quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

EDIÇÃO 2011

Multidão homenageia  Nossa Senhora 
dos Navegantes e Iemanjá
Milhares de pessoas acompanharam a procissão do Centro até a zona Norte da cidade
Antes mesmo das 6 horas da manhã, centenas de pessoas já ocupavam os bancos da Igreja Nossa Senhora do Rosário, no Centro Histórico, em Porto Alegre. A tradicional procissão de Nossa Senhora dos Navegantes, teve início na paróquia, com uma missa celebrada pelo cônego Leandro Chiarello. Pouco depois das oito horas, milhares de fiéis partiram do centro em direção à zona Norte acompanhando a imagem da santa. Após a procissão, foi celebrada uma missa campal pelo arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Spengler, no pátio da paróquia Nossa Senhora dos Navegantes. Autoridades locais e regionais participaram da cerimônia. O céu encoberto e a temperatura amena ajudaram os devotos que pagavam promessas. O comerciante Augusto Silveira fez todo o trajeto da procissão com os pés descalços, para agradecer pela saúde do filho. “Eu viria de qualquer jeito, tive uma graça alcançada. Mas só de não estar fazendo o mesmo calor e não ter aquele sol forte do ano passado já ajuda muito”, comentou Silveira. Ao fim da celebração, o arcebispo, fez um agradecimento especial a todos que estão colaborando com a recuperação da cidade após o temporal devastador na noite do dia 29 de janeiro. Dom Jaime Spengler frisou para a necessidade de termos mais cuidado com a natureza e pediu ainda mais união em um momento como esse. “Precisamos cuidar da nossa casa, bem como não sujar arroios, separar o lixo, poupar água. A falta de cuidado com o planeta contribui para os desastres naturais. Temos que ter isso muito claro em mente e nos unirmos para mudar essa situação”. Nas religiões de matriz africana, terrenos também promoveram atividades alusivas a Iemanjá, como é chamada no sincretismo religioso. No Litoral, também houve diversas manifestações com orações e bênções para a rainha das águas, com a entrega de oferendas. 

Escola sapucaiense terá 
quadra poliesportiva reformada
Integrantes da pasta e da instituição acompanharam a assinatura do convênio
Já foi assinado recentemente pelo secretário estadual de Obras, Saneamento e Habitação, Gerson Burmann, o início dos serviços para implantação e construção de coberturas de quadra poliesportiva em algumas instituições de ensino da região. A beneficiada será a Escola Estadual de Ensino Médio Vila Prado. O investimento será em torno de R$ 535 mil, com a instalação em uma quadra poliesportiva (padrão FNDE), numa área de 627 metros quadrados.

Carnaval de Esteio ocorre no dia 12 de fevereiro 
O principal evento de Carnaval de 2016 em Esteio está previsto para ocorrer no dia 12 de fevereiro. Trata-se da tradicional Muamba, que terá início a partir das 21 horas na Avenida Ernesto Governador Ernesto Dornelles, também conhecida como Avenida do Carnaval. O evento contará a apresentação das escolas de samba Salgueiro, Viradouro e uma das principais atrações da festa, a banda de pagode Saldanha. Segundo informações da Administração pública, devido ao corte de despesas, neste ano não será feito desfile das agremiações. Os recursos utilizados na Muamba pelas escolas de samba vêm de projetos, por intermédio do Fundo Municipal de Cultura.


Mutirão contra o Aedes aegypti 
é realizado em Esteio 
A ATIVIDADE para coibir focos do mosquito ocorreu 
em diversos pontos da cidade
Devidamente identificados, os agentes percorreram diversos locais
Dentro do trabalho de ações de prevenção contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti, no município, moradores e voluntários participaram do ‘Sábado da Faxina’. A atividade ocorreu no dia 30 de janeiro e percorreu diversos bairros da cidade. Estiveram presentes no ato, integrantes da Defesa Civil e agentes comunitários. No total, foram 720 residências inspecionadas. Os servidores da Secretaria de Obras Viárias e Serviços Urbanos (SMOVSU) trabalharam na limpeza dos trilhos da Trensurb, onde entulhos são jogados de modo irregular. Conforme a titular da pasta da saúde, Ana Paula Macedo, a conscientização é de suma importância aos municípes. “Através desse trabalho podemos impedir que o mosquito se prolifere. Temos o Ecoponto, um local adequado, nada justifica deixar entulho em qualquer lugar impróprio”, disse Ana Paula. De acordo com a agente de saúde Fátima da Silva Santos Oliveira, a integração com os agentes de combate à dengue potencializa as ações. “Assim podemos ajudar na orientação e mostrar que essa é uma doença que podemos evitar. As pessoas precisam levar a sério, ter noção de que pode se tornar uma calamidade”, explicou Fátima. Ela comentou que outra mudança necessária é que os moradores deixem os agentes entrarem nos terrenos. “A gente recebe muito ‘não’. Estamos fazendo um trabalho para ajudar, então precisamos que nos deixem entrar”, ressaltou a agente.
ATENÇÃO - Morador do bairro Parque Amador, João Ribeiro, enfatizou que a medida não deve ficar restrita somente aos meses de calor, mas durante todo o ano. “Todos os cidadãos precisam ficar atentos, pois se cada um fizer a sua parte, podemos terminar com o problema, pelo menos em âmbito local”, disse Ribeiro. Nas próximas semanas, as ações de combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, devem começar a contar com o apoio de outras pastas do Executivo Municipal. As pessoas que estão participando do mutirão encontram-se devidamente identificados com crachás, camisetas e coletes.
Servidores são contratados no combate ao mosquito da dengue
Uma das localidades visitantes pelos profissionais foi na Vila Pedreira
 e ao entorno dos trilhos do Trensurb
Com o propósito de intensificar o trabalho contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue chikungunya e zika vírus, o Executivo Municipal foi autorizado para a contratação de agentes de combate à Dengue. Ao todo, estão previstos para serem contratados 20 servidores temporários para atuar num período de 12 meses, contados da data da admissão, podendo ser renovável por mais um ano. O nível salarial, carga horária e as atribuições da função são estabelecidas pelo Legislativo Municipal. Além da jornada de trabalho, os funcionários terão os direitos preservados através do Regime Geral da Previdência Social, bem como férias proporcionais, ao término do contrato.


Paulo Ricardo com o fruto encontrado em SC
Fruto que dá nome de cidade fará parte do acervo do Museu Histórico Destaque 
O funcionário da Editora Jornalística MC. LTda, Paulo Ricardo Rodrigues fez a entrega de uma fruta chamada ‘Sapucaia’. A peça irá incrementar ainda mais o acervo do Museu Histórico Destaque. O material foi encontrado em uma cidade do estado vizinho de Santa Catarina, no município de Araranguá. De acordo com pesquisas, a fruta Sapucaia, cujo o nome científico é ‘lecythis grandiflora’, da família das nustaceas do Brasil, cuja a madeira é excelente para a construção, e o fruto é do tamanho da cabeça de uma criança, a que dão o nome de “marmita de macaco”, contém grandes sementes oleaginosas. Ela é uma das mais preciosas plantas brasileiras no combate à cura da lepra. O nome desta fruta se originou o nome do vizinho município de Sapucaia do Sul, conforme alguns historiadores.


Comitiva da Subseção da OAB Esteio
visitam o Museu Destaque 
HIGIDIO DASSI E CARLOS BRITO conheceram a infraestrutura do espaço cultural e também sobre alguns fatos da história da cidade
Miguel Luz explicando a comitiva da Subseção da OAB
um pouco mais sobre a história de Esteio
Higidio Dassi e Carlos Brito também conheceram um anexo do
 espaço cultural sobre outras culturas
O presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Esteio, Higidio Dassi esteve na tarde do dia 27 de janeiro, visitando o Jornal Destaque. O responsável pela entidade foi recepcionado pelo diretor do periódico, Miguel Luz. Na oportunidade, Higidio pode conhecer um pouco mais sobre alguns fatos que marcaram a história de Esteio, ao longo dos mais de 60 anos. Além disso, Miguel também falou da trajetória do JD que comemora em 2016, 50 anos de circulação na cidade. O presidente da entidade esteve na companhia do chefe de gabinete da Subseção da OAB, Carlos Brito. Durante a visita, os magistrados também visitaram o acervo do Museu Histórico Destaque. Miguel mostrou o local e explicou para ambos o significado de peças e fotografias que estão expostos no museu. Os visitantes também puderam conhecer a mostra que retrata a visita do diretor do jornal a países asiáticos, incluindo a Cochinchina.
RECONHECIMENTO - Segundo Higidio, um local como esse precisa ser valorizado pela comunidade, bem como receber apoio, pois preserva grande parte da história do município, muito antes de sua emancipação na década 50. “A determinação e a ousadia foram determinantes para que o espaço já ultrapasse duas décadas em prol da cultura local”, comentou Dassi. Ele salientou que ainda nesse ano pretende montar um espaço focado na preservação da história da entidade que completa três décadas de existência. “A entidade possui um acervo histórico expressivo como documentos datados desde a ata de criação, a primeira diretoria, entre outros registros”. Também visitando o Museu Destaque, Carlos Brito tem a oportunidade de conhecer o memorial pela primeira vez. “É um local fascinante que possui por intermédio das peças uma fonte de informação importante para a comunidade. O museu merece ser patrimônio cultural de Esteio”.
Terceiro mandato a frente da entidade
Carlos, Miguel e Higidio, em visita no Museu e no Jornal Destaque
Higidio Dassi assumiu no dia 01 de janeiro, pela terceira vez o cargo de presidente da Subseção da OAB Esteio. Ele enfatizou que um dos motivos de tomar a decisão de se candidatar a uma função representativa e atuar é que as instituições precisam estar ao lado dos cidadãos de bem. “Na atual conjuntura nacional, a Ordem tem papel expressivo no combate a corrupção que tem causado uma crise política e econômica, talvez jamais vista na história recente do país”. Ele ressaltou que esta fazendo visitas em diferentes órgãos públicos da cidade, entre eles, o Legislativo. A posse da nova diretoria da Subseção da OAB Esteio ocorre no dia 11 de março, na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer.


Julio Sal entregando as peças para Miguel Luz
Museu Histórico ganha novas peças 
Morador do bairro Três Portos, Júlio Sal fez a entrega de um toca discos de vinil, que pertenceu ao seu pai, que havia comprado no final dos anos 60. Além disso foi doado quatro discos de vinil com histórias infantis, bem como quatro calendários de parede, sendo um datado do ano de 1962 e outro da década de 70. Também foi entregue o primeiro aparelho de telefone celular da família. Isso tudo fará parte do acervo do Museu Histórico Destaque. A entrega do material ocorreu na manhã do dia 29 de janeiro e foi recebido pelo responsável do espaço cultura, Miguel Luz. Segundo Júlio, um dos principais objetivos para fazer a doação é que as peças fizeram parte da minha infância e de meus irmãos. “É a oportunidade de deixar em um local que será cuidado e preservado para que as futuras gerações possam tomar conhecimento de como ouvíamos música no século 20”, disse Sal. Ele salientou que os calendários haviam sido guardados pela sua mãe e encontrava-se em bom estado de conservação. Os calendários eram presentes que seu pai ganhava. Júlio Sal comentou que a existência do Museu Destaque é de extrema importância para a preservação da história da cidade, através de peças e fotos. “Nos dias atuais, com o advento da internet, redes sociais e videogames, um local como esse é o momento das crianças se divertirem”. Interessados em conhecer o Museu Destaque pode entrar em contato pelo telefone 3473-1712 .


Alunas de projeto no Primavera 
preparam a primeira coleção 
NO MÊS DE FEVEREIRO, será utilizado para aperfeiçoamento 
das participantes do projeto
As alunas já estão aprendendo a lidar com as máquinas e confeccionar peças
O Confeccionando Sonhos - Fase II entra 2016, com a proposta de colocar na rua sua primeira coleção com a marca do projeto desenvolvido pela Abrasinos, com patrocínio do Programa Petrobras Socioambiental. As peças já estão desenhadas, modeladas e os pilotos já sofreram os ajustes necessários para dar início à produção. Inclusive, as participantes do programa aproveitaram os meses de janeiro e início de fevereiro para aperfeiçoarem as técnicas de acabamento.  A coleção desenhada e que será produzida com o apoio do Senac-RS– Canoas, que vem disponibilizando profissionais para acompanhar cada fase da ação que visa à criação de uma cooperativa de costureiras formada por mulheres moradoras do Território da Paz, deve ficar pronta no final de março.  Ao todo são quatro peças – pantalona, saia, top e vestido, que trazem impressas em seu DNA toda a evolução das participantes do Confeccionando Sonhos como profissionais e cidadãs ao longo do projeto iniciado em 2013.
AUXÍLIO - A cooperativa vem tomando corpo, tendo como presidente Isa Cristina de Oliveira Rodrigues, responsável por coordenar a produção no espaço cedido pela Prefeitura, junto à usina de reciclagem e horto municipal. No final de 2015, por indicação da própria Petrobras, as integrantes do Projeto fizeram bolsas e nécessaire reciclando banners usados pela Signi em suas oficinas realizadas em diferentes Estados brasileiros. Trata-se de uma parceira com a empresa que trabalha com comunicação e responsabilidade social, com expertise em estratégias para a sustentabilidade. A Signi encaminha os banners já usados às costureiras, que fazem as peças que são distribuídas a seus colaboradores e participantes dos cursos e oficinas que oferece. Somente para a empresa foram enviados 150 conjuntos.


Vencedores do concurso Esteio Show 
de Natal recebem seus prêmios
Presidente da CDL, Celso Dalmás, com os premiados com a moto e o carro Zero Km
A CDL Esteio realizou a entrega de toda premiação relativa a campanha Esteio Show de Natal, que no ano de 2015 distribuiu 300 mil cupons através dos lojistas que participaram da campanha que iniciou no início de novembro e terminou em 31 de dezembro quando os cupons foram recolhidos para o sorteio que ocorreu na sede da entidade no dia 7 de janeiro. Segundo avaliação do presidente da CDL, Celso Antônio Dalmás, a campanha teve sucesso e certamente auxiliou o comércio local. Em pesquisa informal realizada junto a alguns lojistas a CDL comprovou que o cliente está atento à campanha e muitas vezes, antes de efetuar a compra, procura saber se a loja está participando da campanha.
PRÊMIOS E SEUS GANHADORES
- Automóvel Classic LS Zero KM - Eliane Silva Moreira - comprou na Vera Imóveis - Moto Honda Zero Km -  Marcio dos Santos - comprou na Prá Você Móveis. - Televisor 42' - Ledi Lorena Ferreira - comprou na Belarte Mat. Construção e Decoração - Refrigerador Consul 334L -  Adriana da Silva - comprou na Tok Cosméticos - Ar Condicionado Split  9.000 BTUs - Elias Figueiró Silva Feitosa - comprou na Óticas Vênus - Fogão 4 Bocas - Jurema de Oliveira - comprou na Relojoaria Lider - Microondas - Michele Massaro Gonçalves - comprou na Nicho dos Bichos


SUZANA JABONSKI* 
JUSTIÇA DETERMINA LIMINARMENTE MANUTENÇÃO DE GESTANTE EM PLANO 
DE SAÚDE 
Poucos dias antes do Natal uma gestante precisou ingressar com ação no Fórum de Novo Hamburgo, pois teve seu plano de saúde cancelado unilateralmente pela Operadora de Plano de Saúde que justificou que não tinha mais interesse em manter a gestante e sua família no plano de saúde. Ocorre que a gestante havia contratado o plano de saúde há quase 3 anos e tinha programado a gravidez, sendo que a grande preocupação das mulheres que desejam ter um filho é ter um ter um plano de saúde de qualidade.  Não restam dúvidas que um plano de saúde  é útil e adequado para quem irá passar por uma gestação. A saúde deve ser prioridade na vida de qualquer um e, para quem está esperando um filho, a saúde do bebê também se torna extremamente importante e essencial.  Contudo, às vezes surgem alguns imprevistos indesejados ou inesperados  neste percurso. No caso dessa gestante que nos procurou desesperada, além do fato de estar com diabetes gestacional e faltando menos de 60 dias para o parto, houve o cancelamento unilateral do plano de saúde por parte da empresa, o que se tornou um pesadelo na vida da gestante, o que não deveria ocorrer num momento tão delicado, em que a gestante já está numa situação de fragilidade e que deveria ser um período de tranquilidade, como programado ao contratar um plano de saúde. Existe previsão de que os contratos de plano de saúde podem ser suspensos ou cancelados em situações excepcionais: pela fraude do consumidor ou pelo não pagamento por mais de 60 dias consecutivos, ao longo de um ano. A suspensão ou rescisão do contrato pela falta de pagamento do plano de saúde somente poderá ocorrer se o consumidor ficou inadimplente por mais de 60 dias e se foi notificado até o 50º (quinquagésimo) dia de inadimplência (art. 13, II, Lei 9.656/98). No período de 12 meses, os dias de atraso podem ser somados. No entanto, a lei não permite que a empresa cancele o plano na hipótese em que o segurado se encontre internado. Já nos contratos coletivos de planos de saúde, é possível a ocorrência da resilição, seja ela unilateral ou bilateral, oportunidade em que basta o simples desejo de não mais manter o negócio jurídico, como, também, de resolução, hipótese clara de inadimplemento por um dos contratantes, a exemplo do que ocorre com o inadimplemento quanto ao pagamento das mensalidades.  Porém, caso o consumidor se encontre em uma situação em que se veja prejudicado pelo seu plano de saúde, uma primeira possibilidade seria abrir uma reclamação junto à ANS por meio do telefone ou através do site, o que pode fazer com que a ANS exija explicações junto à operadora do plano de saúde, forçando-a a prestar informações ao consumidor. Outra possibilidade seria enviar uma notificação à empresa, cobrando-lhe tais informações. Nesse caso, para fins probatórios, seria mais aconselhável e seguro que a notificação seja extrajudicial (por cartório) ou judicial. Uma última possibilidade seria ingressar com uma ação judicial com o intuito de obter o efetivo cumprimento do contrato. Portanto, no caso da gestante a mesma esgotou todas as possibilidades tentando negociar com a operadora a sua manutenção do plano de saúde e somente obteve êxito ingressando com uma ação na justiça e obtendo uma liminar para manutenção no plano de saúde, ou seja, o plano de saúde terá que continuar custeando todas as consultas médicas, exames e todas as despesas com o parto que deverá ocorrer na primeira semana de fevereiro. Por fim, o plano de saúde não pode depois de quase 3 anos de contrato e ao longo de uma  gravidez simplesmente mandar uma carta notificando a  rescisão unilateral e deixar a gestante sem amparo e cobertura médica, pois é justamente neste momento  que uma mulher grávida se encontra mais vulnerável. Por sorte o nosso Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul vem entendendo que os planos de saúde não podem neste momento delicado das gestantes rescindirem os contratos unilateralmente, cabendo neste caso liminar para requerer a manutenção no plano ou reingresso, com pedido de danos morais, a depender de cada caso.
* Advogada OAB/RS 50.687 Av. Pedro Adams Filho 5114, sala 703, centro Novo Hamburgo-RS CEP: 93410-172 Fone/fax: (51) 3525-0767 http://www.jabonski.com.br



Acores promove Esteio Mais Verão 
A COMPETIÇÃO reuniu aproximadamente 200 corredores do município e da Região Metropolitana
Os primeiros colocados na categoria masculina a atividade
Corredores da cidade e região participaram no dia 31 de janeiro da corrida Esteio Mais Verão 2016. A atividade foi organizada pela Associação dos Corredores de Rua de Esteio (Acores), sob o comando do presidente, Paulo Henrique dos Santos. Devido o tempo chuvoso, a largada dos competidores atrasou em mais de 30 minutos, no Parque Galvany Guedes, no bairro Jardim Planalto. Além disso, alguns atletas estavam com dificuldades de encontrar o local da corrida. Entre os corredores participantes estavam Adão Juares Camões, de São Leopoldo, que integra a Acores desde 2006, bem como José Carlos Correa Gonçalves, que já disputou a primeira maratona de Porto Alegre, em 1983, que atualmente reside em Brasília, mas é natural de Esteio. Também estiveram presentes aproximadamente 200 corredores, incluindo os corredores Laudeci de Motta e a esposa Mercy, residentes no estado vizinho de Santa Catarina. Antes da largada, ocorreu uma cerimônia, onde os participantes fizeram um minuto de silêncio, em homenagem aos atletas que morreram nos últimos anos, como Miriam Caldasso e Raul Braescher.
INÍCIO - De acordo com Paulo Santos, apesar dos acontecimentos climáticos registrados em 2015 no município e na região, alguns competidores não puderam estar presentes no evento, em função dos transtornos. “Apesar disso, ocorreu dentro da normalidade e demos a largada para mais um ano de atividades em prol do esporte em terras esteienses”, disse Santos. Ele comentou que as parcerias tem sido importantes para que os corredores possam mostrar seus talentos.
Os competidores enfrentaram o mau tempo, durante a corrida

Celso Dalmás, Alice Grecchi e Longuinho Muzykant
Nova diretoria da Acise é empossada
A advogada Alice Grecchi passou a presidência da ACISE de Esteio, no início do ano, ao empresário Longuinho Muzykant. Na mesma oportunidade foi dada posse aos novos vice-presidentes e diretores que trabalharão juntos na gestão 2016/2017. Longuinho Muzykant em seu discurso de posse já informou algumas das mudanças que fará a partir de março na condução da entidade quando pretende intensificar os trabalhos em grupo e promover encontros com os associados visando não só maior aproximação mas também inteirar-se das dificuldades e problemas enfrentados pelos empresários e auxiliar na busca de soluções. A transmissão de cargo foi bastante prestigiada pelas co-irmãs filiadas à Federasul, diretoria, associados e entidades de classe que deverão novamente comparecer na posse festiva agendada para o dia 18 de março, no Sun 7 Premium.
Getúlio Fontoura, Marcelo Pereira, Alice Grecchi, Marina Goltz, Clélia e Longuinho
Muzykant e Major José Luis da Rosa
CDL Sapucaia entrega prêmio
Representantes de diversos segmentos da comunidade participaram do ato
Neliane dos Santos, de Sapucaia do Sul, recebeu no dia 29 de janeiro o prêmio - um carro Zero km - a que fez jus ao participar da campanha de Natal Ilumine & Ganhe, promovida pela CDL de Sapucaia do Sul. Neliane realizou compras na Casa do Piso, um dos 170 estabelecimentos comerciais que participaram da campanha de Natal. Presentes na entrega do automóvel o presidente da CDL, Mauro Sauthier, os vice-presidentes José Behenck Selau, Diego Perin e por parte do Governo Municipal, prefeito Vilmar Ballin e José Luiz Tassinari.


Ruas e terrenos são alvo de manutenção
As máquinas retiraram galhos de árvore e entulhos
O primeiro dia de fevereiro foi marcado pelo trabalho de máquinas e funcionários da secretaria de Serviços e Mobilidade Urbana, com relação ao trabalho de limpeza na cidade. O bairro escolhido foi o Capão da Cruz onde houve o recolhimento de entulhos. De acordo com informações da secretaria, somente no período da manhã foi recolhido 12 cargas de caminhão truck, com galhos e restos de construção, em diferentes pontos da cidade. A solicitação do titular da pasta é que os sapucaienses façam sua parte, não jogando lixo e entulhos nas ruas ou em terrenos baldios. Outra localidade que também foi abrangida pelo movimento foi o Pasqualine.


PE. ANDRÉ BOANERGES CARBONERA 
Missionário Claretiano 
ESPERANÇAS 
O tema é muito oportuno. Ano-Novo! Novas esperanças... São infindas! Sempre esperamos... Esperamos: Mais paz; Mais saúde; Mais alegria; Mais honestidade; Mais fé; Mais obras de caridade; Mais união familiar; Mais justiça; Maior felicidade; Mais orações; Menos egoísmo; Menos pobreza; Maior assistência médica; Vidas mais longas; Melhores salários; Menos analfabetos; País mais unido; Políticos mais honestos; Idosos bem cuidados; Crianças mais amparadas; Felicidade mais constante. Esperanças! É preciso haver sempre ESPERANÇAS! Hoje e sempre! Amém!


Medidas de prevenção foram um dos
principais destaques de 2015 da corporação
Divulgadas as ações do Corpo de Bombeiros esteiense 
ALÉM DE ATENDIMENTOS de rotina, ocorreu atividades de prevenção 
A unidade do Corpo de Bombeiros de Esteio divulgou recentemente alguns números referentes a ações realizadas durante o ano de 2015 pela corporação esteiense. Um dos principais motivos para a medida é proporcionar que a sociedade tome conhecimento do que foi feito, como forma de prestação de contas. O responsável pelo CB, o sargento Álvaro do Nascimento, disse que o trabalho desenvolvido pela corporação foi satisfatória, apesar de ter ocorrido uma redução no efetivo. “Mesmo tendo alguns obstáculos estamos atendendo as demandas dentro do prazo em que a legislação permite. Já em muitas cidades ao entorno de Esteio a realidade é diferente, em relação ao acúmulo de processos de planos de prevenção, devido a falta de servidores”. Ele ressaltou ainda que algumas situações se tornam mais difíceis, devido o deslocamento de funcionários para atuarem na função de salva-vidas, no Litoral gaúcho.
NÚMEROS - De acordo com o sargento Álvaro do Nascimento, o grande número de ocorrências atendidas pela corporação esteiense é relacionada a remoção de fonte de perigo, como corte de árvore e auxílio na retirada de enxame de abelhas. “Outro fato que ocasionou o trabalho dos bombeiros foi fogo em terrenos baldios que acabou se tornando um lixão, devido a grande quantidade de material inflamável, como galhos de árvores e outros objetos de fácil combustão”, comentou o sargento Nascimento. Ele frisou que nessa função, além da remoção dos profissionais, o bombeiro necessita utilizar uma grande quantidade de água para apagá-lo. Em 2015, o Corpo de Bombeiros de Esteio atuou no socorro e na reorganização da cidade que no mês de julho que foi devastada por uma enxurrada de resultou em milhares de desabrigados em vários pontos do município.


Uso indevido de gás ocasionou 
acidentes em residências
Bombeiros atuam em ações para evitar acidentes
Para o sargento Álvaro do Nascimento, a unidade esteiense prestou atendimentos a munícipes, em caso de incêndio a residências. A grande maioria dos imóveis são alvo de sinistros ocorreu pelo uso indevido de gás GLP ou também conhecido como gás de cozinha. “O principal problema é que as pessoas não têm cuidado de verificar se a mangueira está em boas condições de uso e a validade em dia. Esse material tem data para ser utilizado de até cinco anos, após isso, precisa ser trocado”.


SAMU realizou mais de 400 atendimentos
 A maioria dos atendimentos esta relacionado com problemas como acidentes de trânsito e até AVC
O primeiro mês de 2016 terminou com mais de 400 atendimentos de urgência e emergência realizados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), de Sapucaia do Sul. Segundo a coordenadora e responsável técnica do SAMU, enfermeira Flávia Motta, em 2015 foram cerca de sete mil atendimentos ao longo do ano. Flávia destacou ainda que os principais casos em que o serviço é acionado, dizem respeito a surtos, crises convulsivas, acidentes de trânsito, pacientes diabéticos com quadros de hipoglicemia - redução dos níveis de glicose no sangue - e casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC). O SAMU conta hoje com uma estrutura formada por ambulância de suporte avançado, que conta com médico, enfermeiro e condutor socorrista; ambulância básica, com técnico de enfermagem e condutor socorrista; motolância, com técnico de enfermagem socorrista e, ainda, um veículo de grande porte utilizado para serviços burocráticos, mas que também atua no transporte de profissionais quando necessário.


Dupla é detida por roubo 
em Sapucaia 
DOIS SUSPEITOS se envolveram num assalto, mas foram capturados
Com um dos envolvidos no assalto foi
encontrada uma réplica de arma
Policiais do 33º Batalhão de Polícia Militar de Sapucaia do Sul efetuaram a prisão de um homem e de um adolescente, após serem comunicados sobre o assalto a um pedestre ocorrido na área central da cidade. De acordo com informações obtidas pelo BPM, a sala de operações recebeu uma denúncia anônima sobre o ato cometido pelos suspeitos. Diante das características e de relato, os PMs iniciaram uma busca pela região dos indivíduos. Em frente a uma residência localizada na Rua Desembargador Padilha, os policiais militares encontraram os envolvidos no assalto. Um dos suspeitos tem 19 anos e um outro, menor de idade. Com o adolescente, os policiais encontraram um simulacro de uma arma de fogo. Os indivíduos foram reconhecidos pelas vítimas como os autores do assalto. O terceiro envolvido no delito não foi localizado. Após receber voz de prisão em flagrante por roubo a pedestre, a dupla foi encaminhada para a 1ª Delegacia de Polícia (DP), onde foi lavrado a ocorrência.


Suspeitos assaltam e agridem pedestre
O trio foi reconhecido pela vítima após a captura
Três suspeitos com idades entre 18 e 25 anos foram presos pela Brigada Militar de Esteio, após terem assaltado um pedestre e ter roubado um aparelho de telefone celular, além de uma quantia em dinheiro da vítima, bem como desferir socos e pontapés contra o homem. Conforme informações da BM, após receber uma denúncia através do número 190, referente ao ocorrido, teve início um patrulhamento ostensivo na área central da cidade em busca dos indivíduos. Alguns metros após o fato, os brigadianos prenderam o trio que foi reconhecido pela vítima.


Indivíduo é capturado com drogas e dinheiro
Mesmo com dinheiro e drogas, o suspeito tentou fugir, mas foi capturado
Um homem de 30 anos foi detido por policiais militares do 34º BPM no bairro Três Marias. O fato aconteceu no dia 27 de janeiro, por volta das 17 horas. Segundo informações do BPM, uma guarnição estava realizando um patrulhamento pelo bairro, quando avistaram um indivíduo em atitude suspeita. Ao perceber a aproximação da viatura tentou fugir, mas foi capturado. Após ser identificado, durante a revista pessoal, os PMs encontraram com o indivíduo 71 pedras de crack e uma quantia de R$ 78,00, em diversas notas. O suspeito foi encaminhado a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), em Canoas.


Policiais da região prendem homem com arma
Agentes da Polícia Civil de Esteio, com o apoio da 2ª Delegacia de Polícia de Sapucaia do Sul prenderam um homem de 42 anos, por porte ilegal de arma de fogo. Segundo a delegada da DP esteiense, Marina Goltz, a prisão aconteceu em cumprimento de mandato de busca e apreensão relacionado a crime de ameaça ocorrido no bairro Pedreira, ocorrido em dezembro de 2015. a detenção do suspeito aconteceu no bairro São Jorge, em Sapucaia do Sul. Após os procedimentos legais, o indivíduo foi encaminhado ao sistema prisional.


Motociclista é preso após perseguição na RS 118
O homem tentou fugir na motocicleta, mas foi preso na RS 118
No dia 27 de janeiro, por volta das 10 horas, uma guarnição do 34º BPM prendeu um homem de 28 anos, por posse e porte ilegal de arma de fogo. De acordo com o relato dos PMs que atenderam a ocorrência, durante um patrulhamento foi avistado pelos policiais um homem pilotando uma motocicleta em atitude suspeita pela RS 118, no trecho esteiense da via expressa. A guarnição perseguiu o motociclista até o bairro São José. Na abordagem, o suspeito tentou fugir, mas foi capturado. Durante a revista pessoal, com o indivíduo foi encontrado na cintura uma pistola calibre 7.65 e doze munições. O suspeito foi levado para a DP de Esteio.


JOSÉ NILO CORRÊA ALVES 
Ten Cel QOEM* 
Dia-a-dia na cidade 
ANO NOVO 
Estamos retornando de férias!!! E se estabeleceu que, após as férias, as pessoas devem voltar com as “baterias” recarregadas, sono em dia e cabeça descansada. Sabemos que não é bem assim. Muitas férias, ou mesmo finais de semana planejados para relaxamento, acabam sendo estressantes e cansativos devido a engarrafamentos de trânsito e imprevistos diversos. No entanto, estamos reiniciando as atividades, sendo que questões não resolvidas no ano passado devem novamente voltar à pauta a fim de serem encaminhadas satisfatoriamente. Em Esteio, o ano passado foi de trabalho intenso na área policial. Além do esforço diário para prevenir delitos e baixar índices criminais, a Brigada Militar teve de planejar atuação em eventos importantes como a Expointer, a Semana Farroupilha e o Universo Alegria, todos ocorridos no interior do Parque de Exposições Assis Brasil. Foram dias intensos, de apreensão, mas, no final, coroados de sucesso. Já em 2016, não se espera nada diferente. Pelo contrário, o ano de eleições municipais prenuncia muito mais trabalho e envolvimento do efetivo policial militar. Mas estamos preparados. Como policiais e cidadãos esperamos que a festa da democracia seja tranquila e no final do ano estejamos comemorando a escolha dos melhores representantes para nosso município. Finalizando este primeiro texto de 2016, recomendo e sinceramente desejo que toda a paz e tranquilidade se derramem sobre nossa comunidade, sempre lembrando que a segurança pública não é assunto somente de polícia. É, antes disto, dever do Estado e responsabilidade de todos. Até a próxima e um ótimo ano novo.
Ten Cel QOEM Comandante do 34º BPM

Um comentário: