quinta-feira, 30 de junho de 2016

EDIÇÃO 2026

Mapas de identificação são instalados no Centro
Entre os locais estão a Praça do Expedicionário
Os pedestres que trafegarem pelo Centro, em alguns pontos estratégicos da área central do município podem ficar atentos a uma novidade. Foram colocados pelo menos dois mapas para as pessoas, principalmente os visitantes puderam se localizar. Os locais onde foram instalados está na parada ao lado da passarela da Estação Esteio da Trensurb e no canteiro central da Praça do Expedicionário, entre a Avenida Dom Pedro e a Rua 24 de Agosto. Além dos mapas, o material contêm ainda fotos de pontos estratégicos da cidade, como o espaço coberto da Rua Garibaldi e do Parque Galvany Guedes. As imagens foram feitas por Charles Scholl e Adriano Rocha.


Obra de estruturação da 
Avenida Presidente Vargas divide opiniões 
COMERCIANTES E MORADORES têm comentários divergentes sobre a mudança no Centro
A Presidente Vargas é o principal área comercial do município
As obras de reestruturação da principal rua comercial de Esteio, a Avenida Presidente Vargas, pode no futuro próximo trazer benefícios, mas por enquanto, tem sido alvo de polêmicas e descontentamento por parte de empresários que possuem seus estabelecimentos na via. Comerciante há mais de três décadas na Presidente Vargas, Luiz Schneider relatou que desde o início dos trabalhos na avenida, o que pode ser visto foi apenas confusão, em relação a falta de organização no que tange ao planejamento das obras. “Como sugestão poderiam ter feito por etapas, assim teríamos condições de verificar como ficaria, mas não conseguem terminar nenhum dos canteiros. Talvez outro agravante seja um pouco a sinalização precária, que inclusive foi uma das causas de um acidente de motociclista na região”, falou Schneider. Em relação às mudanças, como embelezamento, repavimentação, entre outras melhorias previstas no projeto, Luiz Schneider disse que pode até ficar bonita esteticamente, mas pouco irá resolver. “Frequento a avenida desde os seis anos de idade e ao longo das décadas acompanhei diversas transformações. Mas o que corresponde a presença de clientes na loja, pouco irá mudar. Tanto que o movimento de pessoas não sofreu nenhuma alteração”, disse o empresário. Para a gerente de uma loja de óculos e relógios, Adriana dos Santos, as obras na Presidente Vargas trouxeram por enquanto nenhum benefício para seu estabelecimento. Ela contou que além da confusão causada devido a obra, trancaram os acessos da via, impedindo, muitas vezes, o fluxo de veículos e de clientes, em determinadas lojas. “Pelo contrário, houve uma diminuição de pessoas e indo para outros locais, por causa da reestruturação. Até agora não houve benefícios nenhum para o comerciante, mas tomara que tenha em breve”.

Os canteiros da avenida e o medo
de alagamentos são um dos pontos negativos
apontados pela comunidade
MEDO DE NOVOS ALAGAMENTOS NA AVENIDA 
A dona de casa Lorena Lopes, 63 anos disse que a reforma na avenida tende a ficar bonita, principalmente os locais onde serão plantadas flores e outros adornos para deixar o local mais aprazível. “Devido aos últimos alagamentos que também cometeu a avenida, em determinados pontos, temo que com estas obras, o problema não esteja resolvido em sua totalidade e tenhamos nova enxurradas. Muitas lojas tiveram prejuízos e até saíram da cidade, por causa disso”. Lorena ressaltou que apesar do investimento, em prol da mobilidade na avenida, mas quem precisa atravessar, necessita procurar os espaços apropriados e não mais qualquer lugar disponível. Além das floreiras, nos canteiros centrais, onde será plantadas mudas de pequeno porte, na obra de reestruturação da Avenida Presidente Vargas, também foi colocado uma nova pavimentação em sua extensão, na divisa entre Canoas e Sapucaia do Sul, com recursos do Governo do Estado e em contrapartida do Município. Outra novidade também vem sendo feita é a acessibilidade para cadeirantes, onde foi colocado elevadas e melhorias nas calçadas. Outra ação que deverá ser feito nas calçadas é a instalação de um piso para facilitar o trafego de pessoas com dificuldade de enxergar.

AJUSTES QUE PRECISAM SER FEITAS NA VIA 
As obras de repavimentação e revitalização dos passeios estão sendo realizados com recursos próprios, que faz em parte dos R$ 5,5 milhões destinados pela Prefeitura à melhoria das vias do município. As intervenções no canteiro central e o paisagismo são contrapartida, no valor de R$ 230 mil, de uma empresa que está construindo um condomínio residencial na cidade. A revitalização na avenida inclui canteiro central e nos passeios públicos, especificamente, será feita, como previsto no projeto, no trecho da Avenida Presidente Vargas entre a Dom Pedro e a Padre Claret. Da Dom Pedro até a Padre Felipe, o trabalho está quase finalizado faltando apenas o paisagismo no canteiro central. No trecho restante, da Padre Felipe até a Padre Claret, boa parte da via já foi repavimentada. As intervenções na calçada e no canteiro central vão depender de nova licitação, pois o contrato com a empresa que fez as obras entre a Dom Pedro e a Padre Felipe já foi concluído. Após o término das obras, a Avenida Presidente Vargas, em seu trecho entre a Dom Pedro e a Padre Claret, estará com novo asfalto, calçadas melhores, mais espaço para pedestres nas esquinas e paisagismo. Em relação a rede pluvial, foram feitos deslocamentos das bocas de lobo nas esquinas e a colocação de novas nos recuos, bem como vagas de estacionamentos destinadas a idosos e PCDs. No que tange, a colocação de rede elétrica subterrânea, por enquanto não há uma previsão para ser feito este trabalho.

Voluntários promovem o 1º Varal Solidário 
A PROPOSTA é ajudar as famílias carentes da cidade com agasalhos, nos meses de frio
Grupo pretende realizar em mais pontos da cidade a ação neste inverno
Com as baixas temperaturas, muitas pessoas estão em busca de roupas, calçados e acessórios para espantar o frio. Diante disso, um grupo de voluntários na cidade realizaram nos dias 25 e 26 de junho, o 1º Varal Solidário, em Esteio. Foi montada uma tenda e um varal com roupas nas dependências da Praça Irmão Egídio Justo, localizada na área central do município. Um dos organizadores da ação, Guilherme Reis, um dos principais objetivos da ação é proporcionar aos moradores de rua e as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social tenham condições se proteger das baixas temperaturas. “Muitos dos voluntários fizeram doações e que foi positivo nesta primeira edição”, disse Reis. Ele informou que as pessoas tinham acesso a roupas de adulto e criança; calçados e acessórios Uma das voluntárias, Bianca Graff, comentou que além da Praça Irmão Egídio Justo, o varal também foi realizado na Praça Coração de Maria e no dia 02 de julho, na Avenida Ernesto Dornelles, no Santo Inácio. “A ideia é fazer com que as pessoas não sintam os malefícios da estação mais fria do ano”. Somente no primeiro dia da ação, cerca de 30 pessoas foram pegar alguma peça de roupa, calçado ou acessório.
MORADORES DE RUA TÊM LOCAL PARA FICAR A NOITE 
Em âmbito municipal, a entrega de roupas durante a Campanha do Agasalho neste ano terá um enfoque diferente. A atuação da secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social vai privilegiar a entrega das roupas. Não será feita uma mobilização de arrecadação, pois ainda há um grande volume de peças que foram doadas durante o período das enchentes em 2015 armazenadas em diferentes locais da cidade. Elas já estão sendo direcionadas a entidades assistenciais, que farão a distribuição para quem mais precisa. Para moradores em situação de rua de Esteio, até 16 de agosto, agentes da secretaria competente farão uma abordagem social noturna. Nestes contatos, que iniciaram em maio, a equipe vai apresentar para as pessoas que estão dormindo ao relento os serviços realizados pelo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), convidando-as a comparecer ali no dia seguinte. O Centro POP não oferece pernoite e Esteio não tem abrigos para moradores de rua, mas durante o dia, pode ainda conseguir fazer o atendimento no Centro e encaminhar a albergues parceiros em Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo ou Porto Alegre.


Lions Industrial tem nova diretoria 
para o ano leonístico
Joceli Spolavori assumiu a presidência do clube na gestão 2016/2017
A assembleia festiva de posse da nova diretoria do Lions Club Esteio Industrial para o ano 2016/2017 ocorreu na noite do dia 21 de junho, no Clube Aliança. Cerca de 60 pessoas prestigiaram a solenidade que contou com a presença de representantes de diversos segmentos da comunidade e do leonismo da região. Participaram do ato, integrantes de delegação de clubes de Esteio, Sapucaia do Sul e São Leopoldo. Além disso, a ex-presidente do clube Neida Cortinaz recebeu uma premiação especial, por parte do Lions Internacional, por ter encaminhado o relatório do clube referente ao ano de 2015/2016. O presidente Getúlio Amandio prestou uma homenagem especial a diretoria e voluntários do clube, bem como os clubes co-irmãos da cidade e o Grupo de Escoteiros Anauê. Ele comentou que retornou ao cargo após quase trinta anos a sua primeira experiência como responsável de um clube de serviço no ano leonístico 1986/1987 foi algo desafiador e surpreendente. “Entre as metas conquistadas foi o aumento de número de associados, assim como projetar o clube junto à comunidade”, disse Amandio. Em seu primeiro discurso como presidente, Joceli Teixeira Spolavori destacou que pretende dar continuidade as ações realizadas na gestão anterior e ainda fortalecer ainda mais os laços existentes com outros clubes de serviço da cidade e região. “Por sermos um grupo guerreiro temos condições de vencer os obstáculos e nos fortalecermos ainda mais”. O integrante do Lions Club Esteio Centro Jaime Mattos falou em nome das delegações presentes. Para marcar o término da gestão, o ex-presidente Getúlio Amandio realizou uma festa de confraternização, entre os associados, no quiosque do clube que fica nas dependências do Parque Assis Brasil.


LORI EMANOELA DA SILVA 
Sentir-se bem, sem seguir padrões de beleza.. 
Padrões de beleza impostos pela sociedade acabam criando padrões de comportamentos femininos e masculinos determinados, causando transtornos ás vezes irreversíveis, emocionalmente falando, insatisfação, isolamento entre outras coisas. Aparência física é mais valorizada que aspetos que definem a individualidade; as pessoas se deixam levar pela mídia e correm atrás de algo irreal. Sejamos coerentes com nossa real característica, enquanto descendentes de diferentes etnias no Brasil valorizando nossas peculiaridades mais evidentes que nos define como seres únicos, sentir-se bem com o que está fazendo e com o que vê no espelho... Não há padrão que possa incomodar uma pessoa feliz consigo mesma.
Abraço fraterno, toda bênção!



A instalação de mais parquímetros é a
principal reivindicação dos usuários
 e dos comerciantes 
Estacionamento rotativo precisa de ajustes 
O SERVIÇO ainda é alvo de criticas entre motoristas e também por empresários da região 
Apesar de já estar em pleno funcionamento na área central de Esteio, desde abril, o estacionamento rotativo vem causando polêmicas e dúvidas por parte da comunidade que utiliza este serviço. Segundo a gerente de uma loja na Avenida Presidente Vargas, Adriana dos Santos, a instalação do estacionamento rotativo trouxe benefícios para os clientes do estabelecimento. “Muitos estão satisfeitos por poder estacionar em frente, pois antes não podia devido a falta de lugar. Havia um movimento falso de carros, pois muitas pessoas deixavam seus carros na via pela manhã e iam para outras cidades retirando apenas no período da noite. Agora terminou”, disse Adriana. Ela contou que há clientes cadeirantes que antes tinham que procurar alguma vaga próximo a loja. Mas desde então, há momentos que pode parar em frente ao estabelecimento. “Com o funcionamento dos parquímetros, além dos funcionários da empresa contratada que faz este serviço, a tendência é melhorar, principalmente quem anda de carro pelo Centro”. Para a empresária Beatriz Martins, que tem seu comércio em uma das ruas abrangidas pelo estacionamento rotativo, este serviço foi de grande valia para a cidade, mas em compensação, há clientes que estão falando sobre algumas medidas que poderiam ter sido tomadas, antes da implementação. “Estou na expectativa que a partir do funcionamento dos parquímetros e de mais funcionários da empresa circulando na rua, o serviço possa atingir seus objetivos e satisfazer as necessidades dos usuários”. Beatriz sugere que tenha mais equipamentos, assim como há em outras cidades que possuem este sistema, como Porto Alegre, Canoas e São Leopoldo.
POUCA CIRCULAÇÃO DE PESSOAS NA RUA
Já a proprietária de um comércio no ramo alimentício situado na Rua Santo Amaro, Renata Pereira, pode-se observar que houve uma redução de carros e de pessoas circulando pelo Centro. “Antes, havia mais consumidores percorrendo a área central e com o rotativo, muitos migraram para outros pontos da cidade”, enfatizou Renata. Ela ressaltou que uma das principais reclamações de alguns clientes são a pouca quantidade de parquímetros e também de comércio que vendem o ticket. “Tenho ouvido de clientes e também de pessoas que estão optando ir para outras cidades próximas, devido ao baixo custo do estacionamento rotativo e de outros atrativos. O estacionamento rotativo abrange a Avenida Presidente Vargas entre a esquina com a Rua José Guimarães até a Pedro Lerbach. E nas vias adjacentes como Dom Pedro, 24 de Agosto, Santo Amaro, Padre Felipe, Garibaldi, Ferroviários, Padre Claret e Machado Lopes. A Fernando Ferrari também possui o estacionamento rotativo. São mais de mil vagas na região atingida. Quinze minutos por dia é gratuito e uma hora, valor cobrado é de R$ 1,80 e duas horas, R$ 3,60. O funcionamento é das 9h às 18 horas, de segunda a sexta feira e aos sábados, das 9h às 13 horas.


Investimentos no setor elétrico é debatido 
TEMA APRESENTADO foi em relação a geração de energia elétrica no RS
Parte do grupo que participou do evento
“Perspectivas para a geração de energia no RS” foi o tema abordado pelo secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker, durante reunião-almoço realizado pela ACISE de Esteio. O secretário afirmou que hoje o RS está preparado para atender a demanda energética, o que não aconteceria se não estivéssemos vivendo um momento de retração. “Aí o Brasil inteiro estaria em dificuldades”, disse. A geração de energias renováveis com isenção de ICMS também foi abordada, uma vez que após o decreto que entrou em vigor em 1º de junho, as aproximadamente 100 instalações existentes - residências e pequenas indústrias -  subiram para 397, o que deve aumentar considerando que a importação destes equipamentos estão isentos de tributação e hoje já existem no RS empresas produzindo em POA, sendo que em Bento Gonçalves e Rio Grande, em grande escala.
ABASTECIMENTO - Finalizando, o secretário Redecker afirmou que o RS é um Estado em processo de transição, pois importava energia do Brasil inteiro e dentro de 5 a 10 anos estará apto a abastecer o sistema interligado. O presidente da ACISE, Longuinho Muzykant, considera que a gestão qualificada de Redecker já mostra resultados positivos e que “neste período em que as eleições se aproximam entendo que é papel das entidades de classe apostarem em nomes com potencial para que sejam construídos novos cenários de desenvolvimento nos municípios”.


Guardas Municipais irão usar 
armas a partir de agosto 
A partir de agosto, Guarda Municipal deverá atuar na proteção da população e na prevenção à violência. O prazo para o cumprimento da nova  regra da lei 13022/14, que trata do Estatuto Geral das Guardas Municipais, inserindo estes profissionais no sistema nacional de segurança pública; garante o porte de arma e dá poder de polícia, que se encerra em agosto. Esta questão foi tratada durante uma das sessões ordinárias no Legislativo, pelo presidente Marcelo K. Pereira.  O objetivo, na nova norma, é a proteção tanto o patrimônio como a vida das pessoas. Em documento enviado ao Executivo, o presidente, com aprovação do Plenário, faz vários questionamentos sobre a situação da guarda em Esteio, que atualmente, presta segurança aos prédios públicos. “Com a alteração na lei, é urgente que a Prefeitura tome as providências para que o grupo possa participar mais efetivamente da segurança na cidade”, comentou Pereira. O vereador também aproveitou para questionar o Executivo sobre a utilização do sistema de monitoramento nos prédios públicos e para a segurança do cidadão; a integração com a Brigada Militar e a aplicação dos cursos de especialização realizados pelos profissionais.


Bombeiro: Profissional que nos ajuda 
na hora do perigo 
UMA DAS NOVIDADES para as corporações serão o novo fardamento 
e a desvinculação com a Brigada Militar
A corporação de Sapucaia do Sul já está com novo fardamento
No dia 02 de julho é comemorado o Dia do Bombeiro. Um profissional que está sempre pronto para prestar socorro e ajudar aqueles que mais precisam. A data também é de reflexão, no que tange a falta de profissionais em muitas cidades do Estado, bem como os equipamentos precários. Apesar disso e outros obstáculos, a corporação está sempre em alerta, mantendo um serviço de qualidade a sociedade. Para marcar esta data, a unidade do Corpo de Bombeiros de Esteio, irá realizar uma atividade na manhã do dia 01 de julho, a partir das 8h30, nas dependências da entidade, que fica situada na Rua José Martins, no bairro Tamandaré. O atual responsável pela corporação é o sargento Álvaro do Nascimento. Já em Sapucaia do Sul, o comando está a cargo do 1º sargento Fernando Dalpiaz. Ele informou que o quartel foi criado em 04 de abril de 1991 e tem por objetivo atender as emergências do município e apoiar no atendimento de ocorrências das cidades vizinhas. “Atualmente, o Corpo de Bombeiros possui dezoito profissionais, sendo 17 homens e uma mulher. A Seção de Combate a Incêndio integra ao 2º CRB, com sede em São Leopoldo”, explicou o sargento Dalpiaz.
ESTRUTURA - Em relação a infraestrutura da corporação, o sargento comentou que os Bombeiros sapucaiense possuem dois caminhões de combate a incêndio, o qual um deles possui 200 litros de espuma, no caso de líquido inflamável, três viaturas leves e uma embarcação com motos de 25 HP. “Além disso, possuímos uma guarnição para atendimento de ocorrências dos mais variados tipos como salvamento de pessoas e de animais, assim como atendimento a incêndios, busca e resgate”. O sargento Dalpiaz frisou ainda que a corporação possui uma seção técnica, onde é possível realizar análises e vistorias nos PPCI, existentes no município. “Somente na unidade de Sapucaia foram protocolados cerca de 5.300 PPCI. Outra ação no CB é a assessoria de análises técnicas realizada por dois militares, que representa uma grande demanda na área de prevenção no município”, ressaltou Dalpiaz.
ATENDIMENTOS E NOVO FARDAMENTO 
No mês de junho, foram realizados 15 atendimentos relacionados com incêndios em diversos tipos de edificações e 12, decorrente em outros tipos de ocorrências. Para inspeções são feitos mensalmente 120 PPCI e análise, 110. Um das grandes novidades da corporação neste ano foi a troca de fardamento que é na cor azul, sendo retirado aos poucos, a cor que predominava entre a BM e o CB, um marrom. Também será colocado em prática a desvinculação da Brigada Militar, dando assim ao Corpo de Bombeiros mais automonia e identidade própria, bem como um maior orçamento. A unidade sapucaiense fica localizada na Rua Henrique Dias, 58, bairro Santa Catarina.


Vereadores aprovam R$ 114 mil
No local será apenas para mulheres vítimas de violência e seus filhos menores de 12 anos
O Parlamento Municipal aprovou no dia 21 de junho, em regime de urgência, o Projeto de Lei que trata sobre a abertura de crédito especial no orçamento uma quantia no valor de R$ 114 mil. O recurso vai ser utilizado para o firmamento de convênio entre os municípios de Esteio e Sapiranga para a manutenção da Casa Abrigo Regional Jacobina Maurer, que foi inaugurado recentemente na cidade localizada no Vale do Sinos. A entidade receberá mulheres vítimas de violência e seus filhos menores de menos de 12 anos das cidades de Sapiranga, Esteio, Sapucaia do Sul e Novo Hamburgo. A proposta chegou ao Legislativo horas antes do início da votação, não possuía, segundo a Comissão de Justiça e Redação, tempo regimental para entrar em votação e precisou do aval dos líderes de bancada. Conforme o convênio, cada Município contará com cinco vagas destinadas às mulheres e seus filhos. Os custos mensais para a manutenção do serviço serão de R$ 16,2 mil mensais, segundo explicou a coordenadoria da Mulher, Clóris Oliveira. A coordenadora argumentou que  a iniciativa é relevante por oferecer a possibilidade de retirar vítimas de violência de seus municípios.  Em mensagem anexada ao Projeto, o Executivo afirma que há cerca de 12 mulheres no serviço especializado, sendo que, destas, ao menos duas se encontram em situação de risco iminente com relação à violência doméstica.


Sociedade Flamengo ganha nova 
área no Parque Claret 
ALÉM DO FUTEBOL, os participantes também terão outras atividades
Foi aprovado pelo Legislativo esteiense o Projeto de Lei (PL), no qual determina o Executivo a desafetar e conceder o uso de área de terra específica em prol da Sociedade Esportiva, Recreativa, Cultural, Beneficente Flamengo. O espaço cedido fica no Parque Claret, alinhado entre as ruas João Simões Neto, da Paz e a Avenida Alberto Pasqualini, totalizando um território de 4.847,16 metros quadrados. Segundo informações do PL, o local será utilizado para a instalação da escola de futebol no turno inverno, aulas de artesanato, cursos educativos de informática, língua estrangeira, palestras motivacionais e dicas preparatórias de entrevista. O prazo da concessão é de 20 anos, podendo ser prorrogado por igual período. O Município poderá realizar a rescisão a concessão de uso. Ao final do prazo estabelecido para a utilização da área, as obras e edificações existentes serão incorporadas ao patrimônio do Executivo.
TRAJETÓRIA - O Flamengo existe há 36 anos e tem como presidente Daniel Ferreira. Atualmente, os atletas do time estão treinando no campo da empresa Brasilit ou no campo do Estrela. Por um período, os jogadores chegaram a treinar num campo localizado na Vila Pedreira, que hoje está instalada a Escola Trindade, a Unidade Básica de Saúde (USB) e a quadra poliesportiva. Segundo Andreia Forte, um das representantes do Flamengo, a iniciativa para conquistar este espaço vem sendo acalentado desde 2014, inclusive com coleta de assinaturas. Ela comentou ainda que em 2015, o time se consagrou campeão, ao participar de campeonatos no futebol de campo, areia e quadra no futsal.


Atletas participam de mais uma 
etapa do Cross Country
A associação obteve colocações expressivas na competição
O sábado ensolarado e com temperatura mais agradável proporcionou um melhor desempenho dos corredores em mais uma etapa do Cross Country para os integrantes da Associação dos Corredores de Rua de Esteio (Acores). Os atletas na categoria adulto percorreram seis voltas na pista de caminhada, localizada nas dependências do Parque Municipal Galvany Guedes. A pontuação em suas classificações foi por ordem de chegada e será computada a pontuação em cada etapa. Os participantes receberam medalhas de participação. A final da competição está prevista para ocorrer em novembro, onde os campeões serão agraciados com troféus de honra ao mérito, na categoria infantil nas etapas 50, 100, 200 e 714 metros. Em Campo Bom, representantes da Acores tiveram posições expressivas no pódio, ao participarem de uma competição. No infantil entre dez e doze anos, Karina Faleiro Barcelos ficou com o segundo lugar feminino e João Pedro Machado da Silva ficou com a medalha de ouro. Ambos os corredores tem dez anos. Entre os adultos, Cleider Evandro Hoffmann, na categoria 20 a 24 anos, fez o percurso em 21 minutos e seis segundos. Já João Francisco Barcelos, entre 45 a 49 anos correu por 34 minutos e 57 segundos e Jeferson Costa, no grupo entre 40 e 44 anos, fez o trajeto estabelecido pelos organizadores em 23 minutos e 24 segundos. Com mais de 60 anos, Antonio Carlos de Moraes, integrante da categoria 65 a 69 anos fez a prova em 27 minutos e 43 segundos.


Polícia de Esteio prende três pessoas na Pedreira
COM A QUADRILHA, os policiais civis apreenderam drogas, armas e munições


Além das drogas, também havia materiais para ser embalada o material
Na manhã do dia 23 de junho, os policiais civis, em cumprimento de mandato de busca e apreensão na Vila Pedreira efetuaram a prisão em flagrante de três indivíduos, sendo um deles adolescente, portando arma de fogo, munição e droga. Segundo o delegado André Sperotto, na primeira ação os policiais prenderam em flagrante dois suspeitos que estavam em uma residência, onde foi apreendido crack, maconha e material para embalar drogas, dinheiro e um revólver calibre 38 municiado. No local, ainda havia, um sistema de monitoramento para informar a chegada da polícia. Em outra ação, os policiais prenderam em flagrante, uma mulher e um adolescente, também por tráfico de drogas. Neste local, foram encontradas pedras de crack e material para embalar entorpecentes. Após a realização dos procedimentos legais, os presos foram encaminhados ao sistema prisional.


Jovem é detido por adulteração em veículo
Carro se encontrava com placas clonadas
Policiais militares do 34º BPM de Esteio efetuaram a prisão de um jovem de 19 anos, por estar envolvido no delito de receptação - adulteração de sinal identificador veicular, no dia 24 de junho, por volta das 20 horas, na área central do município. O fato se deu após uma guarnição suspeitar que um veículo Montana, de cor prata, no qual estava conduzindo o automóvel em atitude suspeita. Durante a abordagem, os PM’s constataram de se tratar de um carro, onde havia sido clonado. Após verificar a irregularidade, o veículo foi recolhido para o depósito do Detran. Logo em seguida, o indivíduo foi preso e conduzido ao Hospital São Camilo, onde foram realizados exames rotineiros. Após ser tomada estas medidas, o jovem foi levado a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), em Canoas, onde foi registrado o delito.


Jovem é detido por envolvimento a roubo 
Agentes da Delegacia de Polícia de Esteio prenderam no dia 22 de junho, um suspeito, onde havia um mandato de prisão temporária por envolvimento pelo roubo de veículo. Conforme o titular da DP esteiense André Sperotto, o jovem é suspeito de ter praticado pelo menos três assaltos a motocicletas no município. Além dele, delegado explicou que outros dois suspeitos de integrarem a mesma quadrilha já haviam sido detidos há alguns dias. Após a realização dos procedimentos, o indivíduo foi conduzido ao sistema prisional.


Foragido do sistema prisional é capturado
O indivíduo deveria estar cumprindo prisão domiciliar 
Um homem de 34 anos foi preso na noite do dia 23 de junho, por encontrar-se foragido do sistema prisional. A detenção aconteceu em uma das ruas do bairro Santo Inácio, por policiais militares do 34º BPM. De acordo com informações, o homem estava caminhando em via pública por volta das 2 horas da manhã, quando foi abordado por uma guarnição que fazia uma ronda pela região. Durante a revista, foi verificado que o suspeito deveria estar cumprindo prisão domiciliar, além de haver um mandado de prisão em seu desfavor. A situação foi registrada na DPPA, em Canoas.


Suspeito bate com carro após cometer assalto 
Policiais militares do 33º BPM prenderam no dia 28 de junho, um homem de 24 anos, por estar conduzindo um veículo que havia sido roubado horas antes no município de Canoas. Segundo informações da BPM sapucaiense, uma guarnição foi comunicada sobre o assalto a um motorista e que um indivíduo havia levado uma Sportage, de cor branca. O veículo citado estava trafegando pela RS 118, em direção a BR 116. Quando o motorista do carro roubado chegou à alça de a via expressa, em direção a São Leopoldo e perdeu o controle do carro e colidiu contra a traseira de um caminhão, que acabou a capotar. O Samu foi acionado e levado para o Hospital Getúlio Vargas e em seguida lavrado o auto de prisão em flagrante.


Dupla é presa por policiais 
Policiais civis de Esteio efetuaram a prisão de dois homens no dia 21 de junho, sob a coordenação do delegado André Sperotto. Na primeira ação, um homem de 47 anos foi detido, pois já havia sido expedido um mandato de prisão, pois o indivíduo foi condenado a mais de nove anos de prisão, em regime fechado, por estupro de vulnerável. Já na segunda prisão, um suspeito de 35 anos, também foi preso, devido a um mandato de prisão preventiva por tentativa de homicídio. Após a realização dos procedimentos legais, ambos os indivíduos foram encaminhados ao sistema prisional.


Envolvidos em furto de veículo são encontrados no Três Portos
Dois suspeitos foram presos por uma guarnição do 34º BPM, no bairro Três Portos, no dia 21 de junho, por volta das 16 horas. Ambos tinham envolvimento por furto em veículo. O fato aconteceu após a guarnição ter sido avisada que dois indivíduos em um veículo Corcel II, de cor azul haviam furtado um estepe de um caminhão que estava estacionado na Rua Oswaldo Kroeff, no mesmo bairro. Durante as buscas, o automóvel foi localizado, onde já havia sido feito um boletim de ocorrência, referente ao furto. A dupla foi encaminhada ao Hospital São Camilo, onde foram feitos procedimentos e em seguida levado a DDPA, para ser lavrado o delito e a prisão em flagrante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário