sexta-feira, 31 de outubro de 2014

EDIÇÃO 1958

Apesar da passagem diária no caminhão do lixo e até dos catadores de materiais recicláveis na área central da cidade, é visível observar a existência de entulhos deixados em várias partes do Centro e dos bairros. Mas quem utiliza o transporte público, a situação parece ser ainda mais agravante, pois na Rua Maurício Cardoso, próximo a Estação Esteio da Trensurb foi jogado um sofá. Da maneira em que se encontra, quase não atrapalha a passagem dos pedestres, mas torna-se esta região mais vulnerável e dando uma péssima impressão as pessoas que passam de trem pela área.


Centro de Humanização Teresa Verzeri
inicia campanha de materiais 
Diante de seu incansável trabalho voluntário que desenvolve em Esteio, após a construção e inauguração da Casa de Humanização Santa Teresa Verzeri, irmã Ana Garaffa lançou uma nova mobilização entre os munícipes. Trata-se da campanha de arrecadação de latas, papelão e garrafas pet. Segundo irmã Ana, um dos principais objetivos da ação é conquistar um número grande de material para dar início as obras de construção de uma gruta, em homenagem a Nossa Senhora, que será construída em uma área situada nos fundos do prédio do Centro de Humanização. “A ideia é que as pessoas que visitem ou conheçam o local tenham um espaço para orar, fazer preces e agradecer pelas conquistas”, disse irmã Ana.


Grupo lembra um ano da tragédia na cidade 
Além da distribuição de materiais uma faixa 
foi exposta em um semáforo
Uma faixa foi exposta pelos manifestantes chamando a atenção dos pedestres e de motoristas
Para marcar um ano de uma das maiores enchentes registradas na cidade, que atingiu diversos bairros, bem como nos estabelecimentos comerciais, no dia 23 de outubro, um grupo de moradores, em sua maioria prejudicados com os alagamentos realizaram um ato, no final da tarde, na Avenida Presidente Vargas. Na oportunidade, enquanto um grupo fazia a exposição de uma faixa num semáforo da avenida, outros integrantes faziam a entrega de panfletos aos motoristas e pedestres que passavam pela via. Um dos principais objetivos desse ato era de chamar a atenção da comunidade sobre o ocorrido no passado, bem como informar o público que apesar de algumas medidas tomadas, ainda precisam ser feitas obras de maiores proporções para evitar alagamentos. Alexandre Camboa, que faz parte de um grupo onde tem viabilizado junto ao Poder Público, melhorias e ações contra as cheias disse que o Executivo necessita desenvolver projetos para que sejam captados recursos no combate as enchentes na cidade. Além disso, Camboa frisa que a expectativa em terminar com o problema é uma realidade que precisa de um envolvimento maior de todos os segmentos da sociedade esteiense. “Talvez já obtivemos algo importante, pois tivemos um período de chuvas e não registramos grandes transtornos, mas não podemos nos acomodar. Tem muito que ainda precisa ser feito”, falou Camboa.
GALERIAS - Alexandre alerta pelo fato que as galerias que serão instaladas às margens da RS 118, em Sapucaia, darão uma maior vazão das águas, o que se não for feito algo para acompanhar este trabalho, quando houver uma chuva de proporções elevadas podemos ter graves consequências. O motivo principal será devido ao grande fluxo de água que será enviado no sentido de Esteio. Se não foi feito nada, regiões que antes não eram atingidas pelas águas, têm grandes possibilidades de sofrerem danos. Outro ponto citado por Alexandre foi relacionado no momento em que a BR 448 – Rodovia do Parque começaria suas atividades e devido o aterramento de uma área de banhado, impediu o fluxo das águas em direção ao Rio dos Sinos, tornando a via expressa, como um dique, mas para retenção de água. Além disso, quando for aterrado a várzea do rio, a água não tem para onde ir.


Estação da Trensurb terá elevador
Já foram instalados os tapumes para o início das obras
Uma obra que há alguns anos vinha sendo aguardada pelos usuários da estação Esteio da Trensurb começa a sair do papel. Após a instalação da cobertura sobre a passarela que liga o Novo Esteio ao Centro, agora chegou a vez da plataforma passar por melhorias. Uma das mais significativas será a instalação de elevador para embarque e desembarque. Segundo informações da empresa, esse serviço faz parte de um mesmo contrato que inclui obras de acessibilidade nas estações Farrapos e Rodoviária. O novo equipamento deve estar em pleno funcionamento antes do fim do ano. O valor do serviço, que inclui as obras civis necessárias e a colocação do equipamento empresa, é de R$ 114,1 mil. Porém o montante não trata apenas do elevador em si, mas outras obras que já haviam sido executadas anteriormente pela empresa pública. A Trensurb possui um programa de adequação de todas as suas estações à legislação de acessibilidade universal, que é executado gradativamente conforme disponibilidade orçamentária.


Passeio ciclístico e rústica 
mobilizam a comunidade 
Entre as ações estava um passeio ciclístico e uma 
rústica por diversas ruas da cidade
Além das atividades físicas, atrações artísticas deram o tom a festa
Vencedores na categoria de 10 a 15 anos
Mais de uma centena de participantes participaram no dia 25 de outubro do 1º Passeio Ciclístico e Corrida Infantil de Esteio. A saída do passeio ciclístico foi defronte a uma loja situada na Rua Padre Felipe, passando por ruas e avenidas do Centro, Olímpica, Santo Inácio e Jardim Planalto, com a chegada no Parque Municipal Galvany Dornelles Guedes. Com a chegada dos ciclistas, teve início outra etapa do evento que tratou da corrida, abrangendo as modalidades infantil masculina e feminina, subdivididos nas categorias de 2 a 5, 6 a 9, 10 a 12 e 13 a 15 anos. Na classificação geral, os cinco primeiros colocados nas categorias participantes foram contemplados com um troféu e nas demais posições, os atletas foram agraciados com outro tipo de troféu, bem como medalhas de honra ao mérito. Durante a atividade esportiva, aconteceu o sorteio de um prêmio, em que o vencedor foi José Luis, que integra a Acores e residente no bairro São José. Após a chegada no espaço de lazer foi realizada diversas atividades de esporte e lazer, como corrida infantil, cama elástica, além da distribuição de pipoca, picolés e bonés. A animação ficou por conta do palhaço Pirulito, encenado pelo voluntário Geovani Rodrigues, como também estiveram prestigiando a ação representantes de diversos segmentos da sociedade.
CLASSIFICAÇÃO 
Apuração evento: professor Leonardo Zanatta Coordenação: Paulo Henrique Dos Santos (Presidente ACORES) Assistência Geral: Clara Santos e Deoclécio Cardoso, (vice presidente) Equipe de apoio: Jackson Souza, Aline Santos Willian Altineter e Daiane Cardoso 
Geral - 740 metros 
Masculino: Bruno Oliveira, Victor da Costa, Ricardo Pagani, Weslei de Oliveira, Mateus Da Silva, Vinicius dos Passos e Erick Teixeira Feminino: Rafaele Oliveira, Stefani Ferreira, Sabrine Tais, Santa Caroline e Maique Rosa Fernades


Padre Adilson comemora 35 anos 
de trabalho em Sapucaia do Sul 
Uma das atividades foi uma missa festiva que reuniu 
cerca de duas mil pessoas no templo
Padre Adilson fez uma retrospectiva dos 35 anos em Sapucaia do Sul
Quase duas mil pessoas participaram da missa festiva na Igreja Matriz
O mês de outubro tem importante representatividade para a comunidade católica de Sapucaia do Sul, quando se celebrou os 35 anos de atuação do religioso padre Adilson José Kuntzler. Para marcar esta data especial, em uma das cerimônias mais importantes da paróquia, as tradicionais missas, que ocorreram às quartas-feiras, reuniu recentemente quase duas mil pessoas, que prestigiaram o momento histórico na Igreja Nossa Senhora da Conceição. Essa solenidade tem algo especial, pois desde que foi iniciada no final dos anos 70, nunca deixou de ser realizada, mesmo na ausência do pároco, por motivo de saúde. Padre Adilson relata que tomou posse como titular da paróquia em 14 de setembro de 1979 e ao chegar o que mais chamou a atenção foi que entre os católicos da cidade havia muita tristeza e também desconfiança. “Os três padres que me antecederam haviam deixado o cargo, num curto espaço de tempo. Mas quando cheguei, as pessoas me acolheram com carinho, paciência e amor”, disse o padre. Ele frisa que a comunidade sapucaiense é espetacular e que aos poucos as famílias foram se tornando cada vez mais participativa das atividades. Um das atividades promovidas semanalmente por padre Adilson é a tradicional missa que é celebrada todas as quartas-feiras. Ele comentou que a primeira missa foi realizada no dia 14 de outubro de 1979, quando apenas 12 pessoas estiveram assistindo a cerimônia. Durante o passar dos anos, foi-se agregando mais pessoas que tiveram papel importante nesta trajetória, ocasionando em um sucesso, que atravessou as fronteiras da cidade e inclusive de outros municípios. “Um dos principais motivos era não apenas restaurar a imagem de Maria, que se encontrava danificada, mas também o coração dos fiéis”, ressaltou o pároco. O religioso disse que nesses 35 anos de missa, às quartas-feiras ocorreram sem interrupção, pois é uma oportunidade de agradecer. Um dos fatores que mesmo diante da gravidade não impediu da realização das cerimônias foi quando em função de um acidente de automóvel esteve afastado por quase três meses. “Mesmo sem minha presença, sempre um padre que me substituía, atendendo aos pedidos dos participantes”.
HISTÓRIA - Mesmo não havendo sacerdotes na família, padre Adilson José Kuntzler falou que desde criança sempre teve um forte e íntimo chamado para servir a Deus. Aos 12 anos, tentou ingressar para o Seminário, mas em função as condições financeiras da família, na época, o garoto teve que ir trabalhar juntamente com os irmãos em benefício do sustento da família. Um dos primeiros empregos foi em uma fábrica de calçados. Sua trajetória escolar iniciou no Colégio Marista Pio XII, em Novo Hamburgo. O antigo primário (hoje, Ensino Fundamental) e no Colégio Estadual 25 de Julho, no 2º grau (hoje, Ensino Médio). Aos 20 anos teve a oportunidade de ingressar no Seminário Maior de Viamão. Por um período teve uma ligação com o pároco da igreja local, bem como participava aos finais de semana do grupo de jovens. Nasci do no dia 26 de julho, no município de Novo Hamburgo e filho de Christiano Lauro e Diva. A família era composta por mais dois irmãos, Maria de Fátima e Lauro José. Após concluir o antigo 2º grau, Adilson optou por fazer a faculdade de Filosofia, em Viamão e Teologia, na PUC, em Porto Alegre.
PLANOS - Em relação aos planos para continuar na ativa, padre Adilson comenta que enquanto estiver com saúde pretende atuar com a colaboração de seu grupo de trabalho. Além dos trabalhos pastorais, um dos objetivos do pároco é se comprometer ainda mais com ações direcionadas em recuperar os dependentes químicos, oferecendo condições para que retome sua vida na sociedade. Uma mobilização que iniciou há quase duas décadas e deverá ter continuidade por um longo período é a distribuição de bíblias, terços e alimentos.


Pe. Andre Carbonera - Missionário Claretiano 
Casa assassina 

Tudo corria normalmente. Inverno. Muito frio. - O senhor poderia participar do velório da vó X? Era muito religiosa. E gostava do padre André. Fiz-me presente. Casa pobre e podre. Iniciamos as orações. Repentinamente, um baita estouro. O assoalho cedeu e foi para o porão. Gritos. Berros. Correria. Quando o susto passou, eu me vi abraçado ao caixão da morta. Sorte que ela era magra e doente! Fosse gorda, eu teria morrido, na hora... A “paulada”, em meu peito, doeu durante um mês... Bem! O velório continuou na garagem dum vizinho. Daí, quando olhei para o povão, e para a tremenda cara de pau, dos presentes, senti vontade de rir... Contive-me. Concentrei-me. Oramos bastante! Dias depois, a velha casa foi demolida. Construíram uma bela residência. Precisou o André quase morrer... Dessa, escapei de fininho... Se temos boas capelas fúnebres, por que velar nas residências? Pensemos. Sejamos práticos. - Vó, descanse em paz! E Deus nos livre dos assoalhos carcomidos!... Mas que baita cagaço, hem?... Fui.


CDL elege Mauro Sauthier
Nova diretoria eleita por aclamação
Mauro Sauthier, presidente eleito, e José Benck, atual presidente
Viviane Sauthier e Maristela Bender, integrantes do Comitê Feminino
O empresário Mauro Sauthier foi eleito por aclamação para comandar a CDL de Sapucaia do Sul a partir de 1º de janeiro, no período de 2015/2016. Entre as metas de Mauro Sauthier está a continuidade do trabalho que vem sendo feito junto aos lojistas e poder público, incentivar as campanhas que visam o desenvolvimento do comércio e município e prosseguir com os cursos de capacitação. Outras ações ainda serão desenvolvidas e devem constar do planejamento em fase de elaboração para o próximo ano. José Behenck, atual presidente, fez um agradecimento a toda diretoria que o acompanhou, dizendo que foi fundamental para que pudesse ter uma gestão tão produtiva. Behenck afirmou que seu trabalho não termina em 31 de dezembro, que irá continuar participativo na entidade. Também o vice-presidente eleito, Édson Pereira, foi convidado a fazer uma breve apresentação e disse sentir-se lisonjeado pelo convite uma vez que está apenas há oito anos no município e espera contribuir para a evolução da CDL.
Diretoria para o período 2015/2016 
Presidente - Mauro Martinho Sauthier Vice-Presidente - Édson Claudiomiro Pereira Vice-Presidente Administrativo Financeiro - José Behenck Selau Vice-Presidente Secretário - Fábio da Silva Vice-Presidente serviços e Produtos - Reinaldo Maldaner Vice-Presidente Comercial e Expansão - Luis Carlos Laurentino da Silva Vice-Presidente Eventos - Maristela Cavalli Bender Vice-Presidente Assuntos de Comunicação e Marketing - Diego Perin Vice-Presidente Assuntos Sociais, Culturais e Comunitários - Valocir Tramontim Vice-Presidente Assuntos Públicos, Políticos e Meio Ambiente - Marcos Aurélio Bender Vice-Presidente Assuntos de Desenvolvimento, Capacitação e Treinamento - Alvanir Manoel da Motta Rosa
Conselho Consultivo ou Superior
José Behenck Selau, Marcos Aurélio Bender e Rogério Teixeira Rodrigues
Conselho Fiscal 
Gunther Kopsell, Ubirajara Barreto e Delmar Torres


LORI EMANOELA DA SILVA 
Traição 

Toda e qualquer violação de alguma conveniência nos leva crer que sentimentos brotam de nossa alma, produzindo conflitos emocionais e psicológicos. Descumprir com o compromisso assumido, deslealdade, infidelidade. Segundo alguns psicoterapeutas são vários os fatores que levam a traição, entre eles: Insatisfação a desejos e expectativas em relação ao companheiro (a), vingança, a busca pelo novo, é por ai vai... Não permita que o desgaste do dia a dia faça o grande amor de sua vida tornar-se um fardo. Lembre que estamos sempre em renovação, mas se tratando de relacionamentos interpessoais devemos sempre pensar e nos colocar de que forma o outro agiria conosco diante as diferentes situações-limite do cotidiano. Uma das reações que o ser humano tem quando desvenda a traição é na verdade a vontade de chutar tudo para o alto, por que ninguém em sã consciência gostaria de passar por uma situação destas. Vamos combinar que quando uma relação chega a esse ponto é porque na verdade já não está andando bem e, sem essa de que é culpa do “outro”. Afinal, o relacionamento tem sempre duas partes que se completam, e se de fato tudo está nesse ponto em algum momento algo se perdeu. Pense bem, antes de agir porque por mais que possamos nos dedicar ao outro temos de verdade que reconhecer de fato o que somos e queremos de nossas vidas, jamais brinque com os sentimentos alheios, por que a final de contas trair a si mesmo é o pior veneno.


Dilma e Sartori: Desafios para administrar o país e o estado a partir de 2015 
Este pleito foi um dos mais disputados, desde o início 
da redemocratização, na década de 80
O pleito em Esteio e Sapucaia do Sul ocorreu sem grandes problemas
No último dia 26 de outubro, os eleitores brasileiros voltaram às urnas para eleger o novo chefe da Nação para os próximos quatros anos. Em alguns estados, também houve segundo turno para a escolha do titular do Poder Executivo estadual. A candidata pelo PT, Dilma Rousseff foi reeleita com 54.501.118 (51,64%), e o segundo colocado, Aécio Neves, pelo PSDB, obteve 51.041.155 (48,36%). As abstenções totalizadas foi de 30.137.479 (21,10%). Já os brancos e nulos 7.141.606 (6,34%). No Rio Grande do Sul, o candidato Aécio Neves superou os três milhões de votos, totalizando 3.452.455 (53,53%) e Dilma Rousseff obteve nas urnas 2.997.360 (46,47%). A abstenção é de 1.525.358 (18,19%) e brancos/nulos girou em 410.483 (5,99%). Para o governo do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori (PMDB) fez 3.859.611 (61,21%) e Tarso Genro (PT) obteve 2.445.664 (38,79%). Os brancos/nulos totalizou 555.023 (8,09%). Em Esteio, o resultado das eleições para escolha do novo chefe da Nação e do governador do Estado aconteceu por volta das 18h30, na sede do Cartório Eleitoral, localizado no Centro da cidade. Para presidente da República, a candidata pelo PT, Dilma Rousseff obteve 29.314 votos, atingindo 55,85%, enquanto o candidato pelo PSDB, Aécio Neves conquistou 23.175, o equivalente a 44,15%. Para o governo do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori (PMDB) contou com 27.422 votantes, com 53% e o candidato a reeleição, Tarso Genro, do PT teve 24.316, que corresponde a 47%. Ao total foram apurados 55.645 votos e tendo como abstenção 12.494, das 212 seções apuradas.
INVERSÃO - Para presidente da República foi contabilizado 52.489 (94,31%), sendo 1.096 (1,97%), de brancos e 2.069 (3,72%) de nulos. Já para o Governo do Estado, a quantidade de votos válidos foi de 51.738 (92,96%); tendo 1.450 (2,61%), de votos brancos e 2.466 (4,43%), de votos nulos. Já em Sapucaia do Sul, a petista Dilma Rousseff conquistou pelo voto direto 48.484, com 60,63% e o tucano Aécio Neves obteve 31.488, com 39,37% dos votos válidos. Para o governo do Estado, o primeiro colocado foi Tarso Genro (PT), com 39.726, equivalente a 50,38%. O governador eleito, José Ivo Sartori fez 39.120 votos, atingindo 49,62% dos eleitores. Com relação aos votos válidos, os eleitores sapucaienses se abstiveram nas urnas com 17.898 dos votos, relativo a 17,38%. Já os brancos e nulos foram 5.094, com 5,99%, para o chefe da Nação e 6.220, para o Governo do Estado, o equivalente 7,31%.


Rotary promove festa
Foram distribuídos doces e até mantimentos para as crianças
O dia ensolarado proporcionou que mais de 160 crianças residentes nas comunidades mais vulneráveis de Esteio a participarem da festa dedicada aos pequenos. Os festejos ocorreram no dia 25 de outubro, na sede campestre do Clube do Comércio, que fica situado no município de Sapucaia do Sul e foi organizada pelos integrantes do Rotary Club de Esteio, com a colaboração da freira irmã Ana Garaffa. Pela manhã, os pequenos foram recepcionados com um café da manhã seguidos ao meio dia com um almoço de confraternização. Durante a tarde, foi montado um espaço para diversão com direito a brinquedos infláveis, pintura no rosto, além da distribuição de algodão doce e até mantimentos. Segundo o presidente do clube de serviço, Lauro Furlan, essa festividade é realizada há quase três décadas, com o objetivo de oferecer uma data especial para muitas crianças que vivem em situação de vulnerabilidade social do município. “É uma realização importante para cada um de rotarianos, pois os participantes têm por alguns momentos de alegria, em função da data”, disse Furlan. De acordo com irmã Ana Garaffa, apesar da pouca idade, cada criança tem uma história de vida e poder dar condições para que possa viver esta fase importante é mais que especial. “Sem o apoio do Rotary, tanto no Dia das Crianças, como no Natal e nas ajudas relacionadas a entrega de donativos para a Pastoral da Criança isso não seria possível”, comentou irmã Ana.


Eleitor pode justificar ausência 
no pleito pela internet
O grupo que trabalhou no pleito em Esteio
O eleitor que deixou de votar no primeiro turno das eleições, dia 05 de outubro, ou no segundo turno, dia 26, e não justificou sua ausência no dia da eleição tem até o dia 4 de dezembro e 26 de dezembro, respectivamente, para cumprir com essa obrigação. Para facilitar a tarefa, os TRE’s do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina lançam, de forma pioneira no país, o sistema “Justifica”, que recebe o formulário de justificativa e documentos anexos pela internet, descartando a necessidade de o eleitor enviar seu pedido de justificativa pelo correio ou comparecer ao cartório eleitoral. No Estado, no primeiro turno, 1.408.386 eleitores aptos (16,8% do total) deixaram de comparecer às urnas. No segundo turno, foram 1.487.457 (18,21%). Se não quiser usar o sistema online, o eleitor pode encaminhar, pelo correio ou presencialmente, sua justificativa impressa e dirigida ao juiz eleitoral do cartório onde está inscrito. Neste caso, deve ser juntada cópia do título eleitoral ou documento de identificação pessoal. Em todas as situações, o respectivo documento comprobatório da impossibilidade do exercício do voto (atestado médico, comprovante de viagem, entre outros) deve ser enviado por anexo. Não há limitações para o número de vezes que se pode justificar o voto.


Data de prestar homenagens aos mortos 
Os cemitérios da região estão recebendo limpeza 
para melhor receber o público
Limpeza e atividades especiais estão previstas para ocorrer no dia 02
Para melhor receber as pessoas que vão prestar suas homenagens no Dia dos Finados, o trabalho de limpeza e manutenção dos cemitérios de Esteio e Sapucaia do Sul está a todo o vapor. Em Sapucaia do Sul, as pastas de Obras e Mobilidade Urbana já intensificaram os trabalhos no Pio XII, no bairro Lomba da Palmeira e João XXIII, no Primor. Cerca de 70 pessoas estão divididas em duas equipes em ambos os locais. Roçada, capina e, posteriormente, pintura de meio fio, estão entre os serviços que serão realizados nos espaços. Além disso, funcionários da Vigilância em Saúde e da secretaria da Saúde, também estarão nos dois cemitérios desde o dia 29, distribuindo material informativo sobre a dengue. No dia 02 de novembro, serão montadas 11 bancas, no cemitério localizado na Lomba da Palmeira e seis, no cemitério situado no Primor. Neste dia, os cemitérios estarão abertos a partir das 7 horas e haverá plantão com funcionários extras para o auxílio na localização dos túmulos. No cemitério Pio XII, haverá, ainda, a tradicional missa de Finados, celebrada pelo padre Adilson José Kuntzler, com início às 7hs. Em Esteio, os preparativos também estão se intensificando a cada dia que se aproxima a data. Além da limpeza e pintura estão previstas diversas ações no Cemitério Municipal Dois de Novembro. Entre as atividades estão previstas para acontecer pela manhã e a tarde, missas celebradas por párocos do município, com o objetivo de homenagear aqueles entes queridos que já faleceram. Na data de Finados, em frente ao local, vendedores previamente cadastrados irão comercializar flores, velas e outros materiais, em frente ao cemitério.


Alunos do Colégio Coração de Maria participam de missa em homenagem à Santa Teresa Verzeri
Fé e solidariedade: alunos do Colégio doaram alimentos 
Os alunos do Colégio Coração de Maria puderam celebrar, no dia de beatificação de Santa Teresa Verzeri, na segunda-feira, dia 27, uma missa ministrada pelo pároco Darley José Kummer, no Salão Nobre do Colégio, onde estiveram reunidos alunos da educação infantil até o Ensino Médio. Estiveram presentes também irmãs Filhas do Sagrado Coração de Jesus, tanto das unidades do Colégio Coração de Maria, como do Centro de Formação Teresa Verzeri, de Esteio, além de professores e colaboradores das duas instituições verzerianas. Os alunos que compareceram à missa doaram alimentos não perecíveis para o Centro de Formação, numa atitude solidária e cristã. Além da tradicional missa, os alunos puderam participar ativamente da celebração, e no final houve a louvação a Santa Teresa Verzeri, em que os alunos agradeceram as bênçãos alcançadas, em pequenos textos especialmente preparados para a ocasião. O padre Darley encerrou esse momento especial conclamando todos a praticarem os valores humano-cristãos em seu dia a dia.


RS 118 tem mais seis quilômetros liberados 
Com o término da obra, pelo menos 50% a duplicação 
da via expressa foi concluída 

Mais seis quilômetros da nova pista da RS-118 foram concluídos e entregues aos usuários da rodovia, há alguns dias pelo Governo do Estado. O trecho liberado vai do km 12 ao km 19, e integram o lote de obras entre Sapucaia do Sul, passando por Esteio e Cachoeirinha. Dos 22 quilômetros do total da pista, 11 quilômetros já foram liberados, o que significa 50% da obra de duplicação. . “Mesmo com as dificuldades, avançamos e investimos. Essa ação demonstra que o Estado recuperou a capacidade de realizar obras complexas, como a RS-118”, afirmou o secretário do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, João Motta. No início dos trabalhos, em julho de 2006, foram investidos R$ 18 milhões. A partir de 2012, o Estado investiu R$ 70 milhões. “O restante dos recursos já está garantido pelo governo”, confirmou.
INFRAESTRUTURA - Conforme o gerente da obra, José Thadeu Almeida, o cronograma da RS-118 prevê que os quilômetros restantes deverão ser concluídos até o final de 2015. A área que segue impedida por ocupações comerciais (do km zero ao km 3,5 do lote 3) está em processo decisório na Justiça. As 1.076 famílias que residiam às margens da rodovia contam com novas moradias por meio do programa Aluguel Social, do Governo do Estado, e  têm sua inclusão garantida no programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal. O projeto prevê ainda a construção de sete viadutos, três pontes e 14 passarelas. Dois viadutos estão praticamente concluídos, dois em obras e dois com previsão de licitação, assim como as pontes. No caso das passarelas, o processo está na última fase antes da licitação final, ou seja, a de elaboração do projeto arquitetônico. A pista antiga está em fase de drenagem e recuperação.
Situação da RS 118 
A RS-118 é considerada uma das principais rotas econômicas da Região Metropolitana. A duplicação da rodovia é uma demanda histórica por parte dos viajantes, como também dos moradores que residem nas cidades abrangidas pela via expressa. Já foram investidos R$ 85 milhões oriundos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e de resíduos da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), imposto sobre combustível já extinto no país. O custo total da obra é de R$ 210 milhões.









Dois homens são mortos a tiros no Novo Esteio 
Após o tiroteio, o carro chegou a atropelar as vítimas de forma cruel 

Uma chacina que resultou em dois mortos e um ferido causou pânico entre alguns moradores do bairro Novo Esteio, na madrugada do dia 24 de outubro. De acordo com informações preliminares, três indivíduos estavam sentados em uma calçada localizada na esquina entre as ruas Carmem Miranda e Silva Jardim, quando por volta das 3 horas da manhã, um veículo se aproximou e um dos passageiros desceu comunicando que tratava-se de policiais. Após fazer este indicativo iniciaram vários disparos de espingarda calibre 12. No tiroteio, morreram dois jovens com idade entre 22 e 27 anos e um homem de 37 anos ficou ferido. Segundo um dos integrantes do Setor de Investigação da DP esteiense, Gabriel Fragomeni, para tentar elucidar o caso está sendo tomada uma linha de investigação, inclusive com o depoimento de familiares e amigos das vítimas. Em esclarecimentos aos policiais civis, o sobrevivente falou que não sabia por qual motivo estava sendo alvo de tiros, próximo a sua residência.
CRUELDADE - Outro fator que chamou a atenção do setor competente da Polícia Civil foi relacionado a crueldade com que foram mortos as vítimas. Através das explicações de uma das vítimas, após estarem caídos no chão e feridos, o condutor do automóvel chegou a atropelar e passar algumas vezes pelo corpo dos jovens. Os moradores que residem pelas imediações estão amedrontadas pela insegurança, diante a violência que vem sendo registrado nesta região. Um dos motivos alegados por algumas pessoas tenha sido a retirada momentânea do ‘Policiamento Comunitário’, que deixou a localidade mais vulnerável ao ingresso de criminosos. Além disso, o fácil acesso ao bairro, através das BR’s 116 e 448, os suspeitos que se envolvem em delitos podem seguir em fuga pelas vias expressas, tanto no sentido interior, quanto Capital. Uma das vítimas foi velada no Cemitério Dois de Novembro, em Esteio e sepultada na manhã do dia 25.


Policiais da 2ª DP apreendem drogas
O material encontrado estava sendo preparado para a comercialização
Policiais civis da 2ª Delegacia de Polícia de Sapucaia do Sul apreenderam no dia 28 de outubro, 19 quilos de crack, quatro quilos de cocaína, um quilo de pasta base e uma balança de precisão. Além disso, os agentes também encontraram um revólver calibre 38, com cinco munições intactas e material para fragmentar e embalar a droga. O titular da 2ª DP, Eduardo Luiz Correa de Moraes, disse que os policiais encontraram os entorpecentes dentro de um móvel na residência onde foram feitas as buscas. “No local havia apenas um colchão, um travesseiro e um pequeno armário portátil”, explicou o delegado. Durante o ano de 2014, essa situação foi constante em praticamente todos os meses, inclusive durante o período de janeiro e fevereiro, onde grande parte da população migra para o Litoral. A questão do tráfico de drogas também ocasionou um aumento no número de homícidios na cidade, de forma brutal, entre traficantes e usuários.


Suspeito é preso por pichação em Sapucaia
O jovem foi detido quase em flagrante por atos de depredação ao patrimônio
Uma guarnição do Pelotão de Operações Especiais (POE), do 33º BPM de Sapucaia do Sul prenderam um jovem de 19 anos, praticando o crime de pichação. O fato aconteceu no dia 25 de outubro, por volta das 2h50, em frente a um prédio situado na Rua Henrique Dias. Segundo informações do 33º BPM, a ação se deu após os policiais avistarem um jovem em atitude suspeita. Ao avistar os PM’s, o indivíduo tentou fugir, mas foi capturado. Durante a revista, os policiais militares encontraram um frasco de spray, no qual o suspeito tentava esconder sob a camiseta. Em seu depoimento, o jovem foi enquadrado por cometer um delito previsto no artigo 65 de crimes ambientais. Foi realizado a confecção de um Termo Circunstanciado e ele será levado em juízo para responder pela conduta, que pode dar inclusive de meses até anos na cadeia.


Violência em bairro da cidade é alvo de reunião 
Está previsto para ser realizado no dia 11 de novembro, a partir das 19 horas, no salão de festas da Igreja Nossa Senhora da Aparecida, uma reunião entre a comunidade do bairro Novo Esteio para tratar sobre o crescimento dos índices de violência. Na oportunidade também serão analisadas as ações que foram tomadas para reduzir as estatísticas. Estão sendo convidados o comandante do 34º BPM, o tenente coronel Egon Kvietinski, o titular da Segurança e Mobilidade Urbana, Arno Leonhardt, além de outras lideranças. De acordo com o líder comunitário, Ênio Florêncio da Silva, quando foi retirada a ‘Polícia Comunitária’ e a ronda noturna, houve um aumento de assaltos em residências e estabelecimentos comerciais, bem como o arrombamento. A mobilização gerou já inclusive, um primeiro encontro, no início de outubro e encaminhado aos integrantes da Comissão de Segurança do Legislativo.


Retorno ao trabalho 
A partir da próxima semana, o titular da Delegacia de Polícia de Esteio, Leonel Baldasso retoma suas atividades, após um período breve de férias. Em seu lugar esteve respondendo pelo órgão, o delegado regional, Fernando Soares.

Expectativa de segurança 
Uma das secretarias que a partir de 2015 vai precisar de uma atenção do próximo governador, José Ivo Satori, será a área de segurança pública. A reivindicação é de mais policiais e mais investimentos neste segmento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário