quinta-feira, 3 de outubro de 2013

EDIÇÃO 1904

FLAGRANTE DA SEMANA
A questão da limpeza urbana depende de cada um. Apesar da presença de um espaço apropriado para a colocação de entulhos e sujeira, ainda há pessoas que depositam lixo nas calçadas e nas ruas. Isso é um ato que pode ser verificado constantemente, na Avenida Sapucaia, nas proximidades da Estação Luiz Pasteur. Mesmo com o contêiner, a sujeira é deixada fora, podendo ocasionar problemas na rede de esgoto, e consequentemente seu entupimento, resultando em ruas alagadas. A educação deve começar na escola e também na família para que isso não ocorra mais.

 CHARGES MALONE
Semana triste em Esteio.... a morte do guri atropelado pela lotação. Não quero ser deselegante nem indelicado, queria tocar o assunto, mas respeitando a dor.......

 Emplacamento de carroças em Esteio
segue até o final do mês 
A proposta é evitar que os carroceiros joguem lixo em terrenos baldios ou vias públicas

Os carroceiros de Esteio têm até o dia 30 de outubro para fazer gratuitamente, a regularização e emplacamento das carroças ou similares. A obrigatoriedade para esse serviço foi aprovado em abril pela Câmara de Vereadores depois de um projeto encaminhado pelo Executivo. O objetivo da lei, que prevê multas para o carroceiro que jogar entulhos em vias públicas ou terrenos baldios. Além disso, a lei também trata sobre o cuidado com os cavalos, com o propósito de chamar a categoria para ajudar na limpeza na cidade, oportunizando trabalhos de educação e conscientização da comunidade. Está previsto para ocorrer no dia 30 de outubro, uma capacitação com os carroceiros cadastrados. A atividade terá duração de quatro horas com noções sobre leis de trânsito e conhecimento sobre meio ambiente. O local e o horário serão definidos. A partir do dia 1º de novembro, os proprietários de veículo de tração animal que não estiverem emplacados terão que pagar pelo custo do material (placa, lacre e placa refletiva), valor correspondente a 3,625 UFRMs (atualmente, cerca de R$ 10). Quem for flagrado sem registro estará sujeito a multas, que variam de 5 UFRMs a 150 UFRMs, e a apreensão do “veículo”. A carroça ficará no pátio da SMSMU e a diária terá o valor de 2 UFRMs. O animal não será apreendido e ficará sob a responsabilidade do proprietário. O carroceiro poderá ser preso se a conduta praticada constituir qualquer crime, especialmente no caso de crime ambiental. Para realizar esse trabalho, os interessados devem se dirigir à sede da secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, que fica localizada na Avenida Porto Alegre, 505, bairro Jardim Planalto, junto ao Parque Galvany Guedes. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das
8h às 17 horas.

 Alunos do Erico Veríssimo 
sofrem ameaça
Além de reformas, a escola tem passado por problemas com jovens 
Uma denúncia feita pela mãe de um dos alunos do Centro Municipal Érico Veríssimo colocou a comunidade em alerta nos últimos dias. Segundo a mãe, adolescentes de um condomínio residencial, localizado na parte posterior da escola, estariam causando alguns aborrecimentos aos estudantes. “Os jovens sentavam no muro e ofereciam inclusive drogas para as crianças e caso elas não usassem, eram ameaçadas de apanhar. Alguns estudantes foram contar para uma educadora, onde foram tomadas as devidas providências”, diz a mãe. Ela destaca que os jovens ao avistarem a professora se esconderam atrás do muro. Diante da situação, a profissional permaneceu em silêncio no local, quando eles voltaram. Um dos alunos deu um tapa na mão de um dos adolescentes que estavam no muro e a droga caiu no pátio da escola. “Também ocorria que na saída dos estudantes, os adolescentes esperavam as crianças com uma faca em punho. Alguns alunos chegaram a ser escoltados até suas casas e os pais eram avisados do ocorrido”, explica a mãe. A Brigada Militar foi acionada, perante o ocorrido, mas os jovens fugiram do local. Devido ao problema, a conselheira tutelar, Magali Martins, disse que no dia 26 de setembro, houve uma reunião que contou com a participação de alguns pais, um dos alunos e a direção do Centro de Educação. Ficou determinado no encontro que a quadra esportiva, que fica próximo ao muro será fechada provisoriamente, devido a algumas reformas na instituição até a conclusão dos trabalhos. Magali falou que o síndico do condomínio também será comunicado sobre o fato e a mãe de um dos adolescentes envolvidos será notificada sobre o caso. A Brigada Militar tomou as devidas providências sobre o caso, o que gerou uma ocorrência de ameaça. 

Morador reivindica conserto de calçada
O buraco tem dificultado a passagem de pessoas e de automóveis
Há aproximadamente um ano, os órgãos competentes não tomam providência em relação ao fechamento de um buraco na calçada, em frente a um imóvel localizado na Rua São Luiz, no bairro Parque Amador. De acordo com moradora, nas proximidades da cratera existe um poste e uma boca de lobo, que está ameaçando causar um estrago, podendo ocasionar acidentes. “O problema iniciou há cerca de quatro anos, quando teve início as obras de esgotamento cloacal e também houve uma obra em uma boca de lobo que fica nas proximidades, o que danificou ainda mais”, desabafa a proprietária. Ela comenta que durante a obra as pedras que compõem a calçada foram retiradas e em um curto espaço de tempo começou a ruir e abrir um buraco. A moradora falou que manteve contato com a Prefeitura de Esteio, em 25 de janeiro de 2010, para que fosse feito o reparo na calçada e nenhuma providência foi tomada. “A cada dia o buraco tem aumentado, impedindo a entrada de veículos e até podendo ocasionar um acidente com as pessoas que circulam pelo local”, explica. A moradora ressalta ainda que além da cratera na calçada de seu imóvel, uma boca de lobo também encontra-se em péssimo estado, resultando em alagamentos em frente às residências. “Espero que os responsáveis que fizeram isso, tomem consciência e façam o reparo deixando a calçada, como estava antes de ser mexida. Isso é um descaso diante do cidadão que paga os impostos”.

Lançado o projeto “Natal em Família” 
A ideia é agregar diversos setores da comunidade oferecendo eventos variados

O Coro Municipal foi a atração de abertura do lançamento do projeto
Foi realizada na noite de 30 de setembro, a apresentação do projeto “Natal em Família”, em Esteio. O evento ocorreu no auditório da Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya e contou com a presença de representantes de diversos segmentos da comunidade. A solenidade de abertura foi marcada pela exibição do Coro Municipal, regido pelo maestro Renato Donini. Conforme a secretária de Arte e Cultura, Ângela Ruas, a construção da programação para organizar o evento natalino será um desafio de unir a sociedade esteiense. “A proposta é organizar ações que possa envolver as pessoas, como por exemplo, a decoração da cidade e de pontos estratégicos do Município”, informa Ângela. Ela ressalta que a busca de parcerias será importante para que a festa natalina se torne algo especial para os cidadãos. “Uma das primeiras atividades que já estão sendo executadas é a oficina de reaproveitamento de materiais recicláveis que acontece na Casa de Cultura”, destaca a titular da pasta.
 ATIVIDADES - Ângela frisa que consta no projeto apresentações descentralizadas em diversos bairros da cidade, assim como a realização de uma semana de atividades que será realizada na Praça Coração de Maria. Um dos eventos que já está preparado e que faz parte do projeto será lançado no dia 16 de outubro, será o concurso de narrativa, tendo como tema principal “Natal em Família”. A ação tem por objetivo envolver a comunidade escolar, incentivo a leitura e a escrita. Também acontece a apresentação do concurso de presépios. Os comerciantes não ficaram de fora, pois ocorre o concurso Vitrine Mais Criativa. O encerramento de apresentação do projeto foi marcado com a apresentação do músico esteiense Ederson Garoto.

ATIVIDADES PREVISTAS PARA O “NATAL EM FAMÍLIA” 
25 de novembro a 06 de janeiro de 2014: Decoração natalina que ficará exposta em diversos pontos da cidade
25 a 30 de novembro: apresentações descentralizadas, com a divulgação do programa de Natal
03 a 09 de dezembro: atividades natalinas a serem realizadas na Praça Coração de Maria

PROGRAMAÇÃO 
01 de dezembro: Natal de Galpão
02 de dezembro: Natal da Melhor Idade
03 de dezembro: show musical
04 de dezembro: musical de Natal
05 de dezembro: concerto com orquestra, tendo a participação do Coro do município e convidados
06 de dezembro: show com Os Fagundes
07 de dezembro: Chegada do Papai Noel e apresentações musicais
08 de dezembro: Caminhada das Luzes (celebração ecumênica e presépio vivo com o grupo teatral do Coração de Maria
09 de dezembro: parada de Natal (desfile)

 Debutantes participam do 
2º ‘Baile dos Sonhos’
Evento contou com a participação de 400 convidados que lotaram o salão do CTG Chama Nativa 
O dia 27 setembro foi marcado por um evento muito especial na vida de 14 meninas de diferentes comunidades esteienses. O 2º Baile dos Sonhos contemplou debutantes com uma grandiosa festa patrocinada através da parceria entre Acise e CDL em conjunto com a unidade da Parceiros Voluntários do município. A festa foi realizada no CTG Chama Nativa e contou com aproximadamente 400 pessoas. Estiveram presentes familiares das debutantes, que aguardavam ansiosos a entrada das garotas no salão. Os integrantes da invernada do CTG dançaram a tradicional valsa com as meninas, sendo um dos momentos mais aguardados pelas jovens. As meninas também emocionaram-se ao receber o anel dos padrinhos, empresários locais que acompanharam a evolução de todo o trabalho realizado com as adolescentes. Antes de chegar o dia do baile, as meninas foram contempladas com uma série de ações executadas pelos patrocinadores, com o intuito de conceder às adolescentes não somente um dia especial, mas vários momentos em que elas pudessem ter acesso à capacitações para o mercado de trabalho, bem como oficinas de resgate à autoestima, aulas de valsa, entre outras. No dia do evento as garotas tiveram ‘um dia de princesa’, com direito a salão de beleza e vestido. Momentos antes da festa, elas estiveram na sede da Acise para arrumarem-se e fazer um lanche. A coordenadora da Parceiros Voluntários da cidade, Marinês Souza ficou satisfeita com o resultado e também pela animação das jovens, diante da festa de debutantes. “É um momento importante na vida de cada uma delas, a oportunidade de terem esta festa, é muito gratificante, perante a alegria em cada rosto das participantes. Trabalhamos intensamente durante quase um ano para que o sonho se tornasse realidade”, diz a responsável. Ao final houve a celebração com as famílias que cumprimentaram e felicitaram as meninas pelo momento especial.

 Alunos da Escola Padre Reus 
são impedidos de utilizar o transporte na cidade

Estudante mostrando o passe que possuem, entretanto só é válido em suas cidades
Na manhã do dia, 26 de setembro, uma cena dramática chamava a atenção das pessoas que circulavam próximo aos terminais de ônibus da estação Esteio. Os alunos da Escola Estadual Padre Réus especializada na educação de deficientes auditivos, estavam impedidos de embarcar no transporte público municipal. Segundo a professora Carina Viegas, os alunos não puderam embarcar por não possuírem o passe livre municipal. “O que acontece é que a maioria dos alunos que utilizam o transporte coletivo para se deslocar entre a instituição e o Trensurb residem em Novo Hamburgo, São Leopoldo ou outras partes do Estado, por tanto eles possuem apenas o passe livre para o município onde residem”, informa Carina. Ela destaca que conforme a lei, só é possível cadastrar um passe livre por CPF. Então o grupo não tem o passe da cidade, lembrando que para confeccionar é também exigido que o aluno more no município de origem. No momento do ocorrido, um funcionário da empresa de transporte coletivo da cidade estava no local onde prestou esclarecimentos sobre o fato. “Estamos apenas cumprindo com a lei municipal que exige que os usuários de transporte público tenham o cartão municipal, não podemos embarcar um grupo de pessoas que não possuam este passe”, diz o responsável.
 DESCONTENTAMENTO - A diretora do Padre Reeus, Luciméia Gall, enfatiza que ficou chateada com a situação. “Já participamos de inúmeros encontros com o Governo do Estado e inclusive entregamos documentos, mas até agora nada foi feito. Os alunos têm o direito ao passe livre, sem ter a necessidade de confeccionar um passe para cada município”, completa. Na oportunidade, intervieram no problema representantes da Comissão de Educação do Legislativo. Apesar da confusão, os alunos conseguiram se deslocar até à escola.

 Representante do mercado 
imobiliário visita o JD

Miguel Luz e María Vila divulgando o empreendimento no JD
A representante da empresa Cipasa Urbanismo, María Vila esteve realizando uma visita de cortesia na sede do Jornal Destaque. A empresária foi recepcionada pelo diretor Miguel Luz, na tarde do dia 27 de setembro. María comentou que a empresa tem 22 anos de mercado, em parceria com a Urbanizadora Concórdia, traz sua marca para o Rio Grande do Sul e apresenta seu primeiro produto, o Paradis, na cidade de Canoas. Ela destaca que a escolha de Canoas é devido quantidade de habitantes que gira em torno de 300 mil habitantes. Além disso por estar em um ponto estratégico junto a BR 116, Trensurb e a partir de 2014, pela Rodovia do Parque. Atualmente a empresa possui em seu portfólio mais de 180 projetos lançados ou em desenvolvimento, divididos em mais de 90 milhões de metros quadrados urbanizados. A empresa está presente em 19 estados brasileiros e busca excelência em todos os loteamentos e bairros inteligentes que desenvolve desde a escolha do terreno até a entrega dos lotes. Os terrenos giram a partir de R$ 69.900,00 e com uma metragem a partir de 200 metros quadrados.

 Colégio Coração de Maria 
promove 17ª Feiccom

Os alunos testaram robôs em mesa de competição
Ocorreu, no dia 25 de setembro, às 14h, a abertura oficial da 17ª Feira de Ideias do Colégio Coração de Maria (Feiccom), no Ginásio de Esportes, contando com a presença das seguintes autoridades: professora Sirlei Meneguzzi, diretora educacional, o coordenador da Feira, prof. Marcos Marques, o vereador Marcelo Kolrausch Pereira, representando a Câmara de Vereadores de Esteio, professoras Carla Eckel, coordenadora pedagógica do Colégio, e Lisandra Scheffer, representante da Secretaria Municipal de Educação, além das irmãs Maria Elvira Oliveira e Carmen de Conti (pela comunidade das Irmãs Filhas do Sagrado Coração de Jesus). Dentro da programação da Feira, No dia 25, pela manhã, foi realizada uma palestra para alunos do Ensino Fundamental e Médio que tratava sobre estrelas, sua importância para o funcionamento do universo. O palestrante, professor Rinaldo de Jesus, graduado em Física pela Unisinos, falou sobre a vida e morte das estrelas e a relação delas com vida terrena. 
TORNEIO DE ROBÓTICA - Além disso, ocorreu paralelamente à feira a 4ª edição do Torneio de Robótica, coordenado pelo professor Gilmar Alves Ferreira. A competição reuniu sete equipes, formada por alunos de ensino fundamental II, que tinham o desafio de montar robôs, programá-los para competirem entre si, realizando missões que visavam auxiliar idosos em seu dia a dia. O tema desse ano foi “Senior Soluctions”, criar alternativas, por meio da robótica, para melhorar a qualidade de vida das pessoas da terceira idade. Em parceria com a Lego Educacional, os estudantes realizam programações usando o programa NXT. As equipes estavam treinando há algum tempo e, uma vez proposto o desafio, puseram-se a programar os robôs. Na sexta-feira, dia 27, houve a competição oficial. Foram premiados os alunos que conquistaram o primeiro lugar, e os demais receberam medalhas de participação. Os alunos que expuseram seus trabalhos na 17ª edição receberam as visitas dos avaliadores durante a Feira. Na opinião dos avaliadores, professores e alunos formandos na graduação da Unisinos, o nível dos trabalhos estava muito bom. Eles ficaram entusiasmados com as belas ideias desenvolvidas pelos alunos do Colégio. Na sexta-feira, dia 17, ocorreu a cerimônia de encerramento e entrega das premiações da Feira, em diversas categorias, destacando os três primeiros colocados. Os estudantes cujos trabalhos obtiveram destaque estão classificados para a edição da Mostratec, que ocorre em Novo Hamburgo, no final de outubro. 

Estudantes fazem um passeio 
pela história de Esteio 
O grupo teve a oportunidade de saber como é produzido um jornal e o acervo do museu

Estudantes conheceram peças e fotos do acervo do museu Destaque
Um grupo de alunos da Escola Estadual Marcus Vinicius de Moraes, de Sapucaia do Sul esteve realizando uma visita na redação e no Museu Destaque. O encontro foi realizado na tarde de 01 de outubro e contou com a presença de estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio. A visita foi monitorada pelas educadoras Tania Oliveira e Vivian dos Santos. Em um primeiro momentos, os adolescentes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais de como é produzido um jornal. O grupo também esteve visitando as salas que abrigam o acervo do Museu Histórico Destaque. Segundo a professora Tania, que atua na instituição na área de História, a vinda no museu esteiense foi importante, pois conheceu um pouco da evolução da cidade ao longo dos anos. “Acho fundamental um município ter um museu, pois um povo que não preserva sua história fica difícil compreender seu presente e planejar o futuro”, destaca Tania. Já a educadora Vivian frisou que esse trabalho que vem sendo desenvolvido com os estudantes e surgiu após a participação dos professores de um seminário à distância, em que o foco principal foi a prevenção as drogas e também a comunicação. “Agregamos duas funções significativas que foi conhecer como se produz um jornal e também um pouco da história”, fala Vivian.
 FATOS - Aluna do 7º ano, Daniele Caroline Bladilho Dorneles, 13 anos, ficou impressionada com as peças existentes no museu, mesmo já tendo visitado outros espaços. “O que mais me chamou a atenção foi o local onde estão a aparelhagem de comunicação”, diz Daniele. A colega Nathalia Pires, 12 anos comentou que gostou bastante do local. “A roupa que foi usada pelos integrantes da banda do Colégio La Salle de Esteio foi que me atraiu no museu”. Interessados em visitar o Museu Histórico Destaque pode entrar em contato pelo telefone 3473-1712. O espaço fica na Rua Coronel Theodomiro Porto da Fonseca, 134, Centro.

 5º Encontro de Coros

O Coro anfitrião abriu a festa, que aconteceu na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer
Difundir a arte coral junto a comunidade. Esse foi um dos objetivos do 5º Encontro de Coros de Esteio. O evento foi realizado na noite de 28 de setembro, na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, onde contou com a participação de 300 pessoas. O Coro Municipal da cidade anfitriã foi o primeiro a subir ao palco, tendo como regente Renato Donini e como pianista acompanhador, Rodolfo Wulfhorst. Em seguida foi a vez do Coro Juvenil do Projeto Prelúdio de Porto Alegre, que tinha no comando Pablo Lanzoni. Também mostraram seus talentos o Coro Municipal de Novo Hamburgo e o Madrigal Presto, de São Leopoldo. A noite fechou com a exibição do Coral Municipal de Vera Cruz. Pelo segundo ano consecutivo, o regente do grupo esteiense, Renato Donini atua na organização do evento. Ele diz que além de divulgar a arte dos coros entre a comunidade, também foi a oportunidade de conhecer um pouco mais do que está sendo executado pelas mais diversas regiões do Estado. “Neste ano optamos por trazer coros que estão pela primeira vez se apresentando na cidade, com o propósito de apresentar nossos talentos e trocar experiências sobre técnicas vocais”, comentou Donini. No encerramento de cada apresentação, o regente ou representante do grupo receberam um troféu de participação.

 Titular do Posto da Mulher fala 
sobre a violência doméstica 
Marina Goltz expõe as principais denúncias em que as mulheres são vítimas

 Delegada Marina Goltz relata sobre suas atividades junto ao Posto 
No dia 01 de outubro esteve no programa ‘Entrevista Destaque’, a delegada do posto da mulher, Marina Goltz. Um dos primeiros assuntos abordados foi sobre a questão das denúncias que o órgão recebe diariamente. “Os principais registros são de agressões, ameaças, injúrias e outras relacionadas. Algumas medidas protetivas são expedidas mas nem sempre o cônjuge respeita este documento, em virtude disso, há determinados casos em que ocorre prisão preventiva para os agressores”, explica. Marina relata que a violência doméstica ocorre em diferentes contextos, entretanto, em bairros populares existe maior incidência de casos. Já com relação ao público atendido, no posto da mulher, ela disse que ainda estão realizando algumas análises para traçar o perfil das vítimas. “Geralmente são mulheres em torno de 30 a 40 anos que são vítimas de algum tipo de violência. Com relação à abusos sexuais, temos atendido mais adolescentes e o agressor muitas vezes é o padrasto ou outro ente da família. A vítima precisa fazer a denúncia contra o agressor no Posto da Mulher, para que as devidas medidas sejam tomadas”, informa a Marina.
 MEDIDAS - A Delegada ressalta que uma das ações que precisa ser realizada é em relação a um espaço de proteção às mulheres na cidade. “Muitas vezes a vítima precisa se afastar temporariamente do lar, para proteger-se do agressor e nesse período algumas delas não têm para onde ir, em virtude disso precisamos de um local que abrigue estas vítimas, que as acolha”, enfatiza Marina. Ela frisa sobre a importância das mulheres na polícia, visto que um olhar feminino traz minúcia à muitas investigações. “A mulher realizando atividades policiais agrega muito pois além de ser detalhista, é boa agente nas causas que tratam de violência contra a mulher. Muitas vítimas se abrem mais quando conversam com uma policial feminina e sem contar que a vítima as vezes traz assuntos íntimos que precisa relatar para constar nas investigações”.

 Homem é preso com carro 
clonado e maconha
Além dos automóveis, os policiais também encontraram drogas 
Policiais da Delegacia de Furto e Roubo de Veículos (DFRV) de Canoas, coordenados pelo delegado Thiago Almeida Lacerda, prenderam em flagrante no dia 23 de setembro, um homem de 39 anos, em Esteio. A prisão ocorreu quando os agentes verificavam uma denúncia de que o local ao invés de ser uma lavagem de carro, seria esconderijo para veículos clonados. Segundo o delegado Lacerda, o indivíduo, sem antecedentes criminais, estaria trabalhando no local. A princípio constatou-se que o veículo, em ocorrência de furto na cidade de Porto Alegre, possuía as placas clonadas e estaria sendo guardado pelo autuado em flagrante. No local foi possível identificar ainda quem realmente teria a posse do veículo que não foi localizado e será indiciado ao fim do inquérito policial. “Durante as buscas no local, a Polícia ainda encontrou aproximadamente um quilo de maconha em uma caixa de ferramentas”, relatou o delegado. Devido às apreensões, o homem foi autuado por tráfico de drogas, receptação de veículo e adulteração de sinal identificador de veículo automotor. A vítima de clone do veículo compareceu até a sede da DFRV e apresentou o veículo legítimo e prestou depoimento configurando a adulteração dos sinais identificadores. Após as formalidades legais o preso foi recolhido ao sistema penitenciário.

Motorista que atropelou menino é indiciado 
A tragédia deixou a comunidade esteiense e a família entristecidas pelo ocorrido

A Polícia Civil realizou a reconstituição do acidente
A Polícia Civil de Esteio concluiu no dia 03 de outubro, o inquérito policial que investigou a morte de um menino de oito anos que morreu atropelado quando foi deixado em casa, na Rua das Dálias, no dia 25 de setembro, ao sair de um veículo de transporte escolar. O motorista, um homem de 25 anos, foi autuado em flagrante pelo delegado Leonel Baldasso pelo crime de homicídio doloso, como dolo eventual, ou seja, quando não existe a intenção de matar , mas o risco é assumido. Segundo o delegado, a criança morreu a caminho do Hospital São Camilo, pois não resistiu aos ferimentos. “A mãe da vítima, que aguardava os filhos na porta de casa, contou à Polícia Civil que o motorista da van estava com fones de ouvido e manuseando um telefone celular, fato que foi confirmado por testemunhas”, salienta Baldasso. O atropelamento ocorreu por volta das 12h30, no bairro Santo Inácio. Conforme o Delegado, o motorista da van parou para o desembarque de dois irmãos, em frente à residência deles, no outro lado da rua. A criança que foi atropelada parou um instante para arrumar o seu calçado e contornou o veículo pela frente e foi atingida quando a van arrancou. “Indiciei o motorista, pois assumiu o risco de matar. Como motorista profissional, ele tinha o dever de zelar pela integridade física e pela segurança das crianças que transporta”, frisa Baldasso. O suspeito é neto do proprietário da empresa de transporte. No inquérito policial, foi apurado que o motorista tinha habilitação para conduzir o veículo especial e também tinha curso exigido por lei. A Polícia Civil concluiu o caso como crime previsto no Código Penal e não do Código de Trânsito. O caso agora deve passar pela análise da Promotoria de Justiça que poderá ou não denunciar o motorista pelo crime contra a vida. Após, caberá, ainda, o exame do fato pelo Juiz de Direito Criminal. Se for denunciado e condenado, o motorista poderá pegar uma pena de seis a vinte anos de reclusão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário