quarta-feira, 14 de março de 2018

EDIÇÃO 2077

HOMENAGEM
Malu Storck recebendo a honraria in memorian ao esposo falecido no ano passado
Antes de iniciar a primeira reunião almoço de 2018, promovido pela Acise/CDL de Esteio, em fevereiro, um momento emocionante entre o público que esteve prestigiando o evento. Foi entregue uma placa para Malu Storck, em homenagem ao trabalho desenvolvido na entidade pelo seu esposo, Claudio, falecido em novembro de 2017, vítima de câncer. O radialista e jornalista, por muitos anos, contribuiu para as ações da entidade de classe, bem como também atuou como mestre de cerimônias nos mais diversos eventos realizados tanto pela Acise, quanto pelo CDL.


Presidente da Câmara visita o Jornal Destaque 

Representante do Legislativo falou sobre as ações que pretende realizar neste ano
Sandro e Miguel Luz conversaram sobre assuntos ligados a cidade
O presidente da Câmara de Vereadores de Esteio, Sandro Severo (PSB) esteve realizando na manhã do dia 02 de março, uma visita de cortesia a sede do Jornal Destaque. Sandro foi recepcionado pelo diretor da empresa, Miguel Luz. De acordo com o presidente do Parlamento Municipal, assumir este cargo é uma experiência nova e de responsabilidade. “Desde o ano passado estamos desenvolvendo um trabalho com parcerias com outros segmentos da comunidade, que aos poucos vem tendo resultados expressivos”, disse Sandro. Ele salientou sobre o projeto de sua autoria que implanta no município um cartaz com as fotos dos foragidos do sistema prisional. 
PARCERIAS - Sandro Severo falou que o Legislativo é parceiro em vários setores da comunidade, entre eles, viabilizar em manter a história de Esteio preservada, tanto pela existência do Museu Histórico Destaque, que completou em outubro de 2017, 26 anos de existência, bem como nas páginas do JD, que está há mais de cinco décadas de circulação na Região Metropolitana. Durante a visita, Miguel contou histórias sobre pessoas que ajudaram no desenvolvimento do município, pertencia a São Leopoldo e se emancipou em 28 de fevereiro de 1955. O chefe do Legislativo municipal esteve acompanhado pela assessoria de imprensa, Teresinha Bobsin.


Antigo prédio da Justiça do Trabalho agora pertence ao Município
Antigo prédio fica localizado na Avenida Salgado Filho, no Centro
A antiga sede da Justiça do Trabalho, localizada na Avenida Senador Salgado Filho, no Centro, agora pertence ao Município. Fechado há pelo menos cinco anos, o local pretende ser sede de um Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e um Centro de Convivência do Idoso. Isso se tornou possível após o chefe do Executivo Municipal, Leonardo Pascoal ter entregado um ofício ao superintendente do Patrimônio da União no Rio Grande do Sul (SPU/RS), Antônio Carlos Nunes Jung, solicitando a cedência para a Administração. Conforme o ofício, elaborado pela secretaria de Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo, o Cras Centro poderia atender até cinco mil famílias, ampliando os serviços de proteção básica da política de assistência social. “Nosso desejo é dar uma utilidade pública para aquela estrutura, que hoje está sem uso, oferecendo um local de atendimento para as pessoas que moram na região, como também prestar um serviço novo aos idosos do nosso Município”, afirmou Pascoal. Atualmente, Esteio conta com dois Cras (Conviver, na Vila Olímpica; Território de Paz, no Parque Primavera), duas unidades de Referência em Assistência Social (URAS), na Pedreira e no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU); e um Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas). Já o Centro de Convivência do Idoso seria um novo serviço. Terá o objetivo de promover o cuidado especializado, bem como a manutenção da autonomia e da cidadania de pessoas com 60 anos ou mais.



Projeto voluntário recebe honraria do Legislativo 

Em pouco mais de um ano, o ‘Conta Comigo’ já esteve 
realizando diversas ações na cidade
Tatiana Tanara com as homenageadas pelo trabalho voluntário na cidade
Voluntários de diversos segmentos da cidade participaram na noite do dia 20 de fevereiro, do ato solene, em homenagem ao projeto ‘Conta Comigo’. A solenidade ocorreu na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, na Câmara Municipal. Entre as agraciadas com o certificado foi Alessandra de Vargas e Rita de Cássia Corrêa Pacheco. O presidente do Legislativo, Sandro Severo parabeniza a iniciativa do programa que teve início em 2017 e tem condições de ter uma vida longa. “Todos os envolvidos merecem respeito e reconhecimento, pois dedicam horas de seu dia em se capacitar e dar uma nova cara para a cidade”.
TRABALHO - De acordo com o chefe do Executivo Municipal, Leonardo Pascoal, a entrega da honraria representa a dedicação e a parceria de todos os envolvidos no projeto. “É um grupo que está trabalhando para que cidade possa ficar melhor para todos”. Emocionada, a secretária de Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo, Tatiana Tanara falou que trabalhar com o voluntariado junto à gestão pública é algo que possui alguns obstáculos, mas com organização conseguimos vencer. “A solidariedade é uma peça chave para o sucesso, que acaba envolvendo diversas pessoas”.
HISTÓRIA 
O Conta Comigo tem como objetivo atrair e capacitar voluntários para atuarem em diferentes ações realizadas na cidade. Para se inscrever, é necessário preencher o formulário disponível no site da Prefeitura. Podem se cadastrar pessoas com mais de 18 anos, interessadas em participar de ações voluntárias em Esteio e que possam participar de capacitações. Os cadastrados serão convidados, inicialmente, para uma capacitação com temas como a legislação federal sobre serviço voluntário, com atribuições, compromissos e deveres, e o decreto municipal 5.687/2017, também sobre voluntariado.


Idosos de Esteio participam de aulas de boxe
Aulas estão sendo realizadas todas as quintas-feiras no ginásio municipal
Vovós e vovôs com mais de 60 anos tem mais uma opção para praticar atividade física na cidade. Já está em pleno funcionamento à prática de boxe para a Terceira Idade, sob o comando do boxeador Abílio Mendes. As aulas ocorrem todas as quintas-feiras, às 10h30. Segundo Abílio, para os idosos que fazem parte do Cras Conviver e do Território da Paz, as aulas acontecem no Ginásio Edgar Piccioni. Já aqueles que residem ou utilizam os serviços do Uras Pedreira/PAIF podem procurar a oficina sócio educativa , na quadra de esportes da Escola Municipal Trindade, que fica nas dependências da Vila Pedreira. As atividades ocorrem todas às quintas-feiras, às 15 horas. “Tenho uma grande satisfação, pois a cada dia, ambos os grupos estão tendo mais procura e com isso estamos conseguindo atingir o objetivo. O foco é proporcionar uma qualidade aos idosos da cidade”. De acordo com Neuza Brum, representante do Conselho Municipal do Idoso, as primeiras aulas estavam participando cerca de dez pessoas e neste ano já estão aderindo à prática esportiva, 15 integrantes. “A ideia que o público de Terceira Idade opte por se exercitar, em busca de uma qualidade de vida e melhorias no condicionamento física”, comentou Neuza.


Deputado Heitor Schuch repassa mais 
250 mil em emenda para Esteio
O deputado Heitor Schuch (PSB/RS) esteve em Esteio, na última semana, formalizando a entrega de emenda parlamentar ao prefeito Leonardo Pascoal (PP). O recurso, no valor de R$ 250 mil, deverá ser investido em projetos de infraestrutura, como a pavimentação de ruas nos bairros. Estiveram presentes no ato, o vice-prefeito, Jaime da Rosa, o presidente da Câmara, Sandro Severo, os secretários de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Kohlrausch, de Obras, Leomar Teichmann, de Saúde, Gerson Luis Cutruneo, além do assessor parlamentar Enoque Gomes, representando o vereador Ari Zanoni da Center. Em seu primeiro mandato como deputado federal, Heitor Schuch tem priorizado Esteio na destinação de recursos. Em dois anos, foram R$ 793,5 mil em emendas para o município, em um trabalho conjunto com a prefeitura, vereadores, lideranças partidárias e entidades. Investimentos em saúde, infraestrutura e segurança foram as principais áreas atendidas. “Ajudar a melhor a vida das pessoas é nosso objetivo. Além de seguir buscando recursos, continuaremos trabalhando por políticas públicas para o desenvolvimento de Esteio”, diz Schuch.

Corte do Carnaval de Esteio é apresentada
Rei Momo, juntamente com a rainha e das princesas da festa
Dentro da programação dos festejos de Momo na cidade, a corte do carnaval de 2018 foi escolhida em fevereiro, durante um evento realizado na Praça da Juventude, no bairro Jardim Planalto. Pâmela Paloma de Andrade Tadeu, 25 anos, representante da Escola de Samba Mocidade Independente do Jardim Planalto, conquistou o título de rainha. Além da soberana, juntamente com as princesas e o Rei Momo, Geovani Rodrigues fazem parte da corte que irão reinar no carnaval que está previsto para ocorrer no dia 17 de março, no Parque de Exposições Assis Brasil. A festa tem início a partir das 20 horas. Após a escolha das soberanas, também foi realizado a apresentação dos sambas enredo das três agremiações da cidade que pisarão na avenida, assim como dos blocos participantes. Neste ano, o carnaval é organizada pela Liga das Escolas de Samba e Blocos de Esteio (Liesbe), com o apoio da Prefeitura.


Claudia e Adão desfilaram em uma das
alas da União da Ilha do Governador
Casal de Esteio desfila no carnaval do Rio de Janeiro 
Adão e Claudia realizaram o 
sonho de desfilar na Sapucaí 
A paixão pelo carnaval fez com que um casal de Esteio realizasse o sonho acalentado por anos. Claudia Foljarini e Adão Luiz Oliveira desfilaram na escola União da Ilha do Governador, em plena Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, considerado o maior espetáculo a céu aberto do mundo. Claudia contou que gosta de carnaval, devido a alegria que ela proporciona para as pessoas. “Pelo menos quatro dias do ano, temos a oportunidade de esquecer os problemas, vestir a fantasia e se divertir”, disse Claudia. Ela salientou que já havia viajado em três oportunidades para a capital fluminense, mas sempre teve o sonho de desfilar numa escola de samba e quando surgiu a proposta, resolvemos participar. “É algo indescritível, onde recomendo que qualquer pessoa tenha esta experiência. Minha escola de coração é a Portela e de Adão é Salgueiro”.
ALA - Segundo Claudia, a ala em que desfilou com o marido foi na ala Tropical, caracterizados como cupcake, que fazia parte do contexto do enredo que abordou sobre a culinária brasileira. “Outro fator determinante foi a questão do horário, já que a União da Ilha foi uma das primeiras agremiações a pisar no segundo dia do desfile das escolas do Grupo Especial, por volta da meia noite. Tínhamos medo de retornar muito tarde para o hotel, devido a violência”. Em relação à infraestrutura da passarela do samba, tanto Claudia como Adão ficaram impressionados com a organização dos responsáveis das escolas, bem como o sistema de água e luz, nas imediações do sambódromo. “Por isso que agora se entende que se trata um dos maiores eventos do mundo. Muito se deve a organização e o talento de quem trabalha com o carnaval durante todo o ano”.


HOMENAGEM
No dia 14 de fevereiro, Marlene Silva Cutruneo, ex- secretária de Educação do município comemorou 80 anos de vida junto a seus amigos e familiares. A cunhada Creusa Cutruneo e a sobrinha Alessandra Cutruneo organizaram uma comemoração especial que contou com a presença dos amigos, Paulo e Deliza Spindler, Enedir Favero, Vera Agra, Clélia Minuzzi, Sueli Ramos, Selma Rodrigues e Vanessa Candiolli, eLydia Costa. Outros integrantes da família Cutruneo também prestigiaram o aniversário de Marlene como Lia, César, Valquíria, Gerson, Rosemeri, Amanda e Isabela.


LORI EMANOELA DA SILVA 
SER FELIZ É UMA ESCOLHA 
Todas às vezes que nos deparamos com diferentes formas de agir, e de viver nos deixam um pouco inquietos. Na maioria das vezes, observamos que todos nós no fundo de nossa alma somos diferentes, e igualmente parecidos por conta de que temos as mesmas vontades humanas... Ninguém em sã consciência acorda pela manhã desejando que as coisas em sua vida não dê certo, na mansão ou no casebre, ninguém mesmo! Dito isso, peço aos amigos que reflita sobre o papel de cada um neste mundo, a importância que cada um de nós tem no grande contexto humano e planetário. Nem tudo que vivemos é real, nem tudo que afirmamos ser verdadeiro existe; porque meus caros as verdades não são absolutas. Prestar atenção naquilo que nos incomoda, naquilo que nos faz feliz, é um grande indício de reconhecer nossa essência divina e principalmente que cada um de nós faz a diferença sim, mas, quando temos um grande e determinante propósito de ser melhores que antes...

Mulheres recebem honraria do 
Legislativo esteiense 
Ato solene aconteceu no Plenário da Câmara
Homenageadas juntamente com as autoridades
Para celebrar o histórico de lutas e avanços das conquistas femininas, comemorado anualmente em 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a Câmara de Vereadores realizou no dia 06, na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, ato solene alusivo à data. Durante o evento, de iniciativa das vereadoras Fernanda Fernandes (PP) e Rute Pereira (PMDB), foram prestadas homenagem às  mulheres que se destacaram no município, ao todo 18, indicadas por diversos segmentos da sociedade. A solenidade foi dirigida pelo presidente do Legislativo, Sandro Severo (PSB) e  teve a participação dos vereadores Euclides Castro (PP), Felipe Costella (PMDB), Ari Zanoni (PSB), Leo Dahmer (PT), Luiz Duarte (PT), Márcio Alemão (PT), Mário Couto (PDT), além do diretor da Ceasa, Vanderlan Vasconselos, do deputado estadual, Juvir Costella, além do prefeito, Leonardo Pascoal e autoridades locais. Em sua fala de abertura, a proponente,  Rute Pereira falou sobre as desigualdades, especialmente sobre o machismo existente ainda nos dias atuais. “Que as mulheres conquistem cada vez mais seu espaço, nas chefias, e na vida”, disse. Também autora da proposição, Fernanda Fernandes  citou as conquistas femininas ao longo da história e falou dos desafios a serem enfrentados. Citou a personagem do livro do escritor, Érico Veríssimo, Ana Terra. “Ela retrata a força e garra da mulher na família e até na política. Muito de nossas lutas cotidianas ainda precisam ser conquistadas. Que sejamos mais perseverantes na busca da paz em nossos espaços”, disse; Já o prefeito Leonardo Pascoal falou sobre lançamento do “Cimento e Batom”, projeto em parceria com a ONG Mulher em Construção que vai oferecer capacitação na área da construção civil para mulheres de baixa renda, entre 18 e 50 anos que residam nas áreas mais vulneráveis da cidade. Na oportunidade, os vereadores entregaram uma honraria às homenageadas. A mestre de cerimônia foi Mônica Marins.
LISTA DAS HOMENAGEADAS
Carla Assumpção, Claudia Correa Costa, Clauria Danitce Silveira Bugs, Deise Luciane Kologeski Nadalon, Elza Missae Takeuchi Navarro, Graziela Oliveira Neto da Rosa, Iara Maria Costa Pacheco, Joscemara Ferreira da Rosa, Maria Beatriz da Silva Ribeiro, Maria da Graça Taffarel, Maria Terezinha Silva Rodrigues, Marilene Zonta da Silva, Miriam Salete de Vargas, Roberta Dias da Silva, Rosangela Maria Barth Pires, Sandra Corrêa, Sandra Figueiredo e Simone da Silva Pinto.


Acis presta homenagem a Cláudio Storck
Douglas Santin e Malu Storck
A ACIS de Sapucaia do Sul homenageou na noite do dia 06 de março, o ex-vice presidente da entidade, Cláudio Storck, nomeando a sala de eventos do prédio da entidade, como ‘Sala de eventos Cláudio Storck’, na presença da viúva Malu Storck. Entre as autoridades presentes, prestigiaram a inauguração o secretário da Indústria Comércio, Agricultura e Abastecimento do Município, Reinaldo Maldaner, o secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Jacó Cruz, os vereadores Carlos Eduardo (Maninho) e Cléber Rachel, e o comandante da Brigada Militar de Sapucaia do Sul, Silvio Engelsing, entre outras autoridades. A cerimônia encerrou-se com a visita das autoridades e associados às dependências do novo espaço no prédio a ACIS Coworking.


Aniversário de Esteio é marcado 
por missa campal 
Ato religioso ocorreu na Rua 28 de Fevereiro
Religiosos e comunidade participaram do ato
Mais de 200 pessoas prestigiaram na tarde do dia 28 de fevereiro, a missa festiva, em homenagem aos 63 anos de emancipação política. O evento foi realizado num terreno localizado na rua de mesma data, situada no bairro Parque Amador. Durante a missa campal, o Coral Vozes do Coração, sob a regerência de Tanilo Daniel cantaram músicas religiosas e alusivas a data. A celebração foi conduzida pelos padres Fernando Pietranera e Jorge de Siqueira Cesar. Uma das idealizadoras da missa campal, Loreni  Maria de Borba Machado relatou que a ideia em fazer a missa surgiu em função de uma atividade que uma jovem participante do CTG Poncho Crioulo necessitava em organizar uma ação em prol da entidade. “Aceitei a iniciativa, mas a imposição era que tinha que ser uma missa, durante o aniversário de Esteio”, disse Loreni. Ela salientou que por dois anos, a solenidade religiosa ocorreu no meio da rua, com o aval do então paróco da Igreja Imaculado Coração de Maria, padre Leo Hastenteufel. Em seguida, foi cedido um terreno para a realização da missa e que permanece até os dias atuais.
ORGULHO - “Tenho orgulho de poder ter feito parte desta história que a cada ano está melhor, buscando unir mais as pessoas. Moro há mais de seis décadas na cidade e pertenço desde então a Paróquia Coração de Maria”. O vice- prefeito Jaime da Rosa, esteve presente, assim como representantes de diversos segmentos da comunidade, empresários, além de integrantes do Executivo e Legislativo. Ele destacou que prestigiar um ato religioso demonstra que precisamos não somente cuidar do corpo, mas também do espírito.


Poeta conquista 4º Esteio da Poesia
Vencedores e participantes do festival realizado na cidade
Pela primeira vez, o Esteio da Poesia Gaúcha tem um bicampeão. Com o trabalho “Tudo o que Havia de Bueno”, o poeta são-borjense Rodrigo Bauer conquistou o título da quarta edição do festival, realizado no dia 24 de fevereiro, na Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya. Em 2016, Bauer ganhou com “Não me Perguntes do Gaúcho Velho”, homenagem ao tradicionalista e apresentador Antônio Augusto Fagundes. “A segunda vitória no Esteio da Poesia me traz uma alegria muito grande. É um festival que vem crescendo e amadurecendo muito rápido e com muita consistência! Fazer parte dessa história é muito gratificante”, comentou, satisfeito, o poeta campeão. As apresentações da noite, como é tradição começaram com um show local. O músico esteiense Jean Carlo Godoy mostrou todo o seu talento ao violão, com a participação dos seus conterrâneos Lucas Ferrera e Marcelly Bueno Cachoeira. O espetáculo contou ainda com a flautista riograndina Charlise Bandeira e o porto-alegrense Guilherme Castilhos. O melhor trabalho em palco ficou com “O Duelo de Don Blanco”, do poeta Rodrigo Kuhn, interpretado pela declamadora Silvana Giovanini, amadrinhada (acompanhamento musical) pelo próprio autor, também premiado como melhor amadrinhador. Destaque, também, para as mulheres. Liliana Cardoso Duarte, Silvana Andrade e Silvana Giovanini ganharam os três troféus destinados aos melhores declamadores da noite. Com diferentes temáticas e estilos, os declamadores interpretaram os dez trabalhos finalistas do festival, sempre acompanhados por grandes amadrinhadores. A cada poema interpretado, a plateia fazia o silêncio necessário para não atrapalhar a declamação. A noite de música e verso seguiu com um show especial do cantor Daniel Torres e seu repertório que mescla música gaúcha e clássicos latino-americanos.


Decisão do valor do piso regional tem que ser técnica e não política”, defende Any Ortiz
 Any Ortiz representa o PPS, na AL
O governo do Estado encaminhou a Assembleia Legislativa o projeto de lei que determina o índice de reajuste do piso regional gaúcho e a deputada estadual Any Ortiz voltou a defender que a correção seja baseada em um cálculo fixo. Desde 2016 está na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa um projeto de lei de autoria da deputada que institui uma política de reajuste para o piso regional. Pela proposta o índice será discutido entre os sindicatos patronal e de empregados, analisando a realidade econômica de cada setor no momento da negociação dos dissídios sem que a definição da correção dependa do entendimento do governador. “Nós defendemos que não haja aumentos impagáveis que possam virar demissões e nem que o governo conceda reajustes que não atendem as necessidades dos trabalhadores. Minha proposta tira o caráter político dessa decisão e cria uma estabilidade econômica para trabalhadores e empresários”, defende Any Ortiz.


Vito Smigelskas acompanhou
o crescimento da cidade
Um professor que acompanhou o desenvolvimento de Esteio 
Professor Vito fala de histórias sobre o local que mora há mais de seis décadas 
Acompanhar o crescimento de uma cidade é o privilégio de poucos. Mas descobrir suas nuances e desvendar segredos fica restrito para um público mais seleto ainda. Uma dessas pessoas que se enquadra nestes perfis é o professor aposentado Vito José Smigelskas. A história de sua família se confunde com a presença dos primeiros habitantes da então Vila de Esteio, pertencente ao município de São Leopoldo. Ele relatou que seu pai era agricultor e sua mãe, a professora e ex-vereadora Ilse Smigelskas residiam na antiga Rua Camaquã, que após alguns anos passou a se chamar Avenida Senador Salgado Filho. “Aos três meses vim para esta terra com meus pais e não sai mais”, disse o professor. Vito salientou que sua mãe era educadora na então Escola Serafim Pereira, que também, anos mais tarde recebeu o nome de Tomé de Souza, após a emancipação política de Esteio.
LUGAR - O professor aposentado falou que há mais de seis décadas reside no mesmo lugar onde seus pais optaram por viver. Por ter sido agricultor, Vito José ressaltou que se pai plantava numa área de terra de aproximadamente 1,2 mil metros quadrados. “Com o passar dos anos, se tornou uma chácara dentro do perímetro urbano da cidade”. Ele contou que tem orgulho de evidenciar o acompanhamento do crescimento do município para passou de ser um distrito, na década de 50 e atualmente é uma das cidades mais importantes do Estado e da Região Metropolitana.
DESENVOLVIMENTO DA CIDADE ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO 
Durante seu período escolar, Vito José estudou na Escola Estadual José Loureiro da Silva, por alguns anos foi a única na cidade que tinha Ensino Médio. “Anos mais tarde retornei para a instituição para o cargo de professor que me deixou muito honrado”. Ele comentou que acompanhou ao longo dos anos a questão do processo educacional. “Houve mudanças expressivas, como por alguns anos, entre as disciplinas Educação Moral e Cívica, entre outras que não estão mais no currículo escolar. A própria questão da religiosidade também mudou nas últimas décadas”. Entre as personalidades que Vito destaca como importantes e que lutaram para que a comunidade, foi o ex-prefeito Juan Pio Germano, entre 1973 e 1977, que entre as benfeitorias se tornou um apoiador a cultura local. Outros que também deixaram seu nome na história de Esteio foi Adão Johann e Enéas Teredo Buscari e Luiz Alécio Frainer.
FAMÍLIA ENVOLVIDA NA POLÍTICA 
Por aproximadamente seis anos, Vito acompanhou a trajetória política de sua mãe, que por seis anos foi uma das primeiras mulheres a ser tornar vereadora em Esteio, na década de 80. “O primeiro mandato de Ilse no Legislativo foi também acompanhado de outras duas mulheres, Bernadete Seibt e Rute Pereira, que faziam sua estreia na política”, informou Vito. Devido a proximidade com a educação, Ilse esteve ligada a Comissão de Educação para ampliar o número de escolas e oferecer acesso as crianças e aos adolescentes ao ensino. “Há mais de trinta e cinco anos, o Hospital São Camilo já passava por dificuldades e Ilse também estava engajada para que a saúde também tivesse um destaque especial”, contou Vito. Além disso, Vito frisou que sua mãe teve um apreço especial pelas ações de preservação com o meio ambiente.
UM POVO TRABALHADOR 
Vito Smigelskas enfatiza que para os próximos anos, os governantes e empresários possam ter um planejamento para a cidade, pois a tecnologia existe e precisa ser utilizada em nosso favor e não como uma arma destruidora. “Em alguns aspectos devemos pensar que a tecnologia está avançando de maneira muito rápida e que em muitos casos, nosso cotidiano cabe na palma da mão, através de um aparelho celular”. Já em relação ao aniversário de Esteio, Vito José é categórico em dizer que esta data representa a luta de um povo trabalhador e que trabalha para que possamos crescer de maneira mais integrada e unida.


Vera Rita Lucena Borges
Moradora relata a evolução da Avenida Presidente Vargas 
Vera Lucena Borges é uma das moradoras mais 
antigas da principal via da cidade 
Moradora da Avenida Presidente Vargas, desde a década de 50, antes da emancipação política de Esteio, Vera Rita Lucena Borges acompanhou o crescimento não somente da principal via comercial da cidade, mas também a evolução da cidade, juntamente com a mulher na sociedade. Vera comentou que morava em Porto Alegre quando iniciou um romance com o recém formado médico Paulo Lucena Borges. Após o período de namoro e de noivado, mais precisamente no dia 20 de abril de 1950, cinco dias após o casamento fixou residência no então distrito de São Leopoldo. “Casei aos 20 anos e já conhecia um pouco do lugar, pois aquele com quem me casei já trabalhava na vila e aos poucos fui descobrindo o lugar”, disse Vera. Ela salientou que um dos primeiros contatos que teve em Esteio, quando na então Farmácia Salutar, onde o esposo trabalha e residia num apartamento na parte superior do estabelecimento. “Devido da localidade e a proximidade do trabalho, resolvemos comprar o terreno na rua, que ao longo dos anos passou por diversas transformações”.
CONSTRUÇÃO - A dona de casa lembra com satisfação quando veio fixar moradia em Esteio de alguns locais de referência na cidade. “Onde está construído o Clube Aliança era um campo de futebol para as crianças e até os adultos podiam se divertir. Fui privilegiada em assistir a construção do clube que faz parte da história da cidade. Por décadas, o Aliança se tornou o palco de encontro da sociedade esteiense. Além disso, antes da construção do viaduto João Belchior Goulart, nos anos 50, residia uma família de origem alemã formada pelo casal Max e Berta, além da irmã Ida”. Ela enfatizou que nas proximidades de sua moradia em terras esteienses também havia a antiga Casa Regina, Hotel Avenida e a Ferragem Borges.
UM LUGAR TRANQUILO PARA VIVER 
Nestas quase sessenta anos residindo na Avenida Presidente Vargas, Vera Rita comenta que tem o privilégio de acompanhar o desenvolvimento da via expressa, onde se recorda no período em que somente haviam moradias e poucos estabelecimentos comerciais. “Com o passar dos anos, a avenida também foi obrigada a acompanhar o desenvolvimento e com isso, também alguns problemas, de cidades com uma quantidade de população expressiva”. Por ter adotado este local para viver e criar os filhos e netos, Vera Rita ressalta que tem um apreço especial por estas terras e também foi onde conquistou a felicidade. “Se por acaso tivesse o dom de mudar algo na cidade, um dos pontos positivos seria viabilizar da retirada de moradores de rua. Um dos motivos é que nos últimos anos, este público aumentou consideravelmente. Se por acaso houvesse um trabalho de recuperação ou providências a mudança de alguns que são oriundos de outras cidades próximas, talvez tornasse a avenida mais tranquila para trabalhar e passear”.
LUGARES QUE ESTÃO SOMENTE NA MEMÓRIA 
Momentos de glamour que fez parte da rotina da sociedade esteiense nos anos 50 e 60, principalmente aqueles com poder aquisitivo era à tarde tomar guaraná com uma fatia de torta, na antiga Padaria Estrela. “Os vizinhos também eram especiais e sempre me dei bem com todos em minha volta”. A moradora também falou de importantes estabelecimentos comerciais que por décadas estavam na cidade, como a Confeitaria Malta, Lojas Preferida, Casa Regina e Elsa, A Formosa, bem como os cinemas Imperial e Palácio. Vera Rita é mãe de cinco filhos, sendo três homens e duas mulheres e quatro netos.


Dupla esteiense desponta no mundo do rock
Ainda neste ano, os músicos pretendem gravar um EP
Músicos estão buscando se aperfeiçoar na carreira
O rock na cidade ganha mais dois novos seguidores. Trata-se de Gabriel Vergara e Claudio Abraão, ambos com 20 anos que formaram a dupla ‘Tocando por ai’. Claudio relatou que começou a aprender a tocar com seu tio que era integrante da Banda da Saldanha, em Porto Alegre. “Um dos primeiros instrumentos que tive um apreço especial foi o violão, aos 16 anos”, disse Vergara. Já Claudio iniciou seu elo com a música, ainda quando estudava no contraturno no Centro de Formação Teresa Verzeri, junto com o grupo ‘Som da Lata’ e nas oficinas de violão. “Já faz quase uma década que estou ligado à música e não pretendo abandoná-la”.
ENCONTRO - Tanto Claudio quanto Gabriel falaram que a ideia em montar uma banda ou algo similar surgiu quando estudaram junto no Senai, em Porto Alegre, no curso mecânica de refrigeração. “Em pouco de estrada já tocamos em cidades como Campo Bom, Tramadaí e Canoas”. Eles salientaram que a internet, através do Instagram e Facebook estão dando uma alavancada na carreira, através das postagens e de vídeos. Claudio e Gabriel contaram que uma das novidades para 2018 é investir na gravação de um EP, com músicas autorais. “Nossas principais inspirações são Legião Urbana, Capital Inicial, Raul Seixas, Red Hot Chili Peppers, entre outros”. Mais informações da dupla podem ser obtidas pelas redes sociais com o nome de Tocando por ai ou pelo telefone 9816-28257.


Atletas surdos farão atividades em ginásio
A comunidade de surdos de Sapucaia do Sul agora conta com um espaço para a prática de esporte. Nos domingos, das 15h às 18 horas, a quadra do Ginásio Edu Viegas será utilizada pela Associação Gaúcha dos Surdos de Sapucaia do Sul. A cedência do espaço foi firmada entre o prefeito Luis Rogério Link, o secretário de Esporte e Lazer, Everaldo Ramos de Moura; e o presidente da associação, Alex Sandro Simões. Campeonatos de surdos são frequentes e os atletas de Sapucaia precisavam de um local adequado para treinar. “Somos parceiros da associação, e ficamos felizes em contribuir para estes atletas que representam a nossa cidade”, afirmou o prefeito. Para Simões, a liberação do Edu Viegas é muito importante para a associação, que utilizará o espaço não apenas para treinos, mas também para atividades de integração e projetos com crianças.


Acores realiza corrida em homenagem ao aniversário de Esteio 
Atletas da cidade e região percorreram diversas ruas do Santo Inácio e Jardim Planalto
Corredores demonstraram preparo físico e  disposição
Na semana dedicada ao aniversário de 63 anos de emancipação política de Esteio, a Associação dos Corredores de Rua de Esteio (Acores) promoveu uma atividade alusiva à data. O evento ocorreu no dia 25 de fevereiro, onde a largada ocorreu em frente a Praça da Juventude, no limite entre os bairros Santo Inácio e Jardim Planalto. Participaram aproximadamente 120 atletas, além de 35 crianças, que disputaram em várias categorias. Os corredores percorreram diversas ruas e avenidas da localidade. Prestigiaram representantes do Executivo e Legislativo da cidade, assim como de outros segmentos da comunidade. O presidente da Acores, Paulo Henrique dos Santos fez um agradecimento aos competidores e a todos que ajudaram em realizar mais esta ação, que já é um dos eventos mais importantes, na Semana de aniversário da cidade.
DONATIVOS - Paulo Henrique informa que ainda foram arrecadados cerca de 100 quilos de alimentos. Os donativos serão revertidos para famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social na cidade, assim como a doação de 60 quilos de ração para cachorros e gatos Entre os corredores, o troféu de mais idoso foi para João Clever Calatta, de 70 anos, integrante da equipe DSX Assessoria Esportiva. A mulher mais idosa foi Heloisa Maria Pires, da equipe Espaço R2. Na categoria a mais nova atleta ficou para Agatha Dornelles Barcelos, de oito anos, da equipe Acores/Assessoria Zanata. Já o garoto mais jovem foi Davi Marques. A equipe com mais participantes foi a Espaço Fit, de Porto Alegre.


Estacionamento no Centro passará 
por novas mudanças
A colocação de novos parquímetros e a pintura das vagas de zonal azul que foram alteradas. Esta foi a pauta da reunião que aconteceu no dia 06 de março, por intermédio da Comissão de Segurança, Defesa do Consumidor e Direitos Humanos, presidida por Márcio Alemão e composta por Mário Couto e Harri Zanoni. O encontro, que foi realizado na sala de reuniões situado no prédio da Câmara contou com a participação da vereadora Rute Pereira e da representante da empresa Zona Azul Brasil, Patrícia Rosa Barduque. As áreas sujeitas ao pagamento pelo estacionamento foram modificadas  em 23 de junho do ano passado, por conta da Lei 6574/2017. No entanto, algumas vagas que, pela legislação atual, não são mais cobradas continuam com a pintura de zona azul. Patrícia, representante a empresa concessionária, disse durante a reunião que seria de obrigação da Administração Pública, uma vez que a modificação da área paga foi de iniciativa do Município e não da empresa. Já sobre a colocação de novos parquímetros, Patrícia afirmou ainda que eles são instalados em local de grande fluxo, determinados pela Administração Pública e não pela empresa.  Quatro deles teriam sidos instalados no último ano. Porém, a colocação de novos aparelhos custariam caro à companhia e não estaria nos planos da companhia, por enquanto. Conforme a empresária, a Zona Azul Brasil teria em média R$ 100 mil de prejuízo com suas operações em Esteio. Patrícia afirmou que o principal motivo das cifras negativas seria a gratuidade de 15 minutos aos usuários do estacionamento pago. A empresa propõe que ela seja substituída por uma isenção de 10 minutos por vaga, para o motorista comprar um ticket. A comissão deve convidar com os representantes da secretaria de Trânsito no próximo dia 13 de março para uma reunião.


São Camilo voltará a atender por convênio 
Foi assinado um documento entre a Casa de Saúde e o IPE
Representantes do município e do IPE participaram do ato, em Porto Alegre
O prefeito esteiense Leonardo Pascoal assinou no dia 28 de fevereiro, o convênio com o Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul. Pelo acordo, o Hospital São Camilo vai prestar atendimentos aos segurados do IPE, sendo remunerado pelos diferentes procedimentos que serão oferecidos. O documento foi firmado, também, pelo presidente do Instituto, Otomar Vivian, e pelo diretor administrativo da Fundação de Saúde Pública São Camilo de Esteio (FSPSCE), Dilnei Garate. “Para nós de Esteio, este ato é motivo de grande alegria, de contentamento e de uma representatividade muito grande. Ele dá início a uma nova fase para nosso Hospital, possibilitando que a gente tenha receitas não-públicas, que vão ajudar a equilibrar as contas, a cumprir os compromissos, a ampliar os serviços que são prestados na nossa instituição e a ampliar, também, a produtividade”, destacou o prefeito.
PARCERIA - O presidente do IPE afirmou que a parceria também é importante para o Instituto. Otomar fez uma breve histórico da instituição, criada em 1931, reforçando que ela será transformada em uma autarquia. “Com isso, teremos mais força e poderemos prestar melhores serviços aos nossos segurados. Esse acordo com Esteio é muito importante no sentido de ampliarmos nossos serviços no Município e em toda a região”, afirmou.
PROCEDIMENTOS COM O NOVO SERVIÇO 
De acordo Termo de Credenciamento, o Hospital disponibilizará atendimentos de urgência e emergência, obstétrica e ginecológica, UTI neonatal e adulto, centro cirúrgico, internações e fisioterapia para acamados. Os serviços serão disponibilizados após adequações técnicas que permitam o acesso do Hospital ao sistema do IPE. Participaram do ato, também, a supervisora da FSPSCE, Andresa Maitê Bohn; o chefe de Gabinete do IPE, Ivan Barreto; e o chefe do Gerenciamento de Prestadores do Instituto, Carlos Maurício da Passos.

Um comentário:

  1. Deputado Heitor Schuch repassa mais 250 mil em emenda para Esteio, o que será de grande valia para o município, entretanto observa-se presente no quadro de gestores do município de Esteio Gerson Cutruneo que foi secretário de Saúde de Cachoeirinha talvez o mais polêmico e o pior Gestor que ja vi, autoritário e prepotente conhecido por sua ignorância e falta de respeito no tratar com os servidores além de perseguir e ameaçar, prejudicou vários servidores públicos além de fazer uma péssima gestão como secretário de saúde é lamentável ver pessoas como esta assumir cargos no executivo.

    ResponderExcluir