quinta-feira, 24 de abril de 2014

EDIÇÃO 1931

FLAGRANTE DA SEMANA
Pedestres que passam pela calçada na Avenida Celina Chaves Kroeff, que fica junto ao muro de proteção do Parque de Exposições Assis Brasil, devem ficar atentos. Devido a um desassoreamento, em virtude das constantes chuvas formou-se uma cratera. Tanto que para evitar acidentes, alguém resolveu agir por conta própria e sinalizou o local com galhos de árvores, que já estão secos, em função do tempo e um pedaço de fita sinalizadora. A situação já faz algumas semanas e nenhuma providência foi tomada, mesmo com a realização de um evento que reuniu pessoas de diversas partes do Estado e do país. A comunidade aguarda que até a Fenasul, o problema seja resolvido.

Presidente da Câmara entrega convite para “Semana da Democracia” na cidade 
Um dos objetivos é debater sobre a influência do Golpe de 1964 na sociedade
Miguel Luz recebeu o convite para o evento pelas mãos do presidente, Leonardo Dahmer
O presidente da Câmara de Vereadores de Esteio, Leonardo Dahmer esteve realizando na manhã de 23 de abril, uma visita de cortesia na sede do Jornal Destaque. Na oportunidade, o parlamentar foi recepcionado pelo diretor do periódico, Miguel Luz, que recebeu em mãos o convite para participar da Semana da Democracia no Município. Um dos principais objetivos da atividade é promover debates sobre os efeitos sociais, políticos e econômicos do regime militar no Brasil, por mais de duas décadas. Leonardo Dahmer informou que a atividade será aberta oficialmente, no dia 28, às 19 horas, em uma solenidade a ser realizada na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, no Plenário da Câmara. “Será uma oportunidade da sociedade em geral conhecer e debater sobre um dos períodos mais difíceis da História recente do país”, comentou Dahmer. Ele frisou que a realização desta atividade foi possível através da aprovação de um Projeto de Resolução, de autoria do presidente, com aprovação unânime em plenário. No dia 30, às 10 horas, ocorrerá um painel que tratará sobre o tema, direcionado para estudantes do Ensino Médio. Entre os palestrantes estão Ubiratan de Souza, que foi torturado durante a Ditadura e o pastor luterano Onei de Bobsin. Também está previsto a participar, dando sua colaboração ao trabalho, o coordenador da Comissão da Verdade no Estado, Guazelli. Até o dia 30 de abril, estarão a mostra no saguão do prédio da Câmara, fotos que marcaram esta época no país. Além do presidente do Legislativo, também o acompanharam o assessor parlamentar, Carlos Silvano Cunha e a assessoria de imprensa da Câmara, Terezinha Bobsin.

Passarela recebe nova cobertura
A cobertura no local oferece uma maior segurança aos pedestres que passam pelo local
A Estação da Trensurb de Esteio está de cara nova. A parte da passarela, que liga o bairro Novo Esteio ao Centro e a plataforma do trem, recebeu uma cobertura. Nas últimas semanas, a obra foi concluída, com a colocação de estruturas de proteção e cobertura. Uma causa reivindicada a muito tempo por moradores e para quem utiliza a passarela, pela segurança e também, para o bem estar de quem usa. Uma das principais reclamações era de utilizar a passarela em dias de chuva, tendo apenas como refúgio, uma parada de ônibus ao fim da passarela. Outra questão muito importante é que a estrutura também conta com a iluminação em todo o túnel. Sendo que gera uma sensação maior de segurança para quem transita pelo local. Os pedestres tem se mostrado satisfeitos com a conclusão dessas melhorias. Segundo o morador do Novo Esteio, José Luiz de Lima, morador há 40 anos nas imediações, a obra é um grande benefício para quem precisa transitar com freqüência na região. “Essa cobertura ajuda muito. Melhorou bastante, pois agora, quando chove, as pessoas já não se molham tanto”, comenta o morador. A estação da Trensurb Esteio antes, só contava com a estrutura de cobertura na passarela, no sentido Centro. Agora, a estrutura será um grande benefício para a comunidade e também, para quem vem visitar o Parque de Exposições Assis Brasil.

COLUNA 
Pós-Páscoa 
Pe. André Carbonera, Missionário Claretiano 

Principiemos... A Quaresma se foi... Chegou a Páscoa e também se mandou... Na verdade, todo o dia é Páscoa, ou seja, “Passagem.” Brotam algumas perguntas... - Como foi de Páscoa? - Crescemos, espiritualmente? - Oramos mais e melhor? - Nossas famílias vivenciaram mais a Páscoa? - E os maridos caíram do cavalo? Alguém afirmou: - Consegui “arrastar” meu marido para a missa de Páscoa. Quanta felicidade! - Meditamos mais profundamente? - Confessamos ao sacerdote nossos pecados? - Realizamos alguma penitenciazinha a mais? - Praticamos mais obras de caridade? - Criticamos menos? - Perdoamos de coração? - Rezamos mais por aqueles que não nos topam? - Demos melhores exemplos de vida? - Fomos mais missionários? - Sorrimos mais? - Cresceu nossa esperança? - Evoluímos no amor? Belas questões! Oxalá, vivamos intensamente as “Páscoas” que Deus nos enviar! Assim esperamos. Aleluia!

Semana do Livro é lembrada com
atividades no Edwiges Fogaça 
Entre as atividades, houve o lançamento da campanha de doação de obras literárias
Professoras, alunas e o músico Tonho Crocco
Encerra no dia 26 de abril, no Centro Municipal de Educação Básica Edwiges Fogaça, a IV Semana do Livro e da Literatura. O evento deste ano trás o tema ‘Nas trilhas do Fantástico’. Durante a semana, a escola sediará uma série de atividades em prol da leitura. Na abertura das atividades, realizada no dia 22 de abril, foi feito o lançamento da campanha de Doação de Livros, no pátio da instituição. Após a solenidade de divulgação da campanha, ocorreu a final da competição ‘Soletrando’ que reuniu alunos do sexto ao nono ano do ensino fundamental. Entre os jurados do concurso na escola, estavam professores, a campeã do ano de 2013, Ana Paula Schmidt Geremias, que se formou no final do ano e o cantor Tonho Crocco. “Quando ganhei o concurso, promovido pela escola em 2013, foi muito importante para mim. Além da vitória, foi um grande incentivo para continuar estudando”, comenta a ex- aluna Ana Paula. Segundo a professora de português, Cristiane Gomes, é essencial esse tipo de atividade dentro da escola. “Essas ações fazem toda a diferença no contexto educacional, pois os alunos acabam como protagonistas no aprendizado”, ressalta a educadora.
CINEMA - No decorrer da Semana do Livro, também ocorreu a apresentação de curtas, produzidos pelos alunos, um sarau litero musical dos professores, além de contação de histórias. No sábado, dia 26 de abril, ocorre o Pedágio Literário, que ocorrerá na frente da escola. Nesse mesmo dia, será feita uma Mini Feira do Livro. A comunidade poderá adquirir exemplares de obras literárias, através de uma distribuidora. Segundo Tonho Crocco, esse tipo de evento só tem a trazer benefícios para os estudantes. “É muito bom esse incentivo. Por mais que as pessoas e as crianças estejam lendo mais por conta da internet, é importante incentivar a leitura de livros”. No quadro ‘Soletrando’ deste ano, a grande vencedora do concurso foi a aluna do oitavo ano, Paloma Franciele de Almeida Arce, de 13 anos. “Eu não esperava ser a vencedora. Foi uma grande surpresa”, comenta a aluna. A Mini Feira ocorre das 9 h ás 11h30, no espaço coberto
da instituição.

Pavilhões do Assis Brasil receberão atenção especial dos bombeiros
Adeli Sell com os membros dos Bombeiros, o sargento Nascimento e major Coelho 
Ao contrário do que ocorreu na Expointer 2013, quando o Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI) era obrigatório a todos os expositores, o Corpo de Bombeiros priorizará nesta edição os pavilhões e estruturas como um todo. A informação foi dada durante uma reunião entre o Major Carlos Daniel Coelho, durante visita do subsecretário do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, Adeli Sell, à corporação, em Canoas. Também esteve presente o comandante pela unidade do Corpo de Bombeiros de Esteio, o sargento Álvaro do Nascimento. “Fiscalizaremos o Pavilhão como um todo, e não mais no expositor individual”, explicou o major Coelho. Na oportunidade, o major Carlos Daniel informou que serão analisados extintores, fiação elétrica, instalações de gás, laudo de revestimento, mangueiras e sinalizações de saída de todos os estabelecimentos. A expectativa do subsecretário é evitar incidentes e ocorrências. “Queremos desde já melhorar a segurança do evento atendendo aos itens previstos na legislação. Tivemos um conjunto de orientações e iremos colocá-las em prática para que não tenhamos problemas na Expointer”, comentou Adeli. A 37ª Expointer ocorre de 30 de agosto a 07 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil.

Equipe Androids, do Colégio Coração 
de Maria, recebe premiação de 
torneio realizado em Curitiba
A equipe com o troféu e as medalhas: prof. Gilmar, Bruno Schuler, João Roberto Fidellis, Gabriel Pires, Leonardo Reis, João Biazus, Ana Clara Andrades (foto), além de Gian Moreira e Gabriel Schwanck e prof. Giane Barboza
O Colégio Coração de Maria recebeu, há alguns dias, a premiação oficial pela equipe Androids ter conquistado o 1º Lugar na Categoria Programação, em torneio realizado o ano passado em Curitiba, organizado pela Lego Education, em parceria com SESI. Na ocasião, o professor Gilmar Alves Ferreira e a equipe de alunos estiveram na capital paranaense e participaram ativamente da competição. Essa equipe já participou em outros torneios e tem obtido excelentes resultados.

Esteio sedia encontro estadual 
sobre a mulher na sociedade
Representantes de diversos municípios do Estado participaram do encontro na cidade
O Parque de Exposições Assis Brasil foi palco entre os dias 11 e 13 de abril do Encontro Estadual da Marcha Mundial das Mulheres do Rio Grande do Sul (MMM). O primeiro dia foi marcado com uma recepção e uma roda de conversa feminista. No segundo dia, pela manhã, foi realizada uma atividade que tratou sobre o feminismo internacionalista da MMM. No período da tarde, a ação inicial foi uma oficina que abordou a Copa do Mundo e a exploração do corpo e da vida das mulheres. Em seguida, o auditório da administração foi palco sobre o ‘Plebiscito popular? Mudar o sistema político? O que tenho com isso?’. Já o último dia do evento ficou marcado pela atividade ‘Construindo a MMM no RS: Plenária estadual’. Por volta das 17 horas, aconteceu uma intervenção com o público no Parque com a distribuição do plebiscito popular da reforma do sistema político. Segundo a organizadora do evento na cidade, Janaina Santos, um dos principais objetivos da atividade é reforçar a presença das mulheres nas ruas, através de um feminismo popular. Além disso estamos batalhando para denunciar a opressão vivida pelo sistema ainda patriarcal, cultuado pelo racismo, lesbofobia e a destruição da natureza. “As mulheres do planeta precisam se organizar e através de atividades buscar o fortalecimento e aliança com outros movimentos sociais”, disse Janaina. Ela enfatiza que as mulheres na atual conjuntura da sociedade, tem sido resistentes em relação a ofensiva do capitalismo que apresenta ‘falsas soluções’, baseadas na expansão do mercado como mais exploração dos recursos naturais, novas tecnologias de controle de seu próprio corpo e do conhecimento. Outro fator que Janaina falou foi sobre as denúncias que estão ocorrendo com a realização de grandes eventos no país, como Copa do Mundo e a Fórmula 1. Essas atividades se propagam a prostituição, assim como facilita o tráfico de mulheres e meninas como forma de aprofundar a pobreza.

Bocal de Ouro teve disputas acirradas 
As provas ocorreram durante o feriado de Páscoa e reuniu dezenas 
de pessoas no Parque de Exposições
Os animais foram avaliados por uma comissão julgadora  
Foram conhecidos os vencedores da disputa de uma das etapas do Bocal de Ouro que terminou no dia 20 de abril, no Parque de Exposições Assis Brasil. Durante os dias em que foi realizado o evento, em pleno feriado prolongado de Páscoa e Tiradentes, dezenas de pessoas vieram acompanhar as provas e se divertir no espaço. Segundo o Presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) Mauro Ferreira, as mudanças constantes nas posições durante as provas mostraram que os participantes têm demonstrado cada vez mais um alto padrão. “Se teve um nível de provas espetacular e muito parelho. A alternância nas primeiras colocações refletiu esta paridade dos últimos para os primeiros lugares. Acreditamos que será assim para o Freio de Ouro também”, destaca Ferreira. Conforme a proprietária de uma cabanha, Olga Bertolini, os criadores tem buscado excelência e trabalho forte. “Estamos trabalhando com a genética e acreditamos que estamos no rumo certo. A morfologia dela também é boa e ajudou, mas esta égua é excelente em função. Temos certeza que estamos no caminho certo”, frisa
a criadora.
DISPUTA - A disputa entre os machos foi tão acirrada e com alternâncias de resultados, que o vencedor só foi conhecido bem no final das provas. O proprietário da Cabanha Maufer, Fernando Weiand, comenta que por conta da grande disputa, o título ficou ainda mais valorizado. “Essa edição do Bocal de Ouro foi a mais disputada dos últimos tempos que participamos. O animal se mostrou competitivo, funcional e morfologicamente”. As próximas etapas classificatórias para o Freio de Ouro ocorrerão do dia 07 ao dia 11 de maio, no Uruguai, em Montevideo. E nos dias 08 ao dia 12 de maio, na cidade de Bagé. A égua Emblema Bertolini, de Minas do Leão, levou o primeiro lugar na disputa. O cavalo Festejo 1061 Maufer, de Cruzeiro do Sul, levou o primeiro lugar entre os machos. A égua Emblema Bertolini assumiu a liderança nas provas funcionais e manteve a posição até o final. Os quatro machos e fêmeas, que garantiram as primeiras posições, já tem vaga para a final do Freio de Ouro, que ocorrerá em agosto, no primeiro final de semana
da Expointer.

Mulheres do Clube Arco Íris visitam 
o ‘Museu Destaque’ 
As voluntárias tiveram a oportunidade de conhecer um pouco 
sobre a história da cidade onde residem
As visitantes conheceram um pouco da história do Município onde residem
Integrantes do Grupo de Clube de Mães Arco Íris, de Esteio realizaram uma visita no ‘Museu Histórico Destaque’, na tarde de 17 de abril. Cerca de dez mulheres tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da história de Esteio, através de fotos e objetos expostos no espaço cultural. Na primeira sala, as visitantes tiveram a oportunidade de observar um pouco sobre a questão da religiosidade do Município, como alguns objetos que foram salvos da Igreja Nossa Senhora das Graças, que foi destruída em um incêndio, além de um rico acervo sobre peças sobre o Seminário Claretiano. No segundo espaço, as mulheres observaram fotos que contam um pouco da cidade no início e após algum período. As visitantes também conheceram um pouco de alguns materiais eletroeletrônicos e equipamentos domésticos. Segundo a presidente do clube, Zary Leonardo, a ideia de preservar este espaço é de extrema importância para Esteio. Pude relembrar momentos importantes desde a minha cidade nestas terras, em 1959. “Além de ser um local que está sendo cuidado, parte de nossa história encontra-se em bom estado”. Residente na cidade desde 1959, Marlene Simões comentou que foi a primeira vez que esteve no Museu Histórico Destaque, ao longo dessas mais de duas décadas de existência. “Pude ver objetos antigos e peças que não perderam a estética durante a passagem dos anos. As fotos de como era a cidade ontem e hoje são sensacionais, assim como os objetos que retratam a história do Seminário Claretiano”, informou. Para Terezinha Fonseca Souza, o espaço cultural fascina qualquer pessoa que gosta de história. “É bom saber que houve interesse de alguém em cuidar da história”. O Museu Destaque fica localizado na Rua Theodomiro Porto da Fonseca, 134. Interessados em agendar uma visita pode ligar para o telefone 3473-1712.

Atividades religiosas marcam a 
Semana Santa na região 
Entre as atrações estava a bênção dos pães e o lava-pés
A bênção dos pães foi um dos momentos mais importantes da festa
O lava-pés é um ritual significativo para os católicos
A Semana Santa na região foi marcada com diversas manifestações religiosas. Em Sapucaia do Sul, a Igreja Nossa Senhora da Conceição realizou entre outras ações, a tradicional solenidade de lava pés. O evento foi conduzido pelo pároco Adilson Kuntzler. Além disso, houve também a cerimônia de bênção dos pães. As celebrações contaram com a participação de dezenas de fiéis da cidade e da Região Metropolitana. Os festejos da Páscoa iniciaram no dia 13, com o tradicional Domingo de Ramos, onde as pessoas levavam algum tipo de ramo e que era benzido pelo padre.

Orixá Ogum 
Mãe Marli Templo Umbanda - Orixá 
Consulta com Cartas, Búzios e Trabalhos Espirituais 
(51) 3458-2165 / (51) 9989-2351 

O mês de abril, para nós, afro umbandistas é um mês, que nos preparamos para homenagear o orixá Ogum, onde no sincretismo católico é São Jorge. Dia de Ogum: Seu dia é 23 de abril, onde os templos religiosos afro umbandistas fazem passeatas e oferendas para Ogum, orixá da guerra, do aço e o dono de todas ferramentas, quando falamos de guerra temos que entender que todos os dias temos que enfrentar várias dificuldades, por isso Ogum é sempre lembrado, pois chamamos por Ogum para termos forças, para podermos seguir em frente. As cores de Ogum: Na umbanda as cores são vermelho, branco e verde, na nação as cores são vermelho e verde. Flores para Ogum: Cravos vermelhos e brancos. Oferenda à Ogum: costela do boi com 3 ossos, farinha de mandioca torrada e manga. Bebida de Ogum: Cerveja. Pedra de Ogum: Rubi. Saudação ao Ogum: Ogunhê. Filhos de Ogum: Seus filhos são geralmente trabalhadores, brigões, determinados, vaidosos, ciumentos, amigos, potentes e quando se apaixonam são fiéis. Pedido à Ogum: um agrado para que Ogum nos acompanhe em nossas dificuldades, vá em uma mata que tenha acesso a uma cachoeira e coloque 4 cravos vermelhos e 3 brancos, 1 garrafa de cerveja, 1 charuto, 1 vela vermelha, branca e verde, e faça seus pedidos à Ogum. Que pai Ogum, ilumine a todos, e corte todas as mirongas dos seus caminhos.
Muito axé a todos.

Religiosos participam de procissão 
em homenagem a São Jorge
A procissão agrega dezenas de pessoas pelas ruas centrais da cidade
Para marcar as duas décadas de devoção a São Jorge, a ialorixá Dalva de Xapanã está organizando uma grande festa no dia 26 de abril, com uma procissão, em homenagem ao santo guerreiro. A atividade terá início por volta das 17 horas, na Rua Engenheiro Henner de Souza Nunes, defronte ao prédio do Executivo Municipal, seguindo pela Avenida Presidente Vargas até a Rua São Sebastião do Caí, terminando no centro de matriz africana, situada na Rua Lajeado. Segundo Dalva de Xapanã, a festa religiosa é dedicada a todos aqueles que são devotos de São Jorge. Muitos fiéis vêm de outras cidades como Canoas e Sapucaia do Sul, assim como de outros pontos da Região Metropolitana. “Muitas pessoas que acompanham a procissão, vem para pedir ou agradecer por graças alcançadas, por intervenção de São Jorge”, disse mãe Dalva de Xapanã. A festa religiosa tem o apoio do Corpo de Bombeiros, Brigada Militar, Guarda Municipal
e Prefeitura.

 POLÍCIA
Sargento Valdecir
Silva da Silva 
Pelotão de Operações Especiais sapucaiense tem novo titular 
O novo titular tem por objetivo intensificar ainda mais 
a segurança na cidade 

O novo comandante do Pelotão de Operações Especiais (POE), do 33º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Sapucaia do Sul, o sargento Valdecir Silva da Silva, assumiu sua função no dia 07 de abril. O policial, que já atuou em várias cidades do Estado, como Guaíba, Porto Alegre e Santa Maria, por um período onde atuou no curso para a formação de sargento, em 2001. Agora no município, o sargento estará conduzindo as operações ao combate ao crime. Por ser uma cidade que faz parte da Região Metropolitana, Sapucaia do Sul tem um perfil peculiar em termos de criminalidade. “A cidade tem características muito próprias, como a proximidade entre os policiais e a sociedade. Em relação a segurança, embora haja registros de crimes, a situação encontra-se sob controle.Os índices de criminalidade são aceitáveis”, conta o sargento. Ele frisa que o conjunto de operações preventivas, somado ao policiamento ostensivo tem contribuído com a diminuição da criminalidade. “A comunidade vem reagindo de forma muito positiva, e estamos tendo essa resposta pelas redes sociais. A POE tem sido mais vista e isso gera uma sensação de segurança nos moradores. Estamos presentes em muitos pontos, como por exemplo, nos bairros Colina Verde, Multiforja, Fortuna e inclusive na região central da cidade. Local este que tinha um grande índice de furto à veículo e devido às ações, houve uma diminuição”, destaca. O sargento comenta que a aceitação e acolhimento da comunidade para com a Brigada Militar tem sido cada vez maior. “Não há espaços onde a Brigada Militar não possa entrar. Temos acesso a todos os lugares. Boa parte do problema que envolve os crimes tem um fundo social. Pode-se dizer que 90% dos crimes de homicídio estão ligados ao tráfico de drogas”, salienta o policial.
PREVENTIVAS - O Sargento Valdecir salienta sobre a continuidade dos planos de ação para o combate as práticas criminosas. “Nossas intenções é se tornar mais ágil, junto as operações do POE. É importante também que qualifiquemos ainda mais o nosso efetivo.Estar onde a comunidade está, interagir com o povo e também, estarmos presentes em bairros mais vulneráveis e em horários de maior risco, realizando abordagens, tirando os suspeitos desta zona de conforto. Assim, obteremos cada vez mais o controle sobre a criminalidade”, reforça o titular. Embora os índices de crimes tenham diminuído na cidade, o policiamento ainda tem certas dificuldades por uma pequena parcela de cidadãos. Muitas vezes, o povo precisa ser convencido de que as ações preventivas são para o benefício de todos. “Uma das nossas maiores dificuldades ainda é a de convencer uma parcela da população de que essas abordagens são extremamente necessárias. Nas ações, é preciso generalizar, afinal, os criminosos podem ter muitas
faces” salienta.
PREPARAÇÃO PARA A COPA DO MUNDO - A pouco mais de um mês para o maior evento esportivo do planeta, a Copa do Mundo, as operações de policiamento serão reforçadas durante o evento. A partir de maio, o efetivo em Sapucaia do Sul terá reforços. “Nossas expectativas são de, cada vez mais, diminuir a criminalidade, e aproximar cada vez mais o nosso Pelotão da comunidade sapucaiense. Para que Sapucaia tenha a certeza de qualquer delito contra seus moradores, terá a resposta imediata do POE e do 33º BPM”. Com o novo comando, as metas continuam as mesmas, em prol da cidade. Gerar a sensação de segurança e para que a qualidade de vida seja sempre uma crescente. Isso tudo, através de ações preventivas, ostensivas e para a coibição de ações delituosas.

 Trio é preso após assalto a pedestre
Materiais encontrados pelos policiais que estava no carro apreendido
Três homens foram detidos por uma guarnição da Brigada Militar de Sapucaia do Sul. O fato aconteceu no dia 18 de abril, por volta das 4 horas. De acordo com informações da BM do município, os policiais trafegavam pela Rua Marciano Caetano da Silveira, no bairro Nova Sapucaia, quando se deparou com um veículo Chevette, tendo três tripulantes. Na abordagem aos homens, os policiais identificaram cada um deles. O primeiro suspeito que foi verificado tinha antecedentes por roubo à estabelecimento comercial, lesão corporal, retenção de veículos e outros delitos. O segundo homem, onde os PM’s analisaram a ficha policial, descobriram que tinha registro por vários roubos, como a motorista e de pedestre, além de dirigir sem carteira de habilitação e tráfico de entorpecentes. O terceiro envolvido tinha antecedentes criminais por furto qualificado, receptação, ameaça e furto a residência. Durante a averiguação dos indivíduos, um homem se aproximou da guarnição, para informar que aos policiais militares, que havia sido abordado por três suspeitos em um Chevette. Um dos PM’s ao tomar conhecimento do fato revistou o automóvel e encontrou diversos objetos como um mochila, um par de tênis e um aparelho celular, que provavelmente pertencia a vítima dos indivíduos. Diante dos fatos, o grupo foi encaminhado para a Delegacia de Pronto Atendimento (DPPA).

 Titular da DP se reúne com 
sub-secretário do Parque Assis Brasil
O subsecretário do Parque de Exposições Assis Brasil, Adeli Sell, começou a traçar medidas para garantir que a 37ª Expointer seja um evento livre de pirataria e produtos falsificados. No dia 22 de abril, o responsável pelo espaço esteve reunido com o delegado de polícia do município Leonel Baldasso. O subsecretário sugeriu uma parceria com a PC para combater a pirataria no entorno do evento. A ideia é desenvolver ações conjuntas com instituições municipais, estaduais e federais, além de representantes da sociedade civil. “Já havíamos conversado com os representantes do Executivo, com o comandante da Brigada Militar, e agora estamos buscando a Polícia Civil. Juntos, iremos coibir todos os tipos de ilícitos, a começar pelo comércio irregular realizado na parte frontal do Parque. Queremos garantir tranquilidade na circulação dos pedestres, bem como acabar com a algazarra dos vendedores ambulantes”, explicou Sell. O delegado disse estar afinado com os ideais da direção do Parque. “Realizamos rotineiramente ações e apreensões de produtos falsificados ou contrabandeados no município”, informou. A ação da Polícia Civil complementa o trabalho de combate à pirataria.

Polícia Civil apreende drogas 
no bairro Bela Vista
Foi apreendido pela 2º Delegacia de Polícia (2ª DP) no bairro Bela Vista, em Sapucaia do Sul, 11,5 kg de maconha e 300 gramas de cocaína. Segundo o titular da PC Eduardo Luiz Correa de Moraes, esta apreensão se deu por conta de meses de investigações e de uma denúncia, que os entorpecentes estariam nessa residência. Na sequência, os policiais aguardaram o proprietário da casa, e o mesmo, foi abordado próximo do local da apreensão das drogas. O homem foi preso em flagrante, por tráfico de entorpecentes. O indivíduo foi conduzido para o sistema prisional.

Veículo é recuperado em Esteio
No dia 16 de abril em Esteio, a Polícia Civil da cidade recuperou um carro que havia sido furtado. O veículo, pertencente a uma educadora, e que havia sido furtado em um posto de lavagem, localizado no bairro Santo Inácio. O veículo havia sido furtado na terça-feira anterior. Segundo o titular da PC, Leonel Baldasso, disse que os criminosos já foram identificados e serão indiciados por furto qualificado.

Carro roubado é avistado por vítima
Por volta das 22 horas, no dia 21 de abril, um homem que teve seu veículo roubado, avistou o automóvel em posse de terceiros, que foi roubado no dia 18. O homem tentou acompanhar o veículo, e nisso, se deparou com uma viatura da Polícia. O indivíduo informou a guarnição de toda a situação, e a informação foi passada para outra viatura. O cerco em busca do carro foi iniciado, e os policiais se depararam com o veículo na ERS118. A viatura seguiu o automóvel até próximo da divisa com a cidade de Cachoeirinha, quando o carro saiu da pista. Os policiais tentaram a abordagem aos indivíduos que estavam no veículo, prendendo duas pessoas. Foram presos um homem e uma mulher. Outros dois indivíduos acabaram fugindo. Os presos foram conduzidos para a DPPA de Canoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário