quinta-feira, 8 de maio de 2014

EDIÇÃO 1933

FLAGRANTE DA SEMANA
Aos poucos, as flores e folhas vão caindo,dando espaço aos galhos desnudos. Sinais de que novos tempos se aproximam, dias com clima mais ameno. As cores radiantes vão dando espaço aos tons mais sóbrios. Uma sensação de introspecção anuncia os dias frios e cinzentos. No registro, uma cena poética: uma flor em meio ás folhas secas, sinais do outono – inverno, sinais do fim de um ciclo. Uma flor também é uma mostra de carinho, que as mães querem receber de seus filhos no próximo domingo.

Estudantes lembram a ‘Lei de Libras’ 
Um grupo de alunos da Escola Estadual Padre Reus 
entregaram documento sobre o assunto
Uma aluna da instituição esteve entregando o documento na sede do JD
Um grupo formado por dez estudantes da Escola Estadual Especial Padre Reus estiveram realizando a entrega de um documento lembrando sobre os 12 anos de criação da lei nº 10.436, que é conhecida como a ‘Lei de Libras’. O ato aconteceu na tarde de 24 de abril, onde a estudante Greice Kely entregou uma cópia com algumas informações sobre a lei para o repórter Anderson Loureiro, do Jornal Destaque. De acordo com a vice-diretora, Luciméia Gall König, a ideia é chamar a atenção da comunidade sobre a existência da lei federal, que dá amparo as pessoas surdas, com seus direitos. “Apesar de passar mais de uma década, o único avanço que houve foi a criação da lei, pois a maioria dos artigos estão somente no papel”, disse. Ela informou que além de fazer a entrega simbólica no JD, o grupo também foi em outros pontos da cidade como na Polícia Civil, Detran, Casa dos Conselhos e Banrisul. Além disso, os alunos também estiveram na Prefeitura, Câmara de Vereadores, farmácias e no Tabelionato. “Talvez o que tenha tido um certo resultado foi a contratação de um profissional, para cursos superiores de licenciaturas, explicando o conteúdo para um aluno surdo”. Morador de Sapucaia do Sul, Afrânio Lopes, 39 anos, comentou que a surdez nunca atrapalhou em seu cotidiano. “O que me ajuda no cotidiano é a fácil compreensão e comunicação com outras pessoas”, ressalta Lopes. Já Emilly Maria, aos 12 anos, ao contrário de Afrânio, já sofreu com situações quando ia consultar, pois os médicos e até fonoaudiólogos, não entendiam o que sentia. “Algumas famílias tinham que pagar um interprete de libras ou conseguir um voluntário para traduzir”. Luciméia Gall König frisa que a Escola Padre Reus é a única instituição estadual na Região, que agrega estudantes da Educação Infantil até o Ensino Médio. Já no dia 23 de abril, é lembrado o Dia Nacional de Educação
de Surdos.

Morre Rodrigo Dias Vasconselos
Rodrigo, ao centro, com a família
Centenas de pessoas, entre amigos, familiares, representantes da comunidade e autoridades estiveram levando seu pesar na tarde de 06 de maio, o velório e do sepultamento do jovem Rodrigo Dias Vasconselos. Seu corpo foi velado em uma capela do Cemitério Municipal Dois de Novembro e o sepultamento ocorreu por volta das 17 horas. Rodrigo era filho do ex-prefeito Vanderlan Vasconselos e da professora Simone Dias Vasconselos. Ele morreu no dia 05, ao ser encontrado na piscina da residência de seus avôs, Hilda e Paulo Dias, após um mau súbito.

 Famílias despejadas estão no 
Centro Comunitário
Móveis e utensílios foram deixados no Centro Comunitário
Munidos de mandado judicial em mãos, cerca de oito famílias tiveram que ser retiradas de suas casas localizadas as margens do Arroio Sapucaia. Policiais Militares ajudaram desde às 7 horas da manhã, na mudança, onde encontram-se instalados provisoriamente no Centro Comunitário Por-do-Sol. A situação foi que a família chegou a ser contemplada, mas alguns membros permaneceram nas residências. Há alguns meses, essas pessoas já haviam recebido notificação judicial e tinham conhecimento que essa situação iria ocorrer a qualquer momento. Essas casas encontram-se na linha de passagem da Avenida Beira Arroio, que irá ligar a Avenida Presidente Vargas até a Rua Dona Isabel, no São José. A via também servirá como barreira de contenção, quando o arroio aumenta de volume em dias de chuva. A presidente da Associação de Moradores da Vila Nova, Nádia Pereira esteve acompanhando a ação e também agilizando para que as medidas cabíveis sejam tomadas o mais rápido possível. Segundo informações, algumas famílias foram inclusas no programa de aluguel social e serão remanejadas para o Residencial Boqueirão, localizado no bairro Primavera. No Centro Comunitário, as pessoas têm um período de até quinze dias para retirar os objetos pessoais.

Atleta paraolímpico conquista 
medalhas no Canadá
Jovane foi um dos representantes na Paraolímpiadas em Londres 
O atleta paraolímpico Jovane Guissone, que integra a seleção brasileira de esgrima em cadeira de rodas, obteve um resultado expressivo, conquistando medalhas de ouro e bronze. A competição conhecida como Grand Prix ocorreu no Canadá, entre os dias 02,03 e 04 de maio. No primeiro dia, o atleta já conseguiu a primeira medalha de ouro, na final, utilizando arma (florete), na categoria B. No dia seguinte, com espada, também conquistou o pódio mais uma vez. Já no último dia de competição, com espada e participando das categorias A e B, a final obteve a medalha de bronze. No final, Jovane totalizou três medalhas, sendo duas de ouro e uma de bronze, considerado entre os atletas, um recorde internacional.

Situação de profissionais dos 
Correios deixa categoria revoltada 
O principal problema na cidade é a falta de pessoal e a estrutura das instalações
Na Rua Bento Gonçalves, no bairro São Sebastião, foi construído um espaço para o CDD
A falta de profissionais e más condições de trabalho tem levado os funcionários da agência dos Correios do município a se mobilizar para reverter esta realidade. Algumas dessas e outras reivindicações foram apresentadas durante uma reunião entre sindicalistas de vários municípios do Estado. A ação aconteceu na manhã de 25 de abril. Segundo o delegado sindical do município, Rafael Almeida Fontes, uma das principais dificuldades que os funcionários da agência esteiense estão tendo é em relação a falta de pessoas para trabalharem. “Além de termos um quadro deficitário, os trabalhadores que estão em atividade estão tendo problemas com sobrecarga de trabalho, que tem ocasionado licenças, por motivo de saúde e não estão sendo contratados”, informou Fontes. Ele frisa que a direção da empresa pública notifica os setores competentes para que cumpram suas obrigações trabalhistas. “Há servidores que estão fazendo hora-extra para dar conta do serviço, principalmente de entrega de cartas. Alguns estão abnegando o horário de almoço para execução das tarefas”, ressalta. Rafael Almeida falou que outro problema que tem sido motivo de reclamação por parte dos funcionários da empresa são as condições do prédio onde está instalado o Centro de Distribuição de Domiciliar (CDD), que fica localizado na Avenida Padre Claret, no Centro da cidade. “Em dias de chuva, há problemas na rede de esgoto e constantemente nas paredes, é visível a questão de infiltração, pois o local foi adaptado para ser o CDD, mas serviu por alguns anos como garagem do condomínio”. O representante sindical comentou que essas questões tem dificultado a entrega das cartas, pois muitos funcionários, encontram-se afastados por problemas de saúde, em especial nos joelhos e na coluna.

Colégio La Salle de Esteio promove 
‘1ª Caminhada pela Saúde’ 
O ato percorreu ruas da cidade, com o objetivo de chamar a atenção 
da comunidade, em relação a vida saudável
Pais e a comunidade escolar prestigiaram o evento, organizado pela instituição
As crianças tiveram destaque especial durante a caminhada
Aconteceu no dia 26 de abril, a 1ª Caminhada pela Saúde, organizado pelo Colégio La Salle de Esteio, que contou com a participação da comunidade escolar e famílias Lassalistas. Ações importantes já se iniciaram em 2013, como o projeto “Horta na Escola”, junto as turmas da Educação Infantil. E na sequência, foram sendo desenvolvidos projetos com ações de educação alimentar e nutricional, e a adoção de práticas criativas de incentivo ao consumo de alimentos mais saudáveis. A iniciativa não ficava restrita apenas no ambiente escolar, orientando e incentivando sua comunidade quanto aos aspectos relacionados à promoção da saúde e prevenção de doenças. Vida e saúde com qualidade, na cantina escolar, também fazem parte das ações educativas. Rever o cardápio e os produtos oferecidos aos alunos foi um passo importante para agregar uma qualidade de vida melhor. Acredita-se que essas ações podem proporcionar uma vida mais saudável e para a prevenção das doenças ligadas pela má alimentação, das doenças crônicas e não transmissíveis (obesidade, hipertensão, diabetes mellitus tipo 2, doenças cardiovasculares, câncer) e para o controle das carências nutricionais, como anemia por deficiência de ferro, a deficiência de vitamina A e os distúrbios por deficiência de iodo (bócio). Segundo São João Batista de La Salle, mestre e fundador, “o exemplo causa impressão muito maior que as palavras no coração e na mente das crianças. É preciso que vossos exemplos instruam vossos alunos muito mais que as palavras”. Com base nesses ensinamentos, essa comunidade escolar comemorou neste ano de 2014, 62 anos de uma marca educativa forte na cidade de Esteio, e entre os festejos está a 1ª edição da caminhada.

Rotary Club Esteio é destaque 
em conferência na Serra 
O clube de serviço recebeu distinções pelo trabalho realizado na cidade
A conferência realizada em Nova Petrópolis reuniu rotarianos do Distrito 4670 
O espaço montado pelo RC Esteio chamou a atenção dos visitantes no encontro
Entre os dias 24 e 26 de abril foi realizado na cidade de Nova Petrópolis, na região serrana do Estado, a 56ª Conferência Distrital do Rotary Club do Distrito 4670. O evento foi realizado nos pavilhões da Festimalha foi intitulada ‘Conferência da Alegria e Cooperação’. Na noite do dia 24, a governadora do Distrito, Loreny Feistler, durante um jantar festivo, fez a entrega de reconhecimentos e homenagens aos clubes e companheiros destaques durante sua gestão. O Rotary Club de Esteio recebeu através de sua presidente Jaqueline Benites Madeira, três reconhecimentos, sendo um por não apresentar perda de associados e frequência mensal com média entre 95% e 100%. Além disso, o Rotary Club Esteio figura entre os seis clubes ‘nota dez’, devido sua gestão eficaz, entre 59 existentes no Distrito. Na oportunidade, o rotariano Edgar Garcia, que atuou como governador assistente responsável pelos clubes de São Leopoldo e Cachoeirinha também foi homenageado por ‘serviços prestados a governadoria’.
PALESTRAS - No dia 25, a governadora, acompanhada de diversos rotarianos, estiveram visitando diversos pontos da cidade como Prefeitura, Câmara de Vereadores, Comarca entre outros locais. Ao final das visitas, realizou-se o plantio de árvores e descerramento da placa comemorativa na Praça das Flores. À noite, realizou-se sessão solene de abertura da Conferência Distrital, com a presença do representante do Presidente de Rotary Internacional (RI), Carlos Alberto Saavedra Vallejo, associado do RC de Cali São Fernando, da Colômbia. Durante o dia 26, no Pavilhão da Festimalha, utilizando-se de material de divulgação, realizou-se a apresentação dos trabalhos realizados pelos clubes, aos rotarianos visitantes de diversas cidades e aos moradores da cidade. Nesta data, houve a realização de diversas palestras como ‘A nova imagem pública de Rotary’, ‘Mentes Poderosas’ e ‘Soluções em segurança eletrônica e tecnologia – Copa do Mundo’. Entre as atividades ocorridas no dia, foi feita uma caminhada pela Pólio, além de assistirem diversas apresentações artísticas e de modalidades de esporte. No decorrer da solenidade de entrega das premiações, o RC Esteio ficou em segundo lugar recebendo como prêmio três cadeiras de rodas a serem utilizadas durante suas campanhas.

Museu de Sapucaia do Sul aguarda 
novas dependências
Grande parte dos documentos estão guardados em caixas 
Próximo das comemorações do Dia Internacional dos Museus, lembrado no dia 18 de maio, algumas entidades ainda buscam melhorias para suas dependências, na região. É o que vem ocorrendo com o Museu de Sapucaia do Sul. Em funcionamento desde meados de 2010, no antigo prédio instalado na área que pertenceu ao antigo Grupo Escolar Sapucaia, com peças e fotografias ficaram expostas até o início de 2014. No decorrer das atividades do museu, ocorreram alguns impasses e agora, as visitações foram brevemente suspensas. O que ocorre é que está sendo buscado um novo local, para que seja feita as acomodações das peças, e que o museu seja reaberto. O processo ainda não tem uma data prevista de mudança. Segundo a diretora da Instituição de ensino, Nívea Luíza Bastos BoaVista, muitos dos recursos são oriundos do Executivo Municipal, mas não foram aplicados no espaço cultural. “Com essa verba que seria destinada ao Museu, estava previsto a construção de um novo prédio, com uma infraestrutura adequada e acessibilidade, além de atender as exigências estabelecidas pela nova legislação do Corpo de Bombeiros”, comenta a diretora. Ela destaca que a partir da criação do Museu, também foi criada a ‘Associação Amiga do Museu’, onde pessoas da comunidade, assim como outros setores da sociedade têm condições para ajudar a manter o local e a buscar soluções de melhorias. “Por enquanto, no que tange as ações do grupo, algumas ações estão sendo feitas. Mas os maiores investimentos foram dos funcionários”, lamenta a diretora. Atualmente, as visitações ao Museu de Sapucaia não estão sendo realizadas, devido a espera de um novo local para a acomodação dos arquivos, onde o processo está ainda em trâmites na Prefeitura, junto as secretarias competentes. A princípio, está sendo estudada a possibilidade de colocar em um mesmo local, mas em espaços distintos o Museu e Biblioteca Municipal sendo que também está previsto a mudança em breve da biblioteca.

COLUNA
Mães e maezonas 
Pe. André Carbonera, Missionário Claretiano 

O calendário nos apresenta infindas datas festivas. Entre elas, destacamos, indubitavelmente, o DIA DAS MÃES. Em primeiro plano, coloco a maior das MÃES, Nossa Senhora, a MÃE de JESUS, DEUS FEITO HOMEM, por obra do Espírito Santo. Muitos falam tanto em Jesus, e têm pavor de Maria, aquela que trouxe o Salvador. Pior ainda: Atacam Maria, em nome de Jesus... Será mesmo que Jesus deseja ofensas à MÃE DELE? ... Mãe do céu, abençoai as mães da terra! Não poderia olvidar minha falecida mãe Augusta. Mulher de fé, de fibra, de personalidade, de fidelidade a Deus e à família. Lembro das inúmeras mães amigas e que torcem por mim. Presto minha homenagem. Elas me incentivam. Encorajam-me. Por mim oram. Vibram comigo. Choram ao meu lado. Mãe do céu, abençoai as mães da terra! Recordo-me das mães que não puderam ter filhos, mas que adotam um, ou mais filhos, demonstrando coragem e amor. Muitas são felizes. Outras sofrem pela ingratidão dos adotados. Minha admiração palas mães adotantes. E mães relaxadas e desligadas? Nem estão!... Cigarrinho ... Pinguinha... Sujeirinha ... Fofoquinha ... E um monte de filhos.... A par de meus cumprimentos, almejo que mudem de posturas ... Mãe do céu, abençoai as mães da terra! E as mães do MST e da Via Campesina?... Apavoro-me pelo que elas já fizeram por este Brasil afora. Corajosas?... Sim! Contudo, irracionais. Oro por elas e por quem fez a cabeça delas. Esquecerei a mãe assassina, a mãe “fabricante” de anjinhos, a mãe que provoca abortos em nome da liberdade e da emancipação feminina? Culpadérrimas, sem dúvida! Mesmo assim, minha saudação carinhosa, com o perdão do Senhor. Mãe do céu, abençoai as mães da terra! Há mães chutadas, abandonadas, desprezadas, em vista de tantos filhos desumanos e ingratos. Para frente, mamães! ‘ Vemos mães ateias e contrárias à fé e à religião. Que Jesus, o maior dos filhos, toque-as e as transforme! Mãe do céu, abençoai as mães da terra! Gostaria de relembrar as chamadas MÃEZONAS, aquelas que, casadas ou solteiras, dedicaram-se a terceiros como a filhos carnais, com todo amor e plenas de carinho. Aliás, dedicaram-se e se dedicam até hoje ... Sem falar na “velha” mãezona Fiura Rinaldi, citaria a Irmã Mercedes, Filha do Coração de Jesus, e a Irmã Alda, Salvatoriana. As duas trabalharam comigo, em duas paróquias, cuidando muito de mim e tratando os paroquianos com extrema dedicação. Com toda a justiça, merecem o epíteto de MÃEZONAS. Mãezona do céu, abençoai as mãezonas da terra! Mães e mãezonas, meu respeito e meu imenso amor! Um abração afetuoso! Mãe do céu, protegei as mães e as mãezonas da terra! Ammmmméééééééémmmmmmm!!!!!!

POLÍCIA 

Foragido 
No feriado de primeiro de maio, Dia do Trabalhador, agentes da Polícia monitoravam as imediações do Bairro Vargas, a procura de um homem, procurado pela Justiça e que morava na região. Por volta das 11 e meia da manhã, o homem foi visto e foi abordado pela polícia. Houve voz de prisão e o indivíduo não reagiu. O homem foi levado ao Serviço de Pronto Atendimento e depois, conduzido ao DPPA de Canoas. 

Prisão 
Em meio às rondas de rotina, pelo patrulhamento nas escolas municipais, no dia 29 de abril, por volta das 8 horas, policias da ROCAM se deparam com uma atitude suspeita. Os policiais avistaram uma moto de cor escura e o condutor, ao ser percebido, tentou fugir, sem sucesso. Em poucos metros, foi abordado pelos policiais. O indivíduo, tinha antecedentes por lesão corporal e ameaças. Ao averiguar a documentação da moto, foi constatado que a motocicleta estava envolvida numa ocorrência de furto.O indivíduo recebeu voz de prisão,e foi conduzido ao Serviço de Pronto Atendimento. E na sequência, foi apresentado na 2ª DP para registro.

Confusão durante operação na Pedreira 
 Alguns moradores se revoltaram e tentaram invadir o prédio 
da Delegacia de Polícia, no Centro
A ação tinha por objetivo inibir a violência na localidade
Entre os materiais apreendidos estavam uma tornozeleira
eletrônica, dinheiro e drogas
No dia 07 de maio, mais de 50 policiais civis ingressaram na Vila Pedreira, em função do cumprimento de dez mandados de busca e apreensão. A operação policial foi comandada pelo delegado Leonel Baldasso e teve a participação de agentes de Canoas, Guaíba e Sapucaia do Sul. Conforme informações da Polícia Civil, um dos principais objetivos foi proporcionar tranquilidade para os moradores que residem no local, pois a maioria das pessoas são trabalhadoras e que vem sofrendo com tiroteios diários, em razão de disputas traficantes. Segundo o delegado Baldasso, um dos principais traficantes da área saiu do local, gerando disputas entre bandidos para tomarem suposto ponto de tráfico de drogas. “Em razão deste fato, a população estava apreensiva e não saía mais à noite, temendo serem vítimas dos criminosos”, disse Baldasso. Ele frisou que o fácil acesso pela BR 116 ajuda na violência local. “Esse foi um dos fatores que contribuiu para a venda de drogas, o que acabou atraindo consumidores que não precisam ir longe para comprar  entorpecentes”. A operação policial iniciou por volta da 07 horas de manhã, cercando a vila e invadindo a casa dos envolvidos. Cerca de 15 viaturas da Polícia Civil participaram da operação. Seis pessoas foram presas, tendo sido apreendido cerca de 500 pedras de crack, além de porções de cocaína e maconha. Duas armas de fogo foram encontradas em poder dos indivíduos. Uma tornozeleira eletrônica foi apreendida pelos policiais e se encontrava na perna pelo próprio preso.
CONFUSÃO - Baldasso informou que alguns familiares dos presos resistiram às abordagens  policiais e insultaram os agentes. A confusão foi ainda maior na Delegacia, quando aproximadamente de 60 pessoas, a maioria mulheres tentaram invadir o prédio da DP. “Foi solicitado inclusive o reforço para o grupamento de polícia especializada de Porto Alegre, Brigada Militar e Guarda Municipal, para propiciar a retirada dos presos que foram conduzidos e autuados em flagrante na Central de Polícia de Canoas”. Conforme o delegado, estes fatos não irão intimidar o combate ao crime. “Além de seis pessoas presas, três menores foram detidos por terem lesionado e insultado os policiais”.

Polícia Civil faz ação de combate à jogos ilícitos
As máquinas estavam em funcionamento durante a ação
Em combate aos jogos ilícitos, a Polícia Civil de Esteio realizou operações em combate a prática na cidade. Os agentes cumpriram mandados de busca e apreensão, nos dias 02 e 04 de maio, onde foi desarticulados inúmeros locais na região central, onde se praticava os jogos de azar. Ao todo, foram apreendidas em torno de 60 máquinas caça níquel, além da desativação de dois salões de bingo, onde existiam computadores e cartelas para os jogos. Foram apreendidos cerca de 50 computadores. Um dos locais, na Rua 24 de agosto, que já foi fechado mais de dezoito vezes, pela PC. Os responsáveis pelo local deverão responder por prática de jogos de azar e também, por crime contra o consumidor. Segundo o delegado Leonel Baldasso, geralmente a maioria dos frequentadores são idosos. Ele informou ainda que na Rua Padre Felipe, outro bingo foi fechado. No local, haviam cerca de cinquenta pessoas, fechadas e praticando os jogos de azar. A comunidade pode efetuar as denúncias de jogos ilícitos pelo telefone 181 para a DP de Esteio pelo telefone 197 ou 3473 1355.

Nenhum comentário:

Postar um comentário