Centro de Humanização Teresa Verzeri
inicia campanha de materiais
Diante de seu incansável trabalho voluntário que desenvolve em Esteio, após a construção e inauguração da Casa de Humanização Santa Teresa Verzeri, irmã Ana Garaffa lançou uma nova mobilização entre os munícipes. Trata-se da campanha de arrecadação de latas, papelão e garrafas pet. Segundo irmã Ana, um dos principais objetivos da ação é conquistar um número grande de material para dar início as obras de construção de uma gruta, em homenagem a Nossa Senhora, que será construída em uma área situada nos fundos do prédio do Centro de Humanização. “A ideia é que as pessoas que visitem ou conheçam o local tenham um espaço para orar, fazer preces e agradecer pelas conquistas”, disse irmã Ana.
Grupo lembra um ano da tragédia na cidade
Além da distribuição de materiais uma faixa
foi exposta em um semáforo
Uma faixa foi exposta pelos manifestantes chamando a atenção dos pedestres e de motoristas |
GALERIAS - Alexandre alerta pelo fato que as galerias que serão instaladas às margens da RS 118, em Sapucaia, darão uma maior vazão das águas, o que se não for feito algo para acompanhar este trabalho, quando houver uma chuva de proporções elevadas podemos ter graves consequências. O motivo principal será devido ao grande fluxo de água que será enviado no sentido de Esteio. Se não foi feito nada, regiões que antes não eram atingidas pelas águas, têm grandes possibilidades de sofrerem danos. Outro ponto citado por Alexandre foi relacionado no momento em que a BR 448 – Rodovia do Parque começaria suas atividades e devido o aterramento de uma área de banhado, impediu o fluxo das águas em direção ao Rio dos Sinos, tornando a via expressa, como um dique, mas para retenção de água. Além disso, quando for aterrado a várzea do rio, a água não tem para onde ir.
Estação da Trensurb terá elevador
Já foram instalados os tapumes para o início das obras |
Passeio ciclístico e rústica
mobilizam a comunidade
Entre as ações estava um passeio ciclístico e uma
rústica por diversas ruas da cidade
Além das atividades físicas, atrações artísticas deram o tom a festa |
Vencedores na categoria de 10 a 15 anos |
CLASSIFICAÇÃO
Apuração evento: professor Leonardo Zanatta
Coordenação: Paulo Henrique Dos Santos (Presidente ACORES)
Assistência Geral: Clara Santos e Deoclécio Cardoso, (vice presidente)
Equipe de apoio: Jackson Souza, Aline Santos Willian Altineter e Daiane Cardoso
Geral - 740 metros
Masculino: Bruno Oliveira, Victor da Costa, Ricardo Pagani, Weslei de Oliveira, Mateus Da Silva, Vinicius dos Passos e Erick Teixeira
Feminino: Rafaele Oliveira, Stefani Ferreira, Sabrine Tais, Santa Caroline e Maique Rosa Fernades
Padre Adilson comemora 35 anos
de trabalho em Sapucaia do Sul
Uma das atividades foi uma missa festiva que reuniu
cerca de duas mil pessoas no templo
Padre Adilson fez uma retrospectiva dos 35 anos em Sapucaia do Sul |
Quase duas mil pessoas participaram da missa festiva na Igreja Matriz |
HISTÓRIA - Mesmo não havendo sacerdotes na família, padre Adilson José Kuntzler falou que desde criança sempre teve um forte e íntimo chamado para servir a Deus. Aos 12 anos, tentou ingressar para o Seminário, mas em função as condições financeiras da família, na época, o garoto teve que ir trabalhar juntamente com os irmãos em benefício do sustento da família. Um dos primeiros empregos foi em uma fábrica de calçados. Sua trajetória escolar iniciou no Colégio Marista Pio XII, em Novo Hamburgo. O antigo primário (hoje, Ensino Fundamental) e no Colégio Estadual 25 de Julho, no 2º grau (hoje, Ensino Médio). Aos 20 anos teve a oportunidade de ingressar no Seminário Maior de Viamão. Por um período teve uma ligação com o pároco da igreja local, bem como participava aos finais de semana do grupo de jovens. Nasci do no dia 26 de julho, no município de Novo Hamburgo e filho de Christiano Lauro e Diva. A família era composta por mais dois irmãos, Maria de Fátima e Lauro José. Após concluir o antigo 2º grau, Adilson optou por fazer a faculdade de Filosofia, em Viamão e Teologia, na PUC, em Porto Alegre.
PLANOS - Em relação aos planos para continuar na ativa, padre Adilson comenta que enquanto estiver com saúde pretende atuar com a colaboração de seu grupo de trabalho. Além dos trabalhos pastorais, um dos objetivos do pároco é se comprometer ainda mais com ações direcionadas em recuperar os dependentes químicos, oferecendo condições para que retome sua vida na sociedade. Uma mobilização que iniciou há quase duas décadas e deverá ter continuidade por um longo período é a distribuição de bíblias, terços e alimentos.
Pe. Andre Carbonera - Missionário Claretiano
Casa assassina
Tudo corria normalmente. Inverno. Muito frio. - O senhor poderia participar do velório da vó X? Era muito religiosa. E gostava do padre André. Fiz-me presente. Casa pobre e podre. Iniciamos as orações. Repentinamente, um baita estouro. O assoalho cedeu e foi para o porão. Gritos. Berros. Correria. Quando o susto passou, eu me vi abraçado ao caixão da morta. Sorte que ela era magra e doente! Fosse gorda, eu teria morrido, na hora... A “paulada”, em meu peito, doeu durante um mês... Bem! O velório continuou na garagem dum vizinho. Daí, quando olhei para o povão, e para a tremenda cara de pau, dos presentes, senti vontade de rir... Contive-me. Concentrei-me. Oramos bastante! Dias depois, a velha casa foi demolida. Construíram uma bela residência. Precisou o André quase morrer... Dessa, escapei de fininho... Se temos boas capelas fúnebres, por que velar nas residências? Pensemos. Sejamos práticos. - Vó, descanse em paz! E Deus nos livre dos assoalhos carcomidos!... Mas que baita cagaço, hem?... Fui.
CDL elege Mauro Sauthier
Nova diretoria eleita por aclamação |
Mauro Sauthier, presidente eleito, e José Benck, atual presidente |
Viviane Sauthier e Maristela Bender, integrantes do Comitê Feminino |
Diretoria para o período 2015/2016
Presidente - Mauro Martinho Sauthier
Vice-Presidente - Édson Claudiomiro Pereira
Vice-Presidente Administrativo Financeiro - José Behenck Selau
Vice-Presidente Secretário - Fábio da Silva
Vice-Presidente serviços e Produtos - Reinaldo Maldaner
Vice-Presidente Comercial e Expansão - Luis Carlos Laurentino da Silva
Vice-Presidente Eventos - Maristela Cavalli Bender
Vice-Presidente Assuntos de Comunicação e Marketing - Diego Perin
Vice-Presidente Assuntos Sociais, Culturais e Comunitários - Valocir Tramontim
Vice-Presidente Assuntos Públicos, Políticos e Meio Ambiente - Marcos Aurélio Bender
Vice-Presidente Assuntos de Desenvolvimento, Capacitação e Treinamento - Alvanir Manoel da Motta RosaConselho Consultivo ou Superior
José Behenck Selau, Marcos Aurélio Bender e Rogério Teixeira Rodrigues
Conselho Fiscal
Gunther Kopsell, Ubirajara Barreto e Delmar Torres
LORI EMANOELA DA SILVA
Traição
Toda e qualquer violação de alguma conveniência nos leva crer que sentimentos brotam de nossa alma, produzindo conflitos emocionais e psicológicos. Descumprir com o compromisso assumido, deslealdade, infidelidade. Segundo alguns psicoterapeutas são vários os fatores que levam a traição, entre eles: Insatisfação a desejos e expectativas em relação ao companheiro (a), vingança, a busca pelo novo, é por ai vai... Não permita que o desgaste do dia a dia faça o grande amor de sua vida tornar-se um fardo. Lembre que estamos sempre em renovação, mas se tratando de relacionamentos interpessoais devemos sempre pensar e nos colocar de que forma o outro agiria conosco diante as diferentes situações-limite do cotidiano. Uma das reações que o ser humano tem quando desvenda a traição é na verdade a vontade de chutar tudo para o alto, por que ninguém em sã consciência gostaria de passar por uma situação destas. Vamos combinar que quando uma relação chega a esse ponto é porque na verdade já não está andando bem e, sem essa de que é culpa do “outro”. Afinal, o relacionamento tem sempre duas partes que se completam, e se de fato tudo está nesse ponto em algum momento algo se perdeu. Pense bem, antes de agir porque por mais que possamos nos dedicar ao outro temos de verdade que reconhecer de fato o que somos e queremos de nossas vidas, jamais brinque com os sentimentos alheios, por que a final de contas trair a si mesmo é o pior veneno.
Dilma e Sartori: Desafios para administrar o país e o estado a partir de 2015
Este pleito foi um dos mais disputados, desde o início
da redemocratização, na década de 80
O pleito em Esteio e Sapucaia do Sul ocorreu sem grandes problemas |
INVERSÃO - Para presidente da República foi contabilizado 52.489 (94,31%), sendo 1.096 (1,97%), de brancos e 2.069 (3,72%) de nulos. Já para o Governo do Estado, a quantidade de votos válidos foi de 51.738 (92,96%); tendo 1.450 (2,61%), de votos brancos e 2.466 (4,43%), de votos nulos. Já em Sapucaia do Sul, a petista Dilma Rousseff conquistou pelo voto direto 48.484, com 60,63% e o tucano Aécio Neves obteve 31.488, com 39,37% dos votos válidos. Para o governo do Estado, o primeiro colocado foi Tarso Genro (PT), com 39.726, equivalente a 50,38%. O governador eleito, José Ivo Sartori fez 39.120 votos, atingindo 49,62% dos eleitores. Com relação aos votos válidos, os eleitores sapucaienses se abstiveram nas urnas com 17.898 dos votos, relativo a 17,38%. Já os brancos e nulos foram 5.094, com 5,99%, para o chefe da Nação e 6.220, para o Governo do Estado, o equivalente 7,31%.
Rotary promove festa
Foram distribuídos doces e até mantimentos para as crianças |
Eleitor pode justificar ausência
no pleito pela internet
O grupo que trabalhou no pleito em Esteio |
Data de prestar homenagens aos mortos
Os cemitérios da região estão recebendo limpeza
para melhor receber o público
Limpeza e atividades especiais estão previstas para ocorrer no dia 02 |
Alunos do Colégio Coração de Maria participam de missa em homenagem à Santa Teresa Verzeri
Fé e solidariedade: alunos do Colégio doaram alimentos |
RS 118 tem mais seis quilômetros liberados
Com o término da obra, pelo menos 50% a duplicação
da via expressa foi concluída
Mais seis quilômetros da nova pista da RS-118 foram concluídos e entregues aos usuários da rodovia, há alguns dias pelo Governo do Estado. O trecho liberado vai do km 12 ao km 19, e integram o lote de obras entre Sapucaia do Sul, passando por Esteio e Cachoeirinha. Dos 22 quilômetros do total da pista, 11 quilômetros já foram liberados, o que significa 50% da obra de duplicação. . “Mesmo com as dificuldades, avançamos e investimos. Essa ação demonstra que o Estado recuperou a capacidade de realizar obras complexas, como a RS-118”, afirmou o secretário do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, João Motta. No início dos trabalhos, em julho de 2006, foram investidos R$ 18 milhões. A partir de 2012, o Estado investiu R$ 70 milhões. “O restante dos recursos já está garantido pelo governo”, confirmou.
INFRAESTRUTURA - Conforme o gerente da obra, José Thadeu Almeida, o cronograma da RS-118 prevê que os quilômetros restantes deverão ser concluídos até o final de 2015. A área que segue impedida por ocupações comerciais (do km zero ao km 3,5 do lote 3) está em processo decisório na Justiça. As 1.076 famílias que residiam às margens da rodovia contam com novas moradias por meio do programa Aluguel Social, do Governo do Estado, e têm sua inclusão garantida no programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal. O projeto prevê ainda a construção de sete viadutos, três pontes e 14 passarelas. Dois viadutos estão praticamente concluídos, dois em obras e dois com previsão de licitação, assim como as pontes. No caso das passarelas, o processo está na última fase antes da licitação final, ou seja, a de elaboração do projeto arquitetônico. A pista antiga está em fase de drenagem e recuperação.
Situação da RS 118
A RS-118 é considerada uma das principais rotas econômicas da Região Metropolitana. A duplicação da rodovia é uma demanda histórica por parte dos viajantes, como também dos moradores que residem nas cidades abrangidas pela via expressa.
Já foram investidos R$ 85 milhões oriundos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e de resíduos da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), imposto sobre combustível já extinto no país. O custo total da obra é de R$ 210 milhões.
Dois homens são mortos a tiros no Novo Esteio
Após o tiroteio, o carro chegou a atropelar as vítimas de forma cruel
Uma chacina que resultou em dois mortos e um ferido causou pânico entre alguns moradores do bairro Novo Esteio, na madrugada do dia 24 de outubro. De acordo com informações preliminares, três indivíduos estavam sentados em uma calçada localizada na esquina entre as ruas Carmem Miranda e Silva Jardim, quando por volta das 3 horas da manhã, um veículo se aproximou e um dos passageiros desceu comunicando que tratava-se de policiais. Após fazer este indicativo iniciaram vários disparos de espingarda calibre 12. No tiroteio, morreram dois jovens com idade entre 22 e 27 anos e um homem de 37 anos ficou ferido. Segundo um dos integrantes do Setor de Investigação da DP esteiense, Gabriel Fragomeni, para tentar elucidar o caso está sendo tomada uma linha de investigação, inclusive com o depoimento de familiares e amigos das vítimas. Em esclarecimentos aos policiais civis, o sobrevivente falou que não sabia por qual motivo estava sendo alvo de tiros, próximo a sua residência.
CRUELDADE - Outro fator que chamou a atenção do setor competente da Polícia Civil foi relacionado a crueldade com que foram mortos as vítimas. Através das explicações de uma das vítimas, após estarem caídos no chão e feridos, o condutor do automóvel chegou a atropelar e passar algumas vezes pelo corpo dos jovens. Os moradores que residem pelas imediações estão amedrontadas pela insegurança, diante a violência que vem sendo registrado nesta região. Um dos motivos alegados por algumas pessoas tenha sido a retirada momentânea do ‘Policiamento Comunitário’, que deixou a localidade mais vulnerável ao ingresso de criminosos. Além disso, o fácil acesso ao bairro, através das BR’s 116 e 448, os suspeitos que se envolvem em delitos podem seguir em fuga pelas vias expressas, tanto no sentido interior, quanto Capital. Uma das vítimas foi velada no Cemitério Dois de Novembro, em Esteio e sepultada na manhã do dia 25.
Policiais da 2ª DP apreendem drogas
O material encontrado estava sendo preparado para a comercialização |
Suspeito é preso por pichação em Sapucaia
O jovem foi detido quase em flagrante por atos de depredação ao patrimônio |
Violência em bairro da cidade é alvo de reunião
Está previsto para ser realizado no dia 11 de novembro, a partir das 19 horas, no salão de festas da Igreja Nossa Senhora da Aparecida, uma reunião entre a comunidade do bairro Novo Esteio para tratar sobre o crescimento dos índices de violência. Na oportunidade também serão analisadas as ações que foram tomadas para reduzir as estatísticas. Estão sendo convidados o comandante do 34º BPM, o tenente coronel Egon Kvietinski, o titular da Segurança e Mobilidade Urbana, Arno Leonhardt, além de outras lideranças.
De acordo com o líder comunitário, Ênio Florêncio da Silva, quando foi retirada a ‘Polícia Comunitária’ e a ronda noturna, houve um aumento de assaltos em residências e estabelecimentos comerciais, bem como o arrombamento. A mobilização gerou já inclusive, um primeiro encontro, no início de outubro e encaminhado aos integrantes da Comissão de Segurança do Legislativo.
Retorno ao trabalho
A partir da próxima semana, o titular da Delegacia de Polícia de Esteio, Leonel Baldasso retoma suas atividades, após um período breve de férias. Em seu lugar esteve respondendo pelo órgão, o delegado regional, Fernando Soares.
Expectativa de segurança
Uma das secretarias que a partir de 2015 vai precisar de uma atenção do próximo governador, José Ivo Satori, será a área de segurança pública. A reivindicação é de mais policiais e mais investimentos neste segmento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário