quinta-feira, 20 de outubro de 2016

EDIÇÃO 2042

Caminhada de Fé, Penitência e Esperança
reúne fiéis da região 
EM 35 ANOS, a quantidade de pessoas que participam do evento é expressiva, 
como forma de agradecer
Os peregrinos fizeram uma parada em frente a igreja Nossa Senhora das Graças
Apesar do clima abafado e nublado, fiéis da região participaram na manhã do dia 16 de outubro, da 35ª Caminhada de Fé, Penitência e Esperança. O tema escolhido para esta edição foi ‘Misericórdia: é o caminho que une Deus e o Homem’. A saída ocorreu por volta das 8 horas da capela Sagrado Coração de Jesus, situada na Rua São Luiz, no bairro Parque Amador. O percurso seguiu pela Avenida Padre Claret e Presidente Vargas. Quase uma hora após da saída, o grupo se reuniu com peregrinos das paróquias Nossa Senhora das Graças, do Centro e Nossa Senhora Aparecida, do bairro Novo Esteio, agregando aqueles do Imaculado Coração de Maria e demais comunidades. O trajeto foi comandado por muitas e orações e cânticos religiosos. A imagem da padroeira foi conduzida por integrantes da comunidade, assim como uma cruz que possuía um manto branco. Também fez parte da ação, uma réplica da imagem da padroeira do país.
PARADA - Por volta das 10h30, uma parada em frente a Praça General Freitas, no Centro de Sapucaia do Sul, onde as pessoas puderam descansar alguns minutos e se recompor para a parte final da caminhada. O público passou pela Avenida Sapucaia, seguindo pelo túnel e ingressando na Avenida Ruben Berta e Lúcio Bittencourt, no trecho sapucaiense. Já no município de São Leopoldo, as pessoas foram pela Avenida Theodomiro Porto da Fonseca, até o Santuário de Padre Reus. Em torno do meio dia, a caminhada encerrou as atividades nas escadarias do templo religioso. E em seguida foi realizada uma celebração religiosa com a participação dos párocos Túlio MeloWavginiak, do Coração de Maria e João Carlos, do Santo Inácio de Loyolla.
Momento de agradecimento

Irmã Ana Garaffa falando sobre a importância desta caminhada
A principal idealizadora da caminhada foi à freira irmã Ana Garaffa. Ela disse que a ideia surgiu como uma forma de agradecer a graça alcançada e iniciou com poucas pessoas e ao longo dos anos mais pessoas foram se agregando e nos últimos anos se tornou uma das caminhadas religiosos, mais expressivas da Região Metropolitana. Em uma das paradas, próximo a Igreja Nossa Senhora da Conceição, irmã Ana falou que se tratava de algo especial para cada um dos participantes, pois alguns estão com o propósito de pedir algo ou para agradecer pela saúde ou a aquisição de um bem material. “Cada passo representa a devoção de um povo com disposição rezando para o bem da comunidade”, disse irmã Ana. A freira comentou durante essas mais de três décadas de caminhada, muitos sacerdotes e missionários estiram presentes e ajudaram para que se tornasse algo de grande magnitude para os católicos da cidade e região. Participando pela primeira vez da caminhada, o padre Túlio Melo, da Igreja Coração de Maria ficou impressionado com a grandeza da atividade. “É gratificante ver as pessoas demonstrando sua fé caminhando num percurso distante”.
Peregrinação até quando conseguir andar
Uma celebração religiosa no santuário localizado em São Leopoldo
Moradora do bairro Tamandaré, a auxiliar de limpeza, Vera da Luz está participando da caminhada de Fé como forma de agradecimento pelo êxito de ter feito uma cirurgia com um grave problema de saúde. “Achei que não fosse conseguir chegar ao final, pois é um percurso longo, principalmente para quem passa obstáculos, muitas vezes, difícil de resolver”, enfatizou Vera. A dona de casa Luciana da Silva de Oliveira, 34 anos, participa pelo sexto ano consecutivo, devido a uma graça alcançada pela saúde de um dos filhos. Durante o trajeto usou chinelos, como forma de sacrifício. “Ao nascimento do primeiro filho, ao ser retirado da barriga através de cirurgia, ele estava com o cordão umbilical em volta do pescoço, correndo o risco de morrer. Diante da situação, orei e fiz a promessa. Enquanto tiver forças participo desta caminhada e de agradecer”.


Prêmio será entregue no dia 25 outubro 
A DISTINÇÃO visar destacar as ações pela educação 
Os vencedores do Prêmio Paulo Freire/edição 2015, foram divulgados no dia 15 de outubro, no dia do professor. Os primeiros lugares entre os 15 projetos que concorreram, nas categorias Entidade não governamental e governamental foram”ECA e oração - é coração” - Colégio Coração de Maria e ”Cuidando dos profissionais da Educação - Uma proposta de qualidade de vida, a partir da administração do estresse” - Centro Municipal de Educação Inclusiva (CEMEI). Todos os projetos inscritos também receberão certificados de participação. A  entrega do certificado, segundo a Câmara de Vereadores, será durante a  solenidade do Dia do Professor, organizada pelo Legislativo, a ser realizada em 25 de outubro, às 19h30, na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer. A Comissão Avaliadora era integrada pela professora Juracy Ignez Assmann Saraiva, Flávia Obino Corrêa Werle e Simone Maria Dos Santos Cunha.
VALORIZAÇÃO - O prêmio foi instituído através do Decreto Legislativo nº 382, pela ex-vereadora Daianny Costa, e visa conceder premiação às entidades governamentais, não governamentais e cidadãos que se destacarem pela atuação em educação, cultura e educação social no município. Em parceira entre Câmara de Vereadores, Secretaria de Educação e Esporte e secretaria de Arte e Cultura,  a atividade tem como objetivo disseminar avanços do conhecimento e da prática social nas áreas de educação, da cultura popular e da educação social; divulgar projetos que sirvam de referência para outras iniciativas; oportunizar a troca de experiências que instrumentalizem a educação, cultura popular e a educação social.
Confira os demais classificados: 
Entidades governamentais: 2° lugar- ”O amor verdadeiro” - CMEB Vitorina Fabre 3° lugar- ”Rede Formativa: (re)vitalização dos espaços das escolas de Educação Infantil do município de Esteio” – Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SMEE)
Menção Honrosa para os seguintes projetos: “Ações solidárias em Esteio”- CMEB Vitorina Fabre “Sinalizando na Escola: o aprendizado das Libras em Escolas regulares na cidade de Esteio/RS” - Centro Municipal de Educação Inclusiva (CEMEI) “Projeto Construindo um Novo Caminho” - Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social


Padre Adilson é um dos religiosos
mais respeitados na região
Padre Adilson comemora 37 anos em Sapucaia do Sul 
Cerca de mil pessoas prestigiaram na noite de 12 de outubro, data em que se celebra o Dia das Crianças e de Nossa Senhora Aparecida, a missa festiva de 37 anos de atuação do padre Adilson Kunzler, em Sapucaia do Sul, sem interrupção. A celebração ocorreu na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, que fica localizada na área central do município. A missa teve início por volta da volta das 18 horas e se encerrou às 20h30. Segundo informações, integrantes de excursões de diversas cidades do Estado estiveram presentes no evento, como forma de fazer pedidos e também por agradecer as graças alcançadas. Padre Adilson falou que chegou a terras sapucaienses, no dia 12 e sua primeira celebração religiosa aconteceu somente no dia 17. Ele comentou que o templo é uma estrutura restrita e que a imagem da padroeira de Sapucaia do Sul precisou ser restaurada após sua chegada, pois havia uma goteira que havia deixado em péssimo estado de conservação. A festa em homenagem a N.S da Conceição acontece no dia 08 de dezembro, com uma missa campal, no terreno situado nos fundos da paróquia. A festa reúne centenas de fiéis da cidade e da região.


Grupo de motociclistas leva alegria 
para crianças de zona rural
Os motociclistas proporcionaram para crianças momentos de alegria
Integrantes do Grupo Emole Moto Trilha, de Sapucaia do Sul promoveram uma ação solidária na tarde do dia 12 de outubro, em homenagem ao Dia das Crianças. A ação foi direcionada para meninos e meninas que residem na área rural do município. Pilotando motocicletas e vestidas a caráter, os voluntários percorreram trilhas locais de difícil acesso para distribuir presentes. O objetivo foi além de desbravar trilhas, também de levar alegria aos pequenos em situação de vulnerabilidade social na região. A iniciativa surgiu numa conversa entre os integrantes do grupo, tendo em vista que não é a primeira ação social realizada pelo grupo, com ajuda de todos os participantes decidiram arrecadar valores para adquirir diversos brinquedos bem como de doces e salgadinhos, que foram distribuídos. Os participantes relataram que o sorriso no rosto das crianças é gratificante, os locais que utilizamos para nossa diversão de finais de semana, nada mais justo, proporcionar a estas crianças este dia de alegria, pois são sempre receptivas conosco.


Museu Histórico Destaque comemora 25 anos 
O ESPAÇO CULTURAL festejou o jubileu de prata em prol da cultura esteiense
O acervo do museu tem contribuído para manter viva a história da cidade
O Museu Histórico Destaque completou no dia 17 de outubro, 25 anos de existência na cidade. O espaço cultural surgiu através da iniciativa do diretor do Jornal Destaque, Miguel Luz, que tinha como foco principal preservar peças e fotos que fizeram parte da história do município ao longo dos anos. No museu, os visitantes tem a oportunidade de percorrer algumas salas que retratam o crescimento da cidade nos últimos 60 anos. Também pode-se observar o registro de locais e prédios que ficaram apenas na memória daqueles que residem na cidade há anos, pois os espaços foram demolidos e viraram estacionament ou se tornaram empreendimentos imobiliários. Em uma dos locais, o público pode ver a questão da religiosidade, como ferramentas que ajudaram na construção do Seminário Claretiano, bem como as imagens que estiveram presentes na primeira missa celebrada na entoão vila, datada de 01 de dezembro de 1940. Objetos antigos e raros, como a Via Sacra que foi salva da primeira edificação da Igreja Nossa Senhora das Graças. O prédio foi destruída num incêndio.
MOSTRA - Numa outra sala do espaço cultural, as pessoas podem viajar no tempo, com fotografias que mostram o desenvolvimento ao longo dos anos, dos pontos mais importantes na cidade, como casas e prédios que não existem mais. A comunicação não podia ficar de fora, com a presença de rádios antigos, telefones e câmeras fotográficas. Além disso, o Museu Destaque mantém um local dedicado a história de 2ª Guerra Mundial que completou em 2015, 70 anos de seu término. Num ambiente agregador, as pessoas podem conhecer fotos sobre peculiaridades da região, como modo de vida das pessoas e como viviam na época. Interessados em conhecer o Museu Histórico Destaque podem entrar em contato pelo telefone 3473-1712 ou pelo endereço eletrônico jdestaque@terra.com.br. O espaço cultural fica na Rua Theodomiro Porto da Fonseca, 134, bairro São Sebastião.

LORI EMANOELA DA SILVA 
A luz que ilumina... 
Ainda que reavaliasse nossa vida, tudo que passamos vale a pena em nossa existência, diferente do que possamos imaginar nossa maior ou pior lembrança nos leva realmente a um estado de confusão mental quando resolvemos comparar nossas limitadas avaliações de si mesmos com a vida alheia. Ainda ontem, tivemos alguns atritos com alguns seres humanos que justamente mostraram no decorrer da experiência, que tudo que realizamos tudo mesmo, revela de fato o que somos em essência E cabe a nossa consciência reconectar-se com a sua mestria divina realizando aquilo que seu coração transborda. Permita-se viver, ser, de maneira transparente, coerente e acima de tudo plena, para que sempre em sua trajetória possa de cabeça erguida olhar a todos aqueles que supostamente seus aliados, usaram uma adaga em suas costas, com a desculpa de estar ajudando, “aquilo que dizem que não sou, é o que eles gostariam de ser...”  Vamos refletir sobre o maior veneno da humanidade, a raiva, aliada a inveja e a autodestruição que beira a loucura de tantos e tantos seres que envenenados pelas próprias emoções tentam apagar o brilho do imponente sol que reluz acima das nuvens, a milhares de distancia, observando a evolução dos seres da terra...
Abraço fraterno, toda bênção!



Zary Leonardo foi professora por
muitas décadas na cidade
A arte de passar conhecimento para crianças e jovens 
MESMO COM OS NOVOS métodos e a tecnologia, o professor é figura importante no aprendizado 
No dia 15 de outubro, entre outras datas comemorativas é lembrada por ser aquela dedicada ao mestre de sala de aula, que nos acompanha em nosso cotidiano desde os primeiros anos de vida escolar até a mais alta graduação. Trata-se do Dia do Professor. E para marcar, uma mulher que dedicou grande parte de sua vida em transmitir seu conhecimento e formar gerações que possuem outra imagem do mundo. Aos 80 anos, completos em agosto, e grande parte dedicada ao magistério, Zary Leonardo retrata as importantes faces da carreira, como também momentos que ao invés de ficarem no passado, continuam mais expressivos do que nunca. Ela falou que ser professor no país é muito difícil desde que iniciou sua carreira, em 1961segue praticamente até os dias atuais. Em 1959, oriunda de Bagé, Zary prestou concurso público para o município e em 04 de março de 1961 foi chamada para trabalhar no Executivo Municipal, no setor de ensino. “Recordo-me que a prova para ser admitida no Município ocorreu no prédio onde é atualmente o Clube de Mães Arco – Íris”, disse Zary. Ela comentou que a primeira instituição de ensino em que trabalhou após ser sido aprovado nas provas foi na Escola Flôres da Cunha. Em seguida chegou a trabalhar por quase cinco anos como diretora do Camilo Alves, que fica no bairro Parque Amador. “Neste período também ingressei na universidade para cursar Pedagogia. Por residir na Vila Osório também trabalhou no Vitorina Fabre”.
SUPERVISORA - Quando assumiu como chefe do Executivo Municipal, Juan Pio Germano, em 1972, Zary foi trabalhar como supervisora da alimentação escolar, que pertencia ao governo federal e com sede em Novo Hamburgo. “Diante deste fato estive por um ano morando em Minas Gerais, onde cursava uma especialização em alimentação escolar. Isso me proporcionou um grande aprendizado acadêmico e também de vida”. Em 1976, é chamada para o Governo do Estado para trabalhar em escolas da rede estadual. Mas o primeiro local onde demonstra seu trabalho foi no ginásio da Escola Cecília Meireles, em Sapucaia do Sul, assim como atua em outras instituições da cidade e forma um grupo de amigos que perdura até os dias atuais.
 MUDANÇAS AO LONGO DAS DÉCADAS 
Como educadora Zary não vê com bons olhos o caminho que vem trilhando a questão dos professores. “Para ser um profissional deve-se ter antes de tudo vocação. Ter o dom de lecionar e transmitir para as crianças e adolescentes o conhecimento adquirido de maneira simples e direta”, informou a professora aposentada. Ela enfatizou ainda que as escolas têm a missão de alfabetizar e que a questão de educação, é algo que vem da família, através dos pais ou responsáveis. “Talvez esta forma mais conservadora vem se perdendo ao longo dos anos, mas isso não pode ocorrer”.
INFLUÊNCIA DA PROFISSÃO JUNTO À FAMÍLIA 
Zary Leonardo ressaltou que sua escolha pelo Magistério foi algo, que na época gerou crítica entre os familiares. “Cheguei a trabalhar numa empresa de aviação e tinha uma renda expressiva, mas não me realizava como pessoa. O foco principal era estudar e dar aulas”. Ela falou que um dos méritos da profissão foi reconhecer crianças onde com a passar do tempo se tornaram pessoas de bem. “Outro grande momento na vida foi ter condições de alfabetizar seu pai que conseguiu escrever o nome para votar. Diante de minha escolha, uma irmã também optou pela carreira de professora e permaneceu até se aposentar”.




Francisco de Assis, em visita no JD
com o oratório itinerante
Imagem itinerante de Nossa Senhora de Fátima passa pelo JD
MISSIONÁRIO ESTEVE na cidade divulgando 
ações religiosas e levando palavras de 
fé aos locais visitados 
O missionário leigo Francisco de Assis Coelho esteve visitando a sede do Jornal Destaque na manhã do dia 17 de outubro trazendo consigo o oratório itinerante de Nossa Senhora de Fátima. Na oportunidade, Francisco foi recebido pela direção da empresa, onde realizou uma bênção especial, juntamente com os funcionários. Francisco de Assis é natural de Laje do Muriaé, do Rio de Janeiro e atua há alguns anos como missionário leigo da Associação Católica Nossa Senhora de Fátima e Arautos do Evangelho. Sua trajetória no RS foi no dia 10 de outubro. Além de Esteio, a imagem irá passar por Canoas e Gravataí. “A visita no município é uma maneira de oferecer condições para que as pessoas possam agradecer por graças alcançadas, bem como de pequenas ações do cotidiano. Também é o momento de mostrar a expansão de nossa obra que visa ajudar as pessoas e incentivar que crianças e adolescentes sigam o caminho, podendo vir no futuro serem ordenados padres ou freiras”, disse Coelho.
VIAGEM - Durante sua passagem por Esteio, Francisco comentou que já esteve trabalhando no Estado, em 2013. “A vida de um missionário é intensa no sentido de estar percorrendo o país fazendo com que as pessoas busquem uma aproximação a Nossa Senhora, independente de sua denominação”. De acordo com o missionário, um dos motivos que o fez seguir este caminho é poder levar uma palavra de afeto para empresas e famílias. “Talvez um dos principais males da sociedade atual é a falta de fé e um ser superior”.

A imagem da santa já percorreu hospitais
levando momentos de fé


Imagem que ajuda na recuperação de doentes
Francisco de Assis mostrou através de fotos as ações que são feitas para homens e mulheres, crianças e jovens interessados em seguir a vida religiosa. Para manter esta estrutura, ele comentou que a doação de pessoas de várias partes do país contribuiu para a ação. “O dinheiro é investido para oferecer condições, relacionado aos estudos e a religião. Estamos ajudando a formar pessoas de bem e com futuro promissor”. O missionário leigo falou que muitos recursos auxiliaram no que tange a educação e a formação.


Padre Túlio Melo Wavginiak 
Pároco da Igreja Imaculado Coração de Maria* 
A força da palavra 
Conta-se a história de um jovem que pecou levantando falso testemunho. Ele inventou uma história falsa repleta de meias verdades sobre uma pessoa inocente. O assunto se espalhou rapidamente e começou a prejudicar a vítima. Não existe mentira mais perversa do que meia verdade. Todos ouviram falar da metade verdadeira e deduziram o restante. O problema é que a outra metade era inventada… pura mentira. Diante de tantos danos causados, o jovem se arrependeu e procurou um velho sacerdote para fazer confissão. O ancião o atendeu calmamente, ouvindo cada uma de suas palavras. Ao final disse: – “Você está realmente arrependido deste pecado?” O jovem respondeu ansioso que sim e que inclusive já havia pedido perdão à pessoa a qual havia feito o mal. – “Bem…” respondeu o confessor, “já que está arrependido, antes de lhe dar a absolvição vou pedir que cumpra uma penitência. Pegue um travesseiro de penas, suba em um alto monte e solte as penas ao vento.” – “Só isso?” admirou-se o penitente. – “Sim. Depois volte aqui”. No dia seguinte o jovem voltou dizendo: “fiz tudo”. Então o sacerdote disse: – “Agora você está preparado para cumprir a segunda parte da penitência: volte à planície e recolha todas as penas novamente no travesseiro, depois volte para receber a absolvição”. O jovem olhou sem entender: -”Mas isso é impossível”. -”Justamente. Da mesma forma é impossível reparar a fofoca. Apenas porque a misericórdia de Deus é infinita, você poderá receber o perdão. Mas o mal que você provocou ficará pairando sempre no ar, como penas ao vento. Por isso, pense bem antes de falar novamente algo a respeito de alguém!”. A palavra é um dos bens mais preciosos que nós possuímos. Ela tem uma grande força na nossa vida. Ela é uma expressão da nossa dignidade humana. Devemos prestar muita atenção e estarmos certos e seguros das palavras que falamos, pois, uma vez lançadas ao vento, não conseguiremos freá-las. No mês de (Agosto), toda Esteio ficou em polvorosa. Espalhou-se a notícia de que o padre André havia morrido. Foi divulgada a notícia durante a missa do dia dos pais, celebrada em nosso cemitério Dois de Novembro. Foi comentado a respeito da missa de corpo presente do padre André, outra pessoa mandou preparar a sua sepultura. No entanto, diante da incerteza e da perplexidade em relação à notícia, algumas pessoas que tinham o telefone de contato do padre André lhe ligaram e, pasmem, ele estava vivo, para surpresa geral!!! Claro que foi um engano, claro que a pessoa que divulgou a notícia não tinha a intenção de prejudicar alguém. Mas fica o aprendizado diante do fato ocorrido. É melhor evitar de falar algo sobre um fato ou circunstância da qual não estamos completamente seguros. Especialmente quando trata a respeito de terceiros que não podem expressar o seu ponto de vista. Todas as pessoas têm consciência. Cada um de nós, ao dizer alguma mentira ou algo errado sobre alguém, sente no seu interior como que uma voz a dizer-lhe que está agindo mal. O ser humano, pode seguir essa inclinação, corrigindo a sua conduta, ou ainda, assassinar a voz da consciência, habituando-se ao vício e repetindo o seu erro. Essa é talvez a lição mais importante que podemos aprender. Para vivermos num mundo mais humano, é fundamental que as pessoas possam confiar naquilo que dizemos e que as nossas palavras sejam um reflexo de nossas convicções. Todos nós cometemos falhas, todos nós erramos. Mas o erro daquele que fala do mal praticado é maior. Ele potencializa o erro, induzindo outras pessoas a pensar mal e a desanimar. Falemos coisas boas. “Aqui só se falam boas notícias”. Dizia um amigo quando chegávamos em sua casa. As coisas boas alegram o coração, e nos animam. Façamos o bem, falemos boas coisas. Vamos fazer bem para nós próprios e para os demais.


Prevenção e trabalho têm ajudado 
Esteio a conter alagamentos 
AS LIMPEZAS e algumas obras da atual administração estão 
conseguindo conter a fúria das águas
Arroios em torno da cidade estão cheios, suportando a quantidade de chuva
Desde à tarde do último dia 15 de outubro, a Região Metropolitana vem sofrendo com os constantes temporais e pancadas rápidas de chuva vem deixando a comunidade e os órgãos competentes em alerta para caso ocorra alagamentos na cidade. Isso se deve pelo aumento de volume de água do Rio dos Sinos e dos arroios Esteio e Sapucaia. As obras realizadas após a enxurrada em julho de 2015 fez com que uma força tarefa da atual administração municipal se intensificasse com algumas secretarias para que não ocorressem mais problemas com água. Entre as ações estão à limpeza nas bocas de lobo, dragagem em parte dos arroios que circundam o município. Apesar da polêmica sobre a compra de máquinas para fazer este trabalho, caso contrário, talvez teríamos transtornos com a chuva torrencial. Em Esteio, a Defesa Civil informou que num período de 48 horas, de 15 a 17 de outubro foi registrado um acumulado de 144,6 mm de chuvas, muito acima da média esperada para todo o mês, que é 114mm. Durante este período, os arroios permaneceram dentro do leito, sem o registro de extravasamentos. O dique da Avenida Brasil e a microbacia de contenção, na altura das ruas Érico Veríssimo e Dona Isabel, funcionaram bem, evitando a entrada de água nas ruas da região. Ao longo de todo o período da precipitação, ocorreram alguns casos de acúmulo de água por pouco tempo junto ao meio fio em algumas vias da cidade e em áreas que estão com obras em andamento, sem causar bloqueios no trânsito ou danos à população.
PERIGO - Na manhã do dia 18 de outubro, o arroio Sapucaia saiu do seu leito no final da Rua 1º de Março e na altura do Três Marias, causando acúmulo de água por um curto período na rua, sem risco de entrar nas casas. Para dar continuidade ao trabalho, além das vistorias de carro, o sistema de videomonitoramento 24 horas, da secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, possui câmeras em pontos estratégicos.
Monitoramento e alerta em caso de enchente
Máquinas limpam regiões para melhor escoamento da água
Já no município de Sapucaia do Sul, em relação às chuvas dos últimos dias, a Defesa Civil não registrou nenhum chamado de emergência, em decorrência do temporal. A chuva acumulada chegou ao patamar de 86 milímetros. Equipes da secretaria de Obras atuaram ao longo do dia 17, na desobstrução e limpeza do arroio José Joaquim, no bairro Boa Vista, junto RS 118. Os setores responsáveis seguem vistoriando a cidade e em estado de alerta. Em caso de emergência, os sapucaienses podem ligar para o plantão da Guarda Municipal, 153 e o plantão da Defesa Civil, por intermédio do número 9164-7003.

Rústica das Crianças mobiliza 
corredores no Santo Inácio 
A ACORES é a organizadora da atividade que aconteceu no dia 12 de outubro
A ação é uma oportunidade de incentivar o esporte desde a infância
O Parque Municipal Galvany Guedes, situado no bairro Jardim Planalto foi palco no dia 12 de outubro, da XXVIII Rústica, alusiva a data. Centenas de famílias foram até o local prestigiar o evento e também de atletas participaram da corrida. Na oportunidade foi feita uma homenagem a Morgiana Salib e a oportunidade de arrecadar brinquedos. Durante a atividade, as crianças se divertiram com várias brincadeiras, cama elástica, piscina de bolinha, entre outras atrações. A equipe campeã foi Corredores Felizes, seguida pela Eu Corro. O terceiro lugar ficou com Pé de Moleque. Na classificação geral – 8 km, na categoria masculino foi Richard Pacheco Ribeiro, da equipe Eu Corro. Ele fez o percurso em 27 minutos e 49 segundos. A segunda colocação foi Giovani Costa Matani e a medalha de prata foi para Jorge Daniel Gomes Correa. No feminino foi Célia Pilecco, de Caxias do Sul subiu no pódio como primeira colocada, seguida de Diva Juliana e Gitana Klein de Lima. Correspondente aos associados da associação, Leonardo Zanatta e Oscar Santos Filho ficaram nas primeiras posições. Entre as mulheres da entidade foi de Elisabete Oliveira Pascoal. Participaram crianças a partir dos dois anos de idade.
Classificação geral infantil 
6 a 9 anos Feminino: 1ª Evelin Tatiele de Oliveira Pascoal; 2ª Mariana Gabrielei; 3ª Ana Luzia Masculino: 1º Kaua Eduardo Dos Santos; 2º Gabriel; 3º Iorhann Artur
10 a 12 anos 714 metros Feminino: 1ª Karina Faleiro Barcelos; 2ª Milene Dias; 3ª Julia Cardoso; 4ª Francine Salib; 5ª Kelen Feijó Masculino: 1º João pedro; 2º Matheus Eduardo da Silva; 3º Luiz Felipe
13 a 15 anos 1,5 km Feminino: 1ª Alessandra Caroline; 2ª Kemili Marglian; 3ª Ester ribas Masculino: 1º Adrian Cassio; 2º Sérgio de Oliveira Filho; 3º Paulo Ricardo da Silva Silva


Policiais prendem adolescente por receptação de veículo no Primavera
AUTOMÓVEL PERTENCIA a um familiar que havia 
sido roubado há alguns dias em POA
Um dos suspeitos conseguiu escapar do cerco policial
Um adolescente de 17 anos foi detido por policiais militares do 34º BPM por estar envolvido na receptação de veículo e documento falso. A detenção aconteceu no dia 12 de outubro, por volta das 17h20, em uma rua do bairro Primavera. De acordo com informações dos PM’s que atenderam o fato, um indivíduo foi reconhecido por um dos policiais que se encontrava foragido do sistema prisional e que estaria desembarcando de um veículo, da marca Versa, de cor cinza e com placa de Porto Alegre. Ao observar a presença dos brigadianos, o homem fugiu sem ser localizado. Enquanto isso, uma guarnição abordou um jovem que se encontrava dentro do carro. Após verificação no sistema da BM foi constatado que o automóvel havia sido roubado na Capital, em 10 de outubro deste ano.
PERTENCES - Diante dos fatos, os policiais militares apreenderam o menor, onde numa revista pessoal foi localizado um documento de CRLV falso, um relógio importado e uma quantia de R$ 1.142,00, em dinheiro. Ao prestar esclarecimentos aos policiais, o adolescente falou que era parte do pagamento do veículo roubado que seria entregue a um terceiro indivíduo. Também foi localizado no carro, um aparelho celular, no qual o menor informou que pertencia ao indivíduo que conseguir escapar e que era seu cunhado. Em função, a guarnição recolheu o veículo, em seguida conduziu o menor ao Hospital São Camilo para exames de lesões e em seguida a DPPA, em Canoas.

Suspeito é detido por venda 
de televisão por satélite 
Policiais da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra o Patrimônio de Concessionárias e Serviços Delegados (DRCP/DEIC) prenderam no dia 17 de outubro, um indivíduo por receptação qualificada em Esteio. Após verificar anúncio em site de comércio eletrônico, policiais civis foram em busca do indivíduo e obtiveram êxito em flagrar o homem no momento em que vendia antenas de propriedade de empresa de televisão por satélite. Na residência do suspeito foram encontrados mais materiais objetos de desvio. Foram apreendidas 36 antenas de televisão por satélite, 100 metros de cabos, 18 receptores, 200 conectores, 25 spliters de propriedade de empresa concessionária. O indivíduo é funcionário de uma terceirizada de telefonia. O valor dos materiais apreendidos foi estimado em R$ 3.206,00. A ação resultou na prisão em flagrante por receptação qualificada. Após os procedimentos legais, o homem será encaminhado ao sistema prisional.


Operação abrange cidades da região 
A Polícia Civil, por intermédio da 1ª Delegacia de Repressão a Roubos (DR/Deic) deflagrou no dia 11 de outubro, mais uma etapa da ‘Operação Securitate’. O município de Sapucaia do Sul foi um dos abrangidos pela ação, que tem por objetivo combater crimes de extorsão mediante a sequestro. Ao todo, quatro pessoas foram presas, além da apreensão de armas, munições, coletes balísticos, miguelitos e rádios comunicadores. Além disso, foi encontrado até uma farda da Brigada Militar. Segundo os delegados Joel Henrique Wagner e João Paulo de Abreu, a operação é resultado da repressão qualificada às organizações criminosas que atuam no Estado, no que tange a prática de crime de extorsões mediante sequestro. Conforme os delegados, o líder do grupo preso em Sapucaia do Sul é extremamente perigoso, tendo sido condenado pela morte de dois policiais rodoviários federais, além de ser responsável por roubo a uma joalheria ocorrido na cidade de Nova Hartz, em 2015.   O Diretor de Investigações do DEIC, Sander Cajal, destacou que a atividade é parte do planejamento estratégico da Delegacia, que já havia desenvolvido ações repressivas com prisões e buscas sobre o mesmo delito, ocasião em que foram outros indivíduos foram presos em municípios da Região Metropolitana e Litoral Norte, bem como a libertação, mediante resgate do cativeiro, de uma vítima de 16 anos. Após os procedimentos legais, os presos serão encaminhados ao sistema prisional, ficando à disposição da justiça.


Além do revólver calibre 32, os policiais
encontraram três munições intactas
Adolescente 
é capturado 
com arma 
Na noite do dia 12 de outubro, policiais militares do 34º BPM recolheram um adolescente por porte ilegal de arma. A detenção ocorreu numa rua do bairro Três Marias, por volta das 20h45. Segundo informações, a prisão aconteceu após uma denúncia através do número 190, de que um indivíduo estaria armado caminhando pela rua. Diante das características passadas pelo denunciante foi realizado buscas pela região. Em uma via da localidade, o menor foi apreendido e com ele estava portando um revólver calibre 32 com três munições intactas. O fato foi registrado na Delegacia de Esteio.



Foragido é encontrado 
no bairro São José
Um homem de 32 anos foi preso no bairro São José por possuir um mandado de prisão em seu desfavor. A detenção aconteceu no dia 12 de outubro, em torno das 23h20, em uma das vias do bairro São José. A prisão se deu após uma abordagem do indivíduo. O suspeito foi levado a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), em Canoas.



 Trio é preso com drogas em Esteio
Entre os detidos havia uma mulher
Policiais da 3ª DP Canoas, coordenados pelo delegado Cleomar Marangoni, prenderam em flagrante no dia 05 de outubro, três suspeitos por estarem envolvidos com o tráfico de drogas. A ação foi efetuada em Esteio e ocorreu no exato momento em que o material, cerca de dois quilos de maconha era entregue a um dos autuados. Um veículo foi apreendido com os suspeitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário