quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

EDIÇÃO 2074

VISITA
Jaqueline, Marcelo e Miguel
O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Esteio, Marcelo K. Pereira esteve realizando uma visita de cortesia na sede do Jornal Destaque, na tarde do dia 21 de dezembro. Marcelo foi recepcionado pelo diretor da empresa, Miguel Luz. Na oportunidade, o secretário falou sobre seu trabalho a frente da pasta em 2017 e apresentou algumas ações que deverão ser apresentadas para o próximo ano. Marcelo visitou o periódico na companhia de sua assessora Jaqueline Tichy.


FESTA DE NATAL
Comunidade e as crianças se divertiram durante a festa
A celebração de Natal que reuniu crianças da ABEFI e de moradores da Rua Theodomiro Porto da Fonseca aconteceu no dia 15 de dezembro, nas dependências da Casa do Hip Hop. Na oportunidade, ocorreu uma oficina de dança e break, bem como uma roda de conversa e brincadeiras. Houve a distribuição de lanches e terminou com a chegada do Papai Noel. A festa foi organizada pela conselheira tutelar Janaina Santos e a Associação da Cultura Hip Hop. Entre os principais apoiadores estava o Jornal e a Rádio Destaque, Rafuagi e outros colaboradores. O evento contou com a presença da vereadora de Porto Alegre, Sofia Cavedon, que na ocasião conheceu o espaço cultural.


Famílias têm casas destruídas em incêndio 
no bairro Primavera 
Sete famílias ficaram sem moradias e a entrega de donativos é importante nesta hora
Moradores solidários acompanhando a remoção dos escombros
Grupo de voluntários que fez doações para as famílias 
Um incêndio destruiu pelo menos sete casas, na Rua L, na vila Barreira, que fica no bairro Primavera, no fim da tarde de 15 de dezembro. Guarnições do Corpo de Bombeiros de Esteio, com o apoio dos bombeiros de Sapucaia do Sul ajudaram a combater as chamas que se alastraram rapidamente. Não houve tempo para as famílias salvar os bens materiais. As causas desta tragédia serão apuradas, mas segundo os bombeiros, uma das principais suspeitas é que em função de uma pane na rede elétrica feita de maneira clandestina. No dia seguinte ao ocorrido, o chefe do Executivo Municipal, Leonardo Pascoal; a secretária de Cidadania e Desenvolvimento Social, Tatiana Tanara e uma equipe estiveram dando auxílio às famílias que tiveram as casas devastadas pelo fogo. Ninguém ficou ferido com o sinistro. O Centro de Convivência Território de Paz serviu de suporte para atender as pessoas. Os moradores preferiram fazer o cadastro e se acomodar nas casas de familiares e amigos. Uma equipe da secretaria de Obras trabalhou no local para a remoção de entulhos. Também foi acionado a Corsan e a empresa de energia elétrica para que fossem tomadas as devidas providências.
AJUDA - Para dar um acalento às famílias, integrantes da Comunidade Irmãos do Axé de Esteio e a Tenda Ogum Xoroquê, do município serrano de Nova Petropólis realizaram na tarde do dia 20 de dezembro, a entrega de alimentos e outros donativos para as pessoas que perderam tudo no incêndio. Interessados em fazer mais doações pode entrar em contato com a secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social pelo telefone 3433-8143. O horário de funcionamento é das 8h ao meio dia e das 13h às 17 horas.


Apresentações do Coro Municipal
emociona público
Integrantes do Coral de Esteio mostraram o potencial vocal em Canoas
Em clima natalino, o Coro Municipal de Esteio marcou presença no Encontro de Coros de Canoas no dia 10 de dezembro, na Igreja Nossa Senhora das Graças. Sob a regência do maestro Renato Donini, o grupo esteiense cantou cinco tradicionais canções de Natal como ‘Quando Nasceu em Belém’, ‘Bate o Sino’, ‘Já vem perto o Natal’, ‘O Primeiro Natal’ e finalizou com ‘Noite Feliz’.  O coral Caleidoscópio de Canoas, anfitrião da noite, abriu o evento que foi encerrado pelo coral de Tramandaí, também com belos temas natalinos. Para fechar o encontro com chave de ouro os três grupos cantaram juntos uma música natalina proposta pela maestrina do coral canoense, Lila Rosa de Lima. A última apresentação do Coro Municipal deste ano ocorreu no dia 11, na capela do Seminário Claretiano, durante a programação de Natal da cidade.


LORI EMANOELA DA SILVA 
TUDO OUTRA VEZ... 
Toda vez que você tenta realizar algo, dentro de suas expectativas e demora o resultado, alguma coisa pode estar dando errado... Mas, de que maneira podemos nos sentir realizados, quando predeterminamos nossas próprias limitações. Repare que em nenhum momento estamos correlacionando às infinitas possibilidades de conclusão com êxito pleno. Deixando a modestia de lado, coloque-se em primeiro lugar em tudo que seja o melhor em sua vida, recorde cada passo que te levou estar neste momento, e o que motiva continuar, mas, se por um acaso do destino esteja pensando em desistir, lembre-se do que fez iniciar esta grande jornada; nada maior que uma boa vontade aliada a princípios e valores humanos que não vá ter bons resultados. Diante do final deste ciclo (refiro-me ao calendário gregoriano) final de ano, início de outro, reflita, mas tenha uma atitude criativa, lembrando que todo caos tem uma ordem, e que inicia de alguma forma, tem sim uma grande chance de dar certo quando estamos realmente conectados a uma força maior, que chama-se esperança! A todos amigos leitores desta coluna, muita paz, amor abundância e principalmente esperança de ser melhor que antes, porque o que move nossa existência na terra, é a vontade de ser feliz!
Abraço fraterno, toda bênção!



Miguel Luz e Any Ortiz
Momentos que marcaram 2017 
Com o término do ano de 2017, muitas vitórias foram alcançadas ao longo deste período. O Jornal Destaque no decorrer deste ano foi lembrado para passagem dos 50 anos de circulação em Esteio e Sapucaia do Sul levando informação, cultura e conhecimento para as comunidades. Uma das honrarias recebidas pelo periódico e para Miguel Luz foi em São Leopoldo, no mês de outubro, durante a entrega do Prêmio Comunicação RS. No ato, diversos representantes do segmento da cidade e região também foram contemplados. Em novembro, Miguel Luz foi agraciado com a medalha da 54ª legislativa, no Parlamento estadual. A proponente do ato foi a deputada estadual Any Ortiz (PPS). Representantes dos diversos segmentos da sociedade gaúcha e esteiense prestigiaram o ato, que ocorreu na Sala Júlio de Castilhos. Em ambas as oportunidades, além do JD, neste ano foi enaltecido também o Museu Histórico Destaque, que completou em outubro 26 anos de sua inauguração e cinco anos da ‘Rádio Jornal Destaque’.
Homenageados pelo trabalho em prol da comunicação
Mãe Dalva de Xapanã 
Bará será um dos orixás a reger o próximo ano 
Para a ialorixá Mãe Dalva de Xapanã, que atua na religião de matriz africana há mais de cinco décadas falou sobre algumas ações que estão previstas para acontecer em 2018, através de cartas e mediunidade. De acordo com mãe Dalva, o ano terá entre os comandantes os orixás Bará Lode, Yansã e Oba. Será um ano de muitas lágrimas e desgosto em todo o Brasil. 

CIDADE - Em alguns aspectos não será muito diferente. O chefe do Executivo Municipal deve ter cuidado. Haverá traições para o lado dele. Também prestar mais atenção em sua saúde. O primeiro semestre será marcado por muitas lágrimas e muita tristeza. Já nos últimos seis meses vai haver uma melhora, menos para alguns governantes, após as eleições.
ESTADO - Em relação ao governo estadual vai haver uma melhora, mais no final do ano. Os primeiros meses de 2018, a tendência é permanecer igual e talvez possa piorar em alguns setores.
SAÚDE - Com a revolta no mar, vai haver muitas mudanças em nossas vidas. Muitas doenças poderão surgir nas famílias. O remédio do câncer já foi descoberto, mas ainda não vai ser liberado.
FINANÇAS - Segundo Mãe Dalva de Xapanã, a situação financeira da população vai dar uma melhorada ao longo do ano, retomando a confiança das pessoas. DICAS - Para a entrada do Ano Novo, a dica é pedir muita paz aos orixás que irão reger o próximo ano. A reza ou oração será importante para haver uma melhora em todos os aspectos para as pessoas. Busque usar roupas na cor rosa, vermelho e branco. Na mesa da ceia de virada de ano, a sugestão é colocar flores branca e doces.

Lori Emanoela
Cartas Ciganas
Mudanças e uma atenção especial para a água
Tendo destaque em nossa vida diária, os assuntos relacionados a toda e qualquer ordem aqui na Terra, reparem bem e unicamente a sua atitude em relação ao seu mundo e suas consequências. Conforme o oráculo e visões seguem algumas previsões:

POLÍTICA/PAÍS - As decisões políticas, temos destaque a uma grande surpresa em âmbito nacional, em cargos políticos, sendo ocupados por pessoas que tiveram no passado uma participação na política brasileira. Muito descontentamento entre coligações partidárias gerando uma mudança radical na forma de conduzir o país. Alguns integrantes do Congresso chegarão ao extremo de agressão física, gerando desconforto a nível internacional.
ESTADO - Ainda no segmento político, o Estado entrará em uma grande batalha judicial por conta de uma grande obra pública que foi designada para uma atividade e gradualmente foi sendo conduzida de forma diferente do plano proposto. Haverá muitas invasões de propriedades, consideradas desativadas, muitos segmentos deixaram de existir, fecharão suas portas por conta do não cumprimento de leis básicas das políticas públicas.
ESTEIO - Quanto ao município de Esteio, uma grande mudança no quadro de comando em alguns setores básicos, bem como inovação em diferentes setores para reparar e suprir algumas demandas observadas no primeiro ano de governo.
MUNDO - No momento mundial, um cuidado e um zelo maior pela natureza se faz necessário, pois a água estará em destaque, inclusive causando conflito armado. As grandes inundações ocorrerão na virada do ano, em lugares em que nunca se imaginou ter tal evento. Pede-se a população, que entre em estado de oração para amenizar o sofrimento causado pelas pessoas, devido a tragédia causada pela água ou pela completa falta dela. Em fevereiro, um grande governante, realizará uma grande tragédia planetária, que será irreparável ao planeta e supostamente justificará como inevitável sua atitude.
REVELAÇÕES - Caros amigos e irmãos de caminhada este ano que surge promete muitos cortes em mordomias de todos os tipos, muitos relacionamentos sólidos serão desfeitos, e muitas pessoas estão sob a consequência de seus atos ilícitos que realizaram nos últimos sete anos, serão punidos, e desmascarados publicamente. A justiça vai se fazer presente em todos os segmentos, isso muitas coisas que estavam ocultas virão a tona sem muito esforço, e mais, serão esclarecidas muitas injustiças e fofocas ao longo dos últimos sete anos.
NOVO ANO - A grande virada de ano exige coerência em nosso coração, principalmente com a verdade, muitos de nós na terra temos a pretensão de achar que uma posição social, ou de poder estar acima da nossa maior verdade, engana-se quem achar que em 2018 mandará mais que a própria essência divina da honestidade. Será um ano de grandes construções em todos os sentidos, bem como de grande justiça com os que foram humilhados no período de sete anos. Reserve um tempo para perdoar-se, e perdoar todos aqueles que injustiçaram seu nome.
DICAS - Use roupas brancas e vermelhas, um perfume adocicado, tenha mel e grãos em sua mesa, faça uma oração de agradecimento e invoque as forças da natureza para proteger nessa nova jornada!. Mantra sagrado para 2018 “Eu sou a maior riqueza do universo, a prosperidade, a paz e abundancia fazem parte de minha vida hoje e sempre!”.


Pai Jones 
Búzios 
Transformador 
e renovador 
O ano de 2018 será regido por Pai Bará, seguido com Ogum, Oya, Oba e Ossanha... O número que será regido é 7. O orixá principal é guerreiro, lutador, renovador e transformador. Pai Jones fala sobre em alguns setores importantes para a sociedade:

FINANÇAS - Um ano de grandes ganhos e grandes perdas, entra por uma mão e sai por outra. Um período de transformações, mudanças, novos empregos e caminhos. 2018 será o momento propício para ganhar dinheiro de maneira diferente que os padrões convencionais. POLÍTICA - As revelações serão muito grandes e ainda muita sujeira poderão surgir ao longo do ano. Pai Jones cita ainda que mais políticos serão presos por envolvimentos com a corrupção e propina e também muitos inocentados.
AMOR - Segundo Pai Jones, os solitários irão ter as pessoas de suas vidas. Para 2018, um ano de muitos namoros, amizades coloridas, festas vivências e azaração. Os relacionamentos que se encontram desgastados terá um fim.
SAÚDE - De acordo com Pai Jones, em relação a saúde estão previstas grandes novidades e curas para as mais variadas doenças. As pessoas devem tomar cuidado com o sangue, pois pode acarretar problemas em seu organismo.


Histórias da família no interior é tema de livro 
Lançamento ocorreu na Biblioteca Municipal e proporcionou 
as pessoas conhecerem a história
Maria Conceição Padilha, durante a festa de lançamento do livro
A escritora Maria Conceição Padilha realizou na noite do dia 08 de dezembro, a sessão de autógrafos do seu segundo livro ‘Trovoadas do Tempo Antigo’. A festa aconteceu nas dependências da Biblioteca Rui Barbosa, que fica situada na Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya. Prestigiaram a cerimônia amigos, familiares, bem como literários da região e integrantes do Poder público. A atração musical ficou a cargo do músico esteiense Alexandre Souza. Durante o evento, Rodrigo Jankoski e Tiago Maculan prestaram uma homenagem a escrtitora lendo trechos de suas obras e um resumo sobre sua vida literária. Segundo a autora, a obra trata-se de uma homenagem a sua mãe retratando em 38 crônicas fatos e acontecimentos que na atualidade, muitas vezes, não é mais reproduzido como em décadas passadas. “Outro ponto forte do livro é a mesclar as vivências das cidades do interior com os desafios das metrópoles. Também faz citações de mulheres do campo e de operários das indústrias”. Ela salientou que ganhou destaque em muitas histórias à força do amor que há entre as pessoas, que começa em casa, entre mãe e filho.
VALORIZAÇÃO - Maria Conceição ressaltou que o livro é uma homenagem a sua mãe Lidia Vanda de Azevedo soube repartir amor para os dez filhos fazendo com que cada um se sentisse único. De acordo com o editor do livro, Esteban Rey Fontan, este é o 13º livro confeccionado pela Editora Versus, dando mais um passo em prol da cultura da cidade. “Além de ser um passo a mais para a escritora, para a editora apresenta uma nova proposta para o leitor”. Esteban comentou que através de recursos do Funproarte é importante valoriza e prioriza a cultura. “Sem este apoio seria praticamente impossível”.


Eleita nova Mesa Diretora do 
Legislativo esteiense
A nova mesa diretiva será empossada após o feriado de Natal
O vereador Sandro Severo vai conduzir o Legislativo esteiense em 2018. Eleito pela maioria dos parlamentares, durante a realização a última sessão ordinária que ocorreu no dia 12 de dezembro. Sandro vai ter na Mesa Diretora como vice Euclides Castro e como 1º e 2º secretários, os vereadores Mário Couto e Rute Pereira, respectivamente,  também eleitos pela maioria dos votos. Severo, que é atualmente o vice-presidente da Câmara, falou que a ideia é comandar o Legislativo com apoio de todos os vereadores,  centrados sempre na construção de pautas positivas e importantes para a comunidade, dentro do planejamento, em todas as áreas, desta nova gestão. Durante a sessão, ainda, foram eleitos os líderes de bancada e formadas as comissões permanentes temáticas nas áreas de saúde, segurança, finanças, educação, urbanização e habitação. O recesso da Câmara encerra em 30 de janeiro.  A posse da nova Mesa Diretora ocorre no dia 29,  na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, às 10 horas.


ESPAÇO AXÉ
10ª homenagem a Oxum 
Pai Jones de Oxala A 10ª homenagem a Oxum realizou-se no domingo dia 10 de dezembro. A imagem que a dez anos percorre as Terreiras de Esteio e Sapucaia do Sul, em uma incansável peregrinação iniciada e ate hoje organizada pela persistência do Pai Jauri de Oxum. Este ano saiu da terreira de Mãe Catia da Yemanja  na cidade de Sapucaia do Sul, às 19 horas do dia 10 de dezembro percorreu a Avenida Luiz Pasteur, Avenida Padre Claret em sua totalidade, a Avenida Presidente Vargas e a BR 116 até chegar na Vila Pedreira, Rua Pedreira, 49, no Ilê de Iansã e Ogum que tem como Dirigente Espiritual, Mãe Josi de Iansã. Na oportunidade foi recebida com uma linda festa que marcou a Inauguração de mais um espaço de culto as divindades Afro Gaúchas e Umbandistas. A cerimônia com descerramento da faixa que inaugurou a casa, muitas homenagens, doces, bolo, frutas, balões e fogos receberam Mãe Oxum. Parabéns a todos, ao Pai Jauri da Oxum pela inabalável fé e incansável luta. Ao Corpo de Bombeiros e a Guarda Municipal nossa total gratidão. Ao Sr. Marco Monteiro (Marco Axos) presidente da Comunidade de Terreiro Irmãos do Axé e seus participantes parabéns por mais uma missão cumprida. O telefone de Mãe Josi da Iansã é 999375004.
PAI JONES
Marco Monteiro, Josi da Iansã, Jauri Machado e Catia da Iemanjá
Catia da Iemanjá, Jauri Machado, Marco Monteiro,
Josi da Iansã e a menina Fernanda
Mãe Josi com os filhos de santo da casa
Mãe Catia, mãe Josi e filhos do Ilê cortando a fita inaugural  da terreira 
Agradecimento pelo ano que se encerra
Bom, chegamos ao final de 2017 e não poderíamos deixar de agradecer a todos os ilustres convidados que passaram pelo Programa Espaço do Axé. Iniciamos a divulgação de todas as pessoas ou empresas que trabalham em prol do Axé no dia 07 de agosto, com o Sr. Marco Monteiro, da Marco Axos, dia 14 de agosto recebemos os Alabes Diego de Oxalá e Filipe de Xangô, dia 21 de agosto passou por aqui a fotografa Sabrina Braga, dia 28, foi a vez de termos a oportunidade de ouvir a ativista Sani Figueiredo, em 04 de Setembro o bate papo foi com a doceira Daiane Fagundes muita coisa boa e bjos doces no ar, Baba e Alabe Julio de Oxala esteve aqui no dia 11 de Setembro, já no dia 18 de Setembro foi a vez de recebermos a Sra. Marilene da Marilene Decorações falamos de festas e arranjos muita coisa boa neste dia, 25 de Setembro chegou por aqui com a presença de meu irmão Jonas Torves que faz escultura em frutas, bombou bateu recordes e trouxe uma agenda cheia para o Jonas, ai veio o dia 02 de outubro e o Paulinho Barber do Studio Pretinho Básico cortou e desenhos um cabelo ao vivo, mais uma vez a audiência foi maravilhosa,  dia 09 de Outubro recebi os amigos Anderson e Dionathan da Martins Mídia, em 16 de Outubro a Amiga Mãe Vera Hugo do Jornal Hora Grande, 23 de Outubro a artesã Luciana Santos e suas bonecas, mais uma vez passamos dos índices de audiência esperados, 30 de outubro a incrível Lisi Rosa da D’Bokun Garrafas Decoradas, foi uma tarde super agradável com muitas pessoas elogiando o trabalho da artesã, dia 06 de Novembro foi uma tarde doce, a menina de 14 anos uma guerreira chamada Erika Rafaela trouxe seus quindins e doces teve degustação e muito sorteio, 13 de Novembro conversa foi descontraída e muito divertida com o Celso da DuseuJeito Estamparia, no dia 20 de novembro que esteve no programa foi o Pai de Santo, Alabe e professor de toque Pimpo da Oxum, em 27 de novembro compareceu no programa a minha amiga, parceira, dona de loja, empresaria, umbandista, mãe, esposa e comunicadora Sani da Empório Santo, muitas risadas, foi simplesmente maravilhoso,  aí chegou Dezembro e tivemos um cancelamento na agenda e o Marco da Marco Axos rapidamente quebrou o galho e fizemos outro programa em 04 de Dezembro, onde falamos das novidades da Marco Axos pra 2018, e também sobre a Comunidade de Terreiro Irmãos do Axe. 11 de dezembro outro programa que vai ficar na historia de 2017 a Andreia ou melhor a Deia da Deia Ideias e o Solon foi um bate papo descontraído muitas ideias no ar, pessoas do bem e de grande integridade e caráter, e por fim chegou o dia 18 de Dezembro último programa desta ano foi com os alabes do grupo Axé Ilu de Canoas, Gabriel, Felipe e João, sem palavras pra estes caras, respeito e verdade estiveram no ar neste dia. Esta foi nossa incrível agenda de 2017, muitas vezes eram pessoas que eu sequer eu conhecia, tínhamos apenas contato por redes sociais, adorei cada momento cada entrevista, cada dia que mesmo cansado saia renovado ao final das entrevistas, foram segundas feiras de muito carinho e energias sempre muito positivas. A palavra é uma só GRATIDÃO a Deus, os Orixás, minha família Carnal e Espiritual, Sr. Miguel Luz que confiou e nos oportunizou tudo isto, ao amigo Jauri Machado um cara sem igual e a toda equipe e novos amigos que fiz na Radio, TV e Jornal Destaque. Agradecimentos especiais ao Baba Michel da Oxum, que nas quartas feiras faz os Programa Espaço do Axé Consultas, respondendo com carinho a todos e dando sua contribuição aos ouvintes que precisam de uma palavra de auxílio ou orientação, nas quartas feiras chegamos a alcance de mais de 150 mil pessoas, algo impensável para nós. Baba Michel também fazia parte do programa das segundas feiras, mais sua agenda não lhe proporcionou ausentar do Ilê nas segundas, então minha gratidão por tudo a este irmão de fé.


Milton de Oliveira falou sobre a importância
do esporte e com as medalhas
Esporte conquista cada vez mais adeptos
A arte marcial como esporte e filosofia de vida. Este é um dos propósitos de professor e empresário Milton de Oliveira Fonseca. Ele relatou que iniciou neste segmento no final dos 70 começou a se interessar após as exibições dos filmes que tinham como tema central as lutas do povo oriental. “Por não haver escolas em Esteio, na época, tive que ir para Porto Alegre em busca do meu sonho”. Ele enfatizou que ao iniciar a prática do Tai Chi Chuan mudou sua concepção na vida, principalmente na adolescência para se defender. “No passado, as praticas já eram consideradas importantes para a saúde e hoje é comprovado pelos médicos que exercícios vindos do oriente trazem benefícios e qualidade de vida”. Milton ressaltou que o Tai Chi Chun as lutas são por pontuação ou fiscalização por nocaute, além de todos serem originários da China. “Também surgiram atividades mais modernas nas últimas décadas como o Kung Fu, o mais tradicional que utiliza as mãos e o wu shu, que agrega algumas armas. Interessados em conhecer mais este esporte e seus benefícios pode entrar em contato pelo telefone 9959-95228 ou pelo e-mail www.academiadekungfu.com.br


PE. ANDRÉ BOANERGES CARBONERA 
Missionário Claretiano 
Cadê o Padre? 
Dia cansativo. Sim. A jornada fora muito exaustiva. Após um banhozinho reparador, dirigi-me à matriz. Junto à porta principal, acolhia o povão. Aliás, esta praxe eu a vivencio, há anos... Destacou-se uma pergunta: - Em que lugar o senhor se escondeu?... Matutei... Cogitei... Esconder-se... Por que tomaria semelhante postura? Teria eu cometido algum extraordinário crime que me alijaria da sociedade? Alguém procurou saber o que acontecia comigo?... Nada! Apenas críticas e ataques... Alguma coisa foi possível ouvir e gravar... - Além de velho, acomodado e inútil. - Será que este velhote merece o ar que respira? - Quando os idosos sairão de circulação? - Não fazem e ainda atrapalham os competentes. E quejandos... Bem! E nós, como nos portamos? Incentivamos os outros, ou, apenas, criticamos? Enquanto pensamos, deixo cair o ponto final...


Festas para crianças
Voluntárias da ação Maria José que contribuíram com a festa
O último domingo, 17 de dezembro, foi marcado com a festa de Natal da Associação de Voluntárias Maria José e do voluntário Natanael das Neves. Na associação, famílias e crianças participaram do evento, onde foram recebidos com um lanche e os pequeninos ganharam brinquedos. O evento aconteceu na Rua do Parlamento. A responsável pela entidade é Maria Di Pietro. Já o Natanael ofereceu cortes de cabelos estilizados para as crianças e em alguns adultos. É a segunda oportunidade que faz esta ação. A primeira ocorreu em outubro, no dia das Crianças.


Festa eletrônica no 
Parque Assis Brasil termina em tragédia 
Durante uma ‘rave’, parte do palco caiu matando o DJ
Estrutura do palco principal se tornou um monte de ferros retorcidos 
Um temporal por volta das 14 horas, que atingiu a Região Metropolitana no dia 17 de dezembro resultou na destruição e morte em Esteio. Parte da estrutura metálica de um palco que era utilizado para uma festa de música eletrônica caiu devido à velocidade do vento, causando a morte do DJ Kalleb Freitas, 30 anos, um dos principais astros da festa. O evento conhecido também como ‘rave’ estava ocorrendo nas dependências do Parque de Exposições Assis Brasil. O artista chegou a ser socorrido para o Hospital São Camilo, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu. A causa da morte foi traumatismo craniano, em função da queda do palco. Após a queda do local, a equipe médica contratada pelos organizadores do evento realizaram os primeiros procedimentos. No momento da tempestade, pelo menos três pessoas ficaram feridas.
INVESTIGAÇÃO – A Polícia Civil, através do delegado André Sperotto está investigando o caso, onde foi instaurado o inquérito para analisar apontar quais os motivos que fez desabar parte a estrutura do palco. O laudo pericial que trata sobre a morte do DJ deve ser concluído em aproximadamente 30 dias. Segundo o comandante do 8º Batalhão de Bombeiros Militar, major Bem Hur Pereira da Silva, por ser considerado um evento temporário, a documentação entregue pelos organizadores se encontrava dentro as normas estabelecidas pelas leis, inclusive o PPCI. “Mesmo assim uma equipe foi fazer a vistoria no local e não foi encontrada nenhuma falha”, disse o major Bem Hur. Ele salientou que para o evento, os responsáveis atenderam todas as medidas solicitadas como dez brigaditos (bombeiros civis), duas ambulâncias e as saídas de emergências. “Durante o vendaval e logo em seguida com a queda do palco, foi realizado um trabalho que evitou várias situações que se não tivesse poderia ter sido até pior”. De acordo com o major Bem Hur, três pessoas ficaram feridas, com o desabamento do palco. Há também o registro de um jovem de 19 anos, morto, por overdose e um cabeleireiro, de São Leopoldo havia participado da festa não havia sido localizado até o dia 19.
HOMENAGENS - O DJ era conhecido nas festas do gênero no Estado e também junto à organizadora Atmosphere Festival. Kaleb foi velado e sepultado no Cemitério São Miguel e Almas, em Porto Alegre, no dia 18. Em sua página numa rede social, amigos e apreciadores de música eletrônica prestaram homenagens ao músico. A festa iniciou na tarde de sábado e tinha previsão de terminar no início da noite de domingo.


Polícia Civil fecha casa de jogos
Várias pessoas estavam no local fazendo apostas, no momento da operação
A Polícia Civil de Esteio deflagrou uma operação no dia 05 de dezembro, uma ação que tinha como objetivo combater os jogos de azar na cidade, onde culminou no fechamento de um bingo no município. Segundo o delegado Andre Sperotto, foram localizadas diversas máquinas caça-níqueis no local no momento em que os policiais invadiram o espaço. “Quando deflagrada a operação, várias pessoas estavam no local realizando apostas. Os responsáveis pelo estabelecimento foram identificados e responderão pelo crime previsto na legislação”, comentou o delegado. A atividade foi realizada em parceria com a Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e demais órgãos de fiscalização da Prefeitura.

Caminhão é recuperado com mercadorias
Material apreendido em sua maioria do gênero alimentício
Agentes da Delegacia de Repressão ao Roubo e Furto de Cargas (DRFC) em conjunto com o Deic recuperaram um caminhão e a carga que estava escondida num pavilhão localizado na cidade de Sapucaia do Sul. A recuperação de veículo aconteceu no dia 12 de dezembro. O material que estava no caminhão era de produtos alimentícios que haviam sido roubados em Canoas. Segundo o delegado Adriano Nommenmacher, a carga está avaliada em aproximadamente R$ 80 mil.


Homem é preso com maconha no Walderez
Além da droga, os policiais também recuperaram aparelhos de telefone celular
Policiais militares do 33º BPM de Sapucaia do Sul prenderam um homem de 22 anos. A ação aconteceu no dia 07 de dezembro, no bairro Walderez. Com o indivíduo foi recolhido 871 gramas de maconha. De acordo com informações com o Batalhão, o suspeito possui antecedentes criminais e após receber voz de prisão em flagrante, foi encaminhado ao DPPA, em Canoas, onde foi registrado o fato.


Foragido é detido em Sapucaia do Sul 
Um foragido do sistema prisional foi detido na madrugada do dia 05 de dezembro, por uma guarnição do 33º BPM de Sapucaia do Sul. O homem de 38 anos foi capturado durante uma abordagem pelos policiais militares na Rua Gustavo Johann, no bairro Primor, durante a realização da Operação Avante. Após receber a voz de prisão, o suspeito foi levado para o DPPA, em Canoas, para o registro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário