quinta-feira, 4 de setembro de 2014

EDIÇÃO 1950

Apesar das leis que estabelecem melhorias nas calçadas da cidade, em função da acessibilidade para portadores de necessidades especiais, muito poucas ações foram tomadas para reverter o caso. Além do péssimo estado de conservação em que se encontram outro fator que impede a passagem dos pedestres são objetos deixados na rua, que ao invés de ter um destino mais apropriado fica no passeio público, o que dificulta a trafegabilidade das pessoas. O sofá foi colocado em frente a uma residência situada na Avenida Dom Pedro, no Centro.


Campanha de doação de medula 
óssea ocorre no dia 09 
Está prevista para ocorrer no dia 09 de setembro, a vinda da unidade móvel do Hemocentro do Estado (Hemorgs). O ônibus ficará estacionado no espaço coberto da Rua Garibaldi, na área central do município. Um dos objetivos da ação é fazer coletas de amostras de sangue para cadastro de doadores de medula óssea. A atividade acontece da das 9h ao meio-dia e das 13h30 às 16 horas, ou até a capacidade de coleta, de 300 amostras, ser atingida. São coletados 5 ml de sangue (amostra) para a análise do código genético de compatibilidade (histocompatibilidade, HLA) com prováveis receptores. Para ser candidato, o doador de medula óssea é preciso ter entre 18 e 55 anos incompletos, estar em bom estado de saúde, portar documento de identidade oficial com foto e preencher um formulário.  Os dados, juntamente com o resultado do exame de HLA, serão incluídos no banco de dados do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). Quando aparecer um paciente, a compatibilidade será verificada com o possível doador que fará um exame clínico para confirmar o bom estado de saúde. Não há exigência quanto à mudança de hábitos de vida, trabalho ou alimentação. Se a compatibilidade for confirmada, a pessoa será consultada para decidir sobre a doação.


Gincana Ambiental premia as melhores equipes 
A ação faz parte da Semana do Meio Ambiente do município
 A gincana mobilizou alunos da rede de ensino da cidade
Os alunos das escolas do Município tiveram uma manhã e tarde regadas de muita diversão e lições no dia 28 de agosto, durante a realização da Gincana Ambiental, evento incluso na XVIII Semana do Meio Ambiente de Esteio. As atividades reuniram os estudantes da educação infantil, pela manhã, e das séries iniciais do ensino fundamental, à tarde, no ginásio do Centro Municipal Alberto Pasqualini, situado no bairro São José. Uma equipe de avaliadores acompanhou a execução das tarefas previstas na ação, que culminou na premiação das equipes. De forma lúdica, as atividades desenvolvidas durante a gincana abordaram a importância do saneamento básico e do cuidado com os recursos naturais do Município para a melhoria da qualidade de vida dos seus moradores. O evento teve como objetivo promover ações que estimulem a reflexão com o foco em atitudes ambientalmente corretas, sensibilizando de maneira prática e dinâmica toda a comunidade. Além da gincana cultural, está previsto para ocorrer dentro das festividades ligadas a semana do Meio Ambiente, a 2ª Ecorunning. A festa esportiva acontece no domingo, 14 de setembro, com a largada a partir das 9h30, para os atletas na categoria infantil. Já às 10 horas, são os adultos. Uma das novidades deste ano da ação será a entrega do troféu Manoel Erci dos Santos, que tem por objetivo homenagear os corredores de destaque da competição e alusiva a essa personalidade que faleceu em abril. A promoção do evento é das secretarias de Educação e Esporte (SMEE) e Meio Ambiente (SMMA), em parceria com a Associação para Projetos, Pesquisa e Ação Ambiental e Social (Abrasinos), com o patrocínio da Petrobras.


Aberta a Semana da Pátria na cidade
A chama foi conduzida da Igreja até o Largo Clodovino Soares
Uma cerimônia cívica realizada na manhã de 01 de setembro, na Igreja Matriz Imaculado Coração de Maria, abriu oficialmente a Semana da Pátria da cidade. Após a solenidade, os atletas da Associação dos Corredores de Rua de Esteio (Acores) e alunos do Centro de Educação Básica Camilo Alves e dos colégios Coração de Maria e La Salle conduziram o Fogo Simbólico até o Largo Clodovino Soares, onde foi acesa a Pira da Pátria. Para comemorar os 192 anos da Independência do Brasil, cujo tema este ano é “Brasil de todos: diversidade transformada em riquezas”, o Executivo Municipal promove em 13 de setembro, o Dia Cívico, que contará com a participação dos estudantes das instituições de ensinos municipais, estaduais e particulares, entidades, agremiações e associações. As atividades ocorrerão a partir das 14 horas, no Ginásio Municipal Edgar Piccioni, localizado na Rua 24 de Agosto, 3079, bairro Olímpica.


Expoleite/Fenasul 2015 é 
divulgada durante Expointer 
O pré-lançamento do evento foi marcado pela 
expectativa de bons negócios
A expectativa dos organizadores é mostrar o trabalho do setor leiteiro
Durante a 37ª Expointer, outro evento importante que ocorre anualmente no Parque Assis Brasil é a tradicional Expoleite/Fenasul. Os organizadores da festa aproveitaram o evento para fazer o pré-lançamento da edição 2015 da feira. “Com o slogan ‘Abrindo as porteiras para novos horizontes’, a solenidade de apresentação da atividade ligada a produção leiteira aconteceu no dia 30 de agosto, no estande da Gadolando. Prestigiaram a cerimônia representantes de diversos segmentos do agronegócio, empresários, entre outros. Segundo o presidente da Gadolando e um dos principais organizadores da Expoleite/Fenasul, Marcos Tang, o que motivou para a realização deste evento foi a presença maciça de pessoas ligadas ao agronegócio gaúcho e nacional, que estão na Expointer. “O Rio Grande do Sul tem vivido um momento onde estamos na constante busca de resultados que possam trazer benefícios não apenas para o produtor, mas para a sociedade”, disse Tang. O secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Cláudio Fioreze destacou que diante dos avanços que estão ocorrendo no setor, em especial com a implantação do Instituto Gaúcho do Leite, a partir de 2015, podemos considerar que a Expoleite/Fenasul terá um êxito significativo e mais qualificado. “Apesar dos problemas que estão ocorrendo na cadeia produtiva, o lançamento antecipado da feira tem por objetivo proporcionar que os produtores, inclusive de outros setores venham prestigiar o evento”, destacou Fioreze.
EXPOLEITE/FENASUL 
Expoleite: participação de bovinos leiteiros e da cadeia produtiva Fenasul: feiras paralelas como de gado de corte, equinos, ovinos e terneiros. A Expoutono, com a realização de seminários, cursos e palestras, além da presença de máquinas e implementos agrícolas. O evento acontece de 27 a 31 de maio de 2015, no Parque de Exposições Assis Brasil.

Aberto processo seletivo para a 
Educação do município 
Os parlamentares esteienses aprovaram o Projeto de Lei (PL) que autoriza o Executivo a contratação de profissionais para atender a demanda vinculada a pasta da Educação e Esporte. Segundo o documento, a grande maioria é para suprir a necessidade dos educadores, como para professor de Área I, que totalizada 17. Na área de educação infantil, são 12 professores e quatro para português. Para inglês e matemática foram abertas três vagas. Profissionais nas disciplinas de Educação Física, Geografia e Ciências são duas vagas para cada um. Além disso, consta também no projeto que há uma vaga para telefonista, dez para merendeira e sete para servente escolar. Também foram destinadas três para secretário de escola. De acordo com a justificativa do PL é que o principal objetivo é substituir servidores que encontram-se afastados por auxílio doença, licença maternidade ou exonerações a pedido. Por outro lado, o prazo de validade do concurso público para essas cargos ocorrido em 2009, expirou no dia 26 de abril de 2014.


Alunos do Colégio Coração de Maria realizam atividades de culinária
Os alunos saborearam comidas saudáveis que fizeram
Com o propósito de trabalhar quantidade e gêneros textuais, foi proposto aos alunos da Turma 1112 a realização de uma atividade diferente. A turma esteve no refeitório, onde cada aluno montou seu sanduíche de pizza e colaborou na preparação de uma vitamina de frutas. Todos participaram com muita empolgação. Atividades como essa motivam integram e fazem com o que os alunos e professoras adquiram novas experiências e aprendizagens. Atividade realizada com a turma da professora Juliana Polese.


West Clin Medicina do Trabalho 
inaugura novas instalações 
Novo espaço tem por objetivo qualificar ainda mais o 
serviço prestado pela empresa na cidade
Os sócios Elisandro e Henrique, juntamente com parte da equipe de trabalho da empresa
A West Clin Medicina do Trabalho inaugurou suas novas instalações na noite de 27 de agosto. Empresários, colaboradores e representantes de alguns segmentos da sociedade prestigiaram a festa. Segundo o empresário Elisandro Premoler, nesta nova etapa da empresa, um dos principais ações será focada na gestão e na segurança no trabalho. “Além das melhorias no que tange aos investimentos de infraestrutura, a empresa também está atuando na tecnologia da informação, por intermédio através da implementação de software especifico. Também em breve, a West Clin irá colocar no ar, um portal, que facilitará o atendimento ao cliente”, explicou Premoler. Ele ressaltou que outra novidade da empresa a utilização da unidade móvel, que tem por objetivo estar presente onde necessita de atendimento.
MERCADO - Elisandro destaca ainda que apesar das estatísticas o mercado de trabalho encontra-se aquecido, principalmente em relação a construção civil. “Outro fator determinante que tem melhorado a qualidade de vida do trabalhador, independente de qual profissão segue é a fiscalização do Ministério do Trabalho”. Para o sócio da West Clin, Henrique Dielo, um dos motivos que fez ingressar na sociedade foi o trabalho que a empresa desenvolve no Município e que já possui cerca de 100 clientes. “A confiabilidade e a credibilidade foi um dos principais atrativos para ingressar no negócio. Atualmente atuo no mercado de segurança privada, onde possuo aproximadamente 1,3 mil funcionários e considerada a segunda maior geradora de empregos na cidade”. A West Clin está localizada na Rua 24 de Agosto, 521, Centro. Instalada em uma área de 350 metros quadrados, possui cinco salas e cinco consultórios e sete funcionários.
SERVIÇOS OFERECIDOS 
Exames: Admissionais, periódicos, retorno ao trabalho, mudança de função e acidentes de trabalho Exames complementares: Exame médico, audiometria, eletrocardiograma, eletroencefalograma, espirometria, laboratório de análises clínicas, radiologia, toxicológicos e ergometria. Avaliações especializadas: Cardiologia, otorrinolaringologista, neurologia, traumatologia, psicologia/psiquiatria,dermatologia e oftalmologia Gerenciamento de periódicos: convocamos os funcionários para a realização dos periódicos com antecedência e tempo hábil. Coordenação médica ocupacional: atua junto às empresas para eliminar ou minimizar riscos de acidentes e doenças ocupacionais através do estabelecimento de sistemas de gestão em saúde ocupacional, baseados na detecção precoce de riscos, implantação de medidas corretivas, monitoramento e melhorias contínuas. Unidade móvel de atendimento: executamos nas dependências de sua empresa um trabalho diferenciado, proporcionando comodidade e segurança através de um veículo adaptado especialmente para a realização de exames complementares.


Alunos do Camilo Alves são 
premiados pelo trabalho 
Três alunos participaram do concurso de redação,
promovido pelo Rotary Club
Os agraciados, juntamente com a equipe diretiva e os representantes do clube de serviço da cidade
Foi realizada na manhã de 01 de setembro, no pátio do Centro Municipal de Educação Básica Camilo Alves, a solenidade de entrega dos certificados e das medalhas aos alunos que participaram do concurso de redação, promovido pelo Rotary Club Distrito 4670, através da parceria com a secretaria de Educação do município. Participaram do ato, representantes do clube de serviço da cidade, integrantes da direção do Centro Educacional e da secretaria. Também fizeram parte da festa, alunos, professores, funcionários e voluntários. Cerca de 600 trabalhos de estudantes de vários municípios que fazem parte da região do Distrito, sendo três foram agraciados com a premiação. A temática do concurso de redação foi ‘Rotary e o Esporte transformando vidas’. A presidente do Rotary, durante a realização do concurso, Jaqueline Benites Madeira destacou que apesar dos problemas que surgiram durante a realização da atividade, alusiva a Copa do Mundo, o resultado foi expressivo. “É uma forma de incentivo as crianças e adolescentes a escrita e a leitura”, disse.
ESTÍMULO - De acordo com o diretor da instituição, Euclides Castro, essa premiação nos orgulha bastante, pois a equipe pedagógica tem se empenhado para oferecer aos estudantes um projeto que tem por objetivo a preparação do aluno. “Além disso, essa distinção representa o trabalho que vem sendo feito para que os estudantes tenham um gosto a mais pela leitura. A conquista servirá de estimulo para as próximas competições”. Os contemplados com o certificado e a medalha foram Lucas Ferreira, 15 anos; Maria Luiza Ramos Cardoso e Mariana Carvalho Dias, ambas com 14. A orientadora Mari Helena Tyska foi agraciada com um certificado por orientar os trabalhos. Todos os alunos da escola que participaram do concurso ganharam o certificado de participação. Os ganhadores da cidade fizeram no dia 02, um passeio turístico pelo estádio Beira Rio e em seguida, almoçar no piquete do Rotary montado no Parque Harmonia, na capital. Além disso, os ganhadores percorreram os pontos turísticos de Porto Alegre, através da linha turística. As três melhores redações do concurso são de alunos de São Sebastião do Caí, Imbé e Canela.


Homenagens marcaram a data no 18º BIMTz
A solenidade ocorreu nas dependências do 18º BIMTz, em Sapucaia do Sul
Autoridades civis, militares e de outros segmentos da sociedade participaram no dia 27 de agosto da cerimônia de formatura e homenagens alusivas ao Dia do Soldado. O evento foi realizado no 18º Batalhão de Infantaria Motorizada (BIMTz) do município. A solenidade fez parte das celebrações ao Dia do Soldado, comemorado no dia 25 em todo o país. O comandante do 18º BIMTz, tenente coronel Alfredo Günter Zwiener, entregou medalhas a 13 militares que se destacaram no último ano. Cerca de 300 novos soldados incorporados neste ano ao Batalhão também prestaram juramento à Bandeira Nacional. O Dia do Soldado é uma homenagem a Duque de Caxias, patrono do exército brasileiro que defendeu o país em conflitos nacionais e internacionais.


Comunidade Terapêutica recebe visitantes
Representantes da Comissão de Educação do Legislativo esteiense, integrada pelos vereadores Beatriz Lopes, Jane Battistello e Rafael Figliero estiveram visitando no dia 27 de agosto, as instalações da Comunidade Terapêutica Instituto de Saúde e Educação Vida (ISEV). Um dos principais objetivos da atividade foi conhecer o trabalho que vem sendo desenvolvido junto a instituição. O ISEV é um Centro de Tratamento que atua na recuperação das pessoas e famílias afetadas pelo uso de substâncias psicoativas, visando o tratamento, sua recuperação e inserção. Além disso, por meio de parcerias, a entidade oferece para os pacientes cursos e oficinas profissionalizantes, focado com o retorno ao convívio social.


CREA promove atividades na 37ª Expointer 
O evento oportunizou que fossem divulgadas as ações da entidade, durante a festa do agronegócio, em Esteio
Engenheiros da cidade e região estiveram prestigiando o estande da instituição na Expointer
A diretoria da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sapucaia do Sul e Esteio (Sease), em parceria com a diretoria do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do RS (CREA) e o Colégio de Entidades Regionais do RS (CDER/RS) prepararam uma série de atividades no estande da entidade, situada nas dependências do Parque Assis Brasil, durante a 37ª Expointer. No dia 01 de setembro, ocorreu a festa com a participação dos representantes da presidência dos órgãos participantes da entidade, assim como a presença de profissionais de classe. Estiveram representantes de Esteio, Sapucaia do Sul, Canoas, além de representantes das inspetorias do Vale do Sinos e Litoral. Segundo o presidente do CREA, Luiz Alcides Capoani, a presença do engenheiro é presença constante em praticamente na vida cotidiana da sociedade, desde a área da saúde até o lazer. “Com a implementação de novas leis, o serviço de fiscalização da entidade aumentou consideravelmente, inclusive no segmento do agronegócio”, disse Capoani. Ele informou que no mês de agosto, cerca de quatro fiscais do CREA atuaram na fiscalização de diversos setores no Parque Assis Brasil, chegando a atingir mais de 300 autuações. “Este espaço na Expointer é importante para valorizar os profissionais e mostrar a força da entidade de classe a sociedade”.
LEGADO - Capoani ressaltou que em 2014, o órgão completou em maio 80 anos de existência. E uma das marcas de sua gestão que iniciou em 2009 foi entre outras a aquisição de uma sede própria, em Porto Alegre, além da compra de veículos, que facilita o trabalho das inspetorias pelo interior. “Outro fato importante que é um legado deixado para os futuros presidente é o que tange a responsabilidade social, através de ações para pessoas ou entidades”. Representando o Sease, Edegar Mantovani comentou que no contexto de medidas que o CREA vem fazendo nesta gestão, uma delas que poderá ser estudada no final desta administração e deixar encaminhada para a próxima é a viabilidade de construção de uma sede permanente. “Um dos propósitos dessa iniciativa é se adequar com a nova proposta dos gestores do Parque Assis Brasil que é oferecer condições para o funcionamento do espaço durante todos os meses do ano”, frisou Mantovani.


Parque Assis Brasil já recebeu milhares
de pessoas para a feira 
Além do aprendizado, os alunos puderam conhecer sobre a agricultura
No dia 01 de setembro, o tempo contribuiu para a visitação dos alunos
Nos dias 01 e 02 de setembro, a visitação em massa durante a 37ª Expointer foi de crianças e adolescentes. Estiveram conhecendo a feira, alunos e professores das mais variadas cidades do Estado, sendo a maioria da Região Metropolitana, Vale do Sinos e Litoral. Conforme o subsecretário do parque Assis Brasil, Adeli Sell, o principal interesse identificado dos jovens é a busca de conhecimento histórico e da pecuária gaúcha. “Muitas escolas nos procuram para que eles possam fazer trabalhos que complementem o ensino teórico”, destacou Sell. Para Igor Galafassi, de 13 anos, morador de Bento Gonçalves, o mais legal de tudo é aprender sobre maquinário e animais. Mas ele também gosta de circular livremente com os colegas por alguns espaços do parque. “É bacana a feira e o espaço em que sedia o evento. Tem muita coisa para ver e aprender”, diz o estudante da sétima série. Aqueles com um pouco mais de idade procuram conciliar os estudos com outros interesses. George Porto, 16 anos informou que tudo que for observado na feira deverá ser apresentado em sala de aula para os demais colegas. “Além de aprender coisas novas, podemos nos divertir e fazer novas amizades”.


Entregue o prêmio ‘Gerdau Melhores da Terra’ 
Foi realizada no dia 03 de setembro, a entrega do prêmio ‘Gerdau Melhores da Terra’. O evento ocorreu na sede da empresa situada no município de Sapucaia do Sul. Em sua 32ª edição, a maior premiação da América do Sul para o setor de máquinas e equipamentos agrícolas reconhece 11 destaques do setor do agronegócio pela qualidade e a inovação dos seus produtos e projetos tem por propósito destacar pessoas e empresas que atuam no desenvolvimento do agronegócio, através de experimentos e projetos expressivos. No total foram inscritos 759 do Brasil e da Argentina, 52 máquinas e 707 trabalhos científicos. Segundo o diretor geral da Gerdau, André Gerdau Johannpeter, o prêmio tem por objetivo reconhecer anualmente o que há de melhor no setor e valorizar estes profissionais. “Além disso, é uma forma de incentivar a evolução tecnológica que contribui para a maior produtividade no campo”, disse Johannpeter.


Candidatos de Esteio expõem seus projetos
Os candidatos: Vanderlan Vasconselos, Lisabete Müller dos Santos e Ranolfo Vieira Júnior
Com a finalidade de conhecer os projetos dos candidatos a deputado estadual e federal, com domicílio eleitoral em Esteio, a ACISE, em parceria com a CDL, OAB e ACESS promoveu na sede da ACISE encontro dos candidatos no dia 28 de agosto. Dos 10 candidatos inscritos no Cartório Eleitoral de Esteio e convidados para o encontro, e que deveriam participar de reunião prévia – o candidato ou o coordenador da campanha – somente quatro atenderam ao convite, sendo que na data de comum acordo acertada, somente três compareceram: Lisabete Müller dos Santos (PSOL), Ranolfo Vieira Júnior (PTB) e Vanderlan Vasconselos (PSB). Os três candidatos foram questionados sobre cinco temas: Saúde, Segurança, Meio Ambiente, Educação, Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura. Alice Grecchi, presidente da ACISE, que fez a abertura do encontro, disse do interesse das entidades em ouvirem os candidatos de Esteio e terem pelo menos um representante na Assembléia Legislativa, o que até hoje nunca aconteceu. Vanderlan Vasconselos ao encerrar sua participação lembrou que para colocar um candidato de Esteio na Assembléia Legislativa, ”não basta só votar, tem que ajudar”. Ranolfo Vieira Júnior, sugeriu que as entidades de Esteio façam uma campanha neste sentido. Lisabete Müller dos Santos (PSOL), ambulante por profissão, que trabalha em vários municípios, terá seus projetos, se eleita, voltados para os trabalhadores informais, pela moradia e pela saúde. Lisabete também defende a idéia de ter um posto da Brigada Militar em cada bairro. Na área da Educação Lisabete pretende fazer projeto que dê aos professores um salário mais adequado, que não os obrigue a fazer “feirinhas” para obter uma complementação salarial. Em relação ao uso de drogas, a candidata acredita que se as famílias tiverem uma casa e um emprego digno, “não caem nas drogas”. Sobre a permanência dos ambulantes em frente a Expointer, que neste ano estava sendo questionada, Lisabete defende a permanência dos mesmos, como em anos anteriores. Ao concluir sua participação no encontro dos candidatos, Lisabete disse: “O povo humilde precisa de um deputado”. Ranolfo Vieira Júnior (PTB), que tem uma carreira consolidada na Polícia Civil, quer transferir para a política os valores éticos e morais cultivados ao longo de sua vida pessoal e profissional. Esta guinada, como o próprio candidato interpreta,, ingressando na política, se deu também em função de querer que a Segurança Pública tenha representação política no legislativo. Ranolfo Vieira Júnior, ao ser perguntado sobre a legislação penal, diz da necessidade de fazer uma reforma, ter uma legislação mais rígida, que não estimule o crime. “Temos que acabar com a síndrome do “não dá nada”. “A lei necessita ter efetividade”, afirma Ranolfo. Sobre Educação Ranolfo Vieira Júnior enfatizou a necessidade de investimento no setor, citando como exemplo a falta de mão de obra capacitada na zona sul do Estado, hoje em franca expansão, mas carente para tocar projetos relevantes. Vanderlan Vasconselos (PSB), que por seis vezes já concorreu a cargos eletivos, falou da importância do encontro salientando que não é em quatro segundos de propaganda política na televisão que os candidatos conseguem expor suas idéias e projetos. Vanderlan se considera preparado para chegar à Assembléia Legislativa por sua formação e pela experiência adquirida em diversos cargos já ocupados. Ao falar sobre o sistema prisional Vanderlan é enfático ao dizer que o Estado não tem condições de atender esta demanda e que o caminho é buscar recursos no governo federal e parcerias com a iniciativa privada. “É um desafio!”, diz. Perguntado sobre as enchentes no município de Esteio, Vanderlan Vasconselos afirmou que o município está colocado dentro de uma bacia depois das cinco obras realizadas e que os recursos, que não são poucos para solucionar os problemas, devem ser buscados junto ao governo federal. “A sustentabilidade tem que ser pauta daqui para frente”, afirma Vanderlan.









Brigada Militar forma instrutores para o Proerd 
Os novos policiais militares irão atuar junto ao projeto em Sapucaia do Sul, que trata sobre a prevenção de drogas
Os policiais militares vão dar dicas para as crianças para não entrarem nas drogas
Com o objetivo de aumentar a rede de prevenção e proteção ao uso de drogas por crianças e adolescentes das escolas públicas e particulares do, a Brigada Militar formou no dia 29 de agosto, 89 novos instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROER). Três destes policiais são servidores do 33º BPM, entre eles, sargento Geverson Ferrari, Soldado Scheila da Silva Jacques e Soldado Lecurgo Junior Bitencourt Santana. Os militares de Sapucaia participaram da 4º edição do Curso Nacional de Formação de Instrutores Proerd, realizadas na Escola de Formação e Especialização de Soldados. Das 36 vagas disponíveis em cada edição, três são destinadas para policiais militares de outros estados. Os cursos contam também com o apoio de docentes de outros estados. Os servidores estudaram em uma jornada diária de 12 horas, mediante quadro de trabalho semanal, com dedicação exclusiva dos docentes e discentes. Em dezesseis anos de existência no Estado, o Proerd, promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública e pela Brigada Militar, já capacitou mais de um milhão de crianças, adolescentes e pais em praticamente todos os municípios.
PREVENÇÃO - O projeto conta com uma equipe qualificada de policiais militares voluntários comprometidos com a filosofia de polícia comunitária e de atuação em prevenção primária. Ao longo da história, mais de mil profissionais receberam a formação necessária e se dedicaram à causa em prol de uma sociedade com menos violência e uso de drogas. Atualmente, aproximadamente 500 instrutores desenvolvem atividades do Proerd. Os militares do 33º BPM, atuaram nas escolas de Sapucaia do Sul ainda no mês de setembro de 2014, e juntar-se-ão ao sargento Flávio dos Santos da Silva e a soldado Tatiane Lemes Fagundes que já atuam nesta atividade. Em Sapucaia do Sul, o PROERD ocorre desde 2001 e já foi ministrado para mais de 22 mil crianças.


Dupla é capturada por policiais militares
A perseguição se estendeu pela divisa de Esteio e Sapucaia do Sul
Dois suspeitos foram presos por policiais militares do 34º Batalhão de Polícia Militar de Esteio, por roubo de veículo. O fato aconteceu no dia 31 de agosto, por volta das 18 horas, quando a dupla assaltou um motorista que estava passando pela Rua Geneci do Nascimento Homero, no bairro Valderes, em Sapucaia do Sul. De acordo com informações do 34º BPM, a prisão se deu após a vítima comunicar a BM que os supostos autores haviam roubado seu veiculo no município de Canoas e que teriam descolando sentido Esteio. Ao se aproximarem da divisa entre as cidades de Esteio e Sapucaia do Sul, uma guarnição avistou o automóvel com três pessoas em atitude suspeita pela região. Ao verificar que estavam sendo monitorados pelos PM’s, os suspeitos saíram em alta velocidade pela via expressa, onde iniciou um cerco policial. Durante a perseguição, os indivíduos pularam do carro em movimento, quando se aproximaram a um terreno baldio. Ao tentarem fugir a pé, o trio chegou a atirar contra os policiais militares que revidaram. Por possuir pouca munição, os suspeitos pararam de atirar e foram capturados pelos brigadianos. Um dos envolvidos conseguiu fugir. O veículo foi recolhido ao deposito do Detran.


Polícia Civil de Sapucaia do Sul 
localiza depósito de carros
Os automóveis já estavam prontos para serem comercializados na região
Policiais civis da Delegacia de Furtos, Roubos e Receptação de Veículos de Canoas, prenderam dois homens em flagrantes e recuperaram dois veículos roubados. A prisão e a apreensão dos automóveis aconteceram no dia 26 de agosto, após uma série de investigação, em um depósito localizado em Sapucaia do Sul. Segundo o delegado Thiago Lacerda, os policiais já monitoravam o local há alguns dias, quando na data da operação verificou-se que dois veículos roubados se encontravam no depósito. Um dos veículos Citroen/C3 foi roubado em São Leopoldo no dia 25, enquanto um Honda/Fit havia sido roubado no dia 19, em Porto Alegre, seguido de um sequestro relâmpago, onde as vítimas foram obrigadas a retirar dinheiro de um caixa eletrônico. No local ainda foram apreendidos objetos que estavam sendo utilizados na adulteração dos veículos. Delegado Lacerda ressaltou que os suspeitos, além de responderem por receptação qualificada, responderão por tentativa de adulteração. As investigações apontaram que os veículos estavam sendo preparados para a venda. “O trabalho não parou por ai, pois estamos dando prosseguimento para identificar os autores dos roubos”. Também foram apreendidos outros dois automóveis que possuem suspeita de serem adulterados. Os dois presos foram recolhidos ao sistema penitenciário sem direito a fiança. No total, foram apreendidos quatro veículos, além de ferramentas e kit para adulteração dos sinais identificadores.


Recuperação de veículo 
Uma guarnição do 34º Batalhão de Polícia Militar de Esteio recuperou no dia 31 de agosto, próximo das 22 horas, um veículo Parati que estava abandonada em via pública na Rua José Martins, no bairro Tamandaré. O carro encontrava-se em decorrência de furto.

Menor apreendido 
Um adolescente foi detido por uma guarnição do 34º BPM, na noite do dia 27 de agosto. De acordo com informações, o jovem estava vendendo entorpecentes, próximo a sua residência, no bairro Primavera. Com ele, os policiais militares encontraram um prensado de maconha.


Suspeito é detido por violência doméstica 
A vítima relatou que já havia sido agredida e tinha 
medo de registrar o fato
O indivíduo já possui registros policiais por outros delitos
Policiais da 1ª Delegacia de Polícia de Sapucaia do Sul prenderam no dia 29 de agosto, um homem suspeito de tentar matar sua ex-companheira. A prisão se deu por conta do cumprimento de prisão preventiva. Conforme a delegada Marina Goltz, a vítima relatou que no dia do fato estava na casa de amigos, quando o indivíduo chegou e efetuou diversos disparos de arma de fogo em sua direção, tendo sido atingida no tórax. Ela informou ainda que sofreu várias ameaças de morte e agressão física durante o relacionamento, mas que nunca tinha registrado ocorrência policial por medo do suspeito. Desta forma, foi deferida pelo Poder Judiciário a prisão preventiva do acusado, que possui também antecedentes policiais por tentativa de homicídio, roubo, furto e ameaça. “A prisão preventiva é uma forma de repressão à violência doméstica e que as ações de combate à violência contra a mulher serão intensificadas em território sapucaiense”, disse a delegada Marina. Essa foi uma das primeiras ações, após a implementação da Rede de Atendimento para o Enfrentamento à Violência Doméstica Familiar no município, que deverá ser complementado com a instalação da Patrulha Maria da Penha. Além disso, a 1ª DP conta com um posto policial de atendimento à mulher, que está sob a coordenação da delegada Marina Goltz, que atuou por quase um ano na DP de Esteio.


Veículo é encontrado no Novo Esteio
O material que estava no caminhão foi utilizado durante a feira
Um caminhão VW/13.180 CNM, de cor branca, equipado com muque, que estava carregado com três máquinas agrícolas foi encontrado por policiais militares do 34º Batalhão de Polícia Militar de Esteio (BPM). O veículo foi recuperado no dia 28 de agosto, na Rua Alfredo Petry, no bairro Novo Esteio. De acordo com informações do 34º BPM, o caminhão encontrava-se no sistema da polícia em situação de furto. Os responsáveis foram acionados, pois os equipamentos foram utilizados no setor de máquinas e implementos agrícolas, durante a 37ª Expointer.


Brigada Militar prende foragido
O homem foi preso enquanto caminhava por uma via da Pedreira
Um homem foi preso por policiais do 34º Batalhão de Polícia Militar de Esteio (BPM), no dia 28 de agosto. O fato aconteceu por volta da 1 hora da manhã, na Rua Edgar Piccione, localizada na Vila Pedreira. Segundo informações do BPM, o indivíduo estava caminhando pela via, quando foi abordado pelos PM’s que faziam uma ronda pela localidade. Durante a abordagem, os brigadianos fizeram uma consulta ao sistema, onde foi detectado que o homem encontrava-se como foragido do sistema prisional. Ele foi conduzido a Delegacia de Polícia.


Homem é preso por posse irregular 
de arma de fogo em Sapucaia
A arma era utilizado nos assaltos para roubo de carros 
Agentes da Delegacia de Furtos, Roubos e Receptação de Veículos (DFRV), coordenada pelo delegado Thiago Almeida Lacerda, em cumprimento a mandado de busca e apreensão prenderam um homem de 32 anos. O fato aconteceu no dia 27 de agosto, no bairro Fortuna, em Sapucaia do Sul. O suspeito foi autuado por posse irregular de arma de fogo e foi solto após o delegado de plantão em Canoas arbitrar fiança conforme mandamento legal. O indivíduo é investigado pela DFRV pelo cometimento de roubos de veículos na Região Metropolitana e cidades do Vale do Sinos, bem como da Capital. O homem irá responder em liberdade pelo crime de posse irregular de arma de fogo. A arma apreendida foi um revólver calibre 38.


Apreensão de armas e drogas 
Policiais militares prenderam no dia 30 de agosto, um adolescente menor de idade, portando uma arma. O fato aconteceu por volta das 21 horas, no bairro Primavera. Com ele, foi encontrado uma garrucha cromada, calibre 22 e dois cartuchos.

Segurança na Expointer 
Durante a realização da 37ª Expointer, os órgãos de segurança como Brigada Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros do município estão trabalhando a todo o vapor, oferecendo um passeio tranquilo aos visitantes do evento, que acontece no Parque de Exposições Assis Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário