segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

EDIÇÃO 2097

Maioria das cidades gaúchas não tem
espaços da preservação da história 
Em Esteio há dois locais e em Sapucaia do Sul, o espaço chegou abrir ao público, 
mas atualmente está fechado
Miguel Luz criou o museu para que as futuras gerações pudessem
conhecer mais sobre a história de Esteio
O Sistema Estadual de Museus (SEM/RS) está realizando uma pesquisa com um público segmentado e historiadores para fazer um diagnóstico adequado sobre a presença de museus nos municípios do Rio Grande do Sul. Os primeiros resultados da pesquisa foi divulgado recentemente. Conforme pode-se analisar, uma maioria discreta de nossos municípios não possuem museus ou casas com esta visão. Quando analisados os números de uma maneira mais absoluta, constatamos que 262 dos 497 municípios percebidos no Estado estão carentes de qualquer uma destas instituições. 
PRESERVAÇÃO 
Em Esteio, um dos espaços culturais com mais de 25 anos de existência é o Museu Histórico Destaque. Localizado na Rua Theodomiro Porto da Fonseca, 134, bairro São Sebastião, o local um acervo com fotos, peças que contam um pouco a história da cidade desde seus primeiros habitantes até o início do século XXI. Interessados em visitar o Museu pode entrar em contato pelo telefone 3473-1712. Foi instalado no município também o Museu Histórico de Esteio, que deveria ser instalado numa das salas do complexo do antigo Seminário Claretiano, mas permanece fechado. No local deverá ser instalada a Biblioteca Pública. Já em Sapucaia do Sul, o Museu Municipal chegou a ser aberto ao público, nas dependências da antiga sede do Grupo Escolar Sapucaia. Nos últimos anos, o acervo encontra-se guardado junto a Escola Vanessa Ceconet.


92 ANOS DE IRMà
ANA GARAFFA 
No dia 05 de janeiro, uma das mais ilustres personalidades de Esteio completou 92 anos. Irmã Ana Garaffa há décadas trabalha em prol dos mais necessitados da cidade. Idealizadora da Caminhada de Fé, Penitência e Esperança, com quase quatro décadas de existência proporciona com que milhares de fiéis, no terceiro domingo de outubro percorra entre a igreja Sagrado Coração de Jesus até o Santuário de Padre Reus, em São Leopoldo. A freira também construiu o Centro de Humanização Teresa Verzeri, no bairro Parque Amador. Devido a problemas de saúde, decorrente da idade, irmã Ana está num lar para freiras na cidade de Três Passos.


OBRAS NA FREEWAY 
A Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Rio Grande do Sul (DNIT/RS) informa que interditará a Freeway com a finalidade de lançamento de vigas Gerber. A interdição total da via expressa é necessária para o lançamento das vigas que serão posicionadas sobre a via. Detalhamentos da operação seguem em anexo. A primeira etapa esta prevista para acontecer entre os dias 08 e 10 de fevereiro, entre os kms 94 e 95, da BR 290, junto as obras da nova ponte do Guaíba. Já a segunda parte está prevista para ocorrer entre os dias 15 a 17 de fevereiro, no mesmo local.


Esteio vai ter um novo Fórum 
Novo espaço será construído no antigo prédio da 
Caixa Econômica Estadual. Com a medida, 
o local deve ganhar novas varas Civil e Criminal
Edificação fica na área central da cidade e está em péssimo estado de conservação
O antigo prédio da Caixa Econômica Estadual, situado na Avenida Presidente Vargas, 2536, Centro de Esteio, vai abrigar o segundo Fórum no município.  A informação é do Tribunal de Justiça do RS, que sacramentou o Termo de Afetação do Imóvel Nº 16728, em outubro,  autorizando o uso do terreno pelo Poder Judiciário.  O vereador Sandro Severo, está comemorando a decisão positiva do TJ e ressaltou que este é o primeiro passo para a criação de uma segunda vara criminal, conforme seu pedido realizado em 2017 e reforçado  em visita realizada ao desembargador Carlos Eduardo Zietlow Duro, no ano passado,  em comitiva também integrada pelo Executivo; pelo juiz da Vara Criminal de Esteio, Max Akira Senda de Brito, representantes da OAB/Esteio e juízes da Infância e da Juventude.
AGILIDADE 
Segundo o vereador, o novo espaço vai de encontro ao anseio da comunidade, além de  proporcionar mais agilidade na resolução dos problemas na cidade. “O próximo passo importante é trabalhar para o alinhamento das intenções, visando instituir junto ao novo Fórum, as varas Cível e Criminal”, destacou. Conforme Akira, o prédio ocupado atualmente, localizado na Avenida Dom Pedro, 200, não atende às necessidades da instituição. Durante o despacho do processo, o desembargador Carlos Duro agradeceu aos envolvidos pela condução do processo e disse que a área será muito bem utilizada em prol da comunidade esteiense. Também o secretário de Modernização Administrativa, Raffaele Marsiaj Quinto Di Cameli, afirmou que o Estado precisa reduzir a quantidade e melhorar a qualidade dos imóveis em seu poder, que, atualmente, são cerca de nove mil unidades.  O projeto de reforma está em fase de elaboração pelo setor de engenharia do TJ.


Projetos são aprovados em 
sessão extraordinária
Sessão aconteceu numa sala do segundo andar do prédio
Apesar do recesso Legislativo, os vereadores foram convocados para uma sessão extraordinária realizada no dia 20 de dezembro. Na oportunidade, os parlamentares aprovaram, por unanimidade, projetos de iniciativa do Executivo. A convocação foi feita pela Prefeitura, visando a votação de propostas, a exemplo da consolidação do orçamento anual para 2019, com estimativa de R$ 322, 7 milhões; a proposta consolidando o Código de Obras do município; o ajuste nas funções gratificadas da secretaria de Saúde; a criação de vaga para técnico de saúde bucal e de enfermagem; a concessão de área para a Igreja Pentecostal Deus é Amor, além de projetos instituindo o ‘Janeiro Branco’, de iniciativa do vereador Mário Couto; o 5º Esteio da Poesia Gaúcha e 1º do Amanhã; o ‘Calçada Legal’, cuja finalidade é estimular a reforma e a construção de calçadas para priorizar a acessibilidade aos pedestres com mobilidade plena ou reduzida e a suplementação (troca de rubricas) de verba, no valor de R$ 6,9 milhões, que pretende adequar o orçamento para o exercício de 2018 para cobrir a folha de pagamento. O presidente da Câmara, Sandro Severo, destacou que no município as sessões extraordinárias, por força de lei, não são remuneradas. “São projetos importantes que precisavam de deliberação dos vereadores. Neste sentido, seguimos dando o exemplo”.


Euclides Castro é o novo presidente 
da Câmara de Esteio 
Também foram empossados os demais integrantes 
da Mesa Diretora e líderes de bancada
Euclides Castro anunciou algumas medidas que vão ocorrer em sua gestão
O vereador Euclides Castro (PP) assumiu o comando da Câmara de Vereadores de Esteio, para o exercício 2019 durante uma solenidade realizada no dia 28 de dezembro, na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer. Também fazem parte da Mesa Diretora do Legislativo, o vice-presidente, Mário Couto (PDT), além do primeiro e segundo secretários, Sandro Severo (PSB) e Rute Pereira (MDB). Castro destacou, em seu discurso de posse, que entre suas metas estão a de que o Legislativo trabalhe de forma pró-ativa e consonante com o Executivo, dentro da manutenção do sistema de agilidade e, assim como, pretende focar no atendimento à comunidade. Segundo ele, a ideia é ampliar os canais de escuta e de diálogo com a população, bem como quer implementar, de forma efetiva, o Projeto de Proteção Contra Incêndio (PPCI) do prédio da Câmara Municipal, tendo em vista o enorme número que pessoas que se utilizam dos serviços, especialmente o Plenário, que abrigou, somente neste ano, mais de 15 mil pessoas. “O foco na comunidade será um dos principais objetivos desta gestão. Afinal, é para os moradores que devemos legislar, àqueles que nos deram sua confiança e esperam que façamos o melhor”, falou Euclides.
 EXPERIÊNCIA 
 O novo presidente, que traz a experiência de gestão escolar, falou que assume, ainda, o compromisso de manter a harmonia e a parceria entre as entidades civis e ONG´s e que deve governar, apoiado pela Mesa Diretora, com simplicidade, serenidade e democracia. “Nossa ideia, como Poder fiscalizador, é dar o exemplo com suas ações em todas as atividades do serviço público. Sinto-me muito honrado com este compromisso assumido”, disse Castro. O chefe do Executivo Municipal Leonardo Pascoal enfatizou durante a cerimônia a importância do trabalho conjunto, agradecendo ao ex-presidente Sandro Severo pelo trabalho realizado, ressaltando que as vantagens são colhidas pela comunidade. “Estabelecemos na relação entre representantes de poderes uma relação de muita parceria e proximidade. O maior beneficiário dessa cordialidade foi a população de Esteio. Eu agradeço pela forma que trabalhamos esse ano e lhe parabenizo pela gestão que fizeste a frente do Poder Legislativo, junto dos demais vereadores e servidores desta casa”, falou. Os líderes de bancada também discursaram em apoio à nova Mesa Diretora.  Felipe Costella (MDB), Fernanda Fernandes (PP) e Luiz Duarte (PT). A cerimônia foi acompanhada por autoridades locais e diversos segmentos da sociedade.


Direção geral na Câmara Municipal 
sob nova direção
Presidente Euclides e os servidores na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer
O ano de 2019 iniciou no Legislativo de Esteio com diversas mudanças sob a presidência do vereador Euclides Castro. Diante da situação, no dia 02 de janeiro, o parlamentar reuniu aos servidores e anunciou os nomes que vão compor a direção do Parlamento Municipal. A direção geral ficará a cargo do gestor em Marketing Michel Luiz dos Santos Lima, 31 anos. Já o procurador-chefe da área jurídica, o titular será o servidor concursado e advogado, Juliano Scherer Teles, 41 anos. Castro mantém a direção legislativa, administrativa e o setor de Assessoria de Imprensa. Segundo Euclides, a ideia é valorizar os servidores; manter uma  política de controle dos gastos públicos, assim como pretende ampliar os canais de escuta e de diálogo com a população, bem como quer implementar, de forma efetiva, o Projeto de Proteção Contra Incêndio (PPCI) do Legislativo, tendo em vista o enorme número que pessoas que se utilizam dos serviços da Câmara, especialmente o Plenário. “Desta forma, entendo, que faremos o Parlamento Municipal avançar no sentido de dar mais segurança aos que usam as dependências do Legislativo”, disse. Castro também reforçou a harmonia entre os poderes e ressaltou que quer, ainda, marcar sua gestão com um olhar direcionado às necessidades dos servidores.


LORI EMANOELA DA SILVA 
TEMPO DE 
SER FELIZ... 
Durante, muito tempo ficamos de bobeira como se diz, esperando que as soluções caiam do céu. Repare bem, todos nós ainda envolvidos demasiadamente com nossos “problemas existenciais” e esquecemos de observar a grande oportunidade que temos diariamente de reconectar com todos os aspectos mais relevantes de nosso ser, ou seja, reconhecer nosso valor, mestria e o quanto somos importantes no contexto universal. Pense com clareza em tudo que conquistou até agora, perceba o grande milagre que é ser quem você é!! Caros amigos, dito isso, reflita agora neste momento o quanto sua postura a nível planetário e universal identifica e ancora energia única. Não existem concorrentes quando percebemos que cada um trás dentro de sua experiência na Terra seus talentos e suas habilidades, que nem um outro ser, possui... Para que ficar remoendo coisas e mais coisas e não colocar em prática toda a parafernália de conhecimento em prol de si mesmo?. Continuar andando em círculos, não faz sair do lugar, mas andar quilômetros, e perde um dos bens mais preciosos... seu tempo. Crie coragem e enfrente seus maiores medos e tenha a grande alegria de conquistar através de seu melhor tudo que merece de bom do Universo. Bem - vindo a 2019, lugar no espaço tempo de realizações, e principalmente de concretizações infinitas, seja sua melhor versão, seja tudo que deseja receber e viver nesta nova etapa na Terra!!
Paz&bem
Terapia Holística - Consultora/facilitadora
Consonância Interpessoal / Taróloga
55 (51) 993080260


Instalado novo sistema de irrigação 
de plantas no viveiro municipal
 As mudas cultivadas no local são molhadas 
com a captação da água da chuva
Novo equipamento foi instalado no viveiro municipal
Voltado para a preservação na natureza e à sustentabilidade, o Viveiro Municipal conta, há pouco mais de um mês, com um novo sistema de irrigação para as mudas de mais de 40 espécies nativas do Rio Grande do Sul. Desde de dezembro de 2018, a rega das plantas é feita por um sistema automatizado de redistribuição da água da chuva, que é coletada em duas cisternas de 15 mil litros cada. O espaço fica junto à sede da secretaria de Meio Ambiente, localizado no Parque Galvany Guedes, bairro Jardim Planalto.
FUNCIONAMENTO 
A água da chuva é captada por calhas, instaladas com dinheiro proveniente de compensações ambientais. Depois, ela é filtrada e armazenada nas cisternas. Com o novo sistema, os 900 m² do viveiro foram divididos em quatro setores, conforme os tipos de planta e as necessidades de irrigação. O uso da água da chuva é programado por dias e horários, duração da irrigação e qual dos setores do viveiro serão atendidos. Isso dá maior autonomia operacional para o serviço e redução no consumo de água tratada. Outro ponto positivo do sistema é a capacidade de parar a irrigação automaticamente, quando começa a chover, por conta de sensores instalados nas cisternas.
BENEFÍCIOS 
Os reservatórios também possuem um leitor de quantidade de água acumulada. Caso os níveis estejam baixos, ele libera o consumo de água distribuída pela Corsan, garantindo que a irrigação das mudas aconteça mesmo em períodos sem chuvas. Conforme o diretor técnico da SMMA, William Papi, essa mudança no serviço de rega traz inúmeros benefícios para as plantas. “Além da automação e diminuição de custos, esse sistema melhora a qualidade de vida das plantas, pois utiliza um tipo de água que não contém cloro ou substâncias que são utilizadas para o tratamento”. “Com a programação, todas as plantas do espaço recebem a quantidade necessária de água”, disse.


Ex-presidente do Legislativo fala 
das ações em sua gestão
Sandro falou durante a transmissão de posse, em dezembro
Ao passar o cargo de presidente para o vereador Euclides Castro (PP), no dia 28 de janeiro, Sandro Severo (PSB) em seu discurso, fez uma avaliação da gestão deste ano. De acordo com Severo, que assume a primeira secretaria da Mesa Diretora em janeiro de 2019, a Câmara realizou diversas ações e implementou, ao longo de 2018, novos conceitos e ferramentas de gestão que permitiram ao parlamento avançar em diversas áreas. Entre os compromissos centrais que alicerçaram a administração, estiveram os princípios básicos da transparência; do controle dos gastos públicos e da probidade, fundamentados na complexidade do setor público. “Neste sentido, sensível com o momento financeiro pelo qual passam os municípios e comprometidos com a busca de soluções para superar a crise, a Câmara progrediu na redução de despesas, consolidando importantes avanços na gestão, no controle e economia de recursos, bem como na informação e na transparência do trabalho junto à população, dando exemplo de austeridade com a máquina pública”, assegurou. Esta atitude, iniciada em 2017, garantiu o primeiro passo para a modernização, o que resultou na economia de R$ 1 milhão, direcionada ao Hospital São Camilo, auxiliando na folha de pagamento dos servidores. Sandro ainda anunciou, com o fechamento das contas de 2018, mais uma economia de R$ 108 mil, totalizando R$ 1,1 mil devolvidos aos cofres públicos. Este valor, conforme dados administrativos, é a maior devolução da história. A maioria das matérias apreciadas - 1.925 - se refere a Pedidos de Providência em prol da comunidade. Também foram apreciados 322 projetos de lei; 157 Pedidos de Informação ao Executivo; 127 Requerimentos direcionados à diversos órgãos; 85 Anteprojetos de Lei, entre outras questões que passaram por votação da Câmara de Vereadores.


Esteio possui dois representantes 
no governo estadual 
Com a posse de Eduardo Leite, como governador do Estado, Esteio possui dois representantes junto ao governo estadual. O vice-governador é nascido e criado na cidade. Trata-se de Ranolfo Vieira Júnior. Conhecido também por Delegado Ranolfo é delegado da Polícia Civil e integrante ao PTB. Além da função de vice, o delegado assumiu a secretaria de Segurança e Administração Penitenciária. Ranolfo foi titular da pasta na cidade de Canoas e em 2014 concorreu a deputado estadual e não se elegeu. Apesar de ter nascido em Guaporé, Juvir Costella iniciou a carreira profissional e política em Esteio. Servidor público aposentado pela extinta Caixa Estadual. Foi vereador pelo MDB por dois mandatos, onde chegou a ser presidente da Câmara Municipal. Costella trabalhou na Assembleia Legislativa e chefe de gabinete da secretaria de Habitação, no governo Yeda Crusius. Em julho de 2016, o suplente de deputado assumiu uma vaga no Parlamento estadual. No pleito de 2018, foi eleito com mais de 42 mil votos, onde será empossado no dia 01 de fevereiro. Mas em dezembro do ano passado foi nomeado secretário dos Transportes do RS.


BR 448 é entregue para a iniciativa privada
Foi assinado no dia 11 de janeiro, em Porto Alegre, assinatura que oficializa a concessão à iniciativa privada de rodovias federais situadas no Estado. Entre as contempladas está a BR 448 – Rodovia do Parque que liga Sapucaia do Sul a Porto Alegre, passando por Esteio e Canoas. Participaram do ato representantes de diversos setores da sociedade gaúcha e do governo federal. Chamado de ‘Rodovia Integração do Sul’ (RIS), o pacote de estradas, que faz parte do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do governo federal e soma 473 quilômetros. O contrato prevê investimento de R$ 13,4 bilhões pela concessionária durante os próximos 30 anos, período do contrato, que pode ser prorrogado por mais 10 anos. O valor se divide em R$ 7,8 bilhões para obras. Já a BR-448 não terá nenhuma praça. O valor da tarifa básica de pedágio será de R$ 4,30.


Corredores participam da São Silvestre na Serra
Corredores no pódio, durante a competição na Serra gaúcha
Atletas filiados a Acores, de Esteio participaram no dia 31 de dezembro, da Corrida de São Silvestre. A atividade foi realizada no município de Carlos Barbosa, na Serra gaúcha. Os competidores da associação esteiense obtiveram excelentes classificações em suas respectivas categorias. Entre as mulheres, Emili Zanatta ficou em primeiro lugar, na faixa entre os 20/24 anos, percorrendo 6 km. Já Leonardo Zanatta conquistou o quarto lugar, com os homens entre 30/35 anos. Segundo Paulo Henrique dos Santos, a cada evento esportivo em que a Acores vem participar tem conquistado títulos expressivos, além de demonstrar o potencial dos nossos atletas. “Participamos dos mais diferentes encontros esportivos pelo Estado e ao longo dos anos estamos sendo reconhecidos pelo esforço e dedicação”. Santos informou que em 2019, a Acores completa 25 anos de trabalho em Esteio. O encontro dos corredores da Acores acontece nas dependências do Parque Municipal Galvany Gudes, localizado na Avenida Porto Alegre, bairro Jardim Planalto.
PRINCIPAIS COMPETIDORES 
30/35 anos - masculino: 4º - LEONARDO ZANATTA 50/54 anos - masculino: 10º - ALFREU FERNANDES DOS ANJOS; 14º - ANTONIO MILTON DE SOUZA BATIST; 17º - JOÃO FRANCISCO BARCELOS 50/54 anos - feminino: 7ª - ELEN CARIDAD HUERTAS FLECK; 12ª - FÁTIMA MARIA DA SILVA BAUER; 13ª - MARIA QUARESMA 55/59 anos – feminino: 4ª - GENOLI FRANÇA DOS ANJOS 60 anos ou mais – feminino: 1ª - ROSA MARIA PERUGORRIA LIMA


Renato Schmidt, presidente da CDL,
falou que um dos objetivos da
campanha é fomentar o comércio local
Esteiense de coração ganha 
o carro na campanha 
de Natal 
Além do automóvel, também foi divulgado os nomes dos vencedores de vales- compras
O sorteio da promoção ‘Esteio Show de Natal’ aconteceu no dia 10 de janeiro, na sede da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL). Prestigiaram a solenidade empresários da cidade, integrantes do poder público e convidados. Segundo o presidente da CDL, Renato Schmidt, a promoção teve como objetivo principal de atrair pessoas até de outros municípios para fazerem compras no município. Renato também fez um agradecimento especial à Prefeitura e à Câmara de Vereadores pela parceria. O Legislativo foi representado pelo vereador Luiz Duarte.
CRESCIMENTO 
Em sua fala, Leonardo Pascoal ressaltou a parceria para a realização da campanha e afirmou que a Administração Municipal está sempre disponível para a execução de projetos que alavanquem o desenvolvimento econômico. O prefeito ressaltou o trabalho da Guarda Municipal na segurança da zona central da cidade, reforçada no período natalino com a Operação Natal Mais Seguro. Para 2019, Pascoal demonstrou otimismo. “O ano de 2018 foi desafiador, mas encerrou-se com um cenário um pouco mais positivo e com ótimas perspectivas para 2019. Tenho a convicção de que todos nós estamos otimistas que este ano será de melhorias nas vendas. Acreditamos que teremos crescimento em nosso Município ao longo dos próximos 12 meses e devemos estar preparados para isso, para que a gente possa atender cada vez melhor os clientes e resultar em mais vendas aqui em Esteio”. A ação foi promovida pela CDL esteiense com apoio da Prefeitura, Câmara de Vereadores e Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Esteio (Acise).
Emoção em ganhar o prêmio 
O automóvel Chery New QQ zero quilômetro vai para Majôr Candicia Cardoso de Oliveira, de Canoas. Majôr Candicia tem 37 anos, dona de casa, mãe de duas filhas – dois e doze anos – casada com Giulian da Silveira, caminhoneiro. Ela comprou no final do ano em várias lojas em Esteio, inclusive na Gaston,  onde recebeu um cupom, justamente o que foi sorteado. Majôr, que já residiu em Esteio por 15 anos e estudou nas instituições de ensino Maria Lígia, no bairro Primavera e no Coração de Maria. Atualmente, Majôr reside em Canoas, mas  confidenciou que só compra no município, pois “tudo que preciso encontro em uma só rua”. Como Majôr e o marido já têm carro, uma Parati, pensam em vender o QQ zero km e com o valor da venda concluírem a obra que estão realizando em casa. Além do carro, foram sorteados dez vale-compras de R$ 1 mil e cinco vale-compras de R$ 500. Ao todo, foram distribuídos cerca de 250 mil cupons para quem fez compras no comércio esteiense entre 1º de outubro e 29 de dezembro. Cada R$ 70 em compras nas lojas participantes dava direito a um cupom. Também serão dados cinco vale-compras de R$ 300 para os vendedores que colocaram seus nomes nos cupons que forem sorteados para o carro e para quatro dos vale-compras de R$ 1 mil.

Lançada as obras da Penitenciária
Nos primeiros dias operários já deram início aos trabalhos
A assinatura do início das obras da futura Penitenciária Estadual de Sapucaia do Sul ocorreu no dia 27 de dezembro, em ato que contou com a presença de autoridades regionais e municipais. A obra teve início no dia 02 de janeiro. A nova unidade será construída no bairro Colonial, em área próxima ao Zoológico de Sapucaia do Sul, e possuirá 8,8 mil metros quadrados de área construída. Ao todo, serão criadas 600 novas vagas em regime fechado – oito delas, destinadas a portadores de necessidades especiais. Este será o terceiro presídio viabilizado pelo Programa de Aproveitamento e Gestão dos Imóveis do Rio Grande do Sul.  Uma série de medidas será adotada pelo Estado, em virtude do apoio prestado pelo Executivo de Sapucaia do Sul para a implantação do presídio no município. Entre elas, está a construção de uma nova sede para o 33º Batalhão de Polícia Militar, cuja área já está destinada pelo Estado, e a implantação de uma nova delegacia de polícia.


Feevale lança edital para projetos de inovação 
Serão selecionados três projetos, que devem prever atividades para um prazo de 12 meses, prorrogável por mais seis
Feevale Techpark está com inscrições abertas para novos projetos
A Universidade Feevale lançou um edital destinado às empresas instaladas no Feevale Techpark para seleção de projetos de inovação. Eles precisam contribuir para o desenvolvimento de produtos, processos e/ou serviços tecnológicos e inovadores, em parceria com docentes da universidade, contemplando as linhas de atuação do parque tecnológico: Ciências da Saúde e Biotecnologia; Ciências Ambientais e Energias Renováveis; Materiais e Nanotecnologia; Indústria Criativa; Tecnologia da Informação e Comunicação. A data final para submissão de propostas é 05 de fevereiro.
ESCOLHIDOS 
Serão selecionados três projetos, que devem prever atividades para um prazo de 12 meses, prorrogável por mais seis. Eles receberão recursos econômicos (não haverá repasse de montante em espécie) no valor máximo de R$ 40 mil destinados ao financiamento de bolsa para acadêmico (graduação ou pós-graduação) e à alocação de horas para professor, ambos vinculados à universidade. O valor contempla também materiais de consumo necessários para o desenvolvimento do projeto. O proponente deve se comprometer com uma contrapartida mínima de 15% do montante solicitado no projeto, em recursos financeiros ou econômicos. Mais informações e encaminhamento de propostas no site da instituição. A divulgação do resultado ocorrerá em 1º de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário