sexta-feira, 16 de maio de 2014

EDIÇÃO 1934

FLAGRANTE DA SEMANA
A pouco menos de um mês do dia dedicado aos eternos namorados, o clima romântico toma conta de alguns corações pela cidade. Com o objetivo de homenagear alguém especial, uma pessoa colocou uma faixa na lateral da passarela do Trensurb, que liga o Novo Esteio ao Centro. A situação chamou a atenção tanto dos pedestres, quanto dos motoristas que trafegam pela imediação e na via expressa. Certamente, a iniciativa foi muito mais que um gesto. Mas também, uma forma de demonstrar a pessoa o quanto a ama. 

Área abandonada no São Sebastião
preocupa moradores 
No local, além do mato, insetos e animais estão invadindo as residências
O mato e o lixo têm tomado conta do terreno em um ponto central da cidade
Situações atípicas voltam a fazer parte do cotidiano de muitos esteienses. Não bastando a preocupação com as suas casas, agora também as atenções se voltam para terrenos baldios. Esses espaços abandonados, sem nenhuma manutenção, têm chamado a atenção de moradores. Grama alta e a proliferação de insetos e pequenos roedores, tem tirado a tranquilidade dos cidadãos. O caso agora é entre a Avenida Dom Pedro I e José Guimarães, no bairro São Sebastião, próximo ao centro da cidade. Segundo relatos de moradores, as casas têm sido invadidas frequentemente por roedores e também, com o aparecimento de muitos mosquitos. Devido às péssimas condições do terreno, o acúmulo de lixo e vegetação, tem sido um grande atrativo para esses animais. Outro fato alarmante é a grama alta que toma conta do grande terreno. Para quem passa nas ruas durante a noite pelo local, pode se tornar um grande risco, pelo fato de mal se enxergar o que acontece ali.
SEGURANÇA - Vera Maria Schneider, moradora há três anos no bairro, e que tem sua propriedade fazendo divisa com o terreno em questão, salienta que foram inúmeras vezes que procurou auxílio de órgãos públicos para resolver o problema. “Este terreno agora é pertencente a uma construtora. Eles já foram comunicados sobre a limpeza do local, mas nada foi feito. Já reclamei até mesmo para a Vigilância Sanitária, a respeito da proliferação de mosquitos, se tornando um verdadeiro risco a saúde da nossa comunidade”, desabafa Vera Maria. Famílias que residem nas imediações também tem se preocupado com a segurança, uma vez que esse terreno faz divisa com outras propriedades, sendo que o medo que as casas sejam invadidas a qualquer momento, seja constante. A grande preocupação gira em torno de que pessoas mal intencionadas entrem pelo terreno, para invadir e efetuar roubos nas residências, já que o terreno tem uma
parte aberta.

 Mulher é atropelada no Centro
Na tarde do dia 08 de maio, por volta das 16 horas, uma mulher foi atingida por uma motocicleta. O acidente ocorreu na Rua 24 de Agosto, próximo á Praça do Expedicionário, no Centro. Segundo relato de populares, a vítima havia descido do ônibus, e fez a volta por trás do veículo. Ao atravessar correndo, acabou sendo atingida pelo condutor da moto. O indivíduo até tentou frear para evitar a colisão, não obtendo sucesso. A mulher ficou no local aguardando socorro, e o motociclista permaneceu para o devido auxílio. Em pouco tempo, uma guarnição da Brigada Militar compareceu ao local, para a verificação da ocorrência e o cercamento da cena do acidente. A SAMU foi chamada para o atendimento à vítima, que estava consciente. Ela foi conduzida para o Hospital São Camilo.

Invasão em terreno na 
Vila Cruzeiro gera polêmica 
A invasão de cerca de 30 famílias na área no antigo Campo do Cruzeiro, na Vila Cruzeiro, foi tema de reunião na Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação, no dia 13 de maio, na Câmara de Vereadores. Na oportunidade, a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Bernardete Konzen, disse aos vereadores, que a ação de reintegração de posse ao município já foi despachada pela Justiça e está em iminência de ser executada. “Identificamos famílias que não são da cidade e que já foram contempladas com moradias. Ainda há moradores que vivem em casas precárias”, ressaltou. A secretaria, que apresentou aos vereadores o anteprojeto arquitetônico habitacional e também afirmou que ainda aguarda análise da Caixa Econômica para abertura do processo de licitação. Questionadas pelo prazo, as funcionárias da secretaria informaram que a obra deve começar somente no final do ano. A sugestão dos vereadores é que seja realizado o recadastramento de famílias que aguardam desde 2009 e, também, um novo cadastro para quem ainda não possui. “A demanda é muito grande e acabamos encaminhando para assistência social. O problema é que o cadastramento acaba gerando expectativas”, alertou a secretaria, que ressaltou que foram atendidas quase mil famílias. Konzen também falou sobre a intenção de aumentar o déficit habitacional apontado pelo IBGE. “Com estes dados, estamos no limite de construções habitacionais com renda de zero a três salários mínimos. Teremos a possibilidade de construir mais habitações com recursos do governo federal”.  Os vereadores aproveitaram para solicitar que o Executivo cobre da Caixa Federal a fiscalização dos imóveis que estão sendo vendidos.  Participaram do encontro os vereadores Marcelo Pereira, Harri Zanoni, Beatriz Lopes, Rafael Figliero, Jane Battistello, Leonardo Dahmer, Leonardo Pascoal, Felipe Costella e Michele Pereira.

Grupo esteiense divulga seu novo trabalho
O Rafuagi ao longo dos anos conquistou prêmios importantes da música nacional
O novo CD do grupo Rafuagi, intitulado “Parte do Ciclo”, chega às lojas em breve. Este é o quarto do grupo, que coroa os dez anos de estrada e traz para os fãs diversas participações espalhadas em doze músicas inéditas. Nos versos e riscos, entre os músicos estão Daniel Drexler, MV Bill, Emicida, Zilla Sonoro, RAPadura, Kanhanga, DJ Madruga, DJ RM, DJ Abú e Maninho Melo. Nas produções e finalizações, o trabalho ficou por conta de Luiz Café, Pedro DOM, Bruno Vargas, da Quarto Sensorial, André Laudz, Angelo Primon e o uruguaio Dany López. Para apresentar toda essa qualidade de maneira mais apropriada, o Rafuagi publicou a série “Beatstória”, que conta em dez episódios histórias, com participações especiais de artistas gaúchos. Além disso também, no decorrer do trabalho será comentado um pouco sobre as faixas do disco. “Parte do ciclo” já tem show de lançamento aconteceu no dia 09 de maio, na Casa do Gaúcho, em Porto Alegre. A festa contou com a presença de músicos locais e convidados.

 Lions Industrial realiza a ‘Cuca da Mamãe’
O dinheiro arrecadado é revertido para o trabalho dos voluntários
O Lions Clube Industrial de Esteio, através da diretoria e integrantes, realizaram no dia 10 de maio, a 2ª edição da Cuca da Mamãe. A ação ocorreu em frente ao Centro Comercial de Esteio, situado na Avenida Presidente Vargas, na área central da cidade. Durante todo o dia, os voluntários comercializavam o produto, oferecendo a comunidade. Segundo a presidente do clube de serviço, Neida Valéria Cortinaz, a ideia surgiu quando atuou na presidência há quase dez anos, como forma de envolver a sociedade e também lembrar uma das datas mais importantes do calendário. No início, era algo diferenciado para as mães e os pais. Mas diante de pedidos, optamos em fazer em ambas as datas. “É uma maneira simples, mas carinhosa de homenagear aqueles que nos deram a vida”. Ela destaca que o dinheiro arrecadado com a venda das cucas é revertido para manter o trabalho desenvolvido pelo Lions na cidade, em benefício das pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social ou necessitam de auxílio.

Colégio Coração de Maria realiza
homenagem às mães
A atividade foi realizada no ginásio poliesportivo da instituição
No último sábado, dia 10, houve a homenagem às mamães da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, que estavam presentes  no Ginásio do Colégio Coração de Maria, onde puderam apreciar um show de alegria, música e interação de seus filhos. No início, houve a acolhida da Diretora Educacional, Sirlei Meneguzzi, e a espiritualização, com a Irmã Maristela Ganassini, que, em sua oração, lembrou a mãe de todos, Maria. As mães e seus filhos puderam compartilhar momentos de ternura e emoção. Foram momentos emocionantes e inesquecíveis. No final, as crianças cantaram os parabéns às mamães e as presentearam com uma linda lembrança decorada pelos filhos.

Jovens esteienses irão participar de atividade paralela à Copa 
A ação acontece durante a realização dos jogos, 
no Rio de Janeiro

Esteio, mesmo não estando no roteiro dos jogos da Copa do Mundo no próximo mês, terá um papel importante em outro segmento. O motivo é que dois alunos da rede municipal de ensino, e pertencentes ao Atendimento Juvenil que é promovido pela unidade da Associação Cristã de Moços (ACM), juntamente com apoio da Petrobras, participarão do ‘Festival Football for Hope’ 2014, no Rio de Janeiro. Vinculado com a FIFA, o festival organiza uma série de atividades, que ocorrem paralelamente com os jogos da Copa do Mundo. Ao todo, serão quatro educandos de Porto Alegre e dois de Esteio, todos participantes dos serviços sócioassistenciais promovidos pela ACM. Os adolescentes serão acompanhados na viagem por três educadores da instituição. Conforme o supervisor das atividades esportivas da unidade esteiense, Jeferson Luis da Silva Soares, além dos debates, haverá o torneio de futebol de rua, com times mistos. “Os jogos tem uma metodologia diferenciada. Além de serem times mistos, com meninos e meninas, os jogos terão três tempos. Não tem um juiz, e sim, um mediador. No primeiro tempo, são discutidos entre os times, como serão as regras do jogo, e estas são sempre baseadas em valores como solidariedade, cooperação e colaboração”, disse Soares. Ele frisou que na competição, no segundo tempo, o jogo propriamente dito. “E no terceiro tempo, é feita toda uma retomada com os educandos, fazendo uma reflexão e debate sobre as regras e se foram cumpridas. Nisso, as equipes ganham ou perdem pontos”, explica o supervisor da área
de esporte.
REALIZAÇÃO - De acordo com Jeferson da Silva Soares, os dois adolescentes, uma menina e um menino, na faixa etária de 15 anos irão representar Esteio neste evento, e ambos estão ansiosos pela ida ao Rio de Janeiro. “Eles ficarão pelo menos uma semana no Rio de Janeiro e já estão com as passagens na mão. A dupla comenta na escola que irão participar deste torneio e os colegas nem conseguem acreditar”. O supervisor ressalta que os participantes têm recebido uma série de materiais oficiais da Federação Internacional de Futebol, com instruções para o evento. A assistente social da Associação Cristã de Moços, Maria Cristina Somavila enfatizou que está sendo desenvolvido todo um trabalho também com as famílias destes alunos que participarão do Festival. “Temos conversado constantemente com as famílias destes jovens, pois no início não acreditavam”. O ‘Festival Football for Hope’ 2014 ocorrerá em paralelo com os jogos da Copa do Mundo, no mês de junho, no Rio de Janeiro.
Trabalho em benefício da comunidade 
A ACM Esteio, juntamente com várias parcerias, promove o Atendimento Juvenil que faz parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Política de Assistência Social, onde atende adolescentes moradores deste município entre 12 e 16 anos incompletos, em situação de vulnerabilidade social. No serviço, são desenvolvidas oficinas educacionais, tais como dança, oficina de liderança, jovem de responsa, desenvolvimento de práticas esportivas como o futebol de rua e também, acompanhamento com serviço social, psicologia, pedagogia e nutrição. Organizações de cunho social de todo o mundo participarão do evento, que visa a integração dos adolescentes com outras culturas, debates sobre inclusão, soluções para os problemas sociais e também, sobre a mudança que o esporte tem na vida dos jovens.

Presidente do Legislativo esteiense visita o JD 
O objetivo do encontro foi a troca de ideias para os festejos de 60 anos de Esteio
Miguel, Leonardo, Ricardo e Rodrigo, durante a visita no JD  
O presidente da Câmara de Esteio, Leonardo Dahmer esteve realizando uma visita a sede do Jornal Destaque, na tarde de 09 de maio. O parlamentar foi recepcionado pelo diretor do periódico, Miguel Luz, que tratou entre outros assuntos a iniciativa de criar ações, durante este ano e em 2015. Neste período é festejado os 60 anos de emancipação da cidade. De acordo com o presidente do Legislativo, a proposta é agregar parceiros para fazer algo que marque, para a comunidade e deixe registrado para as futuras gerações os 60 anos. “Uma das ideias é oferecer a infraestrutura existe no prédio da Câmara Municipal para melhor utilização, diante de um calendário de festividades até fevereiro de 2015”, explicou Dahmer. Ele ressalta que durante este processo deverá ocorrer debates temáticos, com a participação de lideranças de diversos segmentos, com o objetivo de olhar a cidade que queremos para o futuro, mas também revendo seu passado. Miguel Luz destacou que para marcar uma data importante como o aniversário de Esteio, deve-se mobilizar a população local. “Além disso, a parceria com o Poder Público, com o empresariado e entidades são importantes para que tenhamos sucesso nesta jornada”, ressaltou Luz. Ele enfatizou que a valorização das pessoas, que de algum modo contribuíram para o desenvolvimento da cidade é importante, pois também fez parte desta história. A visita do presidente da Câmara de Esteio ao JD, também contou com a presença do assessor parlamentar, Rodrigo Oliveira; o diretor da Casa Legislativa, Ricardo Silva e a assessora de imprensa
Terezinha Bobsin.

Liga de Esteio promove ‘pedágio’ beneficente
As voluntárias participaram da ação na Avenida Presidente Vargas 
Um grupo de voluntárias da ala jovem da Liga Feminina de Combate ao Câncer da cidade realizou na manhã de 10 de maio, um pedágio beneficente. A atividade aconteceu na sinaleira localizada na Avenida Presidente Vargas, de acesso a Rua Padre Felipe e ao viaduto João Goulart. Durante a ação foram entregues folders, materiais explicativos sobre diversos tipos da doença, além de adesivos. De acordo com a presidente da entidade Nahiene Silva, o pedágio é realizado há muitos anos, não somente pelo grupo de jovens, mas também pelas demais voluntárias. “Como o primeiro do ano e próximo ao Dia das Mães, a expectativa é que o resultado seja expressivo”, disse Nahiene. Ela informou que o dinheiro arrecadado será revertido para o trabalho mantido pelo grupo, em prol dos pacientes de câncer do Município, que vivem em situação de vulnerabilidade social. Nahiene informa que além dessa iniciativa está previsto para ocorrer no dia 24 de maio, o tradicional chá da entidade, que ocorrerá a partir das 15h30, no salão de festas da Paróquia Nossa Senhora das Graças. Além disso, a 2ª edição do ‘Boteco da Liga’ acontece no dia 19 de julho e o jantar dançante será realizado no dia 25 de outubro. Ambos os eventos, o espaço será no restaurante internacional, situado no Parque Assis Brasil.


COLUNA 
Mães
Pe. André Carbonera, Missionário Claretiano 

 Já abordei o tema. Outrossim, nunca é demais comentar sobre as MÃES. Num velório, alguém afirmou a respeito da falecida: - Nunca casou. Contudo, criou diversos “filhos.” Foi um extraordinário exemplo! Oxalá, seja imitada por infindas mães! Sem dúvida, deparamo-nos com MÃES e MÃES. Alguns exemplos... Mãe limpa e mãe suja. Mãe aplicada e mãe desligada. Mãe religiosa e mãe ateia. Mãe apaixonada pelos filhos e mãe assassina. Mão honesta e mãe desonesta. Mãe trabalhadora e mãe acomodada. Mãe humilde e mãe orgulhosa. Mãe otimista e mãe pessimista. Mãe bonita e mãe feia. Mãe alta e mãe baixa. Mãe sadia e mãe doente. Mãe fiel ao marido e mães infiéis Mãe mulher e “mãe homem... ” Neste caso, que aberração! E as mães que apanham dos maridões?... Estes são beberrões ou furiosos ou drogados ou machões ou agressivos ou mulherengos... Pobres MÃES! Elas permanecem quietinhas, tudo suportando para não destruir o lar. Autênticas heroínas e SANTAS MODERNAS! Preocupamo-nos com as MÃES? Valorizamos as MÃES? Muitos filhos se recordam das mães somente nas doenças e nas crises... Procuramos ser bons filhos? Mãe de Jesus, Maria, a maior das mães, protegei todas as MÃES! Assim pedimos. Destarte, esperamos. Fim de papo.

Novidades marcam a Expoleite/Fenasul 
Além das atividades ligadas ao campo, o público pode visitar diversos 
eventos paralelos no Parque Assis Brasil
Os animais leiteiros são uma das principais atrações da festa
Representantes de diversos setores ligados ao agronegócio e empresários participaram da abertura oficial da 37ª Expoleite e 10ª Fenasul. O evento foi aberto no dia 14 de maio, no Parque de Exposições Assis Brasil. Um dos principais objetivos do evento é dar ênfase para a cadeia do leite gaúcho e seus derivados. A feira busca mostrar novas tecnologias e equipamentos, além de melhorar o apelo urbano. Também está prevista a realização de leilões com animais com alto grau comercial que não irão à pista de julgamento das raças leiteiras, e estreitar parcerias com o setor financeiro. Serão promovidos ainda, seminários técnicos para os pequenos produtores. Nesta edição da feira, além da representação de animais, está confirmada a participação de cooperativas ligadas ao setor leiteiro. Além disso, doze bancas venderão produtos da Agricultura Familiar, em um espaço a cargo da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag). Não haverá cobrança de ingresso. A entrada será pelos portões da frente, enquanto o portão lateral ficará destinado aos carros e expositores. Os animais inscritos na feira foram todos revisados, garantindo padrão genético e sanitário. A feira é uma parceria entre Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando) e Secretaria de Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa) traz neste ano, uma presença maior das cooperativas, com destaque para novidades na área da gastronomia. Entre as inovações desta edição, está o festival da cerveja artesanal e o café colonial, uma iniciativa que tem como objetivo atrair o público urbano.

Vereador entrega material sobre ações na Câmara
Miguel recebendo das mãos do vereador Marcelo Pereira
O vereador Marcelo Pereira (PDT) esteve na manhã de 14 de maio, na sede do Jornal Destaque. O parlamentar foi recepcionado pelo diretor do periódico, Miguel Luz. No encontro, Marcelo fez a entrega do seu boletim informativo, referente a prestação de contas do seus quase dois anos como vereador. Entre os assuntos abordados, estão a questão das ações de prevenção contra as enchentes na cidade, que em 2013 devastou a cidade em agosto, outubro e novembro, deixando milhares de pessoas desabrigadas. Outro destaque no boletim é o anteprojeto que regulamenta o sistema cicloviário na cidade. Na questão da saúde, outro documento apresentado pelo parlamentar é o Projeto de Lei que visa dar transparência à lista de espera das consultas médicas do SUS no Município. Também fazem parte do jornal institucional vinculado ao gabinete do vereador, ações ligadas ao esporte, educação e informatização.

Grupo de Escoteiros Anauê promove festa 
No dia 01 de junho, o Grupo Escoteiro Anauê realiza o seu tradicional Chá dos Escoteiros. O evento acontece a partir das 15h30, no salão de festas da Igreja Imaculado Coração de Maria, e  tem por objetivo reunir os jovens do Movimento Escoteiro, suas famílias e a comunidade. Durante os festejos, estão previstas brincadeiras com o público, distribuição de brindes e apresentações artísticas. Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente com os participantes do grupo, por R$12,00. O valor arrecadado será revertido em investimentos na sede do grupo que fica situado na Rua Ieda Nunes Pizzá de Azevedo, 177, Bairro Parque Amador, nos fundos da Casa de Humanização Teresa Verzeri, mantido pela freira Ana Garaffa. O responsável pelo grupo é Altair Mossi. Mais informações sobre a festa e também sobre o grupo escoteiro pode entrar em contato pelo endereço eletrônico mossi174@gmail.com e visitar a fan page no Facebook: www.facebook.com/GrupoEscoteiroAnaue.

Feira do Disco e de Carros Antigos 
Durante o período da Expoleite/Fenasul, o Parque de Exposições Assis Brasil promoverá uma série de atividades voltadas para o público urbano. Entre as atrações, estará a I Feira de Disco Vinil, I Festival de Cerveja Artesanal, Feira de Antiguidades, Exposição de Carros Antigos, presença da Escola Móvel da AGAS e shows musicais. A I Feira de Disco Vinil acontecerá na noite de 17 de maio e durante o último dia da festa, dia 18. Haverá compra, venda e troca de vinil. Serão seis expositores, os mesmos que realizam mensalmente a Feira no Mercado Público de Porto Alegre. O Festival de Cerveja Artesanal, até o momento, conta com oito cervejarias confirmadas: Hunsruck, Eisenbruck, Host e Biermann, Urwald, Barley, Alenda, Schmitt e Bek Bier. Com este montante, o Parque Assis Brasil estará oferecendo cerca de 20 tipos/estilos diferentes de cerveja produzidas no Estado. E para animar o público, a banda Jacaré de Parede, de Porto Alegre e um DJ, ainda a ser confirmado.  Já a Exposição de Carros Antigos ficará por conta da Veteran Car Club do Brasil e acontecerá durante todo o dia 17 de maio. Entre os dias 13 e 17, os visitantes contarão com a presença da Escola Móvel da AGAS. As palestras poderão ser assistidas por um público de 50 pessoas. Haverá certificado para os participantes.
PROGRAMAÇÃO - Dia 14 de maio, das 8h30 às 11 horas – oficina ‘Receitas e dicas no aproveitamento de laticínios’.  Repete oficina às 14:30 Dia 15 de maio, das 14h30 às 17h – Palestra ‘O açougue de Sucesso’ Dia 16 de maio, das 8h30 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas- Curso Integral de Formação de Líderes Dia 16 de maio, às 18h - Palestra ‘A mágica de Pensar Grande’  Dia 17 de maio, Oficina de confecção de cestas  Pela manhã, das 9 ás 12 horas e tarde, das 14h às 17 horas.

‘Museu Histórico Destaque’ comemora em novo espaço sua reabertura em grande estilo 
Além de conhecer a história, os visitantes assistiram um vídeo sobre Mário Quintana
Reabertura do museu em novo espaço ocorreu em maio de 2013
Vera Lúcia ficou encantada com o espaço histórico na cidade
Passado um ano após a sua reabertura com uma nova roupagem, o ‘Museu Histórico Destaque’ comemorou essa data de forma especial. Durante uma semana, representantes de diversos segmentos da comunidade estiveram visitando o espaço cultural, que fica localizado no bairro São Sebastião. A festa aconteceu durante a Semana Internacional dos Museus, que é lembrado no dia 18 de maio. Neste período, alunos e membros da sociedade conheceram um pouco da história de Esteio que foi preservada, através de peças e fotos expostas no local. Além disso, durante a semana, o público visitante pode assistir, em um auditório que foi montado no prédio, um vídeo que conta a história de vida e a obra do poeta Mário Quintana, que neste ano foi lembrado pelos 20 anos de sua morte. Além disso, foi colocado em uma das salas do museu, um quadro com alguns poemas inéditos. O ‘Museu Histórico Destaque’ fica localizado na Rua Theodomiro Porto da Fonseca, 134, bairro São Sebastião. Telefone de contato é 3473-1712 ou pelo endereço eletrônico jdestaque@terra.com.br.
Bibliotecária - A técnica em biblioteca, Vera Lúcia Maciel Lima, que trabalha no Centro de Educação Básica Vila Olímpica esteve visitando o ‘Museu Destaque’, na tarde de 12 de maio. Ela relatou que é moradora de Porto Alegre e que está trabalhando na rede municipal há aproximadamente dois anos. “Acho importante um espaço como este na cidade, pois é a memória de cada cidadão e também para aqueles que têm pretensão de conhecer a história do Município”, disse Vera. Ela destacou que tomou conhecimento da existência do espaço, através da diretora que havia participado de um evento que marcou o lançamento da Feira de Ciências, conhecida como Femuci, onde o responsável pelo ‘Museu Destaque’, Miguel Luz fez uma palestra aos diretores e representantes das instituições de ensino. “Ao tomar do acervo, irei apresentar aos colegas da escola e em breve iremos vir ao museu com outros educadores”.

Grupo ‘Estrela Lassalista’ faz doações para instituição esteiense
Os alunos que fizeram a entrega dos kits no CFTV
O Grupo ‘Estrela Lassalista’, do projeto Juventude Solidária, realizou no dia 28 de abril, a entrega de 75 kits de chocolate para educandos e doze para educadores do Centro de Formação Teresa Verzeri, que fica situado na Rua São Luiz, no bairro Parque Amador. Esse gesto solidário foi possível através da colaboração da comunidade educativa, como direção, pais, professores, funcionários e alunos. Isso se tornou possível como forma de expressar o carinho e o bem querer a crianças e adolescentes, que vivem em situação de risco e estão engajados em um trabalho importante desenvolvido pela instituição. O grupo é formado por alunos de 7º e 8º anos, inseridos no projeto da Rede La Salle. Um dos principais objetivos é oportunizar o exercício da cidadania através de uma educação evangelizadora e práticas solidárias junto a crianças e adolescentes de comunidades ou entidades circunvizinhas. O trabalho solidário enriquece cultural e espiritualmente todos que participam de alguma forma desse processo, pois a troca de experiências que aconteceu durante a realização desta ação, propicia ao ser humano um amadurecimento social significativo. Ao entrar em contato com a realidade, aprende-se a valorizar as diferenças sociais.

Arte e Cultura
Miguel apresentou para Daniel e Elisângela um pouco sobre a história da cidade
No dia 13 de maio, o diretor da secretaria de Arte e Cultura, Daniel Mello, e a servidora Elisangela da Silva estiveram pela primeira vez no ‘Museu Histórico Destaque’, durante a semana dedicada a espaços culturais, que tem como foco a preservação da história. A visita foi monitorada pelo diretor do espaço, Miguel Luz, que mostrou cada uma das quatro salas, no que tange a história de Esteio. Na primeira sala, a dupla, teve a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a questão religiosa existente no Município, desde a presença dos primeiros habitantes, passando pela instalação das igrejas e do Seminário Claretiano. Peças e fotos retratam essa questão que ainda é muito forte na cidade. Em uma das salas, Miguel monitorou Daniel e Elisangela pelo espaço que possui fotos que retratam a evolução da cidade ao longo dos anos. Tanto que alguns patrimônios foram demolidos, no decorrer das décadas, para dar lugar a prédios e até estacionamentos. A comunicação, como máquinas fotográficas, projetores de cinema e até gramofones estão expostos aos visitantes no Museu, em uma das salas. Os visitantes ficaram encantados com os objetos, que pertenceram a esteienses. No final do encontro, os funcionários da Cultura assistiram a um vídeo sobre o poeta gaúcho, Mário Quintana. Segundo Daniel Mello, que mesmo não ter nascido no Brasil, adotou Esteio para viver, juntamente com a família. Além disso, foi nessa terra, com minha arte como músico foi valorizada e levei meu trabalho para vários recantos do Município. “É um espaço maravilhoso, que para quem não conhece fica encantado e aprende a amar esta terra”.

Carlos destaca a importância do
trabalho do profissional
Gari relata o trabalho de manter uma cidade limpa 
A educação em não jogar lixo nas ruas 
é um passo importante 

Munidos de vassouras, carrinho e uniforme laranja. Muitas vezes, despercebidos pela comunidade, mas que fazem total diferença no ambiente que se transita. No dia 16 de maio, é comemorado o Dia do Gari. Profissionais da limpeza pública são responsáveis por manter as ruas e calçadas limpas, deixando a cidade mais bonita. Funcionário há mais de duas décadas na função como gari, Carlos Alberto De Assis tem realizado suas atividades em diversos pontos do Município. “É muito tranquilo de trabalhar aqui. Todos os demais colegas de profissão executam seus trabalhos da mesma forma, e gosto do que faço”, salienta Carlos. Ele destaca que o profissional tem que gostar muito do seu serviço para ser reconhecido. O trabalho dos garis tem se tornado cada vez mais importante para a comunidade. Havendo a limpeza em todas as ruas da cidade, ajuda a evitar o acúmulo de lixo próximo às bocas de lobo. Mas para isso, também é sumamente necessária a cooperação da comunidade com estes profissionais. “A comunidade tem se sensibilizado e não tem jogado tanto lixo no chão. O que se encontra mais são as sobras de cigarro, conhecida como ‘bitucas’ e em grande número”, comenta o gari. O profissional também ressalta que em épocas mais específicas, como na realização da Expointer, que ocorre tradicionalmente no final do mês de agosto, a quantidade de lixo aumenta, em especial nas proximidades do Parque de Exposições Assis Brasil e também, próximo à estação do Trensurb. “Nosso trabalho duplica nesta época do ano, justamente porque tem um maior fluxo de pessoas por essa região da cidade. Então, é colocado mais colegas para manter a limpeza em ordem”, enfatiza Carlos.

Dia de refletir contra o preconceito 
O dia 17 de maio foi uma data verdadeiramente marcante. Neste dia, foi que a homossexualidade passou a não ser mais considerada uma doença, pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Foi declarado que a homossexualidade não é “um distúrbio ou perversão, nem mesmo a relação entre duas pessoas do mesmo sexo, constituem uma doença”, e passou a ser tratada como comportamento. Em 2004, organizações LGBT escolheram essa data, como um marco pela luta contra a Homofobia, em mais de 70 países. Em decreto presidencial, em 17 de maio 2010, foi instituído no país o Dia Nacional do Combate a Homofobia Em Esteio, no dia 19 de maio, a ONG Amigos da Diversidade de Esteio fará atividades alusivas a data, em prol da conscientização da comunidade sobre a causa. Será montada uma banca no espaço coberto na Rua Garibaldi, na região central da cidade. Na oportunidade, serão distribuídos materiais e folders, falando sobre o movimento contra o preconceito e a homofobia. Também serão distribuídos preservativos, para lembrar também o Dia Nacional da Visibilidade Gay.

Conselho Municipal de Saúde 
Foi realizada no dia 08 de maio, uma atividade entre os membros do Conselho Municipal de Saúde e representantes de diversos segmentos da sociedade. O evento ocorreu na Casa dos Conselhos, situada no sub-solo do prédio da Prefeitura. Um dos principais objetivos da ação foi mostrar a atuação do grupo, como órgão fiscalizador da saúde na cidade.

Segurança na saída das escolas 
preocupa população 
Uma das alternativas foi intensificar o cuidado com os estudantes
Trechos da Avenida Padre Claret e imediações preocupam os pais 
O dia a dia nas escolas sempre envolve uma série de grandes preocupações, em prol do bom funcionamento e qualidade de ensino aos alunos. Mas fatores externos têm causado certa preocupação em educadores e pais. A segurança externa, ou seja, na saída das escolas, em horários de maior movimento, como por exemplo, entrada e saída de alunos, têm chamado a atenção da comunidade. Com a incidência de delitos como assaltos, arrombamento de veículos e até mesmo, o abuso de velocidade por parte dos motoristas nas imediações das instituições, tem despertado inquietação e receio pela segurança dos alunos. E esse quadro não se estende somente as instituições próximas do Centro, mas também, nos bairros, onde o fluxo também é intenso. Segundo a diretora do Colégio Coração de Maria, Sirlei Meneguzzi, estes fatos são uma grande preocupação da instituição. “Em termos de segurança externa, temos essa preocupação. Chegam a nosso conhecimento esses fatos de terem ocorrido roubos e arrombamentos. Mas são fatos que não ocorrem nas imediações da escola, e sim, nas esquinas mais distanciadas”, comenta a diretora. E além dos delitos de roubo, os alunos também têm sofrido com outro tipo de infrações. Seguidamente, o trânsito intenso também tem sido um transtorno para a
comunidade escolar.
TRÂNSITO - Sirlei destaca que muitos motoristas ignoram as leis de trânsito, em principal, no perímetro escolar. Excesso de velocidade, ultrapassagens perigosas, a formação de fila dupla e o desrespeito com a faixa de segurança para a travessia dos alunos, gera mais riscos de incidentes. “Já enviamos uma série de ofícios requisitando mais atenção para esses problemas. Até mesmo a implantação de redutores de velocidade auxiliariam muito, rondas mais constantes nos períodos de pico, e os pais tem sido uma força extra na busca de melhores condições de segurança”, comenta a diretora. Um pouco mais a diante, na mesma avenida, outra escola também se encontra em situação semelhante, só de maneira mais tênue. O Colégio La Salle tem investido em segurança privada para a segurança de alunos e pais. De acordo com o diretor da instituição, Irmão Gerson Lopes Paz, a escola conta com equipes de segurança. “Temos o serviço de segurança privada aqui na escola, e que atuam principalmente nos horários de maior fluxo, como entrada e saída, em todos os turnos. Isso gera uma sensação de segurança maior aos alunos, pais e professores”, salienta. Ele frisa que a direção enviou ofícios, para que ocorresse uma ronda nos arredores do bairro, porém, pouco se tem feito, por parte de ordem pública.

Dia Internacional da Dança 
envolve a comunidade
A atividade foi realizada em frente a Casa de Cultura
Para marcar o dia Internacional da Dança, comemorado no dia 29 de abril, cerca de 60 alunas, que fazem cursos na cidade, realizaram uma apresentação. O local escolhido foi em frente a Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya, no Centro. As professoras eram Sabine Costella e Milene Maculan comandaram a festa, que atraiu não somente a atenção dos pais, mas também da comunidade que passava pelo local. Conforme Sabine, a ideia surgiu na véspera da data, com o intuito de mostrar a importância da dança para as pessoas, que pode melhorar a vida de cada cidadão, inclusive proporcionando a inclusão. “Como primeira experiência foi válida e pretendemos mobilizar para 2015, um número maior ainda de pessoas e em outros espaços, onde haja uma concentração de público”, comentou a professora. Ela informou que após o evento, o grupo se direcionou até a Praça da Bíblia, onde fizeram fotos ligadas a dança, em um ambiente urbano. 

POLÍCIA 

Adolescentes assaltam pedestres 
A situação está sendo rotineira e os órgãos competentes estão se mobilizando 

As práticas como roubos e furtos à pedestres continuam assombrando a comunidade esteiense. Entretanto, dentre essas ocorrências, algo vem chamado a atenção, não só da comunidade, mas também, da Polícia.Alguns destes delitos são praticados por adolescentes, onde a maioria tem menos de 17 anos. Em um mesmo dia, dois fatos chamaram a atenção dos policiais . No dia 12 de maio, foram duas ocorrências, onde pedestres foram roubados por supostos adolescentes. Dois jovens, munidos de uma faca de cozinha, abordaram um indivíduo, por volta das 13 horas, nas imediações da Avenida Padre Claret, região central do município. A dupla levou da vítima um aparelho celular e alguns objetos pessoais. Outro fato, semelhante ocorreu na Rua Santo Amaro, também no dia 12. Estavam envolvidos dois jovens que abordaram a vítima, levando seus pertences. De acordo com o delegado Leonel Baldasso, existem suspeitos dessas práticas, e em breve, será solicitada a internação destes menores. “A maioria comete esses crimes, muitas vezes, para reverter ou trocar por drogas, principalmente o crack”, frisa Baldasso.

Suspeito é detido com arma no Capão da Cruz

Por volta das 10 horas, no dia 08 de maio, um sargento e um soldado do 33º Batalhão de Polícia Militar (BPM) abordaram um indivíduo em via pública, situado as margens da ERS 118, no bairro Capão da Cruz, em Sapucaia do Sul. Segundo informações dos PM’s a dupla estava na rua em atitude suspeita, onde foram abordados pelos policiais militares. Durante uma busca pessoal em um dos suspeitos, foi encontrado na cintura, um revólver calibre 38, contendo seis cartuchos intactos. O indivíduo foi reconhecido por já ter passagem pela polícia com antecedentes ligados a crime contra a propriedade e tráfico de entorpecentes. Após receber a voz de prisão, ambos foram levados para o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) para exames e em seguida para a 2ª Delegacia, onde prestaram esclarecimentos.

Homem é preso com drogas em Sapucaia
Com o suspeito havia drogas e dinheiro
Um homem foi detido no dia 30 de abril, com drogas e dinheiro, oriundo do tráfico na região. O fato aconteceu em uma residência situada no bairro Piratini, em Sapucaia do Sul, por volta das 21h30, nas imediações da Rua João Candido. De acordo com informações do Batalhão sapucaiense, o setor competente recebeu uma denúncia anônima, em que estava ocorrendo tráfico de drogas na região. Diante da informação, uma viatura foi deslocada até o local para averiguar o caso. No decorrer das abordagens, um homem foi detido, com antecedentes de ameaça, através de medidas da Lei Maria da Penha. Com o indivíduo, também foram encontradas 24 gramas de cocaína e uma quantia de dinheiro. O homem recebeu voz de prisão e foi conduzido ao Serviço de Pronto Atendimento (SPA), e depois, encaminhado ao DPPA em Canoas.

Veículo furtado é recuperado por PM’s
Além da moto, os policiais encontraram uma arma
Por volta das 8 horas, do dia 12 de maio, as viaturas ROCAM, em patrulhamento de rotina nas escolas municipais se deslocarem em direção a Avenida Justino Camboim, Bairro Lomba da Palmeira. O motivo é que através de uma denúncia anônima um homem estava conduzindo uma motocicleta em atitude suspeita. Ao ser abordado com a moto Titan de cor escura, o suspeito largou no chão e tentou fugir do local, mas foi capturado alguns metros pelos PM’s. Ele foi identificado pelos policiais, por já ter passagem pelo sistema prisional, como lesão corporal e ameaça. Já no veículo foi constatado de que a mesma encontrava-se em ocorrência de furto, onde foi dada voz prisão ao suspeito que foi encaminhado para o SPA e em seguida à 2ª DP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário