o judiciário pode adotar. “Fazemos um trabalho de convencimento”, afirmou o parlamentar. O titular da pasta afirmou ter conhecimento da situação, o Centro POP vem fazendo todo o esforço educacional e humano, oferecendo serviços de acolhida aos moradores, como banho e alimentação, além de encaminhamentos para a rede de atendimento do município que prestam serviços na área de saúde, educação e habitação. “Infelizmente não temos uma casa de abrigagem para acolher estas pessoas. Também não podemos forçar sua saída do local. As praças acabam se tornando para eles o local com menos ‘inconvenientes’. Além disso, muitos não querem sair das ruas ou voltar às suas famílias. Na última semana haviam cinco barracas próximo ao local”, relatou Oliveira. Conforme a integrante da secretaria, Michele Luz, foi feito um levantamento recentemente onde apontou que durante o mês são abordadas cerca de 90 pessoas no município. A comissão vai acompanhar  a situação.


JOSÉ NILO CORRÊA ALVES 
Ten Cel QOEM* 
Dia-a-dia na cidade 
Bullying contra a Brigada 
No último dia 06 de Julho (quarta-feira), na Câmara de Vereadores de Esteio, a Brigada Militar, em conjunto com escolas, promoveu o 1º SIMPÓSIO – UM DIA CONTRA O BULLYING COM A BRIGADA. O objetivo foi abordar essa forma de violência que ocorre principalmente no ambiente escolar, mas não somente ali, e prejudica tanto a vítima a ponto de incapacitar os relacionamentos sociais. Bullying é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia a outra pessoa que não tem a possibilidade ou capacidade de se defender. É concretizado dentro de uma relação desigual de forças ou poder. Divide-se, conforme os estudiosos, em duas categorias: o bullying direto, que é a forma mais comum entre os agressores masculinos, e o bullying indireto, sendo essa a forma mais comum entre mulheres e crianças, tendo como característica o isolamento social da vítima. Em geral, a vítima teme o(a) agressor(a) em razão das ameaças ou mesmo da concretização da violência, física ou sexual. É um problema mundial, podendo ocorrer em praticamente qualquer contexto no qual as pessoas interajam, tais como escola, faculdade/universidade, família, local de trabalho e até entre vizinhos. Há uma tendência dos grupos sociais não admitirem a ocorrência do bullying entre seus integrantes: ou desconhecem o problema ou se negam a enfrentá-lo. Nas escolas, esse tipo de agressão geralmente ocorre em áreas onde a presença ou supervisão de pessoas adultas é mínima ou inexistente. Estão inclusos no bullying os apelidos pejorativos criados para humilhar os colegas. As pessoas que testemunham o bullying, na grande maioria jovens, convivem com a violência e se silenciam em razão de temerem se tornar as “próximas vítimas” do agressor. No espaço escolar, quando não ocorre uma efetiva intervenção contra esta prática nociva, o ambiente fica contaminado e os alunos, sem exceção, são afetados negativamente, experimentando sentimentos de medo e ansiedade. Com a finalidade de atuar na raiz deste problema é que a Brigada Militar tomou a iniciativa de promover tal evento, trazendo para a discussão com o publico escolar profissionais da área de segurança pública, psicologia e assistência social. Toda forma de bullying, por mais inofensivo que pareça, é uma violência e desta forma deve ser tratada e combatida para o bem de todos. Até a próxima.
Comandante do 34º BPM



Ilsa Smigelskas
Ilsa Smigelskas será
 tema de exposição 
na Casa de Cultura 
OS VISITANTES poderão conhecer um pouco 
da vida e da carreira da ex-professora 
Entre os dias 01 a 12 de agosto, será realizado no Museu Histórico de Esteio, que fica nas dependências da Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya, a mostra fotográfica da biografia da ex-professora e ex-vereadora Ilsa Helma Smigelskas. Segundo o filho de Ilsa, Vito Smigelskas, a exposição contará principalmente com fotos que foram divididos em seis momentos especiais da vida da ex-parlamentar. No primeiro momento retrata os familiares e o período de estudante, seguido no segundo ato, que irá retratar a vida de Ilsa como educadora. O terceiro momento da exposição será dedicada ao período em que era vice- diretora e diretora de diversos estabelecimentos de ensino do município. O quarto momento da exposição será reservado para o período em que atuou no Clube de Mães Arco – Íris. Ilsa foi voluntária por décadas e também presidente, onde impulsionou o trabalho do clube de serviço na cidade. O sexto espaço na exposição é dedicado ao período em que foi uma das mulheres que fizeram parte da história do Legislativo Municipal e o sexto momento e último ficou reservado para a artista Ilsa, que escrevia, fazia trabalhos em pintura, em especial o crochê. Militante do PMDB foi eleita na 8ª Legislatura - de 1983 a 1988. Em 1994 a ex-vereadora foi agraciada com o título de Cidadã Esteiense. Professora, Ilsa, ajudou a fundar a então Escola Municipal Vitorina Fabre. Foi professora nas escolas municipais Tamandaré (hoje, Centro Municipal de Educação Básica Clodovino Soares) e Edwiges Fogaça. Foi presidente do Clube de Mãe Arco-Iris e diversas vezes homenageada pela Câmara de Vereadores. Natural de Novo Hamburgo, Ilsa deixa um filho, Vito, treze sobrinhos e quatro irmãos. No mês de julho, completa-se três anos da morte de uma das pioneiras na cidade.

Gilmar Rinaldi e Luiz Damasceno recebendo
o prêmio, em Porto Alegre
Secretaria de Comunicação Social de Esteio ganha prêmio 
DISTINÇÃO FOI concebida pela página que a pasta mantém nas redes sociais 
“Me ajuda, Gabi Net!”. Diariamente, a equipe da secretaria de Comunicação Social recebe várias mensagens com este texto via Facebook. O sucesso do projeto do perfil da Prefeitura de Esteio na rede social, a Gabi Net Esteio, foi reconhecido com o primeiro lugar na categoria Comunicação Social. no 1º Prêmio Boas Práticas da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). O reconhecimento foi entregue ao prefeito, Gilmar Rinaldi, e ao titular da SMCS, Luiz Damasceno Jr., no dia 07 de julho. De acordo com a Famurs, o objetivo do prêmio é estimular o intercâmbio e a troca de experiência nos municípios gaúchos, respeitando a diversidade local. Para a avaliação, foram considerados critérios como inovação, criatividade, replicabilidade, sustentabilidade, perenidade e impacto social. Concorreram, no total, 202 projetos, de 117 prefeituras, em 11 categorias.  A Gabi Net é um dos canais de interação oferecido pela Prefeitura para contato direto entre a população e a Administração Municipal. Personagem digital criada em 2015 pela secretaria de Comunicação Social, facilita o diálogo entre o poder público municipal e cidadãos conectados ao Facebook, amplia o alcance da Página oficial (fanpage) da Administração Municipal nas redes sociais e atua no encaminhamento de demandas da cidadania.
LINGUAGEM - Com linguagem e personalidade própria, está sempre disposta a ajudar e dialogar. Ela atende todos os tipos de demandas relacionadas a serviços públicos. Atuando em conjunto à Ouvidoria da Prefeitura, recebe solicitações por Facebook e envia protocolos para consulta do andamento dos pedidos. A Gabi Net também repassa informações de utilidade pública que não caberiam na linha de comunicação da Página Institucional. A Gabi Net consolidou-se como um serviço essencial para uma comunicação mais efetiva entre a Administração Municipal e os contribuintes. Os contatos feitos pelo perfil auxiliaram, também, a compreender melhor alguns problemas da cidade, antecipando crises e permitindo uma resposta ágil do Executivo a demandas da população.


Gilmar foi empossado como 3º vice-presidente
Chefe do Executivo esteiense é empossado 
como terceiro 
vice-presidente 
na Famurs 
O chefe do Executivo Municipal Gilmar Rinaldi foi empossado no dia 08 de julho, como 3º vice-presidente da Famurs, para a gestão 2016/2017. O ato ocorreu em Porto Alegre.  Dentro da atuação na integração de Esteio com as cidades da região, Gilmar também é, atualmente, presidente do Consórcio Público de Saneamento Básico da Bacia Hidrográfica do Rio do Sinos (Pró-Sinos). Entre 2013 e 2014, Rinaldi esteve a frente da Associação de Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal). A Famurs é composta por 27 associações regionais e representa todas as 497 cidades gaúchas, reunindo prefeitos, vice-prefeitos, secretários, técnicos e órgãos da gestão pública municipal. Tem, entre seus objetivos, o combate a centralização de poder e de recursos na União e no Estado, além de prestar assessoramento e qualificação dos gestores.


Motoristas e pedestres precisam ter
cuidado nos cruzamentos de Esteio 
A COLOCAÇÃO de sinaleiras nestes pontos da cidade podem ajudar 
a diminuir o número de acidentes 
O trânsito em Esteio mudou muito nos últimos anos, acompanhando o crescimento populacional da cidade. Com isso, alguns problemas também surgiram com o desenvolvimento. Um dos principais motivos é os constantes acidentes que acontece nos mais importantes cruzamentos, nos mais variados pontos do município. Conforme a Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (SMSMU), não há previsão, neste momento, de instalação de sinaleiras nos locais citados. Foi iniciado um levantamento para verificar a necessidade de instalação de um semáforo na esquina da Rua 24 de Agosto com a Rua La Salle, ponto que tem apresentado um acréscimo de tráfego, especialmente nos horários de pico.

Rua 24 de Agosto com a Dona Isabel 
É um ponto de grande circulação, devido a existência de comércios, principalmente à noite. Por ser uma rota de fuga, nos horário de pico, alguns motoristas e pedestres devem ficar atentos.


24 de Agosto com 
a Rua Pelotas 
Por ficar localizada numa região próxima a locais gastronômicos e por ser uma área residencial, em determinados horários é praticamente impossível passar pelo local.


24 de Agosto com a R. Manoel Serafim 
Apesar de ficar próximo a novos empreendimentos imobiliários, nos últimos tempos, houve um aumento de passagem de carros. Pedestres e ciclistas precisam ficar em alerta para não cometer infração mais grave.




Salgado Filho com a Fernando Ferrari 
Devido a localização, a concentração de automóveis é intensa, inclusive nos horários de pico, de manhã e no final da noite. Nas proximidades há uma escola, empresas e residências, além de empreendimentos comerciais grandes.



Av. Padre Claret com a Novo Hamburgo 
Por ser uma via de grande movimento, neste trecho, a passagem de automóveis e também de pedestres é grande. Além disso é uma avenida movimentada, também por estar próximo a escolas.

SUZANA JABONSKI* 
Aposentadoria com base
na nova regra 85 e 95 
O Congresso Nacional aprovou no ano de 2015 as novas regras para aposentadoria, a chamada fórmula 85 e 95. Ocorre que essas novas regras ainda provocam muitas dúvidas nos segurados. Muitos segurados nos procuram preocupados se com base na nova regras os seus planos de aposentadoria  foram por água abaixo depois da fórmula 85/95?  Vale esclarecer que as regras antigas continuam válidas e o segurado poderá optar por aquela que for mais vantajosa, por isso  não há motivo para preocupação. A nova fórmula é uma alternativa ao fator previdenciário, o segurado que atender essas regras vai se aposentar com a aposentadoria integral, sem ter a aplicação do fator previdenciário que reduz em regra o valor do salário do benefício.  A regra 85/95 é soma de idade da pessoa e do tempo de contribuição dela para o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), sendo 85 pontos para as mulheres, e 95 pontos para os homens. Esta regra surgiu para servir de opção aos segurados que estão descontentes com a perda causada pelo fator previdenciário e desejam obter uma aposentadoria sem abatimentos causados pelo fator previdenciário. Para se enquadrar nela, o homem precisa ter no mínimo o tempo de contribuição de 35 anos e a mulher de 30 anos. Esta fórmula é aplicada somente nas aposentadorias por tempo de contribuição, ela não é aplicada na aposentadoria por idade, que continua sendo como sempre foi.  Também é válido esclarecer que a pontuação mínima para homens e mulheres mudará a cada dois anos, a fim de se poder receber 100% do benefício de aposentadoria. Observe agora como será no decorrer dos próximos anos: 2015 a 2018: 85 para mulheres / 95 para homens; 2019 a 2020: 86 (mulheres) / 96 (homens); 2021 a 2022: 87 (mulheres) / 97 (homens);2023 a 2024: 88 (mulheres) / 98 (homens); 2025 a2026: 89 (mulheres) / 99 (homens); 2027: 90 (mulheres) / 100 (homens).  Na regra 85/95 pontos não existe idade  mínima para aposentadoria por tempo de contribuição no INSS. O que é exigido para esse tipo de aposentadoria é o tempo mínimo de contribuição, de 30 anos para mulheres e de 35 anos para homens. Por fim, conforme amplamente divulgado na imprensa nos últimos dias, o Governo estuda uma maneira de alterar a idade mínima para aposentadoria, com isso o segurado teria que trabalhar mais tempo e se aposentar mais tarde, o objetivo é aumentar o número de contribuições para o sistema, e se isso for aprovado teremos mais mudanças nas regras para aposentadoria.
*Advogada OAB/RS 50.687 
Av. Pedro Adams Filho 5114, sala 703, centro Novo Hamburgo - RS CEP: 93410-172
Fone/fax: (51) 3525-0767 http://www.jabonski.com.br


Empossada nova diretoria do 
Rotary Sapucaia do Sul 
REGINA QUADROS será responsável pelo clube de serviço
Jorge Oliveira passou o cargo para Regina Quadros
O Clube Sete de Setembro, em Sapucaia do Sul foi palco para a cerimônia de posse da nova diretoria do Rotary Club do município para o ano 2015/2016. A solenidade ocorreu na noite do dia 05 de julho e contou com a participação de diversos segmentos da comunidade, bem como rotarianos da cidade anfitriã, Esteio, Canoas, Estância Velha, Alvorada, Porto Alegre e São Sebastião do Caí. Na oportunidade foi anunciado o tema que será utilizado durante o ano rotário. Trata-se do slogan ‘Rotary a serviço da Humanidade’. Segundo o presidente Jorge Oliveira, o trabalho e a dedicação de todos os integrantes do clube e também dos voluntários foram importantes neste período. “Além disso, o apoio do distrito ajudou em várias ações organizadas pelo clube. Apesar da crise econômica e política que o país vive conseguimos superar obstáculos e mostrar a força que temos”, disse Oliveira. De acordo com a nova presidente Regina Quadros, é um momento de alegria, pois a satisfação em trabalhar num clube atuante é algo de grandeza. “Fazer parte de um clube, onde mulheres importantes já deixaram seu nome na história e agora integrar ao grupo é emocionante”, comentou Regina. Em seu pronunciamento, Regina informou que as pessoas que fizeram doações no ano passado, ajudaram a muitas famílias carentes do município.


Instalada a Patrulha Escolar no município
Os profissionais de segurança tem o papel de monitorar e coibir ações indevidas em frente às escolas
A pasta de Segurança e Trânsito juntamente com a Guarda Municipal, conta com a Patrulha Escolar, na entrada, saída e intervalos das escolas municipais. Duas viaturas e quatro agentes estão trabalhando na segurança da comunidade escolar.  O comandante da Guarda Municipal, Robson André da Silva Ferraz, explicou que a presença da Patrulha segue um cronograma. Durante a ação, que ocorre na cidade desde o final do mês de junho, os agentes organizam o trânsito de veículos, trabalham na travessia dos estudantes e coíbem o tráfico de droga e ações de violência. À noite, a ação ocorre com uma viatura e uma dupla de guardas, nas oito escolas municipais com EJA. A diretora da escola da escola Vanessa Ceconet, Ivanete Pereira, disse que apesar do estabelecimento de ensino estar localizado em uma avenida movimentada e com faixa de segurança, muitos condutores não respeitam a sinalização e atravessam no lugar. Fora do horário de entrada e saída dos estudantes, as equipes realizam rondas nas proximidades das escolas, mediam conflitos e atendem ocorrências nas escolas da rede pública e privada.


Grupo de dança apresenta espetáculo infantil 
TEMA ESCOLHIDO pelo Gede foi ‘Aladim e a Lâmpada Maravilhosa’
Crianças e adultos puderam se divertir com as apresentações do grupo
Nos dias 05, 06 e 07 de julho, o auditório da Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya sediou o espetáculo infantil ‘Aladim e a Lâmpada Maravilhosa’, organizada pelo Grupo Estilo e Dança de Esteio (GEDE). Em sua 12ª edição, segundo a responsável pelo GEDE, Dulce Leal Machado, nos três turnos em que foi apresentado o show musical, o auditório ficou lotado, inclusive no período da noite, direcionado para o público mais adulto. “A cada evento buscamos sempre novidades e mostrar uma festa de qualidade e para toda a família”, comentou Dulce. Ela informou que estiveram envolvidos na preparação do espetáculo mais de 60 pessoas entre, dançarinos, atores e dubladores. “Tivemos a oportunidade de oferecer condições para que quase duas mil crianças, nos três dias pudessem sonhar e ter momentos de alegria”. A responsável do grupo ressaltou que a produção foi concebida pelos integrantes do grupo, desde a adaptação da história, figurinos, cenários, entre outros. Dulce Leal Machado enfatizou que o Gede surgiu há alguns anos, formado por crianças e adolescentes que residiam no condomínio residencial Morada de Esteio I, mas ao longo dos anos, mais pessoas foram se agregando ao grupo até que tivemos que expandir. “Muitos que iniciaram na dança já estão até casados, constituindo famílias, mas nunca esquecendo do período em que fizeram parte do grupo. Isto é muito gratificante”. Para outubro, Dulce Machado falou que será realizado o espetáculo adulto do GEDE, que neste ano, o tema será o Drácula. A exibição será na Casa de Cultura.


Incêndio destrói prédio no Sial
Prédio funcionava uma empresa que parte era usada como reciclagem
Uma grande cortina de fumaça chamou atenção dos moradores de Sapucaia do Sul e região. O principal motivo foi um incêndio no prédio de uma antiga fábrica existente, no bairro Sial, em Sapucaia do Sul. O fato aconteceu no dia 09 de julho e contou com a ajuda dos Bombeiros da cidade e também de Esteio. Conforme o sargento do Corpo de Bombeiros, Álvaro do Nascimento, uma guarnição auxiliou para combater as chamas. No local havia maquinários antigos e outra parte estava sendo usada para reciclagem. Houve somente a queima de dois módulos, ou seja, duas partes. O fogo chegou a queimar o terceiro módulo, mas foi combatido pelos bombeiros. No prédio funcionava a antiga empresa Tripa Sul e além disso, não foi registrado feridos e o guarda que fazia a vigilância do local conseguiu escapar a tempo.


Perseguição e tiros 
no Santo Inácio 
HOUVE UM CONFRONTO ENTRE os policiais militares e os suspeitos envolvidos resultou em feridos
Dois suspeitos, um com 40 e outro de 26 anos foram presos por policiais militares do 34º BPM, por envolvimento a roubo de veículo com lesões. A prisão da dupla ocorreu no dia 08 de julho, por volta das 17 horas, em uma das ruas do bairro Santo Inácio. Conforme informações obtidas pelo Batalhão, a detenção se deu após uma guarnição ter sido alertada pela Sala de Operações referente ao roubo de uma caminhonete Amarok, na área central da cidade, efetuado por um casal. Durante as buscas pelo veículo na cidade, os policiais foram comunicados que a dupla estava trafegando pela RS 118 e que tinha uma terceira pessoa que estava ferida. Num determinado ponto da via expressa, os PM’s avistaram o carro e iniciou uma perseguição. Houve um confronto entre os brigadianos e os indivíduos do automóvel. Durante o cerco policial, o condutor do veículo perdeu o controle no em uma das ruas do bairro Santo Inácio e veio a chocar-se contra uma árvore. No local, os policiais militares efetuaram a prisão do casal, sendo que um dos suspeitos foi ferido por um disparo de arma de fogo. Uma das vítimas feridas no assalto recebeu alta do hospital e passa bem. O fato foi registrado na DPPA, em Canoas.


Objetos furtados de loja são recuperados
Um suspeito de 47 anos foi detido na noite do dia 08 de julho, na área central do município. Policiais militares do 34º informaram que uma guarnição havia recebido o comunicado que uma loja do Centro tivera alguns objetos furtados por um indivíduo. Após ter percorrido algumas ruas da região, um suspeito foi encontrado com os objetos oriundos do delito. Diante do fato, o suspeito foi conduzido a DP de Esteio.


Foragido é preso 
no bairro Liberdade 
Policiais militares do 34º BPM de Esteio efetuaram a prisão de um homem de 33 anos, que se encontrava foragido do sistema prisional. A detenção aconteceu no dia 10 de julho, por volta das 11h50, em uma rua do bairro Liberdade. Segundo informações do BPM, uma guarnição fazia patrulhamento de rotina pela região, quando avistou o indivíduo em atitude suspeita na região. Após ser abordado e durante a revista, os PM’s encontraram em sua cintura um simulacro de arma de fogo. O homem foi levado para a Delegacia de Polícia da cidade, onde foram tomadas as devidas providências e ainda deve responder por dois delitos.
Mulher é capturada com revólver 
no Sete 
Uma mulher de 22 anos foi presa, por porte ilegal de arma, no bairro Sete, em Sapucaia do Sul. De acordo com informações do 33º BPM, a mulher caminhava pela Rua Arquibaldo Velhinho, quando foi abordada por uma guarnição por estar em atitude suspeita. Com ela, os policiais militares encontraram um revólver calibre 32 e uma munição.


 Encontrado pé de maconha
Um pé de maconha foi encontrado na residência
Policiais militares do 33º BPM de Sapucaia do Sul realizaram a prisão de um jovem de 25 anos, por estar envolvido com o tráfico de drogas na cidade. Durante a revista, os PM’s encontraram com ele 58 tabletes de maconha pequenos e quatro, de tamanho grande, pesando aproximadamente 300 gramas. Além disso, foi achado numa residência, um pé de maconha, dois rádios comunicadores e uma quantia de R$ 200,00. A prisão aconteceu na Rua Washington Luiz, no bairro Walderez.


Adolescente é capturado no Tamandaré
Além da droga, também foi encontrado dinheiro com o menor
Um adolescente de 16 anos foi preso por estar envolvido com tráfico de entorpecentes no bairro Tamandaré. A detenção do jovem ocorreu no dia 04 de julho, em torno do das 22 horas. A apreensão do menor se deu após o indivíduo ter avistado uma guarnição e sair correndo pelas ruas do bairro. Ao ser capturado e em seguida ser revistado foi localizado em seus bolsos uma porção de 20 porções de maconha e R$ 15,50, em dinheiro. O menor foi conduzido ao Hospital São Camilo e em seguida a DPPA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário