sexta-feira, 19 de setembro de 2014

EDIÇÃO 1952

A questão de acessibilidade nas ruas da cidade é um assunto que vem sendo alvo de debates. O fato é que grande parte dessas medidas não são cumpridas, o que prejudica o portador de necessidades especiais. Um caso que chamou a atenção foi a colocação de um obstáculo na rampa de acesso para os cadeirantes, localizada na esquina entre as ruas Fernando Ferrari e 24 de Agosto, no Centro de Esteio. Um pedaço de concreto que foi retirado da calçada e deixado no local, o que impede a passagem de quem se locomove por cadeira de rodas. O problema de rampas de acesso na cidade é outro fato que precisa ser revista pelos órgãos competentes e instituições.


Capacitação para os educadores
Nos dias 23 e 24 de setembro, Esteio volta a ser palco do projeto MudaMundo, através de oficina de sensibilização para professores da rede de ensino pública e com a distribuição de livros para as escolas. No dia 23, o trabalho será aplicado na Escola Estadual Ezequiel Nunes Filho e no dia 24, na Escola Caetano Gonçalves da Silva. Ambas iniciam às 18 horas.


Ruas ficam novamente alagadas 
Os principais pontos com acúmulo de água foram 
nos bairros São Sebastião, São José e Primavera
 A água chegou invadir casas, entre elas, de uma moradora da Rua Theodomiro Porto da Fonseca
Com as fortes chuvas registradas na cidade nos dias 11 e 12 de setembro, muitas famílias ficaram em alerta, em função do possível transbordamento dos arroios Esteio e Sapucaia. Por volta das 14 horas, do dia 11, foi registrada uma grande quantidade de água, no traçado do Esteio, que passa entre as ruas Dona Isabel e Érico Veríssimo, no bairro São José. Além disso, houveram pontos de alagamentos na Vila Cruzeiro, bem como no bairro Primavera, em especial nas ruas situadas próxima ao Arroio Sapucaia, além da Theodomiro Porto da Fonseca, no São Sebastião. Segundo moradores que residem nas proximidades, mesmo com o acúmulo de água, o escoamento estava dentro da normalidade. Outro fator que também contribui para que não se repetisse outra tragédia na cidade foi o trabalho de desentupimento das redes de esgoto pluvial que há muitos anos não era feito este tipo de trabalho. “Talvez se essa iniciativa fosse tomada anteriormente, não teríamos passado por três enchentes em menos de 90 dias, em 2013”, desabafa um morador. Ele frisa que apesar disso, precisam ser feitas obras e melhorias na rede, assim como viabilizar uma estratégia para o escoamento das águas da cidade, junto ao Rio dos Sinos. “Isso deve ser feito com uma certa urgência, onde a partir do aterramento da várzea do rio, bem como a área destinada ao Loteamento Industrial e a BR 448 – Rodovia do Parque”.
CONTROLE - Moradora do bairro São Sebastião, Janaína Bittencourt comentou que mais uma vez, as famílias que residem na Theodomiro Porto da Fonseca e imediações ficaram amedrontadas, devido ao grande acúmulo de água que se formou na rua, sendo alguns que ficaram na calçada, mas outras chegaram a invadir o imóvel. “As obras amenizaram a situação, mas não resolveram por completo. Devido a região, os responsáveis pelo trabalho informaram que poderia se ocasionar uma ‘lâmina d’água’, quando se registra um volume acima da médio, mas não foi isso que ocorreu”. Ela destacou que chegou encontrar uma cobra dentro de casa, assim como em um vizinho foi encontrado um rato morto, nas dependências do imóvel. Janaína disse que teve conhecimento que alguns bairros e ruas foram abrangidos pela passagem do caminhão de hidrojateamento, que tem por função de desentupir a rede de esgoto pluvial. “Nesta região da cidade, não chegaram a concluir o serviço, pois ao colocar a mangueira nos canos, chegou a trancar, devido a algum problema que existe na rede”.


6º Encontro de Coros na Casa 
de Cultura de Esteio
Em 2013, um público expressivo prestigiou o evento no Plenário da Câmara
Está previsto para ocorrer no sábado, 27 de setembro, a sexta edição do Encontro de Coros de Esteio. Nesta edição, o evento acontece no auditório da Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya. A abertura da festa será a partir das 20 horas, com entrada franca. Além do Coro anfitrião, também irão se apresentar o coral da Associação de Cantocoral de Guaíba (Ascorg), o Coral Municipal São Gregório, do município de Selbach, o coral da AACRT, de Porto Alegre e o Coro Municipal de São Francisco de Paula. Os coros estarão mostrando seus talentos para os esteienses, com canções que passam do erudito ao popular de maneira diferenciada. O regente do coro de Esteio é Renato Donini. O espaço cultural fica localizado na Rua Padre Felipe, 900, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3473-0414.


Sapucaia sedia encontro espírita 
A atividade terá a participação de jovens vindos 
de várias cidades do Estado 
Nos dias 27 e 29 de setembro, Sapucaia do Sul será sede da 31ª Confraternização das Juventudes Espíritas da 2ª Região (Conjus), com o apoio da União Municipal Espírita de Sapucaia do Sul (UME –Sapucaia). O encontro ocorre na Escola Municipal de Ensino Básico Santos Dumont, localizado no bairro Vargas. Este ano, a CONJES abordará o tema Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho, título do livro homônimo psicografado por Chico Xavier, que fala sobre a missão espiritual do povo brasileiro. Para trabalhar a temática com os jovens, uma grande equipe preparou técnicas e módulos de estudo e debate. O teatro e a música também terão espaço no evento com apresentações artísticas dos participantes. A expectativa dos organizadores é que o evento tenha a participação de aproximadamente 300 jovens de cidades como Canoas, Esteio, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Taquara, Campo Bom, Sapiranga, Estância Velha e São Sebastião do Caí. O presidente da UME-Sapucaia, Altamir Serafim João, falou sobre a importância da cidade estar sediando mais uma vez a CONJES. “O município está sendo palco desta grande confraternização de jovens e a União sapucaiense está sob a responsabilidade de toda a infraestrutura do evento. Os jovens participam de grupos de estudo da Doutrina Espírita nas casas espíritas que frequentam, estudando e dialogando sobre os ensinamentos do mestre Jesus e trazendo os seus exemplos para a vida prática”, disse Altamir. Ele frisou que o estudo nas casas, que chamamos de Evangelização Espírita, é de grande revelia, pois passa a diretriz da moral Cristã para estes jovens, para que eles possam utilizar a sua liberdade com discernimento e que possam escolher sempre o melhor caminho a ser trilhado. “A CONJES permite este encontro entre eles e a troca de experiências. Nestes dois dias, eles podem confraternizar e expor o que aprenderam e vivenciaram”, explicou. A 31ª CONJES é uma realização do Conselho Regional Espírita - 2ª Região com apoio da UME-Sapucaia e Federação Espírita do Rio Grande do Sul (FERGS).


Inscrições para apresentações de trabalhos na Femuci encerram-se dia 22 
Estarão abertas até o dia 22 de setembro, as inscrições para a edição 2014 da Feira Municipal de Ciências e Ideias (Femuci), que ocorre entre 01 e 03 de outubro, no Salão Paroquial da Igreja Imaculado Coração de Maria, no Centro. As fichas de inscrições deverão ser entregues na secretaria de Educação e Esporte, localizada na Rua Alegrete, 455, bairro Parque Amador. O tema deste ano da Femuci será “Esteio rumo aos 60 anos: a cidade que temos, a cidade que queremos”, tendo em vista o sexagésimo aniversário de emancipação do Município, que será comemorado em 28 de fevereiro de 2015. Participam do evento estudantes matriculados nas escolas da rede municipal, estadual, conveniadas e particulares. Todos os alunos participantes do evento ganharão certificados e os três melhores projetos serão premiados com troféus e medalhas. Diante desta proposta para feira, o responsável pelo Museu Histórico Destaque, Miguel Luz realizou uma palestra para educadores da rede, ocorrida no Plenário da Câmara de Vereadores do município. Ele contou um pouco sobre a história da cidade, desde seus primórdios até os primeiros anos do século 21. O objetivo da Femuci é estimular o interesse pela investigação desde a educação infantil até o ensino médio e ofertar aos alunos a integração com estudantes de outras instituições.


Colégio Coração de Maria se prepara 
para a 18ª Feiccom
Treinando para a vida: alunos ‘vendem suas ideias’
No último dia 11, alunos e professores do Colégio estiveram mobilizados. Foi realizada a Feira Interna de Trabalhos de Iniciação Científica, com o objetivo de selecionar os mais bem elaborados para a 18ª Feira de Ideias do Colégio Coração de Maria, a tradicional Feiccom, que reúne projetos de pesquisa científica de escolas e instituições da região metropolitana. Os alunos, organizados em grupo desde o início do ano letivo, foram orientados por professores na condução de suas pesquisas. E o resultado da prévia foi apresentada à banca de examinadores que avaliaram aspectos como relevância social, aplicabilidade, inovação e metodologia. Formada por professores e estudantes universitários, a banca se impressionou com a qualidade dos trabalhos apresentados, bem como a desenvoltura dos estudantes em defender e vender seu projeto. Na próxima semana, dias 25 e 26, boa parte dos trabalhos, além de outros convidados de outras instituições de ensino, estará presente em estandes da Feira, que será realizada no Ginásio de Esportes do Colégio.


VOTO CONSCIENTE !!! 
Marcelo Kohlrausch Pereira 
Advogado 
Para maiores informações jurídicas entre em contato através dos seguintes endereços: marcelo@dzk.adv.br FONE: 3473 1263 

Para quem escolheu a Copa do Mundo como o grande evento do ano no Brasil, permita-me com todo respeito discordar. Estamos nos aproximando do verdadeiro grande evento do ano, as eleições de 2014 são muito mais importantes para a nossa nação do que a derradeira final futebolística disputada em solo brasileiro. E se analisarmos o cenário político veremos que num contexto geral o brasileiro esta cansado dos principais jogadores deste embate, os políticos, mas não podemos deixar de questionar a razão de que homens corruptos se perpetuam no poder através do voto. A mudança deste cenário nebuloso passa pelo eleitor e o seu voto é nele que encontramos a chance de transformarmos promessas em realidades, projetos em conquistas coletivas e nossas escolhas e atitudes, iniciam com a valorização do voto conquistado em repúdio ao voto comprado. Nós ainda somos jovens no exercício da democracia, pois recentemente saímos de um regime militar que não permitia escolha dos nossos governantes e por esta razão que não podemos anular ou votar em branco, temos que ter posição e escolhas não podemos desperdiçar a oportunidade de votar. Anular ou votar em branco é abrir a porta para mais um candidato corrupto se eleger no lugar de pessoas honestas. E sim existem homens e mulheres honestos que almejam um cargo eletivo para contribuir com o bem coletivo, existem pessoas de bem neste cenário de mais de 25.000 candidatos aos cargos de Presidente, Senador, Governador, Deputado Federal e Deputado Estadual. Mesmo que a decepção nos ofusque a visão, ainda temos tempo para não desperdiçarmos nossa maior arma contra a corrupção o voto. A mudança de comportamento esta diretamente ligada em quem vota e quem pedi o voto, o eleitor e o eleito podem transformar os rumos da nação. O voto tem sim consequência nas nossas vidas, portando não podemos omitir a nossa participação nesta importante decisão no dia 05 de outubro de 2014. Nosso primeiro combate a corrupção depende de nós mesmo com escolhas certas e conscientes votando em quem realmente terá compromisso com a sociedade. O voto é uma conquista do povo os políticos são as consequências de nossas escolhas...
 “O melhor governo é aquele em que há o menor número de homens inúteis.” Voltair



