segunda-feira, 6 de junho de 2016

EDIÇÃO 2023

UBS Ezequiel é reinaugurada
A unidade passará a se chamar prefeito Juan Pio Germano
A Unidade Básica de Saúde (USB) Ezequiel foi entregue à comunidade na tarde do dia 01 de junho. A USB passa a se chamar Prefeito Juan Pio Germano. A parte interna conta com instalações elétricas, novo piso e banheiros com acessibilidade, e aguarda os móveis. Na parte externa, os canteiros contam com árvores, que enfeitam o entorno. O prédio conta agora com quatro consultórios, salas de medicação, de agentes comunitários de saúde, de vacina, de esterilização, de curativos e de procedimentos. Localizado no Beco da Servidão, 41, o posto de saúde ocupa todo o terreno ao lado do atual prédio, chegando até a Rua Ezequiel Nunes Filho. O investimento foi de R$ 458 mil.


Servidores tem reajuste de vale-alimentação 
Foi aprovado pelo Legislativo esteiense o Projeto que modifica a Lei Municipal nº 5.917/2014, aumentando os valores do vale refeição e do vale alimentação concedidos aos servidores da Câmara Municipal. De acordo com o documento, a principal alteração informa que o crédito mensal do cartão magnético de alimentação é de R$ 175,00 e deve ser utilizado exclusivamente para a aquisição de gêneros alimentícios. A tal medida tem por finalidade promover a valorização dos servidores do quadro, incrementando as vantagens alimentares a eles concedidas.


LORI EMANOELA DA SILVA 
Quantas vezes forem necessária farei o 
caminho de Pio... 
Em Visita ao santuário de Padre Pio neste último feriado, reabasteci minhas energias e reverenciei Francesco Forgione que nasceu no vilarejo de Petricina na Itália em 25 de maio de 1887, sem nunca ter estado na América, reúne em sua gruta localizada no Uruguai a 498 Km de Montevidéu, milhares de devotos. Padre Pio foi beatificado em 2 de maio de 1999 e canonizado em 16 de junho de 2002, pelo Papa João Paulo II, amado santo que nos brinda com seu amor através das inúmeras graças. A caminhada que realizo até a gruta mais ou menos 8 km, é uma trajetória de reflexão e introspecção, e que ao longo desta caminhada percebo muitos sinais, enviado pelo amado Padre Pio, que realiza através da fé a nossa oportunidade de sermos melhor. Neste local em frente à “terras do Padre Pio”, existe uma estância onde a NASA reconheceu manifestações extraterrestres. (este lugar não é aberto ao público).
Quando falamos em Dayman (cidade, entre Salto e Paissandu) pensamos nas águas termais maravilhosas que completam nossa peregrinação após a caminhada, potencializando nossa estrutura como um todo. Fui presenteada desta vez, enquanto fazia minhas orações com um rosário de madeira, na Gruta de Padre Pio, quando realizava orações de agradecimento e pedidos pessoais e para o grupo que acompanhava; literalmente padre Pio me presenteou, caiu em minhas mãos o rosário que estava em sua mão... Gratidão por estes momentos de paz, amor, pela oportunidade de poder agradecer minha vida ao amado Padre Pio, que conhece meu coração...
Abraço fraterno, toda bênção!



 Aplicativo no celular ajuda no pagamento
do estacionamento 
Uma das formas de se pagar o Estacionamento Rotativo na cidade é pelo aplicativo para smartphones DigiPare. Para usar o sistema, é preciso baixar o aplicativo no Google Play ou Apple Store. Depois de fazer um cadastro, criando usuário e senha e informando o número de cartão de crédito, o estacionamento pode ser pago pelo celular.


Autorizado a instalação de parquímetros na área central do Município 
UM DOS MOTIVOS para não colocação do equipamento seja a conclusão das 
obras na Presidente Vargas
Encontro ocorreu no Prédio Administrativo 
Com o fim da etapa de reconstrução das calçadas na Avenida Presidente Vargas, o Executivo Municipal autorizou no dia 25 de maio, a empresa Zona Azul Brasil, que opera o sistema de estacionamento rotativo no Centro da cidade, a instalar dez parquímetros ao longo do perímetro no qual presta o serviço. A ordem de início foi entregue oficialmente na sede da empresa. A definição foi feita em reunião com o prefeito Gilmar Rinaldi, a representante da Zona Azul Brasil Patricia Barduque e integrantes da Administração Municipal. A partir de agora, a concessionária terá até 60 dias para instalar os equipamentos, que vão ser mais uma opção para o pagamento do estacionamento rotativo. O prazo, previsto no contrato entre a Prefeitura e a empresa, é necessário para a compra e envio dos equipamentos a Esteio, instalações de alvenaria e ligações da rede elétrica e de internet, entre outros. Além disso, a empresa se comprometeu a repintar as sinalizações na avenida, liberando a via para estacionamento - o serviço precisou ser refeito, uma vez que o trecho foi repavimentado.
RECLAMAÇÃO - Em relação às constantes reclamações sobre a falta de pontos de venda, a representante da empresa informa que o contrato previa 18 vendedores ambulantes e, atualmente, são 23 funcionários que circulam pelo perímetro da Área Azul. Ela disse, ainda, que serão disponibilizadas mais 15 máquinas, alcançando, assim, 55 locais fixo onde podem ser comprados os tíquetes. Os equipamentos serão instalados em estabelecimentos comerciais que aceitarem ser agentes credenciados da Zona Azul. A representante da empresa comentou que há certa dificuldade em encontrar interessados na parceria, que rende 5% no valor de cada venda, sem descontos. A Prefeitura se comprometeu a procurar a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Esteio para trabalhar na busca de novos parceiros. Outra solicitação do Executivo foi que sejam feitas placas maiores para os agentes credenciados, aumentando a visibilidade dos pontos de venda. Mais informações na sede da empresa que fica na Rua dos Ferroviários, 380, Centro. Os telefones de contato são 3137-2455 ou 3137-2454. O site da Zona Azul é www.zonaazulbrasil.com.br


Aprovado o Projeto que institui a 
Semana Municipal Cultural de Esteio 
Os vereadores aprovaram o Projeto de Lei (PL) que institui a Semana Municipal Cultural de Esteio. Um dos principais objetivos dessa iniciativa é realizar neste período um movimento cultural, envolvendo a rede municipal de ensino e produtores ligados a este segmento. Com isso, ampliar significativamente a produção na cidade e fazer sua exposição, bem como fomentar a economia local, através da cultura. Outro diferencial é que Esteio possui uma localização privilegiada, capaz de atrair públicos oriundos de municípios vizinhos. A proposta da Semana Municipal Cultural é agregar um maior número possível de representantes das mais diversas manifestações culturais a fim de valorizar e difundir a produção local. A secretaria de Arte e Cultura ficará responsável pela organização e a realização da programação. As ações devem ocorrera partir da segunda semana de agosto. Esse documento originou-se de um ante projeto de autoria do vereador Leonardo Dahmer, que foi transformado num Projeto de Lei pelo Executivo.

Jovens de Esteio participam de 
feira nos Estados Unidos 
O TRABALHO apresentado durante o encontro em solo americano 
ficou entre os 50 melhores do mundo
A comitiva brasileira que esteve presente na feira nos EUA
Os estudantes esteienses Fernando Pascoal Duarte e Artur Garcia Proença, eram integrantes da comitiva de jovens brasileiros que participaram no mês de maio de uma feira, onde os melhores trabalhos científicos do mundo estavam em exposição. O evento foi realizado na cidade de Phenix, no estado do Arizona, Estados Unidos. Antes de embarcar para a feira nos Estados Unidos, os estudantes gaúchos que foram selecionados através da Mostratec, que acontece em Novo Hamburgo se uniram com os competidores aprovados na Febrace, de São Paulo. O grupo participou de um workshop na capital paulista. Fernando comentou que nos sete dias do evento em solo americano foi uma experiência única e maravilhosa, onde pode ter contato com jovens de mais de 70 países e territórios. “Foi algo incrível e único. Pude conversar com pessoas da Malásia, Alemanha e do país anfitrião do encontro”, frisou Duarte. Ele enfatizou que uma das primeiras atividades durante a cerimônia de abertura do evento que envolveu todos os participantes teve como tarefa cada país ter que desenhar algo sobre sua terra. Representando o Brasil, abordamos os preparativos para os Jogos Olímpicos, em agosto, no Rio de Janeiro e as belezas naturais. “Além de termos levado a bandeira nacional, também trocamos ‘pin’ com símbolos nacionais e regionais, durante a integração”. Fernando citou ainda que, além da feira, houve vários eventos paralelos para descontrair o público.
PROJETO - Fernando Duarte explicou que o trabalho originou-se quando ambos estudavam no Colégio Coração de Maria, durante a Feiccom, que habilitaram a participar da mostra no município hamburguense. O nome do trabalho chama-se RV Educacional. “Um dos principais objetivos do trabalho é mostrar que o uso da realidade virtual, como conhecer paisagens naturais e museus pode ajudar no aprendizado”, disse o estudante. Ele informou que foi feito um experimento com estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal, onde foi usada esta tecnologia para conhecer mais sobre o Sistema Solar. Um grupo usou o equipamento e outro não. “O resultado foi impressionante, pois aqueles que usaram se saíram melhor que o grupo que não usou teve um desempenho menor. Isso prova que a ciência influencia no aprendizado”. O trabalho dos jovens esteienses receberam um prêmio de reconhecimento, pela Organização dos Estados Americanos (OEA) como um dos 50 projetos mais influentes do mundo.


Paróquia N. S. Aparecida sedia encontro de ‘Coros e Noite das Massas’
No dia 11 de junho, será realizado o 3º Encontro de Coros – Missa, Música e Fermento na Massa. O encontro tem início a partir das 18 horas, com uma celebração religiosa, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro Novo Esteio. O Coro Fé Maior será o anfitrião da festa. Após isso, acontecerá um jantar de confraternização, onde no cardápio terá salada verde e frutas. Já os pratos quentes terá como principal ingrediente uma variedade de massas, galeto, carne e salsichão. O valor do convite é R$ 18,00. O templo religioso fica na Rua Agostinho Camilo de Borba, esquina com a Bartolomeu de Gusmão.


Reinaugurada as novas USB Centro 
A RECUPERAÇÃO DO PRÉDIO histórico vinha sendo aguardado há 
mais de duas décadas pela comunidade
Joceane destacou o trabalho desenvolvido pela equipe 
A Unidade Básica de Saúde (USB) Centro foi entregue à comunidade na tarde do dia 31 de maio. Representantes de diversos segmentos da comunidade prestigiaram o ato, que aconteceu na sede do posto, localizada entre a Avenida Padre Claret e a Rua Fernando Ferrari. A USB carrega um novo nome: Nickollas Gomes, jovem esteiense que faleceu em 2013, vítima de leucemia aguda. Na oportunidade, estiveram presentes integrantes da ONG Amigos do Nick, que busca promover a conscientização sobre a importância da doação de sangue, plaquetas e cadastro de medula óssea, através de palestras. Entre as atrações culturais do evento foi a apresentação dos alunos da oficina de violão do Programa Integrado de Inclusão Social (PIIS), coordenado pelo professor Jorginho. O prefeito Gilmar Rinaldi parabenizou o empenho da equipe e disse que ações como as promovidas pela ONG devem ser tomadas como exemplo. “Vocês são pessoas especiais para a comunidade local, pois não vestem apenas a camiseta, mas nos inspiram a uma mudança de atitude”, comentou Rinaldi. Ele informou que está sendo entregue uma nova uma unidade de saúde extremamente qualificada. A cidade precisa de ainda mais conquistas e nós vamos seguir com empenho”, completou.
SONHO - A titular da pasta de Saúde, Ana Paula Macedo, comentou a importância da reforma. “Sonhamos com essa obra há bastante tempo. Hoje é um dia muito especial. Toda uma equipe trabalhou muito nos últimos dias para entregar essa UBS hoje. Essa unidade aguardou uma reforma desse tamanho por mais de duas décadas. São cerca de 150 pessoas que passam aqui por dia”, destacou Ana Paula. Já a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Joceane Gasparetto fez um agradecimento especial ao empenho da equipe responsável pela obra. “Acredito que a gente vem ao mundo para fazer diferença, para servir”, disse.
Representantes de diversos segmentos participaram do ato
EMOÇÃO NO MOMENTO DA ENTREGA 
Em seu pronunciamento, a mãe de Nickollas, Lilian Rocha Gomes, falou sobre a homenagem. “Meu filho foi uma pessoa muito especial. Era da vontade dele que tocássemos esse projeto, e é o que estamos tentando fazer. Ter o nome dele ligado à saúde pública de Esteio é extraordinário”, disse Lilian, emocionada. “Ele se foi, mas nossa luta continua e é muito grande. Sei que ele ficaria muito feliz, porque fez uso desse local quando crianças e no pós-transplante”, completou. No encerramento do ato, os convidados assistiram um vídeo homenageando o garoto e foram conhecer a nova estrutura da UBS.
INFRAESTRUTURA DA USB  
Com um investimento de R$ 288,8 mil, a UBS Centro passa a oferecer à comunidade seis consultórios gerais, um consultório odontológico, duas salas de curativos e procedimentos, salas de imunização, de inalação coletiva, de esterilização e sanitários com acessibilidade. Além da abertura de novas salas, foram feitas melhorias nas estruturas do prédio e da cobertura, substituição de instalações elétricas, hidráulicas e de telefonia e Internet, junto com pintura e acessibilidade. A UBS já contará com atendimento normal a partir do dia 06 de junho.


JOSÉ NILO CORRÊA ALVES 
Ten Cel QOEM* 
Dia-a-dia na cidade 
SEGURANÇA DE CRIANÇAS 
E ADOLESCENTES 
É consenso que precisamos proteger a juventude, estas crianças e adolescentes que herdarão tudo que construímos e os valores que cultuamos. Nunca é demais frisarmos a importância de ações conjuntas que visem à segurança e o bem estar dos pequenos. Em Esteio, especificamente, a Brigada Militar e a Guarda Municipal possuem um planejamento integrado buscando dar cobertura a todas as escolas do município no que diz respeito à presença ostensiva do policiamento. No caso da BM, a patrulha escolar foi ativada no início deste ano e vem realizando um trabalho diário de relacionamento com alunos e professores no sentido de buscar informações, orientar e atuar preventivamente em locais, horários e circunstâncias que possam oferecer risco à integridade física e moral do público escolar. Além disso, o PROERD, programa voltado à prevenção de envolvimento com drogas e situações violentas, atua, através de policiais devidamente capacitados para isto, dentro das salas de aula, dando conselhos e trabalhando a autoestima dos alunos. O objetivo é de que estes jovens estejam melhor preparados para resistirem às pressões negativas do grupo e tenham a personalidade necessária para fazerem as melhores escolhas. Importante ressaltar que todo o esforço é importante e esta preocupação não pode e não deve ser só da polícia ou da escola. A família tem papel fundamental na formação dos seus filhos, influenciando-os positivamente através de um acompanhamento constante e exemplos benéficos. Assim, todos devem participar, seja através de informações aos órgãos de segurança, seja transmitindo às novas gerações noções de cidadania e respeito para com si mesmo e os outros. Até a próxima.
*Comandante do 34º BPM



Secretária de Desenvolvimento 
Urbano e Habitação visita o JD

JOCEANE falou do trabalho que realizou a frente da pasta em pouco mais de um ano
Joceane Gasparetto e Miguel Luz, durante visita no Jornal Destaque
A secretaria de Desenvolvimento Urbano e habitação de Esteio, Joceane Gasparetto esteve realizando uma visita de cortesia ao Jornal Destaque. O encontro aconteceu na manhã do dia 31 de maio, onde foi recepcionado pelo diretor do periódico, Miguel Luz. Além disso, Joceane concedeu uma entrevista na Rádio e na TV Web Destaque. No programa Opinião, a titular da pasta respondeu perguntas dos ouvintes e internautas, bem como fez explicações sobre assuntos de interesse ligados a comunidade. Segundo Joceane, que em março completou um ano a frente da secretaria, frisou que uma das principais marcas de sua administração foi colocar em prática o Plano de Obras na cidade, que vem sendo finalizado. “Foi um projeto importante que tem por objetivo resolver diversos problemas que atingem algumas regiões da cidade”, comentou Joceane. Ela destacou que ponto fator expressivo na secretaria foi o trabalho relacionado a regularização fundiária, que em algumas localidades vinha sendo aguardada há décadas. Isso dará uma nova vida às famílias, inclusive valorizando o local que residem.
SUPERAÇÃO - Um dos momentos mais difíceis no período como secretária foi em julho de 2015, quando a cidade foi devastada por uma enxurrada que atingiu diversos bairros, deixando centenas de pessoas desabrigadas. “A partir disso, se intensificou o trabalho de combate as enchentes, que vem causando transtorno e destruição há décadas na cidade. Além da obra da Avenida Brasil, que mudou a realidade de uma região esquecida na cidade, houve outra construção significativa que trata do revestimento de parte do arroio Sapucaia, bem como o desassoreamento da área, com o propósito de melhor escoamento da água”, explicou Joceane. Ela frisou ainda que por ser uma pré-candidata a prefeitura de Esteio para o pleito de outubro, a partir do dia 02 de junho, outra pessoa irá assumir sua função na pasta. “Apesar de pouco tempo no cargo, tenho a convicção que fiz minha parte e dei minha contribuição para o Município. Espero que meu sucessor dê andamento aos trabalhos que estão dando certo”. Na oportunidade, também estavam acompanhando o coordenador de Direitos Humanos, Jauri Machado e o funcionário da pasta, Daniel.


Atividades educativas marcam a Semana do Meio Ambiente 
O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no dia 05 de junho, mas em Sapucaia do Sul os festejos começaram no dia 01. A programação teve início com uma trilha ecológica, e segue até 09, com diversas ações. O evento é uma promoção das secretarias de Meio Ambiente e de Educação, em parceria com a Fundação Zoobotânica. O espetáculo de bonecos “Com água não se brinca!”, do Grupo Fantomania, será apresentado no dia 06, às 9 horas na Escola Municipal Otaviano Silveira, e às 14 horas para os alunos da Escola de Ensino Fundamental Prefeito João Freitas Filho. A peça é formada por três histórias, contadas pelo personagem Arquibaldo, que de forma divertida fala sobre os nossos rios e dá dicas de como preservá-los. No dia 08 de junho, às 14 horas, nas dependências da secretaria de Meio Ambiente, duas atividades serão realizadas para estudantes e comunidade. No Espaço Ciência e Natureza ocorrerá um jogo sobre biodiversidade, e no viveiro serão dadas dicas sobre cuidados com mudas de plantas. No mesmo dia, às 13h30, no auditório da secretaria, ocorrerá o encontro mensal do Coletivo Educador, formado por professores referência de educação ambiental das escolas. No último dia da Semana do Meio Ambiente, alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Tiradentes participarão de atividades educativas no Parque Zoológico, alusivas ao “Ano do Papagaio”, a partir das 8h30. À tarde, às 13h30, será a vez dos estudantes da José Plácido de Castro aprenderem mais sobre a ave.   Além disso, no primeiro dia de atividades, estudantes e educadores de 14 instituições municipais fizeram uma trilha ecológica no Parque Imperatriz, em São Leopoldo. A ação fez parte da formação dos Interlocutores Mirins do Consórcio Pró-Sinos.


Atletas de força conquistam 
medalha na Serra gaúcha
Competidores estão se destacando pelo Estado
Os competidores de Esteio do Power Lifting fizeram bonito em uma competição realizada no dia 21 de maio, no município de Veranopólis, na Serra gaúcha. O vice-campeão foi Robison Trajano. Também participaram Carlos Eduardo Souza da Silva e Luiz Fernando que tiveram uma posição expressiva na competição. O grupo vem sendo destaque no esporte de força por estarem nas primeiras posições nas competições pelo Estado.


Jovem é preso por envolvimento com o tráfico de drogas 
SUSPEITO foi capturado em um local onde 
se vende entorpecentes
Os policiais recuperaram um revólver, munições e drogas
Um jovem de 18 anos foi preso suspeito de estar envolvido no tráfico de drogas no bairro Primavera. A prisão do indivíduo se deu no dia 27 de maio, por volta das 3 horas da manhã em uma das ruas do bairro. Conforme informações do BPM, a prisão ocorreu após averiguações em um local conhecido como ponto de venda de entorpecentes na região. Durante a aproximação dos brigadianos, uma pessoa ao verificar a viatura fugiu em direção a uma residência. Mas os PM’s seguiram e o capturaram em seguida. Com o rapaz foi apreendido uma arma calibre 12 de cano serrado com seis munições intactas. Além disso, também possuía onze pedras de crack, 29 prensados de maconha, três aparelhos celulares e uma quantia de R$ 45,00, em dinheiro. O indivíduo foi detido e levado para a DPPA, onde foi registrada a ocorrência em flagrante.


Policiais militares prendem indivíduos
Foi encontrado materiais utilizados para embalar a droga
Um adolescente de 16 anos e um rapaz de 18 anos foram detidos, após um patrulhamento de rotina, no bairro Boa Vista, em Sapucaia do Sul. A prisão da dupla aconteceu na Rua Clóvis Eli, por estarem agindo em atitude suspeita na região. Durante a revista foi encontrado nove buchas de maconha e um tablete inteiro da mesma droga. Além disso, os PM’s encontraram dois aparelhos de telefone celular e treze rolos de plástico filme para embalar pequenas quantidades de maconha e crack. Enquanto o jovem de maior idade foi ouvido na Delegacia de Polícia, o menor foi conduzido ao órgão competente que cuida de crianças e adolescentes.

 Homem é encontrado pela Brigada Militar
O suspeito foi preso em via pública no Centro
No dia 30 de maio, policiais militares do 34º BPM efetuaram a prisão de um homem de 25 anos, na área central do município. O fato ocorreu após o indivíduo ser abordado pela guarnição em via pública, onde foi constatado que existe um mandato de prisão em seu desfavor. Após serem feitos os tramites normais, o homem foi encaminhado a Delegacia de Polícia.


Foragido é encontrado no bairro Primavera
Um jovem de 18 anos foi preso por volta das 22 horas, no dia 25 de maio, no bairro Primavera. Segundo informações da BM, a detenção se deu após o suspeito ter sido abordado em via pública e em atitude suspeita. Durante a revista, os policiais militares detectaram que o indivíduo possuía um mandato civil em seu desfavor. Ele foi preso e conduzido a DPPA, em Canoas.





Patrulhamento do 33º BPM encontra foragido
Policiais militares do 33º BPM de Sapucaia do Sul estavam realizando um patrulhamento motorizado de rotina na Avenida Luiz Pasteur, no dia 26 de maio, quando avistaram um homem de 21 anos, em atitude suspeita. O fato se deu por volta das 23 horas, quando o abordaram e verificaram que ele tinha um mandato de prisão em seu nome. Após serem tomadas as medidas cabíveis, o homem foi encaminhado para a DP local, onde prestou depoimento.





Dupla é capturada com arma e munição 
Durante um patrulhamento de rotina pelas ruas do bairro Tamandaré, uma guarnição do 34º BPM avistou uma motocicleta, com dois indivíduos em atitude suspeita. Ao tentar abordar, um dos policiais visualizou que o carona estava com uma arma na mão, no momento em que ocorreu a revista. A dupla foi identificada, com 20 e 35 anos de idade. Também foi apreendido um revólver calibre 38 com a numeração raspada e seis munições intactas. Os suspeitos foram presos em flagrantes e encaminhados a DPPA, em Canoas.


Adolescente é detido no bairro 
Sete em Sapucaia do Sul
Além do porte ilegal de arma, o rapaz tinha registros na polícia
Um adolescente de 17 anos foi detido no bairro Sete, em Sapucaia do Sul, no dia 25 de maio. O fato aconteceu por volta das 22 horas, durante um patrulhamento de rotina na Rua São Luiz. Conforme informações dos policiais militares, durante uma ronda pelo bairro foi avistado um indivíduo em atitude suspeita, onde foi abordado e revistado. Com ele foi encontrado uma pistola e cerca de 20 munições. Ao verificar no sistema de segurança pública, o jovem possuía diversos antecedentes por porte ilegal de arma, roubo a estabelecimento comercial e lesão corporal. Ele prestou depoimento na DP e os órgãos competentes foram acionados para tomar providências, por se tratar de um menor de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário