quinta-feira, 13 de outubro de 2016

EDIÇÃO 2041

Renata  e as principais medalhas que conquistou
em pouco tempo de carreira
Judoca esteiense tem conquistado títulos importantes em competições 
COM ONZE anos e com um jeito 
de menina, Renata já conquistou 
medalhas expressivas 
em campeonatos 

Aos 11 anos, a pequena Renata Carvalho do Amaral é uma vencedora e já possui inúmeras medalhas por estar envolvida com o esporte. Mesmo utilizando a força e movimentos bruscos, a garota é apaixonada pelo judô. Recentemente, Renata esteve concedendo uma entrevista no programa ‘Tenda da Lori’. Ela comentou que pouco mais de um ano, através do projeto ‘Mais Educação’ que é aplicado no Centro Municipal de Educação Básica Vila Olímpica. “Cheguei a lutar capoeira, mas não gostava do que fazia e quando iniciei no judô, foi algo transformador em minha vida”, disse a atleta. Renata falou que apesar de residir no município treina numa academia em São Leopoldo. “Tinha o sonho de ser veterinária, mas já mudei de opinião que pretendo cursar a faculdade de Educação Física”. Em 2016 participou de um campeonato na categoria sub 13 e consegui resultados expressivos. “Uma das primeiras medalhas que ganhei numa competição foi prata e em seguida de ouro. A partir disso, não parei mais e cada evento esportivo saio com uma medalha”.
OBSTÁCULOS - A mãe da atleta, Rosa Clarice Carvalho do Amaral acompanha a menina em todas as competições. “Nos primeiros eventos ficava amedrontada, pois uma garota frágil lutava com pessoas mais alta e forte. No início não foi fácil, mas agora, cada vitória é uma festa, pois aos poucos está ultrapassando os obstáculos”, relatou Rosa. Ela enfatizou que durante alguns anos, a menina tinha períodos do ano em função de alguns problemas de saúde como rinite e sinusite, onde muitas vezes, ocasionava a não frequentar as aulas. “Graças ao esporte, devido ao condicionamento físico e as técnicas de respiração parou de tomar remédio e melhorou sua saúde, apenas com o esporte. Ela é focada e determinada”. No próximo dia 29 de outubro, Renata Carvalho do Amaral irá participar do Campeonato Estadual de Judô que ocorrerá no município de Bento Gonçalves, na Serra gaúcha.


Caminha de Fé, Penitência e Esperança
acontece no próximo domingo
Muitos fiéis da cidade e região participam da romaria
A 35ª Caminha de Fé, Penitência e Esperança, organizada pela irmã Ana Garaffa, no próximo domingo, 16 de outubro. O tema escolhido para a procissão é ‘Misericórdia: é o caminho que une Deus e o homem’. Um dos principais motivos é por se estar relacionado ao ano santo da misericórdia. A atividade tem início a partir das 7h30, quando inicia uma solenidade na Rua São Luiz, próximo a capela do Sagrado Coração de Jesus, no bairro Parque Amador. Já na Avenida Padre Claret, os fiéis irão até as proximidades da Paróquia Imaculado Coração de Maria, onde será mais um momento de orações. Seguindo a Avenida Presidente Vargas até a Igreja Nossa Senhora das Graças. Em direção a Sapucaia do Sul, a próxima parada é na Praça General Freitas, no Centro, defronte a Igreja Nossa Senhora da Conceição, quando o pároco, Adilson Kunzler fará uma bênção especial aos peregrinos. Após percorrer ruas da área central e passar pelo túnel, o público irá ingressar na Avenida Lúcio Bittencourt seguindo em direção a São Leopoldo, através da Avenida Theodomiro Porto da Fonseca até o santuário. De acordo com a freira, a ideia surgiu após ter lutado por alguns problemas pessoais e ter resolvido com êxito a questão. Irmã Ana, assim como outros fiéis fazem todo o terceiro domingo de cada mês uma caminhada até o local ficado na cidade capilé, como forma de agradecimento por graças alcançadas ou simplesmente uma maneira de engrandecer a questão religiosa.


Jornal Destaque é agraciado com
certificado de feira multidisciplinar
Enio Chaves entregando a distinção ao representante do Jornal Destaque
Representando a Escola Estadual Jardim Planalto, Enio Chaves esteve na manhã do dia 10 de outubro, entregando um certificado de participação para o Jornal Destaque. Um dos motivos foi o trabalho realizado pelo periódico na divulgação da Feira Multidisciplinar da instituição que aconteceu entre os dias 13 e 16 de setembro. A premiação aconteceu na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, na Câmara Municipal. No evento estiveram presentes alunos, professores, pais e a comunidade escolar que tiveram a oportunidade de conhecer trabalhos científicos de qualidade. A iniciativa foi possível através da parceria com a Associação Cientifica do Jardim Planalto que é a única na Região Metropolitana que vem incentivando crianças e adolescentes da rede escolar junto a pesquisas e como agente de integração social. Enio falou que a feira contou com a participação de um diretor de uma escola situada numa cidade no Peru, que resultou em um intercambio. Alguns dos primeiros colocados na mostra irão ao país da América do Sul divulgar o trabalho.


Governador do Rotary Club visita Esteio 
ALÉM DE CONHECER A ESTRUTURA do clube, uma comitiva esteve conhecendo o acervo do Museu Histórico Destaque que conta a história da cidade
Ingo e a comitiva visitaram na cidade o espaço cultural
O governador do Distrito 4670 - Rotary Club Internacional, para o ano 2016-2017, Ingo Oscar Seitz esteve realizando na tarde do dia 08 de outubro, uma visita a sede do Jornal Destaque. Ele estava na companhia de uma comitiva formada pela esposa Nery Seitz, a governadora assistente Marilda Pessoa e o esposo Aldir. O casal presidente do município foi Roberto Galdino e Mirian. O grupo esteve conhecendo as dependências do Museu Histórico Destaque, onde através das peças e fotografias tiveram a oportunidade de observar ao longo das décadas as mudanças que o município teve. Segundo Ingo Seitz, foi gratificante ter visitado o espaço cultural que cuida de grande parte da história da cidade, para que as futuras gerações possam ver as transformações que ocorreram, sendo que umas são para melhores e outras nem tanto. “Fiquei fascinado com o local que inclusive me identifiquei com vários objetos expostos”. Á noite, no quiosque do clube de serviço, localizado nas dependências do Parque Assis Brasil foi realizada a assembleia festiva, que contou com a participação de integrantes do clube esteiense e da região, assim como de autoridades.
Novos integrantes rotarianos foram empossados
O casal presidente empossando os novos integrantes
Após a visita oficial, à tarde no espaço cultural, a comitiva se reuniu no quiosque do clube de serviço, localizado nas dependências do Parque Assis Brasil. Prestigiaram o evento, representantes dos clubes de Sapucaia do Sul e de Cachoeirinha e Cachoeirinha Industrial e o grupo que esteve a tarde visitando o Museu Histórico Destaque. No encontro, foi divulgada as ações feitas pelo grupo durante o ano rotário. Um dos principais eventos, onde o clube consegue grande parte da captação de recursos e na Expointer. Em outubro, acontece a tradicional festa das crianças, que são indicadas através da irmã Ana Garaffa, por intermédio da Casa de Humanização Teresa Verzeri. Na visita oficial foram empossados dois novos integrantes. Trata-se do casal Jair Machado e Adriana Echberger, filha da companheira Jussara Muller, falecida em maio deste ano. Os novos rotarianos foram apadrinhado por uma das figuras mais expressivas do clube de serviço, Lauro Furlan.


LORI EMANOELA DA SILVA 
Ética, pensamentos 
e atitudes... 
Estamos neste momento planetário vivenciando as diferentes frequências energéticas, em que os sentimentos e emoções estão à flor da pele, fazendo com que muitos humanos percam o rumo de suas próprias vidas, ainda  que cercado de vantagens e facilidades tecnológicas; entre outras coisas. Muitos ainda embriagados pelo ego esquecem dos valores humanos,do compartilhar do compreender e do retribuir em amor ao seus semelhantes fixando em seus pensamentos e desejos as supostas vantagens sobre os outros. Caros amigos, reflitam, estamos diante um mundo que os próprios humanos criaram, e que sem controle, ainda tentam através de subterfúgios manipular a boa vontade alheia, por isso, este momento requer muita cautela com as palavras, os pensamentos e sentimentos, pois, aquilo que plantamos inevitavelmente colheremos, mais do que prestar atenção, os humanos em trajetória temporária na terra devem refletir sobre sua estadia neste plano, com a convicção de que todos  nesta jornada são seres espirituais em experiência na terra, e mais, cada um criando e co criando seu destino..
Abraço fraterno, toda bênção!


Idosos são homenageados

A DISTINÇÃO FOI ENTREGUE na Sala Luiz Alécio Frainer
Homenageados durante o ato solene no Legislativo esteiense
Dentro das comemorações em homenagem ao Dia Internacional do Idoso, lembrado no dia 01 de outubro, a Câmara de Vereadores do município promoveu na noite do dia 11, um ato solene, alusivo a ação. O evento aconteceu na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer e contou com a participação de representantes de diversos segmentos da comunidade prestigiaram a festa. Durante a atividade ocorreu uma intervenção artística e a apresentação do Grupo Unidos do Coração de Maria, coordenado por Claudia Helena Foljarini. De acordo com o vereador proponente do ato, Rafael Figliero, é um evento onde a emoção é algo importante que mexe com todos. Além disso é o resgate da história de vida de cada um dos homenageados e pela contribuição que deram para a sociedade, em seu respectivo setor. “Devemos nos espelhar neles para construir um futuro ainda melhor com mais dignidade e bem estar”. Em nome dos homenageados, a vereadora eleita Rute Pereira, falou que se trata um momento especial, em que há a participação da família é expressivo. “Mesmo assim, ainda é visível observar idosos abandonados em lares específicos ou em hospitais. Isso precisa ser de uma mudança para que as futuras gerações não sofram com o descaso”. Os agraciados com o certificado foram Severino Antônio Okaszeski, Maria Darci Rodrigues, Alécio Emílio Frainer, Pedro Longaray, Rute Viegas Pereira, Atoni Lorenço Machado, Roni Jung, Nezi Barcelos dos Santos, Virginia Ricciardi Flores e Milton Gossler. O casal Coradino Pereira de Moraes e Olga Cristina de Moraes foram indicados pelos representantes do Conselho Municipal do Idoso. A mestre de cerimônia foi Mônica Marins.


Padre Túlio Melo Wavginiak 
NOSSO MAIOR PATRIMÔNIO
Hoje em dia, há um estímulo para que vários prédios antigos e lugares importantes possam ser declarados como patrimônios mundiais ou patrimônios da humanidade. Eles são como que “tombados”. Ou seja, que eles possam ser declarados importantes para a humanidade, e que sem eles a humanidade seria mais pobre. Em 2010 a Unesco considerou a gastronomia francesa como patrimônio da humanidade. Pois os bispos da Conferência Episcopal Mexicana, em 2012, apresentaram um documento onde afirmam que a família fundada no matrimônio entre um homem e uma mulher é “patrimônio da humanidade”. O texto dos bispos mexicanos explica que a “família fundada no matrimônio constitui um patrimônio da humanidade; O motivo é que a família é a célula vital e o pilar da sociedade; isto afeta as pessoas que acreditam em Deus e também as que não acreditam. É uma realidade pela qual todos os governos devem ter a máxima atenção. Assim já se expressava são João Paulo II: o futuro da humanidade se firma na família”. A humanidade vai se destruir sem a família. Neste texto que recebeu o título de “Família, profeta do nosso tempo”, os bispos mexicanos recordaram as palavras do Papa Bento XVI que sempre estimulou as famílias a dar testemunho de Cristo em meio ao mundo secularizado. Durante a realização da 93ª Assembleia Plenária os prelados afirmaram que diante dos desafios atuais “a família cristã é um meio decisivo para a educação na fé, para a edificação da Igreja e para sua presença missionária na diversidade humana”. Os bispos afirmam que as famílias devem fazer frente a uma sociedade que valoriza a liberdade “sem compromissos, sem a busca da verdade e se cultiva como ideal o bem estar individual através do consumo de bens materiais e experiências ínfimas, descuidando a qualidade das relações pessoais e a busca dos valores humanos mais profundos”. Os prelados lembram que o Papa Bento XVI “pedia às famílias para não ceder diante das correntes de pensamento que propõe outros tipos de convivência, deixando de lado a família tradicional, na qual todos estamos vivendo”. Assim, é importante compreender que a família tradicional é um tesouro que deve ser defendido e que a família de Nazaré, de Jesus, Maria e José vai ser sempre o modelo para nós. Pois Deus quis que seu Filho viesse ao mundo por meio da instituição familiar. Vamos rezar com o Salmo 128 “Bendito quem teme o Senhor e trilha seus caminhos. (...). Tua esposa será como uma vinha fecunda no interior de tua casa; teus filhos, como brotos de oliveira ao redor de tua mesa”. (Sl 128,1.3). A família é chamada a ser um lugar de comunhão: Para que a família seja um lugar de comunhão é preciso que haja amor no seio da família. É preciso fortalecer o amor, o respeito, o carinho. As expressões e manifestações de afeto mútuo precisam ser fortalecidas a cada dia. Dentro de nossa família, precisamos nos sentir amados pelo que somos e não por aquilo que fazemos. É importante recordar que não há comunhão, nem alegria, em uma casa onde as expressões de amor foram enfraquecidas pela vida. Para que haja amor numa família, para que a família seja um local de comunhão, é importante que haja perdão. O amor não sobrevive dentro de uma família que não sabe perdoar e dentro da qual não se pratica o perdão. Por meio do perdão, nós nos tornamos colaboradores de Deus e conseguimos restaurar a bênção e a comunhão em nossos lares. Por fim, é preciso recordar que não existe perdão sem sacrifício. Este sacrifício de deixar de lado o orgulho e o egoísmo e procurarmos restaurar a comunhão que foi atingida por causa da ofensa. A comunhão é atingida por meio de nossas ações porque nós, seres humanos, falhamos. Ela só pode ser reparada por meio do Filho de Deus feito homem que nos concedeu o seu perdão. Para que esse processo ocorra em nossa família, também nós devemos ser semeadores do perdão. A família é instrumento de salvação num coração que sabe perdoar. Peçamos a Deus que nos dê essa graça. O perdão é instrumento de salvação. Na medida que o cultivamos em nossa família, preservamos essa instituição, patrimônio da humanidade e aprendemos a fazê-lo nas atividades de cada dia. Sem esse perdão recíproco, tanto a família quanto a humanidade podem ser destruídas. Sejamos semeadores do perdão e fortifiquemos as nossas famílias.


Irregularidades apontadas na auditoria 
do Clube do Comércio 
DURANTE O ENCONTRO, foi apresentado o resultado de um processo 
de vistoria nas finanças da entidade
As piscinas é uma das principais atrações no verão para os associados
Na noite do dia 05 de outubro, foi realizada uma assembleia para os associados do Clube do Comércio, que tiveram a oportunidade de acompanhar os últimos acontecimentos da entidade que agora somente disponibiliza da sede Campestre como palco de atuação. Durante o encontro foram constatados alguns pontos que foram mostradas no telão. Em destaque estava a apresentação do Relatório da Auditoria solicitada pelos sócios presentes na reunião anterior, onde um grupo de associados que naquele momento ali estavam, decidem pagar uma auditoria externa para obter esclarecimentos que são do seu direito. No próprio balancete da auditoria apresentado em questão, demonstra claramente as despesas para o Clube. Inclusive, há um dado importante relatado nesta reunião, que o Clube, não possuía o balancete de 2016 para apresentar para a auditoria. Na audiência para os sócios, o presidente Alfredo Viacava solicitou a prorrogação no prazo que terminaria em 15 de setembro. Concedido o prazo, forneceu movimentação e relatórios. Já os balancetes somente foram apresentados após esta data.
SÓCIOS - Durante a reunião, o presidente da entidade foi questionado pelos sócios de como ele iria prestar contas na assembleia anterior, convocada por ele mesmo para este fim, se não havia balancetes nem para entregar para a auditoria?. Em meio a estes aspectos constatados em documentos e estão à disposição para todos os sócios interessados na clareza dos atos desta administração, tais como descumprimento do estatuto em todas as atitudes, tentativa de convencimento aos sócios na prestação de contas com um balancete que não existia. Falou-se também em valores apresentados que a receita teve a mesma proporção que as despesas, houve substituição da tesoureira falecida por outro membro da Diretoria sem ter um número suficiente de membros, tornando a ata sem validade, entre outros.
Manifestação dos associados 
Como foram apontadas muitas irregularidades, durante a assembleia causou um ‘frenesi’ num grupo de pessoas que se manifestaram de forma agressiva e ofensiva, sem a devida informação e com dificuldades de compreender ou até mesmo não querendo aceitar os fatos. Houve um princípio de tumulto, mas a presidente do Conselho Fiscal pediu através do processo de votação a cassação do Presidente em exercício, Alfredo Viacava, onde fez com que novamente a reunião fosse suspensa, sem a devida conclusão e sem a finalização no livro ata, pois o titular levou literalmente o livro. De acordo com alguns sócios, esta situação é lamentável e mais uma vez o episódio se repete por parte desta diretoria que não conduz de forma ética uma Assembleia de sócios e não tem interesse em esclarecimentos convincentes aos seus associados.
DÚVIDAS E QUESTIONAMENTOS 
Os recibos registrados contabilmente como despesas marcam a fraqueza nos controles internos; A dificuldade da auditoria em obter a lista de sócios, devido a ferramentas inadequadas, assim como, houve a necessidade de pagamento ao técnico para abrir o sistema; Risco no gerenciamento referente a pagamentos de mensalidade, uma vez que o sistema de dados, como foi dito, não disponibiliza de ferramenta eficiente, evidenciando a fragilidade no controle do quadro social; O Estatuto não se adaptou no prazo cabível (jan./2007) conforme a LEI 10.406/2002 art. 2.031 deste Código; Quanto ao Contrato de Economato da Sede Social, a qual foi vendida em jan./2016, e representada pelo atual Presidente Alfredo Viacava, não estão devidamente registrados. E as despesas de água, luz, portaria, limpeza e conservação do Clube estavam sendo pagas pelo próprio Clube. - Conforme o Estatuto, art. 59º é dever do Economato, Elza Viacava (esposa do Presidente Alfredo Viacava), assumir estes compromissos. O que gerou maiores despesas para o Clube e novamente o descumprimento do Estatuto.
PAGAMENTOS E DÉBITOS DO CLUBE 
Outro ponto que ficou bem claro, devido o Clube ser uma Entidade isenta, conforme a LEI 9.532/97 – “Não remunerar por qualquer forma seus dirigentes pelos serviços prestados.” Foi apresentada uma Ata nº96 de 14/jan. 2016, onde o Presidente Alfredo Viacava, recebeu R$30.000,00, inclusive, havia solicitado o mesmo valor. Seria como “reparos pelos serviços prestados ao Clube”. Assim como, esta mesma ata registra os valores que o Clube apresentou como dívidas acumuladas antes da venda da sede social, e o valor disponível até esta data após a venda e pagamento dos débitos; A aplicação financeira apurada até 05/set.2016 apresentada no telão através de extrato da conta, demonstrou um saldo de R$1.569.439,83. Foi demonstrado um gráfico e valores decrescentes desde o período da aplicação até esta data. O que causou muita estranheza aos presentes, pois somente as despesas fixas mensais atualmente não justificam este declínio; No parecer sobre a aprovação de contas, não identificaram atas e documentos da respectiva prestação de contas e aprovações. Inclusive, esta prática de negar a Prestação de Contas aos Conselhos (descumprindo o Art.28 do Estatuto), mesmo que estes façam a solicitação via protocolo, vem de longo tempo. Entre tantas irregularidades, foi apresentada a conta, empréstimo a pagar ao Clube, no valor de R$ 85.761,82, causando “espanto” aos sócios que aclamaram por explicação.

Boxe tem revelado novos talentos
UM DOS PRINCIPAIS INCENTIVADORES da prática esportiva no município, 
aos poucos vem sendo reconhecido pelo trabalho e a descoberta de atletas
Em setembro, a cidade foi palco de um torneio internacional
Em setembro, Esteio foi palco de um dos mais importantes eventos ligados ao boxe que reuniu competidores da cidade e da região, bem como atletas de países do Mercosul. Um dos principais incentivadores foi o treinador de boxe olímpico e educador social do PISS, Abílio Mendes. Ele relatou que iniciou no esporte em 2002, no Município, mas há alguns anos está em função da prática esportiva, pois chegou a trabalhar em academias, associações e clubes. “Há seis anos conheci o programa desenvolvido pelo Município, através do gabinete da primeira dama, Clea Escosteguy, onde fui convidado a trabalhar e não parei mais”, disse Mendes. Abílio falou que foi designado para trabalhar no Território de Paz, localizado no bairro Primavera, considerado um dos mais violentos da cidade. “Nunca havia trabalhado num projeto social e confesso que foi difícil no início. Fui questionado sobre ensinar um esporte violento para jovens violentos. Mas através do esporte consegui aos poucos modificar a vida dos jovens, fazendo com que eles perdessem o medo e voltasse ter vontade de viver”. Abílio Mendes frisou que no primeiro mês foi inscrito cerca de 50 alunos e consegui ter um sucesso, inclusive com o apoio de pais, em relação a mudança de comportamento dos filhos. “Relatos como que foi reproduzido me motivaram a não desistir, continuar a fazer minha parte e a diferença com a sociedade”.
CARREIRA - O treinador Abílio Mendes comentou ainda que após dois anos de projeto social, foi a oportunidade de observar que haviam grandes talentos e que poderiam representar a cidade, em competições no Estado e em outras localidades. “Logo no primeiro evento que levei os atletas mais bem preparados conquistamos oito medalhas de ouro e duas de prata. Devido ao sucesso, fomos os destemidos ‘gladiadores do ringue’. Em seguida, vieram outras vitórias e começamos a se destacar em outras competições em que estávamos participando”, enfatizou Mendes. Ele ressaltou que um dos ensinamentos que começou a passar aos jovens foi não se importar qual era a medalha e sim subir no ringue e provar a capacidade de todos. Interessados em patrocinar os atletas de Esteio podem entrar em contato pelo telefone 9325-7910 ou pelo endereço eletrônico abilioboxers@gmail.com.

Histórias de superação e luta que mudou 
a realidade 
de jovens 
Entre os atletas que escolheram o boxe e mudaram suas vidas está Rodrigo Alves Barco, que ficou dois anos sem perder uma luta. Já Thayno Ferreira, que chegou a morar na rua se tornou bi campeão gaúcho, terceiro lugar na Copa Sul Sudeste e quarto lugar no campeonato brasileiro de boxe, em 2015, que foi realizado em Aracaju. Gabriel José Moro que é bi campeão gaúcho, vice-campeão brasileiro 2014. O rapaz foi o primeiro esteiense a se tornar vencedor na categoria Super Pesado. Diego Andrade e Gabriel estão ganhando o Bolsa Atleta, oriunda do governo federal, que tem por objetivo incentivar os jovens junto ao esporte. Através deste trabalho, Abílio Mendes frisou que em função deste trabalho, o ginásio Silvio Batista, que fica na Vila Osório, foi totalmente equipado e a instalação de uma estrutura.


Mulheres e um menor são presos por tráfico de drogas
As transações estavam ocorrendo
em plena luz do dia, na área
central da cidade
AS ENVOLVIDAS estavam com com uma criança de colo, 
nas proximidades da
Estação Esteio 

Três pessoas, sendo duas mulheres e um menor de 16 anos foram presos na tarde do dia 07 de outubro, na área central do município, por envolvimento com o tráfico de drogas. O fato foi registrado por volta das 16 horas, quando após o monitoramento da agência local de inteligência com o apoio do Pelotão de Operações Especiais (POE), uma mulher estava indo em direção a Estação Esteio, onde realizou a entrega de drogas para uma outra mulher que estava com uma criança no colo. Durante as diligências, foi abordada uma pessoa, de 34 anos, a qual estava acompanhada de um menor de 16 anos. Na revista pessoal, foi encontrada 25 gramas de crack e com um outro indivíduo, de 20 anos, no qual iria comprar a droga, foi recolhido cerca de R$ 128,00, em dinheiro. Em função dos fatos, as partes foram levadas ao Hospital São Camilo e depois na DP esteiense, onde foi efetuado o registrado por crime de tráfico de entorpecente.


Operação fiscaliza motoristas
Um dos focos da ação foi fiscalizar os veículos
Mais de 180 pessoas foram abordadas em mais uma edição da ‘Operação Avante’ no município. A ação aconteceu na noite do dia 30 de setembro e contou com a participação de policiais militares do 34º BPM, assim como integrantes do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM). Além disso, a atividade resultou ainda em 65 veículos vistoriados e 42 motocicletas. Pelo menos dois estabelecimentos comerciais também integraram a operação. De acordo com informações do BPM, um dos principais objetivos da operação e coibir a violência e delitos como roubo e clonagem de veículos. A iniciativa vem ocorrendo principalmente em bairros onde são registrados os principais crimes. Além da abordagem, os PM’s tem realizado barreiras e patrulhamento ostensivo em diversos pontos da cidade, visando a manutenção da ordem pública.


Foragido é preso no Centro
O suspeito tinha um mandato de prisão em seu nome
Um rapaz de 23 anos foi preso por policiais militares do 34º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Esteio na madrugada do dia 06 de outubro, no Centro da cidade. Segundo informações do Batalhão, uma guarnição estava fazendo um patrulhamento pela região, quando abordaram um indivíduo em atitude suspeita. Durante a ação, o nome do indivíduo foi consultado pelos PM’s que estavam atuando na sala de operações, onde foi constatado que havia um mandado de prisão em seu desfavor. Foi dada voz de prisão e em seguida levado para o Hospital São Camilo para fazer exames de lesões e depois a DPPA, em Canoas.




Homem é detido no São José 
Na noite de 04 de outubro, por volta das 23 horas, um homem de 35 anos foi preso por policiais militares do 34º BPM. A prisão ocorreu em uma rua do bairro São José. Conforme os policiais que atenderam o fato, uma guarnição estava fazendo uma ronda pelo bairro, quando observaram um indivíduo em atitude suspeita caminhando pela rua. Durante a revista feita pelos policiais foi constatado junto ao sistema prisional que estava foragido. Diante dos fatos foi conduzido ao São Camilo e depois foi encaminhado a DPPA.





Suspeito é capturado e levado 
para o sistema prisional
Rapaz foi reconhecido pelos policiais que faziam patrulhamento pela região
Um homem de 25 anos foi capturado por policiais militares do 34º BPM, no dia 05 de outubro, enquanto caminhava pela área central do município. A prisão ocorreu por volta do meio dia, quando o indivíduo foi reconhecido por policiais que faziam patrulhamento na região, pois estava foragido do sistema prisional. Após os procedimentos foi dada voz de prisão. Em função disso, o suspeito foi levado ao Hospital São Camilo para realização de exames e em seguida para a DP esteiense.

Veículo roubado é encontrado em Sapucaia
Automóvel havia sido roubado em Porto Alegre, no mês de maio
Policiais militares do 33º BPM de Sapucaia do Sul prenderam no dia 06 de outubro, um homem de 27 anos, que conduzia um veículo Idea, de cor bege, com placas clonadas, por uma rua do bairro Freitas. De acordo com informações, o veículo havia sido roubado em 18 de maio deste ano, em Porto Alegre. Para burlar as operações e blitzes, foi adulterada as placas. Durante a revista no automóvel, foi encontrado um revólver calibre 38 municiado, três tabletes de maconha, duas pedras de crack, uma touca ninja e uma capa de colete. O indivíduo possui diversos antecedentes por porte ilegal de arma, tráfico de entorpecentes e lesão corporal, entre outros. Após receber voz de prisão em flagrante, o suspeito foi levado junto a DPPA, em Canoas, onde foi registrado a ocorrência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário