quinta-feira, 29 de outubro de 2015

EDIÇÃO 2003

Em caso de necessidade não chame 
a Guarda Municipal 
Um acidente envolvendo dois carros na Avenida Presidente Vargas, no dia 24 de outubro, por volta das 12 horas, chamou a atenção de pedestres e de outros condutores que passavam pelo local. O motivo principal foi a maneira em que as vítimas foram tratadas pelos fiscais de trânsito, vinculados a secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana. Além disso, os envolvidos tiveram que aguardar aproximadamente 30 minutos até a chegada dos fiscais para serem interlocutores para resolver o fato. Mas ao invés de tomarem as providências, o que chamou logo a atenção de ambas as partes envolvidas no caso, foi a soberba, por parte dos servidores públicos, o que deixou muitas pessoas que estavam próximo ao acidente perplexas. Após a colisão, não perguntaram se ambas as partes envolvidas haviam sofridos ferimentos se precisavam de um atendimento da SAMU, pois aparentemente ninguém estava com marcas de sangue ou outro tipo de machucado exposto. No carro haviam idosos e crianças. Após isso, mandaram que se deslocassem para outro lugar, para não causar congestionamento na avenida. Para fazer o registro do acidente, os fiscais coletaram os dados somente do carro causador do acidente e logo em seguida, os servidores foram para o interior da viatura, com os vidros fechados, motor ligado e o geroflex acionado, onde permaneceram por aproximadamente 30 minutos para preencher o formulário. Depois de todo esse período, os funcionários entregaram os documentos e solicitaram para os responsáveis pelos carros assinassem. O não preparo dos fiscais de trânsito para tratar a sociedade e o desrespeito com o contribuinte foi algo jamais visto. A falta de humildade e profissionalismo, por parte de alguns integrantes da Guarda Municipal de Esteio, bem como o jogo de vaidades tem preço alto, mas quem paga, somos nós, moradores da cidade. Em caso de necessidade, por favor evite-os chamar. Você pode se encomodar muito mais.


Sofá é jogado em avenida do Novo Esteio
Além do sofá, também estão se acumulando entulhos ao redor
Mesmo com a passagem quase diária do caminhão do lixo em praticamente todos os bairros da cidade, além da coleta seletiva, que está abrangendo um grande número de moradias, ainda é visível as pessoas jogarem entulhos em espaços vazios na cidade. Pedestres e motoristas que trafegam pela Avenida Celina Chaves Kroeff, no bairro Novo Esteio ficam impressionados com um sofá e alguns galhos de árvores que caíram com o temporal que atingiu a região, nos primeiros dias de outubro. Além do descuido, por parte da população, o Poder Público que cuida da limpeza e manutenção das ruas não foram ainda para aquela região retirar o lixo. No canteiro central da via expressa há um estacionamento que é utilizado principalmente quando há eventos de grandes proporções no Parque Assis Brasil, como Expointer. No decorrer do ano, o local serve apenas para moradores colocarem embaixo das árvores e de funcionários da Unidade de Saúde Básica, que vem trabalhar de automóvel.


Calçada do Parque de Exposições 
Assis Brasil é sinalizada por árvore
Há mais de dez dias, a calçada se encontra na situação precária 
Com o objetivo de evitar maiores transtornos, principalmente com pedestres e também de bicicleta devem ficar atentos. O motivo principal é que em mais um trecho da calçada, devido as fortes chuvas que atingiram a região na primeira quinzena de outubro, formou-se uma cratera, ao lado do Parque de Exposições Assis Brasil. O tamanho foi tanto, que alguém sensibilizado para que não ocorressem maiores tragédias sinalizou o local com um galho de árvore. Essa não é a primeira vez, que um arbusto é usado para tais fins, em diversos pontos da cidade, até o conserto do local, é uma forma mais prática e rápida. Quem passa pelo local espera que o problema seja resolvido em breve e não aumente de tamanho.


Projeto sobre construção de bacias de contenção é entregue ao Governo Federal
Gilmar entregou o documento a presidente da República, durante visita em Canoas
O chefe do Executivo Municipal de Esteio, Gilmar Rinaldi entregou no dia 24 de outubro, a presidente Dilma Rousseff o detalhamento do projeto de construção de bacias de contenção para combater as cheias na cidade e no município vizinho de Canoas. O encontro se deu durante a visita de Dilma para dialogar com os prefeitos de cidades atingidas pelas enchentes. O projeto, elaborado em parceria pela Prefeitura de Canoas e Metroplan, prevê sete bacias às margens dos arroios Sapucaia e Guajuviras, na área do município de Canoas. Atuando como grandes lagos artificiais, os reservatórios terão capacidade para estocar mais de 1,3 milhão de m³ de água em eventos extremos. As obras compõem o conjunto de medidas apontadas pelo estudo de 2006 do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS (IPH) para combater o problema histórico na região. As bacias são complementares ao dique da Avenida Brasil, em fase final na margem esteiense do Arroio Sapucaia. Além do drama humano representado pelas enchentes, o prefeito lembrou à presidenta do viés econômico relacionado às cheias, já que o alagamento frequente da área de distribuidoras de combustível da região interrompe o fluxo de abastecimento. Com a licença ambiental concedida e áreas já desapropriadas para a construção das bacias, Esteio e Canoas aguardam a liberação dos recursos por parte do Governo Federal. O conjunto de obras é orçado em cerca de R$ 142 milhões. “Problemas complexo exigem soluções complexas. Somente com obras de grande porte poderemos superar as enchentes e nenhum município pode, sozinho, arcar com custos tão elevados”, explica Gilmar Rinaldi.


Alagamentos na cidade é alvo de manifestação 
OS MANIFESTANTES estavam munidos de 
faixa e panfletos explicativos
Alguns moradores atingidos pelas enxurradas participam do movimento
Para marcar os dois anos da enxurrada que devastou Esteio, em outubro de 2013, bem como os últimos acontecimentos relacionados a chuva no Estado, que também causou destruição na cidade, um grupo de moradores, em especial das áreas atingidas realizaram um protesto. Munidos de cartazes e panfletos explicativos, os manifestantes entregaram o material na esquina entre a Rua Padre Felipe e a Avenida Presidente Vargas, no Centro. Um dos principais objetivos da mobilização foi chamar a atenção da comunidade que os alagamentos estão fazendo com que muitos munícipes se mudem para outras cidades e até abandonem seus lares, com medo de novas enxurradas. Participaram do ato, representantes dos bairros São Sebastião, Três Portos, Novo Esteio e Centro. Entre as reivindicações na faixa estavam a construção de bacias de contenção Para a maioria dos manifestantes, as obras que foram feitas para evitar alagamentos estão sendo insuficientes, pois não estão tendo o resultado esperado. Uma delas é a Avenida Brasil (ou também conhecida como Avenida Beira Arroio), que teve um custo de mais de R$ 20 milhões e estão insuficientes, tanto que na enxurrada de julho, o dique não resistiu e acabou rompendo causando a maior alagamento já registrado em 60 anos de Esteio. Um dos manifestantes comentou que mesmo antes de ser inaugurada, a via expressa precisará de reparos. A limpeza nas bocas-de-lobo, através do caminhão de hidrojateamento que foi realizado nas principais ruas da cidade.
PROVIDÊNCIA - Representante do bairro São Sebastião, que participou da manifestação relatou que após a tragédia de julho de 2015 que destruiu casas e estabelecimentos comerciais da cidade, algumas medidas paliativas foram tomadas, como a retirada de mais de 20 casas situadas às margens do Arroio Esteio, no final da Rua Theodomiro Porto da Fonseca. De acordo com a moradora, através de informações repassadas pelos órgãos competentes do município, é que máquinas farão a limpeza e o dessassoriamento do arroio naquela região. Com isso, a ideia é que não ocorra mais estravazamento do arroio e volte alagar as ruas. “Mas precisam ser feitas mais ações o mais rápido possível em toda a cidade, pois caso contrário, estamos vulneráveis a novas tragédias como que ocorreu em julho de 2015, no ano em que Esteio festeja 60 anos”.


PE. ANDRÉ BOANERGES CARBONERA 
Missionário Claretiano 
PADRE CLARET 
Vivemos a primavera, com sabor de verão... Mais ainda, vivenciamos os exemplos de inúmeros santos “outubrinos.” Alguns modelos: Santa Teresinha do Menino Jesus; Santos Anjos; São Francisco de Assis; Nossa Senhora Aparecida; Santa Teresa de Jesus, a Teresona; São Lucas, Padroeiro dos Médicos; Santo Antônio Maria Claret; Santa Teresa Verzeri; São Simão e São Judas. Todos são importantíssimos, indubitavelmente. Como claretiano, gostaria de me ater mais ao Padre Claret. De estatura pequena, um metro e cinquenta, mas de uma envergadura moral extraordinária! Muito inteligente. Ele projetava máquinas para as fábricas de tecido. Em sua autobiografia, ele diz que na mente, durante as missas, ele tinha mais máquinas do que santos nos altares... Sempre quis ser Padre para “salvar todas as almas do mundo”. Sentindo-se pequeno, fundou a Congregação dos Filhos do Coração de Maria, ou Padres Claretianos. Padre Claret escreveu muito. Pregou enormemente. Desenhou. Divulgou e comunicou JESUS E SEUS PROJETOS. Em 35 anos de sacerdócio, pregou muito mais de 25 mil vezes. Seus sermões se gravados, produziriam uma discoteca de 111 mil cedês. É mole?... Criou uma “Livraria Religiosa.” Em 18 anos, publicou e distribuiu gratuitamente, 9.569.800 trabalhos seus. Baita COMUNICADOR DE CRISTO! Padre Claret não tinha pelo na língua, por isso, apanhou muito e foi perseguido demais. Sofreu 14 atentados graves. Por milagre de Deus, não morreu... Mesmo depois de morto, tentaram violar seu caixão. Foi Arcebispo de Cuba. Já naquele tempo, lutou pela justiça social, em Cuba. Ele afirmava: “Se não houver mudanças sociais e profundas, alguém dominará e massacrará o povo, por muitos anos!” Com a palavra, o senhor Fidel Castro... Padre Claret foi um devotíssimo da Eucaristia e do Coração de Maria. Bem! Ninguém fica SANTO, sem Eucaristia e sem Maria!... Os claretianos foram para Esteio em fins de 1939, com o Padre Felipão. Podem ser colocados entre os “fundadores” de Esteio. Por esta e por outras razões, Padre Claret é muito lembrado, em Esteio. Os claretianos precisam retornar, em definitivo, para Esteio. Os políticos, se o quiserem, terão uma parte muito importante... Mais uma das qualidades do Padre Claret: proteção contra assaltos e a violência. Padre Orlando Andrade claretiano, criou o adágio: “Mais uma vez, ladrão sem vez!” E exemplifica... Uma famosa drogaria no interior de São Paulo foi assaltada por diversas vezes. Então, os proprietários decidiram fixar santinhos do Padre Claret em pontos estratégicos. Após a operação “pega-ladrão”, os ladrões sumiram. Os donos afirmam, com muita gratidão: “Mais uma vez, ladrão sem vez!” Padre Claret, defendei-nos dos marginais! Padre Claret, rogai por nós! Assim seja!


Clube de Mães Arco-Íris visita o Museu Destaque
Reviver momentos importantes da história da cidade, através de fotos e peças que retratam os mais de 60 anos, bem como promover a música e a poesia local. Esses foram um dos fatores importantes que marcaram a vida de aproximadamente dez integrantes do Clube de Mães Arco-Íris de Esteio ao Museu Histórico Destaque. O passeio ocorreu no dia 22 de outubro e foi supervisionado pelo responsável do espaço cultural, Miguel Luz. Na oportunidade, ele conduziu os visitantes pelas salas que contam um pouco sobre Esteio e também o anexo que possui peças e imagens que retratam um pouco do povo e das cidades que foram palco da 2ª Guerra Mundial, que em 2015 foi lembrada pelos 70 anos de término. Miguel Luz comentou que a visita é muito importante, pois marca os preparativos que rumam aos 50 anos de existência do Jornal Destaque, no próximo ano. “É um momento de extrema felicidade para a equipe receber pessoas que de alguma forma contribuíram para o crescimento da cidade e do periódico”, comentou Luz. Ele destacou que ao longo dessas mais de cinco décadas de atuação, o JD acompanhou a evolução do processo da elaboração de um jornal e está constantemente se aperfeiçoando.
MÚSICA - Durante o passeio, Miguel Luz explicou um pouco sobre a história de cada sala. Na parte inferior, Luz explicou aos visitantes sobre o trabalho para desenvolver a exposição temática sobre uso e costumes de povos que residem no Vietnã e imediações. Após o passeio, as integrantes do clube de mães fizeram uma homenagem ao Jornal Destaque com a participação do coral Canções do Arco-Íris. Na apresentação, as voluntárias abriram a festa com a canção ‘A Majestade o Sabiá’, seguida por ‘Romaria’ e o samba-enredo ‘O Amanhã’. As duas últimas músicas cantadas pelo grupo foram ‘Hino de Esteio’ e ‘Amigos para Sempre’. O grupo é composto pelas integrantes Juraci, Irma Alves, Suvenir, Juliana, Nely, Vitória, Celita, Irma Peres, Marlene e a regente Zary. Segundo a presidente do grupo de mães, Zary Leonardo, a visita ocorre num momento mais que especial, pois em outubro marca a passagem de aniversário da entidade que em 2015 completa 44 anos de atuação. “Tanto para o jornal quanto para o clube, chegar nessas datas é algo para ser comemorado em grande estilo”, enfatizou Zary.

Semana de Doação de Medula Óssea
Algumas atividades do evento aconteceu no espaço coberto da Rua Garibaldi 
A Semana de Mobilização Municipal para Doação de Medula Óssea de Esteio foi aberta na noite do dia 23 de outubro, com apresentações artísticas locais. O evento ocorreu no espaço coberto da Rua Garibaldi, na área central da cidade. Representantes de diversos segmentos da comunidade estiveram prestigiando a atividade. Entre as atrações que subiram no palco estavam os músicos Douglas Freitas, o Conservatório Municipal de Esteio, Banda Dom Natural, José Mauro, companhia de teatro e de dança da Casa de Cultura, bem como a dupla Carlos e Raul Próspero. Também foi apresentado um vídeo com depoimentos de pessoas que passaram pela situação da busca de um doador de medula óssea e como superaram o problema. Segundo os organizadores, o resultado da segunda edição foi satisfatória, tanto que está servindo de exemplo para que outros municípios do Estado também se mobilizem em prol da causa. Uma das conquistas nesse ano, foi uma complementação da Lei Municipal n 5.921/2014 – Lei Nickollas Gomes, em que autoriza os servidores municipais a se ausentarem por um dia para fazer a doação e se cadastrar, sem descontar o salário. A cidade de Gramado, na Serra gaúcha também está analisando os documentos para tentar viabilizar a implementação do projeto no município. Para marcar a atividade, no dia 30 de outubro, a partir das 14 horas, o auditório da Escola Estadual José Loureiro da Silva será sede de uma palestra, com integrantes da ONG Amigos do Nick e profissionais da área.


Dia do Professor é comemorado com ato solene 
EDUCADORES foram laureados com uma 
distinção da Câmara de Vereadores
A proponente do ato falou sobre a importância do educador na sociedade
Os professores que receberam a distinção do Legislativo
A Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer ficou lotada para a homenagem ao Dia do Professor. A solenidade foi realizada na noite do dia 27 de outubro e contou com a participação de representantes de diversos segmentos da sociedade. A abertura do evento foi marcada pela apresentação dos alunos do programa Mais Educação, do Centro Municipal de Educação Básica Oswaldo Aranha. A mestre de cerimônia, Mônica Marins fez uma breve leitura sobre o currículo dos homenageados. Segundo a proponente do ato, a vereadora Beatriz Lopes, o ato solene tem por objetivo de evidenciar que a função do educador não fica restrita apenas no ensinar, mas também lutar por melhores condições de trabalho e respeito pelas diferenças. “A escolha da profissão foi importante, pois temos a missão de ajudar no desenvolvimento da sociedade”, disse Beatriz. Ela salientou que em 2015, uma das novidades na rede municipal foi o preenchimento de vagas por professores qualificados. “Para marcar o mês de outubro, durante alguns dias ocorreram diversas atividades, com o propósito de ampliar dos horizontes e voltar a ter orgulho da profissão escolhida”. Representando o Executivo no ato, a secretária de Educação e Esporte, Carla Escosteguy falou que ao longo dos anos ocorreram muitos avanços e também desafios, em prol de uma qualidade do ensino, em especial na rede municipal. “Todos que trabalham para o conhecimento estão sempre na busca de novos métodos para o aluno se deter ao aprendizado”.
PREMIAÇÃO - A vereadora Beatriz Lopes, durante a solenidade promoveu o lançamento do Concurso do Prêmio Paulo Freire. A ação é uma iniciativa do Legislativo, instituído pelo Decreto Legislativo nº 382, de 11 de agosto de 2004, de autoria da ex-vereadora Daianny Costa. O projeto visa conceder um prêmio especial às entidades governamentais, não-governamentais e cidadãos que se destacarem pela atuação em benefício em educação e cultura popular. Beatriz ressaltou que entre as finalidades do prêmio é divulgar os projetos para que sirvam de referência para outras iniciativas, oportunizar a troca de experiências que instrumentalizem o conhecimento. Também houve uma apresentação de estudantes do Oswaldo Aranha que fazem parte do Mais Educação, tendo como coordenadora Mariângela Moreira da Silva, cuja a oficineira de dança é a professora Sônia de Moraes. O encerramento foi marcado pela exibição da aluna do Centro Municipal Maria Lygia Haack, Raissa Seghetto dos Santos, com a música composta pela irmã Taiane Seghetto dos Santos (também aluna da instituição), feita especialmente aos professores.
Lista dos homenageados 
Irmã Sandra Zucatto, Magda Beatriz da Silva Ribeiro, Jano Henrique de Souza Campos, Cristiane de Jesus Lopes Rodrigues, Lígia Costa da Silva dos Santos, Sirlei Schull, Adriana de Lima Nunes, Aline de Castro Goulart, Andréa Scherer Guedes, Euclides Jorge de Castro, Alexandra Machado Schaun de Mattos, Vera Nanci Melo de Carvalho Ribeiro, Maria de Fátima Alves da Silveira, Deisi Vieira Fernandes Bissoloti, Ana Paula da Silva Silveira Figliero, Eronita Pillat, Carine Araújo Nunes de Freitas, Juliana Ferreira Pedroso, Qele Cristina Freitag Massena, Zenaida de Macedo Carvalho, Janice Izabel de Oliveira, Luciane Salamon, Lair Viegas Schonhofen, Catiane Medeiros Emerich, Fabiana Rebelatto, Catrini Padilha Pereira, Estela Denise Schütz Brito, Michele da Silva Rosa Bampi, Nara Solange Silva Nunes, Rosângela Minossi Bonatto Roos, Carla Gonçalves Mendes, Juliane Castro Costa Sotero, Carmem Lúcia Gauer Ribeiro, Sônia Mara Carvalho, Cristina Sarmento Carneiro, Michele Moura Silveira, Jarbas Santos da Silva e Fabiane de Oliveira Borges.



LORI EMANOELA DA SILVA 
Formigas...
Caros amigos, vocês já pararam para observar as formigas? Comunidade de seres que habitam a terra executando aquilo que é de sua natureza, sem interferir de forma alguma no trabalho de suas companheiras; cada uma delas em suas atividades independente de “hierarquia” contemplando o trabalho em equipe. Existe sim, a necessidade de realizarmos nossas diferentes funções neste mundo apesar de lugar condição ou coisa, o que verdadeiramente importa são nossas atitudes diante do todo; e fazendo nossa parte, com o melhor que temos. Onde estamos neste momento? Em que condições realizamos nosso melhor? Porque lamentamos a inércia de nossos companheiros de jornada, se nem ao menos reconhecemos nossas fraquezas? Pedimos reflexão, para ter discernimento suficiente e reconhecer que todos neste mundo têm seu valor, sua capacidade, e sua importância na engrenagem da existência.   Observem meus amigos as formigas, seres que parecem tão pequenos, mas que nos trazem grandes lições... Abraço fraterno, toda bênção. ciganabrazil@yahoo.com.br

Calendário de cadastramento para
liberação do FGTS é divulgado
A doação de lonas foi importante para suprir as necessidades dos desabrigados
Uma boa notícia às famílias de Sapucaia do Sul que tiveram seus imóveis danificados pelas chuvas na primeira quinzena de outubro.  O Governo Federal reconheceu o decreto de Situação de Emergência em todos os bairros da cidade, possibilitando aos trabalhadores que tiveram danos materiais em suas casas, o saque do FGTS em até 90 dias. De 03 a 27 de novembro, equipes da Prefeitura estarão em diferentes bairros realizando o cadastramento destas famílias. Segundo informações da Defesa Civil, 36 mil residências foram atingidas. Com o objetivo de facilitar e agilizar os saques, o Executivo Municipal organizou um calendário de cadastramento nos bairros e agendamento para atendimento na Caixa Econômica Federal. Os interessados devem respeitar o calendário definido e apresentar, no cadastramento, os documentos exigidos pelo banco federal. Os valores máximos do FGTS pagos a cada trabalhador correspondem ao saldo disponível em conta, limitado a R$ 6.220,00. Trabalhadores que pediram demissão ou foram demitidos, e tem saldo na conta, também poderão solicitar o FGTS. Só não podem realizar o saque, os sapucaienses que tenham sacado o fundo nos últimos 12 meses, por motivos diversos.
Documentos necessários para a retirada do FGTS 
O trabalhador deve levar o documento de identidade, comprovante de endereço (emitido nos últimos 120 dias anteriores ao decreto de Situação de Emergência – conta de luz, água, comprovantes bancários, telefone), Carteira de Trabalho e nº do PIS. Além da documentação, o solicitante deve comprovar os danos materiais sofridos por meio de fotos ou notas fiscais de compra de telhas, móveis, eletrodoméstico, colchões, entre outros.
CALENDÁRIO DE CADASTRAMENTO 
03 a 07 de novembro BAIRROS: Formigueiro, Colonial, Cordão, São Jorge, Imperatriz, Fortuna e Carioca Horário: das 8h às 12h e das 13h30 às 18h Local: Ginásio Otaviano da Silveira
03 a 07 de novembro BAIRROS: Feliz, Cohab Casas, Cohab Blocos, Freitas, Piratini, Loteamento São Carlos, São José e Loteamento Anchieta Horário: das 8h às 12h e das 13h30 às 18h Local: Galpão Crioulo do Kurashiki
Data: 03 a 07 de novembro BAIRROS: Colina e Cooperativa Vida Nova Horário: das 8h às 12h e das 13h30 às 18h Local: Ginásio da Escola Walmir Martins


Moradora da Rua Novo Hamburgo clama por providências pelas cheias
A água tomou conta  da rua e de algumas moradias 
Residente da Rua Novo Hamburgo, quase próxima a 24 de Agosto, no bairro Parque Amador, há quase quatro décadas, Estela de Souza relata que nos últimos dois anos, sua moradia é uma das atingidas por enxurradas. “Nunca havia entrado água dentro de casa, mas com o transbordamento do arroio que passa perto de casa, força da água acaba invadindo os imóveis mais baixos. Cada nuvem mais escura no céu já começa a preocupar as pessoas, pois estamos vulneráveis a novos alagamentos”, falou Estela. Ela disse que para tentar impedir que a água invada com velocidade, chegou a colocar nas últimas enxurradas, proteção nas portas com madeiras, mas mesmo assim, a água entrou e deixou um rastro de destruição. “Tive que deixar a geladeira no alto para evitar acidentes, pois na primeira cheia tive um grande prejuízo, pois ela queimou. Em relação aos móveis, principalmente guarda-roupa já se encontram em péssimo estado, até sem gavetas. Não dá mais para viver nessa situação”, comentou Estela.


Falta de médicos é tema de reunião 
TAMBÉM FOI ABORDADO assuntos como recursos
públicos e contratação de profissionais 
Representantes do Legislativo, por intermédio da Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social participaram de uma reunião no dia 27 de outubro. No encontro, estiveram presentes os diretores técnicos da Fundação de Saúde Pública São Camilo, Sandra Mokva, o diretor administrativo, Norberto Bierhals de Oliveira, além da secretária de Saúde, Ana Paula Goularte. Eles foram convidados a prestar esclarecimentos em função de denúncias sobre a falta de médicos e a situação dos postos de saúde do município. Os vereadores questionaram os diretores sobre o contrato de repasse de R$ 300 mil para a efetivação de cirurgias mensais, além das verbas para agentes comunitários de saúde e a falta de pediatras.  De acordo com a diretora técnica do São Camilo, Sandra Mokva, na área clínica “nunca faltaram médicos”, pois há três profissionais que atuam à noite e outros três pela manhã. “Não me passaram nenhuma situação de faltas”, afirmou. Ela disse que a partir do próximo mês, haverá uma redução do número de médicos na área clínica no período da noite em função de alto custo na emergência e por existirem irregularidades nos contratos. “Outro problema enfrentado pela Casa de Saúde esteiense foi à relação com as complicações da UTI do Hospital Getúlio Vargas, em Sapucaia. Enquanto não for normalizada a situação em sua totalidade, iremos pedir suporte para hospitais da região”, explicou. Sobre a falta de pediatras, a diretora conta que foi determinada uma redução na remuneração dos profissionais com o intuito de diminuir os custos do hospital. Com isso, diversas demissões ocorreram. A diretora se comprometeu a procurar formas de contratar novos profissionais.


GUILHERME OLIVEIRA MAIA* 
 NATAÇÃO INFANTIL Aprender Brincando 
Muitos estudos apontam a natação como sendo a atividade motora mais indicada para o desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo-social da criança. Conforme o modelo proposto por GALLAHUE e Ozmun (1998), a natação é uma atividade que compreende ações motoras de exploração no ambiente aquático através de movimentos fundamentais de locomoção e equilíbrio numa perspectiva de desenvolvimento. A natação infantil é um ótimo elemento para se iniciar a criança na aprendizagem organizada, auxiliando também no desenvolvimento psicomotor e no processo de maturação. Quando falamos de natação infantil não podemos deixar de citar um componente fundamental no processo de aprendizagem, o aspecto lúdico, a brincadeira. Atividades lúdicas, brincadeiras, estimulam a criatividade, a espontaneidade, o prazer entre outros, alem de aumentar o vinculo entre aluno e professor em um ambiente em que segurança e confiança são fundamentais. Com base em minha experiência profissional posso afirmar a natação infantil é uma excelente escolha para a prática de atividade física das crianças, e deve incentivada desde cedo. As vantagens e benefícios são inúmeros, mas é notável a melhoria a capacidade cardiorrespiratória, o tônus, a coordenação, o equilíbrio, a agilidade, a força, a velocidade, desenvolve habilidades psicomotoras como a lateralidade, as percepções tátil, auditiva e visual, as noções espacial, temporal e de ritmo, sociabilidade e autoconfiança. Alem de tudo isso, natação também melhora a resistência do organismo e ajuda na prevenção e recuperação de doenças como asma, bronquite e problemas ortopédicos. Não existe uma idade mínima para o início a natação, pois a maioria das aulas tem como objetivo não a técnica do nado, mas sim adaptação ao meio líquido, segurança e habilidades básicas como os saltos, sobrevivência e sustentação. Vale ressaltar ainda que um ou dois meses de aula durante o ano não são suficientes para que a criança desenvolva memória para o aprendizado, é preciso que haja continuidade. 
*Professor/ Especialista - Cref. 5855 FitFlexAquacenter - Avenida Presidente Vargas, 2962

Voluntários participam de mais uma
edição do ‘Sábado Solidário’
Os voluntários que fizeram a entrega aos donativos
A comunidade de Esteio, sempre sensível, mais uma vez disse “sim” a atividade  promovida pelo Lions Esteio Centro. Presidido por Wilson e Terezinha Besutti, que no último sábado, 24 de outubro, o grupo esteve durante o dia em frente ao Macromix recebendo doações da comunidade. Todo o alimento recolhido, que somou aproximadamente R$ 1 mil, foi encaminhado no mesmo dia ao Centro de Formação Teresa Verzeri, beneficiando 150 crianças em situação de vulnerabilidade social. Alguns donativos também foram destinado a Liga Feminina de Combate ao Câncer, que tem na presidência Nahiene Closs de Andrade. Na oportunidade, ela recebeu 45 litros de leite, que foi destinado para atendimento a três pacientes em tratamento.


Prática esportiva ajuda na qualidade de vida
As atividades oferecidas estão ocorrendo em diversos bairros da cidade
Mais saúde e qualidade de vida, sem mexer no bolso das pessoas. É isso que a comunidade tem a seu dispor com o projeto ‘Ginástica Comunitária Vida Saudável’, promovido pela Secretaria de Esporte e Lazer. Atualmente, sete núcleos oferecem as atividades que integram sapucaienses de todas as idades, nos bairros Lomba da Palmeira, Ipiranga, Walderes, Fortuna, Nova Sapucaia, Cohab Blocos e Capão da Cruz.  Há inscrições abertas, ainda, para o núcleo do Ginásio Edu Viegas, localizado no bairro Cohab Blocos. As aulas ocorrem nas terças e quintas, das 8h às 9h. As inscrições podem ser feitas diretamente no local, no horário das aulas.  O núcleo mais recente foi formado no bairro Lomba da Palmeira, e acontece todas as segundas e quartas, das 15h30 às 16h30, no Ginásio da Escola Municipal Alfredo Juliano.Além de ginástica gratuita, o sapucaiense tem a opção de realizar treinos de musculação, também sem pagar nada por isso, na academia da Praça da Juventude, nos turnos da manhã e tarde. As inscrições seguem abertas e mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3450.4066.


Laney Langaro
Morre o colunista social Laney Langaro 
ELE VINHA LUTANDO há algumas semanas com problemas cardíacos 
Amigos, familiares e colegas de profissão foram e prestar as últimas homenagens no Cemitério São Vicente, em Canoas, ao colunista social Laney Langaro. Ele faleceu na madrugada do dia 25 de outubro. Ele encontrava-se internado na Santa Casa de Misericórdia desde o dia 14, por problemas cardíacos. Apesar de ser formado em Psicologia, Laney trabalhou como cabeleireiro, mas ficou famoso na sociedade da região, em especial em Canoas e Esteio e até em outros estados como organizador de concursos de beleza de misses e misters, bem como consultor desses eventos. Com essa trajetória teve a oportunidade de conhecer pessoas e lugares mais que especiais. Um dos muitos talentos revelados por Laney neste ano foi Renan Cunha, que através do concurso organizado por ele, conquistou o título de Mister RS e Brasil, tendo a oportunidade de participar do evento, em âmbito mundial. Renan falou que no período que esteve em contato com o colunista, as principais características que chamou a atenção foi por ser um homem sério, correto, elegante e organizado. “Durante o processo de preparação do concurso pude aprender muito com ele, tanto que cheguei a depositar uma confiança dada somente entre pai e filho”, disse Cunha. Ele comentou que no momento em que recebi a faixa para representar o país no concurso, Laney foi importante nesse momento, pois me incentivou a ter o orgulho do título.
HONRA - “É uma perda irreparável para a sociedade, amigos e a família. Após um ano de muitas conquistas, perdemos um guerreiro. Pude ter várias lições como de honrar pelos seus princípios, lutar pelos sonhos, acreditar no potencial de cada um sem nunca desistir. Tenho somente que agradecer por tudo que fez”, finalizou Renan Cunha. Laney Langaro era natural do município de Passo Fundo, localizado na região Norte do Estado, iniciou sua carreira jornalística no jornal Diário da Manhã, em sua cidade natal, como colunista social. Por mais de uma década, Laney tinha uma coluna social no jornal Diário de Canoas. Além disso foi presidente da Associação dos Colunistas Sociais do Rio Grande do Sul, na gestão 2014/2016. Laney e Bebeto Azevedo, seu companheiro por décadas foram homenageados no início de outubro, com uma honraria da Câmara de Vereadores de Canoas com o troféu Canoeiro. Além disso, Laney foi tema enredo da escola de samba Rosa Dourada.


Feirão de Empregos é realizado na cidade
A ação foi realizada no Plenário da Câmara de Vereadores
Com o propósito de recolocar profissionais no mercado ou para quem está a procura, a oportunidade com a divulgação de vagas. Esse foi um dos objetivos da Feira de Empregos, que aconteceu em Esteio recentemente. O local escolhido foi o Plenário da Câmara de Vereadores da cidade. De acordo com a responsável pela unidade do Sine no município, Eva da Rosa, a ação foi promovida pela FGTAS, por intermédio do Sine e ocorreu em âmbito estadual. Em Esteio foi a primeira vez que ocorreu a atividade. “Apesar do mau tempo, o resultado foi dentro da expectativa, por parte dos organizadores, além do atendimento, conseguimos também recolocar profissionais para o mercado de trabalho”, disse Eva. Ela informou que no dia foram realizados 164 atendimentos e 38 pessoas foram encaminhadas para entrevistas. “Apesar do país estar enfrentando uma crise econômica com um índice de desemprego elevado, há algumas vagas sobrando para algumas funções mais específicas. O principal problema é a falta de qualificação”. Além disso, a Agempe também se fez presente, com mais de 80 ofertas de vagas abertas. Morador do bairro Centro, Rogério Lopes, 39 anos está recebendo o há três meses o seguro desemprego, após ter sido demitido da empresa onde atuava como motorista. “Já entreguei mais de cem currículos nas agências e espero em breve estar trabalhando”, disse Lopes. Ele salientou que nessa jornada tem observado que a concorrência tem sido muito grande, devido a quantidade de pessoas que foram demitidas no primeiro semestre.


* SUZANA JABONSKI 
APOSENTADORIA ESPECIAL 
E O AFASTAMENTO DO FATOR PREVIDENCIÁRIO 
Diariamente vivenciamos o descontentamento do aposentado em relação ao valor recebido a título de aposentadoria, seja pelo fato do índice de correção não acompanhar o salário mínimo o que acaba por reduzir o valor benefício ano após ano, seja pelo fato de não ser sido corretamente concedido pelo INSS como nos casos em que não são reconhecidos os períodos laborados em condições insalubres o que afasta a aposentadoria especial, visto que incide o fator previdenciário o que implica numa redução significativa na renda mensal.  Constantemente verificamos na nossa Região que funcionários de grandes empresas, como no caso da PETROBRAS e suas terceirizadas ou da COMPANHIA ESTADUAL DE GERAÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA – CEEE-GT, que trabalham expostos a agentes insalubres como benzeno, eletricidade e outros agentes insalubres acabam não tenho reconhecido todos os períodos laborados como tempo especial e por isso incide o fator previdenciário, motivo pelo qual o valor do benefício fica extremamente baixo, o que obrigado o trabalhador a buscar judicialmente o reconhecimento de todos os períodos laborados em condições insalubres como tempo especial e consequentemente afastar o fator previdenciário, como forma de garantir uma aposentadoria mais justa.  Os nossos Tribunais vem reconhecendo que comprovado o labor sob condições especiais por mais de 25 anos e implementada a carência mínima, é devida a aposentadoria especial, a contar da data do requerimento administrativo, e consequentemente o afastamento do fator previdenciário.  Assim, na prática, o trabalhador que contribuiu ao longo dos anos para a previdência e esteve exposto aos mais diversos agentes insalubres que colocam em risco sua saúde, após terem negado ou não reconhecido seu pedido de aposentadoria especial, acabam somente tendo seus direitos devidamente reconhecidos depois de ingressarem com processo judicial para que seja reconhecido seu direito a aposentadoria especial, ao afastamento do fator previdenciário e majoração da sua renda mensal, bem como ao pagamento dos valores que teriam direito retroativamente.  Portanto, judicialmente é possível buscar a averbação ou reconhecimento dos períodos trabalhados em ambientes insalubres e consequentemente aumentar significativamente o valor mensal, bem como receber todos os valores retroativos devidamente corrigidos.
*Advogada OAB/RS 50.687



Homem é preso por assalto
ALÉM DE TER cometido o delito, o suspeito possuía processos 
Policiais militares do 34º BPM de Esteio efetuaram a prisão de um homem de 35 anos, no dia 25 de outubro, por volta das 17 horas, na área central do município. Segundo informações do BPM, o suspeito estava em atitude suspeita, quando os PMs tentaram fazer uma abordagem. Ele tentou fugir e acabou colidindo o veículo. Mesmo assim deixou o carro e saiu correndo, quando após alguns metros do acidente foi capturado. Durante a revista, os policiais que atenderam a ocorrência encontraram um revólver calibre 38. Em consulta ao sistema prisional foi verificado que o indivíduo possuía pendências judiciais. Ao recolherem o automóvel do suspeito, os PMs constataram que a placa pertencia a outro veículo de mesma marca, cor e modelo, sendo que através do chassi foi possível identificar que o veículo havia sido roubado há alguns dias. Diante dos fatos, o homem acabou sendo preso em flagrante pelo delito e encaminhado a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), em Canoas.


Mulher é presa por 
assaltos na Pedreira
Uma mulher de 30 anos foi presa por policiais militares do 34º Batalhão de Polícia Militar (BPM) do município, no dia 25 de outubro, por volta das 7h40, na Vila Pedreira. De acordo com o 34º BPM, a mulher, de 30 anos e um homem que não foram localizados e são suspeitos de estarem envolvidos principalmente na prática de roubo de pedestre na região. Uma das vítimas reconheceu a mulher como a praticante do delito. Ela foi presa em flagrante e encaminhada para a DPPA, em Canoas. Já o outro indivíduo envolvido nos roubos não foi encontrado.


Adolescente de 13 anos é detido por tráfico no Primavera
Um menor de 13 anos foi detido por policiais militares do 34º Batalhão de Polícia Militar (BPM), na manhã do dia 25 de outubro, no bairro Primavera. Conforme o relato dos policiais militares que atenderam a ocorrência, o garoto foi encontrado em uma das ruas do bairro, próximo a uma residência. Com ele, os PMs encontraram pelo menos nove pedras de crack, prontas para consumo, uma porção de maconha e uma nota de R$ 2,00. O adolescente infrator foi levado para a Delegacia de Polícia do município, onde foi acionado os responsáveis e os órgãos competentes, no que tange as medidas cabíveis sobre o delito.


Fuga resulta em prisão entre 
Sapucaia e São Leopoldo
A placa do automóvel foi adulterado para dificultar sua identificação
Uma guarnição do 33º Batalhão de Polícia Militar de Sapucaia do Sul (BPM) prenderam um homem, suspeito de ter assaltado um motorista, na divisa entre Sapucaia e São Leopoldo. O fato foi registrado no dia 25 de outubro, por volta das 2h30. Os policiais militares que prestaram os primeiros atendimentos relataram no boletim de ocorrência que o homem dirigia um veículo Astra, pela Avenida Mauá. Por estar em atitude suspeita, os PMs pediram para ele parar, pois através da placa do automóvel, os policiais detectaram que constava no sistema da segurança estadual como roubo. O homem tentou fugir da barreira policial, mas foi capturado alguns metros. Ao ser levado em uma das delegacias da cidade, o proprietário do carro reconheceu ele como sendo autor do delito.


BM recupera motocicleta roubada no Tamandaré
A motocicleta estava sob o comando da dupla
Dois suspeitos, com idades entre 19 e 21 anos foram presos por policiais militares do 34º BPM, por recepção de veículos. O fato aconteceu no dia 21 de outubro, por volta das 16 horas, no bairro Tamandaré. De acordo com informações do Batalhão, a dupla foi abordada, em atitude suspeita em uma das ruas da localidade. Um dos envolvidos conduzia uma motocicleta Honda NX – Falcon. Durante a revista dos PMs, foi detectado através do sistema de segurança do Estado que o veículo encontrava-se em situação de roubo. Os indivíduos foram encaminhados a DPPA, em Canoas e a moto para o depósito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário