segunda-feira, 7 de abril de 2014

EDIÇÃO 1928

FLAGRANTE DA SEMANA

Mais uma vez é possível ter provas de serviços inacabados, que geram transtornos aos pedestres da cidade. O fato desta vez ocorre entre a Rua Ernesto Weinck com a Rua Santos Dumont, na área central e próximo a Estação da Trensub. Uma boca de lobo está aberta há algumas semanas, causando aborrecimento aos pedestres e motoristas que precisam passar pela via. Além de o bueiro estar destampado e com a falta de sinalização, encontra-se também grandes tubos de cimento, que já se encontram com rachaduras. Existe também pedaços de madeira, com pedaços de ferro, pondo em risco a quem passa por ali. Um risco para a segurança pública, pois a noite, não se enxerga o enorme buraco, podendo ocorrer acidentes com quem passa
pela rua.

Restauro dos prédios do Seminário Claretiano é alvo de questionamentos 
O motivo principal é a falta de informação sobre 
os documentos relativos a recuperação
A situação em que se encontram os prédios do Seminário Claretiano foi um dos assuntos abordados durante a sessão, na Câmara de Vereadores da cidade, realizada na noite de 01 de abril. O que motivou o ocorrido foi que o vereador Leonardo Pascoal enviou um ofício ao Executivo, pedindo cópias dos documentos, com os valores aplicados na restauração das edificações. Segundo o vereador, esse é o segundo pedido do ano, pois ainda não obteve respaldo, por parte do Executivo, sobre as informações relacionadas a recuperação de um dos prédios mais antigos da cidade. Que poderiam, ao seu término ser utilizado para o bem comum dos esteienses.
INVESTIMENTO - De acordo com o parlamentar Jaime da Rosa, a questão do restauro dos prédios do Seminário vem sendo discutida há alguns anos, mas desde que houve um incêndio, em agosto de 2005, a situação agravou-se e nada foi feito para resolver a questão. “Houve um período de cobrança, inclusive por parte de uma associação, que lutava pela preservação da área, mas que nos últimos anos, a impressão que se tem é que estão reservados e irão se manifestar no momento oportuno. Os mais de R$ 600 mil que foram gastos em pintura e retirada de piso, não teve êxito. Isso é considerado um desperdício de dinheiro público”, desabafa Jaime. Conforme a parlamentar Michele Pereira, quando a Câmara, na época, autorizou a desapropriação para ser criado um loteamento para moradias, os vereadores deveriam ter pensado, em dar um destinado correto aos prédios. “Muitos governos entraram e saíram e nada foi feito. Devemos investir em cultura, mas não devemos deixar de pensar em captar recursos para a contenção de cheias na cidade, que tem se agravado a cada enxurrada”, comentou Michele. Ela enfatizou que o restauro nos prédios deve-se dar em sua totalidade e não apenas em um pequeno espaço. “Ultimamente tive conhecimento que parte do local recuperado tem servido para refugio de usuários de drogas”. O vereador Felipe Costella disse que tanto se solicita junto aos órgãos competentes recursos para recuperação dos prédios do antigo Seminário, que o montante de mais de R$ 600 mil é pouco para o restauro em sua totalidade. “Assim como a questão dos alagamentos, o restauro nos prédios históricos também deve ser prioridade para o Executivo”. 

Intensificada a fiscalização no trânsito
A proposta é reduzir ainda mais os índices de acidentes pela ingestão do álcool 
Foi assinado no dia 31 de março o decreto de criação do Comitê Municipal da Balada Segura. O ato de assinatura ocorreu em frente ao Paço Municipal e contou com a presença de autoridades locais, de segurança e ligadas ao setor de trânsito. O objetivo do comitê é agregar entidades, ONG’s e associações, que de certa forma tem acesso a comunicação e que possam disseminar a mensagem e a conscientização no trânsito. O Comitê também terá o apoio de artistas locais, como o grupo Rafuagi e da banda Justina, nas campanhas de conscientização no município. Segundo o diretor do Detran, Leonardo Kauer, em relação a situação do trânsito nas estradas e nos centros urbanos ainda há muito a ser feito. “O sucesso que o projeto ‘Balada Segura’ vem atingindo desde seu surgimento, tem um fator de contribuição, principalmente através da parceria com a Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária e o apoio de órgãos públicos municipais”, disse Kauer. Para o titular da pasta de segurança e mobilidade urbana, Arno Leonhardt, o Município foi das primeiras cidades do Estado a aderir a campanha da Balada Segura. “Esteio foi a terceira cidade a aderir ao programa. Somente em 2013, foram feitas 50 operações de fiscalização”, salienta Leonhardt. O efeito da ação, que não só privilegia os habitantes da cidade, mas também dos municípios de divisa, auxiliaram na redução de acidentes e sinistralidades.

Município sedia competição de dominó
As equipes participantes da competição na cidade
Os apreciadores de dominó tiveram na cidade, por alguns dias momentos de realização e também de conhecer a atuação dos competidores. Foi realizado entre os dias 12 a 14 de março, um campeonato de Dominó de duplas. A ação foi organizada pelo Sesi de Esteio, onde participaram duas empresas da cidade totalizando cinco equipes. A competição ocorreu no Centro de Atividades do Sesi Esteio. De acordo com os organizadores do evento, a qualidade dos competidores foi um dos diferenciais, pois mostrou que há excelentes jogadores.

Livros mais próximos 
da comunidade 
Público pôde levar exemplares de clássicos da literatura para casa
Foram entregues livros, principalmente romances e literatura sobre religião
Foi realizado entre os dias 24 e 28 de março na Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya, a Feira de Doação de Livros, promovida pela biblioteca Rui Barbosa. Nesta edição da atividade, foram disponibilizados 400 exemplares de literatura didática e 250 de literatura. Além de doarem livros, o espaço também está aberto para receber doações. Um dos objetivos da atividade é promover a maior interação da comunidade com os livros, incentivando a leitura. Segundo o atendente da biblioteca Alexandre Lima Souza, os gêneros que foram mais procurados durante o evento, foram os de romances e os de literatura sobre religião. “Boa parte do público que visita a feira, são de frequentadores do espaço cultural. Há pessoas que aguardam ansiosas a próxima edição, pois a feira se auto – divulga, pois as pessoas que participam da atividade acabam passando a diante a informação, e sempre vem gente nova participar”, comenta Souza. Ele frisa que o público que vem a feira, são adolescentes, estudantes do ensino médio e na faixa adulta são pessoas, por volta dos 40 anos para mais. A iniciativa ocorre desde 2007, onde exemplares repetidos ou semelhantes, são separados e direcionados para as doações. Muitas vezes, pela falta de um espaço maior, não há condições de colocar muitos itens repetidos no acervo. “Passei aqui na frente e vi a feira, e por fim já levei alguns livros, pois perdemos muitas obras literárias, devido a invasão de água em nossa residência, por causa dos constantes alagamentos na cidade”, desafaba Elenita Minetto, moradora da região central da cidade. A próxima edição da campanha de Doação de Livros está prevista para o mês de outubro.

Faixas na cidade relembram a 
tragédia contra as enchentes 
Moradores buscam outros caminhos para que 
o problema seja resolvido com urgência
Uma das primeiras placas foi colocada na Rua Theodomiro Porto da Fonseca
Diversos pontos da cidade foram instaladas esse material
Um dos assuntos mais comentados dos últimos meses na cidade é a questão das enchentes, pois muitos bairros que antes nem sabiam o que era uma catástrofe desse tipo, e hoje, entram em desespero todas as vezes que as previsões metereológicas apontam chuva intensa. Muitos moradores não sabem exatamente a quem recorrer. E por conta disso, muitos perdem tudo o que tem e nada acaba sendo resolvido. Em razão disso, um movimento esteiense vem se criando, buscando soluções efetivas para esse grande problema que assola a muitos. Para chamar a atenção da sociedade foram colocadas diversas faixas, em pontos estratégicos, com o objetivo de alertar as pessoas sobre os pontos, onde são registrados alagamentos de grande proporção. Formado inicialmente no bairro São Sebastião e agregando moradores de outras localidades posteriormente, a ‘Associação De Olho na Enchente’, se uniu para buscar, junto aos órgãos competentes e de outros representantes da comunidade melhorias contra essas catástrofes. Segundo a responsável pela associação, Janaina Bittencout, ressaltou a importância da criação de um grupo que possui pessoas de diversos setores da comunidade, que tem em comum, problemas relacionados com enchente. “Muitas vezes reivindicamos os nossos direitos, e não fomos atendidos. Por isso optamos em ter um grupo, com a tentativa de buscar uma alternativa para rever essa situação. É a busca da solução de problemas por outros caminhos”, frisa Janaína, que reside há 35 anos no Município.
AÇÕES - Moradora há mais de 50 anos na cidade, Margarete Gonçalves da Silva, disse que sua casa foi assolada em um período de menos de seis meses por três cheias. “Desde outubro de 2013, já perdi diversos objetos pessoais. Em uma das enchentes fiquei sabendo do ocorrido pela televisão, pois estava fora da cidade”, lamentou a moradora. Ela destaca que acompanhou de perto duas enchentes e ficou chocada com as cenas de caos que se formou na cidade. “Parecia um cenário de guerra”. Margarete comentou que em meio a esses episódios, os moradores que já se ajudavam em meio a momentos de calamidade. Diante das poucas ações, em relação as obras para resolver o problema, um grupo de pessoas resolveu montar a associação. “Os integrantes residentes nos mais diferentes bairros da cidade, sendo ou não vítimas de alagamentos, mas que se sentiram compadecidos com nossa causa. É uma entidade sem fins lucrativos e com colaboração de todos”. Para Margarete, a cada enchente, a rua em que mora se transforma em um rio e prejudica o cotidiano das famílias. “Toda a chuva que dá, já fico com medo. Minha irmã cansou de perder suas coisas e se mudou. Muitos vizinhos já puseram suas casas à venda, porque não aguentam mais”.

Banheiros em posto de saúde 
é alvo de reclamação
US Claret é um dos mais importantes postos da cidade e já foi alvo, inclusive de pichações
Usuária da Unidade Básica Claret, a moradora Eva Medeiros reclama da falta de estrutura, em especial nos banheiros instalados. Ela relata que devido a problemas de saúde, pois é transplantada dos rins, constantemente necessita ir ao médico. “Quando preciso usar fico impressionada do péssimo estado que se encontra, pois as portas estão deficitárias e as paredes, praticamente em ruínas”, disse. Ela informou que existem dois sanitários, sendo que um está condenado e o outro praticamente é usado, somente quando há extrema necessidade. “É uma falta de respeito com o contribuinte que paga seus impostos em dia e nada é feito para resolver o problema”. Eva cita ainda que nos últimos 15 dias em que ia diariamente, não havia ninguém trabalhando no local, como havia sido informada por um servidor. “Devido a isso, uma mulher que reside nas proximidades ficou compadecida com meu problema, e permitiu que usasse seu banheiro, mas que não abriria para mais ninguém”, informou. Ela frisa que por causa da pouca quantidade de bancos instalados no prédio, muitos pacientes precisam trazer de casa, sua cadeira. “O posto deveria receber uma atenção especial, por parte dos gestores, pois atende uma gama de pessoas, sendo muitas delas, oriundas do bairro São José, pois a US Cruzeiro está fechada há quase cinco anos e a unidade da Rua Tri Campeão, não tem estrutura para atender a demanda”, disse. Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, o secretário de Saúde foi comunicado sobre o fato e em breve irá verificar a situação e tomar as medidas cabíveis para resolver o problema.

 ‘Piscinão’ às margens da RS 118 
Buraco causa transtornos a moradores e coloca 
em risco a segurança de pedestres
Buraco coloca em risco a segurança dos pedestres
 A dimensão da cratera impressiona moradores e motoristas que passam pelo local
A RS 118 vem passando por uma série de obras de preparação para a duplicação das pistas. Porém, além das péssimas condições das vias, essas obras tem trazido alguns problemas para os moradores da região. Um dos casos é no bairro Walderez, em Sapucaia do Sul. Alguns moradores têm reclamado da cratera que foi aberta no início da Rua Cruz Alta. O enorme buraco encontra-se aberto há pelo menos três meses e nada foi feito para resolver o transtorno. Além disso, não são vistas equipes no local a um bom tempo. Esse mesmo buraco, na última chuva torrencial que atingiu a cidade, em fevereiro, transbordou, fazendo com que a água invadisse várias casas próximas. Além do desconforto da situação, a água exala um mau cheiro, que acaba invadindo as residências e também há presença de mosquitos e moscas. Moradora há 20 anos no bairro, Cássia Gomes, relata a dificuldade que vem passando com a cratera bem em frente a sua residência. “Não tem explicação uma coisa dessas. É um risco para todos, em especial para as crianças, pois existe uma escola nas proximidades, o que acaba deixando muitos pais apreensivos”, desabafa a moradora. Para Antônio Souza, que mora há 13 anos na região, também tem sofrido com o enorme transtorno próximo a sua casa. “Pelo que acompanhei, funcionários da empresa contratada ficam pelo menos um mês fazendo esse buraco, e agora está tudo parado”, comentou Souza. Ele relata que uma das próximas ações será a terraplanagem. “A situação se agrava quando chove, pois o cheiro de esgoto torna-se insuportável, o que contribui para a proliferação de mosquitos. Se for uma quantidade elevada de chuva, a água se acumula e em algumas oportunidades invade as casas, resultando transtorno para diversas famílias”, lamenta Antônio. Segundo a assessoria de imprensa do Daer, a 1ª Superintendência Regional do órgão, que fica em Esteio, fez contato com a empresa que fará os reparos necessários no local. O conserto está programado para acontecer daqui um mês e deve durar aproximadamente uma semana. O local será preenchido com areia. 

Passeata divulga campanha 
mundial na cidade
Alunos percorreram ruas e avenidas do Centro da cidade 
Esteio também fez parte das atividades, ao aderir ao projeto ‘Hora do Planeta’, iniciativa mundial em prol do meio ambiente. Alunos, pais e professores da Escola Santos Dumont organizaram no dia 28 de março, atividades alusivas a campanha. Cerca de 80 pessoas participaram da caminhada e propagação da mensagem de preservação do planeta. A passeata saiu da escola, que fica situada na Rua Pelotas, onde percorreram a Avenida Dom Pedro, as ruas Bento Gonçalves, além das avenidas Presidente Vargas e Padre Claret. O passeio foi supervisionado pelos educadores e pais, com o apoio da equipe do Corpo de Bombeiros e da Guarda Municipal. A ação teve a duração de aproximadamente uma hora. Segundo a professora Patrícia Fillmann, durante o trajeto da caminhada foram distribuídos panfletos que explicavam a atividade e com o propósito de adesão de mais pessoas. “Foi muito legal, pois entregamos panfletos e conversamos com a comunidade. Fomos bem recebidos por quem abordávamos”, comenta Patrícia. Ela frisa que no dia 29, também houve uma nova panfletagem na área central do Município. A ‘Hora do Planeta’, iniciativa da ONG WWF, é promovida anualmente, na última semana de março. O ato simbólico de apagar as luzes por uma hora, ocorre em diversos países. O foco da manifestação é chamar a atenção não só das pessoas, mas das grandes indústrias, para a busca de soluções e alternativas para a diminuição de emissão de poluentes no meio ambiente e na promoção de atitudes sustentáveis.

Indianara falou a importância
do cuidado com os autistas
Dia Internacional sobre Autismo é lembrado 
por pais e educadores 
Mãe de uma criança especial falou para comunidade um pouco 
sobre seu cotidiano 

Para lembrar o dia Internacional da Conscientização sobre o Autismo, a Tribuna Popular, durante a sessão ordinária, na Câmara de Vereadores do dia 01 de abril foi utilizada pela representante da Apae, Indianara de Azambuja. Ela relatou que por ser mãe de três filhos, sendo um autista, cada dia é uma vitória, pois a cada dia, as pessoas que convivem com uma pessoa especial precisa vencer algumas limitações. “Os autistas necessitam sim de respeito, assim como outras pessoas especiais precisam de respeito e de monitores capacitados para lidar com a situação”, disse Indianara. Ela ressalta que cada pessoa tem suas respectivas personalidades e diferenças e certas atitudes podem causar malefícios para o desenvolvimento da criança ou do adolescente. Indianara ressaltou que o processo de inclusão é fundamental no processo educacional, ao contrário do que alguns especialistas acham que deixar os alunos em escola regular vai ajudá-los a ampliar seu conhecimento e novas amizades. “A colaboração dos monitores são expressivos, por isso somos contrários a extinção de escolas especiais, pois em muitos casos, não haverá educadores preparados para enfrentar o fato”. Já no dia 02, um grupo de pais, alunos e colaboradores, organizado pelo grupo de mães da Apae fizeram uma passeata para mostrar o significado da data. As manifestantes e participantes, em sua maioria colocaram camisas azuis, símbolo do evento. O grupo ficou na Avenida Presidente Vargas esquina com a Rua Padre Felipe.
IDENTIFICAÇÃO DE COMPORTAMENTO AUTÍSTICOS - Age como fosse surdo - Ausência de medos frente a perigos reais - Gira objetos incansavelmente - Tendência ao isolamento e à indiferença - Evita olhar nos olhos - Hiperatividade acentuada a apatia - Rejeita contatos físicos - Não brinca de forma adequada - Usa as pessoas como ferramenta - Ausência da fala -Apresenta risos ou choros fora do contexto
 Um grupo da Apae realizou uma manifestação no Centro da cidade
Alunos do Colégio Coração de Maria
participam de formação de líderes
Encontro de líderes ocorreu no mês de março
No mês de março, alunos de 6º ano do Ensino Fundamental até 3ª série do Ensino Médio participaram de momentos de formação de lideranças organizados pelos Serviços de Orientação Educacional e Pedagógica. Num primeiro momento, foram organizadas as eleições de professor regente e representantes de turma. Depois, houve a preocupação de reunir os líderes, para se analisar o perfil de cada turma, os interesses, as dificuldades e as potencialidades. Assim, cada dupla poderá atuar de forma mais orientada na condução de seu grupo, auxiliando naquilo que for preciso. Além disso, os líderes, depois dessa experiência local, poderão conhecer a realidade de alunos de outras regiões de escolas da Rede Verzeri, num encontro em Ijuí, no mês de maio. Paralelamente a isso, os serviços preocupam-se com a formação dos estudantes para enfrentar os desafios futuros, como Enem e concursos vestibulares. Os alunos, desde a primeira série do Ensino Médio, recebem informações a respeito do mercado de trabalho, assistem a palestras motivacionais e, especialmente na 3ª série, visitam universidades e feiras de profissões da região, atividades inseridas no Projeto Orientando Escolhas.

Jura Suppi
Esteiense é diretora da seleção gaúcha de Beach Soccer 
Jura Suppi, ex-vereadora e atual dirigente da equipe de Futebol de Areia SOS Diamantes foi indicada como diretora da seleção gaúcha de Beach Soccer, que irá disputar o Campeonato Brasileiro entre os meses de junho e julho com seleções do Rio, São Paulo e Santa Catarina. A final será em Fortaleza (CE). Já foram realizadas duas reuniões com os integrantes da seleção gaucha. Na próxima terça-feira, dia 8 de abril, a seleção gaúcha se apresenta em Sapucaia do Sul, às 20h, na quadra de areia da Nova Sapucaia II.

COLUNA
Antipatias 
Pe. André Carbonera, Missionário Claretiano 

Claro! 
Todos sabem que antipatia é uma aversão por alguém ou por algo. Assim rezam os melhores dicionários... Citemos algum tipo de antipatia. - Aquele rapaz da padaria me irrita! Nada contra ele... Mas... - E o Padre da minha paróquia? Que voz chata! - Quando percebo que é o Padre agá , dou meia volta... Ele entra por uma porta e eu saio por outra... - Aquela freirinha é uma purificação! Chatérrima! Os palpites prosseguem... - Já viu médico mais chato que o doutor ene? - E o professor de Língua Portuguesa? Terrível! Alguém comentou: - Porém, vocês estudam, de fato? Como vai o português de vocês? - Não queira defender sua classe... É chatérrimo mesmo! - Minha faxineira é intragável! Eta mulherzinha danada!... Sempre as antipatias... - Já viu pessoa mais antipática do que nosso prefeito? Isso que ele é médico e foi bem votado... - Bom! E nosso delegado? E o comandante da polícia? Por que são tão grosseiros? - Sei lá!... Mais pareceres... - Em tal banco, não dá para entrar... Puro chumbo!... - Cada cavalgadura!? - E são muito bem pagos!... - Cada gerente de loja!... Nem é bom falar!... Em todos os setores, deparamo-nos com simpáticos e com antipáticos. Certo! E nós, onde nos situamos? Somos simpáticos, ou grossos? Páscoa é melhoria de vida. Páscoa é transformação. Primemos pela simpatia! Fim de papo.

 Abertura do Parque Assis Brasil aos domingos tem rendido bons negócios
O movimento na estação teve um aumento expressivo no mês de março
Com a abertura do Parque de Exposições Assis Brasil aos domingos, a Estação Esteio do Trensurb registrou o aumento de 26,15% na entrada de usuários. Nos dias em que o espaço permanece aberto, a estação, que fica junto ao parque, tem recebido maior fluxo de usuários. A média de acessos ao sistema metroviário nos primeiros nove domingos do ano - até 02 de fevereiro - havia sido de 3,2 mil. Nos últimos dois, no entanto, passou a receber, em média, quatro mil usuários. O PEEAB abre aos domingos das 9h às 18 horas. Uma das formas mais práticas e econômicas de se chegar ao local é utilizando o serviço da Trensurb e desembarcando na Estação Esteio. O metrô funciona das 5h às 23h20, com intervalos de 15 minutos entre as viagens (aos domingos, com exceção dos últimos trens da noite) e tem tarifa de R$ 1,70 – a mais barata no transporte público da Região Metropolitana.

Para acessar a Rádio Jornal Destaque 
siga os seguintes passos: 
1º: Baixar o aplicativo leitor QR-Code em seu celular 
2º: Passe sobre o código 3°: Aproveite a nossa programação

Grupo promove reunião temática no Olímpica 
O Programa Petrobras Agenda 21 é uma parceria entre a Prefeitura de Esteio, que esta sendo executada pela ONG Guayi, em quatro bairros da cidade promove uma reunião comunitária temática. A ação ocorre no dia 07 de abril, às 19 horas, na Escola Estadual Dyonélio Machado, no bairro Olímpica. Na oportunidade serão debatidos temas prioritários defendidos em assembleia realizada no dia 24 de março. O Programa visa o fomento da participação comunitária nas decisões administrativas do Município, a partir de cinco etapas. A primeira etapa ocorreu no ano de 2012, onde o programa foi apresentado para a comunidade por meio de reuniões de sensibilização. A segunda etapa consistia na contratação e formação de agentes comunitários para aplicação de uma pesquisa socioambiental em cada um dos quatro bairros participantes. A terceira etapa foi justamente a aplicação da pesquisa, onde foram abordados 350 domicílios no Bairro Liberdade, 350 domicílios no Bairro São Sebastião, 350 domicílios no Bairro Vila Olímpica e 350 domicílios no Bairro São José. As etapas dois e três ocorreram ao longo do ano de 2013. Agora nas etapas 4 e 5 é mais extremamente importante a participação da sociedade, para a construção e elaboração dos planos de trabalho, através dos grupos que forem montados nas reuniões temáticas, portanto, as etapas 4 e 5 consistem respectivamente em, reconhecer e validar o diagnóstico socioambiental, que nada mais é que o resultado da pesquisa feita em cada bairro e escolher os temas prioritários para serem debatidos. Após os debates que visão o melhor entendimento dos problemas, formam-se os grupos de trabalho para elaboração dos projetos e de como e quando eles serão executados. Ainda na etapa 5 será constituído o  Fórum da Agenda 21 Comunitária, composto por membros da comunidade local e demais “aliados” que vivam ou contribuam de alguma maneira para a vida do bairro.

Protesto lembra o Dia da Mentira
Cartaz tinha por objetivo chamar a atenção da comunidade
Durante a realização da sessão ordinária na Câmara de Vereadores do Município, no dia 01 de abril e também com o propósito de chamar a atenção da comunidade e dos parlamentares sobre a data da Mentira, dois moradores pintaram o rosto e colocaram um nariz de palhaço. O motivo principal do protesto foi em relação do descaso que está ocorrendo na cidade, em relação a falta de obras para resolver o problema das enchentes, que há décadas vem trazendo danos a cidade, mas que tem piorado nos últimos anos. Além disso, a dupla ergueu um cartaz lembrando que poucas medidas foram feitas para resolver o problema.

Feira do Peixe ocorre na Praça General Freitas 
A expectativa dos organizadores é superar as vendas e o público
Além de peixe, também serão comercializados produtos artesanais e chocolate
O principal ingrediente do almoço da Sexta-feira Santa poderá ser encontrado pelos sapucaienses na Praça General Freitas, no centro de Sapucaia do Sul. A tradicional Feira do Peixe, promovida pela Prefeitura de Sapucaia do Sul, através da Secretaria de Indústria, Comércio, Agricultura e Abastecimento, ocorre nos dias 16 e 17 de abril, das 8h às 20, e no dia 18, das 8h às 14 horas. O sorteio com os 29 comerciantes inscritos para participar da feira aconteceu nesta tarde, 27 de março, no Auditório da Prefeitura. Ao todo 12 bancas serão montadas na praça, para venda de peixe refrigerado e congelado. Após o sorteio, os vendedores participaram de uma reunião com a Vigilância Sanitária, que explicou normas de higiene e armazenamento do pescado. O secretário de Indústria, Comércio, Agricultura e Abastecimento, Marcos Bender, acredita que a edição 2014 da feira vai superar o número de vendas do ano passado, que foi de 19 toneladas. “A cada ano mais pessoas buscam por produtos de qualidade e preço justo na nossa feira. Já é uma tradição”, disse Bender.   Quem for até a Praça General Freitas durante a feira encontrará corvina, dourado e camarão, entre outros. A Feira do Produtor ocorrerá paralelamente à feira, com venda de temperos, conservas, verduras e legumes frescos. Para completar o almoço da Sexta-feira Santa, os sapucaienses também poderão aproveitar para comprar alguns chocolates para a sobremesa. A Feira de Páscoa ocorrerá no mesmo local, de 14 a 17 de abril, das 9h às 18h. Além dos ovos feitos com chocolate caseiro, 35 artesãs venderão produtos artesanais para a Páscoa, como cestas e guirlandas, entre outros. 

Campeonato reúne idosos na cidade
Idosos de diversas cidades do Estado mostraram seus potenciais em competição
Uma iniciativa da Prefeitura de Sapucaia do Sul, através da Secretaria de Esporte e Lazer, agitou a terceira idade. Ocorreu no dia 29 de março, no Ginásio de Esportes Kurashiki, a 4° Copa Câmbio Master e Sênior. Ao todo, participaram 12 times, de Sapucaia do Sul, Tramandaí, Nova Tramandaí, São Leopoldo, Gravataí e Torres. Competiram duas categorias, câmbio feminino, para jogadores com idade entre 50 e 59 anos, e câmbio misto sênior, para jogadores com idade acima de 60 anos. Os dois times vencedores foram agraciados com troféus, e os demais participantes com medalhas de participação. A secretária de Esporte e Lazer, Marli Rubaski, destaca que a Copa Câmbio Master e Sênior, realizada na cidade, sempre atraiu um bom número de pessoas, para jogar e para torcer. “Nossa finalidade foi integrar, através do esporte, os idosos na sociedade”, falou Marli. Os dois times de Sapucaia já estão se preparando para a Copa. Todas as terças e quintas-feiras, à tarde, eles treinam no Ginásio Kurashiki. O Câmbio é um jogo adaptado do vôlei com regras diferenciadas.

Estudantes sapucaienses participam 
de feira em SP 
O grupo mostrou a importância da preservação da natureza
As estudantes mostraram o cultivo ao meio ambiente é importante
O projeto de incentivo ao plantio de árvores nativas levou um grupo de estudantes do Campus Sapucaia do Sul do IFSul à Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). Com o trabalho pioneiro da iniciativa, fez com que o trabalho fosse aprovado para participar do evento, realizado dias 18 e 20 de março, pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.  “Foi uma experiência para que eles pudessem conhecer trabalhos e pesquisadores do Brasil inteiro, e ver que dá para fazer pesquisa de qualidade no ensino médio”, definiu a professora Daniele Gervazoni, que orientou o trabalho junto com as docentes Lacina Teixeira e Cristiane Forgiarin.  Através deste projeto, as alunas do curso técnico em Eventos, Débora Demoliner, Giordana Scherer e Kássia Scharlar, montaram um levantamento das espécies exóticas e nativas das ruas do município. O grupo chegou a constatação da escassa quantidade de exemplares, e também, do predomínio de espécies exóticas em relação às nativas nas vias públicas.  Através deste diagnóstico, levou à parceria com as secretarias municipais de Educação e do Meio Ambiente, para organizar ações de sensibilização nas escolas públicas locais. Em visitas as instituições de ensino, as estudantes divulgam as espécies possíveis de serem utilizadas na arborização urbana, e promovem o plantio de mudas.

História da cidade é mostrada para educadores 
Na oportunidade foi feito o lançamento da Femuci e dos preparativos 
para os 60 anos de Esteio, em 2015
Miguel Luz contou um pouco da história dos pioneiros que desbravaram essas terras
Dando o pontapé inicial para a realização da Feira Municipal de Ciências (Femuci), aconteceu na manhã de 29 de março, uma solenidade, que contou com a presença de autoridades e educadores. O evento ocorreu na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer. Na oportunidade também foi lançada ações ligada aos 60 anos de Esteio. Entre os palestrantes do encontro foi o diretor do Museu Histórico Destaque, Miguel Luz e o educador André Viegas, da Fundação Liberato Salzano. De acordo com a secretária de Educação e Esporte, Carla Escosteguy, a qualificação dos educadores é importante, pois contribui para a orientação em realizar projetos científicos, assim como tem a responsabilidade de ajudar na formação das crianças e adolescentes. “Esse processo também marca ações que poderão estar incluídas nos festejos alusivos aos 60 anos do município que serão comemorados em 2015”, disse Carla. Para o chefe do Executivo Municipal, Gilmar Rinaldi, a partir da apresentação dos trabalhos escolares é possível traçar medidas que podem ser utilizadas em nosso cotidiano. “Acho oportuno que as escolas façam intervenções com os alunos. A questão do meio ambiente é algo que pode ser explorada de várias maneiras”, comentou Rinaldi. Ele ressalta que a mobilização da comunidade é uma forma de transformar a sociedade. O presidente do Legislativo, Leonardo Dahmer disse que a parceria entre entidades e órgãos públicos é significativo, pois auxilia a desenvolver uma festa ainda maior. “A proposta é de fazer atividades especiais focadas ao sexagenário do Município é algo para todos os
esteienses comemorarem”.
HISTÓRIA - O primeiro palestrante foi Miguel Luz, que tratou sobre fatos interessantes sobre a história da cidade, desde sua origem, passando pelos primeiros habitantes até as indústrias pioneiras, como a fábrica de papel que se instalou nestas terras. Ainda no contexto histórico, Luz falou sobre o sub-prefeito e sub-delegado da então vila, pertencente a São Leopoldo, Jorge de Souza Moraes, que também foi um dos alicerces para a emancipação da cidade. “Foi um homem importante para o processo de emancipação, sempre tomou a frente”, comenta Miguel. O diretor do Museu Histórico contou pequenas atitudes de Jorge, que ajudam a contar hoje, a história de Esteio. “Ele guardava fotos no seu acervo. Um dia, numa visita, perguntei se poderia pegar algumas daquelas fotos, e ele disse que sim. Pude escolher, e peguei várias. Muitas destas fotos, contam a história daqui e do seu desenvolvimento”. Um grande fato lembrado por Miguel Luz foi sobre a criação da Praça do Expedicionário, em 1954, pois alguns expedicionários residiam em terras esteienses e até chegaram a fundar um clube. “Houve uma festa belíssima e emocionante da inauguração da praça. Inclusive, na oportunidade um helicóptero sobrevoou a praça. Na aeronave, estava a esposa do comandante, que abriu a porta e jogou pétalas de rosas sobre a praça. Foi verdadeiramente emocionante”. Outro grande momento que marcou a história da cidade foi a construção do arco, que por muitos anos, foi a principal entrada para a cidade. Todos que passassem pela rodovia, avistavam o arco, com sua frase escrita errada. Mas ainda sim, era um grande orgulho para quem morava ali. Luz citou que a Avenida Presidente Vargas, foi marcada pela ‘voz do poste’. A comunicação era feita através de caixas de som, instaladas nos postes de luz. Então, todos os acontecimentos eram anunciados por ali. “Naquele tempo havia o Cinema Imperial, era anunciado pelas ruas, o que passaria nas sessões de matinê. Juntávamos nossos gibis e revistas, e íamos para as sessões, sempre aos domingos”. O tema da Femuci é “Esteio rumo ao 60 anos. A cidade que temos... A cidade que queremos....”.
A imagem dos novos cientistas - O segundo palestrante do encontro foi André Viegas, que tratou sobre “A pesquisa no Ensino Fundamental”. Ele falou sobre os métodos em que os jovens cientistas estão fazendo para mostrar seus trabalhos. “Essas feiras oportunizam conhecer mais sobre o que estão sendo realizadas em sala de aula e eventos que agreguem diversos grupos escolares”, disse Viegas. Ele frisa por ser educador de instituto que tem contribuído para que novos pesquisadores e que muitos problemas, que antes não tinha solução, agora pode haver um sinal. “A imagem dos cientistas tem mudando nos últimos anos”.

POLÍCIA

Programa de prevenção contra a violência as mulheres recebe recursos 
Recentemente aprovada pela Câmara de vereadores de Esteio, a liberação de verbas para o projeto de Prevenção de Violência contra Mulheres e Meninas. Incluído no plano de metas e prioridades para o período de 2014 a 2017 está orçado em aproximadamente R$ 45 mil reais. O recurso é previsto através do balanço patrimonial de 2013. Será desenvolvido o projeto através da Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social juntamente com o Fundo Municipal de Assistência Social.

Residência é alvo de assaltantes 
Os moradores não têm mais segurança nem mesmo em suas casas. As ocorrências de roubo não só acontecem nas ruas, mas em muitos lares esteienses. Foi o que aconteceu no dia 28 de março, em um imóvel situado na Rua Carlos Drumont de Andrade, no bairro Olímpica. Uma residência foi alvo de dois indivíduos. O fato ocorreu por volta das 10 horas da manhã, quando estavam em casa duas vítimas. Os homens estavam armados, e renderam as vítimas na casa. Em seguida, reviraram a casa em busca de um possível cofre. Como não acharam, levaram dois aparelhos celulares, um óculos e pertences pessoais das vítimas.

Roubos a veículos preocupam 
condutores e Polícia 
Os delitos têm ocorrido nos mais diferentes pontos 
da cidade e por enquanto ninguém foi preso 

As práticas a roubo e furto de carros tem se intensificado no dia a dia dos esteienses. Tanto que em um período de quatro dias, foi registrado pelo menos um assalto por dia na cidade. Segundo o delegado da Polícia Civil, Leonel Baldasso, esses delitos tem ocorrido com frequência em diversos bairros da cidade. “A prática de roubo e furtos a veículos tem intrigado a Polícia Civil, devido a quantidade de ocorrência e pelo curto espaço de tempo”, disse Baldasso. Entre os fatos está o que aconteceu no dia 30 de março, na Rua Vera Cruz. A vítima chegava em casa, por volta das 22h40, quando um familiar desceu do carro, logo em seguida, foi abordado por um dos suspeitos na entrada da garagem, outros dois homens armados aguardavam um dos envolvidos no assalto. Os homens levaram o carro da vítima. No mesmo dia, outro veículo foi danificado na tentativa de furto. Desta vez, na Rua Peri Fagundes, situada no bairro Osório. O roubo ocorreu por volta das 21h30. Segundo informações do proprietário do veículo, as fechaduras foram danificadas durante o arrombamento. Os suspeitos levaram diversos objetos de uso pessoal da vítima. No dia 26, por volta das 18h30, um veículo, de cor vermelha que estava estacionado na Rua Otávio Silveira Borges, no bairro Olímpica foi arrombado. O carro teve suas fechaduras danificadas e foi furtado o pneu estepe do automóvel. O proprietário do carro informou em seu depoimento que dois indivíduos armados, estavam num carro Golf, de cor azul marinho, abordaram a vítima e levaram o veículo. Conforme o titular da DP, os assaltos a motoristas estão sendo investigados pelo setor competente da Polícia Civil, e até o momento, nenhum dos envolvidos foi preso.

Homens são presos em operação policial
Praticamente todos os envolvidos tem passagem pela polícia, por diversos delitos
Policiais da 2ª Delegacia de Investigação do Narcotráfico (Din), do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc) prenderam no dia 20 de março, diversos suspeitos de tráfico que estariam envolvidos na ‘Operação Anjos da Lei’. Todos já possuem passagem também por roubo e posse de entorpecentes. Os suspeitos têm idade entre 19 e 42 anos, sendo que alguns foram presos em Porto Alegre e também em Sapucaia do Sul. A ação foi iniciada em maio de 2011, quando foram presos 16 indivíduos, em território sapucaiense. Na época a Polícia constatou que os traficantes estavam se infiltrando entre alunos para venderem maconha e crack. Diante da gravidade do delito, o delegado Heliomar Franco, diretor da Divisão de Investigação do Narcotráfico (Dinarc) decidiu intensificar a repressão a prática desse tipo de delito. Para sistematizar as ações que denominaram a operação de ‘Anjos da Lei’, em referência a um seriado americano no qual agentes disfarçados se infiltravam entre os alunos. Em menos de três anos, já foram presos 402 traficantes na operação. O delegado Rodrigo Zucco, titular da 2ªDin/Denarc, responsável pela primeira e a de número 400, ressalta a importância em coibir a ação em torno de colégios ou locais em que haja a aglomeração de crianças e adolescentes evitando que se tornem usuários. Após os procedimentos legais, foram encaminhados ao sistema prisional.

 Posto da mulher prende homem 
por violência doméstica
O suspeito possui diversas passagens pela Polícia
 Agentes do Posto Policial Especializado no Atendimento à Mulher e da Delegacia de Polícia de Esteio, coordenados pela delegada Marina Goltz, prenderam um homem suspeito de violência doméstica e familiar contra a mulher. A ação policial se deu na manhã do dia 24 de março. A vítima, de 29 anos, procurou o Posto Policial Especializado no Atendimento à Mulher, relatando que sofre com a violência doméstica praticada pelo suspeito, seu ex-companheiro. Apesar de possuir medida protetiva de urgência, com ordem de afastamento, as ameaças de morte não cessaram, razão pela qual o Poder Judiciário deferiu a prisão preventiva do homem de 24 anos. A Delegada Marina disse que a prisão é uma continuidade das ações de repressão à violência contra a mulher realizadas pela Polícia Civil. “O posto Policial também está realizando ações preventivas no Município, através de palestras e outras campanhas de prevenção à violência”, informou Marina. O preso, que tem antecedentes por ameaça, resistência, desobediência e desacato, foi encaminhado para o sistema prisional. O Posto está situado na Avenida Presidente Vargas, nº 2365, Centro.

 Máquinas de caça-níqueis 
são apreendidas
Os objetos encontrados pela Polícia nas casas de jogos
Policiais da 1ª Delegacia de Polícia de Sapucaia do Sul, coordenados pelo delegado Daniel Ordahi, realizaram entre os dias 24 a 27 de março, uma ação de combate aos jogos de azar. Durante o período, foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão em bares, armazéns e outros estabelecimentos comerciais da cidade. Ao total foram apreendidos cerca de doze máquinas caça-níqueis.  De acordo com o delegado Ordahi, titular da 1ª DP do Município estão previstas para serem realizadas outras medidas para combater esta contravenção em
território sapucaiense.

Homem causa terror em Sapucaia 
Um minimercado foi alvo de assalto, no bairro Primor, em Sapucaia do Sul. O homem, que portava uma faca de churrasco, feriu várias pessoas no estabelecimento, e levou uma quantia de R$300,00. Após os atos de violência no local, o homem abordou um casal, que foi ferido pelo homem. Depois, abordou um outro de moto, que também foi esfaqueado. Numa tentativa desesperada de fuga, deu uma investida num carro, levando o motorista como refém. O homem se deslocou até o bairro Nova Sapucaia, onde foi interceptado por uma guarnição do 33º Batalhão de Polícia Militar (BPM). O suspeito recebeu voz de prisão, e logo após, entrou em luta corporal com um dos soldados. Dois deles ficaram feridos, sendo que um deles teve um corte no braço e o outro no rosto. Os brigadianos reagiram e balearam o homem, que morreu no local. Ele já tinha antecedentes criminais por tráfico de drogas e roubo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário