quinta-feira, 12 de maio de 2016

EDIÇÃO 2020

LORI EMANOELA DA SILVA 
Não espere nada de ninguém... 
Toda as coisas desta vida têm uma razão de ser; e neste ínterim, observamos todas as possibilidades diante nosso nariz sem, ás vezes observar o obvio. Quando estamos totalmente envolvidos em nossas constantes indignações temporárias, não percebemos que as pessoas mostram o tempo todo sua índole, seu caráter, e somos nós que não notamos isso...  A única responsabilidade que temos com o outro é justamente o compromisso de ser exatamente o que nossa essência produz enquanto humanos.    A mania que a gente tem, de achar que o outro vai ter a mesma consideração que temos por sua presença em nossas vidas, ledo engano, de pensar que teremos reconhecimento e gratidão... Reflexões a parte, sigamos, na certeza de que pedimos ao universo o que necessitamos, e Deus em sua infinita sabedoria nos proporciona através da oportunidade exercitar justamente o que pedimos. Diante disso, reflita sobre suas ações antes de fazer ou deixar de fazer qualquer coisa nesta e desta vida... Abraço fraterno, toda bênção!


ALÉM DA PAVIMENTAÇÃO, também estão sendo construídas as áreas 
de convivência que faz parte do Projeto Centro 
Trecho da Avenida 
Presidente Vargas recebe asfalto novo
 Até o final do mês, as obras devem estar concluídas
Com o término da troca do asfalto entre as avenidas Padre Claret e Luiz Pasteur, o último trecho da Avenida Presidente Vargas começa a receber asfalto novo. Operários já trabalham na repavimentação da quadra entre as ruas Engenheiro Henner de Souza Nunes e Santo Amaro, no sentido Centro/Canoas. Outro ponto que recebeu atenção dos trabalhadores foi no início do canteiro central, onde deve ser implementada a faixa de segurança, que deve ser elevada, permitindo a passagem de cadeirantes. As obras integram o ‘Projeto Centro’, criado para privilegiar a circulação e o convívio das pessoas. Entre a série de mudanças que prometem revitalizar a Avenida Presidente Vargas, garantindo mais atenção ao pedestre, estão a implantação de pequenas praças, melhorias nas calçadas, instalação de piso podotátil (para deficientes visuais), diminuição da poluição visual, espaços para descanso com bancos e mesas, bicicletários e paisagismo. Também faz parte a implantação do estacionamento rotativo. Com o fim das obras do ‘Projeto Centro’, a via deve receber também os parquímetros do estacionamento rotativo.
IDEIA QUE PODE SER UTILIZADA NO CENTRO 
Preocupado com a mobilidade na cidade, especialmente na Avenida Presidente Vargas, pois em função das obras de revitalização do Projeto Centro, o vereador Marcelo Pereira fez alguns pedidos de informação ao Executivo. Em relação ao assunto, Marcelo sugere que o Executivo adote o sistema de travessias seguras  ao longo da avenida, bem como sugere que o nivelamento das faixas de pedestres  com as calçadas.  A ideia, conforme o vereador é melhorar a acessibilidade e, sobretudo, oferecer segurança aos usuários. Ele alerta, ainda, que é preciso reduzir o intervalo entre as passagens, especialmente para os idosos e cadeirantes, que estão sendo prejudicados no modelo  em construção na avenida.


NA OBRA LITERÁRIA, foram abordados temas como a religiosidade e o relato 
dos pioneiros que vieram para essas terras 
História de Esteio mostrada sob um novo ângulo
Amigos e familiares prestigiaram a noite de autógrafos na Feira do Livro
Entre as atividades realizadas durante a XIX Feira do Livro de Esteio, foi realizada na noite do dia 09 de maio, a sessão de autógrafos do livro ‘O Município de Esteio em Todos os Tempos’, desenvolvido pela escritora Iranélci Padilha. A 11ª obra da escritora sapucaiense tem prefácio da obra é do diretor do Jornal Destaque e da Rádio e TV Web, Miguel Luz. “Foi um sonho que se tornou realidade”, destacou a escritora em seu pronunciamento, durante o encontro. Iranélci frisou que a obra trata de temas ligados ao município, como a chegada dos padres claretianos que fundaram o Seminário, antes da emancipação política da cidade e a própria vida de Santo Antônio Maria Claret, no qual deu origem ao nome de uma escola estadual, situado no Centro. “A questão religiosa é muito presente no livro, em função disso, bem como a criação das paróquias e da religiosidade das famílias esteienses”, ressaltou.
PIONEIRISMO - Iranélci Padilha falou ainda que o livro possui também páginas dedicadas a história de Esteio, desde o surgimento dos primeiros proprietários desta terra até os dias atuais, passando pelo relato de ex-prefeitos, ex-vereadores e os pioneiros que ajudaram no desenvolvimento da cidade. “Foram pessoas desbravadoras e acreditaram que um dia se tornaria um dos locais mais prósperos do Estado”. Um dos principais incentivadores e um dos personagens da obra, César Leandro Padilha, que além de padre é secretário executivo da CNBB, no Estado destacou que este tipo de expressão impressa é algo que precisa ser valorizado pela comunidade. “Além disso, o livro também possui um resgate histórico da cidade que completou em fevereiro, 61 anos”. Ele frisou ainda que a Feira do Livro propicie que possamos trocar experiências e conhecer novas iniciativas.


Colégio La Salle realiza atividade em família
Famílias puderam se divertir no pátio da instituição
O Colégio La Salle de Esteio promoveu no dia 07 de maio, uma festa dedicada à família. A comunidade escolar pode prestigiar diversas atividades como Food Truck, com comidas típicas de várias localidades e sabores, bem como a realização de atrações artísticas e culturais. O espaço escolhido foi a área coberta do colégio. Outro local na escola que grande movimento foi o espaço dedicado ao artesanato, onde os representantes deste segmento tiveram a oportunidade de mostrar seus trabalhos e comercializar seus produtos. As crianças puderam se divertir nos brinquedos infláveis montados no pátio central. Segundo o diretor da instituição, Ângelo Leubet, que está atuando na escola há aproximadamente cinco meses, um dos objetivos da ação é integrar as famílias, num mês festivo como dia do Trabalhador, Mães e de La Salle. “A surpresa que tive nestes primeiros meses de atuação no colégio esteiense é a maciça participação da comunidade escolar”, disse. Ele frisou que tem ficado satisfeito por trabalhar no colégio esteiense por ser um local com profissionais dinâmicos e uma infraestrutura expressiva para o aprendizado de crianças e adolescentes.


Aspe promove cavalgada em 
homenagem ao Dia das Mães
Organizadoras e integrantes da entidade participando do encontro
Cerca de 50 cavalarianos participaram no dia 07 de maio, da 1ª Cavalgada das Mães, organizado pelos integrantes da Associação dos Piquetes de Esteio (Aspe). Os integrantes da comitiva saíram por volta das 14 horas, defronte do prédio do Corpo de Bombeiros, localizado no bairro Tamandaré. Apesar do tempo nublado e podendo ocasionar uma chuva, os tradicionalistas percorreram a Avenida Presidente Vargas, onde o público que estava nos estabelecimentos comerciais da via e nas residências aplaudiram a passagem dos cavaleiros. Em seguida, o grupo ingressou na Dom Pedro, Cel. Serafim Pereira, 24 de Agosto, entre outras ruas e avenidas até chegar ao Parque Galvany Guedes. Ao chegar no local final, mães e convidados foram recepcionados por um chá da tarde. As homenageadas foram agraciadas com um botão de rosa. De acordo com os organizadores, assim como aconteceu em agosto, quando a entidade realizou uma cavalgada para os pais e da mulher, em março, resolvemos homenagear aquelas que nos deram a vida e ajudaram a criar, muitas filhos de sangue e do coração. Além dos integrantes do Corpo de Bombeiros, também foram colaboradores da ação, a Guarda Municipal. A Aspe tem promovido ações constantes no Município em prol da cultura e de manter as tradições gaúchas.

Getúlio Fontoura e Ironi Klaus Panther
Festa de aniversário 
de Getúlio Fontoura 
Amigos, familiares e correligionários prestigiaram no dia 07 de maio da festa em comemoração ao aniversário do ex-prefeito Getúlio Fontoura. O evento aconteceu no CTG Independência Gaúcha e contou com a presença de mais 600 pessoas. Entre as pessoas presentes, estavam representantes do PSDB e do PPS, da Assembleia, assim como o delegado de polícia Ranolfo Vieira Júnior. Além das atrações culturais e artísticas, também ocorreu uma apresentação do Grupo de Projeção Folclórica ADAGA. Durante a festa aconteceu à apresentação de um vídeo com o depoimento de pessoas especiais que fizeram uma homenagem. A mestre de cerimônia foi Michele Alves. De acordo com o aniversariante, essa homenagem se tornou possível através do trabalho que sendo realizado por um grupo atuante e de pessoas comprometidas com uma causa. “É um reencontro com amigos que fazem parte da história de minha vida. São pessoas especiais e importantes”. O trio Vozes Campeiras foi uma das musicais e encerrando com o show do músico tradicionalista Wolmir Martins.

Lions Club Exposição festeja 39 anos
Integrantes dos clubes de serviço da cidade prestigiaram a festa
Para marcar os 39 anos do Lions Club Esteio Exposição foi marcada por uma assembleia festiva que ocorreu no dia 05 de maio, no Clube Aliança. Representantes de clube de serviço do município e integrantes do Leo Club Exposição estiveram prestigiando o evento. Segundo a presidente do clube, Maria da Graça de Souza, o aniversário é um momento expressivo de comemoração e de agradecimento pelo trabalho que é desenvolvido pelos voluntários da cidade. “Estamos para servir a comunidade que mais precisa e conseguimos atingir nossos objetivos, durante a enxurrada que devastou a cidade em julho de 2015, onde os donativos foram de grande valia”, disse Maria da Graça. Ela comentou que os encontros, principalmente nos Lions Club é importante, pois tem o propósito de dar mais vivaciadade aos frequentadores. “Por isso que o ingresso de alguma pessoa no movimento leonístico é agregador, no que tange a questão de valores e do aprendizado”. Representando a governadoria do Distrito LD-2, Jaime Mattos frisou que a data tem uma representação e um significado para a região. O presidente do Lions Club Esteio Industrial, Getúlio Amandio fez uma entrega de uma caneca alusiva a um evento organizado pelos integrantes do clube de serviço na década de 80, bem como um jornal informativo contendo fatos e eventos. Entre as festas mais expressivas naquele período como a Noite Italiana. No final da cerimônia aconteceu o tradicional ‘Parabéns à Você’ com os integrantes do clube. Um dos sócios fundadores do Lions Club Exposição, Ricardo Heydrich lembrou alguns dos principais acontecimentos do clube ao longo dos anos. Em março, Esteio foi palco de uma reunião do Distrito LD-2, com a participação de Lions da região e de Leos Clube que abordaram entre outros assuntos, as atividades previstas para 100 anos do Lions Club Internacional, em 2017.


ALÉM DE ATRAÇÕES CULTURAIS, a data proporcionou outras atividades 
nas dependências da instituição 
Dia da Família na Escola Caetano
Atividades artísticas e de embelezamento marcaram a data
Como forma prestar uma homenagem ao dia das Mães, a Escola Estadual Caetano Gonçalves da Silva promoveu na manhã do dia 07 de maio, a primeira edição da ‘Festa da Família’. A atividade ocorreu nas dependências da instituição e mobilizaram aproximadamente 300 pessoas, entre pais, alunos, professores e a comunidade em geral. Segundo a diretora da escola, Roseli Rezende, um dos objetivos da ação é proporcionar uma integração entre as famílias, em uma das datas comemorativas mais importantes do ano. “Além disso, a interação entre as pessoas visa proporcionar para que possamos conhecer as mudanças que ocorreram na nova composição dos lares, fugindo um pouco do tradicional”, comentou Roseli. Ela destacou que o encontro oportunizou os pais a aprenderem nas oficinas oferecidas álcool em gel e também mostrar seu talento no segmento das artes no palco existente no pátio da escola. “Outra boa iniciativa foi o resgate do clube de mães da escola, que por alguns anos teve sua representatividade e estava sem atividade. Agora começamos um novo período, onde as mães têm condições de aprender a fazer tricô, crochê, fuxico, entre outros trabalhos”, informou a diretora.
RECONHECIMENTO - Roseli frisou ainda que visitaram a escola durante o evento foram ex-professoras e mãe de ex-alunos que frequentavam o clube de mães, em décadas passadas e vieram dar apoio e passar alguns conhecimentos para as novas integrantes. O escritor e professor Caio Spessatto também esteve visitando o local. Mãe da aluna do segundo ano do ensino Fundamental, a auxiliar administrativo Gabriela Centeno, 25 anos, aprovou a iniciativa da direção em fazer esta atividade na véspera do dia das Mães. “Foi algo muito bom e interessante. Um dos pontos positivos da ação foi verificar a filha em atividade, num momento lúdico, pintando um desenho”, ressaltou Gabriela. A Escola Estadual Caetano Gonçalves da Silva fica localizado na Avenida Dom Pedro, esquina com a Rua Pelotas no Centro. Possui estudantes do Ensino Fundamental e Médio.


Bota do Mundo mobiliza a comunidade
Crianças puderam se divertir com os atletas durante a realização do projeto
A segunda edição do projeto Bota do Mundo em Esteio foi realizado no dia 07 de maio, no campo de futebol do Colégio La Salle. Prestigiaram a atividade futebolistas da cidade e região, bem como crianças e a comunidade escolar. De acordo com um dos organizadores, Márcio Schmitz, é um momento único para as crianças que possuem dificuldades de locomoção, onde eles podem interagir e muitas vezes, realizar o sonho de fazer um gol. “O esporte tem esse objetivo agregador e de inclusão, principalmente visando o bem estar das crianças”, disse Schmitz. Voluntária do Grupo Amandir, de Porto Alegre, Noemi Portela, já havia acompanhado pelos veículos de comunicação o projeto e há um ano faz parte da entidade, o que proporcionou a vinda de crianças de outros municípios como Porto Alegre, Viamão e São Leopoldo. “É um sonho realizado, onde eles podem ficar por alguns minutos em pé. Muitos estavam ansiosos que não conseguiram dormir a noite, diante do que iriam fazer com a bola”, ressaltou Noemi. Moradora da cidade de Eldorado do Sul, Adriana Clezar Louzado, trouxe seu filho de quatro anos com paralisia cerebral a participar do projeto em Esteio. “Para chegar no local da festa, sai cedo de casa e ainda tive que pegar dois ônibus e o trem. Tudo isso vale a pena, através do sorriso no rosto das crianças. Com certeza, são ações que ficarão marcadas em suas vidas eternamente”.


JOSÉ NILO CORRÊA ALVES - Ten Cel QOEM* 
Dia-a-dia na cidade 
AUSÊNCIA DE VALORES
Nosso País e nossa sociedade como um todo atravessa, a olhos vistos, uma crise monumental de ética e ausência de valores. Isto, é claro, é péssimo em todos os níveis, especialmente tratando-se de segurança pública. A paz social, a tranquilidade em um ambiente onde as pessoas respeitem os direitos uns dos outros e tratem-se com urbanidade, é o sonho de todos os cidadãos de bem. Mas onde podemos dizer que tudo começa? Em qual momento aprendemos a respeitar para sermos respeitados, cumprir os deveres para usufruir dos direitos? Respondo com toda a certeza e acreditando que obterei a concordância da grande maioria: a família é a base de tudo. Na realidade, é o convívio em família que dará às crianças a noção de limites e de observância às regras sociais. Os pais, ou responsáveis legais, são os encarregados de, principalmente através dos bons exemplos, formarem os bons cidadãos, trabalhadores e produtivos socialmente. Infelizmente experimentamos tempos em que nossos pequenos são educados através da televisão e da Internet. Estes instrumentos, antes vistos como de lazer e entretenimento, passaram a fazer parte das nossas vidas ocupadas como uma válvula de escape naqueles momentos em que não sabemos o que fazer com as crianças. E, é claro, as informações que são repassadas por estas “babás eletrônicas” não são, obrigatoriamente, as mais saudáveis. Violência, sexo, malandragens das mais diversas tornam-se, naturalmente, parte do quotidiano de crianças e adolescentes por pura negligência de quem deveria, por lei, zelar pela integridade juvenil. Sabemos que a legislação pune quem for negligente no cuidado ou, pior ainda, aproveitar-se da ingenuidade infantil ou adolescente para beneficiar-se de qualquer forma. Mas todos entendemos, também, que a punição destes adultos imorais não recuperará a inocência perdida. O importante é estarmos todos atentos, acompanhando os passos e orientando nossos filhos antes que tenham idade para decidirem o caminho a seguir. Até a próxima.


O ENCONTRO TEM por finalidade qualificar os profissionais e divulgar 
as últimas novidades na profissão de contador 
Esteio é sede do 1º Seminário de Contabilidade de Esteio e Sapucaia
Cleiton Charutti, presidente da ACESS, divulga o
1º Seminário de Contabilidade de Esteio e Sapucaia do Sul
O 1º Seminário de Contabilidade de Esteio e Sapucaia do Sul acontecerá no dia 13 de maio, na Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya, em Esteio, com início às 8 horas. Cleiton Charutti, presidente da ACESS – Associação dos Contabilistas de Esteio e Sapucaia do Sul está na coordenação do evento que é promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade do RS. Claiton ressalta a importância deste evento para Contadores, Técnicos Contábeis e estudantes da área pela relevância dos temas e pela qualificação dos painelistas. Na programação do Seminário, está previsto “Cruzamento de Informações Fiscais, Econômicas e Financeiras: Responsabilidade do Profissional da Contabilidade”  com Celso Luft, contador, empresário contábil, vice-presidente de Relações com os Profissionais do CRCRS; Márcio Nestor de Lima, bacharel em Ciências Contábeis e delegado adjunto da Receita Federal do  Brasil em Novo Hamburgo; e Ricardo Valle Tovo, auditor fiscal da Receita Estadual.
ENCONTRO - “A Hora é Agora: Crise ou Oportunidade para as Organizações Contábeis?” ,com os palestrantes Rogério Rokembach, contador, auditor independente, membro do Conselho Consultivo do CRCRS, integrante do Comitê Administrador do programa de revisão Externa de Qualidade(CRE) e membro do Conselho Consultivo da FBC. “O Registro do Comércio na Era Digital”,  com Paulo Roberto Kopschina, presidente da Junta Comercial do RS. Paralelamente ao evento irá ocorrer o encontro de autoridades para discutirem sobre os repasses ao FUNCRIANÇA angariados através da parceira CRCRS/ACESS/Prefeituras Municipais.


OS MENORES agrediram a vítima para tentar roubar dinheiro e telefone celular 
Adolescentes são capturados por assalto a pedestre


Os menores possuíam uma faca de cozinha para amedrontar as vítimas
Após uma tentativa frustrada de assalto a pedestre, dois adolescentes, sendo um com 17 e outro com 14 anos foram capturados por policiais militares do 33º Batalhão de Polícia Militar (BPM), na manhã do dia 07 de maio. Segundo o relato dos PM’s que estavam atendendo a ocorrência, por volta das 8h30, em um trecho na Avenida Sapucaia, no bairro Primor, a dupla abordou um jovem de 18 anos, com uma faca de cozinha, exigindo que ele entregasse o aparelho de telefone celular e dinheiro. Diante do fato, a vítima reagiu e acabou sendo agredida a socos pelos suspeitos. Após fazerem isso, os adolescentes deixaram o rapaz no chão e saíram, onde após alguns metros do local, uma guarnição da Brigada Militar capturou a dupla. A vítima os reconheceu, como os autores da agressão. Os órgãos competentes ligados a Infância e Juventude foram acionados para tomar providências em relação ao ocorrido.


Drogas ilícitas estavam escondidas na Pedreira
No bairro Pedreira, em Esteio, policiais militares do 34º Batalhão de Polícia Militar (BPM) prenderam um rapaz de 19 anos, por tráfico de entorpecentes na localidade. O fato se deu no dia 08 de maio, por volta das 3 horas da manhã. Durante a revista no suspeito foi localizado uma quantia de 20 pedras de crack, três buchas de cocaína e 23 porções de maconha. Os policiais também encontraram uma quantia de aproximadamente R$ 312,00 em dinheiro, provavelmente oriundo da venda de entorpecentes no lugarejo. O indivíduo foi encaminhado ao Hospital São Camilo e em seguida a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), em Canoas.


Dupla armada é detida com arma
Um dos suspeitos foi encontrado uma réplica de uma arma
Dois homens foram presos por policiais do 33º BPM de Sapucaia do Sul no dia 07 de maio, por volta das 18 horas. Segundo informações, agentes do Pelotão de Operações Especiais (POE) receberam uma denúncia anônima que em frente a um estabelecimento comercial localizado na Rua Theodomiro Porto da Fonseca, no bairro Ipiranga, estavam em atitude suspeita. Ao chegar no local, os PM’s o abordaram e na revista encontraram cada um com um revólver calibre 38, além de cinco munições e uma réplica de uma arma. Após receberam voz de prisão, a dupla foi conduzida ao DPPA, em Canoas.


Drogas e dinheiro são encontrados 
com rapaz no bairro Primavera
Maconha e crack foram as principais substâncias encontrada pela BM
Um rapaz de 20 anos foi preso na noite do dia 09 de maio, por tráfico de entorpecentes. A ação foi realizada por policiais militares do 34º BPM do município. De acordo com informações do Batalhão, por volta das 00h30, no bairro Primavera, uma guarnição que fazia a ronda no bairro avistou uma pessoa em atitude suspeita. Durante a revista, com o indivíduo os policiais localizaram 16 prensados de maconha e seis pedras de crack, além de uma quantia de aproximadamente R$ 50, 00, em notas trocadas. O indivíduo foi levado ao Hospital São Camilo para fazer exames e encaminhado a DPPA.


Foragidos são recolhidos no 
bairro Santa Catarina 
Uma guarnição do ROCAM, vinculados ao 33º BPM prenderam no último dia de abril, dois homens, em atitude suspeita na Rua Dona Inês, bairro Santa Catarina, em Sapucaia do Sul. Os suspeitos tinham idades entre 27 e 32 anos e possuíam antecedentes por diversos delitos na cidade. Durante a verificação no sistema de segurança estadual foi constatado que ambos estavam foragidos do sistema prisional. Após receberem voz de prisão, a dupla foi encaminhada para o Serviço de Pronto Atendimento (SPA), para a realização de exames e em seguida levados para a 1ª DP, onde foi feita a ocorrência.

Homem é preso após entrega de drogas
no Parque Amador
A entrega da droga ocorria em bairros próximos a divisa de ambas as cidades
Policiais militares do 34º BPM prenderam um homem de 27 anos por tráfico de entorpecentes. O fato aconteceu no dia 03 de maio, por volta das 20h40, no bairro Walderez, em Sapucaia do Sul. A prisão se deu após a guarnição ter sido alertada por populares que um motociclista de cor vermelha estaria fazendo a tele entrega de entorpecentes no bairro Parque Amador, em Esteio. Ao avistarem uma motocicleta semelhante, a qual foi acompanhada e abordada no bairro sapucaiense. Foram abordados dois suspeitos e com um deles foi localizado cinco prensados de maconha separados e embalados para a venda, inclusive com o valor individual discriminado. Além disso foi encontrado uma quantia de R$ 335,00, em dinheiro. O incidente foi registrado na DPPA, em Canoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário