sexta-feira, 10 de julho de 2015

EDIÇÃO 1988

Corredores de Esteio são destaques 
em competição 
A equipe tem participado de eventos importantes no Estado e até fora
Jorge Onir com medalhas e troféus
A equipe de corredores da cidade
Desde janeiro de 2015, uma nova equipe de corrida de rua formou-se na cidade. Trata-se do grupo de corredores ‘Eu Corro’. Um dos integrantes da equipe, Jorge Onir, esteve na tarde do dia 02 de julho, na sede do Jornal Destaque, com o propósito de divulgar o trabalho dos atletas. Ele relatou que o apoio para a formação do grupo partiu dele e do atleta Rodrigo Medeiros, e que em pouco tempo outros corredores foram se unindo e foi formada a equipe. “Em apenas seis meses, a equipe de atletismo já obteve grandes resultados, entre eles, a participação em dezembro de 2014, a Corrida de São Silvestre, em São Paulo. Dos 45 mil participantes, os atletas do grupo ficou entre os mil colocados. Algo muito importante, principalmente para aqueles que estão começando”, falou Onir. Ele informou que em julho, os atletas irão participar pelo segundo ano consecutivo da Corrida de São Cristovão, que acontece no dia 18, no município de Tubarão em Santa Catarina. “Atualmente, a equipe é formada por aproximadamente 25 corredores que residem na cidade, em municípios ao redor. Mas também tem integrantes que vivem em Porto Alegre. É uma entidade agregadora que luta diariamente pelo esporte”. Jorge Onir frisou ainda que neste semestre, os corredores terão a oportunidade de mostrar o talento na Meia Maratona, a ser realizada na Capital, assim como a Corrida da Semana Farroupilha, no mês de setembro, em Esteio e o Circuito Sesc de Corrida, que percorrerá diversas cidades pelo Estado. E fechando o ano de maneira especial, mais uma edição da São Silvestre. “Temos conhecimento que poder representar Esteio em eventos esportivos é motivo de orgulho para todos os atletas, até mesmo aqueles que não residem no município”, enfatizou.
Auxílio – Diante de algumas dificuldades, Jorge disse que os apoiadores são fundamentais para o bom desempenho dos atletas na competição. Um dos locais que colabora com o grupo é a Unisinos, onde os corredores fazem o treinamento em pista, assim como a Academia Forma Livre, Divina Pizza e Pro Cond (assessoria em condomínios), que fica em Porto Alegre. “Através desses patrocinadores temos condições de ter algumas despesas abonadas como pagamento de taxa de inscrição nas competições, uniforme e até transporte”. O corredor esteiense disse ainda que uma das entidades pioneiras na cidade, em relação a prática de corrida é a Associação dos Corredores de Rua de Esteio (Acores), onde muitos atletas da equipe despontaram para o esporte. “Estamos para somar e incentivar o esporte na comunidade, atingindo todas as faixas etárias”.


Educação no combate às drogas 
é tema de encontro 
A atividade tratou também da integração entre sociedade e governo
Representantes de vários segmentos participaram da atividade
O Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (COMAD) promoveu no dia 26 de junho, a atividade ‘Círculos de Diálogos’, que tinha como tema principal Rede: Qual é a Nossa?. A ação foi realizada no auditório da Casa dos Conselhos e contou com um público estimado de aproximadamente 30 pessoas. Participaram representantes de diversos segmentos da comunidade no encontro. A palestra dessa edição foi ministrada pela assistente técnica de assuntos de Rede, vinculados a secretaria de Educação de Porto Alegre, Márcia Gil Rosa. Na oportunidade, a palestrante tratou da questão das drogas, como vem sendo abordado na área de educação e como a atuação em rede. De acordo com o organizador do encontro, Jorge Cristiano da Viega, círculo de debates contou com temáticas relevantes, promovida pelo Conselho. Isso oportuniza a sociedade se engajar, bem como o Poder Público. “Um dos pontos abordados nesse ano da ação foi a questão da venda de drogas lícitas, como álcool, tabaco e medicamentos, que mesmo com restrições, é um dos grandes problemas em vários países no mundo”, disse Viega. Ele comentou que muito se discute das drogas ilícitas, mas se feito um comparativo é a menos consumida, pois o custo para ser usuário é elevado. “O álcool é mais consumido que a cocaína e até a maconha. E muito disso, tem início dentro de casa”. Em relação ao fechamento da ISEV em Esteio, foi algo negativo para quem buscava ajuda para abandonar o vício do álcool ou das drogas. “Era uma ferramenta importante que dava um acalento”. O COMAD se reúne toda a terceira segunda-feira de cada mês, das 9h às 11 horas, no auditório da Casa dos Conselhos, que fica localizado no sub-solo do prédio da prefeitura, na Rua Engenheiro Henner de Souza Nunes, 150, Centro.


Aprovado o projeto que cede 
prédio a Loja Maçônica
Atualmente o prédio encontra-se em péssimo estado de conservação
O Legislativo esteiense aprovou o Projeto de Lei (PL) que concede o prédio, localizado ao lado da Praça Irmão Egydio Justo para a instalação da Loja Maçônica Aldebaran. O prédio fica na Avenida Presidente Vargas, na área central da cidade, próximo ao Clube do Comércio. No espaço, vários órgãos públicos e até escolas tinham o local como sede. As mais recentes repartições a permanecerem foi a secretaria da Saúde e departamentos da pasta. De acordo com informações, a concessão do espaço será para um período de 20 anos, podendo ser prorrogado por igual período. Durante uma das reuniões realizadas pela Câmara de Vereadores, entre os parlamentares, representantes do Executivo e da Loja Maçônica fizeram um acordado que uma das medidas que a entidade irá fazer será a manutenção da praça. Além disso, a entidade pretende instalar equipamentos de academia ao ar livre, para uso da comunidade, bem como a restauração dos banheiros públicos da praça. As reformas no local tiveram que ser especificados no PL, passando a conter a minuta do contrato de concessão, informando claramente a maneira que a instalação vai compensar o Município, além de prazo de obras.


Dia da Cultura Cigana é instituído no Município
Lori com um grupo de ciganas e apoiadoras
Os vereadores aprovaram o Projeto de Lei que institui o Dia da Cultura Cigana no Município. A data estabelecida foi o dia 08 de abril, onde se comemora a etnia, em âmbito internacional. Um dos objetivos da medida é valorizar a cultura cigana como manifestação cultural, revelar a diversidade existente na cidade, seja ligada a atividades artísticas, como participação social. A secretaria de Arte e Cultura poderá participar do evento ou ações comemorativas à data com a divulgação nas redes sociais, em parceria com representantes do segmento, visando a grande participação da comunidade. A representante do povo cigano, Lori Emanoela da Silva falou que a primeira iniciativa para que o projeto se tornasse lei surgiu em fevereiro de 2014, quando foi protocolado junto a pasta competente a solicitação e passou um ano e alguns meses. “Hoje, Esteio vem a ser o pioneiro no Rio Grande do Sul a instituir a data, que se têm informações. Outras cidades do país já haviam instituído o dia”, disse Lori. Ela salientou que outra medida foi a solicitar junto ao gabinete do chefe do Executivo municipal, por intermédio da secretaria competente a retirada de livros e outros documentos que falem mal ou incitam, via palavras ou imagens sobre o povo cigano. “Outra conquista importante é que atualmente sou a única cigana no Estado que trabalha no programa Mais Educação e que utiliza a dança como incentivo junto aos hemisférios cerebrais”, explicou à educadora.


Ciclovia na Avenida começa a tomar forma
A ciclovia é um dos principais atrativos da avenida
Após a conclusão da pavimentação do primeiro trecho da Avenida Brasil (Avenida Beira Arroio) e da rotatória que liga a via com a Rua Rio Grande, o que começa a tomar forma, agora, é a ciclovia. O espaço destinado ao trânsito de bicicletas terá um total de 1,3 km, sendo que toda a extensão da avenida tem 1,8 km. A obra da Avenida Brasil, uma via que ligará a Avenida Presidente Vargas com a Rua Dona Isabel, no bairro São José, é fundamental para evitar alagamentos nas regiões da Vila Nova, Navegantes e ruas Rio Grande e Bento Gonçalves. A nova via vai representar uma melhora significativa na mobilidade urbana de Esteio, pois permitirá o trânsito das pessoas que vêm dos bairros da zona leste da cidade se deslocam para Canoas sem a necessidade de passarem pelo Centro. Atualmente, além da construção da ciclofaixa, os operários estão trabalhando na conclusão da galeria sob a ponte da Rua Dona Isabel e de uma galeria próxima à junção dos arroios Sapucaia e Esteio, por onde passará a via. Parte do trecho da segunda etapa da avenida já foi, também, pavimentada.


Ambulantes vendem mercadorias nas calçadas 
Diariamente, os pedestres que caminham pela Avenida Presidente Vargas, na área central do município, deve ficar atento. Um dos principais motivos é a concorrência entre os lojistas e vendedores ambulantes. Esse detalhe não fica restrito somente a cidade, mas em outras localidades do Estado e do país. De acordo com um morador, há trechos na principal avenida comercial de Esteio em que ocorre a disputa ente ambulante e pessoas. “Já presenciei cenas de pedestres sendo xingados por terem pisados nas mercadorias espalhadas no chão”, relatou. Falou ainda que os ambulantes vendem várias peças como cobertores, acessórios, relógios e até alimentos. “O detalhe é que em muitos casos, a comercialização acontece em frente a um estabelecimento que é regularizado, onde precisa pagar funcionários, impostos e até aluguel, enquanto isso, os ambulantes não tem muito o que contribuírem”, desabafou. O morador explica que diante dos fatos, a venda informal não está ficando restrita somente a Presidente Vargas e sim outras ruas principais do município. A grande maioria dos vendedores são oriundos, muitas vezes, de outras cidades e até de outros países, através das facilidades com a imigração.


Flamengo da Pedreira conquista 
título de futebol de campo 
O time se consagrou campeão na categoria sub-20
O time que conquistou um título importante
O time Flamengo Futebol Clube, da Vila Pedreira de Esteio consagrou campeão na categoria Sub-20, de futebol de campo. A grande final aconteceu no dia 05 de julho, no campo do Estrela, no bairro Santo Inácio. O ganhador bateu o time anfitrião por 3x1, partida que fazia parte do Campeonato Municipal. Os atletas que marcaram os gols foram Luizinho, que se destacou com dois e Yuri, que fez um. No campeonato, o Flamengo obteve resultados importantes, entre eles, premiações expressivas como de goleador, que ficou para Pedro Henrique. O melhor goleiro foi do Flamengo e foi conquistado pelo Jeferson, bem como o troféu disciplina. No jogo, na categoria máster 40, o time da Pedreira ficou em quarto lugar e conquistou o troféu de goleador, Marcelo Buda. A competição havia começado em março. Segundo uma das integrantes da diretoria do time, Andréia Fortes, a partir de setembro, inicia as competições nas categorias sub-17 e máster 50. No dia 15 de junho, ocorreu nas dependências do Campo do Estrela a assinatura de convênio para início das obras de recuperação da área. A solenidade contou com representantes do Poder Público, bem como integrantes que fazem parte dos times futebolísticos da cidade. A obra será realizada a partir de recursos financeiros oriundos de uma emenda parlamentar do deputado federal Geovani Cherini.


Área no Tamandaré será 
transformada em avenida 
A área de terras localizada entre as ruas Santa Rita de Cássia, Rio Pardo e Avenida Luiz Pasteur, no bairro Tamandaré, e que vem há nos servindo de lixão, foi tema de reunião, organizada pela Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação do Legislativo. Também participaram representantes da Consultoria Jurídica, secretaria de Obras, proprietários de imóveis e a empresa concessionária de energia. Os moradores ao loteamento relataram à comissão, que temem a volta do descarte de todos os tipos de lixo, inclusive, animais mortos, além da falta de segurança que o local oferece. No loteamento, que existe há mais de 30 anos, e que tem total de 4.851 metros quadros, passa a rede de alta tensão e não existem residências. Os moradores apresentaram, ainda, um termo de responsabilidade e compromisso entre o município, a concessionária de energia elétrica e empresa construtora, para a abertura e a infraestrutura da Avenida das Nações, junto ao loteamento. No termo, assinado em 2013, o município comprometeu-se a fornecer o levantamento topográfico, a terraplenagem, além da mão de obra para colocação do meio fio, compactação de brita. Já a empresa de energia elétrica, deveria abrir a via, e os proprietários, o fornecimento dos meios fios, e brita graduada, além de possíveis materiais adicionais. O titular de Obras, José Luiz da Silva, garantiu que fará a entrega da Avenida das Nações na próxima semana. Ele salientou que a demora na entrega da obra se deu em função de quebra de contrato com a empresa responsável, que se recusou a fazer parte do trabalho. Silva também relatou que o Executivo não possui recursos para a colocação de postes.

Preparativos para 38ª Expointer já começaram
A expectativa dos organizadores é superar os números de 2014 
Após alguns resultados positivos em relação a qualidade do gado gaúcho, a secretária estadual de Agricultura vem divulgando as atividades previstas para acontecer na 38ª Expointer. Nesta edição da festa, através do conceito apresentado “Com o campo, o Estado cresce”, a ideia também é superar os números obtidos na edição anterior do evento, mesmo diante de uma grande crise política e econômica no país. Um dos pontos que serão executados no evento do agronegócio será o fato que o Estado conquistou recentemente a certificação de área livre da Peste Suína Clássica (PSC), pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), na Europa. Na 37ª edição, a Expointer recebeu mais de 450 mil visitantes. O volume de negócios totalizou R$ 2,72 bilhões – dos quais R$ 2,71 bilhões foram em máquinas e equipamentos. As vendas de animais somaram R$ 12,4 milhões, e no pavilhão da agricultura familiar, R$ 1,95 milhão. O faturamento com as vendas do artesanato foi de R$ 1,4 milhão.


Terrenos em comunidades são regularizados
Moradores participaram da atividade 
A regularização fundiária no Município já está em pleno andamento nas comunidades da Vila Nova, Bom Jesus, Pedreira, Guterres e Vila Navegantes. Em breve a ação também será estendida a Vila Esperança. No loteamento Bom Jesus, o Cartório de Registros de Imóveis já encaminhou as matrículas individualizadas da regularização fundiária dos 91 lotes da comunidade. Assim que a Cooperativa Bom Jesus estiver devidamente registrada, ocorrerá a transmissão de posse dos lotes às famílias beneficiadas. O Executivo Municipal já está em processo de disponibilização de 1.550 lotes para regularização fundiária, beneficiando cerca de 5 mil pessoas. Para a regularização no Município, a Prefeitura captou recursos do governo federal, em mais de R$ 40 milhões.


Profissionais da Construção Civil preparam atividade em agosto 
Diversas ações estão previstas para ocorrer no evento, 
em Sapucaia do Sul
Rubem Léo, secretário do Trabalho, Cidadania e Economia Solidária,  Arlênio Silva,
prefeito de Sapucaia do Sul, em exercício, Júlio Cezar Steffen,  presidente do SINDUSCOM-SL,
 Sirlon Ribeiro, secretário da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção
e do Mobiliário do Estado do RS, Adílpio Zandonai, secretário de Direitos Humanos
e diretora Geral de Governo, representando a respectiva Secretaria Municipal, Rosy Santos
Neusa Silveira, jornalista do SINDUSCOM,  Marcelo Daudt, tesoureiro
do SINDUSCOM e diretor da CDL Esteio, Rosi Atolini, secretária da CDL Esteio
Desde 2012 acontece no RS, o Dia Nacional da Construção Social (DNCS)  e neste ano, o evento acontecerá em Bento Gonçalves, Capão da Canoa, Pelotas, Santa Cruz do Sul, Santa Rosa e Sapucaia do Sul, município que desde  2012 aderiu ao evento. O lançamento do DNCS ocorreu no dia 1º de julho, na sede do Centro das Indústrias, em São Leopoldo, e segundo o presidente do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de São Leopoldo (SINDUSCOM-SL), engenheiro Julio Cezar Steffen, a iniciativa já está consolidada na região. O tema definido para esta edição ”Quer mudar o mundo? Mãos à obra!”. Para o presidente  Julio Cezar Steffen, o evento visa despertar no jovem o interesse pelas oportunidades de inserção no mercado da construção civil, ao mesmo tempo, em que será estimulado a valorizar e interagir com os trabalhadores e seus familiares.  O presidente Cezar Steffen argumentou ainda que “no auge da construção civil alertamos sobre a ausência de jovens no setor. Agora as ações, que promovem esta inserção, são urgentes. Desejamos que este evento possa contribuir para sensibilizar futuros trabalhadores e promover uma grande integração entre as gerações”, disse o presidente da entidade.
Comemoração - A diretora de Operações do SESI-RS, Elaine Kerber, entidade parceira do SINDUSCOM na realização do evento, enfatizou que a entidade, através desta ação, está mobilizando os jovens a conhecerem mais a profissão da construção civil. “Neste dia 1º de julho também estamos celebrando 69 anos de existência do SESI e desejamos potencializar iniciativas que promovam a qualidade de vida do trabalhador e de seus dependentes, estimulando igualmente a gestão socialmente responsável”, destacou Elaine. Segundo o presidente do SINDUSCOM de Esteio e secretário da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário do Estado do RS, José Sirlon Oliveira Ribeiro, “vamos estar empenhados em divulgar o evento para que este dia reúna um número ainda maior de participantes, inclusive repetiremos a doação de bicicletas para sorteio ao final do evento”. No encerramento da cerimônia, o prefeito de Sapucaia do Sul, em exercício, Arlênio da Silva, registrou a importância da iniciativa para o município.
Serviços que serão oferecidos
O Dia Nacional da Construção Social acontecerá em Sapucaia do Sul, em parceria com o SESI,  no dia 22 de agosto, das 9h às 16h, no SESI, que fica situado na Avenida Lúcio Bittencourt, 1080. No local, os participantes poderão usufruir de benefícios nas áreas da Educação (Educação para o Trânsito, Educação Ambiental para o Zoo, Inscrições para Cursos, entre outros serviços), Saúde (Acuidade Visual, Exames de Glicose, Orientação Nutricional, Verificação de Pressão Arterial e Orientação de Saúde Bucal). Lazer (Parede de Escalada, Cabine Fotográfica, Aulas de Dança, Lanches e Brinquedos) Cidadania (Informações sobre FGTS, Planejamento Financeiro, Carteira de Trabalho, Informações sobre INSS, etc..). A CDL Esteio há três anos participa deste evento e neste ano não será diferente. Uma das atividades será fazer consultas gratuitas ao SCPC pessoa física e jurídica. A expectativa é que o número de visitas supere a de anos anteriores. O grande desafio para este ano, em âmbito estadual, é prestar 35 mil atendimentos a 11.500 pessoas, sendo que em Sapucaia do Sul a meta é 16 mil atendimentos a 1.320 pessoas.  Haverá também ônibus, que fará o translado dos participantes do Trensurb até o SESI e vice-versa, durante a realização do evento.


Associação sapucaiense completa 38 anos 
Além da palestra motivacional, também houve 
homenagens aos pioneiros
Prefeito Vilmar Ballin e o presidente da ACIS Ademir Sauthier
Ademir Sauthier e Vilmar Ballin com Carlos Eduardo Maciel,
 gerente administrativo da Gerdau
 Ademir Sauthier e Vilmar Ballin com Günther Kopsell, gestor da Casa Primavera
No dia 30 de junho, a Associação Comercial, Industrial e de Serviços (Acis) de Sapucaia do Sul completou 38 anos. Adata foi lembrada durante reunião-almoço que teve como palestrante o consultor de empresas e diretor executivo do Instituto Cada Vez Melhor, Daniel Müller. Na oportunidade o presidente da ACIS, Ademir Sauthier,  homenageou duas empresas associadas e fundadoras da entidade: Gerdau e Casa Primavera. Daniel Müller, com experiência de mais de 15 anos na área da capacitação, desenvolvendo a autoconfiança, relações humanas, comunicação eficaz, liderança, negociação, entre outras ações. Daniel absorveu a atenção dos mais de 100 convidados que ouviram a palestra “Atitudes de Alta Performance”. “Neste momento onde só se ouve falar em crise, as pessoas estão encarando o momento de forma não tão adequada”, afirmou Daniel Müller. Ele acredita que a mudança de atitude é a chave para obter sucesso na vida particular e profissional. “O saber mudar depende de ter o conhecimento e a habilidade, que ocasiona o empresário ou colaborador sair da zona de conforto. “Todos querem ter coisas, mas que para isto é necessário fazer, e para fazer é necessário ser”. No entender do palestrante, existem cinco competências que ajudam a alcançar os resultados: coragem, relações humanas, comunicação eficaz, liderança e atitudes positivas. O palestrante ainda chamou atenção para o fato de muitos, com a intenção de atingirem seus objetivos, vão em busca de novas técnicas, quando o que realmente faz a diferença são as relações humanas, ter atitude, foco e persistência.
Café - O vice-presidente da Indústria, Ademir Costella, aproveitou o evento para informar que no dia 28 de julho haverá um café da manhã, às 7h15, na sede da CDL, para o qual serão convidadas 30 empresas de Sapucaia do Sul interessadas em mostrar o que produzem e o que tem interesse em comprar. As informações relativas ao evento e inscrições podem ser adquiridas na secretaria da ACIS com Pierina, através do 3474.1212.


Índios participam de gincana cultural
O artesanato e a dança foi um dos atrativos do encontro
Os estudantes da Escola Municipal Júlio Ströher, de Sapucaia do Sul, tiveram um dia repleto de reflexões sobre a diversidade. A Gincana Cultural da instituição teve sua mostra oficial recentemente como um dos seus pontos altos, a presença de cerca de 30 índios da comunidade kaingan, oriundos de São Leopoldo. Além de apresentarem seu artesanato em palha, pedras e repleto de cores vivas, eles também mostraram sua dança e falaram sobre a cultura indígena e discriminação. Segundo orientadora pedagógica da instituição, Janete Chaves, a atividade é realizada anualmente e antecede a festa julina da escola. “A avaliação da ação foi positiva, pois neste ano optamos por trabalhar o tema diversidade, tendo como foco o projeto ‘Selo Escolar de Superação do Preconceito e da Discriminação”, disse Janete. Ela comentou que cada equipe apresentou uma pesquisa em torno de temas como homofobia, altas habilidades, cultura religiosa, autismo, entre outros. A gincana envolveu os cerca de 700 alunos da instituição, da pré-escola a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Todos apresentaram o resultado das suas pesquisas, em torno do tema sorteado.


Escolas da região são contempladas 
com computadores
Os municípios de Esteio e Sapucaia do Sul, que fazem parte da 27ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) integraram a rede de cidades, onde grande parte das escolas estaduais foram agraciadas com netbooks. A solenidade de entrega dos equipamentos aconteceu no dia 01 de julho, no Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini. Ao todo foram repassados 3.210 aparelhos, que fazem parte do projeto Laboratórios Móveis. A expectativa é de que, até a conclusão do projeto, sejam distribuídos 36,3 mil netbooks, contemplando 661 instituições de Ensino Médio. Estão previstas novas entregas para agosto e setembro. Entre as instituições da região estão as escolas Augusto Meyer, Bairro do Parque, Bernardo Vieira de Mello, Dyonélio Machado, Jardim Planalto e Maria Sirley Vargas Ferraz, o Caic. O secretário estadual de Educação Vieira da Cunha disse que a entrega também representa o cumprimento de metas da pasta que visa qualificar os professores para uso dos equipamentos em sala de aula. Serão quatro etapas de formação e, até o fim do ano, a capacitação atingirá 26 mil docentes. “Vamos fazer a nossa parte, fazer com que os alunos se interessem mais. Este projeto terá um papel decisivo e estratégico para o Rio Grande do Sul avançar em termos de educação pública”, afirmou Cunha.

Redes de água são substituídas
A Corsan está trocando 12,2 mil metros de redes de água na cidade. As substituições atendem o cronograma estabelecido em conjunto entre o Executivo e a secretaria de Obras, Saneamento e Habitação, devido à futura execução de repavimentações na via. A instalação das novas tubulações, que começou em setembro de 2014 e tem conclusão prevista para o próximo para aproximadamente 60 dias. A medida visa reduzir o número de rompimentos de redes, diminuindo as situações de desabastecimento e as intervenções nos pavimentos de calçadas e vias públicas. Já foram trocados 5, 5 mil metros de redes. A obra na Avenida Presidente Vargas, no Centro, integra um investimento conjunto de R$ 30 milhões em substituição de redes que envolvem os municípios de Esteio, Canoas e Sapucaia do Sul.


Novos equipamentos irão 
contribuir com o atendimento
Com os investimentos do projeto Saúde Conectada, a Farmácia Básica Municipal recebeu novos computadores. Com isso, o número de guichês para atendimento passou de sete para nove, agilizando a prestação do serviço para a comunidade. A Secretaria Municipal de Saúde está ampliando a equipe, atualmente composta por farmacêutica, seis auxiliares de farmácia e dois estagiários. A farmácia faz o fornecimento, de graça, de remédios para a população do município mediante a apresentação de receita médica do SUS. Por dia, são atendidas, em média, 600 receitas. São oferecidos 127 tipos de medicamentos, sem custo à população. Entre os medicamentos mais procurados, estão anti-hipertensivos, usados no controle da pressão arterial; ansiolíticos, mais conhecidos como tranquilizantes; medicamentos para gastrite; analgésicos; e insulina, necessária para diabéticos. Além disso, também disponibiliza antibióticos, vitaminas, anticoncepcionais, preservativos, entre outros. A Farmácia Básica Municipal fica na esquina da Avenida Dom Pedro com a Rua Aristides Stumpf, em frente à Praça do Expedicionário. O local está aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h as 16h45.


Posto do Jardim Planalto é entregue 
ao Executivo 
Além disso, o tenente-coronel fez explicações sobre os motivos da iniciativa 

Desde o dia 02 de julho, o destacamento do 34º Batalhão de Polícia Militar (BPM) localizado no bairro Jardim Planalto foi fechado. O tenente-coronel Roberto Damasceno entregou simbolicamente as chaves do prédio ao Executivo Municipal, que é responsável pela área. Além disso, entregou um documento, junto ao comando geral, formalizando sua transferência para o município de Sapiranga. Segundo o tenente-coronel, a partir dessa medida, na região irá se intensificar o policiamento ostensivo e a pé, tanto na Avenida Ernesto Dornelles, quanto na João Paulo I. “Os policiais que atuavam no prédio, em função dos últimos acontecimentos em que envolveu o atual comandante, vão atuar no patrulhamento da cidade”, comentou Damasceno.
Visita - O tenente-coronel Damasceno falou durante uma visita na sede do Jornal Destaque, no dia 03 de julho, que ficou surpreso com a repercussão que teve com sua saída, através das redes sociais. “Foi pouco tempo para mostrar tudo àquilo que temos de conhecimento. Mas durante esse período, pude juntamente com minha equipe de trabalho em benefício da sociedade”. Ele destacou ainda que nesse período, conseguiu trabalhar com um efetivo atuante e responsável, obtendo resultados expressivos. “Pode-se afirmar por intermédio de dados oficiais, em que, alguns delitos houve uma redução nos números, se comparado com o mesmo período em anos anteriores. Isso prova é que estamos defendendo o cidadão de bem”. De acordo com o tenente-coronel Roberto Damasceno, pelo menos dois pontos de jogos de caça-níqueis, localizados na área central do município entram-se fechados. Esses locais não têm autorização para funcionar, pois não possuem Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI). “Nesses espaços possuem armadilhas perigosas como há não existência de saída de emergência, bem como instalações elétricas precárias, que pode ocasionar incêndio e risco para a saúde das pessoas”.


Jovem é detido em flagrante com drogas 
e armas no bairro Ipiranga
O tráfico de drogas estava ocorrendo nas dependências de um condomínio 
Na noite de 03 de julho, por volta das 20h30, uma guarnição do 33º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Sapucaia do Sul foi informada, através de uma denúncia anônima, que um apartamento situado em um condomínio era utilizado como ponto de venda de drogas. O local fica localizado em uma edificação na Avenida Theodomiro Porto da Fonseca, no bairro Ipiranga. Os policiais militares, ao chegarem ao local prenderam um indivíduo em flagrante e apreenderam um menor. Ao realizar a abordagem os policiais identificaram um rapaz de 19 anos, que entregava um tablete de maconha a um menor, sendo que na revista pessoal foi encontrado de posse do traficante sete tabletes de maconha e a quantia de R$ 21,00, em dinheiro. No local que era utilizado pelo suspeito para vender entorpecentes foi encontrado uma espingarda calibre 28, um rádio transmissor na frequência da polícia, uma lanterna e dois celulares. Apesar da pouca idade, o rapaz possui antecedentes por posse de entorpecentes e apreensão de objeto. Foi dada voz de prisão em flagrante delito por tráfico, tendo sido ambos encaminhados à DPPA, em Canoas para lavratura da ocorrência.


Suspeito tinha diversas
passagens pela polícia 
Brigada Militar prende suspeito
no Santo Inácio
Uma guarnição do 34º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Esteio prendeu um suspeito em uma das ruas do bairro Santo Inácio. A detenção aconteceu no dia 02 de julho, por volta das 14h30. Segundo informações da BM, o indivíduo possui antecedentes por posse de entorpecentes, lesão corporal, roubo a pedestre, entre outros. Após a revista pessoal foi encontrado com o rapaz uma faca utilizada nos roubos, bem como um aparelho celular de uma das vítimas, a qual reconheceu o indicisado como autor do roubo. O suspeito foi levado para a Delegacia do município, onde prestou esclarecimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário