quinta-feira, 22 de outubro de 2015

EDIÇÃO 2002

O público saiu do Parque Amador e ao
longo das ruas, as pessoas iam seguindo a procissão
Caminhada até Santuário de Padre Réus reúne dezenas de fiéis 
Dezenas de fiéis da cidade e região participaram no dia 18 de outubro, da 34ª Caminhada de Fé, Penitência e Esperança. Liderada pela irmã Ana Garaffa, a ação iniciou por volta das 7h30, na Rua São Luiz, em frente a capela Sagrado Coração de Jesus, situado no bairro Parque Amador. Em seguida, o público seguiu pelas avenidas Padre Claret e Presidente Vargas. Em frente à paróquia Nossa Senhora das Graças, houve um momento de fé e oração. Os peregrinos foram até o município de Sapucaia do Sul, onde em frente a igreja matriz, Nossa Senhora da Conceição também ocorreu uma solenidade preparada pelo padre Darley José Kummer, do Imaculado Coração de Maria. O público seguiu pelo túnel até ingressar na Avenida Ruben Berta. Em São Leopoldo, o publico percorreu a Avenida Theodomiro Porto da Fonseca até o santuário de Padre Réus. Irmã Ana Garaffa era só alegria, por poder contar com um público expressivo e alegre, mesmo diante de alguns problemas enfrentados pela cidade durante o ano. Ao chegarem ao santuário capilé, os romeiros assistiram uma missa solene, que teve a duração de aproximadamente uma hora.

Ruas de Esteio se transformam em 
rios em poucos minutos
Durante o temporal que atingiu o Estado e a Região Metropolitana causou estragos e pontos de alagamentos, no dia 14 de outubro. Há alguns anos sem sofrer grandes transtornos, após uma manutenção e limpeza nas bocas de lobo e troca de alguns canos, a Avenida Presidente Vargas e adjacentes ficaram alagadas por algumas horas. A forte chuva em poucos minutos fez com que não houvesse um fácil escoamento das águas. Diversos estabelecimentos comerciais chegaram a ficar alagados. Os espaços, principalmente as lojas comerciais que ficam abaixo do nível da rua tiveram o ingresso das águas. Para evitar maiores transtornos e danos, funcionários e proprietários agilizaram erguendo o que estava no chão, com o propósito de salvar peças. Nas redes sociais, pedestres e motoristas postavam fotos sobre o ocorrido.


Mais Bela Negra de Esteio ocorre em novembro 
Estão abertas até o dia 30 de outubro, as inscrições para o concurso ‘Mais Bela Negra de Esteio’ 2015. O evento vem sendo organizado pela secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, em parceria com o gabinete do prefeito e a pasta de Arte e Cultura, bem como integrantes do Conselho Municipal Étnico Racial. Um dos principais critérios de escolha das ganhadoras serão desenvoltura e beleza. As categorias são infantil, juvenil, adulto e sênior, que corresponde entre cinco anos, em diante. A final do concurso será no dia 07 de novembro, na Praça da Juventude, que fica situada na Avenida Porto Alegre, 505. Serão eleitas, a rainha, 1ª princesa, 2ª princesa e simpatia (nas categorias infantil, juvenil e adulto). As ganhadoras tem a missão de participar das atividades relacionadas a Semana da Consciência Negra do município.


Lançada a campanha de Natal em Esteio 
A AÇÃO TEM COMO principal incentivador a CDL do município
Celso destacou a importância da ação para a economia local
Integrantes do setor empresarial e autoridades do município prestigiaram na noite do dia 20 de outubro, a solenidade de lançamento da campanha de Natal da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) intitulada ‘Esteio Show de Natal’. A festa ocorreu na sede da entidade, situada na Avenida Padre Claret, no Centro e tem como slogan ‘O presente dos seus sonhos está aqui’. Durante o evento aconteceu a exibição de um vídeo institucional sobre o funcionamento e a duração da atividade, que foi feito pelo empresário Toninho Bellorini. Segundo o presidente da entidade, Celso Dalmas, um dos principais objetivos da campanha é oferecer condições para que os esteienses optem por fazer suas compras de fim de ano nos comércios da cidade. “A iniciativa tem por finalidade fomentar e valorizar os estabelecimentos existentes, não apenas no Centro, em nos bairros também”, comentou Dalmas. Ele comentou que a campanha tem como foco o aumento nas vendas do comércio local. “Apesar da crise financeira e econômica em que o país e o Estado se encontram, para conseguir sobreviver no mercado, as empresas estão fazendo estratégias para atrair o consumidor e readequando as finanças. Talvez com isso, aos poucos possamos vencer os obstáculos”.
ADESÃO - Representando o Executivo Municipal, o secretário de Economia e Desenvolvimento Sustentável, José Luiz Daudt destacou que a campanha de Natal contribui não apenas para a entidade, mas para os estabelecimentos locais, com a adesão cada vez mais dos consumidores. “Ao longo dos anos pode-se observar o crescimento do trabalho elaborado pela CDL, no que tange as campanhas e com isso, as pessoas estão buscando consumir mais na cidade”, enfatizou Daudt. O presidente da Associação Gaúcha do Varejo (AGV) Vilson Nöer ressaltou que as parcerias existentes no município entre o Poder público e a iniciativa privada é importante, pois ambos tem condições de fazer cada vez mais pelo local ou região em que atuam. “Apesar da crise, cada empresário deve potencializar sua empresa, com o objetivo de superar este momento difícil, o qual a sociedade brasileira está vivendo”.
Informações sobre a campanha
A campanha de Natal da CDL inicia dia 01 de novembro e se encerra no dia 31 de dezembro de 2015. As urnas estarão nas lojas que aderirem a ação. Valor mínimo para ter direito a concorrer é de R$ 50,00. 1º prêmio: automóvel zero km (classic LS); 2º prêmio: Moto Honda zero km CG 125 Fan KS; 3º prêmio: televisor 42 polegadas; 4º prêmio: refrigerador 334L; 5º prêmio: Condicionador de Ar Split 9.000 BTUs; 6º prêmio: fogão a gás 4 bocas; 7º prêmio: forno de microondas 30 L

Áreas de Esteio serão regularizadas 
Com o processo de regularização fundiária sendo aplicada na Vila Esperança, moradores de outros pontos que se encontram em situação irregular também estão na expectativa de conseguir o documento de posse aos proprietários. De acordo com a secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, por intermédio da titular, Joceane Gasparetto, a situação encontra-se em processo de disponibilização aproximadamente 1.550 lotes a serem regularizados, que irá beneficiar aproximadamente cinco mil pessoas. Tanto que para dar andamento aos processos, a Administração Municipal, captou, via PAC 2, um montante de R$ 40 milhões. Moradores da Vila Pedreira também aguardam há anos pela regularização fundiária.
ANDAMENTO DOS PROCESSOS DE REGULARIZAÇÃO 
Vila Bom Jesus - Falta apenas que a cooperativa que detém a área regularize-se para que as escrituras sejam entregues aos moradores. Vila Guterrez - Já está em processo avançado. Está indo para o registro no Cartório de Registro de Imóveis. Navegantes - Projeto sendo finalizado para ser enviado à Câmara de Vereadores para autorizar a doação dos lotes aos moradores. Vila Nova - Estão sendo feitos ajustes técnicos para que sejam feitas as matrículas no Cartório de Registro de Imóveis. Boqueirão - Estão sendo feitas reuniões para aprovação do mapa com a comunidade. Três Marias - Processo está em fase de estudos técnicos com medição de lotes. Praça Acre - Documentos já foram enviados para o Cartório de Registro de Imóveis.

Luís Cláudio Gomes
Professor de História Licenciatura Plena - Especialista 
SER humano 
A velocidade das informações nos traz a sensação de que estamos sendo vencidos pelo tempo. Até aqui nenhuma novidade. Uma constatação. O tempo real do mundo virtual requer atenção. Dependendo de nossa lenta ou rápida percepção de análise corremos o risco de não percebermos o valor da informação presente naquele determinado instante de leitura diante do poderoso equipamento ao qual estamos utilizando. O número de informes a cada hora, minuto ou segundo do mundo virtual de vinte e quatro horas ininterruptas não nos faz perder o sono. Porém, sem percebermos, adormecemos. Sono profundo. O equipamento nas mãos. Desconectamo-nos da tela virtual. Abro os olhos. Mundo real. Ainda conseguimos conviver com a natureza. Quem sabe a natureza conosco. Tenho o privilégio e, deve ser o de muitas pessoas, em acordar ao canto da ave sabiá (derivado do Tupi haabilá). Na literatura é frequentemente citada como o pássaro que canta o amor e a primavera, as origens, a terra natal, a infância, as coisas boas da vida. Foi imortalizado por Antonio Gonçalves Dias na abertura do poema Canção do Exílio. Minha terra tem palmeiras, Onde canta o sabiá; As aves que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá. Em especial, na primavera, o sabiá, possui sua cantoria forte, longa e constante. Ao amanhecer. No decorrer do dia. Ao entardecer. Não se esquecendo do anoitecer. Já ouvi pessoas expressarem o seu descontentamento com o canto do pássaro. Ouvir o canto da ave no século XXI (2001 – 2100) refletiria questionando se este canto estará presente no século XXII (2101 – 2200)? Alegria ou tristeza para as próximas gerações? Talvez em um futuro próximo ou distante a melodia da ave esteja presente somente no mundo virtual. É o avanço da tecnologia, sem dimensão ou limites. Estar conectado ao equipamento eletrônico está e estará sendo mais significativo do que conviver com a natureza. Enquanto meio ambiente perguntaria, o que é SER humano?


45º Encontro de Alcoólicos Anônimos 
é realizado em Esteio 
REPRESENTANTES de diversos segmentos 
participaram da atividade 
O pavilhão da Agricultura Familiar, localizado no Parque de Exposições Assis Brasil foi palco nos dias 17 e 18 de outubro, do 45º Encontro Estadual de Alcoólicos Anônimos (AA). O evento contou com um público estimado de aproximadamente 300 pessoas, mesmo após o intenso temporal que atingiu o Estado alguns dias antes. O lema principal dessa edição foi ‘80 anos, um único propósito’. O tema escolhido para o encontro foi ‘Os serviços em A.A sob a luz dos doze conceitos’. Uma das principais atividades do encontro foi a palestra do pároco titular da Igreja Nossa Senhora da Conceição, de Sapucaia do Sul, padre Adilson Kunzler, que tratou do tema “A recuperação na espiritualidade”. Também ocorreu a palestra do médico Olney Fontes, que presta serviço voluntário para a entidade. Por estar há anos atuando junto ao AA, o profissional se tornou um custódio não alcoólico (cuida e preserva as tradições da entidade) e representou a JUNABB. Onei falou sobre os malefícios da doença, as causas e consequências, bem como relatos de superação. O encontro também contou com a participação de assistente social do município de Gravataí, Elisabete, que abordou o assunto referente sobre o enfrentamento do alcoólico na sociedade atual. Prestigiaram o evento, representantes do AA, dos estados de Santa Catarina e Paraná.
META - De acordo com os organizadores, a meta foi atingida que era relacionada a união cada vez mais dos membros do grupo, que estão buscando uma cura para ficar longe do vício da bebida. No evento também prestigiaram familiares dos integrantes do AA, que fazem parte do Al-anon. Além disso, o encontro tinha como finalidade comemorar os 80 anos de surgimento do Alcoólicos Anônimos no mundo e os 45 anos de existência no Rio Grande do Sul. Interessados em conhecer mais o trabalho desenvolvido no Alcoólicos Anônimos (AA) na cidade pode ir nas reuniões que acontecem no Grupo Boa Vontade, as quintas e domingo, às 20 horas, na Igreja Imaculado Coração de Maria. Já o Grupo Liberdade, as reuniões ocorrem as terças-feiras, às 20 horas, na Paróquia Nossa Senhora das Graças. Os familiares dos frequentadores de Alcoólicos Anônimos, conhecido como Al-anon se reúnem aos domingos, também às 20 horas, no Coração de Maria.


LORI EMANOELA DA SILVA 
Liberte-se do passado 
Hoje pela manhã seguindo pelas ruas da cidade, observei as árvores ao longo do caminho; e comecei a refletir sobre o que prende a gente ao passado? Entre tantas experiências vividas temos em nossa memória “coisas” que literalmente deveriam ser podadas, pois, sua presença nada acrescenta em nossas vidas. Ainda que tenhamos grandes oportunidades, devemos nos reconectar com nossa verdadeira essência e recomeçar quantas vezes for preciso; para poder em totalidade viver em liberdade. Quando tomamos consciência de nossa mestria, toda e qualquer ingratidão, desprezo, e desrespeito torna-se adubo divino para nossa jornada enquanto seres universais passando temporada na terra. Para que intensificar lembranças desagradáveis em sua vida, que não levam a nada, somente a insatisfação e dor? Pode sua árvore, respire o ar tranquilo, renove suas forças, perdoe, e não limite sua vida a pensamentos menos tranquilos. Liberte-se do passado! Abraço fraterno, toda bênção! ciganabrazil@yahoo.com.br


Lançado o programa ‘Tenda da Lori’ 
na rádio Jornal Destaque
Uma das propostas do programa é interagir com o ouvinte
Um novo produto entrou no ar na programação da Rádio Jornal Destaque. Trata-se do programa ‘Tenda da Lori’, apresentado pela cigana esteiense Lori Emanoela da Silva. O programa iniciou às 10h30, logo após o programa ‘Opinião’, sob o comando de Carlos Próspero. Durante 60 minutos, ouvintes e internautas fizeram perguntas sobre os mais variados assuntos a cigana, no qual a consulta era pelas cartas. No primeiro programa participaram pessoas pelas redes sociais e endereço eletrônico das cidades como Esteio, Gravataí e até de Florianópolis (SC). O ouvinte e internauta tem total liberdade para perguntar com consultas através do baralho cigano. O programa ‘Tenda da Lori’ será apresentado terça e sexta-feira, das 10h30 às 12h. Para ouvir basta acessar o site www.radiojornaldestaque.com.


Chuva volta causar transtornos 
para moradores de Esteio 
APESAR DE TAMBÉM termos sido atingidos pela chuva de granizo e por ventos fortes, o problema se agravou com o transbordamento do Arroio Sapucaia em alguns trechos
Moradores da Rua Bento Gonçalves voltaram a sofrer com alagamentos
Após as fortes chuvas que atingiram a Região Metropolitana nos dias 13 e 14 de outubro, os respaldos estão surgindo após o mau tempo. Em Esteio, por volta das 14 horas, a água já estava invadindo as ruas e algumas moradias no bairro São José, Vila Nova e Navegantes. Os locais mais atingidos foram próximos ao arroio Sapucaia que por alguns minutos transbordou e acabou elevando a quantidade de água, pois em algumas vias já estavam alagadas. O motivo era que as bocas de lobo não estavam dando vazão. No São José, as ruas Tri Campeão e parte da Santana e arredores estão alagadas desde as primeiras horas da manhã. A velocidade das águas era tamanha que chegava formar ondas em alguns trechos das vias. A Defesa Civil do município, bem como o Corpo de Bombeiros e voluntários estavam resgatando as pessoas que estavam presas em suas casas, por causa do acúmulo de água nas residências. Em torno das 18 horas, moradores do bairro São Sebastião, em especial num trecho da Rua Bento Gonçalves e nas Capitão Tomaz Osório, Viamão e Bom Jesus voltaram a sofrer com enchentes, por não dar vazão ao Sapucaia. O arroio Esteio está com uma altura elevada, mas estava escoando.
ESCOAMENTO - Apesar de todo o alerta em torno das cheias dos arroios em Esteio, por causa do escoamento das águas em direção ao Rio dos Sinos, que está muito elevado, um alívio por algumas horas para os moradores que residem nas ruas Theodomiro Porto da Fonseca, José Guimarães e Uruguai tiveram problemas em relação ao não escoamento da água nos bueiros. Tanto que a rua e os pátios ficaram alagados. Algumas casas, a água entrou pelos ralos ou por estarem no nível da rua.

Auxílio para as famílias desabrigadas na cidade
Ruas do São José se transformaram em rio, em pouco espaço de tempo
Quem não consegui trabalhar por causa das consequências do temporal na região pode ir à Casa dos Conselhos, localizada na Rua Engenheiro Henner de Souza Nunes, 150, Centro, sub-solo do prédio administrativo. O horário de funcionamento é das 8h às 18 horas. Os Centros Municipais de Educação Básica Eva Karnal não teve aula no dia 16, por ter servido mais uma vez para ser ponto de abrigagem e no Alberto Pasqualini ficou alagado por estar próximo a dois arroios, no São José.

Água volta a causar pânico entre moradores
Trechos do Parque de Exposições ficaram cheios de água
Além disso, alguns moradores do bairro Novo Esteio ficaram em alerta preocupados com a água que se acumulava entre os portões 9 e 10, do Parque de Exposições Assis Brasil e que chegou a transbordar e invadir parte da Avenida Celina Chaves Kroeff. Somente no portão 13, que fica as margens do Arroio Esteio foi que teve mais as consequências, pois chegou a ficar alagado por algumas horas e transbordou jogando água alguns setores do parque que são mais baixos.

É hora de recomeçar após os alagamentos
Famílias chegaram a colocar madeira em frente as portas evitando o ingresso da água
Se comparado com outras cidades da Região Metropolitana, com a chuva de granizo e dos fortes ventos que chegou a destelhar algumas moradias, Esteio teve mais prejuízos em função do transbordamento do Arroio Sapucaia. Até o dia 16 de outubro, cerca de 400 pessoas que estavam desabrigadas, por causa do temporal já estavam retornando para seus lares. Dos seis abrigados que foram montados para atender as possíveis famílias, somente três estavam abertos distribuindo principalmente kits de limpeza, nas áreas mais afetadas.


Empresas do Loteamento 
Industrial ficaram alagadas
Uma das mais prejudicadas foi a Unidasul, pois fica mais próxima ao arroio
O grupo In Betta também sofreu com as consequências do temporal 
Funcionários das empresas Unidasul e In Betta, ambas situadas no Loteamento Industrial e próximas ao Arroio Sapucaia também sofreram as consequências dos alagamentos na cidade. Desde o dia 14 de outubro, por volta das 15 horas, uma barreira de contenção que havia sido construída, em função das enxurradas rompeu e a água invadiu o pátio e em seguida o andar térreo dos prédios. Alguns materiais foram salvos, pois tiveram que ser erguidos e a rede elétrica suspensa provisoriamente. Alguns carros que estavam no estacionamento das empresas ficaram submersas pelas águas. Já na In Betta, a enxurrada invadiu o pátio e os pavilhões da empresa, impedindo o ingresso dos funcionários para o trabalho. Diante disso, a água é tanta que invadiu a Avenida Cesar Antônio Bettanin, que dá acesso a BR 448 - Rodovia do Parque. A trafegabilidade ocorria somente de caminhões, pois carros e motos praticamente não podiam passar, pois corriam o risco de ficarem trancados.


O Hospital Getúlio Vargas foi um dos locais
mais prejudicados com o temporal
Granizo e vento forte 
Aos poucos Sapucaia do Sul volta ao normal após uma das maiores tragédias climáticas já registradas na cidade. A devastação foi tamanha que atingiu inúmeros espaços públicos e privados. O estrago de grande proporção foi principalmente relacionado a chuva de granizo que destruiu centenas de casas e até de automóveis, muito pelo fato do tamanho que se encontrava as pedras de gelo, comparadas inclusive com um ovo ou bola de pingue-pongue. Um dos pontos que obrigou talvez uma mobilização maior foi no Hospital Getúlio Vargas, que parte do teto de gesso caiu em alguns setores. Com isso, alguns pacientes foram transferidos para outras Casas de Saúde na região, inclusive no Hospital São Camilo. Algumas ações que estavam previstas para ocorrer, entre eles, o Feirão de Emprego teve que ser cancelado. Devido aos caos que se formou, o Executivo Municipal decretou estado de emergência. No dia 18 de outubro, o ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto esteve no Estado visitando as cidades atingidas. Em Sapucaia do Sul, o ministro anunciou ao prefeito Vilmar Ballin que o governo federal não medirá esforços para auxiliar as famílias. Entre as medidas a serem adotadas estão a liberação para o saque do FGTS, até o valor de R$ 6.220,00.


Famílias da Vila Pedreira fazem
manifestação na BR 116
Os moradores reivindicavam somente o retorno da energia elétrica
A falta de luz resultou em uma manifestação na noite de sexta-feira, 16 de outubro, na BR 116, em frente a Vila Pedreira. Um dos principais motivos foi a demora na religação da energia elétrica na localidade e também no bairro Novo Esteio. O corte da luz aconteceu no dia 14, em torno das 22h30, em função do intenso temporal que atingiu a região pela segunda vez. A mobilização iniciou por volta das 18 horas e teve uma duração de aproximadamente de quase duas horas. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) auxiliou os condutores, enquanto durava o protesto. Com a interrupção da via expressiva, dezenas de motoristas tiveram que enfrentar a situação ou optar por rotas alternativas, com o objetivo de fugir da confusão. A situação voltou a se normalizar na sexta-feira, por volta das 21h30. Segundo o PRF, cerca de cem pessoas no protesto bloquearam as pistas no sentido capital-interior. Chegou a ser registrado cerca de oito quilômetros de engarrafamento atingido a via no território canoense.


Chuva no Estado chama a atenção da NASA 
Um satélite da NASA estima maior chuva do mundo nas últimas 24 horas sobre o Rio Grande do Sul. A estimativa de precipitação feita pelo satélite Tropical Rainfall Measuring Mission (TRMM) da Agência Espacial Americana mostrou os dados com relação à chuva volumosa que caiu no Rio Grande do Sul nas últimas 72 horas. Pelos cálculos do satélite, a precipitação superou os 200 milímetros, principalmente em municípios do Centro e Centro-Sul do Estado. Os dados que perfazem todas as regiões do planeta Terra indicaram que os maiores acumulados no período - por estimativa - ficaram concentrados no estado gaúcho. Estações meteorológicas automáticas operadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registraram entre as 20 horas, do dia 13 de outubro e às 20 horas, do dia 15, a precipitação acumulada foi 231 milímetros em Santa Maria e 104,6 mm, em Porto Alegre.
Quantidade de chuva registrada 
215 mm em Alegrete e em Santiago, 210 mm. Já em São Gabriel, 187,8 mm e em Rio Pardo,150 mm. Quaraí, 139,4 mm; Vacaria, 136,8 mm; Teutônia, 116 mm; 109,4 mm em Campo Bom.


GISELE LEITE 
REVESTIMENTOS 
EM COZINHA 
Pura inspiração!! Revestimentos em cozinha são muito variados e podem mudar completamente o conceito do ambiente. Eles têm a função de decorar, proteger, harmonizar... Pode-se usar vidros, espelhos, pastilhas, ladrilhos hidráulicos, porcelanatos, simplesmente pintura, MDF, fibras de bambu, placas cimentícias, enfim, são variadas opções que podem distinguir um ambiente clássico de um ambiente rústico ou contemporâneo de um retrô. É importante revestir a área do fogão e da pia com materiais impermeáveis, que facilitem a limpeza, como porcelanatos, pastilhas ou granito. De preferência que a cozinha não tenha todas as paredes com o mesmo tipo de revestimento. Pode-se variar, sendo uma parte pintura, ou placas em MDF, adesivos, ou até mesmo papel de parede. É necessário tomar cuidado para não misturar muitos materiais; se for usado estampa na parede, o piso deve ser liso, pois o ambiente precisa ficar harmônico. Revestimentos em cozinhas deve ser um detalhe especial para deixá-la ainda mais bonita. Uma técnica muito usada é o backsplash. É a famosa faixa de revestimento entre balcão e aéreos. Com o backsplash a cozinha fica leve, prática e moderna. Pode-se usar madeira de demolição, rolhas de vinho, pastilhas, vidro, espelhos, etc.. A pintura à base epóxi é outra opção, barata e prática, pois é antiaderente e possibilita a limpeza. Na foto, backsplash espelhado, proporcionando amplitude e leveza ao ambiente.
Fonte: Gisele Leite Ambientes/ Esteio
Enfim, considera-se que a cozinha não é mais um simples ambientes para fazer refeições, mas sim
um lugar de confraternização. Portanto, busca-se na decoração revestimentos aconchegantes,
design inovador e muita praticidade.
Limpeza e manutenção nos arroios e 
em bocas de lobo 
UM DOS PRINCIPAIS OBJETIVOS da ação é evitar novas tragédias
As máquinas estão trabalhando intensamente para resolver o problema
O tempo bom tem contribuído para que os sapucaienses tenham condições de organizar suas residências e consertar os telhados danificados pela chuva de granizo que atingiu a cidade no dia 14 de outubro. Em função disso, o Poder Público e voluntários estão trabalhando para amenizar os possíveis problemas que poderão surgir com o mau tempo que está previsto para atingir a região nos próximos dias. As secretarias de Obras, Serviços e Mobilidade Urbana e Meio Ambiente, estão com equipes em diversos bairros da cidade realizando limpeza e recolhimento de lixo e entulhos, grande parte destroços de telhas e móveis estragados. Está ocorrendo, ainda, corte de árvores e galhos, além de nivelamento e patrolamento das vias e laterais, principalmente, na zona rural da cidade. Já a secretaria de Desenvolvimento Social também segue atendendo as famílias atingidas que estão nos abrigos municipais, com alimentação e distribuição de agasalhos. Além disso, há equipes da pasta nos bairros mais atingidos cadastrando as famílias que permanecem em suas residências, mas necessitam de algum auxílio.
AJUDA - A Defesa Civil continua auxiliando as pessoas atingidas pelas chuvas com repasse de lonas. A solicitação deve ser feita mediante cadastro na sede da Defesa Civil, localizada na sede da Guarda Municipal, Rua Tiradentes, 624. Segundo informações da entidade, 36 mil residências foram atingidas na cidade até o momento, e 590 sapucaienses estão desalojados. Deste total, 244 estão nos abrigos organizados pela Prefeitura, no Ginásio Municipal Kurashiki, na Escola Municipal Otaviano da Silveira, no bairro Fortuna, e na Associação dos Moradores do bairro Carioca. Cerca de quatro mil kits de lonas já foram distribuídos e a Defesa Civil já realizou 4.965 atendimentos.


Palestra marca ações do Outubro Rosa na cidade
O encontro teve por finalidade esclarecer as mulheres sobre a doença
Prevenção e tratamento do câncer de mama foi o tema da palestra ministrada no dia 20 de outubro, na CLISAM, em Sapucaia do Sul. Promovida pela secretaria de Saúde, com apoio da Universidade Feevale, a iniciativa integra a programação do Outubro Rosa. O assunto foi abordado pelo ginecologista e especialista em mastologia, Daniel Pedrini, para um grupo de mulheres atendidas no estabelecimento. O profissional falou sobre os exames que detectam o câncer de mama, e a importância da detecção precoce da doença. “Antigamente, as mulheres descobriam o câncer de mama por meio do autoexame. Agora detectamos a doença cada vez mais cedo, por meio de exames de imagem. Quanta mais precoce for o diagnóstico, maiores são as chances de cura”, falou Pedrini. Além da CLISAM, vários postos de saúde da cidade estão com ações do Outubro Rosa.


Campanha sobre benefícios do Refaz arrecada mais de R$ 2 milhões em Esteio e Sapucaia 
UM DOS FOCOS DA AÇÃO é orientar os clientes que possuem débitos com a Fazenda estadual
Um dos objetivos é valorizar o profissional contábil
Mais de R$ 2,1 milhões em débitos de ICMS arrecadados. Esse foi o resultado do primeiro mês da campanha encabeçada pelas Delegacias Regionais do CRCRS em Esteio e Sapucaia do Sul em parceria com a Associação dos Contabilistas de Esteio e Sapucaia do Sul, iniciada em setembro. A ação visa informar os profissionais contábeis sobre a necessidade de orientar os clientes que possuem débitos com a Fazenda estadual sobre os benefícios de aderirem ao Refaz, programa de parcelamento de dívidas de ICMS, instituído pelo governo do Estado, que estabelece condições diferenciadas para aqueles que quitarem à vista ou parcelarem suas pendências. Os valores arrecadados no primeiro mês da campanha foram apresentados pelo delegado regional de Esteio, Cleiton Charutti, pelo vice-presidente de Relações Institucionais do CRCRS, Pedro Gabril Kenne da Silva, e pelo contador, Longuinho Muzykant, na primeira quinzena de outubro, ao secretário adjunto da Fazenda, Luiz Antônio Bins, e ao subsecretário adjunto da Receita Estadual, Paulo Amando Cestari.
ARRECADAÇÃO - Na oportunidade, Bins destacou o apoio essencial da classe contábil gaúcha para o aumento da arrecadação do Estado e, também, na orientação dos contribuintes sobre as vantagens da regularização das empresas. “Esse programa de refinanciamento possui duas funções. A primeira é elevar a arrecadação do Estado. A outra é oportunizar a regularização da situação das empresas junto à Fazenda”, lembrou. Para o delegado do CRCRS em Esteio, Cleiton Charutti, a iniciativa é uma forma de valorizar a profissão contábil. “Nossa intenção é lembrar os colegas que nós, contadores e técnicos em contabilidade, somos os profissionais capacitados para orientar nossos clientes nas questões fiscais e apresentar alternativas benéficas aos contribuintes, como é o caso do Refaz”, frisou Charutti. A ideia agora é tentar ampliar a campanha para outras delegacias, a fim de multiplicar os profissionais envolvidos e, assim, incrementar a participação dos contribuintes no Refaz.


PRISCILA FLORISBAL BORGES* 
VOCÊ SABE O 
QUE É PILATES? 
Pilates é um método que trabalha o corpo do centro para as extremidades, com foco principal no Powerhouse, casa de força o abdômen. Este foi desenvolvido primeiramente nos Estados Unidos em 1923, em pessoas acamadas impossibilitadas de levantarem para se exercitar, por isso a base dos exercícios de Pilates são realizados deitados. Baseia-se em seis princípios: respiração, concentração, controle, precisão, centramento e fluidez, todos realizados durante os exercícios. Esse método tem como finalidade, melhorar a flexibilidade, equilíbrio e força sem hipertrofia muscular. Joseph Pilates, criador do método, acreditava que o estilo de vida moderno, má postura corporal e respiração ineficiente ocasionavam problemas de saúde. Pilates é a completa coordenação de corpo, mente e espírito. Desenvolvendo corpo uniformemente, corrige a postura, desenvolve a vitalidade física, revigora a mente e eleva o espírito. O método Pilates é indicado para reabilitação física, condicionamento físico geral e bem-estar. Ele promove a harmonia, flexibilidade e equilíbrio muscular e, uma vez que a aula é supervisionada por um professor que orienta um aluno ou pequenos grupos, é direcionado às necessidades individuais de cada um. Desta forma, o Pilates pode ser praticado por qualquer pessoa, entre 12 e 100 anos e em todos os níveis de condicionamento físico. As aulas de Pilates com aparelhos ocorrem durante o dia todo, de segunda a sexta, iniciando ás 7h da manhã até ás 22h, com horário marcado. As aulas de solo (Mat Pilates) ocorrem nas terças e quintas ás 19:30 de maneira aberta, ou seja, sem agendamento prévio. Venha conhecer a nossa academia, e agende uma aula experimental grátis conosco, na FitFlex.
 *Professora Especialista - Cref. 15312

Projeto Brilha uma Estrela acontece no dia 30 
Está previsto para ser realizada no dia 30 de outubro, a primeira edição do projeto ‘Brilha uma Estrela’. A festa terá início a partir das 19 horas, no auditório da Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya e vem sendo organizado pelos integrantes do Instituto Cultural e Educacional Estrela do Sul e entre os trabalhos apresentados acontece a exibição do grupo de capoeira - Maculele, samba de roda, bem como peças de teatro local, dança e poesia. A música terá como uma das estrelas da noite a cantora esteiense Gisele Bloete. O ingresso para o evento cultural é a doação de um brinquedo que deve estar em boas condições de uso. O material será distribuído para crianças que vivem em situação de risco e vulnerabilidade social no município. Para os organizadores, a realização do projeto se tornou possível devido a captação de recursos, oriundos do Funproarte, que tem por propósito atingir todos os segmentos culturais da cidade, como literatura, música, entre outros. O endereço eletrônico da ONG é ongestreladosul.blogspot.com.br ou pelo telefone 8231-2941.

 Continua remoção de casas do final 
na Rua Theodomiro Porto da Fonseca
Mais uma ação do Projeto Esteio Superando as Enchentes continuou na manhã desta terça-feira (20): a retiradas das casas na Rua Theodomiro Porto da Fonseca construídas muito próximas às margens do Arroio Esteio. Além disso, equipes da Secretaria Municipal de Obras Viárias e Serviços Urbanos (SMOVSU) estão fazendo a limpeza das margens do curso d´água. Durante a operação das máquinas, o prefeito Gilmar Rinaldi vistoriou o trabalho e conversou com moradores. Gilmar falou sobre os projetos que visam amenizar as cheias que atingem a cidade, como a construção da Avenida Brasil, conhecida como Beira-Arroio, que servirá, também, como um dique. Também acompanharam os trabalhos os secretários municipais de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Joceane Gasparetto, e de Obras Viárias e Serviços Urbanos, José Luiz da Silva (Zé da Brigada). A demolição das casas começou após a realocação das 24 famílias que moravam no local para novas casas,  construídas no Bairro Três Marias. A mudança foi necessária pois as residências ficavam em uma área de risco. A cada chuva mais intensa, o arroio causava enchentes naquela região. Além disso, as casas estavam ficavam muito próximas ao curso d´água. Em média, o Arroio Esteio tem cerca de 10 metros de largura, mas com a obstrução das moradias naquele trecho chega a medir menos de 3 metros de largura, o que dificulta a passagem da água e aumenta as chances de cheias. Com a retirada das casas e a limpeza do local, o objetivo é alargar novamente o arroio, aumentando a vazão e diminuindo as chances de enchentes.

Denarc fecha tele-entrega de drogas em Sapucaia do Sul
A MERCADORIA VENDIDA em diversos bairros e possuía um alto grau de pureza
Material estava na residência de um dos suspeitos de tráfico
Policiais da 2ª Delegacia de Investigações do Narcotráfico (DIN/Denarc), após receber denúncias sobre uma tele-entrega de drogas, realizou na tarde do dia 16 de outubro, a prisão em flagrante de uma mulher e apreensão de um adolescente por tráfico de drogas e associação para o tráfico, em Sapucaia do Sul. Segundo o delegado Thiago Lacerda, a droga estava acondicionada em uma bolsa que continha pinos de cocaína com o logotipo do ‘diabo’. “Cada pino era vendido por R$ 20,00, sendo uma cocaína com alto grau de pureza, onde o logotipo tinha o objetivo de destacar aos consumidores a qualidade do entorpecente vendido”, disse o delegado Lacerda. Após as formalidades legais, o procedimento foi encaminhado ao Poder Judiciário onde os autuados em flagrante estarão a disposição da Justiça.


Além dos equipamentos,
os policiais acharam um montante
em dinheiro
Operação resulta na recuperação de telefones celulares na cidade 
O município de Esteio foi uma das cidades da Região Metropolitana, onde foi deflagrada uma ação policial com o intuito de combater os crimes de roubo e furto de aparelhos de telefone celular. A atividade acontece no dia 16 de outubro e contou com o apoio da 1ª DP da cidade de Gravataí. Além de Esteio, a operação também aconteceu em Porto Alegre. Em um dos locais que foram descobertos pelos policiais militares foi apreendido uma quantia de aproximadamente 220 aparelhos oriundos de roubos e furtos, bem como a recuperação de um montante de R$ 233 mil, em dinheiro. Durante as buscas, duas pessoas foram presas em flagrante por receptação. Além do Polícia Civil, a operação contou com o Grupamento de Operações Especiais (GOE). Após os procedimentos legais, os presos foram encaminhados ao sistema prisional.


 Homem é preso por tráfico
A maconha apreendida já estava pronta para o consumo
Policiais da 2ª Delegacia de Investigações do Narcotráfico (DIN/Denarc) prenderam, no dia 13 de outubro, um homem por tráfico de drogas. A prisão ocorreu durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão na residência do suspeito, situada no bairro Santo Inácio. No local foi encontrado maconha embalada para a venda, cocaína e duas balanças de precisão. O material foi levado para o órgão competente. Após os procedimentos legais, o preso foi encaminhado ao sistema penitenciário.

Adolescentes são levados a DP 
por envolvimento no São José
Jovens foram capturados presos por venderem drogas
Dois adolescentes foram detidos por estarem envolvidos com o tráfico de drogas, no bairro São José. A apreensão dos envolvidos ocorreu no dia 17 de outubro, por volta das 18 horas. De acordo com o relato dos PMs que atenderam a ocorrência, os indivíduos estavam comercializando drogas na região. Com eles, foi encontrado aproximadamente 12 porções de maconha e R$ 50,00 em dinheiro. Os dois menores foram encaminhados a DP esteiense.

Trio é detido no bairro Liberdade
Foram encontradas com os suspeitos armas e munições
Uma guarnição do 34º BPM de Esteio realizou a prisão de três suspeitos com idade entre 32,31 e 27 anos, no bairro Liberdade. O fato foi registrado no dia 15 de outubro, por volta das 15h30. Segundo informações do Batalhão, os PMs que estavam em patrulhamento pela região sobre um assalto a um estabelecimento comercial na localidade. Os policiais, ao serem informados sobre o ocorrido percorreram algumas ruas do bairro e avistaram três homens em um veículo, portando-se de forma suspeita. Os indivíduos tinham antecedentes por terem cometidos outros delitos na cidade. Durante a abordagem, com um dos suspeitos foi encontrado um revólver calibre 32, além de 11 munições intactas e objetos oriundos do assalto. O trio foi conduzido a Delegacia de Polícia do município.


A réplica era utilizada para
cometer assaltos
Dupla é capturada com arma 
Policiais militares do 34º BPM efetuaram a prisão de dois menores de idade, com idade entre 14 e 16 anos, portando um simulacro (réplica de uma pistola de cor preta). A detenção aconteceu no dia 14 de outubro, por volta das 22h30, em uma das vias do bairro Santo Inácio. Ambos foram capturados e encaminhados para prestar esclarecimentos da Delegacia de Polícia. Diante disso, também foi acionado os órgãos competentes que cuidam do bem-estar de crianças e adolescentes infratores.

Um comentário:

  1. jornal destaque foi no minimo infeliz onde diz na materia `Em caso de necessidade nao chame a Guarda Municipal`. Claro que nao se deve chamar a Guarda Municipal em caso de acidente de transito, o JD nao sabe que a Guarda em Esteio nao atende ocorrencia de transito? Ninguem assina a materia? Onde estao fotos? Onde estao testemunhas? Muito suspeita uma essa materia.

    ResponderExcluir