sexta-feira, 3 de julho de 2015

EDIÇÃO 1987

Rotary Esteio entrega cadeira 
de rodas para entidade
Os integrantes do clube de serviço com a irmã Ana Garaffa, recebendo o donativo
O presidente do Rotary Club Esteio, Lauro Furlan, antes de entregar a função para o próximo titular do clube de serviço realizou a entrega de uma cadeira de rodas para a freira esteiense, irmã Ana Garaffa. Na oportunidade foi explicado aos presentes que a arrecadação de 90 quilos de lacre pode ser trocado por um equipamento. Por isso, os voluntários estão na campanha para arrecadar mais um montante que será destinado para a aquisição de novas cadeiras de rodas. Irmã Ana agradeceu ao receber o presidente e disse que ficará a disposição das pessoas que precisam na Casa de Humanização Teresa Verzeri, que fica na Rua Ieda Pizza, no bairro Parque Amador. Ela comentou que também está a disposição para receber outros donativos que serão revertidos para as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social do município.


CMS debate questões da saúde municipal 
Entre os assuntos apresentados foi a situação do HSC
Foi entregue uma placa em homenagem a SAMU esteiense
O Conselho Municipal de Saúde de Esteio esteve reunido no dia 25 de junho. O encontro foi realizado no auditório da Casa dos Conselhos, situado no sub-solo do prédio administrativo da Prefeitura. No encontro, estiveram presentes os conselheiros e representantes da SAMU Esteio. Prestigiaram integrantes do GOCA, residentes em Psicologia e a comunidade. A abertura da reunião foi marcada pela exibição do vídeo institucional ‘Socialização da Saúde’. Na oportunidade, o presidente do CMS, Carlos Brito falou da importância de refletir sobre a forma de custeio e manutenção do sistema público de saúde. Em seguida, a Mesa Diretora, em conjunto com a titular da pasta da Saúde, Ana Paula Macedo prestaram uma homenagem a equipe da SAMU Esteio. No ato foi entregue uma placa de agradecimento pelos relevantes serviços prestados a comunidade, no decorrer dos últimos quatros anos de atuação. Entre os assuntos debatidos foi sobre a retomada das obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), bem como a apresentação da secretária de Saúde, sobre o parecer da Comissão de Orçamento relativo à prestação de contas da pasta. Já os enfermeiros Laércio Kerber e Aimara Santos, do Grupo de Orientação de Cuidados Pós-Alta (GOCA) mostraram o funcionamento do trabalho da equipe que orienta e assiste pacientes, familiares e cuidadores quando são liberados do hospital e necessitam seguir o restante do tratamento em casa.
Hospital - Outro tema importante foi relacionado à difícil situação da Fundação de Saúde Pública São Camilo, no que tange a divulgação dos balancetes e ausência de publicação, inclusive no site da instituição. Uma das diretoras da Casa de Saúde, Tatiane Dela Pase informou que o endereço na internet está em manutenção e que nos próximos dias estará em funcionamento. Sobre o São Camilo, os conselheiros determinaram em realizar uma reunião extraordinária especificamente para tratar sobre o hospital municipal, com a participação inclusive com a presença dos integrantes da Comissão de Saúde da Câmara Municipal.


Unidades da Corsan aderem ao ‘Varal Solidário’
Os donativos serão entregues para entidades do município
Durante os próximos meses onde o frio irá predominar na região, empresas e entidades já estão se mobilizando para angariar roupas, calçados e acessórios. Uma dessas medidas vem sendo feita pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), através do projeto ‘Varal Solidário’, tendo adesão das cidades que tem sede da empresa pública. Segundo o gerente da unidade, Luciano Brandão, a iniciativa teve início na primeira semana de junho e deve estender até o final de agosto. As pessoas interessadas podem deixar um agasalho no varal e em contrapartida, as pessoas levam algumas sementes de muda de árvore nativa. “O material vem em volta de um papel biodegradável que é não agride o meio ambiente. No verso do envelope são explicadas as maneiras de plantar a muda no vaso”, explicou. Ele comentou que o varal está exposto no saguão de entrada da unidade local e as pessoas podem deixar os donativos. “Após termos uma quantia expressiva, será escolhido entre os servidores uma entidade carente, onde será entregue aos internos”. A agência da Corsan fica na Avenida Dom Pedro I, Centro.


Programa leva oficinas a estudantes 
da Vila Pedreira 
Oficinas ligadas a cultura e a educação ocorrem no Centro de Inclusão
A empresa fica localizada as margens da BR 116
Com o compromisso social de apoiar ações que visam a melhoria da qualidade de vida da comunidade que vive na região de suas fábricas, a Votorantim Cimentos são os principais realizadores do programa VIA, através do projeto ‘Construindo um Novo Caminho’. Um dos objetivos da ação é oferecer condições mais dignas para crianças e adolescentes com direitos violados e em situação de vulnerabilidade social. Além disso, a medida visa contribuir para o fortalecimento das políticas e programas geridos pelos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente. As atividades acontecem no Centro Municipal de Educação, Cultura e Inclusão Social (CMECIS) Pedreira. O espaço foi reformado a partir de recursos do projeto, com realização de oficinas para crianças e adolescentes da escola de Vila Pedreira e arredores. Para de 2015, foi repassado ao projeto o investimento de R$ 140 mil, destinado à continuidade das atividades. “A empresa acredita no trabalho realizado em conjunto com a comunidade. Entendemos que a transformação da sociedade pode acontecer quando há colaboração de todos. A reforma do Centro de Educação foi o ponto de partida para mudarmos a imagem do local, que além de acolher as crianças oferece oficinas semanais”, informou o gerente da fábrica na cidade, Giovani Abreu de Souza.
Infraestrutura - Giovani salientou que através dessa promoção pode-se ajudar em construir e diagnosticar situações que acontecem na região. “Também temos a oportunidade de avaliar os avanços sociais e ajustes das ações do projeto para atender a comunidade”. Além dos 90 alunos, as oficinas estão com inscrições abertas para jovens de 9 a 21 anos da comunidade, com previsão de atendimento de até 130 pessoas. Com atividades no espaço reformado que incluem aulas de violino, informática básica, hora do conto, capoeira, boxe e jiu-jitsu. O projeto ‘Via’ oferece ainda educação ambiental, hip hop, cinema e esportes na Escola Trindade.


Diretoria do Rotary Club Esteio é empossada 
A solenidade contou com a participação de diversos
segmentos da sociedade
Transmissão de posse para nova diretoria
Rotarianos da cidade e região participaram da solenidade de posse da nova diretoria
Cerca de 60 pessoas prestigiaram a solenidade de posse da nova diretoria do Rotary Club Esteio para o período 2015/2016. A festa aconteceu na noite do dia 25 de junho, no restaurante do Clube Aliança. Representantes de diversos setores da sociedade, como civis, militares, e religiosos participaram da cerimônia. Na oportunidade foi apresentado o novo slogan do ano rotário que será ‘Seja um presente para o Mundo’. De acordo com o presidente Lauro Furlan, que assumiu a função pela quinta vez, ao longo de três décadas como rotariano é um momento especial. “Apesar de alguns problemas durante a caminhada, mas tudo ocorreu dentro da normalidade. O resultado disso foi o trabalho do grupo, que apesar de poucos, mas são atuantes, em suas ocupações”, disse Furlan. Ele salientou que nesses anos de Rotary obteve vários conhecimentos, como respeitar ainda mais o próximo e aprendi a assumir os atos.
Parcerias - Já presidente entrante, Jaqueline Benites Madeira, que nessa segunda oportunidade a frente do clube de serviço irá dar continuidade aos projetos que já vinha sendo desenvolvido no Distrito e no Município. “Nessa data festiva marca também o reconhecimento dos parceiros que nos ajudam em favor aqueles que precisam na cidade”. Segundo o governador do Distrito 4670, Claudio Faccin, um exemplo importante está sendo dado nessa solenidade, pois trata-se da parceria com os clubes de serviço existentes na cidade. O trabalho voluntário torna-se mais expressivo quando também há participação do Poder Público nas ações. No final da solenidade foi cantado o tradicional ‘parabéns a você’, em homenagem aos 58 anos de existência do Rotary Club Esteio.

História e as influências do Rotary na comunidade
Miguel Luz contou algumas histórias do clube de serviço
Durante a cerimônia de posse da nova diretoria do Rotary Club Esteio, o diretor do Jornal e da Rádio Jornal Destaque, Miguel Luz relatou aos presentes um pouco da história do clube de serviço, que também fez parte por quase três décadas. Em sua explanação, Miguel mostrou um documento raro que trata-se do convite para a primeira reunião de Rotary na cidade. A ideia em fundar um clube surgiu dentro da empresa Lansul, por funcionários que moravam em São Leopoldo, quando a cidade deveria ter aproximadamente 12 mil habitantes. Também falou um pouco sobre alguns assuntos que por décadas foi motivo de polêmica entre os rotarianos que era o ingresso de mulheres no clube. “Esse momento significativo, pois demonstra a capacidade das mulheres no trabalho voluntário e atuar junto às comunidades carentes”, frisou Luz. Ele destacou que a existência do sino nos encontros tem uma representação especial, pois marca a presença dos pioneiros. “Assim como o Rotary e outros clubes de serviço continuem crescendo cada vez mais, pois tem grande influência na cidade”.


Mostra sobre preservação da natureza é tema de mostra em Sapucaia do Sul 
A atividade foi organizada por alunos do Rubén Darío
Estudantes prestaram atenção nas explicações dos colegas
O Instituto de Educação Estadual Rubén Darío, através dos estudantes das turmas do Magistério e Aproveitamento de Estudo (AE) promoveram no dia 30 de junho, a Mostra Sustentável. A exposição ocorreu nos turnos da manhã, tarde e noite, nas dependências da instituição. Na abertura, o diretor Eloi Machado enfatizou sobre a importância de falarmos sobre o tema, bem como a realização de uma palestra pelo professor Denilson Teixeira Seixas. Os projetos, todos feitos por estudantes dos terceiros e segundos anos do Curso Normal sob a orientação das professoras Anilza da Silva, Elimara Paschoal Lopes, Angela Packzowski, Rosimara Gomes de Varga e Jaqueline Abi, os quais focavam na reutilização de materiais como garrafas pet, papelão, latas e copos descartáveis, conscientizando sobre a importância da reutilização de materiais por meio de jogos e brincadeiras. Segundo uma pesquisa realizada pelo grupo criador do trabalho ‘Arte Sustentável”, a média de copos descartáveis gastos por dia na escola é de 300 unidades. “Ficamos apavoramos que foi feita a divulgação da pesquisa”, disse Luiza Isabel, integrante do grupo, que decidiu usar os copinhos da escola para fazer um painel. Para a aluna do terceiro ano, Ariana Costa, a apresentação para os colegas foi bom, mas que conheceu um pouco mais dessas descobertas foram as crianças das instituições.
Visitação - Além dos estudantes do Rubén, crianças e professoras das escolas Maria Sirley Vargas Ferraz, o Caic, de Esteio e Escola Estadual Manuel Bandeira, do município também foram visitar a feira. “Apresentar para colegas é bom, mas para eles é melhor ainda”, disse Ariana Costa. A participação foi grande, envolvendo até mesmo os mais velhos: ouviram histórias, competiram e brincaram. “Isso só reforça nossa decisão de ser professora”, comenta Larissa Antunes, uma das alunas, do curso Normal, criadoras do projeto “Minha Aula Sustentável de Matemática”.


Greve no Poder Judiciário atinge 
cidades da região 
Enquanto Esteio, a paralisação foi um dia, em Sapucaia,
90% dos servidores estão parados
Em Esteio, a adesão aconteceu por algumas horas
Já em Sapucaia do Sul, a greve atingiu cerca de 90%
Assim como a Justiça Eleitoral, os servidores do Poder Judiciário estadual também estão em estado de greve. Diante dos fatos, os funcionários da Comarca de Esteio colocaram uma faixa na parte frontal do prédio, situado na Avenida Dom Pedro I, com o propósito de informar a comunidade à situação. Uma das atividades relacionadas a paralisação aconteceu no dia 25 de junho, quando alguns servidores do Forum da cidade não executaram suas atividades. Segundo informações do lideranças sindicais na Comarca esteiense, a paralisação aconteceu somente em um turno, em função de pressões internas e externas, entre elas, o não pagamento do salário, em virtude do dia não trabalhado. Por causa disso, as atividades voltaram a normalidade no período da tarde. Já em Sapucaia do Sul, conforme informações dos servidores, a paralisação atingiu cerca de 90% dos servidores públicos. Permaneceu em atividade, pelo menos um servidor em cada cartório e uma das varas não paralisou, pois os profissionais estão em estágio probatório. Em ambas as cidades foi mantido 30% de funcionários do órgão, conforme a determinação da lei. Entre as solicitações dos manifestantes para o término da greve é o reajuste salarial em 15%, redução da jornada de trabalho, plano de carreira e a equiparação do auxílio alimentação.
Acordo - Durante a realização da última assembleia geral, no dia 29 de junho, os servidores decidiram, por unanimidade, rejeitar a proposta apresentada pelo Governo. A proposta foi de 21,3% de reajuste, dividido em quatro parcelas anuais (5,5%, em 2016; 5%, em 2017; 4,75% em 2018; e 4,5%, em 2019). Além disso, a categoria decidiu continuar essa mobilização por tempo indeterminado na busca pela aprovação do PLC 28/2015, que repõe as perdas salariais dos servidores (que já chegam a 49,62% em 2015) e está na pauta de votação do plenário do Senado. Foi detectado no último encontro geral que mais de 80 cidades do Estado estão aderindo a greve e sendo considerada a maior paralisação da história da categoria no Rio Grande do Sul.


LORI EMANOELA DA SILVA 
Cartomancia

Caros amigos, seguindo a série curiosidades culturais ciganas, prosseguiremos com algumas peculiaridades: Cartomancia  Instrumento milenar, que utilizo como meio de proporcionar um direcionamento para questões da vida. Onde o aspecto principal é o autoconhecimento, concretização das atitudes baseadas no bom senso e discernimento. As cartas ciganas fazem parte da tradição cultural cigana e foi popularizada na França Este oráculo com 36 lâminas com representações e com diferentes interpretações conforme posição na jogada revelam passado, futuro e presente, prognósticos a cerca da vida do consulente.  Passado de geração a geração, exercida somente pelas mulheres. Os ciganos, associaram seu nome às cartas de jogar. A razão para isso é as mulheres ciganas incluírem entre suas habilidades a leitura de sorte, em especial a quiromancia, a predição pelas linhas das mãos. Para o nômade, que carrega poucos pertences, é um recurso prático: não exige instrumentos especiais nem providências complicadas. Basta a palma da mão do consulente. As cartas antigamente eram feitas artesanalmente, com símbolos e figuras diferentes dos baralhos atuais.   Portanto nossa leitura de cartas está inserida como tradição ancestral, preservada por anos, ensinada quando somos crianças, resguardada e mantida como uma das ferramentas culturais de nosso povo. Abraço fraterno, toda benção!


Estudante de História visita o Museu Destaque
Rafael ficou impressionado com a infraestrutura do espaço
O estudante do 6º semestre do curso de História, Rafael Pereira esteve visitando as instalações do Museu Histórico Destaque, na tarde do dia 30 de junho. Na oportunidade, Rafael conheceu as salas que possuem fotos e peças que conta um pouco da história de Esteio. Rafael disse que teve conhecimento sobre o museu Destaque pela internet, através de um blog da Unisinos, com sede em São Leopoldo onde estuda. No material, um grupo de estudantes fizeram uma reportagem sobre o local, que coincidiu com a reabertura das novas instalações. “Fiquei impressionado com a estrutura e da preservação de um dos mais importantes espaços que cuida a história da cidade”. Ele destacou que o Poder Público, bem como a iniciativa privada desenvolver projetos relacionados a política de cuidado com a história. “Deve se pensar para o futuro, pois ao longo dos anos foi se destruindo locais, que se preservado, seria importante”. De acordo com o estudante, as fotos que mostram a cidade no passado e na atualidade é um registro significativo, pois oportuniza as pessoas que visitarem o museu possa se localizar geograficamente e na história. Outro ponto falado pelo visitante foi em relação de poucos trabalhos universitários existentes sobre o período que antecedeu a emancipação, assim como os primeiros anos já como município. Interessados em conhecer o Museu pode entrar em contato pelo telefone 3473-1712.


Reconstrução do Parque de Exposições
está em ritmo acelerado 
Mais de 90% do trabalho já foi concluído
A expectativa é estar tudo concluído antes de agosto
Faltando pouco menos de dois meses para a 38ª edição da Expointer, uma das maiores feiras agropecuárias da América Latina, as obras de recuperação do Parque de Exposições Assis Brasil, estão quase 90% concluídas. Conforme o subsecretário do parque, Sérgio Bandoca Foscarini, elas deverão estar prontas até a primeira quinzena de julho. “A feira vai acontecer, e estaremos com o parque em dia tanto para receber expositores quanto o público que aqui vier”, comentou Foscarini. Ele destacou que o governo estadual vem trabalhando para que a Expointer ocorra para dentro da normalidade, atendendo às normas exigidas. Em dezembro de 2014, a área sofreu destruições por conta de um tornado com rajadas de mais de 100 km/h e prejudicou pelo menos 70% das instalações. Pavilhões como o da Área Internacional já foram recuperados. Os trabalhos no Pavilhão do Gado de Corte estão na reta final. A expectativa é de que a partir da próxima semana se inicie a montagem das baias. O cercamento da pista de julgamento da raça Holandês foi recuperado, e o mesmo serviço será executado na pista central, onde acontecem julgamentos de animais e o desfile dos campeões. Estão em andamento obras para a Casa da Organização das Cooperativas do RS e do Espaço do Sindimate, que vai abrigar a Escola do Chimarrão.
Construção - Uma nova área de estacionamento está em construção, e a terraplanagem está em andamento. As obras são executadas pelo Governo do Estado em parceria com o Simers, ABCCC e Farsul. Já no Pavilhão do Cavalo Crioulo, os trabalhos estão em ritmo acelerado. A ABCCC está finalizando mais um pavilhão que vai abrigar equinos e terá espaço para o público conferir o desfile dos campeões, boulevard e pista coberta para os leilões da raça. Os operários estão trabalhando 24 horas nas obras, que têm recursos aportados pela entidade.

Ações que ainda faltam para recuperar a área 
destruída em temporal 
Para adequar o Parque Assis Brasil às normas de segurança exigidas pelo Corpo de Bombeiros, a administração está recolocando 220 caixas de luz na altura sugerida pela corporação e separando a fiação subterrânea da canalização que escoava o esgoto. A expectativa é de que o Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI) do parque seja liberado ainda no mês de julho.   De acordo com o sargento Álvaro do Nascimento, o Comando Regional, através da unidade esteiense e Secretaria da Agricultura estão unidos para que ocorra a abertura do Parque Assis Brasil. Está na dependência de liberação, por parte do Governo de verba para licitação para realização e entrega de plano de prevenção e verba para as medidas de proteção e prevenção necessárias para a segurança das mais de 500.000 pessoas que ali visitam o parque durante a Expointer.


Roberto Damasceno durante
uma visita no JD
Tenente-coronel do 34º BPM 
de Esteio deixa o comando 
Após quatro meses de trabalho junto ao 34º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Esteio, o tenente-coronel Roberto Domingues Damasceno está sendo transferido para um município da Região Metropolitana. O fato foi comunicado na noite do dia 29 de junho, através de seu perfil em uma rede social. Damasceno explicou que em razão de decisões superiores acabou sendo remanejado para exercer suas funções na cidade de Sapiranga. “Um dos prováveis motivos talvez tenha sido a interferência de representantes da comunidade e do Poder Público, em função da proposta que vinha sendo realizada em prol dos policiais militares e da sociedade”, desabafou Damasceno. Ele falou ainda que outro agravante foi a polêmica em relação ao fechamento das atividades do posto policial localizado na Rua Paulo Pontes, no bairro Jardim Planalto, o que desencadeou em encontros de cunho político. “Outro fator foi as constantes ações que tratava do fechamento das casas de jogos caça-níqueis”. O tenente-coronel ressaltou que como legado deixado na cidade foi dar uma nova visão de policiamento, mantendo uma relação de contato entre os brigadianos e as pessoas. “Apesar de um curto período foi efetuado o contratado de três anos para a instalação de GPS nas viaturas, bem como a aquisição de mais veículos. Também foi dada a largada para a reforma do prédio do batalhão, incluindo novos espaços para melhorar ainda mais o trabalho dos PMs”. Em seu pronunciamento em sua página pessoal, o tenente-coronel explicou que após ter assumido o comando do 33º BPM, de Sapucaia do Sul, por onde esteve somente uma semana, acabou sendo remanejado para o Batalhão esteiense, onde estava desde o dia 02 de março de 2015. “Agradeço o apoio de todos, e em especial pelo efetivo esteiense, através do comprometimento e apoio na realização de um trabalho sério e coerente”, explicou o tenente-coronel Damasceno. Após o comunicado, Roberto Damasceno irá encaminhar nos próximos dias o pedido de férias e a aposentadoria.


Corpo de Bombeiros de Esteio completa 26 anos 
A unidade tem realizado ações e trabalhado em prol da comunidade
A corporação esteiense, bem como a valorização dos profissionais
No dia 02 de julho é comemorado o Dia do Bombeiro. A data é marcada por homenagens aqueles que atuam com atos de heroísmo praticados diariamente, no qual a população confia. Além disso, no dia 01, a unidade do Corpo de Bombeiros do município festeja 26 anos de trabalho. Isso foi algo que se deu graças aos esforços dos integrantes do Consepro do município, bem como dos responsáveis da Indústria e Comércio local. Conforme o sargento Álvaro do Nascimento, que é responsável pela unidade esteiense, o sonho dos pioneiros se tornou realidade graças aos comandantes e militares que atuaram na corporação. “Esses homens e mulheres não deixaram apenas ideias, mas fizeram muito dando direito aos cidadãos como a segurança”, disse Nascimento. Ele comentou que o Corpo de Bombeiros, independente do local onde se encontra está sempre pronto para correr quando se faz necessário, seja para debelar incêndios, salvar vidas humanas ou animais, ou qualquer outra circunstância. Sargento Nascimento falou que ao longo dos anos, a corporação passou por momentos difíceis, mas também conseguiu superá-los. “Quando conseguimos salvar talvez uma única vida que seja, isso nos dá força para continuar cada vez mais ajudar o próximo e também proporcionar uma esperança para quem precisa”.
Estrutura - De acordo com o sargento Álvaro do Nascimento, atualmente o Corpo de Bombeiros de Esteio possui 22 homens e uma mulher, sendo que a soldada Cássia atua no setor de prevenção. É um setor mais especifico no protocolo recebendo os planos de prevenção contra incêndios. Mas ela também atua no socorro e no combate a incêndios. “Nessa profissão não existe diferença entre homem e mulher, aqui todos somos iguais, temos que trabalhar juntos porque um depende do outro para que possamos ter êxito”. Ele informou ainda que o bombeiro com mais tempo de serviço no CB da cidade é o 3º sargento Sandro Miguel Sampaio, com 25 anos de atuação, seguido por Álvaro do Nascimento, com duas décadas.

Álvaro do Nascimento
Ajustes após o desmembramento
Segundo Álvaro do Nascimento, o desmembramento do Corpo de Bombeiros com a Brigada Militar se dará de fato no dia 02 de julho de 2016, Esse processo esta sendo tratado pelos comandos superiores.
O motivo de um tempo maior é que existem vários ajustes para que de fato ocorra a separação.
Mas para isso ocorrer as associações estão mobilizadas para que o Corpo de Bombeiros fique cada vez mais forte. “Com relação à contratação de novos profissionais, por enquanto não será feito, devido a crise financeira em que o Governo do Estado se encontra. Também estão aguardando para início de curso cerca de 400 pessoas que passaram no último certame. Tanto que o Estado não deu prazo para início do curso para bombeiro”.

Liberação de espaços para eventos na cidade 
Após a tragédia na boate Kiss, em Santa Maria, que vitimou 242 pessoas, a relação para a abertura de espaços com grandes aglomerações foram alteradas, por intermédio de leis estaduais. Além disso, houve mudanças em relação ao Plano de Prevenção a Combate a Incêndio (PPCI), no que tange a liberação. O sargento Álvaro do Nascimento informou que o Corpo de Bombeiros de Esteio está cumprindo com os prazos em que a legislação permite, ou seja, 30 dias para exame e inspeção. Com relação aos locais de reunião de grande público, como os clubes sociais, um dos problemas enfrentados estão às dificuldades para adequação a nova legislação. “Por ser uma legislação mais rigorosa, devido ao sinistro na casa noturna, a corporação está mais cautelosa, em relação à aprovação desses planos. Alguns desses espaços na cidade são idênticos ao de Santa Maria, por isso, depois que acontece uma catástrofe, morte, todos irão tem um outro olhar sobre o local”. Em relação principalmente com Esteio, o sargento Nascimento destacou que os clubes da cidade, entre eles Aliança, Comércio, Apae, entre outros estão todos entregando os seus planos de prevenção. Um dos motivos para a demora da liberação é que está difícil de atender a legislação, pois são construções antigas, existentes antes a legislação, mas mesmo assim devem atender a legislação vigente de hoje. Quanto à abertura, liberação desses locais não depende somente dos bombeiros e sim dos responsáveis técnicos em atender a legislação. Após a apresentação e aprovação será realizado vistoria no prazo máximo de 15 dias e se tudo estiver dentro da normalidade emitiremos o alvará e consequentemente a desenterdição.


Iniciada a concretagem sobre a ponte 
na Rua Dona Isabel 
Uma das mais importantes etapas da obra na ponte da Rua Dona Isabel, que faz parte do projeto de Renaturalização do Arroio Sapucaia, foi iniciada no dia 29 de junho. Trata-se da concretagem da laje sobre a ponte. Após concluída essa ação, será realizada a pavimentação e a liberação da via para o tráfego. A nova galeria sob a ponte, que foi ampliada em cerca de 30% para ajudar a evitar alagamentos na região, já foi concluída. Além disso, está sendo feita uma outra importante intervenção da Avenida Brasil. O leito do Arroio Esteio, próximo ao chamado “braço morto”, está sendo concretado. Ao lado, uma galeria está sendo construída. No local, passará a via, numa segunda etapa do projeto.

Integrantes do ConCidade serão
empossados em agosto 
Antes disso, haverá um encontro para definir algumas ações
O primeiro encontro do grupo aconteceu no Clube Aliança
Os integrantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social da Cidade de Esteio (ConCidade) serão empossados oficialmente dia 11 de agosto, a partir das 18 horas, no Clube Aliança. Mas as comissões que compõe o órgão estão em plena atividade. O grupo que trata da implantação do Loteamento Industrial deve se reunir no dia 02 de julho, a partir das 10 horas, no Gabinete do Prefeito, para tratar do tema. Já no próximo dia 08, será a vez dos integrantes da comissão do Projeto Centro se reunirem. O encontro ocorrerá a partir das 18 horas, na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas de Esteio (CDL) que fica na Avenida Padre Claret, 146 - sala 101. No dia 11 de agosto, além da posse dos integrantes do ConCidade, será feita, por essas comissões, uma apresentação mais detalhada dos projetos Centro e Loteamento Industrial. Neste encontro, também haverá a apresentação do Plano Diretor de Manejo de Águas Pluviais das Bacias de Drenagem. Além das comissões que tratam do Projeto Centro, Loteamento Industrial, Plano Diretor de Drenagem, também foram criados grupos para cuidar da segurança pública, pavimentação, sinalização viária, acessibilidade, combate às cheias e habitação, entre outros temas.
Estudos - Cabe ao ConCidade assessorar o prefeito na formulação de políticas e diretrizes específicas voltadas ao desenvolvimento econômico e social do Município, produzindo indicações, propostas e acordos de procedimento. Também será função do órgão apreciar propostas de políticas públicas, de reformas estruturais e de desenvolvimento econômico e social, objetivando a articulação das relações entre governo e sociedade civil organizada. O Conselho será um órgão consultivo presidido pelo prefeito, composto por 60 representantes de instituições e setores do Município, de reconhecida liderança, todos designados pelo chefe do Executivo Municipal para o mandato de um ano, com a possibilidade de ser reconduzido ao cargo. O ConCidade terá como objetivo integrar a totalidade dos temas contemplando o Município como um todo. O Clube Aliança fica na Avenida Presidente Vargas, 2072, Centro.


Entidades estão se organizando 
para a Semana Farroupilha
Representantes dos piquetes que se inscreveram para a Semana Farroupilha participaram no dia 30 de junho, de uma reunião que ocorreu na Casa de Cultura. Um dos objetivos do encontro foi para tratar da organização do evento, que será realizado entre 13 e 20 de setembro no Parque Assis Brasil. A reunião foi coordenada pela titular da secretaria de Arte e Cultura, Ângela Ruas, pasta responsável pela preparação da festa. Também esteve presente a presidente da Associação dos Piquetes de Esteio (Aspe), Michele de Azevedo Cardoso, da vice-presidente da entidade, Luciara Sales, e do diretor financeiro, Antonio Garselaz.  Na reunião, foram tratados temas como segurança, limpeza, montagem e desmontagem dos acampamentos e repassado todo o regulamento da festança.  A Aspe será responsável pela organização interna dos piquetes e vai arcar com custos para elaboração do PPCI, instalações elétricas e hidráulicas no acampamento, segurança dentro dos pavilhões e manutenção da limpeza dos banheiros.  Todos os piquetes participarão, no dia 18 de agosto, também na Casa de Cultura, às 19h, da reunião geral, quando serão distribuídos os lotes para cada entidade e tratados de ajustes para a realização do evento.  A programação do evento está sendo definida, mas a secretária informou que já está certo shows com o cantor Wilson Paim, com o grupo vocal Acordes e Canções e com o trovador e apresentador Volmir Martins.


Casas Bahia abre as portas 
no Rio Grande do Sul 
A Casas Bahia, rede que comercializa eletrodomésticos, eletrônicos, móveis e utilidades domésticas, inaugurou no dia 01 de julho, sua loja em Cachoeirinha. A nova unidade está localizada na Avenida General Flores da Cunha, n.º 1.924, com uma área de vendas de 1.100 metros quadrados. Foram investidos R$ 3 milhões no novo empreendimento e contratado um quadro de 22 colaboradores, incluindo vendedores, operadoras de caixa e back office, todos moradores da região. A Casas Bahia preparou uma festa para receber os clientes, com brincadeiras e distribuição de brindes. A cidade de Cachoeirinha também abrigará um novo Centro de Distribuição para atender a demanda prevista para o Rio Grande do Sul. A nova estrutura é bem mais ampla, com um total de 34 mil metros quadrados de área. A previsão é inaugurar o novo CD neste segundo semestre e seu objetivo é dar suporte às lojas físicas Casas Bahia e Ponto frio e agilizar a entrega aos clientes no Estado. Além disso, vai atuar em sinergia com a CNova, responsável pelas vendas das duas bandeiras no comércio eletrônico. As redes Casas Bahia e Pontofrio são administradas pela Via Varejo, presente no Rio Grande do Sul há 22 anos com 26 lojas da marca Pontofrio e cerca de 500 colaboradores.


PE. ANDRÉ BOANERGES CARBONERA 
Missionário Claretiano 
MEIO ANO 

Com certeza! O ano voa... Já derrubamos seis meses. Ingressamos no segundo semestre. Na primeira etapa, festejamos o carnaval. Veio a Quaresma. Comemoramos a Páscoa. Homenageamos as Mães. Reverenciamos alguns Santos. Podemos destacar Santo Antônio; São João; São Pedro e São Paulo Santo Antônio ocupa um lugar de destaque, na Hagiografia Católica. Em certo tempo, uma cidade inteira resolveu rejeitar a pregação de Antônio O que fez o Santo? Foi ao rio que corta a localidade, chamou os peixes. Estes apareceram... Antoninho fez um longo sermão para a bicharada. Esta se comportou muito bem... Nas igrejas, muitos se portam distraidamente. Como se diz: “nem estão”!... Inclusive, vão comungar com chiclete na boca... Um total desrespeito... E São João Batista?! Foi elogiado pelo próprio Jesus. Herodes claudicou, porque estava bêbado, de cara cheia... Joãozinho pagou o pato... Se João Batista vivesse hoje, viraria um baita guisado... Procuramos ser coerentes? Reflitamos. Melhoremos. Santos e Anjos, Intercedei por nós! Imitemos os Santos! Assim seja!

Celebração marca a abertura do ano jubilar no Coração de Maria 
A missa festiva foi conduzida pelo arcebispo Dom Jaime Spengler
Centenas de fiéis prestigiaram a missa festiva
A abertura dos festejos alusivo aos 75 anos da Paróquia Imaculado Coração de Maria aconteceu na noite do dia 24 de junho. A solenidade contou com a presença do arcebispo metropolitano Dom Jaime Spengler. Um dos momentos mais importantes da festa aconteceu por 19h30, quando todos os participantes foram convidados a retornar para frente do templo religioso e integrar a inauguração do pórtico do ano jubilar. O equipamento foi construído ao redor da porta principal e foi apresentado por Dom Jaime. Segundo o arcebispo, é um momento importante para a comunidade essa festa. “Os 75 anos é marcado pela história, pela tradição e pelo trabalho daqueles que ajudaram a construir, não somente o prédio, mas passando conhecimento e fé”, disse. Ele comentou que também é um momento dos fiéis agradecerem pelas graças alcançadas, durante a caminhada. O pároco anfitrião do Coração de Maria, padre Darley José Kummer informou que o tema que marca do ano jubilado da paróquia é ‘Reviver, recordar e reencontrar-se com a vida em comunidade’.
Trajetória - Frequentadora da igreja desde 1956, Nair Quadros mantêm até os dias atuais um vinculo especial com o templo. “Foi nesse local que fiz comunhão, crisma, noivou e casou por duas vezes. Além disso, ainda fiz o batizado e outras celebrações religiosas nos três filhos”. Entre os momentos mais importantes que Nair lembrou foi a ordenação de um sacerdote. “Foi no período onde começou a cair o reboco do interior do prédio e por pouco não ocasionou um acidente ainda maior”, explicou. Para Nair, o processo de demolição foi algo que entristeceu a todos, pois uma história estava sendo destruída. “Acompanhei tudo a cada dia, desde sua demolição total até a construção do novo prédio. Foi a reconstrução de todos aqueles que trilharam a caminhada até o ano jubilar”.

Mais de 60 anos dedicada à paróquia 
Aos 81 anos, Loreni Maria de Borba Machado frequenta o templo religioso, desde que os 15 anos. Um dos períodos que viveu intensamente foi a participação no grupo do FAC. “A paróquia Coração de Maria é tudo para mim, pois foi onde que iniciei na vida religiosa, assim como batizei meus filhos, casei e ainda participa de eventos promovidos pela igreja”, ressaltou Loreni. Ela explicou que um dos momentos mais tristes para a comunidade, talvez fosse a demolição da antiga igreja. “Era um lugar especial que além de bonito era uma das referências turísticas da cidade e marcou a história de muitas famílias”.


Trio é capturado após operação policial em Sapucaia do Sul 
Com os suspeitos, os policiais encontraram armas e drogas 

Policiais militares do 33º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Sapucaia do Sul prenderam pelo menos três suspeitos por estarem envolvidos em diversos delitos na cidade. A operação intitulada ‘Visibilidade e Inquietação’ aconteceu nos dias 26 e 27 de junho, nas localidades que compõem o Comando de Policiamento Metropolitano (CPM). O primeiro detido foi um rapaz de 21 anos, em sua posse foi encontrado uma arma de fogo inoperante. De acordo com informações do BPM, o suspeito estava em atitude suspeita e no momento da abordagem, os PMs verificaram que o jovem tinha uma réplica de uma arma, que era utilizada para fazer assaltos a pedestres na cidade. Recentemente, o indivíduo havia tentado assaltar um pedestre, que acabou reagindo com o assaltante, sendo ferido na cabeça com uma coronhada. O suspeito possui antecedentes criminais por estelionato. Já a segunda prisão, o suspeito de 27 anos foi encontrado com cinco petecas de cocaína e R$379,95, em dinheiro fracionado em papel e moedas. Ele possui registros policiais por receptação, homicídio, lesão corporal e desacato.
Antecedentes - O terceiro homem detido pela Brigada Militar do município, tentou fugir, ao perceber a proximidade dos brigadianos, mas foi capturado poucos metros após a fuga. Na verificação do sistema prisional, o indivíduo possui diversos antecedentes como roubo de veículos, posse de entorpecentes, assalto a estabelecimento comercial, porte ilegal de arma, entre outros. O trio foi encaminhado a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), em Canoas, onde foram registros os fatos. Os veículos apreendidos foram levados ao depósito.


Suspeitos são detidos por PMs no Liberdade
Em ambas as prisões ocorreram no bairro Liberdade
Dois foragidos do sistema prisional foram presos por uma guarnição do 34º BPM, através dos PMs que atuam no Policiamento Comunitário. A primeira prisão aconteceu no dia 25 de junho, quando o indivíduo em atitude suspeita, caminhava pela rua. Segundo os policiais, já havia sido expedido um mandado de prisão pelo Judiciário. Ele possuía antecedentes por roubo, porte de arma, tráfico de entorpecentes e latrocínio. O segundo registro aconteceu no dia 29, por volta das 11h30, quando o suspeito percorria uma rua, quando foi abordado pelos policiais militares. Durante a verificação no sistema prisional, o indivíduo possuía um mandato de prisão. O homem já cometeu diversos delitos na cidade. Enquanto um dos homens foi levado até a DP esteiense para registrar os fatos, o outro teve quer ir até a DPPA, em Canoas. Além disso, os homens foram capturados no bairro Liberdade.


Brigada Militar prende dupla em 
menos de 12 horas
Um dos envolvidos possuía uma arma
Em poucas horas, a Brigada Militar de Sapucaia do Sul prenderam dois homens em flagrante, no momento em que cometiam seus delitos. O primeiro fato aconteceu no dia 28 de junho, quando o policiamento motorizado da BM capturaram um suspeito. Segundo informações do Batalhão, o homem de 35 anos estava próximo a um imóvel situado na Rua Leônidas de Souza, no bairro Silva, quando foi abordado pelos PMs. Durante a revista, os policiais militares detectaram que ele portava um revólver calibre 38, com quatro munições intactas e uma deflagrada, sem permissão. O suspeito possui antecedentes por tráfico de entorpecentes. Já o segundo caso ocorreu na Avenida Américo Vespúcio, no bairro Pasqualini, quando um indivíduo de 32 anos foi abordado e preso. Com ele, os PMs encontraram um extintor ABC, um rádio automotivo, além de documentos de um veículo Corsa Wind, de cor vermelha, que estava estacionado próximo ao local da abordagem. Após a captura, os policiais entraram em contato com o proprietário do veículo que foi até o local indicado e reconheceu o material apreendido. Após ser dada voz de prisão em flagrante para os delitos de porte ilegal de arma de fogo e furto em veículo, ambos foram encaminhados a DPPA, onde foi feito o registro dos delitos.


Homem é preso por policiais militares 
no bairro Vargas 
Um foragido do sistema prisional foi preso por policiais militares do 33º BPM de Sapucaia do Sul. O fato aconteceu na noite de 24 de junho, por volta das 22h30, próximo a uma residência na Rua Paraíba, no bairro Vargas. De acordo com informações do Batalhão, no mês de junho, pelo menos 13 indivíduos foram recapturados pela Polícia no município. O suspeito de 32 anos possui registros como roubo a transporte coletivo, assalto a estabelecimento comercial, ameaça, furto, entre outros. Diante dos fatos, os policiais deram voz de prisão ao homem que foi conduzido a DPPA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário