segunda-feira, 8 de maio de 2017

EDIÇÃO 2057

Peludos dão show e fazem a alegria do público
Rochele, gestora da agropecuária Nicho dos Bichos, com Rudinho
Bombassaro e Guilherme com o “amiguinho” pit bull
Nicho dos Bichos, em parceria com Pet Society, trouxe para Esteio o Educador Canino Rudinho Bombassaro, da Novocão, para apresentação no espaço coberto da Rua Garibaldi. Quem assistiu, na tarde de 15 de abril, se encantou e se emocionou com as apresentações dos cães que dançaram no ritmo da batucada, nas demonstrações de exercício na esteira e até nas demonstrações das contas da matemática. Rudinho, à frente da maior parte das apresentações, afirmou aos presentes que o adestramento faz apenas com que os animais obedeçam aos comandos, e que para torná-los sociáveis é necessário dar atenção, tendo passado  ao público, durante a apresentação, várias dicas e orientações de atividades que devem ser executadas pelo proprietário para aprender como proceder em cada situação no dia a dia com seu cão, evitando comportamentos indesejados como a agressividade, a hiperatividade, o medo irracional, entre outros. Um dos momentos que mais chamou a atenção do público foi a apresentação de um pit bull, temido por todos pela propaganda negativa que é feita sobre a raça. Pois o pit bull, que atende pelo nome de Jhony,de aproximadamente 50 quilos, deu show de comportamento e de sociabilidade, dando “beijo” (grande lambida!) no rosto daqueles que, mesmo receosos se dispuseram a participar. O público presente recebeu durante a apresentação uma série de brindes ofertados pelo Nicho dos Bichos, de Esteio.


Moradores de Esteio na busca de novas oportunidades e capacitação 
Uma feira realizada na área central da cidade, as pessoas puderam 
se informar e se qualificar
Público expressivo esteve participando da atividade
Na busca por uma vaga de emprego ou estágio, além de uma capacitação para poder atuar melhor na empresa. Estes foram alguns dos atrativos da Feira de Oportunidades, que aconteceu no dia 02 de maio, no espaço coberto da Rua Garibaldi, na área central da cidade. Entre as atrações estava a palestra ‘Conquistando seu lugar no mercado de Trabalho’, seguida pela atuação da palestrante Cristina Schmitz abordando o tema ‘Valorização Profissional: Como destacar-se em tempos de crise’. Também houve a apresentação de Andréa Teixeira com o foco ‘Empreender e Criar: Seu lugar no mundo. O último encontro foi marcado pela palestra de Salvador Fraga, através da explanação ‘A Mágica de pensar grande’. Coordenada pela Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, a Feira tem parceria da Rihan Consultoria, Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) e Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS). Os dois últimos levaram unidades móveis para poder apresentar melhor seus trabalhos, com as palestras e seus serviços. Foi instalado estantes de empresas e entidades públicas e privadas da cidade que disponibilizaram suas e cursos de capacitação.


Trabalho preventivo para evitar novas tragédias
Estão sendo limpas bocas de lobo e arroios da cidade
As ações preventivas de combate aos alagamentos na cidade realizadas pela Secretaria de Obras e Serviços já mostram seus resultados. Com 62 milímetros de chuva durante quatro horas na noite do dia 25 de abril, pontos que vinham sofrendo constantemente com este problema há algum tempo não foram afetados. Os locais foram devidamente mapeados pela secretaria e estão recebendo ou já receberam intervenções das equipes de trabalho da pasta municipal com ações de desobstrução da rede de microdrenagem. De acordo com o titular da pasta, Rafael Fernandes, todos os trabalhos são feitos com planejamento para que estes sejam realizados com confiança e segurança à população. No total, de 02 de janeiro até a segunda quinzena de abril, foram mais de 12 quilômetros de rede hidrojateados, 1,2 mil boeiros limpos e 4 quilômetros de arroios e calhas que passaram por dragagem e limpeza. Mais de 80 toneladas de detritos retirados. As ações serão contínuas em todos os pontos da cidade, através do levantamento das situações das redes de drenagem. Com esse trabalho, já foram descobertos mais 5 quilômetros de encanamentos dos quais não se tinha registro. Isso permite que as medidas de precaução possam ser aperfeiçoadas, evitando as enchentes. Rafael lembrou que o descarte de resíduos nos arroios e em qualquer lugar é ilegal e pode render multas. Os resíduos orgânicos (lixo) devem ser direcionados para a coleta tradicional e os resíduos recicláveis podem ser direcionados para a coleta seletiva. Além disso, materiais como restos de obras, podas, plástico, vidro, papelão e móveis usados, entre outros, podem ser descartados, de graça no Ecoponto da Rua da Paz, em frente ao Cemitério 2 de Novembro.


Paralisação mobiliza a região 
Diversos serviços não funcionaram, assim como o transporte coletivo. 
Vias expressas foram fechadas
As estações da Trensurb ficaram fechadas durante a sexta-feira
Diante das mudanças que estão sendo tratadas na Previdência Social e nas Leis Trabalhistas, centenas de pessoas foram as ruas de diversas cidades do país para protestar no dia 28 de abril. Um dos motivos é que seus direitos sejam preservados e que ocorra menos corrupção no país. Além disso, as manifestações são para que mais empregos de carteira assinada sejam criados, pois atualmente há mais de 14 milhões de desempregados em todo o território nacional. Desde as primeiras horas da manhã, ônibus e trem não circularam, o que dificultou as pessoas a saírem de casa. Além de vias expressas importantes na Região Metropolitana ficarem interditadas. Muitos manifestantes saíram da BR 116 subindo o viaduto João Goulart e se uniram a um grupo que se encontrava na esquina entre a Avenida Presidente Vargas e a Rua Padre Felipe. As pessoas foram até o espaço coberto da Rua Garibaldi, no Centro onde protestaram até por volta do meio dia. Vários estabelecimentos comerciais mantiveram sua rotina normal de trabalho. O policiamento ostensivo foi reforçado para evitar confrontos ou algo similar.
SERVIÇOS - Em Esteio, as unidades básicas de saúde ficaram fechadas, assim como os estabelecimentos de ensino municipal e algumas particulares. As lojas ficaram abertas normalmente, mas atentas aos acontecimentos. Os ônibus não circularam pela manhã dificultando a mobilidade das pessoas dos bairros para o Centro. Em função do aumento de carros na rua, houve congestionamento, principalmente nas horas de maior movimento. Em Sapucaia do Sul, pela manhã um trecho da RS 118 ficou bloqueada por algumas horas. Os setores da administração municipal funcionaram normalmente, exceto nas redes municipais que paralisaram suas atividades.
Acidente deixa dois feridos 
Durante uma manifestação, por volta das 9 horas, em frente ao Parque de Exposições Assis Brasil, duas pessoas ficaram feridas. O motivo principal foi que o condutor de uma caminhonete estava tentando passar pelo grupo na Avenida Independência, quando acelerou e acabou atingindo o público. Ambos foram socorridos e fizeram os procedimentos no hospital da cidade.


Idosos puderam consultar na unidade
móvel e viabilizar o tratamento
Consultório odontológico móvel visita lar de idosos na cidade
Com o propósito de oferecer condições para que idosos tenham acesso a um serviço de tratamento bucal de qualidade, utilizando técnicas de última geração, um grupo de voluntários formados por dentistas e outros profissionais da área preparam uma ação. Esteio foi uma das cidades escolhidas para a vinda da unidade móvel que se instalou no dia 29 de abril, no Lar de Longa Permanência de Idosos Paz e Amor, localizado no bairro Três Marias. Durante a atividade, integrantes do Lions Club Esteio Centro e da Liga Feminina de Combate ao Câncer da cidade também participaram da mobilização. A CaraVan, do Grupo Qualidade em Saúde segue a programação da campanha ‘Check Up Preventivo Melhor Idade’. A unidade móvel é equipada com um consultório odontológico e com a tecnologia SkyCam (câmera intra oral). Segundo um dos profissionais que atuaram na ação, Giancarlo M. Soarez, um dos principais objetivos da atividade é fazer um check up digital preventivo com emissão de laudo em idosos que residem em lares pelo Estado. “Além disso, também haverá a doações de alimentos e roupas para o estabelecimento”, disse Soarez. Ele explicou que o exame tem por foco diagnosticar lesões pré-existentes e de extrema importância para o acompanhamento preventivo aos idosos. A ação social teve início no dia 26 de abril, na cidade de Júlio de Castilhos, em seguida Santa Maria, Santa Cruz do Sul, Carlos Barbosa, Três Coroas, Novo Hamburgo e encerrou no dia 30, em Porto Alegre.
Problemas bucais não tratados 
- Pode ocasionar problemas cardíacos como a endocardite - Pode agravar casos de diabete - Médicos relacionam doenças periodontais (de gengiva) com pneumonias e abscessos cerebrais, bem como dores nas articulações e artrites -Câncer bucal atinge cerca de 350 mil pessoas no mundo. Pelo menos 15 mil novos casos no Brasil e cerca de quatro mil vem a óbito.


Depressão é tema de palestra para pais e comunidade 
Um profissional da área da saúde falou sobre 
as diferentes maneiras quando surge a doença, principalmente na infância e juventude
O clima frio não foi empecilho para a palestra ‘Depressão na Infância e Adolescência’ ministrada pelo pediatra Gustavo Letsch. O encontro ocorreu na noite do dia 26 de abril, no auditório do Colégio Adventista de Esteio (CAE) e contou com a presença de pais, alunos e educadores. De acordo com a diretora da instituição, Carmen Cesar, apesar de ser uma atividade durante a semana e com um seleto grupo, a proposta é poder trazer profissionais especializados no assunto para mostrar a comunidade questões que estão em nosso cotidiano. “Algumas questões não devem ficar restritas ao âmbito escolar e a comunidade deve estar atenta e temos a finalidade de proporcionar conhecimento”.
BRINCADEIRAS - Segundo Gustavo, um dos principais objetivos da palestra é divulgar e mostrar para as pessoas como funciona o tratamento de depressão entre crianças e adolescentes. A questão veio a tona após alguns jovens se auto-mutilarem ou até tirar a própria vida após participar de uma atividade disfarçada de jogo conhecido como ‘baleia azul’. “Foi a oportunidade de nos mostrarmos que estamos frágeis diante das questões do cotidiano. Por isso devemos cuidar de nossos menores para que não façam bobagens que possam se tornar prejudicial no futuro”, disse o pediatra. Ele informou que baseado em dados divulgados em 2012, cerca de 380 milhões de pessoas no mundo foram diagnosticadas com depressão e no Brasil, são aproximadamente 17 milhões. “São estatísticas muito alarmantes, pois até 2020, a doença chegará a um patamar elevado, com um número expressivo de doentes. E 1/3 das pessoas com depressão estão na faixa etária entre doze e 17 anos”, ressaltou Letsch.
INTERNET - Gustavo Letsch falou que na atualidade estamos vivendo num momento onde estamos cada vez mais afastados até da própria família. As redes sociais, muitas vezes, demonstram uma felicidade que no dia a dia, as pessoas não tem e buscam através destes instrumentos para ser feliz. “Em muitos casos para tentar fugir buscar refugio ou seu espaço na sociedade entram nas drogas, isolamento social e até libertinagem”. Ele salientou que questões genéticas como pouco horas de sono e excesso de exposição nas redes sociais.


LORI EMANOELA DA SILVA 
Coragem de enfrentar-se 
As sensações emocionais independente do tipo da emoção que sentimos (medo, prazer) trazem alterações fisiológicas psicológicas e comportamentais, portanto, caros amigos somos a expressão de nossos mais profundos desejos, as posturas e gestos revelam nosso íntimo. Muitas vezes um constante repetir de eventos que nos levam a exaustão, a isso chamamos e ou maldições. Ora, nada mais que nossa vontade aliada às diferentes emoções contemplando, mantendo sentimentos muitas vezes indesejados que impedem de reconhecer-se como principal condutor de sua vida. Ainda que diferentes tecnologias existentes possam facilitar nossa existência, nada substitui uma boa conversa, um abraço apertado. Estamos tão automatizados em nosso cotidiano que nos surpreendemos com simples gestos... Observe o que está causando desconforto neste momento, o que deixa você triste, nada e ninguém poderá resolver esta situação, a não ser, sua vontade de reagir enfrentar aquilo que causa transtorno. Tenha coragem modificar o que supostamente pareça sem solução, tenha coragem de enfrentar seus medos mais ocultos, nem tão ocultos assim... Revelados pelo olhar e sua alma...
Abraço fraterno, toda bênção!



Zoológico completa 55 anos 

Nesta data, o público pode conhecer as mais variadas espécies de animais de forma gratuita, além de se divertir nos espaços de lazer
Animais e espaços de lazer são as principais atrações do local
Os 55 anos do Parque Zoológico, em Sapucaia do Sul foi comemorado no dia 01 de maio, feriado do Dia do Trabalho. O espaço funcionou das 8h30 às 17 horas e o ingresso foi gratuito aos pedestres. Apesar das polêmicas relacionadas a sua privatização, o público teve a oportunidade de conhecer a área dos mais variados animais de país e do exterior, assim como os locais para diversão das famílias. Localizado as margens da BR 116, quase na divisa com São Leopoldo, o Zoo possui cerca de 50 hectares para visitação. Abriga cerca de 130 espécies, entre aves, répteis e mamíferos que formam um plantel com mais de mil animais nativos e exóticos. Contribui para a formação de mentalidade conservacionista, cumprindo com suas funções de pesquisa, preservação, educação ambiental, lazer e turismo. Informações podem ser obtidas pelo telefone 51 3474-1499, e-mail zoo@fzb.rs.gov.br ou pelo  facebook.com/zoologicors.
HISTÓRIA - Em 1º de maio de 1962, o Parque Zoológico, foi inaugurado. No começo contava com poucas espécies, que viviam em uma praça de São Leopoldo. Também foram adquiridos grandes animais, como felinos e elefantes. Atualmente, o Zoo possui animais da América, Ásia, Europa, África e Oceania. São cerca de 130 espécies que somam mais de mil exemplares. Desde 1973, é um órgão vinculado à Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul (FZB), assim como o Museu de Ciências Naturais e o Jardim Botânico, em Porto Alegre.


JOSÉ NILO CORRÊA ALVES 
Ten Cel QOEM* 
Dia-a-dia na cidade 
Serviço aos cidadãos 
Hoje me proponho a discorrer sobre clubes de serviço. São grupos de pessoas que, de forma altruísta, reúnem-se para buscar recursos e criar alternativas que minimizem o sofrimento alheio. Cidadãos conscientes de todas as idades, classes sociais e profissões que dispõem de uma parte de seu tempo livre para ajudarem os mais necessitados. Na realidade, um clube de serviço é uma organização sem fins lucrativos, de trabalho voluntário, onde os integrantes se encontram regularmente para discutir a realização de obras de caridade, seja através do esforço próprio seja levantando dinheiro em outras organizações. Um clube de serviço é definido por sua prestação de serviço à comunidade. Benefícios secundários de seus membros, tais como eventos sociais, redes de relacionamento e oportunidades de crescimento pessoal, encorajam a participação. Um clube de serviço não é constituído necessariamente por motivos ideológicos, embora organizações com tais motivos definidos provavelmente identifiquem-se mais através de sua associação. Da mesma forma que as organizações religiosas históricas formaram a base de muitas instituições sociais como hospitais e escolas, os clubes de serviço realizam inúmeras tarefas essenciais para a sociedade e outras causas notáveis como o combate à fome e doenças como a poliomielite. Normalmente, por seu caráter benemerente, essas instituições estão isentas do recolhimento de vários impostos. Segundo dados internacionais, atualmente o Lions Club International é o maior clube de serviço que existe. Fundado em 1917 por Melvin Jones possui aproximadamente 1,4 milhões de sócios ao redor do mundo todo. Após vem o Rotary Club International, com aproximadamente 1,2 milhões de sócios distribuídos em dezenas de países. Sou Rotariano, assim como poderia ser integrante do Lions. Fiz a opção de participar há cinco anos atrás e não me arrependo, pois a satisfação de ajudar aqueles que precisam não tem preço. A sensação de pertencer a uma organização centenária, formada por pessoas de bem que possuem objetivos humanitários comuns em todo o planeta me faz melhor e, por isso, recomendo a todos aqueles que desejam ajudar ao próximo fazendo amigos e dando exemplo para as novas gerações. Até a próxima.
*Comandante do 34º BPM



Rotary de Sapucaia promove campanha
para arrecadar alimento

A arrecadação durante a data é uma tradição no parque
Durante o aniversário do Parque Zoológico, uma das atrações foi o ponto de coleta de alimentos realizada pelos integrantes do Rotary Club do município. Na oportunidade, o público pode contribuir com o clube de serviço fazendo a entrega de um donativo. Os mantimentos serão doados para entidades que vivem em situação de vulnerabilidade na cidade ou em caso de extrema necessidade. A presidente do Rotary, Regina Quadros, falou que a iniciativa já ocorre há anos e é uma das atividades promovidas pelo clube de serviço. A escolha da data é devido pelo Zoológico ter uma representatividade para a comunidade.



Bazar beneficente para salvar a vida de Arthur 
Ao total, para o tratamento do menino, que tem uma doença rara, o valor 
que necessita ser arrecadado gira ao entorno de R$ 3 milhões
Roupas, acessórios e livros foram vendidas de forma acessível
Foi realizado no dia 29 de abril, o Bazar Solidário para arrecadar recursos financeiros para ajudar no tratamento do menino Arthur. O evento ocorreu no espaço coberto da Rua Garibaldi. Durante a manhã e tarde, o público pode comprar roupas, sapatos, acessórios, livros e outros objetos por um preço acessível. Também fizeram parte da atividade, as bandas Jack Blues, Gramafone e Ajuntamento Gaudério que se apresentaram no palco montado na rua. Uma escola de dança mostrou seu trabalho. Houve também a exibição dois palhaços que animaram o público. Segundo a mãe do garoto, Roberta Dias da Silva, foram angariados aproximadamente três mil peças e objetos que estavam disponíveis para a venda no bazar. “A ajuda da família e de amigos foi importante para realizar esta ação que podemos salientar que foi um sucesso esta iniciativa”, comentou Roberta. Ela destacou que recebeu muitas doações de lojas do município e da região.
VOLUNTARIADO - Uma das voluntárias foi Sônia Henker, vinda de Novo Hamburgo para colaborar com a venda dos produtos. “A venda superou nossas expectativas aqueles que estão buscando recursos financeiros para o tratamento do pequeno”, ressaltou Sônia. Ela enfatizou ainda que descobriu que possui um grau de parentesco com os pais do menino. O menino Arthur tem AME – tipo 1, uma atrofia muscular fazendo com que ele respire apenas com auxílio de aparelhos e se alimente por sonda. A AME tem tratamento. Somente para as primeiras ações de cura, o valor gasto gira em torno de R$ 3 milhões.


PISTAS PARA UMA 
GRANDE NAÇÃO 
Padre Túlio Melo Wavginiak 
Pároco da Igreja Imaculado Coração de Maria* 
Escrevi na semana passada dizendo que o Brasil ainda tem jeito. Disse que isto iria depender dos seus cidadãos. E que iria sugerir algumas pistas. Começo mostrando o que não é solução, e depois começo a apresentar algumas propostas. Há pessoas que pensam que a solução seria jogar uma bomba em Brasília e matar todos os políticos. Alguns entusiasmados com a ideia pediriam ao ditador norte-coreano – Kim Jong-unpara que testasse um míssil nuclear na capital federal. Num primeiro momento, até podemos nos animar com a ideia, no entanto, essa não é solução – por incrível que pareça. Mesmo que todos os políticos corruptos fossem eliminados, a causa original não está neles. Depois da morte desses, acreditem, apareceriam outros. Eles não se criam por geração espontânea. Por mais difícil que seja aceitar, os políticos são corruptos porque parte significativa da nossa população também o é. As pessoas com 50 anos de idade ou mais, que assistiram à copa de 70 no México, lembram do jogador Gérson, autor do segundo gol da seleção na final contra a Itália. Seis anos depois, ele é o personagem principal do comercial de cigarros Vila Rica. Ele fala das “qualidades” do cigarro e depois justifica o uso do mesmo, afirmando que gosta de levar vantagem em tudo. Esta ideia é um ponto a ser eliminado. Enquanto os cidadãos brasileiros pensarem em levar vantagem em tudo, jamais construirão uma grande nação. Desse modo, a primeira pista que eu gostaria de indicar é a de substituir a mentalidade do “levar vantagem em tudo”, pela mentalidade do “por ética em tudo”. Explico isso com um exemplo. Conheci um casal de boa formação cristã, que educou os filhos de acordo com a fé cristã. Durante o vestibular para entrar na faculdade, o filho mais novo foi para a sala de provas e ficou com o smartphone, pois não foi feito o devido controle. O rapaz pediu para ir ao banheiro e, lembrou que o aparelho estava ali. Ele pensou: “Ética, ética”! e, pasmem, não acessou a internet do celular, pois estava convencido de que não deveria ter uma vantagem ilícita, em relação aos outros candidatos. Fomentar no país a educação. Esta é a segunda pista. Vão me dizer que esta é uma repetição da ideia de outros. No entanto, eu gostaria de defender a educação como uma boa alternativa. Desde que ela seja vista não apenas como transmissão de informações, mas de verdadeira formação humana. É preciso educar para preservação do bem comum. Uma sociedade precisa se preocupar com o bem de todos. Também das minorias e dos menos favorecidos. Ser solidário com todos é preservar o bem comum é uma das pistas para desenvolver o nosso Brasil. Não deveríamos ser indiferentes aos demais. Solidariedade. Eu não posso me sentir satisfeito enquanto existirem pessoas que não tem acesso à água e ao esgoto tratado, por exemplo. Eu, médico, não posso me sentir bem enquanto sei que pessoas morrem na fila do SUS por falta de atendimento. Eu cidadão, não posso me sentir bem enquanto sei que pessoas passam fome. Deve-se educar para a responsabilidade. Uma pessoa responsável é aquela que pensa nas consequências de seus atos antes de agir. Que evita de fazer algo que possa causar danos ao país ou aos seus concidadãos. Por exemplo, quantas crianças podem ter problemas, ao se colocar soda cáustica no leite? Quantas pessoas podem ser prejudicadas se a carne que eles compram no mercado estiver podre? E pasmem, há cursos de graduação para profissionais liberais, nos quais os professores deixam de lado os valores humanos e ensinam aos alunos como devem fazer para ganhar mais dinheiro. Como se isso fosse o sentido da vida. Por fim, posso dizer que precisamos de pessoas que tenham ideais. Quando somos jovens, temos o entusiasmo, gostaríamos de mudar o que está errado. E de fato, podemos. Mas precisamos acertar no modo de realizar isso. Pode-se mudar o país, formando pessoas com valores que beneficiem o todo da sociedade. Precisamos de pessoas com ideais que não sejam apenas o de garantir a subsistência. Pessoas que tenham como ideal de vida algo maior do que ganhar muito dinheiro. Enquanto os cidadãos nãorespeitarem os demais e não forem solidários, não poderemos construir uma sociedade melhor. Amigo pense, você não pode melhorar o mundo. Você só pode melhorar a si mesmo. Ter dentro de nós, ética, empenho pelo bem comum, ter ideais, ser solidário e responsável, são algumas das propostas para fazer deste grande país uma grande nação. Ainda não o somos. Vamos começar a construção? Quem sabe hoje?


Fábio e Igor divulgando a competição
1º campeonato de futebol set será realizado em agosto 
A iniciativa tem por objetivo mostrar o talento de atletas da cidade e de outras regiões do Estado, bem como oferecer diversão a comunidade 
A partir do segundo semestre, Esteio será palco do 1º Campeonato de Futebol Set, que irá ser realizado no X Tropical. Os organizadores Fábio Toledo e Igor Pires estiveram na tarde do dia 26 de abril, na sede do Jornal Destaque para divulgar a atividade. Fábio comentou que nesta iniciativa estarão participando 15 equipes de cinco cidades como Riozinho, Canoas, Sapucaia do Sul, Esteio e Porto Alegre. “Uma equipe do Sport Club Internacional de futebol set da Capital irá participar do campeonato esteiense”, informou Toledo. De acordo com Igor Pires, a partir desta atividade a ideia é consolidar o esporte em Esteio e proporcionar a vinda de atletas de outras regiões e de outros estados. “Além de revelar novos talentos, a proposta visa oferecer entretenimento e esporte aos finais de semana para os moradores e apreciadores do futebol set. Uma vez por mês haverá brinquedos infláveis para as crianças, bem como a presença de músicos com rodas de pagode e de sertanejo, entre outros ritmos”, comentou Pires.
PRÊMIO - Para o vencedor do campeonato será entregue uma motocicleta zero km, além de medalhas e troféu. O congresso técnico ocorre no dia 08 de julho e o início das competições no dia 05 de agosto. Informações pelos telefones 99448-5839 e 98168-0423. Na internet através do blog copadefutebol7.blogspot.com ou na rede social facebook.com/1copadefutebol7deesteio. No dia 21 de maio, a partir do meio dia, o time de futebol set do Sport Club Internacional estará participando de uma partida amistosa. Após o jogo, entre as atrações previstas pelos organizadores está dois grupos de pagode e um de sertanejo universitário, além de brinquedos para as crianças, como pula pula. Durante a atividade será o momento para dar o pontapé inicial para arrecadar roupas para a campanha do agasalho.

Corredores participam da atividade
O grupo de Esteio que fez bonito na competição
A 19ª Rústica do Trabalhador foi realizada no dia 01 de maio, no município de Dois Irmãos. Nesta data , pelo menos 15 representantes da Acores de Esteio participaram da competição em nove modalidades, desde as categorias do infantil com as distâncias de 50 a 500 metros e nas categorias adulto 5 Km, onde mais de 600 atletas estavam em disputa pelas primeiras colocações. O evento foi realizado com largadas nas provas infantil menores de dez anos no campo do Esporte Clube União, e as demais baterias em ruas e avenidas principais da cidade.  As meninas Karina Faleiro Barcelos e Julia da Silva demonstraram a força da Acores nos treinamentos ministrados pela assessoria Zanatta, estrategicamente foram campeãs em suas categorias com uma surpreendente performance. Entre outros destaques estavam Cleider Hoffmann e o Valter Coronel Bueno, que aos 70 anos de idade recebeu um título de Honra ao Mérito, por ser o atleta mais idoso na prova e também campeão na categoria, os demais atletas também conquistaram ótimas classificações.


Torneio será realizado no próximo domingo
Boxeadores locais estão obtendo resultados expressivos
O 3º Torneio da cidade de Esteio – Boxe Olímpico será realizado no domingo, 07 de maio, a partir das 16 horas, no ginásio municipal Edgar Piccioni, localizado no bairro Olímpica. O tema escolhido para esta edição é ‘Nocauteando as drogas – Essa luta é de todos nós’. O valor do ingresso custa R$ 10,00, mais um quilo de alimento não perecível. No dia da festa também haverá a ingressos para a venda. Os donativos arrecadados serão destinados para as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social do município. Informações podem ser obtidas pelos telefones 99325-7910 ou 99140-4250. O campeonato vem sendo organizado pelo grupo Gladiadores do Ringue, com apoio da FJU, Pugilismo Frgp e a Prefeitura de Esteio. O patrocínio é GR brindes. Segundo um dos principais incentivadores do esporte na cidade, Abílio Mendes, a ideia é mostrar para a comunidade que o boxe tem transformado a vida de jovens da cidade, evitando que ingresse no mundo das drogas. Estão confirmadas a presença de atletas de municípios próximos e de várias regiões do Estado.



Esteio perde Elisabete Soares 
Uma das representantes políticas mais atuantes nas últimas décadas 
Foi sepultada na tarde do dia 02 de maio, a ex-presidente do PDT de Esteio, Elisabete Soares. Ela faleceu no final da tarde do dia 01, num hospital em Porto Alegre, vitimado por um câncer. O corpo de ‘Beti’, como era carinhosamente conhecida entre amigos e familiares chegou na cidade durante a madrugada e foi velado no Salão Nobre da prefeitura. Além de políticos de vários partidos e representantes de outros segmentos da comunidade, por um período esteve integrando o Lions Club Esteio Centro. Pela causa nobre, também foi uma das voluntárias da Liga Feminina de Combate ao Câncer da cidade. Por volta das 13h30, sob uma forte salva de palmas, o cortejo com o corpo de Elisabete foi levado pelo carro fúnebre até o Cemitério Municipal Dois de Novembro, onde foi sepultado. Segundo seu companheiro, Francisco Alves Pereira, no último dia 26, o casal completou 14 anos de união. Ele deixou um filho, mãe e irmãos, sendo uma já falecida há alguns anos. Sobrinha do ex-prefeito Clodovino Soares, foi atuante no município, no âmbito político, onde chegou a prestar assessoria para políticos do PDT. Também foi uma das responsáveis pela recuperação do Partido Democrático Trabalhista no município que está sediada no bairro Liberdade.


Procissão em homenagem a São Jorge
atrai fiéis ao Centro 
Devotos percorreram ruas e avenidas da cidade para pedir 
ou agradecer por uma graça alcançada
Mãe Dalva de Xapanã prepara a procissão há mais de duas décadas
Público esteve reunido em frente ao Paço Municipal para homenagear São Jorge
Ao entardecer do dia 29 de abril foi marcado pelas homenagens a São Jorge em Esteio, comemorado no último domingo, 23. Representantes de matriz africana da cidade e de municípios próximos prestigiaram a procissão. Antes da caminhada houve uma apresentação artística organizada por um grupo porto alegrense de dança que fez uma encenação tendo como representantes os orixás. Por volta das 17h30, defronte do Paço Municipal, localizado na Rua Engenheiro Henner de Souza Nunes os devotos ao santo guerreiro saíram em procissão. Uma imagem foi conduzida pelos fiéis e outra estava no alto do caminhão do Corpo de Bombeiros. O trajeto seguiu ainda pela Avenida Presidente Vargas, Rua São Sebastião do Caí até a Rua Lajeado, no bairro Centro. A 23ª procissão foi organizada pelo Centro de Matriz Africana Mãe Dalva de Xapanã. Durante o percurso, foram entregues fitas e orações alusivas a São Jorge, como também um preparado com ervas que foi utilizado para limpar o caminho onde passava a procissão. Algumas pessoas recebiam bênçãos especiais.
CONTRIBUIÇÃO - Após quase uma hora de caminhada Mãe Dalva, após chegar, a representante da religião fez um agradecimento especial a todos que participaram do evento e que também ajudaram a realizá-lo, pois é uma festa planejada e que cada um auxilia de sua maneira. Segundo Jauri Machado, esta atividade surgiu há mais de duas décadas devido a ousadia de mãe Dalva, como forma de reverenciar um dos santos com muitos devotos. “Além disso, também é uma forma de mostrar o trabalho realizado pelos centros de matriz africana”. Além do Corpo de Bombeiros, também colaboraram a Brigada Militar e fiscais de trânsito. Das 9h às 16 horas, ocorreu uma feira com a comercialização de produtos religiosos.


Suspeito é detido 
por tráfico de drogas e por clonagem de placas 
Os policiais estavam investigando o indivíduo por diversos delitos na região 
Homem é preso em tráfico na região
Policiais da 1ª Delegacia de Polícia de Repressão a Roubos efetuaram a prisão no dia 25 de abril, de um homem de 25 anos por estar envolvido com o tráfico de drogas e adulteração de sinal identificador de veículo, em Sapucaia do Sul. De acordo com o delegado Joel Henrique Wagner, a captura do suspeito de alta periculosidade ocorreu durante uma ação que fez parte de um monitoramento, por estar fornecendo armas e carros clonados de traficantes e acabam sendo utilizados para assaltos a bancos pelo Estado. “Através de informações fomos até um endereço onde estavam sendo guardadas armas e drogas”. Ele comentou que o indivíduo possui registro na Polícia ainda por porte ilegal de arma.
DANOS - Segundo o delegado João Paulo de Abreu, foram apreendidas aproximadamente 290 gramas de maconha, bem como outra embalagem contendo duas porções fracionadas de mesma substância, com peso aproximado de 20 gramas. “Além disso, com o suspeito foi encontrado um revólver calibre 38, munição e uma caminhonete da marca Tucson, com placas clonadas, a qual consta, originalmente, como roubada, no dia 03 de abril, na cidade de Sapiranga”, falou Abreu. O diretor de Investigações do DEIC, Sander Cajal, enfatizou que essas circunstâncias demonstram que o tráfico de drogas está intimamente ligado aos delitos patrimoniais, como roubos a banco, pois traficantes acabam, em determinadas situações. “Isso também é uma forma obter recursos para fomentar outra atividade criminosa, a venda de substâncias entorpecentes”.


Munição e revólver são encontrados 
com homem no Novo Esteio
O armamento era utilizado para facilitar assaltos no bairro e região
Uma guarnição do 34º BPM de Esteio efetuou a prisão de um homem de 54 anos, por porte ilegal de arma. A detenção ocorreu no dia 19 de abril, por volta das 5h30, numa rua do bairro Novo Esteio. Conforme informações obtidas no Batalhão, o fato ocorreu após os policiais avistarem um veículo da marca Vectra, de cor preta, em atitude suspeita próximo a um posto de combustíveis situado no bairro. Após a averiguação no sistema foi constatado pelos PM’s que o carro encontra-se na situação de busca e apreensão. Durante a revista, no interior do automóvel, além do motorista ser abordado, os policiais observaram que havia dois revólveres calibre 38 e pelo menos 18 munições sendo que a arma não possuía autorização, além de um rádio HT na frequência do Batalhão esteiense. Também foi encontrado no carro, dispositivos sonoros e luminosos de uso exclusivo de viaturas policiais, uma espingarda de pressão, um facão e um porrete de madeira. Diante dos fatos, o indivíduo foi conduzido ao Hospital São Camilo e após a DPPA, em Canoas onde foi efetuado o registro.


Rapaz é capturado na Estrada do Nazário
com carro roubado
O condutor estava levando o veículo para Canoas quando foi preso
Um rapaz de 18 anos foi preso por roubo de veículo, no dia 29 de abril, por volta das 2 horas, no bairro São Jorge. A prisão aconteceu após uma guarnição receber uma alerta que um veículo da marca Siena de cor branca estaria se deslocando pela Estrada do Nazário, no sentido ao município de Canoas. Na divisa entre as cidades, uma viatura da Brigada Militar, no trecho canoense se deparou com o automóvel fora da via, caído na lateral. Um indivíduo estava saindo e foi preso logo em seguida. O carro foi recolhido ao depósito do Detran e o suspeito conduzido a DPPA, em Canoas, onde foi registrado a prisão em flagrante.

CRIME 
Um homem foi encontrado morto a tiros e com as mãos amarradas em Sapucaia do Sul. O fato ocorreu no dia 01 de maio, na Avenida Justino Camboim, no bairro Camboim. De acordo com informações da BPM do município, o rosto da vítima foi perfurado por diversos disparos, o que deixou desfigurado, dificultando a identificação. A Polícia Civil acredita que se trata de um crime ligado ao tráfico de drogas na região.

PRISÃO
O delegado André Sperotto, juntamente com agentes da DP de Esteio efetuaram a prisão de um homem de 25 anos, no qual possuía mandado de prisão preventiva expedida pelas comarcas de Esteio e Cachoeirinha. O motivo é que o suspeito vinha sendo investigado em roubo a residência, e também por crime relacionado à violência doméstica. Após os trâmites legais, o indivíduo foi encaminhado ao sistema prisional.



MENOR
Um adolescente de 17 anos foi preso na noite do dia 29 de abril, numa rua do bairro Liberdade. O fato aconteceu após a guarnição abordar o jovem que estava em atitude suspeita. Na revista pessoal foi localizado em um dos bolsos 40 pedras de crack embaladas para a venda, um aparelho celular e uma quantia de R$ 44,20. O menor foi apreendido e encaminhado a DPPA de Canoas para devidos fins de registro.



Jovem é preso com drogas 
No dia 01 de maio, policiais militares do 34º BPM de Esteio efetuaram a prisão de um jovem de 21 anos. A detenção ocorreu por volta das 2h30, numa rua do bairro Jardim Planalto, por envolvimento pelo tráfico de entorpecentes. De acordo com informações do Batalhão, uma guarnição estava fazendo um patrulhamento de rotina pela região quando avistou o indivíduo em atitude suspeita. Durante a revista, os PM’s localizaram nove prensados pequenos de maconha e outros cinco de tamanho maior da droga. Também havia 15 petecas de cocaína e R$ 15,00, em dinheiro. O suspeito foi conduzido ao Hospital São Camilo e levado em seguida para a DPPA, onde foi feito o registro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário