quarta-feira, 8 de março de 2017

EDIÇÃO 2052

Uma viagem ao Japão 
Durante o passeio, Miguel Luz teve a oportunidade de conhecer 
uma outra cultura e obter novos conhecimentos
Eu não sei, nunca me passou pela cabeça uma viagem para o Japão. Já viajei por diversos países. Todos os anos tenho feito isto, mas no Japão e a China, nunca. O Convite foi tentador, e quando menos esperava estava viajando para o Japão e depois a China. Fiquei preocupado. O que tinha ouvido que estes países tinham costumes muito estranho, tudo muito caro, e assim por diante. Parto de um princípio que as pessoas não fazem viagens. As viagens é que fazem as pessoas. Para mim seria um novo desafio. Em Porto Alegre embarcamos no Aeroporto Salgado Filho em direção a São Paulo e de lá até a cidade de Abu Dabi, mais ou menos 20 horas de voo. Até o Japão, mais 12 horas. Por fim chegamos a Pequim. Do aeroporto até a entrada da cidade, mais de três horas e meia de ônibus, depois mais 15 minutos de táxi até chegar ao destino. Encontramos a casa que havíamos alugado. Era pequena, no padrão local. Dois quartos, uma sala e banheiro, finalmente um banho depois de quase 36 horas de viagem. No outro dia foi de reconhecimento da região. Perto dali um edifício do governo que oferece uma vista espetacular, do 28º andar, a visão do Monte Fuji, coberto de gelo. Mais um dia, já descansados, fomos visitar o Mercado do Peixe, o maior do mundo. Visitamos o Palácio do Imperador, o parque que circunda o prédio. O imperador aparece em público uma vez ao ano, no dia 02 de janeiro, estamos longe e não valia a pena voltar. Visitamos o jardim com árvores centenárias de banzai. A mudança de ano é comemorada em fevereiro, por isso, o dia 31 de dezembro, resolvemos comemorar a nossa moda. A moda brasileira. Para isso escolhemos , ou melhor, nos indicaram, o Palace Hotel, que fica próximo ao Palácio do Imperador. Muito fino, elegante, ótima comida. Éramos os únicos a lembrar do ano novo. No dia 02 de janeiro, no trem bala, partimos para Kyoto, antes fizemos um passeio de barco na Baía de Tóquio. A visita ao templo Kimkaku-Ji foi maravilhosa. Localizada numa pequena ilha, um lago artificial recebe a luz do sol e parece ser todo folheado a ouro. No outro dia a tão esperada visita a Hiroshima que há 72 anos recebeu o impacto da bomba atômica lançada pelos americanos, no dia 06 de agosto de 1945. Um bombardeiro B-29, às 8h15, a 580 metros de altitude lança a bomba que liquida a cidade. O número de mortos ultrapassou os 100.000 e nos anos seguintes, em 200.000. Hoje a população de Hiroshima é de um milhão e trezentos mil habitantes. Nos quinze dias no Japão foi maravilhoso. Muitas histórias e fatos curiosos aconteceu neste período. Acontecimentos que levaríamos muito tempo para contar. Até a próxima.

Sapucaia do Sul poderá sediar etapa de ciclismo
Os ciclistas irão percorrer diversos locais do município
Mais projetos para o incentivo ao esporte em Sapucaia do Sul. Está previsto para ocorrer na cidade a realização de uma etapa do Campeonato Gaúcho de Ciclismo. A atividade irá acontecer no dia 20 de agosto, data onde é comemorado o aniversário do município. A apresentação desta iniciativa se tornou possível através de uma reunião entre os integrantes da Associação de Ciclismo de Sapucaia do Sul (ACISA), Deiver Duran, Daniela Balus, Dion Santos e Almir Silva de Souza Jr, com a participação de representantes do Executivo Municipal e apoiadores.


Atleta esteiense participa de competição em NH 
A integrante da Acores de Esteio, Elisabete Pascoal participou no dia 19 de fevereiro da corrida de Cross Country, que ocorreu no município de Novo Hamburgo, no Vale dos Sinos. O local escolhido foi o Sítio da Bike, onde os competidores tiveram que percorrer aproximadamente 6 km em trilhas e com obstáculos naturais. Elisabete sagrou-se campeã na categoria que corresponde a faixa etária de 55 a 59 anos. Ela completou a prova em 34 minutos e 18 segundos.


Ex-alunos tem momentos de 
nostalgia e reencontros
O grupo se reuniu para reviver momentos de suas vidas
Com o objetivo de reencontrar pessoas que fizeram parte de sua vida escolar e também matar as saudades, ex-alunos do pré- escolar do ano 1996, do Centro de Educação Maria Lygia Andrade Haack, localizado a Avenida Lindolfo Collor, bairro Primavera promoveram uma festa. Um dos principais motivos para este encontro foi resgatar um pouco da história do grupo que conclui o ensino fundamental na instituição no ano de 2004. Também prestigiaram a festa Cleci Araújo, Benedito e a diretora Claudia Lorenzoni. O evento aconteceu no dia 15 de fevereiro, nas dependências da escola. Segundo Andressa  Subtil Doberstein, o grupo passou momentos de diversão e compartilhar histórias da época da escola. “A maioria já tem constituída suas famílias e até com filhos. Além disso, percebemos que mesmo estudando em escola pública, grande parte do grupo foi em busca de seus objetivos, sua formação educacional, conquistando seus espaços no mercado de trabalho e até de empreendedores”, falou Andressa. Ela enfatizou que o reencontro foi importante, pois também tivemos a oportunidade de verificar as mudanças que aconteceram na instituição nos últimos anos que tem fator expressivo para o crescimento e atendimento de crianças e adolescentes que residem no bairro ou arredores. Em uma rede social, a professora Kátia Pedra, que na oportunidade fazia parte do corpo docente no Vila Olímpica e que também foi educadora da turma relatou este momento para seus seguidores. “Posso resumir tudo em emoção, dedicação, carinho e alegria e respeito. As sementes germinaram, deram lindas árvores. Ser lembrada neste momento é algo especial e um grande presente”. Na oportunidade, foi realizado um agradecimento especial a direção da escola que abriu os portões e preparou o espaço para o evento, com o foco de prestigiar por aqueles que passaram um dia pela escola.


Abastecimento de água é tema 
de audiência pública 
A falta de água e as ações na cidade foram alguns dos assuntos tratados no encontro
As constantes faltas de água e as péssimas condições em que grande parte das ruas de Esteio ficaram após a obra de colocação da rede de esgoto cloacal provocou uma audiência pública, na noite do dia 15 de fevereiro, no Plenário da Câmara Municipal. Participaram representantes de diversos bairros da cidade, bem como das pastas de Obras e Desenvolvimento Urbano. A Corsan esteve na reunião com o superintendente regional, Alberto Paganella e o responsável pela unidade esteiense, Luciano Brandão. A audiência teve como proponentes os vereadores Euclides Castro e Fernanda Fernandes, mas também teve a presença de outros parlamentares, que fizeram questionamentos referente ao caso. Luciano Brandão disse que estão sendo realizadas obras da Corsan na cidade na Avenida Senador Salgado Filho, próximo a uma rotatória e num pequeno trecho da Padre Claret. Uma das explicações de Brandão é que estão sendo realizadas as instalações para a colocação do assentamento de rede e de elevatórias para a Estação de Tratamento de Água (ETA). “Em pouco mais de dois anos, cerca de 14 km de rede foi troca de cimento por PVC e aos poucos desativando a rede antiga. As adutoras foram feitas com um material que tem mais de três décadas de uso”.
FALTA – Em relação ao desabastecimento de água na cidade, Luciano contou que a retomada após a ligação das máquinas é demorada e para restabelecer o funcionamento em todas as casas pode chegar até sete horas. “Estas ações tem proporcionado com que haja uma aproximação entre Corsan e poder Público. Esteio vem sendo pioneiro onde se reúne todas as quartas-feiras com representantes da secretaria de Obras e das empresas terceirizadas para tratar do plano de ação referente as atividades nos bairros do município.
Novas ações para o tratamento de esgoto 
O representante da unidade esteiense, Luciano Brandão enfatizou que muito destes transtornos é por um período, pois após o término das obras será dada a largada para o funcionamento do tratamento doméstico do esgoto. “Precisamos estar com tudo dentro das normas operacionais para que não ocorram problemas quando o sistema de coleta estiver funcionando. Por ser uma localidade que geograficamente é pequena, isso facilita o trabalho dos servidores, quando há algum problema”. Moradores de diversos bairros da cidade fizeram perguntas em relação às péssimas condições do asfalto nos locais onde a Corsan abriu para colocar a rede cloacal, como também os problemas existentes em algumas moradias que já foi feita a ligação de banheiro e lavanderia a caixa coletora na calçada.


Rede drenagem do Novo Esteio 
passa por melhorias
Uma cratera foi aberta para as obras na região
O processo de identificação de possíveis obstruções nas redes de drenagem do Centro teve início na segunda quinzena do mês de fevereiro. O trabalho foi realizado por uma equipe de trabalho da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos no Bairro Novo Esteio. As intervenções começaram na divisa das Avenidas Celina Kroeff e Independência, no ponto onde será criado um poço de visita (acesso para vistoria da canalização) e a troca dos canos da rede de drenagem. Os servidores da secretaria trabalham com a hipótese de haver uma obstrução sob a rodovia BR 116, na direção Centro – Novo Esteio, ponto por onde passam as águas drenadas pela rede. Caso seja identificado, será possível resolver o problema e evitar alagamentos em dias de chuva forte.



Parque Assis Brasil se transforma em sala de aula para alunos do Adventista 
Estudantes do 3º ano do ensino médio começam as atividades de maneira diferenciada
Educadores e estudantes tiveram uma aula diferenciada
Inovar no ambiente escolar influencia de maneira relevante no aprendizado dos estudantes trazendo resultados positivos. A partir deste conceito, a Escola Adventista de Esteio propôs durante a aula magna para um grupo de aproximadamente 20 alunos do 3º ano do Ensino Médio. A atividade aconteceu no dia 17 de fevereiro, nas dependências do Parque de Exposições Assis Brasil, em frente as esferas. Na oportunidade, em meio a natureza, os estudantes puderam conversar sobre temas atuais, proporcionando um momento de diversão entre colegas e professores. A abertura contou com a explanação do prefeito Leonardo Pascoal que abordou assuntos de sua vida acadêmica, seu envolvimento na política e as ações que pretende fazer em prol da educação na cidade, com auxílio das parcerias. Segundo a coordenadora pedagógica da Rede Adventista, Roseli Garcia de Agueiro, a ideia é promover não somente a formação acadêmica, mas também estes jovens sejam cidadãos conscientes e entendendo que fazem parte de um contexto. “A parceira com o Poder público é algo expressivo, pois oportuniza aos jovens também conhecerem como funciona este segmento. Outro ponto importante é dar incentivo a comunidade escolar em relação a utilização dos espaços públicos na cidade”.
CIDADANIA - Para a diretora da instituição, Carmen Cesar, um dos projetos desenvolvidos neste ano pela rede Adventista é abordar sobre as diferentes fases da cidadania no dia a dia. “Este evento é a forma de motivar os jovens para os obstáculos que poderão surgir durante o ano”. De acordo com a aluna Fernanda Rocha, 16 anos, a participação desta aula fora dos muros da escola impulsiona a todos a sair da zona de conforto e ir em busca dos objetivos. “Por ser a primeira vez, que participo de algo similar na escola, durante o ano espero que os professores me ajudem a trabalhar meus pontos positivos e aqueles que tenho dificuldades para obter bons resultados”.

CTG promove festa da amizade
O Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Chama Nativa promove no dia 04 de abril, o Jantar-baile da amizade. O evento está previsto para ocorrer no sábado, 08 de abril, com início a partir das 20 horas. A animação da festa ficará a cargo do Grupo Recuerdo. O cardápio será galeto, arroz, aipim e saladas. O valor dos convites é de R$ 40,00, individual. A entidade tradicionalista fica localizada na Rua Coelho Neto, 117, bairro Jardim Planalto.


Voluntária que trabalhou para comunidade do Primavera 
Por décadas promoveu ações e lutou para que as pessoas fossem valorizadas 
Em mais de quatro décadas, Glaci Vieira escolheu Esteio para viver, formar sua família e trabalhar em prol de sua comunidade. Ela relatou que um dos principais motivos para a escolha foi a acessibilidade de deslocamento entre Porto Alegre e São Leopoldo. “Mas ao me casar, no ano de 1972, ainda muito jovem com 20 anos de idade finquei minhas raízes aqui”, disse. Ela enfatizou que durante alguns anos, por motivos particulares esteve residindo em Alvorada e Dois Irmãos. “Apesar de já ter ido para outras localidades, foi em Esteio que me realizei como pessoa e cidadã”. Na final da década de 1990, Glaci tomou a iniciativa e começou a participar de movimentos sociais, entre eles, relacionada a comunidade negra da cidade. Diante de seu envolvimento no segmento, resultou inclusive na entrega de uma distinção pela sua atuação no movimento. “Em função disso e por estar trabalhando junto com outras lideranças da cidade, pude conhecer outros bairros da cidade e as diferentes realidades existentes”.
PARCERIAS - Glaci Vieira falou que por três vezes foi eleita presidente da associação de moradores da Travessa Jorge de Souza Moraes, que fica no bairro Primavera. Ela contou que neste período trabalhou em defesa da comunidade e sempre buscando manter um contato com os representantes do Poder Público, na constante busca de melhorias para a saúde, cultura, esporte, bem como a regularização fundiária, que anos mais tarde puderam ser comemorados por grande parte da comunidade. “Foram momentos de luta, determinação, que resultou em muito esforço para que as famílias tivessem um pouco de dignidade, principalmente para os menos favorecidos”.
EVENTOS - Ela frisou que durante um período havia um concurso de beleza que proporcionava a presença de meninas que viviam em situação de vulnerabilidade social a participar de concurso de beleza. O sucesso foi tamanho que várias garotas da periferia de Esteio tiveram a chance de mostrar sua beleza, não somente em âmbito local, mas estadual. “Na maioria das ações, foi a ajuda de colaboradores e voluntários para que pudéssemos fazer eventos expressivos agregando a comunidade e dando novas oportunidades as crianças e aos jovens”. Em função de questões particulares, Glaci Vieira atualmente reside no município vizinho de Sapucaia do Sul, mas sem perder o contato com amigos e pessoas que fizeram parte de sua história no momento em que esteve na cidade.


Homem que ajudou a levar a luz aos esteienses 
Roque Rodrigues quando atuava na empresa na cidade
Por mais de três décadas, a rede elétrica na cidade era monitorada por um dos funcionários da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), Roque Neuso Rodrigues, 69 anos. Ele atuou como sub-gerente Nascido em São Sebastião do Caí e eletricista fiscal, Roque conta que devido a uma promoção na empresa veio ficar residência em Esteio e ajudou a formar sua família. “Foi desafiador, pois tive a oportunidade de levar luz elétrica para áreas do território que não possuía”, disse Rodrigues. Ele comentou que trabalhar na empresa pública era além de ter uma responsabilidade imensa também foi algo gratificante que ficará marcado na história da minha vida. Roque enfatizou que teve o privilégio de acompanhar o crescimento da cidade em todos os aspectos, que em determinados pontos possui uma semelhança com a empresa de energia elétrica. “Estivemos num momento do município que tínhamos que instalar fios e postes, devido ao desenvolvimento de regiões que antes era somente mato”.
SAUDOSISMO - Por muitos anos, o servidor público aposentado ressaltou que era em muitos casos diferente dos dias atuais. Grande parte dos trabalhadores apenas residiam em Esteio e trabalhavam principalmente em Porto Alegre. Por longo período, a cidade era apenas para descansar e dormir. Roque disse que naquela época as pessoas como prefeitos e empresários eram respeitados e conhecidos. “Apesar das transformações houveram na cidade, como o crescimento habitacional, gosto desta terra, devido ao acolhimento e das pessoas”. Roque Rodrigues reside na Avenida Dom Pedro, na área central do município, mas por alguns anos morou no bairro Parque Amador.


Shows e carnaval de rua fazem 
parte do aniversário 
Dentro das comemorações alusivas aos 62 anos de emancipação política de Esteio, no próximo sábado, dia 04 de março, às 10h30, acontecerá a apresentação da Orquestra Adorai, da Igreja Assembleia de Deus. O local escolhido foi o espaço coberto da Rua Garibaldi, que fica na área central da cidade com entrada gratuita. A partir das 16 horas, terá início o ‘carnaversário’, no Parque de Exposições Assis Brasil. Entre os artistas locais estão o Grupo Recuerdo e Lokos d’Bira, assim como em seguida, os desfiles de blocos carnavalescos, muamba com apresentação de escolas de samba. Um dos shows da noite para ocorrer é do Grupo Pura Cadência. O ingresso é um quilo de alimento não perecível ou de ração animal.



Missa campal no aniversário de Esteio 
Evento faz parte da programação especial
A celebração ficou lotada com a presença de moradores 
A abertura dos festejos em homenagem aos 62 anos de Esteio ocorreu na tarde do dia 28 de fevereiro, data do aniversário de emancipação política do município com uma missa campal. O evento ocorreu num terreno situado na Rua 28 de Fevereiro, no bairro Parque Amador. Participaram do ato integrantes do Coral vozes do Coração que mostraram o talento para o público com músicas religiosas. A celebração foi presidida pelo pároco da Igreja Imaculado Coração de Maria, Túlio Melo Wavginiak e o padre Joca, da Igreja Santo Inácio de Loyolla, tendo o auxílio do diácono Lourival, da Paróquia Nossa Senhora das Graças. A irmã Ana Garaffa foi homenageada pela passagem dos 90 anos. O prefeito Leonardo Pascoal falou que foi uma alegria muito grande poder participar. “Esta é uma data muito importante para todos os esteienses, o aniversário da nossa querida cidade, comemorada desta maneira tão bonita”, comentou Pascoal.
TRAJETÓRIA - Segundo uma das organizadoras, Claudia Folgarini, a missa foi um grande momento para aqueles que acompanharam a solenidade. “Foi um espetáculo muito bonito e emocionante, em todos os aspectos e que proporciona aos esteienses serem abençoados pela data de seu aniversário”, disse a moradora responsável pelo terreno. Claudia relatou que as celebrações tiveram início há cerca de 16 anos, quando uma jovem que era prenda do CTG Poncho Crioulo precisava apresentar algo sobre a cidade num concurso. “Diante disso, a menina procurou dona Lorena, para que auxiliasse no trabalho. Prontamente a moradora atuou neste processo e por dois anos, a celebração ministrada pelo então padre Léo Hastenteufel no meio da Rua 28 de Fevereiro”, frisou. Ela enfatizou que em 2004, após a aquisição de um terreno, as missas passaram a ser realizada sob árvores já existentes no local, que ajuda a amenizar o calor. Além do chefe do Executivo Municipal, a missa foi acompanhada pelo vice-prefeito, Jaime da Rosa, secretários e vereadores.


Trabalho desbravador que está 
na segunda geração
Gilberto e João Luz, durante um evento com funcionários e colaboradores
Uma das empresas mais antigas na cidade que neste ano deve comemorar seis décadas de atuação possui uma história marcada por alegrias e alguns obstáculos que vão sendo superados. A Imobiliária Luz, que surgiu a partir da iniciativa de seu proprietário, João Luz e hoje é tocada pelos filhos, entre eles, Gilberto Luz. Ele contou que começou a trabalhar no estabelecimento pertencente ao seu pai, em 1978, quando a imobiliária funcionava na Avenida Presidente Vargas, 2431. Na oportunidade a primeira função foi como office boy. “Na época era muito jovem e a ideia seria trabalhar enquanto terminava os estudos e depois atuar na área da indústria petroquímica”, disse Luz. Ele comentou que estava cursando técnico em petroquímica na Escola Liberato Salzano, em Novo Hamburgo e seguir carreira neste segmento. “Muitas vezes, nos planos tomam outros rumos e que em alguns casos são para o resto da vida”.
CRISE - Em relação a imobiliária estar na segunda geração da família, Gilberto Luz comentou que mesmo com a situação em que se encontra o país e o mundo, o empreendimento está conseguindo dar prosseguimento e também de muito orgulho. “A próxima geração, os netos poderão colher ainda bons frutos e reconhecer a trajetória da empresa e da família na cidade”. Luz ressaltou que a imobiliária e seu fundador, falecido em novembro de 2016 estão diretamente ligados ao desenvolvimento de Esteio, pois a partir deste trabalho foi possível desmembrar áreas e que ao longo deste período se tornaram bairros com uma boa infraestrutura. “Em setembro a imobiliária Luz comemora 60 anos, portanto dois anos a menos que a emancipação política, que pertencia a São Leopoldo. Prova isso uma relação de fidelidade e trabalho”.
HISTÓRIA - Em 1957, João Anastácio da Luz começou a trabalhar na venda do loteamento da Vila Aguiar (atual rua Theodomiro Porto da Fonseca ou “Rua da Figueira”), já tinha a ideia de fundar uma imobiliária de expressão no município. Após este passo ousado em fundar este espaço, vários outros empreendimentos foram vendidos. Os mais expressivos como o Loteamento Vila Esperança, Residencial Vila Rica, Novo Esteio e Primavera. Em Sapucaia do Sul, a Vila Fortuna, Industrial e Padre Réus foram as primeiras transações imobiliárias do estabelecimento. Já na cidade de Cachoeirinha, o Loteamento Agrário Costa do Ipiranga também teve uma grande representatividade de vendas a imobiliária Luz.


62 ANOS DE ESTEIO 
Padre Túlio Melo Wavginiak 
Pároco da Igreja Imaculado Coração de Maria* 
O povoado de Esteio começou a se formar, a partir de uma fazenda do Areião do meio, que mais tarde foi chamado de Esteio, por causa da ponte sobre o arroio Sapucaia. Por isso, conto a história de um pequeno povoado, para ilustrar. Num pequeno povoado, uma mulher se surpreendeu ao ver em sua porta um homem, bem vestido, que lhe pedia algo para comer. A mulher se desculpou dizendo que não tinha nada em sua casa. O homem lhe disse, “não se preocupe, eu tenho uma pedra de sopa na minha sacola. Se você me arrumasse uma panela com água fervente, eu faria a sopa mais deliciosa do mundo”. Ele ainda disse a ela: “Veja para mim a maior panela que você tiver, por favor”. A mulher ficou muito curiosa com aquele desconhecido que dizia ter uma pedra de sopa e foi logo contar para as suas vizinhas, sobre o que estava acontecendo. Quando a água estava começando a ferver, as mulheres da vizinhança estavam todas ao redor do fogão observando aquele homem e a sua pedra de sopa. O homem pôs a pedra de sopa na água e logo provou uma colher com muita satisfação e disse: Deliciosa, pena que ainda faltam algumas batatas. “Eu tenho algumas batatas na minha casa!” Gritou uma mulher. Minutos depois, a mulher havia retornado com uma grande quantidade de batatas descascadas que foram cortadas e lançadas no interior da panela. Após o forasteiro provar novamente a sopa, ele disse: Excelente, mas se tivéssemos um pouco de carne, teríamos um cozido mais apetitoso. Outra pessoa que estava assistindo, se levantou e, rapidamente, voltou com um pedaço de carne que foi aceito pelo forasteiro com muita educação e que, depois de picado, também foi acrescentado no cozido. Pouco tempo depois o homem provou novamente a sopa e disse: “Que saboroso! Faltam apenas algumas verduras, para que fique perfeito. Três vizinhas foram correndo para suas casas e voltaram com cebolas, tomates, cenouras e outros vegetais. Todos foram postos na panela! Mais algum tempo, aquele homem provou novamente a sopa e solenemente disse: “falta o sal!” “Está aqui”, disse a dona da casa! Depois de por o sal e de provar pela última vez da panela, deu uma ordem: “pratos para todos”! As mulheres foram correndo até as suas casas, atrás de pratos, para provarem da sopa de pedra. Algumas delas regressaram com seus maridos e seus filhos, trazendo inclusive pão e vinho para todos que estavam ali reunidos. Todos se sentaram e começaram a desfrutar da esplêndida sopa de pedra, enquanto o forasteiro repartia generosas porções de seu incrível prato. Uma felicidade muito grande estava no coração daquelas pessoas, que riam, conversavam e compartilhavam pela primeira vez a sua comida. No meio do tumulto, o forasteiro se retirou discretamente e silenciosamente, deixando para trás a milagrosa pedra de sopa, que eles poderiam usar sempre que quisessem fazer a sopa mais deliciosa do mundo. Diante dos 62 anos do munícipio de Esteio, comemorados em 28 de fevereiro – bem como de qualquer outro município – pode-se dizer que a participação, o envolvimento e o comprometimento dos cidadãos com o seu município, vai ser o diferencial para ajudar a construir um lugar melhor para se viver. Neste aniversário de 62 anos, não espere apenas dos outros e do poder público. Lembre que fazer com que o nosso município de Esteio, lugar onde residimos se torne um lugar prazeroso para se viver, depende também de nós e de nosso desejo de colaborar com os demais. Faça você também a sua parte, colabore com os demais e com sua cidade.


Vendedores ambulantes são retirados do Centro
A esquina entre a Presidente Vargas e Padre Felipe sem os vendedores ambulantes
Os vendedores ambulantes que atuam na Avenida Presidente Vargas que são originários de países da África ou América Central desde o dia 24 de fevereiro não atuam mais na principal via comercial de Esteio. A medida faz parte da primeira fase da Operação Comércio Legal, que tem como finalidade notificar e orientar os ambulantes em situação irregular possa regular suas atividades. Muitos comerciantes da avenida estão satisfeitos com a saída dos ambulantes, pois a grande maioria alega que paga seus impostos em dia e mantêm funcionários, enquanto os vendedores não dão nenhuma contribuição. A venda de produtos ilegal traz entre as consequências prejuízos econômicos e econômicos para a sociedade.


BM é apresentada a parlamentares
O tenente coronel do 34º Batalhão de Polícia Militar de Esteio (BPM), José Nilo Corrêa Alves esteve reunido recentemente com integrantes do Executivo e do Legislativo esteiense. O objetivo do encontro foi debater a situação da Brigada Militar na cidade e inteirar os participantes sobre o funcionamento da instituição. Na oportunidade, o tenente coronel apresentou os desafios, a estrutura e o trabalho de sua equipe. Segundo ele, a Brigada Militar busca parceria com todos os órgãos de segurança da cidade. “Todos devem trabalhar de forma integrada”, declara. O comandante informou, ainda, que o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) é a principal iniciativa junto às escolas do município. A ação, explica Nilo, tem um efeito positivo para o aluno não somente na escola, mas também em casa. “O programa poderia adquirir mais recursos do Executivo para financiar materiais didáticos para os estudantes”, propõe.


DR. GABRIEL SEGER TEIXEIRA 
*Especialista em implantes dentários e em prótese dentária 
Mantenha as mãos limpas
para evitar doenças 
Lavar as mãos pode parecer apenas um simples hábito de higiene. Porém, o que muitos não sabem é que esse hábito pode prevenir contra diversos tipos de doença, principalmente as infectocontagiosas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que é possível reduzir em até 40% o risco de infecções, diarreias, resfriados e conjuntivite, quando mantemos este hábito. Segundo Dr. Adriano Costa, coordenador da equipe médica do Docway, as mãos são as principais vias de transmissão de germes e micro organismos. “Se não mantivermos as mãos limpas, atos simples como coçar os olhos, o nariz e a boca, podem colocar sua saúde em risco”, comentou Costa. O ideal é lavar as mãos várias vezes ao longo do dia. Além disso, é imprescindível lavar as mãos antes e depois das refeições, assuar o nariz ou usar o banheiro. Também é fundamental higienizar as mãos antes e depois de utilizar o transporte coletivo. Os ônibus e metrôs são lugares muito propícios para termos contato com bactérias. Para quem passa muito tempo na rua e não consegue parar em todos os lugares para lavar as mãos, uma opção é o álcool gel. “O álcool gel serve para desinfetar e matar qualquer tipo de bactéria, desde sua concentração seja de 60% a 80%. Entretanto, apesar de ter uma duração prolongada, ele não substitui a lavagem com água e sabão”, explica. Para completar, o médico alerta as pessoas que usam lentes de contato. “Antes de colocar e tirar as lentas, as mãos devem estar bem limpas. Contaminar as lentes pode trazer com que a pessoa tenha conjuntivite e tenha que se desfazer das lentes mais cedo do que o comum”, detalha o especialista.


Atletas de Esteio sobem ao pódio em campeonato ocorrido no Vale
O evento esportivo proporcionou mostrar o potencial dos corredores
Representantes da equipe local subiu ao pódio 
Corredores de Esteio vem se destacando em competições de corridas de rua pelo Estado. No último dia 19 de fevereiro, um grupo que integra a Associação de Corredores de Rua (Acores) participou da corrida em homenagem ao aniversário do município da Barra do Ribeiro. A atividade foi organizada pelo SESC, com largadas na praia da Picada, mais precisamente na Rua Júlio de Castilhos, com início às 9 horas. Na categoria 45/49 anos, o corredor Jeferson Costa ficou em segundo lugar, de acordo com sua idade. Leonardo Zanatta obteve a terceira colocação no grupo formado por corredores entre 30/35 anos. Zanatta completou a prova em 19 minutos e sete centésimos. Oscar Oliveira Filho, participando da competição na faixa etária entre 50/54 acabou chegando em terceiro lugar. Também prestigiaram a corrida os atletas João Pedro, Fátima Beatriz, José Luis da Silva, Matheus Eduardo Silva e Luiz Zanatta.


Região se prepara para evento de corrida 
Já começaram os preparativos para a 1ª Corrida Sapucaia Sesc. O evento está previsto para ocorrer no dia 16 de julho e envolverá crianças, jovens e adultos de toda a Região Metropolitana e Estado. O percurso ainda está sendo finalizado, mas haverá três trajetos de 5 quilômetros, 10 quilômetros e 1 quilômetro, para as crianças. Haverá troféus para os três primeiros colocados de cada categoria e medalhas de participação para todos os competidores. Para tratar sobre os preparativos da atividade estiveram reunidos em fevereiro, representantes do Executivo, do Sesc e atletas do município.


JOSÉ NILO CORRÊA ALVES 
Ten Cel QOEM* 
Dia-a-dia na cidade 
62 ANOS DE EMANCIPAÇÃO 
DE ESTEIO 
Fevereiro é um mês importante para a nossa cidade. Além de marcar, segundo muitos, o início verdadeiro do ano, após o Carnaval, é o mês em que comemoramos o aniversário da emancipação política de Esteio ocorrida em 28 de Fevereiro de 1955. Assim, quero compartilhar com vocês a alegria que estou sentindo por “estar” Comandante do 34º BPM no ano em que o município de Esteio está completando 62 anos de Emancipação Política. Para mim, Oficial da Brigada Militar, é uma honra representar o Comando da Corporação em um momento histórico tão importante. Por outro lado, enquanto cidadão já apaixonado por esta terra, quero dizer que, quando aqui cheguei, em Julho de 2015, fui surpreendido positivamente pela receptividade e camaradagem que encontrei em todos os setores da sociedade. É claro que já tinha informações sobre a posição privilegiada que Esteio ocupa na Região Metropolitana, o que lhe possibilita apresentar um dos melhores índices de desenvolvimento econômico do Estado. Mas, na minha atividade como em qualquer outra, são as pessoas que fazem a diferença. E é a comunidade, orgulhosa de suas raízes e atuante na busca de seus objetivos, que transforma nossa cidade em um lugar ótimo pra se viver e trabalhar. Temos problemas? Claro que sim, como em todos os lugares. Mas temos, também, vontade de trabalhar em conjunto no encaminhamento de soluções que tragam ainda mais qualidade de vida para nossa população. Órgãos públicos e privados labutam lado a lado, cada um no seu campo de atuação e com suas responsabilidades, para que, principalmente nas áreas essenciais de saúde, educação e segurança, a comunidade tenha suas demandas atendidas da melhor forma possível. Assim, a Brigada Militar e este Comandante parabenizam Esteio e esteienses por mais este aniversário de uma trajetória gloriosa.


Quadrilha é desarticulada
por envolvimento em
roubos na região 
O trio foi preso no bairro Jardim América com drogas 
e diversos equipamentos
Os suspeitos utilizavam em transações com a venda de drogas
Uma quadrilha especializada em roubo de veículos foi desarticulada em Sapucaia do Sul no dia 16 de fevereiro. A ação contou com a participação de agentes da Polícia Civil, por intermédio da Delegacia de Repressão ao Roubo de Veículos do Deic, coordenados pelos delegados Adriano Nonnenmacher e Marco Guns. No bairro Jardim América, foram presos três homens com 28, 30 e 46 anos, sendo que dois deles portavam revólveres calibre 38, com numeração raspada. Em um dos veículos encontrados na residência onde aconteceu a prisão foi localizado 18 quilos de maconha, duas balanças de precisão, aparelhos celulares e computadores oriundos de roubos. No imóvel havia quatro carros e uma motocicleta. Dois deles já haviam sido clonados, pois foram roubados em Porto Alegre e Canoas.
TROCAS - Segundo informações da Polícia Civil, a quadrilha é de alta periculosidade e atuava constantemente no roubo de veículos na Capital e Região. Além disso, os carros eram utilizados como moeda de troca por grande quantidade de drogas que eram revendidas para outras quadrilhas para assaltos. Pelo menos dois dos presos possuíam vastos antecedentes criminais, como roubo e formação de quadrilha. Um deles estava foragido do sistema prisional por homicídio e tráfico de drogas. A residência em terras sapucaienses servia como depósito para esconder o material oriundo do crime.


Foragidos são encontrados 
no bairro Nova Sapucaia
Além dos pertences da vítima, também havia um revólver e munições
Durante um policiamento motorizado pelas ruas da cidade, uma guarnição foi acionada por intermédio da Sala de Operações, devido a um delito ocorrido na Avenida Theodomiro Porto da Fonseca, no bairro Nova Sapucaia. O fato aconteceu no dia 16 de fevereiro, por volta das 17h30, quando os policiais avistaram um veículo da marca Uno Vivance, de cor amarela, com três pessoas. Ao observar a aproximação das motos teve início a uma perseguição que perdurou até a Rua Dante Macari, no mesmo bairro. Na abordagem, os PM’s verificaram que se trata de um automóvel com placas clonadas e em situação de roubo. Os suspeitos tem 24, 32 e 45 anos encontram-se foragido da justiça e todos com antecedentes criminais. Um deles ainda portava sem autorização um revólver calibre 38 e cinco munições intactas. Dentro do carro, os policiais encontraram diversos objetos, provavelmente oriundos de algum delito e a duas chaves de automóvel. Após receberem voz de prisão, os indivíduos foram levados até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) onde fizeram exames e conduzidos a DPPA, em Canoas.


Materiais encontrados com os suspeitos
Homens são presos por arrombamento no Centro 
Dois homens, com 20 e 36 anos e um adolescente foram detidos por estarem envolvidos em alguns delitos na área central da cidade, na madrugada do dia 23 de fevereiro. Segundo informações do BPM, a prisão ocorreu após uma guarnição ser comunicada de que três suspeitos haviam arrombado e furtado de um estabelecimento comercial no Centro. Diante das características e de relatos, após percorrer algumas ruas, o trio foi encontrado e com eles foi recuperado um mouse, notebook, um estabilizador, três carteiras, um cabo de vídeo, um aparelho de telefone fixo, dois relógios de parede, seis bonés, dois pares de tênis e um aparelho de televisão de 40 polegadas, entre outros objetos. O material levado do estabelecimento foi reconhecido pela proprietária. Os adultos foram encaminhados para a DPPA, em Canoas e o adolescente e tomada às medidas cabíveis através do órgão competente.



Carro é recuperado 
no Jardim Planalto 
Os PM’s do 34º BPM de Esteio efetuaram a prisão de um homem de 34 anos, no bairro Jardim Planalto, na tarde do dia 22 de fevereiro. De acordo com informações do Batalhão, os policiais que atuam na Sala de Operações receberam um comunicado sobre o furto de um veículo Hb20, de cor prata e que havia sido deixado nas proximidades de um condomínio residencial, situado na Estrada do Boqueirão. Ao chegar no local indicado, os policiais detectaram que a partir do relato das características do automóvel, ele foi localizado na via. Ao verificar a presença dos policiais, o suspeito tentou fugir, mas foi pego logo em seguida. O suspeito confessou durante a prisão, que teria vindo pegar o carro e falou que o veículo foi roubado. O homem foi preso e levado par a DPPA, em Canoas.


PM’s capturam homem no 
São José
No dia 22 de fevereiro, por volta das 18h30, policiais militares do 34º BPM efetuaram a prisão de um homem de 59 anos. A detenção aconteceu após uma guarnição abordar algumas pessoas que estavam em atitude suspeita pelo bairro São José. Durante a revista e uma consulta no sistema de segurança, foi detectado que um deles possuía um mandado de prisão em seu nome. O suspeito foi preso e levado a DPPA, em Canoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário