quinta-feira, 6 de novembro de 2014

EDIÇÃO 1959

Com o clima ameno de primavera, onde há registros de chuva, calor e até frio, em determinados dias, às vezes, as variações climáticas prejudicam a manutenção, no que tange a falta de limpeza. Um dos locais que necessita de limpeza é o canteiro central da Avenida Celina Chaves Kroeff, no bairro Novo Esteio. A quantidade de mato acúmulo torna-se propício para a proliferação de animais de pequeno porte como baratas e até cobras, que acaba invadindo a residências das famílias situadas na via. Outra avenida que precisa de corte de grama é a Rio Branco, mas tem um alento, pois algumas pessoas limpam em frente a suas casas.


Esteio registra pontos de alagamentos 
Apesar de não houver maiores transtornos, 
muitas pessoas ficaram apreensivas
 A esquina entre 24 de Agosto e Dom Pedro ficou alagada
O fluxo de carros ficou prejudicado na Fernando Ferrari com a Ferroviários
A forte chuva que atingiu a Região, por volta das 22 horas, do dia 03 de novembro, resultou em transtorno para moradores da cidade. No Arroio Esteio houve o transbordamento, que invadiu algumas casas na Vila Cruzeiro. Além disso, na Avenida Presidente Vargas, com a Rua Caxias, alguns estabelecimentos comerciais voltaram a sofrer novamente com a enxurrada, bem como algumas casas da Vila Nova, próxima a Rua Rio Grande. Outro local que também voltou a ser palco de aglutinar água foi na Rua Theodomiro Porto da Fonseca e imediações, como na rótula entre a Avenida Dom Pedro com a Rua 24 de Agosto, assim como na Pelotas com a 24 de Agosto, nas proximidades de um estabelecimento de ensino. Segundo Alexandre Camboa, apesar de pouco tempo de chuva e também de uma quantidade não muito elevada, uma das principais falhas para isso, talvez seja intensificar ainda mais as limpezas nas bocas de lobo. “Provavelmente, a drenagem não funcionou, pois a várzea do rio está dentro da normalidade”, disse Camboa. Ele frisou que durante a chuva não se conseguia entrar em contato com a Defesa Civil e como os fiscais de trânsito para coordenar as motoristas mudassem o trajeto, evitando outros transtornos. De acordo com informações, a cidade foi atingida por aproximadamente
30 mm.


Rádio Jornal Destaque lança novo programa 
A partir do dia 10 de novembro, uma novidade estará no ar, pelas manhãs da Rádio Jornal Destaque. Trata-se de um novo programa que ira mesclar variedades, notícias vinculadas a cidade, estado, país e mundo, bem como entrevistas com representantes de diversos segmentos da sociedade. Para as idealizadoras, o foco é atrair o ouvinte e o internauta que pretendem se informar, mas de uma forma mais descontraída. Interessados em conhecer mais novidades pode acessar o site www.radiojornaldestaque.com. O telefone de contato é 34738284.

Marcelo Kohlrausch Pereira - Advogado 
Para maiores informações jurídicas entre em contato através dos seguintes endereços: marcelo@dzk.adv.br 
FONE: 3473 1263 
Voto a voto e abstenção!!! 

Passado o pleito eleitoral mais disputado da história deste país, podemos fazer algumas reflexões!!! Na disputa voto a voto entre Dilma e Aécio, tivemos uma terceira força que a cada eleição vai se consumando como a candidatura que mais cresce neste Brasil varonil. Foram mais de 30 milhões de brasileiros que não votaram no segundo turno da eleição para Presidente da República. Se por um lado nunca na história deste país as pessoas mostraram das diversas formas suas preferências e seus pontos de vista, por outro lado uma onda crescente e gigantesca toma forma de desprezo pelo ato de cidadania que se chama votar. Daí eu pergunto a culpa é de quem??? Podemos sugerir que a culpa é do sistema, dos políticos corruptos, dos que votam errado elegem e reelegem os corruptos, ou quem sabe podemos dizer que quem não vota também tem uma parcela de culpa. Este desprezo pelas duas candidaturas propostas e suas acusações mútuas que polarizaram a televisão, os jornais, revistas e principalmente as redes sociais, demonstra que a reforma política tão enaltecida após o pleito é somente a ponta de um iceberg da insatisfação que toma conta de parte do povo brasileiro. Antes de discutirmos a reforma política poderíamos abrir um grande debate sobre a reforma de caráter de lideranças nacionais, bem como poderíamos discutir a reforma de educação e quem sabe aproveitamos para fazermos uma grande reforma de cultura nacional. Mesmo que os projetos de reforma política saiam da teoria para a prática e que, por exemplo, se limitem os financiamentos de campanha, alguém conseguiria imaginar o Presidente do Senado Renan Calheiros, fazendo campanha somente com propostas e santinhos no bolso??? A grande reforma inicia pelo povo e seu interesse em mudança, suas atitudes na escolha de suas lideranças, na escolha de propostas reais e transparentes e sua repulsa aos candidatos que se perpetuam no poder comprando votos ou enriquecendo com o dinheiro público. Existem pessoas qualificadas e de bem na política e existe um grande espaço para surgirem novas lideranças, novas propostas que poderiam cativar os que preferem não votar. Escolham, participem, critiquem e sejam todos protagonistas das mudanças, pois entendo que quanto mais a população se interessar e efetivamente participar da política, menor será o espaço dos que a utilizam para os seus interesses pessoais em desfavor dos interesses coletivos. Ficar em casa e não votar, anular ou votar em branco vai mudar o que??? A mudança esta dentro de cada um de nós !!!

Palestra sobre o Super Simples 
Regime de Tributação para advogados lota auditório da OAB 
O encontro foi realizado no auditório da entidade 
localizada no Centro da cidade
A atividade contou com a presença de profissionais da cidade e região
Integrantes da Subseção da OAB esteiense entregando um presente ao palestrante
Na noite do dia 29 de outubro, os advogados tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas com relação a tributação das sociedades de Advogados a partir da nova lei do Super Simples que inclui a advocacia no regime de tributação diferenciada. Participaram do encontro, representantes da OAB de Sapucaia do Sul e de Canoas, bem como integrantes da entidade anfitriã do evento. Na oportunidade, o advogado Luiz Carlos Levenzon falou sobre o trabalho desenvolvido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) gaúcha, diante do fortalecimento da advocacia em âmbito nacional, através dos conselheiros federais. Ele salientou ainda sobre os esforços para alcançar as conquistas como os benefícios tributários dos advogados. Durante o encontro, o palestrante abordou assunto que acerca da nova lei, foi sobre o empenhado da OAB para que a nova lei seja modificada no sentido de também alcançar os advogados individuais que não estejam inseridos no novo sistema. Após a conclusão da palestra, Luiz Carlos Levenzon que é membro vitalício do conselho da OAB/RS, ex-Presidente da OAB/RS recebeu das mãos da vice-Presidente da OAB de Esteio, Maria Eunice de Paula, um presente, como forma de agradecer pela palestra. Também foi realizado o sorteio de brindes ofertados pelos parceiros da OAB. Os interessados em participar tinham que contribuir com um quilo de alimento não perecível. Ao total foram arrecadados cerca de 30 quilos que serão repassados para a unidade da Parceiros Voluntários do município.


Clube de Mães comemora 
43 anos de existência
A presidente do clube entre as ganhadoras dos títulos de
‘sócia destaque’ e de ‘mãe do ano’
Para marcar a passagem dos 43 anos do Clube de Mães Arco – Íris, as associadas realizaram na tarde do dia 30 de outubro, uma série de atividades, na sede da entidade. Durante os festejos, foi eleita e empossada a ‘mãe do ano’, com a conquista de Vitória Leal Vieira. Já a ‘sócia destaque’ 2014 foi Maria Bernadete Frai. Além disso houve o sorteio de uma cesta com mantimentos e presentes, bem como uma homenagem as aniversariantes do mês de outubro. A apresentação do Coral do clube de serviço fechou a festa. Segundo a presidente do clube de mães, Zary Nunes Leal Leonardo, um dos principais diferenciais é a participação maciça das associadas, que mantêm até os dias atuais os princípios determinados pelas fundadoras que resistiram a passagem dos anos. “Sinto-me realizada nas oportunidades em que estive a frente do clube. Mesmo com quase uma década de participação e pela terceira vez ocupando o cargo máximo, todas deram sua contribuição expressiva”, ressaltou Zary. Ela destaca que ao ingressar no clube, sempre trabalhou para dar o melhor de si para que todas sejam beneficiadas. “Ingressei no clube por intermédio de uma cunhada, que já faleceu e no primeiro instante já assumi o cargo de secretaria, onde foi um aprendizado especial, não apenas para a entidade, mas para a vida”. O Clube de Mães Arco-Íris iniciou na Escola Estadual José Loureiro da Silva, até em 1992, o prefeito da época, Clodovino Soares, assinou a lei destinando o prédio para ser utilizado pelas voluntárias como comodato. Interessadas em conhecer mais o trabalho das voluntárias, as reuniões que acontecem às quintas-feiras, com início às 14 horas, na Rua 24 de Agosto, 108.


LORI EMANOELA DA SILVA 
Cidadã do mundo 

Depois de passar alguns dias ao sol de Salvador, na Bahia em agradáveis companhias, como Big Ben Parceiro de Raul Seixas, Rita garimpeira Cultural (escritora baiana, professora) e Dona Onete rainha do Carimbo’. Andar pelo Pelourinho, ter um carro aminha disposição (SECULTBA), ser ovacionada em minha palestra, fico refletindo como o ser humano ainda guarda em sua alma a mesquinharia do poder que deturpa, e supostamente aniquila, ou tenta aniquilar os negros, índios, ciganos, entre outros. A minha participação neste SNMC Seminário Nacional Mulheres na Cultura, indicada pelo Ministério da Cultura, convidada pela SECULTBA como palestrante na mesa Mulheres e Conhecimentos Tradicionais, só faz reforçar minha luta em prol de minha comunidade. Meu trabalho é reconhecido a nível federal, embora muita gente no município ache que não, independente do que achem vou seguindo minha trajetória. Quem me conhece sabe, não é bem assim para eu desistir das coisas, quando estou muito quieta, como o mar em dia sem vento, inesperadamente uma grande ressaca surge, levando adiante o que tem que levar. Vou a Brasília como vou ao açougue, tenho respaldo para isso pelo respeito que têm pelo meu trabalho, considero todas as pessoas, mas sei rastejar em silencio como as serpentes que me cercam este recado deselegante vão para aqueles que ignoram, e recusam-se a aceitar minhas qualidades, formação, conhecimento, e o que represento nacionalmente como Mulher de Tradição Cigana. Dado este recado, me atenho na essência das coisas e surpreendentemente o legado da tradição cigana em muitas esferas de nossas vidas, e uma delas a de não ter duas cara, de prometer e cumprir a palavra. Vivemos cada minuto de nossas vidas intensamente e mais, o comprometimento que temos com as pessoas que nos cercam (as amizades para nós ciganos é para sempre), por isso que tudo é muito intenso em nossas vidas. Pois, justamente viver neste mundo, onde todos, mas, todos somos nômades, esquecemo-nos disso, jogando fora oportunidades, momentos lindos de nossa existência preocupados com status, poder, e influencia, esquecendo de que a gestão da vida se dá justamente pelo legado de nossas atitudes. Quero ser lembrada pelos meus filhos, por minha lealdade, caráter coisa que nenhum status, dinheiro pode deixar, a joia mais rara de uma mãe. Percorrendo na lembrança minhas andanças pelo mundo cada vez mais tenho em mim, a convicção de que a onde quer que eu esteja, farei sempre o que tiver que fazer independente do que qualquer gadjo (não cigano) tentar me impedir, ou dizer que não consigo e não posso, as serpentes distraem suas pressas com seus chocalhos, às raposas estrategistas por natureza esperam a oportunidade certa para dar o próximo passo, e o rato, ah o rato ele sopra enquanto rói sua vítima para justamente poder fazer o que quiser sem perceber sua presença, E assim meus caros amigos muitas coisas se perdem nesta vida, mas nunca, jamais, deixe desocupar seus espaços por direito, porque cada um nós somos exatamente o que deveríamos ser...


Novembro terá campanhas de vacinação
contra a pólio e sarampo 
A expectativa é atingir a meta estabelecida pelo Ministério 
da Saúde e dos governos estaduais e municipais
A vacinação é destinado para crianças a partir dos seis meses até os cinco anos
A partir do dia 08 de novembro, começam as campanhas de vacinação infantil contra a poliomielite e de seguimento contra o sarampo. Os públicos-alvos são crianças menores de cinco anos, com a campanha da pólio voltada para as maiores de seis meses e a do sarampo para as maiores de um ano de idade. A Secretaria Estadual da Saúde (SES) já distribuiu as doses necessárias aos municípios. No Rio Grande do Sul, são quase 600 mil crianças dentro desta faixa etária e a meta é vacinar ao menos 95% delas até o dia 28 deste mês. As campanhas serão realizadas aos sábados, data de mobilização onde os mais de 1,5 mil postos de vacinação estarão abertos, além de outros locais extras definidos pelos municípios. Os pais ou responsáveis devem levar as crianças aos postos onde todas deverão ser vacinadas, até mesmo aquelas que estiverem com o esquema vacinal da pólio e do sarampo em dia. A recomendação é que todos levem o cartão de vacinação para que esta avaliação das doses de rotina seja realizada.
DATAS - O calendário de rotina para a vacinação contra a pólio prevê de uma a três doses no primeiro ano de vida (aos 2, 4 e 6 meses), com o complemento de dois reforços aos 15 meses e 4 anos de idade. Já a proteção contra o sarampo dá-se através da aplicação da vacina tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), aos 12 meses, seguida da tetra viral aos 15 meses, que além das outras três doenças também previne a varicela (também conhecida como catapora). Em Esteio, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite inicia no dia 08 e tem previsão de término no dia 22 de novembro. O combate ao vírus atinge crianças entre seis meses e cinco anos, abrangendo nove Unidades de Saúde Básica (UBS’s). A meta atingir 75% das crianças dentro da faixa etária. Sete UBS’s estarão disponibilizando doses durante dias úteis. Aos sábados, além delas, as UBS’s Pedreira e Esperança também vão realizar a vacinação.


Legislativo implementa 
a Semana de prevenção 
ao Diabete
Foi aprovado pelo Legislativo, o Projeto de Resolução, de autoria do vereador Marcelo Pereira, que institui a Semana de Prevenção ao Diabetes, no âmbito da Câmara Municipal de Esteio. Um dos principais objetivos da ação é conscientizar a população esteiense sobre a doença, abordando temáticas sobre sua prevenção, cuidados e caso já tenha, os tratamentos cabíveis que reduzir os efeitos colaterais do problema. De acordo com informações da Resolução, além do Parlamento municipal, a ideia é que se amplie a iniciativa para todo o Município, com a organização de atividades, chamando a atenção da comunidade sobre os males causados ao portador da doença. Além disso, a integração de vários setores da comunidade local e regional também será fundamental para o sucesso da campanha. A data estabelecida será entre os dias 14 a 19 de novembro de cada ano. As eventuais despesas para o custeio de ações previstas nesta Lei serão suportadas por dotações orçamentárias próprias.


Milton Weigel divulgou as ações
que a agência desenvolve na cidade 
Gerente do Banrisul 
visita o JD 
O responsável pela agência esteiense
falou sobre seu trabalho na cidade

O gerente da agência do Banrisul de Esteio, Milton Eugênio Weigel esteve realizando uma visita de cortesia a sede do Jornal Destaque. O encontro ocorreu na tarde do dia 30 de outubro, onde o visitante foi recepcionado pelo diretor do periódico, Miguel Luz. Milton falou que um dos principais objetivos da vinda ao jornal, além de conhecer a infraestrutura e as pessoas que participam deste processo, foi também de cultivar ainda mais os clientes. “Além do cuidado para não se tornar nada impessoal, o foco das visitas em diversos locais é dar um tratamento ‘vip’ para cada empresa ou cidadão”. Ele destaca que uma das principais características do Banrisul nos últimos anos é atender as pessoas de maneira diferenciada atendendo suas necessidades. “É uma forma de trabalho em que o consumidor deve estar sempre falando positivamente da instituição bancária”. Weigel, que trabalha há 35 anos na empresa, sendo que desde 2013 em Esteio, comentou que neste ano, o banco estadual investiu em uma segunda agência bancária, localizada na Avenida Padre Claret, com a finalidade de reduzir o fluxo de atendimento, pois por quase três décadas, o pagamento ou aberturas de novas contas no Banrisul era feito somente no ponto situado na Avenida Presidente Vargas. “As melhorias foram fundamentais para dar uma melhor qualidade nos serviços prestados, como a instalação de divisórias entre os atendentes e o cliente, durante o atendimento nos guichês. A medida foi tomada através da aprovação de uma lei municipal que acabou sendo adotada em diversas agências pelo Estado”.


Lions Industrial promove assembleia festiva
Os novos associados, com seus padrinhos e integrantes do clube
Integrantes do Lions Club Esteio Industrial e de outros clubes de serviço da cidade prestigiaram na noite do dia 28 de outubro, uma assembleia geral de caráter festivo para o ingresso de novos associados. A festa aconteceu no restaurante Piatti Belli, localizado no Centro. A presidente Neida Cortinaz, que conduziu os trabalhos comentou que a iniciativa de agregar mais associados é uma maneira de qualificar ainda mais os serviços prestados no Lions no Município. Além das tradicionais feiras da cidade, uma das principais fontes de arrecadação para o trabalho voluntário seja a venda de lanches, durante os nove dias de Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil. “Uma ação que é considerada um dos mais expressivas são as participações nas feiras de saúde, em comunidades vulneráveis da cidade”, disse Neida. Ela comentou que há quase uma década, o clube organiza a Cuca do Papai e da Mamãe, que também conta com a participação maciça da comunidade e da sociedade local. Representando o Distrito do Lions, Jaime Mattos, enfatizou que o clube de serviço possui mais de dois milhões de associados em várias partes do mundo, onde um dos focos principais do nosso trabalho é oferecer, através de serviços uma vida digna para as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social. “Em 2017, o movimento leonístico comemora um século de atuação e ao longo deste período conseguiu contribuir para que muitas pessoas tivessem acesso a serviços de saúde, principalmente no que tange a questão de preventiva”, falou Mattos.


Pe. Andre Carbonera - Missionário Claretiano
ABENÇOADINHO 

De fato, a vida nos revela coisas boas e coisas ruins. Entre os acontecimentos positivos, colocarei o “Abençoadinho.” Alguém criticará: - Escrever sobre um bebum e lhe dar o epíteto de “Abençoadinho?...” - Não será demais? Para o cinquentão (agora, sem trema), a vida não se revelou muito amiga, não! Em vista do álcool exagerado, separou-se da família. Viveu só, ele e os motores de motosserras. Dominicalmente, missa das 8h30m. Poderia faltar o vigário... O Abençoadinho, não. Durante a santa missa, abençoadinho ia até o Sacrário. Nele tocava. Ajoelhava-se. Orava. Após, retornava ao banco. Quieto. Silente. Muitos terão “vergonha” de realizar o mesmo. Abençoadinho, não! Pelo contrário: Orgulhava-se de ser católico e de acreditar tanto em Deus. Lamentavelmente, a fé não superou o álcool. No ranchinho do Abençoadinho, não havia luz e água. O tutu andava curto. Daí, velas... Elas se revoltaram contra o Abençoadinho e queimaram a casinha. Abençoadinho não logrou escapar das chamas. Morreu, queimado.Virou cinzas... Viveu pobre. Morreu miserável. E que morte terrível!... Abençoadinho, descansa junto da eterna luz, Deus, e torce por nós! Um timão de “Abençoadinhos” clamou: - Amém, aleluia! Uma questão: - A pobreza nos aproxima de Deus, ou dele nos afasta? Estou indo...


Centro de Castração Animal 
é inaugurado em Sapucaia 
Cães e gatos serão esterilizados e identificados com microchip
Representantes de diversos segmentos da comunidade participaram do ato
Proposta é intensificar a não proliferação de animais de rua
Na presença de entidades que trabalham na proteção de animais de rua, bem como representantes do Executivo, Legislativo e empresariado prestigiaram a solenidade de inauguração, do Centro Municipal de Castração Animal. A cerimônia contou com a presença do presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul, Rodrigo Lorenzoni, que elogiou a iniciativa do Poder Público, em montar uma infraestrutura deste porte na área central da cidade. De acordo com o titular da pasta do Meio Ambiente, Carlos Eduardo Maninho, o Centro de Castração Animal vem para somar com as ações já realizadas em prol dos animais. “A política de bem-estar animal vem sendo construída na cidade, e os avanços foram muitos. Temos trabalhado de forma incansável para atender denúncias de maus-tratos contra animais, buscar conscientizar a população sobre a posse responsável, realizar feiras de adoção e ações educativas nas escolas. Com este espaço, buscamos atender um anseio da população, garantindo um atendimento digno e de qualidade para animais de rua e de famílias de baixa renda”, falou Maninho.
ACOMPANHAMENTO - No primeiro momento serão castrados os cães do Canil Municipal e, após, os animais de rua acolhidos por cuidadoras já cadastradas. A previsão é de que no início de 2015 iniciem as esterilizações dos cães de rua, cadastradas no CADÚnico.  Microchips de identificação serão implantados em todos os animais que forem castrados. O trabalho será realizado por uma equipe de três veterinários, de segunda a quinta-feira, das 8h às 18 horas.  O espaço é climatizado e conta com salas individuais de atendimento, de preparo para o paciente, preparo do cirurgião e sala de cirurgia, equipadas com mesas cirúrgicas, cilindro de oxigênio, autoclave e demais equipamentos e instrumentos necessários. O espaço, localizado na Estrada das Mãos Dadas, nº589, Zona Rural, tem capacidade para castrar até 70 animais ao mês, entre cães e gatos.


Legislativo homenageia idosos 
Representantes de diversos segmentos receberam 
a honraria pelas ações feitas na cidade
Miguel Luz falou sobre o legado de Enéas Buscari para o Município
Rafael Figliero entregando a honraria para as filhas do
ex-prefeito Enéas Teredo Buscari
A Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer ficou praticamente lotada para a realização do ato solene alusivo ao Dia do Idoso. A atividade aconteceu na noite do dia 04 de novembro, com a presença de representantes de diversos segmentos da comunidade. A abertura foi marcada pela apresentação artística do ator Arnaldo Sobrinho, seguido de um vídeo institucional, produzido pela assessoria de comunicação, sob a coordenação da jornalista Terezinha Bobsin. O presidente Leonardo Dahmer falou a realização desta solenidade é uma forma de homenagear pessoas que ao chegar nesta fase da vida tiveram conquistas expressivas e deram sua contribuição para a comunidade. Para o proponente do ato, Rafael Figliero, o público considerado terceira idade, que corresponde acima dos 60 anos, possui uma boa parcela da população. “Precisamos reconhecer e valorizar estas pessoas, em especial proporcionando uma melhor qualidade de vida’, disse Figliero. Ele frisou que as leis existentes, direcionadas para este público devem ser respeitadas e colocadas em práticas. De acordo com o chefe do Executivo Municipal, Gilmar Rinaldi, a entrega da distinção é uma forma de destacar aqueles que trabalharam por mais de 30 anos e merecem ter uma vida mais digna, junto a família e a sociedade. “A melhoria de alguns serviços públicos, principalmente vinculados a saúde e ao lazer, propõe que tenham uma maior expectativa de vida”. Durante a solenidade houve a apresentação de dança do Grupo Melhor Idade Unidos no Coração de Maria, coordenado por Cláudia Foljarini. Em seguida, o diretor do Jornal Destaque, Miguel Luz se manifestou sobre a solenidade, em especial representando a família do ex-prefeito Enéas Teredo Buscari, falecido em outubro deste ano.
LEGADO - Miguel comentou que o ex-prefeito deixou um legado para as futuras gerações na cidade, com suas obras que até hoje são contempladas e utilizadas pela comunidade. “Enéas tinha algo especial, principalmente no que era relacionado com o meio ambiente, com a revitalização das praças do Clube do Comércio e da Bíblia. Outras duas obras mais que importantes foi a entrega do Parque Municipal Galvanny Dornelles Guedes, que na época havia sido criticado, por estar em local afastado da área central da cidade e a Praça Coração de Maria”, explicou Luz. Ele ressaltou que a área de lazer localizada em frente a Igreja Matriz da cidade foi concebida com carinho, tanto que o então prefeito acompanhou passo a passo dos trabalhos até sua inauguração. O diretor do periódico e também do Museu Histórico Destaque enfatizou que essa pequena parte de homenageados representa a todos os cidadãos que já passaram dos 60 anos que acompanharam o processo. “Talvez uma sociedade mais cidadã seria unir a força da juventude com a experiência dos idosos”. Em nome dos homenageados, João Carlos Dantas Padilha parabenizou o Legislativo de Esteio por entregar essa honraria, pois é a oportunidade de chamar a atenção das pessoas que os idosos não são o problema em muitas famílias. “O idoso ainda é discriminado, mas esta cultura deve ser mudada, muito por conta da educação”.
Lista dos homenageados 
Iolanda Soares Fernandes, Heitor Gabriel Hartmann, Maria Ira Albuquerque Lima, Fernando Carbone, Mário Períni, João Carlos Dantas Padilha, Luiz Carlos Prestes Ramos, Evoni Figueiredo da Silva, Gessy Centeno Ribeiro, Enéas Teredo Buscari (in memorian), Amélia Marçal Peixoto de Silva e irmã Ana Garaffa.

História da Praça Coração de Maria 
Em 1988, por volta das 10 horas, foi inaugurada a Praça Coração de Maria, com uma queima de fogos de artifício e a presença maciça da comunidade local. Entre as autoridades presentes estava o pároco Geraldo Penteado de Queiróz, que também era reitor do Seminário Claretiano. De uma área de terra abandonada a uma grande praça, com o propósito de se tornar um local agregador das famílias, num momento de lazer e cultura. Além disso, no local foi construído um monumento dedicado ao Coração de Maria, com aproximadamente 12 metros de altura, iluminado em neon. “Quando foi acessa as lâmpadas, era visível a alegria no rosto do idealizador do local, ex-prefeito Enéas Teredo Buscari. Parecia uma criança que havia ganho um brinquedo”, relatou Miguel Luz.

Josué Dias e Valesca Pastori Dias
Esteio conta com 
loja de produtos importados 

Esteio e região contam agora com um novo espaço gourmet. Foi inaugurada na noite do dia 30 de outubro, a loja Estação dos Importados, situado na Rua 24 de Agosto, no Centro. Na abertura do espaço, representantes de diversos segmentos da comunidade estiveram prestigiando o novo empreendimento. Conforme a proprietária da loja, Valesca Pastori Dias, que tem como sócio, Josué Dias, a ideia em abrir a empresa surgiu durante uma reunião entre amigos e que um dos principais problemas na cidade é comprar produtos alternativos para recepcionar uma visita ou até fazer uma refeição diferenciada. “Esta nova opção visa atender um mercado que não existia na cidade, pois os consumidores tinham que se deslocar para Porto Alegre ou São Leopoldo”, informou Valesca. Ela destacou que entre as especiarias estão cervejas importadas, sorvetes de sabores diferentes, com o diferencial, sem glúten e lactose, para as pessoas com restrições. “Outra novidade que merece uma atenção especial é um cardápio com a presença de aproximadamente 280 nomes de vinhos importados, como também uma variedade de marcas de café moído na hora, de marcas variadas”.
Consumidores poderão encontrar uma variedade de produtos
Responsabilidade Social transfere qualidade 
e credibilidade para as empresas 
Uma das características de um empreendedor é ter vontade e ambição
Alessandra Favero, Gabriela Klein e Alice Grecchi, respectivamente vice-presidente,
diretora e presidente da ACISE e o palestrante Hermes Gazzola
  Empresário Hermes Gazzola, presidente da PURAS e há 14 anos vice-presidente da ONG Parceiros Voluntários falou no dia 29 de outubro, na ACISE - Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Esteio sobre “Responsabilidade Social: Custo ou Investimento?”. Após  narrar o início de sua vida, auxiliando os pais em um pequeno restaurante em Porto Alegre e sua formação na Unisinos aos 22 anos, o empresário admite que teve um início de vida bastante duro, mas afirma com convicção que “a sorte bate para quem busca”. Hoje a PURAS, presente em 351 municípios de 24 estados brasileiros, mais o Distrito Federal, emprega 23 mil funcionários e é a empresa com menor custo no segmento da alimentação. Hermes Gazzola credita este sucesso da empresa à  transparência com que tudo é tratado, à valorização dos colaboradores que devem permanentemente ser conquistados e de, ao longo de sua trajetória, ter literalmente copiado as melhores práticas das melhores empresas. “Porque inventar a roda, se a roda já foi inventada?”, argumenta. “Para ser um empreendedor, antes mesmo da inteligência é necessário vontade e ambição, não pode haver preguiça”, diz. Hermes Gazzola entende que a prática da responsabilidade social reverte em lucro para as empresas, pois dá imagem e credibilidade a quem a exerce, transfere qualidade para os produtos e serviços. O palestrante deixou como mensagem de sua visita à ACISE que o líder deve praticar a Responsabilidade Social como um de seus valores e que uma empresa, um bairro, uma região, são do tamanho de suas lideranças. A presidente Alice Grecchi agradeceu a presença de Hermes Gazzola e fez um apelo aos empresários para que fosse aumentado o número de mantenedores da Parceiros Voluntários em Esteio para que o trabalho também pudesse ser ampliado.


Audiência pública vai tratar do Plano Municipal de Cultura 
A Comissão de Educação, Cultura e Desporto, em parceria com a Secretaria Municipal de Arte e Cultura, realizará Audiência Pública em 12 de novembro, às 19 horas, na Câmara de Vereadores. Na pauta estará o documento preliminar do Plano Municipal de Cultura, elaborado de acordo com as deliberações da Conferência Municipal de Cultura e dos fóruns dos segmentos artísticos e culturais realizados em 2013. O Plano Municipal de Cultura, que será elaborado de forma conjunta com a sociedade, servirá de guia e normatizará as ações relacionadas à cultura do município pelos próximos 10 anos. A integra do documento preliminar está à disposição para consulta no site da Câmara, no link Legislação-Plano Municipal de Cultura.
Orçamento para 2015 está tramitando no Legislativo 
A proposta orçamentária anual para 2015, que tem previsão de R$ 234 milhões, vai ser tema de audiência pública nos próximos dias, na Comissão de Finanças e Orçamento. O projeto deverá ser apreciado na sessão de 9 de dezembro. As projeções para as secretarias com maior volume de recursos são as de Educação, no valor de mais de R$ 63 milhões; Saúde com R$ 41 milhões; Obras R$ 31 milhões e Habitação R$ 19 milhões. O projeto, na íntegra poderá ser acessado no site da Câmara de Vereadores, no link Legislação - Orçamento 2015.
TV WEB: 
Assista todas as terças -feiras, sempre às 18 horas, as sessões ordinárias através da web. Acesse o site da Câmara de Vereadores. Participe das atividades Legislativas e acompanhe as informações da Câmara de Vereadores através do site www.camaraesteio..rs.gov.br. Siga-nos, também, no Twitter.com/camaraesteio "DIGA NÃO ÀS DROGAS" Lei Municipal 2705/97

Definido o calendário escolar para 
o ano letivo de 2015 
Medida visa atender as necessidades do educador, 
como também na qualidade do ensino 

As aulas nas redes pública e privada em 2015 começarão entre os dias 18 e 26 de fevereiro, com término em 23 de dezembro e recesso escolar entre 18 de julho e 02 de agosto. As redes estadual, municipais e privada têm autonomia para definir o dia de início das aulas, dentro da margem estabelecida. O calendário escolar gaúcho é definido em parceria entre Assembleia Legislativa, Secretaria Estadual da Educação (Seduc), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) RS, Conselho Estadual de Educação (CEEd), sindicato dos professores do ensino privado e de escolas privadas (Sinpro e Sinepe), além de entidades estudantis como a União Gaúcha de Estudantes (Uges) e União Nacional de Estudantes (UNE) e estabelece um mínimo de 800 horas e 200 dias letivos. O protocolo de Intenções que define o calendário escolar para o próximo ano foi assinado pelos representantes na Assembleia Legislativa. Além das datas referenciais, o protocolo prevê a antecipação do feriado do dia do professor para o dia 13 de outubro e a definição de um feriado-ponte no primeiro semestre.
RETORNO - O secretário estadual da Educação, Jose Clovis de Azevedo, destacou que o ato de assinatura configura-se como “um ato republicano”. Para o titular da Seduc, a iniciativa demonstra a capacidade das partes em estabelecer pontos de mediação que atendem a interesses de professores e servidores que atuam em mais de uma rede e o transporte escolar gaúcho, que atende as redes estadual e municipais no interior do Estado. Azevedo lembra ainda que o calendário leva em consideração características do Rio Grande do Sul, como o início das aulas após o Carnaval, duas semanas de recesso em julho e término do ano letivo até meados da segunda quinzena de dezembro. “Nosso verão é muito rigoroso, e, além disso, a atividade econômica nos litorais norte e sul é muito estimulada com o veraneio, e essas são características que devem ser preservadas”, disse o secretário.


Não retirada de entulhos prejudicam moradores
A não retirada de entulhos, que ficam acumuladas em frente a residências tem prejudicado a passagem de pedestres em diversas ruas e avenidas da cidade. O problema, em muitos casos, não fica restrito apenas nos bairros mais distantes, onde a fiscalização demora a chegar e sim em áreas mais centrais, onde a manutenção é constante. O montante de lixo nas calçadas, além de prejudicar os pedestres, em alguns pontos dificulta a passagem dos condutores de veículos, pois precisam ficar ainda mais atentos para não cometer um acidente. Apesar de algumas notificações junto ao Poder Público, praticamente nada foi feito para que o quadro seja revertido. Outro grave problema é a proliferação de ratos, baratas e até cobras que na maioria dos casos, acaba invadindo as residências e os proprietários buscam viabilizar maneiras para coibir os insetos de pequeno porte.


Acores organiza Rústica Dez Milhas
No dia 16 de novembro será realizado em Esteio, a Corrida Rústica Dez Milhas, alusiva a Semana da Consciência Negra do município. A largada será por volta das 9 horas, defronte do Parque Municipal Galvany Dorneles Guedes, no Jardim Planalto. Nesta edição, o homenageado da competição será o atleta e professor Leonardo Zanatta. Os corredores aptos deverão estar acima dos 16 anos, nas categorias masculina e feminina, em 16 km individual e 8 km, na forma de revezamento. Inscrições podem ser feitas pelo site www.acores-rs.com. A taxa de inscrição é R$ 15,00 mais a doação de um brinquedo para o Natal Solidário, organizado pela entidade. Os telefones de contato são 3459-2532 ou 95969363.


Escolas são premiadas 
Representantes de Esteio divulgaram o potencial 
dos estudantes no Vale do Sinos
Grupo de estudantes com a educadora na mostra
Ganhadores receberam medalhas, troféus e um certificado
O projeto “Revitalização do Espaço Físico do Seminário Claretiano de Esteio para Resgatar a História e Semear Conhecimento”, apresentado pelo Centro de Educação Básica Flôres da Cunha, ficou em segundo lugar na categoria Anos Iniciais da Mostratec Júnior 2014, realizada de 27 a 31 de outubro, em Novo Hamburgo. O projeto Biodigestor, do Luiza Fraga, obteve o 11° lugar na categoria séries finais, além de abocanhar o prêmio de incentivo à leitura. Os projetos tiveram a orientação das professoras Silvia Farias e Ana Lúcia Ribeira. Também participaram da Mostra os Centros Educacionais Clodovino Soares, Maria Lygia e Oswaldo Aranha. A seleção dos trabalhos para a Mostratec Júnior ocorreu durante a 23ª Feira Municipal de Ciências e Ideias (Femuci), realizada pela Secretaria de Educação e Esporte nos dias 02 e 03 de outubro, no Salão Paroquial da Igreja Imaculado Coração de Maria, no Centro. A Femuci reuniu 74 projetos feitos por estudantes dos 18 CMEB’s, das 11 escolas municipais de Educação Infantil, além das instituições conveniadas ou particulares com as quais o Executivo mantém contrato para a aquisição de vagas e das escolas estaduais. O tema explorado foi “Esteio rumo aos 60 anos: a cidade que temos, a cidade que queremos”, tendo em vista o sexagésimo aniversário do Município, que será comemorado em 2015. Entre os jurados que participaram da escolha dos melhores trabalhos da mostra esteiense foi o diretor do Jornal Destaque, Miguel Luz.
SELECIONADOS - Além dos cinco trabalhos que participaram da Mostratec, outros dois projetos foram inscritos na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), que será realizada no mês de março de 2015, em São Paulo. Foram selecionados “Monitorando as Chuvas: Pluviômetro Experimental”, do Centro de Educação Santo Inácio, e “Energia do Lixo”, também do Flôres da Cunha, ambos feitos por alunos dos anos finais da Educação Básica. A 29ª edição da Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia e Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), no Centro de Eventos da Fenac, em Novo Hamburgo. Nesta edição, serão apresentados 370 projetos, distribuídos em 13 diferentes áreas. Já a Mostratec Júnior contará com 112 projetos de alunos do Ensino Fundamental. Os países que estão na Mostratec 2014 são Brasil, Argentina, Cazaquistão, Chile, Colômbia, Dinamarca, Egito, Equador, Eslovênia, Espanha, EUA, Holanda, Indonésia, Itália, Luxemburgo, México, Paraguai, Peru, Tunísia, Turcomenistão, Turquia e Uruguai.








POE de Sapucaia do Sul está 
com novo comando 
Uma das propostas é qualificar ainda mais a segurança na cidade
Sargento Ferrari pretende atuar de maneira intensiva na cidade
O grupo irá trabalhar consolidando a cultura de paz
O Pelotão de Operações Especiais (POE) do 33º BPM de Sapucaia do Sul iniciou o mês de novembro com um novo comandante. Trata-se do 1º sargento Geverson Aparício Ferrari que substituiu o 1º sargento Valdecir Silva da Silva. A solenidade de posse ocorreu nas dependências do POE e na oportunidade, o tenente - coronel Carlos Alberto Prado de Andrade, titular do 33º BPM, empossou o sargento Ferrari no comando do Pelotão o apresentando aos militares. O sargento Geverson Ferrari iniciou suas atividades no 33º BPM no ano de 1999. Ele já atuou como coordenador da Seção de Inteligência de 2003 a 2008 e atualmente estava na coordenação da Seção de Operações e Treinamento do 33º BPM, agrega ainda Bacharelado em Direito, Especialização em Segurança Pública e Mestrado em Sociologia. Sargento Ferrari salienta que é uma nova etapa na vida, no qual uma das peculiaridades será uma dedicação especial, pois trata-se de uma tropa que possui um alto preparo técnico e profissional. “Nossas ações serão voltadas para que o policial atue na proteção da sociedade, bem como na garantia dos direitos de todos, agindo dentro do que rege os ditames legais. Além disso, outro fato determinante é a constante busca da mediação dos conflitos sociais e a consolidação de uma cultura de paz”, destacou sargento Ferrari. O Pelotão de Operações Especiais é uma fração do 33º BPM, conhecido pelo uso de boinas pretas e farda camuflada, atua em ações que exigem maior esforço dos militares em escalas de serviços ordinárias, extraordinárias e especiais.


Trio assalta estabelecimento comercial
O trio ingressou no local como se fossem clientes
Suspeito agiu de forma violenta com as vítimas
Três suspeitos, sendo dois homens e uma mulher assaltaram um estabelecimento comercial no bairro Novo Esteio, no dia 20 de outubro. De acordo com o delegado Leonel Baldasso, o fato aconteceu por volta das 14h30, quando o trio invadiu a loja. As câmeras de segurança registraram todos os passos dos indivíduos durante a ação. “A mulher que fazia parte do bando era a mais violenta”, comentou Baldasso, após o depoimento dos responsáveis pelo estabelecimento. O titular da DP informou irá informar os órgãos competentes para intensificar a segurança no bairro, que nos últimos meses tem registrado problemas como roubos, arrombamentos e furtos na localidade.


Rapaz morre atropelado por caminhão na BR 116 
Um jovem morreu ao ser atropelado, na noite do dia 03 de novembro, no km 257, da BR 116, em Esteio, em frente a Vila Pedreira. Segundo o titular da DP, Leonel Baldasso, o fato aconteceu por volta das 19 horas, quando o rapaz tentava atravessar a via expressa e foi atingido por um caminhão, que trafegava no sentido Capital/Interior. Com medo de represálias, o motorista tentou fugir do local do fato e se abrigou em um posto de combustíveis, situado a poucos metros do acidente. “Ao chegar ao estabelecimento, o condutor do caminhão chamou a Brigada Militar comunicando sobre o fato, que em seguida chegaram tomar as devidas providências sobre o delito”, comentou Baldasso.

Revista íntima 
A revista íntima nos visitantes poderá ser proibida nos presídios do Rio Grande do Sul. Projeto de Lei propondo o fim das chamadas “revistas vexatórias” foi protocolado na Assembleia Legislativa. A autoria do projeto é de Luiz Fernando Mainardi.

Furto de veículo 
Um veículo Gol, de cor verde, quatro portas, de placas IHI 5487 foi furtado na tarde do dia 30 de outubro, nas imediações entre a Rua Cruz Alta e a Avenida Presidente Vargas, no Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário