segunda-feira, 30 de maio de 2016

EDIÇÃO 2022

Moradores solicitam que seja 
instalada rede elétrica em rua 
O Loteamento Nossa Senhora de Lourdes, localizado na Rua das Nações, no bairro Tamandaré, foi  tema de reunião no dia 24 de maio. O encontro foi proposto pelos integrantes da Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação, com a participação da concessionária de energia elétrica que abastece a região e um dos proprietários do local, Matheus Fagundes. A audiência aconteceu na Câmara de Vereadores. Participaram representantes do Executivo na reunião. Fagundes  relatou que o problema é a falta da rede de energia pública, o que impede a realização de edificações na área. Além disso, o proprietário reforça a insegurança gerada pela ausência de iluminação pública, e o temor que o local volte a servir de lixão.  No loteamento, aprovado há mais de 30 anos e que tem total de 4.851 metros quadros, passa a rede de alta tensão e  não existem residências. Os proprietários, entre eles  Fagundes, planejam construir, mas sem auxilio do Poder Público para o arruamento e a instalação de postes de energia, ‘fica inviável’. Conforme o representante da concessionária, Tiago Pedroso, há um termo de responsabilidade e compromisso entre o Município, a empresa de energia elétrica e construtora, para a abertura e a infraestrutura da Avenida das Nações, junto ao loteamento,  celebrado em maio de 2013. Pedroso informou, ainda, que qualquer ação de energia somente poderá ser realizada com o pedido da Prefeitura para abertura da rua e a apresentação do projeto de extensão da rede, que deverá ser encaminhado à concessionária. 


Parada de ônibus sem cobertura 
no São Sebastião
Quem precisa utilizar o transporte coletivo na cidade, em alguns casos, fica a mercê da falta de fiscalização por parte do setor competente. Não é a primeira vez, já ocorreu outros registros similares no município sobre a destelhamento de paradas de ônibus. Um desses locais fica na Avenida Presidente Vargas, no bairro São Sebastião. Enquanto nos dias de chuva, as pessoas se previnem com o guarda-chuva aberto, nos dias de calor intenso fica difícil ficar no sol. Outro ponto de ônibus que tem deixado usuários indignados é na Rua Ezequiel Nunes Filho, próximo a escola. De acordo com moradores, havia uma parada coberta no local, mas em função dos últimos vendavais acabou resultando em seu destelhamento. Mas ao invés de ser colocado uma nova ou o conserto da mesma, apenas uma placa indicativa está no ponto. Em dias de sol e chuva, os pedestres ficam a deriva das precipitações.


UM DOS ESPAÇOS mais expressivos é o Estúdio Público de Música, 
bem como a Biblioteca, entre outros atrativos 
Obras no Centro de Artes e Esportes 
entra na reta final
Encontro ocorreu nas dependências do novo espaço cultural da cidade
Músicos de Esteio participaram no dia 19 de maio, de uma reunião para debater o regimento interno do Estúdio Público de Música, que será implantado junto ao Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), em construção no final da Rua Rio Grande, no bairro Liberdade. Os participantes do encontro também puderam visitar as obras do CEU e conhecer, de perto, as instalações. Na abertura do encontro, a secretária de Desenvolvimento e Habitação, Joceane Gasparetto, falou sobre o CEU, apresentando os detalhes do projeto que vai integrar diferentes ações. “Não queremos que esta seja apenas mais uma obra. A cidade tem que ter vida e queremos que vocês possam trazer arte e a música para o espaço”, destacou Joceane. Depois, os músicos debateram a proposta de regimento do Estúdio Público apresentada pelo rapper Rafael Diogo dos Santos. Os pontos do documento foram analisados e foram dadas sugestões para aperfeiçoá-lo. As propostas serão debatidas via e-mail e redes sociais entre os músicos de diferentes segmentos de Esteio. O documento será inserido junto ao Regimento Interno do CEU, que será construído por representantes de diferentes secretarias municipais.
INFRAESTRUTURA - O CEU integrará, em um mesmo espaço, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais e políticas de prevenção à violência e de inclusão digital. Estão sendo investidos R$ 2,3 milhões na construção, em uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Governo Federal. Dois edifícios multiuso terão salas para oficinas e capacitações, telecentro, biblioteca com 2.150 livros, miniauditório e sediarão um Centro de Referência em Assistência Social (Cras). A área de 3 mil m² oferecerá, também, pista de skate, equipamentos de ginástica, playground e pista de caminhada para as comunidades do entorno, como Vila Navegantes, Vila Nova, Vila Ezequiel e São José, além dos loteamentos Guterres, Bom Jesus, Pôr-do-Sol, Condomínio Vitória Régia e Moradas de Esteio I e II.
ESTÚDIO DE MÚSICA NO CEU 
O projeto do Estúdio Público de Música foi aprovada no Processo de Participação Popular e Cidadã (Consulta Popular) do Governo Estadual de 2014. A proposta foi levada para a votação pela Associação do Hip Hop de Esteio e do grupo Rafuagi e recebeu mais de 11 mil votos. A ideia é oferecer um local, gratuito, para músicos da cidade gravarem trabalhos, inclusive CDs.

Conserto em cratera é realizada 
em avenida do Novo Esteio
A rede de água estava desativada desde o final da década de 70
Diante de algumas ações que vem sendo tomadas para evitar novos alagamentos na cidade, pontos estratégicos em determinados bairros estão passando por uma manutenção. Um desses espaços foi em uma galeria construída no entroncamento da Avenida Celina Chaves Kroeff com a Rua Padre Anchieta, no bairro Novo Esteio. Ao abrir foi detectado dentro da cratera, que partes dela está comprometida, em função da falta de limpeza que acabou gerando um acúmulo de sujeira e de terra. Isso foi propício para alagar algumas ruas do bairro, nas precipitações registradas especialmente nos anos de 2013 e 2015. Provavelmente, se esta medida foi realizada em outras galerias poderão resolver grande parte do problema das cheias, assim como o dessassoriamento dos arroios Esteio e Sapucaia, em sua extensão. De acordo com informações da secretaria de Comunicação Social, o local em evidência a pasta de Obras Viárias e Serviços Urbanos identificou uma obstrução da rede de drenagem por uma tubulação de água da Corsan já desbloqueado. O trabalho foi feito por máquinas da estatal, atendendo uma solicitação feita pela Prefeitura. A rede foi descoberta durante uma ação do Departamento de Esgotos Pluviais da SMOVSU.


UMA DAS QUESTÕES que tem gerado problema é a falta de parquímetros 
e as penalidades pelo não pagamento das taxas 
Estacionamento rotativo de Esteio 
gera polêmica entre motoristas
Os parquímetros serão instalados após a conclusão das obras na Avenida Presidente Vargas
Desde que foi implementado na cidade o estacionamento rotativo, este serviço tem sido alvo de polêmica, tanto por parte dos usuários, quanto de alguns representantes de estabelecimentos comerciais da região. Uma das últimas ações destaca que os vereadores da oposição do Legislativo Municipal Harri Zanoni, Jaime da Rosa, Marcelo Pereira e Leonardo Pascoal protocolaram junto ao Ministério Público o pedido de suspensão da cobrança da tarifa de regularização do serviço. A taxa, no valor de R$ 10,00 é cobrado dos usuários que não possuem o comprovante de tempo de estacionamento. A medida, segundo os vereadores, visa paralisar a cobrança, que tem gerado diversos transtornos aos usuários, sobre tudo em razão da inexistência de parquímetros para a aquisição dos tíquetes de estacionamento. No documento, encaminhado ao promotor de Justiça, André de Azevedo Côelho, os vereadores citam o artigo da Lei 5.606/12, que instituiu o serviço, onde estabelece que o concessionário, no caso a empresa Zona Azul Brasil, deverá propiciar aos usuários facilidade na obtenção do comprovante do tempo de estacionamento, de acordo com as exigências estabelecidas na licitação. “Em virtude desta dificuldade, muitos usuários têm sido notificados a pagar a tarifa e, em caso da falta de pagamento, o usuário estará sujeito às penalidades do Código de Trânsito Brasileiro, ou seja. multa e pontos na carteira de motorista”, alegam os parlamentares.
MEDIDAS - O representante da empresa Zona Azul, Claudinei Barduque informou que os equipamentos somente serão instalados 60 dias após a conclusão das obras de revitalização do Centro. De acordo com os vereadores, devido ao atraso na conclusão das obras de reforma da Avenida Presidente Vargas, a lei que estabelece a instalação dos parquímetros está sendo descumprida, pois através do processo licitatório que consta que deveria estar em funcionamento desde o dia 11 de abril.


Centro Municipal de Especialidades de Saúde é aberto na área central de Esteio
O centro de especialidades já está em funcionamento desde o dia 09
O novo Centro de Especialidades de Esteio está localizado na Rua Fernando Ferrari, 1162, na área central da cidade. O local tem uma estrutura do Centro de Atenção à Saúde Mental (Caism), reunirá em um mesmo local os especialistas da rede pelo SUS que, no momento, atendem nas unidades básicas de saúde (UBS) esteienses. Para ser atendido no local, será necessário, primeiro, passar pela avaliação do médico do posto de saúde de referência do paciente. Caso o profissional de saúde identifique a necessidade de um atendimento com um especialista, será feito um encaminhamento à Central de Marcação, que agendará uma data para a consulta e comunicará o paciente. Os retornos serão marcados no próprio Centro de Especialidades. Devido ao grande espaço disponibilizado, há a possibilidade de se transferir parte da secretaria para o local, que também contará com aparelho de eletrocardiograma e servirá de base para a ambulância.
ESPECIALISTAS
Traumatologista, Neurologista, Dermatologista, Cardiologista, Proctologista, Fonoaudióloga, Nutricionista e Psicopedagoga. Futuramente, o serviço deverá contar, ainda, com uma ginecologista.


ESPAÇO PARA PRÁTICA esportiva será instalada na Avenida Ernesto Dornelles, 
uma das mais importantes do bairro 
 Santo Inácio ganha Academia de Saúde
As obras estão em ritmo acelerado para ficarem prontas até a inauguração
A placa de identificação na fachada do prédio indica que a Academia da Saúde do bairro Santo Inácio está prestes a ser inaugurada. Faltando alguns retoques para a finalização das obras, o espaço está sendo preparado para a entrega à comunidade. A cerimônia ocorre no dia 29 de maio, às 16 horas, no canteiro da Avenida Ernesto Dornelles - interseção com Rua Osmar Fortes Barcelos. Além de brinquedos infláveis, atividades esportivas e Food Trucks, a inauguração contará com atrações artísticas com Dj Cabeção, Gisele Bloete, Locos de Bira, Clemência, Teleporte, Cria de Favela e Timão. Com uma área total de 747,9m², estão sendo investidos R$ 237 mil do Ministério da Saúde na obra da Academia. O projeto das Academias de Saúde tem como objetivo principal contribuir para a promoção da saúde e produção do cuidado e de modos de vida saudáveis da população. Os polos do Programa Academia da Saúde são espaços públicos construídos para o desenvolvimento de ações variadas como: práticas corporais e atividades físicas, promoção da alimentação saudável, mobilização da comunidade, práticas artísticas e culturais, gestão participativa, entre outras preconizadas pelo Programa.
EXERCÍCIOS - O prédio, que conta com depósito, bebedouro, sanitários e salas de acolhimento e de convivência, já está finalizado e aguarda somente a equipe de limpeza para que esteja em condições de ser entregue na data. Os aparelhos da área de ginástica, que contará com pranchas de abdominal, espaldar/barra fixa e barra de alongamento, serão instalados nos próximos dias. A quadra de vôlei de praia começou a receber o cercamento de tela. Já a outra quadra, que receberá outros esportes como futebol e basquete, já está quase pronta, e aguarda as pinturas de marcação, as goleiras e tabelas.


UBS’s serão reinauguradas na próxima semana
A UBS da Ezequiel visa atender a demanda da região
Estão previstas para serem inaugurada nos dias 31 de maio e 01 de junho, as Unidades de Saúde Básica Centro, que passará a se chamar Nickollas Gomes e da Vila Ezequiel que ganhou o nome do ex-prefeito Juan Pio Germano. A unidade da Vila Ezequiel será inaugurada a partir das 16 horas contará com quatro consultórios, salas de medicação, de agentes comunitários de saúde, de vacina, de esterilização, de curativos e de procedimentos, além de anitários, também com acessibilidade. Localizado no Beco da Servidão, 41, o posto de saúde vai ocupar todo o terreno ao lado do atual prédio, chegando até a Rua Ezequiel Nunes Filho, 79. O investimento é de R$ 458 mil. Na UBS que homenageará o jovem Nickollas Gomes, os trabalhos de reforma também já estão em vias finais. A calçada em basalto com piso podotátil já está pronta. O valor da obra girou em torno de R$ 288,8 mil em investimento. O posto de saúde ficará com seis consultórios gerais, um consultório odontológico, duas salas de curativos e procedimentos, salas de imunização, de inalação coletiva, de esterilização e sanitários com acessibilidade, além da instalação de piso tátil. Além da abertura de novas salas, foram feitas melhorias nas estruturas do prédio e da cobertura, substituição de instalações elétricas, hidráulicas e de telefonia e Internet, junto com pintura e acessibilidade. A UBS Centro terá solenidade especial a partir das 15 horas, na Rua Fernando Ferrari, 948.


UMA DAS NOVIDADES será a reprodução no chão da edificação do prédio frontal do complexo destruído em um incêndio em 13 de agosto de 2005 
Seminário Claretiano ganha nova 
imagem para a comunidade
A comitiva esteve conhecendo as melhorias que estão sendo feitas no complexo
Blocos empilhados, prontos para serem encaixados como em um quebra-cabeça. Esta é a cena que se encontra na entrada do Seminário Claretiano nesta segunda etapa da restauração do prédio. Apesar do ar gelado, servidores trabalham nesta na nova entrada do prédio e nas partes internas. Na tarde do dia 23 de maio, estiveram visitando a obra, o diretor do Jornal Destaque, Miguel Luz, sendo conduzido pela secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Joceane Gasparetto e o coordenador de Direitos Humanos, Jauri Machado. Também estavam na comitiva Gabriela, Miguel e José. A nova entrada será em blocos de concreto coloridos, que reproduzirão a fachada do prédio em ruínas. A entrada terá também um lugar para a santa que ocupava o frontão do prédio incendiado. A santa ficará em um pedestal, colocado na projeção. Esta parte deve contar também com bancos, para que a comunidade possa aproveitar o local. A parte interna do Seminário também está recebendo a revitalização. O piso antigo foi removido e aguarda os blocos de concreto. Ao redor do passeio, foi plantado grama. Além disso, a rampa de acesso para cadeirantes foi ampliada, garantindo o acesso até a área do estacionamento. Os próximos passos ainda contemplam toda a parte de iluminação e paisagismo.
MELHORIAS - Enquanto as ações da primeira etapa somaram cerca de R$ 475 mil, incluindo aterro do estacionamento, terraplanagem, colocação de material fresado, barras para banheiros e divisórias para a instalação da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, entre outros, a segunda etapa deve alcançar um valor de R$ 212 mil. A obra conta com um prazo de 120 dias, mas como envolve a área externa, depende de tempo firme. O Seminário deve receber ainda a obra de revitalização do espaço destinado ao Museu Histórico de Esteio (MHE), que será realizada através de repasse da Caixa Econômica Federal. A obra para abrigar o MHE custará um total de R$ 253,5 mil, sendo o valor de R$ 243,7 mil de repasses e R$ 9,7 mil de contrapartida da Prefeitura.


O MUNICÍPIO ESTÁ NA ROTA para a passagem do símbolo máximo dos 
Jogos Olímpicos que acontece em agosto, no Rio de Janeiro 
Tocha Olímpica em Esteio
A Tocha Olímpica continua o seu trajeto por cidades de todo o Brasil. Para preparar a chegada do maior símbolo olímpico a Esteio no dia 08 de julho, representantes de secretarias, agremiações esportivas, organizações sociais e outras entidades participaram de uma reunião. O encontro ocorreu no auditório da Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya, na noite do dia 18 de maio. Na oportunidade, o secretário de Comunicação Social, Luiz Damasceno, falou sobre o projeto. “Não é um evento da Prefeitura. É um evento de todos. Os olhos do mundo vão estar voltados para nossa cidade. Temos que fazer um espetáculo o mais bonito possível, apesar de ser um evento curto”, afirmou Damasceno. Ele apresentou um breve histórico da Tocha, mostrou o roteiro do Fogo Olímpico no Rio Grande do Sul e a estrutura de apoio que deve chegar a Esteio, vinda de Canoas. O secretário chamou a atenção de que os comerciantes não podem usar os símbolos olímpicos, no dia do evento, para a promoção de seus empreendimentos, no que é definido como “marketing de emboscada”, entre outros assuntos.
MOBILIZAÇÃO - Em sua explanação, a titular da pasta de Arte e Cultura, Ângela Ruas, falou sobre a mobilização junto aos artistas da cidade para oferecer ao público uma ampla gama de atrações, antes, durante e depois da passagem da Tocha. “Queremos a participação de todos os segmentos da arte e cultura local. Queremos fazer uma grande festa, que vai culminar na frente da Casa de Cultura, onde a Tocha vai chegar”, destacou Ângela. Quem tiver dúvidas e perguntas sobre o evento ou quiser se integrar às atividades pode encaminhar um e-mail para esteio@esteio.rs.gov.br.
TRAJETÓRIA DA TOCHA NO ESTADO 
No Rio Grande do Sul, a Tocha chegará no dia 03 de julho, pelo Norte do Estado. Erechim será o primeiro município gaúcho a participar do revezamento. De Esteio, a Tocha vai para Novo Hamburgo. No dia 09, o símbolo deixa o Estado, por Torres, e entra em Santa Catarina. Ao todo, serão 20 mil quilômetros percorridos (além das 10 mil milhas aéreas) e mais de 12 mil condutores. Conforme o cronograma do Comitê, a estimativa é que a passagem em território esteiense ocorra no dia 08, após as 8h10. A Tocha chegará em frente à Prefeitura de Esteio e será conduzida por sete pessoas (três escolhidas pela Prefeitura e quatro por patrocinadores) até a Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya (roteiro e condutores ainda serão anunciados). Mais informações podem ser acompanhadas no site http://www.rio2016.com


MOBILIZAÇÃO VISA promover a autonomia e melhorar a qualidade de vida da comunidade 
Ações sociais beneficiarão moradores 
do Colina Verde
O ato para início das obras ocorreu em uma escola 
Teve início no dia18 de maio, as ações sociais do projeto de revitalização do Loteamento Colina Verde, em Sapucaia do Sul. Representantes do Poder Público, empresários e lideranças participaram da solenidade assinatura para começar os trabalhos. O ato ocorreu nas dependências da Escola Municipal Prefeito Walmir dos Santos Martins. “Estas ações integram e completam a intervenção que iniciamos no Colina Verde há quatro anos, com pavimentação de ruas, obras de saneamento básico e habitação. É um projeto de grande importância e impacto social, que vai mobilizar agentes públicos e comunidade”, ressaltou o prefeito Vilmar Ballin. Além dos moradores do Loteamento Colina Verde, também serão beneficiados com a iniciativa as comunidades dos loteamentos Santa Luzia e Cooperamobem. Com duração de dois anos, o projeto tem como objetivo promover a autonomia e melhorando a qualidade de vida dos moradores daquela região. Para isso, serão desenvolvidas inúmeras ações, como oficinas, eventos, cursos de formação, horta urbana, tendo como eixos Mobilização e Organização Comunitária; Educação Sanitária e Ambiental; e Geração de Trabalho e Renda.  As atividades serão realizadas por profissionais contratados pela empresa e técnicos da Prefeitura, em diferentes espaços, como escolas, associações, entre outros. O projeto envolve secretarias municipais, associações de moradores e Emater.


JOSÉ NILO CORRÊA ALVES 
Ten Cel QOEM*
Dia-a-dia na cidade 
SEGURANÇA DOS MUNÍCIPES 
Como já discorremos em outras oportunidades, vivemos momentos difíceis quando todo o cuidado é pouco no sentido de garantir a nossa segurança e de nossos familiares e amigos. Além da preocupação individual através da adoção de condutas seguras, a união de todos, um zelando pelo bem estar do outro, faz a diferença na luta diária contra malfeitores que fazem do furto e do roubo seu “ganha-pão” de cada dia. Nosso vizinho deve ser nosso melhor aliado, observando e nos alertando sobre movimentos estranhos em nossa rua ou bairro e, para que isto aconteça, devemos agir preservando as boas relações, cedendo em algumas pequenas coisas em prol do bem comum. Por outro lado, importantes são as movimentações populares, seja através de associações ou grupos de pessoas, buscando respostas do poder público para problemas que podem vir a influenciar na segurança pública coletiva. Questões como iluminação pública eficiente, limpeza de terrenos baldios, podas em árvores que possam oferecer abrigo a marginais, são alguns exemplos de demandas que podem ser encaminhadas de forma organizada aos órgãos públicos responsáveis. Em nossa cidade temos a vantagem de contarmos com uma integração salutar entre os organismos preocupados e com ingerência sobre a segurança pública municipal. Sob a coordenação do GGI-M (Gabinete de Gestão Integrada Municipal) entidades como a Brigada Militar, Polícia Civil, Bombeiros militares, Conselho Tutelar, Secretaria Municipal de Segurança e outras secretarias do executivo com atribuições relacionadas, reúnem-se mensalmente para discutir demandas da população e planejar ações pontuais que tragam resultados benéficos na manutenção da ordem e da tranquilidade à população. Tudo isso é Segurança. Até a próxima.
*Comandante do 34º BPM





OS ENVOLVIDOS tentaram fugir após cometer o delito, mas foram capturados pelos policiais militares
Homem é morto a tiros 
Um homem de 34 anos foi morto supostamente por dois indivíduos, com 18 e 19 anos, na tarde do dia 19 de maio, na Vila Pedreira. A prisão ocorreu após a Brigada Militar ter sido informada que estaria acontecendo um tiroteio, nas dependências da Pedreira. As viaturas foram deslocadas para o local e encontraram uma pessoa, com idade aparente de 34 anos, já entrado em óbito, atingida por diversos disparos de arma de fogo. Após a Brigada Militar tomar as medidas necessárias, entre elas, o cercamento do local para a chegada da Perícia e da Polícia Civil, uma guarnição realizou algumas buscas por ruas da vila e encontraram dois indivíduos correndo pelos telhados das casas, os mesmos foram acompanhados e abordados. Segundo o delegado André Sperotto, já iniciaram as investigações sobre o caso, tanto que está sendo estudada a possibilidade de ter outro suspeito envolvido no crime que conseguiu fugir do cerco policial. Foi dada voz de prisão aos suspeitos e encaminhados a Delegacia, onde tiveram que prestar depoimento e depois ao Presídio Central.


Jovem é preso por tráfico no Primavera 
Policiais militares do 34º BPM efetuaram a prisão de um jovem de 18 anos, por tráfico de entorpecentes na tarde do dia 19 de maio, no bairro Primavera. Segundo informações do BPM, durante o patrulhamento de rotina foi avistado um indivíduo em atitude suspeita, onde foi realizada a abordagem do suspeito, sendo encontrado com o rapaz uma quantia de 18 tabletes de maconha. Foi dada a voz de prisão ao jovem e em seguida encaminhado a Delegacia de Polícia do município. A ocorrência foi efetuada na DP, onde o suspeito foi autuado em flagrante.
Adolescente é capturado
com arma
Um jovem de 17 anos foi detido por policiais militares do 34º BPM, na Vila Pedreira. O fato foi registrado no dia 23 de maio, por volta das 23h30. Segundo informações, a detenção do indivíduo se deu após uma abordagem policial em uma das ruas do bairro. Com o jovem foi encontrado dois revólveres calibre 38, com onze munições intactas. O menor foi apreendido e encaminhado para a DPPA, em Canoas.

Dupla tenta assaltar pedestre 
Dois homens foram presos por policiais militares do 34º BPM de Esteio, por estarem envolvidos em um assalto a um pedestre, na área central do município. A detenção da dupla aconteceu no dia 18 de maio, por volta das 14 horas. De acordo com informações, os suspeitos tentaram assaltar uma pessoa com uma faca. Mas não tiveram êxito na ação e foram presos por populares, que logo em seguida acionaram uma guarnição da BM. Após tomar as medidas cabíveis, os indivíduos foram encaminhados à Delegacia de Polícia da cidade, onde prestaram esclarecimentos.

Suspeito é preso no Ipiranga
Policiais militares do 33º BPM de Sapucaia do Sul efetuaram a prisão de um homem de 26 anos, por tráfico de drogas. O fato aconteceu no dia 21 de maio, por volta da 1 hora da manhã, na Rua Osvaldo Dias, bairro Ipiranga.
De acordo com informações do Batalhão, o suspeito estava caminhando pela rua em atitude suspeita, ao ser abordado e após a revista, os PM’s encontraram um tijolo médio e um tablete de maconha. Também foi recuperada uma quantia de R$ 135,00 e uma muda da planta que dá origem a droga. O indivíduo possui alguns registros pela polícia e foi conduzido a DPPA, onde prestou esclarecimentos.


Mulher é detida por tráfico de drogas
Após receber uma denúncia de tráfico de drogas, em uma residência no bairro Jardim América, em Sapucaia do Sul, policiais militares do 33º BPM prenderam uma mulher de 40 anos. Ela estava na porta de sua residência na Rua Neli A. da Silva, enquanto comercializava a droga. Ao entrar na casa, mediante a autorização da justiça, os PM’s vasculharam o imóvel e encontraram uma quantia de 33 porções de maconha embaladas para a venda. Além disso, havia com a mulher uma quantia de R$ 146,00. A ocorrência foi registrada na DPPA, em Canoas.

quinta-feira, 19 de maio de 2016

EDIÇÃO 2021



LORI EMANOELA DA SILVA 
Simplesmente viver... 
Quando nos deparamos em determinadas situações nas quais achamos que não estamos preparados suficientes para ser, ou  ter felicidade; ficamos paralisados diante as oportunidades de realização. Achar que não merecemos as diferentes maneiras de viver e deixar viver, sem motivo explicito e sem rótulos determinando a nossa tal felicidade, pode ocorrer um certo inquietamente mental e emocional, por conta, das condições que vivemos de contentar-se com pouco ou quase nada em nossa vida. Reconhece-se pela maneira que transformo, e conduzo tudo aquilo que supostamente seja importante e real, o esforço realizado, o caráter transacional da prática de amar meu viver, condicionado e atrelado á avaliação do outro, que sequer, dimensiona meus valores e minhas angustias. Ainda assim, por teimosia ou descuido ficamos a refletir, sempre, de qualquer maneira merecemos ser feliz; e encontramos desculpas para protelar decisões, posturas e escolhas, por justamente dar poder aquilo que fora de meu coração não compreende, que ser feliz é um estado de alma, uma postura de permitir-se simplesmente viver... Oração para reconhecer-se plenamente: Luz de amor que emana de meu coração conduza minha vida na estrada que leva ao verdadeiro viver! Amém  Abraço fraterno. Toda bênção


ALÉM DA DRENAGEM NA REGIÃO, também será realizadas ações como 
pavimentação e alargamento das ruas 
Obras de infraestrutura mudam a
realidade na Vila Boqueirão
Foi divulgado durante o ato, as ações que irão ocorrer na localidade
Moradores da Vila Boqueirão estiveram reunidos em frente à Igreja Santo Antônio Maria de Pádua, na manhã do dia 14 de maio, onde foi anunciado, por integrantes do Executivo o início das obras de infraestrutura que serão realizadas na comunidade. Com investimentos de R$ 3,3 milhões, o projeto prevê drenagem, pavimentação das vias com blocos intertravados, canalização do Arroio Boqueirão, construção de passeios com acessibilidade e alargamento de ruas para permitir acesso de ambulâncias e caminhão do Corpo de Bombeiros. As obras, que serão realizadas pela empresa Sintra, devem durar 10 meses. Os recursos são da segunda fase do PAC2. “Esse projeto vai transformar a Vila Boqueirão em uma comunidade melhor, com mais qualidade de vida, aumentando até a autoestima dos moradores daqui”, destacou o prefeito Gilmar Rinaldi. Ele salientou que além das obras, os proprietários dos imóveis irão receber as escrituras, através da regularização fundiária, onde a Boqueirão deixará de ser vila passando a ser bairro.
MELHORIAS - Residente há mais de três décadas na Boqueirão, a aposentada Iracema da Silva Menger, 74 anos, falou em nome da comunidade. Ela comentou que ao longo deste período, as pessoas lutaram por melhorias, com o objetivo de dar uma melhor qualidade de vida. “Estou muito feliz com esse anúncio. Agora acredito que vão ser feitas essas obra”, ressaltou Iracema. Também estiveram no ato, representantes do Legislativo e religiosos do município.


Encontro com o Pró-Sinos debate alteração no Plano Municipal de Saneamento Básico
Durante a reunião algumas ações foram apresentadas a comunidade
O saneamento básico de Esteio foi tema do encontro que reuniu representantes da Corsan e do Consórcio Público de Saneamento Básico da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Pró-Sinos) e do Executivo Municipal. A reunião, que aconteceu na primeira quinzena de maio foi a primeira de quatro que devem servir para revisar o Plano Municipal de Saneamento Básico. O documento foi aprovado no último ano com a condição de que fosse revisado em seis meses. Esteio foi o primeiro município a contatar o Pró-Sinos para que fosse feita a revisão. O Consórcio deve trabalhar como agente regulador entre a prefeitura e a empresa contratada, a Corsan. Na reunião, foi definido que os três lados deverão fazer seus apontamentos no documento para que possam ser feitos os ajustes necessários no Plano. Elaborado em conjunto com as cidades que fazem parte do Consórcio, do qual o Gilmar Rinaldi é o atual presidente, o Plano tem como objetivo definir ações para defesa do meio ambiente, proteção das águas e promoção da saúde pública, trabalhando em medidas nas áreas de água e esgoto, resíduos sólidos e drenagem. O estudo já passou pela etapa de diagnóstico do impacto na condição de vida da população de Esteio e de outros 25 municípios que integram o consórcio Pró-Sinos.


Retirada no Jardim das Figueiras gera polêmica
Cinco famílias que residem na Rua 1º de Março, no Jardim das Figueiras estiveram reunidos com integrantes da Comissão de Habitação e do Executivo. O grupo é formado por representantes do Legislativo teve como pauta principal, a dúvida sobre a remoção das casas para as obras de alargamento do Arroio Sapucaia e a minimização das enchentes. Segundo a moradora Lênia Vargas, foram feitos investimentos nas casas, em torno de R$ 100 mil, e não há notícias de indenização do valor. “Tivemos a promessa do prefeito de que nossas residências não seriam removidas e buscamos uma explicação, já que nos foi informado que poderíamos investir”. De acordo com o diretor da secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Daniel Cardozo, na primeira etapa das obras, ao todo três, serão retiradas 12 famílias, mais especificamente àquelas que estão à beira do arroio,  que receberão novas casas no bairro Votorantim. No caso destas cinco famílias, a remoção ainda depende do estudo hidrológico. “Antes desta análise técnica, que engloba todo o trajeto do arroio,  não há como dizer se estas famílias precisarão ser retiradas”. Ele afirmou ainda que o estudo será realizado ao término da terceira etapa da obra, ainda sem previsão de conclusão. O diretor, questionado pelos vereadores, disse que serão 43 famílias a serem realocadas.

NO ESPORTE, os esteienses foram um dos principais destaques na competição 
Boxeadores conquistam medalhas em competição na Serra
A equipe conquistou títulos importantes durante a competição
Os atletas do Programa Integrado de Inclusão Social (PIIS) participaram no dia 14 de maio do torneio organizado pela Federação Riograndense de Pugilismo (FRP). O segundo torneio de Boxe Olímpico foi realizado no município de Bento Gonçalves, na Serra gaúcha. De acordo com o treinador Abílio Mendes, os competidores esteienses se destacaram no evento como sendo a equipe que mais conquistou troféus na atividade. “Isto representa o trabalho sério que estamos desenvolvendo na cidade, jovens que residem nas regiões mais vulneráveis. Muitos, ao invés de estarem nas ruas ou até mesmo nas drogas, estão se revelando grandes atletas do esporte”, disse Mendes.
VENCEDORES - A categoria elite 60 quilos, o atleta Diego Andrade Mota tornou-se vencedor, assim como Rodrigo Alexandre Barco, pesando 64 quilos. Com 75 quilos cada um, Bruno Fiuza ficou em segundo lugar e Thaynô Ferreira com o primeiro nesta categoria. Gabriel José Moro, com mais 91 quilos ficou em primeiro lugar, na elite. Já o boxeador Jonatan Conseição, na categoria juvenil 91 quilos tirou a primeira colocação. Abílio Mendes informou que a próxima competição já está agendada para o dia 22 de maio, no Clube Bolão Gaúcho, localizado no município vizinho de Canoas. Os atletas estão sendo avaliados pela FRGP para disputa estadual.


 Carmem Pavão conduziu a imagem
no prédio do Parlamento
Imagem peregrina 
de Nossa Senhora Aparecida visita 
a cidade 
O mês de maio tem sido marcado em vários pontos do município por emoção e religiosidade. Um dos motivos é a visita da imagem de Nossa Senhora Aparecida, vinda do Santuário nacional, em São Paulo. Entre os locais em que a santa já esteve foi na Paróquia Santo Inácio de Loyolla. Todas as igrejas deverão ser abrangidas com a visita, como a paróquia co-irmã, localizada no bairro Novo Esteio. Locais de grande circulação de pessoas também deverão receber a visita. No dia 17 de maio, a imagem da santa esteve no saguão do prédio do Legislativo. Vereadores e servidores receberam a santa com orações e canto, que foi conduzida por integrantes da Paróquia Imaculado Coração de Maria. Durante a peregrinação, que culminará em 2017,  serão colhidos porções de terra das capitais brasileiras para compor uma coroa especial para Nossa Senhora Aparecida.


Ruas da Vila Navegantes recebem
pavimentação especial
Além da Navegantes, a Guterres também sofrerá melhorias
Grande parte das ruas da Vila Navegantes já contam com o pavimento de blocos intertravados e operários estão dando seguimento ao processo que deve mudar a realidade de toda uma comunidade, antes acostumada ao barro e à poeira. As ruas da localidade ainda estão recebendo o trabalho de reforma do meio-fio, antes de receber os blocos. Ao todo, serão 5.510 metros quadrados revitalizados, sendo 3.290 metros quadrados de asfalto e 2,2 mil metros quadrados de blocos de concreto. A pavimentação é apenas uma parte da obra, que prevê ainda drenagem pluvial, sinalização e acessibilidade em uma extensão de 1.020 metros. O investimento nas obras da Vila Navegantes é de R$ 839,4 mil, sendo R$ 497,7 mil de recursos do Governo Federal e contrapartida de R$ 331,7 mil do Município. Outra comunidade que, em breve, vai deixar os dias de lama e poeira pra trás é a Vila Guterres. Foi anunciado recentemente o início da ordem para a pavimentação das ruas Mario Quintana, das vias da Quadra A da Quadra “B”. Estão sendo investido no projeto cerca de R$ 335 mil. Representantes do Executivo e Legislativo estiveram visitando pontos da localidade para verificar as atividades que já foram feitas.


A AÇÃO aconteceu no mês dedicado a visitar espaços culturais históricos, em âmbito mundial
Encontro sobre museus é realizado em Esteio
Miguel Luz falou que deve haver incentivo em visitar museus
e mostrou o acervo ao grupo
Marcelo Cavalcanti abordou sobre um maior envolvimento
dos representantes do setor de museus
Pela segunda vez, Esteio foi o palco de encontro da 1ª Região Museológica, vinculado ao Sistema Estadual de Museus (SEM). O evento contou com a presença de representantes de diversos municípios do Estado e ocorreu nas dependências do Museu Histórico Destaque. Entre os assuntos abordados na reunião foi uma explanação sobre o que alguns espaços culturais estão organizando para a Semana Internacional de Museus. De acordo com o representante do SEM, Marcelo Cavalcanti da Silveira, o segmento da cultura é amplo, mas a presença constante de profissionais, a grande parte de recursos é destinada ao teatro, audiovisual, carnaval e tradicionalismo. “Esse grupo consegue algo, muito em função da parceria e de serem atuantes em conselhos culturais, bem como tem conhecimento ao desenvolver projetos e editais”, disse Silveira.
TURISMO - Ele comentou que se houvesse um envolvimento maior deste segmento, pois a questão museológica em alguns países é forte, pois torna-se ponto turístico e acabam conquistando as pessoas que visitam a localidade. “A questão de ir a espaços como museu deve ser incentivado desde a infância, nos anos escolares, pois tem também a função de ensinar, de uma maneira diferenciada”. Participaram do encontro representantes de museus de Porto Alegre, como Planetário, da UFRGS; Museu de Ciências Naturais, vinculado a Fundação Zoobotânica e do Santander Cultural. Além do museu anfitrião do encontro, a 1ª região também foi representada pelas integrantes do Museu do Trem, de São Leopoldo; do Museu Histórico de Esteio e da Ulbra, bem como do Museu Farroupilha, de Triunfo. A 2ª Região Museológica contou com a participação do membro do Museu do Imigrante, da cidade de Montenegro.
Um dos espaços visitados foi a exposição referente aos
70 anos do término da 2ª Guerra Mundial 
Comunidade conhece sua própria história 
O responsável pelo Museu Histórico Destaque, Miguel Luz frisou que a presença de crianças nos museus é uma alternativa para que possamos influenciar os adultos a visitar estes espaços culturais. “Além disso, deve haver um incentivo por parte do Poder Público junto às escolas para que isso ocorra”, enfatizou Luz. Ele falou ainda que a cultura é importante para a vida do cidadão, mas em gestões públicas é algo deixado de lado ou é o primeiro setor a ter verbas reduzidas para ser aplicada em outros segmentos como saúde e segurança. “É uma lastima isso ocorrer. Por isso devemos nos unir para reverter o caso e mudar a realidade”. O próximo encontro da Regional será realizado no dia 03 de junho, em Porto Alegre, no Museu da UFRGS, a partir das 14 horas.


Museu Histórico Destaque está 
aberto para comunidade 
O Museu Histórico Destaque encontra-se aberto para a comunidade, durante o mês dedicado aos museus, em âmbito internacional. O espaço cultural fica localizado na Rua Theodomiro Porto da Fonseca, 134, bairro São Sebastião. Informações para agendamento pode ser feito pelo telefone 3473-1712 ou pelo endereço eletrônico jdestaque@terra.com.br. A entrada é gratuita.


REPRESENTANTES DAS COORDENADORIAS de Direitos Humanos de cidades da região promoveram uma série de atividades relacionadas ao tema 
Ações marcam o combate a Homofobia
Durante as palestras, os alunos prestam atenção sobre o assunto
Para lembrar o Dia Municipal Contra a Homofobia, a Coordenadoria dos Direitos Humanos da cidade promoveu um debate sobre a questão. A atividade foi realizada no dia 16 de maio, no auditório da Casa dos Conselhos. Foram apresentadas questões sobre o preconceito e discriminação de gêneros, entre outros assuntos ligados ao tema. Segundo o coordenador de Direitos Humanos, Jauri Machado, em seu pronunciamento na abertura do evento, a data não é de festas. “Este não é um dia de comemoração. Temos muito que caminhar, muito que discutir, antes de termos um dia de comemoração. Este é um dia de luta contra o preconceito”, destacou Machado. A programação contou, também, com a palestra da Mestre em Educação na linha de Educação, Relações de Gênero e Sexualidade do Programa de Pós Graduação, Marina Reidel, e intervenções da ONG Amigos da Diversidade e do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade LGBT. No final, um momento de descontração com diferentes shows.
SUPERAÇÃO - Em Sapucaia do Sul, o assessor para políticas LGBT, Douglas Butzke, tem falado em palestras para turmas de adolescentes. “Infelizmente a sexualidade é utilizada, muitas vezes, para ofender, para diminuir a pessoa, como se um homem fosse inferior por ser gay, ou a mulher fosse inferior por ser lésbica. Isso precisa acabar. Com as palestras buscamos multiplicar o respeito à diversidade”, disse Butzke.
 A palestra faz parte do projeto  
Superação da Homofobia seguirá sendo  levada para outras escolas do município. A iniciativa integra a ação “Selo Escolar de Superação do Preconceito e da Discriminação”, que premiará as escolas que desenvolverem projetos na área e se destacarem ao longo do ano. As atividades fazem referência ao Dia Mundial Contra a Homofobia, lembrado no dia 17 de maio, instituído pela Organização Mundial da Saúde em 1990.


Batalha de improviso reúne jovens no Centro
Músicos e a comunidade prestigiaram a festa
Mesmo com um tempo frio e chuvoso, foi realizado no dia 14 de maio, em frente ao prédio da Prefeitura de Esteio, mais uma edição da Resta 1. O evento foi organizado pelos integrantes da Associação do Hip Hop de Esteio. A Resta 1 é uma batalha de improviso, consiste em um desafio entre rimadores e rimadoras que elaboram versos na hora e quem decide quem ganha é o público. Desta vez, o campeão foi o Mc RDL, garantindo uma vaga na final que ocorrerá na 6ª Semana da Cultura Hip Hop de Esteio. As atividades relacionadas ao encontro estão previstas para ocorrer entre os dias 21à 26 de novembro. Além da batalha, o encontro contou com a apresentação do Coletivo Atitude em Movimento, grupo Desde Sempre, bem como uma feira de artesanato com artistas locais. A próxima edição do Resta 1 será no dia 11 de junho às 19 horas, no mesmo local da edição anterior.

A SOLENIDADE aconteceu durante as atividades realizadas na Feira do Livro do município, com o objetivo de fomentar a cultura local 
Assinado recursos para o Funproarte
Diversos setores culturais foram contemplados com o dinheiro 
Representantes do segmento cultural da cidade participaram do ato de assinatura de recursos para o Fundo Municipal da Cultura (Funproarte). A solenidade ocorreu no dia 09 de maio, durante a realização da XIX Feira do Livro, realizada no espaço coberto da Rua Garibaldi, no Centro. De acordo com a titular da pasta de Arte e Cultura, Ângela Ruas, a literatura também faz parte dos segmentos da cultura que foram contemplados com recursos financeiros. “É um orgulho poder estar presente neste momento significativo para a cidade, pois representa o fomento das artes na cidade, bem como a preservação da memória local”, disse Ângela. Ela comentou que ao longo dos anos, um dos eventos mais importantes da cidade, a Feira do Livro vem tendo um crescimento significativo, com uma adesão importante de livreiros e da comunidade. “Muitos de nossos escritores que foram agraciados com recursos do Funproarte tem a oportunidade de divulgar seu trabalho na festa literária”, comentou a secretária Ângela Ruas. Ângela frisou que neste ano foram destinados mais de R$ 60 mil, para os mais variados movimentos culturais como teatro, música, dança, literatura, artes plásticas, história, entre outros. Na oportunidade estiveram se pronunciando sobre o repasse do montante o chefe do Executivo Municipal, Gilmar Rinaldi e o representante do Conselho de Cultura, Mauro Machado.


Estudantes têm vivências em comunidade
O grupo proporcionou momentos de alegria e também levou donativos
Na manhã do dia 13 de maio, um grupo de alunos do Colégio Adventista de Esteio (CAE) estiveram realizando uma atividade para aproximadamente 20 crianças da Escola de Educação Infantil Vivendo a Infância, localizada no bairro Primavera, em anexo da Escola Estadual Maria Sirley, o Caic. A ação faz parte do projeto ‘Criando Sorrisos’. Conforme a diretora do CAE, Carmen César, os estudantes tiveram entre as tarefas propostas a contação de histórias, bem como com a participação de bonecos de fantoches. “O resultado foi satisfatório, pois o grupo teve a oportunidade de conhecer uma realidade diferente, em regiões da cidade onde a maioria das famílias vivem em situação de vulnerabilidade social”. Ele ressaltou que a direção, professores e funcionários da escola ficaram satisfeitos com a iniciativa e aguardam mais novidades dos visitantes. Dentro do projeto, de acordo com Carmen, já foi realizado a entrega de kits de material escolar e para o mês de junho está sendo organizado a entrega de donativos referente a campanha de agasalho. Os donativos serão entregues para famílias carentes que residem em diversos bairros da cidade.

TRÊS ESTUDANTES da instituição fizeram uma apresentação musical para as mulheres que atuam na empresa e convidadas. Para marcar o momento foi entregue uma recordação 
Alunas do Adventista prestam
homenagens às mães no JD
As homenageadas recebem uma rosa e um livro como recordação
 As alunas Júlia, Victória e Grazyela cantaram uma canção
Como forma de prestar uma homenagem ao dia das Mães, estudantes do Colégio Adventista de Esteio (CAE) promoveram uma ação e contou com a participação de alunos da escola. Um dos locais visitados que recebeu a honraria foi as mulheres que atuam no Jornal Destaque e na Rádio/TV Web, na manhã do dia 13 de maio. A comitiva contou com a presença da diretora Carmen César e das estudantes Júlia Raapack,Victória Espitalher e Grazyela Nunes. O trio cantou uma música especial alusivo à data. Entre as agraciadas pela homenagem estavam às diretoras do JD, Carmen Costa e Cristina Luz e apresentadora da TV/Rádio Web Jornal Destaque, Lori Emanoela da Silva. Também recebeu um mimo foi Andrea Opitz. Segundo a diretora da instituição, um dos principais objetivos da ação é prestar uma homenagem as mulheres, sendo mães de sangue ou de coração pelo dia delas, em 08 de maio. “É reconhecer as pessoas que de alguma forma tem um vinculo de ligação com a instituição nos mais diversificados segmentos da comunidade. Um dos primeiros locais que pensei foi no periódico”, disse Carmen. Ela informou que o evento faz parte do programa Impacto Esperança, que visa chegar de surpresa nos locais e proporcionar alguns momentos de descontração e alegria. Uma das participantes da atividade, Júlia Raapack comentou que ficou contente em poder estar engajada na ação e fazer algo diferenciado fora da sala de aula. “Poder fazer outras pessoas felizes, ajuda-nos a também estarmos alegres em levar uma mensagem”. No final da homenagem, as estudantes entregaram como presente um exemplar do livro ‘Esperança Viva’, do escritor Ivan Saraiva e uma rosa.


OS POLICAIS apreenderam armas, drogas e munição
Operação resulta em prisão na Vila Pedreira 
Com o objetivo de combater o homicídio, tráfico de drogas e outros delitos, foi realizado no dia 12 de maio, uma operação intitulada Stones entre a Brigada Militar e a Polícia Civil. A ação teve a duração de aproximadamente duas horas e resultou na prisão de indivíduos como também na apreensão de drogas e armas. A atividade contou com o apoio da 2ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana do Departamento de Polícia Metropolitano (DPRM/DPM). De acordo com informações dos órgãos que atuaram na operação, durante o cumprimento dos mandatos de busca e apreensão, foi recuperado em uma casa localizada na Travessa F, o valor de R$ 147,00 e um aparelho celular, com um jovem de 19 anos. Na mesma via, houve uma segunda apreensão, no montante de R$ 2.532,85, que estava com um homem de 31 anos. Um dos prováveis motivos para a tamanha quantidade seja oriundo do tráfico de entorpecentes. Em outro ponto da localidade, conhecida como Morro do Bóreo, num imóvel foram encontrado quatro malotes de crack e uma pedra grande, pesando cerca de 35 gramas, bem como 78 pedras, embaladas em papel alumínio, pesado 15 gramas.
ARMAS - Entre outras drogas também estava a maconha que foi achada nos mais diferentes formatos. A maior quantidade foi nove tijolos da droga, embaladas em plástico, pesando aproximadamente dez gramas. Além disso, também havia na casa dois malotes contendo 54 gramas e dois tabletes grandes; chegando a atingir 610 gramas. Havia no local um tijolo que foi pesado e tinha cerca de 350 gramas e onze buchas de cocaína. Foram encontrados outros materiais como um revólver calibre 38, com oito munições intactas, um canivete, uma balança de precisão, uma câmera fotográfica e dois rolos de papel alumínio. No que tange a dinheiro, com um homem de 44 anos, que estava no local foi recuperado R$ 63,00.
Diversos pontos da localidade foram alvos da operação

Suspeito é preso por tráfico 
de drogas 
Policiais da Delegacia do Meio Ambiente (DEMA/Deic) prenderam em flagrante no dia 12 de maio, um homem por tráfico de drogas, em Esteio. Segundo informações da delegacia especializada, a ação ocorreu após uma abordagem policial, quando detectaram que o suspeito possuía uma quantia de maconha. No mesmo local da prisão, havia um adolescente infrator. Após prestar depoimento, o indivíduo foi encaminhado ao sistema prisional e o menor foi entregue para um responsável.


Trio é preso após tiroteio no Primavera
A quadrilha foi presa após colidir o automóvel
Três suspeitos, com 19 e 25 anos, juntamente com um adolescente de 16 anos foram detidos por uma guarnição do 34º BPM. A prisão se deu no dia 11 de maio, em uma das ruas do bairro São José. Segundo informações da BM, o grupo foi comunicado através de uma ligação pelo número 190, que um pedestre havia sido assaltado na localidade. Ao entrar em contato com a vítima, no qual fez uma descrição sobre os suspeitos e também que estavam em um veículo Gol, de cor prata. Foi realizada buscas pelo bairro, sendo que o automóvel relatado pela vítima foi localizado por outra guarnição. Ao notar a presença de policiais, o condutor saiu em disparada resultando numa perseguição policial. Ao chegarem no bairro Primavera, iniciou uma troca de tiros e diante da situação, o motorista do carro perdeu o controle e colidiu em um muro. Mesmo após a batida, os indivíduos do carro conseguiram sair e começou uma guerra com tiros entre suspeitos e os policiais. Passados alguns minutos do tiroteio, o bando foi cercado e rendido. Um dos envolvidos conseguiu escapar. Foram apreendidos com a quadrilha dois revólveres calibre 38 municiados e vários cartuchos deflagrados. Os PM’s observaram que o veículo estava com as placas adulteradas. Os indivíduos foram presos e conduzidos ao Hospital São Camilo, onde realizaram exames e em seguida a DP esteiense.


A arma continha munição e estava com um foragido
Indivíduo é detido com arma 
e munição 
Com o propósito de apreender armas de fogo utilizadas por organizações criminais relacionadas com a prática de delitos contra o patrimônio (roubo a bancos), agentes da 1ª Delegacia de Polícia de Repressão a Roubos, deflagrou a ‘Operação Álamo’. A ação aconteceu no dia 10 de maio, em Sapucaia do Sul. Na oportunidade, os policiais efetuaram a prisão em flagrante de um homem de 34 anos. Com ele, os policiais encontraram um revólver, oito polegadas, contendo sete cartuchos. Isso se tornou possível através de um mandato de busca e apreensão. Conforme os delegados Joel Henrique Wagner e João Paulo de Abreu, a ação desenvolvida é resultado da investigação sobre grupos criminosos que se relacionam a crimes contra instituições financeiras. O preso será encaminhado ao sistema prisional.


Dupla é capturada após assalto frustrado 
Dois suspeitos, com 22 e 25 anos foram presos no bairro Tamandaré por estarem envolvidos na receptação de veículos. A prisão da dupla aconteceu no dia 13 de maio, por uma guarnição do 34º BPM. De acordo com informações obtidas no Batalhão, PM’s que faziam patrulhamento pelo bairro, avistaram em uma das ruas um automóvel da marca Prisma, de cor branca, em frente a uma instituição de ensino. Ao verificar o número da placa, os policiais militares descobriram que o veículo encontrava-se em situação de roubo, com dois homens dentro.

quinta-feira, 12 de maio de 2016

EDIÇÃO 2020

LORI EMANOELA DA SILVA 
Não espere nada de ninguém... 
Toda as coisas desta vida têm uma razão de ser; e neste ínterim, observamos todas as possibilidades diante nosso nariz sem, ás vezes observar o obvio. Quando estamos totalmente envolvidos em nossas constantes indignações temporárias, não percebemos que as pessoas mostram o tempo todo sua índole, seu caráter, e somos nós que não notamos isso...  A única responsabilidade que temos com o outro é justamente o compromisso de ser exatamente o que nossa essência produz enquanto humanos.    A mania que a gente tem, de achar que o outro vai ter a mesma consideração que temos por sua presença em nossas vidas, ledo engano, de pensar que teremos reconhecimento e gratidão... Reflexões a parte, sigamos, na certeza de que pedimos ao universo o que necessitamos, e Deus em sua infinita sabedoria nos proporciona através da oportunidade exercitar justamente o que pedimos. Diante disso, reflita sobre suas ações antes de fazer ou deixar de fazer qualquer coisa nesta e desta vida... Abraço fraterno, toda bênção!


ALÉM DA PAVIMENTAÇÃO, também estão sendo construídas as áreas 
de convivência que faz parte do Projeto Centro 
Trecho da Avenida 
Presidente Vargas recebe asfalto novo
 Até o final do mês, as obras devem estar concluídas
Com o término da troca do asfalto entre as avenidas Padre Claret e Luiz Pasteur, o último trecho da Avenida Presidente Vargas começa a receber asfalto novo. Operários já trabalham na repavimentação da quadra entre as ruas Engenheiro Henner de Souza Nunes e Santo Amaro, no sentido Centro/Canoas. Outro ponto que recebeu atenção dos trabalhadores foi no início do canteiro central, onde deve ser implementada a faixa de segurança, que deve ser elevada, permitindo a passagem de cadeirantes. As obras integram o ‘Projeto Centro’, criado para privilegiar a circulação e o convívio das pessoas. Entre a série de mudanças que prometem revitalizar a Avenida Presidente Vargas, garantindo mais atenção ao pedestre, estão a implantação de pequenas praças, melhorias nas calçadas, instalação de piso podotátil (para deficientes visuais), diminuição da poluição visual, espaços para descanso com bancos e mesas, bicicletários e paisagismo. Também faz parte a implantação do estacionamento rotativo. Com o fim das obras do ‘Projeto Centro’, a via deve receber também os parquímetros do estacionamento rotativo.
IDEIA QUE PODE SER UTILIZADA NO CENTRO 
Preocupado com a mobilidade na cidade, especialmente na Avenida Presidente Vargas, pois em função das obras de revitalização do Projeto Centro, o vereador Marcelo Pereira fez alguns pedidos de informação ao Executivo. Em relação ao assunto, Marcelo sugere que o Executivo adote o sistema de travessias seguras  ao longo da avenida, bem como sugere que o nivelamento das faixas de pedestres  com as calçadas.  A ideia, conforme o vereador é melhorar a acessibilidade e, sobretudo, oferecer segurança aos usuários. Ele alerta, ainda, que é preciso reduzir o intervalo entre as passagens, especialmente para os idosos e cadeirantes, que estão sendo prejudicados no modelo  em construção na avenida.


NA OBRA LITERÁRIA, foram abordados temas como a religiosidade e o relato 
dos pioneiros que vieram para essas terras 
História de Esteio mostrada sob um novo ângulo
Amigos e familiares prestigiaram a noite de autógrafos na Feira do Livro
Entre as atividades realizadas durante a XIX Feira do Livro de Esteio, foi realizada na noite do dia 09 de maio, a sessão de autógrafos do livro ‘O Município de Esteio em Todos os Tempos’, desenvolvido pela escritora Iranélci Padilha. A 11ª obra da escritora sapucaiense tem prefácio da obra é do diretor do Jornal Destaque e da Rádio e TV Web, Miguel Luz. “Foi um sonho que se tornou realidade”, destacou a escritora em seu pronunciamento, durante o encontro. Iranélci frisou que a obra trata de temas ligados ao município, como a chegada dos padres claretianos que fundaram o Seminário, antes da emancipação política da cidade e a própria vida de Santo Antônio Maria Claret, no qual deu origem ao nome de uma escola estadual, situado no Centro. “A questão religiosa é muito presente no livro, em função disso, bem como a criação das paróquias e da religiosidade das famílias esteienses”, ressaltou.
PIONEIRISMO - Iranélci Padilha falou ainda que o livro possui também páginas dedicadas a história de Esteio, desde o surgimento dos primeiros proprietários desta terra até os dias atuais, passando pelo relato de ex-prefeitos, ex-vereadores e os pioneiros que ajudaram no desenvolvimento da cidade. “Foram pessoas desbravadoras e acreditaram que um dia se tornaria um dos locais mais prósperos do Estado”. Um dos principais incentivadores e um dos personagens da obra, César Leandro Padilha, que além de padre é secretário executivo da CNBB, no Estado destacou que este tipo de expressão impressa é algo que precisa ser valorizado pela comunidade. “Além disso, o livro também possui um resgate histórico da cidade que completou em fevereiro, 61 anos”. Ele frisou ainda que a Feira do Livro propicie que possamos trocar experiências e conhecer novas iniciativas.


Colégio La Salle realiza atividade em família
Famílias puderam se divertir no pátio da instituição
O Colégio La Salle de Esteio promoveu no dia 07 de maio, uma festa dedicada à família. A comunidade escolar pode prestigiar diversas atividades como Food Truck, com comidas típicas de várias localidades e sabores, bem como a realização de atrações artísticas e culturais. O espaço escolhido foi a área coberta do colégio. Outro local na escola que grande movimento foi o espaço dedicado ao artesanato, onde os representantes deste segmento tiveram a oportunidade de mostrar seus trabalhos e comercializar seus produtos. As crianças puderam se divertir nos brinquedos infláveis montados no pátio central. Segundo o diretor da instituição, Ângelo Leubet, que está atuando na escola há aproximadamente cinco meses, um dos objetivos da ação é integrar as famílias, num mês festivo como dia do Trabalhador, Mães e de La Salle. “A surpresa que tive nestes primeiros meses de atuação no colégio esteiense é a maciça participação da comunidade escolar”, disse. Ele frisou que tem ficado satisfeito por trabalhar no colégio esteiense por ser um local com profissionais dinâmicos e uma infraestrutura expressiva para o aprendizado de crianças e adolescentes.


Aspe promove cavalgada em 
homenagem ao Dia das Mães
Organizadoras e integrantes da entidade participando do encontro
Cerca de 50 cavalarianos participaram no dia 07 de maio, da 1ª Cavalgada das Mães, organizado pelos integrantes da Associação dos Piquetes de Esteio (Aspe). Os integrantes da comitiva saíram por volta das 14 horas, defronte do prédio do Corpo de Bombeiros, localizado no bairro Tamandaré. Apesar do tempo nublado e podendo ocasionar uma chuva, os tradicionalistas percorreram a Avenida Presidente Vargas, onde o público que estava nos estabelecimentos comerciais da via e nas residências aplaudiram a passagem dos cavaleiros. Em seguida, o grupo ingressou na Dom Pedro, Cel. Serafim Pereira, 24 de Agosto, entre outras ruas e avenidas até chegar ao Parque Galvany Guedes. Ao chegar no local final, mães e convidados foram recepcionados por um chá da tarde. As homenageadas foram agraciadas com um botão de rosa. De acordo com os organizadores, assim como aconteceu em agosto, quando a entidade realizou uma cavalgada para os pais e da mulher, em março, resolvemos homenagear aquelas que nos deram a vida e ajudaram a criar, muitas filhos de sangue e do coração. Além dos integrantes do Corpo de Bombeiros, também foram colaboradores da ação, a Guarda Municipal. A Aspe tem promovido ações constantes no Município em prol da cultura e de manter as tradições gaúchas.

Getúlio Fontoura e Ironi Klaus Panther
Festa de aniversário 
de Getúlio Fontoura 
Amigos, familiares e correligionários prestigiaram no dia 07 de maio da festa em comemoração ao aniversário do ex-prefeito Getúlio Fontoura. O evento aconteceu no CTG Independência Gaúcha e contou com a presença de mais 600 pessoas. Entre as pessoas presentes, estavam representantes do PSDB e do PPS, da Assembleia, assim como o delegado de polícia Ranolfo Vieira Júnior. Além das atrações culturais e artísticas, também ocorreu uma apresentação do Grupo de Projeção Folclórica ADAGA. Durante a festa aconteceu à apresentação de um vídeo com o depoimento de pessoas especiais que fizeram uma homenagem. A mestre de cerimônia foi Michele Alves. De acordo com o aniversariante, essa homenagem se tornou possível através do trabalho que sendo realizado por um grupo atuante e de pessoas comprometidas com uma causa. “É um reencontro com amigos que fazem parte da história de minha vida. São pessoas especiais e importantes”. O trio Vozes Campeiras foi uma das musicais e encerrando com o show do músico tradicionalista Wolmir Martins.

Lions Club Exposição festeja 39 anos
Integrantes dos clubes de serviço da cidade prestigiaram a festa
Para marcar os 39 anos do Lions Club Esteio Exposição foi marcada por uma assembleia festiva que ocorreu no dia 05 de maio, no Clube Aliança. Representantes de clube de serviço do município e integrantes do Leo Club Exposição estiveram prestigiando o evento. Segundo a presidente do clube, Maria da Graça de Souza, o aniversário é um momento expressivo de comemoração e de agradecimento pelo trabalho que é desenvolvido pelos voluntários da cidade. “Estamos para servir a comunidade que mais precisa e conseguimos atingir nossos objetivos, durante a enxurrada que devastou a cidade em julho de 2015, onde os donativos foram de grande valia”, disse Maria da Graça. Ela comentou que os encontros, principalmente nos Lions Club é importante, pois tem o propósito de dar mais vivaciadade aos frequentadores. “Por isso que o ingresso de alguma pessoa no movimento leonístico é agregador, no que tange a questão de valores e do aprendizado”. Representando a governadoria do Distrito LD-2, Jaime Mattos frisou que a data tem uma representação e um significado para a região. O presidente do Lions Club Esteio Industrial, Getúlio Amandio fez uma entrega de uma caneca alusiva a um evento organizado pelos integrantes do clube de serviço na década de 80, bem como um jornal informativo contendo fatos e eventos. Entre as festas mais expressivas naquele período como a Noite Italiana. No final da cerimônia aconteceu o tradicional ‘Parabéns à Você’ com os integrantes do clube. Um dos sócios fundadores do Lions Club Exposição, Ricardo Heydrich lembrou alguns dos principais acontecimentos do clube ao longo dos anos. Em março, Esteio foi palco de uma reunião do Distrito LD-2, com a participação de Lions da região e de Leos Clube que abordaram entre outros assuntos, as atividades previstas para 100 anos do Lions Club Internacional, em 2017.


ALÉM DE ATRAÇÕES CULTURAIS, a data proporcionou outras atividades 
nas dependências da instituição 
Dia da Família na Escola Caetano
Atividades artísticas e de embelezamento marcaram a data
Como forma prestar uma homenagem ao dia das Mães, a Escola Estadual Caetano Gonçalves da Silva promoveu na manhã do dia 07 de maio, a primeira edição da ‘Festa da Família’. A atividade ocorreu nas dependências da instituição e mobilizaram aproximadamente 300 pessoas, entre pais, alunos, professores e a comunidade em geral. Segundo a diretora da escola, Roseli Rezende, um dos objetivos da ação é proporcionar uma integração entre as famílias, em uma das datas comemorativas mais importantes do ano. “Além disso, a interação entre as pessoas visa proporcionar para que possamos conhecer as mudanças que ocorreram na nova composição dos lares, fugindo um pouco do tradicional”, comentou Roseli. Ela destacou que o encontro oportunizou os pais a aprenderem nas oficinas oferecidas álcool em gel e também mostrar seu talento no segmento das artes no palco existente no pátio da escola. “Outra boa iniciativa foi o resgate do clube de mães da escola, que por alguns anos teve sua representatividade e estava sem atividade. Agora começamos um novo período, onde as mães têm condições de aprender a fazer tricô, crochê, fuxico, entre outros trabalhos”, informou a diretora.
RECONHECIMENTO - Roseli frisou ainda que visitaram a escola durante o evento foram ex-professoras e mãe de ex-alunos que frequentavam o clube de mães, em décadas passadas e vieram dar apoio e passar alguns conhecimentos para as novas integrantes. O escritor e professor Caio Spessatto também esteve visitando o local. Mãe da aluna do segundo ano do ensino Fundamental, a auxiliar administrativo Gabriela Centeno, 25 anos, aprovou a iniciativa da direção em fazer esta atividade na véspera do dia das Mães. “Foi algo muito bom e interessante. Um dos pontos positivos da ação foi verificar a filha em atividade, num momento lúdico, pintando um desenho”, ressaltou Gabriela. A Escola Estadual Caetano Gonçalves da Silva fica localizado na Avenida Dom Pedro, esquina com a Rua Pelotas no Centro. Possui estudantes do Ensino Fundamental e Médio.


Bota do Mundo mobiliza a comunidade
Crianças puderam se divertir com os atletas durante a realização do projeto
A segunda edição do projeto Bota do Mundo em Esteio foi realizado no dia 07 de maio, no campo de futebol do Colégio La Salle. Prestigiaram a atividade futebolistas da cidade e região, bem como crianças e a comunidade escolar. De acordo com um dos organizadores, Márcio Schmitz, é um momento único para as crianças que possuem dificuldades de locomoção, onde eles podem interagir e muitas vezes, realizar o sonho de fazer um gol. “O esporte tem esse objetivo agregador e de inclusão, principalmente visando o bem estar das crianças”, disse Schmitz. Voluntária do Grupo Amandir, de Porto Alegre, Noemi Portela, já havia acompanhado pelos veículos de comunicação o projeto e há um ano faz parte da entidade, o que proporcionou a vinda de crianças de outros municípios como Porto Alegre, Viamão e São Leopoldo. “É um sonho realizado, onde eles podem ficar por alguns minutos em pé. Muitos estavam ansiosos que não conseguiram dormir a noite, diante do que iriam fazer com a bola”, ressaltou Noemi. Moradora da cidade de Eldorado do Sul, Adriana Clezar Louzado, trouxe seu filho de quatro anos com paralisia cerebral a participar do projeto em Esteio. “Para chegar no local da festa, sai cedo de casa e ainda tive que pegar dois ônibus e o trem. Tudo isso vale a pena, através do sorriso no rosto das crianças. Com certeza, são ações que ficarão marcadas em suas vidas eternamente”.


JOSÉ NILO CORRÊA ALVES - Ten Cel QOEM* 
Dia-a-dia na cidade 
AUSÊNCIA DE VALORES
Nosso País e nossa sociedade como um todo atravessa, a olhos vistos, uma crise monumental de ética e ausência de valores. Isto, é claro, é péssimo em todos os níveis, especialmente tratando-se de segurança pública. A paz social, a tranquilidade em um ambiente onde as pessoas respeitem os direitos uns dos outros e tratem-se com urbanidade, é o sonho de todos os cidadãos de bem. Mas onde podemos dizer que tudo começa? Em qual momento aprendemos a respeitar para sermos respeitados, cumprir os deveres para usufruir dos direitos? Respondo com toda a certeza e acreditando que obterei a concordância da grande maioria: a família é a base de tudo. Na realidade, é o convívio em família que dará às crianças a noção de limites e de observância às regras sociais. Os pais, ou responsáveis legais, são os encarregados de, principalmente através dos bons exemplos, formarem os bons cidadãos, trabalhadores e produtivos socialmente. Infelizmente experimentamos tempos em que nossos pequenos são educados através da televisão e da Internet. Estes instrumentos, antes vistos como de lazer e entretenimento, passaram a fazer parte das nossas vidas ocupadas como uma válvula de escape naqueles momentos em que não sabemos o que fazer com as crianças. E, é claro, as informações que são repassadas por estas “babás eletrônicas” não são, obrigatoriamente, as mais saudáveis. Violência, sexo, malandragens das mais diversas tornam-se, naturalmente, parte do quotidiano de crianças e adolescentes por pura negligência de quem deveria, por lei, zelar pela integridade juvenil. Sabemos que a legislação pune quem for negligente no cuidado ou, pior ainda, aproveitar-se da ingenuidade infantil ou adolescente para beneficiar-se de qualquer forma. Mas todos entendemos, também, que a punição destes adultos imorais não recuperará a inocência perdida. O importante é estarmos todos atentos, acompanhando os passos e orientando nossos filhos antes que tenham idade para decidirem o caminho a seguir. Até a próxima.


O ENCONTRO TEM por finalidade qualificar os profissionais e divulgar 
as últimas novidades na profissão de contador 
Esteio é sede do 1º Seminário de Contabilidade de Esteio e Sapucaia
Cleiton Charutti, presidente da ACESS, divulga o
1º Seminário de Contabilidade de Esteio e Sapucaia do Sul
O 1º Seminário de Contabilidade de Esteio e Sapucaia do Sul acontecerá no dia 13 de maio, na Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya, em Esteio, com início às 8 horas. Cleiton Charutti, presidente da ACESS – Associação dos Contabilistas de Esteio e Sapucaia do Sul está na coordenação do evento que é promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade do RS. Claiton ressalta a importância deste evento para Contadores, Técnicos Contábeis e estudantes da área pela relevância dos temas e pela qualificação dos painelistas. Na programação do Seminário, está previsto “Cruzamento de Informações Fiscais, Econômicas e Financeiras: Responsabilidade do Profissional da Contabilidade”  com Celso Luft, contador, empresário contábil, vice-presidente de Relações com os Profissionais do CRCRS; Márcio Nestor de Lima, bacharel em Ciências Contábeis e delegado adjunto da Receita Federal do  Brasil em Novo Hamburgo; e Ricardo Valle Tovo, auditor fiscal da Receita Estadual.
ENCONTRO - “A Hora é Agora: Crise ou Oportunidade para as Organizações Contábeis?” ,com os palestrantes Rogério Rokembach, contador, auditor independente, membro do Conselho Consultivo do CRCRS, integrante do Comitê Administrador do programa de revisão Externa de Qualidade(CRE) e membro do Conselho Consultivo da FBC. “O Registro do Comércio na Era Digital”,  com Paulo Roberto Kopschina, presidente da Junta Comercial do RS. Paralelamente ao evento irá ocorrer o encontro de autoridades para discutirem sobre os repasses ao FUNCRIANÇA angariados através da parceira CRCRS/ACESS/Prefeituras Municipais.


OS MENORES agrediram a vítima para tentar roubar dinheiro e telefone celular 
Adolescentes são capturados por assalto a pedestre


Os menores possuíam uma faca de cozinha para amedrontar as vítimas
Após uma tentativa frustrada de assalto a pedestre, dois adolescentes, sendo um com 17 e outro com 14 anos foram capturados por policiais militares do 33º Batalhão de Polícia Militar (BPM), na manhã do dia 07 de maio. Segundo o relato dos PM’s que estavam atendendo a ocorrência, por volta das 8h30, em um trecho na Avenida Sapucaia, no bairro Primor, a dupla abordou um jovem de 18 anos, com uma faca de cozinha, exigindo que ele entregasse o aparelho de telefone celular e dinheiro. Diante do fato, a vítima reagiu e acabou sendo agredida a socos pelos suspeitos. Após fazerem isso, os adolescentes deixaram o rapaz no chão e saíram, onde após alguns metros do local, uma guarnição da Brigada Militar capturou a dupla. A vítima os reconheceu, como os autores da agressão. Os órgãos competentes ligados a Infância e Juventude foram acionados para tomar providências em relação ao ocorrido.


Drogas ilícitas estavam escondidas na Pedreira
No bairro Pedreira, em Esteio, policiais militares do 34º Batalhão de Polícia Militar (BPM) prenderam um rapaz de 19 anos, por tráfico de entorpecentes na localidade. O fato se deu no dia 08 de maio, por volta das 3 horas da manhã. Durante a revista no suspeito foi localizado uma quantia de 20 pedras de crack, três buchas de cocaína e 23 porções de maconha. Os policiais também encontraram uma quantia de aproximadamente R$ 312,00 em dinheiro, provavelmente oriundo da venda de entorpecentes no lugarejo. O indivíduo foi encaminhado ao Hospital São Camilo e em seguida a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), em Canoas.


Dupla armada é detida com arma
Um dos suspeitos foi encontrado uma réplica de uma arma
Dois homens foram presos por policiais do 33º BPM de Sapucaia do Sul no dia 07 de maio, por volta das 18 horas. Segundo informações, agentes do Pelotão de Operações Especiais (POE) receberam uma denúncia anônima que em frente a um estabelecimento comercial localizado na Rua Theodomiro Porto da Fonseca, no bairro Ipiranga, estavam em atitude suspeita. Ao chegar no local, os PM’s o abordaram e na revista encontraram cada um com um revólver calibre 38, além de cinco munições e uma réplica de uma arma. Após receberam voz de prisão, a dupla foi conduzida ao DPPA, em Canoas.


Drogas e dinheiro são encontrados 
com rapaz no bairro Primavera
Maconha e crack foram as principais substâncias encontrada pela BM
Um rapaz de 20 anos foi preso na noite do dia 09 de maio, por tráfico de entorpecentes. A ação foi realizada por policiais militares do 34º BPM do município. De acordo com informações do Batalhão, por volta das 00h30, no bairro Primavera, uma guarnição que fazia a ronda no bairro avistou uma pessoa em atitude suspeita. Durante a revista, com o indivíduo os policiais localizaram 16 prensados de maconha e seis pedras de crack, além de uma quantia de aproximadamente R$ 50, 00, em notas trocadas. O indivíduo foi levado ao Hospital São Camilo para fazer exames e encaminhado a DPPA.


Foragidos são recolhidos no 
bairro Santa Catarina 
Uma guarnição do ROCAM, vinculados ao 33º BPM prenderam no último dia de abril, dois homens, em atitude suspeita na Rua Dona Inês, bairro Santa Catarina, em Sapucaia do Sul. Os suspeitos tinham idades entre 27 e 32 anos e possuíam antecedentes por diversos delitos na cidade. Durante a verificação no sistema de segurança estadual foi constatado que ambos estavam foragidos do sistema prisional. Após receberem voz de prisão, a dupla foi encaminhada para o Serviço de Pronto Atendimento (SPA), para a realização de exames e em seguida levados para a 1ª DP, onde foi feita a ocorrência.

Homem é preso após entrega de drogas
no Parque Amador
A entrega da droga ocorria em bairros próximos a divisa de ambas as cidades
Policiais militares do 34º BPM prenderam um homem de 27 anos por tráfico de entorpecentes. O fato aconteceu no dia 03 de maio, por volta das 20h40, no bairro Walderez, em Sapucaia do Sul. A prisão se deu após a guarnição ter sido alertada por populares que um motociclista de cor vermelha estaria fazendo a tele entrega de entorpecentes no bairro Parque Amador, em Esteio. Ao avistarem uma motocicleta semelhante, a qual foi acompanhada e abordada no bairro sapucaiense. Foram abordados dois suspeitos e com um deles foi localizado cinco prensados de maconha separados e embalados para a venda, inclusive com o valor individual discriminado. Além disso foi encontrado uma quantia de R$ 335,00, em dinheiro. O incidente foi registrado na DPPA, em Canoas.