segunda-feira, 29 de agosto de 2016

EDIÇÃO 2034

Padre Túlio Melo
Pároco do Coração de Maria tem avaliação satisfatória a festa 
alusiva a padroeira 
O padre Túlio Melo Wavginiak esteve na manhã do dia 24 de agosto, realizando uma visita de cortesia ao Jornal Destaque, onde foi recepcionado pelo diretor do periódico, Miguel Luz. Na oportunidade, padre Túlio falou sobre a participação dos fiéis durante os dias da novena, que neste ano contou com a participação de religiosos da cidade e da Região Metropolitana. Além disso, o pároco destacou a presença de público durante a festa, no dia 21 de agosto, que iniciou com uma missa festiva, pela manhã, seguido de um almoço de confraternização e festejos populares, à tarde. “Fiquei muito satisfeito com a presença da comunidade, pois demonstra que gostam de rezar e cantar”, disse padre Tulio. Ele salientou que um dos principais trabalhos que pretende exercer neste ano, junto aos paroquianos é investir ainda mais na evangelização, proporcionando que as pessoas possam viver na fé e a religiosidade. “Outro fator importante é conseguir que cada um de nós sejamos missionários e possamos levar a palavra de Jesus Cristo as famílias”. Padre Tulio frisou que em praticamente todos os dias de orações, o público estimado ficou em torno de 700 pessoas. O que também se repetiu no domingo de encerramento da festa em homenagem a padroeira de Esteio.


Buraco em calçada revolta morador 
PARA EVITAR ACIDENTES, o proprietário resolveu colocar um galho de árvore 
para chamar a atenção dos pedestres
Broca dificultava a entrada automóveis na residência
O problema em uma calçada voltou a causar transtorno para o aposentado Antônio Reni Silva da Cunda. O fato é que agora a questão fica em uma das mais importantes ruas da cidade, Padre Felipe, próximo a espaços culturais e a instituições de ensino, onde crianças e adultos transitam diariamente pelo local. Ele relatou que em pouco tempo se abriu um buraco em frente ao acesso de veículos ao imóvel, o que acaba impedindo o ingresso dos carros que frequentam a casa. “Não aguento mais esta situação, pois é a segunda vez que venho solicitar o conserto e os órgãos competentes não dão resposta sobre a questão. Para tentar evitar acidentes, tive que sinalizar com um galho de árvore”, desabafou Cunda. Ele comentou que neste ano teve algo parecido em sua casa de um familiar que fica na Rua Hugo Klein, no bairro Olímpica e que parte do serviço foi feito. “Levaram um longo período para verificar o problema e ainda não terminaram, tanto que o basalto que fazia parte da minha calçada ainda não foi colocado no lugar. Isso se tornou um jogo de empurra-empurra e os responsáveis não tomam providência”, comentou Antônio Cunda. Segundo informações da assessoria de imprensa da Prefeitura, a demanda da broca na Rua Padre já está na programação da secretaria Municipal de Obras e deve ser resolvida em uma semana.


Encontro de boxe será realizado em 
Esteio no mês de setembro 
O maior evento de boxe em Esteio está previsto para ocorrer no dia 18 de setembro, a partir das 15 horas, no Ginásio Municipal Edgar Piccioni, no bairro Olímpica. Segundo os organizadores serão realizadas mais de 25 lutas, incluindo uma competição entre atletas do Brasil e Uruguai. Os valores dos ingressos custam R$ 10,00, antecipadamente e R$ 13,00, no dia do evento. Crianças com até dez anos acompanhada pelos pais ou responsável não pagam ingresso. Entre outras atrações previstas estão food truck, stands de produtos e serviços, apresentações, sorteios de brindes. A organização é do grupo Gladiadores do Ringue de Esteio, com o apoio da Federação Brasileira de Boxe e Federação Riograndense de Pugilismo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 9325-7910. O Ginásio Municipal fica localizado na Rua Taquara, 225.


Eliézer Machado
Comunicação Social 
tem novo titular
A Secretaria de Comunicação Social de Esteio(SMCS) tem novo titular. Eliézer Machado assume a pasta no lugar de Luiz Damasceno Júnior. Natural de Esteio, Eliézer tem 33 anos, é casado e pai de dois filhos. Entre os anos de 2000 e 2004, atuou como assessor legislativo na Câmara de Vereadores do município. De 2004 a 2008, foi conselheiro tutelar, onde exerceu a função no que tange a proteção de crianças e adolescentes da cidade. O novo secretário atua na Secretaria desde 2009, quando assumiu o cargo de coordenador de Eventos. Em 2013, passou a diretor de Comunicação e Eventos, posto que ocupava até ser nomeado como novo titular da pasta, onde pretende dar segmento das atividades.


Legislativo aprova concessão de área para ampliação da escola no Olímpica
A instituição atende crianças e adolescentes de vários pontos da cidade e região
O Parlamento Municipal aprovou o Projeto de Lei (PL), durante sessão ordinária no dia 16 de agosto, que autoriza o Executivo a conceder área em prol da Instituição Educacional e Beneficente Assembleia de Deus (IEBAD). A entidade é mantenedora da escola de ensino Médio Gustavo Nordlund, situada na Rua Taquara, no bairro Olímpica. De acordo com informações obtidas no PL, o motivo para a solicitação é em virtude da instalação de uma área de lazer, ginásio de esportes, bem como ampliação das salas de aula da educação infantil. O prazo de concessão é por um período de 20 anos, podendo ser prorrogado por igual período, se for interesse do Município. Além disso, o Executivo poderá realizar a rescisão da concessão de uso numa forma unilateral, nas hipóteses de descumprimento pela concessionária, dos prazos. Ao final do prazo de utilização da área, como está previsto em lei, as obras e edificações existentes incorporação ao patrimônio do Município, sem quaisquer direito a indenização. A área fica localizada entre as ruas Mário Cutruneo, Max Kollert e Taquara.


Museu Destaque recebe visita 
de morador do Centro 
JOSÉ MALLETE JÚNIOR teve a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história da cidade, através de peças e fotos antigas sobre o ontem e o hoje
Visitante conheceu peças e fotos que retratam a história do município
Lori Emanoela da Silva e José Mallete Kroeff, na Rádio e na TV Jornal Destaque
Na manhã do dia 19 de agosto, o aposentado José Mallete Kroeff, 59 anos esteve realizando uma visita no Museu Histórico Destaque. Na oportunidade, José pode conhecer as salas onde se encontram peças e fotos que retratam a história de Esteio desde a presença dos primeiros habitantes, quando era distrito e pertencia a São Leopoldo até o início do século XXI. A visita foi conduzida pelo responsável do espaço, Miguel Luz. Além disso, Malette pode conhecer a apresentadora e colunista do JD, Lori Emanoela da Silva, que apresenta na Rádio e na TV Jornal Destaque o programa ‘Tenda da Lori’. “Tive a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história da cidade em que resido atualmente e pude ver a evolução da cidade nos últimos anos”, disse Kroeff. Ele salientou que apesar de estar residindo na cidade há pouco mais de treze anos, pois é natural de Canoas, a preservação da história é importante. “Poder ter vindo no dia em que é lembrado o dia do historiador é expressivo até porque também é a primeira vez que conheço este espaço cultural localizado na área central”. Interessados em visitar o Museu Histórico Destaque podem entrar em contato pelo telefone 3473-1712 ou pelo e-mail jdestaque@terra.com.br. O espaço fica na Rua Theodomiro Porto da Fonseca, 134, São Sebastião.


LORI EMANOELA DA SILVA 
Emoções humanas... 
Quando nos deparamos com diferentes aspectos de um ser e reconhecemos a sua importância em nossas vidas, trazemos para a nossa realidade coisas ocultas em nossos corações, submetendo-nos a alterações no agir e no pensar. Ainda que incompreendidos por decisões e posturas pouco convencionais, nossos sentimentos de rejeição e intranquilidade revelam um certo desatino existencial. E ai, num pulsar de inveja e intrigas condições favoráveis para a vingança, somos enganados por nossos pensamentos de supostamente exercermos poder sobre qualquer coisa neste planeta. E perdidos entre loucura e a realidade percebemos, o quanto vulnerável, e reles mortais somos, e a ousadia de dominar o outro torna-se na verdade uma dura obsessão onde fragmentos de insanidade regem atitudes incontroláveis de ser o outro... penso que deva existir um nome cientifico para este estado emocional, que cheira a naftalina, perfume de velhos casacos, com plásticos impermeáveis para manter intacto o que desejamos conservar. Ah, como o ar puro faz bem, para alma, para a vida, e a tudo que estejamos ligados... sopra o vento em todas direções, levando adiante aquilo que a força humana não consegue, por ter literalmente os pés grudados no chão,  dona gravidade que domina e mantém o que deseja neste mundo; faz lembrar que somos responsáveis por nossos sentimentos e nossas escolhas neste mundo. Ainda que estejamos consciente das escolhas e posturas alheias, nada como ter a pureza de pensamentos,a bondade no coração, e a certeza  de que aquilo que plantamos,colheremos no tempo certo do aprendizado independentemente de querer ou não, afinal, somos seres repletos de emoções imersos num mundo de ilusões...


Carine Jacobus ficou entre
melhores do Estado
Modelo Plus Size de Esteio participa de etapa nacional
A modelo esteiense Carine Jacobus, que ficou em quarto lugar no concurso Miss Brasil Plus Size Oficial by Renata Issas realizado em 2015, em Porto Alegre foi uma das classificadas a participarem da final do evento. O ingresso de Carine na competição se deu, pois as classificadas na final em 2º e 3º lugar, Cindy Somensi, da cidade de Feliz e Fabiane Niewierowska, de Sapucaia do Sul, por motivos de saúde não poderão participar e sendo substituídas por Carine, que obteve a quarta colocação e quinta posição que ficou com Gisele Oliveira, do município de Gravataí.

 Trabalho e vida de João Batista Oliveira em livro
Capa do livro em homenagem ao primeiro prefeito de Sapucaia do Sul
Será lançado no dia 31 de agosto, no mês onde é comemorada a emancipação política de Sapucaia do Sul, o livro ‘João Batista Oliveira - Memórias’. O evento ocorrerá a partir das 19 horas, no Clube Sete de Setembro. João Batista foi o primeiro prefeito do município e um dos responsáveis pela emancipação de Sapucaia. A obra literária é uma narrativa que conta a história política e familiar de João Batista. As memórias manuscritas deixadas pelo líder emancipacionista foram organizadas pela historiadora Regina Portella Schneider, com a participação de familiares e sob a coordenação de um dos filhos do homenageado, Clóvis Oliveira. O livro tem 136 páginas. O Sete de Setembro fica localizado na Avenida Ruben Berta, 203, Centro.


LDO é tema audiência pública 
PARA 2017, o orçamento é de R$ 292,5 milhões, onde os valores mais 
altos ficam com a Saúde e Educação
 A audiência pública aconteceu no Plenário da Câmara
A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), proposta  que vai orientar a elaboração do orçamento de 2017,  foi tema de audiência pública realizada no dia 16 de agosto, na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer. O encontro foi promovido pelos integrantes da Comissão de Finanças e Orçamento.  A previsão da proposta  de pouco mais de R$ 292,5 milhões, incluído o  PREV-ESTEIO. As projeções incluem o conjunto de receitas de natureza tributária e não tributária, arrecadadas diretamente pelo município, além  daquelas recebidas por meio de transferências constitucionais e voluntárias de outras esferas de governo e de instituições públicas e privadas. Além de representantes do Legislativo e Executivo, também participaram da audiência integrantes da Liga Feminina de Combate ao Câncer; do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica); Conselho Municipal de Educação e Brigada Militar para conhecer a proposta e solicitar revisão da importância financeira conveniada.
DIÁLOGOS - De acordo com o presidente da Apae, Afonso Tochetto, desde abril as instituições que dependem da verba do Município para desenvolver projetos sociais, não conseguem agendar um horário com o chefe do Executivo Municipal, Gilmar Rinaldi para dialogar em relação ao aumento de recursos. “A Secretaria de Educação abriu a possibilidade de diálogo com o Executivo, mas houve cancelamento recentemente”, afirmou Tocheto. Ele disse ainda que vêm alertando desde abril a necessidade de rever o repasse. As áreas que mais receberão recursos são a Educação com cerca de R$ 70 milhões e a Saúde com R$ 82,5 milhões. O projeto, com as emendas, serão votados na sessão ordinária no dia 30 de agosto.  A peça orçamentária e os anexos podem ser conferidos no site da Câmara, no endereço www.esteio.rs.leg.br, no ‘link’ Processo Legislativo.
ENTIDADES PEDEM GARANTIAS PARA O PRÓXIMO 
Conforme o presidente do Comdica, Manoel Pedro Rodrigues, em anos anteriores as entidades tinham o apoio do Legislativo para custear as despesas com pessoal, especialmente no final do ano, mas que em função do orçamento enxuto, não poderão contar com este repasse. Manoel Pedro relatou sobre a preocupação quanto às garantias de convênio para 2017.  Já o subcomandante do 34º BPM, major Pereira Martins falou sobre a parceria com o Poder Público e ressaltou os programas desenvolvidos com sucesso  pela BM, a exemplo do Proerd são ações importantes para a comunidade.


24 de Agosto é lembrado pela morte 
do ex-presidente Getúlio Vargas
Busto e a Carta Testamento que há na Praça do Expedicionário, em Esteio
No dia 24 de agosto é lembrada pela passagem de 62 anos da morte do ex-presidente da República, Getúlio Dornelles Vargas. Pelas terras esteienses, Getúlio esteve visitando por diversas oportunidades, entre elas, a casa que pertencia a família Kroeff, hoje área onde abriga o Parque de Exposições Assis Brasil. Além disso, o ex-chefe do Brasil participou de algumas solenidades, quando a região pertencia a São Leopoldo. Como forma de homenagear um homem que era conhecido pelos seus simpatizantes como ‘pai dos pobres’, em Esteio existe a Avenida Presidente Vargas (antiga Avenida São Leopoldo) e a Rua 24 de Agosto, data de sua morte. Além disso, há um busto em homenagem a Getúlio na Praça do Expedicionário, juntamente com a carta testamento deixada por ele, onde escreveu antes de cometer suicídio. Getúlio Vargas foi presidente do Brasil em dois períodos. O primeiro foi de 15 anos ininterruptos, de 1930 a 1945, e se dividiu em três fases. De 1930 a 1934, como chefe do ‘Governo Provisório’; de 1934 até 1937, como presidente da República do governo constitucional, tendo sido eleito presidente da República pela Assembleia Nacional Constituinte, de 1934. Já de 1937 a 1945, como presidente ditador, durante o Estado Novo, implantado após um golpe de Estado. No segundo período foi eleito pelo voto direto, sendo presidente por três anos e meio. Neste período foi criada diversas leis trabalhistas e sociais que estão em funcionamento até os dias de hoje. Também criou o Departamento de Imprensa e Propaganda. Getúlio cometeu suicídio com um tiro no coração em seu quarto no Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, então capital federal. Sua herança política é invocada por pelo menos dois partidos políticos atuais: o PDT e PTB.


Campanha revela anseios dos moradores de Esteio e Sapucaia 
A AÇÃO TEM POR OBJETIVO fazer um diagnóstico sobre a situação 
da saúde na Região Metropolitana
Clarissa Bassin, em entrevista na Rádio e na TV Jornal Destaque
Uma das diretoras do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul, Clarissa Bassin esteve concedendo uma entrevista na Rádio e na TV Jornal Destaque, na tarde do dia 23 de agosto. Um dos principais objetivos da vinda a Esteio foi divulgar a campanha ‘Desejos para a Saúde’ que termina no dia 30 de agosto. “É a oportunidade dos munícipes mostrar para o futuro prefeito as ações que precisam ser tomadas em prol da melhoria no serviço de saúde em cada cidade”, disse Clarissa. Ela informou que os municípios Esteio e Sapucaia do Sul tem se destacado na atividade, pois os internautas estão votando e elencando as principais metas que o chefe do Executivo Municipal terá que fazer a partir de 2017. Clarrisa falou ainda que para os esteienses, as prioridades para o município é agilidade no atendimento, com 26%, empatado com a disponibilidade de especialistas no SUS. Já melhor infraestrutura na saúde pública, vem em seguida com 25% e a valorização dos profissionais, com 23%. “A partir destes dados será possível construir através da parceria dos novos secretários de saúde e o Conselho de Saúde, iniciativas para melhorar a saúde pública”.
INVESTIMENTO - No decorrer do programa, também foi abordada questões sobre o trabalho das fundações de saúde pública, bem como a construção de novas unidades de saúde básica nos municípios. Outro ponto que ganhou destaque na entrevista foi em relação as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), em que determinadas cidades no Estado, as obras encontram-se paradas ou não estão em pleno funcionamento. “Parte dos municípios, tanto em âmbito estadual ou nacional não tem condições financeiras para gerenciar estas grandes estruturas, muitas vezes, onde optam outras medidas para que seja colocado em atividade estes locais”. Após a conclusão da votação, os ‘desejos’ serão levados pelo Sindicato aos gestores públicos, principalmente aos candidatos às eleições municipais (prefeitos e vereadores). Essa campanha é uma oportunidade para que a sociedade seja ouvida, expondo suas dificuldades e apresentando suas preocupações. O diagnóstico preciso vai permitir que o SIMERS atue de forma mais assertiva na defesa dos direitos à saúde dos gaúchos. Interessados em participar pode entrar em contato pelo site  www.desejosparasaude.com.br. Além da entrevista, Clarissa e a assessora de imprensa Naná Hausen visitaram as salas que compõem o Museu Histórico Destaque. Ambas ficam encantadas com o espaço cultural e a história da cidade.
RESULTADO DA CAMPANHA PELO ESTADO 
Em relação a campanha abrangendo todos os municípios do Estado, a principal demanda, que gira em torno de 11% é relacionada a valorização dos profissionais de saúde pública, seguida por 10%, numa melhor infraestrutura de saúde pública. Empatados com 9% cada está o aumento nos leitos em unidades de saúde pública e agilidade no atendimento. A partir deste diagnóstico, tanto as prefeituras, quanto o Governo do Estado deverão se organizar para resolver a questão da saúde pública, em todos as esferas.

Padre Túlio Melo Wavginiak 
A OLIMPÍADA DE CADA DIA 
Lembro-me de quando eu era criança. Eu morava num lugar tranquilo de Canoas e eu e minha irmã brincávamos com as outras crianças na rua. Lá no distante ano de 1984, nós acompanhávamos, pela televisão, a Olimpíada de Los Angeles, e – diante daquele grandioso evento –, nós próprios decidimos organizar as crianças do lugar e fizemos os nossos jogos olímpicos de bairro, com direito a medalha e tudo. Os atletas que competiam em Los Angeles e os brasileiros que disputavam a Olimpíada nos influenciavam, especialmente Joaquim Cruz, que venceu os 800 metros rasos e bateu o recorde olímpico. Em nossa imaginação, criamos todas as provas que eram possíveis naquela tenra idade: corridas de 100, 200, 400 e 800 metros rasos, salto em distância, arremesso de disco e também esportes coletivos. Lembro que ganhei algumas medalhas em nossas competições e que as conservei como uma agradável recordação por cerca de dois anos. Ao pensar na importância que uma Olimpíada pode ter para uma criança, e de quanto isso pode influenciar para o bem, penso no legado que os jogos do Rio 2016 poderiam deixar para o Brasil. Esse legado eu chamaria de Olimpíada de cada dia. Essa Olimpíada seria disputada por todas as pessoas, de todos os sexos, de todas as etnias e de qualquer idade. A Olimpíada de cada dia seria disputada por todos, independente de seu preparo físico e de sua capacidade intelectual. Os jogos da Olimpíada de cada dia ocorreriam nos diversos ambientes: no escritório, na fábrica, nos parques, no trânsito, nas ruas e até mesmo em nossos lares!!! Todos se comprometeriam em disputar as provas, em cumprir as tarefas dos jogos para que tudo isso fosse uma influência benéfica – em especial para os mais jovens. Os jogos olímpicos de cada dia não teriam medalhas, não teriam louros, não haveria prêmios, sequer haveriam derrotados, tampouco apenas um vencedor, mas todos os envolvidos nos jogos se tornariam vencedores e ganhariam com as vitórias dos demais. Os participantes da Olimpíada de cada dia se comprometeriam em cumprir a prova de seu trabalho, em saltar os obstáculos do ressentimento, em deixar para trás o cansaço, em levantar com alegria o peso de uma noite mal dormida e em arremessar para longe as mágoas e a tristeza. Eles treinariam dando um sorriso aos demais competidores. Distribuindo simpatia e cordialidade para os jornalistas e todos os demais envolvidos. Seu compromisso seria o de não se abater com o mau humor, de vencer a raiva e de derrotar tudo o que os impede de ver os outros como seres humanos. Eles também se empenhariam em ajudar os demais competidores a concluírem as suas provas e seriam solidários caso algum dos competidores tivesse dificuldade para cumprir a sua tarefa. Esta Olimpíada faria do mundo um lugar melhor para se viver, sem divisões, ódios e guerras, e todos os seres humanos seriam incentivados a superar a violência e o mal. Assim, nos jogos olímpicos de cada dia, todos seriam vencedores, todos teriam consigo o espírito olímpico. As palavras chaves que pautariam a conduta desses jogos seria a solidariedade, o reconhecimento da importância e do valor do outro e o respeitar as pessoas para que elas se sintam honradas. As crianças e os jovens aprenderiam o espírito olímpico desde cedo e seriam incentivados a descobrir os próprios potenciais, as suas capacidades e talentos e a trabalhar pelo bem comum de toda a sociedade. A Olimpíada de cada dia é possível! Basta que comecemos a disputar os jogos hoje. Eu e você pensando no bem de todos.


Confeccionado Sonhos fecha agosto com mais dois cursos concluídos 
ALÉM DO TRABALHO COM as máquinas, as participantes 
estão buscando outras qualificações
Uma das participantes do projeto que estão cursando informática
No vai e vem da sapata da máquina de costura, as propostas do Confeccionando Sonhos – Fase II são aos poucos concretizadas. Agosto foi marcado pela conclusão de mais dois cursos de capacitação oferecido às mulheres do Território de Paz, público-alvo do projeto desenvolvido pela Abrasinos, com patrocínio do Programa Petrobras Socioambiental. “Mais que qualificação profissional, essa caminhada me deu o sentimento de que posso fazer as coisas que quero”, contou Lisilene Friedrich, que fez o Curso Técnico em Modelagem do Senac/RS, que fica em Canoas. Um ano e meio de aprendizado que leva para a sua vida profissional e compartilha no dia a dia com suas colegas. A formatura depois de um ano e meio de curso com direito a ver peças modeladas pelo seu traço preciso na passarela, uma delas vestindo a filha Nathalie Friedrich Machado, de 14 anos, ocorreu no dia 12 de agosto e emocionou a mulher de 32 anos, que começou sua trajetória profissional como ferreira na construção civil e terminou o ensino médio já no projeto, em 2014. O ingresso no mundo da costura ocorreu em 2013, quando viu o anúncio da abertura das inscrições para o Confeccionando Sonhos. “Eu sempre gostei de costura, mas nunca tinha pego em uma máquina”. A partir daí ocorreram muitas mudanças em sua vida. As oficinas de autoconhecimento, com psicóloga, elevou a autoestima e lhe deu visão de mundo. Esse fortalecimento ajudou a enfrentar momentos difíceis do seu cotidiano e não desistir dessa jornada.
INFORMÁTICA – Como a proposta do Confeccionando Sonhos é montar uma cooperativa de mulheres costureiras, as integrantes do projeto também fazem cursos que auxiliarão na administração do processo. Neste mês, duas participantes do programa concluíram o Curso Básico de Informática, também oferecido pelo Senac-RS Canoas, Isa Cristina de Oliveira Rodrigues e Ketlen Suelen da Rocha dos Santos fizeram o curso compacto com foco em planilhas e slides, duas ferramentas que usarão muito no trabalho administrativo da cooperativa. Novos cursos estão previstos até o fim do ano com a proposta de dar suporte profissional às integrantes do projeto, desenvolvido pela presidente da Abrasinos, Marilene Kostelnaki; pela coordenadora pedagógica Ana Maria Scarton e pela coordenadora-executiva Ione Gutierres, consultora de Meio Ambiente da Abrasinos. Um trabalho que conta com o apoio, além do Senac-RS, da Prefeitura de Esteio e Sescoop/RS.


Falta de manutenção deixa Praça 
Irmão Egydio Justo em péssimo estado
Depredação e mato elevado é um dos problemas existentes no local que
fica na região central do município
Uma das praças mais importantes de Esteio encontra-se em péssimo estado de conservação. Localizado na Avenida Presidente Vargas, na área central da cidade, entre a antiga sede social do Clube do Comércio e do prédio que por anos funcionou a secretaria de Saúde e até a Escola Estadual Padre Réus. Atualmente o local vem sendo utilizado pela Loja Maçônica Aldebaran. Árvores de grandes proporções, mato e um pavimento defasado tem deixado o local com aspecto de abandono. A maioria dos bancos da praça, apesar de pintados estão quebrados e os acessos estão virando local para acumular folhas e galhos de árvores. Além disso, a praça tem se tornado nos últimos anos um abrigo para moradores de rua e em alguns casos, refúgio para dependentes químicos que, inclusive já chegaram cometer delitos como furtos nos estabelecimentos comerciais que ficam na região. O Jornal Destaque esteve entrando em contato com os responsáveis que irão fazer a obra, uma nova Loja Maçônica na cidade, que também abrange a praça, mas não tivemos retorno. O prédio é do Executivo Municipal, mas foi cedido por um período de 20 anos de comodato, podendo ser prorrogado por igual período.


‘Carlitos’ de Esteio 
divulga a arte do cinema mudo pelo Estado 
JOVEM MAURÍCIO ROCHA se transforma em um dos principais personagens do cinema mundial 
Um dos artistas mais populares do século XX, Charles Chaplin tem um sócia e um admirador pela região. Trata-se do jovem Maurício Rocha, que aos 23 anos, tem se mostrado um verdadeiro ‘Carlitos’, talvez a principal referência quando se fala do ator. Morador do bairro Santo Inácio, ele relatou que uma das primeiras vezes que se vestiu com o personagem foi em entre 2011/2012, quando participou de filmes de curta metragem. “O trabalho se intensificou há aproximadamente dois anos, quando por incentivo da noiva e também por ter trabalhado em uma locadora de DVD’s e VHS voltou a ser artista de rua e divulgar seu talento junto ao segmento das artes visuais”. Ele comentou que apesar de em 2017 completar 40 anos da morte de Charles Chaplin, o ‘Carlitos’ é um personagem que fascina crianças e adultos. “Considero como um herói sem capa e espada. Um poeta, sonhador e sempre a procura do amor”, frisou Rocha. Maurício falou ainda que pesquisou e estudou sobre a vida e a obra do ator, que faleceu aos 88 anos, na Suíca e que fez 81 filmes. A primeira obra cinematográfica é datada de 1014 e sua última película é de 1966/67, intitulado “A Condessa de Hong Kong”. “Devido ao trabalho que realizo, inclusive tive contato pela internet com a filha de Charles Chaplin, Geraldin Chaplin que me elogiou e reconheceu como um dos principais divulgadores da obra de seu pai”.
CURIOSIDADE - Devido a atividade que desenvolve na cidade, Maurício enfatizou que participou da Semana Cultural de Esteio, através do filme em curta metragem ‘Um dia na Praça’. Um dos diferenciais é que o material tem a duração de aproximadamente dez minutos, sem falas, além de ser em preto e branco. “Apesar de não ter tamanha experiência no segmento teatral, mas tenho vontade e curiosidade de produzir filmes e escrever histórias interessantes”, ressaltou o artista. Ele informou ainda que em 2013, fez parte do projeto ‘Futuro em Cena’, através da parceria entre Associação Cristã de Moços (ACM), Refap e Prefeitura de Esteio.
Maurício inclusive é reconhecido pela filha
de Charles Chaplin pelo talento




NOVAS TECNOLOGIAS EM PROL DAS ARTES 
Em relação às novas tecnologias nas artes, Maurício Rocha disse que facilitou bastante, se comparado com décadas passadas, devido ao grande aparato que havia. A digitalização do cinema, com equipamentos mais compactos e até um aparelho celular pode-se fazer um filme houve avanços. “Mas não adianta ter tudo isso se não tem uma boa história que prenda a atenção de espectador. Por isso que o público merece sempre o melhor, pois não existe artista sem o público”. Interessados em conhecer mais o trabalho do artista, podem contratá-lo pelo telefone 8648-9324 ou na página no Facebook Lizard Filmes - Independentes esteienses.






Mulheres têm a oportunidade de 
atuar na construção civil 
Mulheres acima de 18 anos, que pretendem trabalhar na construção civil, podem fazer a sua inscrição para o curso gratuito na área. A iniciativa é da Coordenadoria da Mulher de Sapucaia do Sul, em parceria com o Governo Federal, dentro do projeto Mulheres Construindo Autonomia na Construção Civil. As inscrições para o curso devem ser feitas na sede da Coordenadoria, que fica na Rua São Luís, 201, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas. É necessária a apresentação de documento de identidade e comprovante de residência. As aulas estão previstas para começar ainda neste mês e ocorrerão na Avenida Leônidas de Souza, 979, ao lado do Conselho Tutelar. Ao todo são 125 vagas, com aulas duas vezes por semana e duração de quatro meses. As alunas aprenderão sobre assentamento de tijolo e azulejos, aplicação de cerâmica, massa corrida, reboco, piso e pintura. O curso será executado pelo Instituto Educacional Social e Cultural do Estado do Rio Grande do Sul – ICERGS. Mais informações pelo telefone 3452-1838.

JOSÉ NILO CORRÊA ALVES 
Ten Cel QOEM* 
Dia-a-dia na cidade 
Aniversário da corporação 
O 34º Batalhão de Polícia Militar completou recentemente, em 20 de Agosto passado, 14 anos de existência. No entanto, a chegada da Brigada Militar em Esteio remonta a meados de 1955, após a emancipação do município de Esteio, quando foi criado o destacamento da Brigada Militar, com a função de realizar o policiamento na cidade, visto que anteriormente a esta data o serviço era realizado por dois policiais que vinham de São Leopoldo. Assumiu a função de Subdelegado Jorge de Souza Moraes e a sede do destacamento ficava num galpão na Rua Garibaldi, junto à residência do próprio subdelegado. Neste local havia um pequeno galpão de alvenaria que servia de presídio aos indivíduos que aguardavam sua transferência para São Leopoldo. Com o passar do tempo e o aumento da população, o destacamento passou a contar com um efetivo de 13 homens comandados pelo Sargento Valdevino Pereira da Rosa e pelo Cabo Joaquim Fernandes dos Santos. A partir de 1960 o destacamento passou a localizar-se na Rua Maurício Cardoso, próximo ao local onde hoje se localiza a Estação do Trensurb, tendo como comandante o Sargento Anésio Rosa da Vara. No ano de 1963, mudou-se novamente, para a Avenida Presidente Vargas, sob o comando do Sargento Luiz Silveira Ramos. Já em 1965, foi transferido para Avenida Dom Pedro, quase esquina com a Rua Rio Grande. No ano de 1967 o destacamento recebeu a denominação de Grupo Policial Militar (GPM), com o efetivo de um sargento, quatro cabos e vinte soldados, tendo como comandante o Sargento João Batista da Silva, sendo a primeira sede do GPM instalada na atual Rua Machado Lopes, próximo a Avenida Presidente Vargas. Em 1970, o GPM mudou-se para a Rua Fernando Ferrari, em frente ao prédio do atual Correios e Telégrafos. Em 15 de janeiro de 1971, o GPM foi elevado a Pelotão com o efetivo de um tenente, três sargentos, e quinze soldados, sendo nomeado comandante o 2º Tenente João de Deus de Oliveira Ritter. Finalmente, com terreno doado pela Prefeitura, material de construção doados pela comunidade e a mão de obra dos próprios policiais militares, foi construída e inaugurada no dia 17 de julho de 1974, com a presença de autoridades civis e militares, a sede própria do Pelotão, localizada na Rua São Jerônimo, 247, onde permanece até os dias atuais sob a designação de 34º BPM. Até a próxima. *Comandante do 34º BPM


Dupla é presa nos bairros Olímpica e Primavera 
COM OS INDIVÍDUOS foram encontradas drogas, 
armas, dinheiro e cigarro
Os bairros Primavera e Olímpica foram abrangidos por mais uma etapa da ‘Operação Avante’, no dia 17 de agosto e contou com participação do efetivo do Pelotão de Operações Especiais (POE) do 34º BPM e do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM). O primeiro fato registrado na operação foi por volta das 19 horas, quando os policias militares prenderam um homem de 31 anos, no Primavera. Ele estava caminhando por uma das ruas do bairro em atitude suspeita quando foi abordado por uma guarnição. Durante a revista, foi encontrado 20 pedras de crack, um revólver calibre 38, além de sete munições intactas da arma e mais quatro, de calibre 9 mm. Também uma quantia de aproximadamente R$ 500,00 em dinheiro. Duas horas após a primeira prisão, em torno das 22 horas, um indivíduo de 63 anos foi detido no Olímpica, com uma réplica de arma de fogo, quatro munições calibre 32 e uma de 22, bem como uma quantia de 493 carteiras de cigarro contrabandeadas. Com ele foi encontrado três aparelhos celulares, dez chips de celular sem procedência e R$ 987,00 em dinheiro.
RESULTADOS - A operação Avante resultou em 282 pessoas abordadas e 165 veículos vistoriados. Além disso, cinco condutores foram autuados e dois carros recolhidos. Houve inclusive a apreensão de um menor de idade. Um dos principais objetivos da operação é o enfrentamento aos crimes de roubo de veículo, que também engloba a clonagem e o assalto a transporte coletivo. Os locais atingidos são bairros em áreas de vulnerabilidade social. Em ambos os casos, os suspeitos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), em Canoas.



Adolescente de 14 anos é apreendido no bairro Sete 
Policiais militares do 33º BPM apreenderam no dia 17 de agosto, durante a realização da ‘Operação Avante’, um menor de 14 anos, suspeito por estar envolvido em diversos delitos. A prisão aconteceu quando uma guarnição fazia um patrulhamento pela Rua Canízio, no bairro Sete. Durante a revista pessoal no menor foram encontradas cerca de 70 pedras de crack embaladas para a venda e uma quantia de R$ 45,00 em dinheiro. O adolescente tem antecedentes por receptação. Diante dos fatos, o suspeito foi conduzido e apresentado na DPPA, em Canoas, onde prestou depoimento.
Perseguição na captura de foragido
Por volta das 21h30, no bairro Santo Inácio, policiais militares do 34º Batalhão de Polícia Militar (BPM) efetuaram a prisão de um homem de 23 anos, por posse e porte ilegal de arma. O fato foi registrado no dia 16 de agosto e ocorreu após uma guarnição desconfiar de um veículo Fit, de cor cinza, o qual desobedeceu às ordens de parada. A partir disso, iniciou uma perseguição por diversas ruas do bairro e após alguns minutos acompanhando o indivíduo, um dos brigadianos da guarnição observou que o rapaz estava jogando um objeto pela janela. Mas em seguida foi capturado e tratava-se de um revólver calibre 38, com seis munições intactas e com a numeração raspada. Com o recolhimento do veículo para o depósito, o indivíduo foi preso e admitiu que a arma vinha utilizando. Ele foi encaminhado ao Hospital São Camilo, onde realizou exames e em seguida para a DPPA para prestar esclarecimentos.


Indivíduo é preso por estar utilizando arma de uso restrito das Forças Armadas
Um rapaz de 22 anos foi preso por PM’s que integram o 33º BPM de Sapucaia do Sul, na manhã do dia 18 de agosto, em uma residência localizada na Rua Libero Salzano Vieira da Cunha, no bairro Jardim. A prisão aconteceu próximo a uma casa, onde os brigadianos verificaram no sistema que o suspeito possui diversas passagens na polícia por posse irregular de arma de fogo, receptação de veículo, roubo a automóveis, entre outros. Com o indivíduo, os policiais encontraram ainda uma base de rádio comunicador, uma pistola 9 mm, sendo esta de uso restrito das Forças Armadas, dois carregadores e 50 munições intactas.



Dois suspeitos são 
detidos na área central 
de Sapucaia de Sul 
Num período de aproximadamente 30 minutos, dois indivíduos foram presos por policiais militares do 33º BPM de Sapucaia do Sul, na tarde do dia 17 de agosto. A primeira prisão aconteceu por volta das 17h10, quando uma guarnição fazia patrulhamento pela Rua Nossa Senhora das Graças, no Centro, quando foi abordado por PM’s, por estar se portando numa atitude suspeita, em via pública. O homem, de 26 anos, tinha antecedentes por roubo a pedestre, dano e furto. Além disso, havia um mandado de prisão ao seu desfavor. O segundo registro ocorreu às 17h40, em uma rua da área central da cidade, quando os brigadianos capturaram um suspeito de 42 anos, com mandado de prisão e registros na polícia. Após receber voz de prisão, o suspeito foi levado para a DP do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário