quinta-feira, 4 de agosto de 2016

EDIÇÃO 2031

Boca de lobo 
e asfalto 
danificado em rua do Novo Esteio
O conserto no local trará benefícios para os moradores da região
Mesmo com as constantes limpezas que estão sendo feitas no bairro Novo Esteio, muito em função, da realização da Expointer, no final do mês de agosto, alguns problemas ainda persistem. Um deles é a falta de manutenção em bocas de lobo e no asfalto de ruas do bairro. Dentre os locais onde é visível encontrar o problema é na Rua Ascendino Alves da Silva, quase esquina com a Rua Lobo da Costa. Além disso, a via fica em uma das rotas da linha do ônibus e um dos acessos para outras ruas no interior da localidade. Tanto se fala em limpeza nos bueiros, mas a tampa impede um melhor escoamento da água, em dias de chuva intensa, principalmente.


Moradores fazem manifestação 
durante sessão no Legislativo 
FOCO PRINCIPAL é cobrar do Poder Público mais ações para evitar novas 
tragédias como que foi registrada em julho de 2015
Cartazes tinham por objetivo chamar a atenção dos vereadores e da comunidade
Um grupo de moradores que residem em sua maioria no bairro São Sebastião estiveram participando da sessão ordinária na Câmara de Vereadores do município, no dia 26 de julho. Na oportunidade, as pessoas levaram faixas e cartazes, como forma de lembrar de um ano da enxurrada que devastou Esteio, em julho de 2015. O fato, além de ter atingido diversos bairros da cidade, a altura da água chegou ao patamar de mais de dois metros de altura nas ruas. Centenas de famílias perderam móveis, objetos pessoais e até a própria história. Apesar das ações que já vinham sendo feitas para coibir a força da água, não foi suficiente para ser o causador de um dano irreparável na vida das pessoas. A tragédia ocorreu no ano em que a cidade comemorava 60 anos de emancipação política. Nos cartazes era visível observar através de fotos de bocas de lobo entupidas ou em péssimo estado de conservação. Mesmo com a construção da Avenida Brasil e a limpeza em trechos do Arroio Sapucaia e do Esteio, são medidas paleativas, que num período de chuva mais severa poderá causar uma nova catástrofe. De acordo com a moradora Josefa Oliveira, grande parte das famílias que residem nas imediações da Rua Bento Gonçalves teme por novas enchentes. O principal motivo é que uma área que servia como uma piscina natural, agora será utilizada para a instalação de uma empresa que atua no segmento de logística e transporte.
ESGOTO - Já na sessão ocorrida no dia 02 de agosto, moradores da Rua Theodomiro Porto da Fonseca participaram da reunião. Na oportunidade, Jorge Moacir de Oliveira falou para os parlamentares e também a comunidade sobre as ações que precisam ser feitas na região para evitar novas tragédias. Para a maioria dos cidadãos, o agravante não é tanto água que vem do arroio Esteio e sim das péssimas condições em que se encontram as redes de esgoto. Por haver uma rede insuficiente, quando a chuva é acima da média ou pancadas muito forte, as bocas de lobo não dão vazão e começa a encher a rua, e consequentemente as residências. Outro fator que também no futuro poderá agravar o problema é quando for colocado em funcionamento a interligação do esgoto cloacal, que por enquanto vem sendo alvo de polêmica junto aos moradores do bairro Novo Esteio, por serem os primeiros e também por fazerem parte do teste.


90 anos de Ilsa Smigelkas é 
lembrado em exposição 
ALÉM DO SEU ENVOLVIMENTO no processo educacional no município, 
também esteve atuando junto ao meio político na Câmara de Vereadores
Janete da Rosa, Aline Capriolli, Cristiane de Lima da Silva, Mariana de Oliveira Santos,
Vito José Smigelkas e Michele Sackser
Público pode conferir a trajetória de uma mulher ousada e pioneira na cidade
Emoção e nostalgia marcaram a cerimônia de lançamento da exposição de fotos e objetos da professora aposentada e ex-vereadora Ilsa Helma Smigelskas. A festa aconteceu na tarde do dia 01 de agosto, nas dependências do Museu Histórico de Esteio (MHE) que fica situado na Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya. Antes da abertura oficial, um grupo de voluntárias do Coral Canções do Arco Íris, que fazem parte do Clube de Mães com mesmo nome fizeram uma apresentação cultural, onde cantaram algumas canções de músicos nacionais. Esta entidade, Ilsa chegou a ser presidente e atuante até os últimos anos de sua vida. Em seguida a poetisa Esther Nunes Fujisawa leu um poema, em que havia escrito quando a ex-vereadora havia completado 80 anos, em 2006. Além disso, uma integrante do clube, Leda Selau apresentou resumidamente um breve histórico sobre a vida e a obra da homenageada da exposição e dos anos de convivência junto ao clube de serviço. De acordo com o filho da homenageada na exposição, Vito José Smigelkas, a presença de amigos e de representantes de nossa comunidade neste evento é importante, pois Ilsa foi uma mulher a frente de seu tempo e enfrentou vários obstáculos para conseguir seus objetivos. Se estivesse viva, em julho teria completado 90 anos.”Todos são pessoas que de alguma forma fizeram parte de sua vida, seja ligada a educação, artes e na vida política”, comentou Vito. Ele salientou que no decorrer do evento da mostra, alguns ex-alunos de Ilsa lhe parabenizaram pela iniciativa.
LEGADOS - A presidente do Clube de Mães Arco Íris, Lizete Neis disse que conheceu a homenageada no período em que atuava na comunidade e nas escolas. Já na entidade, quando ingressou, Ilsa não participava mais das atividades. “Talvez um dos legados que deixou foi o trabalho que desenvolveu no clube e as amizades que deixou. Outro ponto importante é poder rever uma trajetória de uma guerreira, em tempos diferentes que os atuais”. Para a também professora e poetisa, Esther, Ilsa Helma foi um marco para a cidade, no que tange a questão educacional sendo uma das referências para as futuras gerações com educadora em sala de aula e como diretora. A exposição conta com mais de 60 fotos, além de objetos pessoais e documentos da ex-vereadora e ficará até o dia 12 de agosto, no espaço cultural localizado na Rua Padre Felipe, 900, Centro. Informações pelo telefone 3473-0414.





LORI EMANOELA DA SILVA 
A prioridade que sou... 
Prioridades equivalem aos valores que damos e cultivamos das coisas, por tanto, entre afetos e desafetos seguimos o rumo de nossa existência, na realidade que criamos e ancoramos por toda uma vida.
Reparem na correnteza do rio em suas nuances, sua intensidade, volume, movimento, e perceba o transcorrer, o fluir das águas no contínuo movimento em direção ao mar... Todos somos viajantes deste imenso universo, passageiros deste doce planeta onde temos a oportunidade de ser um pouco melhor, a cada segundo, no entanto, nos perdemos inúmeras vezes  no transcorrer do “rio da vida” sem perceber que determinados instantes podemos ser tudo o que desejamos, e tudo que construímos. Façamos de nosso trajeto na vida um caudaloso rio, contornando obstáculos, apreciando majestosamente a paisagem, sem interferir negativamente em sua magia e teor, mas, na certeza que teremos inevitavelmente exatamente o que realizamos, pensamos...criando e ancorando a realidade, que nos faz ser quem somos...
Abraço fraterno, toda bênção! 
lori_emanoella@hotmail.com


Padre Túlio Melo Wavginiak 
CRIAÇÃO E EVOLUÇÃO 
SÃO INCONCILIÁVEIS?
Você já leu a Bíblia? Você lembra do texto do livro do Gênesis (Gn) que diz que Deus criou o mundo em 7 dias? Esta ideia não parece contrária às modernas descobertas científicas? A teoria da evolução já não colocou tudo isso abaixo? Você sabia que a Bíblia contém dois relatos diferentes sobre a criação do mundo? E que estas duas narrativas apresentam semelhanças e diferenças? Os textos que contém os dois relatos da criação se encontram em Gn 1,1 – 2,4a (1o Relato) e Gn 2,4b-25 (2O Relato:). Se você ler esses textos como se fosse um texto de um livro de ciências numa sala de aula, vai parecer um absurdo. Eles são menos ainda um relato histórico. As coisas não aconteceram exatamente daquele jeito!!! O problema é que havia pessoas – bem intencionadas – que liam esses dois textos como se eles fossem uma crônica histórica ou um relato científico. E a conclusão deles é que a teoria da evolução estava errada e que todos os que tinham fé na criação do mundo por Deus, deviam pensar e dizer o mesmo. O modo como os dois textos dos relatos da criação do livro do Gênesis foram lidos, como se fossem uma crônica histórica, impedia qualquer possibilidade de considerar a Teoria da Evolução de Charles Darwin como válida. E não apenas isso!! Por vezes uma leitura fundamentalista impediu as pessoas de fé a aceitar as propostas e os avanços da ciência. Um escrito possui um gênero literário. Mais do que uma aula de gramática da língua portuguesa, isso é uma afirmação valiosa para quem pretende ler a Bíblia. A Bíblia é composta por pelo menos uma dezena de gêneros literários que a enriquecem e que são capazes, ainda hoje, de maravilhar os seus leitores. Os textos do livro do Gn do capítulo 1 até o 11 – dos quais os relatos da criação fazem parte – fazem parte do gênero literário chamado de lendário ou mitológico. Falando com uma linguagem simples, são lendas ou mitos. De modo semelhante aos mitos da mitologia grega, do qual todos ouvimos falar. Ou seja, os escritos da criação na Bíblia tratam a respeito de realidades de tempos imemoriais – antes da existência do ser humano – dos quais não se têm notícia e, tampouco testemunhos, e que procuram, em sua simplicidade, dar uma explicação sobre as realidades desconhecidas para as pessoas da época do escritor. Esses relatos da criação dos primeiros capítulos do livro do Gênesis foram escritos em torno de 700 anos a.C. (antes de Cristo). Uma data tão longínqua que não permitia às pessoas daquele tempo ter o conhecimento científico do qual dispomos hoje (como por exemplo, o da teoria da grande explosão – Big Bang). Assim, esses relatos primitivos eram o modo como as pessoas daquele tempo tinham acesso ao saber, era como eles aprendiam. Era a forma como – naquele tempo – se transmitia o conhecimento. Espero que tenha ajudado você a compreender que os relatos da criação dos primeiros capítulos do livro do Gênesis não dizem respeito ao modo como Deus fez as coisas. Não tem a intenção de dizer que as coisas aconteceram exatamente assim. Antes, se serve de uma linguagem antropomórfica (com moldes humanos) para expressar de modo adaptado aos seus leitores as ideias que ele desejava transmitir. Consequentemente, ele compara Deus com um operário, que realiza a sua obra durante seis dias (cf. Gn 1,5-31) e que descansa um, quando da criação do mundo (cf. Gn 2,2). O autor não tem o objetivo de dizer que foi exatamente assim! Antes, a mensagem dele para nós do século XXI é dizer que o mundo veio de Deus e que o ser humano tem um papel importante nesta criação de Deus. Inclusive, há especialistas que defendem que o autor do livro do Gênesis se serviu de mitos de seu tempo, tais como a Epopeia de Gilgamesh (compilado no séc. VII a.C.) e outros. Esta Epopeia apresenta a criação do ser humano a partir do pó da terra misturado com o sangue de um deus morto. E que o autor de Gn substitui pelo sopro divino em suas narinas (cf. Gn 2,7), pois ele mostra como Deus não tem matéria, e que consequentemente, não poderia se servir de sangue de deuses para criar o homem. O maior problema entre o evolucionismo e o criacionismo se dá numa compreensão equivocada da Bíblia e não nas duas teses. A questão é que evolução e criação são duas coisas diferentes e não contrárias. O problema é que pessoas dos tempos do passado e de hoje leem esses textos fora de seu contexto, desconhecendo o gênero literário dos mesmos, e afirmam coisas que não poderiam ser deduzidas. Quando você entende o que significa a criação do mundo por Deus, você não exclui a evolução. Porque Deus não criou o mundo pronto. O criacionismo, bem compreendido, dá espaço para o evolucionismo. Estes são modos complementares de entender o mundo tal como o conhecemos. Agora leia você mesmo o texto da criação na Bíblia e tire você mesmo as suas conclusões.


Treinador do Vôlei realiza curso para professores de Educação Física 
IDEIA é incentivar os educadores sobre a importância do esporte para a juventude
Treinador mostrou métodos e técnicas para facilitar no aprendizado dos alunos
Os professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Sapucaia do Sul tiveram uma formação diferenciada recentemente. As formações que ocorrem mensalmente, sempre com uma modalidade esportiva diferente, contou nesta tarde com as dicas prá lá de especiais do técnico da equipe vôlei, Marcelo Fronckowiak. A atividade ocorreu no ginásio da Escola Alfredo Juliano e reuniu cerca de 30 educadores. O atual técnico do Vôlei/Canoas é gaúcho, ex-jogador e técnico da Ulbra, ex-técnico da equipe de vôlei do Minas Tênis Clube e conta no currículo com cinco títulos nacionais como atleta e dois como treinador. Fronckowiak utilizou toda a sua bagagem para falar aos professores sobre técnica e métodos de ensino da modalidade para os estudantes da rede.
DÚVIDAS - A professora de Educação Física da Escola Rosane Amaral Dias, Fernanda Fagundes disse que achou ótima a oportunidade de trocar ideais com alguém tão conceituado. “É sempre bom e um incentivo a mais. A reciclagem é importante e sempre temos que seguir aprendendo”, comentou Fernanda. Já a educadora da Hugo Gerdau, Sandra Pereira frisou que este é o momento para tirar dúvidas e ouviu atenta às dicas do técnico. “Temos que aproveitar esta oportunidade. Está sendo muito produtivo”.  Dividindo a quadra com os professores estavam os estudantes da escola Alfredo Juliano que participam do Projeto de Incentivo ao Vôlei, desenvolvido pelo Centro Universitário La Salle. Através do projeto, os alunos treinam pesado e os que se destacarem serão levados a outros núcleos de treinamento para se profissionalizarem.


Esteienses conquistam título de esporte
de força na Serra gaúcha
Grupo tem sido uma das revelações do esporte na cidade
Mais uma vez, os atletas de powerlifting de Esteio fizeram bonito no campeonato brasileiro ocorrido no dia 30 e 31 de julho, na cidade de Veranópolis, na Serra gaúcha. Carlos Eduardo e Luiz Fernando consagraram campeões brasileiros de Supino raw GPA. Já Robison Trajano tornou-se vencedor brasileiro de levantamento Terra raw GPA. Somente neste ano, o grupo de esporte de força da cidade que tem participado de campeonatos pela região e pelo Estado tem obtido resultados expressivos para o município. Grande parte disso é pelo esforço do grupo, devido à falta de patrocinadores. Os ganhadores irão participar do campeonato que será realizado na Argentina. O custo para os atletas irem gira em torno de R$5,6 mil, por isso, que em breve ocorrerão rifas, entre outras atrações que conseguir recursos para a viagem.


Nuvem de fumaça assusta moradores de Esteio 
POR ALGUMAS HORAS a população da região ficou amedrontado com a situação
A intensidade da fumaça foi tanta que pode ser vista em várias cidades da região
Uma grande nuvem de fumaça assustou moradores de Esteio, na manhã do dia 28 de julho. O fenômeno era expedido pela Refinaria Alberto Pasqualini, situada em Canoas, mas fica muito próximo de bairros como São Sebastião, São José e Primavera, em território esteiense. Por ser algo diferente, muitas pessoas ficaram em dúvida sobre o que verdadeiramente estava ocorrendo. Segundo a assessoria de imprensa da Petrobras, houve a formação de uma nuvem de vapor de água originária das torres de resfriamento da Refinaria. Trata-se de um fenômeno natural comum em dias frios, como estava nesta data, causando pela condensação de vapores de água. A empresa informou ainda que o fenômeno não representa riscos ambientais.


Dois homens são encontrados mortos 
UM DOS ENVOLVIDOS comercializava equipamentos para televisão na Presidente Vargas
Local teve que ser interditado, devido a gravidade do homicídio 
O corpo de dois homens foram encontrados sem vida em residência improvisada que fica localizada nas margens do viaduto João Goulart, que liga o Centro ao bairro Novo Esteio. A descoberta das vítimas aconteceu na tarde do dia 28 de julho, quando foram acionados a Brigada Militar, Polícia Civil e IGP estiveram na área. Segundo o chefe do setor de investigação da DP de Esteio, André Rosa da Silva, provavelmente, as vítimas já estavam mortas há mais de 24 horas. Diante dos fatos, o proprietário do imóvel deu por falta de um dos inquilinos e resolveu acionar a Brigada Militar. Os PM’s que chegaram observaram que a única porta de acesso as dependências da residência encontrava-se fechada, sem sinais de arrombamento. André relatou ainda que um dos corpos estavam caído na cama e o outro, num outro cômodo. Com dados preliminares, um cometeu o homicídio e depois tirou a própria vida. André Rosa informou ainda que somente em 2016, em Esteio já foram registrados 18 homicídios. A maioria dos casos vem sendo relacionado com pessoas que ligadas ao tráfico de drogas.
VIZINHOS - A dona de casa Terezinha Nascimento Nunes, 56 anos, que chegou ocupar uma das peças da casa por um período de aproximadamente sete anos. Durante este tempo, foi uma pessoa extraordinária e correto. Inclusive esteve conversando com uma das vítimas, dias antes do ocorrido e não observou nada de estranho. “Ele era oriundo do interior e alugava uma das peças há pelo menos 14 anos. No tempo em que residia no local era muito perigoso e constantemente alvo de arrombamentos. Tanto que uma vez chegaram invadir pelo telhado”, relatou Terezinha.


Jovens são capturados com réplica de arma
A dupla tentou fugir, mas foi recuperado em uma rua do bairro
Um rapaz de 18 anos e um adolescente de 16 foram capturados, por uma guarnição do 34º BPM, na noite do dia 28 de julho, em uma rua do bairro Santo Inácio. De acordo com informações do Batalhão, a prisão da dupla se deu após eles estarem percorrendo ruas do bairro em atitude suspeita. Uma guarnição começou a monitora-los. Ao notar que estavam sendo vigiados e com a aproximação dos brigadianos, os suspeitos tentaram fugir e no meio do caminho dispensaram um objeto. A perseguição terminou após alguns quilômetros, onde os indivíduos abandonaram a motocicleta e tentaram fugir a pé. Passado alguns metros, ambos foram detidos pelos policiais militares. Durante as buscas foi localizada uma réplica de uma arma.


Homem é detido por furto em
estabelecimento comercial 
No dia 29 de julho, por volta da 01h30, os policiais militares do 34º BPM efetuaram a prisão de um homem, na área central do município. Ele foi autuado por furto qualificado em estabelecimento comercial. A prisão ocorreu após uma guarnição a ser informada sobre o furto em uma loja que fica no bairro Centro. Ao terem mais conhecimento sobre o indivíduo, os PM’s saíram por algumas ruas da localidade e após alguns metros onde cometeu o delito, o suspeito foi encontrado. Com ele foi localizado três baterias automotivas, as quais o proprietário reconheceu como sendo suas. O indivíduo foi conduzido a DPPA, em Canoas.


Trio é preso após operação no 
Primavera e Tamandaré
Operação resultou na prisão de drogas e dinheiro
Mais uma edição da ‘Operação Avante’ em Esteio foi realizada no dia 30 de julho, onde participaram policiais militares do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), além do efetivo do 34º BPM. Um dos principais objetivos da ação foi coibir a criminalidade na cidade e dar segurança a comunidade. A ação ocorreu em numa primeira etapa com barreiras policiais em pontos estratégicos, seguido de um patrulhamento e abordagens nas áreas onde possuem um elevado índice de ocorrências policiais. A primeira prisão aconteceu no bairro Primavera, quando um homem de 33 anos foi preso com76 comprimidos de ecstasy, uma porção de maconha e dez pinos para acondicionar cocaína. Já no bairro Tamandaré, um homem de 26 anos foi detido, durante uma abordagem em via pública. Com ele, os policiais encontraram 36 pedras de crack e uma quantia de R$ 21,00, em dinheiro. Na mesma localidade, mas em outro ponto do bairro, um suspeito de 28 anos foi capturado, pois em seu nome havia um mandato, através do sistema CNJ de prisão em seu nome. Em todos os casos, os indivíduos foram levados para a DPPA, em Canoas. No total, 221 pessoas foram abordadas, 87 veículos fiscalizados, bem como foi registrado um termo circunstanciado por posse de entorpecente e um outro, por incitação ao crime e a apreensão de uma espingarda de pressão e com calibre modificado, além de três auto de infração de trânsito por irregularidades diversas.


Mulher morre ao colidir veículo na 
Estrada do Nazário
A mulher que conduzia um dos carros faleceu
Um acidente entre dois automóveis na manhã do dia 30 de julho, vitimou uma mulher de 63 anos, na Estrada do Nazário, que fica próximo ao bairro Primavera. Segundo o chefe da investigação da DP esteiense, André Rosa da Silva, a mulher dirigia um Idea colidiu contra uma caminhonete Ranger. A vítima era moradora de Sapucaia do Sul e o motorista do outro carro ficou ferido e foi encaminhado ao Hospital São Camilo e não corre risco de vida. Apesar de não haver detalhes sobre as causas do acidente, no entanto, há a hipótese de que a Ranger tenha entrado de repente na estrada, e por isso, a condutora do veículo não teve tempo suficiente para frear.

Nenhum comentário:

Postar um comentário