Rubén Darío realiza ‘Caminhada Literária’

A atividade com os alunos e professores percorreu 
diversas ruas de Sapucaia do Sul 
Cerca de 600 pessoas, entre alunos, professores e funcionários do Instituto Estadual de Educação Rubén Darío, de Sapucaia do Sul participaram da 1ª ‘Caminhada Literária’, organizada pela instituição. Por quase 60 minutos, o grupo mostrou através de fantasias, cartazes e outros artifícios um pouco mais sobre a literatura brasileira e estrangeira. A caminhada saiu por volta das 9 horas, defronte a escola, percorrendo ruas do bairro até chegar ao Calçadão, localizado na área central do município. Policiais do 33º BPM de Sapucaia do Sul auxiliaram o grupo durante o trajeto e a Guarda Municipal também deu suporte, quase no final da festa. Segundo a professora de Português e Literatura, Ana Paula Leite Lopes, um dos objetivos da atividade foi divulgar para a comunidade sapucaiense o as ações que o instituto desenvolve com estas disciplinas para os estudantes. “Cada turma preparou trabalhos ligados ao tema, que seriam apresentados no desfile cívico, que neste ano teria como tema, a literatura. Como não ocorreu e por ter feito diversos materiais, optamos em apenas mostrar o que havia sido preparado nos últimos meses”, explicou Ana Paula. Ela informou que participaram da caminhada alunos dos últimos anos do Ensino Fundamental, assim como do Ensino Médio e alguns representantes do curso técnico de Contabilidade. “Foi algo diferente e que chamou a atenção da população, onde pudemos divulgar o que foi feito em sala de aula, bem como os projetos desenvolvidos pela instituição”, ressaltou a educadora. Ana Paula enfatiza que entre as alas apresentadas na caminhada estava atividades apresentadas na instituição como o ‘Autor Presente’ e a participação de escritores como Moacyr Scliar, Fabrício Carpinejar, entre outros. “Um dos destaques do evento, foi a caracterização de alguns alunos sobre o tema, que atraiu olhares, durante o percurso”.

Alunos conhecem o estádio Beira-Rio
Estudantes, juntamente com o representante do Rotary Esteio e as educadoras
Os 27 participantes do concurso de redações promovido pelo Rotary Club – Distrito 4670 tiveram no dia 02 de setembro, uma data que ficará marcada em suas vidas. Pela manhã, o grupo esteve em um passeio no estádio do Sport Club Internacional, que foi palco de alguns jogos da Copa do Mundo, em Porto Alegre. Em seguida, os visitantes foram almoçar em um piquete, situado no Parque Harmonia, onde encontra-se montada uma das maiores festas tradicionalistas do Estado, o Acampamento Farroupilha. De Esteio, os alunos Maria Luisa Ramos Cardoso, Lucas Goulart Ferreira e Mariana Carvalho Dias foram classificados no concurso ‘Rotary e o Esporte Transformando Vidas’ puderam ter essa oportunidade de fazer este passeio. A ida à Capital pelos vencedores do concurso foi acompanhado pelo integrante do Rotary Club Esteio, Edgar Garcia, que está responsável pelas novas gerações, além da presença da professora Mari Helena Tyska e a representante da pasta de Educação e Esporte, Maria Rita Guizzo. Ao todo participaram 78 redações, sendo 75, do Camilo Alves e três do Clodovino Soares. Além de Esteio, participaram do concurso, estudantes dos municípios de Campo bom, Canela, Canoas, Gramado, Imbé, Igrejinha, São Sebastião do Caí e Torres. Os três primeiros colocados foram agraciados com um notebook.


‘Chá da Primavera’ marca os 
39 anos do Santos Dumont 
A atividade tinha por objetivo confraternizar com 
a comunidade escolar e lembrar a data
O evento foi realizado no salão da Igreja Imaculado Coração de Maria
Pais, responsáveis e a comunidade escolar prestigiaram na tarde do dia 14 de setembro, o ‘Chá da Primavera’, organizado pela equipe diretiva e pedagógica da Escola de Ensino Fundamental Santos Dumont. O evento aconteceu no salão de festas da Igreja Imaculado Coração de Maria e marcou o ano em que a instituição celebra os 39 anos de trabalho na cidade. Uma das primeiras atrações da festa foi a apresentação artística dos alunos do 1º ao 3º anos, seguido pela exibição da dança do ventre. Além disso, ocorreu show musical e desfile de moda, com a tendência primavera/verão. Segundo a diretora Ione Dorneles Welker, para atingir a meta de próximo aos 40 anos dedicados a educação de crianças e adolescentes foi diante a construção de um trabalho que envolveu não apenas educadores, mas toda a comunidade esteiense. “Ao longo das décadas, consegui, juntamente com o grupo de trabalho vencer muitos obstáculos e oferecer um processo educacional de qualidade, auxiliando na formação das futuras gerações”, disse Ione. Ela ressalta que nestas quase quatro décadas de instituição, já estamos formando a segunda geração de estudantes, pois os pais foram alunos e na atualidade, por terem conhecimento sobre a infraestrutura e a qualidade do ensino resolvem matricular seus filhos. “Esse fato é gratificante, pois me considero uma vitoriosa, por tudo que passei no decorrer dos anos consegui mostrar que a educação pode contribuir com o desenvolvimento e o crescimento de uma Nação”. Ione informou que uma das novidades para 2015, na escola é que em função das mudanças no sistema educacional, a instituição estará extinguindo neste ano a 8ª série e implementando o 9º ano. “As mudanças vem a acrescentar no aprendizado e por isso que acompanhamos este processo”.

 História da instituição 
Ione conta que a escola surgiu com o nome de ‘Clube do Bolinha’, onde surgiu com poucos alunos. Com seu crescimento gradativo, também houve a necessidade de mudar-se para outra sede. Num determinado momento, a secretária de Educação do município, na oportunidade solicitou para a direção mudar o nome, pois não era mais permitida a nomenclatura de personagens fictício. Diante do fator, Ione escolheu o nome de Santos Dumont, pois uma das primeiras sedes da escola era na rua com este nome, situada na área central da cidade, próximo a estação Esteio da Trensurb.


Apresentada a gincana escolar contra a violência
A apresentação do programa ocorreu na Praça da Juventude
Foi realizado no dia 16 de setembro, o lançamento da gincana inter-escolar do Registro Online de Violência nas Escolas (Rove). O evento aconteceu em um espaço localizado nas dependências da Praça da Juventude, localizado no bairro Jardim Planalto. Esteve prestigiando a solenidade, representantes ligados a área da educação, com a titular da pasta, Carla Escosteguy e da segurança pública do município, Arno Leonhardt. Também esteve participando do ato, o diretor do Jornal Destaque, Miguel Luz. Com o tema “Escola a favor da vida e da paz”, a ação visa estimular de forma artística e cultural os alunos com atividades que estimulem o entendimento e a consciência de que todos merecem viver em uma cidade melhor, e devem contribuir para um clima de paz nas escolas. Durante o encontro ocorreu à apresentação do programa ‘Aluno Cidadão’, que foi divulgado por um representante da Brigada Militar. Ele falou sobre as medidas aplicadas na ação e as melhorias que já ocorreram nas regiões onde foi implementado o programa. No total, 18 escolas da rede municipal participarão da gincana, prevista para ser realizada entre 22 de setembro e 29 de novembro. As equipes serão formadas por 30 alunos (15 meninos e 15 meninas), um educador, monitore dois casais, (pais de alunos) por instituição de ensino. Serão propostas tarefas independentes (com cooperação entre os membros da equipe) e interdependentes (com a cooperação de toda a escola). A competição será dividida entre série iniciais e 5º a 9º ano. A equipe campeã de cada categoria ganhará R$ 2 mil, enquanto o segundo colocado levará R$ 1,5 mil e o terceiro, R$ 1 mil. Os três primeiros colocados também receberão troféus.


Amanhã... 
(medida convencionada pelo universo) 
LORI EMANOELA DA SILVA 

Em minhas andanças, por este mundo observo definitivamente a hipocrisia de pseudo intelectuais, mestrados na estupidez que se reportam a posições, cargos, chefias, onde muitos ficam subjugados aos demandes. Acredita-se que aqueles que são responsáveis por muitos devem imparcialmente resolver conflitos e supostamente, estar de fato comprometidos com a palavra, digo isso, porque para nós ciganos palavra é tudo; fruto de uma cultura ágrafa reconheço que quem não tem para si, conseqüentemente não terá para ninguém. Baseado nesta experiência observo os gadjo (não ciganos) nas atividades diárias percebendo o total descaso com aqueles que não aparentando riquezas, e títulos supostamente são entraves. Paro e reflito sobre esta questão e vejo que de fato as pessoas, só pensam neste instante sem se Dar contas que somos resultados de nossas escolhas e atitudes; esquecendo que amanhã (medida convencionada pelo universo) podemos estar na mesma posição daquele que subjugamos e humilhamos. Quando de fato estamos verdadeiramente comprometidos com a nossa vida e os que somos responsáveis, fazemos o nosso melhor, mas francamente como posso esperar o melhor do outro que sequer reconhece suas limitações, desrespeitando o próximo, e passando por cima de valores humanos... Onde está de fato a motivação para podermos ser na plenitude o que somos em essência? Se não somos iguais aos padrões, somos então excluídos, rejeitados, ignorados, sem olhar e reconhecer que justamente aquele que você pisa, pode ser amanhã (medida convencionada pelo universo) a única mão que poderá estender-se para você.


Legislativo promove ato solene aos jovens 
Um dos objetivos da cerimônia é valorizar a juventude que vem se destacando no Município em vários setores
Os agraciados com a distinção entregue pela Câmara Municipal
A Câmara de Vereadores foi palco na noite de 16 de setembro, de um ato solene, em homenagem aos jovens cidadãos de Esteio que se sobressaíram em diversas áreas da sociedade civil. Entre as atrações do evento estava uma exibição de um vídeo institucional, que retratou através de imagens o cotidiano dos homenageados. Além disso, houve a apresentação artística dos músicos Paulo José e Gilson Loss. Segundo o proponente do ato, Leonardo Pascoal, a juventude tem papel importante na História do país e ao longo dos anos conseguiu mudar a realidade da Nação. “Talvez as mais recentes atuações do jovens tenha sido os caras pintadas, ação que resultou em impeachement de presidente da República e em 2013, as manifestações em junho que esse público pediu mudanças”, disse Pascoal. Ele comenta que os jovens indicados para a solenidade representam uma parcela da população local que vem em sintonia com a promulgação da Lei 12.852/13, que institui o Estatuto da Juventude.
INICIATIVA - Representando o Conselho da Juventude, Rodrigo Jankoski, destacou que as políticas públicas focadas para os jovens ao longo dos anos evolui e em Esteio, tem se tornado referência para outras cidades do Estado e até do país. “Um exemplo importante foi a implantação do Conselho Municipal da Juventude, que começou a ser elaborado em 2007 e a partir de 2009 se qualificou com a criação da assessoria em Juventude”, falou Jankoski que esteve acompanhado da secretária de Educação e Esporte Carla Escosteguy. Um dos homenageados, Rafael Longaray Fernandes disse que o apoio da sociedade em valorizar os novos talentos é importante. Já em relação aos empreendedores mais jovens da cidade, Rafael enfatiza que o trabalho tem papel fundamental, principalmente das classes empresariais.

Agraciados do ato solene alusivo a Juventude 
Ana Clara Monteiro Andrades, Mariana Cardoso, Diego Felipe dos Santos, Ciro Ferreira, Wagner Alvim Paz da Fontoura, Ari Tomielo Filho, Patrícia Jachetti,Tainá Silva de Oliveira, Andressa de Oliveira, Nathan Micael Lopes Ridas, Richard Pacheco Ribeiro, Gilberto Antônio Gewehr, Luciane Ghisleni, Rafael Longaray Fernandes, Luiza Karana e Gabriel José Moro.


Pequenos festejam a Semana Farroupilha
A ideia é incentivar as crianças a resgatar a cultura dos pampas
A Escola de Educação Infantil Lápis de Cor, localizada na Rua Santo Tomaz de Aquino, no bairro Santo Inácio, também entrou no clima para comemorar a Semana Farroupilha com seus alunos e familiares. Em função disso, foi construído um piquete no pátio da instituição para que as crianças tenham a vivência das tradições. Durante a semana, a comida vem sendo preparada no fogão a lenha do piquete, as refeições são todas feitas no espaço campeiro e as turmas, juntamente com as educadoras passam os dias aproveitando esse resgate das tradições com danças e comidas típicas do Rio Grande do Sul.


Dia dos Animais 
As ONG’s Gata e Gepar, que atuam em defesa dos animais de rua estão organizando uma feira de doação de filhotes. A atividade ocorrerá no dia 04 de outubro, das 9h às 17 horas, no espaço coberto da Rua Garibaldi, no Centro.


BR 116 será contemplada 
com novos investimentos 
Entre as melhorias estão a duplicação do viaduto em frente ao parque e uma nova elevada em frente a Estação Esteio
Novos viadutos, túneis e alargamento de pistas são algumas das melhorias que serão realizadas na BR-116, entre Porto Alegre e Novo Hamburgo, a partir de março de 2015. O Governo do Estado definiu recentemente, com Ministério dos Transportes, o edital para contratação das obras. A abertura da licitação será publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial. De acordo com os gestores públicos, esta é uma obra fundamental para a reorganização do sistema viário da Região Metropolitana. Com a BR-448 e as obras que estamos realizando na RS118, teremos um novo quadro no tráfego. Isso será essencial para a conclusão da elaboração do projeto da RS010.  Para o ministro Paulo Sérgio Passo, o projeto está incluso com outras demandas através do Programa de Aceleração do Crescimento, porque não há dúvida do grau de relevância desta obra. O contrato será firmado através do Regime Diferenciado de Contratações (RDC), e o prazo de conclusão é de três anos. A estimativa do valor total do projeto não foi divulgada para não influenciar a licitação. Entre as melhorias operacionais na via expressa, para Esteio está no projeto, a duplicação do viaduto do Parque de Exposições Assis Brasil, além da obra do viaduto na rua lateral a Avenida Celina Chaves Kroeff e do retorno junto ao Parque. Outra questão que retornou a pauta do governo foi a construção de passarelas na BR 116 e uma segunda via, na elevada que liga o Novo Esteio ao Centro da cidade. Para Sapucaia do Sul, foi destinado apenas o alargamento sobre a ponte do arroio Sapucaia.
Trecho: Porto Alegre - Novo Hamburgo (35,7 km) 
A licitar (RDC-I): em fase de licitação, a partir de setembro Previsão de início das obras: março de 2015 Previsão de conclusão: 3 anos


Semana Farroupilha termina no dia 21
Cavalarianos que chegaram no Parque Assis Brasil
Encerra no dia 21 de setembro, mais uma Semana Farroupilha. Esteio e Sapucaia do Sul, desde o dia 13 estão movimentados com eventos e festejos alusivos a data. Em Esteio, os cavalarianos chegaram às 18 horas, ao Parque Exposições Assis Brasil trazendo a Chama Crioula, acessa no dia 16 de agosto, em Cruz Alta. O Fogo Simbólico, que permanecesse acesso durante os nove dias de evento, foi buscado por um grupo de seis pessoas no município do Noroeste do Estado. O evento acontece nos pavilhões Internacional, da Agricultura Familiar e do Artesanato, onde foram montados os 96 piquetes, cinco CTGs e toda a estrutura para shows, bailes e apresentações, ficaram lotados. Os tradicionalistas preparavam churrascos fartos e outros pratos da culinária gaúcha para receber os amigos. A entrada, gratuita, para visitantes é feita pelo Portão 7, na Avenida Celina Kroeff, no bairro Novo Esteio, até a meia noite. Já em Sapucaia, a 34ª edição da Semana Farroupilha da cidade é realizada no Parque Municipal de Eventos Jayme Caetano Braun. Mais de 120 DTGs, CTGs, piquetes e entidades, estão acampados nos 201 galpões do parque. A infraestrutura também conta com um pavilhão com tablado de 800 metros quadrados, onde ocorrem os shows e bailes, praça de alimentação com 24 bancas, um restaurante, um açougue, um minimercado, feira de artesanato e 20 banheiros químicos, além dos já existentes no parque.


Pátria Amada 
Pe. Andre Carbonera 
Missionário Claretiano 

Sim, feriado nacional! Lembramos a Independência do Brasil. Com diarreia, ou não, Dom Pedro foi peitudo e se levantou contra Portugal. Berrou: “Independência, ou Morte!” Penso... Matuto... Reflito... Somos, de fato, independentes?... O Brasil manda em si mesmo, ou vivemos como escravos dos mais poderosos? Claro! Ninguém é uma ilha... A famigerada globalização nos envolve. Massacra-nos e nos escraviza. Até certos grupos religiosos nos dominam e exploram, em nome de Jesus... E nós nos afirmamos “Independentes...” Citei a palavra “escravos.” Até os bandidões, desde os presídios, pintam e bordam. Eles determinam: - “Este viverá... Aquele morrerá...” A isto chamam: “liberdade de expressão”; “modernismo”; democracia...” Os políticos precisam agir mais e melhor. Aliás, os políticos, realmente, têm vergonha na cara?... Muitas dúvidas pairam em meu interior. Novo ano eleitoral. Urge votar bem. Depois não adianta chorar... Muda, Brasil! Logo! Sejamos brasileiros bons e honestos e cristãos! E viva o Brasil, o amado Brasil! Ponto final.


Empossada nova diretoria da CDL Esteio
A nova diretoria da entidade para a gestão 2015/2017
Dia 11 de setembro, na sede da CDL Esteio, ocorreu a eleição, por aclamação,  da diretoria e do Conselho Fiscal - gestão 2015/2017. A diretoria eleita reconduziu ao cargo de presidente o empresário Celso Dalmás. A eleição da diretoria coincidiu com a ampliação da sede da entidade, agora com auditório devidamente equipado para a realização de cursos e palestras, o que  vem reafirmar a intenção da CDL em investir na capacitação de seus associados e assim ampliar os benefícios, o que é uma das metas do presidente Celso Dalmás.
Nominata eleita gestão 2015/2017: 
Presidente - Celso Antônio Dalmás; Vice-Presidente Adm - Antoninho Bellorini; Vice- Presidente de Patrimônio - Adelar Fialho Dolzan; Vice-Presidente Financeiro - João Pietrobiasi; 2º Vice- Presidente Financeiro - Vilson Lewy; Vice-Presidente Comercial / SCPC - José Renato Rocha Schmidt; 2º Vice- Presidente Comercial - José Claudio Prates; 1º  Diretor Secretário - Marcelo Daudt; 2º Diretor Secretário - Áureo  Assmann Loreno; Diretoria de Comunicação, Marketing e Eventos: Claudio Storck; Malu Storck; Elza Selau; Diretoria de Cursos e Treinamentos: Sandro Severo - Gilberto Antonio  Gewehr; Assessoria de Contabilidade: Sandro Barbosa: Diretoria Assuntos Sindicais: Clóvis Vieira - Rafael Fernandes; Conselho Fiscal: Longuinho Muzykant; Ademir Sauthier; Eran Vidal de Negreiros









Polícia prende suspeitos de envolvimento
em homicídios na cidade 
A prisão aconteceu em um depósito de areia localizado 
no bairro Novo Esteio
Polícia Civil e a secretaria do Meio Ambiente participaram da ação no estabelecimento
Dois homens foram presos na manhã do dia 16 de setembro, em um depósito de areia, localizado as margens da BR 448 – Rodovia do Parque, próximo ao bairro Novo Esteio. A operação contou com o apoio da Polícia Civil e servidores da secretaria do Meio Ambiente. O delegado Leonel Baldasso explicou que os suspeitos detidos eram seguranças da empresa e estariam sendo investigados por possível envolvimento em dois casos de homicídios registrados neste local. “Além dos indivíduos presos, os agentes encontraram com os homens armas e munições que irão ser analisadas pelo órgão competente para verificar se foi utilizada para matar um dos homens”, comentou Baldasso. Ele destacou que as vítimas eram oriundas do bairro Santo Afonso, em Novo Hamburgo e tinham registros na polícia por furtar pequenos objetos. “Ambos foram executados em períodos diferentes, mas isso só será desvendado após a conclusão do inquérito”. Baldasso frisou que os responsáveis pelo estabelecimento serão investigados por estarem envolvidos na prática de exploração irregular de areia no local, pois é uma área situada às margens do Rio dos Sinos e de preservação ambiental.

Dipe realiza palestra para educadores esteienses
Foram mostradas formas de evitar o contato dos jovens nas drogas
A Divisão de Prevenção e Educação (Dipe), vinculado com o Denarc realizou no dia 11 de setembro, uma palestra preventiva às drogas, em Esteio. O encontro foi conduzido pela escrivã Jaqueline Garcia Brasil de Macedo e direcionado para um público de aproximadamente 25 professores que participam da capacitação para orientadores educacionais, da secretaria de Educação e Esporte. Durante a apresentação foram abordados temas como drogas lícitas e ilícitas presentes na sociedade, onde foi demonstrado os malefícios causados pelas drogas, através de uma galeria de fotos que comprovam a decadência física e psicológica dos usuários. Também foi destacado o papel preventivo da Polícia Civil no contexto de combate ao tráfico e uso de substâncias psicoativas. Segundo a delegada Sônia Maria Dall’Igna, os professores capacitados através da palestra poderão multiplicar as informações a todos seus alunos do município, propiciando uma discussão e maior esclarecimento que acerca o tema ‘Drogas’.

Indivíduo é preso por porte ilegal de arma 
A Brigada Militar de Esteio, por intermédio de uma guarnição do 34º BPM prendeu um suspeito que portava sem autorização um revólver calibre 32. O fato foi registrado no dia 13 de setembro, por volta das 20 horas, na Rua Elis Regina, no bairro Votorantin. Além do revólver, os PM’s encontraram quatro munições intactas e duas munições deflagradas. Segundo informações da Brigada Militar do município, a prisão do suspeito se deu pelo fato que a guarnição foi comunicada que estava ocorrendo uma briga em via pública.


Suspeito é detido por furto qualificado
Por volta das 22 horas, uma guarnição do 34º BPM efetuou a prisão de um suspeito na Rua São Luiz, no bairro Parque Amador. De acordo com informações da BM, o fato se deu no dia 13 de setembro, após os PM’s avistarem um veículo Monza, trafegando em via pública em atitude suspeita. Ao ser abordado, o condutor do veículo saiu em fuga e durante o cerco policial, o indivíduo arremessou objetos. Após a abordagem foi verificado que os materiais eram oriundos de furto. Os policiais conseguiram recuperar duas bolsas, uma CNH e a carteira de trabalho. Além disso, os PM’s encontraram com o suspeito, três porções de maconha e um montante de R$ 400,00, em dinheiro.


A morte do homem está sendo investigada

Homem é assassinado 
no Centro da cidade 
A Polícia Civil  de Esteio está investigando mais um homicídio ocorrido na cidade. Um homem de 33 anos foi morto com um tiro no peito no dia 03 de setembro, por volta das 17 horas. O fato aconteceu na Travessa Guaíba, no Centro. Conforme o titular da DP, Leonel Baldasso, dois homens entraram na casa onde residia a vítima e executaram o homem com apenas um tiro. Outro rapaz que estava no imóvel conseguiu fugir pelos fundos e também seria morto. A Polícia Civil suspeita que o delito tenha ocorrido em razão de desavenças entre suspeitos envolvidos com o tráfico de drogas. Investigadores compareceram ao local e iniciaram as investigações. Baldasso comentou que ainda não pode revelar detalhes, para não prejudicar as investigações.




‘Lei Kiss’ é regulamentada 
O Governo do Estado publicou no Diário Oficial no dia 11 de setembro, o decreto de regulamentação da Lei 14.376, conhecida como Lei Kiss, que estabelece normas de segurança, prevenção e proteção contra incêndios no Rio Grande do Sul. O decreto trata dos prazos de adequação das edificações existentes e áreas de risco de incêndio, descreve as penalidades e infrações aplicáveis ao descumprimento das novas diretrizes e regulamenta as questões administrativo-procedimental relativas à legislação. A Lei Kiss trata-se de melhorias de infraestrutura em prédios e em locais com grandes aglomerados de pessoas. O motivo foi em função da tragédia ocorrida no dia 27 de janeiro de 2013, quando 242 pessoas, na Boate Kiss, em Santa Maria. A regulamentação foi desenvolvida pelo Grupo de Trabalho composto por representantes da Casa Civil, Procuradoria-Geral do Estado, Corpo de Bombeiros, e das secretarias da Administração, Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano.


Recuperação de veículo 
Um veículo Fiesta flex, de cor vermelha foi recuperado por uma guarnição do 34º BPM. O fato aconteceu no dia 10 de setembro, quando os PM’s avistaram o carro abandonado em via pública na Avenida Presidente Vargas.

Prisão de foragido 
Uma guarnição do 34º BPM prendeu um homem no dia 12 de setembro. O fato aconteceu por volta das 14 horas, quando caminhava pela Rua Edgar Piccioni, na Vila Pedreira. Ele se encontrava em situação de foragido prisional.


Suspeito é preso por assalto
Uma guarnição do 34º BPM efetuou a prisão de um suspeito por roubo a pedestre. O fato aconteceu no dia 11 de setembro, por volta das 10 horas, na Rua da Passarela, Vila Pedreira. A prisão se deu após a BM ser comunicada que o suposto autor havia roubado um telefone celular e fugido. Durante as buscas, o suspeito foi reconhecido pela vítima como sendo o autor do delito.





Polícia Civil investiga irregularidades contra conselheira tutelar em Esteio 
Entre as denúncias estão abuso de poder e até 
adoção sem autorização do órgão
Na residência da conselheira foi encontrado documentos e carimbos 
Uma conselheira tutelar de Esteio está sendo investigada pela Polícia Civil, por práticas irregulares de retirar menores, com problemas familiares de suas residências ou lares que cuidam de crianças e adolescentes vulneráveis para adoção, sem comunicar o Ministério Público, Judiciário e as próprias colegas de trabalho. Segundo o titular da DP esteiense, Leonel Baldasso, a mulher possui registros policiais por abuso de autoridade. “Diante de algumas denúncias, uma das primeiras iniciativas foi realizar, com um mandato de busca e apreensão em sua residência encontramos documentos e até carimbos do órgão”, explicou Baldasso. Ele destacou que existem pelo menos três inquéritos policiais que estão sendo analisados pela Polícia e por isso, que a conselheira encontra-se afastada de suas funções. De acordo com a coordenadora do CT, Vanessa Borges, após o ocorrido, as demais conselheiras estão sofrendo inclusive ameaças e represálias pelo fato. “A partir da divulgação desta situação, outros casos vem sendo registrado, pois as famílias estão procurando os órgãos competentes para denunciar”, informou Vanessa Borges.
DEMISSÕES - Ela ressalta que as medidas tomadas pela conselheira foram exclusivamente de sua autonomia e nem chegou a comunicar o colegiado sobre os problemas, muito menos o juiz e o promotor responsável. “Além de sermos injustiçadas estamos com medo de executar nossas funções, em função do julgamento dado na sociedade. Se ela retornar ao trabalho, estamos dispostas pedir exoneração e os servidores cedidos voltarão para seu trabalho”, desabafou a coordenadora do CT. Vanessa falou ainda que a Corregedoria do Conselho Tutelar, que tem como responsável Afonso Tochetto, amparado por leis afastou a conselheira por 60 dias, sendo prorrogado por mais 60 dias. “Entre processos administrativos e em andamento na Promotoria e Judiciário chega a quase dez inquéritos”.


Adolescente é detido com drogas no Primavera 
Em menos de 72 horas, é o segundo caso de menores de idade, inferiores a 17 anos, detidos por policiais militares do 34º Batalhão de Polícia Militar (BPM), suspeitos de estarem envolvidos com o tráfico de drogas no bairro Primavera e imediações. O fato aconteceu no dia 11 de setembro, por volta das 21 horas, na Travessa Calçadão Norte. Segundo informações do 34º BPM, os policiais estavam fazendo um patrulhamento pela região, quando avistaram um adolescente, em atitude suspeita, em um local que é conhecido pela comercialização de entorpecentes na cidade. Durante a revista, os PM’s encontraram oito prensados de maconha, além de 32 pedras de crack e uma quantia de R$ 19,00 em dinheiro. O menor foi apreendido por tráfico de drogas. O local já é conhecido tanto pelos policiais civis e militares, como a comunidade, por ser área dominada pelo tráfico de drogas e até homícidios.


Suspeitos são presos por porte 
ilegal de armamento restrito
Os policiais prenderam os indivíduos e recuperaram as armas
Após receberem uma denúncia anônima que suspeitos estariam armados na Vila Navegantes, uma guarnição do 34º Batalhão de Polícia Militar (BPM), esteve no local, no dia 14 de setembro. Durante um patrulhamento na região, por volta da meia noite, um homem foi detido, por estar portando uma espingarda calibre 12 municiadas com nove cartuchos intactos. A poucos metros do local da primeira prisão, os PM’s também apreenderam um suspeito que possuía um revólver calibre 44 e com cinco munições intactas. Em ambos os casos, os indivíduos foram encaminhados a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), em Canoas para a lavratura do auto de prisão em flagrante por porte ilegal de arma por uso restrito.


Os PM’s apreenderam revólver e as munições
Homem é preso com arma e munição 
Durante um patrulhamento de rotina na Vila Navegantes, policiais militares do 34º BPM prenderam um homem com um revólver sem autorização. A prisão aconteceu no dia 12 de setembro, por volta do meio dia. Os PM’s que atenderam o fato informaram no boletim de ocorrência que estavam trafegando pela Quadra D, na Vila Navegantes, quando abordaram um homem em atitude suspeita. Durante a revista, os policiais acharam um revólver calibre 38, com numeração raspada e seis munições intactas.


Caminhão frigorífico é encontrado 
A partir do roubo de um caminhão frigorífico em Esteio, na manhã de 12 de setembro, agentes da Delegacia de furtos, Roubos e Receptação de Veículos (DFRV) prenderam cinco homens, em um pavilhão instalado no bairro Mathias Velho, em Canoas. Segundo o delegado Tiago Lacerda, durante as diligências dos policiais, foi encontrado o caminhão, nas dependências de um galpão. A carga encontrada era de aproximadamente quatro toneladas de frango avaliada em aproximadamente R$ 35 mil. “Os suspeitos possuem uma vasta ficha policial e foram detidos no momento em que realizavam uma baldeação da carga para outro caminhão”, informou Lacerda. O titular da DFRV comentou que os policiais também identificaram cargas de produtos alimentícios, bebidas, leite, peças de caminhões refrigerados e até barcos, que possivelmente foram adquiridos de forma ilícita. “Estamos avaliando cada um dos produtos encontrados e imaginados que tudo gire em torno de meio milhão de reais”, conclui Tiago. O depósito foi lacrado e estima-se que o montante encontrado seja de carga oriunda de roubo ou estelionato, ocorrido em várias partes do Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário