Presépio em novo endereço
O presépio foi colocado em melhores condições no Centro |
Campanha alerta sobre a violência
com as mulheres
REPRESENTANTES DE grupos expuseram o problema para a comunidade
Na cidade, as manifestantes utilizaram a Tribuna Popular |
CARTA – Na carta apresentada e entregue ao futuro chefe do Executivo, foram feitos diversos questionamentos como garantir pelo SUS, o acesso imediato das mulheres no tratamento do câncer de mama, assim como ações em prol da saúde da população negra. O atendimento imediato para as mulheres acima de 65 anos. Outra iniciativa que pode se tornar realidade é a instalação de uma sala especializada de acolhimento às mulheres vítimas de violência no Hospital São Camilo, como também criar um observatório em defesa de mulheres e meninas agredidas na cidade. Para marcar o encerramento da campanha de 16 dias de Ativismo no município, no dia 08 de dezembro, foi realizado um cine debate, que foi exibido na Paróquia Santo Inácio de Loyola. A película é ‘A Fonte das Mulheres’, que é direcionada para as mulheres atendidas de projetos sociais da igreja.
Isenção da passagem em dias de eleição
pode sair do papel
Muitos eleitores precisam utilizar o transporte coletivo neste dia |
Poetisa esteiense lança livro no Tamandaré
NORMA ALVES Maciel transformou momentos
da vida em poesia
O dia 08 de dezembro será uma data marcante para a vida da poetisa Norma Alves Maciel, pois será a festa de lançamento de seu livro ‘Os sonhos e o amor nos levam ao infinito’. Em visita ao Jornal Destaque, na manhã do dia 06 de dezembro, ela contou que trata-se de um livro com poesias que abordam diversos assuntos como amor, saudade, preconceito, amizade, entre outros temas. “São textos de minha vivência ao longo dos 72 anos de vida que se transformaram em belas palavras”, disse Norma. Viúva, mãe de três filhos, doze netos e uma bisneta, Norma falou que o sentimento de colocar no papel os sentimentos surgiu ainda na adolescência, quando residia em Canoas. “Tudo o que produzia deixava guardado numa pasta. Há cerca de dez anos, uma de suas noras ouviu a declamação de alguns poemas e a incentivou a escrever e também buscar uma maneira de deixar a obra registrada em livro”. Ela ressaltou que a obra literária se tornou viável quando soube através de uma amiga sobre o Fundo Municipal de Cultura da cidade, onde através de um projeto pode-se captar recursos para literatura, música, entre outros. “Fiz todo o procedimento e fui aprovada. Hoje é um sonho que está se tornando realidade”.
ORGULHO - Apesar de residir há 46 anos em Esteio, no bairro Premem, mas Norma Alves Maciel teve uma vida difícil. Aos três anos, em Canoas ficou órfã de pai. Por ter vários irmãos, desde cedo teve que ir em busca de trabalho. “Não me arrependo, pois além disso, fiquei casada por mais de quatro décadas com um homem especial que cuidei até o último dia de sua vida”, comentou Norma. Ela enfatizou que por 22 anos foi copeira do Hospital São Camilo, de onde saiu aposentada. “Tenho orgulho de ter feito o melhor na minha função e também ao longo dos anos ter atuado em outros setores na Casa de Saúde, ajudando pacientes, o que me deu uma grande experiência de vida”. O lançamento da obra será no dia 08 de dezembro, a partir das 19 horas, com uma sessão de autógrafos na Associação Comunitária dos Amigos do bairro Tamandaré. ‘Os sonhos e o amor nos levam ao infinito’ será publicado pela Editora Versus e tem 94 páginas.
Retomada as obras no canteiro central
As floreiras darão um novo conceito paisagístico para a avenida |
Alunos criam copo sustentável
A IDEIA SURGIU durante a realização de uma feira de ciências, mostrando alternativas para o futuro
Uma invenção que pode ajudar na preservação do meio ambiente e também facilitar o cotidiano das pessoas, quando a questão é tomar um copo de água. O estudante Ângelo Schuler Pilete, juntamente com um grupo de colegas do Colégio Coração de Maria desenvolveram um copo ecologicamente correto que não agride o meio ambiente. Trata-se do projeto Copos Biodegradáveis. Angelo relatou que o trabalho teve início quando o grupo descobriu mais sobre a exploração do plástico biodegradável. Um dos primeiros locais que auxiliou na descoberta foi durante o campeonato de First Lego League, onde participamos e achamos incrível o trabalho, mas tínhamos, juntamente com um grupo de colegas fazer algo diferente e que pudesse ser utilizado no dia a dia. “Num primeiro momento fizemos uma pesquisa e encontramos alguns trabalhos que nos deu uma base para que tivéssemos a ideia de produzir o nosso próprio trabalho”, disse Angelo. Ele comentou que um dos primeiros testes foram utilizados glicerina, amido de milho, corante e vinagre. “A partir daí descobrimos como se produz o plástico biodegradável ruim. Possuía um odor, frágil e de um aspecto emborrachado e não era impermeável. Era um dos primeiros de vários testes feitos que serviu de base para nos aperfeiçoar”.
INGREDIENTES - Ângelo falou que foram feitos experimentos com ingredientes do teste, mas de dosagem diferente. Foi então que dentre as ações descobrimos que uma propriedade do leite é parecido com o amido. Então resolvemos aplicar mais vinagre e ao peneirar ficou parecendo uma massa de cimento lisa e após a secagem o resultado foi um plástico puro parecido com pedra. “Em função destes experimentos resolvemos fazer o teste utilizando amido de milho, amido de batata, farinha, 1/3 de um copo com água, corante, ácidos derivados de limão e laranja, aromatizante e 1/8 de um copo com glicerina. Pronto, a composição ficou excelente, com resistência, textura emborrachada, com cheiro agradável, não soltava gosto, maleável e impermeável. A partir da finalização do experimento, foi que iniciamos a confecção dos copos.
Grupo que contou com apoio e suporte
Angelo comentou que para a etapa nacional, o grupo teve o apoio da Prefeitura, do Colégio Coração de Maria e do Lions Exposição. “Nosso trabalho nos ajudou a entender um pouco mais o meio ambiente e por ser um projeto extremamente educativo e por estar em alta, fomos parabenizados por diferentes pessoas, grupos e até empresas”. Ele enfatizou que ainda a empresa Stock disponibilizou copos biodegradáveis feitos de celulose ao preço de cinco centavos.
Fizeram parte do projeto Angelo Schuler Piletti, 12 anos; Ana Clara Monteiro Andrades 17; William Magnus Barth 17; Bruno de Souza Schuler 17; Felipe Hauschild Grings 18; Lucas Tamanini Hesse 13; Gabrielle Arend da Cruz, 14 anos; Júlia Klafke Perin, 16; João Gabriel Biazus de Quevedo, 17; Gilmar Alves Ferreira, 39 anos e Rahuany Velleda de Morais, 17 anos.
MMA ocorrerá no Ginásio Municipal
A expectativa é grande para a realização no evento na cidade |
LORI EMANOELA DA SILVA
Amor Incondicional...
Amor de quatro patas...
Nosso companheiro Bing não nos deixou. Quando vocês eram pequenos e salvaram ele das condições difíceis das quais os bichinhos costumam passar, ele também ainda era criança. Ele passou por momentos alegres e difíceis conosco, saiu pra se aventurar algumas vezes, nos deixando preocupados, pra depois voltar faceiro para o nosso lado. Literalmente um cachorro cigano, que, como nós, morou em várias casas antes de encontrar a ideal. Fomos pra Esteio no final de 2009, onde pudemos dar a ele a alegria de correr solto, coisa impossível dentro de um apartamento. Ele atingiu a felicidade conosco, assim como nos proporcionou também. O amor que trocamos com nosso camaradinha foi tão enorme, que ele e nós fomos e somos felizes e não possuímos arrependimento nenhum ao longo dessa história. Os cachorros possuem uma contagem diferente do tempo que nós, humanos. Nosso Bing era um velhinho com mais de 100 anos. Ele terminou sua passagem por aqui da mesma forma que eu desejo pra mim: devido à idade avançada, dormindo tranquilamente, sem dor, recebendo todo amor da família que ama. Pensando nisso tudo, percebemos que ele foi vitorioso, pois encontrou o amor e a felicidade que poucos seres no mundo atingem. Hoje ele está repousando na casa definitiva de nossa família, após tanta peregrinação e tantas dificuldades. Quando fomos morar em Esteio, tínhamos receio e preconceito, mas pude ver que, não só o Bing, mas Yasmin, Gabriel e Lori encontraram muita felicidade e se adaptaram como jamais esperávamos. Inclusive, assim como o Gabriel salvou o Bing, a Yasmin pôde salvar o Beethoven. Na frente da casa havia um toco, um resto de tronco partido. Assim como nosso espírito quando nos mudamos para lá. Desse tronco, nasceu uma mudinha, que foi crescendo junto da nossa felicidade e esperança. Hoje, no lugar do tronco velho, uma bonita árvore cresceu. Junto de Bing, Gabriel, Yasmin, Beethoven e Lori, essa bonita árvore cresceu. Descansando à sombra dessa árvore, está nosso companheiro, que cumpriu sua missão. Sejamos felizes pela vida que pudemos proporcionar ao Bing, não se esqueçam do poder transformador que o amor possui. Amo muito nossa família! Beijos e abraços a todos, sejamos felizes pelo nosso companheiro Bing! Texto copilado de Rafael Santos, meu filho mais velho, sobre a perda de nosso camaradinha de estimação... Bing...
Abraço fraterno, toda bênção!
Comunidade se une em prol do Zoo
FUNCIONÁRIOS fizeram um abraço coletivo em torno da área para a não aprovação de projeto
Parque Zoológico é um dos principais atrativos turísticos e de lazer da região |
FUNDAÇÃO - Desde 1972, a Fundação Zoo Botânica vem prestando relevantes serviços à sociedade por meio de seus três setores. O Museu de Ciências Naturais, o Jardim Botânico, ambos na Capital e o Parque Zoológico, em Sapucaia do Sul. Os projetos e iniciativas da FZB, frequentemente realizadas em cooperação com organizações do Brasil e exterior, buscam aliar a conservação da natureza com o desenvolvimento social, para que atividades econômicas possam ser realizadas com menor impacto ambiental. Alguns exemplos são zoneamentos e diagnósticos ambientais, protocolos e manuais de boas práticas de produção agropecuária. A utilização de uso sustentável de recursos da biodiversidade e planos de manejo de áreas protegidas. A FZB também coordena a elaboração das listas da fauna e da flora em extinção no Rio Grande do Sul e propõe medidas para a sua conservação.
LAZER - Além disso, a Fundação, principalmente o Zoológico mantém espaços públicos de lazer e cultura acessíveis à população; promove ações de educação ambiental voltadas a escolas públicas e à comunidade em geral. Entre as pesquisas desenvolvidas pela FZB estão a descrição de novas espécies de plantas e animais, a realização de inventários biológicos, o manejo de animais peçonhentos visando à produção de soro antiofídico, o biomonitoramento da qualidade do ar, a recuperação de ambientes degradados, o impacto de estradas sobre a fauna, a proliferação de algas tóxicas, o efeito de espécies parasitas e exóticas invasoras, a fauna fóssil e entre outros.
Loteamento Campos Verdes
promove festa de Natal
A festa comunitária de Natal do Loteamento Campos Verdes será realizado no dia 18 de dezembro, a partir das 17 horas. Entre as atrações disponíveis para as crianças estão brinquedos infláveis, distribuição de pipocas, cachorro quente e suco.
Segundo um dos organizadores do evento Geovane Rodrigues, que faz trabalho voluntário há alguns anos, este é o segundo evento natalino na localidade, onde a proposta é fazer as crianças serem felizes no Natal. “Na vida a gente passa por três fases: a primeira, quando acreditamos no Papai Noel; a segunda, quando deixamos de acreditar e a terceira; quando se tornamos o próprio Papai Noel e levamos alegria”, comentou Rodrigues.
Interessados podem entrar em contato com o Geovane Rodrigues - Cidadão Legal, em sua página no Facebook.
Mobilização no combate do
transmissor da dengue
A visita nas casas se intensificam por causa do clima |
2ª Mixlândia acontece no sábado
A IDEIA É agregar a comunidade para que possam conhecer o que é produzido na cidade
A primeira edição teve um resultado expressivo junto aos organizadores |
Padre Túlio Melo Wavginiak
Pároco da Igreja Imaculado Coração de Maria*
O AVIÃO E A QUEDA
Causou clamor internacional a queda do avião que transportava a equipe da Chapecoense, na Colômbia. Todos sentimos no coração o impacto daquela tragédia. Todos nos solidarizamos com o acontecido e do nosso modo procuramos ajudar. Escreveu-se Força Chape nas redes sociais e muitas pessoas, ao longo do globo terrestre, manifestaram a sua solidariedade com camisetas, sinais de luto e outras manifestações. Todas elas nos ajudaram a nos fazer compreender que a vida é o dom mais importante que nós temos e que todas as coisas diante da vida deveriam ser consideradas secundárias. No entanto, parece que na própria origem do acidente, estava a cobiça humana. Um dos pilotos – um dos sócios proprietários da empresa – tinha um plano de vôo com a mesma distância que era igual à da autonomia do avião. O fato do vôo não ter dado uma folga de segurança para algum imprevisto, foi decisivo para a queda do avião. Os detalhes preliminares apontam para uma pane seca do avião, causada pela falta de combustível. Cada pessoa tem um papel importante na sociedade. Todos somos interdependes uns dos outros. Na medida em que nós cumprimos o nosso papel, colaboramos para que o tecido social possa se desenvolver. Se qualquer membro da sociedade pensa apenas em si próprio, no seu interesse, não tem como uma sociedade se desenvolver e prosperar. É o trabalho interligado de todos em prol do bem comum que torna possível à nossa sociedade se desenvolver. É preciso que tenhamos consciência de que todos são importantes para o bem comum. Todas as pessoas são necessárias e cada um pode colaborar doando-se para o bem de todos. Todos damos e recebemos! O fato de sermos membros da sociedade, nos dá condições de aprender com os erros e acertos daqueles que vieram antes de nós. E nós também contribuímos para o bem de todos. Desse modo, é uma injustiça quando pensamos apenas em nossos interesses e não compreendemos que somos co-responsáveis. Ou seja, que todos devemos receber e também nos doar para o bem comum. Quando somos conscientes de nosso papel na sociedade, se torna mais fácil colaborar para o todo. O nosso Brasil só pode ser um país desenvolvido com a colaboração de todos. Muitas vezes reclamamos da falta de seriedade de nossos governantes. Dizemos que eles se preocupam apenas com os interesses deles e que não se interessam pelo bem comum. Em muitos casos, estas reclamações procedem. O que é preciso ter presente é que nós não podemos repetir os mesmos erros deles e tentarmos nos justificar. Lembre que o Brasil só vai se tornar um país melhor quando nós assumirmos as nossas responsabilidades. É preciso que sejamos co-responsáveis. O Brasil será um país melhor para se viver quando cada um de nós cumprirmos os nossos deveres.
Reforço policial em dezembro
A PROPOSTA DA OPERAÇÃO é dar condições de segurança aos cidadãos
ao fazer as compras de Natal
Após o lançamento da operação, os profissionais já iniciaram suas atividades |
CUIDADO - Segundo o tenente coronel do 34º BPM de Esteio, José Nilo Corrêa Alves, a operação visa coibir delitos contra as pessoas e ao patrimônio, como furtos e roubos. “Estamos alertando a sociedade para que fique atenta com indivíduos que possam estar com intenções que cometer algo contra a vida do cidadão”, disse o tenente coronel. Ele comentou que ao observar algo suspeito, qualquer pessoa pode entrar em contato através do número 190. “As compras devem ser feitas com cuidado, onde deve-se evitar distrações e também não estar com grande quantidade de dinheiro, priorizando o uso do cartão de crédito”. Durante o ato de lançamento da operação, também foi assinado o convênio de renovação de repasse de verba para o policiamento comunitário, que abrange diversos bairros de Esteio. Também ocorreu uma homenagem ao PM Paulo Adriano Silva Santos morto, no dia 02 de dezembro, na forma de um ‘sineraço’.
Passeio na Av. Brasil
Para lembrar a passagem de um ano de existência da Avenida Brasil, as margens do Arroio Sapucaia, no dia 17 de dezembro, a partir das 10 horas, está previsto a realização de um passeio de bicicleta. Interessados em participar basta comparecer junto à ponte Eneas Teredo Buscari, próximo a Avenida Presidente Vargas com sua bicicleta, no ponto de largada.JOSÉ NILO CORRÊA ALVES
Ten Cel QOEM*
Dia-a-dia na cidade
Morte de um colega
No último dia dois de dezembro, em uma manhã normal de uma sexta feira bonita de sol radiante, fomos todos surpreendidos pelo falecimento trágico de um colega de farda, colega que antes de tudo era amigo e irmão de muitos. A tristeza e consternação foi geral e, enquanto acompanhávamos os trabalhos da perícia e IML, alguns ainda não acreditavam no que havia acontecido. Aquele policial militar competente, de tão bons serviços prestados, de tantas ações audaciosas e eficientes em prol da comunidade... havia partido. E de que forma? Nós que vivemos o dia-a-dia da profissão sabemos perfeitamente o risco que corremos ao vestir a farda e sair para trabalhar, em turnos variados e sem diferenciar inverno ou verão. Temos a consciência exata do risco que corremos quando a profissão que abraçamos nos empurra, no meio da noite, para o interior de becos escuros na busca de marginais que vitimaram pessoas inocentes. Tudo isso faz parte de um juramento que fizemos no início da carreira e para o que fomos treinados e preparados exaustivamente. No entanto, nada prepara colegas, familiares e amigos para uma morte inesperada, dentro de casa, deitado na cama, no momento do descanso do guerreiro. O sentimento, falo por mim, é de completa impotência ao ver o amigo ali, vitimado sem motivo aparente, no único local que poderia ser considerado o seu porto seguro. É lamentável. Mas tudo isto prova que os policiais são humanos, tem sentimentos, famílias, problemas familiares e interesses particulares como todo mundo. Às vezes as pessoas esquecem-se disso e resumem a profissão de policial, militar ou civil, a algo que deveria ser desempenhado de maneira mecânica, sem sentimentos ou preocupações que possam vir a colocar em risco a sua capacidade de decidir em frações de segundos diante de situações de extremo stress. Várias vezes tive a oportunidade de dizer em grupos onde discutia-se o assunto: a segurança pública somente será perfeita, sem erros ou falhas, quando puder ser feita sem a participação do ser humano. Quando máquinas puderem fazer este trabalho, controlando as vidas de todos, em todos os lugares, por todo o tempo, aí talvez alcancemos um estágio de segurança pública absoluta. Mas a que preço? Eu não gostaria disso, pois entendo que no atendimento das agruras alheias é importante, e até essencial, uma dose de empatia. É a compreensão da desgraça dos outros que muitas vezes nos empurra a fazer o que fazemos, mesmo apesar de todas as dificuldades de todas as naturezas. No final, resta a certeza de que o herói foi tranquilo, cumpriu sua missão e deve ser, sim, homenageado por todos. E a melhor homenagem é a continuidade da sua tarefa na luta incessante por uma sociedade melhor e mais segura para a comunidade e para nossas próprias famílias. Até a próxima.
Esteio e Sapucaia do Sul
são atingidos pela
Operação Versa
A AÇÃO tinha por objetivo desarticular uma quadrilha envolvida em roubos de cargas de carros
Parte da quadrilha foi presa em cidades da região |
APREENSÃO - Segundo o delegado Gustavo Rocha, a investigação teve início em maio deste ano e evoluiu significativamente no último trimestre com a prisão preventiva de nove de seus integrantes, incluindo um dos responsáveis por comandar a execução de um roubo a carga de celulares, ocorrido no início de setembro. “Com a utilização de tecnologias modernas de investigação a polícia judiciária identificou, no início de outubro, dois depósitos utilizados para o armazenamento e redistribuição das cargas roubadas, sendo um em território sapucaiense. Na ocasião foram presos em flagrante três indivíduos. Já neste segundo local, foram encontradas diversas cargas roubadas de gênero alimentício, tais como carne, arroz e frios”, informou Rocha. Ele destacou ainda que na ocasião foi apreendido uma farta documentação que desvendou um elaborado esquema de recolocação dos produtos subtraídos no mercado com “roupagem” de legalidade. “A organização criminosa era composta, em regra, por motoristas de caminhões e proprietários de estabelecimentos comerciais voltados à comercialização e distribuição de alimentos, por isso a preferência por produtos dessa natureza”, esclareceu o delegado.
Veículos roubados são encontrados
em residência no Pasqualini
Os automóveis estavam num imóvel escondido |
Rapaz é detido no Centro
Um jovem de 24 anos foi preso no dia 26 de novembro, por volta das 20 horas, na área central do município.
De acordo com o 34º BPM, a detenção ocorreu após a sala de operações receber uma ligação anônima no qual, um indivíduo estaria furtando uma residência. Diante da situação, uma guarnição foi deslocada até o local, onde iniciou uma perseguição, quando o rapaz tentou fugir pelos telhados de algumas moradias da região. Após algumas tentativas, ele foi preso em cima de uma das casas. Durante a verificação no sistema prisional, o suspeito possui diversos antecedentes como furtos, arrombamentos, receptação, desobediência, tráfico de entorpecentes, entre outros. O indivíduo foi conduzido ao Hospital São Camilo e em seguida a DPPA, em Canoas.Paulo Adriano Santos |
em sua residência
Foi encontrado morto em sua residência, no dia 02 de dezembro, por volta das 9h15, o corpo do soldado do 34º BPM de Esteio, Paulo Adriano Silva Santos, de 42 anos, por disparo de arma de fogo. O SAMU chegou a ser acionado, mas o policial militar já estava morto. O PM residia com a família na Vila Ezequiel. Após o fato ter sido registrado na DP do município, o local foi isolado e submetido à perícia técnica e o corpo recolhido pelo IGP. Nas redes sociais houveram dezenas de pessoas que compartilharam a informação da morte do policial e manifestaram seu pesar com a família, pois a vítima tinha amigos em diversos segmentos da comunidade local. O corpo chegou a uma das capelas do Cemitério Municipal Dois de Novembro, quase oito horas depois de seu falecimento e centenas de pessoas foram dar o último adeus ao policial militar, que atuava na corporação há 18 anos. O sepultamento foi no dia seguinte, na cidade de São Sepé, na região central do Estado. Segundo o delegado André Sperotto, ele foi morto com um tiro na cabeça e algumas testemunhas já estão sendo ouvidas, entre elas, a viúva do policial do morto. Mas na tarde do dia 05 de dezembro, uma reviravolta no caso, o enteado da vítima, de 17 anos foi detido, onde prestou esclarecimentos na DP da cidade. A Polícia Civil aguarda que a Justiça e o Ministério Público decidam sobre o futuro do menor infrator. Em depoimento, o enteado do policial militar não disse o que motivou o crime.
Nenhum comentário:
Postar um comentário